Grasiela Lourenzon de Lima

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), especialização em Interdisciplinaridade pela UNIVILLE (2004) e mestrado em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2011). Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto. Possui experiência como gestora escolar atuando entre os anos de 2013 e 2018 como vice-diretora e coordenadora pedagógica.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2009 - 2011

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: Literatura comparada e tradução intersimiotica: O tema da violência urbana em O matador e O homem do ano.,Ano de Obtenção: 2011
Dr. Marcelo Marinho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tradução intersemiótica. Linguagem literária.; Linguagem cinematográfica. Representação estética.; Representação social. Violência urbana..Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em Interdisciplinaridade

2003 - 2004

Universidade da Região de Joinville
Título: O Chargístico e a Interdisciplinaridade

Formação complementar

2012 - 2012

Certificaçao Internacional de Coaching, Mentoring. (Carga horária: 30h). , Instituto Holos, HOLOS, Brasil.

2012 - 2012

Formação Practitiner Programação Neuro Linguístic. (Carga horária: 104h). , Instituto Tania Zambon, INST.TZ, Brasil.

2009 - 2009

Cidades e política na ficção de EricoVeríssimo. (Carga horária: 2h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2009 - 2009

Formação Continuada. (Carga horária: 33h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Curso de Formação Continuada para professores do Ensino Médio. 2016. (Outra).

12 Fórum Municipal de Educação Ambiental. 2015. (Outra).

Curso de Formação Continuada para porfessores. 2015. (Outra).

Curso de Gestão para direção de escola da rede pública. 2015. (Outra).

Seminário de Formação em Lider Coah Cóndor Blanco. 2015. (Seminário).

Seminário de Formação Meditação Cóndor Blanco. 2015. (Seminário).

Formação Continuada para Eduadores. 2013. (Outra).

Seminário Escolas em Moviento pela Aprendizagem de Qualidade. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional: concepções e sentido. 2013. (Seminário).

6º Fórum Regional da Cultura. 2012. (Outra).

Curso de Leader Training Extreme Survivor. 2012. (Outra).

Encontro Nacional de Educação. 2012. (Encontro).

Ser professor Universitário. 2012. (Outra).

9º Fórum Municipal de Educação Ambiental " Tecnologia e Ambiente". 2011. (Outra).

II Seminário Internacional de Estudos Literários (SINEL); III Seminário Nacional de Estudos Literários (SENAEL) e III Seminário de Estudos Literários da Região Sul (SELIRS) - "Literatura e Territorialidade". 2011. (Seminário).

I Seminário Municipal de Educação Financeira. 2011. (Seminário).

Seminário de Formação Continuada dos Educadores. 2011. (Seminário).

IV Congresso Internacional da Linguagens ? ?Linguagens, Ensino e Tecnologias?. Representação Identitária do sujeito pós-moderno em O Matador, de Patrícia Melo. 2010. (Congresso).

Simpósio Afro-Cultura Literatura e Educação."Vida em Dívida": O negro à margem da sociedade. 2010. (Simpósio).

XIII Jornadas Transandinas de aprendizagem; Ensinar e Aprender num Mundo Complexo e Intercultural.Uma proposta de inclusão: a literatura de minorias às margens da história. 2010. (Outra).

XIII Jornadas Transandinas de aprendizagem; Ensinar e Aprender num Mundo Complexo e Intercultural.Retrato de uma época: a diversidade de culturas em O cortiço, de Aluízio Azevedo. 2010. (Outra).

XIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem: Ensinar e Aprender num Mundo Complexo e Intercultural. 2010. (Outra).

XVI Seminário de Iniciação científica, XIV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, VII Seminário de Extensão e I Feira de Iniciação Científica..Aspectos da adaptação cinematográfica de O matador, de Patrícia Melo. 2010. (Seminário).

Curso de Formaçao Continuada -. 2009. (Outra).

IV Simpósio Roa Bastos: Imaginários Bélicos. 2009. (Simpósio).

6º Forum Municipal de Educação Ambiental de Santo Augusto. 2008. (Outra).

Curso "Gestão Escolar e Tecnologias". 2008. (Outra).

Curso de Formação Continuada para Professores de Lingua Portuguesa, do Programa União Faz a Vida. 2006. (Outra).

Curso de Redação para Vestibular. 2006. (Outra).

Formação Continuada do Projeto de Extensão. 2006. (Outra).

3º Forum Municipal de Educação Ambiental Santo Augusto. 2005. (Outra).

Seminários de Implantação e Oficinas Comunitárias do Programa "A União Faz a Vida". 2005. (Seminário).

2º Congresso Nacional de Educação em Avaliação. 2004. (Congresso).

Formação Continuada de Professores das Séries Finais de Ensino Fundamental, Área-Português. 2004. (Outra).

II Fórum Municipal de Educação ambiental: qual é o meu papel?. 2004. (Outra).

Seminário de Atualização de Correção do Vestibular da UNIJUÍ. 2004. (Seminário).

Participação em bancas

LIMA, Grasiela Lourenzon de. Banca de Correção da Prova de Redação do Vestibular Unijuí. 2004. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Produções bibliográficas

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Representação da violência no conto ?O cobrador?, de Rubem Fonseca e no livro O matador, de Patrícia Melo. Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. 4, p. 4, 2010.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO PÓS-MODERNO EM O MATADOR. Vivências (URI. Erechim) , v. v. 6, p. .279-288, 2010.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . As Tragédias de Madelaine. O Celeiro, Santo Augusto, p. 07 - 07, 07 nov. 2014.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Uma homenagem a Machado de Assis. Jornal O Celeiro, Santo Augusto, p. 10 - 10, 19 mar. 2010.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . O Matador. O Celeiro, Santo Augusto/RS, p. 16 - 16, 11 dez. 2009.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . O caçador de pipas. O Celeiro, Santo Augusto, p. 16 - 16, 06 nov. 2009.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . A violência urbana como crítica social em dois textos da literatura brasileira contemporânea.. In: Seminário Internacional de Estudos Literários (SINEL); III Seminário Nacional de Estudos Literários (SENAEL) e III Seminário de Estudos Literários da Região Sul (SELIRS) - " lLteratura e Territorialidade", 2011, Frederico Westphalen. SENAEL, SELIRS E SINEL: "Literatura e Territorialidade". Frederico Westphalen: URI, 2011. v. 3. p. 1272-1282.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Aspectos da adaptação cinematográfica de O matador, de Patrícia Melo. In: XVI Seminário de Iniciação Científica, XIV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, VII Seminário de Extensão e I Feira de Iniciação Científica., 2010, Santiago. Seminário de Iniciação Científica, VIII Seminário de Extensão ? Sustentabilidade, biodiversidade, Avanços Tecnológicos.. Santiago: Editora da URI, 2010. v. 7. p. 268-268.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Vida em Dívida: O negro à margem da sociedade. In: Simposio Afro-Cultura, Literatura e Educação, 2010, Frederico Westphalen. Simposio Afro-Cultura, Literatura e Educação. Frederico Westphalen: Editora Uri, 2010. v. 1. p. 325-325.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Representação Identitária do sujeito pós-moderno em O matador, de Patrícia Melo. In: IV Congresso Internacional das Linguagens, 2010, Erechim. Linguagens, Ensino e Tecnologias, 2010. v. 4. p. 52-52.

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Contos Gauchescos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . A violência urbana como crítica em dois textos da literatura brasileira contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Vida em Dívida: o negro à margem da sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Representação Identitária do sujeito pós-moderno em O matador, de Patrícia Melo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Retrato de uma época: a diversidade de culturas em O cortiço, de Aluízio Azevedo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Grasiela Lourenzon de . Aspectos da adaptação cinematográfica de O matador, de Patrícia Melo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LIMA, Grasiela Lourenzon de . Extensão em Português Instrumental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2009

vice-diretora destaque, Perfil.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2017

Faisa Faculdades Santo Augusto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2000 - Atual

Escola Estadual de ensino Medio Santo Augusto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.