Jose Geraldo Ferreira
- Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora;
- Mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;
- MBA em Logística COPPEAd - UFRJ;
- Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG);
- Especialização no Programa de Desenvolvimento de Liderança para a escola FIA Administração de Empresas.
- Atua a 34 anos no segmento ferroviário, principalmente nas seguintes áreas: Estratégia da Operação Ferroviária, Suporte a decisão sobre investimentos ferroviários, Modelagem matemática para simulação e otimização de capacidade de transporte e Engenharia de Operação Ferroviária.
- De 2007 a 2011, foi Gerente Corporativo de Engenharia de Transportes
- Atualmente, é Consultor Ferroviário na MRS Logística SA.
- Foi Professor de cursos de graduação em Logística e Supply Chain e Higiene e Segurança no trabalho a faculdade de engenharia da UFJF;
- E também ensinou , Tópicos de Logística e Cadeia de Suprimentos no curso de pós-graduação na UFJF ;
- Foi instrutor e elaborador de conteúdo para o curso de Especialização em Transporte Ferroviário de Carga para os funcionários da MRS e Vale, realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ);
- Foi professor titular na Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, ministrava a disciplina Otimização do Sistema de Transporte
- Foi professor convidado do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da UFJF, coordenava e ministrava a disciplina eletiva, Tópicos em Engenharia Ferroviária na Faculdade de Engenharia.
- Atualmente, ministra a disciplina Engenharia e Sociedade que compõe a grade curricular de todos os cursos de Engenharia da UFJF.
Informações coletadas do Lattes em 22/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
1989 - 1992
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Procedimentos Operacionais para o Gerenciamento e Controle de Tráfego Ferroviário,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Jose Eugenio Leal
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: tráfego ferroviário; Headway; atrasos.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Transporte, Armazenagem e Comunicações.
Especialização em Programa de Desenvolvimento de Lideranças
2009 - 2010
Faculdade FIA de Administração e Negócios
Título: Liderança
Especialização em Gestão de Negócios
2005 - 2007
Fundação Dom Cabral (FDC) e PUC-MG
Título: Modelos de Previsão de Vendas: Uma Proposta Aplicada à MRS Logística
Orientador: Antônio de Pádua Matheus
Especialização em MBA Logística, Operações e Serviços
2000 - 2001
Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPEAD
Título: SISTEMA DE INFORMAÇÃO AO CLIENTE
Orientador: Paulo Freury
Formação complementar
2010 - 2010
Gestão para Resultados. (Carga horária: 16h). , Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG, INDG, Brasil.
2006 - 2006
Ciclo de Palestras de Política e Estratégia - CEPE. (Carga horária: 150h). , Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - JF, ADESG-JF, Brasil.
2006 - 2006
Software MINITAB. (Carga horária: 24h). , Globaltech - Informática, GTI, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Green Belts. (Carga horária: 50h). , Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG, INDG, Brasil.
2004 - 2004
Prática do Gerenciamento da Rotina na Base Gerenci. (Carga horária: 24h). , Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG, INDG, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Introdução a Norma ISO 9001:2000. (Carga horária: 16h). , Quality Assurance, QA, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 40h). , Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
1999 - 1999
Planejamento e Condução de Palestras. (Carga horária: 16h). , SB Consultores Associados, SB CONSULTORES, Brasil.
1998 - 1998
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 16h). , IMAM Consultoria e Treinamento, IMAM, Brasil.
1998 - 1998
Utilização de Minério de Ferro na Siderurgia. (Carga horária: 40h). , Usinas Siderurgicas de Minas Gerais, USIMINAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Gestão de Ativos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes/Especialidade: Operação de Sistemas de Transporte.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Planejamento e Organização do Sistema de Transporte.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento Estratégico em Transporte Ferroviário.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Gestão de Engenharia de Transportes.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
Organização de eventos
FERREIRA, J. G. . III Encontro de Ferrovias ANTF. 2011. (Congresso).
FERREIRA, J. G. . II Encontro de Ferrovias. 2010. (Exposição).
FERREIRA, J. G. . Encontro de Ferrovias - Otimizando o Presente, Produzindo o Futuro. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
XXXV Semana da Engenharia.Uma Ferrovia de Classe Mundial. 2012. (Encontro).
XIII Fórum Internacional de Logística. 2007. (Congresso).
Seminário de Pesquisa em Modelos de Operação Ferroviária. 2004. (Seminário).
VIII Fórum Nacional de Logística - Centro de Estudos em Logística ? COPPEAD - UFRJ. 2002. (Congresso).
Conceitos e Aplicações da Logística Integrada no Mercado Competitivo. 1998. (Outra).
VII Congressos de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1993. (Outra).
VI ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 1992. (Congresso).
V Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.Modelo para Cálculo de Intervalos Mínimos de Trens em Linhas Unidirecionais. 1991. (Encontro).
Participação em bancas
BANDEIRA, R. A. M.; LOPES, S.; MARUJO, L. G.;FERREIRA, J. G.. Procedimento para Planejamento de Alocação de Locomotivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.
Silva, Paulo A.L.;FERREIRA, J. G.. Procedimento para Otimização do Ciclo de Vagões Siderurgicos na MRS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
PIMENTEL, Milton;FERREIRA, J. G.. Desenvolvimento de modelo lógico e aplicação de ferramenta computacional para análise de capacidade de pátios ferroviários. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
Sinay, M. C. F.;FERREIRA, J. G.. Dimensionamento e alocação de equipagens aos postos na MRS Logística S.A. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
Filho, Altair S.F.;FERREIRA, J. G.. ANÁLISE DA CAPACIDADE DE DESCARGA DE VAGÕES DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
Fernandes, José;FERREIRA, J. G.. Utilização de Locomotivas com Motores de Tração AC para Auxílio na Serra do Mar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
Sinay, M. C. F.;FERREIRA, J. G.. PESQUISA OPERACIONAL APLICADA AO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
Sinay, M. C. F.;FERREIRA, J. G.. PLANEJAMENTO OPERACIONAL BASEADO EM TEORIA DE FILAS E SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
Campos, V. G. B.;FERREIRA, J. G.. PESQUISA DAS ANOMALIAS NOS CARREGAMENTOS DE MINÉRIO DE FERRO DA MRS LOGÍSTICA S.A.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Transporte Ferroviário) - Instituto Militar de Engenharia.
MOREIRA FILHO, R. M.; ALVES, L. H. D.;FERREIRA, J. G.. Avaliação do Impacto do Gerenciamento de Atrito Roda-Trilho no Consumo de Combustível de uma Ferrovia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Christo, Eliane S.;FERREIRA, J. G.. A utilização da estatística como ferramenta na tomada de decisão: estudo de caso em uma indústria de base. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Brum, Rodrigo M.;FERREIRA, J. G.; Pereira, M.O.. O Lean Sigma Aplicado à uma Indústria Automobilística. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Castro, E.B.P.; Christo, Eliane S.;FERREIRA, J. G.. Ganhos de Qualidade com a Utilização de Automação Industrial no Sistema de Picking. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Christo, Eliane S.;FERREIRA, J. G.. Aplicação prática da técnica do PDCA e das ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais para melhoria e manutenção de resultados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Brum, Rodrigo M.;FERREIRA, J. G.; Mendes, M.. Métodos de Melhoria de Processo e uma Aplicação na MRS Logística S.A.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Sobral, A.P.B.; Silva, J. A.;FERREIRA, J. G.. A Análise do Sistema de Medição (MSA) como Ferramenta no Controle de Processos em uma Indústria de Dispositivos Médicos Descartáveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nogueira, Fernando M. A.; MACHADO, M. N.;FERREIRA, J. G.. Otimização do Processo de Distribuição de Locomotivas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Castro, E.B.P.; Oliveira, V.F.;FERREIRA, J. G.. Análise de Riscos para o Sistema Just in Time em Diferentes Sistemas Produtivos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nogueira, Fernando M. A.; MACHADO, M. N.;FERREIRA, J. G.. Análise do Impacto Operacional de um Projeto Ferroviário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nogueira, Fernando M. A.; BORGES, M. M.;FERREIRA, J. G.. Modelagem e simulação Computacional de uma Aciaria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Silva, J. A.; Brum, Rodrigo M.;FERREIRA, J. G.. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE PROJETO SIX SIGMA PARA TRATAMENTO DE PONTO CRÍTICO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nogueira, Fernando M. A.;FERREIRA, J. G.. Análise da Operação Ferroviária do Porto do Rio de Janeiro Utilizando Simulação de Eventos Discretos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Christo, Eliane S.; CORREA, M. F. B.;FERREIRA, J. G.. Análise da Produtividade dos Pontos de Expedição da Usina ArcelorMittal Aços Longos - Unidade Juiz de Fora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nogueira, Fernando M. A.; NEUMANN, C.;FERREIRA, J. G.. O Controle de Estoque em um Comércio de Gêneros Alimentícios Baseando-se em Modelos de Previsão de Demanda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NEUMANN, C.;FERREIRA, J. G.; SERQUEIRA, J. E. A.. Desenvolvimento de uma Política de Decisões de Ressuprimento para Materiais de Demanda Dependente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Nogueira, Fernando M. A.;FERREIRA, J. G.; SOUZA FILHO, R. S.. Utilização de Simulação de Eventos Discretos para Análise da Operação de Locomotivas de Auxílio nos Trens de Carga:Caso MRS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Orientou
Avaliação do Impacto do Envelhecimento de Frota na Eficiência Energética de uma Empresa do Setor Ferroviário; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Jose Geraldo Ferreira;
Um Estudo sobre as Implicações da Variação de Velocidade dos Trens de Minério: Caso MRS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
Aplicação de Métodos de Análise e Solução de Problemas para Redução da Ineficiência do Ciclo de Produção na Operação Ferroviária; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DA VARIABILIDADE DO TEMPO DE CICLO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE MINÉRIO DE FERRO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
Análise Multicritério como ferramenta no auxílio à aquisição de ações; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
Estudo para avaliação e proposta de adequação de capacidade de um pátio ferroviário: caso P1-07 ? MRS Logística; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIA PARA REVISÃO DOS TEMPOS PADRÃO DE CICLO DOS FLUXOS DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE MINÉRIO DE FERRO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
Estudo da Capacidade de um Pátio Ferroviário na MRS Logística; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
ANÁLISE DA OPERAÇÃO DE LOCOMOTIVAS DE AUXÍLIO EM UM TRECHO DA FERROVIA BRASILEIRA ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
ANÁLISE E CONTROLE DO DESEMPENHO DE ENTREGA DE UM OPERADOR LOGÍSTICO: CASO RAPIDÃO COMETA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jose Geraldo Ferreira;
Produções bibliográficas
-
DE AGUIAR, EDUARDO P. ; NOGUEIRA, FERNANDO M. DE A. ; AMARAL, RENAN P. F. ; FABRI, DIEGO F. ; ROSSIGNOLI, SÉRGIO C. DE A. ; FERREIRA, JOSÉ G. ; VELLASCO, MARLEY M. B. R. ; TANSCHEIT, RICARDO ; VELLASCO, PEDRO C. G. DA S. ; RIBEIRO, MOISÉS V. . EANN 2014: a fuzzy logic system trained by conjugate gradient methods for fault classification in a switch machine. NEURAL COMPUTING & APPLICATIONS , v. 26, p. 1-8, 2016.
-
ALVES, L. H. D. ; FERREIRA, J. G. ; BORGES, M. M. ; SISDELLI, A. . Improving The Draft System Components Perfomance For Iron Ore Transportation. In: IHHA2015, 2015, Perth. Improving The Draft System Components Perfomance For Iron Ore Transportation, 2015.
-
MACHADO, M. N. ; SOUZA FILHO, R. S. ; Nogueira, Fernando M. A. ; BARBOSA, C. S ; FERREIRA, J. G. . Análise da dinâmica do transporte ferroviário de minério visando a eficiência da programação de trens: o caso da MRS Logística S.A. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ENEGEP, 2006, Fortaleza. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.
-
MACHADO, M. N. ; FERREIRA, J. G. . Integrated Optimization of Railroad Planning and Scheduling: a study for MRS Logística s Heavy Haul Operation. In: International Heavy Haul Conference, 2007, Kiruna-Suécia. International Heavy Haul Conference, 2007.
-
FERREIRA, J. G. . Modelo para Cálculo de Intervalos Mínimos de Trens em Linhas Unidirecionais. In: V Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1991, Belo Horizonte. V Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 1991.
Outras produções
FERREIRA, J. G. . Especialização em Transporte Ferroviário de Carga (ETFC). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FERREIRA, J. G. . Especialização em Transporte Ferroviário de Carga. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FERREIRA, J. G. . Tópicos em Logísica e Suprimentos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FERREIRA, J. G. ; Cunha, C.B. . Curso de Especialização em Transporte Ferroviário de Carga. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FERREIRA, J. G. . Curso de Especialização em Transporte Ferroviário de Carga. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ementas).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
MRS Logística S.A., Engenharia de Transportes. , Avenida Brasil, 2001, Centro, 36060010 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32393910, Ramal: 3910
Experiência profissional
2011 - 2016
Faculdade Estacio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor Titular da disciplina: Otimização de Sistema de Transportes do Curso de Logística
2017 - Atual
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor 3º grau - Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministro a disciplina Engenharia e Sociedade para todos os cursos de Engenharia da UFJF
2012 - 2016
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor convidado pela Faculdade de Engenharia da UFJF para ministrar a disciplina EPD082: Tópicos em Engenharia Ferroviária.
2007 - 2009
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor 3º grau - Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação Disciplinas Ministradas: -Logística e Cadeia de Suprimentos -Higiene e Segurança do Trabalho -Planejamento e Controle da Produção
Atividades
-
07/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia/ Depto. E. Produção, .,Linhas de pesquisa
-
03/2007 - 03/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança do Trabalho, Logística e Cadeia de Suprimentos
-
01/2008
Ensino, Pós Graduação em Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Logística e Suprimentos - EPD203
2011 - Atual
MRS Logística S.A.Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Consultor Ferroviário, Carga horária: 40
Outras informações:
Faço serviço de consultoria ferroviária para a área de Engenharia de Transportes da MRS Logística S/A. que tem o seguinte escopo: - Estudos & Projetos Ferroviários para Otimização de Processos e Eficiência Energética - Simulações de Capacidade dos Processos Produtivos, utilizando Pesquisa Operacional e ferramentas de simulação na plataforma ARENA. - P&D para a MRS Logística S/A. - Análises e Pareceres Técnicos sobre a Operação Ferroviária - Projetos de Operação Ferroviária para o Longo Prazo para sustentar o plano de negócios da MRS.
2011 - 2012
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Matheus da Silva Gravel - matrícula 200649032 - Carga Horária de 210h
2011 - 2011
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Lucas Fernandes Elmor - matrícula 200749011 - Carga Horária de 170h
2011 - 2011
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Robson Carvalho de Oliveira - matrícula 200749017 - Carga Horária de 170h
2010 - 2011
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Gustavo Pereira Gomes - matrícula 200749010 - Carga Horária de 170h
2008 - 2011
MRS Logística S.A.Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Gerente Corporativo de Engenharia Transportes, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerente Geral da área de Engenharia de Transportes da MRS Logística S/A. que tem o seguinte escopo: - Estudos & Projetos Ferroviários para Otimização de Processos e Eficiência Energética - Simulações Dinâmicas de Condução dos Trens - Simulador NYAB - Simulações de Capacidade dos Processos Produtivos, utilizando Pesquisa Operacional e ferramentas de simulação na plataforma ARENA. - P&D para a MRS Logística S/A. - Análises e Laudos Técnicos sobre Registradores de Eventos - Desenvolvimento de Testes in loco, na malha ferroviária da MRS - Gestão de Portfólio de Projetos da Diretoria de Operações - Desenvolvimento de Referências e Padrões de Operação Ferroviária para a MRS Logística.
2008 - 2009
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Cristóvão de Almeida Barra - matrícula 200449023 - Carga Horária de 170h
2008 - 2008
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Laura Ribeiro Abreu Muchinelli - matrícula 200449013 - Carga Horária de 170h
2005 - 2008
MRS Logística S.A.Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Planejamento Operacional, Carga horária: 40
Outras informações:
- Coordenador da área de Engenharia de Operações do Processo de Atendimento ao Cliente da MRS Logística, cujos principais projetos em 2006 foram de suporte a decisão aos níveis estratégicos, táticos e operacionais da CIA, cujos principais projetos elaborados foram: - Projetos Green Belt pelo INDG ? Aumentar on time carga geral - Projeto de otimização da programação de HH - Projeto de otimização da programação para a cremalheira - Projeto de pesquisa sobre Modelo Integrado de Sistemas de Planejamento e Programação de Operação Ferroviária de Carga Geral, Baseados em Pesquisa Operacional - Desenvolvimento de cenários para apoio a decisão na negociação de contrato CPTM - Modelo de Capacidade do pátio ferroviário da MRS que dá suporte ao porto do Rio de Janeiro. - Estudo de viabilidade operacional para localização de oficina centralizada da MRS Logística S/A.
2007 - 2007
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Fabiane Teixeira de Landa - matrícula 200349016 - Carga Horária de 170h
2006 - 2006
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Eduardo Mathiasi Crispim - matrícula 200249018 - Carga Horária de 170h
2006 - 2006
MRS Logística S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Fernando Luiz Cyrino Oliveira - matrícula 200349011 - Carga Horária de 170h
2005 - 2006
MRS Logística S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor Estágio Graduação, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio de Sabrina Marçal Veloso - matrícula 200249011 - Carga Horária Total de 170h
2004 - 2005
MRS Logística S.A.Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Planejamento Operacional, Carga horária: 40
Outras informações:
Experiência em planejamento de transportes ferroviários, atuando desde 1991 em várias funções de controle gerencial, nas áreas de Planejamento Mensal de Transporte e programação diária de formação e circulação de trens, fui Coordenador de Planejamento e Programação Operacional de toda a malha da MRS Logística S.A em 2005.
2000 - 2004
MRS Logística S.A.Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Operações Ferroviárias, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do projeto de eficiência do minério de ferro exportação em 2004, Responsável pelo planejamento, controle e programação diária de trens em toda a malha da MRS Logística S.A em 2005. Fui coordenador: - Do programa de treinamento de operadores ferroviários para o CCO, participei das entrevistas de seleção para contratação e da a grade de treinamento em 2004. - Da gestão de desempenho das equipes de supervisão do CCO-MRS, fui responsável pela aprovação e coordenação da execução do programa diário de produção, negociação com os Gestores de Frota e Coordenador de Pátios e Terminais e Formação de Trens, Acompanhamento da execução da programação de trens de carga geral, elaboração do plano diário de atendimento e movimentação dos trens unitários, acompanhamento e orientação da distribuição de locomotivas, acompanhamento e orientação de Maquinistas em 2003. - Da reestruturação e avaliação das equipes de supervisão do CCO, Centros de Vagões, Formação de Trens, Locomotivas e de Escalas (68 pessoas), baseados em testes psicológicos e entrevistas pessoais com todos as equipes de supervisão da Gerência de Movimento, em 2003. - Responsável pela gestão de desempenho das equipes de supervisão do CCO-MRS. Em outubro de 2002, A MRS derrubou a barreira dos 7 milhões de toneladas úteis. - De monitoramento da circulação dos trens expressos em 2002, onde superamos o compromisso de atendimento previsto de 90% de assertividade. - Da equipe de revisão do ROF - Regulamento de Operações Ferroviárias, editado em fevereiro de 2002. - Do projeto de otimização da ocupação dos trens para transporte de carga geral. (Como um dos exemplos: ganho de 20% no trem para o transporte de bauxita era de 29 e atualmente é de 35 vagões sem alocação de tração adicional), em 2001 - Da equipe operacional de negociação do contrato MRS x CPTM de compartilhamento da circulação de trens de carga MRS nas linhas de trens metropolitanos da CPTM.
1998 - 2000
MRS Logística S.A.Vínculo: Gestor, Enquadramento Funcional: Gestor de Negócios, Carga horária: 40
Outras informações:
- Na área de Gestão de Negócios, desenvolvi junto a CSN, Ferrovia Centro Atlântica e a JB Transportes Rodoviários o planejamento para o atendimento a demanda de transporte de coque de petróleo do Porto de Sepetiba para o pátio do Barbará em Barra Mansa-RJ e com a Cimentos TUPI o planejamento do transporte de coque de petróleo também de Sepetiba para a sua fábrica em Carandaí-MG, esses fluxos de transportes não existiam anteriormente, em 1999. - Participei junto a área de mecânica da MRS, do projeto de reforma e adaptação de borda dos vagões GHS, para transporte de areia nas linhas da CPTM, conquistando ao final da reforma e adaptação, o recorde de transporte de 60.000 toneladas / mês, em 1999 Como Gestor de Negócios, implementei na MRS a mudança de estratégica e logística de atendimento da TUPI aos seus Clientes, onde a TUPI migrou 100% do transporte de cimento a granel (produto acabado) em 1998 para o transporte de matéria prima entre fábricas (terminais transformados em fábricas), aumentando de 30.000 toneladas/mês para o recorde de transporte 81.000 toneladas/mês em 1999. - Participei das reuniões de planejamento estratégico, organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento da MRS em 1999. - Como Gerente de produtos siderúrgicos, desenvolvi junto a AÇOMINAS o atendimento a demanda de transporte através de trens programados semanalmente, otimizando o ciclo dos ativos (vagões), 1998. - Fui o primeiro coordenador da reunião diária de programação de transporte na versão MRS em 1998, originada das reuniões de Integração entre áreas. - Fui coordenador das reuniões semanais de Integração entre as áreas da Diretoria de Produção de Comercial, após a privatização da Malha Sudeste.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jose Geraldo Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?