Lindomar Gomes dos Santos
Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG, com especialização em Ensino de Biologia (2016) e em Tecnologias Aplicadas ao Ensino Biologia (2011) pela Universidade Federal de Goiás - UFG e em Gestão Pública pela Faculdade Ítalo Brasileira - FIB (2013). É Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2013) e graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFG (2006). Atua como professor particular e monitor de específicas e reforço escolar desde 2005. Atualmente é contratado como professor de Ciências na Secretaria de Educação do Estado de Goiás e como Professor Formador de Conteúdo do Curso Técnico em Meio Ambiente do Pronatec. Já trabalhou nas redes de Ensino privada e municipal da cidade de Goiânia. Fez parte do Grupo de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia da Universidade Federal de Goiás - UFG de 2016 a 2018.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
2016 - 2018
Universidade Federal de Goiás
Título: Obstáculos epistemológicos presentes nos livros didáticos de biologia do PNLD 2015: um estudo sobre transporte celular.,Ano de Obtenção: 2018
Simone Sendin Moreira Guimaraes.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Citologia; Transporte Celular; Ensino Médio; Obstáculos Epistemológicos.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Ensino de Biologia
2014 - 2016
Universidade Federal de Goiás
Título: A GENÉTICA FORENSE NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: Uma abordagem investigativa
Orientador: Hélder Nagai Consolaro
Especialização em Gestão Pública
2013 - 2013
Faculdade Ítalo Brasileira
Título: A Gestão de Pessoas na Administração Pública: a nova Gestão
Orientador: Gilsemar Sousa Brandão Júnior
Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia
2010 - 2011
Universidade Federal de Goiás
Título: DNA FORENSE NO ENSINO MÉDIO: uma avaliação dos livros didáticos e dos professores
Orientador: Luciane Madureira de Almeida
Graduação em Ciências Biológicas
2010 - 2013
Universidade Estadual de Goiás
Título: DNA FORENSE: conceitos básicos para os professores de ensino médio
Orientador: Eunice de Faria
Graduação em Gestão Ambiental
2003 - 2006
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Título: A Influência dos Metais Pesados no Tratamento de Água
Orientador: Wanderley Elias Perez
Formação complementar
2018 - 2018
Curso de Psicanálise: O tratamento. Vencendo os traumas de infância. (Carga horária: 100h). , Instituto Edukar, EDUKAR CURSOS, Brasil.
2015 - 2017
Formação em Psicanálise. (Carga horária: 2000h). , Instituto Edukar, EDUKAR CURSOS, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Organizacional. (Carga horária: 150h). , Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2015 - 2015
Direito Administrativo: Improbidade Administrativa. (Carga horária: 25h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2015 - 2015
Psicopedagogia. (Carga horária: 520h). , Instituto Edukar, EDUKAR CURSOS, Brasil.
2015 - 2015
Assistente Administrativo. (Carga horária: 400h). , Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2014 - 2014
Gestão e Liderança de Pessoas. (Carga horária: 100h). , Aries Designs, AD, Brasil.
2014 - 2014
Sustentabilidade aplicada aos negócios. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Psicologia da Educação. (Carga horária: 90h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Administrativa. (Carga horária: 100h). , Aries Designs, AD, Brasil.
2013 - 2013
Psicopedagogia nas Escolas. (Carga horária: 4h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Educação Dinâmica. (Carga horária: 14h). , Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação do Profissional da EJA. (Carga horária: 10h). , Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2013 - 2013
A Educação Inclusiva e a Educação Especial. (Carga horária: 120h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Distúrbios de Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2013 - 2013
Noções da Libras. (Carga horária: 11h). , Buzzero Marketing Internacional, BUZZERO, Brasil.
2013 - 2013
Sustentabilidade, um valor para a nova geração: Or. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Novas Tecnologias - EaD. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Minicurso Técnicas de Dissecação. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2011 - 2011
Cultivo de Plantas Medicinais. (Carga horária: 20h). , Amazônia Cursos, AC, Brasil.
2011 - 2011
Segurança no Trabalho. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2011 - 2011
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2011 - 2011
Empreendedorismo. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2010 - 2010
Legislação Trabalhista. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2009 - 2009
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Participação em eventos
II Encontro Científico das Licenciaturas do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede.Relato de Experiência como Egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2017. (Encontro).
X Seminário de Integração e Socialização de Projetos.OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MECANISMOS DE TRANSPORTE CELULAR: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS NO PNLD 2015.. 2017. (Seminário).
III Colóquio Internacional do PPGE e I Colóquio Internacional da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais.. 2016. (Outra).
IX Seminário de Integração e Socialização de Projetos. 2016. (Seminário).
Trabalho de Campo Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. 2012. (Outra).
Aula Campo - Memorial do Cerrado. 2011. (Exposição).
Aula Campo - Museu de Ornitologia de Goiânia - José Hidasi. 2011. (Exposição).
Aula Campo - Serra dos Pirineus. 2010. (Outra).
Exposição Corpos. 2010. (Exposição).
Participação em bancas
COSTA, W. L.;SANTOS, L. G.; SESTARI, S. J.. Análise de Livros Didáticos do ensino médio em relação a tecnologia do DNA recombinante no cotidiano do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.
COSTA, W. L.; SESTARI, S. J.;SANTOS, L. G.. Dengue: um desafio para a saúde pública no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.
SOARES JUNIOR, C. P.; MIRANDA, M. H. G.;SANTOS, L. G.. Banca de Avaliação dos Projetos de Trabalho de Curso dos acadêmicos do 7 período de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2016. Universidade Estadual de Goiás.
Orientou
O Cristão e a Dependência Química; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Livre em Teologia c/ Formação Pastoral) - Instituto Edukar; Orientador: Lindomar Gomes dos Santos;
ONCOLOGIA FEMININA: UMA FORMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA CITOLOGIA NA ESCOLA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Lindomar Gomes dos Santos;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A REVITALIZAÇÃO DE UM ESPAÇO URBANO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Lindomar Gomes dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, L. G. ; SANTOS, Rodrigo da Silva . BIOLOGIA/GENÉTICA FORENSE: A FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DENTRO DE UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA - RENEFARA , v. 8, p. 246-256, 2016.
-
SANTOS, L. G. ; RODRIGUES, L. F. S. ; SIMAO, M. M. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E A TEORIA DA COMPLEXIDADE: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A ATUALIDADE. Enciclopédia Biosfera , v. 13, p. 1, 2016.
-
SANTOS, L. G. ; SANTOS, L. G. ; MORAES JÚNIOR, J. M. B. . A GENÉTICA FORENSE NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: Uma abordagem investigativa. Enciclopédia Biosfera , v. 13, p. 1, 2016.
-
SANTOS, L. G. ; SANTOS, L. G. ; MORAES JÚNIOR, J. M. B. . INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA FORENSE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Enciclopédia Biosfera , v. 13, p. 1, 2016.
Outras produções
SANTOS, L. G. . Células em Biscuit. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, L. G. . Anatomia e Fisiologia Comparada do Sistema Digestório. 2015. .
SANTOS, L. G. . O Tratamento da Dependência Química. 2015. .
GOMES, Lindomar. ; ARAUJO, A. D. . Dogma Central da Biologia Molecular. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).
SANTOS, L. G. . Ecologia - Conceitos Fundamentais. 2014. .
SANTOS, L. G. . Teorias Evolutivas. 2014. .
SANTOS, L. G. . Gestão Hospitalar. 2014. .
SANTOS, L. G. . As Origens da Espécie Humana. 2014. .
SANTOS, L. G. . Genética das Populações. 2014. .
SANTOS, L. G. . Os Biomas do Mundo e a Fitogeografia do Brasil. 2014. .
SANTOS, L. G. . Histologia do Sistema Digestório. 2013. .
SANTOS, L. G. . Zoologia dos Vertebrados - Répteis. 2013. .
SANTOS, L. G. . Lei Maria da Penha. 2013. .
SANTOS, L. G. . A Influência dos Metais Pesados na Qualidade da Água. 2013. .
SANTOS, L. G. . Leis da Termondinâmica. 2013. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Secretaria da Educação de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador de Conteúdo
Outras informações:
Professor Formador de Conteúdo do Curso Técnico em Meio Ambiente do PRONATEC.
2018 - Atual
Secretaria da Educação de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 60
2014 - 2014
Escola Municipal Presidente VargasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Ciências, Carga horária: 30
Outras informações:
Substituição sem Vínculo
2013 - 2014
Colégio Meta Brasil IIVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia, Carga horária: 15
2011 - 2013
Colégio Estadual Professor Joaquim Carvalho FerreiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário de Ciências e Biologia, Carga horária: 8
2007 - 2007
Impacto Informática (Juliana Divina Pereira)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório: Prof. de Informática, Carga horária: 44
Outras informações:
Professor de Informática Básica e Avançada.
2005 - 2005
Instituto Tecnológico de desenvolvimento do Centro OesteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental/Fiscal, Carga horária: 20
Outras informações:
Educador Ambiental/Agente de fiscalização e Cadastro (Prestação de Serviços terceirizados para a SANEAGO).
2018 - 2018
Instituto EdukarVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria e Monitoria EAD, Carga horária: 25
2014 - 2014
Instituto EdukarVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de TCC
2016 - Atual
Universidade Federal de GoiásVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de TCC
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lindomar Gomes dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?