Douglas Chaves de Souza
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2012-2015), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2016-2018) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel (2018-2022). Atualmente é estudante de Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis/UFR e professor de Filosofia na Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso/SEDUC-MT. É membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval/SBEFM. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, Ética, Filosofia Medieval. E-mail para contato: douglasssabec@hotmail.com
Informações coletadas do Lattes em 09/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
2018 - 2022
Universidade Federal de Pelotas
Título: Causalidade e Vontade: o Monologion de Santo Anselmo
Manoel Luís Cardoso Vasconcellos. Coorientador: Paulo Ricardo Martines. Palavras-chave: Substância; Espírito; Analogia; Trindade; Beatitude.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Filosofia
2016 - 2018
Universidade Estadual de Maringá
Título: A mens rationalis no Monologion de Anselmo de Cantuária
, Ano de Obtenção: 2018.Paulo Ricardo Martines.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia Medieval; Metafísica; Ética.
Graduação em Filosofia
2012 - 2015
Universidade Estadual de Maringá
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Workshop de Paleografia Latina - SBEFM. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2021
Extensão universitária em Latim - CENEX. (Carga horária: 156h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Tópicos em Filosofia Medieval - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE FILOSOFIA MEDIEVAL. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2019 - 2020
Latim - Schola Classica. (Carga horária: 200h). , Instituto Hugo de São Vitor, -, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em estudos e edição de manuscritos latinos medievais - SBEFM. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2019 - 2019
Ética e Administração Pública. (Carga horária: 40h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.
2019 - 2019
Doutrina Política: Liberalismo, Socialismo, Social-Democracia. (Carga horária: 60h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.
2008 - 2011
Língua Inglesa. (Carga horária: 560h). , Escola de Idiomas Fisk, FISK, Brasil.
2009 - 2009
Jovem Agricultor Aprendiz. (Carga horária: 144h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
, Lê Razoavelmente.
Grego
, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Medieval.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Clássica.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Graça Divina e Liberdade Humana: de Agostinho a Anselmo, Descrição: Agostinho de Hipona, sobretudo, no último período de sua produção filosófico-teológica, em meio à polêmica antipelagiana, acentua o papel fundamental e insubstituível da graça para que o homem possa atingir a felicidade plena, só possível na visão beatífica. A presente pesquisa, além de buscar a compreensão agostiniana da questão, procura verificar de que modo tal perspectiva foi acolhida na primeira parte do pensamento medieval, caracterizado pela forte influência agostiniana. A noção de Graça é eminentemente teológica; no Cristianismo, a graça, frequentemente, está relacionada com o pecado original; ora, se todos pecaram, todos necessitam de justificação gratuita, tendo em vista a redenção (cf. Rm 3, 23-24). O gênero humano, ao pecar provocou danos insuperáveis que apenas pela graça redentora do verbo encarnado podem ser sanados, tornando possível a felicidade a que os homens, desde sempre, estiveram destinados. Agostinho, sobretudo no bojo das discussões em torno do pelagianismo, salientará o papel insubstituível da graça. O medievo acolherá esta ideia, mas não deixará de discutir seu impacto na questão das ações humanas. Terá o homem algum mérito, se tudo é graça? Nâo dissociado deste problema está a ideia de predestinação. Se dependemos da graça divina para sermos felizes, devemos entender que tal felicidade é acessível apenas aos que para ela foram predestinados? A pesquisa quer discutir de que modo, a partir da concepção agostiniana de graça divina, os autores medievais dos séculos seguintes, até o século XI, entenderam as implicações entre graça, predestinação e liberdade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Douglas Chaves de Souza - Integrante / VASCONCELLOS, Manoel Luís Cardoso - Coordenador / Mauricio Medeiros Vieira - Integrante / Marcos Vinícius Madruga Vaz - Integrante.
-
2018 - 2019
Liberdade Humana e Graça Divina no pensamento ético de Santo Anselmo, Descrição: Santo Anselmo de Aosta (1033 - 1109) escreveu, muito provavelmente entre os anos de 1080 e 1086, três pequenos tratados, todos em forma de diálogo, nos quais encontramos os fundamentos do que poderíamos considerar como seu pensamento ético. É, de fato, no De Veritate, no De libertate arbitrii e no De casu diaboli que transparece o vínculo entre as noções de verdade, justiça, liberdade e retidão. A justiça, com efeito, é definida como ?a retidão da vontade, observada por causa de si mesma?. Antes dos referidos escritos, o autor já tratara de questões relativas à moral, principalmente no Monologion, obra em que está descrita, em ampla medida, a ideia de que tudo o que existe tem sua origem primeira em um criador que é sumamente bom e que tudo o que dele procede é, necessariamente, bom. O homem, criatura racional, detém um lugar especial na obra da criação, sendo que o sentido e o destino da sua vida estão intrinsecamente marcados pela sua relação com o criador. O presente estudo toma como pressupostos tudo o que Anselmo apresentou no Monologion e na trilogia moral, a fim de enfocar o papel da Graça divina na orientação da vontade da criatura racional. Anselmo faz afirmações fortes sobre a condição do homem pecador e o papel da Graça. Diz, por exemplo, que a nenhuma criatura é possível alcançar a retidão sem a Graça, pois a vontade não é reta porque assim deseja ser; sua retidão é devida à Graça (cf. DC III,3). Afirma, igualmente, que o homem caiu por sua própria vontade, mas só poderá reerguer-se através da Graça (cf. DC III,8). Desse modo, cabe perguntar sobre o papel do livre-arbítrio diante da Graça. Seria a Graça uma espécie de determinação divina? Se assim fosse, não haveria propriamente livre-arbítrio. Ciente do problema, Anselmo afirma, no De Concordia, que a retidão é fruto da Graça; a vontade de conservá-la, no entanto, cabe ao livre-arbítrio. A fim de melhor compreender as relações entre a Graça divina e a liberdade humana, buscaremos investigar de que forma Anselmo consegue sustentar o papel decisivo, ainda que não determinante da primeira, sem ir de encontro à segunda. A chave para a resolução do problema parece estar no papel adjutório da Graça. Ela, com efeito, adiuvet liberum arbitrium a conservar a retidão da vontade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Douglas Chaves de Souza - Integrante / VASCONCELLOS, Manoel Luís Cardoso - Coordenador.
-
2013 - Atual
Metafísica e Moralidade na escolástica medieval, Descrição: A pesquisa em curso refere-se a um capítulo da história da ética medieval relativo ao tema da vontade e de suas duas tendências ou inclinações, desenvolvido por Anselmo de Cantuária, principal nome da filosofia e teologia latinas do séc. XI. A retidão da vontade foi considerada como modelo de moralidade, da busca de um bem em si mesmo, distante de qualquer cálculo que levasse em conta a vantagem ou benefício para o agente moral. Procuro examinar se a doutrina ética de Anselmo, consubstanciada na noção de vontade (reta ou justa), rompe com o paradigma reinante em sua época - uma forma de ética eudemonista - ao visar uma uma ética deontológica, sustentada pelas noções de debere e debitum. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Douglas Chaves de Souza - Integrante / Paulo Ricardo Martines - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Estadual La Salle - Rondonópolis. , Rua Treze de Maio, La Salle II, 78710080 - Rondonópolis, MT - Brasil, Telefone: (66) 34267706
Experiência profissional
2018 - 2022
Universidade Federal de PelotasVínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFPel
2016 - 2018
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em Filosofia UEM - Bolsista CAPES
2014 - 2015
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação Científica. A Ontologia da Vontade em Anselmo de Cantuária - Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Martines
2013 - 2014
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação Científica. Vontade e Causalidade em Agostinho: a questão do Mal. - Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Martines
2013 - 2013
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 20
Outras informações:
PIBID-UEM Filosofia
2013 - 2013
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação Científica. Tempo e Criação em Agostinho - Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Martines
2013 - 2015
Associação Cultural e Beneficiente ÁguaVivaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor voluntário de Filosofia, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor de Filosofia em cursinho pré-vestibular de caráter filantrópico
2014 - 2014
Cursinho Popular de Paiçandu, -Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor voluntário de Filosofia, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor de Filosofia em cursinho pré-vestibular de caráter filantrópico
2018 - Atual
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor concursado de Filosofia na Educação Básica (Ensino Médio), lotado no município de Rondonópolis - MT (30h).
Atividades
-
01/2024
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia/BNCC - Escola Estadual La Salle (18h), Filosofia/Trilha Formativa - Escola Estadual La Salle (12h)
-
01/2023 - 01/2024
Ensino,,Disciplinas ministradas, Eletiva de Ciências Humanas e Sociais - Escola Estadual La Salle (4h), Filosofia/BNCC - Escola Estadual La Salle (15h), Filosofia/Trilha Formativa - Escola Estadual La Salle (11h)
-
01/2021 - 12/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia - Escola Estadual La Salle (17h), Filosofia - Escola Estadual Militar Tiradentes: Major PM Ernestino Veríssimo da Silva (9h), Filosofia - Escola Estadual Professor Domingos Aparecido dos Santos (4h)
-
02/2020 - 01/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia - Escola Estadual La Salle (15h), Filosofia - Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (9h), Filosofia - Escola Estadual Professora Maria Elza Ferreira Inácio (6h)
-
02/2019 - 02/2020
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia - Escola Estadual La Salle (15h), Filosofia - Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (15h)
-
07/2018 - 01/2019
Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia - Escola Estadual Antônio Guimarães Balbino (9h), Filosofia - Escola Estadual La Salle (15h), Filosofia - Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva (6h)
2019 - 2020
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno Especial
Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFMT (Cuiabá)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Douglas Chaves de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?