Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez
Economista, com pós-graduação em Administração Financeira e Contábil, pós-graduação em Sistemática do Comércio Exterior e Mestrado em Economia e Gestão Empresarial. Carreira profissional construída na área financeira nos segmentos de prestação de serviços, industrial e financeiro. Experiência na área acadêmica, como professor universitário nas áreas de Economia e Finanças. Experiência em Consultoria Empresarial na área financeira e contábil. Elaboração de Projetos de Viabilidade Econômica e Financeira na área de crédito. Facilitador de cursos de Matemática FInanceira aplicada à calculadora HP 12 C. Realizador de Palestras Gerenciais nas áreas Econômica, Financeira e Administrativa. Experiência na execução de planejamento operacional, financeiro, orçamentário e estratégico de empresas. Experiência na execução de custos de produção empresarial. Experiência na elaboração e análise de projeções, índices e cenários econômicos. Execução de estudos econômicos e setoriais no âmbito dos setores de álcool e açucar. Conhecimento e experiência em análise econômica e financeira de balanços de empresas. Aprovação em concurso público para provimento de função docente, UNESP, Presidente Prudente, SP, área de Ciências Ecônomicas, maio de 1989. Professor orientador de monografias de conclusão de curso e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Cursos de Graduação. Prêmio CORECON/SP de excelência em economia de 1996. Modalidade monografia, 2ª lugar como professor orientador da monografia "Análise da competitividade da indústria brasileira de calçados: as novas tendências tecnológicas e sua inserção no mercado externo" pela aluna Sônia Maria de Oliveira.
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Economia e Gestão Empresarial
2011 - 2016
Universidade Candido Mendes
Título: Taxa de Câmbioi e o Balanço de Pagamentos no Brasil: Análise de inter-relações através de um modelo de vetores autorregressivos (VAR).,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Dr. José Cláudio Ferreira da Silva
Coorientador: Ms Roberto Geraldo Simonard Santos Filho. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Especialização em Sistemática do Comércio Exterior
1996 - 1997
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: Legislação e Despachos Aduaneiros
Especialização em Administração Financeira e Contábil
1986 - 1986
Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente
Título: Inflação no Brasil
Formação complementar
2019 - 2019
Perícia Judicial, Extrajudicial e Arbitral. (Carga horária: 32h). , Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, SINDECONSP, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Avaliação - Enunciados e Quetionamentos. (Carga horária: 4h). , Instituto de Ensino Superior de Bauru, IESB, Brasil.
2008 - 2008
Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 4h). , Instituto de Ensino Superior de Bauru, IESB, Brasil.
2002 - 2002
Formação de Agentes de Comércio Exterior. (Carga horária: 52h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2001 - 2001
Repasse de Metodologia de Consórcios de Exportação. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Desenvolvimento de Lideranças - IDEAL. (Carga horária: 96h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2000 - 2000
Diagnóstico Empresarial. (Carga horária: 24h). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
1999 - 1999
Técnicas Básicas de Consultoria. (Carga horária: 40h). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
1998 - 1998
Consultoria Empresarial. (Carga horária: 200h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Iniciação Empresarial Básica. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1997 - 1997
Técnicas para falar em público. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1997 - 1997
Treinamento Básico de Comércio Exterior. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1996 - 1996
I encontro de desenvolvimento de qualidade e relações interpessoais. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Prática Pedagógica. (Carga horária: 8h). , Instituição Toledo de Ensino, ITE, Brasil.
1993 - 1993
Xº Congresso Brasileiro de Economistas. (Carga horária: 30h). , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1988 - 1988
Jornada de Estudos Caio Prado Jr. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1984 - 1984
Análise de Balanços e Diagnóstico de Empresas. (Carga horária: 100h). , IOB Informações Objetivas, IOB, Brasil.
1982 - 1983
Estágio Supervisionado. (Carga horária: 180h). , Instituição Toledo de Ensino, ITE, Brasil.
1982 - 1982
I Forum de Debates. (Carga horária: 12h). , Instituição Toledo de Ensino, ITE, Brasil.
1982 - 1982
II Ciclo de Estudos sobre Ação Comunitária. (Carga horária: 16h). , Fundação Projeto Rondon, FPR, Brasil.
1981 - 1981
Inflação e Conjuntura Econômica. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
1979 - 1979
Economia e Participação. (Carga horária: 15h). , Sociedade Brasileira de Cultura - Centro de Estudos do Desenvolvimento, CONVÍVIO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Seminário Bolsa de Valores e Mercado de Capitais. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
GOMEZ, R. T. M.. A.; SOUZA, K. M.; MOURÃO, T. C. P..Marketing de relacionamento: o que as empresas podem fazer para conquistar e reter clientes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.; SOUSA, A. I.; MATOS, D. A.; CRUZ, W. M.. A.; CRUZ, W. M.; SOUSA, A. I..Análise do Grupo Mercatta para expansão através de Franquia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.. Marketing de Varejo: porque as empresas de varejo perdem clientes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.; MAFUANI, F. A.; ALMEIDA, F. L.; MOURA, D. A.. A.; ALMEIDA, F. L.; MOURA, D. A..Perspectivas da tecnologia do Biodiesel e sua viabilidade para inclusão social na região de Bauru. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.; FERREIRA, C. M. S.; DIAS, D. S.. M. S.; DIAS, D. S..A importância da inteligência emocional na carreira de um líder. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.; GUIMARAES, J.; ARAUJO, W.; AMORIM, R. M.. ; ARAÚJO, W.; AMORIM, R. M..Pirataria: seus mercados, produtos e impactos gerados na cidade de Bauru. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.; CATELLI, A. C.. C..Formas de liderança para sobreviver no mercado atual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.; SOARES, R. O.. O..A viabilidade de se investir em empresas franqueadas no segmento de alimentação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru.
GOMEZ, R. T. M.; SANTOS, A. P.. Viabilidade econômica financeira para a implantação da estrutiocultura na região de Presidente Prudente. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.
GOMEZ, R. T. M.; MARANI, V. S.. A proposta da hidrovia como alternativa de redução de custos nas relações comerciais do Mercosul. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino.
GOMEZ, R. T. M.; SILVA, C. A.. A..A moeda e a liquidez no Plano Collor. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente.
Orientou
Processo de fusões e incorporações ocorridos na economia brasileira: causas e consequências; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Franchising: oportunidades de negócios para futuros empreendedores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
R; DIAS, D; A; ; RODRIGUES, Y; P; ; Motivação no Trabalho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
O sistema de Franchising e sua importância para a economia brasileira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Ensino Superior de Bauru; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Abertura econômica e seus reflexos na indústria automobilistica brasileira; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Inflação no Brasil: análise das políticas econômicas adotadas no período de 1990 a 1998; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
México: da política de abertura econômica a crise financeira (1988-1995); 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
A política brasileira de comércio exterior e a nova sistemática de esportação; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Política cambial e nível de preços no plano real no período de julho de 1994 a março de 1999; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
O Mercosul e as relações com a União Européia: oportunidades para o Brasil; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Joint-venture: uma alternativa para as empresas brasileiras no contexto do Mercosul; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
A função do BNDES no desenvolvimento nacional; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
A política cambial brasileira e os planos econômicos; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Política monetária e mercado de renda fixa: a experiência brasileira pós plano real; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
A reforma do Sistema Financeiro Nacional e seus reflexos no mercado bancário de 1990 a 1995; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
O Porto de Santos e o debate da questão portuária; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
O comércio exterior brasileiro: dinâmica recente da balança comercial (1990-1995); 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Análise da competitividade da indústria brasileira de calçados: as novas tendências tecnológicas e sua inserção no mercado externo; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Oferta monetária x Inflação: a experiência brasileira recente; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Reforma fiscal: propostas para simplificação, eficiência e aumento de arrecadação; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
O Mercosul: natureza da integração e oportunidades para o Brasil; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
O impacto recessivo sobre a grande empresa privada e estatal no período de 1978 a 1985; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
A Concentração de renda e o fenômeno do processo inflacionário no Brasil nos anos recentes; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Pecuária de leite: análise econômica dos custos de produção; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
O salário mínimo e a evolução dos custos de produção no período de 1986 a 1994; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Orientador: Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez;
Produções bibliográficas
-
GOMEZ, R. T. M. . Orçamento Familiar: como adminIstrar?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMEZ, R. T. M. . Planejando seu Próprio Negócio. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMEZ, R. T. M. . Palestras Institucionais e Gerenciais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMEZ, R. T. M. . O Profissional de Economia. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMEZ, R. T. M. . Censo das pessoas deficientes da cidade de Bauru. 1982 (Pesquisa) .
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
BLANDO Calçados e AcessóriosVínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Gestor Financeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Varejo especializado em calçados comfort, modelos femininos e masculinos.
2001 - 2018
BIA G Comfort CalçadosVínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Gestor Financeiro, Carga horária: 20
2001 - 2018
Serviços do Futuro de BauruVínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Gestor Financeiro, Carga horária: 20
Outras informações:
Franquiado de prestação de serviços de Sapataria e Costura em geral.
2003 - 2014
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE BAURUVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor nas disciplinas: Economia Política, Teoria Econômica, Economia Brasileira e Internacional, Comércio Internacional, Mercados Regionais, Fusões e Aquisições, Custos e Formação de Preço de Venda, Plano de Negócios, nos cursos de Direito, Administração de Empresas e Comércio Exterior. Professor nas disciplinas: Economia Empresarial, Gestão do Capital de Giro e do Fluxo de Caixa, Gestão de Custos e Formação do Preço de Venda, no curso de Processos Gerenciais e curso de Finanças.
2006 - 2008
Instituição Toledo de Ensino de IbitingaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor das disciplinas: Economia, Teoria Econômica, Introdução à Economia, nos Curso de Direito, Administração de Empresas, Sistemas de Informação e Comércio Exterior.
1997 - 2003
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
1991 - 2001
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Economia nos cursos de Sistemas de Informação, Ciências da Computação da Faculdade de Informática de Presidente Prudente. Professor de Economia e Administração de Empresas Farmacéuticas na Faculdade de Farmácia de Presidente Prudente.
1988 - 2000
Instituição Toledo de Ensino de Presidente PrudenteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, nas disciplinas: Teoria econômica, Introdução à Economia, Economia. Professor do curso de Ciências Econômicas, nas disciplinas: Contabilidade Social, Macroeconomia, Economia Monetária.
1986 - 1990
Usina Alto Alegre - Acucar e AlcoolVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40
1984 - 1986
Texaco Brasil S/A Produtos de PetróleoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Encarregado de Expediente, Carga horária: 40
1983 - 1984
Volkswagen do Brasil - MatrizVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Contratos, Carga horária: 40
1983 - 1983
Bamerindus Midland Arrendamento Mercantil S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor de Crédito, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Thadeu de Macedo Gomez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?