Soraia de Carvalho

Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2008) e graduada em Comunicação Social - habilitação em jornalismo pela mesma universidade (2004). Integrante do grupo de Estudos e Pesquisa sobre Estado e luta de classes na América Latina - Práxis/UFCG e do Grupo de Estudos sobre Política na América Latina - GEPAL/UEL. Com ênfase nos seguintes temas: Estado, movimentos sociais e movimento operário na Argentina, Bolívia e Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2012 - 2016

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Estado e luta de classes na Bolívia: Uma análise comparativa entre a Assembleia Popular de 1971 e a Constituinte de 2006-2009
Gonzalo Adrian Rojas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estado; Bolívia; Duplo poder; Assembleia Popular; Assembleia Constituinte; Movimento operário, indígena e camponês. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciências Sociais

2005 - 2008

Universidade Estadual de Londrina
Título: Lutas sociais, piqueteiros e autonomismo: a experiência político-ideológica da FPDS,Ano de Obtenção: 2008
Eliel Ribeiro Machado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Movimentos Sociais; Movimento Operário Argentino; Movimento de Desempregados - Piqueteros; Estado; Transformação Social; Autonomismo. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Comunicação Social - habilitação em jornalismo

2000 - 2004

Universidade Estadual de Londrina
Título: Meios de comunicação alternativos e movimento piqueteiro em Buenos Aires. Estudo de caso da cobertura dos meios massivos e alternativos em dois episódios de repressão e criminalização do movimento piqueteiro.
Orientador: Osmani Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Movimentos Sociais/Especialidade: Movimentos Sociais na América Latina.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política/Especialidade: Teoria Política Clássica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política/Especialidade: Teoria Política Contemporânea.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, Soraia de . VII Encontro de Grupos de Pesquisas Marxistas. 2015. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Coordenação do GT Estados e luta de classes na América Latina. 2014. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Coordenação do GT Revoluções na América Latina e dilemas do socialismo. 2013. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . IV Simpósio de Lutas Sociais na América Latina. 2010. (Outro).

CARVALHO, Soraia de ; Cabrera, Gustavo Alberto ; PINHEIRO, J. . Coordenação do GT: Lutas sociais urbanas. 2010. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Mediação da mesa: LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATIINA. 2010. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Coordenação do Grupo de Trabalho de Movimentos Sociais Urbanos e organização. 2008. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Mediadora da Mesa: Movimentos Sociais Urbanos. 2008. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Coordenação de Grupo de Trabalho Estado, Meios de Comunicação e Movimentos Sociais. 2006. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Mediadora da mesa-redonda: Crise das democracias latino-americanas. 2006. (Outro).

CARVALHO, Soraia de . Coordenação de Grupo de Trabalho Estado, Meios de Comunicação e Movimentos Sociais. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário: Reforma trabalhista e da previdência social: impactos para a classe trabalhadora.A reforma trabalhista e a luta de classes no Brasil. 2017. (Seminário).

II Seminário História e Marxismo: a tradição do século XX.O pensamento de Lenin. 2016. (Seminário).

Plenária de Saúde.Ataque ao SUS e estratégias de resistência. 2016. (Outra).

VII Encontro de Grupos de Estudo e Pesquisa Marxistas.Governos latino-americanos: fim de ciclo? O caso boliviano. 2015. (Encontro).

VII Encontro de Grupos de Estudo e Pesquisas Marxistas.Notas sobre a burguesia de Estado e o capitalismo de Estado. 2015. (Encontro).

38º Encontro Anual da Anpocs.A burocracia em Weber e Trotsky. A relação entre a forma do Estado, política e economia no debate sobre o Estado soviético. 2014. (Encontro).

A atual conjuntura da política de saúde e o Serviço Social.O avanço da política privatista na saúde brasileira. 2014. (Seminário).

Democracia e Ditadura no Brasil (1964-2014).1964: O Golpe e os principais atores sociais. 2014. (Seminário).

Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM).Políticas Nacionais para a saúde: a privatização em questão. 2014. (Encontro).

Mariátegui e a luta pelo socialismo na América Latina.A tática frentista na obre mariateguiana: a unidade de operários, camponeses e indígenas. 2014. (Seminário).

V Congresso Uruguaio de Ciência Política. Formas transitórias do poder político na Bolívia: do surgimento da COB (1952) à Assembleia Popular (1971). 2014. (Congresso).

VI Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas.A dualidade de poderes na transição ao socialismo. Análise do surgimento da COB (1952) e da Assembleia Popular (1971) na Bolívia. 2014. (Encontro).

V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina.Assembleia Popular de 1971 e constituinte de 2006-2007: duas saídas para crises de hegemonia no Bolívia. 2013. (Simpósio).

XI Congreso Nacional de Ciencia Política. A beleza está nas ruas: operários e estudantes no Maio de 68. 2013. (Congresso).

XII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão.A ?cidadanização? da Pachamama na Bolívia: da Constituinte ao conflito do TIPNIS. 2013. (Seminário).

XXIX Congreso ALAS. Crisis y Emergencias Sociales en America Latina. Movimentos indigenistas e Constituinte na Bolívia: a Pachamama chegou ao Estado?. 2013. (Congresso).

CEMARX VII - Colóquio Internacional Marx e Engels.Estado e luta de classes na Bolívia: da Assembleia Popular de 1971 à Constituinte de 2007. 2012. (Outra).

XV Encontro de Ciências Sociais - Norte/Nordeste (CISO).Estado e luta de classes na Bolívia: da Assembleia Popular de 1971 à Constituinte de 2007. 2012. (Encontro).

Semana Acadêmica de Serviço Social.ENADE como instrumento de avaliação do Ensino Superior. 2011. (Outra).

IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina.Piqueteiros diante das políticas assistenciais: confronto ou assistenciais: confronto ou adequação ao Estado?. 2010. (Seminário).

V Seminário Lutas & Resistências: Lutas Sociais na Bolívia.A Comuna de La Paz de 1971. 2010. (Seminário).

III Simpósio de Lutas Sociais na América Latina.Piqueteiros e autonomismo: notas sobre a Frente Popular Darío Santillán. 2008. (Simpósio).

As Ciências Sociais no atual processo de articulação entre o global e o local.Lutas sociais, piqueteiros e autonomismo: a experiência político-ideológica da Frente Popular Darío Santillán. 2007. (Seminário).

XI Jornadas Interescuelas/departamentos de historia.Piqueteros y la cuestión de la organización: Partido y movimiento. 2007. (Outra).

III Encuentro de la Red Nacional de Medios Alternativos. 2006. (Encontro).

II Simpósio Estadual de Lutas Sociais na América Latina.Movimento piqueteiro, ideologia e meios de comunicação alternativos: notas para um debate. 2006. (Simpósio).

VII Jornadas Nacionales y IV Latinoamericanas Conocer para poder hacer una nueva sociedad: un desafío para los pueblos latinoamericanos. Imprensa e Luta de Classes. A relação entre meios de comunicação alternativos e movimento piquetero a partir da crise argentina.. 2006. (Congresso).

Crise e Rebelião na América Latina.Imprensa e Luta de Classes: A emergência dos meios de comunicação alternativos na crise argentina.. 2005. (Simpósio).

I Simpósio Estadual Lutas Sociais na América Latina.I Simpósio Estadual Lutas Sociais na América Latina. 2005. (Simpósio).

II Encontro Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jones Manoel da Silva

SOUZA, M. M.; RODRIGUES, D. A.;CARVALHO, Soraia de. Em busca da Revolução brasileira: um estudo crítico sobre a estratégia socialista na obra de Carlos Nelson Coutinho. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Nahileth Patricia Noguera Dominguez

CARVALHO, Soraia de; AMARAL, A. S.; MOTA, A. E.. A lei Orgânica do Trabalho, dos Trabalhadores e Trabalhadoras (LOTT) na Venezuela: um estudo sobre seu conteúdo e as estratégias de implantação numa empresa de médio porte do setor de conteúdo e as estratégias de implantação numa empresa de médio porte do setor de confecções. 2017. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Alcina Terto Lins

CARVALHO, Soraia de; ARCOVERDE, A. C. B.; GEHLEN, V. R. F.; CHAVES, H. L. A.; RODRIGUES, D. A.. Apropriação do fundo público pelo ensino superior privado no Brasil: a intermediação do Estado.. 2017. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Crismanda Maria Ferreira

CARVALHO, Soraia de; AMARAL, A. S.; PERUZZO, J. F.. Os conflitos do trabalho no complexo industrial e portuário de Suape: uma expressão da nova morfologia da organização político-sindical brasileira nos anos 2000. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Iris pontes Soares

CARVALHO, Soraia de; SOUZA, M. M.; SILVA, M. G. E.. Ainda guardo o direito de algum antepassado da cor: luta e demarcação de terras quilombolas no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jones Manoel da Silva

SOUZA, M. M.; RODRIGUES, D. A.;CARVALHO, Soraia de. Como tomar o céu de assalto? Análise crítica da estratégia socialista na obra de Carlos Nelson Coutinho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Juliana Oshima Franco

CARVALHO, Soraia de; ANGELI, J. M.. A Reforma Universitária e o Movimento Estudantil: Análise da produção comunicativa da UNE e da CONLUTE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Popular e Comunitária) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Elaine Monteiro, Maria G

MELO, D. C. S.;CARVALHO, Soraia de. Souza e Melinda Barros.O aumento da sífilis em PE: interseções com a precarização da atenção básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Amabily Araújo, Cibelly Silva e Isis Santos

CARVALHO, Soraia de; SILVEIRA JUNIOR, A. A.. Os impactos da lei da terceirização (lei n 13.429/17): a exploração da classe trabalhadora e a intensificação da mais-valia absoluta no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renata Rayanne da Silva

CARVALHO, Soraia de; SILVEIRA JUNIOR, A. A.. Trabalho Informal no contexto da crise econômica brasileira: Velhas e novas formas de exploração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Débora Maria da Silva Adriano Tenório

CARVALHO, Soraia de; SILVEIRA JUNIOR, A. A.. "Ocupa tua escola, mostra que tu és intenso": uma análise do problema da arte na reforma do ensino médio, abordado nas ocupações secundaristas em Recife, no ano de 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Aine Gomes, Jéssika Rocha, Mayara Rego

CARVALHO, Soraia de; SOARES, R. C.. E Emenda Constitucional 95 e seus impactos na política de saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Nathalya Fragoso e Raphaela Carvalho

CARVALHO, Soraia de; UCHOA, R. S.. "Me segura, se não eu caio": Consumo de drogas e redução de danos em Olinda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Raíssa dos Santos Bezerra

CARVALHO, Soraia de; SILVEIRA JUNIOR, A. A.. Primavera feminista e a luta contra a violência machista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Kamilla dos Santos, Mariana C

CARVALHO, Soraia de; SILVEIRA JUNIOR, A. A.. Pequeno e Weslley Lianda.Reestruturação produtiva e trabalho informal: uma análise sobre o comércio ambulante na UFPE- campus Recife. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Íris sunsyaray mendes feliciano

CARVALHO, Soraia de; COSTA, M. R.. Um estudo sobre os termos do debate entre Serviço Social e Movimentos Sociais no Brasil a partir da produção científica do ENPESS no período de 2012 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Giseli Maria de Sales

CARVALHO, Soraia de; PERUZZO, J. F.. O SESC em busca de legitimidade: uma análise da parceria com a cooperativa de reciclagem - Acamare. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Byanca Mayra Figueiroa da Silva e Priscila Valença Costa

CARVALHO, Soraia de; SILVEIRA JUNIOR, A. A.. Terceirização e divisão sexual do trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carolina Beatriz Santiago

CARVALHO, Soraia de; CHAVES, H. L. A.. O acesso desigual à água potável: uma análise dos serviços de abastecimento/distribuição de água na cidade do Recife-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Flávia Jaiane Mendes Justino

FARIAS, W. S.; XAVIER, M. M.;CARVALHO, Soraia de. O discurso do reitor da UFCG sobre a EBSERH: um estudo de enunciados concretos e suas réplicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rennata Kelly MUNIZ ALVES

ROJAS, G. A.;CARVALHO, Soraia de; CORREA, J. G. S.. O bloco no poder na Venezuela e a Revolução Bolivariana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Geni Querino

PASCOAL, L. S.;CARVALHO, Soraia de; FRIGERI, Renata. A presença e a erotização do corpo feminino nas propagandas de cerveja no Brasil. 2011.

Aluno: Erich George

CARVALHO, Soraia de; DESIDERIO, R.; CAMARGO, H. W.. O capital ideológico: competência simbólica para a moilização na comunicação de massa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina.

Aluno: Camilla Ribeiro

CARVALHO, Soraia de. Comentário econômico: limite da opinião. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina.

Aluno: Fabiane Torres

CARVALHO, Soraia de. Alice no País das Maravilhas: o que imagens podem transmitir. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina.

Aluno: Gisele Oliveira Fonseca

CARVALHO, Soraia de. A fenomenologia da trilha sonora no cinema. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina.

Aluno: Davi Baldussi

CARVALHO, Soraia de; Silveira, Fábio; PASCOAL, L. S.. A grande reportagem na revista Piauí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina.

Aluno: Leonardo José Bradotti

CARVALHO, Soraia de; MACHADO, Eliel Ribeiro; FERREIRA, P. R.. Arte e Política no Brasil sob o regime militar: uma análise da obra político-social de Chico Buarque. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Caroline Moretti

CARVALHO, Soraia de; Silveira, Fábio. Ética na imprensa: uma análise do caso Dilma Roussef na Folha de S. Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina.

Aluno: Rodrigo Gutuzo Saviani

CARVALHO, Soraia de; Silveira, Fábio. O papel do quinto poder na cobertura jornalística no caso Belinati. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina.

Aluno: Aline Maria Piccelli Camargo

CARVALHO, Soraia de; MACHADO, Eliel Ribeiro; Cavalcante, Sávio Machado. Meios de comunicação, expansão da segurança privada e ideologia da indústria do medo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Evaristo Emigdio Colmán Duarte

COLMÁN DUARTE, E. E. Lutas Sociais, piqueteiros e autonomismo: a experiência politíco-ideológica de Frente Popular Dario Santillan. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

Ronaldo Laurentino de Sales Júnior

ROJAS, Gonzálo Adrián; SILVA, R. J. V.; GOMES, C. M. C.; MIRANDA, R. S.;SALES JÚNIOR, R. L.. Estado e Luta de Classes na Bolívia: uma análise cooperativa entre a Assembleia Popular de 1971 e a Constituinte de 2006/2009. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Ronaldo Laurentino de Sales Júnior

ROJAS, Gonzálo Adrián; SILVA, R. J. V.;SALES JÚNIOR, R. L.. Estado e Luta de Classes na Bolívia: uma análise comparativa entre a Assembleia Popular de 1971 e a Constituinte de 2006-2009. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Cláudia Maria Costa Gomes

ROJAS, G. A.;GOMES, C. M. C.; SILVA, R. J. V.; SALES JUNIOR, R. L.; MIRANDA, R. S.. Estado e Luta de Classes na Bolívia: uma análise comparativa entre a Assembléia Popular de 1971 e a Constituinte de 2006-2009. 2016. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Romero Junior Venâncio Silva

SILVA, R. J. V.. Estado e luta de classes na Bolívia: uma análise comparativa entre a Assembleia Popular de 1971 e a Constintuinte de 2006-2009.. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Romero Junior Venâncio Silva

ROJAS, G. A.;SILVA, R. J. V.; SALES JUNIOR, R. L.. Estado e luta de classes na Bolivia: uma análise comparativa entre a assembleia popular de 1971 e a Constintuinte de 2006-2009.. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Eliel Ribeiro Machado

MACHADO, Eliel; FERREIRA, Pedro Roberto; COLMAN, E.. Lutas sociais, piqueteiros e autonomismo: a experiência político-ideológica da Frente Popular Darío Santillan. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

Gonzalo Adrián Rojas

CARVALHO, S.; GOMES, C. M. C.; ROMERO, R.;ROJAS, G. A.. Estado e luta de classes na Bolívia: Uma análise comparativa entre a Assembleia Popular de 1971 e a Constituinte 2006-2009. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Roberto de Sousa Miranda

ROJAS, G. A.; SILVA, R. J. V.; GOMES, C. M. C.;MIRANDA, R. S.; SALES JUNIOR, R. L.. Estado e luta de classes na Bolívia: uma análise comparativa entre a Assembleia Popular de 1971 e a Constituinte de 2006-2009. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elaine Monteiro, Maria G

Souza, Melinda Barros; O aumento da sífilis em PE: Interseções com a precarização da atenção básica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Soraia de Carvalho;

Aine Gomes, Jéssika Pimentel e Mayara Rego

A Emenda Constitucional 95 e seus impactos na política de saúde; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Soraia de Carvalho;

Débora Maria da Silva Adriano Tenório

?Ocupa tua escola, mostra que tu és intenso?: Uma análise do problema da arte na Reforma do Ensino Médio, abordado nas ocupações secundaristas em Recife, no ano de 2016; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Soraia de Carvalho;

Carolina Beatriz Santiago

O acesso desigual à água potável: uma análise dos serviços de abastecimento/distribuição de água na cidade do Recife-PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Soraia de Carvalho;

Byanca Mayra Figueiroa da Silva e Priscila Valença Costa

Terceirização e divisão sexual do trabalho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Soraia de Carvalho;

Giseli Maria de Sales

O SESC em busca de legitimidade: uma análise da parceria com a cooperativa de reciclagem - Acamare; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Soraia de Carvalho;

Estela Futagami Nakanishi

Uma análise semiótica da art nouveau e de Ah! My goddess; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina; Orientador: Soraia de Carvalho;

Vanessa Athayde Pinto

Representação virtual e realidade ? uma divisão tênue; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina; Orientador: Soraia de Carvalho;

Tatiane Marques dos Santos Lima

Arte e Publicidade: influências múltiplas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina; Orientador: Soraia de Carvalho;

Julio Clivati Roncaratti

O mito na publicidade: um estudo de caso da campanha do perfume Paco Rabanne XS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade Pitágoras de Londrina; Orientador: Soraia de Carvalho;

Kamila Marques

A Copa do Mundo de 2010 à luz da semiótica peirciana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Pitágoras Londrina; Orientador: Soraia de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliel Ribeiro Machado

Lutas sociais, piqueteiros e autonomismo: a experiência político-ideológica da Frente Popular Darío Santillan; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária - Apoio ao Desenv Científico e Tecnológico do Paraná; Orientador: Eliel Ribeiro Machado;

Gonzalo Adrián Rojas

Estado e luta de classes na Bolívia: da Assembleia Popular de 1971 à Constituinte de 2007; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gonzalo Adrián Rojas;

Gonzalo Adrián Rojas

Supervisão estagio docencia; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Gonzalo Adrián Rojas;

Osmani Ferreira da Costa

Meios de Comunicação Alternativos e o Movimento Piqueteiro em Buenos Aires; 2004; 104 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Osmani Ferreira da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Aguiar, Danilla ; CARVALHO, Soraia de . Extrativismo Mineiro, Estado e Governos na Bolívia e Equador. Revista Sul-Americana de Ciência Política (RSulACP) , v. 2, p. 20-31, 2014.

  • CARVALHO, Soraia de ; Aguiar, Danilla . Mariátegui e as táticas de frente única. Lutas Sociais (PUCSP) , v. 17, p. 108-122, 2013.

  • CARVALHO, Soraia de . Do fim da ditadura Argentina ao movimento piqueteiro: origens e desafios da organização dos desempregados. Serviço Social em Revista (Online) , v. 12, p. 19, 2010.

  • CARVALHO, Soraia de . Piqueteros y autonomismo: notas acerca del Frente Popular Darío Santillán. Razón y Revolución , v. 19, p. 61-78, 2009.

  • CARVALHO, Soraia de . Neuquén: Águas revoltas e vermelhas. Lutas & Resistências , v. 2, p. 194-198, 2007.

  • CARVALHO, Soraia de . O papel da produção: apontamentos sobre a prática na oficina de comunicação. Educação Marista , Curitiba-PR, v. IV, n.9, p. 36-37, 2005.

  • TORRES, M. A. ; CARVALHO, Soraia de . Trabalho, Direitos e Políticas Sociais na América Latina. 1. ed. Alagoas: Edufal, 2013. 190p .

  • CARVALHO, Soraia de ; ANTIQUERA, Soraia de Carvalho Daniel ; Lutas Sociais: Uma outra América é possível. Brasil de Fato, , v. 135, p. 5 - 5, 29 set. 2005.

  • CARVALHO, Soraia de . 'Bora Ocupar': um balanço das ocupações de escola em Recife. In: IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais, 2018, São Paulo. Site oficial da IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais, 2018.

  • CARVALHO, Soraia de . Notas sobre a burguesia de Estado e o capitalismo de Estado. In: VII Encontro de Grupos de Estudo e Pesquisa Marxistas, 2015, Campina Grande. Anais do VII Encontro de Grupos de Estudo e Pesquisa Marxistas, 2015. p. 1-21.

  • CARVALHO, Soraia de . A dualidade de poderes na transição ao socialismo. Análise do surgimento da COB (1952) e da Assembleia Popular (1971) na Bolívia. In: VI Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas, 2014, Recife. Anais do VI Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas. Recife, 2014. p. 1-31.

  • CARVALHO, Soraia de . A burocracia em Weber e Trotsky A relação entre a forma do Estado, política e economia no debate sobre o Estado soviético. In: 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu. Anais do 38º Encontro Anual da Anpocs, 2014. p. 1-23.

  • CARVALHO, Soraia de . Formas transitórias do poder político na Bolívia: do surgimento da COB (1952) à Assembleia Popular (1971). In: V Congresso Uruguaio de Ciência Política, 2014, Montevideo. Ponencias :: V Congreso Uruguayo de Ciencia Política, 2014. p. 1-30.

  • CARVALHO, Soraia de . A beleza está nas ruas: operários e estudantes no Maio de 68. In: XI Congreso Nacional de Ciencia Politica, 2013, Paraná. Anais do XI Congreso Nacional de Ciencia Politica, 2013.

  • CARVALHO, Soraia de . Movimentos indigenistas e Constituinte na Bolívia: a Pachamama chegou ao Estado?. In: XXIX Congreso ALAS Chile. Crisis y Emergencias Sociales en America Latina, 2013, Santiago. Acta Científica Congreso ALAS 2013, 2013.

  • CARVALHO, Soraia de . Assembleia Popular de 1971 e constituinte de 2006-2007: duas saídas para crises de hegemonia no Bolívia. In: V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina, 2013, Londrina. Anais V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina. Revoluções nas Américas: passado, presente e futuro, 2013.

  • CARVALHO, Soraia de . A ?cidadanização? da Pachamama na Bolívia: da Constituinte ao conflito do TIPNIS. In: XII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão, 2013, Campina Grande. Anais da XII Semana de Ensino Pesquisa e Extensão, 2013. p. 1039-1053.

  • CARVALHO, Soraia de . Estado e luta de classes na Bolívia: da Assembleia Popular de 1971 à Constituinte de 2007. In: CEMARX VII - Colóquio Internacional Marx e Engels, 2012, Campinas. CEMARX VII - Colóquio Internacional Marx e Engels - Anais. Campinas: CEMARX, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • CARVALHO, Soraia de . Estado e luta de classes na Bolívia: da Assembleia Popular de 1971 à Constituinte de 2007. In: XV Encontro de Ciências Sociais - Norte/Nordeste (CISO), 2012, Teresina. Anais do 15º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Teresina: UFPI, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • CARVALHO, Soraia de . Piqueteiros diante das políticas assistenciais: confronto ou adequação ao Estado?. In: IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 2010, Londrina. Anais IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina: Imperialismo, militarismo e nacionalismo no séc. XXI, 2010.

  • CARVALHO, Soraia de . Piqueteiros e autonomismo: notas sobre a Frente Popular Darío Santillán. In: III Simpósio de Lutas Sociais na América Latina, 2008, Londrina. Anais do III Simpósio de Lutas Sociais na América latina, 2008.

  • CARVALHO, Soraia de . Movimento piqueteiro, ideologia e meios de comunicação alternativos:notas para um debate. In: II Simpósio Estadual de Lutas Sociais na América Latina, 2006, Londrina. Anais II Simpósio Estadual de Lutas Sociais na América Latina, 2006.

  • CARVALHO, Soraia de . Imprensa e Luta de Classes. A relação entre meios de comunicação alternativos e movimento piquetero a partir da crise argentina. In: VII Jornadas Nacionales, IV Latinoamericanas Conocer para poder hacer una nueva sociedad: un desafío para los pueblos latinoamericanos., 2006, Santa Rosa. Actas de las Séptimas Jornadas Nacionales y Cuartas Latinoamericanas Conocer para poder hacer una nueva sociedad: un desafío para los pueblos latinoamericanos., 2006. v. 1.

  • CARVALHO, Soraia de . Estado, Imprensa e Movimentos Sociais. A atuação de meios massivos e alternativos no Massacre de Avellaneda. In: I Simpósio Estadual de Lutas Sociais na América Latina, 2005, Londrina. Anais do I Simpósio Estadual de Lutas Sociais na América Latina, 2005.

  • CARVALHO, Soraia de . Imprensa e Luta de Classes: A emergência dos meios de comunicação alternativos na crise argentina. In: Simpósio Crise e Rebelião na América Latina, 2005, Maringá. Anais do Simpósio Crise e Rebelião na América Latina, 2005.

  • CARVALHO, Soraia de . ?Bora Ocupar?: um balanço das ocupações de escola em Recife. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Soraia de . O pensamento de Lenin. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Soraia de . Ataque ao SUS e estratégias de resistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, Soraia de . Governos latino-americanos: fim de ciclo?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Soraia de ; MACHADO, F. . 1964: O Golpe e os principais atores sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Soraia de . A atual conjuntura da política de Saúde e o Serviço Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Soraia de . A beleza está nas ruas: operarios e estudantes no Maio de 68. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, Soraia de . Piqueteros y la cuestión de la organización: Partido y movimiento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, Soraia de . Site do mestrado em Serviço Social. 2006.

CARVALHO, Soraia de . Site da Revista eletrônica Lutas e Resistências. 2006.

CARVALHO, Soraia de . Diagramação Revista Lutas & Resistências. 2006.

CARVALHO, Soraia de . Site da Revista Eletrônica: Serviço Social em Revista. 2005.

CARVALHO, Soraia de . Site do Grupo de Estudos de Política da América Latina. 2005.

CARVALHO, Soraia de . Argentina: As alternativas do povo para tirar o país da crise. 2003. (Programa de rádio ou TV/Outra).

CARVALHO, Soraia de . Mediações vol.20, n.1. 2015. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol.19, n.1. 2014. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações vol. 19 n. 2. 2014. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol.18, n.1. 2013. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol.18, n.2. 2013. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol. 17, n.1. 2012. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol. 17, n.2. 2012. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol 16, n.1. 2011. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol. 16, n.2. 2011. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações vol.14, n.2. 2010. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações vol 15, n.1. 2010. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações, vol 15, n.2. 2010. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Lutas sociais vol 23. 2010. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações vol.14, n.1. 2009. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Lutas Sociais 21/22. 2009. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Ponto-e-vírgula 3. 2008. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Lutas Sociais 19/20. 2008. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações vol.13, n.1-2. 2008. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Lutas & Resistências 2. 2007. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de ; MANO, Maíra Kubik . Lutas Sociais 17/18. 2007. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Ponto-e-vírgula2. 2007. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Mediações vol. 12, n.2. 2007. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Lutas & Resistências 1. 2006. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Conselho editorial da Revista Lutas & Resistências. 2006. (conselho editorial).

CARVALHO, Soraia de . Comitê Editorial da Revista Lutas & Resistências. 2006. (comitê editorial).

CARVALHO, Soraia de . Serviço Social em Revista. 2004. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Soraia de . Bora ocupar: um documentário sobre as ocupações de escolas em Recife. 2018 (Documentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Movimento operário e proteção social no Brasil dos fins do século XIX a 1964, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto a relação entre o movimento operário e a proteção social no Brasil dos fins do século XIX a 1964. O período será subdivido em três, tendo como critério o desenvolvimento do sistema de proteção social no país. Antes de 1930, com suas protoformas, com as iniciativas dos próprios trabalhadores (mutualismo) e os mecanismos instituídos pelo Estado de forma esparsa e assistemática. De 1930 a 1943, com a introdução do sistema de proteção social com características populistas e desenvolvimentistas e de 1943 a 1964, com a expansão fragmentada e seletiva do sistema de proteção social. A presença do movimento operário será acompanhada por meio da natureza de suas reivindicações e em relação às influências e respostas à materialização da proteção social em instituições e legislações específicas. O recorte temporal delimita também as correntes políticas presentes no movimento operário do período: ?amarelos? / trabalhistas, reformistas, anarquistas, comunistas e trotskistas. Além de suas expressões políticas organizadas, o movimento da classe será analisado em suas ações coletivas, a exemplo das greves no período. O objetivo geral deste projeto é identificar nas origens e desenvolvimento do sistema de proteção social no Brasil o protagonismo do movimento operário. Nossos objetivos específicos são: a) analisar a elaboração das correntes políticas do movimento operário em relação à proteção social; b) mapear o vínculo entre as greves e manifestações operárias e as respostas do Estado em forma de políticas sociais; c) indicar como a correlação de forças e a dinâmica da luta de classes influenciam o sistema de proteção social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Soraia de Carvalho - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Os governos pós-neoliberais na América Latina (1999-2009): uma análise comparativa. As relações entre Estado, poder político, movimentos sociais, políticas públicas e ilusão desenvolvimentista. Coordenador: Gonzalo Adrián Rojas., Descrição: O tema desta pesquisa versa sobre dos governos pós-neoliberais na América Latina a partir dos casos de Argentina, Brasil, Venezuela, Bolívia e Chile, entre 1999 e 2009; um estudo e análise ainda pendente no âmbito acadêmico. Os casos de Uruguai e Equador, na América do sul serão inferidos. A finalidade é caracterizar as articulações entre as frações das classes no bloco no poder expressas por esses governos, conscientes que geram efeitos específicos sobre os aparatos de Estado e nas políticas públicas. Se existem forças sociais, movimentos sócios, que estejam localizadas fora do bloco no poder, mas que contribuem para interpretar tais governos estas serão incluídas a partir da noção de frente . Enfatizara as consequências da crise capitalista mundial iniciada no ano 2008 nestes países e sua influência nas políticas governamentais. Se pergunta se no caso de América latina se vive uma ilusão desenvolvimentista em nome do socialismo comunitário, o socialismo no século XXI ou com as propostas ?neo-desenvolvimentistas? no Brasil e Argentina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Soraia de Carvalho - Integrante / Gonzalo Adrián Rojas - Coordenador / Pablo Thiago Correia de Moura - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2004 - 2018

    GEPAL - Grupo de Estudos de Política da América Latina, Descrição: O GEPAL se constitui num grupo de pesquisas voltado para a investigação teórica dos problemas políticos que se apresentam no subcontinente latino-americano nas últimas duas ou três décadas. Com o fim das ditaduras militares ocorreu um agravamento da situação econômica e social das classes populares e as promessas dos "democratas" de melhoria das condições de vida das classes subalternas não se concretizaram. Se de um lado os regimes democráticos que emergiram nas décadas de 80 e 90 foram engendrados sob a hegemonia neoliberal, de outro, observou-se o surgimento de novas formas de luta e de resistência a esse novo padrão de acumulação capitalista. Com isso, o GEPAL se pauta em dois eixos temáticos: 1. Análise teórica e política do Estado na América Latina, com ênfase no Brasil, sob o neoliberalismo; 2. Análise das diversas formas de lutas e resistências populares à hegemonia neoliberal, principalmente expressas nos "novos" movimentos sociais - incluem-se também os partidos "antisistêmicos" e o movimento sindical. Nesse sentido, pretende-se agregar estudantes de pós-graduação e de graduação que estejam dispostos a voltarem seus estudos para os problemas políticos latino-americanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Soraia de Carvalho - Integrante / Eliel Ribeiro Machado - Coordenador., Número de produções C, T & A: 21

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Aprovação em processo seletivo para professora substituta, UFCG.

2010

Aprovação em teste seletivo para professor de Ciências Sociais, Unioeste - Toledo-PR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2016

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais Contemporâneos, Oficina de Elaboração de Projetos Sociais, Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso, Política Social 1, Tópicos Especiais em Política Social

    • 06/2016 - 07/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, integrante da Comissão Eleitoral para Chefe e Subchefe do Departamento de Serviço Social.

    • 06/2016 - 06/2016

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Saúde, Gestão Social, Política Social 1, Tópicos Especiais em Política Social, Oficina de elaboração de projetos sociais, Movimentos Sociais Contemporâneos

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante/pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas de Ciência Política contemporânea, Teoria Política II, Sistemas partidários e regimes eleitorais no Brasil e Filosofia Política.

    Atividades

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Ciências sociais (PPGCS/UFCG), .,Linhas de pesquisa

    • 02/2014 - 08/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Política Contemporânea, Teoria Política II, Filosofia Política, Sistemas Partidários e Regimes Eleitorais no Brasil

  • 2010 - 2012

    PITAGORAS LONDRINA

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Atividades

    • 05/2010 - 03/2012

      Ensino, Assessoria de Comunicação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Integrada: Jornalismo

    • 03/2010 - 03/2012

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria de Imprensa, Cultura, Grupos e Identidades, Semiótica, Teorias da Recepção

  • 2005 - Atual

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/pesquisadora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2010

    Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: orientador Social, Carga horária: 42

  • 2008 - 2010

    Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: educadora social, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Desenvolvimento de oficinas de Comunicação em projeto vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Londrina em parceria com o Provopar.

  • 2004 - 2005

    Centro Social Marista Irmão Acácio

    Vínculo: instrutor de oficina, Enquadramento Funcional: educador social, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2004 - 01/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Oficina de Comunicação

  • 2005 - 2005

    Faculdade do Norte Pioneiro

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Comunicação Institucional e Estratégica, Carga horária: 12