Ângela Maria Bastos de Albuquerque Silva
Doutoranda do Programa de Letras: Linguagem e Identidade na Universidade Federal do Acre, ingressante em 2023. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Acre - 2022. Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Acre - 2003. Graduada Pedagogia pela UNIG - Universidade Iguaçu - 2014. Especialização em Educação Ambiental pelo IESACRE - 2005, Especialização em Educação Especial pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - 2007. Especialização em Altas Habilidades/ Superdotação - 2020. Atuou em 2025 no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena e no Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais, Professora da Educação Básica, atuando como Assessora Pedagógica no Conselho Estadual de Educação - CEE/AC. Ministrou aulas em 2024 no Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, com as seguintes disciplinas: Componentes Regionais da Educação das relações étnico-raciais e do ensino de história e cultura africana, afro brasileira e indígena e Educação das relações étnico-raciais e a construção do currículo escolar, com as respectivas carga horária de 30 horas. Ministrou aulas no Centro Universitário UNINORTE, no curso de especialização em Educação Inclusiva, na disciplina: "A família e a Comunicação na Educação Inclusiva" carga horária de 24 horas. Ministrou aulas no curso de especialização, na Faculdade Sinal, na disciplina: Artigo Científico Temático, com carga horária de 40 horas.. Ministra aulas na Faculdade Sinal no curso de especialização em Educação Especial, em três Módulos sobre Altas Habilidades no total de 30 horas cada módulo nos anos de 2016, 2017 e 2018. É membra do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) UFAC, também é Membra do grupo de pesquisa: O processo de construção do docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula - UFAC.
Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Letras Linguagem e Identidade
2023 - Atual
Universidade Federal do Acre
Maria de Jesus Moraes. Bolsista do(a): Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil. Palavras-chave: negros; uniões étnico-raciais; Amazônia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Mestrado em Geografia
2019 - 2022
Universidade Federal do Acre
Título: ?Trajetórias de negros e negras no estado do Acre: das metamorfoses socioespaciais às lutas contemporâneas?, Ano de Obtenção: 2022
Maria de Jesus Morais.Bolsista do(a): Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil. Palavras-chave: negros; metamorfoses; Acre.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Altas Habilidades/Superdotação
2018 - 2020
Centro Universitário Filadélfia
Título: Prática Supervisionada
Orientador: Ms. Fabiane Silva Chueire Cianca
Especialização em Educação Especial
2005 - 2007
Instituto de Ensino Superior do Acre
Título: A Importância do Lúdíco no Processo Ensino-aprendizagem ao Deficiente Intelectual: Uma Abordagem Psicopedagógica no Atendimento Educacional Especializado-AEE
Orientador: Msc. Vera Alice Pereira da Silva
Especialização em Educação ambiental
2004 - 2005
Faculdade Barão do Rio Branco
Título: DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS AO LONGO DO IGARAPÉ FUNDO SITUADO NA CIDADE DE RIO BRANCO NO ESTADO DO ACRE
Orientador: Afrânio Patrocínio Andrade
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em II seminário GrAEL: língua(gens), embates e resistências na comtemporaneida. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em EDUCAÇÃO PARA (CON)VIVER DIANTE DO NOVO NORMAL. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em EDUCAÇÃO PARA (CON)VIVER DIANTE DO NOVO NORMAL. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Roda de conversa: Nosso Passos Vêm de Longe. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Educação para (con)viver Diante do Novo Normal. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Educação e Pedagogia: bases e princípios no tempo. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário, UNINTA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em XX Semana de História. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Noções Básicas de Elaboração e Adulização do Currículo Lattes. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em EDUCAÇÃO PARA (CON)VIVER DIANTE DO NOVO NORMAL. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Congresso Virtual Argentino e Ibero-ameriacano de Tecnologia e Educação. (Carga horária: 80h). , Centro Universitário FACVEST, FACVEST, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em A Pesquisa Crítica de Colaboração como forma de resistir-expandir em contex. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Mesa Temática- Pós-Graduação e Campo de Pesquisa: possibilidadese limites n. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Estudos Patrimônio e Culturas Afro-brasileiras- Roda de Pesquisadores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Oficinas Roteiros de Aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2020 - 2020
Novas Perpectivas para Políticas Públicas de Inclusão na Saúde, Educação. (Carga horária: 9h). , Assembleia Legislativa do Estado do Acre, ALEAC, Brasil.
2020 - 2020
Jornada de Linguística Aplicada. (Carga horária: 40h). , Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, ALAB, Brasil.
2019 - 2019
Formação de multiplicadores para enfrentamento da violência. (Carga horária: 9h). , Assembleia Legislativa do Estado do Acre, ALEAC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em APOIO PEDAGÓGICO NOS PROCESSOS DE ESCRITA E LEITURA. RACIOCÍNIO LÓGICO MATE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Orientações sobre Ações Afirmativas e reservas de vagas para alunos(as) do. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2015 - 2015
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES. (Carga horária: 80h). , Instituto Estadual de Educação Profissional Dom Moacir Grecho, IDM, Brasil.
2015 - 2015
Planejamento e Avaliação no Contexto Inclusivo. (Carga horária: 40h). , Centro de Atendimento Educacional Especializado Dom Bosco, CAEEDB, Brasil.
2014 - 2014
Deficiência Intelectual para professores de salas de recursos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2014 - 2014
Sorobã. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2014 - 2014
Altismo para professores de salas de recursos multifuncionais. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2014 - 2014
Altas Habilidades/Superdotação/AH/S para professores de salas de recursos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2014 - 2014
Língua Brasileira de Sinais para professores de salas de recursos. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2013 - 2013
II Seminário de Formação de Gestores Estaduais e Municipais do BPC. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2012 - 2012
Altas Habilidades/Superdotação/AH/S para professores de salas de recursos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2012 - 2012
I Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. (Carga horária: 20h). , Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, CONEDE, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Formação Continuada na Educação de Surdos. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada em AEE. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2010 - 2010
Deficiência Mental. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2009 - 2009
Dislexia. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2009 - 2009
Formação Inicial de Educadores do Pró-Jóvem Urbano. (Carga horária: 160h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
2009 - 2009
Altas Habilidades/Superdotação/AH/S. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Formação Continuada em Letramento. (Carga horária: 72h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Educadores do Pró-Jóvem. (Carga horária: 160h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
2007 - 2007
Alunos Dotados e Talentosos: outra face da inclusão escolar. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2006 - 2006
Saberes e Práticas da Inclusão. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2006 - 2006
Convivendo com a Surdez. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ações integradas para EJA nos assentamentos de Reforma Agrária no Acre. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Educação Inclusiva: a linguagem deste século. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2005 - 2005
Educação Inclusiva. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Ações integradas para EJA nos assentamentos de Reforma Agrária no Acre. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2004 - 2004
Oficina compacta I - II - III de treinamento para interprete língua sinais. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, SEE/AC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Formação de professores nos marcos das novas determinações da política educ. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Geografia. (Carga horária: 412h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Geografia. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Bio diversidade e zoneamento ecológico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2001 - 2001
I Seminário de valorização da biodiversidade. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
2001 - 2001
Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia na Amazônia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Geografia. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Formação de professores nos marcos das novas determinações da política educ. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da População.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Organização de eventos
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . XVI Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas. 2024. (Congresso).
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; SILVA, J. F. . "Orientações sobre Políticas de Ações Afirmativas e reservas de vagas para alunos(as) do segundo e terceiro ano do ensino médio. 2024. (Outro).
Participação em eventos
V Seminário Aberto de Pesquisa.''O amor em preto e branco: o entrelugar das diferenças raciais e de classe nas vivências e experiências nas uniões inter-raciais na Amazônia acreana''. 2024. (Seminário).
7º Seminário Anpae Norte políticas educacional em tempos de resistência.POLÍTICAS PÚBLICAS DE IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPER DOTAÇÃO NO ACRE. 2021. (Seminário).
Novas perspectivas para políticas públicas de inclusão na saúde educação e assistência social. 2019. (Seminário).
XX SEMANA DE EDUCAÇÃO E II SIMPÓSIO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO PPGE. 2019. (Simpósio).
2ª ANPED NORTE NA UFAC. 2018. (Encontro).
XIII JORNADAS ANDINA DE LITERATURA LATINO AMERICANA Éticas e Poéticas dos Mundos Andinos-Amazônicos: Trânsitos de saberes, Linguajes e Cultur. 2018. (Simpósio).
XIII JORNADAS ANDINA DE LITERATURA LATINO AMERICANA Éticas e Poéticas dos Mundos Andinos-Amazônicos: Trânsitos de saberes, Linguajes e Culturas. 2018. (Simpósio).
Orientou
Educação das Relações Étnico-Raciais do povo brasileiro: um projeto para a sala de aula; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação das Relações Étnico-Raciais e Hi) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Ângela Maria Bastos de Albuquerque Silva;
Mapas Temáticos para o Ensino da Geografia do Continente Africano; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação das Relações Étnico-Raciais e Hi) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Ângela Maria Bastos de Albuquerque Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, JORGE FERNANDES DA ; ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . NEGROS E NEGRAS NA AMAZÔNIA ACREANA: DO SILÊNCIO FUNDADOR ÀS TEMÁTICAS DE PESQUISAS. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES (ELETRÔNICO), ISSN: 2525-5924 , v. 13, p. 1-25, 2025.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; FERNANDES, Jorge. . Entraves e perspectivas na implementação da Lei 10.639/2003 na Amazônia acreana após duas décadas de sua aprovação 2003 a 2023. Revista Textos & Debates , v. 30, p. 01-14, 2024.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; FERNANDES, Jorge. . Uniões inter-raciais em pesquisas na Amazônia acreana: outros espaços de significações. REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM , v. 15, p. 328-353, 2024.
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; SILVA, J. F. . SINDICALISTAS NEGRAS E NEGROS CONTRA A POLÍTICA DEOCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA ACREANA NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980. DOI: 10.48075/ri.v26i2.32520 , v. 26, p. 25-43, 2024.
-
FERNANDES, Jorge. ; ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . NARRATIVAS DE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL SOBRE A DISCIPLINA DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. revista Geadel, , v. 4, p. 90-104, 2023.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; MORAIS, M. J. . Negros e negras no espaço urbano acreano: uma análise do processo de formação socioespacial da rua África e dos bairros João Eduardo, Irineu Serra e Laélia Alcântara na cidade de Rio Branco. https://doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n2.2021.5695 , v. 03, p. 78, 2021.
-
FERNANDES, Jorge. ; Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS LEGALIDADES E LEGITIMIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Em Favor da Igualdade Racial , v. 3, p. 78-93, 2020.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; CUNHA, JULIANA SANTOS DE SOUZA . OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPLEMENTADA NO GOVERNO TEMER SOBRE O ESTADO DO ACRE. Uáquiri (UFAC) , v. 2, p. 20-93, 2020.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; MORAIS, M. J. . O entre-lugar da mitológica Amazônia no imaginário do tecido social. In: Maria de Jesus Morais; Elderson de Melo Miranda; Juciane dos Santos Cavaleiros; Francisco Aquinei Timoóteo Queirós. (Org.). Eu narro, tu narras: tramas da memória, da palavra, do esquecimento em territórios amazônicos e outros lugares.. 1ed.Rio Branco: Nepan, 2024, v. 1, p. 126-140.
-
FERNANDES, Jorge. ; ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . Apresentação. In: Jorge Fernandes. (Org.). Experiência: o termo presente na formação de professores(as) atuando em lugares de floresta na Amazônia acreana. 1ed.Rio Branco: Nepan, 2024, v. 1, p. 13-16.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . Covid-19. In: Adélio Amaro; Frankelim Amaral. (Org.). V Coletânea de Poesia Lusófona em Paris. Ved.Paris: Portugal Mag, 2023, v. 5, p. 67-67.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; MORAIS, M. J. . A formação Socioespaciais e as questões étnico-raciais em Milton Santos: um referencial teórico. In: Daniel Luciano Gevehr. (Org.). Raça, etnia e gênero: questões do tempo presente. 3ed.Guarujá - São Paulo: Científica digital, 2022, v. 3, p. 72-81.
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; MORAIS, M. J. . Metamorfoses Socioespaciais de Negros e Negras no Estado do Acre: Educação escolar e trabalho na correlação entre o racismo, preconceito e discriminação. Territórios, identidades e trabalho na Amazônia Sul-Ocidental. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 13-36.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; CRUZ, Mauro Sérgio Ferreira da ; FERNANDES, Jorge. ; MORAIS, M. J. . Políticas públicas de identificação para atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação no Acre: um referencial teórico. In: Flávio Aparecido de Almeida. (Org.). Políticas Públicas, Educação e Diversidade: uma compreensão científica do real. 3ed.Guarujá - São Paulo: Científica digital, 2021, v. 3, p. 266-273.
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Ser ou não ser estrela na instituição escolar?Mitos e crenças construídos sobre alunas e alunos com altas habilidades/superdotação. In: Simone Cordeiro-Oliveira; Maurizio Babini.. (Org.). Língua(gens), embates e resistências na contemporaneidade. 1ed.Rio Branco: Nepan, 2021, v. 1, p. 1-238.
-
FERNANDES, Jorge. ; Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Relevância dos programas de formação de professores sobre as avaliações externas no Estado do Acre. In: Encontro Nacional Anped Norte, 2018, Rio Branco. 2ª Anped Norte, 2018.
-
FERNANDES, Jorge. ; Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Gênero memorial como dispositivo de construção da identidade docente no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor. In: 2ª Reunião Anped Norte, 2018, Rio Branco. 2ª Reunião Científica Regional Norte da ANPEd, 2018.
-
FERNANDES, Jorge. ; Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . LIMITES E POSSIBILIDADES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO SOBRE A POSSIBILIDADE DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE. In: IX Colóquio Internacional ?As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia, 2018, Rio Branco. Anais da XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana. Rio Branco: Nepan, 2017.
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . LIMITES E POSSIBILIDADES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO SOBRE A POSSIBILIDADE DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE. In: XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana, 2018, Rio Branco. ?ÉTICAS E POÉTICAS DOS MUNDOS ANDINOS-AMAZÔNICOS: TRÂNSITOS DE SABERES, LINGUAGENS E CULTURAS?. Rio Branco: Nepan, 2018. v. 1.
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE RIO BRANCO. In: IX Colóquio Internacional ?As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia, 2017, Rio Branco. Caderno de resumos: IX Colóquio Internacional as Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. Rio Branco: Nepan, 2017.
-
FERNANDES, Jorge. ; Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Gênero memorial como dispositivo de construção da identidade docente no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor. Anais da Reunião Anped Norte de 2018 Realizado na Ufac , 2018.
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . ?Mapeamento de referências à uniões inter-raciais em pesquisas na Amazônia acreana. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Educação Especial: desafios da inclusão na educação básica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, Jorge. ; ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . 'SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO, ATUANDO EM LUGARES DE FLORESTA NA AMAZÔNIA ACREANA'.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . 'NARRATIVAS DE ALUNAS E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EMLETRAS ESPANHOL SOBRE A DISCIPLINA DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA.'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; FERNANDES, Jorge. . Políticas públicas de identificação e atendimento de alunos com altas habilidades/Superdotaçao no Acre. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, Jorge. ; Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . O duplo papel da mulher negra: ser mãe e educadora. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . A questão étnico racial negra na concepção do geógrafo Milton Santos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Trajetória intelectual negro Milton Santos na Educação Geográfica nacional internacional. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Geografização das produções epistemológicas sobre a população negra no espaço acreano: das metamorfoses socioespaciais às lutas contemporâneas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Competências teórico metodológicas no processo de identificação de alunos com altas habilidades super dotação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E CONCEITUAL DAS NOMENCLATURAS SOBRE ALUNOS COMO ALTAS HABILIDADES SUPER DOTAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Relevância dos programas de formação de professores sobre as avaliações externas no Estado do Acre. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Gênero memorial como dispositivo de construção da identidade docente no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . O memorial como gênero literário na formação universitária de docentes nas áreas rurais da Amazônia acreana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . LIMITES E POSSIBILIDADES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO SOBRE A POSSIBILIDADE DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Entre os limites da formação escolar e universitária: concepções de alunos(as) do ensino médio nas escolas públicas, sobre a possibilidade de ingresso na universidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Processo de Identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação da educação básica na cidade de Rio Branco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida? como estratagema biopolítico. 2024.
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . RITMANÁLISE ANCESTRAL: PENSANDO A IDENTIFICAÇÃO RACIAL DE PESSOAS NEGRAS A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO RÍTMICA. 2024.
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE BUJARI ? AC: SUBSÍDIO AO ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL. 2020.
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . Pós-graduação em Geografia da Ufac. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ALBUQUERQUE . Editorial. 2025. (Editoração/Periódico).
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; FERNANDES, Jorge. . ?Construção de projetos de pesquisa acadêmica consubstanciada na interseccionalidade de raça, classe e gênero na Amazônia acreana?. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Oficina para orientações, análises e correções dos Projetos Políticos Pedagógicos e Regimento Escolar. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE . 'Escrita de Artigos científicos com temáticas étnico-raciais críticas'. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; FERNANDES, Jorge. . 'Construção de Projetos de pesquisa acadêmica com temáticas antirracista na Amazônia'. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALBUQUERQUE, ÂNGELA MARIA BASTOS DE ; FERNANDES, Jorge. . Construção do Artigo Acadêmico. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Oficina de Elaboração de itens. 2021. .
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Ser ou ser estrela na instituição escolar? Os mitos construídos sobre alunas e alunos com altas habilidades/superdotação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Produções Científicas Voltadas às necessidades de Alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Produções Científicas Voltadas às necessidades de Alunos(as) com Altas Habilidades/Superdotação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de ; FERNANDES, Jorge. . Apoio Pedagógico nos Processos de Escrita e Leitura:raciocínio lógico matemático de alunos da séries iniciais do ensino fundamental. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Altas Habilidades\Super dotação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Altas Habilidades\superdotação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Artigo científico temático. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Inclusão Social e as Interfaces com a Educação Especial. 2016. .
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Formação continuada para atendimento educacional especializado no contexto da educação inclusiva. 2012. .
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Vivenciando o cotidiano da inclusão social e educacional. 2011. .
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Construção de práticas educacionais para o atendimento educacional especializado. 2011. .
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . Sala de Recurso um espaço para potencializar talentos. 2009. .
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . A diversidade de Talentos na Educação. 2008. .
Albuquerque. Ângela Maria Bastos de . A construção de práticas educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. 2008. .
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2022
V encontro acreano de Geografia, sociedade e território: conflitos e resistências, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (45) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Ângela Maria Bastos de Albuquerque Silva - Coordenador / José Alves - Integrante.
-
2021 - 2021
Afro cientistas: protagonismo de jovens negros na inserção da história e cultura africana e Afro Brasileira no currículo de história do ensino médio, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: Ângela Maria Bastos de Albuquerque Silva - Integrante / Flavia Rodrigues Lima da Rocha - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 30
Outras informações:
Até 2016 - Assessora pedagógica na Coordenação de Educação Especial assessorando os Centros de Apoio Pedagógico à Inclusão;
A partir de 2017 Assessora Pedagógica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Supedotação - NAHAS na cidade de Rio Branco.
2022 - 2022
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Centro de Formação da CEE, Carga horária: 20
2007 - 2009
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora formadora de professores do NAAH/S, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S atuando como formadora de professores da rede regular de ensino da educação básica, acadêmicos e comunidade;
2007 - 2007
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das ciências humanas Geografia, Carga horária: 30
2006 - 2006
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Formadora do Dom Bosco, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora do Dom Bosco atuando como formadora de Professores da rede regular de ensino, acadêmicos e comunidade;
2006 - 2006
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das ciências humanas Geografia, Carga horária: 30
2005 - 2005
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das ciências humanas Geografia, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora no Centro de Apoio ao Surdo - CAS
Professora na área de Ciências Humanas para alunos surdos;
2004 - 2004
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora na escola Hermínia Moreira Maia na área de Ciências Humanas para alunos surdos;
2003 - 2003
Secretaria de Estado de educação e Esporte do Estado do AcreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora regente na Escola Drº Mário de Oliveira na disciplina de Geografia;
2019 - Atual
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 30
2019 - Atual
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR INTEGRALIZAÇÃO, Carga horária: 30
2018 - 2018
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 30
2018 - 2018
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR INTEGRALIZAÇÃO, Carga horária: 30
2017 - 2017
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 30
2017 - 2017
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR INTEGRALIZAÇÃO, Carga horária: 30
2016 - 2016
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 40
Outras informações:
No de 2016 Professora de um módulo no Curso de Especialização de Educação Inclusiva ministrante da Disciplina: Altas Habilidades/Superdotação.
No de 2017 Professora de um módulo no Curso de Especialização de Educação Inclusiva ministrante da Disciplina: Altas Habilidades/Superdotação.
2016 - 2016
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR INTEGRALIZAÇÃO, Carga horária: 30
2015 - 2015
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 30
2015 - 2015
faculdade sinalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR INTEGRALIZAÇÃO, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ângela Maria Bastos de Albuquerque Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?