Roberta Araujo Taques Teixeira
Roberta Araujo Taques Teixeira é Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Educação Brasileira pela mesma universidade e Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Oficial da Marinha do Brasil, onde exerce a função de Chefe do Departamento de Ensino da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, tendo atuado, no mesmo estabelecimento, como orientadora educacional e pedagógica. Desempenhou, ainda, a função de coordenadora pedagógica de cursos a distância oferecidos pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk. Participou de programas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), tais como o Programa Nacional de Bibliotecas da Escola (PNBE 2005) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM), tendo atuado, neste último, como Supervisora do Subsistema de Avaliação e Monitoramento ? SMA/RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Avaliação em larga escala, metodologia da pesquisa, bem como estudos do Cotidiano Escolar.
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Educação
2008 - 2012
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Culturas Escolares e Culturas Sociais de Referência: espaços, práticas pedagógicas e representações docentes relacionados à leitura
Vera Maria Candau. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cultura escolar; espaços escolares; práticas pedagógicas.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação Brasileira
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: Espaços Escolares e Habilidades de Leitura - Um estudo em três escolas públicas municipais do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2008
Alicia Maria Catalano de Bonamino.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: escolas eficazes; espaços escolares; estratégias para o trabalho com a leitura; leitura e escrita; estudo longitudinal.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Pedagogia
2001 - 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação Escolar - algumas práticas possíveis e bem sucedidas
Orientador: Ana Canen
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Formação de Professores - Educação Infantil
2002 - 2002
Fundação Brasileira de Educação - Centro Educacional de Niterói
Curso técnico/profissionalizante em Formação de Professores-1º Seg. Ensino Fundamental
2001 - 2002
Fundação Brasileira de Educação - Centro Educacional de Niterói
Formação complementar
2013 - 2013
Curso Expedito de Técnica de Ensino. (Carga horária: 104h). , Marinha do Brasil, MB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Formação de Educadores em Educação de Jovens e Adu. (Carga horária: 60h). , Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, PR2, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura e Cotidiano Escolar.
Organização de eventos
TEIXEIRA, Roberta A. . I Mostra de Arte Naval, Ciência e Tecnologia da EAMES. 2019. (Exposição).
Participação em eventos
V Reunião Anual da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Práticas contextualizadas de ensino de ciências e o desempenho dos estudantes brasileiros no PISA-2006. 2009. (Congresso).
V Reunião Anual da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). 2009. (Encontro).
31a Reunião Anual da ANPED. 2008. (Congresso).
31a Reunião Anual da ANPED. Espaços, recursos escolares e habilidades de leitura de estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro - um estudo exploratório. 2008. (Congresso).
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. Um olhar sobre a escola:clima acadêmico e espaços privilegiados de leitura em estabelecimentos de ensino da rede pública do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. 2008. (Congresso).
16º Congresso brasileiro de transporte e trânsito. A formação do condutor: notas sobre a experiência do sistema de avaliação do candidato à obtenção da CNH no Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).
16º Congresso brasileiro de transporte e trânsito. 2007. (Congresso).
I Simpósio Espaço e Educação.Objetos e espaços escolares como indicadores de culturas escolares promotoras de aprendizagem de habilidades de leitura: um estudo em três escolas públicas do município do Rio de Janeiro. 2007. (Simpósio).
I Simpósio Espaço e Educação. 2007. (Simpósio).
II Seminário Internacional Desafios do Ensino Médio. 2006. (Seminário).
I Seminário DENATRAN de Educação e Segurança no Trânsito. 2006. (Seminário).
VIII Semana de Educação da UFRJ.Educação para o trânsito: possibilidades e a perspectiva de atuação dos profissionais de educação. 2006. (Encontro).
XXVIII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2006. (Encontro).
XXVIII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Desvendando vozes: a formação de professores na perspectiva da Análise do Discurso Francesa. 2006. (Encontro).
Congresso de Linguagem ? COLE. 2005. (Congresso).
Professores em Formação: que leituras? ? FE/UFRJ. 2005. (Outra).
XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2005. (Encontro).
XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.O processo de formação docente no discurso dos professores: leitores em análise. 2005. (Encontro).
24º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia ? ENEPe.24º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia ? ENEPe. 2004. (Encontro).
Seminário de Políticas Públicas de Formação dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2004. (Seminário).
Seminário Nacional ?Dois Anos de Políticas de Cotas: balanço e perspectivas?. 2004. (Seminário).
XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE.XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE. 2004. (Encontro).
XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE. 2004. (Encontro).
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2004. (Encontro).
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Os mecanismos de negação presentes nos discursos de professores em formação docente. 2004. (Outra).
II Fórum Mundial de Educação. 2003. (Congresso).
II Fórum Mundial de Educação.II Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).
II FórumZINHO Social Mundial.II FórumZINHO Social Mundial. 2003. (Oficina).
Seminário de Políticas de Formação de Profissionais de Educação no Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).
1o Congresso Estadual de Educação. 2002. (Congresso).
22o Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPe. 2002. (Encontro).
V Semana de Educação da UFRJ. 2002. (Simpósio).
V Semana de Educação da UFRJ. 2002. (Encontro).
Vygotsky e a Aprendizagem. 2002. (Outra).
V Encontro Regional de Estudantes de Letras da região Sudeste. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
TEIXEIRA, Roberta A.. Pedagoga (revisora pedagógica) - Concurso Público de Admissão para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros. 2014. Marinha do Brasil.
TEIXEIRA, Roberta A.. Pedagoga (revisora pedagógica) - Concurso Público de Admissão para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros. 2013. Marinha do Brasil.
TEIXEIRA, Roberta A.. Analista Pedagógico - Exame Padronizado das Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EPEAM). 2014. Marinha do Brasil.
Orientou
Estágio em supervisão e administração escolar; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa) - Marinha do Brasil, Marinha do Brasil; Orientador: Roberta Araujo Taques Teixeira;
Estágio em supervisão e administração escolar; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa) - Marinha do Brasil, Marinha do Brasil; Orientador: Roberta Araujo Taques Teixeira;
Estágio em supervisão e administração escolar; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa) - Marinha do Brasil, Marinha do Brasil; Orientador: Roberta Araujo Taques Teixeira;
Produções bibliográficas
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Espaços, recursos escolares e habilidades de leitura de estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Educação , v. 14, p. 232-245, 2009.
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Espaços escolares e habilidades de leitura - um estudo em trés escolas públicas municipais do Rio de Janeiro (resumo expandido). In: NIGEL BROOKE; ALICIA BONAMINO. (Org.). Geres 2005: Razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre a eficácia escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Walprint Gráfica e Editora, 2011, v. 1, p. 188-189.
-
TEIXEIRA, Roberta A. ; CERDEIRA, D. S. ; COSTA, M. H. A. . Prova Eletrônica: Contribuições da Tecnologia Para a Formação de Condutores. Livro de Casos do Quanti & Quali 2008. Rio Grande do Sul: , 2008, v. , p. -.
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Refletindo sobre as potencialidades do uso de espaços e recursos para o desenvolvimento de habilidades de leitura na escola. Boletim GERES - Ano 4 Nº 4, Belo Horizonte.
-
PEDROSA, F. F. ; OLIVEIRA, L. G. ; TEIXEIRA, Roberta A. . Práticas contextualizadas de ensino de Ciências e o desempenho dos estudantes brasileiros no PISA- 2006. In: V Reunião Anual da ABAVE: ?Em Direção à Qualidade: Indicadores e Metas Educacionais?, 2009, Salvador. V Reunião Anual da ABAVE: ?Em Direção à Qualidade: Indicadores e Metas Educacionais?, 2009.
-
TEIXEIRA, Roberta A. . INFLUÊNCIA DOS ESPAÇOS E RECURSOS ESCOLARES NA HABILIDADE DE LEITURA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO ? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008, Caxambu. Anais da 31ª Reunião Anual da ANPEd, 2008.
-
TEIXEIRA, Roberta A. ; BERNADO, E. S. ; PEDROSA, F. F. ; OLIVEIRA, L. G. ; RODRIGUES, J. R. S. . Diferentes contribuições de softwares de tratamento de dados quantitativos para a pesquisa em educação ? o caso do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED) da PUC-Rio. In: I Encontro Brasileiro sobre Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos, 2008, Porto Alegre. Anais do I Encontro Brasileiro sobre Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos, 2008.
-
TEIXEIRA, Roberta A. ; PEDROSA, F. F. . UM OLHAR SOBRE A ESCOLA:CLIMA ACADÊMICO E ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE LEITURA EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA REDE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008.
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Objetos e Espaços Escolares como Indicadores de Culturas Escolares Promotoras de Aprendizagem de Habilidades de Leitura: um estudo em três escolas públicas do município do Rio de Janeiro. In: I Simpósio Espaço Educação, 2007, Juiz de Fora. I Simpósio Espaço Educação, 2007.
-
TEIXEIRA, Roberta A. ; XAVIER, Alice Pereira ; SCELZA, C. . A Formação do Condutor: notas sobre a experiência do sistema de Avaliação do candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação no Estado do Rio de Janeiro. In: 16º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2007, Maceió. 16º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.
-
ANDRADE, Ludmila Thome ; TEIXEIRA, Roberta A. . A leitura de professores em formação inicial universitária. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE, 2004, Curitiba. XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE, 2004.
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Desvendando Vozes: a formação de professores na perspectiva da análise do discurso francesa. In: XXVIII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. XXVIII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.
-
TEIXEIRA, Roberta A. ; XAVIER, Alice Pereira ; RODRIGUES, D. . Educação para o Trânsito: possibilidades e perspectivas de atuação do profissional da educação. In: Faculdade de Educação - UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. V Semana de Educação da UFRJ, 2006.
-
TEIXEIRA, Roberta A. . O processo de formação docente no discurso dos professores: leitores em análise. In: XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005.
-
TEIXEIRA, Roberta A. ; PEREIRA, E. C. . Os Mecanismos de Negação Presentes nos Discursos de Professores em Formação Docente. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004.
-
TEIXEIRA, Roberta A. . O Currículo do Novo Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Estratégias para otimizar o estudo individual e organizar uma rotina de estudos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Estratégias para otimizar o estudo individual e organizar uma rotina de estudos 2016-2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Estratégias para fazer uma boa prova. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Currículo por Competências na Marinha do Brasil - O Novo Itinerário Formativo de Praças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Programa de Incentivo à Leitura na Marinha do Brasil - PROLEITURA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Estratégias para otimizar o estudo individual e organizar uma rotina de estudos 2016 - 3. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Currículo por Competências na Marinha do Brasil - O Novo Itinerário Formativo de Praças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Currículo por Competências na Marinha do Brasil - O Novo Itinerário Formativo de Praças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Oficina denominada ?Artes Cênicas e a Educação?.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, Roberta A. . Relato na temática Educação Especial, cujo título foi ?Recursos Didáticos Utilizados na Alfabetização de Deficientes Visuais?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BONAMINO, A. M. C. ; TEIXEIRA, Roberta A. ; PEDROSA, F. F. ; OLIVEIRA, L. G. ; RODRIGUES, J. R. S. . Clima didático e interações em sala de aula 2008 (Artigo).
Outras produções
TEIXEIRA, Roberta A. . PROFESP - Programa Segundo Tempo / Forças no Esporte. 2016.
TEIXEIRA, Roberta A. . PROLEITURA - Programa de Leitura para o Corpo Discente das Instituições de Ensino da Marinha do Brasil. 2016.
TEIXEIRA, Roberta A. ; XAVIER, Alice Pereira . Projeto de Avaliação de Resultados. 2006.
TEIXEIRA, Roberta A. . Relatório de Avaliação Pós-Escolar da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo da Turma JULIET-2017. 2019.
TEIXEIRA, Roberta A. . Parecerista do Programa de Leitura para o Corpo Discente das Instituições de Ensino da Marinha do Brasil. 2018.
TEIXEIRA, Roberta A. . Relatório de Avaliação Interna da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo. 2018.
TEIXEIRA, Roberta A. . Parecerista da Revista da Universidade da Força Aérea (UNIFA), v.30, 39a edição (no prelo). 2016.
TEIXEIRA, Roberta A. . Parecerista do Programa de Leitura para o Corpo Discente das Instituições de Ensino da Marinha do Brasil. 2016.
TEIXEIRA, Roberta A. . Relatório de Avaliação Interna da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo. 2016.
TEIXEIRA, Roberta A. . Parecerista da Revista da Universidade da Força Aérea (UNIFA), v. 27, 34ª edição. 2014.
TEIXEIRA, Roberta A. . Parecerista da Revista da Universidade da Força Aérea (UNIFA) v. 26, 33ª edição. 2013.
TEIXEIRA, Roberta A. . Parecerista do Prêmio Viva Leitura - PNLL / MEC - UNESCO. 2009.
TEIXEIRA, Roberta A. ; ANDRADE, Ludmila Thome . Relatório Final Técnico-científico referente ao projeto de pesquisa intitulado A heterogeneidade discursiva da formação docente: como escrevem os professores?. 2006.
TEIXEIRA, Roberta A. . Relatório Final Técnico-científico referente ao projeto de pesquisa intitulado Concepções e Práticas de Leitura e Escrita de Professores e Alunos Universitários. 2005.
TEIXEIRA, Roberta A. . Relatório Parcial Técnico-científico referente ao projeto de pesquisa intitulado Concepções e Práticas de Leitura e Escrita de Professores e Alunos Universitários. 2004.
TEIXEIRA, Roberta A. . A Pedagogia e suas áreas de atuação. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
TEIXEIRA, Roberta A. . Curso Especial de Metodologia Didática a Distância. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TEIXEIRA, Roberta A. . Curso Expedito de Técnicas de Ensino. 2018. .
TEIXEIRA, Roberta A. . Coordenação do Curso Expedito de Técnicas de Ensino 2018. 2018. (Curso).
TEIXEIRA, Roberta A. . Curso Expedito de Técnica de Ensino 2016. 2016. .
TEIXEIRA, Roberta A. . Coordenação do Curso Expedito de Técnica de Ensino 2016. 2016. (Curso).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Planejamento do Ensino e Confecção de Planos de Aula' - 2016. 2016. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução de Oficina Pedagógica intitulada 'Avaliação da Aprendizagem' 2016. 2016. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Estratégias para Otimizar os Estudos' 2016. 2016. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Estratégias para Otimizar os Estudos' 2015. 2015. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução de Oficina Pedagógica intitulada 'Avaliação da Aprendizagem' 2015. 2015. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Curso Expedito de Técnicas de Ensino 2014. 2014. .
TEIXEIRA, Roberta A. . Coordenação do Curso Expedito de Técnica de Ensino 2014. 2014. (Curso).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Planejamento do Ensino e Confecção de Planos de Aula' - 2014. 2014. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução de Oficina Pedagógica intitulada 'Avaliação da Aprendizagem' 2014. 2014. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Estratégias para Otimizar os Estudos' 2014. 2014. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Curso Expedito de Técnicas de Ensino 2013/1. 2013. .
TEIXEIRA, Roberta A. . Curso Expedito de Técnicas de Ensino 2013/2. 2013. .
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Planejamento do Ensino e Confecção de Planos de Aula' - 2013. 2013. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução de Oficina Pedagógica intitulada 'Avaliação da Aprendizagem' 2013. 2013. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Estratégias para Otimizar os Estudos' 2013. 2013. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Planejamento do Ensino e Confecção de Planos de Aula' - 2012. 2012. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução de Oficina Pedagógica intitulada 'Avaliação da Aprendizagem' 2012. 2012. (Oficina Pedagógica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Condução da Oficina Pedagógica intitulada 'Estratégias para Otimizar os Estudos' 2012. 2012. (Oficina Pedagógica).
NEVES, E. D. ; TEIXEIRA, Roberta A. . Cartillha sobre Associativismo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Eletrônica).
NEVES, E. D. ; TEIXEIRA, Roberta A. . Cartilha sobre Questões de Gênero. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Eletrônica).
NEVES, E. D. ; TEIXEIRA, Roberta A. . Cartilha do Planejamento da Propriedade Rural. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Eletrônica).
TEIXEIRA, Roberta A. . Programa Nacional de Bibliotecas da Escola ? PNBE 2005. 2005 (Monitoria) .
TEIXEIRA, Roberta A. . Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem. 2005 (Supervisão) .
TEIXEIRA, Roberta A. ; NEVES, E. D. ; SHELB, L. A. ; BISERA, A. C. C. . Núcleo de Ação em Ambiente, Saúde, Cultura e Educação ? NASCE (ONG). 2004.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Multiculturalismo, Direitos Humanos e Educação: a tensão entre a igualdade e a diferença Professoral, Descrição: O Projeto está sendo desenvolvido no âmbito do GECEC - Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura (s) -, sob a coordenação da professora Vera Maria Candau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Araujo Taques Teixeira - Integrante / Vera Maria Candau - Coordenador.
-
2005 - 2012
Estudo da Geração Escolar 2005 (GERES 2005), Descrição: O GERES é um projeto de pesquisa longitudinal que focaliza a aprendizagem nas primeiras fases do Ensino Fundamental, levando em conta os fatores escolares e sócio-familiares que incidem sobre o desempenho escolar, além de outras dimensões, como a auto-estima e a motivação, que podem afetar o desenvolvimento dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Roberta Araujo Taques Teixeira - Coordenador / Alicia Maria Catalano de Bonamino - Integrante / Elisangela da Silva Bernado - Integrante / Fátima Cristina Alves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Ford - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2006
A heterogeneidade discursiva da formação docente: como escrevem os professores?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roberta Araujo Taques Teixeira - Integrante / Ludmila Thomé de ANdrade - Coordenador / Roberta Peregrino - Integrante / Mônica Pinheiro - Integrante., Financiador(es): CEPEG - UFRJ - Bolsa.
-
2003 - 2005
Concepções e Práticas de Leitura e Escrita de Professores e Alunos Universitários, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roberta Araujo Taques Teixeira - Integrante / Ludmila Thomé de ANdrade - Coordenador / Markélle Morant - Integrante / Érika Campos Pereira - Integrante., Financiador(es): PIBIC - CNPq - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Marinha do Brasil, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo. , Escola de Aprendizes e Marinheiros do Estado Espírito Santo, Centro de Vila Velha, 29100900 - Vila Velha, ES - Brasil, Telefone: (27) 30415420
Experiência profissional
2010 - Atual
MARINHA DO BRASILVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2019
Serviços técnicos especializados , Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Serviço realizado, Supervisora Pedagógica do processo de revisão e atualização das apostilas e referências bibliográficas do Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa.
-
06/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho de Avaliação da Proposta Curricular do Curso de Formação de Marinheiros 2020.
-
06/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Técnica de Revisão e Atualização das Apostilas e referências bibliográficas do Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa.
-
10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Pós Escolar.
-
09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Permanente do Corpo Docente - CoPeCoD.
-
03/2017
Serviços técnicos especializados , Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Serviço realizado, Análise Pedagógica de provas do Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa.
-
01/2017
Direção e administração, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ensino.
-
03/2016
Serviços técnicos especializados , Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Serviço realizado, Avaliação de Aulas expositivas e práticas do Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa.
-
02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Curso.
-
01/2017 - 06/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Ensino da Marinha, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação da Proposta Curricular do Curso de Formação de Marinheiros - CoAC.
-
01/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Permanente do Corpo Docente - CoPeCoD.
-
05/2016 - 01/2017
Serviços técnicos especializados , Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Serviço realizado, Orientadora Educacional.
-
02/2010 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente do Corpo Docente - CoPeCoD.
-
02/2012 - 05/2016
Serviços técnicos especializados , Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, .,Serviço realizado, Orientadora Pedagógica.
-
01/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, .,Serviço realizado, Pedagoga supervisora de cursos EAD.
2008 - 2011
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisadora membro do Laboratório de Avaliação em Educação (LAED) da PUC-Rio, atuando, principalmente no Projeto Estudo da Geração Escolar 2005 (GERES).
2010 - 2012
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Colaboradora do Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC), liderado pela Professora Vera Candau. Participou do processo de desenvolvimento do projeto de pesquisa: ?Interculturalidade e Educação na América Latina e no Brasil: saberes, atores e buscas?, que teve por objetivo central analisar o processo de construção da educação intercultural na América Latina e, particularmente, no Brasil, identificando seus atores mais significativos nos movimentos sociais, na academia e no poder público, as concepções e tensões presentes neste campo, assim como as principais incidências nas políticas educativas.
2005 - 2006
Faculdade de Educação - UFRJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como bolsista de iniciação científica, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no projeto intitulado "Formação de Professores: uma discussão em curso", liderado pela Professora Ludmila Thomé de Andrade.
2005 - 2005
Faculdade de Educação - UFRJVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como monitora do processo de avaliação e seleção de livros de literatura infantil denominado Programa nacional de Biblioteca da Escola (PNBE-2005), programa da Secretaria de Educação Básica, do MEC, que teve por objetivo selecionar as obras que compuseram os acervos das bibliotecas da escolas públicas brasileiras de ensino fundamental em 2006. No ano de 2005, a Faculdade de Educação da UFRJ foi responsável por coordenar esse trabalho.
2003 - 2005
Faculdade de Educação - UFRJVínculo: bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como bolsista de iniciação científica, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no projeto intitulado "Concepções e práticas de leitura e escrita de professores e alunos universitários", liderado pela Professora Ludmila Thomé de Andrade.
Atividades
-
07/2005 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento , CEPEG - UFRJ, .,Linhas de pesquisa
-
07/2003 - 08/2005
Pesquisa e desenvolvimento , CNPq - PIBIC, .,Linhas de pesquisa
2005 - 2005
Fundação de Desenvolvimento da PesquisaVínculo: carteira assinada, Enquadramento Funcional: Supervisor Administrativo I do ProJovem/RJ, Carga horária: 20
Outras informações:
Membro da equipe de supervisores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Subsistema de Monitoramento e Avaliação do ProJovem - vinculado à cordenação nacional do programa.
2006 - 2008
Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio UniversitárioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação na coordenação de projetos da área educacional e assessoria em pesquisas afins.
2003 - 2005
Centro Educacional Espaço IntegradoVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como professora auxiliar em turmas do 4ºano do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental
Atividades
-
04/2003 - 08/2004
Estágios , CEI, .,Estágio realizado, Auxílio à Professora em diversas atividades pedagógicas. 3ª Série do Ensino Fundamental.
2002 - 2003
Escola Oga MitáVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Atividades
-
08/2002 - 03/2003
Estágios , Escola Oga Mitá, .,Estágio realizado, Auxílio no planejamento e prática de ensino.
2003 - 2004
Colégio Estd. Ignácio de Azevedo do AmaralVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Estágio obrigatório.
Atividades
-
08/2004 - 05/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Didática, Filosofia da Educação, História da Educação, Estrutura e Funcionamentodo Ensino, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação
2001 - 2002
Instituto Benjamin ConstantVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2001 - 08/2002
Estágios , Instituto Benjamin Constant, .,Estágio realizado, Auxílio na prática de ensino e montagem de materiais didáticos específicos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberta Araujo Taques Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?