Marcia dos Santos Silva
Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase vigilancia sanitaria, Inspeção de Carne na Medicina Veterinária
Informações coletadas do Lattes em 28/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Medicina Veterinaria
2004 - 2010
Fundação Universidade Federal do Tocantins
Orientador: Adriano Tony Ramos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Formação complementar
2009 - 2009
Extensão universitária em I Seminario de responsabilidade tecnica do CRMV-TO. (Carga horária: 24h). , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em PIM-Programa Institucional de Monitoria. (Carga horária: 90h). , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2009 - 2009
CUSTO DA @ E SUA VIABILIDADE EM CONFINAMENTO DE PO. (Carga horária: 12h). , instituto de studos pecuários.
2007 - 2007
Extensão universitária em I Curso de Ortopedia em Pequenos Animais. , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2007 - 2007
Compostagem de carcaça e outros resíduos. , TORTUGA COMPANHIA ZOOTÉCNICA AGRÁRIA.
2007 - 2007
Construção de Cochos. , TORTUGA COMPANHIA ZOOTÉCNICA AGRÁRIA.
2007 - 2007
II Tertulia TEMA: Diarréia. , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2007 - 2007
III Tertulia TEMA: Animais Silvestres. , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em I Semana Tecnologica Sebrae DO Campus para o Campo. , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em I Fórum de Ensino, Pesquisa, Extenção e Cultural. , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2006 - 2006
I FASC-Fórum Ambiental, Social e Cultural da UFT.. , Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2005 - 2005
Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica. , Centro de Controle de Zoonoses.
2004 - 2004
Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica. , Centro de Controle de Zoonoses.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Medicina Vetererinaria. 2007. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
MILHOMEM, A. B. ; RAMOS, A. T. ; SILVA, M. S. ; SILVA, H. M. C. . IMPLICAÇÕES DAS LESÕES ENCONTRADAS EM MATADOUROS DE BOVINOS NA REGIÃO DE ARAGUAINA-TO. In: 6 SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFT, 2010, PALMAS. IMPLICAÇÕES DAS LESÕES ENCONTRADAS EM MATADOUROS DE BOVINOS NA REGIÃO DE ARAGUAINA-TO, 2010.
-
RAMOS, A. T. ; NARDI, A. B. ; BURNS, L. V. ; HOSOMI, F. Y. M. ; MAIORKA, P. C. ; SILVA, M. S. ; MARUO, V. M. . LINFOSSARCOMA EM OVINO: RELATO DE CASO. In: XIV ENAPAVE, 2009, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DO XIV ENAPAVE, 2009.
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2012
Implicações das Lesões Encontradas em Linfonodos e SNC de Cães com Leischmania em Araguaína- TO, Descrição: A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma zoonose e doença crônica sistêmica do cão causada por um protozoário, Leishmania sp., que é um parasita intracelular obrigatório dos mamíferos. Quando a doença é confirmada, os animais positivos são eutanasiados, o diagnóstico preciso é de suma importância para tomada de decisão do clínico e de autoridades da saúde pública. Atualmente são utilizados como testes diagnósticos: o teste de Elisa, a imunofluorescencia direta, punção de medula e de linfonodos e o exame de PCR, sendo este último, o teste confirmatório. A confirmação do diagnóstico antes da eutanásia (in vivo) através dos testes sorológicos ou pela presença de formas parasitárias, é muito útil para o controle desta zoonose. A não utilização de testes altamente específicos dificulta a determinação da prevalência da doença na população canina e inicia um processo de sacrifícios desnecessários. Com este trabalho pretende-se levantar dados sobre os métodos de diagnóstico, e fornecer informações que tornem esse diagnóstico mais preciso. Para isso serão analisados os linfonodos onde, visando relacionar o tamanho do linfonodo com o número de protozoários. Quanto ao SNC a literatura apresenta contradições no que concerne a patogenia da leishmaniose visceral neste sistema. Há autores que citam a presença de uma coroidite que está associada a sintomas neurológicos, que algumas vezes é associada a presença do parasita. Esse conjunto de alterações foi chamada de leishmaniose cerebral que está presente nos casos em que a doença tem um quadro avançado. A falta de informação sobre estas alterações neurológicas dificulta o entendimento sobre a patogenia desta doença. Como o sistema nervoso central é um local imunologicamente privilegiado as lesões provocadas pela Leishmania sp. podem fornecer informações a respeito da sua patogenia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcia dos Santos Silva - Integrante / Adriano Tony Ramos - Coordenador / Leonardo Vaz Burns - Integrante / Viviane Mayumi Maruo - Integrante / Paulo Cesar Maiorka - Integrante / Domenica Palomaris Mariano de Souza - Integrante / Marcello Otake Sato - Integrante / Helcileia Dias Santos - Integrante.
-
2009 - Atual
Implicações das lesões encontradas em matadouros na região da Araguaína - TO, Descrição: Os objetivos do presente estudo são identificar as patologias encontradas em bovinos abatidos nos matadouros/matadouro-frigoríficos da região de Araguaína - Tocantins, bem como determinar as perdas econômicas causadas por essas patologias e pelas lesões de carcaça provocadas pelo transporte e manejo dentro do matadouros/matadouro-frigoríficos. Para tal, serão realizados cortes histológicos nas lesões viscerais e se necessário serão empregadas técnicas especiais de coloração, tais como Ziehl-Nielsen nos casos em que há suspeita de tuberculose com o intuíto de identificar bacilos álcool-ácido-resistentes, Tricrômico de Masson para marcação de tecido conjuntivo em amostras de órgãos com fibrose e Vermelho Congo para detecção de deposição de amilóide. Nas lesões de carcaças serão mensuradas a fim de determinar as áreas afetadas e indicar a porcentagem de perdas nas carcaças. De acordo com as alterações encontradas será possível precisar as principais causas de condenações de vísceras e carcaças de bovinos em matadouros/matadouro-frigoríficos. E a porcentagem de perda de carcaças devido aos problemas de transporte. Esse conjunto de informações auxiliarão a orientação de médicos veterinários nas linhas de inspeção bem como fornecerá dados aos frigoríficos e produtores à respeito das perdas econômicas relacionadas á produção agropecuária na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia dos Santos Silva - Integrante / Anderson Barbosa Milhomem - Integrante / Adriano Tony Ramos - Coordenador / Viviane Mayumi Maruo - Integrante / Paulo Cesar Maiorka - Integrante / Domenica Palomaris Mariano de Souza - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2010
Frigorifico BoiForteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 40
2009 - 2010
Fundação Universidade Federal do TocantinsVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2007 - 2007
Clinica Planeta AnimalVínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Auxiliar do Medico Veterinario
Atividades
-
01/2007 - 02/2007
Estágios , Clinica Planeta Animal, .,Estágio realizado, clinica cirurgica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcia dos Santos Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?