Mari Ângela Guedes Renon
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e formação em Curso Técnico de Química, pela Escola Técnica Federal de Pelotas(1992/atual IFSUL) . Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais(ovinos e aves). Possui treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e da Tuberculose Animal e Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs). Realizou estágio extra-curricular na área de Defesa Sanitária Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal, como também estágio curricular supervisionado, na mesma área. Participou de estágio extra-curricular em Clínica de Pequenos Animais. Durante a graduação, desempenhou atividades extra-classe principalmente nos seguintes temas: reprodução, clínica e Tratamento de Pequenos Animais, controle da dor, além de desenvolver atividades referentes ao conteúdo programático do Curso de Medicina Veterinária. Participou de Seminários Regionais de Responsabilidade Técnica. Trabalhou como RT em Estabelecimento fracionador de produtos de Origem Animal, e desempenhou também atividades como RT, em Pet Shops e Lojas de Banho e Tosa, bem como Distribuidoras de Produtos e Medicamentos para Pequenos animais. Possui experiência na Formação e Administração de Micro Empresa, e estabelecimento de Consultório Veterinário.Atualmente trabalha como veterinária de Pequenos animais, realizando atendimento domiciliar. E como RT da Associação de Avicultores do RS, fazendo coletas de material biológico, e envio para laboratórios credenciados pelo MAPA, e vacinação obrigatória, periodicamente, para que aves de raças puras, possam se adequar às exigências do Serviço Veterinário Oficial, para a participação das mesmas, em feiras e exposições nacionais e internacionais.
Informações coletadas do Lattes em 22/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Medicina Veterinária
2000 - 2007
Universidade Federal de Pelotas
Título: Produção Ovina
Orientador: Maria Teresa Moreira Osório
Formação complementar
2006 - 2006
Mét. Diagnost. e Controle da Brucel. e Tuberc. Ani. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2006
II Minicurso de Reprodução. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em FARMACOLOGIA NA MEDICINA VETERINÁRIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1992 - 1992
Introdução a Informática. (Carga horária: 24h). , Escola Técnia Federal de Pelotas, ETFPEL, Brasil.
1992 - 1992
Inglês Básico. (Carga horária: 160h). , Escola Técnia Federal de Pelotas, ETFPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal/Especialidade: Criação de Animais.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal/Especialidade: Instalações para Produção Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal/Especialidade: Manejo de Animais.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal/Especialidade: Clínica Veterinária.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Saúde Animal (Programas Sanitários).
Participação em eventos
Vl Seminário de Ovinocultura da Região Sul. 2007. (Seminário).
Seminário de Responsabilidade Técnica-Módulo Básico. 2007. (Seminário).
XIV Congresso de Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-Graduação - UFPEL. Produção e Composição Química do Leite em Diferentes Genótipos Ovinos. 2006. (Congresso).
Seminário de Sanidade Animale Saúde Pública em Pelotas.Seminário de Sanidade Animal e Saúde Pública em Pelotas. 2006. (Seminário).
ll Minicurso de Reprodução.Organização do Evento. 2006. (Outra).
ll Minicurso de Reprodução. 2006. (Outra).
III Simpósio em Eqüinos.III Simpósio em Eqüinos. 2005. (Simpósio).
VIII Simpósio em Bovinocultura de Corte da Região Sul.VIII Simpósio em Bovinocultura de Corte da Região Sul. 2005. (Simpósio).
XXVI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária - UFPEL.XXVI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária - UFPEL. 2005. (Outra).
2º Simpósio em Avicultura.2º Simpósio em Avicultura. 2004. (Simpósio).
8º Simpósio em Bovinocultura de Leite da Região Sul.8º Simpósio em Bovinocultura de Leite da Região Sul. 2004. (Simpósio).
VII Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul.VII Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2004. (Simpósio).
Ciclo de Atualização em Pecuária de Corte.Ciclo de Atualização em Pecuária de Corte. 2001. (Seminário).
IV Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul.IV Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2001. (Simpósio).
VI Simpósio em Bovinocultura de Corte da Região Sul.VI Simpósio em Bovinocultura de Corte da Região Sul. 2001. (Simpósio).
Formas, Cores e Sexualidade Animal e Humana.Formas, Cores e Sexualidade Animal e Humana. 2000. (Seminário).
III Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul.III Simpósio em Pequenos Animais da Região Sul. 2000. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, Olívia Guedes ; CORRÊA, Gladis Ferreira ; KREMER, Roberto ; OSÓRIO, José Carlos da Silveira ; OSÓRIO, Maria Teresa Moreira ; PERDIGÓN, Fernando ; RENON, Mari Angela Guedes ; SOSA, Lucy . Produção e Composição Química do Leite em Diferentes Genótipos Ovinos. In: XIV Congresso de Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-Graduação - UFPEL, 2006, Pelotas. XIV Congresso de Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-Graduação- UFPEL, 2006.
-
RENON, Mari Angela Guedes . Controle de Sanidade e Vigilância Epidemiológica Animal 2007 (Trabalho de Conclusão de Curso).
Projetos de pesquisa
-
2005 - Atual
Produção e composição química do leite ovino em diferentes genótipos e níveis nutricionais, Descrição: Buscando o incremento da produção ovina, este trabalho visa o estudo do leite e de fatores, como genótipo, nível nutricional e manejo de ordenha, que influenciam na produção e qualidade do produto obtido. Por isto, o estudo de raças que estão adaptadas aos tradicionais sistemas de criação e de outras especificas para produção de leite, como também seus cruzamentos, possibilitaria o incremento dos rendimentos dentro da propriedade rural, uma vez que além da produção de carne, pele e lã poderia ser utilizado também o leite, para a elaboração de queijos. A diversidade dos produtos obtidos pela exploração de ovinos, gera a necessidade de obtenção de maiores informações sobre a composição, produção, e também da qualidade do leite produzido por esta espécie. Sabendo-se que animais não selecionados para a produção leiteira, não seriam capazes de alcançar índices aceitáveis de produção é necessária a realização de cruzamentos que visem incrementar a partir da seleção genética, os níveis de produção leiteira. A produção de leite e sua destinação para a queijaria são uma alternativa viável para o setor rural auxiliando também a conter o êxodo rural, já que, comprovadamente, a ovinocultura contribui para a fixação do homem no campo. Desta forma este trabalho propõe o estudo da qualidade do leite produzido em três genótipos diferentes, submetidos a diferentes níveis nutricionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mari Ângela Guedes Renon - Coordenador / Gladis Ferreira Corrêa - Integrante / Maria Teresa Moreira Osório - Integrante / José Carlos da Silveira Osório - Integrante / Olívia Guedes Araújo - Integrante / Fernando Perdigón - Integrante / Roberto Kremer - Integrante / Lucy Sosa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Pelotas - Auxílio financeiro / Universidad de la Republica Uruguay - Cooperação.
Prêmios
2007
Médica Veterinária, Universidade Federal de Pelotas.
1993
Técnica em Química, Escola Técnica Federal de Pelotas.
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - 2006
Universidade Federal de PelotasVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Dessecação de peças (Paleta e perna), tabulação de dados e revisão bibliográfica.
Atividades
-
01/2005
Estágios , Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Zootecnia.,Estágio realizado, Produção Ovina.
2006 - 2007
Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
2014 - Atual
Associação de Avicultores do RSVínculo: Responsável Técnica, Enquadramento Funcional: Veterinária
2008 - 2011
Pet Shop Bicho UrbanoVínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Administradora e Veterinária, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Loja de Produtos e Medicamentos Veterinários; Banho e Tosa e Consultório Veterinário.
2012 - 2013
Pet shop BicharadaVínculo: Responsável Técnica, Enquadramento Funcional: Veterinária, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2006
Clínica Veterinária Dr. Paulo SampaioVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
2013 - 2013
Willian Sell de BorbaVínculo: Responsável Técnica, Enquadramento Funcional: Veterinária
1992 - 1993
Vega DessalinizadoresVínculo: Inspetora de Controle de Quali, Enquadramento Funcional: Técnico em química, Carga horária: 44
Outras informações:
-Inspeção de controle de qualidade nas linhas de produção; -Análises químicas e físicas do produto em andamento e produto final; -Inspeções no setor de rotulagem; -Projetos para confecção de embalagens; -treinamento de pessoal;
Atividades
-
10/1992 - 12/1993
Serviços técnicos especializados , Vega Dessalinizadores, .,Serviço realizado, Inspetora de controle de qualidade.
2007 - 2007
Imponino Ademir FerreiraVínculo: Responsável Técnica, Enquadramento Funcional: Veterinária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mari Ângela Guedes Renon e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?