Sergio Roberto Vaz Ferreira
Doutor em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes, na Universidade de Coimbra e Mestre em Educação pela FAE - UFMG. Pós-graduado em Arte Educação pelo CEPEMG / FAE. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1992). Consultor individual de Arte da UNESCO no Brasil e Coordenador do Departamento de Arte e Cultura do Colégio Santo Agostinho - Nova Lima. Artista Plástico com extenso currículo de exposições, atua também na área de formação em Arte - professor de desenho da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais por 11 anos - e produção artística, produção e análise de material didático em Arte. Pesquisas nas áreas de desenho e educação. Especialidade nos seguintes temas: arte, educação, pesquisa, extensão, exposição e desenho.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutoramento
2013 - 2019
Universidade de Coimbra
Título: ESPAÇO HABITADO: desenho, figuração e espacialidade
Orientador: Pedro Filipe Rodrigues Pousadas
Coorientador: Cayo Honorato. Palavras-chave: arte contemporânea; desenho; corpo; artes plásticas; arte.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Desenho. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Mestrado em Educação
2012 - 2014
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Formação artística: tensões entre aprendizado informal e abordagens escolares,Ano de Obtenção: 2014
Célia Abicalil Belmiro.
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Arte / Educação
1996 - 1996
Faculdade de Educação da UEMG
Título: O que é Arte? Definições adequadas à prática educacional
Orientador: Rosvita Kolb Bernardes
Formação complementar
2010 - 2010
Extensão universitária em Mestrado em Artes Visuais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1996 - 1997
1º Curso de Mestrado em Museografia e Exposições. , Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
1995 - 1996
Espanhol como língua estrangeira. (Carga horária: 240h). , Insituto Cultural Brasil Espanha, ICBE, Brasil.
1995 - 1995
Artes Plásticas: Dos Anos 60 à Contemporaneidade. (Carga horária: 8h). , Instituto Cultural Itaú, ICI, Brasil.
1993 - 1993
Pintura no Brasil - Séculos XIX e XX. (Carga horária: 8h). , Instituto Cultural Itaú, ICI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: Espanhol como Língua Estrangeira.
Participação em eventos
III Congresso Nacional de Educação Católica. Práticas de Arte na formação de professores e funcionários. 2015. (Congresso).
Seminário A ARTE COMO ELEMENTO DA FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA AGOSTINIANA.O lugar da arte no quadro curricular dos Colégios Agostinianos. 2015. (Seminário).
Georges Didi-Huberman - A História da Arte como Ciência Excexcêntricariaa. 2014. (Encontro).
IV Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.CONCEITOS E PROPOSTAS DE IMANOL ARRIAGA EM UMA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE BRASILEIRA. 2013. (Simpósio).
XII Congresso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y escritura. A leitura de imagens e o desenho como escrita: um retrato sensível do sujeito. 2013. (Congresso).
Possibilidades e limites de uma escola de arte. 2011. (Seminário).
III Salão de Arte de Itabirito/MG 2010.Participação como Artista Convidado. 2010. (Outra).
Congresso de Formação Artística e Cultural para a Região da América Latina e Caribe. 2007. (Congresso).
Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. 2006. (Congresso).
Reflexão Pedagógica e Auto-estima do Professor. 1999. (Outra).
Seminário de Arte Contemporânea. 1999. (Seminário).
XVI Seminário de Educação Artística.Metodologias em Arte. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
Profa. Dra. Vera Casa Nova;FERREIRA, S. R. V.. TERRA BATIDA: ALGUNS ASPECTOS DA SEMIOLOGIA NARRATIVA LITERÁRIA E FÍLMICA EM LAVOURA ARCAICA. 2008.
FERREIRA, S. R. V.; Sônia Leite Assis Fonseca. RUPTURAS E FUSÕES: ANÁLISE DA ARTE-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CONTEMPORANEIDADE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad. em Ens. e Pesq. no Campo da Arte e Cult.) - Escola Guignard - UEMG.
PORTES, T.;FERREIRA, S. R. V.. ESCORRE-SE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
PEIXOTO, M.;FERREIRA, S. R. V.. CONSUBSTANCIAÇÕES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
PEIXOTO, M.;FERREIRA, S. R. V.. IMPRESSÃO MARCADA. 2018 - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FRANCA, T.;FERREIRA, S. R. V.. TAPINOMA MELANOCEPHALUM: um olhar sobre o invisível poético. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
MIGUEL, S. B.; PENA, J.; VAZ, S.; RESENDE, M. T.;FERREIRA, S. R. V.. SUBTRAÇÕES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
RESENDE, M. T.;FERREIRA, S. R. V.. Árvorear. 2017.
RESENDE, M. T.;FERREIRA, S. R. V.. PARA ALÉM DA EXPRESSÃO: O QUE MOVE A VIDA?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
RESENDE, M. T.;FERREIRA, S. R. V.. REPENSANDO A PAISAGEM. 2017 - Universidade do Estado de Minas Gerais.
RESENDE, M. T.; PENA, J.;FERREIRA, S. R. V.. REALIDADES FABRICADAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, S. R. V.; Profa. Rosvita Kolb Bernardes. A CULTURA NO BAIRRO DO ALTO VERA CRUZ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Educação Artísitca com Habilit. em Arte) - Escola Guignard - UEMG.
FERREIRA, S. R. V.; Prof. Paulo Tavares de Souza. UMA REFLEXÃO SOBRE O PROJETO COW PARADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Educação Artísitca com Habilit. em Arte) - Escola Guignard - UEMG.
FERREIRA, S. R. V.; Elaine Cândida Vieira Marrocos Sartori. ARTE E EDUCAÇÃO NA REINSERÇÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Educação Artísitca com Habilit. em Arte) - Escola Guignard - UEMG.
FERREIRA, S. R. V.; Prof. Paulo Tavares de Souza. A ARTE E O PROFESSOR DE ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
Professor Doutor Marcus Vinicius Corrêa Carvalho;FERREIRA, S. R. V.. REFLEXÕES SOBRE UMA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, S. R. V.; Profa. Rosvita Kolb. BOLHAS PARA QUE TE QUERO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
Profa. Rosvita Kolb Bernardes;FERREIRA, S. R. V.. PEDAGOGIA LIBERTÁRIA E ARTE-EDUCAÇÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, S. R. V.; VENUTO, M. A.. INTERVENÇÃO URBANA COMO PROCESSO ARTÍSTICO E REALIZAÇÃO PESSOAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Educação Artísitca com Habilit. em Arte) - Escola Guignard - UEMG.
FERREIRA, S. R. V.; Sônia Leite Assis Fonseca. Interdisciplinaridade: a integração das artes plásticas como ferramenta para educar crianças de 1a série do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, S. R. V.; Sônia Leite Assis Fonseca. Possíveis reações entre cinema e arte - a experiência do cineasta amador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, S. R. V.; Sônia Leite Assis Fonseca; Profa. Rosvita Kolb. Reflexões sobre o ensino de arte na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
Elaine Cândida Vieira Marrocos Sartori;FERREIRA, S. R. V.. CURRÍCULO CONTEMPORÂNEO NO ENSINO DE ARTE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, S. R. V.; Prof. Paulo Tavares de Souza. A ARTE E O PROFESSOR DE ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Educação Artísitca com Habilit. em Arte) - Escola Guignard - UEMG.
FERREIRA, S. R. V.; Prof. Paulo Tavares de Souza. O DESENHO COMO POSSIBILIDADE DE RUPTURA DE ESTEREÓTIPOS NAS SÉRIES INICIAIS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Educação Artísitca com Habilit. em Arte) - Escola Guignard - UEMG.
Orientou
O JOGO PERFORMÁTICO OU O JOGO COMO ELEMENTO EDUCATIVO VISTO NOS TRABALHOS DA ARTISTA YOKO ONO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
PEN ART: ARTE COM CANETAS ESFEROGRÁFICAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; em Ens; e Pesq; no Campo da Arte e Cult; ) - Escola Guignard - UEMG; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
Batman e Coringa: Uma face bipartida; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad; em Ens; e Pesq; no Campo da Arte e Cult; ) - Escola Guignard - UEMG; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
Reflexão sobre a prática formadora: educação pela convivência; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
TESOURO DESVELADO: MEMÓRIA GARIMPADA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
A REPRESENTATIVIDADE DOS NEGROS NOS QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenc; em Educação Artísitca com Habilit; em Arte) - Escola Guignard - UEMG; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
A linguagem não-verbal no livro didático: uma proposta de leitura de imagens; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
Projeto Social Vôo para a Cidadania: análise sistemática da metodologia da quinta edição das oficinas de arte; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
O ver e aprender no ensino infantil dentro do trabalho do Instituto Libertas - o uso da imagem no aprendizado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
Quirino da Silva - sua trajetória artística, cultural, e a criação do Museu de Artes de Mococa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
O corpo como suporte da arte na educação infantil: uma proposta de interação, movimento e identidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
Ligar o corpo para iluminar a mente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
A ARTE COMO FACILITADORA DA EDUCAÇÃO: UMA VIVÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
RETRATO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO, PARA O ENSINO DA ARTE NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BELO HORIZONTE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sergio Roberto Vaz Ferreira;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, S. R. V. . Casa, modo de usar: Leonor Antunes, 2011. Revista Homeless Monalisa , v. 1, p. 1-1, 2015.
-
FERREIRA, S. R. V. . Dilemas da Arte-Educação. AMAE Educando , v. 328, p. 39-41, 2004.
-
FERREIRA, S. R. V. . O Poder da Arte. AMAE Educando , v. 304, p. 15-18, 2001.
-
FERREIRA, S. R. V. . Produção Artística em Exposição. AMAE Educando , v. 286, p. 6-12, 1999.
-
Leandro Gabriel ; FERREIRA, S. R. V. ; Angela Ancora da Luz ; Carlos Perktold ; KLINTOWITZ, J. ; OLIVEIRA, L. S. ; LONTRA, M. ; GONTIJO, M. ; LAENDER, P. ; SILVA, T. L. . Breve história das origens. In: Robson Soares. (Org.). LEANDRO GABRIEL - Esculturas. 1ed.Belo Horizonte: próprio autor, 2014, v. 1, p. 4-197.
-
FERREIRA, S. R. V. . Práticas de arte na formação docente. In: III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação Católica. Brasília: assoc. nacional de educação católica no Brasil, 2015. v. 1. p. 717-728.
-
FERREIRA, S. R. V. ; BELMIRO, C. A. ; CASTANHEIRA, M. L. . A leitura de imagens e o desenho como escrita: um retrato sensível do sujeito. In: XII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura, 2013, Puebla. Memoria de Trabajos del XII CLDLE. Puebla: 2think, 2013. v. 1. p. 175-186.
-
FERREIRA, S. R. V. ; BELMIRO, C. A. ; CASTANHEIRA, M. L. . CONCEITOS E PROPOSTAS DE IMANOL ARRIAGA EM UMA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE BRASILEIRA. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. Anais do IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Goiânia: Universidade Federal de Goiânia, 2013. v. 1. p. 2250-2256.
-
FERREIRA, S. R. V. ; BELMIRO, C. A. ; CASTANHEIRA, M. L. . A Leitura de Imagens e o desenho como escrita: um retrato sensível do sujeito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, S. R. V. ; BELMIRO, C. A. ; CASTANHEIRA, M. L. . A leitura de imagens e o desenho como escrita: um retrato sensível do sujeito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, S. R. V. ; BELMIRO, C. A. ; CASTANHEIRA, M. L. . CONCEITOS E PROPOSTAS DE IMANOL ARRIAGA EM UMA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE BRASILEIRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, S. R. V. ; BELMIRO, C. A. ; CASTANHEIRA, M. L. . Conceitos e Propostas de Imanol Arriaga em uma Prática Docente e Discente Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
FERREIRA, S. R. V. . Programa de Formação SESI / UNESCO para o Mundo do Trabalho. 2013.
VAZ, S. ; FERREIRA, S. R. V. ; DUQUE, B. . Exposição reúne 40 artistas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERREIRA, S. R. V. . Atelier de pintura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERREIRA, S. R. V. . Oficina Pintura Primitivista: Expressão da Cultura Popular. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VAZ, S. ; FERREIRA, S. R. V. . Imprevistos Urbanos. 2018. Fotografia.
FERREIRA, S. R. V. . Pintura Mineira - Recorte. 2018. Pintura.
VAZ, S. ; FERREIRA, S. R. V. . xviii Bienal Internacional de Cerveira. 2015. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . Visitas do mês de Agosto. 2014. Pintura.
FERREIRA, S. R. V. . Retrospectiva Sérgio Vaz. 2013. Diversas.
FERREIRA, S. R. V. . Granel. 2012. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . Em nome do pai. 2012. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . Passageiros. 2012. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . Passageiros Transitórios. 2012. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. ; Leandro Gabriel ; GONTIJO, M. . Objeto Indireto. 2012. Outra.
FERREIRA, S. R. V. . Salão de Arte de Novo Hamburgo. 2011. Pintura.
FERREIRA, S. R. V. . FRIGO. 2010. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . A IMAGEM E O VAZIO. 2010. Pintura.
FERREIRA, S. R. V. . CADERNO DE MEMÓRIAS. 2010. Pintura.
FERREIRA, S. R. V. ; Artistas Selecionados . Entre Amigos. 2010. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . Vazio Cheio. 2008. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . Peça Pedaço. 2007. Desenho.
FERREIRA, S. R. V. . Projeto Gravura. 2004. Gravura.
FERREIRA, S. R. V. . Projeto Gravura. 2004. Gravura.
FERREIRA, S. R. V. ; Eva Falci ; Cristina Marigo . s/ título. 1996. Pintura.
FERREIRA, S. R. V. ; Leandro Gabriel ; Juliana Maciel . semente. 1994. Escultura.
FERREIRA, S. R. V. ; Juliana Maciel ; Leandro Gabriel . Desencontro. 1994. Escultura.
FERREIRA, S. R. V. ; alunos selecionados da Escola Guignard . Fórmulas e Formas. 1992. Escultura.
FERREIRA, S. R. V. ; Artistas Selecionados . Utopias Contemporâneas. 1992. Escultura.
FERREIRA, S. R. V. ; Juliana Maciel ; Leandro Gabriel . Sete. 1992. Escultura.
FERREIRA, S. R. V. ; Leandro Gabriel ; Juliana Maciel . O Homem e seu Animal. 1991. Escultura.
Prêmios
2011
Grande Prêmio do Salão de Arte de Novo Hamburgo - RS, Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.
1994
Salão do Candidato, Escola Guignard / Aliança Francesa.
1991
Premio Concurso de Pintura e Desenho, LISTEL / FIEMG.
1989
II Concurso de Desenho, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Santo Agostinho - Nova Lima, SIC - Sociedade Inteligência e Coração. , Rua das Cores, 355, Vale dos Cristais, 34000000 - Nova Lima, MG - Brasil, Telefone: (031) 30798301, Fax: (031) 32823273, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2014
UNESCOVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Individual
Outras informações:
Responsável pela elaboração de documento contemplando os conteúdos a ser abordado nos encontros de formação dos professores da disciplina Artes, do projeto curricular contextualizado para o mundo do trabalho e seleção de materiais didáticos.
Formação de 111 professores da disciplina Artes nos polos de Brasília, Recife, Curitiba e Belo Horizonte.
2012 - Atual
Colégio Santo Agostinho - Nova LimaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Depto. de Arte e Cultura, Carga horária: 30
2004 - 2007
Colégio LoyolaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Arte para o Ensino Médio
2002 - 2015
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor: Prática de Formação e Desenho, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Política Educacional e Prática de Formação até 2005. A partir desse período, professor de Desenho de Criação, Figura Humana, Desenho de Objeto e Paisagem.
1998 - 2002
Escola da SerraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de artes do Ensino Infantil e Médio
Você é Sergio Roberto Vaz Ferreira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sergio Roberto Vaz Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?