Anelise Nunes Gorza
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e Mestrado em Psicologia- "Estudos da Subjetividade e Politica"- pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência como gestora de serviço público saúde mental, Caps e Residência Terapêutica ( RT). Atuou como professora no curso de graduação em psicologia, no curso de pós-graduação em Atenção Primária a Saúde e no curso de pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Coordenou estágios do curso de graduação em psicologia. Foi supervisora clínico-institucional de dois Centro de Atenção Psicossocial/ Caps no RJ e no ES . Atualmente, é gestora de um Centro de Atenção Psicossocial AD III e atua como psicoterapeuta.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2002 - 2004
Universidade Federal Fluminense
Título: INTERFERÊNCIAS URBANAS: a presença das cidades nos discursos/práticas da saúde mental,Ano de Obtenção: 2004
Luis Antonio Baptista.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2008 - 2008
Programa de Desenvolvimento Gerencial- PDG. (Carga horária: 96h). , Escola de Saúde Publica do ES, ESESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia aplicada a saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Saúde Mental.
Organização de eventos
GORZA, A. . VIII Jornada Científica FAESA. 2009. (Outro).
GORZA, A. . Mostra de Videos: Cartografias em saúde mental. 2009. (Exposição).
GORZA, A. . V encontro regional de psicologia social. 2007. (Congresso).
GORZA, A. . VII Encontro Nacional da luta antimanicomial e VIII Encontro de usuários e familiares. 2007. (Congresso).
GORZA, A. . Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2006. (Outro).
GORZA, A. . IV Encontro Regional de Psicologia Social. 2005. (Congresso).
GORZA, A. . Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2005. (Outro).
GORZA, A. . Seminário Construindo SAberes e (Re)inventando Práticas. 2005. (Outro).
GORZA, A. ; BAPTISTA, L. A. S. . Debate em vídeo-converência "A Desintitucionalização da loucura e a presença das cidades. 2004. (Outro).
GORZA, A. ; BAPTISTA, L. A. S. . Debate "A Reforma psiquiátrica no contemporâneo". 2004. (Outro).
GORZA, A. ; BAPTISTA, L. A. S. . 1º Ciclo de Palestras do Grupo GESTUS: saúde mental e cidades. 2003. (Congresso).
GORZA, A. ; MARINS, T. . Mesa redonda "Um outro olhar é possível". 2003. (Outro).
GORZA, A. ; MARINS, T. . Fórum de Debates "Cidadania e Saúde Mental. 2003. (Outro).
GORZA, A. ; MARINS, T. . Evento Canta Loucura. 2003. (Outro).
GORZA, A. . VI Semana de Psicologia. 2000. (Outro).
Participação em eventos
VII Coloquio Internacional Michel Foucault. 2011. (Congresso).
Etapa Municipal da IV Conferencia Nacional de Saúde Mental. 2010. (Outra).
II Forum Internacional de saúde coletiva, saúde mental e direitos humanos. 2008. (Congresso).
11º Congresso internacional de saúde pública e 8º Congresso brasileiro de saúde coletiva. As máscaras da diversidade: as interferências do território nas práticas da saúde mental. 2006. (Congresso).
IV Encontro de Caps. 2006. (Encontro).
Construindo Saberes e REinventando Práticas. 2005. (Seminário).
Forum de Saude mental.Forum de Saúde Mental. 2005. (Encontro).
II Seminário de Saúde Mental de Vitória.II Seminário de Saúde Mental de Vitória: construindo a atenção em liberdade. 2005. (Seminário).
V Jornada Científica Faesa.V Jornada Científica da Faesa. 2005. (Encontro).
Cidadania e Loucura.Cidadania e Loucura. 2004. (Encontro).
SAúde Mental na Contemporaneidade.Saúde Mental na Contemporaneidade. 2004. (Encontro).
A clínica em questão: conversações sobre clínica, política e criação.A clínica em questão: conversações sobre clínica, política e criação. 2003. (Seminário).
As tramas a saúde e as políticas do público.As tramas a saúde e as políticas do público. 2003. (Seminário).
Fórum Cidadania e Saúde Mental.Fórum Cidadania e Saúde Mental. 2003. (Simpósio).
I Ciclo de Palestras do Grupo GESTUS? (Grupo de Estudos Subjetividade e Territórios Urbanos): saúde mental e cidades.I Ciclo de Palestras do Grupo GESTUS? (Grupo de Estudos Subjetividade e Territórios Urbanos): saúde mental e cidades. 2003. (Seminário).
III Encontro Regional de Psicologia Social e IV Simpósio Nacional de Práticas Institucionais. III Encontro Regional de Psicologia Social e IV Simpósio Nacional de Práticas Institucionais. 2003. (Congresso).
O Cuidado em Saúde mental e a Integralidade das Ações.O Cuidado em Saúde mental e a Integralidade das Ações. 2003. (Encontro).
Um outro olhar é possível.Um outro olhar é possível. 2003. (Encontro).
Colóquio Resistências. Colóquio Resistências. 2002. (Congresso).
II Ciclos de debates Psicologia, Educação e Compromissos com as Lutas Populares.II Ciclos de debates Psicologia, Educação e Compromissos com as Lutas Populares. 2002. (Encontro).
53ª Reunião Anual da SBPC. 53ª Reunião Anual da SBPC. 2001. (Congresso).
Clínica e Direitos Humanos: experiência do Projeto Clínico-grupal Tortura Nunca Mais.Clínica e Direitos Humanos: experiência do Projeto Clínico-grupal Tortura Nunca Mais. 2001. (Seminário).
Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2001. (Congresso).
I Fórum Municipal de Saúde Mental.I Fórum Municipal de Saúde Mental. 2001. (Seminário).
II Conferëncia Estadual de Saude. II Conferëncia Estadual de Saúde Mental. 2001. (Congresso).
II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2001. (Congresso).
Psicologia Social e Transformacão da Realidade Brasileira. XI Encontro Nacional da Associacão Brasileira de Psicologia Social. 2001. (Congresso).
Seminário Violência e Direitos Humanos: desafios para a psicologia e direitos.Seminário Violência e Direitos Humanos: desafios para a psicologia e direitos. 2001. (Seminário).
1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2000. (Congresso).
Arquivos Abertos.II Seminário de Apresentacão de Trabalhos em Psicologia. 2000. (Seminário).
V Seminário Subjetividade e Instituicões Públicas.V Seminário Subjetividade e Instituições Públicas. 2000. (Seminário).
Desafios da Contemporaneidade. Desafios da Contemporaneidade. 1999. (Congresso).
II Encontro Regional de Psicologia Social.Devir criança : a genealogia da criança anormal no Brasil. 1999. (Seminário).
II Encontro Regional De Psicologia Social. II Encontro Regional de Psicologia Social. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
BARCELOS, Adrina F.;GORZA, A.. Referenciamentp da sala de vacina para a odontopediatria na unidade regional de Boa Vista, no municipio de Serra. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção primária a saude) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação.
Barbosa, C. B.;GORZA, A.. Busca ativa das adolescentes com alto índice CPO-D do projeto conversando com as meninas da unidade regional de Boa Vista, municipio de Serra. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção primária a saude) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação.
Oliveira, K. M.;GORZA, A.. A melhoria da qualidade do acolhimento na recepção da unidade de saúde de Planalto Serrano, municipio de Serra, ES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção primária a saude) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação.
Fundão, E. S.;GORZA, A.. Implantação de oficinas de arte para as familias dos dependentes quimicos atendidos no centro de atenção psicossocial alcool drogas - CAPS AD, no municipio de Serra, ES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção primária a saude) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação.
Oliveira, L. C. F.;GORZA, A.. de Oliveira. Implantação do apoio matricial em saúde mental a atenção primária no municipio de Vila Velha. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção primária a saude) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação.
Oliveira, I. F. S.;GORZA, A.. Criação de um grupo de educação em saúde para mulheres no período de aleitamento materno exclusivo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação.
Pinho, C. R. B.;GORZA, A.. Elaboração de um produto audiovisual como estratégia de aproximar os adolescentes com a unidade de saúde da Barra do Jucu. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação.
BELOTTI, M.; Albuquerque, E. P.;GORZA, A.. Apoio matricial em saude mental: a construção da rede na atenção do municipio de Cariacica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em atenção primaria a saúde) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória.
Resende, S. A.;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Maria, Maria: mulher, clinica e subjetividade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Favarato, T. F;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Rompendo amarras: cambaleando pelos emaranhados caminhos da vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Costa, V. B.;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Encontros e práticas psi: um exercício ético. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Nolasco, D. L.;GORZA, A.. Portinari: um artista se (re) inventando no aqui e agora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Guarnier, F. C.;GORZA, A.. As veredas do desconhecido: entrelaçando sentidos e palavras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Batista, L. M.;GORZA, A.. A dança do ir e vir: um relato de experiencia em Gestalt terapia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
GORZA, A.. O paradigma da loucura: desejorevelado e verdade proferida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Caledoscópio: um infinito de possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. (des) conversas e escrita: o samba da desnaturalização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Viagens do trabalhador: cartogrfando micro aventuras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Os balanços da prta: um strip-tease no cenário clínico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
BONALDI, C.;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Rabiscos de um encontro: possibilidades, penduricalhos e algum batuque. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
GORZA, A.; NOLASCO, E.. Construção social da hipertensão e do diabetes: dilemas da adesão ao regime terapêutico no programa saúde da família. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Cuevas, M. R.;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Um olhar sobre a educação e a saúde do trabalhador: uma experiência na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Cuevas, M. R.;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Analise Institucional e suas implicações no campo de atuação: escola municipal Neusa Nunes Gonçalves. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
BONALDI, C.; PEREIRA, K. M.;GORZA, A.. Saúde e trabalho: educação, política e modos de subjetivações: o que pode uma pesquisa?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Cuevas, M. R.;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Correa; Lorena Rodrigues Morelato.Saúde: uma discussão acerca do cotidiano que envolve os professores da rede de ensino municipal no período noturno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Promoção de saúde atraés da coletivização: construção de estratégias de inervenção junto a equipe do Cras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Experiências e transformações em campo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Um grupo com adolescentes no centro de referência da assistência social - CRAS: um contexto de produções sociais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Saúde do trabalhador: uma prática no CRAS Maruipe. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.. O trabalho do educador na rede pública: identidade, prazer e sofrimento psíquico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
GORZA, A.; Cuevas, M. R.; PEREIRA, K. M.. A roda como dispositivo para o fortalecimento da co-responsabilidade: dos medos e importâncias à produção coletiva. 2006 - Associação educacional de Vitoria.
Cuevas, M. R.;GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Pintando e bordando: análise de uma experiência junto a mulheres numa unidade de saúde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
GORZA, A.. Ribeiro.O desafio do trabalho em equipe na unidade básica de saúde: reflexões de um fazer. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
GORZA, A.; Badaró, M. I.; MOL, L.. A (H)orta ainda pulsa: economia solidária como possibilidade de circulação da loucura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
GORZA, A.; PEREIRA, K. M.. Um relato de experiência em saúde do trabalhador vivenciado no Cras Bento Ferreira: embates e estratégias cotidianas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória.
GORZA, A.. Saúde Mental e o trabalho do educador: uma experiência em uma escola pública. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
GORZA, A.. "Loucura:deuses,demônios, doença e lucro: e agora?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria.
Orientou
Acolhimento na Estratégia de Saúde da Família na sede e na Unidade Mista de Saúde de Alfredo Chaves; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
dos Santos; Organização e implementação da saude da criança no municipio de Piuma, ES; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Rodas de Educação Permanente: uma estrategia paraa melhoria das atividades da recepção na Unidade de Saúde de Paul; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
A acumpuntura como recurso adicional ao tratamento de combate ao tabagismo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Promoção do protagonismo infanto-juvenil na Unidade basica de coqueiral de itaparica, v; velha, ES; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Criação de um grupo de educação em saúde para mulheres no período de aleitamento materno exclusivo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdades Integradas - Centro de Pós- Graduação; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
"Cartografia do acompanhamento terapeutico e movimentos de uma clinica cintilante"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
"Apoio Matricial: Dispositivo mobilizador de atenção da rede de saúde mental"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
"O desmanchar de estigma da loucura: mãos que produzem, resignificam e articulam possibilidades"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória, Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
"Entre o telescópio e o caleidoscópio: produção de olhares sobre a loucura nos serviços de saúde mental"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Saúde Mental na atenção primária: oficina terapeutica como dispositivo clinico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Significando vida atraves de caminhos e direções multiplas: desmoronando barreiras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Movimentos Multitons de uma roda Gigante: experimentando possibilidades junto aos agentes comunitários de sáude; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Construindo Barracos: a saúde aos pedaços; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Gira, gira roda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Zigue-zaguear: o descolar do cotidiano junto aos agentes comunitários de saúde de Cariacica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Psicologia sobe e desce o morro: subjetividade e poesia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Teatro e processo: a produção de análise a partir do encontro em uma oficina terapêutica no CAPS Moxuara; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Um olhar diferenciado a partir de uma oficina terapêutica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Olhares sobre a loucura: desafios contemporâneos na assitência em saúde mental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Tecendo ações entre os guias do PSF e o programa de saúde mental: alguns rumos possíveis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Movimentos da Oficina terapêutica Coral: produções e reflexões; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
O uso do trabalho como ferramenta terapêutica no campo da saúde mental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
de Oliveira; O encontro de todas as cores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Refletindo sobre a loucura a partir de um acompanhamento terapêutico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
REflexão acerca da saúde mental em Cariacica: experiência com grupo terapêutico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação educacional de Vitoria; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Tecendo Novos Rumos: uma experiência de estágio no caps moxuara; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Associação Educacional de Vitória; Orientador: Anelise Nunes Gorza;
Produções bibliográficas
-
GORZA, A. ; Tinelli, J. L. ; Ribeiro, A. P. ; Mendes, C. G. . As interferencias do territorio nos discursos;praticas da saude mental. In: IX Jornada cientifica FAESA, 2010, Vitoria. Anais da IX Jornada Cientifica Faesa, 2010.
-
GORZA, A. ; VESCOVI, P. ; VIEIRA, W. L. B. . Oficina terapêutica circulando pela cidade. In: VIII Jornada Científica FAESA, 2009, Vitória. Anais do VIII Jornada Científica FAESA, 2009.
-
GORZA, A. ; MERÇONI, M. ; LARA. B. . Saúde mental na atenção básica: modos de fazer. In: VIII Jornada Científica FAESA, 2009, Vitória. Anais do VIII Jornada Científica FAESA, 2009.
-
GORZA, A. ; SANTOS, A. C. ; VITÓRIA, P da . Grupo Tramas: costurando práticas psi. In: VIII Jornada Científica FAESA, 2009, Vitória. Anais da VIII Jornada Científica FAESA, 2009.
-
GORZA, A. ; SANTOS, A. C. ; FRAGA, A. M. ; BRITO, M. F. L. ; MARTINS, S. R. . Saúde mental na atenção básica: traçando práticas psi. In: VIII Jornada Científica FAESA, 2009, Vitória. Anais da VIII Jornada Científica FAESA, 2009.
-
BARBIERI, T. F. S ; BERTUANI, K. F. ; GORZA, A. . Movimentos Multitons de uma roda gigante. In: VIII Jornada Científica FAESA, 2009, Vitória. Anais da VIII Jornada Científica FAESA, 2009.
-
GORZA, A. ; PASTE, L. ; PETERLI, P. ; FADINI, L. ; ERLER, J. ; ANGELI, S. ; CIRIBELLI, S. ; PENNA, M. ; DALVI, I. . Grupo Tramas e economia solidária: outras redes possíveis. In: II Fórum internacional de saúde coletiva, saúde mental e direitos humanos, 2008, Rio de Janeiro. Anais II Fórum internacional de saúde coletiva, saúde mental e direitos humanos. Rio de Janeiro, 2008. v. 1. p. 12-12.
-
GORZA, A. ; PASTE, L. ; ERLER, J. ; PENNA, M. ; CIRIBELLI, S. ; PETERLI, P. ; ANGELI, S. . Roda, uma escuta que compõe: sons de resistência de agentes comunitários no município de Cariacica. In: II Fórum internacional de saúde coletiva, saúde mental e direitos humanos, 2008. II Fórum internacional de saúde coletiva, saúde mental e direitos humanos. Rio de Janeiro.
-
GORZA, A. ; BELOTTI, M. ; ROSALEN, M. O. P. ; SARTORI, M. R. ; PASTE, L. ; PETERLI, P. ; ERLER, J. ; FADINI, L. ; ANGELI, S. . Grupo Tramas e economia solidária: construindo estratégias de intervenção na rede de saúde mental de Cariacica. In: V Encontro Regional de Psicologia Social, 2007, Vitória. A produção da psicologia social no ES: memórias, interfaces e compromissos, 2007. p. 45-46.
-
GORZA, A. ; ERLER, J. ; BELOTTI, M. ; PASTE, L. ; ANGELI, S. ; PENNA, M. ; LOUREIRO, C. ; FRAGA, L. ; CIRIBELLI, S. ; PETERLI, P. . As interferências da saúde mental nas práticas do PSF/PAC. In: V Encontro Regional de Psciologia Social, 2007, Vitória. A produção da psicologia social no ES, 2007. p. 82-83.
-
PENNA, M. ; PETERLI, P. ; PASTE, L. ; ERLER, J. ; CIRIBELLI, S. ; ANGELI, S. ; LIOTTO, F. ; LOUREIRO, C. ; ROCHA, G. ; GORZA, A. . Nós no morro: construindo redes de atenção em saúde mental junto ao PSF. In: VI Jornada Científica FAESA, 2007, Vitória. VI Jornada Científica FAESA, 2007.
-
GORZA, A. . Interferências Urbanas: a presença das cidades nos discursos/práticas da saúde mental. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas. Rio de Janeiro: ABRASCO.
-
GORZA, A. ; Ruth Batista Cupertino ; Sheila L. da Silva . Análise dos processos de inclusão/exclusão dos usuários do SSP/CEPAES. In: Simpósio nacionalDe Psicologia social e do desenvolvimento e X Encontro Nacional PROCAD-Psicologia CAPES, 2005, Vitória. Violencia e Desenvolvimento Humano. Vitoria: EDUFES, 2005. p. 30-30.
-
GORZA, A. . Interferência das Cidades nos Discursos/Práticas da Saúde Mental. In: Encontro Regional de Psicologia Social do Espírito Santo, 2003, Vitória. Anais do Encontro Regional de Psicologia Social do Espírito Santo, 2003.
-
GORZA, A. . Interferências urbanas: saúde mental e cidades. In: Encontro Nacional de Psicologia Social, 2003, Porto Alegre. Anais do Encontro Nacional de Psicologia Social Porto Alegre, 2003. v. 1.
-
GORZA, A. . As Diferentes Interfaces do Capitalismo Contemporâneo. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003, Jpão Pessoa. Anais do III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003. v. 1.
-
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. ; BOTECCHIA, F. ; PRADO, M. R. ; BUSSINGER, R. . Loucura: problematização das formas manicomiais. In: Encontro Nacional de Psicologia Social, 2001, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Psicologia Social, 2001. v. 1.
-
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. ; ALMEIDA, C. M. S. ; GARCIA, J. M. ; ZAMBORLINI, L. ; PRADO, M. R. ; SARCINELLI, R. F. ; BINDA, R. ; BARBARIOLI, E. ; BUSSINGER, R. . Serviços Substitutivos: construção de estratégias de intervenção no campo da saúde mental. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001. v. 1.
-
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. ; PRADO, M. R. ; COUTINHO, B. ; MANHAES, V. R. ; GUEDES, L. ; SARCINELLI, R. F. ; BINDA, R. ; GARCIA, J. M. ; BARBARIOLI, E. . Problematização acerca do trabalho com a loucura. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001. v. 1.
-
GORZA, A. ; NOVO, H. A. ; PEREIRA, K. M. ; PRADO, M. R. ; OLIVEIRA, S. . Juventude e Violência na cidade de Vitória(ES): representações de estudantes secundaristas. In: Encontro Nacional de Psicologia Social, Florianópolis, 2001, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Psicologia Social, Florianópolis, 2001. v. 1.
-
GORZA, A. ; NOVO, H. A. ; PEREIRA, K. M. ; OLIVEIRA, S. ; PRADO, M. R. . Violência urbana e suas Representações. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Salvador, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Salvador, 2001. v. 1.
-
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. ; ALMEIDA, C. M. S. ; BARBARIOLI, E. ; BOTECCHIA, F. ; GARCIA, J. M. ; SARCINELLI, R. F. ; BUSSINGER, R. ; BINDA, R. ; VIEIRA, S. . Análise sobre os processos de desinstitucionalização da loucura. In: 52 ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. resumos da 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000. v. 1.
-
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. ; ALMEIDA, C. M. S. ; BINDA, R. ; BARBARIOLI, E. ; PRADO, M. R. ; SARCINELLI, R. F. . Reflexões sobre as práticas nos serviços substitutivos. In: II Seminário de Extensão e Pesquisa do ES, 2000, Vitória. II Seminário de Extensão e Pesquisa do ES. Vitória: EDUFES, 2000. v. 2.
-
GORZA, A. . Projeto de Intervenção no Hospital Adauto Botelho. In: Arquivos Abertos, 2000, Vitória, ES. Anais dos Arquivos Abertos, 2000. v. 1.
-
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. . Os desafios da nova faceta assumida pela loucura. In: V Seminário Subjetividade e Instituições Públicas, 2000, Niterói. Anais do V Seminário de Subjetividade e Instituições Públicas, 2000. v. 1.
-
GORZA, A. ; Tinelli, J. L. ; Mendes, C. G. ; Ribeiro, A. P. . As interferencias do território nos discursos/praticas da saude mental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBIERI, T. F. S ; BERTUANI, K. F. ; GORZA, A. . Movimentos multitons de uma roda gigante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; VESCOVI, P. ; VIEIRA, W. L. B. . Oficina terapêutica circulando pela cidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; MERÇONI, M. ; LARA. B. . saúde Mental na Atenção Básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; SANTOS, A. C. ; FRAGA, A. M. ; BRITO, M. F. L. ; MARTINS, S. R. . Grupo Tramas: costurando práticas psi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; PASTE, L. ; PETERLI, P. ; FADINI, L. ; ERLER, J. ; ANGELI, S. ; CIRIBELLI, S. ; PENNA, M. ; DALVI, I. . Grupo tramas e economia solidária: outras redes possíveis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; ERLER, J. ; PASTE, L. ; PENNA, M. ; CIRIBELLI, S. ; ANGELI, S. . Roda, uma escuta que compõe: sons de resistência dos agentes comunitários de saúde no município de Cariacica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; BELOTTI, M. ; ROSALEN, M. O. P. ; SARTORI, M. R. ; PASTE, L. ; PETERLI, P. ; ERLER, J. ; FADINI, L. ; ANGELI, S. ; LEAL, M. B. ; CIRIBELLI, S. ; PENNA, M. . Grupo tramas e economia solidária: construindo estratégias de ntervenção na rede de saúde mental de Cariacica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GORZA, A. . Nós no morro: construindo rede de atenção em saúde mental junto ao programa saúde da família. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; BELOTTI, M. ; LOUREIRO, C. ; FRAGA, L. ; PETERLI, P. ; PENNA, M. ; CIRIBELLI, S. ; ERLER, J. ; ANGELI, S. ; PASTE, L. . As Interferências da saúde mental nas práticas PSF/PACS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GORZA, A. ; LOUREIRO, C. ; FRAGA, L. ; PASTE, L. ; PETERLI, P. ; PENNA, M. ; ERLER, J. ; CIRIBELLI, S. ; ANGELI, S. . Nós no Morro: articulação entre PSF/PACS e saúde mental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GORZA, A. ; BEDRAN, R. ; CARMINATI, M. . AT como dispositivo da desinstitucionalização da loucura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
GORZA, A. . Intercessões entre Psicologia e filosofia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GORZA, A. . Análise Institucional: metodologia de intervenção com grupos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GORZA, A. ; BARBIERI, T. F. S ; BERTUANI, K. F. . Atualizção dos Agentes Comunitários de Saúde da ESF do município de Cariacica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GORZA, A. . Curso de Capacitação em saúde mental para agentes comunitários. 2007. .
GORZA, A. . Curso de capacitação em saúde mental para agentes de saúde. 2006. .
GORZA, A. ; Lavrador, C. C. . Serviços Substitutivos de Saúde Mental: Problematização de experiências cotidianas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GORZA, A. ; Cuevas, M. R. . Análise Institucional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GORZA, A. . Capacitação em Saúde Mental. 2005. .
GORZA, A. ; BAPTISTA, L. A. S. . Disciplina - pré-requisito estágio docência: Espaços Urbanos e Subjetividade. 2004 (disciplina ministrada como pré-requisito de estágio-docência - UFF) .
GORZA, A. ; MARINS, T. ; VERGARA, G. . Co-coordenação de oficina terapêutica do Projeto de Articulação e Inclusão Social. 2003 (Co-coordenação de oficina terapêutica) .
GORZA, A. ; BAPTISTA, L. A. S. . Co-coordenação do grupo de estudos: Territórios Urbanos e Subjetividade (GESTUS). 2002 (Co-coordenação de grupo de estudos) .
GORZA, A. ; MARINS, T. . Co-coordenação do grupo de estudos do Projeto de Articulação e Inclusão Social. 2002 (Co-coordenação de grupo de estudos) .
GORZA, A. ; MARINS, T. . Pesquisadora da equipe do Projeto de Articulação e Inclusão Social. 2002 (Integrante da equipe do Projeto de Articulação e Inclusão Social) .
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. . Acompanhamento terapêutico no Projeto de intervenção no Hospital Adauto Botelho. 2001 (Acompanhamento Terapêutico) .
GORZA, A. ; LAVRADOR, M. C. C. . Monitora-bolsista do projeto Intervenção no Hospital Adauto Botelho: a desnaturalização da noção de doença mental - produção de outras formas de espaço/tempo. 2000 (Monitoria de projeto de extensão) .
Prêmios
2010
SINEPE em ação - Ações Integradas em Saúde Mental, SINEPE.
2010
SINEPE em ação - Movientos Multitons de uma Roda Gigante: experimentando possibilidades junto aos agentes comunitarios de saúde, SINEPE.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Prefeitura Municipal de VitóriaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: diretor de unidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Associação Adventista de Educ. e Assistência SocialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor CAPS AD III
2013 - 2014
Associação Adventista de Educ. e Assistência SocialVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de projeto
2011 - 2012
Instituto Vida e SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor de Serviço Residencial Terapeutico, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Projeto de Gestão de 15 Serviços Residenciais Terapeuticos, vinculados a Secretaria Estadual de Saúde do ES.
2011 - Atual
Centro de Atenção Psicossocial Mestre ÁlvaroVínculo: Supervisor clinico-institucion, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 4
2010 - 2011
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - VitóriaVínculo: Professor pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor pós-gradução, Carga horária: 6
2009 - 2011
Centro TecnológicoVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor pos-graduação
Outras informações:
Atuação no curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde, destinado aos profissonais que atuam na rede SUS do ES.
2009 - 2010
Centro de Atenção Psicossocial de Bom Jesus de ItabapoanaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Supervisor clinico-institucional, Carga horária: 6
2007 - 2009
Centro de Atenção Psicossocial MoxuaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2007 - 07/2009
Direção e administração, Secretaria Estadual de Saúde, .,Cargo ou função, coordenação.
2005 - 2011
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIAVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor graduação em psicologia, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2007
Estágios , UBS/PSF Cariacica, .,Estágio realizado, Estágio ênfase em Saúde II.
-
08/2006
Estágios , UBS/PSF Cariacica, .,Estágio realizado, Estágio ênfase em saúde I.
-
08/2006
Extensão universitária , UBS/PSF Cariacica, .,Atividade de extensão realizada, Articulação entre o Programa de Saúde Mental e as equipes de Estratégia de Saúde da Família no município de Cariacica..
-
02/2006
Estágios , Caps - Centro de Atenção Psicossocial Moxuara - Cariacica, .,Estágio realizado, Estágio Básico II.
-
02/2006
Estágios , UBS/PSF Cariacica, .,Estágio realizado, Estágio Básico II.
-
08/2005
Estágios , UBS/PSF Cariacica, .,Estágio realizado, Estágio Básico I.
-
08/2005
Extensão universitária , Caps - Centro de Atenção Psicossocial Moxuara - Cariacica, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão CAPS Moxuara - Cariacica.
-
07/2005
Extensão universitária , Caps - Centro de Atenção Psicossocial Moxuara - Cariacica, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Geração de Renda e Economia Solidária - Tramas- Articulação dos serviços de saúde mental da rede municipal de cariacica.
-
02/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social Comunitária II e III, Saude Coletiva, Politicas Publicas de Saúde
-
02/2005
Estágios , Caps - Centro de Atenção Psicossocial Moxuara - Cariacica, .,Estágio realizado, Estágio Básico I.
-
05/2005 - 08/2006
Extensão universitária , Associação Eduacional de Vitoria, .,Atividade de extensão realizada, ciclo de palestras.
-
11/2005 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Prefeitura Municipal de Cariacica, Prefeitura Municipal de Cariacica.,Atividade realizada, Capacitação equipes saúde mental do municipio de Cariacica/ES.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anelise Nunes Gorza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?