Simone Silvia Bedin Coelho

Professora de Língua Portuguesa na rede pública do Estado do Paraná desde 1996. Licenciada em LETRAS - Anglo Portuguesas- FAFIJAN - em 1990. Especialização e Metodologia do Ensino Superior pela FAFISUL em 1994 e em Administração, Supervisão e Orientação Escolar, 2004.Concluinte do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) no ano de 2011 e Mestre em Linguagens e Letramentos pela UNIOESTE - Cascavel, 2015.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em PROFLETRAS

2013 - 2015

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA COM O GÊNERO CARTA DO LEITOR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Terezinha da Conceição Costa Hübes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: gêneros discursivos; carta do leitor; leitura; escrita.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar

2004 - 2004

Esap

Aperfeiçoamento em PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional

2009 - 2011

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Título: O GÊNERO REPORTAGEM COMO FORMA DE AQUISIÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Ano de finalização: 2011
Orientador: Luciane Thomé Schröder

Graduação em LETRAS

1988 - 1990

Fafijan

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

II Simpósio do PROFLETRAS/UNIOESTE.PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA COM O GÊNERO CARTA DO LEITOR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2015. (Simpósio).

II Simpósio do PROFLETRAS/UNIOESTE. 2015. (Simpósio).

II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação.A Violência contra a mulher sob o olhar de Marina Colasanti. 2014. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.O Gênero Discursivo Carta do Leitor e Possibilidades de Leitura e Escrita: a Sequência Didática como Metodologia de Trabalho. 2014. (Simpósio).

I SIMPÓSIO - PROFLETRAS. 2014. (Simpósio).

3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Simpósio).

I SIMPÓSIO - PROFLETRAS.O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO E POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO. 2014. (Simpósio).

II Seminário Internacional e III Nacional em Estudos da Linguagem. 2014. (Simpósio).

3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O Gênero Discursivo Carta do Leitor e Possibilidades Trabalho com a Leitura e a Escrita. 2014. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • COELHO, S. S. B. ; COSTA-HUBES, T. C. . O GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM A CARTA DO LEITOR. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 09, p. 312-333, 2015.

  • COELHO, S. S. B. . O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO E POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COELHO, S. S. B. . O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO E POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE TRABALHO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COELHO, S. S. B. . O Gênero Discursivo Carta do Leitor e Possibilidades de Leitura e Escrita: a Sequência Didática como Metodologia de Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COELHO, S. S. B. . A Violência contra a mulher sob o olhar de Marina Colasanti. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COELHO, S. S. B. . O estudo do gênero reportagem na perspectiva da análise do discurso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

COELHO, S. S. B. ; CABREIRA, M. C. ; COSTA-HUBES, T. C. . ATIVIDADES DE LEITURA E DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: 5º ANO. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernodeAtividades).

COELHO, S. S. B. . Caderno de Atividades - Língua Portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Atividades).

COELHO, S. S. B. . LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTUDO DO GÊNERO REPORTAGEM NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção Didático-Pedagógica).

COELHO, S. S. B. . Orientações Pedagógicas de Língua Portuguesa para Sala de Apoio à Aprendizagem. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações Peagógicas).

Histórico profissional

Experiência profissional

1996 - Atual

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Quadro Próprio do Magistério, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.