Renan Ribeiro de Oliveira

Atualmente é desenvolvedor frontend homeoffice na Fractal, desenvolvendo plataformas e soluções educacionais, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Sistemas para Internet

2015 - 2016

Faculdade de Tecnologia da Paraíba

Graduação interrompida em 2015 em Licenciatura em Computação

2014 - interrompida

Universidade Federal da Paraíba
Ano de interrupção: 2015

Graduação interrompida em 2013 em Ciencias da Computação

2010 - interrompida

Universidade Federal da Paraíba
Ano de interrupção: 2013

Formação complementar

2011 - 2011

Aprendendo a Construir Jogos Educativos em Flash. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Lógica Orientada a Objetos. (Carga horária: 44h). , Treina Web, TW, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Java JSE / J2SE. (Carga horária: 44h). , Treina Web, TW, Brasil.

2009 - 2009

Design Gráfico. (Carga horária: 36h). , Prepara Cursos, UNID. JP MASTER, Brasil.

2009 - 2009

Linux para Redes. (Carga horária: 24h). , Prepara Cursos, UNID. MAMANGUAPE, Brasil.

2009 - 2009

Web Design. (Carga horária: 80h). , Prepara Cursos, UNID. MAMANGUAPE, Brasil.

2009 - 2009

Programador. (Carga horária: 96h). , Prepara Cursos, UNID. MAMANGUAPE, Brasil.

2008 - 2008

Introdução Administração de Servidores (Slackware). (Carga horária: 40h). , Linux FI, LINUX FI, Brasil.

2006 - 2006

Montagem e Manutenção de Redes. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2005 - 2005

Serigrafia. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.

Organização de eventos

OLIVEIRA, R. R. ; SOUSA, H. M. . V SETEC (Semana de Tecnologia e Iniciação Científica). 2015. (Outro).

Participação em eventos

BrasilJS Conf. 2016. (Congresso).

RUBYCONF BRASIL. 2016. (Congresso).

Integração Sim Senhor III. 2011. (Encontro).

V ENSOL - ENCONTRO DE SOFTWARE LIVRE DA PARAÍBA.. 2011. (Encontro).

IV ENSOL - ENCONTRO DE SOFTWARE LIVRE DA PARAÍBA. 2010. (Encontro).

III SEDUCA (Seminario de Educadores Prepara). 2009. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Análise e Desenvolvimento das camadas Gráficas e de Avaliação do Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados (IGED) para estruturas não lineares, Descrição: Este trabalho objetiva a continuação do desenvolvimento de uma ferramenta de ensino a disciplina de Estrutura de Dados, provendo aos alunos uma abordagem de ensino construtiva. Especificamente neste plano de trabalho serão descritas as atividades necessárias para a implementação das estruturas: Árvore Binária, Tabela Hash e Grafo em duas camadas definidas na arquitetura desta ferramenta, as camadas Gráfica e Avaliadora... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Ribeiro de Oliveira - Integrante / Gilberto Farias de Sousa Filho - Coordenador., Financiador(es): Programa de Licenciatura da UFPB - Bolsa - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Uso de Jogos Computacionais para Análise de Sinais de Dislexia em Sala de Aula, Descrição: Este projeto tem como o objetivo o estudo da dislexia e a criação de um jogo educacional para auxiliar no diagnóstico da dislexia em sala de aula. Também é objetivo deste trabalho verificar se existem padrões pedagógicos para a confecção das interfaces dessa classe de jogos, propondo um padrão caso não exista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Ribeiro de Oliveira - Integrante / Alexandre Scaico - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2016

KAMALEON TI

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvendo com as seguintes tecnologias: JAVA, HTML, CSS, STRUTS, JASPERREPORT, POSTGRESQL, STRUTS, GLASSFISH, e etc. http://www.kamaleon.com.br

Atividades

  • 02/2011 - 09/2014

    Estágios , KAMALEON, .,Estágio realizado, Estágio não obrigatório.

2013 - 2013

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Programação Orientada a Objetos, Carga horária: 12

2011 - 2012

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Linguagem de programação, Carga horária: 12

2011 - 2011

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Ministrando aulas de Introdução à Programação, Carga horária: 48

Outras informações:
Estas aulas foram ministradas para 3 alunos do Ensino Médio no contexto do projeto Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Jogos Inteligentes para Educação Ambiental, Edital MCT/CNPq 03/2009 - Consolidação de Novos Campi e Novas Universidades, com vigência no período de 11/2009 a 10/2012.

2010 - 2011

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Programação, Carga horária: 12

2011 - 2012

Sistcomp Empresa Júnior

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Desenvolverdor e Líder Técnico, Carga horária: 10

2008 - 2009

Prepara Cursos

Vínculo: Professor de Informática, Enquadramento Funcional: Prefessor e Coordenador Educacional, Carga horária: 36

2009 - 2011

Prepara Cursos Unid - Mamanguape

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador Educacional, Carga horária: 36