Fernando Vernal Salina

Possui graduação em Ciências Habilitação Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema - Faculdades Integradas Claretiano (2012), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência em Processamento de Imagem, com pesquisas voltadas para Algoritmos de Reconstrução Tomográfica de Imagens de Solos, Reconhecimento de Padrões e Processamento de Imagens em Dispositivos Móveis.

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Física

2002 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Métodos Híbridos para Reconstrução Tomográfica de Imagens utilizando POCS e Teoria da Estimação
Nelson Delfino d'Ávila Mascarenhas. Palavras-chave: POCS; Processamento de Imagem; Reconstrução Tomográfica de Imagens.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Mestrado em Ciência da Computação

1999 - 2001

Universidade Federal de São Carlos
Título: Reconstrução tomográfica utilizando projeção em conjuntos convexos, Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Nelson Delfino d'Ávila Mascarenhas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: POCS; Processamento de Imagem; Reconstrução Tomográfica de Imagem.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema

2011 - 2012

Faculdades Integradas Claretiano

Graduação em Ciências Habilitação Matemática

1990 - 1993

Universidade Católica Dom Bosco

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h). , Instituto de Educação para Surdos, SELI, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Produção de Material Didático Impresso para EaD. (Carga horária: 50h). , Saber EaD, SABER EAD, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Discreta e Combinatória.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Organização de eventos

GODOY, S. A. ; SALINA, F V . Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre - FLISOL. 2014. (Festival).

QUILICI NETO, A. ; BIANCHINI, A. R. ; MONACO, S. A. S. ; MORAES, L. E. L. ; SALINA, F V . GETEC. 2003. (Congresso).

Participação em eventos

Festival latinoamericano de Instalação de Software Livre.Modelagem #d Utilizando o Blender. 2014. (Encontro).

Encontro de Formadores do EaD Campus Boituva.Capacitação para Formadores: Planejando o 1o. Semestre de 2014. 2013. (Encontro).

II Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Boituva.Moodle para Autores e Tutroes. 2013. (Encontro).

I Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Formiga.Tecnologia Educacional: Uma Abordagem Computacional. 2009. (Simpósio).

I Seminário de Educação a Distância. 2009. (Seminário).

IV Simpósio Tecnológico da Faculdade de Tecnologia de Mococa.Modelagem e Animação 3D Utilizando o Blender. 2009. (Simpósio).

Maratona de Programação. 2009. (Outra).

5.a Semana do Sistemas de Informação.Engenharia Social. 2008. (Encontro).

III Semana de Estudos do Curso de Fisioterapia.Levando Alegria à Pediatria Hospitalar (teórico-prático). 2008. (Encontro).

IX Worshop de Pós-Graduação em Física.Reconstrução Tomográfica de Imagem utilizando filtros estatísticos. 2005. (Encontro).

XVIII SIBIGRAPI. 2005. (Simpósio).

VIII Worshop de Pós-Graduação em Física.Reconstrução tomográfica de imagem utilizando filtros estatísticos e wavelets. 2004. (Encontro).

GETEC. 2003. (Congresso).

III Congresso Regional de Educação: Formação do professor em tempos de barbarie. Formação do professor em tempos de barbarie. 2002. (Congresso).

Congresso de Pós-Graduação da UFSCar. Reconstrução Tomográfica Utilizando Projeções em Conjuntos Convexos. 2001. (Congresso).

II Congresso Regional de Educação: A Formação do Professor e a Revolução Informacional. Paradigmas do Ensino a Distância. 2001. (Congresso).

Instituto de Estudos Avançados de São Carlos - Programa Internacional de Estudos e Projetos para América Latina.Métodos Estatísticos Baseados em Projeções de Conjuntos Convexos para Reconstrução Tomográfica de Imagens. 2001. (Outra).

SIBIGRAPI. 1999. (Simpósio).

Programa de Formação de Gerente Operacional Trainee. 1994. (Outra).

Participação em bancas

SALINA, F V. Banca de Concurso para as Disciplinas de Tópicos Especiais em Gestão de Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia da Informação. 2008. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

SALINA, F V. Banca de Concurso para as Disciplinas de Estrutra de Dados e Gerenciamento de Projetos. 2008. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

SALINA, F V. Banca de Concurso para a disciplina de Computação Gráfica. 2008. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

FLAUSINO, C. M. D.;SALINA, F V; ANDRADE, R. M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Matemática - IFSP-câmpus Boituva. 2013. Instituto Federal de São Paulo.

SALINA, F V; PAULA. B. M. P.; SILVA, K. L. A.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Português Inglês - IFSP-câmpus Boituva. 2013. Instituto Federal de São Paulo.

Orientou

William de Lima

Sistema de Gerenciamento de Competição de Robótica; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);

Evandro Aparecido Gonçalves

Sistema Multiplataforma para testes da acuidade visual e de cores; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Carlos Eduardo Martins da Costa

Sistema de Controle de Galo Índio - SCGI; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Caio Junio Canalli

Visão Computacional em Dispositivos Móveis para Reconhecimento de Gestos Faciais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Tiago Frazão Valerio

Algoritmos de esqueletização para detecção de posturas no Crossfit; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Renato Lipi

Detecção de Colisão em ambientes simulados; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Fabio Ferreira

Reconhecimento de voz; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Guilherme Henrique de Souza

Análise Orientada a Objetos Aplicando CMM; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa; Orientador: Fernando Vernal Salina;

ANA CAROLINA RAMALHO

Computação Gráfica; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Felipe Zonaro Silva

Algoritmos de reconstrução tomografia a partir de projeções em ângulos limitados utilizando POCS sequencial e paralelo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Gustavo de Souza Valim

Estudo de modelos estatísticos para redução de ruído em algoritmos de reconstrução tomográfica de imagens; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Gabriel Rozzetti Matheus

Algoritmos para Reconhecimento de Placas de Trânsito; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Estevão Ferreira Lourenço

Desenvolvimento de um Sistema para controle de uma cadeira de rodas por biometria; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Rafael Kiyoshi Tahara Cazarin

Localização e reconhecimento de landmarks aplicado a sistemas de navegação; 2017; Iniciação Científica - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Ingrid da Silva Oliveira

Reconhecimento de Expressões Faciais em Sistemas de Tecnologias Assistivas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Amanda Cristina Nalesso

Algoritmos para Localização e Reconhecimento de landmarks em imagens digitais, para navegação autonoma de robôs; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Rafael Correa Campos

Reconhecimento Facial Utilizando Redes Neurais Artificiais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

João Lucas Gonçalves Lucchetta

Detecção e Rastreamento de Olhos para Implementação de uma Interface Humano-Computador para Sistemas que Fornecem Tecnologias Assistivas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Matheus Sousa Bezerra

Desenvolvimento de um Sistema Inteligente para Controle de uma Cadeira de Rodas Motorizada; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Lucas Piovani Carneiro

Controle de Cadeira de Rodas para Sistema Biométrico; 2014; Iniciação Científica - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Fernando Vernal Salina;

Produções bibliográficas

  • FRACASSO, N. K. L. ; SILVA, V. L. ; MARTINS, M. J. ; SALINA, F V ; CUTIGI, J. F. ; OLIVEIRA, L. B. R. . Análise do impacto da robótica educacional no desempenho e nas escolhas acadêmicas de alunos do ensino técnico integrado: um estudo no escopo do IFSP São Carlos. WORKSHOP DE INOVAÇÃO, PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO , v. 3, p. 33-36, 2018.

  • Mancini, C. M. S. ; SALINA, F V . Web Standards e Usabilidade. Expressão (Guaxupé) , v. 13, p. 65-73, 2010.

  • SALINA, F V ; GONÇALVES, Paulo Henrique . Algorítmos de Reconstrução Tomográfica de Imagem. Expressão (Guaxupé) , v. 1, p. 9-22, 2009.

  • SALINA, F V ; BORATO, E. . Engenharia Social. Expressão (Guaxupé) , v. 10, p. 27-38, 2009.

  • MASCARENHAS, Nelson Delfino D'ávila ; SALINA, F V ; CRUVINEL, Paulo Estevão . Rejection onto Convex Sets Methods in the Tomographic Reconstruction of Images. In: Paulo Estevão Cruvinel; Sérgio Mascarenhas. (Org.). Advanced Studies in Agricultural Instrumentaion. São Carlos: RiMa, 2002, v. , p. 25-51.

  • RIBEIRO, E. S. ; MASCARENHAS, Nelson Delfino D'ávila ; SALINA, F V ; CRUVINEL, Paulo Estevão . Noise reduction on CT of Projections by Wiener Filtering and Wavelet Thresholding. In: VI Workshop de Visão Computacional, 2010, Presidente Prudente. VI Workshop de Visão Computacional, 2010.

  • SALINA, F V ; MASCARENHAS, Nelson Delfino d'Ávila . A Hybrid Estimation Theoretic-POCS Method for Tomographic Image Reconstruction. In: XVIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2005, Natal-RN. Proceedings of the XVIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2005. p. 220-224.

  • SALINA, F V ; MASCARENHAS, Nelson Delfino D'ávila ; CRUVINEL, Paulo Estevão . A Comparison of POCS Algorithms for Tomographic Reconstruction Under Noise and Limited View. In: XV SIBIGRAPI - Simposio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagem, 2002, Fortaleza. XV SIBIGRAPI, 2002. p. 342-346.

  • SALINA, F V . Dez Anos do Projeto Saúde em São Carlos: resultados de um primeiro ciclo. In: III Encontro de Extensão da UFSCar: A interação entre Universidade e Sociedade, 2001, São Carlos. CD da 4ª Jornada Científica da UFScar. São Carlos, 2001.

  • CAZARIN, R. K. T. ; SALINA, F V . LOCALIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE LANDMARKS APLICADO A SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO. In: Wipex - Workshop de Inovação, Pesquisa e Extensão, 2018, São Carlos-SP. III Wipex - Workshop de Inovação, Pesquisa e Extensão, 2018. p. 13-16.

  • MATHEUS, G. R. ; SALINA, F. V. . ALGORITMOS PARA DETECÇÃO E RECONHECIMENTO DE PLACAS DE TRÂNSITO. In: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (WIPEX), 2019, São Carlos - SP. 4 WIPEX. São Carlos-SP: IFSP, 2019. v. 3. p. 1-3.

  • LOURENCO, E. F. ; SALINA, F. V. . FERRAMENTAS DE DETECÇÃO DE MÍMICA FACIAL APLICADAS A UM SISTEMA DE CONTROLE DE UMA CADEIRA DE RODAS MOTORIZADA. In: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (WIPEX), 2019, São Carlos - SP. 4 WIPEX. São Carlos - SP: IFSP, 2019. v. 3. p. 29-32.

  • VALIM, G. S. ; SALINA, F. V. . FILTRAGEM DE RUÍDO COM USO DO MÉTODO PROBABILÍSTICO MAXIMUM A POSTERIORI NA RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS TOMOGRÁFICAS. In: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (WIPEX), 2019, São Carlos - SP. 4 WIPEX. São Carlos: IFSP, 2019. v. 3. p. 33-36.

  • KAWABATA, C. L. O. ; SALINA, F. V. ; CUTIGI, J. F. ; VILARONGA, C. A. R. ; BORDIGNON, T. ; NALESSO, A. C. F. ; SANTOS, G. N. ; RUIVO, J. R. ; BRITO, R. C. ; SOUZA, L. R. A. ; VIANA, J. M. A. . INFORMÁTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. In: 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, 2018, São Carlos. Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos. São Carlos: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos, 2018. v. 1. p. 25-28.

  • FRACASSO, N. K. L. ; SILVA, V. L. ; MARTINS, M. J. ; SALINA, F. V. ; CUTIGI, J. F. ; OLIVEIRA, L. B. R. . ANÁLISE DO IMPACTO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO DESEMPENHO E NAS ESCOLHAS ACADÊMICAS DE ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: UM ESTUDO NO ESCOPO DO IFSP SÃO CARLOS2018. In: 3º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, 2018, São Carlos. Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos. São Carlos: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos, 2018. v. 1. p. 33-36.

  • MATHEUS, G. R. ; SALINA, F. V. . ALGORITMOS PARA DETECÇÃO E RECONHECIMENTO DE PLACAS DE TRÂNSITO. In: 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2018, Boituva. 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2018. v. 1.

  • VALIM, G. S. ; SALINA, F. V. . FILTRAGEM DE RUÍDO COM O MÉTODO PROBABILÍSTICO MAXIMUM A POSTERIORI NO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS TOMOGRÁFICAS. In: 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2018, Boituva. 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP. Boituva: 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2018. v. 1.

  • LOURENCO, E. F. ; SALINA, F. V. . ALGORITMOS DE RECONHECIMENTO DE MÍMICA FACIAL APLICADO À UM SISTEMA DE CONTROLE DE UMA CADEIRA DE RODAS. In: 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2018, Boituva. 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP. Boituva: 9° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2018. v. 1.

  • OLIVEIRA, I. S. ; SALINA, F. V. . RECONHECIMENTO DE EXPRESSÕES FACIAIS EM SISTEMAS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA. In: 8º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017, Cubatão. 8º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP. Cubatão: 8º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017. v. 1.

  • CHUQUE, R. L. ; ALVES, R. R. ; CUTIGI, J. F. ; SALINA, F. V. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO E CONDUÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE ARDUINO. In: 2º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, 2016, São Carlos. 2º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão. São Carlos: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos, 2016. v. 1. p. 129-132.

  • NALESSO, A. C. F. ; SALINA, F. V. . RECONHECIMENTO FACIAL UTILIZANDO WAVELET E PCA. In: 2º Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, 2016, São Carlos. Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos. São Carlos: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFSP São Carlos, 2016. v. 1. p. 133-136.

  • AZORLI ; CORDEIRO ; RODRIGUES, V. D. ; SALINA, F. V. . Tutoria da Rede ASA: a rede de apoio aos discentes. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SALINA, F V ; CANALLI, C. J. . Reconhecimento de Gestos Faciais em Dispositivos Móveis. 2018.

SALINA, F. V. ; VALERIO, T. F. . Detecção de Postura em Exercícios Físicos. 2018.

ALMEIDA, M. S. ; SALINA, F V . Capacitação de Conteudistas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALINA, F V ; MORAES, L. E. L. . Programa de Capacitação de Tutores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALINA, F V ; SANTOS, A. C. . Capacitação de Conteúdistas para EaD. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALINA, F V . Modelagem de Ambientes 3D Utilizando o Blender. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Teste de Software Baseado em Mutação com Alta Eficácia e Baixa Dívida Técnica: Processo Automatizado e Protótipo de Ambiente de Apoio Livres, Descrição: Objetivo: Considerando a relevância da automatização da atividades de teste para a indústria de produção de software e a relevância do teste baseado em mutação a partir de evidências científicas, neste projeto tem-se por objetivo definir um processo de teste baseado em mutação que possa ser executado de forma 100% automatizado por meio de um ambiente de teste de apoio, ambiente este que será especificado, implementado e validado com aplicações industriais e open-source. Métodos: Investigar e automatizar três problemas clássicos do teste de mutação: 1) geração de mutantes; 2)execução dos mutantes; e a 3) análise dos mutantes vivos e equivalentes no processo de teste. Na geração, pretende-se utilizar análise estática e informações de fluxo de controle e de dados para selecionar os pontos em que as mutações serão realizadas, além de selecionar tipos específicos de operadores a serem utilizados em função das características do produto em teste. Na execução dos mutantes, é importante que seja feita uma seleção de bons casos de teste com alta probabilidade de matar mutantes não equivalentes. Para isso, entende-se que devem ser combinados diferentes geradores automáticos de dados de teste e, possivelmente, desenvolvidos novos algoritmos de geração para matar mutantes gerados por operadores de mutação específicos. Na análise dos mutantes vivos e equivalentes serão definidas e avaliadas estratégias, de forma automatizada, para a determinação de mutantes equivalentes, utilizando-se heurísticas, aprendizado Bayesiano, e a frequência de execução dos mutantes pelos casos de teste. Resultados esperados: serão gerados um processo de teste e um ambiente de apoio gratuito, além de dados de experimentação que permitirão a geração de benchmarks de teste para C, Java e Python, viabilizando o desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas ao teste de mutação, principalmente no contexto dessas linguagens de programação. Processo e Ambiente serão aplicados e avaliados em parceiros industriais os quais manifestaram apoio e interesse no uso do processo resultante deste projeto de pesquisa. Débito técnico no contexto desta proposta caracteriza os riscos associados à produção e à liberação de produtos de software, tendo como base o critério deteste baseado em mutação. Conclusões: Pretende-se viabilizar a aplicação do teste de mutação como um importante mecanismo de garantia da qualidade de produtos de software de forma totalmente automatizada, favorecendo a transferência tecnológica e aplicação do teste de mutação para a indústria, com a consequente evolução da capacidade de produção de software da indústria brasileira. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Vernal Salina - Integrante / Lucas Bueno Ruas de Oliveira - Integrante / Auri Marcelo Rizzo Vincenzi - Coordenador / José Carlos Maldonado - Integrante / Márcio Eduardo Delamaro - Integrante / Rodrigo Funabashi Jorge - Integrante / Fabiano Cutigi Ferrari - Integrante / Delano Medeiros Beder - Integrante / Anderson Belgamo - Integrante / Ana Cristina Ramada Paiva - Integrante / Rodrigo Elias Bianchi - Integrante / André Di Thommazo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Onde Ajudar, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar aspectos de visibilidade de Instituições usando ferramentas computacionais. Nesse sentido, o projeto almeja gerar como produção técnica um aplicativo (Web e Mobile) que permita apresentar Instituições de uma determinada região com o objetivo de democratizar a visibilidade delas. Muitas vezes uma Instituição acaba sendo mais "ajudada" que outras por ter mais divulgação ou por ser mais conhecida. Isto é um problema, pois muitas vezes Instituições que precisam de mais recursos, às vezes, acabam não sendo nem conhecidas, consequentemente não ajudadas. A plataforma visa dar mais visibilidade às Instituições que mais estão precisando de ajuda de forma centralizada. O aplicativo que será desenvolvido não somente visa manter uma interface que possibilita unir ajudadores às Instituições que precisam de ajuda, mas também controlar todo processo de implantação, divulgação e plano de expansão em nível nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Vernal Salina - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Outra.

  • 2019 - Atual

    Controle de Competições de Robôs, Descrição: O projeto intitulado ?Desenvolvimento de um Sistema Web e Mobile para controlar e. Incentivar a Robótica Educacional no IFSP? visa produzir um software, tanto para Web quanto para dispositivos móveis (tablets e celulares), para controlar competições de robótica. O Sistema será desenvolvido inicialmente para ser utilizado em competições interna ao IFSP, porém será disponibilizado posteriormente para outras instituições que desejam utilizá-lo. As competições inicialmente previstas são: Busca e Resgate (voltado para o ensino fundamental e médio), Sumô de Robôs (autônomos e radiocontrolados), Corrida de Robôs Seguidores de Faixas e também de batalhas de robôs. O sistema deverá permitir inserir novas modalidades de competições, bem como o uso de hardware para o controle da competição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Vernal Salina - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Outra.Número de orientações: 1

  • 2018 - 2019

    Desenvolvimento de Algoritmos para Tomografia de Solos, Descrição: O projeto intitulado ?Desenvolvimento de Algoritmos para Tomografia de Solos? visa produzir algoritmos computacionais mais eficientes para ser utilizados em tomógrafo de solos. Tais algoritmos devem prever o tratamento de ruído presente na aquisição dos dados tomográficos bom como a impossibilidade de aquisição dos dados em um determinado ângulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Vernal Salina - Coordenador / Gustavo de Souza Valim - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2017 - 2019

    Sistema para controle de uma cadeira de rodas motorizada por meio da mímica facial, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um software, para controle de uma cadeira de rodas motorizada, a ser utilizado por usuários tetraplégicos. Na literatura é relatado que um dos últimos músculos voluntários a serem paralisados, por doenças que causam a tetraplegia, são os olhos. Sendo assim, um sistema que controle uma cadeira de rodas pela mímica facial seria muito útil para este tipo de usuário. O sistema proposto envolve tanto a parte de software, a ser embarcado em um dispositivo como tablet ou celular, bem como o sistema de interface (hardware) com a cadeira de rodas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Vernal Salina - Coordenador / Caio Junio Canalli - Integrante / Ingrid da Silva Oliveira - Integrante / Estevão Ferreira Lourenço - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, Campus Boituva. , Av Zélia de Lima Rosa, Portal dos Pássaros, 18550-000 - Boituva, SP - Brasil, Telefone: (15) 33638610

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Tecn, Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante.

  • 07/2014

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados 2

  • 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Comitê de Iniciação Científica.

  • 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Comissão do Projeto Político Pedagógico.

  • 07/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

  • 07/2014 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Comissão Eleitoral para Conselho de Campus.

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura de Computadores

  • 04/2014 - 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Comissão Organizadora do Festival Latino Americano de Instalação de Software.

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura de Computadores

  • 11/2013 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Comissão de Análise Documental referente edital de remoção docente.

  • 04/2013 - 04/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Comissão Organizadora do Festival Latino Americano de Instalação de Software.

  • 07/2012 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva.,Cargo ou função, Subcomissão de Concurso Público - Portaria de 18 de julho de 2012.

2007 - 2012

Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenador Tecnológico CEAD, Carga horária: 40

2007 - 2008

Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2007 - 02/2012

    Direção e administração, Centro de Educação a Distância.,Cargo ou função, Coordenador Tecnológico CEAD.

  • 02/2007 - 02/2012

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Computação Gráfica e Hiperrmídia, Estruturas de Dados e Algoritmos, Linguagem de Programação I, Programação Orientada a Objetos I, Programação Orientada a Objetos II, Redes de Computadores I, Redes de Computadores II

1995 - 1999

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/1991 - 03/1992

    Ensino, Graduação Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica, MAtemática II, Introdução à Informática, Administração de Rede NT

2004 - 2009

Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Redes de Computadores Professor de Estatística Professor de Linguagem de Programação

Atividades

  • 02/2004

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algebra Linear e Cálculo, Probabilidade e Estatística, Multimídia e Hipermídia, Redes de Computadores

2006 - 2009

Fundação Educacional de Ituverava

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/2006 - 02/2009

    Direção e administração, Núcleo de Ensino à Distância.,Cargo ou função, Coordenador Tecnológico.

  • 02/2006 - 02/2009

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Multimídia e hipermídia, Linguagem de Programação

2002 - 2006

Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2002 - 01/2006

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Cálculo II, Computação Gráfica, Processamento de Imagem, Linguagem de Programação II, Linguagem de Programação I, Linguagem Orientado a Objetos

1992 - 1995

Banco Econômico S A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1992 - 02/1995

    Direção e administração, Agëncia de Campo Grande.,Cargo ou função, Gerenciamento de Contas, Captação de clientes, empréstimos, seguros.

1990 - 1992

BANCO DO BRASIL

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1990 - 12/1992

    Estágios , Cesec.,Estágio realizado, Digitação, microfilmagem, reprodução de documentos.

1991 - 1992

Centro de Educação Sul Matogrossense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1991 - 12/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, MAtemática, Biologia

1995 - 1995

FUNDAÇÃO LOWTONS DE ENSINO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Segundo Grau, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática