Cássia Rodrigues Dias
Possui especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Escola GHC em parceria com a FIOCRUZ. Também possui graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2013) e graduação em Ciências Biológicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia. Possui conhecimento nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Parasitologia, Genética Forense, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Gerenciamento, Emergência e Terapia Intensiva e Atenção em Enfermagem à Criança, Adulto e Idoso no contexto hospitalar principalmente na área Clínico-cirúrgica. Exerce docência como funcionária pública pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Atuou como colaboradora em um projeto de pesquisa intitulado " Caracterização clínica, epidemiológica, e molecular/virológica dos subgrupos do Vírus HIV circulantes no Rio Grande do Sul" no Serviço de Atenção Terapêutica (SAT) do Hospital Sanatório Partenon.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
2015 - 2015
Escola GHC
Título: Enunciações de Estudantes sobre a Saúde na Escola: Desmistificando o Programa Saúde na Escola
Orientador: Rodrigo de Oliveira Azevedo
Graduação em Enfermagem
2010 - 2013
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: CARACTERIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO BRASIL: uma revisão integrativa
Orientador: Profª Dra. Débora Fernandes Coelho
Graduação em Ciências Biológicas
2004 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Geração de memória TCD4 anti-tumoral por células dendríticas in vivo
Orientador: Cristina Beatriz Casabuena Bonorino
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante
1999 - 2001
Escola Técnica em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Formação complementar
2008 - 2008
Extensão universitária em II Curso de Inverno de Ciências Farmacêuticas. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Extensão Imunologia e Auto-imunidade. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso sobre Arthropoda. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Atualizações em Biotecnologia. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Extensão em Genética Forense. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2000 - 2001
Técnico em Patologia Clinica. (Carga horária: 360h). , Escola Técnica em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ETS - HCPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
Organização de eventos
FONSECA, A.C.C ; DIAS, C. R. . Semana de Direitos Humanos da UFCSPA: Combate à Homofobia e Promoção da Diversidade. 2011. (Outro).
DIAS, C. R. . I Jornada Acadêmica de Enfermagem da UFCSPA - Enfermagem Contemporânea: Campos de Atuação Profissional. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Seminário de Saúde Mental: Acolhimento ou Abandono. 2013. (Seminário).
III Simpósio de Infecções em Pacientes Transplantados. 2012. (Simpósio).
I Semana Acadêmica da UFCSPA 2012. 2012. (Outra).
I Semana Acadêmica da UFCSPA 2012.Conscientização da Equipe de Saúde, Comunidade e Lideranças sobre Área de Vigilância A. 2012. (Outra).
XVII Jornada Internacional de Terapia Intensiva. 2012. (Simpósio).
31ª Semana Científica do HCPA.Atenção de Enfermagem ao idoso no contexto de uma instituição de longa permanência. 2011. (Encontro).
Aplicações Clínicas da Bioquímica - 3ª edição. 2011. (Outra).
Aula Aberta - A anencefalia em cena: projeção do documentário "Uma história severina". 2011. (Outra).
Aula Aberta - A anencefalia em cena: projeção do documentário "Uma história Severina". 2011. (Encontro).
Campanha de Vacinação contra a Influenza. 2011. (Outra).
Campanha Saúde na Estrada. 2011. (Outra).
Curso de Preparação para o voluntariado SESC. 2011. (Outra).
Diferenças de Gênero: da Neuronanatomia à Sociologia - Liga de Cérebro e Comportamento da UFCSPA. 2011. (Outra).
Feiras de Saúde da UFCSPA. 2011. (Outra).
Florence Nightingale: Um legado na História da Enfermagem e Saúde. 2011. (Outra).
I Grande Curso da Liga da Pediatria da UFCSPA. 2011. (Outra).
II Encontro de Profissionais da Saúde e Inclusão Social - Comunicação com o Paciente Surdo nas Situações de Emergências. 2011. (Encontro).
II Jornada Acadêmica da Enfermagem - Atuações e Responsabilidades : O Enfermeiro como Líder. 2011. (Outra).
II Simpósio de Infecções em Pacientes Transplantados. 2011. (Simpósio).
II Simpósio Sul Americano de Pediatria. 2011. (Simpósio).
IV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. 2011. (Congresso).
IV Mini-Curso de Capacitação de Jovens Cientistas da UFCSPA - IV Semana Científica da UFCSPA e I Semana de Tecnologia e Inovação. 2011. (Outra).
IV Semana Científica da UFCSPA e I Semana de Tecnologia e Inovação. 2011. (Outra).
IV Semana Científica da UFCSPA e I Semana de Tecnologia e Inovação.Estratégia de Intervenção sobre o Funcionamento de uma Unidade de Saúde. 2011. (Outra).
Jornada Interdisciplinar "Doação de órgãos para transplantes - luta pela vida e aspectos jurídicos". 2011. (Outra).
Módulo I do Curso sobre Dor: Avaliação da Dor - Liga da Dor da UFCSPA. 2011. (Outra).
Módulo II do Curso sobre Dor: Diagnóstico de Dor - Liga da Dor da UFCSPA. 2011. (Outra).
Oficina de Biossegurança para Enfermagem - II Jornada Acadêmica da Enfermagem - Atuações e Responsabilidades : O Enfermeiro como Líder. 2011. (Oficina).
Oficina de ostomias - II Jornada Acadêmica da Enfermagem - Atuações e Responsabilidades : O Enfermeiro como Líder. 2011. (Oficina).
Semana de Direitos Humanos da UFCSPA: Combate à Homofobia e Promoção da Diversidade. 2011. (Outra).
Captação e Transplante de Órgãos. 2010. (Encontro).
Curso de Capacitação para Profissionais de Saúde da Rede de Atenção Primária à Saúde. 2010. (Oficina).
Dia da Vacinação H1N1. 2010. (Outra).
Feiras de Saúde da UFCSPA - Edições II e IV. 2010. (Outra).
I Jornada Acadêmica da Enfermagem da UFCSPA. 2010. (Encontro).
Módulo de Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado da Liga do Trauma da UFCSPA. 2010. (Oficina).
Módulo de Primeiros Socorros da Liga do Trauma da UFCSPA. 2010. (Oficina).
44º Congresso da Sociedade de Medicina Tropical. 2008. (Congresso).
Curso de Extensão Imunologia Clínica e Auto-imunidade. 2008. (Outra).
II Curso de Extensão de Inverno de Ciências Farmacêuticas. 2008. (Outra).
IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Expansão das Células NKDCS In Vitro com Interleucina 21. 2008. (Outra).
XII Encontro Gaúcho de Imunologia.Expansão das Células NKDCS In Vitro com Interleucina 21. 2008. (Encontro).
Atualizações em Biotecnologia. 2007. (Outra).
Curso sobre Arthropoda. 2007. (Outra).
IX Encontro gaúcho de Imunologia. 2007. (Encontro).
Simpósio Gaúcho sobre Terapia Gênica e Celular. 2007. (Simpósio).
XIX Salão de Iniciação Científica - UFRGS.Construção gênica para otimização da secreção de IL-15 por células eucarióticas. 2007. (Outra).
II Semana Acadêmica Interdisciplinar - "De olho no mundo da Ciência. 2006. (Encontro).
Curso de Extensão em Genética Forense. 2005. (Oficina).
I Semana Acadêmica Interdisciplinar - Faculdade de Biociência, Farmácia e Química. 2005. (Encontro).
Minicurso: Imunologia Básica na I Semana Acadêmica Interdisciplinar. 2005. (Oficina).
3ª Semana Acadêmica da Biologia. 2004. (Seminário).
5ª Semana da Solidariedade - Água, Fonte de Vida. 2004. (Seminário).
Aula Inaugural. 2004. (Encontro).
Aula Inaugural "Entendendo a profissão"- CRBio - 3ª Região. 2004. (Outra).
Fronteiras da Biologia Celular- 3ª Semana Acadêmica da Biologia. 2004. (Oficina).
Jornada de drogas de abuso. 2004. (Encontro).
21ª Semana Científica do HCPA - 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no MERCOSUL - Enfermagem. 2001. (Congresso).
21ª Semana Científica do HCPA - 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no MERCOSUL - Física Médica. 2001. (Congresso).
21ª Semana Científica do HCPA - 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no MERCOSUL - Ginecologia e Obstetrícia - 10 anos do Setor de Reprodução Assistida 10. 2001. (Congresso).
21ª Semana Científica do HCPA - 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no MERCOSUL - Nefrologia. 2001. (Congresso).
21ª Semana Científica do HCPA - 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no MERCOSUL - Patologia Clínica. 2001. (Congresso).
21ª Semana Científica do HCPA - 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no MERCOSUL - Psicologia. 2001. (Congresso).
21ª Semana Científica do HCPA - 8º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no MERCOSUL - Psiquiatria. 2001. (Congresso).
4º Simpósio de Administração Hospitalar. 1999. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
DIAS, C. R. ; SOUZA, A. P. D. ; BONORINO, C. B. ; Rodrigues, Luiz C. . Expansão das células NKDCs in vitro com interleucina 21. In: XII Encontro Gaúcho de Imunologia, 2008, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Imunologia, 2008. p. 2-2.
-
DIAS, C. R. ; Rodrigues, Luiz C. ; SOUZA, A. P. D. ; BONORINO, C. B. . Expansão das células NKDCs in vitro com interleucina 21. In: IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2008, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2008.
-
DIAS, C. R. ; Rodrigues, Luiz C. ; BONORINO, C. B. . Construção Gênica para Otimização da Secreção de IL-15 por Células Dendríticas. In: XIX Salão de Iniciação Científica da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, Porto Alegre. XIX Salão de Iniciação Científicada da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
-
DIAS, C. R. ; PORTA, E. P. D. ; SEKI, E. S. ; TEIXEIRA, K. P. ; PAZ, A. A. . Atenção de Enfermagem ao idoso no contexto de uma instituição de longa permanência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIAS, C. R. ; RODRIGUES JR., L. C. ; SOUZA, A. P. D. ; BONORINO, C. B. . Expansão das células NKDCs in vitro com interleucina 21. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DIAS, C. R. ; Rodrigues, Luiz C. ; BONORINO, C. B. . Construção Gênica para Otimização da Secreção de IL-15 por Células Eucarióticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DIAS, C. R. . Estudo do Efeito da IL-15 sobre a apresentação de antígenos por células dendríticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
DIAS, C. R. ; BONORINO, C. B. . Geração de memória TCD4 anti-tumoral por células dendríticas In vivo. 2008. (Relatório de pesquisa).
DIAS, C. R. ; BONORINO, C. B. . Avaliação da Atividade da Interleucina 15 Murina na Fagocitose e Apresentação Antigênica por Células Dendríticas. 2008. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2008
Geração de memória TCD4 anti-tumoral por células dendríticas In vivo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Rodrigues Dias - Integrante / Rodrigues, Luiz C. - Integrante / Cristina Beatriz Bonorino - Coordenador / Ana Paula Duarte de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2008
Avaliação da Atividade da Interleucina 15 Murina na Fagocitose e Apresentação Antigênica por Células Dendríticas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Rodrigues Dias - Integrante / Rodrigues, Luiz C. - Integrante / Cristina Beatriz Bonorino - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2012
Destaque na Categoria PET-Saúde da I Semana Acadêmica da UFCSPA 2012, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFCSPA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Colégio Estadual Japão. , Rua Enrico Caruso, Jardim Itu Sabará, 91215300 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33345666
Experiência profissional
2012 - Atual
Secretaria da Educação do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2012 - 2013
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET- Saúde UFCSPA, Carga horária: 8
2012 - 2012
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Programa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10
2011 - 2012
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET- Saúde UFCSPA, Carga horária: 8
2009 - 2011
Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM URBANOVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências da Natureza, Carga horária: 30
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna bolsista, Carga horária: 20
2007 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 40
2006 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplinas em que se realizou a monitoria: Microbiologia Microbiologia e Micologia Microbiologia Geral
2005 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplinas em que se realizou monitoria: Biofísica Biofísica (Enfermagem) Histologia Animal
2004 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
2015 - 2016
Hospital Sanatório PartenonVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Caracterização clínica, epidemiológica, e molecular/virológica dos subgrupos do Vírus HIV circulantes no Rio Grande do Sul
2016 - 2016
Hospital Fundação Getulio VargasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36
Outras informações:
Assistência em Unidade Clínica-Cirúrgica, Unidade Clínica Adulto e Unidade de Cuidados Intermediários Adulto.
2016 - 2016
Hospital FeminaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36
Outras informações:
Assistência como temporária em UTI Neonatal, Unidade Ginecológica/Oncológica e UTI Adulto.
2017 - 2018
Fundação Hospitalar Getulio VArgasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cássia Rodrigues Dias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?