DOUGLAS DA ROCHA COFFONE

Formando de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, aluno em projeto de extensão voltado para área da educação e monitor bolsista do Instituto de Química na área de analítica, atuando na parte laboratorial, pedagógica e de preparação e apoio à prática. Interesse na área da educação, química, ensino de química, analítica e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Química

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

2011 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Formação complementar

2019 - 2019

O Papel das Práticas Pedagógicas e Metodologias de Aprendizado no Ens. Qui.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2019 - 2019

Integrando a Agenda 2030 na Sala de Aula por meio das ODS 4-6-7. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Gênero e Educação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento e Produção de Vacinas e Biofármacos. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Biotecnologia Molecular. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Plantas Carnívoras. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Perícia Criminal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2015 - 2015

Neuroanatomia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2014 - 2014

Polímeros na Indústria do Petroleo. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Extrusão de Polímeros - teórico e prático. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Controle de qualidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Organização de eventos

COFFONE, D. da R. . IV ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA. 2021. (Congresso).

COFFONE, D. da R. . 27ª Semana da Química da UFRJ. 2019. (Congresso).

COFFONE, D. da R. . I Semana da Licenciatura em Química UFRJ. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

XX Encontro Nacional de Ensino de Química. Oficinas de Tratamento de Água com Enfoque CTS para o Ensino Fundamental I. 2021. (Congresso).

10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. EXPERIMENTO ?ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES?, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO. 2019. (Congresso).

10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. ECO JOGO: UMA ATIVIDADE LÚDICA BASEADA NO ENSINO INVESTIGATIVO. 2019. (Congresso).

10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. CONHECENDO A SEMANA DA QUÍMICA DA UFRJ. 2019. (Congresso).

II Encontro Regional da Rede de Ensino de Química - Resende.PROJETO ?A QUÍMICA EM TUDO?: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA BASEADA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Encontro).

I Semana da Licenciatura em Química da UFRJ. ECO JOGO: UMA ATIVIDADE LÚDICA BASEADA NO ENSINO INVESTIGATIVO. 2019. (Congresso).

SBQ Rio de Janeiro - SBQ Rio 2019 | XVII Encontro Regional. ABORDANDO CONDUTIVIDADE ELÉTRICA SOB UMA PERSPECTIVA EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2019. (Congresso).

SBQ Rio de Janeiro - SBQ Rio 2019 | XVII Encontro Regional. ABORDANDO CONDUTIVIDADE ELÉTRICA SOB UMA PERSPECTIVA EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2019. (Congresso).

8ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. PROJETO DE EXTENSÃO PREPARANEM: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO COM ALUNES* LGBT.. 2017. (Congresso).

II Feira do PFRH. Entendendo processos de biorremediação, fontes alternativas de energia dentre outros. 2015. (Feira).

VI SEMACIT. Fontes de energia e combustíveis. 2014. (Feira).

VII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.Biodiesel de Soja. 2013. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . OFICINAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I. In: 20 Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021, Recife. Anais do 20 Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021. p. https://www.eve.

  • COSTA NETO, C. D. ; COFFONE, D. da R. . Projeto de Extensão PreparaNem: da experiência de educação com alunes1 LGBTQI ao Curso Preparatório Popular. In: 8ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Revista CFCH - Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2017, 2017.

  • COFFONE, D. da R. . EXPERIMENTO ?ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES?, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO. In: 10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, 2019.

  • PEREIRA, B. L. ; COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . ABORDANDO CONDUTIVIDADE ELÉTRICA SOB UMA PERSPECTIVA EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA. In: SBQ Rio de Janeiro - SBQ Rio 2019 | XVII Encontro Regional, 2019, Rio de Janeiro. Livro de Resumos XVII Encontro Regional SBQ-Rio, 2019. p. https://sbqrj.c.

  • COFFONE, D. da R. . ECO JOGO: UMA ATIVIDADE LÚDICA BASEADA NO ENSINO INVESTIGATIVO. In: 10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ, 2019, RIO DE JANEIRO. Caderno de Resumos: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, 2019.

  • COSTA NETO, C. D. ; COFFONE, D. da R. . PROJETO DE EXTENSÃO PREPARANEM: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO COM ALUNES* LGBT.. In: 8ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2017.

  • COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . Oficinas de Tratamento de Água com Enfoque CTS para o Ensino Fundamental I. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . EXPERIMENTO ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . ECO JOGO: UMA ATIVIDADE LÚDICA BASEADA NO ENSINO INVESTIGATIVO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . CONHECENDO A SEMANA DA QUÍMICA DA UFRJ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . PROJETO 'A QUÍMICA EM TUDO': UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA BASEADA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COFFONE, D. da R. ; SILVA, J. F. M. da . ECO JOGO: UMA ATIVIDADE LÚDICA BASEADA NO ENSINO INVESTIGATIVO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COFFONE, D. da R. ; COSTA NETO, C. D. . PROJETO DE EXTENSÃO PREPARANEM: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO COM ALUNES* LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, M. I. ; COFFONE, D.D.R. ; ALMEIDA, C. R. P. ; BAPTISTA, T. M. ; NASCIMENTO, E. H. F. ; PESSANHA, J. P. ; PINHEIRO, V. S. ; RODRIGUES, I. A. . Combustíveis e Fontes de Energia: Entendendo os Processos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, M. I. ; BAPTISTA, T. M. ; NASCIMENTO, E. H. F. ; PINHEIRO, V. D. S. ; COFFONE, D. R. ; COFFONE, D.D.R. . Entendendo Processos de Biorremediação, Fontes Alternativas de Energia dentre outros.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Entendendo Processos de Biorremediação, Fontes Alternativas de Energia dentre outros, Descrição: Atuei em duas linhas diferentes de pesquisa relacionadas a fontes alternativas de energia. Adquiri conhecimento prático e teórico na produção de biocombustível e no preparo de meios de cultura e placas para análises biológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Douglas da Rocha Coffone - Integrante / Maria Inês Teixeira - Coordenador / Caroline Rodrigues Peçanha de Almeida - Integrante / Eduardo Henrique Ferreira do nascimento - Integrante / JÉSSICA PATROCÍNIO PESSANHA - Integrante / Israel de Albuquerque Rodrigues - Integrante.

Prêmios

2019

Menção Honrosa:EXPERIMENTO ?ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA E SUAS PROPRIEDADES?, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE QUÍMICA NO ENSINO BÁSICO, 10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ.

2019

Menção Honrosa: CONHECENDO A SEMANA DA QUÍMICA DA UFRJ, 10ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ.

2017

Menção Honrosa: PROJETO DE EXTENSÃO PREPARANEM: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO COM ALUNES* LGBT, 8ª Semana da Integração Acadêmica da UFRJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Departamento de Química Analítica, Carga horária: 12

Outras informações:
Atualmente participo do programa de Monitoria da UFRJ - IQ. Participo tanto como monitor de laboratório quanto como monitor acadêmico da teoria. No laboratório, estou lado a lado com o professor titular, explicando a teoria da prática, auxiliando os alunos durante os experimentos e técnicas de química analítica, acompanhando o desenvolvimento da turma - além da rotina de limpeza e manutenção do ambiente no dia da prática. Enquanto monitor teórico, auxílio os alunos das disciplinas de analítica, explicando o conteúdo programático, fazendo exercícios, revisando a matéria.

2019 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Departamento de Química Inorgânica, Carga horária: 12

Outras informações:
Participei tanto como monitor de laboratório quanto como monitor acadêmico da teoria. No laboratório atuei lado a lado com o professor titular, explicando a teoria da prática, auxiliando os alunos durante os experimentos, acompanhando o desenvolvimento da turma - além da rotina de limpeza e manutenção do ambiente no dia da prática. Enquanto monitor teórico, auxiliei os alunos da disciplina de Química Geral I, explicando o conteúdo programático, fazendo exercícios, revisando a matéria.

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Departamento de Química Inorgânica, Carga horária: 8

Outras informações:
Participei tanto como monitor de laboratório quanto como monitor acadêmico da teoria. No laboratório atuei lado a lado com o professor titular, explicando a teoria da prática, auxiliando os alunos durante os experimentos, acompanhando o desenvolvimento da turma - além da rotina de limpeza e manutenção do ambiente no dia da prática. Enquanto monitor teórico, auxiliei os alunos da disciplina de Química Geral I, explicando o conteúdo programático, fazendo exercícios, revisando a matéria.

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Departamento de Química Inorgânica, Carga horária: 12

Outras informações:
Participei tanto como monitor de laboratório quanto como monitor acadêmico da teoria. No laboratório atuei lado a lado com o professor titular, explicando a teoria da prática, auxiliando os alunos durante os experimentos, acompanhando o desenvolvimento da turma - além da rotina de limpeza e manutenção do ambiente no dia da prática. Enquanto monitor teórico, auxiliei os alunos da disciplina de Química Geral I, explicando o conteúdo programático, fazendo exercícios, revisando a matéria.

2019 - 2019

Colégio São Vicente de Paulo

Vínculo: Estágio não-obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20

Outras informações:
Como estagiário da instituição, trabalhei como monitor da disciplina de Química para nono ano (Ensino Fundamental), primeiro, segundo e terceiro ano (Ensino Médio). Na minha prática, fiz acompanhamento particular da disciplina com os alunos; criei, apliquei e fiz a correção de exercícios; apliquei provas e avaliações.

Atividades

  • 03/2019 - 12/2019

    Estágios , Colégio São Vicente de Paulo.,Estágio realizado, Estágio-Não Obrigatório - Colégio São Vicente de Paulo.

2016 - 2017

Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Pré Vestibular Social do Estado do Rio de Janeiro (PVS), no ensino preparatório para o vestibular, através da plataforma digital (email/facebook) e telefônica diretamente em contato com o aluno, dando tutoria e embasamento no idioma inglês. Desenvolvi, também, material midiático (vídeos), apostilas, conteúdos acadêmicos para a página do Facebook e simulados estilo ENEM, UERJ e CEDERJ.

Atividades

  • 03/2016 - 12/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês à Distância

2016 - 2018

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no RJ

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Enquanto professor da disciplina "Inglês" no pré, defino o conteúdo a ser ministrado, confecciono o material didático utilizado e defino a disposição de ambos ao longo do período letivo. Também participo no planejamento e execução de aulas específicas voltadas para o vestibular da UERJ e ENEM. Atuo, ainda, como monitor da disciplina, dando todo o auxílio extra classe.

Atividades

  • 02/2016 - 07/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhei aulas práticas e teóricas de química analítica com alunos do segundo ano do ensino médio . E auxiliando como monitor criando, aplicando e fazendo correções de exercícios; e aplicando provas e avaliações.

2015 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Realização de rotina de laboratório, preparo de soluções e descarte. Além disso, preparação das aulas práticas que incluem: cromatografia clássica, técnica de adição padrão, uso de pHmetro, titulação potenciométrica, HPLC dentre outras no âmbito de análises instrumentais. Treinamento em todas as práticas e instrumentos relacionados à execução das mesmas, atuando também como tutor durante as análises experimentais.

Atividades

  • 08/2019 - 12/2019

    Estágios , Campus Duque de Caxias.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Obrigatório - IFRJ Caxias.

2012 - 2014

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Programa de Formação de Recursos H, Carga horária: 20

Outras informações:
Durante o tempo enquanto bolsista atuei em dois projetos diferentes, ambos com foco em biocombustíveis: 1) Análise de metais em água com uso fotômetro, produção soluções (ex.: solução tampão), limpeza e organização de laboratório. Introdução a técnicas microbiológicas (produção de meios de culturas e uso de bactérias específicas, além do petróleo) para estudos de biorremediação. 2) Participante em projeto de cunho teórico-experimental, tendo seu desenvolvimento voltado para o aprendizado da teoria do processo de fabricação de biodiesel em laboratório, através de fontes limpas, baratas e viáveis. Houve foco no uso de óleo de soja (usado) como matéria-prima.

2015 - 2015

Grupo Hidroservice

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Técnico em Química, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades de bancada de análises físico-química e instrumentais, em água industrial e potável. Técnicas espectrofotométricas, colorimétricas, titulométricas e potenciométricas, segundo o "Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22nd Edition". Lançamento de resultados analíticos em plataforma virtual e à mão, assim como proceder nas análises citadas em acordo com a ISO 9001 e dentro das especificações do INMETRO e INEIA.

Atividades

  • 04/2015 - 08/2015

    Estágios , Laboratório de Físico Química II.,Estágio realizado, Estágio Técnico Profissional.

2018 - 2018

Bio-Manguinhos/FIOCRUZ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Inovação e Operações Farmacêuticas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.