Sidnei José Casetto

Psicanalista, graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982), fez mestrado (1993) e doutorado (2000) em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Sênior do Departamento de Saúde, Clínica e Instituições da Universidade Federal de São Paulo, no campus Baixada Santista, onde atua na graduação do curso de Psicologia. Participa do Laboratório de Sensibilidades, do Laboratório de Psicanálise, Política, Arte e Sociedade, e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS), todos da Unifesp/BS. É membro do Departamento de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência em psicanálise, psicossomática, e em formação em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)

1995 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A constituição do inconsciente em práticas clínicas na França do século XIX
Orientador: Luís Cláudio Mendonça Figueiredo
, Ano de obtenção: 2000. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: inconsciente; hipnotismo; magnetismo animal.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

1988 - 1993

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Da possessão divina à segunda natureza do homem - Uma contribuição à genealogia do inconsciente
Orientador: Luís Cláudio Mendonça Figueiredo
, Ano de Obtenção: 1993.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: inconsciente; história da psicologia; subjetividade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros.

Graduação em Psicologia

1978 - 1982

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Psicossomática.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Organização de eventos

CASETTO, S. J. . Primeiro encontro regional dos Serviços-Escola da Baixada Santista: "A formação da(o) psicóloga(o): o papel dos serviços-escola e estágios". 2016. (Outro).

LOURENÇO, L. C. D. ; CASETTO, S. J. . II Jornada de Psicanálise da UNIFESP/BS:. 2015. (Outro).

CASETTO, S. J. ; LOURENÇO, L. C. D. . I Jornada de Psicanálise da Unifesp Baixada Santista: Produções do Simbólico. 2014. (Outro).

CASETTO, S. J. . I Semana de Psicologia da UNIFESP. 2011. (Outro).

Participação em eventos

13 Congresso Internacional Rede Unida. Cuidado em saúde: entre omissão e excesso, expectativas e afetos. 2018. (Congresso).

15 Congresso Paulista de Saúde Pública. Imaginação política e conhecimento. 2017. (Congresso).

Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Pesquisar contra si e encontrar o que não aceitamos na experiência do método. 2016. (Congresso).

V Semana de Anatomia e Saúde da UNIFEPS/BS.Saúde física x saúde mental. 2016. (Outra).

Colóquios "Perspectivas Teóricas em Desenvolvimento Humano: Conhecendo Práticas e Saberes".O início da vida psíquica. 2015. (Outra).

II Jornada de Psicanálise da Unifesp/BS: "pintando settings"."Psicanálise na Educação". 2015. (Outra).

II Jornada de Psicanálise da Unifesp/BS: "pintando settings".Abertura. 2015. (Outra).

X Congresso Médico Científico. Estresse pós-traumático: visão psicanalítica. 2015. (Congresso).

XII Seminário Clínico do Serviço-Escola de Psicologia da UNIFESP/BS.Psicossomática: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. 2015. (Outra).

100 anos de Psicanálise no Brasil, 20 anos da Especialização em Teoria Psicanalítica PUC-SP.Psicanálise e Clínica Comum. 2014. (Simpósio).

Interlocuções Metodológicas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul n.Interlocuções Metodológicas. 2014. (Outra).

II Semana de Anatomia e Saúde da Unifesp Baixada Santista.Anatomia e psicossomática. 2013. (Outra).

I Semana da Saúde do Trabalhador.Corpo, saúde e doença. 2013. (Outra).

I Seminário sobre formação e cuidado em rede.Criar raízes e se arrancar - formação de laços e autonomia no trabalho em saúde. 2013. (Seminário).

V Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise. Clínica comum e psicanálise. 2013. (Congresso).

V Simpósio de Psicossomática Psicanalítica.O corpo na psique, sua imagem inconsciente. 2013. (Simpósio).

Colloque International "Discours, représentation, argumentation". La construction de sens partagés: une stratégie de diminution de la violence en soins de santé. 2012. (Congresso).

Colóquios: o trabalho em saúde e as perspectivas teóricas do desenvolvimento humano.Colóquios: o trabalho em saúde e as perspectivas teóricas do desenvolvimento humano. 2012. (Outra).

I Semana de Anatomia e Saúde da UNIFESP.O sistema nervoso e as doenças psicossomáticas. 2012. (Outra).

Projeto Atitude Saudável - UNIFESP e SESC Santos.Como anda o seu humor?. 2011. (Oficina).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Valorização de narrativas de vida e de cuidado na formação de profissionais de saúde: análise de uma experiência. 2011. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Sensibilidades e Saberes. 2010. (Congresso).

Semana de Enfermagem do Hospital Ana Costa.Emoções no cuidar. 2010. (Outra).

I Fórum de Extensão do Campus Baixada Santista da UNIFESP.A vivência no Projeto Pedagógico do Campus Baixada SAntista e a Flexibilização Curricular como uma necessidade para as ações docentes/discentes na Extensão. 2009. (Outra).

IV Colóquio de Psicanálise do Nepe/ I Colóquio Nepe-Langage.Imagem inconsciente do corpo em crianças e mulheres idosas. Estudo preliminar em projetos de extensão universistária da UNIFESP, campus Baixada Santista. 2009. (Outra).

Desenvolvimento Humano: abordagem da Psicologia em Diálogo.Desenvolvimento Humano: Abordagens da Psicologia em Diálogo. 2008. (Outra).

I Colóquio de Qualidade de Vida, Saúde e Trabalho - Clínica e Gestão.Sobre a concepção de saúde no trabalho em saúde. 2008. (Outra).

II Colóquio de Psicologia da Arte.Laboratório de Sensibilidades/Clube dos Saberes. 2007. (Outra).

II Colóquio de Psicologia da Arte.Cinema e Saúde - Ciclo Almodóvar. 2007. (Outra).

II Simpósio Internacional de Saúde Mental nas Práticas em Saúde.Somatização: por que não há acordo sobre a classificação diagnóstica?. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Regional de Saúde da Família - Repensando a ESF na Atenção Básica.Formação para o trabalho em saúde. 2007. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Experiências estéticas: contribuições para uma formação ampliada dos profissionais de saúde. 2007. (Congresso).

IV Simpósio de Psicossomática Psicanalítica.Psicossomática e Práticas Médicas. 2007. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Uma discussão psicossomática do conceito de saúde. 2006. (Congresso).

XV Congresso Médico Acadêmico de Botucatu. O instável equilíbrio psicossomático. 2006. (Congresso).

100 anos de Sexualidade Infantil: os.Palestra sobre Os Três Ensaios de Freud: o impacto do texto na época e alguns de seus referenciais do século XIX. 2005. (Simpósio).

I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI. Palestra sobre Mimetismo e Somatização na mesa redonda Psique e Corpo: articulações da psicossomática psicanalítica. 2005. (Congresso).

II Jornada da Liga de Saúde Mental. Psicossomática: a mente pelo corpo ou o corpo pela mente?.Palestra sobre a história da psicossomática. 2005. (Outra).

Seminário 100 Anos dos Ensaios sobre a Sexualidade.A repercussão dos Três Ensaios de Freud nos meios acadêmicos da época. 2005. (Seminário).

Colóquio Inernacional Arquivos da Psicanálise.Desafios de uma historiografia de conceitos psicanalíticos antes de Freud; o exemplo do inconsciente. 2004. (Outra).

I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Palestra sobre Traumatismo psíquico e somatização, em mesa redonda sobre Psicossomática Psicanalítica. 2002. (Congresso).

III Simpósio de Psicossomática Psicanalítica.Palestra sobre Somatizar e Converter na mesa redonda sobre Histeria: Realidade Psíquica, realidade somática. 2001. (Simpósio).

II Seminário Antropologia e História dos Saberes Psicológicos.Apresentação do trabalho: A construção do inconsciente em práticas clínicas na França do século XIX. 2001. (Seminário).

O olhar das instituições formadoras sobre Saúde Mental e Trabalho.Palestra sobre Sofrimento Psíquico e Somatização. 2000. (Outra).

Encontro do Núcleo de Pesquisa Psicologia e Saúde.Palestra sobre Questões metodológicas sobre uma história do inconsciente. 1999. (Outra).

I Congresso Mercosul de Psicossomática. Palestra sobre História da Psicossomática. 1997. (Congresso).

II Simpósio de Psicanálise e Psicossomática.Palestra sobre A Psicossomática na Formação do Psicólogo, em mesa redonda Psicossomática na Formação, Formação em Psicossomática. 1997. (Simpósio).

XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. Palestra sobre O sentido do sintoma psicossomático como uma construção intersubjetiva, na mesa redonda: A questão do sentido do sintoma nos fenômenos psicossomáticos a partir da psicanálise da Escola de Paris. 1997. (Congresso).

48 Reunião Anual.Painel sobre Contribuição à Genealogia do Inconsciente. 1996. (Outra).

II Fórum internacional de Medicina Psicossomática.Palestra sobre Em que medida pode-se falar em uma psicossomática psicanalítica?. 1996. (Outra).

I Jornada de Psicologia Hospitalar.Palestra sobre a História e Origem do Hospital e da Psicologia Hospitalar. 1996. (Outra).

Reunião Científica do Serviço de Psicologia.Palestra sobre A Psicossomática de Christophe Dejours. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rafaela Camargo Baldo

KRAUSS, D. J.; FEUERWEKER, L.M.;CASETTO, S. J.; HENZ, A. O.. Uma clínica das distâncias. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Diego Napolitano Curceli

HENZ, A. O.; FEUERWEKER, L.M.; KRAUSS, D. J.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. Políticas de percepção: produção de relevo na saúde e na loucura. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Carla Cristina Dias Indalécio

SIMÕES, G.F.; KRAUSS, D. J.;CASETTO, S. J.; HENZ, A. O.. Notas, corpos, ouvidos no SUS. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Leandro Augusto Ferreira

HENZ, A. O.; MANDELBAUM, M.; VICENTIN, M.C.G.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. Um psicólogo em processos: Imagens justas e justamente imagens no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Hugo Duarte Campos

QUEIROZ, M. F. F.; SILVA, F. F. C.; AGUILLERA, F.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. A percepção das educadoras de creches de uma cidade do litorial paulista sobre seu adoecimento por lombalgia crônica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Aline Taveres Domingos

GUERRA, R. L. F.; LEMOS, N.F.D.; PERRACINI, M.R.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. A transição do cuidado hospitalar para domiciliar na perspectiva do idoso e seu cuidador pós fratura de fêmur. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Juliana Costa Polastrini

HENZ, A. O.; RAMALHO, S. A.; FEUERWEKER, L.M.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. Experiências insustentáveis e pequenos gestos de sustentação em uma casa-serviço. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Mara Isa de Vasconcelos Coracini

FEUERWEKER, L.M.; RAMALHO, S. A.;CASETTO, S. J.; HENZ, A. O.. Saídas da saúde e rupturas de fronteiras: experiências em um CAPS infantojuvenil. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Corina Lopes Ribeiro

CIPULLO, M. A. T.; INOUE, S. R. V.;CASETTO, S. J.; JURDI, A. P. S.. Cuidadores familiares de idosos com síndromes demenciais: narrativas sobre o cuidado. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Valeria de Angelis Vieira

MENDES, R.; ZUCCHI, E. M.;CASETTO, S. J.; GONCALVES, C.. Significados acerca do HIV/AIDS entre pessoas idosas participantes da campanha fique sabendo 2015 em Peruíbe-SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tiago Henrique Pezzo

BERTUSSI, D.C.; JUNQUEIRA, V.; FEUERWEKER, L.M.;CASETTO, S. J.. Entre o silêncio e a resistência: a educação permanente como dispositivo de gestão. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Valdecir Rosa Martins

GAMBARDELLA, A.D.; MENDOSA, D.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. Mulheres mães de criança ou adolescente deficiente usufruidora do benefício de prestação continuada: a experiência do serviço de proteção e atendimento integral à família no centro de referência de assistência social, região centro histórico de Santos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Christianne Fernandes Garcia

PEDUZZI, M.; AVEIRO, M.C.;CASETTO, S. J.. Concepções de interdisciplinaridade de profissionais de saúde de um serviço de reabilitação e fisioterapia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rita Pereira Barboza

CECCIM, R.B.; COSTA, L.B.; DORNELES, J.L.; PALOMBINI, A. L.;CASETTO, S. J.. Entre palhaços e trabalhadores: ensaios na educação permanente em saúde mental. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marciana Zambillo

PALOMBINI, A. L.; PAULON, S.; PEREIRA, E. H. P.; HOFF, S. M. S.;CASETTO, S. J.. Autonomias Errantes: entre modos de ser autoimpostos e possibilidades de invenção de si. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana França Cescon

CAPOZZOLO, A. A.; KRAUSS, D. J.; TYKANORI, R.K.;CASETTO, S. J.. Cuidado, frágil: aproximação e distanciamento de trabalhadores de um CAPS na atenção ao suicídio. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sarita Barbosa Sanches Pereira

CAPOZZOLO, A. A.; BORGES, S. M.; JUNQUEIRA, V.;CASETTO, S. J.. Trabalho em equipe e integridade num cenário hospitalar. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Christiane Alves Abdala

CASETTO, S. J.; SILVA, C. R. C.. As representações sociais da promoção da saúde e suas articulações com as práticas profissionais na estratégia da saúde da família. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nathália Nabor Ramacciotti

CASETTO, S. J.; GOMES, M. R. C. S.; SILVA, M. N. O. B. P.. Percepções das condicionalidades nos programas de transferências de renda: o caso das beneficiárias do CRAS Morro Nova Cintra, Santos, São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Bruno Mariani de Souza Azevedo

CARVALHO, S.R.; TEIXEIRA, R.R.;CASETTO, S. J.. O ensino da gestão na graduação de medicina: um possível encontro entre universidade e serviços de saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alfredo Simonetti

ROTH, M.C.; BERLINK, M. T.;CASETTO, S. J.. A angústia e a ansiedade na psicopatologia fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roberta Góes Linaris

CASETTO, S. J.; PACHECO FILHO, R.A.; RABELLO, S.. A relação entre femininidade e maternidade nas concepções de Freud e Lacan. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi

BASSANI, Marlise Aparecida; GONÇALVES, Maria Graça Marchina;CASETTO, S. J.. Atuação do psicólogo em contextos cirúrgicos: mapeamento bibliográfico em periódicos de psicologia no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernando Alberto Taddei Cembranelli

FIGUEIREDO, L. C. M.; RIBAS, E. R. S.;CASETTO, S. J.. Mal-estar na "cultura do risco": uma leitura dos impasses e dificuldades criadas pelas siturações dúplices de tratamento. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vladimir Pires Junior

SEIFFERT, Otília Maria Múcia Barbosa; HENZ, A. O.; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva;CASETTO, S. J.. O psicólogo e a atenção domiciliar: das práticas e uma proposta de desenvolvimento profissional. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa Mestrado Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Cláudia Thomé Beletti

ÁVILA, L. A.; TOGNOLA, W. A.;CASETTO, S. J.. Indicadores de sobrecarga emocional em pacientes portadores de cefaléia crônica diária. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Marta Nora Oneto de Cesarotto

FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R.;CASETTO, S. J.. A consciência em Freud. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Denise Regina Disaró Carlesso

RESENDE, V. R.; MORETTI, L. H. T.;CASETTO, S. J.. Aspectos psíquicos da criança internada em unidade de tratamento intensivo (UTI) pediátrica: estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Faculdade de Ciências e Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luciana Armond Di Giorgi

FIGUEIREDO, L. C. M.; LOFFREDO, A. M.;CASETTO, S. J.. Dos saberes dos mestres à formalização da experiência: o percurso de Freud. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Dolores Alvarez

CASETTO, S. J.; SILVA, M. E. L.; ÁVILA, L. A.. Viver criativo e adicção: análise de entrevistas clínicas. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Angela Rangel da Rocha

VIOLANTE, M. L. V.; MIGLIAVACCA, E. M.;CASETTO, S. J.. Pânico - Um estudo psicanalítico de estados extremos de angústia. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lou Muniz Atem

BERLINK, M. T.; KUPFER, M. C. M.;CASETTO, S. J.. Gestação de risco e depressão materna: psicopatologia fundamental da infância e clínica com bebês. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: André Rodrigues

FEUERWEKER, L.M.; MEHRY, E. E.; KRAUSS, D. J.;CASETTO, S. J.. Caminhos de Ayubu: transmissões de si e de mundos no encontro com existências e produções negras. 2024. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wilson de Albuquerque Cavalcanti Franco

FIGUEIREDO, L. C. M.; PEREIRA, E. H. P.; PEREIRA, A. B.; FERRAZ, F. R. C.; KUPERMANN, D.;CASETTO, S. J.. Os lugares da Psicanálise. A inscrição clínica e cultural do pensamento psicanalítico. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Amélia Martinez Fayer

NOGUEIRA, P. C. K.; LEITE, H. P.; GESSULO, A.D.V.;CASETTO, S. J.. Repercussões emocionais e qualidade de vida das crianças e adolescentes em hemodiálise ou transplante renal. 2017. Tese (Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARIA CECILIA ROTH

BASSANI, Marlise Aparecida; GORODSCY, R.C.; COLPO, Marcos Oreste; MACHADO, Paula Goulart Pinheiro;CASETTO, S. J.. Oficina de música com pacientes renais hospitalizados: uma proposta de trabalho para o psicólogo hospitalar. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vera Mincoff Menegon

SPINK, M. J. P.; CORRÊA, M. C. D. V.; CASTIEL, L. D.; SPINK, P. K.;CASETTO, S. J.. Entre a linguagem dos direitos e a linguagem dos riscos: os consentimentos informados na reprodução humana assistida. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Benedito Medrado-Dantas

SPINK, M. J. P.; CASTIEL, L. D.; SPINK, P. K.; FERREIRA, M. C. R.;CASETTO, S. J.. Tempo ao tempo: a gestão da vida em idade. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ricardo Pimentel Mello

SPINK, M. J. P.; SPINK, P. K.; RAGO, M.; ALMEIDA, A.;CASETTO, S. J.. Do estranhamento à familiaridade: estratégias e contradições na construção da noção de abuso sexual infantil intrafamiliar. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Amélia Martinez Fayer

LEITE, H. P.; TERRERI, M. T.; NOGUEIRA, P. C. K.;CASETTO, S. J.. Repercussões emocionais e qualidade de vida das crianças e adolescentes em hemodiálise ou transplante renal. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARIA CECILIA ROTH

BASSANI, Marlise Aparecida; BOCCALANDRO, Nestor Efraim Rojas; COLPO, Marcos Oreste; MACHADO, Paula Goulart Pinheiro;CASETTO, S. J.. Música com pacientes renais hospitalizados: uma proposta de trabalho para o psicólogo hospitalar. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: LUCIA APARECIDA DE SOUZA

PESSANHA, J.;CASETTO, S. J.; HENZ, A. O.; CAPOZZOLO, A. A.. Aprender com loucos e loucura. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Diego Napolitano Curceli

HENZ, A. O.; FEUERWEKER, L.M.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. Políticas na percepção: produção de relevo entre saúde e loucura. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Carla Cristina Dias Indalécio

SIMÕES, G.F.; KRAUSS, D. J.;CASETTO, S. J.; HENZ, A. O.. Entre sons, sons do entre: notas de corpos ouvidos no SUS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Leandro Augusto Ferreira

HENZ, A. O.; MANDELBAUM, M.;CASETTO, S. J.. Imagens justas e justamente imagens: um psicólogo em processos no Tribunal de Justiça de São Paulo. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Beatriz Cesar Lauria

SURJUS, S.J.;CASETTO, S. J.. A implementação da estratégia da gestão autônoma da medicação no CAPS AD do município de Santos, São Paulo: efeitos na organização do serviço. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Hugo Duarte Campos

QUEIROZ, M. F. F.; SILVA, F. F. C.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. A percepção das cuidadoras/educadoras de creches de uma cidade do litoral paulista sobre seu adoecimento por lombalgia crônica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Vanessa Fernandes Costa Mendes

CAPOZZOLO, A. A.; OLIVEIRA, C.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. A atuação da enfermagem na equipe multiprofissional de CAPS III e CAPS AD. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Juliana Borges Polastrini

HENZ, A. O.; FEUERWEKER, L.M.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. Experiências insustentáveis e pequenos gestos de sustentação em uma casa-serviço. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Aline Tavares Domingos

GUERRA, R. L. F.; LEMOS, N.F.D.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. A transição do cuidado hospitalar para domiciliar na perspectiva do idoso e seu cuidador pós fratura de fêmur. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Aline Tavares Domingos

GUERRA, R. L. F.; LEMOS, N.F.D.;CASETTO, SIDNEI JOSÉ. A transição do cuidado hospitalar para domiciliar na perspectiva do idoso e seu cuidador pós fratura de fêmur. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Mara Isa de Vasconcelos Coracini

RAMALHO, S. A.;CASETTO, S. J.; HENZ, A. O.. Saídas da Saúde, rupturas de fronteiras e movimentos em um CAPSij. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Corina Lopes Ribeiro

JURDI, A. P. S.; CIPULLO, M. A. T.;CASETTO, S. J.. Cuidadores familiares de idosos com síndromes demenciais: narrativas sobre o cuidado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Mariana Silva Ferreira

LOURENÇO, L. C. D.; ROMAN, M. D.;CASETTO, S. J.. Políticas de cuidado na rede de proteção à criança e ao adolescente: o caminho do acolhimento institucional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcos Heintz

ARRUDA, D. P.; CIPULLO, M. A. T.;CASETTO, S. J.. Jovens em situação de vulnerabilidade social e arte: a produção de subjetividade no aprendizado musical inventivo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tiago Pezzo

FEUERWEKER, L.M.;CASETTO, S. J.. A educação permanente como dispositivo de gestão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Danielle Abujamra Siufy Nardez

MENDES, R.; JUNQUEIRA, V.;CASETTO, S. J.. Integralidade e redes: o que há nesse enredo?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Karen Kiss Henke

GUERRA, R. L. F.; NAKAMURA, E.;CASETTO, S. J.. Motivos para adesão de idosos às atividades de grupos multidisciplinares da Policlínica do Gonzaga. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Viviane Gorgatti

CAPOZZOLO, A. A.; VICENTIN, M.C.G.;CASETTO, S. J.. Marcas de experiências no trabalho socioeducativo. Narrativas camaradas na formação profissional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eliana Rocha de Lima

MOREIRA, M. I. B.; ZANGIROLANIE, L. T. O.;CASETTO, S. J.. O SUS como espaço potente de (trans)formação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Christiane Alves Abdala

CASETTO, S. J.; SILVA, C. R. C.; LIMA, L.C.. As representações sociais da Promoção da Saúde e suas articulações com as práticas profissionais na estratégia da saúde da família. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Camila Arruda Franjotti

CASETTO, S. J.; SANTI, P. L. R.. Etiologia e psicodinâmica da neurose obsessiva na teoria freudiana. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Fernandes da Silva

TANIS, B.;CASETTO, S. J.. O caminho sinuoso da feminilidade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Valéria machado

SANTI, P. L. R.;CASETTO, S. J.. Histeria. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Márcia Marques Lopes de Oliveira Pires

SANTI, P. L. R.;CASETTO, S. J.. Vínculos afetivos no mundo contemporâneo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andrea Vani

CASETTO, S. J.; LUCIA, M. C. S.. Comportamento auto-referido de adesão, estratégias de enfrentamento e percepção da doença em pacientes com seqüelas de queimaduras. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicologia Em Hospital Geral) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Érica Teixeira de Medeiros

CASETTO, S. J.. As percepções do médico durante a comunicação de más notícias ao paciente com câncer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Thaís Marques Santos

CASETTO, S. J.. A influência de cães terapeutas no ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Miron Almeida

LOURENÇO, L. C. D.;CASETTO, S. J.. Fantasias de crianças no contexto da família: hipóteses psicanalíticas por meio do procedimento desenho estórias com família. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tahamy Louise Pereira

CASETTO, S. J.; GARCIA, M. L.; HENZ, A. O.. Aprendizagem e criação de mundos: percursos e políticas na formação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luiz Gustava Amadei

LOURENÇO, L. C. D.;CASETTO, S. J.. Considerações sobre a neurose obsessiva: um diálogo entre a antropologia estrutural de Lévi-Strauss e a psicanálise de Lacan. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Thales Moisés Camilo

CAPOZZOLO, A. A.;CASETTO, S. J.; TERRA, V. D. S.. Educação física e a formação interdisciplinar em saúde na UNIFESP campus Baixada Santista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Pâmela Lunardelli Trindade

LOURENÇO, L. C. D.;CASETTO, S. J.. O complexo de édipo e reflexões sobre a subjetividade de crianças em situação de abrigamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernanda Magalhães Santos Marinho

LOURENÇO, L.C.A.;CASETTO, S. J.. Considerações sobre o 'estádio do espelho' em Lacan: dos primeiros textos às referências estruturalistas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Lívia Barborsa Burin

TOSTA, R. M.;CASETTO, S. J.. Psicossomática e lúpus: buscando um sentido no adoecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bruna Peres Martinez

MALERBI, F. E. K.;CASETTO, S. J.. Diabetes na adolescência: enfrentamento e autonomia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana Hardmeier Rocha de Amorim Lima

TERRA, C. M. S.;CASETTO, S. J.. Enurese: um sintoma, múltiplas valências?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GOMES, I. C.; MEYER, S. B.; PALOMBINI, A. L.; RAUTER, C. M. B.;CASETTO, S. J.. Concurso para professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica. 2014. Universidade de São Paulo.

ROMAN, M. D.; ORTIZ, M. C. M.;CASETTO, S. J.. Concurso de Professor Substituto da área de Psicologia - Subárea: Psicologia Hospitalar e Psicossomática. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

CAPOZZOLO, A. A.; FURTADO, J. P.;CASETTO, S. J.. Concurso de Professor Substituto da área de Trabalho em Saúde - Subárea: Saúde Coletiva. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

CASETTO, S. J.; LOURENÇO, L.C.A.; BARHAN, E.J.; BARREIRO, C.R.A.; ROSA, T.E.C.; SPADARI, R.C.. Concurso de Professor Adjunto da área de Psicologia - Subárea: Psicologia e Processos de Envelhecimento. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

PUCCINI, R.F.; FERREIRA, S.E.; BARROS FILHO, A.A.; DARIDO, S.C.; CARVALHO, Y.M.;CASETTO, S. J.. Concurso de Professor Adjunto Área de Educação Física - Sub-área Supervisão de Estágios e de Trabalho em Saúde. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

CASETTO, S. J.; SOUCCAR, C.; NOGUEIRA, P.C.K.; FERRAZ, F.R.C.; FELICIO, J.L.; SCARCELLI, I.R.. Concurso de Professor Adjunto da área de Psicologia - Subárea: Psicologia Hospitalar e Psicossomática. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

NOGUEIRA, L.A.; GHIRARDI, M.I.G.; CUNHA, B.B.B.; AZNAR-FARIAS, M.; BATISTA, S.H.S.;CASETTO, S. J.. Concurso de Professor Adjunto da Área de Psicologia - Psicologia e Educação. 2008. Universidade Federal de São Paulo.

CASETTO, S. J.. XXI Prêmio Ana Maria Poppovic para o melhor TCC de 2014 em Psicologia. 2015. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CASETTO, S. J.. XX Prêmio Ana Maria Poppovic. 2014. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CASETTO, S. J.. XIX Prêmio Ana Maria Poppovic para o melhor TCC de 2012 em Psicologia da PUC/SP. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CASETTO, S. J.. XIX Congresso de Iniciação Científica da UNIFESP. 2011. Universidade Federal de São Paulo.

CASETTO, S. J.. PROEXT 2010 - Programa de Extensão Universitária. 2010. Ministério da Educação.

Orientou

Pamela Cristina de Alencar

Desafios na formação de estudantes da área de saúde na rede pública em um município da Baixada Santista; 2025; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Juliana de Menezes Almeida

Vozes do sufoco: percepções de usuários de um CAPS II sobre o cuidado em situações de sofrimento psíquico; 2024; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Maria Angélica Beraldo Suzuki

Literatura e saúde: leituras com velhos; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

JULIANA CAMARGO DA SILVA

Os núcleos de apoio à saúde da família e as práticas grupais; Um estudo no município de Santos/SP; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Coorientador: Sidnei José Casetto;

Vanessa Fernandes Costa Mendes

A atuação do profissional de enfermagem na equipe multiprofissional dos CAPS III e CAPS AD; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Ricardo Rodrigues Torres

Jogo de espelhos: a noção de demoníaco em Freud e em Machado de Assis; 2020; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo, ; Coorientador: Sidnei José Casetto;

Tais Viana Franco

Um olhar psicanalítico sobre o sonhar de jovens universitários(as) no contexto do corte de bolsas permanência; 2019; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo, ; Coorientador: Sidnei José Casetto;

Luciane Cristiano de Almeida

Atenção Básica e Unidades Móveis de Saúde na perspectiva da integralidade do cuidado; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Mariana Silva Ferreira

Políticas de cuidado na rede de proteção à criança e ao adolescente: o caminho para o acolhimento institucional; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Marcos Heintz

Arte e jovens em situação de vulnerabilidade social: a produção de subjetividade no aprendizado musical; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Viviane Gorgatti

Narrativas de marcas de experiências no trabalho socioeducativo: contribuições camaradas na formação profissional; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

André Rodrigues

Políticas no cuidado: uma cartografia de políticas de cuidado em três Unidades de Saúde da Atenção Básica; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Coorientador: Sidnei José Casetto;

Lislaine Santos Guimarães

Concepções e práticas de cuidado em saúde mental a partir de diferentes formações profissionais; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Coorientador: Sidnei José Casetto;

Rita de Cássia Cabral dos Santos Martins

Educação e convivência social na terceira idade: percepção de mudanças na qualidade de vida de participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade da UNIFESP - campus Baixada Santista; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Coorientador: Sidnei José Casetto;

Patrizia Vizzuso

O conflito autonomia-dependência na adolescência e a questão das drogas: intervenção em um grupo de adolescentes do CRAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa Mestrado Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Maria José da Silva

O uso do cloridrato de metilfenidato em unidade infantil da rede pública de Santos: remediando a desmedida?; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, ; Orientador: Sidnei José Casetto;

Anna Bárbara S

H; de Moura; Como a rede de atenção psicossocial se organiza para o acolhimento?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Ana Claudia Freixo Campos

Reflexões sobre o texto "A implantação do acolher Chapecó"; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Analys Regina de Oliveira Silva

Humanização e qualidade do atendimento: uma proposta de intervenção; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Cremilde Martins Tavares

A dança sênior na qualidade de vida dos pacientes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Eliane Bittencourt Nogueira

A Rede e o Acolhimento; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Mariana Melo Dutra

A dicotomia entre a teoria e a realidade do trabalhador na saúde pública; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Munick Luguetti de Meneses

Mudanças no modo de produção de saúde relacionadas ao trabalho em rede e à educação permanente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Neli Frade Coelho

Atendimento integral e humanizado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Patricia Francisca Felix Alves

A referência e a contrarreferência na instituição de saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Rogério Nepomuceno Kreidel

A construção de um projeto de intervenção: desdobramentos, dificuldades e impressões; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Vanessa Fernandes Costa Mendes

Reflexões acerca do conteúdo do curso de formação e cuidado em rede; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação e Cuidado em Rede) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Jackelyne Ridgway de Castro Oliveira

O desenvolvimento da sexualidade feminina: de menina a mulher; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Lena Margareth Cintra dos Santos

Estudo psicanalítico sobre a persistência da mulher em situações de violência conjugal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Guilherme Verri

A psicossomática psicanalítica na prática médica em clínica geral e cardiologia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicossomática) - Instituto Sedes Sapientiae; Orientador: Sidnei José Casetto;

Elaine Rodrigues da Silva

A auto-estima em Freud; 2005; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Telma Nunes de Oliveira Ximenes

A depressão como recurso psíquico frente ao desamparo; 2005; 34 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Ana Fátima Pereira de Aguiar

Os caminhos da melancolia e da depressão; 2004; 49 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Cláudia Rocco

Um estudo psicanalítico do momento depressivo da adolescente privada de liberdade; 2004; 52 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria Psicanalítica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Renata Câmara Spinelli

Constelações da angústia na obra freudiana; 2003; 142 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Maira Andrade Martinez

A visão de Sigmund Freud e outros autores sobre a criação artística; 2003; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Eulália Maria Paiva Pimentel

Um estudo sobre o desamparo nas obras de Freud e Winnicott; 2003; 33 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Walquiria Bozza

A transferência na relação professor-aluno na pré-escola; 2003; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Sandra Eloiza Paulino

A dinâmica de famílias incestuosas sob a ótica psicanalítica-social; 2002; 52 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Silney Arruda Luongo

A psicossomática lacaniana e groddeckiana: uma possível aproximação; 2002; 46 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Renata Martins Nogueira Gonzaga

A criança doente na perspectiva da psicossomática psicanalítica; 2002; 39 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Elizete Aparecida Leite de Campos

O pára-excitação no cotidiano de uma maternidade; 2002; 15 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicossomática) - Instituto Sedes Sapientiae; Orientador: Sidnei José Casetto;

Ana Regina Lambert

A lei da cadeia - Um sintoma grupal em unidades de internação da FEBEM; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Fernanda Maria Vaz de Lima Codorniz

Considerações sobre a clínica psicanalítica no contexto hospitalar; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Vânia Margarete Knopf

Violência doméstica e transferência: considerações sobre a relação professor-aluno; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Lorena Tourinho Baptista

Movimento feminista e teoria freudiana da feminilidade; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Andréa Satrapa

A utilização de histórias no manejo terapêutico de pacientes hospitalizados; 2001; 23 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicossomática) - Instituto Sedes Sapientiae; Orientador: Sidnei José Casetto;

Ivone de Assis Dias

O sofrimento amoroso nas relações afetivas - Mulheres em situação de violência; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Elenilza Barbosa dos Santos Gimenes

Síndrome do Pânico; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Maria Elisa Barbosa de Almeida

A banalização da morte expressa na conduta de adolescentes; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Claudia Regina Furini da Silva

Édipo: reedição na adolescência; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Wilma de Fátima da Silva

Da clínica da neurosa à clínica dos transtornos narcísicos; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Iranildes Ferreira Luz

Efeitos da repressão das pulsões sexuais infantis na constituição do psiquismo; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Erik Lacerda Araujo

Psicanálise, diferença sexual e dispositivo médico-terapêutico: como analistas têm escutado dissidências de gênero e sexualidade no âmbito da clínica; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Bruna Porchat de Assis Bernardo

Compulsão à repetição: seus sentidos e enigmas na obra freudiana; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Laís Garret Leite

O enlace entre a Psicanálise e a Literatura no irrepresentado da morte; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Rodrigo Matias Oliva

A rosa e a morte: uma discussão da dimensão estética do seppuku de Yukio Mishima; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Carolina Ok Hur

Considerações sobre a Nachträglichkeit e a teoria da sedução em escritos de Sigmund Freud; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Letícia Fanti Pedreira da Silva

A esquizofrenia enquanto somatização cerebral: aspectos psicodinâmicos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

André Brazão dos Santos

O CAPS como espaço potencial: diálogos com a teoria winnicottiana; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Joanna Comerlatti Rigotti

Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Rubens Casal Del Rey Neto

O caráter masoquista em Reich frente ao além do princípio do prazer; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Bruna Caroline Guimarães Vieira

Aspectos da organização do trabalho e da carga psíquica em professores do ensino médio no serviço público; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

ANA CLAUDIA SANTANA DOS SANTOS

Efeitos do racismo no processo de identificação em crianças negras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Marina Gonçalves Gonzaga dos Santos

Aspectos psicossomáticos do lúpus eritematoso sistêmico: um estudo winnicottiano; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Giovanna Carvalho Ferreira

A transferência no acompanhamento terapêutico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Flávia Maria Viduedo

Impasses relacionados à expressão da agressividade em sujeitos com alergias de pele; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Manuela Oliveira Legramanti da Costa

A concepção especular em Jacques Lacan e Donald Winnicott: imagens distintas"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Raphael Souto Morais

A reconstrução da realidade como artifício de redução do sofrimento psíquico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Gabriela Reis Savini

Mal-estar na contemporaneidade: o sofrimento de jovens universitários; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Maria Janaína Leandro da Silva

Filhos/as de encarcerados/as: sentidos atribuídos à situação do familiar preso/a; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Amanda Barros e Souza

Laços afetivos que promovem resiliência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Guilherme Silva Vidal Pereira

O mundo do corpo e o corpo do "mundo": uma investigação sobre o corpo da trabalhadora do sexo na vida particular e no trabalho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Beatriz Maia Souza

Criando possibilidades no mundo por meio da ficção: oficinas literárias com crianças e adolescentes moradores dos cortiços do Centro de Santos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Denise dos Santos Coutinho

A opinião de toxicômanos a respeito da internação compulsória: uma discussão psicanalítica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Tafarel Gomes Pereira

Observação de características de crianças com transtorno do autismo que não correspondem ao diagnóstico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Mariana Cristina Melare Ambrosina

Síndrome do intestino irritável: manifestação somática que acompanha estados psíquicos?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Akemi Nakasone Peel Furtado de Oliveira

A imagem do corpo na anorexia nervosa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Samara Ayoub

Discussão psicossomática de um caso clínico hospitalar pelo olhar de um estagiário de psicologia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Amanda Diogo Pap

Imagem corporal em deficientes físicos que praticam esportes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Bruna Bovarotti Lopes

Diagnóstico em psicossomática no contexto de grupos de triagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Poliana D'Acosta Passos

A música como fenômeno transicional em bebês; 2005; 46 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Ana Lícia de Camargo Barros Pegorelli

O valor defensivo da depressão; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Marcela Rosenberg

A construção de uma técnica: o percurso de Freud até a associação livre; 2005; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Cristiano Ribeiro Vianna

As raízes do gesto criativo em Winnicott; 2005; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Marina Singer

Práticas incestuosas como recurso frente à angústia de separação da família; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Mariana Santos David

Acompanhamento terapêutico: uma clínica contemporânea lançada no espaço público; 2005; 71 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Andrea Lucia Viroli Zizza

O desenvolvimento de mioma ou fibroma em mulheres que não tiveram filhos, por uma visão psicossomática; 1995; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Caio Pereira de Vasconcelos Westin

A experiência de um professor diante de uma população encarcerada: relato de um caso; Conflitos de identidade e alteridade; 1995; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Juliana Lemos Garcia

O que é neuropsicologia?; 1995; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Patrícia Stelhlick Queique

Critérios de avaliação de psicoterapia; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Paulo Greven

Psicoterapia com idosos; 1995; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Vanessa Pereira Teixeira

AIDS: a representação social do estudante de psicologia sobre a doença; 1995; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Aparecido Lopes da Silva

A noção de indivíduo na socidedade ocidental; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Izabel Augusta Hazin Pires

O teatro psicossomático no palco psicanalítico: uma cena possível? Um estudo da contribuição de Joyce McDougall; 1994; 103 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Júlio César Barroso Pacca

AIDS: na perspectiva de um programa verde-e-amarelo; 1994; 99 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Maria Elisabeth Egydio de Carvalho

De Freud a Descartes: da representação à verdade; 1994; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Priscila Bombonato de Carvalho Puglia

Depressão puerperal: determinantes de sua ocorrência; 1994; 46 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Gabriela Santos Messias

Protagonismo feminino em filmes de horror e espectadoras: relações de gênero; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sidnei José Casetto;

Rafaela Gonçalves Mayorga

O espectador à luz da psicanálise: a experiência cinematográfica e o irrepresentado psíquico; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Rodrigo Matias Oliva

No caminho do samurai, o seppuku de Mishima - um olhar psicanalítico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Letícia Fanti Pedreira da Silva

Psicossomática e luto: a retocolite ulcerativa como indício somático de uma ausência; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Giovanna Carvalho Ferreira

O brincar e sua relação com as histórias de vida de crianças abrigadas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sidnei José Casetto;

Marina Gonçalves Gonzaga dos Santos

Os processos de identificação na adolescência e sua relação com obras literárias; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Mariana Nogueira

As diferenças entre homens e mulheres no enfrentamento da dor crônica; 2005; 100 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Victoria Cherniavsky

A descoberta do inconsciente; 1996; 49 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Sidnei José Casetto;

Produções bibliográficas

  • HENZ, A. O. ; RODRIGUES, A. ; CAPOZZOLO, A. A. ; SILVA, FABIO LOPES CORRÊA ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . Narrativas de falha e fracasso em tempos de sucesso compulsório. ALEGRAR (CAMPINAS) , v. 31, p. 94-105, 2023.

  • SANTOS, ANDRÉ BRAZÃO DOS ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . O Caps como espaço potencial: diálogos com a teoria winnicottiana. Saúde em Debate , v. 46, p. 1063-1076, 2022.

  • SANTOS, MARINA GONÇALVES GONZAGA DOS ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . Os Processos de Identificação na Adolescência e sua Relação com Obras Literárias: Relato de Pesquisa. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE) , v. 40, p. 1-12, 2020.

  • MARTINS, R.C.C.C. ; CASETTO, S. J. ; GUERRA, R. L. F. . Mudanças na qualidade de vida: a experiência de idosas em uma universidade aberta à terceira idade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia , v. 22, p. 1/e180167-11, 2019.

  • HENZ, ALEXANDRE DE OLIVEIRA ; RODRIGUES, ANDRÉ ; CAPOZZOLO, ANGELA APARECIDA ; MORENO, HARETE VIANNA ; BALDO, RAFAELA CAMARGO ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . Pactos do sensível. INTERRITÓRIOS , v. 5, p. 140-154, 2019.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, S. J. ; NICOLAU, S. M. ; JUNQUEIRA, V. ; CAETANO, D. ; MAXIMINO, V. S. . Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência. Interface (Botucatu. Online) , v. 22, p. 1675-1684, 2018.

  • HENZ, A. O. ; RODRIGUES, A. ; CAPOZZOLO, A. A. ; SANTS, C.E.A. ; LIMA, E.R. ; CORDEIRO, G.L.B. ; MORENO, H.V. ; ALMEIDA, L.A.M. ; SILVA, M. J. ; BALDO, R.C. ; CASETTO, S. J. ; PEREIRA, T.L.D. ; LIMA, T.P.H. . Cabeça dizpensa, corpo desvago: experimentações de um Laboratório de Sensibilidades. Fractal: revista de psicologia , v. 29, p. 96-102, 2017.

  • CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. ; GARCIA, M. L. ; AGUIAR, F. B. ; MONTENEGRO, J. T. ; UNZUETA, L. B. ; CAPOZZOLO, A. A. . A good training based on insufficiency: Work in health care as an ethics. Journal of Health Psychology , v. 21, p. 291-301, 2016.

  • SILVA, M. L. O. E. ; CASETTO, S. J. ; GAGLIARDI, E. G. ; PAULA, Y. A. ; MENDES, R. ; GUERRA, R. L. F. ; DINIZ, T. M. R. G. ; HERRERA, H. R. . Por uma universidade aberta à participação do idoso. Serviço Social & Saúde , v. 14, p. 27-38, 2015.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, S. J. ; IMBRIZI, J. M. ; HENZ, A. O. ; TYKANORI, R.K. ; QUEIROZ, M. F. F. . Narrativas na formação comum de profissionais de saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Impresso) , v. 12, p. 443-456, 2014.

  • HENZ, A. O. ; CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. . Discursos e Rupturas de Fronteiras na Clínica Comum em Saúde. Trajethos , v. 3, p. 37-49, 2014.

  • CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. ; HENZ, A. O. . La construction des sens partagés: une strategie de la diminution de la violence dans les soins de santé. TrajEthos , v. 2, p. 121-127, 2013.

  • CASETTO, S. J. . Sobre o inconsciente antes de Freud. Pulsional. Revista de Psicanálise (São Paulo) , v. 22, p. 88-96, 2009.

  • NOGUEIRA, Mariana ; PORTNOI, Andréa Goldfarb ; OKADA, Massako ; TEIXEIRA, Manoel Jacobsen ; CASETTO, S. J. . As diferenças entre homens e mulheres no enfrentamento da dor crônica. Revista Dor (São Paulo) , v. 9, p. 1242-1252, 2008.

  • CASETTO, S. J. . Sobre a importância do adoecer: uma visão em perspectiva da psicossomática psicanalítica no século XX. Psyche (São Paulo) , v. 17, p. 121-142, 2006.

  • CASETTO, S. J. . Entre a matéria e o espírito: sobre a constituição da neurose nos séculos XVIII-XIX. Revista do Departamento de Psicologia (UFF) , Niterói, RJ, v. 15, n.2, p. 89-104, 2003.

  • CASETTO, S. J. . O encanto anestésico da normalidade (Resenha). Percurso. Revista de Psicanálise , São Paulo, v. 29, n.29, p. 147-148, 2002.

  • CASETTO, S. J. . Notas sobre as noções de doença, neurose e histeria na Encyclopédie (1751-1780) e no Dictionnaire des Sciences Médicales (1812-1822). Psicologia Revista , São Paulo, v. 8, n.8, p. 63-76, 1999.

  • CASETTO, S. J. . Em que medida pode-se falar em uma psicossomática psicanalítica?. Boletim de Psiquiatria, São Paulo, v. 30, n.1, p. 29-31, 1997.

  • CASETTO, S. J. . Os sistemas mnemônicos do século XVI: antecipações da subjetividade moderna?. Psicologia Revista , São Paulo, v. 1, n.8, p. 33-45, 1995.

  • CAPOZZOLO, ANGELA APARECIDA ; MAXIMINO, V. S. ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ ; JUNQUEIRA, V. . Clínica comum: fragmentos de formação e cuidado. 1. ed. São Paulo / Porto Alegre: Hucitec / Rede Unida, 2020. v. 1. 283p .

  • CAPOZZOLO, A. A. (Org.) ; CASETTO, S. J. (Org.) ; HENZ, A. O. (Org.) . Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. v. 1. 309p .

  • CASETTO, S. J. . A constituição do inconsciente em práticas clínicas na França do século XIX. 1. ed. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2001. 357p .

  • BICHARA, T.A.C. ; DOMINGUES, A.R. ; CASETTO, S. J. . Movimentos da presença, do estrangeiro e do corpo na formação para o trabalho em saúde. In: Henz, A.O.; Domingues, A..R.; Bichara, T.A.C.. (Org.). Episódios comuns de cuidados incertos: relevos do trabalho e formação em saúde. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2024, v. , p. 17-27.

  • CASETTO, SIDNEI JOSÉ ; SANTOS, MARINA GONÇALVES GONZAGA DOS ; SILVA, L. F. P. . Corpo estranho. In: Ferraz, Flávio; Ritter, Paulo. (Org.). O grão de areia no centro da pérola: sobre as neuroses atuais. 1aed.São Paulo: Blucher, 2022, v. , p. 231-254.

  • Federici, C.A.G. ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . Na periferia do cuidado: acasos em saúde. In: Capozzolo, A.A.; Maximino, V.S.; Casetto, S.J.; Junqueira, V.. (Org.). Clínica comum: fragmentos de formação e cuidado. 1ed.São Paulo / Porto Alegre: Hucitec / Rede Unida, 2020, v. 1, p. 129-141.

  • CAPOZZOLO, ANGELA APARECIDA ; ALVES, C,C. ; Federici, C.A.G. ; KALMUS, J. ; SILVEIRA, F.A. ; LIBERMAN, F. ; PEZZATO, L. M. ; AVEIRO, M.C. ; FRUTUOSO, M. F. ; GARCIA, M. L. ; GOMES, R. J. ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ ; RAMALHO, S. A. ; NICOLAU, S. M. ; JUNQUEIRA, V. ; MAXIMINO, V. S. . Fragmentos entrelaçados de uma história coletiva. In: Capozzolo, A.A.; Maximino, V.S.; Casetto, S.J.; Junqueira, V.. (Org.). Clínica Comum: fragmentos de formação e cuidado. 1ed.São Paulo / Porto Alegre: Hucitec / Rede Unida, 2020, v. 1, p. 35-76.

  • HENZ, A. O. ; CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . Entre mundos, experiências e profissões. In: Capozzolo, A.A.; Maximino, V.S.; Casetto, S.J.; Junqueira, V.. (Org.). Clínica comum: fragmentos de formação e cuidado. 1ed.São Paulo / Porto Alegre: Hucitec / Rede Unida, 2020, v. 1, p. 244-258.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ ; NICOLAU, S. M. ; JUNQUEIRA, V. ; CAETANO, D. ; MAXIMINO, V. S. . Formação entre profissões e produção do cuidado. In: Capozzolo, A.A.; Maximino, V.S.; Casetto, S.J.; Junqueira, V.. (Org.). Clínica comum: fragmentos de formação e cuidado. 1ed.São Paulo / Porto Alegre: Hucitec / Rede Unida, 2020, v. 1, p. 77-94.

  • CASETTO, SIDNEI JOSÉ ; HENZ, A. O. ; RODRIGUES, A. ; AZEVEDO, A. B. ; MARTINEZ, F.P.M. ; MORENO, H.V. ; SILVA, M. J. ; CAPOZZOLO, A. A. . O cuidado não existe. Modos diversos de cuidado na atenção básica em saúde. In: MENDES, Rosilda; AZEVEDO, Adriana Barin; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli. (Org.). Pesquisar com os pés: deslocamentos no cuidado e na saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2019, v. , p. 121-143.

  • CASETTO, S. J. . O corpo na psique, sua imagem inconsciente. In: VOLICH, R.M.; RANÑA, W; LABAKI, M.E.P.. (Org.). Psicossoma V - Integração, desintegração, limites. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014, v. , p. 127-136.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; HENZ, A. O. ; CASETTO, S. J. . Apresentação. In: Capozzolo, A.A.; Casetto, S.J.; Henz, A.O.. (Org.). Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2013, v. , p. 11-18.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. ; TYKANORI, R.K. . Movimentos de constituição do eixo Trabalho em Saúde. In: Capozzolo, A.A.; Casetto, S.J.; Henz, A.O.. (Org.). Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2013, v. , p. 69-111.

  • CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. ; MENDES, R. ; HENZ, A. O. ; AZEVEDO, A. B. . A investigação da experiência. In: Capozzolo, A.A.; Casetto, S.J.; Henz, A.O.. (Org.). Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2013, v. , p. 112-123.

  • CASETTO, S. J. ; KINKER, F.S. ; PAP, A. D. ; BASTOS, L. C. S. ; AGUIAR, F. B. T. . O trabalho docente na formação em comum. Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2013, v. , p. 163-186.

  • CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. ; HENZ, A. O. ; JUNQUEIRA, V. . Como fortalecer um projeto e mantê-lo em transformação?. In: Capozzolo, A.A.; Casetto, S.J.; Henz, A.O.. (Org.). Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2013, v. , p. 268-273.

  • CASETTO, S. J. . Viver é muito perigoso. Sobre a concepção de saúde (e doença) que orienta o trabalho clínico. In: Volich, R.M.; Ferraz, F.C.; Ranña, W.. (Org.). Psicossoma IV. 1aed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, v. , p. 377-383.

  • CASETTO, S. J. . Converter e somatizar. In: Rubens Marcelo Volich; Flávio Carvalho Ferraz; Wagner Ranña. (Org.). Psicossoma III - Interfaces da psicossomática. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. , p. 33-39.

  • CASETTO, S. J. . A psicossomática na formação do psicólogo. In: Volich, R.M.; Ferraz, F.C.; Arantes, M.A.A.C.. (Org.). Psicossoma II - Psicossomática Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998, v. , p. 211-215.

  • CASETTO, S. J. . Psicossomática e Instituição Hospitalar. In: Ferraz, F.C.; Volich, R.M.. (Org.). Psicossoma. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, v. , p. 147-160.

  • CASETTO, SIDNEI JOSÉ ; HENZ, A. O. ; CAPOZZOLO, A. A. . Olhares diferentes e mesmas questões? Uma experiência interprofissional na área da saúde.. In: 6o Colóquio Internacional 'Discurso, representacões, argumentação', 2017, Rio de Janeiro. Discours, représentations, argumentation. Différents regards sur les mêmes questions : discours et interdisciplinarité.. Montreal/Rio de Janeiro: Communalis - Société internationale de communication et logique naturelle, 2017. v. único. p. 77-81.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; JUNQUEIRA, V. ; HENZ, A. O. ; CASETTO, S. J. ; MENDES, R. . Formação em comum de profissionais de saúde: investigação do eixo curricular Trabalho em Saúde ? UNIFESP Campus Baixada Santista. In: X Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Internacional da Rede Unida. Botucatu: Interface, 2012. v. 1.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; IMBRIZI, J. M. ; CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. ; TYKANORI, R.K. . Clínica comum dos profissionais de saúde: relato da experiência de formação em implantação do eixo trabalho em saúde. In: 8 Congresso Nacional da Rede Unida, 2009, Salvador. Anais do 8 Congresso Nacional da Rede Unida, 2009.

  • IMBRIZI, J. M. ; CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. . A experiência com grupos na formação do psicólogo para atuação na área de saúde. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO: Psicologia Social e existência - fronteiras e conflitos, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009. p. 261.

  • IMBRIZI, J. M. ; CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. . Produção de narrativa e história de vida na área de saúde e formação do psicólogo. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO: Psicologia Social e Existência - Fronteiras e Conflitos, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009. p. 259.

  • CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. ; IMBRIZI, J. M. ; CAPOZZOLO, A. A. . Laboratório de Sensibilidades/Clube dos Saberes. In: II Colóquio de Psicologia da Arte, 2007, São Paulo. II Colóquio de Psicologia da Arte - A correspondência das artes e a unidade dos sentidos, 2007. p. 51-51.

  • IMBRIZI, J. M. ; CAPOZZOLO, A. A. ; HENZ, A. O. ; CASETTO, S. J. . Cinema e Saúde - Ciclo Almodóvar. In: II Colóquio de Psicologia da Arte, 2007, São Paulo. II Colóquio de Psicologia da Arte -, 2007. p. 42-43.

  • CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. . O trabalho docente na formação em comum para a saúde.. In: X Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Internacional da Rede Unida. Botucatu: Interface, 2012. v. 1.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; HENZ, A. O. ; MORELL, M. G. G. ; DEVICENZI, M. ; PREVEDEL, T. ; CASETTO, S. J. . O ensino do trabalho em saúde na Formação interprofissional. In: X Congresso Paulista de Saúde Pública, 2007. Anais do X Congresso Paulista de Saúde Pública, 2007.

  • CAPOZZOLO, A. A. ; HENZ, A. O. ; CASETTO, S. J. ; MORENO, H.V. ; RODRIGUES, A. ; LIBERMAN, F. ; MAXIMINO, V. S. . Pesquisar contra si e encontrar o que não aceitamos na experiência do método. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2016, Barcelona. Libro de resúmenes de lo VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona, 2016. v. 01. p. 125-126.

  • GUIMARAES, L. S. ; LIMA, L.C. ; CASETTO, S. J. . Psicoinâmica do Trabalho em Saúde Mental: o caso dos profissionais de um CAPS III da Baixada Santista. In: XII Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Suplemento da Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • Oliveira, E.C.S. ; JUNQUEIRA, V. ; CASETTO, S. J. ; Santos, A.C.S.M. . Refletindo sobre as ações de cuidado: o acompanhamento de uma jovem em tratamento de tuberculose pulmonar por uma equipe de saúde da atenção básica. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • MAXIMINO, V. S. ; CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, S. J. ; BERTUOL, C. ; KINKER, F.S. ; JUNQUEIRA, V. ; Silveira, F. ; JURDI, A. ; FIGUEIREDO, L. R. U. ; MORELL, M. G. G. . Formação e cuidado em rede: estratégia de articulação entre serviços e destes com a universidade. In: XI Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Suplemento da Revista Inferface. Botucatu, 2014. v. 3.

  • CASETTO, S. J. ; GARCIA, M. L. ; CAPOZZOLO, A. A. ; MENDES, R. ; JUNQUEIRA, V. . Clínica comum e trabalho entreprofissional: do que falamos, que efeitos produzem?. In: XI Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Botucatu: Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2014.

  • CASETTO, S. J. ; IMBRIZI, J. M. ; HENZ, A. O. ; CAPOZZOLO, A. A. . Experiences of the sensitive in health education. In: 12th World Congress on Public Health, 2009, Istambul. Annals of 12th World Congress on Public Health, 2009.

  • TYKANORI, R.K. ; CASETTO, S. J. ; IMBRIZI, J. M. ; CAPOZZOLO, A. A. . Narratives elaboration as part of a health professionals education strategy. In: 12th World Congress on Public Health, 2009, Istambul. Annals of 12th World Congress on Public Health, 2009.

  • CASETTO, S. J. . Somatização: por que não há acordo sobre a classificação diagnóstica. In: II Simpósio Internacional de Saúde Mental nas Práticas em Saúde, 2007, São Paulo. II Simpósio Internacional de Saúde Mental nas Práticas em Saúde, 2007. p. 34-35.

  • ROMAN, M. D. ; CASETTO, S. J. ; SILVA, E.R. ; LEONARDI, F. ; JABUR, S. . Cursinho Popular da Unifesp Baixada Santista - Cardume. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINEZ, D.B. ; MOURA, R. F. S. ; SOUZA, A.B. ; CASETTO, S. J. . Projeto de Monitoria de Teoria Freudiana 2013-2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPOZZOLO, A. A. ; IMBRIZI, J. M. ; LIBERMAN, F. ; MENDES, R. ; TYKANORI, R.K. ; JUNQUEIRA, V. ; CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. . Valorização de narrativas de vida e de cuidado na formação de profissionais de saúde: análise de uma experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HENZ, A. O. ; IMBRIZI, J. M. ; CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, S. J. . Experiências estéticas: contribuições para uma formação ampliada dos profissionais de saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASETTO, S. J. . Prefácio ao livro Tempo e Ato na Perversão. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

CASETTO, S. J. . Parecer a artigo do periódico Journal of Health Psychology. 2016.

CASETTO, S. J. . Parecer a artigo do periódico Psicologia USP. 2016.

CASETTO, S. J. . Parecer a artigo do periódico Journal of Health Psychology. 2015.

CASETTO, S. J. . Parecer a artigo de periódico. 2015.

ALMEIDA, J. M. ; CASETTO, S. J. . A construção de um podcast junto a usuários de um CAPS II - Relatório técnico. 2024.

SUZUKI, M.A.B. ; HENZ, ALEXANDRE DE OLIVEIRA ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . Pistas para um guia de desorientação em grupos de leitura. 2021.

SILVA, J.C. ; CAPOZZOLO, ANGELA APARECIDA ; CASETTO, SIDNEI JOSÉ . Práticas grupais - um lugar para viver coisas junto. 2021.

MENDES, V.F.C. ; CASETTO, S. J. . Oficinas de integração da equipe de saúde mental. 2020.

CASETTO, S. J. ; LEITE, L.G. ; OLIVEIRA, T.F. . Podcast 'Escuta Só'. 2020.

FERREIRA, M.S. ; CASETTO, S. J. ; LIMA, L.C. . Tecendo a rede de proteção à criança e ao adolescente. 2018.

HEINTZ, M. ; CASETTO, S. J. ; IMBRIZI, J. M. . Facilitar: trilhas, instrumentos de percurso e caminhos possíveis. 2018.

ALMEIDA, L.C. ; CASETTO, S. J. ; CAPOZZOLO, A. A. . Narrativas de situações de cuidado entre Unidades Móveis de Saúde e a Atenção Básica. 2018.

GORGATTI, V. ; CASETTO, S. J. . Entrelaces. 2017.

RODRIGUES, A. ; HENZ, A. O. ; CASETTO, S. J. . Escritos com cuidado. 2016.

MARTINS, R.C.C.C. ; GUERRA, R. L. F. ; CASETTO, S. J. . Círculos de memória e arte. 2016.

SILVA, M. J. ; CASETTO, S. J. . Alerta terapêutico: metilfenidato x transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2014.

MENDES, R. ; AZEVEDO, A. B. ; CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, S. J. ; LIBERMAN, F. ; FRUTUOSO, M. F. ; HENZ, A. O. ; PEZZATO, L. M. ; NICOLAU, S. M. ; MAXIMINO, V. S. ; JUNQUEIRA, V. ; LOZANO, M. F. ; GIROTTO, L. C. ; MELO, C. V. I. ; GARCIA, M. L. ; KINKER, F.S. . Relatório Final - ATENÇÃO BÁSICA E A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM REDE NO MUNICÍPIO DE SANTOS. 2016. (Relatório de pesquisa).

CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. ; RODRIGUES, A. ; MORENO, H.V. ; AZEVEDO, A. B. . A questão do cuidado. 2015. (Relatório de pesquisa).

MENDES, R. ; AZEVEDO, A. B. ; CAPOZZOLO, A. A. ; JUNQUEIRA, V. ; LIBERMAN, F. ; FRUTUOSO, M. F. ; CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. ; NICOLAU, S. M. ; MAXIMINO, V. S. ; LOZANO, M. F. ; GIROTTO, L. C. ; KINKER, F.S. ; GARCIA, M. L. . Relatório Parcial - ATENÇÃO BÁSICA E A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM REDE NO MUNICÍPIO DE SANTOS. 2015. (Relatório de pesquisa).

CASETTO, S. J. ; SOUSA, C. R. . Guia do Serviço-Escola de Psicologia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

OLIVEIRA, R.C. ; JUZWIAK, C. R. ; STEDEFELDT, E. ; CASETTO, S. J. . Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

CAPOZZOLO, A. A. ; CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. ; MENDES, R. ; KINKER, F.S. ; MAXIMINO, V. S. ; IMBRIZI, J. M. ; FRUTUOSO, M. F. ; LIBERMAN, F. ; GARCIA, M. L. ; TYKANORI, R.K. ; COSTA, S. L. ; JUNQUEIRA, V. ; SILVA, C. R. C. . Formação para o trabalho em saúde: a experiência em implantação nos cursos de graduação - educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional - da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. 2011. (Relatório de pesquisa).

CASETTO, S. J. . A narrativa na clínica comum. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

CASETTO, S. J. ; HENZ, A. O. . Orientações para o trabalho de campo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

CASETTO, S. J. . Notas sobre grupos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2023

    Episódios comuns de cuidados incertos e formação: interferências em instituições e territórios, Descrição: Este projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS), do Instituto de Saúde e Sociedade do campus Baixada Ainda que possa se conceber o cuidado profissional em saúde como uma intervenção segura, apoiada em conhecimentos considerados confiáveis e bem estabelecidos, seu exercício envolve posições bem mais nuançadas. Sabemos que o contexto da pandemia da COVID 19 exigiu do Sistema Único de Saúde, por meio de seus trabalhadores, esforços brutais, ao mesmo tempo que inicialmente desorganizou rotinas da rede de serviços e de formação. Particularmente, no que se refere a questões clínico-político-institucionais, problemas já existentes se agudizaram e surgiram novos, abrindo um campo inédito de incertezas e possibilidades de experimentação de cuidados não protocolares, seja nos serviços, seja nos espaços de formação. Chamamos de "episódios comuns de cuidados incertos" tais acontecimentos, distantes de grandes programas exitosos, mas cujo relevo, em sua dimensão, interessa conhecer. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação para o trabalho em Saúde (LEPETS), que tem se ocupado de questões da formação e do trabalho em saúde, projeta então este estudo com o objetivo geral de investigar episódios comuns de cuidados incertos em diferentes instituições e territórios. E, como objetivos específicos: Investigar episódios comuns de cuidados incertos em processos de formação e de cuidado; investigar diferentes instalações do comum em cuidados incertos; e analisar estratégias metodológicas utilizadas nesta pesquisa. Para isso, adota uma abordagem qualitativa, e a configuração de uma pesquisa-interferência, dado o efeito gerado nos participantes e em seu trabalho. Os participantes são os próprios pesquisadores, de diversas inserções institucionais, que redigem narrativas de situações de cuidado, discutindo e reelaborando-as coletivamente em movimentos, nos quais podem fundir-se e transformar-se, de modo a destacar os aspectos comuns e incertos dos cuidados em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sidnei José Casetto - Integrante / Alexandre de Oliveira Henz - Coordenador / Angela Aparecida Capozzolo - Integrante / Virginia Junqueira - Integrante / Harete Vianna Moreno - Integrante / Fernando de Almeida Silveira - Integrante / Adriana Rodrigues Domingues - Integrante / Tatiana Alves Cordaro Bichara - Integrante / Ana Carolina Costa Savani - Integrante / Carla Cristina Dias Indalécio - Integrante / Diego Napolitano Curceli - Integrante / Fernanda Carla de Moraes Augusto - Integrante / Juliana Borges Polastrini - Integrante / Leandro Augusto Ferreira - Integrante / Lorena Martha Roberto - Integrante / Lourdes Aparecida D'Urso - Integrante / Lucia Aparecida de Souza - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Atenção básica e a produção do cuidado em rede no município de Santos, Descrição: A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Santos e a Universidade Federal de São Paulo ? Baixada Santista tem se pautado pela construção de estratégias de formação de profissionais preparados para a atenção integral e de qualificação da rede de serviços públicos de saúde. Observamos que apesar dos avanços no arcabouço legal do Sistema Único de Saúde, diversos são os problemas enfrentados para produzir impacto no modo como se realizam cotidianamente os atos de saúde e para o funcionamento dos serviços segundo o interesse público, problemas esses que não se referem apenas às questões de mudanças e de reformas macroestruturais, mas se referem também à necessidade de mudanças nas práticas profissionais. O trabalho na atenção básica é um trabalho constituído de distintas tensões e depende da atuação conjunta de diversos profissionais e níveis de atenção, bem como da articulação e integração de várias redes. No âmbito do cuidado em saúde, as redes podem ser consideradas decisivas, seja pela organização do sistema de saúde vigente no país, que implica ações coordenadas de diversos equipamentos e setores, seja pela constatação empírica de que a manutenção da saúde parece apoiada em relacionamentos os mais diversos. O próprio percurso cotidiano dos usuários dos serviços, suas relações e ações nos territórios de existência apontam possibilidades de recursos que potencializam, enriquecem e transformam a vida, produzindo saúde. Para esta investigação que pretende analisar as potencialidades da atenção básica como ordenadora das ações de cuidado em redes no município de Santos, definiram-se cinco etapas organizadas para a execução da pesquisa e a produção de dados. Este projeto poderá contribuir para avançar nas articulações da atenção básica com os demais serviços e redes do território na perspectiva de um cuidado integral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sidnei José Casetto - Integrante / Alexandre de Oliveira Henz - Integrante / Angela Aparecida Capozzolo - Integrante / Virginia Junqueira - Integrante / LIBERMAN, Flávia - Integrante / Rosilda Mendes - Coordenador / Fernando Sfair Kinker - Integrante / Viviane Santalúcia Maximino - Integrante / Maria Fernanda Frutuoso - Integrante / Maurício Lourenção Garcia - Integrante / Débora Barbosa e Alcântara - Integrante / Harete Vianna Moreno - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Cuidado em saúde e formação em saúde: produções em redes potencializadoras de vida, Descrição: Este projeto, do Laboratório de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS), tem como objetivo estudar e discutir aspectos de situações de cuidado em saúde, em serviços e territórios, qualificadas pelos envolvidos (usuários, docentes, trabalhadores dos serviços e estudantes) como potencializadoras de vida. Pretende produzir oportunidades de colaboração em rede a partir do estudo das articulações territoriais e das produções educativas e interativas de profissionais, grupos e pessoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Sidnei José Casetto - Integrante / Alexandre de Oliveira Henz - Integrante / Angela Aparecida Capozzolo - Coordenador / LIBERMAN, Flávia - Integrante / Rosilda Mendes - Integrante / Maria Fernanda Frutuoso - Integrante / Lucia da Rocha Uchôa Figueiredo - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Formação para o trabalho em saúde: a experiência em implantaçao nos cursos de graduaçãoo - Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Terapia ocupacional - da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Descrição: Este projeto tem como objetivo sistematizar, analisar e aprimorar a proposta de formação profissional desenvolvida a partir do eixo do trabalho em saúde nos cinco cursos de graduação (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia) no Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Pretende estabelecer estratégias para o acompanhamento, avaliação e sustentabilidade desta experiência e a criação de um núcleo local de pesquisas e produção tecnológica no campo do trabalho em saúde e formação. Projeto aprovado e financiado pelo CNPQ, no valor de 48. 925,46. Processo Processo: 479031/2008-8 .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sidnei José Casetto - Integrante / Alexandre de Oliveira Henz - Integrante / Jaquelina Maria Imbrizi - Integrante / Angela Aparecida Capozzolo - Coordenador / Roberto Tykanori Kinoshita - Integrante / Virginia Junqueira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Efeitos de Jogos Pré-Desportivos sobre a Qualidade de Vida de Mulheres Obesas Idosas, Descrição: O projeto visa observar os efeitos da prática regular de jogos pré-desportivos realizados três vezes por semana (1h/dia), associado a orientação nutricional e acompanhamento psicológico durante um período de 12 meses, na qualidade de vida, adaptações na composição corporal e parametros lipídicos de mulheres idosas obesas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Sidnei José Casetto - Integrante / Ricardo Luís Fernandes Guerra - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Avaliação das experiências de educação permanente em saúde desencadeadas a partir da formação à distância de tutores e facilitadores no Brasil, Descrição: Esta investigação tem como objeto de análise as experiências de educação permanente em saúde desencadeadas a partir da formação à distância de tutores e facilitadores pelo Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde em todo o país. Pretende: mapear os efeitos e movimentos desencadeados a partir da formação de tutores e facilitadores de educação permanente em saúde; identificar e analisar a produção divulgada de Educação Permanente em saúde relacionada à formação de tutores e facilitadores de educação permanente em saúde; analisar a produção de protagonismo na construção de práticas inovadoras e de novas tecnologias de gestão, cuidado e educação em saúde a partir da formação de tutores e facilitadores de educação permanente em saúde; identificar fatores dificultadores e facilitadores do desenvolvimento das experiências de educação permanente em saúde; identificar e analisar nos projetos selecionados para o estudo de caso seu potencial de inovação, articulação e produção de tecnologias (de educação, de gestão, de cuidado, de participação social; identificar e sistematizar potenciais estratégias para produção de sustentabilidade do protagonismo e dos projetos nos casos selecionados para estudo em profundidade; constituir grupos locais de pesquisa e produção tecnológica no campo da gestão da educação em todas as regiões do país, capazes de seguir apoiando o SUS local no desenvolvimento da educação permanente em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sidnei José Casetto - Integrante / Alexandre de Oliveira Henz - Integrante / Angela Aparecida Capozzolo - Integrante / Silvana Mishima - Coordenador / Laura Macruz Feuerweker - Integrante / Cinira Magali Fortuna - Integrante / Silvia Matumoto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Saúde, Clínica e Instituições. , Rua Silva Jardim - lado par, Vila Mathias, 11015020 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (13) 38783869

Experiência profissional

2006 - 2019

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Freudiana II

  • 02/2014

    Direção e administração, Laboratório de Psicanálise.Cargo ou função, Coordenador.

  • 02/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Freudiana I

  • 01/2014

    Extensão universitária , Campus BAIXADA SANTISTA.Atividade de extensão realizada, Cursinho Popular da Unifesp/BS - Cardume.

  • 03/2013

    Ensino, Ensino em Ciências da Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Permanente em Saúde

  • 11/2012

    Ensino, Ensino em Ciências da Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa II

  • 09/2012

    Ensino, Ensino em Ciências da Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa I

  • 01/2012

    Extensão universitária , Campus Baixada Santista.Atividade de extensão realizada, Universidade aberta à terceira idade.

  • 01/2012

    Ensino, Ensino em Ciências da Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa III

  • 10/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Baixada Santista.Linhas de pesquisa

  • 10/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica integrada: produção do cuidado

  • 10/2008

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica integrada: produção do cuidado

  • 10/2008

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica integrada: produção do cuidado

  • 10/2008

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica integrada: produção do cuidado

  • 10/2008

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica integrada: produção do cuidado

  • 02/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria freudiana sobre neurose e sexualidade

  • 03/2016 - 08/2017

    Direção e administração, Curso de Psicologia.Cargo ou função, Coordenador.

  • 03/2016 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde e Sociedade.Cargo ou função, Representante do Curso de Psicologia.

  • 08/2014 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Baixada Santista.Cargo ou função, Representante do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde Modalidade Profissional.

  • 05/2014 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço-Escola de Psicologia.Cargo ou função, Membro do Conselho Gestor.

  • 08/2007 - 12/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria freudiana sobre narcisismo, castração, feminilidade e cultura

  • 04/2012 - 04/2014

    Direção e administração, Serviço-Escola de Psicologia.Cargo ou função, Coordenador.

  • 01/2012 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Extensão e Cultura do Campus Baixada Santista.Cargo ou função, Representante da Universidade Aberta à Terceira Idade.

  • 08/2007 - 12/2013

    Extensão universitária , Campus Baixada Santista.Atividade de extensão realizada, Saúde no Centro.

  • 03/2007 - 12/2013

    Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde.Atividade de extensão realizada, Laboratório de Sensibilidades.

  • 02/2012 - 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde e Sociedade, Comissão de bancas.Cargo ou função, Membro.

  • 11/2006 - 06/2010

    Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde.Atividade de extensão realizada, Inteligência Coletiva / Clube dos Saberes.

  • 02/2007 - 06/2009

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática clínica integrada: análise de demandas e necessidades em saúde

  • 02/2007 - 06/2009

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática clínica integrada: análise de demandas e necessidades em saúde

  • 02/2007 - 06/2009

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática clínica integrada: análise de demandas e necessidades em saúde

  • 02/2007 - 06/2009

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática clínica integrada: demandas e necessidades em saúde

  • 02/2007 - 06/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática clínica integrada: análise de demandas e necessidades em saúde

  • 11/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde.Atividade de extensão realizada, Literatura e Clínica.

  • 10/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde.Atividade de extensão realizada, Cinema e Saúde.

1986 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/1996 - 09/2006

    Ensino, Especialização Em Teoria Psicanalítica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Conceitos principais II: teoria sexual, Processo terapêutico I

  • 04/1986 - 09/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases Epistemológicas da Psicologia I e II, Introdução à Psicolossomática I e II, Metodologia Científica I e II, Orientação de Trabalho de conclusão de Curso, Psicologia do Desenvolvimento I e II, Psicologia Geral e do Desenvolvimento, Seminários I e II

  • 03/2001 - 02/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento.Cargo ou função, Representante no Comitê Local do PIBIC.

1995 - 2006

Instituto Sedes Sapientiae

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

  • 04/1995 - 09/2006

    Ensino, Psicossomática, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, História da Psicossomática, Psicossomática e Instituição de Saúde, Seminário de Introdução à Psicanálise