Karina Cardozo de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). É mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e advogada no Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. Tem experiência na área de Direito Comercial, com ênfase em Mercado de Capitais e Societário. É professora assistente dos cursos de Direito das Sociedades Anônimas e Princípios do Direito Empresarial, ministrados pelo Prof. Fábio Ulhoa Coelho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e professora de Direito Comercial no curso preparatório para 1ª fase da OAB da Intelecto Soluções Inteligentes.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2013 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Empréstimo de ações no direito brasileiro - A proteção jurídica do investimento privado no mercado de capitais,Ano de Obtenção: 2016
Fábio Ulhoa Coelho.Palavras-chave: mercado de capitais; empréstimo de ações; venda a descoberto.

Graduação em Faculdade Paulista de Direito

2007 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Fechamento do Capital Social: Estudo de Casos
Orientador: Fábio Ulhoa Coelho

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Comercial.

Participação em eventos

II Jornada de Direito Comercial.II Jornada de Direito Comercial. 2015. (Outra).

I Jornada de Direito Comercial.I Jornada de Direito Comercial. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Karina Cardozo de . Legitimidade para a Propositura de Ação de Responsabilidade Civil de Administradores de Companhias Abertas. Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais , v. 67, p. 133-160, 2015.

  • OLIVEIRA, Karina Cardozo de . Breve Análise sobre o Contrato de Consórcio Empresarial. Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais , v. 66, p. 131-155, 2014.

  • OLIVEIRA, Karina Cardozo de . Fechamento do Capital Social: Estudo de Casos. Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais , v. 15, p. 193-236, 2012.

  • OLIVEIRA, Karina Cardozo de ; CHIMENTI, Eliana Helena de Gregorio Ambrosio ; SILVA, Gustavo Rugani do Couto e . Preparativos para a Abertura de Capital. In: Marcelo Siqueira; Atademes Branco Pereira; José Marcos Treiger. (Org.). Brasil S/A: Guia de Acesso ao Mercado de Capitais para Companhias Brasileiras. 1ªed.Rio de Janeiro: RR Donnelley Financial Comunicação Corporativa, 2014, v. 1, p. 23-35.

Prêmios

2011

Prêmio de Menção Honrosa, Núcleo de Monografia Jurídica ?Prof. Dr. Paulo Freire? da Faculdade de Direito da PUC-SP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. , Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 10º andar, Itaim, 01451000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 31507104

Experiência profissional

2012 - Atual

Machado, Meyer, Sendacz e Ópice

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Advogada