Aguiomar Rodrigues Bruno

Possuo graduação em História pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2009), especialização (latu-sensu) através do programa de Pós-Graduação em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2012. E mestrado em História na área de concentração em Estado e Relações de Poder, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2015. Atualmente pertence ao programa de doutoramento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na linha de pesquisa Cultura, Poder e Representações. Atuo como professor - Colégio Albert Einstein, estado do Rio de Janeiro (Pinheiral) e Tutor Presencial do Curso de História da modalidade EAD/Consórcio Cecierj-Cederj com vínculo junto a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no Polo universitário de Piraí lecionando as disciplinas: América I, América II e Moderna II. Participo do Laboratório de Pesquisa Histórica a Distância. Desenvolvo estudos com ênfase em História do Brasil Colonial e Império, atuando principalmente com os seguintes temas: História da morte, costumes fúnebres, cemitérios, testamentos, secularização da morte, religiosidades católicas e africanas, História da Igreja.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Historia

2016 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A morte como negócio: os mercadores fúnebres na Piraí do século XIX,
Cláudia Rodrigues.

Mestrado em História

2013 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: As irmandades e as elites no Vale do Paraíba Fluminense: o papel dos funerais na ostentação do poder - um estudo de caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense.,Ano de Obtenção: 2016
Margareth de Almeida Gonçalves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em História Moderna

2011 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: A Política de Sigilo: Poder, Redes Comerciais e Saberes no Antigo Regime (sec. XV e XVI)
Orientador: Mário Fernandes Correia Branco

Graduação em História

2006 - 2009

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Saber Histórico Escolar: Compartilhando Experiências Construindo Expectativ. (Carga horária: 7h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2016 - 2016

Curso em Formação em EAD com ênfase na tutoria em CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Filosofia politica e cidadania. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

História e Geopolítica. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Geraldo Di Biase, UGB, Brasil.

2008 - 2008

Técnicas e Métodos de História Oral. (Carga horária: 9h). , Centro Universitário Geraldo Di Biase, UGB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Morte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das religiões e religiosidades.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRUNO, A. R. ; BORGES, M. F. ; PAULA, V. H. ; BARBOSA, G. O. A. ; CERQUEIRA, G. S. . XXIII Encontro de HIstória de Piraí. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

O Arquivo Histórico de Piraí e o Curso de História da UNIRIO/Pólo Piraí: uma parceria de sucesso.O Arquivo Histórico de Piraí e o Curso de História da UNIRIO/Piraí: uma parceria de sucesso. 2019. (Outra).

"O sopro do dragão: primeiras notícias sobre caminhos de ferro no Rio de Janeiro". 2018. (Oficina).

Histórias & Parcerias. XVIII Encontro de História da Anpuh-RJ.A morte a venda: o comércio fúnebre de Antônio Alexandre Manuel no interior fluminense, RJ (sec. XIX). 2018. (Encontro).

I Colóquio de Arqueologia Funerária. 2018. (Outra).

I Coloquio de História do Rio de Janeiro Colonial. 2018. (Outra).

II Jornada Imagens da Morte. 2015. (Seminário).

II Encontro de História da UGF.As irmandades e os barões do café: poder e religiosidade no Vale do Paraíba Fluminense (1860-1895). 2013. (Encontro).

II Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História.O Problema dos Ossos: um perspectiva sobre a morte na província do Império.. 2013. (Seminário).

I Jornada Imagens da Morte. 2013. (Seminário).

VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de História: Politica e Cultural & Politica e Sociedadede.As irmandades e as elites no Vale do Paraíba Fluminense (1860-1895). 2013. (Seminário).

IV Colóquio Internacional Intolerancia: religião, raça e politica no mundo ibérico do Antigo Regime. 2011. (Outra).

IV Simpósio de Política e Cultura: Diálogos e Interfaces.A Irmandade e os Barões do Café: Poder, Religiosidade e Representação no Vale do Paraíba Fluminense (1850-1900). 2010. (Simpósio).

III Jornada de Iniciação Cientifica do UGB - JORNIC. 2008. (Simpósio).

XI Semana Acadêmica do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase).A Pesquisa e os desafios da contemporaneidade: educação, ambiente e vida. 2008. (Encontro).

IX Semana Acadêmica do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase).Sala Temática: Cuba. 2006. (Encontro).

IX Semana Acadêmica do UGB (centro Universitário Geraldo Di Biase). As Artimanhas da CSN.. 2006. (Simpósio).

IX Semana Acadêmica do UGB (centro Universitário Geraldo Di Biase). MENDONDÇA, Sonia Regina. Dilemas do Brasil Contemporâneo. 2006. (Simpósio).

IX Semana Acadêmica do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase). Nietzsche e a Teoria da História. 2006. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lilian F

PAULA, V. H.;BRUNO, A. R.. dos Santos Oliveira.O surgimento da cidade de Barra do Piraí até a chegada da estrada de ferro D. Pedro II (1820-1864). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos André de Oliveira Lira

PAULA, V. H.;BRUNO, A. R.. Nova Iguaçu: a cidade das laranjas (1920-1940). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Heliza Alves da Conceição

PAULA, V. H.;BRUNO, A. R.. Fazenda João José do Pinheiro: da abertura ao seu declínio (1824-1878). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Uelinton Santana De Souza

GOMES, L. A.;BRUNO, A. R.. Discriminação contra o povo santo: novos episódios antigas raízes (1908-2018). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anamaria Carvalho Rodrigues

BRUNO, A. R.; MONTEIRO, D.. As vozes femininas do samba nas ondas do rádio: os desafios, e as desilusões de mulheres a frente de seu tempo (Rio de Janeiro - décdas de 1930-1940. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Carvalho

BRUNO, A. R.; PAULA, V. H.. Do celibato ao pecado: romance entre padres e mulheres (1850-1879). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Rodrigues

GONCALVEZ, M. A.;RODRIGUES, C.; GANDELMAN, L. M.. A irmandade do Santíssimo Sacramento ma vila de Piraí: o papel dos ritos fúnebres na ostentação do poder - um estudo de caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Claudia Rodrigues

RODRIGUES, C.TAVARES, M. D.; GUIMARAES, G. G.; MUAZE, M.. A morte como negócio: os mercadores da morte entre o sagrado e o profano no interior fluminense Oitocentista (Vila de Piraí). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História/PPGH-UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Claudia Rodrigues

GONCALVEZ, M. A.;RODRIGUES, C.; GANDELMAN, L. M.. A irmandade do Santíssimo Sacramento e as elites na vila de Piraí: o papel dos funerais na ostentação do poder - um estudo de caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mauro Dillmann Tavares

DILLMANN, Mauro; RODRIGUES, Cláudia (orientadora); MUAZE, Mariana; GUIMARAES, Carlos Gabriel. A morte como negócio: os mercadores da morte entre o sagrado e o profano no interior fluminense Oitocentista (Vila de Piraí). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Mariana de Aguiar Ferreira Muaze

RODRIGUES, C.; GUIMARÂES, Carlos Gabriel;MUAZE, MARIANA DE AGUIAR FERREIRA; TAVARES, M. D.. A morte como negócio: os mercadores da morte entre o sagrado e o profano no interior fluminense Oitocentista (Vila de Piraí). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em PPGH) - Unirio Posgraduação.

Margareth de Almeida Gonçalves

GONÇALVES, M. A.; RODRIGUES, C.; GANDELMAN, L.. As irmandades do Santíssimo Sacramento e as elites da vila da Piraí: o papel dos funerais na ostentação do poder 0 um estudo e caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

GONÇALVES, M. A.; RODRIGUES, C.; GANDELMAM, L.. A irmandade do santíssimo sacramento e as elites na vila de Piraí: o papel dos funerais na ostentação do poder - um estudo de caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luciana Mendes Gandelman

GONÇALVES, Margareth de Almeida;GANDELMAN, L. M., Luciana Gandelman; RODRIGUES, C.. A irmandade do Santíssimo Sacramento e as elites da vila da Piraí: o papel dos funerais na ostentação do poder 0 um estudo e caso das irmandades no Vale do Paraíba Fluminense. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luciana Mendes Gandelman

GONÇALVES, Margareth de Almeida;GANDELMAN, L. M., Luciana Gandelman; RODRIGUES, C.. A irmandade do Santíssimo Sacramento e as elites da vila de Piraí: o papel dos funerais na ostentação do poder - um estudo de caso das irmandades no Vale do Paraíba fluminense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Larissa Amorim França

A conquista espanhola na Península de Yucatán: o processo de aculturação dos ritos fúnebres na região de Xicaret (1542-1668); Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Leandro Braga

A imprensa Evangélica e a secularização dos cemitérios em fins do século XIX; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Adriano Rosa da Silva

A formação sacerdotal no Brasil Côlonia: um olhar sobre o Seminário Arquidiocesano São José, RJ (1739-1773); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fabianno Silva Castanheira

As práticas do "bem morrer" na fazenda do Bom Jardim: um estudo da capela de Bom Jesus do Matosinhos - MG (1794); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Aguiomar Rodrigues Bruno;

Círio Fabiano Lima Frontelmo

O bem morrer católico: uma senhora forra, na freguesia de N; Sra; da Piedade do Iguaçu, RJ (1769-1789); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Aguiomar Rodrigues Bruno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mario Fernandes Correia Branco

A Política de Sigilo Português: Poder, Redes Comerciais e Saberes no Antigo Regime (séculos XV e XVI); 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História Moderna) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mario Fernandes Correia Branco;

Claudia Rodrigues

A morte como negócio: um estudo sobre os mercadores da morte numa província no Vale do Paraíba Fluminense (1850-1889); Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História/PPGH-UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; (Orientador);

Margareth de Almeida Gonçalves

As irmandades e as elites no Vale do Paraíba fluminense: o papel das festividades e funerais na ostentação de poder ? um estudo de caso da irmandade do Santissimo Sacramento da vila sant?ana do pirahy (1860-1900); 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRUNO, A. R. ; PAULA, V. H. . (Re)visitando Marc Bloch: Diálogos (ainda) necessários a historiografia e o ofício do Historiador!?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAULA, V. H. ; BRUNO, A. R. . Os desafios da escrita: teorias e metodologias na construção do TCC em História. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, G. O. A. ; BRUNO, A. R. . ABNT: citações e referências em trabalhos acadêmicos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUNO, A. R. . Diálogos e perspectivas: um debate sobre o marxismo como possibilidade teórica na educação física. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Escola Joaquim Francisco de Paula

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2014 - Atual

Colegio Albert Einstein

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Atua nas disciplinas de Sociologia, Filosofia e História

2016 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial

Outras informações:
Disciplinas de Patrimônio Cultural, História da América I e II.