Breno Bittencourt Santos

Possui Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada. Realiza pesquisas em Ciências Sociais, com foco nas temáticas das Desigualdades Sociais, Qualidade de vida e Felicidade, interessando-se particularmente no desenvolvimento e utilização de metodologias de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2011 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Felicidade: uma proposta teórico-metodológica de construção de um índice de desenvolvimento social
Eliane Maria Monteiro da Fonte. Coorientador: José Carlos Vieira Wanderley. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Felicidade; Qualidade de vida; Bem-estar subjetivo; Indicadores Sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Metodologia.

Mestrado em Sociologia

2008 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado de trabalho informal,Ano de Obtenção: 2010
José Carlos Vieira Wanderley.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Exclusão social; Trabalho; Identidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado

2002 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Redes sociais para a juventude: o papel da sociedade civil na implementação de políticas de juventude na RPA2 - Recife
Orientador: Breno Augusto Souto Maior Fontes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Treinamento teórico e metodológico de pesquisa. (Carga horária: 13h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Análise de Regressão Multivariada com o STATA. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Curso em Statistics Package for Social Sciences. (Carga horária: 12h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2007 - 2007

Análises Quantitativas com o uso do SPSS. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2004 - 2004

A História Política de Pernambuco e as Eleições. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de Pesquisa em Letras - Pensando a pesquisa enquanto lugar de formação acadêmica.O lugar da pesquisa no ensinosuperior. 2018. (Seminário).

Semana de debates temáticos do Serviço Social.Pesquisa e produção do conhecimento no Serviço Social: o método materialista-dialético. 2018. (Outra).

V Seminário de Direitos Humanos.Redes sociais virtuais, transformações na esfera pública e movimentos sociais: entre a defesa dos direitos humanos e 'o futuro de uma ilusão'. 2018. (Seminário).

3º Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho. Costurando vidas na adversidade: indústria têxtil e precarização laboral em Toritama, Pernambuco, Brasil. 2015. (Congresso).

IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco.Quem sofre os impactos das mudanças provocadas pelo Complexo Portuário de Suape?. 2014. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco.Impactos do Complexo Industrial Portuário de Suape: migração, condições de moradia, identidade e novas territorialidades. 2014. (Outra).

VI Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.Desenvolvimento e felicidade: é possível ter satisfação com a vida diante das desigualdades e injustiças sociais?. 2014. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Contribuições da investigação qualitativa para os estudos da felicidade. 2013. (Congresso).

XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais / Pré-Alas Brasil.Trabalho infantil: sub-circuito do capitalismo subdesenvolvido brasileiro. 2012. (Encontro).

1º Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho. Debates sobre a centralidade do trabalho e a participação na informalidade. 2011. (Congresso).

XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. "Novas" Dimensões da Exclusão: Caminhos Analíticos Pós-tradicionais da Estratificação Social. 2011. (Congresso).

14º Encontro Norte/Nordeste de Ciências Sociais.Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado de trabalho informal. 2009. (Encontro).

A informalidade revisitada: das origens às novas abordagens. 2009. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de sociologia. Mercado de trabalho informal como resistência à desqualificação social. 2009. (Congresso).

Juventud y nuebas prácticas políticas en América Latina.A construção de políticas públicas como um novo espaço de participação juvenil. 2008. (Encontro).

Milícias e Mercadização do Mandato de Policiamento no Rio de Janeiro. 2008. (Outra).

III Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco.Redes sociais para a juventude: o papel da sociedade civil na implementação de políticas de juventude na RPA2 - Recife. 2007. (Outra).

III Workshop Experiências sobre medidas Intra-urbanas: O Mapa da Exclusão/Inclusão Socioambiental do Recife. 2007. (Outra).

Seminário Panorama Econômico 2007. 2007. (Seminário).

Tradições e Traduções: A Cultura Imaterial em Pernambuco. 2007. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Políticas Públicas e Participação Juvenil no Orçamento Participativo da Cidade do Recife. 2007. (Congresso).

II Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco. Análise e Georreferenciamento da variável da pessoa idosa. 2006. (Congresso).

Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social. 2006. (Simpósio).

XII Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais. 2006. (Encontro).

I Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco. Análise e Georreferenciamento da variável Juvenil. 2005. (Congresso).

Inclusão Social e as Perspectivas Pós-Estruturalistas de Análise Social. 2005. (Seminário).

I Workshop Mapa da Exclusão/Inclusão Socioambiental da Cidade do Recife.I workshop Mapa da exclusão/Inclusão Socioambiental da Cidade do Recife. 2005. (Outra).

Oficina de Justiça, Segurança e Cidadania. 2005. (Oficina).

Oficina de Segurança, Justiça e Cidadania. 2005. (Oficina).

Os Desafios Contemporâneos para os Direitos Humanos. 2005. (Seminário).

Santos juninos: o sagrado e o profano. 2005. (Seminário).

VIII Encontro de Ciências Sociais. 2005. (Encontro).

XIII Congresso de Iniciação Cintífica da Universidade Federal de Pernambuco. 2005. (Congresso).

VI Encontro de Ciências Sociais.VI Encontro de Ciências Sociais. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jessica A

SANTOS, B. B.; LIMA, N. D. F.; ANDRADE, A. F.. Silva; Marília G. M. Siqueira; Vanessa R. Lima.Panorama do trabalho infantil e estratégias de enfrentamento no município de Serra Talhada/PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Ana C

ANDRADE, A. F.; LIMA, N. D. F.;SANTOS, B. B.. S. Siqueira; Maria S. M. Silva; Naiane P. Lima.Abuso sexual intrafamiliar de crianças e adolescentes e as relações familiares abusivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Bruna M

SANTOS, J. W. B.; SILVA, N. L.;SANTOS, B. B.. da Silva; Heyllane R. Santos; Silvana P. Oliveira.A deficiência intelectual na rede de ensino regular: inclusão ou exclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Larissa N

SANTOS, J. W. B.; SILVA, N. L.;SANTOS, B. B.. dos Santos; Luciene P. Nunes; Maria G. B. Nunes.Medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade (LA/PSC): uma análise sobre a participação da família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Daniela Maria do Nascimento

SANTOS, B. B.; ANDRADE, A. F.; SILVA, N. L.. Políticas públicas voltadas para a pessoa idosa no município de Serra Talhada - PE e a participação da família nesse contexto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Isabela A

SANTOS, BRENO BITTENCOURT; SILVA, Niedja de Lima; SOUSA, L. H. B. L.. Leal; Iva M. do Nascimento; Ladja da S. Tenório.A atuação do assistente social na promoção da ressocialização e os direitos humanos no contexto prisional brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Jucilene da Silva Ferreira

SOUSA, F. D.; ANDRADE, A. F.;SANTOS, B. B.. Trabalho e adoecimento mental: uma análise dos efeitos do adoecimento mental nos trabalhadores usuários do CAPS II Transtorno Serra Talhada - PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Amanda J

ANDRADE, A. F.;SANTOS, B. B.; SOUSA, F. D.. M. Santos;Gabrielle F.Siqueira;Maria I. A. Ferreira.A trajetória sócio-histórica das mulheres privadas de liberdade na Colônia Penal Feminina de Buíque - CPFB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Carla M

CABRAL, I. S.;SANTOS, B. B.; LIMA, P. R. M.. F. Magalhães; Géssica N. Santos; Paula A. O. Santos.O Serviço Social no CAPSI de Serra Talhada/PE e os desafios para a efetivação do direito à educação de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada.

Aluno: Cristiane S

CABRAL, I. S.; SOUSA, F. D.;SANTOS, B. B.. Souza; Janes A. N L. Santos; Maria G. C. Santos.Os desafios do Serviço Social no processo de reinserção social de crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial (CPSI) de Serra Talhada. 2017.

Aluno: Ivy Martins Mendes

FONTE, E. M. M.; ANDRADE, F. J.;SANTOS, B. B.. Trabalho, prazer e sofrimento: estudo de caso em uma instituição bancária em Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jose Carlos Vieira Wanderley

WANDERLEY, J. C. V.; RAMON, OLIVEIRA,; Fonte, Eliane Maria Monteiro da. Entre a Desqualificação e a Resistência: a Construção de Identidades entre Trabalhadores do Mercado de Trabalho Informal na Cidade do Recife. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti

FONTE, Eliane Maria Monteiro da.; Wanderley,José CarlosVieira; Perrusi, Artur;CAVALCANTI, H. W. V.; Bitoun, Jan; FUSCO, W.. Índice de Felicidade Local (IFL): Uma Proposta Teórico-Metodológica de Construção de Uma Medida de Desenvolvimento Social. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Eliane Maria Monteiro da Fonte

FONTE, E. M. M.; PERRUSI, A. F. A.; FUSCO, W.; BITOUN, J.; CAVALCANTI, H. W. V.. ÍNDICE DE FELICIDADE LOCAL (IFL): uma proposta teórico-metodológica de construção de uma medida de desenvolvimento social. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Wilson Fusco

FUSCO, WILSON; FONTE, E. M. M.; PERRUSI, A. F. A.; BITOUN, J.;CAVALCANTI, H.. Índice de Felicidade Local (IFL): uma proposta teórico-metodológica de construção de uma medida de desenvolvimento social. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Wilson Fusco

FUSCO, WILSON; FONTES, B. A. S. M.;CAVALCANTI, H.. Redes Sociais para a Juventude: A Participação da Sociedade Civil na Implementação de Políticas de Juventude na RPA2-Recife. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Artur Fragoso de Albuquerque Perrusi

FONTE, E. M. M.; BITOUN, J.; CAVALCANTI, H. W. V.;PERRUSI, A. F. A.. Índice de Felicidade Local (IFL): uma proposta teórico-metodológica de construção de uma medida de desenvolvimento social. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

CARLOS JOSÉ SANTOS

Política de habitação e acesso à moradia por famílias de baixa renda no município de Serra Talhada; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada; (Orientador);

Ana Paula Santos; Débora Silveira; Elisângela Maria Lopes

Uma análise sobre o TEA e a busca pela vida social; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Gestão em Políticas Públicas) - Faculdade INESP; (Orientador);

Estevânia Nogueira; Vanielma Zuleide; Mariana Pereira

Prevenção às drogas: uma análise a partir da atuação do assistente social; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Gestão em Políticas Públicas) - Faculdade INESP; (Orientador);

Érica Cordeiro; Josilene da Silva; Thiago Bartolomeu

Impactos psicossociais do trabalho infantil; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Gestão em Políticas Públicas) - Faculdade INESP; (Orientador);

Emanuelle Pereira; Elaine Juliana; Geildo Henrique

Uma análise sobre remanescentes Quilombolas; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Gestão em Políticas Públicas) - Faculdade INESP; (Orientador);

Gabriela Freire de Oliveira

O Programa Bolsa Família e seus benefícios; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Gestão em Políticas Públicas) - Faculdade INESP; (Orientador);

Tatiany dos Santos Alves

O trabalho da assistência social e sua inserção no contexto escolar; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Gestão em Políticas Públicas) - Faculdade INESP; (Orientador);

Maria do Perpétuo Socorro Nunes Barros; Maria Rosely Mourato

Uma análise sobre os fatores de relevância para a evasão escolar no ensino fundamental I; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social e Gestão em Políticas Públicas) - Faculdade INESP; (Orientador);

Andressa Renaly Silva; Ana Carla A

de Moura; Mariane Melo; Violência contra crianças e adolescentes: principais causas e consequências; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicossocial) - Faculdade INESP; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Mayara F

L; Caetano; Daiza L; Diniz; Roseilda M; Medeiros; Contribuições da psicologia escolar para a prevenção e tratamento da depressão em adolescestes; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicossocial) - Faculdade INESP; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Gerlânia dos Santos Silva

Saúde mental nos cuidados aos adictos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicossocial) - Faculdade INESP; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Carilei Aila G

Silva; Rebeca Medeiros; Rosa Maria M; Souza; O uso de medicamentos psicotrópicos pelas mulheres; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicossocial) - Faculdade INESP; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Terezinha Pedro da Silva

Em que medida a fé pode auxiliar na qualidade de vida e nos cuidados de depressivos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicossocial) - Faculdade INESP; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Kaline Maria A

Silva; Sandra Regina A; Sousa;; O ciúme excessivo e o transtorno mental: um problema patológico; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicossocial) - Faculdade INESP; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Carla Juliana Severo Guimarães / Bruna Suyá

A política pública de saúde no SUS e o trabalho do assistente social; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Juliana Medeiros / Bruna Maia / Letícia Santos

Políticas públicas e direitos da pessoa idosa: desafios cotidianos no CRAS do município de Carnaíba - Pernambuco; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Jessica A

B; Silva; Marília G; Siqueira; Vanessa; R; Silva; Panorama do trabalho infantil e estratégias de enfrentamento no município de Serra Talhada/PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Daniela M

Nascimento; Políticas públicas voltadas para a pessoa idosa no município de Serra Talhada - PE e a participação da família nesse contexto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Iva Marques / Isabela Leal / Ladja Tenório

O papel do serviço social no processo de ressocialização de mulheres encarceradas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada; Orientador: Breno Bittencourt Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Carlos Vieira Wanderley

Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado informal; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jose Carlos Vieira Wanderley

Entre a Desqualificação e a Resistência: a Construção de |Identidades entre Trabalhadores do Mercado de Trabalho Informal na Cidade do Recife; 2010; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Carlos Vieira Wanderley;

Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti

Análise e Georreferenciamento da Variável Juventude na Cidade do Recife; 2005; Iniciação Científica - Fundação Joaquim Nabuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti;

Breno Augusto Souto Maior Fontes

Redes Sociais para a Juventude: a participação da Sociedade Civil na Implementação de Políticas da Juventude na RPA2- Recife; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Breno Augusto Souto Maior Fontes;

Eliane Maria Monteiro da Fonte

ÍNDICE DE FELICIDADE LOCAL (IFL): uma proposta teórico-metodológica de construção de uma medida de desenvolvimento social; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliane Maria Monteiro da Fonte;

Eliane Maria Monteiro da Fonte

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA - SOCIOLOGIA DA FELICIDADE; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Eliane Maria Monteiro da Fonte;

Wilson Fusco

Redes Sociais para a Juventude: A Participação da Sociedade Civil na Implementação de Políticas de Juventude na RPA2-Recife; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Wilson Fusco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, BRENO BITTENCOURT ; VASCONCELOS, V. M. . Fatores socioeconômicos e demográficos associados ao trabalho informal: o caso de Toritama, Pernambuco, Brasil. CONTEMPORÂNEA. REVISTA DE SOCIOLOGIA DA UFSCAR , v. 8, p. 289-316, 2018.

  • CAVALCANTI, HELENILDA WANDERLEI DE VASCONCELOS ; SANTOS, BRENO BITTENCOURT . Processos de configuração identitária com o lugar: a experiência de residentes dos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, Pernambuco, Brasil | The processes of constructing a place-based identity: the experience of residents in the municipalities of Cabo de Santo Agostinho and Ipojuca, Pernambuco, Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR) , v. 19, p. 475-492, 2017.

  • SANTOS, B. B. . Cultura do consumo: da promessa da felicidade ao sofrimento psíquico. LATITUDE (UFAL) , v. 11, p. 295-333, 2017.

  • SANTOS, B. B. ; MELO, M. F. . Debates sobre a centralidade do trabalho e a participação na informalidade. INTERNATIONAL JOURNAL ON WORKING CONDITIONS , v. 1, p. 25-44, 2011.

  • CAVALCANTI, H. W. V. ; SANTOS, B. B. ; ROCHA, D. M. . Identidade com o cotidiano do lugar ou associada ao lugar na perspectiva migratória. In: Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti; Maria Ângela de Almeida Souza; Roberto Véras de Oliveira. (Org.). Suape: desenvolvimento em questão. 1ed.Recife: Editora Massangana, 2018, v. Único, p. 205-245.

  • SANTOS, B. B. . Bem-estar e qualidade de vida: uma análise a partir de indicadores de bem-estar subjetivo. In: Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti; Maria Ângela de Almeida Souza; Roberto Véras de Oliveira. (Org.). Suape: desenvolvimento em questão. 1ed.Recife: Editora Massangana, 2018, v. Único, p. 245-298.

  • CAVALCANTI, H. W. V. ; FUSCO, W. ; SOUZA, M. A. A. ; LYRA, M. R. S. B. ; ROCHA, D. M. ; SANTOS, B. B. . Metodologia da pesquisa. In: Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti; Maria Ângela de Almeida Souza; Roberto Véras de Oliveira. (Org.). Suape, desenvolvimento em questão. Impactos do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS): migração, trabalho, condições de moradia, identidade e novas territorialidades. 1ed.Recife: Editora Massangana, 2018, v. Único, p. 309-331.

  • SANTOS, B. B. ; VASCONCELOS, V. M. . Organização social do território e desigualdades sociais: o efeito território no desempenho escolar na Região Metropolitana do Recife. In: Maria Angela de Almeida e Souza; Jan Bitoun. (Org.). Recife: transformações na ordem urbana. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. único, p. 286-324.

  • SANTOS, B. B. . Impactos da organização social do território nas condições de vida urbana: uma análise do Índice de Bem-Estar Urbano Local na Região Metropolitana do Recife. In: Maria Angela de Almeida e Souza; Jan Bitoun. (Org.). Recife: transformações na ordem urbana. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. único, p. 348-389.

  • SANTOS, B. B. . Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado de trabalho informal. In: Joanildo A. Burity; Cibele Maria Rodrigues ; Marcondes de A. Secundino. (Org.). Desigualdade e justiça social: dinâmica estado-sociedade. 1ed.Belo Horizonte: Argumentun, 2010, v. 1, p. 99-114.

  • MENEZES, C. ; CAVALCANTI, H. W. V. ; AVELINO, M. E. ; SANTOS, B. B. . Os jovens na Cidade do Recife. In: Helenilda Cavalcanti; Maria Rejane de Britto Lyra; Emília Avelino. (Org.). Mosaico Urbano do Recife: inclusão/exclusão socioambiental. 1ed.Recife: Massangana, 2008, v. 1, p. 143-178.

  • BELO, I. ; LYRA, M. R. B. ; SANTOS, B. B. . Pessoas Idosas na Cidade do Recife. In: Helenilda Cavalcanti; Maria Rejane de Britto Lyra; Emília Avelino. (Org.). Mosaico Urbano do Recife: inclusão/exclusão socioambiental. 1ed.Recife: Massangana, 2008, v. 1, p. 179-203.

  • SANTOS, B. B. ; VASCONCELOS, V. M. . Costurando vidas na adversidade: indústria têxtil e precarização laboral em Toritama, Pernambuco, Brasil. In: 3º Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho, 2015, Porto. 3º Congresso Internacional sobre Condições do Trabalho, 2015.

  • SANTOS, B. B. . Trabalho infantil: sub-circuito do capitalismo subdesenvolvido brasileiro. In: XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais / Pré-Alas Brasil, 2012, Teresina. Anais do 15º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2012. v. 1. p. e1-e21.

  • SANTOS, B. B. . 'Novas' dimensões da exclusão: caminhos analíticos pós-tradicionais da estratificação social. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII Congresso Internacional da AssociaçãoLatino-Americana de Sociologia, 2011. v. 1. p. e1-e19.

  • SANTOS, B. B. . Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado de trabalho informal. In: 14º CISO - Encontro Norte/Nordeste de Ciências Sociais, 2009, Recife. 14º Ciso - Grupos de Trabalho, 2009.

  • SANTOS, B. B. . Mercado de trabalho informal como resistência à Desqualificação Social. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado no Rio de Janeiro, de 28 a 31 de julho de 2009. Rio de Janeiro: SBS, 2009. v. 1. p. e1-e1.

  • SANTOS, B. B. . O papel da juventude na construção de redes sociais entre organizações da sociedade civil. In: 13º Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste, 2007, Maceió. 13º Encontro de Ciências Sociais Norte Nordeste, 2007.

  • SANTOS, B. B. ; MELO, M. F. . Debates sobre a centralidade do trabalho e a participação na informalidade. In: 1º Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho, 2011, Cidade do Porto. 1º Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho. Cidade do Porto: RICOT, 2011. v. 1. p. e1-e20.

  • SANTOS, B. B. . Juventude e trabalho: posições profissionais e integração excludente. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades e (Des)igualdades, 2011.

  • SANTOS, B. B. . A construção de políticas públicas como um novo espaço de participação juvenil. In: Jornadas Regionales Juventud y nuevas prácticas políticas en América Latina, 2008, Buenos Aires. Grupo de trabajo de CLACSO, 2008.

  • SANTOS, B. B. . Redes sociais para a juventude: o papel da sociedade civil na implementação de políticas de juventude na RPA2 - Recife. In: III Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, 2007, Recife. Anais III Joic, 2007.

  • SANTOS, B. B. . Análise e georreferenciamento da variável da pessoa idosa. In: II Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, 2006, Recife. II Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, 2006.

  • SANTOS, B. B. . Análise e georreferenciamento da variável Juvenil. In: I Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, 2005, Recife. I Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, 2005.

  • SANTOS, BRENO BITTENCOURT . Redes sociais virtuais, transformações na esfera pública e movimentos sociais: entre a defesa dos direitos humanos e 'o futuro de uma ilusão'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, BRENO BITTENCOURT . Pesquisa e produção do conhecimento no Serviço Social: o método materialista-dialético. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, B. B. ; VASCONCELOS, V. M. . Costurando vidas na adversidade: indústria têxtil e precarização laboral em Toritama, Pernambuco, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. B. . Trabalho infantil: sub-circuito do capitalismo subdesenvolvido brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. B. . "Novas" dimensões da exclusão: caminhos analíticos pós-tradicionais da estratificação social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. B. ; MELO, M. F. . Debates sobre a centralidade do trabalho e a participação na informalidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. B. . Juventude e trabalho: posições profissionais e integração excludente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. B. . Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado de trabalho informal na cidade do Recife. Apontamentos teóricos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. B. . Mercado de trabalho informal como resistência à Desqualificação Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. B. . A construção de políticas públicas como um novo espaço de participação juvenil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. B. . Redes sociais para a juventude: a participação da sociedade civil na implementação de políticas de juventude na RPA2 - Recife. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. B. . O papel da juventude na construção de redes sociais entre organizações da sociedade civil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. B. . Políticas públicas e participação juvenil no Orçamento Participativo do Recife. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. B. . Análise e Georreferenciamento da variável da pessoa idosa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. B. . Análise e Georreferenciamento da variável juvenil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, B. B. ; FRANCA, M. A. . Projeto Socioambiental ReciclaMais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, B. B. . Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado de trabalho informal 2010 (Dissertação de Mestrado).

  • SANTOS, B. B. . Redes sociais para a juventude: o papel da sociedade civil na implementação de políticas de juventude na RPA2 - Recife 2007 (Monografia de Conclusão de curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, B. B. . Os direitos humanos entre a universalidade e as especificidades: a questão dos grupos etários no Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, B. B. . Bem-estar e qualidade de vida: uma análise a partir de indicadores de bem-estar subjetivo. 2016. (Relatório de pesquisa).

CAVALCANTI, H. W. V. ; SANTOS, B. B. . Identidade com o cotidiano do lugar ou associada ao lugar na perspectiva migratória. 2016. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, B. B. . Felicidade: uma proposta teórico-metodológica de construção de uma medida de desenvolvimento social. 2015. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, B. B. . Redes sociais para a juventude: o papel da sociedade civil na implementação de políticas de juventude na RPA2 - Recife. 2007. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, B. B. . Análise e Georreferenciamento da variável da pessoa Idosa. 2006. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, B. B. . Análise e Georreferenciamento da variável Juvenil. 2005. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Desenvolvimento excludente e precarização laboral na Microrregião do Sertão do Pajeú Pernambucano: fatores associados e impactos nas subjetividades de trabalhadores, Descrição: Pesquisa de caráter transdisciplinar, de natureza quali-quanti, desenvolvida para investigar aspectos da relação intrínseca entre o desenvolvimento excludente e a precarização laboral nos dezessete municípios que compõem a Microrregião do Sertão do Pajeú Pernambucano. A pesquisa tem como objetivos analisar quais e em que medida os fatores socioeconômicos, demográficos e culturais estão associados à reprodução da precarização laboral no território investigado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Coordenador / Adathiane Farias de Andrade - Integrante / Flávia de Souza Dantas - Integrante / Magna Sá Mourato - Integrante / Maria Custódia Matias - Integrante / Pedro Henrique Souza Henriques - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Efeitos das políticas de extensão das universidades públicas em Pernambuco: qualidade de vida nas cidades, estruturação de redes associativas e esferas públicas locais, Descrição: A pesquisa visa mapear e analisar experiências associativas decorrentes das políticas de extensão realizadas por instituições públicas federais de ensino superior (UFPE, UFRPE, IFPE e UPE) em município do estado de Pernambuco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Integrante / Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Classes sociais no Brasil contemporâneo: uma anáise empírica baseada no modelo ACM, Descrição: No presente projeto, busca-se investigar a estrutura de classes sociais no Brasil. Baseando-se no modelo tipológico de classes ACM indaga-se quais são as principais características do processo de alocação de recursos materiais e simbólicos entre as classes sociais no contexto brasileiro contemporâneo. Os objetivos são: investigar o processo de alocação de recursos materiais e simbólicos entre as classes sociais brasileiras utilizando o modelo tipológico de classes ACM; espacializar os tipos de classes sociais brasileiras de acordo com os seguintes recortes territoriais: Território Nacional, Regiões Políticas, Estados e Regiões Metropolitanas; e analisar comparativamente quais variáveis socioeconômicas e demográficas e em que medida elas influenciam os tipos de classes sociais nos recortes territoriais estabelecidos. Para isso, são utilizados dados dos Censos Demográficos dos anos 1991, 2000 e 2010.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Coordenador / Fernando Luís Machado - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática, Descrição: Pesquisa desenvolvida em rede com 14 metrópoles e aglomerados metropolitanos envolvidos, coordenada em nível nacional pelo Observatório das Metrópoles, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa busca analisar e comparar as condições de vida urbana das 14 metrópoles brasileiras em diversas áreas temáticas tais como: Mercado de trabalho, renda, educação, qualidade de vida, mobilidade urbana e políticas públicas. No referido projeto, é responsável por duas áreas temáticas específicas: educação e bem-estar urbano na Região Metropolitana do Recife.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Integrante / Maria Rejane de Britto Lyra - Integrante / Maria Angela de Almeida Souza - Coordenador / Valtemira Mendes Vasconcelos - Integrante / Jan Bitoun - Integrante / Livia Izabel Bezerra de Miranda - Integrante / Danielle Rocha - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Impactos do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS ): migração, condições de moradia, identidade e novas territorialidades, Descrição: O projeto nasce de reflexões extraídas de um grupo de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco e do Observatório/UFPE/FASE preocupados em estudar as transformações recentes que ocorrem na RegiãoMetropolitana do Recife. O estudo se insere nas metas da Fundaj e enquadra-se no interesse estratégico do Plano Nacional de Educação (PNE), faz parte do Grupo de Estudos Urbanos e Cidades da Fundaj. O projeto possui dois grandes eixos de estudos: 1) analisar as condições de moradia no Território Estratégico de Suape (TES), no contexto do acelerado desenvolvimento desta Região promovido pelo Complexo Industrial de Suape (CIPS); 2) estuda os processos migratórios, as relacões identitárias e as novas territorialidades que naquele Território estão sendo estabelecidas. Os dois eixos estão imbricados. Se por um lado, o crescimento econômicoimpulsionado pelos investimentos no Território Estratégico de Suape induz ao aumento vertiginoso de população migrante, com pressão para abrigar parte dessa população no contexto de escassez de moradia na região; por outro lado, os diferentes grupos sociais que aí são gerados, sobretudo migrantes do sexomasculino de outras regiões do Estado e do Brasil e também estrangeiros,junto à populaçãolocal, passam a vivenciar conflitos de identidade e a conformar novas relações sociais e de poder no Território,no sentido de formação de novas territorialidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Integrante / Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti - Coordenador / Maria Angela de Almeida Souza - Integrante / Wilson Fusco - Integrante / Norah Helena dos Santos Neves - Integrante / Maria Rejane souza de Britto Lyra - Integrante / Danielle de Melo Rocha - Integrante / Valtemira Mendes Vasconcelos - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Felicidade: uma proposta teórico-metodológica de construção de um índice de desenvolvimento social, Descrição: Projeto de pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. No referido projeto, o pesquisador busca analisar quais e em que medida os fatores socioeconômicos e subjetivos impactam na felicidade dos habitantes dos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, que integram a chamada Zona de Influência Direta do Complexo Industrial Portuário de Suape. Para isso, utiliza métodos de pesquisa quantitativa, especialmente modelos de análise de regressão multivariada, para estabelecer correlações entre as variáveis socieoeconômicas e subjetivas e a felicidade dos indivíduos que compõem a amostra do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Coordenador / Eliane Maria Monteiro da Fonte - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Institutional Design and Political Learning in Development Countries, Descrição: Pesquisa realizada pela The Pennsylvania State University (PENNSTATE), coordenado pela Profa. Dra. Vineeta Yadav, na qual buscou-se analisar comparativamente os temas defendidos por candidatos ao parlamento (senadores e deputados federais) em países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Coordenador / Vineeta Yadav - Integrante / Chad Evans - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Entre a desqualificação e a resistência: a construção de identidades entre trabalhadores do mercado de trabalho informal na Região Metropolitana do Recife, Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Coordenador / José Carlos Vieira Wanderley - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Caminhos do Açúcar: patrimônio material e imaterial da cultura da cana-de-açúcar em Pernambuco, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Coordenador / Elaine Muller - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Sociedades de Risco e as Megacidades: o caso do Recife, Descrição: Pesquisa realizada pela Cologne University of Applied Sciences, Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal de Pernambuco sobre a modernização e os impactos socioambientais em metrópoles urbanas, no caso presente, o Recife.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Integrante / Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti - Integrante / Herbert Schubert - Coordenador / Katja Veil - Integrante.

  • 2004 - 2008

    Mapa da Exclusão/Inclusão Socioambiental da Cidade do Recife, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco, sob a coordenação da pesquisadora Dra. Helenilda Cavalcanti, que teve por objetivo a construção do Mapa da Exclusão/Inclusão Socioambiental da Cidade do Recife. A partir de dados quantitativos provenientes do Censo Demográfico 2000 do IBGE, utilizou-se técnicas variadas de cartografia e georreferenciamento para a construção de mapas temáticos da Cidade do Recife nas áreas de Exclusão/Inclusão Socioeconômica, condições de habitabilidade, equidade, juventude e pessoa idosa. O projeto de pesquisa deu origem ao livro Mosaico Urbano do Recife: inclusão/exclusão socioambiental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Breno Bittencourt Santos - Integrante / Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti - Coordenador / Isolda Belo - Integrante / Maria Rejane de Britto Lyra - Integrante / Maria Emília Avelino - Integrante / Cacilda Menezes - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Aprovado em 1º lugar no processo seletivo da Autarquia Educacional de Serra Talhada/Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada, Autarquia Educacional de Serra Talhada.

2016

Aprovado em 3º lugar no concurso público para professor efetivo do campus Viçosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

2015

Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco.

2010

Mestre em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco.

2007

1º Lugar na III Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Joaquim Nabuco.

2007

Bacharel em Ciências Sociais, Universidade Federal de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada, Curso de Serviço Social. , Avenida Afonso Magalhães - de 468/469 ao fim, Centro, 56903040 - Serra Talhada, PE - Brasil, Telefone: (87) 38311035

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 2018 - 2018

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 2018 - 2018

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 2017 - 2017

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 2017 - 2017

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia I; Ciência Política

    • 02/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Serviço Social, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II; Ciência Política; Metodologia Científica

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Sociologia I, Metodologia Cinetífica I, Metodologia Cinetífica II

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia política, Sociologia , Sociologia Rural

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia I; Antropologia Social; Metodologia Científica

  • 2019 - Atual

    Autarquia Educacional de Serra Talhada AESET

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 2017 - 2018

    Autarquia Educacional de Serra Talhada AESET

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 30

  • 2017 - 2018

    Autarquia Educacional de Serra Talhada AESET

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

  • 2017 - 2017

    Autarquia Educacional de Serra Talhada AESET

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 15

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino, Políticas Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de monografias

    • 11/2017 - 01/2018

      Ensino, Políticas Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de monografias

    • 11/2017 - 11/2017

      Ensino, Políticas Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estado, questão social e políticas públicas

  • 2017 - Atual

    AEG consultoria

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 10/2017

      Ensino, Serviço Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia científica, Orientação à monografia

  • 2016 - Atual

    Fundação Joaquim Nabuco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

  • 2012 - 2015

    Fundação Joaquim Nabuco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Na condição de pesquisador colaborador, participa da pesquisa intitulada Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS): migração, condições de moradia, identidade e novas territorialidades, desenvolvida pela Fundação Joaquim Nabuco (FJN), Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócio-Ambientais (Observatório-PE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Laboratório de Estudos e Análises de Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • 2004 - 2007

    Fundação Joaquim Nabuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Na condição de Pesquisador de Iniciação Científica, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Joaquim Nabuco (FJN), participou do projeto de pesquisa intitulado Mapa da Exclusão/Inclusão Socioambiental da Cidade do Recife, coordenado pela Pesquisadora Doutora Helenilda Wanderlei de Vasconcelos Cavalcanti, da Diretoria de Pesquisas Sociais.

    Atividades

    • 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisas Sociais, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2012 - 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisas Sociais, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2014 - 05/2014

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Pesquisas Sociais, .,Serviço realizado, Coordenou pesquisa de campo sobre a sondagem de domicílios com residentes migrantes, realizada no âmbito da pesquisa Impactos do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS): migração, condições de moradia, identidade e novas territorialidades..

    • 02/2004 - 02/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisas Sociais, .,Linhas de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Instituto Universitário de Lisboa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante

    Outras informações:
    Na condição de Pesquisador visitante, participou da pesquisa ?Classes sociais no Brasil contemporâneo: uma análise empírica baseada no modelo ACM?, por meio da qual foi utilizado o modelo socioprofissional ACM para analisar as transformações estruturais ocorridas na estratificação social brasileira, aplicando-o nos Microdados do Censo Demográfico Brasileiro de 1991, 2000 e 2010.

    Atividades

    • 09/2015 - 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador

    Outras informações:
    Colabora no projeto "Observatório das metrópoles: território, coesão social e governança democrática", escrevendo dois capítulos de livro nas áreas temáticas de educação e bem-estar urbano, nos quais faz avaliações da educação e do bem-estar urbano na Região Metropolitana do Recife a partir de dados do Censo Demográfico de 2010 e outras fontes de dados.

    Atividades

    • 03/2013 - 12/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , ObservatórioPE, .,Linhas de pesquisa

  • 2016 - 2016

    University of Texas at Austin, UT Austin

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa

    Outras informações:
    Realização de pesquisa qualitativa na Cidade do Recife sobre Zika vírus e percepção de risco entre as mulheres

    Atividades

    • 08/2016 - 08/2016

      Serviços técnicos especializados , Population Research Center, .,Serviço realizado, Recrutamento de mulheres para participação de grupos focais.

  • 2011 - 2015

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Aluno do Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista

    Outras informações:
    Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio Docência no Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizado na disciplina "Seminário de Sociologia I: Sociologia da Felicidade", ministrada pela Profª. Dra. Eliane Maria Monteiro da Fonte e pelo Prof. Dr. Artur Perrusi.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estagiário Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio Docência no Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizado na disciplina Métodos e Técnicas de Coleta e Análise de Dados Quantitativos, ministrada pelo Prof. Dr. Remo Mutzenberg, com carga horária de 30 horas e dois créditos.

    Atividades

    • 10/2013 - 03/2014

      Estágios , Centro de Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Estágio Docência na disciplina "Seminário de Sociologia I: Sociologia da Felicidade", ministrada pela Profa. Dra. Eliane Maria Monteiro da Fonte.

    • 08/2009 - 12/2009

      Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.,Estágio realizado, Estágio Docência na disciplina Métodos e Técnicas de Coleta e Análise de Dados Quantitativos, ministrada pelo professor Dr. Remo Mutzenberg, na curso de Bacharelado em Ciências Sociais.

  • 2007 - 2008

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Técnico em pesquisa

    Outras informações:
    Na qualidade de Técnico em Pesquisa, participou da pesquisa intitulada Caminhos do Açúcar: patrimônio material e imaterial da cana-de-açúcar em Pernambuco.

    Atividades

    • 11/2007 - 03/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Lince Instituto de pesquisa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em pesquisa

    Outras informações:
    Na qualidade de técnico em pesquisa, participou de pesquisa sobre avaliação de satisfação de pós-venda, com consumidores de imóveis de uma construtora com atuação na Cidade do Recife

  • 2010 - 2010

    Lince Instituto de pesquisa

    Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa

    Outras informações:
    Na qualidade de assistente de pesquisa, participou da pesquisa intitulada Avaliação da comunicação do Sistema Indústria

  • 2010 - 2010

    Lince Instituto de pesquisa

    Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Analista de dados

    Outras informações:
    Consultoria em tabulação e análise de informações e dados provenientes de pesquisa de natureza quantitativa

    Atividades

    • 04/2013 - 10/2013

      Serviços técnicos especializados , Lince Instituto de Pesquisas, .,Serviço realizado, Pesquisa de avaliação pós-venda.

    • 10/2010 - 11/2010

      Serviços técnicos especializados , Lince, .,Serviço realizado, Pesquisa "Perfil e comportamento do consumidor/avaliação de imagem do Shopping Tacaruna": elaboração e apresentação do relatório de pesquisa quantitativa.

    • 10/2010 - 10/2010

      Serviços técnicos especializados , Lince, .,Serviço realizado, Pesquisa "Avaliação da Comunicação do Sistema Indústria": realização de entrevistas utilizando técnicas de entrevistas em profundida (natureza qualitativa) com gestores da área de comunicação das Federações das Indústrias dos Estados da Bahia, Sergi.

  • 2010 - 2011

    The Pennsylvania State University

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Técnico em pesquisa

    Outras informações:
    Na qualidade de técnico em pesquisa, participou da pesquisa intitulada "Institutional Design and Political Learning in Developing Countries" que, como parte de um estudo comparativo internacional, teve por objetivos principais conhecer como os políticos e os partidos políticos selecionam candidatos à Câmara e ao Senado Federal para representar eleitores rurais e urbanos nos países em desenvolvimento e como isso afeta o crescimento econômico e a representação econômica do país.

    Atividades

    • 08/2010 - 10/2010

      Serviços técnicos especializados , The Pennsylvania State University, .,Serviço realizado, Entrevistas de natureza quali e quantitativa com representantes à Câmara a ao Senado Federal no Estado de Pernambuco.

  • 2006 - 2006

    Cologne University of Applied Sciences

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa

    Outras informações:
    Na qualidade de pesquisador colaborador, participou do projeto de pesquisa intitulado Sociedades de risco e as megacidades: o caso do Recife, desenvolvido e coordenado por professores e pesquisadores da Cologne University of Applied Sciences, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal de Pernambuco que, dentre outras atividades, realizou pesquisa de natureza qualitativa com objetivo de, através de técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais, identificar e analisar questões relativas ao risco socioambiental e as estratégias de convivência de moradores de áreas consideradas de risco socioambiental na Cidade do Recife.

    Atividades

    • 09/2006 - 09/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Cologne University of Applied Sciences, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Faculdade Integrada Tiradentes

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Avaliador de Projetos

    Outras informações:
    Na qualidade de consultor, participou da avaliação de Projetos de pesquisa no processo seletivo do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Faculdade Integrada Tiradentes (PROBIC/FITS).

    Atividades

    • 09/2013 - 12/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Bolsas de Iniciação Científica, .,Cargo ou função, Avaliador de Projetos.

  • 2018 - Atual

    Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Atividades

    • 03/2019

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação; Fundamentos Sociológicos da Educação

    • 04/2018 - 04/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sociológicos da Educação