Lemuel Dourado Guerra Sobrinho

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e o pós-doutorado na Universidade de Cambridge (UK) . Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia a partir do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado religioso, sociologia da arte, igreja católica, meio ambiente, religião e desenvolvimento sustentável.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

1996 - 2000

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Competição, Demanda e a dinâmica da esfera da religião no Nordeste do Brasil
Orientador: em C. of Latin American Studi-University of Cambridge ( David Lehmann)
com Roberto Cortez Motta. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Religião e Consumo simbólico.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Sociologia

1988 - 1991

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Reação Conservadora na Igreja Católica em Pernambuco,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Cecília Loreto Mariz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Igreja Católica.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Administração de Empresas

1981 - 1987

Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Participação em eventos

XV CONGRESSO DA SBS. LOCALIZAÇÃO SOCIAL DOS INDIVÍDUOS E SIGNIFICAÇÕES DE PRÁTICAS RITUALIZADAS DE CONSUMO DE RELIGIÃO. 2011. (Congresso).

XVII CONGRESSO DA APDR. AS TRAMAS DA QUESTÃO HÍDRICA GLOBAL: Uma análise a partir da transformação da água num bem público dotado de valor econômico e dos Comitês de Bacias Hidrográfica no Brasil. 2011. (Congresso).

VI Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. Por uma abordagem sociológica da crise ambiental e do modelo de Desenvolvimento Sustentável. 2002. (Congresso).

IX ECSNNE.Competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Mariana Quirino Fechine

GUERRA, L. D.; ALBINO, L.. AS RELAÇÕES ENTRE CULTURA E DESENVOLVIMENTO A PARTIR DOS FESTIVAIS DE CINEMA DA PARAÍBA. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Alênicon Pereira de Souza

GUERRA, L. D.; ALVES, R.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ASSOCIADO COM A INOVAÇÃO: uma análise da formulação e de narrativas de atores envolvidos na implementação do programa Agentes Locais de Inovação ? ALI ? em Campina Grande. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Fabiana de Sousa Castelo Branco de Melo Silva

GUERRA, L. D.; SILVA, M. G. C.; NASCIMENTO, M. S.. Um corpo estranho no santuário: discursos institucionais e experiências de individuos homossexuais entre pentecostais, neopentecostais e carismáticos católicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Youssef Azzam

MALAGODI, E.; ARANHA, G. B.;GUERRA, L. D.. O papel político do campsinato no pensamento de Hobsbawm. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Adriano Homero Vital Pereira

GUERRA, L. D.; CANIELLO, M. M.. O controle social no conselho municipal de saúde do município de Esperança-PB. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Léa Dolores Gomes Leite

GUERRA, L. D.; PERRUSI, A.. Entre continuidades e descontinuidades: a prática profissional na saúde mental. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cristiane Albuquerque Costa

SOUZA. M.D.; GRUNEWALD, R. A.;GUERRA, L. D.. UMA CASA DE PRETO-VELHO PARA MARINHEIROS CARIOCAS: a religiosidade em adeptos da Barquinha da Madrinha Chica no estado do Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Kaliane de Freitas Maia

ANDRADE, M.; GIBSON, Magnólia;GUERRA, L. D.. AS COMUNIDADES DE VIDA E ALIANÇA NO CATOLICISMO BRASILEIRO: o caso da Remidos no Senhor, de Campina Grande- PB. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: JOSÉ IRIVALDO ALVES OLIVEIRA SILVA

FERNANDES, M.; CUNHA, L. H. H.;GUERRA, L. D.. CONFLITOS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM PROPRIEDADES PRIVADAS DO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO: AS CONTRADIÇÕES DO MODELO RPPN. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Moab Batista de Lucena

GUERRA, L. D.; BATISTA, M. R.. Hierarquia, disciplina e Resistência no cotidiano da caserna: uma incursão ao 31o. Batalhão de Infantaria Motorizado. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco Jean Carlos da Silva

GUERRA, L. D.; PIMENTEL JR., O.; GERMANO, J. W.. Os batistas regulares e as armadilhas históricas do Iluminismo. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Denize Zoraide Alexandria Fernandes

GUERRA, L. D.; MACHADO, A. B.; CUNHA, L. H. H.. INCLUSÃO E ESTIGMATIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: o caso do PEC-RP. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Cleoneide Moura do Nascimento

GUERRA, L. D.; ANDRADE, M.; ALVES, R.. A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE A IGREJA CATÓLICA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: O CASO DA DIOCESE DE GUARABIRA - PB. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Paula Santos de Melo

GUERRA, L. D.; LIMA, F. B.; RAMALHO FILHO, R.. O meio ambiente e a construção civil: a reciclagem de resíduos de construção e demolição e sua incorporação na formação profissional e na indústria. 2005. Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - UFAL.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GUERRA, L. D.; CABRAL, B.; EULALIO, M. C.. Lazer nos grupos de convivência para idosos: um dispositivo de sociabilidade?. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural [C. Grande]) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Aparecida Eusébio de Queiroz

GUERRA, L. D.; CABRAL, B.; RIOS, G. S. L.. A recepção das políticas de Formação de Professores: o caso do programa "Parâmetros em Ação", em Serra Branca, PB. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural [C. Grande]) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Genaro Lula Camboim

GUERRA, L. D.; ARAUJO, F.; LEON, A.. O discurso moderno sobre a mediunidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: João Francisco do Lago Rodrigues

GUERRA, L. D.. A reorganização do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, no estado de Sergipe. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jairo Bezerra da Silva

GUERRA, L. D.. As transformações no estado e suas implicações sobre as políticas públicas no Brasil. 2003.

Aluno: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha

GUERRA, L. D.; ARAGAO, P. O. R.; RIOS, G. S. L.. Estado e cooperativismo: o caso da COPIRECÊ - Bahia. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jaciara Almeida Castro

GUERRA, L. D.; RAMALHO, D.; FERNANDES, M.. GÊNERO E TRABALHO: um estudo sobre as quebradeiras de coco babaçu - Jatoba/MA. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Iolanda Carvalho de Oliveira

GUERRA, L. D.; LIMA, E.; RIOS, G. S. L.. O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA E A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: o caso do extremo sul da Bahia. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Polyanna Accioly de Lima

GUERRA, L. D.. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: análise da efetividade dos intrumentos de gestão do Código Muncipal do Meio ambiente de Maceió. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Alcione Vieira Pordeus

GUERRA, L. D.. O PAPEL DO APOSENTADO COMO PROVEDOR DA RENDA FAMILIAR RURAL. 2003. Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Iolanda Carvalho de Oliveira

GUERRA, L. D.; RIOS, G. S. L.; LIMA, E.. O MST e a questão da representação política. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural [C. Grande]) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Edjane E

GUERRA, L. D.; SCHWADE, E.; LIMA, E.. Dias da Silva. A visibilização da violência contra a mulher como lugar de problematização das identidades de gênero. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural [C. Grande]) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Irlanda

GUERRA, L. D.; RAMALHO, D.; FERNANDES, M.. Interesses, conflitos e contradições no processo de gestão dos recursos hídricos em Campina Grande. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural [C. Grande]) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rosa Maria de Aquino

GUERRA, L. D.; HOFFNAGEL, J.; MOTTA, R.. Identidade e música na Igreja Presbiteriana. 2001. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Geovânia Corrêa Barros

GUERRA, L. D.; GRUNEWALD, R. A.; VILLOTA, J. J. M. I.. TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO CAMPO AYAHUASQUEIRO: uma análise dos processos de regulamentação e patrimonialização da ayahuasca no Brasil no período de 1986/2016. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Breno Wanderley César Segundo

GUERRA, L. D.; GOMES, R.A.; OLIVEIRA, R. V.; SALES, R.; SILVA, V. F.. Os sentidos do aprisionamento na contemporaneidade: um estudo de caso no presídio Serrotão, em Campina Grande, PB/BR. 2011. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marta Helena Burity Serpa

GUERRA, L. D.; GOMES, R.A.; GOMES, I.; BATISTA, M. R.. FATORES SÓCIO-CULTURAIS QUE DIFICULTAM A INCLUSÃO SOCIAL. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Eronides Câmara de Araújo

RETONDAR, A. M.; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M.; LEON, A.; LIMA, E.; LUCENA, M. Z.;GUERRA, L. D.. "Fazer de algumas passagens quadros e quem sabe um dia você pode assinar": Homens traídos e práticas masculinas para suportar a dor. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ronaldo José de Sousa

GUERRA, L. D.; MARIZ, C. L.; MEDEIROS, B. T. F.; ANDRADE, E. C.; SILVA, M. G. C.. Comunidade e Sociedade Informacional - o fenômeno comunitário contemporâneo a partir da Comunidade Midiática Canção Nova. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jairo Bezerra Silva

IORIS, A. A. R.; FARIAS, P.S.C.; RIBEIRO, S. H. S.; DINIZ, A. da S.;GUERRA, L. D.. As tramas da questão hídrica: uma análise da transformação da água num bem público dotado de valor econômico e dos Comitês de Bacias Hidrográficas no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

CANIELLO, M. M.; Lília Maria Junqueira; DUQUE, G.; MONTENEGRO, R. D.;GUERRA, L. D.. Drama, morte e vida dos órfãos de Pau de Colher: ito, memória e identidade - uma história do percurso de voltar à terra. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Patrícia Formiga Maciel Alves

GUERRA, L. D.; LEON, A.; PIMENTEL JR., O.; MARIANO, R.; MIELE, N.. DA CRUZ AO TRONO: Neopentecostalismo e pós-modernidade no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Banjaqui Nhaga

GUERRA, L. D.; CUNHA, L. H. H.; SALES, R.. A INSERÇÃO DE ESTUDANTES AFRICANOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE CAMPINA GRANDE(PB): MIGRAÇÃO INTERNACIONAL E EDUCAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

XAVIER, Y.M.;GUERRA, L. D.. Professor Assistente em Sociologia do Direito. 2009. Universidade Federal da Paraíba.

GUERRA, L. D.; AYALA, M.; WEBER, S.. Concurso Público para Professor Adjunto em Sociologia. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

OLIVEIRA, L.J.P de; RAFAEL, M.;GUERRA, L. D.. PROFESSOR ADJUNTO DE REGÊNCIA CORAL E ORQUESTRAL. 2008. Universidade Federal de Campina Grande.

GUERRA, L. D.; CORIOLANO, L. N. M.. PROFESSOR ASSISTENTE DE HOTELARIA. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

GUERRA, L. D.; RIOS, G. S. L.; FALCAO, F. P.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO. 2006. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

GUERRA, L. D.; LEON, A.; PERRUSI, A.. Concurso Público para Professor Assistente. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

GUERRA, L. D.. Professor Assistente em Sociologia. 2002. Universidade Federal da Paraíba.

GUERRA, L. D.. Professor Assistente em Sociologia. 2002. Universidade Federal da Paraíba.

GUERRA, L. D.. Avaliação de Relatórios Finais de Pesquisas de Iniciação Científica. 2000. Universidade Estadual da Paraíba.

GUERRA, L. D.. Avaliação de Relatórios Finais de Pesquisas de Iniciação Científica. 1999. Universidade Estadual da Paraíba.

Comissão julgadora das bancas

Jose Carlos Vieira Wanderley

WANDERLEY, J. C. V.. Religião e sociedade de consumo: uma análise do processo de constituição do mercado religioso no Brasil. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque

MARTINS, Paulo Henrique. COMPETIÇÃO, DEMANDA E A DINÂMICA DA ESFERA DA RELIGIÃO NO NORDESTE DO BRASIL. 2000. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

George José Castelo Branco de Oliveira

ASCESE INTRAMUNDANA NO CATOLICISMO? O paradigma da assemelhação entre jovens católicos carismáticos e pentecostais em Bezerros - PE; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

ANA CARLA SOUTO DE OLIVEIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DO SETOR MOVELEIRO DE CAMPINA GRANDE-PB; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lorene Dias Ferreira

SINTOMAS DA RECÔNDITA PAIXÃO PELA DESIGUALDADE? Uma análise das articulações entre construções sociais de raça, gênero e espécie nas práticas discursivas do feminismo vegano; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Jéssica Albuquerque Ferreira

RELAÇÕES DE GÊNERO NO MUNDO DO TRABALHO: representações sociais dos atores de corporações a respeito dos modos masculino e feminino de gerenciar; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

JULIANA GRANGEIRO SALES BEZERRA

Controle social através dos conselhos de assistência social e seus impactos no desenvolvimento local dos municípios da Paraíba; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Waschington Alves Guedes

PROCESSOS DE CLASSIFICAÇÃO DE ESTUDANTES E AS ESTRATÉGIAS DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO CAMPO ESCOLAR: uma análise etnográfica das múltiplas dinâmicas de rotulação em uma escola da rede Pública em Assunção-PB; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Amanda Sonály Camelo Araújo Almeida

RELAÇÕES DE GÊNERO E LITERATURA: um estudo das representações do feminino e masculino em um corpus de obras da dramaturga Lourdes Ramalho; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucinei cavalcanti

RACIONALIZAÇÃO E DESENCANTAMENTO NA ESFERA DA RELIGIÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO MARKETING DA COMUNIDADE CATÓLICA PIO X E DA IGREJA VERBO DA VIDA, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

ANDERSON SEVERINO DE OLIVEIRA TAVARES

ENTRE A TRADICÃO E A MODERNIDADE: EFEITOS DAS TRANSFORMAÇÕES RECENTES DO CATOLICISMO DIANTE DOS FIÉIS ?TRADICIONAIS?; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

MARÍA PAZ GARCÍA GARRIDO

OS SENTIDOS SOCIAIS DOS RESÍDUOS Uma análise das maneiras pelas quais artesãos representam suas atividades com materiais classificados como resíduos/lixo/recicláveis em João Pessoa - PB; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Sandra Paula Veras Amorim da Costa

Concepções de desenvolvimento regional no marketing de eventos em Campina Grande -PB; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Monalisa Ribeiro Gama

O PREÇO DA CONVERSÃO: Análise das trocas simbólicas e dos mecanismos de subjetivação no campo religioso da Assembléia de Deus; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maylle Alves Benicio

FATORES SOCIOCULTURAIS DE CONVERSÃO AO MOVIMENTO HARE KRISHNA EM CAMPINA GRANDE ? PB; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alênicon Pereira de Souza

O PROJETO AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO-ALI: uma análise da sua formulação e narrativas dos atores envolvidos com sua implementação; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Helton Diego Gaião de Figueiredo

REPRESENTAÇÕES DE CIÊNCIA E DO FAZER CIENTÍFICO NAS GRANDES ÁREAS: um estudo comparativo de estudantes de Iniciação Científica de C&T, Ciências Humans e Ciências da SaúdeREPRESENTAÇÕES DE CIÊNCIA E DO FAZER CIENTÍFICO NAS GRANDES ÁREAS: um estudo comparativo de estudantes de Iniciação Científica de C&T, Ciências Humans e Ciências da Saúde; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Pollyanne Rachel Fernandes Maciel

RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO RELIGIOSO PARAIBANO: uma comparação dos casos da Assembléia de Deus e da Bola de Neve Church, em Campina Grande ? PB; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alênicon Pereira de Souza

A atuação do Projeto ALI ? Agentes Locais de Inovação visando o desenvolvimento territorial a partir do incentivo à inovação nas micro e pequenas empresas na Paraíba; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Thaís Samara de Castro Bezerra

POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO EM CAMPINA GRANDE - PB; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Adeisa Guimarães Carvalho

ECOLOGIA POLÍTICA E PLANEJAMENTO URBANO: UMA ETNOGRAFIA CRÍTICA DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CAMPINA GRANDE-PB; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marina de Brito Barros

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE CAMPINA GRANDE E O DESENVOLVIMENTO LOCAL; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Adeisa Guimarães Carvalho

POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO, GESTÃO URBANA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS EM CAMPINA GRANDE ? PB; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thaís Samara de Castro

POLÍTICAS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO URBANO EM CAMPINA GRANDE-PB; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Flávio Antonio Santos

A RECENTE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO DA PARAÍBA: um estudo sobre os impactos da implantação dos novos campi da UEPBs; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Carolina Moura

Os discursos de criminalização: modos de endereçamento e de recepção; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Fabiana Castelo Branco

Um corpo estranho no santuário: homossexualismo e estigma em igrejas evangélicas; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Francis Oliveira Bezerra

Corporalidade, identidades e interações sociais na Internet; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Kielce Marne

Consumo religioso na IURD; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Noélia Nunes Marinho

As práticas desviantes na Igreja Assembleia de Deus (Missão) em Maceió/AL; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Janeide Albuquerque Cavalcanti

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE ALUNOS DE CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES NO BRASIL: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PARAÍBA-BRASIL; Início: 2017; Tese (Doutorado em DOCTORADO EN HUMANIDADES Y ARTES CON MENCIÓN EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN) - Universidad Nacional de Rosario; (Orientador);

Monalisa Ribeiro Gama

FATORES SOCIOCULTURAIS DETERMINANTES DO CRESCIMENTO DE MODELOS RÍGIDOS DE RELIGIOSIDADE NO BRASIL: uma análise das funções desempenhadas por suas propostas éticas e dos usos que delas fazem os sujeitos a eles convertidos; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Pollyanne Rachel Fernandes Maciel

RECONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADES DE GÊNERO DE HOMENS E MULHERES CONVERSOS À IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS: uma análise estratificada por nível de instrução e de renda; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Chaquibe Costa de farias

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CIÊNCIA E DE SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Palmira Rodrigues Palhano

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LUGARES DO ENSINO DAS ARTES E SEUS EFEITOS NAS ESTRUTURAS CURRICULARES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DISCIPLINAS CORRELATAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL: o caso do IFPB ? campus de João Pessoa; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Anna Thereza Patricio Beuttenmuller Bezerra

DINÂMICAS IDENTITÁRIAS E INTERAÇÕES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR TECNOLÓGICO A PARTIR DA INSERÇÃO EM GRUPOS RELIGIOSOS NELE EXISTENTES: um estudo de casos múltiplos de campi do IFPB; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Chaquibe Costa de farias

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CIÊNCIA E DE SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO ELABORADAS POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR NA PARAÍBA: um estudo do caso do IFPB - campus JOÃO PESSOA; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Maria Aldano d França

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTORES FAMILIARES NO BRASIL E A QUESTÃO DA PARTICIPAÇÃO: um estudo dos conselhos no PRONAF em São Sebastião de Lagoa de Roça ? Paraíba; Início: 2013; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Francisca de Paula de Oliveira

POLÍTICAS PÚBLICAS E RECONHECIMENTO DO MOVIMENTO LGBT NO BRASIL; Início: 2011; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Francisca de Paula de Oliveira

RELAÇÕES ENTRE O MOVIMENTO HOMOSSEXUAL BRASILEIRO E O ESTADO: da militância política ao reconhecimento institucional; Início: 2010; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Kaliane de Freitas Maia

Religião, Racionalidade e emoção no cotidiano; Início: 2009; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Almira Lins

Políticas da diferença na Educação; Início: 2008; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Jairo Bezerra Silva

As tramas da questão Hídrica Mundial; Início: 2008; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marta Helena Burity

Exclusão escolar e genalogia dos deficientes"; Início: 2007; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Breno Wanderley César Segundo

Dobras e nuances das instituições totais: os mecanismos de construção de táticas e estratégias anti-disciplinares em presídios da Paraíba; Início: 2006; Tese (Doutorado em PPGS) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Jairo Bezerra Silva

O PERFIL E A DINÂMICA DO MERCADO DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL; Início: 2006; Tese (Doutorado em PPGS) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Vitória Regina Quirino Araújo

Estratificação social e representações sociais da relação médico-paciente; Início: 2005; Tese (Doutorado em PPGS) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Taíza Nunes dos Santos Lima

RELIGIÃO, PERFORMANCES E PEDAGOGIAS DA CORPORALIDADE: uma análise das visões sobre o corpo e as práticas corporais performatizadas nas celebrações e cotidianos de Comunidades de Vida e Aliança existentes em Campina Grande - PB; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Taíza dos Santos Nunes

Conversão à Assembléia de Deus, à Renovação Carismática Católica e as transformações da experiência cotidiana da identidade social do convertido; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

CONVERSÃO, REGULAMENTOS DE VIDA E TRANSFORMAÇÕES NAS TRAJETÓRIAS INDIVIDUAIS: um estudo de casos múltiplos de afiliação à Assembléia de Deus, às Comunidade de Vida e Aliança e às religiões Afro-Brasileiras; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luiz Gamboa

A Elite Eclesiástica Católica em Campina Grande; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Kevin Hacling Alves Gomes

Uma cartografia antropofágico-afetiva: notas sobre micropolíticas do desejo, colonialidade do gênero e potência desejante; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Heitor Lamartine da Silva

CONGREGACIONAIS ENTRE O PROTESTANTISMO REFORMADO E O PENTECOSTALISMO: O fenômeno da pentecostalização e o caso das Igrejas Evangélicas Congregacionais Vale da Bênção; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Jose Erivan Lima de Carvalho

REPRESENTAÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E POLÍTICA ELABORADAS POR FIÉIS E LÍDERES EVANGÉLICOS: um estudo em Juazeiro do Norte/CE; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Morganna Mayarah Silva Monteiro Lima

ASCESE EXTRAMUNDANA VERSUS ASCESE INTRAMUNDANA NO CATOLICISMO CONTEMPORÂNEO: Elementos da teodicéia e das experiências partilhadas por membros de Vida e Aliança da Comunidade Shalom, em Campina Grande/PB; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

EDUARDO COMES VASCONCELOS

AS GRAMÁTICAS EMOCIONAIS E PEDAGOGIAS DE SI NA FORMAÇÃO DE PRAÇAS MILITARES DA UNIDADE DA CORPORAÇÃO EM CAMPINA GRANDE/PB; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

George José Castelo Branco de Oliveira

MODOS DE RELIGIOSIDADE JUVENIS NO CATOLICISMO CONTEMPORÂNEO: um estudo comparativo de jovens católicos carismáticos e não carismáticos, em Bezerros-PE; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Fabiana de MIranda Silva

A RENDA RENASCENÇA NA PARAÍBA: enredos de cultura, moda e desenvolvimento; 2019; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

FILIPE BATISTA DE SÁ

PROCESSOS DE ESTIGMATIZAÇÃO ATRAVÉS DE CAMADAS DE REDES INTERACIONAIS: uma análise das maneiras pelas quais são afetadas as identidades sociais de familiares de apenados; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Poliano Barbosa Araújo

ENTRE PESOS E MEDIDAS: as representações do corpo elaboradas por jovens frequentadores de academias de musculação; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

ANA CARLA SOUTO DE OLIVEIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO: O caso do setor moveleiro de Campina Grande-PB; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Glauce Suely Jácome da Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DA ÁGUA, SEGURANÇA HÍDRICA E A JUDICIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS RELATIVOS AO ACESSO À ÁGUA EM CAMPINA GRANDE/PB; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

FÁBIO ADRIANO PEREIRA DA SILVA, intitulada

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL ENDÓGENO: o caso do ?Plano Estratégico de Desenvolvimento para Campina Grande/2035?; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

José Inaldo Valões

A EXPANSÃO DO CAPITAL IMOBILIÁRIO, OS CONFLITOS PELA TERRA E A ATUAÇÃO DO ESTADO: a ação político-jurídica dos pescadores de Perucaba, Arapiraca ? AL; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Antônio Rafael Alves Teotônio

LUTAS PELO MONOPÓLIO DA APARÊNCIA: as representações do impeachment de Dilma Rousseff nas revistas Carta Capital e Veja; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Fábio Adriano Pereira da Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL ENDÓGENO: o caso do ?Plano Estratégico de Desenvolvimento para Campina Grande/2035?; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

JULIANA GRANGEIRO SALES BEZERRA

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CONTROLE SOCIAL: uma análise dos indicadores sociais municipais e sua relação co os conselhos de Assistência Social e de Saúde na Paraíba, segundo a visão de participantes; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Lucinei cavalcanti

A RACIONALIZAÇÃO E A ESFERA DA RELIGIÃO: UM ESTUDO SOBRE MARKETING RELIGIOSO EM CAMPINA GRANDE-PB; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Amanda Sonály Camelo Araújo Almeida

NOVOS EXCLUÍDOS DO INTERIOR? Uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de Ensino a Distância; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Lorene Dias Ferreira

ARTICULAÇÕES ENTRE MARCADORES DE DIFERENÇAS E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE GRUPOS FEMINISTAS LORENE DIAS FERREIRA; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Sandra Paula Veras Amorim Costa

MARKETING DE EVENTOS E CONCEPÇÕES/DISCURSOS SOBRE DESENVOLVIMENTO: o caso do MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO, de Campina Grande - PB; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Helton Diego Gaião de Figueiredo

AS CONCEPÇÕES ELABORADAS POR PROFESSORES DA UFPB VINCULADOS À PÓS-GRADUAÇÃO A RESPEITO DOS MODELOS CAPES-CNPq-LATTES E DE SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS DOCENTES; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

ANDERSON SEVERINO DE OLIVEIRA TAVARES

oS "NOVOS SANTOS DE CALÇAS JEANS": competição, consumo e o paradigma da semelhança na esfera religiosa em Campina Grande; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Monalisa Ribeiro Gama

O PREÇO DA CONVERSÃO: análise das trocas simbólicas e dos mecanismos de subjetivação dos conversos à Assembleia de Deus; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Maylle Alves Benicio

PROCESSOS DE CONVERSÃO AO MOVIMENTO HARE KRISHNA EM CAMPINA GRANDE-PB E AS HIPÓTESES WEBERIANAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E SOCIEDADE; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Pollyanne Rachel Fernandes Maciel

RELAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO RELIGIOSO PENTECOSTAL PARAIBANO: comparação entre a Assembléia de Deus e a Bola de Neve Church, em Campina Grande ? PB; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Alênicon Pereira de Souza

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ASSOCIADO COM A INOVAÇÃO: uma análise da formulação e de narrativas de atores envolvidos na implementação do programa Agentes Locais de Inovação ? ALI ? em Campina Grande; 2015; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Leonardo Guilherme Leite

A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA: visões de desenvolvimento; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Helayne Candido Pereira

DIREITOS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO URBANO: o papel do Ministério Público Federal (MPF) no caso do conflito entre o capital imobiliário e os nativos de Paratibe ? PB; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Robson Gerliandro da Silva

DE VOLTA À ?FAMÍLIA DA FÉ?: uma análise dos processos de reinserção de desviados na Assembléia de Deus Belém ? Caruaru, PE; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Thaís Samara de Castro Bezerra

POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO EM CAMPINA GRANDE; 2013; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Adeisa Guimarães Carvalho

DIMENSÃO AMBIENTAL DO PLANEJAMENTO URBANO: uma análise das políticas públicas de gestão dos Resíduos Sólidos em Campina Grande-PB; 2013; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Flávio Antonio Santos

A RECENTE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E O DESENVOLVIMENTO: o caso da implantação do campus da Universidade Federal de Campina Grande em Sumé - PB; 2012; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Fabiana de Sousa Castelo Branco de Melo Silva

UM CORPO ESTRANHO NO SANTUÁRIO: discursos institucionais e experiências de individuos homossexuais entre pentecostais, neopentecostais e carismáticos católicos; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Carolina de Moura Cordeiro Pontes

ESPETACULARIZAÇÃO E ESTIGMATIZAÇÃO NAS MATÉRIAS SOBRE CRIMES/CRIMINALIDADE PUBLICADAS NO "DIÁRIO DA BORBOREMA (Campina Grande/PB): uma análise de conteúdo referente ao período de junho a novembro de 2009"; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Marina de Brito Barros

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO E O DESAFIO DA COMPETITIVIDADE; 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

José Almir de Oliveira Filho

Infraestrutura aeroportuária e o desenvolvimento regional ? o caso do Estado da Paraíba; 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Kielce Marne

Consumo religioso na IURD; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Francis Oliveira Bezerra

Sujeitos entre parênteses: notas etnográficas sobre usos e repertórios de internautas nas salas de bate-papo; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Kaliane de Freitas Maia

As Comunidades de Vida e Aliança na atual configuração do catolicismo brasileiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Moab Batista de Lucena

Hierarquia, disciplina e Resistência no cotidiano da caserna: uma incursão ao 31o; Batalhão de Infantaria Motorizado; 2007; Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Cleoneide Moura do Nascimento

A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE A IGREJA CATÓLICA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: O CASO DA DIOCESE DE GUARABIRA - PB; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Lamara Fabia Lucena silva

A influência de fatores institucionais e sociais sobre os níveis de mobilização religiosa: o caso da Comunidade do Marinho (PB); 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Iolanda Carvalho de Oliveira

O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM - TERRA E A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: o caso do extremo sul da Bahia; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Maria Aparecida Eusébio de Queiroz

A RECEPÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (1996-2006): O CASO DO PROGRAMA "PARÂMETROS EM AÇÃO", EM SERRA BRANCA/PB; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Francisco Xavier Pereira da Costa

INCLUSÃO E EXCLUSÃO NOS DISCURSOS E PRÁTICAS DOS MEDIADORES DO CAMPESINATO: o cso do Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), no Seridó norte-rio-grandense; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Edjane Dias

A violência contra a mulher como espaço de visibilização de identidades de gênero; 2002; Dissertação (Mestrado em Sociologia Rural) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Pollyanne Rachel Fernandes Maciel

O NEOCONSERVADORISMO NO BRASIL E AS TENSÕE RELATIVAS À DISCUSSÃO DA CATEGORIA ?GÊNERO? NO ÂMBITO ESCOLAR; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Chaquibe Costa de farias

A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO BRASIL E O TENSIONAMENTO DOS 'HABITUSES' DE SEUS PROFESSORES: um estudo a partir do caso do IFPB - campus de João Pessoa; 2020; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Monalisa Ribeiro Gama

"QUEM É O MEU PRÓXIMO"? Afiliação religiosa e constituição de redes sociais de solidariedade; 2019; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Palmira Rodrigues Palhano

O CARÁTER PARATÓPICO DO ENSINO DE ARTES NA ESCOLA: uma análise das condições de sua inclusão na escolarização formal a partir do caso do IFPB, campus de João Pessoa/PB; 2018; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Elvia Lane Araújo do Nascimento

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, REGULAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA: dinâmicas históricas e seus rebatimentos sobre o trabalho docente; 2017; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Almira Lins de Medeiros

GOVERNAMENTALIDADE, EDUCAÇÃO E NORMALIZAÇÃO: A produção de subjetividades nas práticas da UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE; 2013; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Francisca de Paula de Oliveira

O RECONHECIMENTO POLÍTICO DO MOVIMENTO LGBT NO BRASIL: uma análise do processo e das representações de ativistas acerca de seus efeitos; 2013; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Marta Helena Burity Serpa

FATORES SÓCIO-CULTURAIS QUE DIFICULTAM A INCLUSÃO ESCOLAR; 2011; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Jairo Bezerra Silva

AS TRAMAS DA QUESTÃO HÍDRICA: uma análise da transformação da água num bem público dotado de valor econômico e dos Comitês de Bacias Hídricas no Brasil; 2010; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Vitória Regina Quirino de Araújo

O QUE TENS, DE ONDE VENS, O QUE TE DOU? fatores sócio-cuturais e sua influência na relação entre fisioterapeuta e pacientes; 2009; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Hamul Vieira Costa Lima

IDENTIDADES RELIGIOSAS DE JOVENS PARTICIPANTES DO MEIO UNDERDGROUND CRISTÃO EM CAMPINA GRANDE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Christina de Milito e Sessa

Novas Trajetórias de Cacauicultores em Itabuna-BA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Kaliane de Freitas Maia

Transformações Recentes nas Identidades Religiosas no Brasil: uma comparação entre católicos e evangélicos históricos na Paraíba; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Edilza da Paixão Rodrigues

Alimentação, estratificação e interação social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Taíza Nunes Dos Santos Lima

RELIGIÃO, PERFORMANCES E PEDAGOGIAS DA CORPORALIDADE: uma análise das visões sobre o corpo e as práticas corporais performatizadas nas celebrações e cotidianos de Comunidades de Vida e Aliança Remidos do Senhor, de Campina Grande - PB; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

WELLINGTON SOUSA LIMA JUNIOR

PERFORMANCES E PEDAGOGIAS DA CORPORALIDADE NO CANDOMBLÉ; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

João Matias de Oliveira Neto

MOVIMENTO GOSPEL, ESTRATÉGIAS DE PROSELITISMO E AS DINÂMICAS IDENTITÁRIAS DA JUVENTUDE EVANGÉLICA EM CAMPINA GRANDE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Jose Dantas de Sousa Junior

A ELITE ECLESIÁSTICA NOS SUBCAMPOS DOS EVANGÉLICOS HISTÓRICOS E DOS CATÓLICOS EM CAMPINA GRANDE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Luiz Henrique Gamboa Marques

A ELITE ECLESIÁSTICA CATÓLICA: fatores determinantes do credenciamento de padres para a ocupação de posições na Diocese de Campina Grande; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

KALIANE FREITAS MAIA

MERCADO RELIGIOSO NA PARAÍBA: A competição entre igrejas e movimentos religiosos e as novas identidades religiosas - OS EVANGÉLICOS; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Kaliane Maia

Mercado religioso na Paraíba: as novas identidades católicas; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Denise Cristina Ferreira

Estratificação social e significações de atividades de consumo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Edvaldo Moreira Barbosa

Delinqüência do Menor; 1995; Iniciação Científica - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Heloisa Rodrigues

Movimento Carismático na Igreja: estratégias de concorrência no mercado religioso no Brasil e mudanças na identidade católica; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho;

Foi orientado por

Cecilia Loreto Mariz

A Reação Conservadora na Igreja Católica de Pernambuco; 1991; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cecilia Loreto Mariz;

Produções bibliográficas

  • SILVA, F. M. ; GUERRA, L. D. . A RENDA RENASCENÇA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: CULTURA, MODA E DESENVOLVIMENTO. FACIT BUSINESS AND TECHNOLOGY JOURNAL , v. 1, p. 69-92, 2021.

  • SIQUEIRA, F. E. ; Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; ALVES, L. S. F. . Notas reflexivas sobre o Auxílio Emergencial Temporário no Brasil em tempos da pandemia da COVID-19. Desenvolvimento em Debate (INCT/PPED) , v. 9, p. 99-119, 2021.

  • SILVA, F. M. ; GUERRA, L. D. . A renda renascença na Paraíba: enredos de cultura, moda e desenvolvimento regional. REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 9, p. 107-132, 2021.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; QUEIROZ, J. G. ; ALVES, L. S. F. ; GUERRA, L. D. . 'Os pobres tereis sempre convosco': Simmel e as ambivalências da caridade católica no semiárido brasileiro. http://dx.doi.org/10.5380/dma.v55i0 , v. 55, p. 581-598, 2020.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; GOMES, R.A. . A 'ralé hídric a' e a 'elite da água' no semiárido brasileiro: a articulação entre o mercado dos carros-pipa, as cisternas residenciais, as hidrobiopolíticas e seus agenciamentos. Contemporânea , v. 9, p. 943-962, 2019.

  • GUERRA, L. D. ; DIAS, L. . A PAIXÃO PELA DESIGUALDADE, A INTERSECCIONALIDADE E NOVOS FEMINISMOS. REVISTA DEBATES INSUBMISSOS , v. 1, p. 1-193, 2018.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; COSTA, A. B. . Programa Bolsa Família no Semiárido e análise dos discursos demonizadores construídos pela Igreja Católica. NOVOS CADERNOS NAEA , v. 21, p. 149-171, 2018.

  • Silva, Jairo Bezerra ; GUERRA, L. D. ; COSTA, A. B. . Programa Bolsa Família no Semiárido e análise dos discursos demonizadores construídos pela Igreja Católica na Paraíba. NOVOS CADERNOS NAEA , v. 21, p. 149-171-171, 2018.

  • GRANDE, M. H. ; GALVAO, C. O. ; MIRANDA, L. I. B. ; GUERRA, L. D. . A PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS SOBRE OS IMPACTOS DO RACIONAMENTO EM SUAS ROTINAS DOMICILIARES. Ambiente & Sociedade (Online) , v. 19, p. 165-184, 2016.

  • CARVALHO, A. G. ; GUERRA, L. D. . PONTO DE INFLEXÃO NO PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: A SUPERAÇÃO DA SECUNDARIZAÇÃO DA QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL EM CAMPINA GRANDE - PB?. Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais , v. 04, p. 150-169-169, 2015.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; IORIS, A. ; ALVES, R. . CONFLITOS SOCIOPOLITICOS, RECURSOS HIDRICOS E PROGRAMA UM MILHA DE CISTERNAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA DA PARAÍBA. Novos Cadernos NAEA , v. 18, p. 69-92-92, 2015.

  • TAVARES, A. S. O. ; GUERRA, L. D. . A TENDÊNCIA À ASSEMELHAÇÃO ENTRE MODELOS DE RELIGIOSIDADE: PADRONIZAÇÃO DOS BENS RELIGIOSOS DA IGREJA CATÓLICA COM OS DAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS. Cadernos de Estudos Sociais , v. 2, p. 164-188, 2014.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; FERNANDES, M. ; RAMALHO, A. M. C. . A pegada da água e sua articulação com a virtual water: nuances da comodificação dos recursos hídricos. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional , v. 2, p. 05-17, 2014.

  • TAVARES, A. S. O. ; GUERRA, L. D. . O paradigma da semelhança, ortodoxia e heterodoxia nos atuais modelos de catolicismo brasileiro. Revista Ariús , v. 20, p. 147-177, 2014.

  • GUERRA, L. D. . Aspectos críticos do debate sobre a relação entre cultura e desenvlvimento. Cadernos do Desenvolvimento , v. 8, p. 45, 2013.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. . A crise hídrica global e as propostas do Banco Mundial e da ONU para seu enfrentamento. Cronos (Natal. Impresso) , v. 11, p. 120, 2012.

  • GUERRA, L. D. . A relação entre teoria e pesquisa nas ciências sociais. Raizes (UFPB) , v. 32, p. 9-26, 2012.

  • GUERRA, L. D. . A INTERPRETAÇÃO DE FENÔMENOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS A PARTIR DE WEBER: notas inspiradas em uma leitura crítica de O novo mapa das religiões. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (Online) , v. 9, p. 674-678, 2011.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; FERNANDES, M. ; ALVES, R. . ECOLOGIA POLÍTICAS DAS CISTERNAS DE PLACAS: uma abordagem sociológica das medidas governamentais relativas aos problemas de abastecimento de água em comunidades rurais de Boa Vista e Montadas-PB. Cronos (Natal) , v. 09, p. 121-143, 2009.

  • Silva, Jairo Bezerra ; FERNANDES, M. ; RAMALHO, D. ; GUERRA, L. D. . Ambivalências e contradições do discurso sobre escassez de água no Brasil e no mundo e da propostas de gestão racional de recursos hídricos. Raizes. Revista de Ciências Sociais e Econômicas , v. 25, p. 26-36, 2008.

  • GUERRA, L. D. ; RAMALHO, D. ; Silva, J.B. ; VASCONCELOS, C. R. P. . Ecologia Política da construção da crise ambiental global e do desenvolvimento sustentável. Interações (Campo Grande) , v. 08, p. 9-26, 2007.

  • GUERRA, L. D. ; Silva, J.B. ; RAMALHO, D. ; VASCONCELOS, C. R. P. . As concepções da escassez de recursos hídricos no Brasil e no mundo: a saída é a cobrança?. Interações (Universidade São Marcos) , Campo Grande, v. 12, p. 20-32, 2006.

  • GUERRA, L. D. . Mercado religioso na Paraíba: a competição e o aumento da racionalização das atividades das organizações religiosas. Religião & Sociedade , v. 26, p. 155-187, 2006.

  • GUERRA, L. D. ; OLIVEIRA, I. C. . Os significados da representação política nos discursos de militantes e líderes do MST. Raizes. Revista de Ciências Sociais e Econômicas , Campina Grande-PB, v. 23, n.01-02, p. 127-139, 2005.

  • GUERRA, L. D. . O método do Professor Provocador e a reinvenção do espaço da sala de aula. Ariús (UFPB) , Campina Grande -PB, v. 12, n.01, p. 44-52, 2004.

  • GUERRA, L. D. . Entre o controle e a insolência. Raizes. Revista de Ciências Sociais e Econômicas , Campina Grande - PB, v. 22, n.02, p. 236-246, 2004.

  • GUERRA, L. D. . As influências da lógica mercadológica sobre as recentes transformações na Igreja Católica. Razão e Fé , Pelotas - RGS, v. 06, n.1 e 2, p. 105-128, 2004.

  • GUERRA, L. D. . Apontamentos para uma análise sociológica da crise ambiental e do modelo do desenvolvimento sustentável. Teoria & Pesquisa , São Carlos - SP, v. 44 45, p. 37-66, 2004.

  • GUERRA, L. D. . As Influências da Lógica Mercadológica sobre as Recentes Transformações na Igreja Católica. REVER (PUCSP) , internet, n.02, 2003.

  • GUERRA, L. D. . A metáfora do Mercado e a Abordagem Sociológica da Religião. Religião & Sociedade , Rio de Janeiro - RJ, v. 22, n.02, p. 135-166, 2002.

  • GUERRA, L. D. . O pós-modernismo e as ciências sociais: anotações sobre o atual estado da discussão. Impulso (Piracicaba) , Piracicaba - SP, v. 12, n.No. 12, p. 99-112, 2001.

  • GUERRA, L. D. . A teoria do imaginário e a proposta de ciências sociais de Michle Maffesoli. Política & Trabalho , João Pessoa, n.17, p. 64-79, 2001.

  • GUERRA, L. D. . A lógica do mercado na esfera da religião:competição, demanda e a dinâmica dos discursos e práticas religiosas no Brasil, 2000.

  • GUERRA, L. D. . Paradigma da Semelhança: uma proposta de interpretação da conjuntura recente do Campo Simbólico-Religioso do Brasil, 2000.

  • GUERRA, L. D. . A Ideologia na Pós-Modernidade. Política e Trabalho, João Pessoa, 2000.

  • GUERRA, L. D. ; MARIZ, C. L. . Religion y sociedad: algunas reflexiones sobre la reacción conservadora em la Iglesia católica. Nueva Tierra, Buenos Aires, n.28, p. 21-24, 1995.

  • GUERRA, L. D. ; MARIZ, C. L. . Algumas reflexões sobre a Reação Conservadora na Igreja Católica. Comunicações do Iser, Rio de Janeiro, n.39, 1991.

  • GUERRA, L. D. . Mercado Religioso no Brasil: competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião. 1a.. ed. João Pessoa: Idéia, 2003. v. 01. 198p .

  • GUERRA, L. D. ; FERNANDES, M. (Org.) . Contra-Discurso do Desenvolvimento Sustentável. O1. ed. Belém: UNAMAZ, 2003. v. 01. 253p .

  • GUERRA, L. D. ; VASCONCELOS, C. R. P. (Org.) . A ARTE DA PESQUISA: primeiras aventuras. 1a.. ed. João Pessoa: Manufatura, 2002. v. 01. 177p .

  • GUERRA, L. D. . Uma vida contra a corrente: Pastor Israel Guerra. 1a.. ed. Maceió: Edições Catavento, 2002. v. 01. 127p .

  • GUERRA, L. D. ; Silva, J.B. ; FERNANDES, M. . Política nacional de gestão de recursos hídricos no Brasil. In: José Esteban Castro, Luis Henrique Cunha, Marcionila Fernandes, Cidoval Moraes de Sousa. (Org.). Tensão entre justiça ambiental e justiça social na América Latina: o caso da gestão da água. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2016, v. 1, p. 0-0.

  • GUERRA, L. D. . OS EFEITOS DA CULTURA DE CONSUMO SOBRE A ESFERA DA RELIGIÃO: tendências recentes na construção dos significados das experiências contemporâneas de afiliação religiosa. Todas as águas vão para o mar: poder, cultura e devoção nas religiões.. 1ed.São Luis: EDFAMA, 2013, v. , p. 253-273.

  • GUERRA, L. D. . Os efeitos da cultura de consumo sobre a esfera da religião: tendências recentes na construção dos significados das experiências contemporâneas de afiliação religiosa. In: Gamaliel da Silva Carreiro; Lyndon Araújo dos Santos; Sergio Figueiredo Ferretti; Thiago Lima dos Santos. (Org.). Todas as Águas vão Para o Mar: poder cultura e devoção nas religiões.. 1ªed.São Luis: EDUFMA, 2013, v. 01, p. 253-273.

  • GUERRA, L. D. ; Silva, Jairo Bezerra . Cultura e Desenvolvimento: uma visão crítica dos termos do debate. In: Dilma Brasileiro, Julio Medina, Luiza Coriolano. (Org.). TURISMO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO. 01ed.Campina Grande: EDUEPB, 2012, v. 01, p. 13-233.

  • GUERRA, L. D. ; SANTOS, J. L. F. . Gestão de processos decisórios. In: Ricardo Moreira da Silva. (Org.). Introdução a modelos de gestão. 1a.ed.João: Sal da Terra, 2006, v. 01, p. 197-214.

  • GUERRA, L. D. ; VASCONCELOS, C. R. P. . O "esverdeamento" organizacional: uma análise do processo de introjeção da variável ambiental em indústrias de Campina Grande/PB. In: VASCONCELOS, C.R.P. de; GUERRA, L. G.. (Org.). A ARTE DA PESQUISA: primeiras aventuras. 1a.ed.João Pessoa: Manufatura, 2002, v. , p. 37-50.

  • GUERRA, L. D. ; FERNANDES, M. ; RAMALHO, D. . Por uma abordagem sociológica da crise ambiental e do modelo do desenvolvimento sustentável. In: DUQUE, G.. (Org.). Agricultura Familiar, meio ambiente e desenvolvimento: ensaios e pesquisas em Sociologia Rural. 1a.ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2002, v. 01, p. 17-46.

  • GUERRA, L. D. ; RAMALHO, D. ; Silva, J.B. ; RAMOS, P. R. . Mulher, meio ambiente e desenvolvimento: mapeando questões específicas do rural e do urbano. In: DUQUE, G.. (Org.). Agricultura Familiar, Meio Ambiente e Desenvolvimento: ensaios e pesquisas em Sociologia Rural. 1a.ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2002, v. 01, p. 47-74.

  • GUERRA, L. D. ; FERNANDES, M. . O desenvolvimento sustentável: a nova face de uma mesma lógica. In: GICO, V.;SPINELLI, A.; VICENTE, P.. (Org.). As ciências sociais e os desafios do milênio. 1a.ed.Natal: EDUFRN, 2001, v. ÚNICO, p. 809-818.

  • GUERRA, L. D. . Movimento Carismático na Igreja: uma estratégia de concorrência da mensagem católica no mercado de trocas simbólico-religiosas. In: Tereza Ximenes. (Org.). Novos Paradigmas e Realidade Nacional. Belém: Editora do NAEA, 1993, v. , p. 342-349.

  • GAMA, M. R. ; GUERRA, L. D. . GAMA, Monalisa Robeiro & GUERRA, Lemuel Dourado. A NOVA CLASSE C E OS NOVOS PENTECOSTAIS: Reconfigurações das relações entre o pentecostalismo tradicional e a política. In: 40 ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2016, Caxambu - MG. ANAIS DO 40 ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2016.

  • SILVA, V. A. ; SILVA, M. H. F. ; GUERRA, L. D. . A ópera brasileira de câmara no século XX: um estudo da ópera O refletor, de José Alberto Kaplan. In: Congresso Anual da ANPPOM, 2014, São Paulo. ANAIS DO XXIV CONGRESSO DA ANPPOM, 2014.

  • GUERRA, L. D. ; Silva, J.B. . AS TRAMAS DA QUESTÃO HÍDRICA GLOBAL: Uma análise a partir da transformação da água num bem público dotado de valor econômico e dos Comitês de Bacias Hidrográfica no Brasil. In: XVII CONGRESSO DA APDR, 2011, BRAGANÇA-ZAMORRA. ANAIS DO XVII CONGRESSO DA APDR, 2011.

  • SOUSA, J. J. D. ; GUERRA, L. D. . Trajetórias de pastores para a ocupação de posições no campo religioso. In: I Colóquio Discursos e Práticas - DIPRAC, 2009, Fortaleza. ANAIS DO I COLÓQUIO DISCURSOS E PRÁTICAS - DIPRAC 2009, 2009. v. 01. p. 100-110.

  • GUERRA, L. D. . Entre a razão, a emoção e a imaginação: a percepção de estudantes de canto lírico a respeito de instruções. In: 4o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do 4o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. São Paulo: Paulistana, 2008. p. 01-07.

  • GUERRA, L. D. ; Silva, J.B. ; SOUZA, M. R. . O modelo formalista da epistemologia simmeliana. In: II Encontro de Pós-Graduação, 2002, São José dos Campos/SP. II EPG - Anais de Trabalhos Completos. São José dos Campos: Univap, 2002. v. 1. p. 372-374.

  • GUERRA, L. D. ; Silva, J.B. ; SATURNINO, P. E. G. . A (RE)SIGNIFICAÇÃO DA POLÍTICA E DO SOCIAL NA ÓTICA PÓS-MODERNA DE JEAN BAUDRILLARD. In: II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2002, São José dos Campos/SP. II EPG - ANAIS DE TRABALHOS COMPLETOS. São José dos Campos/SP: UNIVAP, 2002. v. 1. p. 369-371.

  • GUERRA, L. D. . A LÓGICA DO MERCADO NA ESFERA DA RELIGIÃO: competição demanda e a dinâmica dos discursos e práticas religiosas no Brasil em pequenas comunidades rurais no nordeste. In: X World Congress of Rural Sociology, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do X World Congress of Rural Sociology, 2000. p. 336-336.

  • GUERRA, L. D. . Implicações da contribuição dos sociólogos para a emergência da discussão a respeito da crise do meio ambiente como um problema global - estaríamos perdendo a chance de resistir?. In: X World Congress of Rural Sociology, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do X World Congress of Rural Sociology, 2000. p. 66-66.

  • GUERRA, L. D. . Competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião no Brasil. In: Terceira Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1999, Campina Grande. Terceira Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Anais, 1999. p. 110-110.

  • GUERRA, L. D. . Ciências Sociais no Brasil: aspectos da conjuntura recente das relações entre produção acadêmica e sociedade. In: Terceira Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades, 1999, Campina Grande. Terceira Semna de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades. p. 252-252.

  • GUERRA, L. D. . A reação Neo-Conservadora em Pernambuco. In: V Encontro de Ciências Sociais do Nordeste, 1991, Recife. Anais do V Encontro de Ciências Sociais do Nordeste. Recife: UFPE, 1991. v. I.

  • GUERRA, L. D. ; Silva, J.B. . Os descompassos do discurso acerca da escassez de recursos hídricos no Brasil e no mundo: por que a saída é a cobrança?. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2005, João Pessoa. XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2005. p. 439-439.

  • GUERRA, L. D. ; FREITAS, K. . As novas identidades religiosas no Campo dos Católicos. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Recife. Programa e Resumos da XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004. v. 01. p. 228-228.

  • GUERRA, L. D. . Mercado Religioso na Paraíba: a competição e seus efeitos sobre as atividades da Igreja Católica. In: XXIV REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2004, RECIFE. PROGRAMAS E RESUMOS DA XXIV REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - NAÇÃO E CIDADANIA. RECIFE: ABA, 2004. v. 01. p. 224-224.

  • GUERRA, L. D. . Os modelos de mercado religioso de Berger, Finke & Stark e alguns aspectos da teoria da competição e seus reflexos sobre a dinâmica da esfera da religião no Brasil. In: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2003, Campinas. Sociologia e conhecimento: além das fronteiras, 2003. v. Único. p. 160-160.

  • GUERRA, L. D. . Estratégias narrativas e ideologia: a fala dos padres sobre o aumento da competição no mercado religioso brasileiro e sobre a nova evangelização. In: IV ENCONTRO DE HISTÓRIA ORAL DO NORDESTE, 2003, Campina Grande. IV ENCONTRO DE HISTÓRIA ORAL DO NORDESTE. João Pessoa: UFPB, 2003. v. 01. p. 82-82.

  • GUERRA, L. D. . Competição e abertura da esfera da religião à sociedade inclusiva: a emergência do gosto do consumidor. In: ANTROPOLOGIA EM PERSPECTIVAS - V REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL, 2003, Florianópolis. ANTROPOLOGIA EM PERSPECTIVAS - V REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL, 2003. v. 01. p. 150-150.

  • GUERRA, L. D. . Implicações da contribuição dos sociólogos e antropólogos para a discussão da crise ambiental global e sobre o modelo de Desenvolvimento Sustentável. In: IV REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL, 2001, Curutiba. ANAIS DA IV REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. v. único.

  • GUERRA, L. D. . The market Logic in Religious Sphere: Competition, Demand and the Dynamic of the Religious Discourses and practices in Brazil. In: The Spiritual Supermarket: Religious Pluralism and Globalisation in the 21st Century, 2001, Londres. The Spiritual Supermarket: Religious Pluralism and Globalisation in the 21st Century. Londres: London School Press, 2001. v. único. p. s/p-s/p.

  • GUERRA, L. D. . A influência do aumento da competição no Mercado Religioso Brasileiro sobre a constituição da. In: IX JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS EN AMERICA LATINA, 2001, Santiago. Anais das IX JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS EN AMERICA LATINA, 2001. v. único.

  • GUERRA, L. D. . A lógica do mercado na esfera da religião: competição, demanda e a dinâmica dos discursos e práticas religiosas no Brasil. In: Brazilina Studies Association - V Congresso Internacional, 2000, Recife. BRASA V - Brazilian Studies Association - Resumos dos Trabalhos, 2000. p. 36-36.

  • GUERRA, L. D. . Paradigma da semelhança: uma proposta de interpretação da conjuntura recente do campo simbólico-religioso no Brasil. In: 46a. Reunião da SBPC, 1994, Vitória. Anais da 46a. Reunião da SBPC. Vitória: UFES, 1994. v. I.

  • GUERRA, L. D. . Movimento Carismático na Igreja: uma estratégia de concorrência da mensagem católica no mercado de trocas simbólico-religiosas?. In: 45a. Reunião da SPBC, 1993, Recife. Anais da 45a. Reunião da SBPC. Recife: UFPE, 1993. v. II.

  • GUERRA, L. D. . The Catholic Peoples Attitudes Toward the Conservative Reorientation in the Catholic Church in Brazil. In: Congresso Internacional de Sociologia da Religião, 1991, Dublin. International Congress of Sociology of Religion - Abstracts, 1991.

  • Silva, J.B. ; GUERRA, L. D. ; IORIS, A. ; ALVES, R. . CONFLITOS SOCIOPOLÍTICOS, RECURSOS HÍDRICOS E PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA DA PARAÍBA. Novos Cadernos NAEA , 2016.

  • GUERRA, L. D. . A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PESQUISA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Raizes (UFPB) , 2013.

  • GUERRA, L. D. ; OLIVEIRA NETO, J. M. . TORES DETERMINANTES DO CREDENCIAMENTO DE PADRES PARA A OCUPAÇÃO DE POSIÇÕES NA DIOCESE DE CAMPINA GRANDE-PARAÍBA: notas sobre uma primeira aproximação. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais , 2013.

  • GUERRA, L. D. ; Silva, J.B. . ECOLOGIA POLÍTICA DAS CISTERNAS DE PLACAS. Cronos (Natal) , 2009.

  • GUERRA, L. D. . A UNIVERSIDADE COMO MEDIAÇÃO DE RUPTURAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUERRA SOBRINHO, L. D. ; GUERRA, L. D. . PROFESSORES E ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUERRA, L. D. . CANTO LÍRICO E IMAGINÁRIO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, V. A. ; FAUSTINO, M. H. ; GUERRA, L. D. . Riso e estranhamento na ópera 'O Refletor', de José Alberto Kaplan. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUERRA, L. D. . OS EFEITOS DA CULTURA DE CONSUMO SOBRE A ESFERA DA RELIGIÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUERRA, L. D. . Os modelos de mercado religioso de Berger, de Finke & Stark e alguns aspectos da teoria da competição e seus reflexos sobre a dinâmica da esfera de religião no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUERRA, L. D. . Por uma abordagem sociológica da crise ambiental e do desenvolvimento sustentável. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUERRA, L. D. . Metodologia da Pesquisa Científica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUERRA, L. D. . A influência do aumento da competição entre organizações religiosas sobre a "nova" Igreja Católica no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUERRA, L. D. . Implicações da contribuição dos sociólogos e antropólogos para a discussão da crise ambiental global e sobre o modelo de Desenvolvimento Sustentável. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUERRA, L. D. . A lógica do mercado na esfera da religião: competição, demanda e a dinâmica dos discursos e práticas religiosas no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUERRA, L. D. . Competition, Demand and the Dynamic of religious discourses and practices in northeast of |Brazil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUERRA, L. D. . Implications of the contribution of the sociologists to the emergency of the discussion about the environmental crisis as a global problem - are we losing the chance of resisting. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUERRA, L. D. . Competição, Demanda e a Dinâmica da Esfera da Religião. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUERRA, L. D. . Os novos discursos de sustentabilidade. Belém - PA: Associação de Universidades Amazônicas, 2003. (Tradução/Artigo).

  • GUERRA, L. D. . Quem sustenta o desenvolvimento de quem? O Desenvolvimento Sustentável e Reinvenção da Natureza. Belém - PA: UNAMAZ, 2003. (Tradução/Artigo).

  • GUERRA, L. D. ; MENEZES, M. A. . Formas cotidianas de resistência camponesa. Campina Grande - PB: PPGS/UFCG, 2003. (Tradução/Artigo).

Outras produções

GUERRA, L. D. . Membro de Comitê Exerno de Avaliação de Projetos PIBIC. 2014.

GUERRA, L. D. . Membro do comitê externo de Avaliação de Relatórios Finais de Projetos PIBIC. 2013.

GUERRA, L. D. . Membro do Comitê Externo de Avaliação do PIBIC-UEPB, cota 2011-2012. 2012.

GUERRA, L. D. . Membro do Comitê Externo de Avaliação do PIBIC-UEPB, cota 2009-2010. 2010.

GUERRA, L. D. . Membro do Comitê externo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEPB - Quota 99/2000. 1999.

GUERRA, L. D. . Programa Ponto a Ponto. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GUERRA, L. D. . Projeto de pesquisa e análise de dados. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUERRA, L. D. . Aspectos da conjuntura recente do campo religioso brasileiro. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUERRA, L. D. . Recital da Páscoa. 2015. Diversas.

MONTEVERDI, C. ; VIVALDI, A. ; BRUCKNER, A. ; RED, B. ; HANDEL, G. ; MOZART, W. ; GUERRA SOBRINHO, L. D. ; GUERRA, L. D. ; GUERRA, L. D. . Concerto de Páscoa. 2014. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Recital da Primavera. 2014. Outra.

GUERRA, L. D. ; SIGNORELLI, L. D. . Carmina Burana. 2014. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Recital da Primavera. 2013. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Recital de Páscoa. 2013. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Stabat Mater. 2013. Arranjo.

GUERRA, L. D. . Stabat Mater. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . CONCERTO DA PRIMAVERA. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Recital. 2010. Interpretação.

GUERRA, L. D. ; CAVALCANTI, M. . Recital Duo de Piano e Voz. 2010. Interpretação.

GUERRA, L. D. ; SILVA, V.A. . Missa de Alcaçuz. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. ; SILVA, V.A. . Recital de Natal. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Recital de Abertura do XV Festival Internacional de Corais de Maringá. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . RECITAL CORO EM CANTO. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

HERRERA, H. ; GUERRA, L. D. . CONCERTO COROS E ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAÍBA. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. ; GEBERT, F. . The Messiah. 2009. Interpretação.

GEBERT, F. ; GUERRA, L. D. . Chamber Choir Recital. 2009. Interpretação.

CUNHA, A. ; GUERRA, L. D. . University Chorale Recital. 2009. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Recital da Primavera. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Concerto de Natal. 2008. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Recital de Abertura do 27° Festival UNICANTO. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Recital de Páscoa. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Concerto Barroco. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Recital da Primavera. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Recital de Canto Lírico. 2003. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Te Deum Laudamus. 2003. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Missa da Coroação. 2003. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Requiem de Mozart. 2002. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Nona Sinfonia de Beethoven. 2002. Interpretação.

GUERRA, L. D. ; KALINA, E. . Recital de Canto. 2000. Interpretação.

GUERRA, L. D. . Concerto de Páscoa. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Concerto Sacro. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Concerto do Coro em Canto. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Concerto da Primavera. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

GUERRA, L. D. . Recital de Páscoa. 2015 (Recital de Canto Coral).

GUERRA, L. D. . Recital de Páscoa. 2014 (Recital Coro e Quarteto de Cordas).

ORFF, K. ; GUERRA, L. D. . Carmina Burana. 2014 (Concerto).

GUERRA, L. D. . Recital de Páscoa. 2013 (Recital de Canto Coral).

GUERRA, L. D. . Recital de Páscoa. 2013 (Recitla de Canto Coral).

GUERRA, L. D. . Recital da Primavera. 2013 (Recital de Coro e orquestra de cordas).

GUERRA, L. D. . Recital de Natal. 2012 (Recital de Canto Coral).

GUERRA, L. D. . Recital da Primavera. 2011 (Recital de Canto Coral).

GUERRA, L. D. ; ISABEL, H. . Hulda Isabel. 2003 (CD).

GUERRA, L. D. . A política de cotas para negros nas universidades. 2006 (Debate) .

GUERRA, L. D. . Universidade e utopias necessárias. 2006 (Palestra) .

GUERRA, L. D. . Sociologia, arte e reflexao sobre o mundo nas comunidades. 2003 (Extensão universitária) .

GUERRA, L. D. . O método do Professor Provocador ou o guia do prazer para professores e alunos atuando na sala de aula. 2003 (Mini-Curso) .

GUERRA, L. D. . Epistemologia, pesquisa e interdisciplinaridade. 2003 (Palestra) .

GUERRA, L. D. . Metodologia da pesquisa científica. 2002 (Série de Palestras) .

GUERRA, L. D. . Projetos de pesquisa em religião. 2002 (Debate) .

GUERRA, L. D. . Mercado religioso no Brasil. 2002 (Palestra) .

GUERRA, L. D. . A análise dos dados. 2002 (Mini-Curso) .

GUERRA, L. D. . Para deixar de dar aulas: o método do Professor Provocador. 2002 (Mini-Curso) .

GUERRA, L. D. . Religiosidade na sociedade contemorânea. 2000 (Mesa Redonda) .

GUERRA, L. D. . Aspectos da conjuntura recente do Campo Religioso brasileiro. 2000 (Mini-Curso) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    AS VOZES DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA-FAMÍLIA-PBF: UMA PESQUISA NA REGIÃO SEMIÁRIDA DA PARAÍBA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jairo Bezerra Silva em 14/03/2017., Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as experiencias e trajetórias de beneficiários do PBF na região semiárida da Paraíba, as tensões e visões do referido programa, focalizando indivíduos que participam e permanecem nele desde sua criação e indivíduos que participaram dele e saíram.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Integrante / Jairo Bezerra Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2016 - 2017

    PERFORMANCES E PEDAGOGIAS DA CORPORALIDADE NO CANDOMBLÉ, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as pedagogias e performances da corporalidade em instituições religiosas católicas em geral, a partir do caso de um Terreiro de Candomblé a ser selecionado no espaço da cidade de Campina Grande ? PB, em uma perspectiva de comparação com a análise das pedagogias e performances da corporalidade realizada na Comunidade Católica de Vida e Aliança Remidos do Senhor, na pesquisa PIBIC do período anterior ao atual. A perspectiva teórica se baseia no conceito de técnicas corporais, de Mauss; no conceito de performance, de Schechner e outros autores da antropologia da performance, bem como nas contribuições de Le Breton e Bourdieu sobre as pedagogias da corporalidade exercidas por organizações religiosas. A metodologia tem caráter qualitativo, consistindo da realização de observações diretas do cotidiano da comunidade selecionada, das celebrações/rituais públicos por ela promovidos e na realização de entrevistas semi-estruturadas com participantes da referida instituição, estratificados por gênero, idade, posição ocupada na hierarquia e tempo de participação na referida comunidade. Palavras-chave: Técnicas corporais; Pedagogias e performances da corporalidade em Terreiros de Candomblé. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / WELLINGTON SOUSA LIMA JUNIOR - Integrante.

  • 2015 - 2016

    RELIGIÃO, PERFORMANCES E PEDAGOGIAS DA CORPORALIDADE: uma análise das visões sobre o corpo e as práticas corporais nas celebrações e cotidianos de Comunidades de Vida e Aliança existentes em Campina Grande - PB, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as pedagogias e performances da corporalidade em instituições religiosas católicas em geral, a partir do caso da Comunidade Católica de Vida e Aliança Remidos do Senhor, em Campina Grande - PB. A perspectiva teórica se baseia no conceito de técnicas corporais, de Mauss; no conceito de performance, de Schechner e outros autores da antropologia da performance, bem como nas contribuições de Le Breton e Bourdieu sobre as pedagogias da corporalidade exercidas por organizações religiosas. A metodologia tem caráter qualitativo, consistindo da realização de etnografia do cotidiano da comunidade selecionada, das celebrações/rituais públicos por ela promovidos e na realização de entrevistas semi-estruturadas com uma amostra não-aleatória de participantes da referida instituição, estratificadas por gênero, idade, posição ocupada na hierarquia e tempo de participação. Palavras-chave: Técnicas corporais; Pedagogias e performances da corporalidade e Comunidades Católicas de Vida e Aliança. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / Taíza Nunes dos Santos Lima - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Conversão à Assembléia de Deus, à Renovação Carismática Católica e as transformações da experiência cotidiana da identidade social do convertido, Descrição: Os processos de conversão religiosa chamam a atenção dos sociólogos e antropólogos pelo potencial que eles representam em termos de transformações nas visões de mundo e práticas sociais dos convertidos e na interface destas com as mudanças em termos das redes de relações das quais eles participam. As diversas propostas de religiosidade se propõem como alternativas para a produção de novas subjetividades, sempre no sentido da resolução de problemas e crises de diversas matizes ou do aperfeiçoamento em várias áreas da vida dos convertidos. Este projeto de pesquisa tem como objetivo levantar e analisar de modo comparativo dados sobre como a conversão de indivíduos a dois modelos do subcampo das religiões cristãs ? a Assembléia de Deus e a Igreja Católica, em sua vertente da Renovação Carismática ? se reflete nas experiências cotidianas dos indivíduos conversos. A matriz teórica fundamental se inspira na visão weberiana das consequências práticas da adesão dos indivíduos a modelos éticos religiosos, adotando também os conceitos de produção de subjetividades, de Foucault; os de conversão minimalista e maximalista, de Mafra; e a definição de trajetória de conversão, proposta por Guerra. A metodologia consistirá da coleta das narrativas de conversão de uma amostra não aleatória de 5 conversos de cada um dos modelos religiosos citados e da realização de entrevistas estruturadas com grupos de referências primários e secundários desses indivíduos, focalizando as eventuais transformações das experiências cotidianas das identidades/subjetividades sociais dos convertidos. Palavras-chaves: Conversão religiosa; produção de subjetividades; Catolicismo; Assembléia de Deus. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / Samara Oliveira de Sales - Integrante / Monalisa Ribeiro Gama - Integrante / Maylle Alves Benicio - Integrante / Anderson Severino de Oliveira Tavares - Integrante / Taíza dos Santos Nunes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    CONVERSÃO, REGULAMENTOS DE VIDA E TRANSFORMAÇÕES NAS TRAJETÓRIAS INDIVIDUAIS: um estudo de casos múltiplos de afiliação à Assembléia de Deus, às Comunidade de Vida e Aliança e às religiões Afro-Brasileiras, Descrição: Este projeto tem como objetivo focalizar comparativamente os efeitos da conversão religiosa sobre as trajetórias dos indivíduos, consideradas a partir da afiliação secundária a propostas de religiosidade que remetem a três campos específicos da esfera religiosa brasileira: o da Assembléia de Deus (campo dos evangélicos); o das Comunidades de Vida e Aliança (campo do catolicismo) e o da Umbanda e do Candomblé (campo das afro-brasileiras). Nossa perspectiva teórica se inspira na matriz da reflexão weberiana sobre os efeitos da afiliação/conversão a modelos de religiosidade e da consequente adoção de regulamentos religiosos de vida a eles correspondentes referidos às práticas cotidianas e identidades individuais, bem como no debate sobre os efeitos das dinâmicas do atual pluralismo observado no Mercado Religioso Brasileiro sobre os tipos de conversão propostos pelas diversas instituições religiosas. Nossa metodologia prevê a realização de entrevistas com 10 indivíduos conversos a cada um dos modelos de religiosidade acima indicados, bem como com uma amostra não intencional (constituída por tipicidade) de participantes de suas redes sociais significativas (familiares e amigos), além de etnografias de eventos/rituais de recepção dos conversos nas instituições religiosas selecionadas. Palavras-Chaves: Consumo religioso; Conversão; Assembléia de Deus; Comunidades de Vida e Aliança; Religiões Afrobrasileiras. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / Samara Oliveira de Sales - Integrante / Monalisa Ribeiro Gama - Integrante / Maylle Alves Benicio - Integrante.

  • 2011 - 2012

    LOCALIZAÇÃO SOCIAL DOS INDIVÍDUOS E SIGNIFICAÇÕES DE PRÁTICAS RITUALIZADAS DE CONSUMO DE RELIGIÃO, Descrição: Neste projeto pretendemos analisar processos relativos à mercantilização da religiosidade, focalizando as maneiras pelas quais os indivíduos experienciam e constroem significados concernentes ao seu consumo de religião. Como resultado final queremos elaborar um modelo de maneiras pelas quais a religião é consumida, considerando interesses e determinações dos lugares sociais dos indivíduos consumidores. Este projeto articula abordagens variadas ? por exemplo as de Finke & Stark, Berger, Bourdieu, Certeau e Douglas ? à questão mais geral da mercadorização e consumo de religião, mediatizadas pela Teoria Estrutural da Ritualização (TER), elaborada por Knottnerus. Pretendemos produzir uma análise dos pontos fortes e fracos das abordagens mencionadas, sugerindo eventuais desdobramentos delas. Além dessa tarefa em termos de teoria, temos como objetivo aplicar o modelo da TER na análise das experiências de consumo de uma amostra não aleatória de fiéis, constituída por tipicidade e estratificada por classe, gênero e idade, tendo como cenários a cidade de Campina Grande (PB/Brasil) e a de Cambridge (UK).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / David Lehmann - Integrante.

  • 2011 - 2012

    ANÁLISE TEÓRICA E MAPEAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO, Descrição: O presente projeto se concentra na análise das dinâmicas de desenvolvimento no Estado da Paraíba, seus atores e ações e tem as seguintes questões norteadoras: 1 . Quais os pressupostos teóricos, as matrizes ideológicas que orientam as propostas/projetos enunciados sob a denominação de desenvolvimento? 2 . Em que medida a micro-abordagem do desenvolvimento altera os indicadores sócio-econômico das regiões da Paraiba em que se implementam projetos, iniciativas, ações enunciadas como delineadas para promover o desenvolvimento? 3 . Como a estrutura e volume dos capitais (cf. Bourdieu, Ano) e os níveis de capital social (cf. Putnam, ANO) acumulados pelos setores da população focalizados nos projetos/ações/iniciativas auto-enunciadas como destinadas à promoção do Desenvolvimento influenciam sua eficiência e eficácia?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / Roberto Motta - Integrante / Marcionila Fernandes - Integrante.

  • 2009 - 2010

    MOVIMENTO GOSPEL, ESTRATÉGIAS DE PROSELITISMO E AS DINÂMICAS IDENTITÁRIAS DA JUVENTUDE EVANGÉLICA EM CAMPINA GRANDE, Descrição: O presente projeto aborda a utilização, por jovens religiosos, de estratégias de construção de visibilidade e de conquista de adeptos através da atuação na área da música religiosa. Cultos embalados por bandas de White Metal, de Pagode, de Forró, ou de Rock Pop e grupos de dança nos espaços eclesiásticos são cada vez mais comuns em templos evangélicos de todo o país, compondo o que tem sido denominado de Movimento Gospel. A partir do debate teórico sobre a relação entre música e identidade religiosa evangélica e tendo como referência o Paradigma do Mercado Religioso, pretendemos analisar, através de observações diretas de ensaios e apresentações de bandas filiadas ao Movimento Gospel, bem como através de entrevistas com participantes do referido movimento em Campina Grande, como eles vivem as oportunidades de fazer e refazer suas identidades religiosas, retraduzindo as mensagens e propostas de religiosidade e extra-religiosas com as quais entram em contato quer via transmissão familiar, quer pela adesão tardia. Palavras-chave: Movimento Gospel; Juventude; Identidade Religiosa; Paradigma do Mercado Religioso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / João Matias de Oliveira Neto - Integrante.

  • 2009 - 2010

    CONSUMO RELIGIOSO E DO SAGRADO: ?usos e táticas? de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD, Descrição: Este projeto de pesquisa focaliza o consumo de religião na contemporaneidade, a partir da análise de experiências de consumo religioso de participantes da IURD. Duas perspectivas teóricas foram utilizadas: (1) a contribuição de Bourdieu (1982/ 1999/ 2004) segundo a qual o campo religioso pode ser analisado como um espaço comparável ao mercado econômico, com seu comércio de símbolos; as igrejas e movimentos religiosos enquanto empresas produtoras de bens simbólicos; (2) a teoria do consumo, de Certeau (2002), com seus conceitos de usos, táticas e leituras múltiplas, realizadas pelos consumidores de religião, que representam manipulações simbólicas de elementos cúlticos disponibilizados pela IURD. Em termos de metodologia, utilizamos como estratégias de coleta de dados a realização de observação dos rituais nas reuniões da IURD e de entrevistas com fiéis, selecionados de forma casual em templos da referida igreja em Campina Grande, Paraíba. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o relacionamento dos fiéis/consumidores com o sagrado rompe as ?barreiras? do institucionalmente proposto; (2) os consumidores de religião atuam enquanto autores de uma leitura da IURD e de seus produtos religiosos, demonstrando um misto de passividade e de não passividade no ato de consumir os produtos disponibilizados pela instituição analisada. Palavras chave: consumo religioso; neopentecostalismo; táticas; mercado religioso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / KIELCE MARNE SILVA DE ARAÚJO - Integrante.

  • 2009 - 2010

    IDENTIDADES RELIGIOSAS DE JOVENS PARTICIPANTES DO MEIO UNDERDGROUND CRISTÃO EM CAMPINA GRANDE, Descrição: As transformações nas estratégias socioculturais de identidades ocorridas na modernidade contemporânea também afetaram o meio religioso, mais especificamente o evangélico. O crente, que era pelo estereótipo paletó e uma Bíblia embaixo do braço, não é mais visto somente assim, principalmente entre os jovens, que agora estão adotando estilos modernos, tais como as tatuagens, piercing e brincos, bem como diferentes maneiras de organizar suas celebrações religiosas. Neste projeto discutimos as dinâmicas de construção identitária de jovens evangélicos alternativos, a partir de uma etnografia do Ministério Kainos e da realização de entrevistas com membros de uma igreja presbiteriana tradicional da cidade de Campina Grande. Nossa perspectiva teórica tem como bases principais as contribuições de Stuart Hall, Anselm Strauss, Erving Goffman e Lemuel Guerra. Palavras-chave: Identidade religiosa, Underground cristão, Jovens evangélicos, Conflitos identitários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / Hamul Vieira Costa Lima - Integrante.

  • 2008 - 2010

    A ELITE ECLESIÁSTICA CATÓLICA: fatores determinantes do credenciamento de padres para a ocupação de posições na Diocese de Campina Grande, Descrição: Este projeto pretende analisar os parâmetros pelos quais a Igreja Católica localiza padres no sistema de posições dentro do seu campo eclesiástico. A perspectiva teórica se baseia nos pressupostos da teoria de campo e de capital, de Bourdieu. A metodologia combina estratégias qualitativas e quantitativas, partindo-se do mapeamento do campo da Diocese de Campina Grande, com o objetivo de produzir uma descrição de seu sistema de posições. Realizamos entrevistas com uma amostra não-aleatória de padres que ocupam posições classificadas em três níveis do campo focalizado, bem como com outros ocupantes de cargos importantes. Como conclusão central da pesquisa, destacamos que a localização dos padres no sistema de posições estudado é feita tendo como referência um complexo jogo em que atuam os padres com o objetivo de acumular capital econômico, cultural, social, simbólico e religioso. Palavras-chave: Igreja Católica, Elite Eclesiástica, Poder.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador / João Matias de Oliveira Neto - Integrante / Luiz Henrique Gamboa Marques - Integrante.

  • 2007 - 2009

    ECOLOGIA POLÍTICA DAS CISTERNAS DE PLACA: uma abordagem sociológica das medidas governamentais recentes relativas aos problemas de abastecimento de água no semi-árido paraibano, Descrição: A questão da água é um problema que vem há séculos afligindo o semi-árido paraibano, e nele principalmente as suas populações mais carentes. Nas duas últimas décadas, observamos algumas transformações radicais nos discursos e práticas governamentais com relação às ações propostas para minimizar as dificuldades advindas das constantes estiagens que ocorrem na região. O nosso objetivo nesta pesquisa é analisar as principais dinâmicas sociais que resultaram no atual cenário das políticas públicas relacionadas ao enfrentamento dos problemas de abastecimento de água na área citada, a partir do estudo do caso da estratégia de construção de cisternas de placas em comunidades rurais do semi-árido paraibano localizadas nos municípios de Boa Vista e Montadas-PB. Na primeira parte do trabalho, analisamos a conjunção das instituições e dos atores sociais envolvidos na elaboração e implementação das novas políticas governamentais definidas em referência às chamadas ?formas alternativas e tecnologias sociais de convivência com o semi-árido? da região nordeste. Para isso, adotamos uma perspectiva teórica inspirada na sociologia reflexiva, de Pierre Bourdieu, a fim de identificar os mecanismos subjacentes aos discursos e práticas referidos aos processos de construção das cisternas de placas na área mencionada; e nas noções e abordagens da corrente da Ecologia Política, que se caracterizam pela mobilização de estratégias de multi/trans/inter-disciplinaridade, com o intuito de entender o cenário atual da gestão pública dos recursos hídricos no Brasil, no qual encontram-se, com freqüência, discursos e práticas marcados por conceitos tais como os de ?sustentabilidade?, ?manejo racional? e de valorização de ações de escala micro-espacial em substituição às ações de escala macro-espacial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Lemuel Dourado Guerra Sobrinho - Coordenador., Número de orientações: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Campina Grande. , Av. Aprígio Veloso, SN, Bodocongó, 58109-000 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 3101000, Ramal: 1051, Fax: (83) 3101051

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador do MDR, Carga horária: 8

2002 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1992 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2002

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, SEMINÁRIOS AVANÇADOS II, Teoria Social II

  • 03/2002

    Extensão universitária , Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.,Atividade de extensão realizada, Regência do Coro em Canto.

  • 08/2012 - 09/2013

    Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA, METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, Métodos e Técnicas de Pesquisa, SOCIOLOGIA DO CONSUMO, TEORIA SOCIOLÓGICA II, Prática de Ensino em Sociologia

2011 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

2011 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador do MDR, Carga horária: 10

1992 - 2002

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: RETIDE, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia do Consumo, Introdução à Sociologia, Prática de Ensino em Ciências Sociais

  • 02/2000

    Extensão universitária , Centro de Humanidades - Campus II, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Atividade de extensão realizada, Coro Em Canto.

1991 - 1992

Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40