Gilmara Marques Rodrigues
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (2019), especialista em Enfermagem em Oncologia pela Faculdade Futura (2020), Enfermagem em Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdades Integradas de Patos - FIP (2016) e em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA (2006). Ministrou aula na pós-graduação da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC PR Pólo PB) e na UNESC Faculdades, no curso de Enfermagem. Atua na assistência como enfermeira do setor de Radioterapia da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e ministra aula na FIP (Faculdades Integradas de Patos).
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia da Saúde
2017 - 2019
Universidade Estadual da Paraíba
Título: Avaliação da Qualidade de Vida de Pessoas com Neoplasia de Mama em Condições de Paliação
, Ano de Obtenção: 2019.Railda Sabino Fernandes Alves.Palavras-chave: Qualidade de vida; Neoplasia de mama; Cuidados Paliativos.
Especialização em Pós-Graduação Lacto Sensu em Enfermagem em Oncologia
2019 - 2020
Faculdade Futura
Título: Importância da Assistência de Enfermagem aos Pacientes Oncológicos que estão em Tratamento Paliativo.
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Especialização em Enfermagem em Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
2015 - 2016
Faculdades Integradas de Patos
Título: Assistência de Enfermagem às Puérperas com Síndrome de Hellp: uma revisão da literatura
Orientador: Ricardo Castro
Especialização em Serviços de Saúde Pública
2005 - 2006
Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas
Título: A Opinião dos Profissionais de Enfermagem Sobre a Legalização do Aborto
Orientador: Paulo Roberto de Santana
Graduação em ENFERMAGEM
1999 - 2004
Universidade Estadual da Paraíba
Título: Depressão e Suicídio na Adolescência
Orientador: Maria de Lourdes Franco da Silva
Formação complementar
2007 - 2008
Socorrista. (Carga horária: 240h). , Resgate das Dunas, RDD, Brasil.
2006 - 2007
ATUALIZACAO EM ENFERMAGEM SAUDE DO ADULTO. (Carga horária: 180h). , ASSOCIACAO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, ABEN, Brasil.
2006 - 2006
I CURSO SOBRE CONTROLE DE INFECCAO HOSPITALAR. (Carga horária: 12h). , UNIMED CAMPINA GRANDE - PB, UNIMED, Brasil.
2005 - 2005
I SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL ALCIDES CARNEIR. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2004 - 2004
DESBRIDAMENTO DE FERIDAS. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2004 - 2004
CURSO ATENCAO INTEGRAL AS DOENCAS PREVALENTES NA. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2004 - 2004
II CURSO BASICO DE APH PARA ENFERMAGEM. (Carga horária: 40h). , CONSULTORIA E ASSESSORIA EM SAUDE DO TRABALHADOR, CAST, Brasil.
2000 - 2000
61 SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
ARAUJO, G. M. R. . CONAIO - Congresso Nacional Interdisciplinar de Oncologia. 2019. (Congresso).
ARAUJO, G. M. R. . Fórum Paraibano. 2003. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso Nacional Interdisciplinar de Oncologia. 2019. (Congresso).
Cuidados de Enfermagem à pessoa com ferida tumoral maligna cutânea. 2017. (Outra).
I Congresso de Oncologia Interdisciplinar da Paraíba. 2017. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. 2016. (Congresso).
4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. 2015. (Congresso).
III Congresso Brasileiro sobre saúde mental e dependência química. 2015. (Congresso).
Participação em bancas
ARAUJO, G. M. R.. Síndrome de Burnout em profissionais da enfermagem: uma revisão sistemática da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Visão da sociedade sobre a atuação do profissional de Enfermagem: revisão integrativa da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Depressão pós-parto: a importância do diagnóstico precoce. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Avaliação de Incidência de Trauma de Idoso: uma Revisão Sistemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Assistência de Enfermagem ao Paciente Idoso no Ambiente Hospitalar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Idoso Domiciliado: uma abordagem no contexto da Estratégia da Saúde da Família. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. A Importância da Enfermagem no controle da Infecção Hospitalar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Atuação do Enfermeiro no atendimento pré- hospitalar móvel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Domingos e Janille Dinelle Martins Amaro.O Suicídio entre os profissionais da saúde: fato ou fatalidade! Uma revisão sistemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Estresse Ocupacional entre profissionais de Enfermagem no Centro Cirúrgico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Benefícios do parto natural humanizado à parturiente e ao recém nascido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Demanda espontânea dos serviços de Urgência e Emergência hospitalares admitidas como Programa Saúde da Família (PSF)-Revisão Sistemática de Literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Auditoria em Enfermagem no monitoramento e avaliação da qualidade assistencial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Intervenções de Enfermagem a mulher com depressão puerperal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Atuação da Enfermagem na detecção precoce no câncer de próstata: avanços e desafios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Atribuições do Enfermeiro na assistência ao paciente com traumatismo cranioencefálico no atendimento pré-hospitalar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Desafios do pós-operatório de prostatectomia: uma revisão bibliográfica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. O Cuidado da Enfermagem no incentivo ao aleitamento materno exclusivo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.. Assistência de Enfermagem voltada na prevenção de queda em idosos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.; BATISTA, R. C.;ARAUJO, G. M. R.. Teste do Pezinho: o conhecimento das mães sobre a importância do exame. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.; SILVA, M. M. F.;ARAUJO, G. M. R.. Depressão na terceira idade: o papel do enfermeiro na mediação do cuidado, uma revisão da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, J. C. E.; PASCHOAL, R. O.;ARAUJO, G. M. R.. Tabagismo: dificuldades encontradas pelos usuários para largar a dependência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, F. N. F.; SOUSA, I. P. C.;ARAUJO, G. M. R.. Assistência de Enfermagem a pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, M. M. F.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. Assistência de Enfermagem no incentivo ao aleitamento materno: um estudo bibliográfico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, M. M. F.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. A dificuldade da comunicação do enfermeiro no atendimento ao deficiente auditivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, M. M. F.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. HIPERDIA: grandes demandas e desafios para o enfermeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, R. N. M.; SOUSA, I. P. C.;ARAUJO, G. M. R.. A percepção do enfermeiro diante das manifestações clínicas em gestantes com Síndrome de HELLP: uma revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, I. F.; PASCHOAL, R. O.;ARAUJO, G. M. R.. Assistência de Enfermagem na hemorragia pós parto por atonia uterina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, F. N. F.; SOUSA, I. P. C.;ARAUJO, G. M. R.. Perfil dos pacientes com doença renal crônica e intervenção de enfermagem: uma análise bibliográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, F. N. F.; MARTINS, P. L.;ARAUJO, G. M. R.. Idoso com doença pulmonar obstrutiva crônica, atribuições de enfermagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.; BATISTA, R. C.;ARAUJO, G. M. R.. Aleitamento Materno: benefícios do aleitamento materno em crianças menores de dois anos de idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.; BATISTA, R. C.;ARAUJO, G. M. R.. Perspectiva de tratamento para a Síndrome de Guillain-barré: Revisão da Literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.; BATISTA, R. C.;ARAUJO, G. M. R.. Cuidados Paliativos de enfermagem a pacientes oncológicos no âmbito da Estratégia Saúde da Família. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
PASCHOAL, R. O.; MARTINS, P. L.;ARAUJO, G. M. R.. Exame citopatológico: fatores que contribuem para não adesão em mulheres na senescência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
PASCHOAL, R. O.; SOUSA, I. P. C.;ARAUJO, G. M. R.. Papel da Enfermagem diante dos cuidados paliativos na oncologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BATISTA, R. C.; SILVA, R. N. M.;ARAUJO, G. M. R.. Diagnóstico literário do paciente com carcinoma gástrico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BATISTA, R. C.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. Síndrome de ovários policísticos na idade reprodutiva (revisão da literatura). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BATISTA, R. C.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. Violência Obstétrica: uma revisão sistêmica da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BATISTA, R. C.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. Infecções prevalentes na gestação: tratamento e diagnóstico (revisão da literatura). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BATISTA, R. C.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. Diagnóstico literário da gravidez na adolescência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BATISTA, R. C.; ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.. Síndrome de Burnout em enfermeiros na Unidade de Tratamento Intensiva: revisão da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
CAMARGO, L. M. A. S.; RODRIGUES JUNIOR, J. E.;ARAUJO, G. M. R.. Contribuição do Enfermeiro do Trabalho quanto à prevençaõ dos riscos ocupacionais na área da saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, R. N. M.; BATISTA, R. C.;ARAUJO, G. M. R.. Cenário sobre o parto humanizado: revisão sistemática da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
NASCIMENTO, R. S. T. R.; MOREIRA, C. H.;ARAUJO, G. M. R.. ANÁLISE DOS DÉFICITS FUNCIONAIS DECORRENTES DA MASTECTOMIA RADICAL MODIFICADA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual da Paraíba.
NASCIMENTO, R. S. T. R.; Fabíola de Araújo Leite Medeiros;ARAUJO, G. M. R.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E FADIGA ONCOLÓGICA DE INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
NASCIMENTO, R. S. T. R.; MOREIRA, C. H.;ARAUJO, G. M. R.. CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS, EPIDEMIOLÓGICAS, CLÍNICAS E FUNCIONAIS DO CÂNCER DE MAMA. 2017.
NASCIMENTO, R. S. T. R.; SANTOS, R. M.;ARAUJO, G. M. R.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS COM CÂNCER DE PRÓSTATA ATENDIDOS NO HOSPITAL DA FAP.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
REINALDO, M. V. A. A.; MARTINS, P. L.;ARAUJO, G. M. R.. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A MULHERES COM CANDIDÍASE VAGINAL EM IDADE REPRODUTIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ALMEIDA, L. A. L.;ARAUJO, G. M. R.; CAVALCANTE, I. P.. PRINCIPAIS EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS E OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ALMEIDA, L. A. L.; CAVALCANTE, I. P.;ARAUJO, G. M. R.. PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO UTERINO SOB A ÓTICA DO PAPEL DO ENFERMEIRO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
DANTAS, M. A. A.;ARAUJO, G. M. R.; FERNANDES, M. J. P.. ESQUIZOFRENIA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.; NASCIMENTO, R. S. T. R.. PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO CINÉTICO-FUNCIONAL E RESPIRATÓRIA PARA TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARAUJO, G. M. R.; NASCIMENTO, R. S. T. R.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO CÂNCER DE MAMA EM REGISTRO NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE DO HOSPITAL DA FAP-PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARAUJO, G. M. R.; NASCIMENTO, R. S. T. R.. OCORRÊNCIA DE CASOS DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NO REGISTRO HOSPITALAR DE CÂNCER NO HOSPITAL DA FAP EM 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARAUJO, G. M. R.; NASCIMENTO, R. S. T. R.. QUANTITATIVO DE CASOS DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO NO SISTEMA DE REGISTRO HOSPITALAR DO CENTRO DE CANCEROLOGIA ULISSES PINTO-PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual da Paraíba.
FRANCA, E. G.; SANTOS, D. G.;ARAUJO, G. M. R.. DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NAS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES EM SAÚDE DURANTE A SESSÃO DE HEMODIÁLISE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
PEIXOTO, J. B. S.; ARAUJO, F. N. F.;ARAUJO, G. M. R.. O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.;ARAUJO, G. M. R.; DANTAS, M. A. A.. A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM DIANTE DO PRÉ-NATAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
DANTAS, M. A. A.; SILVA, M. L.;ARAUJO, G. M. R.. SEXO NA ADOLESCÊNCIA: ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM NOS TABUS DA SEXUALIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
FRANCA, E. G.;ARAUJO, G. M. R.; SANTOS, D. G.. DESAFIO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA PRESTAÇÃO DO CUIDADO NA EMERGÊNCIA MEDIANTE A SUPERLOTAÇÃO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
BELEM, L. F.; FECHINE, I. M.;ARAUJO, G. M. R.. AUTOMEDICAÇÃO DA DOR PEDIÁTRICA POR RESPONSÁVEIS: UM OLHAR DO ENFERMEIRO.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
BELEM, L. F.; FECHINE, I. M.;ARAUJO, G. M. R.. "ENFERMAGEM, MASTECTOMIA E SEXUALIDADE: UMA REVISÃO A RESPEITO DE MULHERES PÓS-CÂNCER DE MAMA.". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
NOBREGA, M. F. F.; BELEM, L. F.;ARAUJO, G. M. R.. AVALIAÇÃO DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS COM ANTIMICROBIANOS PRESCRITOS EM UMA UTI ADULTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba.
PEIXOTO, J. B. S.; FERNANDES, M. J. P.;ARAUJO, G. M. R.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO HIPERTENSO E NÃO ADESÃO DE HIPERTENSOS AO TRATAMENTO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, M. Z.; FERNANDES, M. J. P.;ARAUJO, G. M. R.. OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM SÍNDROME DE MÓRQUIO TIPO IV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, M. L.;ARAUJO, G. M. R.; ALVES, M. J.. O CÂNCER DE MAMA E A CONTRIBUIÇÃO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO DESSA PATOLOGIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SILVA, J. C. E.; OLIVEIRA, E. S. R.;ARAUJO, G. M. R.. INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT NA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SOUTO, A. C. A.; SILVA, J. C. E.;ARAUJO, G. M. R.. INCIDÊNCIA DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE: UM ESTUDO DE CASO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
SOUTO, A. C. A.; SILVA, J. C. E.;ARAUJO, G. M. R.. INCIDÊNCIA DE HISTERECTOMIA EM MULHERES COM IDADE ACIMA DE 40 ANOS EM UM HOSPITAL DE CAMPINA GRANDE-PB DURANTE O ANO DE 2011.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, V. S.; OLIVEIRA, S. A.;ARAUJO, G. M. R.. ASPECTOS FUNCIONAIS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO EM IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, V. S.; OLIVEIRA, S. A.;ARAUJO, G. M. R.. IMPACTOS E PERCEPÇÕES DA GRAVIDEZ EM ADOLESCENTES GESTANTES EM UMA UBSF NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, V. S.; OLIVEIRA, S. A.;ARAUJO, G. M. R.. AVALIAÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA - PB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
Juraci Dias Albuquerque; ALBUQUERQUE, M. S.;ARAUJO, G. M. R.. PROCESSO DE TRABALHO DO CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO E SUA IMPORTÂNCIA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
GADELHA, F. H. A.; LOPES, R. C. L. C.;ARAUJO, G. M. R.. MORTALIDADE INFANTIL: UMA ANÁLISE DO SEU COMPORTAMENTO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM CAMPINA GRANDE-PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
RODRIGUES JUNIOR, J. E.;ARAUJO, G. M. R.; OLIVEIRA, E. S. R.. A REALIDADE DOS IDOSOS RESIDENTES NO ABRIGO MENINO JESUS EM SOLÂNEA-PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.; ARAUJO, D. V.; PORTELA, R. A.. PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS NO BRASIL E NA PARAÍBA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARAUJO, G. M. R.; ARAUJO, D. V.; PORTELA, R. A.. A CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) NO BRASIL: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARAUJO, G. M. R.; DAMIAO, E. O.; SILVA, V. C.. ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA:ANÁLISE DO USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE EXÚ-PE.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
Fabíola de Araújo Leite Medeiros;ARAUJO, G. M. R.; SOUTO, R. Q.. ESTUDO DAS CAUSAS DE INTERNAÇÃO PARA IDOSOS EM ALA CLÍNICA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
Fabíola de Araújo Leite Medeiros;ARAUJO, G. M. R.; SOUTO, R. Q.. AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA (IMC) ENTRE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALBUQUERQUE, M. S.; CIDNEY, M.;ARAUJO, G. M. R.. PERCEPÇÃO DE VIDA DOS PORTADORES DE COLOSTOMIA ATENDIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DE CAMPINA GRANDE - ASOASP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE DE CIENCIAS MEDICAS.
SOUSA, M. A. B.;ARAUJO, G. M. R.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CLIENTES COM ISQUEMIA CRÍTICA DOS MEMBROS INFERIORES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL PRIVADO DE CAMPINA GRANDE-PB. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
ARAUJO, G. M. R.; BARBOSA, R. B.; AZEVEDO, V. A.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PB. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande.
Orientou
Atuação da Enfermagem no Desenvolvimento das Ações das Oficinas Terapêuticas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Benefícios aos Usuários; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Fatores Relacionados ao Adoecimento Mental e Ideação Suicida em Profissionais de Enfermagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
As Orientações da Equipe de Enfermagem para Amamentação durante o Pré-Natal; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem ao Paciente Portador de Câncer de Próstata; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Atuação do Enfermeiro em Internação Domiciliar: Relato de Experiência e Revisão Integrativa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem aos Pacientes Oncológicos em uso do Cateter Totalmente Implantado: uma Revisão Integrativa da Literatura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Benefícios Vivenciados pelo Enfermeiro na Aplicação do Protocolo de Cirurgia Segura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Cuidados Paliativos: Assistência de Enfermagem ao Paciente Portador de Câncer em Estado Final; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem em Complicações aos Estomas Intestinais em Oncologia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência Humanizada ao Paciente Oncológico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem aos Pacientes Oncológicos em Tratamento Paliativo: uma Revisão Integrativa da Literatura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem ao Paciente no Intraoperatório; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
de Sousa e Tássia Emanuelli da Silva Tobias; Assistência de Enfermagem ao Paciente Oncológico em Fase Terminal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Pós-cirúrgico Imediato: a Atuação da Enfermagem no Processo de Recuperação do Paciente, uma Revisão Integrativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência do Enfermeiro na Prevenção do Câncer de Colo de Útero; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A Importância do Checklist para Cirurgia Segura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Atuação da Enfermagem: os Cuidados às Mulheres com Lesões no Colo Uterino; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Efeito da Musicoterapia em Pacientes Oncológicos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
O Papel do Enfermeiro no Cuidado Humanizado aos Pacientes Oncológicos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Síndrome de Burnout associada à saúde psíquica do enfermeiro intensivista; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem no parto cesáreo: riscos e graus de recomendações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Intervenção do profissional de Enfermagem no pré-operatório de cirurgia cardíaca; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem na prevenção de úlceras por pressão em pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Cuidados de Enfermagem aos usuários com Doença de Parkinson: uma revisão integrativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Atuação do enfermeiro no check list de cirurgia segura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Câncer de Mama: conhecendo os medos e anseios das mulheres que enfrentam o tratamento; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A importância dos cuidados de enfermagem ao paciente oncológico terminal; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem sobre neoplasia prostática; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Importância da Assistência de Enfermagem Humanizada aos Pacientes Oncológicos que estão em Cuidados Paliativos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Gravidez na adolescência: Um fator de risco para a jovem mãe; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Qualidade de vida de mulheres mastectomizadas: uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A enfermagem pré-natal de gestante portadora de sífilis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Depressão pós-parto: fatores influentes no quadro psicológico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Utilização de hipotermia terapêutica no tratamento de nascidos vivos em Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão de literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - União de Ensino Superior; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A importância da realização dos procedimentos de Enfermagem e sua prescrição nos pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - União de Ensino Superior; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Atuação do Enfermeiro nas principais complicações decorrentes do tratamento hemodialítico; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Atuação do Enfermeiro na promoção e prevenção do câncer de próstata; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Dificuldade do Enfermeiro em manusear equipamento de ventilação mecânica e seus parâmetros; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Riscos Ocupacionais entre Profissionais de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva: Uma Pesquisa Bibliográfica; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Saúde do Homem: Prevenção e Detecção do Câncer de Próstata e a Resistência Masculina ao Exame; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
O Alimento Também Adoece: Perfil Alimentar em Idade Escolar com Sobrepeso ou Obesas em Escolas no Brasil; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): Benefícios Trazidos Após sua Implantação; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Considerações Sobre a Hanseníase e Suas Características Principais: Uma Contribuição Bibliográfica; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Análise da Satisfação dos Profissionais de Enfermagem em uma Unidade Hospitalar de Solânea-PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Perfil Epidemiológico das Gestantes Diabéticas Assistidas no Ambulatório de Alto Risco de um Hospital Municipal de Campina Grande-PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A Atuação da Enfermagem na Humanização do Parto Normal: Uma Análise Literária e Sua Aplicação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Estudo da Importância do Atendimento Pré-Hospitalar Realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Apreciação Histórico-bibliográfica sobre a Doença Hipertensiva Específica das Gestantes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A Incidência de Gardenerella Vaginalis na Unidade Básica de Saúde da Família da Zona Urbana do Município de Queimadas-PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Incidência de Gravidez na Adolescência no Programa de Saúde do Cruz Alta de Santa Cruz do Capibaribe-PE; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A Incidência de Gardenerella Vaginalis em Mulheres Cadastradas numa Unidade Básica de Saúde; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Assistência de Enfermagem aos Pacientes Hipertensos e Avaliação da Satisfação dos Usuários no Atendimento do Programa de Hipertensão do Programa de Saúde da Família de Natuba-PB; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Fraturas em membros inferiores causadas por acidentes motociclísticos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Doenças Prevalentes nos Funcionários de uma Fábrica de Confecção da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A Dor no Câncer: Opiniões de Pacientes que Vivenciam essa Sensação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Perfil dos Hipertensos Atendidos em uma Unidade Básica de Saúde da Família; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
O Conhecimento das Mulheres Acerca do Exame Preventivo para o Câncer de Colo do Útero Atendidas Pela Unidade Básica da Estratégia de Saúde da Família no Município de Bom Jardim; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Conhecimento das Mulheres Acerca da Realização do Exame Citopatológico do Colo do Útero; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Prevalência de Hipertensão Gestacional em Adolescentes no Município de Campina Grande-PB; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A Resistência do Homem à procura pelos Serviços de Saúde; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Análise da incidência de diarréia em crianças de 0 a 05 anos assistidas no Programa de Saúde da Família no Município de Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
A Incidência de candidíase na Unidade Básica Saúde da Família I no Município de Casserengue-PB no ano de 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Índice de Tuberculose na população da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE no período de janeiro à julho de 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Envelhecimento Saudável com Qualidade de Vida; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - União de Ensino Superior de Campina Grande; Orientador: Gilmara Marques Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, G. S. ; ALMEIDA, L. A. L. ; ARAUJO, G. M. R. ; WELLER, M. . REPRODUCTIVE RISK FACTORS DIFFER AMONG BREAST CANCER PATIENTS AND CONTROLS IN A PUBLIC HOSPITAL OF PARAIBA, NORTHEAST BRAZIL. Asian Pacific Journal of Cancer Prevention , v. 16, p. 2959-2965, 2015.
-
SILVA, T. C. ; SILVA, W. S. A. ; OLIVEIRA, S. A. ; ARAUJO, G. M. R. . Análise das Admissões de Pacientes Vítimas de Trauma em uma UTI em Dezembro de 2008. In: 1º Congresso Nordestino de Ciências da Vida -, 2009, Cajazeiras-PB. I CONECIVI Congresso Nordestino de Ciências da Vida, 2009. v. I. p. 59-60.
-
SILVA, W. S. A. ; SILVA, T. C. ; ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. . Análise das Admissões de Pacientes em uma UTI de Campina Grande em Dezembro de 2008.. In: Congresso Nordestino de Ciências da Vida - "Vida: uma questão de saúde", 2009, Cajazeiras-PB. I CONECIVI Congresso Nordestino de Ciências da Vida, 2009. v. I. p. 51-52.
-
Maria Elisângela Tavares Bezerra ; Jacinta Tavares Vieira ; Sóstenes Hermano Virgolino Missias ; ARAUJO, G. M. R. ; Hanne Karoline Dantas Ferreira . Prevalência de tabagismo em idosos hipertensos atendidos pelo programa de Saúde da Família em Esperança-PB. In: I congresso de Saúde - outubro médico 2008, 2008, Campina Grande. Anais do I Congresso de Saúde- outubro médico 2008. Campina Grande, 2008. p. 30-30.
-
Maria Elisângela Tavares Bezerra ; Jacinta Tavares Vieira ; ARAUJO, G. M. R. ; Antônia Dávila Silva ; José Valter Gonçalves . Maus tratos em idosos uma velha/nova problemática. In: VI Congresso Brasileiro de Alzheimer, 2008, Recife. Maus Tratos em Idosos uma velha/nova problemática, 2008.
-
JUSTINO, M. A. R. ; ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. ; Jacinta Tavares Vieira ; LEITE, E. S. ; VIEIRA, J. T. ; SOUZA, J. T. ; Maria Elisângela Tavares Bezerra ; COSTA, P. C. ; BARBOSA, S. B. M. ; SILVA, J. S. V. E. ; CARNEIRO, K. D. ; ANDRADE, R. S. ; BATISTA, J. P. . Importância das precauções universais para a equipe de enfermagem da UTI de um hospital público de Campina Grande-PB. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). Rio de Janeiro: Contexto, 2008. v. 12. p. 201.
-
JUSTINO, M. A. R. ; ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. ; Jacinta Tavares Vieira ; LEITE, E. S. ; VIEIRA, J. T. ; SOUZA, J. T. ; Maria Elisângela Tavares Bezerra ; COSTA, P. C. ; BARBOSA, S. B. M. ; SILVA, J. S. V. E. ; CARNEIRO, K. D. ; ANDRADE, R. S. ; BATISTA, J. P. . Repensando a assistência de enfermagem no pré-operatório sob a ótica de pacientes. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). Rio de Janeiro: Contexto, 2008. v. 12. p. 136-136.
-
JUSTINO, M. A. R. ; ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. ; SOUZA, A. M. A. . Análise da opinião das enfermeiras de um Hospital em Campina Grande, Paraíba, acerca da importância da segregação dos Resíduos Sólidos em ambiente Hospitalar. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). Rio de Janeiro: Contexto, 2008. v. 12. p. 177-177.
-
JUSTINO, M. A. R. ; ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. ; SOUZA, A. M. A. . Fatores de risco para o desenvolvimento de Úlceras por Pressão. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). Rio de Janeiro: Contexto, 2008. v. 12. p. 112-112.
-
JUSTINO, M. A. R. ; ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. ; SOUZA, A. M. A. . A anotação como estratégia, lembrete e estimulação para lavagem das mãos dentro de uma UTI de um hospital em Campina Grande-PB. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). Rio de Janeiro: Contexto, 2008. v. 12. p. 216-216.
-
ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. . Homens: Maiores vítimas de traumatismos cranianos em Campina Grande-PB, no mês de janeiro de 2008. In: III Semana de Extensão da UEPB:, 2008, Campina Grande-PB. Homens: Maiores Vítimas de Traumatismos Cranianos em Campina Grande-PB, no mês de Janeiro de 2008.. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2008. v. 21. p. 251-251.
-
GONZAGA, N. C. ; CARDOSO, A. S. ; MEDEIROS, C. C. M. ; ARAUJO, G. M. R. . A Humanização da Assistência de Enfermagem durante o Banho no Leito. In: III Encontro das Clínicas, LAC e Laboratórios da UEPB, 2008, Campina Grande. A Humanização da Assistência de Enfermagem Durante o Banho no Leito. Campina Grande: CDD, 2008. v. 21.
-
SILVA, T. C. ; ARAUJO, G. M. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. . A importância do atendimento pré-hospitalar para vítimas de trauma. In: III Semana de Extensão da UEPB:"Extensão, Educação e Desenvolvimento Regional"., 2008, Campina Grande. A importãncia do atendimento pré-hospitalar para vítimas de trauma.. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2008. v. 21. p. 249-249.
-
DANTAS, M. A. A. ; ALVES, M. J. ; ARAUJO, G. M. R. ; ARAUJO, M. Z. . Enfrentamento da morte: Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, G. M. R. . O Enfermeiro Frente ao Atendimento Radioterápico de Pacientes com Câncer de Mama. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, G. M. R. . Assistência da Enfermagem voltada para o Tratamento de Câncer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
EDUARDO, M. D. ; ARAUJO, G. M. R. ; DANTAS, M. A. A. ; ALVES, M. J. ; ARAUJO, M. Z. . Atuação da Enfermagem nas principais complicações decorrentes do tratamento hemodialítico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, G. M. R. . Atuação do Enfermeiro no Serviço de Radioterapia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. C. E. ; MIRANDA, H. L. ; ARAUJO, M. Z. ; PEIXOTO, J. B. S. ; ARAUJO, G. M. R. ; ALMEIDA, L. A. L. . Incidência de alcoolismo no CAPS AD no município de Campina Grande no período de 2007 a 2008.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. C. E. ; ARAUJO, M. Z. ; ALMEIDA, L. A. L. ; ARAUJO, G. M. R. ; CAVALCANTE, I. P. . A importância do trabalho articulado na rede de atenção à saúde: Um relato de experiência.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. C. E. ; OLIVEIRA, V. F. ; ARAUJO, M. Z. ; ARAUJO, G. M. R. ; PEIXOTO, J. B. S. ; ALMEIDA, L. A. L. . Contribuição da Família no tratamento do portador de esquizofrenia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEIXOTO, J. B. S. ; SILVA, J. C. E. ; ARAUJO, M. Z. ; ALMEIDA, L. A. L. ; ARAUJO, G. M. R. ; CAVALCANTE, I. P. . Dinamismo Territorial: Fragilidade no acompanhante a paciente psiquiátrico.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEIXOTO, J. B. S. ; COSTA, A. M. ; ARAUJO, G. M. R. ; SANTOS, V. B. ; REINALDO, M. V. A. A. . Assistência de Enfermagem ao portador da doença de Alzheimer.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, G. M. R. ; PEIXOTO, J. B. S. ; ARAUJO, M. Z. . Universidades Abertas a Terceira Idade: Bem-estar Psicológico e Social.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, G. M. R. ; SILVA, J. C. E. ; PEIXOTO, J. B. S. ; ARAUJO, M. Z. . Fim do Sedentarismo na Terceira Idade: Algumas Considerações.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. S. V. E. ; Jacinta Tavares Vieira ; VIEIRA, J. T. ; ARAUJO, G. M. R. . V Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, P. C. ; BARBOSA, S. B. M. ; Jacinta Tavares Vieira ; ARAUJO, G. M. R. . Uso de EPI's pela Equipe de Enfermagem da UTI: Prevenindo acidentes de trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, P. C. ; BARBOSA, S. B. M. ; VIEIRA, J. T. ; ARAUJO, G. M. R. ; SOUZA, J. T. . Cuidados de Enfermagem com a pele de um paciente idoso hospitalizado em uma UTI de um Hospital Privado da cidade de Campina Grande-PB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, W. S. A. ; OLIVEIRA, S. A. ; XIMENES, E. V. O. M. ; ARAUJO, G. M. R. . Análise das Vítimas de Traumatismos Cranianos Internadas em uma UTI de um Hospital em Campina Grande-Paraíba, no mês de janeiro de 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, M. M. D. ; VIEIRA, J. T. ; ARAUJO, G. M. R. ; PEREIRA, L. G. ; VIEIRA, J. T. . Precauções Universais em uma UTI: Visão da Equipe de Enfermagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LACERDA, G. S. ; ARAUJO, G. M. R. . Um Lar Temporário: Visão Humanizada Acerca de Neonatos Internos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAUJO, G. M. R. . Enfermagem em Oncologia. 2019. .
-
ARAUJO, G. M. R. . Breve Histórico do Tratamento Cirúrgico, Estrutura Física de um Centro Cirúrgico de acordo com a Resolução RDC 050/02 e Central de Material e Esterilização. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ARAUJO, G. M. R. . Capacitação em Biossegurança e Manejo de Resíduos de Serviços de Saúde. 2017. .
-
ARAUJO, G. M. R. . Breve Histórico do Tratamento Cirúrgico e Estrutura Física de um Centro Cirúrgico de acordo com a Resolução RDC 050/02. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ARAUJO, G. M. R. . Atuação da Enfermagem na Assistência ao Paciente no Período Transoperatório e Medidas de Biosegurança no Ambiente Cirúrgico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
União de Ensino SuperiorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora sala de aula Centro Cirúrgico, Carga horária: 4
2010 - 2011
União de Ensino SuperiorVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Estágio em Centro Cirúrgico e Clínica, Carga horária: 16
2013 - Atual
Fundação Assistencial da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36
2009 - 2012
Fundação Assistencial da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Ala Cirúrgica, Carga horária: 36
2008 - 2009
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta - Clínica, Carga horária: 40
2007 - 2007
Faculdade de Ciências MédicasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA ESTAGIO EM CENTRO CIRURGICO, Carga horária: 20
2004 - 2009
Hospital Antonio TarginoVínculo: EMPREGATICIO, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA CENTRO CIRURGICO, Carga horária: 36
2004 - 2009
Hospital Geral CLIPSIVínculo: EMPREGATICIO, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA DE ENFERMAGEM, Carga horária: 36
2004 - 2005
Escola Nossa Senhora do CarmoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Estágio de Enfermagem Cirúrgica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilmara Marques Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?