Alexandre de Lima Santos
Médico do Trabalho - Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria - Serviço Social da Indústria - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (UNISSIN/SESI/SFIEC). Médico da Estratégia de Saúde da Família do Município de Fortaleza (SMS/PMF). Professor do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenador/Professor da Pós-Graduação/Especialização em Medicina do Trabalho da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (ACREDITADA/ANAMT). Professor/Coordenador da Pós-Graduação/Especialização em Perícias Médicas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Medicina Ocupacional e Ambiental da Universidade de Fortaleza (NUPESQ/CCS/UNIFOR). Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Avaliação de Cursos de Pós-Graduação Acreditados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (GTT/ANAMT). Presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental - Saúde do Trabalhador - Vigilância em Saúde - Atenção Primária em Saúde da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Professor Orientador da LAMTEP/UNIFOR (Liga Acadêmica de Medicina do Trabalho e Epidemiologia). Mestrado em Saúde Pública (Departamento de Saúde Comunitária/Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Ceará/UFC). Especialização/Pós-Graduação em Medicina do Trabalho (Universidade Estácio de Sá/RJ). Diretor de Pesquisa da Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade (ACEMFC 2015/2017). Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC 2009/2010). Diretor de Pós-Graduação da Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade (ACEMFC 2009/2010).Áreas de Interesse: Medicina Ocupacional e Ambiental, Medicina de Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Saúde do Trabalhador, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Atenção Primária em Saúde, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Metodologia da Pesquisa Científica em Saúde, Métodos Quantitativos em Saúde, Bioestatística, Avaliação em Saúde, Gestão de Projetos em Saúde, Educação Médica à Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação.
Informações coletadas do Lattes em 05/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Pública
2006 - 2009
Universidade Federal do Ceará
Título: A Comunidade do Mangue do Bairro Vila Velha, Fortaleza/CE: O Território e o Cotidiano Vivido a Partir das Perspectivas dos Moradores e dos Profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF),Ano de Obtenção: 2009
Raquel Maria Rigotto.Palavras-chave: Territorialização; Planejamento Participativo; Estratégia de Saúde da Família.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Especialização em andamento em Medicina do Trabalho
2011 - Atual
Universidade Estácio de Sá
Título: Saúde do Trabalhador e Atenção Primária em Saúde
Formação complementar
2006 - 2006
Saúde do Trabalhador para a Atenção Básica/SUS. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Seminário Internacional em Saúde da Família. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, SMS/FORTALEZA, Brasil.
2006 - 2006
Seminário Internacional de Promoção da Saúde. (Carga horária: 8h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005
Relação Médico - paciente. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Medicina do Ceará, CREMEC / CE, Brasil.
2005 - 2005
Forum de Ética Médica. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Medicina do Ceará, CREMEC/CE, Brasil.
2005 - 2005
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia-ACLS. (Carga horária: 16h). , Sociedade Cearense de Medicina de Urgência, SOCEMU, Brasil.
2005 - 2005
Seminário de Orçamento Público em Saúde. (Carga horária: 8h). , Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, COSEMS/CEARÁ, Brasil.
2003 - 2003
Ações de Controle do Dengue. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SESA / CE, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Atualização em Gestão Municipal de Saúde. (Carga horária: 80h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP / CE, Brasil.
2002 - 2002
Ações de Controle da Hanseníase. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SESA / CE, Brasil.
2002 - 2002
Epidemiologia Clínica e Tratamento da Raiva. (Carga horária: 16h). , Centro de Controle de Zoonoses, CCZ / CE, Brasil.
2001 - 2001
Acões de Controle da Tuberculose. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, SESA / CE, Brasil.
2001 - 2001
Introdutório em Saúde da Família. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: ATENÇÃO PRIMÁRIA/SAÚDE DA FAMÍLIA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: GESTÃO EM SAÚDE.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: SAÚDE DO TRABALHADOR/ATENÇÃO BÁSICA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: SAÚDE AMBIENTAL.
Participação em eventos
10ª Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (10ª CBMFC). Territorialização em Saúde e Instrumentos de Reconhecimento do Território. 2009. (Congresso).
10ª Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (10ª CBMFC). Planejamento Local em Saúde na Estratégia de Saúde da Família. 2009. (Congresso).
10ª Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (10ª CBMFC). Saúde Ambiental e Atenção Primária em Saúde. 2009. (Congresso).
9ª Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (9ª CBMFC). Saúde Ambiental e Atenção Primária em Saúde. 2008. (Congresso).
9ª Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (9ª CBMFC). Saúde do Trabalhador e Atenção Primária em Saúde. 2008. (Congresso).
9ª Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (9ª CBMFC). Territorialização, Análise de Situação e Planejamento Local na Estratégia de Saúde da Família. 2008. (Congresso).
Congresso da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva(ABRASCO). 2007. (Congresso).
Participação em bancas
SANTOS, Alexandre de Lima; SILVA, APS; SANTOS, GO. Análise dos Fatores que Afetam a Satisfação Profissional em Unidades Básicas de Saúde. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família e Comunidade) - Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, Alexandre de Lima; SANTOS, GO; SILVA, APS. Considerações sobre a Satisfação dos Usuários em Relação às Unidades Básicas de Saúde. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família e Comunidade) - Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, Alexandre de Lima; MORAIS, GLA; RIBEIRO, MTAM. Estudo de Família. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Medicina de Família e Comunid) - Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Fortaleza.
SANTOS, Alexandre de Lima; SANTOS, GO; SANTOS, JO. Impactos Socioambientais em um Território em Transformação: Um Estudo em São Gonçalo do Amarante/Ceará. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia - Educação Ambiental) - Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
Hipertensão Arterial como Problema de Saúde Pública: Atribuições e Competências da Equipe de Saúde; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Alexandre de Lima Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Alexandre de Lima ; Rigotto, RM . Territorio e Territorialização: Incorporando as Relações Produção, Trabalho, Ambiente e Saúde na Atenção Basica à Saúde. Trabalho, educação e saúde (Online) , v. 8, p. 387-406, 2010.
-
Rigotto, RM ; SANTOS, Alexandre de Lima . Metodologia de Abordagem do Território para o Programa de Saúde da Família. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Alexandre de Lima ; Rigotto, RM . Saúde Ambiental na Formação de Médicos Residentes em Medicina de Família e Comunidade em Fortaleza/Ceará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SANTOS, Alexandre de Lima . O Processo de Territorialização em Saúde, Mapeamento e Análise de Situação - Curso Introdutório em Saúde da Família. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Alexandre de Lima . Análise de Situação e Planejamento Participativo - Curso Introdutório em Saúde da Família. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Alexandre de Lima . Explicação dos Problemas, Mapa de Soluções, Definição de Objetivos e Estratégias para o Plano de Ação - Curso Introdutório em Saúde da Família. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Alexandre de Lima . Curso de Aperfeiçoamento nas Áreas Estratégicas da Atenção Básica - Módulo de Atenção à Saúde da Criança. 2008. .
Rigotto, RM ; SANTOS, Alexandre de Lima ; Teixeira, ACA ; Portela, G ; Alexandre, SF . Curso de Saúde do Trabalhador para a Atenção Básica no SUS. 2007. .
Prêmios
2002
Título de Cidadão de Paracuru, Câmara dos Veradores de Paracuru.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Programa de Saúde da Família, Centro de Saúde da Família Francisco Domingos da Silva. , Av. Presidente Castelo Branco, 4707, Barra do Ceará, 60132-060 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34526643, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2010
Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e ComunidadeVínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Diretor de Comunicação
2009 - Atual
Sociedade Cearense de Medicina de Família e Comunidade, ACeMFCVínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Diretor de Pós-Graduação
2007 - 2008
Sociedade Cearense de Medicina de Família e Comunidade, ACeMFCVínculo: Membro da Diretoria (Suplente), Enquadramento Funcional: Diretor (Suplente) de Pós-Graduação
2007 - 2008
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor de Estágio em Serviço, Carga horária: 40
Outras informações:
Preceptor de Estágio em Serviço das Disciplinas de Diagnóstico de Saúde da Comunidade (2ª Semestre), Medicina Preventiva (7ª Semestre) e do Internato em Saúde Comunitária (9ª, 10ª, 11ª e 12ª Semestres) da Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
2006 - 2008
Universidade Federal do CearáVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Substituto da Disciplina de Saúde, Trabalho, Ambiente e Cultura do Departamento de Saúde Comunitária (DSC) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Atividades
-
02/2007 - 12/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Preceptor de Estágio em Serviço das Disciplinas de Diagnóstico de Saúde da Comunidade (2ª Semestre), Medicina Preventiva (7ª Semestre) e do Internato em Saúde Comunitária (9ª, 10ª, 11ª e 12ª Semestres) da Graduação em Medicina da Faculdade de Medicin
-
12/2006 - 12/2008
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Trabalho, Ambiente e Cultura
2008 - 2009
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor/Preceptor em Serviço, Carga horária: 40
2007 - 2009
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor/Preceptor em Serviço, Carga horária: 40
Outras informações:
Preceptor/Professor em Serviço da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Sistema Municipal Saúde-Escola (SMSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
2006 - Atual
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico do Programa Saúde da Família, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Exerce o Cargo de médico do Programa Saúde da Família até os dias atuais.
Atividades
-
08/2006 - 03/2007
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde do Ceará, .,Serviço realizado, Médico do Programa Saúde da Família.
2001 - 2004
Secretária de Saúde de ParacuruVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico do Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2001 - 03/2004
Serviços técnicos especializados , Programa Saúde da Família, Posto de Saúde do Jardim.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.
2004 - 2004
Secretaria de Saúde de PentecosteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico do Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família, Posto de Saúde da Serrota.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.
2005 - 2005
Secretaria de Saúde de AquirazVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico do Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2005 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família, Posto de Saúde das Patacas.,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.
2005 - 2005
Secretaria Municipal de Saúde do EusébioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico do Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2005 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , Programa de Saúde da Família, .,Serviço realizado, Médico do Programa de Saúde da Família.
2005 - 2006
Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico do Serviço de Pronto-Atendimento, Carga horária: 20
Atividades
-
12/2005 - 07/2006
Serviços técnicos especializados , Serviço de Pronto-Atendimento, .,Serviço realizado, Médico do Pronto Atendimento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre de Lima Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?