Débora Barros Andrade
Doutora em Ciências da Educação,Mestre em Ciências da Educação pela Unisal ,Bióloga com registro na classe CRBio08 n 105.263/08-D,PedagogaBacharelando em Terapia OcupacionalEspecialista em Educação Ambiental-Uninter/Ibpex.Especialista em Formação, Docência e Metodologia do Ensino Superior -Uniaméricas-Ceará.Especialista em Gestão Escolar - Progestão-Bahia;Curso de extensão em Libras e Braille pelo IFBA e Instituto de Cegos da Bahia. Especialista Psicopedagogia Institucional e Clínica ;Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e clínico;Especialista em Autismo, TDAH e DI. TEACCH, LABIRINTO, PEP-3, DENVER Especialização em Atendimento Educacional EspecializadoEspecialização em Inclusão Social e DiversidadeTécnica em Secretária Escolar / IFBA-Jacobina.Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC,Supervisora de Estágio Supervisionado ,Palestrante.Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal da Bahia UFBA .Professora do Ensino Superior nas turmas de Licenciatura em Biologia e Pedagogia pela Plataforma Freire- PARFOR(UNEB CAMPUS IV)nas disciplinas de Ciências Naturais e Práxis Pedagógica II e Estágio Supervisionado III e IV( Umburanas,Jacobina ,Quixabeira e Ourolândia) . Curso extensivo de Gestão de Humana , gerenciamento e elaboração de projetos educacionais e coordenação de projetos em educação ambiental.Cursou o Progestão( Gestão Escolar) pelo IAT/SEC-BA.Experiência na área de Educação e Meio Ambiente, com ênfase na Educação Básica e Superior. Cursos e experiência em Gestão de pessoas e escolar , Coordenação Pedagógica nos níveis Educação Infantil ,Fundamental I e II , Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental e Educação Inclusiva.Atuou como professora na Faculdade de Ensino Superior de Irecê- UESSBA, e na Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe-FARJ nas Turmas de Licenciaturas em Pedagogia e Letras. Orientadora na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Presta assessoria educacional , ministra palestra em temas educacionais e pedagógicos . Assessoria para Projetos Educacionais, Congressos e Jornadas Pedagógicas. Atuou como Formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. . Atuou como Secretária Municipal de Educação, Cultura,Lazer e Esporte no Município de Ourolândia de outubro 2011 até fevereiro de 2016. Experiência como Coordenadora Pedagógica nos anos iniciais e finais do ensino fundamental na rede pública.Experiência de Coordenadora Geral do Município de Saúde-Bahia.Autora de artigos de jornais e revista de vinculação digital e regional;Autora e organizadora do livro Educação Ambiental para quê e para quem ? Autora do Caderno do Educador Ambiental e do Livro " Desvelando Ourolândia-Bahia.Autora do Programa Municipal de Formação Continuada em Educação Ambiental para Docentes.
Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em educação
2016 - 2019
Universidade San Lorenzo
Título: FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CURRICULO COMO INSTRUMENTO FORMADOR PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA NOS ANOS INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SIMPLÍCIO CERQUEIRA. OUROLÂNDIA NO ESTADO DA BAHIA-BRASIL 2018.
Lourdes Calderini Garay.
Mestrado em Mestrado em Educação
2015 - 2017
Universidade San Lorenzo
Título: Educação ambiental nas instituições públicas, Ano de Obtenção: 2017
Lourdes Calderine Garay.
Especialização em andamento em TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
2022 - Atual
Especialização em andamento em Neurodesenvolvimento e Estimulação Cognitiva
2021 - Atual
Especialização em andamento em Auditória e Perícia Ambiental
2018 - Atual
Especialização em andamento em Neuropsicopedagogia institucional e Clínico
2017 - Atual
Especialização interrompida em 2023 em Psicomotricidade Clínica
2021 - Atual
Centro Educacional Três Marias
Ano de interrupção: 2023
Especialização interrompida em 2023 em Psicanálise Clínica
2020 - Atual
Centro de Estudos e Acompanhamento Psicoanalítico e Psicopedagógico
Ano de interrupção: 2023
Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial
2017 - 2019
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA
Título: O Papel do Psicopedagogo no processo de aprendizagem
Especialização em Docência,Didática e Metodologia do Ensino Superior
2014 - 2015
UNIAMERICAS EDUCAÇÃO SUPERIOR
Título: Abordagem da prática pedagógica no ensino de Educação Ambiental
Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2009 - 2010
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Orientador: DERALDO MIRANDA
Aperfeiçoamento em Aplicador escala Labirinto -Certificação
2023 - 2023
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: Certificação Labirinto. Ano de finalização: 2023
Aperfeiçoamento em ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO- AT
2022 - 2022
CLÍNICA LÓTTUS PSICOLOGIA E
Título: COMO SER UM ACOMPANHATE TERAPÊUTA. Ano de finalização: 2022
Graduação em andamento em Bacharel em Terapia Ocupacional
2022 - Atual
Graduação em Licenciatura em Biologia
2005 - 2008
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Título: O papel do professor de Ciências Naturais no século XXI
Orientador: Flávio Mesquita
Formação complementar
2022 -
Extensão universitária em INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS AUTISTAS- DENVER II. , P G SAÚDE LTDA, P&G, Brasil.
2013 -
Assessoramento Pedagógico para Ed.Infantil. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2025 - 2025
INTEGRAÇÃO SENSORIAL 360 Salvador. (Carga horária: 40h). , BENU EXPERIENCE, BENU, Brasil.
2025 - 2025
USO E FUNCIONALIDADE DOS EQUIPAMENTOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL. (Carga horária: 20h). , BENU EXPERIENCE, BENU, Brasil.
2024 - 2024
CURSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DISCLINICA. (Carga horária: 55h). , QUALCONSOANTE, QUALCONSOANTE, Portugal.
2022 - 2022
Extensão universitária em Autismo e ABA. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO NEUROSABER, NEUROSABER, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em AVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO E PLANO TERAPÊUTICO NO TEA. , JULIANA ROCHA, JU ROCHA, Brasil.
2022 - 2022
Plano de Intervenção Precoce no TEA. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO NEUROSABER, NEUROSABER, Brasil.
2022 - 2022
Alfabetização e letramento. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO NEUROSABER, NEUROSABER, Brasil.
2020 - 2020
Avaliação do Desenho Infantil. (Carga horária: 80h). , InstitutoNeuro, INSTITUTONEURO, Brasil.
2020 - 2020
Transtorno e Dificuldade de aprendizagem. (Carga horária: 250h). , InstitutoNeuro, INSTITUTONEURO, Brasil.
2020 - 2020
Introdução às Práticas Psicopedagógicas. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Espaço Criarte, CEEC, Brasil.
2020 - 2020
Ciclo de palestras da 2ª semana de Psicossomáticas. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos e Acompanhamento Psicoanalítico e Psicopedagógico, CEAPP, Brasil.
2019 - 2019
JEPP- Educação Empreendedora para o ensino fundamental. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Inclusão Social e Diversidade. (Carga horária: 80h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2018 - 2018
I E II Audiência de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal Educação. (Carga horária: 10h). , Secretaria Municipal de Educação,Cultura e Esporte, SEMEC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2017 - 2017
XVIII Reunião dos Conselhos de Educação. (Carga horária: 16h). , Conselho Estadual de Educação da Bahia, CEEBA, Brasil.
2015 - 2015
Liderar .Congresso Internacional de Transtorno. (Carga horária: 40h). , Conexa Eventos, CONEXA, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Escolar e Gerenciamento de Projetos Educacionais. (Carga horária: 100h). , RF Oliveira Junior Serviços, RFO, Brasil.
2014 - 2015
Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 200h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Programa Despertar. (Carga horária: 80h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2014 - 2014
Controle Social para Conselheiros. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2014 - 2014
A importância da Leitura na Formação do Aluno. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.
2014 - 2014
Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 60h). , Portal da Educação, PO, Brasil.
2014 - 2014
PDDE. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2014 - 2014
PNAE. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2014 - 2014
CineEducação. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2014 - 2014
PNAIC. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2014 - 2014
Construindo Consciência Ambiental. (Carga horária: 24h). , Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, INEMA, Brasil.
2013 - 2013
Serviço de Orientação Educacional. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 32h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2013 - 2013
Formação do Proinfância Bahia. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
SIOPE-Prestação de Contas. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2013 - 2013
Conselho de Alimentação -CAE. (Carga horária: 20h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2013 - 2013
professor acredite no seu potencial. (Carga horária: 30h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2013 - 2013
Competências Básicas da Educação. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2013 - 2013
FUNDEB. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2013 - 2013
II Encontro dos Servidores Municipais. (Carga horária: 6h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Professores Alfab.em Língua Portuguesa. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.
2013 - 2013
Educação Ambiental nas Escolas Rurais. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR BAHIA, Brasil.
2012 - 2013
Coordenação de projetos em Educação Ambiental e elabo. do Plano Mun. Meio A. (Carga horária: 100h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. (Carga horária: 2012h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.
2012 - 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 30h). , Portal da Educação, PO, Brasil.
2012 - 2012
Distorção idade série. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2012 - 2012
Vivência Ambiental em trilhas interpretativas. (Carga horária: 32h). , Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel, SPR, Brasil.
2012 - 2012
Educação de Jovens e adultos. (Carga horária: 30h). , Portal da Educação, PE, Brasil.
2012 - 2012
Educação do Campo. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação de Ourolândia, SEMEC, Brasil.
2012 - 2012
contação de histórias. (Carga horária: 16h). , secretaria municipal de educação de ourolândia, PMO, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Projeto de Leitura para Educação Infantil. (Carga horária: 16h). , Projeto trilhas, PJ, Brasil.
2011 - 2011
Planejar e preciso. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2011 - 2011
Programa Formação pela escola. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2011 - 2011
I encontro de retomada do programa despertar. (Carga horária: 5h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2011 - 2011
Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 4h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR BAHIA, Brasil.
2010 - 2010
Astronomia e Astronãutica. (Carga horária: 10h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2010 - 2010
desenvolvimento das pessoas sendo um profissional. (Carga horária: 130h). , faculdade educacional da lapa, FAEL, Brasil.
2009 - 2010
Coleta Seletiva. (Carga horária: 40h). , ong gedam, GEDAM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação inicial para coordenadores do topa. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2009 - 2009
Projetos educacionais. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2009 - 2009
Encotro de educadores. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2009 - 2009
alfabetizador pedagógico do programa topa. (Carga horária: 360h). , fundo nacional de desenvolvimento da educacao, FNDE, Brasil.
2009 - 2009
Centro de Apoio A Projetos educacionais. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2009 - 2009
Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Projeto baú de leitura e gênero e sexualidade. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.
2008 - 2008
treinamento gerencial básico. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2008 - 2008
Educação Contextualidade. (Carga horária: 32h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento estratégico em instituições. (Carga horária: 30h). , Alfama Cursos, ALFAMA, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2007 - 2007
Educação para cidadania. (Carga horária: 16h). , Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
2007 - 2007
seminário Interdepartamentel gênero. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Meio Ambiente. (Carga horária: 20h). , Jacobina MIneração e comercio, JMC, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação de Professores Em Meio Ambiente. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2007 - 2007
seminário interdepartamental gênero. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
compromissos e resposabilidade. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2007 - 2007
comissão Censitária de Ourolândia. (Carga horária: 5h). , Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
2007 - 2007
Proteção social e Assistência social. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2007 - 2007
Meio Ambiente. (Carga horária: 30h). , Instituto de Pesos e Medidas do Estado da Bahia, IPEM/BA, Brasil.
2007 - 2007
Educação de Jovens e adultos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Qualificação profissional de Auxiliar de Emfermage. (Carga horária: 115h). , Centro de Formação de Técnico e Auxiliar de Enfermagem, FTAE, Brasil.
2006 - 2006
Projeto Baú De Leitura. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.
2006 - 2006
projeto baú de leitura. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.
2006 - 2006
projeto baú de leitura. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de monitores. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2005 - 2005
Formação de monitores. (Carga horária: 52h). , plano nacional de qualificação, PNQ, Brasil.
2005 - 2005
Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 7h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2005 - 2005
nivelamento de informatica. (Carga horária: 16h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
2004 - 2004
Arte e Cultura. (Carga horária: 40h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.
2004 - 2004
Programa Alfabetização Solidária. (Carga horária: 270h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.
2004 - 2004
auxiliar de emfermagem. (Carga horária: 640h). , republica federativa do brasil, RFB, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Capacitação Profissional. (Carga horária: 10h). , Centro de Valorização e Capacitação Profissional, CEVCAP, Brasil.
2002 - 2002
Programa Alfabetização Solidária. (Carga horária: 110h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2000 - 2000
Atualização de comunitores. (Carga horária: 32h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.
1999 - 1999
Coclusão decurso. (Carga horária: 6h). , Informatica leder, IL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
AMORIM, D. B. A. . CURSO ABA NA ESCOLA. 2025. (Outro).
AMORIM, D. B. A. . CURSO AVALIAÇÃO DO BRINCAR NA INFÂNCIA. 2024. (Outro).
AMORIM, D. B. A. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. 2019. .
AMORIM, D. B. A. . I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019. (Outro).
AMORIM, D. B. A. ; MUNIZ, A. C. L. . CONCURSO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS. 2019. (Concurso).
Participação em eventos
II CURSO DE MEDIADORES E CUIDADORES ESCOLARE.PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO - PEI. 2025. (Oficina).
II SIMPÓSIO SOBRE TEA.INCLUSÃO ESCOLAR E PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO. 2025. (Simpósio).
CONECT AUTISMO. 2024. (Congresso).
II CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2024. (Congresso).
II CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2024. (Congresso).
WORKSHOP SER EDUCADOR É ATO DE CORAGEM.CONSTRUINDO IDENTIDADE, PROPÓSITO E AUTOESTIMA NA CARREIRA DOCENTE. 2024. (Outra).
AUTISMO: UM OLHAR PARA TERAPEUTAS, EDUCADORES E PAIS.AUTISMO E SUAS NUANCES. 2022. (Encontro).
Jornada Pedagógica : Bncc e Currículo Saúde.BNCC e Currículo Saúde.. 2020. (Outra).
Jornada Pedagógica de Ourolândia.Recicléia visitando Ourolândia. 2020. (Outra).
XXI Jornada Pedagógica de Campo Formoso.Educação Ambiental e currículo escolar. 2020. (Oficina).
10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.Lançamento do Livro :Lixo ; responsabilidade de todos nós !!. 2019. (Outra).
BNCC: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR.A NOVA BNCC E CIÊNCIAS DA NATUREZA : O QUÊ MUDOU ?. 2019. (Oficina).
I Fórum de Gestores Ambientais da Bahia. 2019. (Outra).
II ENCONTRO DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO DO PIEMONTE DA DIAMANTINA.BNCC E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. 2019. (Encontro).
Seminário Nacional de Lançamento da Plataforma MonitoraEA: Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental na Transição para Sociedades Sustentáveis.. 2019. (Seminário).
Orientou
ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM TEA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - AGES EDUCACAO LTDA; Orientador: Débora Barros Andrade;
LUDICIDADE: NA EDUCAÇÃO INFANTIL : UMA FORMA MÁGICA DE BRINCAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
ANTROPOLOGIA DE OUROLÂNDIA: O FÓSSIL DA PREGUIÇA GIGANTE ENCONTRADO NA TOCA DOS OSSOS DE OUROLÂNDIA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
JOGOS COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO SUJEITO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
; O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;
Produções bibliográficas
-
VENTURINI, A. M. C. R. ; MELO, A. F. B. ; LIMA, G. F. O. ; SILVA, J. C. ; RAMOS, M. M. P. R. ; AGAHNEJAD, R. I. O. ; AMORIM, D. B. A. . TIC's no processo educativo: Investigando as TIC's na Educação. Ecodebate , v. 01, p. 02-02, 2018.
-
VENTURINI, A. M. C. R. ; MELO, A. F. B. ; AMORIM, D. B. A. ; SILVA, J. C. ; RAMOS, M. M. P. R. ; AGAHNEJAD, R. I. O. . TIC's no processo educativo: Investigando as TIC's na Educação. Ecodebate , v. 01, p. 02-02, 2018.
-
AMORIM, D. B. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE: Ressignificação da Prática Pedagógica. ISSN 2446-9394 , v. nº 3.032,, p. 02-02, 2018.
-
AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. . Formação continuada nas escolas do campo: realidade brasileira. ISSN-2446-9394 , v. 01, p. 01, 2017.
-
AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. . Construindo Escolas Sustentáveis. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 02-03, 2017.
-
FERNANDES, M. L. O. ; AMORIM, D. B. A. . Construindo Escolas Sustentável: Elaboração e Utilização de Cartilha como ferramenta de Educação Ambiental. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 02-03, 2017.
-
FERNANDES, M. L. O. ; AMORIM, D. B. A. . Análise do Plano de Recuperação do Igarapé Patauateua (PROJETO Reviva Patauateua).. ISSN 2446-9394 , v. 02, p. 02-12, 2017.
-
AMORIM, D. B. A. . Análise do Plano de Recuperação do Igarapé Patauateua (PROJETO Reviva Patauateua).. ISSN 2446-9394 , v. 02, p. 02-12, 2017.
-
AMORIM, D. B. A. . Educação Ambiental em defesa e recuperação do rio São Francisco e seus afluentes, com foco no Estado da Bahia. ISSN 2446-9394 , v. 2016, p. ecodebate, 2016.
-
AMORIM, D. B. A. . Educação Ambiental sob a ótica do Projeto ?Navegando pelo Velho Chico?. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. Ecodebate-02, 2016.
-
AMORIM, D. B. A. . Abordagem da Política Nacional de Educação Ambiental e a função social da escola. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 02, 2016.
-
AMORIM, D. B. A. . A Educação Ambiental Como Instrumento De Serviço Do Meio Ambiente. ISSN 2446-9394 , v. 04, p. 03, 2016.
-
AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. . Educação do Campo e Sustentabilidade: Diversas Interpretações e Perspectivas. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 03-03, 2016.
-
FERNANDES, M. L. O. ; AMORIM, D. B. A. . Recicleia visitando Ourolândia,Bahia. 01. ed. Belém -Pará: Editora Folheando, 2018. v. 100. 47p .
-
AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. (Org.) ; FERNANDES, M. L. O. (Org.) ; SOUZA, A. S. (Org.) ; GOMES, A. C. L. (Org.) ; GOBIRA, A. S. (Org.) ; TOMASI, A. R. G. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) . Educação ambiental para quê e para quem ?. 01. ed. Belém-Pará: Editora Folheando, 2018. v. 180. 101p .
-
AMORIM, D. B. A. . Educação ambiental sob a ótica do projeto: ?Navegando pelo Velho Chico. Tribuna Regional, Jacobina, p. 04 - 04, 16 abr. 2016.
-
AMORIM, D. B. A. . Educação do Campo : Direito nosso, dever do Estado.. Jornal Tribuna, Jacobina-Bahia, p. 08 - 08, 06 jun. 2015.
-
AMORIM, D. B. A. . Investigação Científica : Dúvidas e desafios. Jornal Tribuna Regional, Jacobina, p. 04 - 04, 24 jan. 2015.
-
AMORIM, D. B. A. . Educação Ambiental nas Escolas Públicas. Educação ambiental nas escolas Públicas, Jacobina BA, 10 out. 2014.
-
AMORIM, D. B. A. ; FERNANDES, M. L. O. . Recicleia visitando Ourolândia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
AMORIM, D. B. A. . PROGRAMA MUNICIPAL DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019.
AMORIM, D. B. A. ; SILVA, A. C. C. . FUNÇÕES EXECUTIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS. 2020. (Rede social).
AMORIM, D. B. A. . FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2018; Tema: FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Blog).
AMORIM, D. B. A. . FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2018. (Blog).
AMORIM, D. B. A. ; MIRANGABA, P. M. . PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PLANO MUNICIPAL).
AMORIM, D. B. A. . BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EBOOK).
AMORIM, D. B. A. . Mentoria Psicopedagógica. 2022. .
AMORIM, D. B. A. . Entendendo o TDAH. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AMORIM, D. B. A. . Transtornos e dificuldades de aprendizagem. 2021. .
AMORIM, D. B. A. . Mentoria Psicopedagógica. 2021. .
AMORIM, D. B. A. . Entendendo a Dislexia. 2021. .
AMORIM, D. B. A. ; SILVA, A. C. C. . FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AMORIM, D. B. A. . FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019. .
AMORIM, D. B. A. ; FERNANDES, M. L. O. . Recicleia visistando Mirangaba . Lixo: Responsabilidade de Todos nós!!. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Série de educação ambiental).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2016
Unidade de Ensino e Extensão LTDAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Super. Turm. de pedagogi, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Ensino Superior em turmas de Pedagogia.
2013 - 2014
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Estágio Supervisionado III Biol, Carga horária: 135
Outras informações:
Professora Supervisora do Estágio III na turma de Biologia da PARFOR.
2013 - 2014
Fundo Nacional de Desenvolvimento EducacionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora de Professores Alfabetizadores-, Carga horária: 999
Outras informações:
Orientadora pedagógica de alfabetizadores cadastrados no Pacto Nacional pela Idade Certa-PNAIC,com carga horária de 1.000 hs ,ministrado pela UNEB-III-Juazeiro Bahia.
2012 - 2015
Uneb Campus IVVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora das turmas de Pedago e Bio -PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações:
Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela PARFOR- Plataforma Freire.
2011 - 2016
Instituto de Ensino Superior de IrecêVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Ensino Superior nas áreas de Licenciatura.
2016 - 2016
Unidades de Ensino Superior do Sertão da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso, Carga horária: 60
Outras informações:
Orientadora da turma de pedagogia no trabalho de conclusão do curso, monografia.
2011 - 2016
Unidades de Ensino Superior do Sertão da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior Turm. de pedago, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora nas turmas de Pedagogia e Letras do Ensino Superior , desde Julho 2012.
2011 - 2011
Instituto Educacional EbenézerVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenadora de educação infantil,fundamental, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Língua Inglesa e coordenadora da Educação Infantil ,Fundamental I.
2011 - 2011
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: coordenadora e alfabetizadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora e Alfabetizadora de educação de Jovens e adultos ,com formação pelas universidades UNEB,UFBA, e FACE
2008 - 2010
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: professora de Biologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Biologia e Língua Inglesa do ensino médio.
2007 - Atual
Prefeitura Municipal de OurolândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências Nível II
2013 - 2013
Prefeitura Municipal de OurolândiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Formadora do PNAIC., Carga horária: 20
1999 - 2008
Fundação de Apoio à Pesquisa e ExtensãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora, Leitora e Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora do Projeto Baú de Leitura e Educadora Social do Programa Erradicação do Trabalho Infantil.
2011 - 2016
Secretaria Municipal de Educação,Esporte e Lazer de Ourolândia -BaVínculo: , Enquadramento Funcional: Gestora Educacional
2012 - 2022
FASBVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de estágio psicopedagógico, Carga horária: 100
Outras informações:
Professora nas turmas de Pedagogia e Licenciatura em Língua Portuguesa.
Orientadora de Trabalho de Conclusão de curso.
2013 - 2015
Faculdade Regional de Riachão do JacuípeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora nas turmas de Pedagogia, Carga horária: 60
Outras informações:
Professora nas turmas de Pedagogia.
2013 - 2017
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MIRANGABAVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuei como coordenadora pedagógica nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
2019 - Atual
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de CandeiasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da turma de pós-graduação e licenc, Carga horária: 20
2019 - Atual
Prefeitura Municipal de MirangabaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Educação Ambiental, Carga horária: 20
2013 - Atual
R.F. Oliveira Junior Serviços-MEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessoria e palestrante, Carga horária: 20
2019 - Atual
CLÍNICA CRESCER +Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PSICOPEDAGOGA CLÍNICA
2019 - Atual
CLÍNICA MULTISDISCIPLINAR CARVALHOVínculo: PRESTADORA DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PSICOPEGAGOGA CLÍNICA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Débora Barros Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?