Débora Barros Andrade

Doutora em Ciências da Educação,Mestre em Ciências da Educação pela Unisal ,Bióloga com registro na classe CRBio08 n 105.263/08-D,PedagogaBacharelando em Terapia OcupacionalEspecialista em Educação Ambiental-Uninter/Ibpex.Especialista em Formação, Docência e Metodologia do Ensino Superior -Uniaméricas-Ceará.Especialista em Gestão Escolar - Progestão-Bahia;Curso de extensão em Libras e Braille pelo IFBA e Instituto de Cegos da Bahia. Especialista Psicopedagogia Institucional e Clínica ;Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e clínico;Especialista em Autismo, TDAH e DI. TEACCH, LABIRINTO, PEP-3, DENVER Especialização em Atendimento Educacional EspecializadoEspecialização em Inclusão Social e DiversidadeTécnica em Secretária Escolar / IFBA-Jacobina.Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC,Supervisora de Estágio Supervisionado ,Palestrante.Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal da Bahia UFBA .Professora do Ensino Superior nas turmas de Licenciatura em Biologia e Pedagogia pela Plataforma Freire- PARFOR(UNEB CAMPUS IV)nas disciplinas de Ciências Naturais e Práxis Pedagógica II e Estágio Supervisionado III e IV( Umburanas,Jacobina ,Quixabeira e Ourolândia) . Curso extensivo de Gestão de Humana , gerenciamento e elaboração de projetos educacionais e coordenação de projetos em educação ambiental.Cursou o Progestão( Gestão Escolar) pelo IAT/SEC-BA.Experiência na área de Educação e Meio Ambiente, com ênfase na Educação Básica e Superior. Cursos e experiência em Gestão de pessoas e escolar , Coordenação Pedagógica nos níveis Educação Infantil ,Fundamental I e II , Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental e Educação Inclusiva.Atuou como professora na Faculdade de Ensino Superior de Irecê- UESSBA, e na Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe-FARJ nas Turmas de Licenciaturas em Pedagogia e Letras. Orientadora na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Presta assessoria educacional , ministra palestra em temas educacionais e pedagógicos . Assessoria para Projetos Educacionais, Congressos e Jornadas Pedagógicas. Atuou como Formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. . Atuou como Secretária Municipal de Educação, Cultura,Lazer e Esporte no Município de Ourolândia de outubro 2011 até fevereiro de 2016. Experiência como Coordenadora Pedagógica nos anos iniciais e finais do ensino fundamental na rede pública.Experiência de Coordenadora Geral do Município de Saúde-Bahia.Autora de artigos de jornais e revista de vinculação digital e regional;Autora e organizadora do livro Educação Ambiental para quê e para quem ? Autora do Caderno do Educador Ambiental e do Livro " Desvelando Ourolândia-Bahia.Autora do Programa Municipal de Formação Continuada em Educação Ambiental para Docentes.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em educação

2016 - 2019

Universidade San Lorenzo
Título: FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CURRICULO COMO INSTRUMENTO FORMADOR PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA NOS ANOS INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SIMPLÍCIO CERQUEIRA. OUROLÂNDIA NO ESTADO DA BAHIA-BRASIL 2018.
Lourdes Calderini Garay.

Mestrado em Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade San Lorenzo
Título: Educação ambiental nas instituições públicas, Ano de Obtenção: 2017
Lourdes Calderine Garay.

Especialização em andamento em TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

2022 - Atual

Instituto de Desenvolvimento Educacional, IDE Cursos

Especialização em andamento em Neurodesenvolvimento e Estimulação Cognitiva

2021 - Atual

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAPSES & CIA LTDA ME

Especialização em andamento em Auditória e Perícia Ambiental

2018 - Atual

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA

Especialização em andamento em Neuropsicopedagogia institucional e Clínico

2017 - Atual

Faculdade de Pinheiro

Especialização interrompida em 2023 em Psicomotricidade Clínica

2021 - Atual

Centro Educacional Três Marias
Ano de interrupção: 2023

Especialização interrompida em 2023 em Psicanálise Clínica

2020 - Atual

Centro de Estudos e Acompanhamento Psicoanalítico e Psicopedagógico
Ano de interrupção: 2023

Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial

2017 - 2019

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA
Título: O Papel do Psicopedagogo no processo de aprendizagem

Especialização em Docência,Didática e Metodologia do Ensino Superior

2014 - 2015

UNIAMERICAS EDUCAÇÃO SUPERIOR
Título: Abordagem da prática pedagógica no ensino de Educação Ambiental

Especialização em Gestão Escolar

2013 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: Gestão Escolar

Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2009 - 2010

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Orientador: DERALDO MIRANDA

Aperfeiçoamento em andamento em Aplicador ABA

2022 - Atual

ACADEMIA DO AUTISMO LTDA

Aperfeiçoamento em Aplicador escala Labirinto -Certificação

2023 - 2023

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: Certificação Labirinto. Ano de finalização: 2023

Aperfeiçoamento em ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO- AT

2022 - 2022

CLÍNICA LÓTTUS PSICOLOGIA E
Título: COMO SER UM ACOMPANHATE TERAPÊUTA. Ano de finalização: 2022

Graduação em andamento em Bacharel em Terapia Ocupacional

2022 - Atual

UNIFAN CENTRO UNIVERSITARIO NOBRE DE FEIRA DE SANTANA LTDA

Graduação em Licenciatura em Biologia

2005 - 2008

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Título: O papel do professor de Ciências Naturais no século XXI
Orientador: Flávio Mesquita

Curso técnico/profissionalizante em Secretaria Escolar

2013 - 2016

Instituto Federal da Bahia

Formação complementar

2022 -

Extensão universitária em INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS AUTISTAS- DENVER II. , P G SAÚDE LTDA, P&G, Brasil.

2013 -

Assessoramento Pedagógico para Ed.Infantil. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2025 - 2025

INTEGRAÇÃO SENSORIAL 360 Salvador. (Carga horária: 40h). , BENU EXPERIENCE, BENU, Brasil.

2025 - 2025

USO E FUNCIONALIDADE DOS EQUIPAMENTOS DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL. (Carga horária: 20h). , BENU EXPERIENCE, BENU, Brasil.

2024 - 2024

CURSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DISCLINICA. (Carga horária: 55h). , QUALCONSOANTE, QUALCONSOANTE, Portugal.

2022 - 2022

Extensão universitária em Autismo e ABA. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO NEUROSABER, NEUROSABER, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em AVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO E PLANO TERAPÊUTICO NO TEA. , JULIANA ROCHA, JU ROCHA, Brasil.

2022 - 2022

Plano de Intervenção Precoce no TEA. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO NEUROSABER, NEUROSABER, Brasil.

2022 - 2022

Alfabetização e letramento. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO NEUROSABER, NEUROSABER, Brasil.

2020 - 2020

Avaliação do Desenho Infantil. (Carga horária: 80h). , InstitutoNeuro, INSTITUTONEURO, Brasil.

2020 - 2020

Transtorno e Dificuldade de aprendizagem. (Carga horária: 250h). , InstitutoNeuro, INSTITUTONEURO, Brasil.

2020 - 2020

Introdução às Práticas Psicopedagógicas. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Espaço Criarte, CEEC, Brasil.

2020 - 2020

Ciclo de palestras da 2ª semana de Psicossomáticas. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos e Acompanhamento Psicoanalítico e Psicopedagógico, CEAPP, Brasil.

2019 - 2019

JEPP- Educação Empreendedora para o ensino fundamental. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Inclusão Social e Diversidade. (Carga horária: 80h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2018 - 2018

I E II Audiência de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal Educação. (Carga horária: 10h). , Secretaria Municipal de Educação,Cultura e Esporte, SEMEC, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2017 - 2017

XVIII Reunião dos Conselhos de Educação. (Carga horária: 16h). , Conselho Estadual de Educação da Bahia, CEEBA, Brasil.

2015 - 2015

Liderar .Congresso Internacional de Transtorno. (Carga horária: 40h). , Conexa Eventos, CONEXA, Brasil.

2015 - 2015

Gestão Escolar e Gerenciamento de Projetos Educacionais. (Carga horária: 100h). , RF Oliveira Junior Serviços, RFO, Brasil.

2014 - 2015

Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 200h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Programa Despertar. (Carga horária: 80h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2014 - 2014

Controle Social para Conselheiros. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2014 - 2014

A importância da Leitura na Formação do Aluno. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.

2014 - 2014

Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 60h). , Portal da Educação, PO, Brasil.

2014 - 2014

PDDE. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2014 - 2014

PNAE. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2014 - 2014

CineEducação. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2014 - 2014

PNAIC. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

2014 - 2014

Construindo Consciência Ambiental. (Carga horária: 24h). , Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, INEMA, Brasil.

2013 - 2013

Serviço de Orientação Educacional. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.

2013 - 2013

Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 32h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2013 - 2013

Formação do Proinfância Bahia. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

SIOPE-Prestação de Contas. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2013 - 2013

Conselho de Alimentação -CAE. (Carga horária: 20h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2013 - 2013

professor acredite no seu potencial. (Carga horária: 30h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2013 - 2013

Competências Básicas da Educação. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2013 - 2013

FUNDEB. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2013 - 2013

II Encontro dos Servidores Municipais. (Carga horária: 6h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2013 - 2013

Formação de Professores Alfab.em Língua Portuguesa. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.

2013 - 2013

Educação Ambiental nas Escolas Rurais. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR BAHIA, Brasil.

2012 - 2013

Coordenação de projetos em Educação Ambiental e elabo. do Plano Mun. Meio A. (Carga horária: 100h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2012 - 2012

Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. (Carga horária: 2012h). , Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, SEMEC, Brasil.

2012 - 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 30h). , Portal da Educação, PO, Brasil.

2012 - 2012

Distorção idade série. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2012 - 2012

Vivência Ambiental em trilhas interpretativas. (Carga horária: 32h). , Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel, SPR, Brasil.

2012 - 2012

Educação de Jovens e adultos. (Carga horária: 30h). , Portal da Educação, PE, Brasil.

2012 - 2012

Educação do Campo. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação de Ourolândia, SEMEC, Brasil.

2012 - 2012

contação de histórias. (Carga horária: 16h). , secretaria municipal de educação de ourolândia, PMO, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em Projeto de Leitura para Educação Infantil. (Carga horária: 16h). , Projeto trilhas, PJ, Brasil.

2011 - 2011

Planejar e preciso. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2011 - 2011

Programa Formação pela escola. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2011 - 2011

I encontro de retomada do programa despertar. (Carga horária: 5h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2011 - 2011

Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 4h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR BAHIA, Brasil.

2010 - 2010

Astronomia e Astronãutica. (Carga horária: 10h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2010 - 2010

desenvolvimento das pessoas sendo um profissional. (Carga horária: 130h). , faculdade educacional da lapa, FAEL, Brasil.

2009 - 2010

Coleta Seletiva. (Carga horária: 40h). , ong gedam, GEDAM, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Formação inicial para coordenadores do topa. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2009 - 2009

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2009 - 2009

Projetos educacionais. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2009 - 2009

Encotro de educadores. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2009 - 2009

alfabetizador pedagógico do programa topa. (Carga horária: 360h). , fundo nacional de desenvolvimento da educacao, FNDE, Brasil.

2009 - 2009

Centro de Apoio A Projetos educacionais. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2009 - 2009

Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Projeto baú de leitura e gênero e sexualidade. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2008 - 2008

treinamento gerencial básico. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.

2008 - 2008

Educação Contextualidade. (Carga horária: 32h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2008 - 2008

Planejamento estratégico em instituições. (Carga horária: 30h). , Alfama Cursos, ALFAMA, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2007 - 2007

Educação para cidadania. (Carga horária: 16h). , Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.

2007 - 2007

seminário Interdepartamentel gênero. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2007 - 2007

Meio Ambiente. (Carga horária: 20h). , Jacobina MIneração e comercio, JMC, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação de Professores Em Meio Ambiente. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2007 - 2007

seminário interdepartamental gênero. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2007 - 2007

compromissos e resposabilidade. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2007 - 2007

comissão Censitária de Ourolândia. (Carga horária: 5h). , Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.

2007 - 2007

Proteção social e Assistência social. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2007 - 2007

Meio Ambiente. (Carga horária: 30h). , Instituto de Pesos e Medidas do Estado da Bahia, IPEM/BA, Brasil.

2007 - 2007

Educação de Jovens e adultos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2006 - 2006

Qualificação profissional de Auxiliar de Emfermage. (Carga horária: 115h). , Centro de Formação de Técnico e Auxiliar de Enfermagem, FTAE, Brasil.

2006 - 2006

Projeto Baú De Leitura. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2006 - 2006

projeto baú de leitura. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2006 - 2006

projeto baú de leitura. (Carga horária: 16h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2005 - 2005

Treinamento de monitores. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2005 - 2005

Formação de monitores. (Carga horária: 52h). , plano nacional de qualificação, PNQ, Brasil.

2005 - 2005

Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 7h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2005 - 2005

nivelamento de informatica. (Carga horária: 16h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.

2004 - 2004

Arte e Cultura. (Carga horária: 40h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

2004 - 2004

Programa Alfabetização Solidária. (Carga horária: 270h). , Prefeitura Municipal de Ourolândia, PMO, Brasil.

2004 - 2004

auxiliar de emfermagem. (Carga horária: 640h). , republica federativa do brasil, RFB, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Capacitação Profissional. (Carga horária: 10h). , Centro de Valorização e Capacitação Profissional, CEVCAP, Brasil.

2002 - 2002

Programa Alfabetização Solidária. (Carga horária: 110h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2000 - 2000

Atualização de comunitores. (Carga horária: 32h). , Movimento de Organização Comunitária, MOC, Brasil.

1999 - 1999

Coclusão decurso. (Carga horária: 6h). , Informatica leder, IL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

AMORIM, D. B. A. . CURSO ABA NA ESCOLA. 2025. (Outro).

AMORIM, D. B. A. . CURSO AVALIAÇÃO DO BRINCAR NA INFÂNCIA. 2024. (Outro).

AMORIM, D. B. A. . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. 2019. .

AMORIM, D. B. A. . I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019. (Outro).

AMORIM, D. B. A. ; MUNIZ, A. C. L. . CONCURSO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS. 2019. (Concurso).

Participação em eventos

II CURSO DE MEDIADORES E CUIDADORES ESCOLARE.PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO - PEI. 2025. (Oficina).

II SIMPÓSIO SOBRE TEA.INCLUSÃO ESCOLAR E PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO. 2025. (Simpósio).

CONECT AUTISMO. 2024. (Congresso).

II CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2024. (Congresso).

II CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2024. (Congresso).

WORKSHOP SER EDUCADOR É ATO DE CORAGEM.CONSTRUINDO IDENTIDADE, PROPÓSITO E AUTOESTIMA NA CARREIRA DOCENTE. 2024. (Outra).

AUTISMO: UM OLHAR PARA TERAPEUTAS, EDUCADORES E PAIS.AUTISMO E SUAS NUANCES. 2022. (Encontro).

Jornada Pedagógica : Bncc e Currículo Saúde.BNCC e Currículo Saúde.. 2020. (Outra).

Jornada Pedagógica de Ourolândia.Recicléia visitando Ourolândia. 2020. (Outra).

XXI Jornada Pedagógica de Campo Formoso.Educação Ambiental e currículo escolar. 2020. (Oficina).

10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.Lançamento do Livro :Lixo ; responsabilidade de todos nós !!. 2019. (Outra).

BNCC: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR.A NOVA BNCC E CIÊNCIAS DA NATUREZA : O QUÊ MUDOU ?. 2019. (Oficina).

I Fórum de Gestores Ambientais da Bahia. 2019. (Outra).

II ENCONTRO DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO DO PIEMONTE DA DIAMANTINA.BNCC E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. 2019. (Encontro).

Seminário Nacional de Lançamento da Plataforma MonitoraEA: Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental na Transição para Sociedades Sustentáveis.. 2019. (Seminário).

Orientou

DÉBORA BARROS ANDRADE COORIENTADOR

ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM TEA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - AGES EDUCACAO LTDA; Orientador: Débora Barros Andrade;

Evanilde da Silva dos Santos e Jeovania Azevedo dos Santos

LUDICIDADE: NA EDUCAÇÃO INFANTIL : UMA FORMA MÁGICA DE BRINCAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

DAIANE DE SOUZA SILVA E JOZELIA DA SILVA SANTOS

LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

ELIENE PEDRO DE MEDEIROS FARIAS E NORMEIDE FREIRE CARVALHO

ANTROPOLOGIA DE OUROLÂNDIA: O FÓSSIL DA PREGUIÇA GIGANTE ENCONTRADO NA TOCA DOS OSSOS DE OUROLÂNDIA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

Evanice Oliveira da Silva e Josilândia Lopes dos Reis

JOGOS COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

CIRLÂINDE OLIVEIRA DA SILVA E JORIELMA GONÇALVE DE OLIVEIRA

LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

HELENA FERREIRA DOS SANTOS DE SOUSA MARGARIDA DA SILVA LIMA

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

Rosa Lopes Barros

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO SUJEITO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

MARIA DE FÁTIMA SANTOS DE OLIVEIRA E MARIZA MONTALVÃO NETO

; O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia; Orientador: Débora Barros Andrade;

Produções bibliográficas

  • VENTURINI, A. M. C. R. ; MELO, A. F. B. ; LIMA, G. F. O. ; SILVA, J. C. ; RAMOS, M. M. P. R. ; AGAHNEJAD, R. I. O. ; AMORIM, D. B. A. . TIC's no processo educativo: Investigando as TIC's na Educação. Ecodebate , v. 01, p. 02-02, 2018.

  • VENTURINI, A. M. C. R. ; MELO, A. F. B. ; AMORIM, D. B. A. ; SILVA, J. C. ; RAMOS, M. M. P. R. ; AGAHNEJAD, R. I. O. . TIC's no processo educativo: Investigando as TIC's na Educação. Ecodebate , v. 01, p. 02-02, 2018.

  • AMORIM, D. B. A. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE: Ressignificação da Prática Pedagógica. ISSN 2446-9394 , v. nº 3.032,, p. 02-02, 2018.

  • AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. . Formação continuada nas escolas do campo: realidade brasileira. ISSN-2446-9394 , v. 01, p. 01, 2017.

  • AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. . Construindo Escolas Sustentáveis. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 02-03, 2017.

  • FERNANDES, M. L. O. ; AMORIM, D. B. A. . Construindo Escolas Sustentável: Elaboração e Utilização de Cartilha como ferramenta de Educação Ambiental. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 02-03, 2017.

  • FERNANDES, M. L. O. ; AMORIM, D. B. A. . Análise do Plano de Recuperação do Igarapé Patauateua (PROJETO Reviva Patauateua).. ISSN 2446-9394 , v. 02, p. 02-12, 2017.

  • AMORIM, D. B. A. . Análise do Plano de Recuperação do Igarapé Patauateua (PROJETO Reviva Patauateua).. ISSN 2446-9394 , v. 02, p. 02-12, 2017.

  • AMORIM, D. B. A. . Educação Ambiental em defesa e recuperação do rio São Francisco e seus afluentes, com foco no Estado da Bahia. ISSN 2446-9394 , v. 2016, p. ecodebate, 2016.

  • AMORIM, D. B. A. . Educação Ambiental sob a ótica do Projeto ?Navegando pelo Velho Chico?. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. Ecodebate-02, 2016.

  • AMORIM, D. B. A. . Abordagem da Política Nacional de Educação Ambiental e a função social da escola. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 02, 2016.

  • AMORIM, D. B. A. . A Educação Ambiental Como Instrumento De Serviço Do Meio Ambiente. ISSN 2446-9394 , v. 04, p. 03, 2016.

  • AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. . Educação do Campo e Sustentabilidade: Diversas Interpretações e Perspectivas. ISSN 2446-9394 , v. 01, p. 03-03, 2016.

  • FERNANDES, M. L. O. ; AMORIM, D. B. A. . Recicleia visitando Ourolândia,Bahia. 01. ed. Belém -Pará: Editora Folheando, 2018. v. 100. 47p .

  • AMORIM, D. B. A. ; LIMA, G. F. O. (Org.) ; FERNANDES, M. L. O. (Org.) ; SOUZA, A. S. (Org.) ; GOMES, A. C. L. (Org.) ; GOBIRA, A. S. (Org.) ; TOMASI, A. R. G. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) . Educação ambiental para quê e para quem ?. 01. ed. Belém-Pará: Editora Folheando, 2018. v. 180. 101p .

  • AMORIM, D. B. A. . Educação ambiental sob a ótica do projeto: ?Navegando pelo Velho Chico. Tribuna Regional, Jacobina, p. 04 - 04, 16 abr. 2016.

  • AMORIM, D. B. A. . Educação do Campo : Direito nosso, dever do Estado.. Jornal Tribuna, Jacobina-Bahia, p. 08 - 08, 06 jun. 2015.

  • AMORIM, D. B. A. . Investigação Científica : Dúvidas e desafios. Jornal Tribuna Regional, Jacobina, p. 04 - 04, 24 jan. 2015.

  • AMORIM, D. B. A. . Educação Ambiental nas Escolas Públicas. Educação ambiental nas escolas Públicas, Jacobina BA, 10 out. 2014.

  • AMORIM, D. B. A. ; FERNANDES, M. L. O. . Recicleia visitando Ourolândia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

AMORIM, D. B. A. . PROGRAMA MUNICIPAL DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019.

AMORIM, D. B. A. ; SILVA, A. C. C. . FUNÇÕES EXECUTIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS. 2020. (Rede social).

AMORIM, D. B. A. . FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2018; Tema: FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Blog).

AMORIM, D. B. A. . FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2018. (Blog).

AMORIM, D. B. A. ; MIRANGABA, P. M. . PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PLANO MUNICIPAL).

AMORIM, D. B. A. . BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EBOOK).

AMORIM, D. B. A. . Mentoria Psicopedagógica. 2022. .

AMORIM, D. B. A. . Entendendo o TDAH. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMORIM, D. B. A. . Transtornos e dificuldades de aprendizagem. 2021. .

AMORIM, D. B. A. . Mentoria Psicopedagógica. 2021. .

AMORIM, D. B. A. . Entendendo a Dislexia. 2021. .

AMORIM, D. B. A. ; SILVA, A. C. C. . FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMORIM, D. B. A. . FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019. .

AMORIM, D. B. A. ; FERNANDES, M. L. O. . Recicleia visistando Mirangaba . Lixo: Responsabilidade de Todos nós!!. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Série de educação ambiental).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Unidade de Ensino e Extensão LTDA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Super. Turm. de pedagogi, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Ensino Superior em turmas de Pedagogia.

2013 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Estágio Supervisionado III Biol, Carga horária: 135

Outras informações:
Professora Supervisora do Estágio III na turma de Biologia da PARFOR.

2013 - 2014

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora de Professores Alfabetizadores-, Carga horária: 999

Outras informações:
Orientadora pedagógica de alfabetizadores cadastrados no Pacto Nacional pela Idade Certa-PNAIC,com carga horária de 1.000 hs ,ministrado pela UNEB-III-Juazeiro Bahia.

2012 - 2015

Uneb Campus IV

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora das turmas de Pedago e Bio -PARFOR, Carga horária: 60

Outras informações:
Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela PARFOR- Plataforma Freire.

2011 - 2016

Instituto de Ensino Superior de Irecê

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Ensino Superior nas áreas de Licenciatura.

2016 - 2016

Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso, Carga horária: 60

Outras informações:
Orientadora da turma de pedagogia no trabalho de conclusão do curso, monografia.

2011 - 2016

Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior Turm. de pedago, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora nas turmas de Pedagogia e Letras do Ensino Superior , desde Julho 2012.

2011 - 2011

Instituto Educacional Ebenézer

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenadora de educação infantil,fundamental, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Inglesa e coordenadora da Educação Infantil ,Fundamental I.

2011 - 2011

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: coordenadora e alfabetizadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora e Alfabetizadora de educação de Jovens e adultos ,com formação pelas universidades UNEB,UFBA, e FACE

2008 - 2010

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de Biologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Biologia e Língua Inglesa do ensino médio.

2007 - Atual

Prefeitura Municipal de Ourolândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências Nível II

2013 - 2013

Prefeitura Municipal de Ourolândia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Formadora do PNAIC., Carga horária: 20

1999 - 2008

Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora, Leitora e Coordenadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora do Projeto Baú de Leitura e Educadora Social do Programa Erradicação do Trabalho Infantil.

2011 - 2016

Secretaria Municipal de Educação,Esporte e Lazer de Ourolândia -Ba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gestora Educacional

2012 - 2022

FASB

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de estágio psicopedagógico, Carga horária: 100

Outras informações:
Professora nas turmas de Pedagogia e Licenciatura em Língua Portuguesa. Orientadora de Trabalho de Conclusão de curso.

2013 - 2015

Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora nas turmas de Pedagogia, Carga horária: 60

Outras informações:
Professora nas turmas de Pedagogia.

2013 - 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MIRANGABA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como coordenadora pedagógica nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

2019 - Atual

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da turma de pós-graduação e licenc, Carga horária: 20

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de Mirangaba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Educação Ambiental, Carga horária: 20

2013 - Atual

R.F. Oliveira Junior Serviços-ME

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessoria e palestrante, Carga horária: 20

2019 - Atual

CLÍNICA CRESCER +

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PSICOPEDAGOGA CLÍNICA

2019 - Atual

CLÍNICA MULTISDISCIPLINAR CARVALHO

Vínculo: PRESTADORA DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PSICOPEGAGOGA CLÍNICA