Michelle Gomes Alonso Dominguez
Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), com Pós-doutorado em Linguística realizado na Universidade Aberta - Portugal (2021). Mestre em Letras Vernáculas, pela UFRJ (2004), onde também cursou a Especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua portuguesa (2001) e a Graduação em Letras - Português/Literaturas (2000). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2012, atua nos cursos de Graduação e Pós-graduação, dedicando-se ao ensino e à pesquisa na interface língua-texto-discurso-sociedade, a partir de pressupostos da Análise do Discurso. É pesquisadora do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD), do Grupo de Estudos em Língua e Discurso (GELD), do Laboratório de Gramática Discurso (LabGradis) e do Projeto DIGITHUM. Coordena o Observatório de Discursos da Contemporaneidade e é mãe da Zoé.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)
2007 - 2011
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estratégias discursivas do webjornalismo: indícios de um ?novo? contrato?
, Ano de obtenção: 2011. Maria Aparecida Lino Pauliukonis. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linguagem; Discurso; Comunicação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)
2002 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A língua portuguesa na (re)construção da identidade angolana: cenografia e ethos de contos e contares
, Ano de Obtenção: 2004.Maria Aparecida Lino Pauliukonis.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Linguagem; Discurso; literatura.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portu
2001 - 2001
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A constituição da identidade moçambicana: uma viagem entre sonho, memória e cultura na ?proesia? de Mia Couto
Orientador: Carmen Lúcia Tindó Secco
Pós-doutorado
2020 - 2021
Pós-Doutorado. , Universidade Aberta de Lisboa, UAb, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Formação complementar
2005 - 2005
Francês. (Carga horária: 320h). , Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
DOMINGUEZ, M. G. A. . I Ciclo de Observação de Discursos da Contemporaneidade. 2024. (Outro).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; LIMA, R. F. M. . II Jornada de Análise de Discursos da Contemporaneidade. 2023. (Congresso).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; COSTA, T. A. ; VELOZO, N. A. . Querides Alunes - I Jornada de estudos sobre língua, gênero e inclusão. 2023. (Congresso).
DOMINGUEZ, M. G. A. . I Jornada de Análise de Discursos da Contemporaneidade. 2021. (Congresso).
DOMINGUEZ, M. G. A. . Seminário Língua Portuguesa em diálogo. 2013. (Outro).
Participação em eventos
II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos.Sessão de painéis I. 2024. (Seminário).
VIII Jornada de Língua Portuguesa do GMIL ? Linguística, Gramática, Texto e Discurso: Interfaces.A ubiquidade digital e seus impactos: questões de gramática, texto e discurso. 2024. (Seminário).
XI Colóquio e V Instituto da Associação Latino Americana de Estudos do Discurso ? ALED Brasil. Algoritmização, datização e colonialismo de dados: integrando o digital à Análise de Discurso Crítica. 2024. (Congresso).
X Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e V Congresso Internacional de Estudos do Discurso ? JADIS X - CIED V. A argumentação em um mundo pós-digital: das relações (e consequências) entre pós-verdade, algoritmização e colonialismo de dados.. 2024. (Congresso).
Jornadas Internacionales sobre Discurso y Tecnologias. Discurso, técnica e luta social: a hipertextualidade fundante da resistência nas redes sociais digitais. 2023. (Congresso).
Querides Alunes - I Jornada de estudos sobre língua, gênero e inclusão. LÍNGUA, SOCIEDADE E PODER: reflexões sobre o lugar da linguística/de linguistas no debate público sobre linguagem neutra e inclusiva. 2023. (Congresso).
I Jornada em Língua e Discurso: descrição e ensino.Precisamos falar sobre o digital: questões para o ensino e a pesquisa em língua portuguesa. 2022. (Seminário).
7th International Conference on Grammar & Text ? GRATO. A pós-verdade como paradigma argumentativo. 2021. (Congresso).
Jornada de estudos internacional Análise de discurso digital: desafios epistemológicos e metodológicos. Rel(ações) de resistência nas redes sociais digitais: intertextualidades hegemônicas e comunidades insurgentes. 2021. (Congresso).
VIII Colóquio e III Instituto da ALED-Brasil | Estudos do discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social. O Discurso de Resistência nas redes sociais digitais: definição, estrutura e função. 2021. (Congresso).
XIV Congresso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso - ALED. Fazer resistência nas redes sociais: o discurso digital e suas ferramentas de luta. 2021. (Congresso).
1º Congresso Internacional do PPGLEV - Vozes e escritas nos diferentes espaços da Língua Portuguesa,. Por uma análise do texto-discurso digital. 2020. (Congresso).
XXII Colóquio de Outono - Populismos e suas linguagens. Discurso populista como resistência?. 2020. (Congresso).
VII Colóquio Internacional de Semiótica ? COLSEMI e V Congresso Internacional da AILP,. Reflexões textual-discursivas sobre as #Hashtags. 2019. (Congresso).
Encontro Insterinstitucional de Semiolinguistas do discurso.O discurso jornalístico em tempos de pós-verdade. 2018. (Encontro).
II Congresso Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Texto e Ensino na era digital. 2018. (Congresso).
Somos UERJ.Língua, Ensino e Sociedade. 2017. (Outra).
XIII Fórum de Estudos Linguísticos e I Congresso. Discursos de resistência, marcas de existência. 2017. (Congresso).
Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva discursiva. 2016. (Congresso).
Colloque Être leader en Amérique(s) et en Europe.Mujica, novo líder da esquerda latino-americana: Que tipo de esquerda? Que tipo de liderança?. 2014. (Simpósio).
I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. Especificidades Discursivas do webjornalismo independente. 2014. (Congresso).
VII Seminário Integrado de Pesquisa.Língua Portuguesa e Análises do Discurso. 2014. (Seminário).
I Semana Acadêmica de Letras.Contrato comunicativo e estratégias linguístico-discursivas na Mídia Independente: princípios e procedimentos de pesquisa. 2013. (Encontro).
Língua Portuguesa em diálogo.Língua Portuguesa e Jornalismo. 2013. (Seminário).
VI Seminário Integrado de Pesquisa (SIP).O contrato comunicativo da mídia independente na internet e suas estratégias linguístico-discursivas. 2013. (Seminário).
I Congresso de (inter)nacionalização do português brasileiro. A oralidade e as expressões do cotidiano no ensino de PLE2. 2012. (Congresso).
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. Texto, discurso e mídia. 2012. (Congresso).
XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. O ?novo? contrato midiático e as presenças do webjornal no jornalismo impresso. 2012. (Congresso).
XVI Congresso Nacional e Linguística e Filologia. Estratégias linguístico-discursivas do jornalismo atual: os lugares do impresso e da web como vaículos de comunicação. 2012. (Congresso).
IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso. Posicionamentos enunciativos de jornais impressos e webjornais. 2011. (Congresso).
II Fórum Internacional de Análise do Discurso. O discurso Webjornalístico: uma análise à luz da teoria Semiolinguística. 2010. (Congresso).
VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.Estratégias discursivas do webjornalismo: indícios de um ?novo? contrato?. 2010. (Seminário).
X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. Especificidades linguístico-discursivas do webjornalismo: análise do jornal O Globo a luz da Semiolinguística. 2009. (Congresso).
II Congresso Internacional AILP. Enfoques sobre ensino e letramento no Brasil. 2007. (Congresso).
I Simpósio de Estudos Lexicais do Rio de Janeiro. 2007. (Simpósio).
Simpósio de Estudos do Discurso. 2007. (Simpósio).
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Língua e identidade, gênero e discurso: relações para a leitura de uma cenografia angolana.. 2006. (Simpósio).
10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso internacional de Lusofonia do IP ? PUC / SP. A Língua Portuguesa na (re)construção da Identidade angolana: cenografia e ethos de contos e contares.. 2004. (Congresso).
Encontro Africanas 10!.A Língua Portuguesa na (re)construção da Identidade angolana: cenografia e ethos de contos e contares.. 2004. (Encontro).
I Seminário de Teses e Dissertações em Desenvolvimento.O papel do léxico na construção da identidade angolana: uma cenografia de contos e contares.. 2003. (Seminário).
I Seminário de Língua Portuguesa.A Reduplicação em situações de baby-talk: análise baseada na Morfologia Prosódica.. 2002. (Seminário).
V Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo.Do discurso oral de raiz africana ao texto literário em língua portuguesa: língua, literatura e ideologia no conto/contar de Boaventura Cardoso.. 2002. (Encontro).
VI Seminário Salinguas.Do discurso oral de raiz africana ao texto literário em língua portuguesa: língua, literatura e ideologia no conto/contar de Boaventura Cardoso.. 2002. (Seminário).
Colóquio ?A Ilha de Moçambique?. 2001. (Simpósio).
I Seminário Internacional de Educação de Campinas. 2001. (Seminário).
XIII Congresso de Leitura (COLE).. 2001. (Congresso).
Colóquio Eça de Queiroz entre milênios: pontos de olhar. 2000. (Simpósio).
Seminário ?Língua portuguesa em questão; desafios e soluções?.. 1999. (Seminário).
VIII Congresso da ASSEL - RIO. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
DOMINGUEZ, M. G. A.; COELHO, F.A.C.; CONFORTE, A. N.. A explicitação da ironia por intermédio da expressão ?só que não? em textos digitais: um estudo sobre a confluência entre estratégia de concessão e ironia a partir da perspectiva polifônica. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SALME, Verônica; CARDOSO, E. C.. Espelho, espelho meu! O que te define? Uma análise das estratégias discursivas em anúncios publicitários direcionados ao público feminino. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; LOPES, F. M. S. R.; SALME, Verônica. Uma análise enunciativa do capítulo ?infância? do livro ?Miss Davis?. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
DOMINGUEZ, M. G. A.; CONFORTE, A. N.. U m a a n á l i s e d o s v i s s u n g o s s o b a p e r s p e c t i v a d a f o r m a ç ã o h i s t ó r i c a d o p o r t u g u ê s b r a s i l e i r o. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SEARA, I. R.. AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA VERBAIS NAS MENSAGENS DAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO FACEBOOK O CASO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS DE 2018. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Aberta de Lisboa.
SALME, Verônica; TEDESCO, M. T.;DOMINGUEZ, M. G. A.. Em nome de Deus, eu politico: o atravessamento do discurso bíblico no político em tweets. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; MACHADO, L. I.; SALME, Verônica. UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE EMPODERAMENTO: O CONTRATO COMUNICATIVO NA OBRA INFANTIL "AMORAS", DO EMICIDA. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
DOMINGUEZ, M. G. A.; CONFORTE, A. N.. A SEMIOLINGUÍSTICA E O SAMBA-ENREDO: TEORIA E ANÁLISE. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SANTOS, Denise Salim. Argumentar pela intertextualidade nas redações do Vestibular Estadual 2018. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; COELHO, F.A.C.; ABREU, M. T. T. V.. O uso anafórico do artigo indefinido no discurso oral de idosos do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; RIBEIRO, Patricia F. R.; VIEGAS, Ilana S. R.. Monteiro. Estratégias de manipulação em postagens do Facebook sob a perspectiva semiolinguística. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.;DOMINGUEZ, M. G. A.; Pauliukonis, M. A. L.. As mil faces de Ancelmo Gois: a construção do ethos em discurso de informação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; CAMARA, T. M. N. L.; CASSANO, M. G.. O texto narrativo nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental II: possibilidades de reconto do "Rei sapo". 2014. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SOUZA, M. M.; MELO, G. C. V.; CONFORTE, A. N.; SCHLEE, Magda Bahia. Mulheres do rap: construções discursivas de mulheres negras. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; VALENTE, A. C.. A (r)ex(s)istência das mulheres no mundo funk carioca: uma análise das letras de funk feminino das décadas de 2000 e 2010. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; Pauliukonis, M. A. L.; MARCHON, A. H.; ANTUNES, C. M.; Gouvêa, Lucia H. M.. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER POLÍTICA NAS CAPAS DA VEJA: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA. 2021. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; Pauliukonis, M. A. L.; VIANNA, E.; DUTRA, V. L. R.. Tão ousada quanto você. Tão colorida quanto o Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SANTOS, L. W.; Marques, P. M.; FREITAS Jr. R. Anáforas encapsuladoras e construção do gênero entrevista: análise textual-funcional. 2020. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; GONCALVES, M. T.; GROBE, S.; ABREU, M. T. T. V.. Variação entre né e não é, entende e entendeu na fala de idosos de distintos mundos socioculturais: um estudo comparativo em Livramento (MT) e Rio de Janeiro (RJ). 2020. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ABREU, M. T. T. V.;DOMINGUEZ, M. G. A.; CAMARA, T. M. N. L.; TAVARES, K. C. A.. A organização discursiva do gênero digital comentário na rede social Facebook. 2018. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, L. W.;DOMINGUEZ, M. G. A.; DA COSTA, Leda M.; GOMES, Regina S.; Pauliukonis, M. A. L.. Referenciação em campo: a construção de sentidos nas notícias esportivas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pauliukonis, M. A. L.; Gouvêa, Lucia H. M.;DOMINGUEZ, M. G. A.; MONNERAT, R. S. M.; Cunha, Tania R.. O modo de organização enunciativo no gênero blog: um estudo sobre subjetividade e diversidade contratual. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Pauliukonis, M. A. L.;DOMINGUEZ, M. G. A.; MONNERAT, R. S. M.; VALENTE, A. C.; PEIXOTO FILHO, F. V.. A construção do ethos da presidente Dilma Roussef em charges jornalísticas. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; CAMARA, T. M. N. L.; MARTINS, A.S.R.. Neoliberalismo escolar e as práticas de letramento dominante no gênero discursivo livro didático de projetos integradores de linguagens. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SANTOS, Denise Salim; VALENTE, A. C.. A (r)existência das mulheres no mundo funk carioca: uma análise das letras de funk femininas das décadas de 2000 e 2010. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; DUTRA, V. L. R.; CONFORTE, A. N.. Tão ousada quanto você. Tão colorida quanto o Brasil?, O uso das estruturas correlatas como principal estratégia discursivo argumentativa em headlines: uma análise semiolinguística do discurso publicitário. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; ANTUNES, C. M. S.; Pauliukonis, M. A. L.. A representação da mulher política nas capas da Veja: uma análisesemiolinguística. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TEDESCO, M. T.; CAMARA, T. M. N. L.;DOMINGUEZ, M. G. A.. Intertextualidade e Referenciação: conexão de sentidos no gênero comentário no Facebook. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOARES, Alexandre S. F.; CATTELAN, João C.; Garcia, Dantielli A.; LARA, R. M.;DOMINGUEZ, M. G. A.. Capricho, beleza e consumo: uma forte e estreita relação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
DOMINGUEZ, M. G. A.; ARAÚJO, L.D. R.; CONFORTE, A. N.. A representação da mulher amada nas crônicas de Vinicius de Moraes: uma análise estilístico discursiva. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; ARAÚJO, L.D. R.; SANTOS, Denise Salim. Vozes femininas no slam: protagonismo e resistência na perspectiva da Análise do Discurso Crítica. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SALME, Verônica; CARDOSO, E. C.. Espelho, espelho meu: uma análise semiolinguística de anúncios publicitários direcionados à mulher. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; COELHO, F.A.C.; CONFORTE, A. N.. ?Uso do explicitador #sqn (só que não) em tuítes: um estudo sobre a convergência entre ironia e concessão. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SANTOS, A. F. A.; SALME, Verônica. O FENÔMENO SEMÂNTICO DA PRESSUPOSIÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DOS SENTIDOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL TIRINHA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
DOMINGUEZ, M. G. A.; CONFORTE, A. N.. UMA ANÁLISE DOS VISSUNGOS SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HISTÓRICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SALME, Verônica; VALENTE, A. C.. A constituição identitária dos sujeitos manifestantes: uma análise sobre os recursos linguísticos como ferramenta de agir social a partir dos suportes do protesto de 3 de julho de 2021. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; PEREIRA, M. T. G.; ABREU, M. T. T. V.. As abordagens da produção textual em livros didáticos de língua portuguesa dos 8º e 9º anos de escolaridade. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; CONFORTE, A. N.; COELHO, F.A.C.. A Smiolinguística e o samba-enredo: teoria e análise. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; SANTOS, Denise Salim; COELHO, F.A.C.. Argumentar pela intertextualidade nas redações do vestibular estadual 2018. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. O uso do artigo indefinido no discurso oral de idosos do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.; RIBEIRO, Patricia F. R.; VIEGAS, Ilana S. R.. Monteiro. Estratégias de orientação cognitiva da opinião pública: um exame semiolinguístico da encenação discursiva nas postagens do Facebook sob o viés da retórica clássica e das ciências da comunicação. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Neologismos em Mia Couto: criação e recriação na construçnao do sentido. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade de Barra Mansa.
DOMINGUEZ, M. G. A.; BEAUCLAIR, M. G.; MALFACINI, A. C. S.. Processo seletivo simplificado de professor substituto de Língua Portuguesa, Edital nº06/2021. 2021. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Concurso Público de seleção para Aproveitamento de Estudos nos cursos de graduação em Letras. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Concurso Público de seleção para Aproveitamento de Estudos nos cursos de graduação em Letras. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Concurso Público de seleção para Transferência Externa para os cursos de graduação em Letras. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Vestibular UERJ. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Vestibular UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Professor Contratado de Língua Portuguesa. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Seleção para processos de aproveitamento de estudos e transferências interna e externa. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Vestibular UERJ. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Concursos Públicos e de Admissão à Marinha do Brasil. 2012. Marinha do Brasil.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Exame Nacional do Ensino Médio. 2010.
DOMINGUEZ, M. G. A.. Exame Nacional do Ensino Médio. 2009.
Orientou
Vozes femininas no slam: protagonismo e resistência na perspectiva da Análise do Discurso Crítica; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
O implícitos em tuítes jornalísticos sobre Malala e Marielle: do Oriente Médio ao Ocidente, biopoder, necropolítica, feminismo e direitos humanos; Início: 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Espelho, espelho meu! O que te define? Uma análise das estratégias discursivas em anúncios publicitários direcionados ao público feminino; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
A constituição identitaria dos sujeitos manifestantes: uma análise sobre os recursos discursivos como ferramenta de agir social em cartazes de protesto; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
Em nome de Deus, eu politico: o atravessamento do discurso bíblico no político em tweets; 2021; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
O ethos de escritora de Clarice Lispector: A descoberta do mundo; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
"Elas estão descontroladas": um estudo das estratégias linguístico-discursivas de (re)afirmação do machismo nas letras de funk masculinas; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
Neologismos em Mia Couto: criação e recriação na construçnao do sentido; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade de Barra Mansa; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
O contrato comunicativo da mídia independente na internet e suas estratégias linguístico-discursivas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
Monitoria Língua Portuguesa III (Sintaxe); 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
Monitoria em Língua Portuguesa III; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina; Orientador: Michelle Gomes Alonso Dominguez;
Produções bibliográficas
-
DOMINGUEZ, MICHELLE GOMES ALONSO . A pós-verdade como paradigma argumentativo. LINHA D'AGUA , v. 36, p. 124-137, 2023.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Cantadas do amor contemporâneo: uma análise semiolinguística. Revista de Humanidades (UNIFOR) , v. 30, p. 51, 2015.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; HENRIQUES, C. C. . O Pioneirismo de Nascentes e a inauguração dos debates linguísticos no Brasil. Revista da Academia Brasileira de Filologia , v. XIV, p. 93-101, 2014.
-
SANTOS, Denise Salim ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Variação linguística e equivalência fraseológica. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XVIII, p. 271-281, 2014.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Tradições Discursivas: interseções linguístico-discursivas em contos angolanos contemporâneos. Revista Idioma , v. 23, p. 80-100, 2013.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Do sistema à ação, do homogêneo ao heterogêneo: movimentos fundantes dos conceitos de dialogismo, polifonia e interdiscurso. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 1, p. 5-20, 2013.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Estratégias linguístico-discursivas do jornalismo atual: os lugares do impresso e da web como vaículos de comunicação. Almanaque CIFEFIL , v. 3, p. 2819-2831, 2012.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Aproximações e fugas entre o Ceticismo, Wittgenstein e a Semiolinguística. Almanaque CIFEFIL , v. 1, p. 1-22, 2012.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Aproximações e fugas entre o Ceticismo, Wittgenstein e a Semiolinguística. Revista Philologus , v. 14, p. 43-62, 2008.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; VELOZO, N. A. (Org.) ; COSTA, T. A. (Org.) . Políticas de Lìngua, políticas na língua: reflexões sobre diversidade de gênero e inclusão. 1. ed. Rio de Janeiro: Pedro & João editores, 2024. v. 1.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; LIMA, R. F. M. (Org.) . Contemporaneidade em discurso: contribuições da Análise do Discurso sobre questões do nosso tempo. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2023. v. 1. 278p .
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; SEARA, I. R. (Org.) . Revista Matraga: Análise do(s) Discurso(s) - desafios da contemporaneidade. 50. ed. Rio de janeiro: UERJ, 2020. v. 27. 210p .
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; DUTRA, V. L. R. (Org.) ; SCHLEE, Magda Bahia (Org.) . Descrição e Ensino de Língua Portuguesa: múltiplos olhares. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2019. v. 1. 200p .
-
COELHO, F.A.C. (Org.) ; NASCIMENTO, J. E. (Org.) ; DOMINGUEZ, M. G. A. (Org.) . Ensino de Língua Portuguesa em diferentes contextos: discussões e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018. v. 4. 260p .
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; CONFORTE, A. N. (Org.) ; RIBEIRO, M. A. (Org.) . Ecos de Linguagem. 1. ed. RIO DE JANEIRO: Dialogarts, 2013. v. 1. 203p .
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Língua, sociedade e poder: reflexões sobre o lugar da linguística/dos linguistas no debate público sobre a linguagem neutra e inclusiva. In: DOMINGUEZ, M. G. A.; VELOZO, N. de A.; COSTA, T. A.. (Org.). Políticas de Lìngua, políticas na língua: reflexões sobre diversidade de gênero e inclusão. 1ed.Rio de Janeiro: Pedro & João editores, 2024, v. 1, p. 165-182.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Precisamos falar sobre o digital: questões para o ensino e a pesquisa em Língua Portuguesa. In: ARAÚJO, Thaís; Dutra, Vania; SCHLEE, Magda. (Org.). Língua em (dis)curso: pesquisa e ensino. 1ed.Rio de Janeiro: Parábola, 2024, v. 1, p. 1-14.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; LIMA, R. F. M. . A identidade gay e o ?caso do pedreiro homofóbico" no twitter. In: Ananda Maria Ferreira Missailidis ;Cristiane Vieira da Graça Cardaretti ; Elisa da Silva Santana ; Paulo Cesar da Silva Lopes Junior ; Tatiane Ludegards dos Santos Magalhães. (Org.). Leitura: circulação, diálogos e linguagens. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2024, v. 2, p. 499-521.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O que é, o que faz a Semiolinguística?. In: Gouvêa, Lúcia Helena Martins; Pauliukonis, Maria Aparecida Lino; Monnerat, Rosane Santos Mauro. (Org.). O que é o que faz a Semiolinguística?. 1ed.: Editora da UFRN, 2023, v. 5, p. 191-210.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O ETHOS DE MUJICA E SUA IMAGEM NA MÍDIA BRASILEIRA: SOBRE POPULISMO E CAMINHOS DA ESQUERDA NA AMÉRICA DO SUL. In: Michelle G. A. Dominguez, Ruan Felipe M. Lima. (Org.). Contemporaneidade em discurso: contribuições da Análise do Discurso sobre questões do nosso tempo. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2023, v. 1, p. 143-171.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O texto como potencialidade transformadora: apontamentos para o nosso dizer/fazer em qualquer ocasião. In: Denise Salim Santos; Flavio de Aguiar Barbosa; Tania Maria Nunes de Lima Camara; Camille Roberta Ivantes Braz; Alexandre do Amaral Ribeiro. (Org.). Língua Portuguesa: memória, temas e conexões. 1ed.São Paulo: Parábola, 2023, v. 1, p. 127-140.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; SILVA, P. P. S. . A constituição identitária dos sujeitos manifestantes: recursos linguísticos como ferramentas de agir social. In: Denise Salim Santos; Flavio de Aguiar Barbosa; Tania Maria Nunes de Lima Camara; Camille Roberta Ivantes Braz; Alexandre do Amaral Ribeiro. (Org.). Vivências em Língua Portuguesa: palavra, discurso e ensino. 1ed.Rio de Janeiro: PPGL, 2023, v. 1, p. 204-216.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . DISCURSO POPULISTA COMO RESISTÊNCIA? análise de uma campanha política nas redes sociais. In: Maria Aldina Marques; Sérgio Guimarães de Sousa; José Teixeira; Maria da Conceição Varela Rui Ramos; Isabel Roboredo Seara; Micaela Aguiar. (Org.). Populismo(s) e suas linguagens: textos selecionados. 1ed.Ribeirão: Edições Humus, 2022, v. 1, p. 109-126.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Discurso de Resistência: alteridade constitutiva. In: Denise Salim Santos; Flávio de Aguiar Brabosa. (Org.). O português daqui, dali e de lá: por uma língua que nos una. 1ed.São Paulo: Parábola, 2021, v. 1, p. 161-170.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . #Hashtags: reflexões textual-discursivas. In: Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; Claudio Manoel de Carvalho Correia. (Org.). Contribuições da Semiótica ao ensino de português no mundo. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2021, v. 1, p. 682-695.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Língua Portuguesa no discurso jornalístico: estratégias de construção da. In: Magda Bahia Schlee; Vania L. R. Dutra; Michelle Gomes Alonso Dominguez. (Org.). Descrição e Ensino de Língua Portuguesa: múltiplos olhares. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2019, v. 1, p. 94-107.
-
COELHO, F.A.C. ; NASCIMENTO, J. E. ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Ensino de Língua Portuguesa em diferentes contextos: discussão e prática. In: Coelho, Fábio André Cardoso; Silva, Jefferson Evaristo do Nascimento; Dominguez, Michelle Gomes Alonso. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa em diferentes contextos: discussão e práticas. 1ed.RIO DE JANEIRO: Dialogarts, 2018, v. 4, p. 11-18.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . #Resitência: a constituição de discursos contra-hegemônicos. In: Lucia Helena Martins Gouvêa; Maria Aparecida Lino Pauliukonis. (Org.). Estudos do Discurso: 25 anos CIAD-Rio. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v. 1, p. 606-629.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva discursiva. In: Fabio André Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: teorias e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2018, v. 2, p. 175-190.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Texto e Ensino na era digital. In: Fabio André Coelho e Jefferson Evaristo do Nascimento Silva. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: fundamentos e aplicações. 1ed.Rio de Janeiro: Telha, 2018, v. III, p. 185-200.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE PÓS-VERDADES. In: VII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2020, Porto de Galinhas. Anais do VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2019. p. 1876-1881.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Especificidades discursivas do webjornalismo independente. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso, 2015, Sõ Paulo. Anais do I Congresso Internacional de Estudos do Discurso ? I CIED. São Paulo: Paulistana, 2014. p. 703-714.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O ?novo? contrato midiático e as presenças do webjornal no jornalismo impresso. In: XI Fórum de Estudos Linguísticos, 2014, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Estratégias linguístico-discursivas do jornalismo atual: os lugares do impresso e da web como veículos de comunicação. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2012. v. XVI. p. 2819-2831.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Posicionamentos enunciativos de jornais impressos e webjornais. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, 2011.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O discurso webjornalístico: uma análise à luz da teoria Semiolinguística. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010, Rio de janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Filiações Filosóficas da Semiolinguística. In: III CONGRESO INTERNACIONAL Transformaciones culturales. Debates de la teoría, la crítica y la lingüística, 2009, Buenos Aires. III CONGRESO INTERNACIONAL Transformaciones culturales. Debates de la teoría, la crítica y la lingüística, 2008.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Língua e identidade, gênero e discurso: relações para a leitura de uma cenografia angolana.. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística ? Sileel, 2008, Uberlândia. Múltiplas perspectivas em Lingüística. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 2307-2318.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A Língua Portuguesa na (re)construção da Identidade angolana: cenografia e ethos de contos e contares.. In: Encontro Africanas 10!, 2004, Rio de Janeiro. Encontro Africanas 10!, 2004.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; CRUZ, N. B. . Contrato comunicativo e estratégias linguístico-discursivas na Mídia Independente: princípios e procedimentos de pesquisa. In: I Semana Acadêmica de Letras, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Saletras, 2013. v. 1. p. 1-1.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Protestos daqui e de acolá: construções discursivas distintas de propósitos midiáticos semelhantes. In: XVII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2013, Rio de Janeiro. Resumos do XVII CIFEFIL, 2013.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A oralidade em contos angolanos: mais do que marcas, tradições discursivas. In: XVII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2013, Rio de Janeiro. Resumos do XVII CIFEFIL, 2013.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Estratégias linguístico-discursivas do jornalismo atual: os lugares do impresso e da web como vaículos de comunicação. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Cadrenos XVI CNLF, 2012.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . RELACIONES FILOSÓFICAS EN LA SEMIOLINGÜÍSTICA. In: III CONGRESO INTERNACIONAL: Transformaciones culturales. Debates de la teoria, la critica y la linguistica, 2008, Buanos Aires. III CONGRESO INTERNACIONAL: Transformaciones culturales. Debates de la teoria, la critica y la linguistica, 2008. v. 1. p. 1-1.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Tradições Discursivas: teoria linguisticaaplicada à literatura angolana. In: III Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa, 2008, Rio de Janeiro. III Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa, 2008.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . CANTADAS DO AMOR CONTEMPORÂNEO Uma Análise Semiolingüística. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Língua e identidade, gênero e discurso: relações para a leitura de uma cenografia angolana.. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística ? Sileel, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística ? Sileel, 2006.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A Língua Portuguesa na (re)construção da Identidade angolana: cenografia e ethos de contos e contares.. In: Encontro Africanas 10!, 2004, Rio de Janeiro. Encontro Africanas 10!, 2004.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O papel do léxico na construção da identidade angolana: uma cenografia de contos e contares.. In: I Seminário de Teses e Dissertações em Desenvolvimento, 2003, Rio de Janeiro. I Seminário de Teses e Dissertações em Desenvolvimento, 2003.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Do discurso oral de raiz africana ao texto literário em língua portuguesa: língua, literatura e ideologia no conto/contar de Boaventura Cardoso.. In: V Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo, 2002, São Paulo. V Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo, 2002.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Do discurso oral de raiz africana ao texto literário em língua portuguesa: língua, literatura e ideologia no conto/contar de Boaventura Cardoso.. In: VI Seminário Salinguas, 2002, Rio de Janeiro. VI Seminário Salinguas, 2002.
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Algoritmização, datização e colonialismo de dados: integrando o digital à Análise de Discurso Crítica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A argumentação em um mundo pós-digital: das relações (e consequências) entre pós-verdade, algoritmização e colonialismo de dados. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Discurso, técnica e luta social: a hipertextualidade fundante da resistência nas redes sociais digitais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Língua Sociedade e Poder: reflexões sobre o lugar da linguística/dos linguistas no debate público sobre linguagem neutra e inclusiva. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Precisamos falar sobre o digital. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O texto como potencialidade transformadora. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O Discurso de Resistência nas redes sociais digitais: definição, estrutura e função. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A pós-verdade como paradigma argumentativo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Rel(ações) de resistência nas redes sociais digitais: intertextualidades hegemônicas e comunidades insurgentes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Fazer resistência nas redes sociais: o discurso digital e suas ferramentas de luta. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Fazer resistência nas redes sociais digitais: a práxis da negação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Discurso populista como resistência. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Por uma análise do texto-discurso digital. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Reflexões textual-discursivas sobre as #Hashtags. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Texto e Ensino na era digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O discurso jornalístico em tempos de pós-verdade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Discursos de resistência: alteridade constitutiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Língua, Ensino e Sociedade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Especificidades discursivas do webjornalismo independente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Mujica, novo líder da esquerda latino-americana: que tipo de esquerda? que tipo de liderança?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A pesquisa de Língua Portuguesa pelo viés da Análise do Discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Denise Salim ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Variação linguística e equivalência fraseológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Língua Portuguesa e Jornalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. ; CRUZ, N. B. . Contrato comunicativo e estratégias linguístico-discursivas na Mídia Independente: princípios e procedimentos de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O contrato comunicativo da mídia independente na internet e suas estratégias linguístico-discursivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A arte de Ensinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Estratégias linguistico-discursivas do jornalismo atual: os lugares do impresso e da web como veículos de comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Posicionamentos enunciativos de jornais impressos e webjornais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O discurso webjornalístico: uma análise à luz da teoria Semiolinguística. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Estratégias Discursivas do Webjornalismo: Indícios de um ?novo? contrato?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Especificidades lingüístico-discursivas do webjornalismo: análise do jornal O Globo à luz da Semiolingüística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Tradições Discursivas: teoria linguisticaaplicada à literatura angolana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . A Língua portuguesa na (reconstrução da identidade angolana: cenografia e ethos de contos e contares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . O papel do léxico na construção da identidade angolana. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Do discurso oral de raiz africana ao texto literário em Língua portuguesa: língua, literatura e ideologia no contar de Boaventura Cardoso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Do discurso oral de raiz africana ao texto literário em Língua portuguesa: língua, literatura e ideologia no contar de Boaventura Cardoso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOMINGUEZ, M. G. A. . Processos marginais de formação de palavras em português: relativizando a irregularidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
DOMINGUEZ, M. G. A. . ad hoc do Parecer do artigo #77235, submetido ao número 61 ? Miscelânea do ano 2024 da MATRAGA. 2023.
DOMINGUEZ, M. G. A. . Parecer ad hoc do artigo #51213, submetido ao número 52 ? Miscelânea do ano 2021 da Matraga. 2021.
DOMINGUEZ, M. G. A. . ad hoc Parecer do artigo #52738, submetido ao número 52 ? Miscelânea do ano 2021 da Matraga. 2021.
DOMINGUEZ, M. G. A. . Parecer do artigo 47009 da Revista Matraga. 2020.
DOMINGUEZ, M. G. A. . Parecer do artigo 46154 da Revista Matraga. 2020.
DOMINGUEZ, M. G. A. . Parecer do artigo 51213 da Revista Matraga. 2020.
DOMINGUEZ, M. G. A. . #Resistência: a construção de discursos contra-hegemônicos na internet. 2020.
DOMINGUEZ, M. G. A. ; MELLO, C. C. ; SILVA, S. C. D. ; CARDOSO, E. C. . A mídia em discurso. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; IRINEU, L. M. ; SOUZA, A. F. ; VIEIRA, V. . Identidades em discurso. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; JOSIOWICZ, A. ; SALGADO, L. S. ; DIAS, C. P. C. . O digital em discurso. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; VILHENA, L. ; LEAL, G. M. S. ; SALME, Verônica . O feminino em discurso. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; COSTA, T. A. ; EL-JAICK, A. P. G. ; MEDEIROS, V. G. . O poder do/no discurso. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SALME, Verônica ; VALENTE, A. C. ; SEARA, I. R. ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Elementos linguísticos e funções Discursivas: aplicação a temas da contemporaneidade. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Silva, J. S. ; SOARES, Alexandre S. F. ; MELO, I. F. ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Discurso e diversidade em domínios sociais múltiplos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DEUSDARÁ, B. ; ROCHA, D. ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Discurso, poder e resistência: práticas contemporâneas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERES, B. ; MONNERAT, R. S. M. ; RIBEIRO, Patricia F. R. ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Rostos, afetos e intencionalidades: análise semiolinguística de marcas da pandemia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MARCHON, A. H. ; SILVA, Welton P. ; Pauliukonis, M. A. L. ; DOMINGUEZ, M. G. A. . Mídias contemporâneas e repercussões discursivas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; LIMA, R. F. M. . Observatório de Discursos da Contemporaneidade. 2022; Tema: Divulgação de pesquisas em Análise do Discurso sobre questões contemporâneas. (Site).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; LIMA, R. F. M. ; LEANDRO, W. D. B. . Observatório de Discursos da Contemporaneidade. 2022; Tema: Divulgação de pesquisas e eventos em Análise do Discurso relativas a questões da contemporaneidade. (Rede social).
DOMINGUEZ, M. G. A. . Reflexões sobre texto e discurso em um mundo pós-digital. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DOMINGUEZ, M. G. A. . A ubiquidade digital e seus impactos: questões de gramática, texto e discurso. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DOMINGUEZ, M. G. A. . Relatório final de Pós-doutoramento. 2021. (Relatório de pesquisa).
DOMINGUEZ, M. G. A. . Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva discursiva. 2016. .
DOMINGUEZ, M. G. A. ; CONFORTE, A. N. . Revista Ecos de Linguagem. 2013. (Editoração/Periódico).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; CRUZ, N. B. . Relatório Parcial - O contrato comunicativo da mídia independente na internet e suas estratégias linguístico-discursivas. 2013. (Relatório de pesquisa).
DOMINGUEZ, M. G. A. ; SALME, Verônica . Análise Semiolinguistica do Discurso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Observatório de Discursos da Contemporaneidade, Descrição: A partir da experiência acumulada no projeto anterior (2018-2022), o projeto tem como principal objetivo a criação de um Observatório de Discursos da Contemporaneidade, que somará aos 2 eixos básicos de pesquisa (i) temáticas relevantes na atualidade e (ii) impactos estruturais das mídias digitais a função de reunir outras pesquisas e pesquisadores interessados no debate sobre questões discursivas da contemporaneidade. O Observatório se dedicará, assim, à realização das seguintes tarefas: (i) produção de pesquisa em análise do discurso, destinada aos debates (temáticos e estruturais) da sociedade contemporânea; (ii) reunião de material acadêmico (vídeos, artigos, livros) relativo à área de interesse disponíveis digitalmente; (iii) promoção de encontro entre pesquisadores e destes com a comunidade, através de reuniões públicas e eventos. O Observatório será hospedado em um site, onde serão divulgadas as informações referentes ao projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Michelle Gomes Alonso Dominguez - Coordenador / Ruan Felipe Madela Lima - Integrante / Raquel Borzaquel Chadas - Integrante / Ana Caroline Silva da Conceição - Integrante / Vanessa Barros Dutton - Integrante / Wallace Davi Barbosa Leandro - Integrante / Vivian de Sousa Neves Pereira - Integrante.
-
2018 - 2021
Análise de discursos da contemporaneidade, Descrição: A projeto se dedica a questões discursivas da contemporaneidade, propondo-se ao levantamento e análise de dois eixos básicos, a partir dos quais são selecionados os corpora linguísticos: (i) temáticas relevantes na atualidade; (ii) impactos estruturais de novas mídias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Michelle Gomes Alonso Dominguez - Coordenador.
-
2013 - 2014
O contrato comunicativo da mídia independente na internet e suas estratégias linguístico-discursivas, Descrição: O projeto pretende especificar quais são e como se estabelecem as cláusulas do contrato comunicativo na mídia independente através da análise dos usos linguísticos e das estratégias textuais-discursivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michelle Gomes Alonso Dominguez - Coordenador / Nayara Baptista da Cruz - Integrante.
-
2004 - 2011
Gramática textual e estratégias didáticas, Descrição: A realização de uma ponte entre os novos conhecimentos linguísticos da área do texto com as estratégias didáticas do ensino da língua. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelle Gomes Alonso Dominguez - Integrante / Maria Aparecida Lino Pauliukonis - Coordenador / Agostinho Dias Carneiro - Integrante / Leonor Werneck dos Santos - Integrante / Cláudia de Souza Teixeira - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Letras.,Linhas de pesquisa
-
06/2014
Ensino, Mestrado em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Morfologia em Língua Portuguesa, Tópicos em descrição da Língua Portugesa, Estudos do Discurso
-
03/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa VII, Língua Portuguesa VIII
2011 - 2011
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2006 - 2007
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Faculadade de Letras.,Linhas de pesquisa
-
03/2006 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português IV, Português II, Português I
2012 - 2013
Centro Universitário de Barra MansaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação no curso de Pós-graduação Lato-sensu em Língua Portuguesa
Atividades
-
03/2012 - 03/2013
Ensino, Pós-graduação em Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Semântica
2011 - 2011
Centro Universitário de Valença - UNIFAAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Atuação no módulo Semântica do Curso de Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa e Literatura.
2004 - 2004
Centro Educacional Moreira RamosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
02/2004 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2006 - 2006
Ana Couto Branding Design Artes Gráficas LTDAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora Jr., Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michelle Gomes Alonso Dominguez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?