Vincenzo Cambria

Graduado em D.A.M.S (Disciplinas da Arte, da Música e do Espetáculo) pela Universidade de Bologna (Itália), mestre em musicologia (etnografia das práticas musicais) pela Escola de Música da UFRJ e doutor em Etnomusicologia pela Wesleyan University (EUA). Desenvolveu pesquisas sobre a música do candomblé baiano e sobre a relação entre música e identidade negra em um bloco afro de Ilhéus/Bahia. Mais recentemente tem trabalhado no desenvolvimento de metodologias colaborativas e participativas de pesquisa e abordado temas como favelas, violência e etnomusicologia urbana. Sobre esses assuntos apresentou trabalhos em congressos e seminários nacionais e internacionais e publicou artigos e capítulos de livros. Entre os anos de 2015 e 2016 tem sido Presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET).

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Etnomusicologia

2005 - 2012

Wesleyan University
Título: Music and Violence in Rio de Janeiro: A Participatory Study in Urban Ethnomusicology
Orientador: Eric Charry
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: pesquisa ação participativa; etnomusicologia; violencia; favelas.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Mestrado em Música

2000 - 2002

Escola de Música da Ufrj
Título: Música e identidade negra. O caso de um Bloco afro carnavalesco de Ilhéus,Ano de Obtenção: 2002
Samuel Mello Araújo Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: etnicidade; blocos-afro; etnomusicologia; Bahia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em D.A.M.S. (Disciplinas de Arte Musica e Espetaculo)

1990 - 1997

ALMA MATER STUDIORUM ? UNIVERSITA di BOLOGNA
Título: Musica e rito nel Candomble di Bahia
Orientador: Prof. Tullia Magrini

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Krister Malm - The Music of the Caribbean and Swed. (Carga horária: 8h). , Escola de Música da UFRJ, PPGM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMBRIA, V. ; FONSECA, E. ; NEDER, A. C. ; PEREIRA, E. ; PRASS, L. . VIII ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2017. (Congresso).

NEDER, A. C. ; CAMBRIA, V. ; GONZALEZ, A. B. . Abordagens etnomusicológicas de distintos contextos sociomusicais colombianos. 2015. (Outro).

NEDER, A. C. ; CAMBRIA, V. ; SOBREIRA, S. ; DUARTE, M. ; WESTVALL, M. ; CARSON, C. . Mesa redonda: "Para além da zona de conforto: música em sociedades diversificadas". 2015. (Outro).

ARAGAO, P. M. ; ULHOA, M. T. ; CAMBRIA, V. ; NEDER, A. C. . 3o SIMPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música). 2014. (Congresso).

CHARRY, Eric ; CAMBRIA, V. ; outros . 53rd Annual Conference of the Society for Ethnomusicology. 2008. (Congresso).

CAMBRIA, V. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; Paz, Gaspar Leal . Música em debate. 2002. (Outro).

ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . XXXVI Conferência Mundial do ICTM. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. 2018. (Simpósio).

Mesa redonda: A perspectiva sonora: poéticas, estéticas e políticas.Mesa redonda: A perspectiva sonora: poéticas, estéticas e políticas. 2017. (Simpósio).

VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.relatório do presidente e roda de conversa: 15 anos de ENABET: cidadania, participação e associativismo. 2017. (Encontro).

3ª Semana Mãe Ilza Mukalê.Cultura, mercado e comunidades negras. 2016. (Simpósio).

IV Encontro Art Research Journal & I Fórum Nacional de Editores de Periódicos da área de Artes.Situação da revista Música & Cultura. 2016. (Encontro).

Encontro de Mobilização em torno do Registro da Literatura de cordel e do repente.Encontro de Mobilização em torno do Registro da Literatura de cordel e do repente. 2015. (Encontro).

II Simpósio de Pesquisadores do Funk Carioca.II Simpósio de Pesquisadores do Funk Carioca. 2015. (Simpósio).

VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.GT - Resistência, Política, Poder. 2015. (Encontro).

VII Encontro NAcional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Etnomusicologia e pesquisa ação participativa: alguns princípios norteadores. 2015. (Encontro).

3o SIMPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música).mesa redonda de Etnomusicologia. 2014. (Simpósio).

1o Encontro Educação e Relações Étnico-Raciais.Educação e Oralidade. 2013. (Encontro).

VI Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia).Práxis sonora, pobreza e participação social: perspectivas a partir de um estudo colaborativo no Rio de Janeiro (RJ). 2013. (Encontro).

1o Simposio de Pesquisadores do Funk do Rio de Janeiro.Pesquisadores do Funk do Rio de Janeiro. 2011. (Simpósio).

II Encontro da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). 2010. (Encontro).

Musica e Saberes em Transito. ETNOMUSICOLOGIA, DIALOGO E MUDANÇA SOCIAL. O CASO DO GRUPO ?MUSICULTURA? NO RIO DE JANEIRO. 2010. (Congresso).

53rd Annual Conference of the Soiety for Ethnomusicology. Participatory Research, Ethnomusicology and Social Change. The Case of the ?Musicultura? Group in Rio de Janeiro, Brazil.. 2008. (Congresso).

Cultural Identity through the Arts in Urban Communities.Socio-Political Dimensions in Joint Projects Between the University and Community Organizations; New Perspectives for Knowledge-Building in the Humanities. 2008. (Simpósio).

I Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Etnomusicologia ? ABET. 2007. (Simpósio).

Musica em Debate VI. 2007. (Simpósio).

Colóquio do ICTM (International Council for Traditional Music) com o tema: ?Emerging Identities: Trans-Atlantic Perspectives". 2006. (Encontro).

Sacred Music in Transition: Ethnomusicological Perspectives on Religion, Ritual, and Society. 2006. (Simpósio).

50th Annual Conference of the Society for Ethnomusicology. Rethinking Dialogue: Participatory Strategies in Ethnomusicological Research.. 2005. (Congresso).

Musica em debate.Novas estratégias na pesquisa musical: Pesquisa participativa e etnomusicologia. 2004. (Simpósio).

V Congresso Latinoamericano da Associação Internacional do Estudo da Música Popular - IASPM. Etnomusicologia aplicada e ?pesquisa ação participativa?. Reflexões teóricas iniciais para uma experiência de pesquisa comunitária no Rio de Janeiro.. 2004. (Congresso).

Música em debate.Música e terceiro setor. 2003. (Simpósio).

2002 Fulbright/Florida Agricultural and Mechanical University Group Projects Abroad Program Grant in Brazil.Ethnomusicological field research. A collaborative perspective. 2002. (Oficina).

3° Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ.Pesquisa de campo como trabalho colaborativo: reconstruindo o re-pertório do grupo afro Dilazenze. 2002. (Encontro).

I Encontro Nacional da ABET.Atravessando no bom sentido: uma análise etnomusicológica de concepções de tempo no samba e na música afro-brasileira. 2002. (Encontro).

I Encontro Nacional da ABET.Música e identidade negra no bloco afro Dilazenze (Ilhéus, Bahia). 2002. (Encontro).

Música em debate.Música e alteridade. 2002. (Encontro).

Samba em debate.Atravessando no bom sentido: uma análise etnomusicológica de concepções de tempo no samba e na música afro-brasileira. 2002. (Seminário).

XIII Encontro nacional da ANPPOM.O uso do agogô na música do candomblé. 2001. (Encontro).

XXXVI Conferência Mundial do ICTM. The Power of representation: The Case of Dilazenze (Ilhéus, Bahia). 2001. (Congresso).

2° Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ.Definindo identidades: categorias usadas nos discursos sobre a música afro-brasileira. 2000. (Encontro).

Encontro internacional de etnomusicologia - Músicas africanas e indígenas em 500 anos de Brasil.Etnicidade e identidade negra nos discursos sobre a música afro-brasileira. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Caetano Maschio Santos

MEJIA, M. R. G.; LUCAS, M. E. S.; BRAGA, R. G.;CAMBRIA, V.. Ayisyen Kite Lakay (Haitianos deixam suas casas): um estudo etnomusicológico do musicar de artistas imigrantes haitianos no estado do Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Fernando Parada Ausquia Junior

PRASS, L.; LUCAS, M. E. S.; BRAGA, R. G.;CAMBRIA, V.. Nós da noite: memória, esquecimento e atividade musical profissional em Porto Alegre. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Alencastre Lopes Santos Souza

CAMBRIA, V.; BARROS, F. M.; NEDER, A. C.. Do Concerto ao espetáculo: uma etnografia das tendências e transformações da música sinfônica no epílogo da transição pós-fordista. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Corrêa de Mattos

CAMBRIA, V.; ULHOA, M. T.; PUIG, D.. O ESTÚDIO E O COMPOSITOR: UMA ANÁLISE DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM ?ANESTHETIZE?, DE STEVEN WILSON E ?CLOSER TO GOD?, DE TRENT REZNOR. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marta Estrella Esteves

ARAUJO JUNIOR, S. M.; ALVARES, T. S.;CAMBRIA, V.. DES(A)FIOS DA REDE Etnomusicologia Aplicada e Pesquisa-Ação Participativa no contexto musicoterápico interdisciplinar da Saúde Pública e suas implicações éticas. 2015. Dissertação (Mestrado em mesrtado em música) - Escola de Música da UFRJ.

Aluno: Schneider Ferreira Reis de Souza

ULHOA, M. T.;CAMBRIA, V.; SA, S.. A video game music na internet: nostagia e estética no youtube. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lino Camenietzki Amorim

ULHOA, M. T.; TROTTA, F. C.;CAMBRIA, V.. As baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: trabalho acústico e os impactos do concurso sobre seu caráter humanizador. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlia Mendes Selles

COHEN, S.;CAMBRIA, V.ARAUJO JUNIOR, S. M.. Ensino de Música Sinfônica para Jovens dos Estratos Subalternos: Capital Simbólico e Controle Social no Capitalismo Tardio. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ.

Aluno: Pedro Macedo Mendonça

GIESBRECHT, E.; SANTOS JUNIOR, R. N.; WERNECK, J. P.;ARAUJO JUNIOR, S. M.CAMBRIA, V.. Funk Carioca, política, gênero e ancestralidade no Sarau Divergente: uma pesquisa-ação participativa construída a várias vozes e múltiplas perspectivas. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane Nascimento de Almeida

ARAGAO, P. M.; BERG, S. M. P. C.; VETROMILLA, C. D.; CORVISIER, F. G. M.; ALMEIDA, M. V. M.;CAMBRIA, V.. Uso do tonoscópio como estímulo sinestésico áudio visual na estratégia de desenvolvimento da percepção musical: fundamentação teórica para sua implementação. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joana Malta Gomes

MERHY, S.; DELOU, C. M. C.; NEDER, A. C.; DINIZ, C.; SILVA, J. O. P. E.;CAMBRIA, V.. O Rap do MC Criolo entre talentos e tecnologias. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Climério de Oliveira Santos

TROTTA, F. C.; ARAGAO, P. M.; MATOS, C. N.; MERHY, S.; SANDRONI, C.;CAMBRIA, V.; NEDER, A. C.. Forró desordeiro: para além da bipolarização "pé de serra versus eletrônico". 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renan Ribeiro Moutinho

PALOMBINI, C. V. L.; LIMA, M. C.;CAMBRIA, V.. ...e quando toca, ninguém fica parado. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Macedo Mendonça

ARAUJO JUNIOR, S. M.; NEDER, A. C.;CAMBRIA, V.. O lugar do pesquisador doutorando em uma pesquisa-ação participativa em música: uma luta por transformação social de caráter autonomista. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Corrêa Bomfim

ULHOA, M. T.;ARAUJO JUNIOR, S. M.CAMBRIA, V.. O sonho acabou? O Festival Psicodália: experiências musicais em uma comunidade efêmera. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Figueiró Ferreira

CAMBRIA, V.; BRAGA, L. O. R. C.; PEREIRA, A. R. S.. Por que a Música Gaucha 'não sobe'? Um estudo etnomusicológico sobre identidade gaucha e industria cultural. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joana Malta Gomes

CAMBRIA, V.; MERHY, S.; DELOU, C. M. C.; SILVA, J. O. P. E.. Encontro de Talentos e Tecnologias: o Modelo Mets e a Construção de uma Personalidade Musical a partir da análise da trajetória do Mc Criolo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Corrêa Bomfim

CAMBRIA, V.; ULHOA, M. T.;ARAUJO JUNIOR, S. M.. O sonho acabou? O Festival Psicodália: uma retomada da contracultura na contemporaneidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Rubião de Andrade

NEDER, A. C.;ARAUJO JUNIOR, S. M.CAMBRIA, V.. O Carnaval de rua do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Rubião de Andrade

NEDER, A. C.;ARAUJO JUNIOR, S. M.CAMBRIA, V.. O carnaval de rua do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bethânia Barbosa Brandão

GIESBRECHT, E.;ARAUJO JUNIOR, S. M.CAMBRIA, V.. Experimentações Ruidosas: etnografia de uma cena de ruído carioca. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Alencastre Lopes

NEDER, A. C.; BARROS, F. M.;CAMBRIA, V.. Do concerto ao espetáculo: tendências e transformações no campo das práticas sinfônicas em tempos de empreendedorismo musical. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ferran Tamarit Rebollo

CAMBRIA, V.ARAUJO JUNIOR, S. M.; NEDER, A. C.. Tocar e ser tocado, cantar para encantar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano Thomaz Lacombe

CAMBRIA, V.; COHEN, S.; SILVA, J. A. S. E.. O Cordão do Boitatá: Relação com as Noções de Preservação e de Indústria Cultural. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ.

Aluno: Lino Camenietzki Amorim

ULHOA, M. T.;CAMBRIA, V.; NEDER, A. C.. Etnomusicologia, trabalho e poder: uma análise dos critérios de avaliação das baterias das Escolas de samba cariocas do Grupo Especial. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Paes de Carvalho

ARAGAO, P. M.;CAMBRIA, V.; PINTO, M. T. P.. O saxophone na Belle Epoque Brasileira. Uma etnografia da trajetória do instrumento e suas significações. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ítalo Cabral Weyll

DUARTE, M.;CAMBRIA, V.. MÚSICA E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL NA CONJUNTURA PÓS IMPEACHMENT/2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Susanna Gabriella Costa Sousa

COELHO, J. L. L.;CAMBRIA, V.. Coletivo Matuba e a brincadeira do Coco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

CAMBRIA, V.. Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular. 2012. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

ALVARES, S.;CAMBRIA, V.. Banca de Avaliação para Seleção de bolsistas de monitoria, setor de iniciação à pesquisa. 2013. Escola de Música da UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Oliveira Verzoni

VERZONI, Marcelo; ARAÚJO JR., S.. Música e identidade negra: o caso de um bloco carnavalesco de Ilhéus (VINCENZO CAMBRIA).. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Goldman

Araújo, Samuel; Cambria, Vincenzo;Goldman, M.. Música e Identidade Negra. O Caso de um Bloco Afro Carnavalesco de Ilhéus. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Samuel Mello Araujo Junior

ARAUJO JUNIOR, S. M.; VERZONI, M.; GOLDMAN, M.. Música e identidade negra; o caso de um bloco afro carnavalesco de Ilhéus. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raphaela Yves da Fonseca Figueiredo

Por quê não há Mestras de Bateria mulheres?; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

NIRA AZIBEIRO POMAR

Etnografia de um curso de licenciatura em música de Santa Catarina; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Heitor Schmid Zaghetto Gama

A música dos caboclos no Candomblé Angola; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Bethânia Barbosa Brandão

Musica experimental e sociabilidade no Audio Rebel - Rio de Janeiro; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ferran Tamarit Rebollo

Tocar e ser tocado, cantar e encantar; Música, trânsito e relatos de uma vida no candomblé; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vincenzo Cambria;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Samuel Mello Araujo Junior

Música e identidade negra; o caso de um bloco afro carnavalesco de Ilhéus; 2002; 178 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Samuel Mello Araujo Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMBRIA, V. . 'Cenas musicais': reflexões a partir da etnomusicologia. MÚSICA & CULTURA (SALVADOR. ONLINE) , v. 10, p. 1-17, 2017.

  • CAMBRIA, V. ; FONSECA, E. ; GUAZINA, L. . 'With the People': Reflections on Collaboration and Participatory Research Perspectives in Brazilian Ethnomusicology. The World of Music (Wilhelmshaven) , v. 5, p. 55, 2016.

  • CAMBRIA, V. . Resenha de: Prass, Luciana, 2013. Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidades quilombolas do sul do Brasil. Porto Alegre: Editora Sulina. El oído pensante , v. 2, p. n/d-n/d, 2014.

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . Sound`Praxis, Poverty, and Social Participation: Perspectives from a Collaborative Study in Rio de Janeiro. Yearbook for Traditional Music , v. 45, p. 28-42, 2013.

  • CAMBRIA, V. . ?Diferença: uma questão (re)corrente na pesquisa etnomusicológica?. Música & Cultura (Salvador. Online) , v. 3, p. 1, 2008.

  • CAMBRIA, V. . Resenha do CD: Ilê Omolu Oxum: Cantigas e Toques Para os Orixás. Coleção Documentos Sonoros. Museu Nacional, Rio de Janeiro 109.824.. Yearbook for Traditional Music , v. 39, p. 188-189, 2007.

  • CAMBRIA, V. . ?A fala que faz: Música e identidade negra no bloco afro Dilazenze (Ilhéus, Bahia)?. Revista Anthropológicas , v. 17, p. 81-101, 2006.

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. (Org.) ; Paz, Gaspar Leal (Org.) ; CAMBRIA, V. (Org.) . Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2008. v. 1. 256p .

  • CAMBRIA, V. . Community and the Musicking of Participatory Research in RIo de Janeiro. In: Suzel A. Reily e Katherine Brucher. (Org.). The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. 1ed.New York: Routledge, 2018, v. , p. 79-87.

  • CAMBRIA, V. ; FONSECA, E. ; GUAZINA, L. . Com as pessoas: reflexões sobre colaboração e perspectivas de pesquisa participativa na etnomusicologia brasileira. In: LÜHNING, Angela; TUGNY, Rosângela Pereira de. (Org.). Etnomusicologia no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 67-98.

  • Musicultura, Grupo ; CAMBRIA, V. . É possível outro mundo? Pesquisa musical e ação social no século XXI.. In: Aharonián, Coriún. (Org.). Música/Musicologia y Colonialismo. Montevideu: Centro de Documentación Musical Lauro Ayestarán/Ministerio de Educación y Cultura, 2011, v. , p. 159-179.

  • CAMBRIA, V. . Samba de roda. In: Sheperd, John; Laing, Dave; Horn David. (Org.). Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World. Londres: The Continuum International Publishing Group, 2010, v. , p. -.

  • CAMBRIA, V. . Partido alto. In: Sheperd, John; Laing Dave; Horn, David. (Org.). Continuum Encyclopedia of Popular Music of the World. Londres: The Continuum International Publishing Group, 2010, v. , p. -.

  • CAMBRIA, V. . Novas estratégias na pesquisa musical:pesquisa participativa e etnomusicologia. In: Aráujo, Samuel; Paz, Gaspar; Cambria, Vincenzo. (Org.). Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2008, v. , p. 199-211.

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; Paz, Gaspar Leal ; CAMBRIA, V. . Apresentação. In: Aráujo, Samuel; Paz, Gaspar; Cambria, Vincenzo. (Org.). Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2008, v. 1, p. 9-16.

  • CAMBRIA, V. . Musica e alteridade. In: Aráujo, Samuel; Paz, Gaspar; Cambria, Vincenzo. (Org.). Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2008, v. , p. 65-71.

  • CAMBRIA, V. . Etnomusicologia aplicada e ?pesquisa ação participativa?. Reflexões teóricas iniciais para uma experiência de pesquisa comunitária no Rio de Janeiro. In: V Congresso Latinoamericano da Associação Internacional do Estudo da Música Popular ? IASPM, 2004, Rio de Janeiro. V CONGRESSO DA IASPM ? LA - ANAIS, 2004.

  • CAMBRIA, V. . Pesquisa de campo como trabalho colaborativo: reconstruindo o re-pertório do grupo afro Dilazenze. In: 3° Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Anais do 3° Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 2002. v. único. p. 76-81.

  • CAMBRIA, V. . O uso do agogô na música do candomblé. In: XIII Encontro nacional da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro nacional da ANPPOM, 2001. v. II. p. 575-578.

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . Práxis sonora, pobreza e participação social: perspectivas a partir de um estudo colaborativo no Rio de Janeiro (RJ). In: VI Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia), 2013, João Pessoa. Anais do VI ENABET, 2013. v. único. p. 29-29.

  • CAMBRIA, V. . PESQUISA PARTICIPATIVA, ETNOMUSICOLOGIA E MUDANÇA SOCIAL. O CASO DO GRUPO ?MUSICULTURA? NO RIO DE JANEIRO, BRASIL. In: XI Congresso da SIBE - Sociedad Iberica de Etnomusicologia, 2010, Lisboa. Musicas e saberes em transito, 2010.

  • CAMBRIA, V. . Participatory Research, Ethnomusicology and Social Change. The Case of the ?Musicultura? Group in Rio de Janeiro, Brazil.. In: 53rd Annual Conference of the Society for Ethnomusicology, 2008, Middletown, CT - EUA. Abstracts - 53rd Annual Conference of the Society for Ethnomusicology, 2008. p. 18-18.

  • CAMBRIA, V. . Rethinking Dialogue: Participatory Strategies in Ethnomusicological Research. In: 50th Anual Conference of the Society for Ethnomusicology, 2005, Atlanta - EUA. Abstract Book of the Society for Ethnomusicology 50th Annual COnference, 2005. p. 15-15.

  • CAMBRIA, V. . The Power of representation: The case of Dilazenze (Ilhéus, Bahia). In: 36th World Conference of the ICTM, 2001, Rio de Janeiro. Abstracts of the 36th World Conference of the ICTM, 2001. v. único. p. 22-22.

  • CAMBRIA, V. . Definindo identidades: categorias usadas nos discursos sobre a música "afro-brasileira". In: 2° Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. Anais do 2° Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ, 2000. v. único. p. 229-229.

  • CAMBRIA, V. . TAMBORES, TOQUES E AS RELAÇÕES ENTRE MÚSICA E ANTROPOLOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMBRIA, V. . Cultura, Mercado e Comunidade Negra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMBRIA, V. . Funk, território e multiplas relações na paisagem sonora e humana do bairro Maré. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMBRIA, V. . Etnomusicologia e pesquisa ação participativa: alguns princípios norteadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; GUAZINA, L. . Ação reflexiva e esfera pública: potenciais e desafios de abordagens participativas na pesquisa musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMBRIA, V. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . História da Etnomusicologia no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . Música e Justiça Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMBRIA, V. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. . Práticas Participativas em Etnomusicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . Práxis sonora, pobreza e participação social: perspectivas a partir de um estudo colaborativo no Rio e Janeiro (RJ). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . ETNOMUSICOLOGIA, DIALOGO E MUDANÇA SOCIAL. O CASO DO GRUPO ?MUSICULTURA? NO RIO DE JANEIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . Participatory Research, Ethnomusicology and Social Change. The Case of the ?Musicultura? Group in Rio de Janeiro, Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. ; SILVA, S. J. A. . Socio-Political Dimensions in Joint Projects Between the University and Community Organizations; New Perspectives for Knowledge-Building in the Humanities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMBRIA, V. . Issues and challanges in the study of Afro-Brazilian religious music. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMBRIA, V. . Afro-Brazilian music: candomblé religion and the ?bloco afro? movement in Bahia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. ; SILVA, S. J. A. . Social Conflict and the Political Dimensions of Sound Práxis: Perspectives from a Participatory Research Project in Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMBRIA, V. . Music and social conflicts. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. ; Musicultura, Grupo . Direito ao som e à imagem; perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMBRIA, V. . Rethinking Dialogue: Participatory Strategies in Ethnomusicological Research.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . Etnomusicologia aplicada e ?pesquisa ação participativa?. Reflexões teóricas iniciais para uma experiência de pesquisa comunitária no Rio de Janeiro.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . Novas estratégias na pesquisa musical: Pesquisa participativa e etnomusicologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMBRIA, V. . Música e identidade negra no bloco afro Dilazenze (Ilhéus, Bahia).. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . Atravessando no bom sentido: uma análise etnomusicológica de concepções de tempo no samba e na música afro-brasileira.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . Pesquisa de campo como trabalho colaborativo: reconstruindo o repertório do grupo afro Dilazenze.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . Atravessando no bom sentido: uma análise etnomusicológica de concepções de tempo no samba e na música afro-brasileira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMBRIA, V. . Ethnomusicological field research. A collaborative perspective. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMBRIA, V. . The Power of representation: The Case of Dilazenze (Ilhéus, Bahia).. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . O uso do agogô na música do candomblé. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . Definindo identidades: categorias usadas nos discursos sobre a música ?afro-brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMBRIA, V. . Etnicidade e identidade negra nos discursos sobre a música afro-brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMBRIA, V. . La musica nel Candomble di Bahia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAMBRIA, V. . Avaliador para a subárea de etnomusicologia para o XXVIII Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2018.

CAMBRIA, V. . Membro do comitê científico do XVII Colóquio de Pesquisas do PPGM-UFRJ. 2018.

CAMBRIA, V. . Avaliação de projeto de pesquisa para o National Endowment for the Humanities. 2018.

CAMBRIA, V. . Membro do comitê científico do V SINPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música). 2018.

CAMBRIA, V. ; NEDER, A. C. ; FONSECA, E. ; HIGA, E. . Membro do comitê científico do IV SINPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2016.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre a publicação de artigo na revista 'Música & Cultura'. 2016.

CAMBRIA, V. . Membro do comitê científico do XVI Encontro NAcional da ANPPOM. 2016.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre publicação de artigo na revista 'Yearbook for Traditional Music'. 2015.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre publicação de artigo na revista 'Revista Transcultural de Musica'. 2015.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre publicação de artigo na revista 'Religião e Sociedade'. 2015.

CAMBRIA, V. . Membro do comitê científico do VII ENABET (Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia). 2015.

CAMBRIA, V. . Membro do comitê científico do XXV Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música). 2015.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre a publicação de artigo na revista Música e Cultura. 2015.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre a publicação de artigo na revista 'Artelogie'. 2015.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre a publicação de artigo na revista 'Diasporas: A Journal of Transnational Studies'. 2015.

CAMBRIA, V. . reunião de trabalho da Secretaria de Educação Básica do MEC para a construção da Base Nacional Comum Curricular. 2015.

CAMBRIA, V. ; PRASS, L. ; LUCAS, G. ; PEREIRA, E. . membro do grupo de trabalho da Associação Brasileira de Etnomusicologia encarregado de avaliar e apresentar sugestões ao texto preliminar da Base Nacional Curricular Comum do Ministério da Educação. 2015.

CAMBRIA, V. . Projeto 'Mãe Ilza Mukale II - Música, Identidade e Menória'. 2014.

CAMBRIA, V. . Parecerista nas avaliações das comunicações da subárea Etnomusicologia do XXIV Congresso da ANPPOM. 2014.

SANDRONI, C. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; PRASS, L. ; TUGNY, R. ; CAMBRIA, V. . Membro do comitê científico do III SIMPOM (Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música). 2014.

CAMBRIA, V. . grupo de trabalho com o objetivo de planejar e desenvolver ações associadas à criação da Biblioteca Digital/Repositório Institucional da Unirio. 2014.

CAMBRIA, V. . Parecer sobre publicacão de livro. 2014.

CAMBRIA, V. ; outros . Reunião técnica sobre o pedido de Registro da Literatura de Cordel. 2012.

CAMBRIA, V. . Gravação do repertório do grupo afro Dilazenze (Ilhéus, Bahia) para o acervo do Laboratório de Etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ. 2001.

CAMBRIA, V. . Estratégias participativas e produção do conhecimento musical: interfaces entre pesquisa e educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMBRIA, V. . Parecer sobre aceitação de comunicações para o XXIV Congresso da Anppom. 2014. (Parecer sobre aceitação de comunicações para congresso).

CAMBRIA, V. . Parecer sobre publicação de artigo na revista 'Musica e Cultura'. 2013. (Parecer sobre publicação de artigo).

CAMBRIA, V. . Parecer sobre publicação de artigo na revista 'Musica e Cultura'. 2013. (Parecer sobre publicação de artigo).

CAMBRIA, V. . Parecer sobre publicação de artigo na revista 'Collaborative Anthropologies'. 2012. (Parecer sobre publicação de artigo).

CAMBRIA, V. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; Barbosa, Virgínia ; Duque, Eduardo . Estratégias participativas e produção de conhecimento musical: uma experiência com a pedagogia de Paulo Freire.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO JUNIOR, S. M. ; CAMBRIA, V. . Diversidade musical brasileira. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMBRIA, V. . Biblioteca Virtual de Etnomusicologia. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Biblioteca Virtual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Kizomba Angola: música, memória e identidades entre África e Brasil, Descrição: Este projeto visa investigar a memória e os significados articulados por práticas musicais que no Brasil contemporâneo são diretamente associadas à Angola, tanto no sentido do país africano que hoje leva este nome, quanto como uma ?tradição? específica (real ou idealizada) que no Brasil é invocada no contexto de manifestações religiosas e, de forma mais geral, culturais. O projeto será inicialmente desenvolvido através de dois estudos de caso: a) a comunidade de imigrantes angolanos que moram nas favelas do bairro Maré, no Rio de Janeiro e b) a comunidade do terreiro de candomblé de nação Angola ?Matamba Tombenci Neto? em Ilhéus, Bahia. Nos dois casos, o trabalho será realizado de forma participativa através da criação de grupos de pesquisa formados por jovens membros dos grupos ?estudados?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2005

    Samba e coexistência; um estudo etnomusicológico do samba carioca, Descrição: Um estudo abrangente da produção, circulação e apropriação do samba desde contextos comunitários à indústria do entretenimento, envolvendo pesquisa em acervos multimídia, observação participante e uma experiência de etnomusicologia aplicada visando a constituição de um acervo de memória musical em comunidade específica da cidade do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Vincenzo Cambria - Integrante / Samuel Mello Araújo Junior - Coordenador / Virgínia Barbosa - Integrante / Luiz Fernando Nascimento de Lima - Integrante / Pedro Aragao - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

Titulo de Mestre em musica com Louvor, Escola de Musica da UFRJ.

1997

Laurea em D.A.M.S. com Louvor, Universita' di Bologna.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Letras e Artes (CLA). , Avenida Pasteur, 436, Fundos, Urca, 22290255 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25423311

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Membro do Conselho Gestor e Coordenador do LAMAC (Laboratório de Memória da Arte e da Cultura) - Participação em grupo de trabalho (designado pela Portaria no 403 de 09 de maio de 2014 da reitoria desta universidade) com o objetivo de planejar e desenvolver ações associadas à criação da Biblioteca Digital/Repositório Institucional da UNIRIO. - Membro da comissão de recredenciamento docente do PPGM-UNIRIO

    Atividades

    • 04/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Letras e Artes.,Cargo ou função, Membro do Conselho Gestor e Coordenador do LAMAC (Laboratório de Memória das Artes e da Cultura).

  • 2013 - 2014

    Escola de Música da Ufrj

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas : - Introdução à Antropologia da música - Introdução às musicas do mundo - Música e tradições orais no Brasil

  • 2010 - 2010

    Escola de Música da Ufrj

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas lecionadas: HISTORIA DA MUSICA I HISTORIA DA MUSICA III MUSICA BRASILEIRA I MUSICA E TRADICOES ORAIS NO BRASIL

  • 2003 - 2005

    Escola de Música da Ufrj

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

  • 2015 - 2017

    Associação Brasileira de Etnomusicologia

    Vínculo: Membro da diretoria, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 8

  • 2001 - 2004

    Associação Brasileira de Etnomusicologia

    Vínculo: Membro do Conselho Fiscal, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho fiscal