Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt

Possui Doutorado em Letras (Letras Vernáculas ? Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Portsmouth, Reino Unido (2011). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras - UFRJ e do PROFLETRAS, Programa de Mestrado Profissional em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Linguística Aplicada voltada para o ensino de línguas, atuando principalmente na pesquisa em ensino de leitura, produção textual e gramática. Realiza pesquisas voltadas à discussão das contribuições da Psicologia Cognitiva para a investigação da cognição distribuída e dos estudos em metacognição e conhecimento metalinguístico para a melhoria do ensino de línguas em todos os níveis, com foco na análise crítica de materiais de ensino, projetos curriculares e políticas públicas de ensino, e também na elaboração de materiais didáticos.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)

1996 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A semântica das construções gramaticais e o presente do indicativo em português
Maria Lúcia Leitão de Almeida. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: descrição da língua portuguesa; construções gramaticais; cognição; verbos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , University of Portsmouth, OP, Inglaterra. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Materna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NICOLAIDES, C. ; Tílio, Rogério ; GERHARDT, A. F. L. M. . X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2013. (Congresso).

SZUNDY, P. T. C. ; NICOLAIDES, C. ; Tílio, Rogério ; DiCandia, Michela Rosa ; GERHARDT, A. F. L. M. ; VASCONCELOS, C. L. . IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Fórum de Estudos Linguísticos Consuelo Alfaro.Estudos linguísticos, leitura de tradução. 2014. (Seminário).

II CIFALE - II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação do Simpósio Cognição, Corporificação e intersubjetividade. 2013. (Congresso).

II Fórum Nacional de Comissões Temátaicas do PROFLETRAS.Particopação em elaboração de programa de curso. 2013. (Outra).

IV SILEL - Simpósio internacional de Letras e Linguística.Coordenação do Grupo Temático Perspectivas contemporâneas dos estudos em linguagem e cognição. 2013. (Simpósio).

IV SILID - Simpósio dobre o livro didático de Língua Materna e Estrangeira.Coordenação de Grupo de Trabalho. 2013. (Simpósio).

II Workshop do LINC.Construções Gramaticais e Subjetividade. 2012. (Oficina).

X Círculo de Estudos Linguísticos do SUL - CELSUL. Grupo Temátaico Linguagem, Cognição e Corporalidade Situada. 2012. (Congresso).

XXVII Encontro Nacional da Anpoll.Coordenação do Grupo de Trabalho Linguística Aplicada. 2012. (Encontro).

I CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Cognição, Linguística e Ensino. 2011. (Congresso).

IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.Uma abordagem cognitivista sobre o ensino de leitura em espanhol - LE: o plano da compreensão metalinguística. 2011. (Simpósio).

V ECLAE - Encontro das ciências da linguagem aplicadas ao ensino.Linguagem, cognição e ensino. 2011. (Encontro).

I CIELLI - colóquio Internacional de Estudos Linguísiticos e Literários.ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: DA TEORIA À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. 2010. (Outra).

I CIELLI - colóquio Internacional de Estudos Linguísiticos e Literários.Iconicidade, coesão, coerência e cognição. 2010. (Outra).

I CIELLI - colóquio Internacional de Estudos Linguísiticos e Literários.Minicurso Ensino-aprendizagem de língua Materna. 2010. (Outra).

I CIPLOM - I Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oriciales del Mercosur. (Re) pensando atividades de leitura em espanhol / LE. 2010. (Congresso).

XVII Congresso de Leitura. A intersubjetividade Referencial e a Interação em Sala de Aula. 2009. (Congresso).

XV Congresso Internacional da ALFAL. O aporte epistêmico da sócio-cognição: evidências em trabalhos escolares. 2008. (Congresso).

8th World Congress for People Who Stutter. Stuttering and conceptual integration. 2007. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Autorização de matéforas na produção de alunos de português língua materna. 2007. (Congresso).

A gramaticalização das molduras interacionais em sala de aula.XXI Encontro Nacional da Anpoll. 2006. (Encontro).

III Conferência Lingüística e Cognição.Texto, leitura, escrita e cognição. 2006. (Outra).

Os saberes acumulado e processual, a leitura e o desenvolvimento cognitivo.54o Seminário do GEl - Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo. 2006. (Seminário).

Perspectivas sócio-cognitivas da alfabetização e do letramento.III Conferência Lingüística e Cognição. 2006. (Outra).

XXI Encontro Nacional da ANPOLL.A gramaticalização das molduras em sala de aula. 2006. (Encontro).

IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. a construção on-line do significado: um estudo de caso. 2005. (Congresso).

XV COLE - Congresso de Leitura do Brasil. As molduras comunicativas e a avaliação de atividades de leitura: um estudo de caso. 2005. (Congresso).

52o Seminário do GEL.Por uma agenda sócio-cognitiva de estudos em leitura. 2004. (Seminário).

II Conferência Lingüística e Cognição.Os saberes acumulado e processual na construção sócio-cognitiva do significado. 2004. (Simpósio).

II SELLIVA: Seminário de estudos de Língua Portuguesa e Literatura de Valença.MOBRAL: antes e depois. 2004. (Seminário).

51o Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A expressão do tempo verbal em Português como um desafio ao "culto à palavra". 2003. (Seminário).

I Conferência Lingüística e Cognição.Teorias e conceitos em Lingüística Cognitiva: (in)compreensões. 2003. (Seminário).

III Congresso Internacional da ABRALIN. O presente do Indicativo em português como categoria radial. 2003. (Congresso).

XII Congresso da ASSEL-Rio. Existência, Posse e a Construção da Gramática. 2003. (Congresso).

Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. A metáfora como organizadora de usos verbais em português. 2002. (Congresso).

XVII Encontro Nacional da Anpoll.A semântica das construções gramaticais e o presente do Indicativo em português. 2002. (Encontro).

I Conferência sobre Polissemia e Indeterminação Semântica.A polissemia das construções gramaticais: um estudo dos usos do presente do Indicativo em português. 2001. (Simpósio).

XI Congresso da ASSEL-RIO. Um estudo sócio-cognitivo da dêixis temporal em verbos do português. 2001. (Congresso).

XI Congresso da ASSEL-RIO. Por uma revisão dos valores gramaticais dos verbos em português. 2001. (Congresso).

II Congresso do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos. Onde está a língua padrão?. 1998. (Congresso).

VIII Congresso da Associação de Estudos Lingüísticos do Rio de Janeiro. Falando de orações adjetivas. 1998. (Congresso).

I Seminário de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense.Apresentação de Tese recente. 1997. (Seminário).

VII Congresso da Associação de Estudos Lingüísticos do Rio de Janeiro. A função semântica dos predicadores polissêmicos - uma proposta de estudo funcional-cognitivo. 1997. (Congresso).

VI Semana de Letras do ICHS da Universidade Federal de Ouro Preto.Análise Semiolingüística do Discurso da Mídia. 1997. (Simpósio).

XLV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo-GEL.O discurso da mídia: análise semiolingüística. 1997. (Seminário).

VI Congresso da Associação de Estudos Lingüísticos do Rio de Janeiro. A não-relação entre produtividade e produção lexical em formação de palavras: evidências em prefixos do português. 1996. (Congresso).

I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. Pela inclusão de não- entre os prefixos do português.. 1994. (Congresso).

IV Congresso da Associação de Estudos Lingüísticos do Rio de Janeiro. A negação em des-. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Danielle Ramos de Moraes

ROXO, M. R. S.; MARTINS, A. L.;GERHARDT, A. F. L. M.. Cognição e compreensão leitora de alunos da EJA. 2015.

Aluno: Rosângela Diniz Soares Araújo

MENDES, L. S. A.; RODRIGUES, I. C. F. S.;GERHARDT, A. F. L. M.. Argumentação em práticas de leitura e (re)escrita com alunos da quarta etapa de EJA de uma escola municipal de São Luís. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Graceli da Silva Nunes

MENDES, L. S. A.; FERREIRA, M. N. O.;GERHARDT, A. F. L. M.. Proposta de material didático para alunos da EJA do ensino personalizado - nível fundamental - em uma escola pública de Belém - módulo 1. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Lúcia Farias da Silva

GERHARDT, A. F. L. M.; ROXO, M. R. S.; QUEIROZ, M. C. N.. Ensino do gênero crônica na escola: perspectivas e intervenções em metacognição. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Ignacio Rosa Cortez

GERHARDT, A. F. L. M.; ROXO, M. R. S.; QUEIROZ, M. C. N.. Metacognição e ensino de leitura: compreensão de narrativas de terror. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gerlanne da Cunha Tavares

Duque, Paulo Henrique; COSTA, M. A.;GERHARDT, A. F. L. M.. Processos de construção de sentido por portadores da síndrome de Asperger. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paloma Bruna Silva de Almeida

FERRARI, L. V.;GERHARDT, A. F. L. M.; GOMES, G.. Subjetividade e intersubjetividade em construções condidionais do português brasileiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Regina de Andrade Lessa

COSTA, M. A.; SILVEIRA, E. F. B.;GERHARDT, A. F. L. M.. A articulação de orações na Oficina de Língua Portuguesa (CLAC/UFRJ) e o saber do aluno da produção textual. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Arethusa Andrea Fernandes de Oliveira

COSTA, M. A.; Duque, Paulo Henrique;GERHARDT, A. F. L. M.. Acionamento de frames e esquemas no processo de construção de sentidos no padrão discursivo charge por alunos do ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Cristina Testa Siqueira

Miranda, N. S.; Weiss, D. B.;GERHARDT, A. F. L. M.. A semântica de frames na Análise do discurso discente - traçando o perfil do professor de português. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luciene Fernandes Loures

Miranda, N. S.; Fioravante, K.;GERHARDT, A. F. L. M.. A autoimagem do aluno de Português à luz da Semântica de Frames. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Caetana Araújo Cardoso

COSTA, M. A.; Duque, Paulo Henrique;GERHARDT, A. F. L. M.. Narrativas humorísticas: o papel de esquemas e frames na compreensão do risível. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pablo Soares Ribeiro

Gryner, Helena; Gomes, Christina Abreu;GERHARDT, A. F. L. M.. A variação no uso de marcadores explícitos e implíxitos de contraste - mas, agora e zero. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ione Aires Santos

Grenfell, Adrete;GERHARDT, A. F. L. M.; Abrahão, Virgínia. Um estudo da metonímia para além da função referencial. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Diego Leite de Oliveira

Abreu, Cristina;GERHARDT, A. F. L. M.; Cesário, Maria Maura. As construções condidionais em russo e em português: uma análise comparativa. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Alves Rego Silva

Silva, Gustavo Adolfo Pinheiro; Oliveira, Helênio Fonseca;GERHARDT, A. F. L. M.. O apagamento das marcas de enunciação no texto jornalístico policial. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Pereira Lopes

Silva, Gustavo Adolfo Pinheiro; Oliveira, Helênio Fonseca;GERHARDT, A. F. L. M.. A enunciação dos provérbios como estratégia de persuasão e seus efeitos de sentido na atividade argumentativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Pires Daher

GERHARDT, A. F. L. M.; Oliveira, Helênio Fonseca; Silva, Gustavo Adolfo Pinheiro. A Polidez Lingüística em Panfletos Políticos. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandro Marcio Drumond Alves

GERHARDT, A. F. L. M.; Rosa; Guisan. Estudo pragmático dos atos de fala e estratégias de polidez no processo inquisitorial contra um sapateiro judeu nas terras de Castilla em 1490. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Zélia Xavier dos Santos Pegado

COSTA, M. A.; Duque, Paulo Henrique; Sousa, A. L. F.; Santos, R. Y.;GERHARDT, A. F. L. M.. Estruturas cognitivas: uma análise na organização formal e significativa da narrativa. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Simone Sant"anna

Pauliukonis; PEIXOTO FILHO, F. V.; GRYNER, H.; GOUVEIA, L. H. M.;GERHARDT, A. F. L. M.. Polifonia e metáfora no discurso de Dilma Roussef: A construção do Ethos. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ADA LIMA FERREIRA DE SOUZA

COSTA, M. A.; Duque, Paulo Henrique; Pelosi, Ana Cristina; Silva, José Romerito;GERHARDT, A. F. L. M.. A figuratividade nas histórias em quadrinhos: uma análise das construções metafóricas e metonímicas em V de Vingança. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Cristina dos Santos Malfacini

GERHARDT, A. F. L. M.; SIMOES, D. M. P.; HENRIQUES, C. C.; DUTRA, V. L. R.; REI, C. A. O.. O ensino da produção textual: entre as teorias linguísticas e os materiais didáticos. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Alves loutriro

GERHARDT, A. F. L. M.; ABREU, M. T. T. V.; HENRIQUES, C. C.; VALENTE, A. C.; GOMES, R. S.. Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adrete Terezinha Matias Grenfell

GERHARDT, A. F. L. M.. Sobre locuções prepositivas em hipótese cognitivista. 2004. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Emanuelle Pereira Lima Diniz

Duque, Paulo Henrique; COSTA, M. A.;GERHARDT, A. F. L. M.. A construção de sentido em textos multimodais: uma análise dos processos de categorização a partir da leitura de charges sobre a Copa do Mundo de 2014. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Zélia Xavier dos Santos Pegado

COSTA, M. A.; Duque, Paulo Henrique;GERHARDT, A. F. L. M.. Os modelos de situação e o processo de compreensão do texto narrativo no padrão discursivo diário. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Patrícia Ferreira Botelho

GERHARDT, A. F. L. M.; CORREA, J.; SILVEIRA, E. F. B.. Metacognição e ensino de leitura. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Esteves Neves

GERHARDT, A. F. L. M.; Duque, Paulo Henrique; Pauliukonis. Desenvolvimento metalinguístico e ensino de produção textual. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica de Toledo Piza Costa Machado

GERHARDT, A. F. L. M.; FERRARI, L. V.; ALMEIDA, M. L. L.. As formações agentivas em português: uma visão cognitiva e otimalista para fenômenos morfológicos. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lúcia Farias da Silva

ROXO, M. R. S.; QUEIROZ, M. C. N.;GERHARDT, A. F. L. M.. Ensino do gênero literário crônica: pesquisa em cognição. 2014.

Aluno: Danielle Ramos de Moraes

GERHARDT, A. F. L. M.; ROXO, M. R. S.; MARTINS, A. L.. Compreensão leitora de alunos de EJA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Ignacio Rosa Cortez

GERHARDT, A. F. L. M.; ROXO, M. R. S.; QUEIROZ, M. C. N.. Pesquiisa em cognição e ensino de leitura. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria José dos Santos Gonçalves de Souza

Paula, Rogéria Costa de;GERHARDT, A. F. L. M.; Leite, Marcelo Andrade. Problemas de coesão em redações escolares. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Marlucy Moreira Rocha

GERHARDT, A. F. L. M.; Leite, Marcelo Andrade; Paula, Rogéria Costa de. O uso da sintaxe brasileira em Macunaíma. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Alexandra Francisca de Paula Santos

GERHARDT, A. F. L. M.; Leite, Marcelo Andrade; Paula, Rogéria Costa de. As estratégias de polidez na propaganda. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

GERHARDT, A. F. L. M.; Barabosa; Pauliukonis. Banca de seleção de Professores Substitutos de língua portuguesa. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GERHARDT, A. F. L. M.; DUARTE, M. E. L.. Seleção de Monitores de Língua Portuguesa - Sintaxe. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VANIN, A. A.;GERHARDT, A. F. L. M.. Comissão científica do X CELSUL - Círculo de Estudos Científicos do Sul. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

GERHARDT, A. F. L. M.. X Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CUNHA, C.; CAVALCANTI, S. R.;GERHARDT, A. F. L. M.. Seleção ao curso de Mestrado em Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orsini, Mônica; Pauliukonis;GERHARDT, A. F. L. M.. seleção de estagiário para os cursos de redação e de oficina de língua portuguesa. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pauliukonis; Orsini, Mônica;GERHARDT, A. F. L. M.. concurso de seleção de estagiário para os cursos de Redação e Oficina de língua portuguesa. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GERHARDT, A. F. L. M.. Membro de comitê de avaliação - Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Margarida Martins Salomão

SALOMÃO, M. M. M.. A semântica das construções gramaticais e o tempo verbal em Português. 2002. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARIA APARECIDA LINO PAULIUKONIS

PAULIUKONIS, M. A. L.. A semântica das construções gramaticais e o tempo verbal em português. 2002. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Lúcia Leitão de Almeida

ALMEIDA, Maria Lucia L.FERRARI, L. V.PAULIUKONIS, M. A. L.GONÇALVES, C. A.NASCIMENTO, M.. A semântica das construções gramaticais e o presente do indicativo em português. 2002. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sílvia Figueiredo Brandão

ALMEIDA, M. L. L.;BRANDÃO, S. F.; SALOMAO, M.. A semântica das construções gramaticais e o tempo verbal em português. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Carneiro Pessoa Lemos

A problematização das atividades de leitura e seus objetivos em Livros Didáticos de Língua Estrangeira: uma abordagem metacognitiva; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Cybelle Borges de Abreu

Incompletude associativa, compreensão e ensino de gramática - conhecimento metalinguístico e prática de linguagem; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luciana Faria Mazzei

Reescrever para aprender a escrever: reescritura e conhecimento metalinguístico; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Natália de Lima Nobre

Processos de construção do significado e leitura; Início: 2015; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcus Vinicius Brotto de Almeida

O processamento cognitivo do texto e o ensino de Língua portuguesa; Início: 2013; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rodrigo Corrêa Martins Machado

Início: 2016; Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Débora Ventura Klayn do Nascimento

Desenvolvimento metalinguístico através do estudo de relações lógicas e de paráfrases em atividades de leitura; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Andreza Alves da Silva Bandeira

Desenvolvimento metalinguístico através da identificação das informações principais e secundárias do texto e do levantamento de especulações em atividades de leitura; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Patrícia Ferreira Botelho

TExtos factuais e problematizantes em livros didáticos de História: leitura e metacognição; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Paula Regina de Andrade Lessa

?TENHO QUE CLASSIFICAR?? ? A SUBORDINAÇÃO ADVERBIAL NA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA (CLAC/UFRJ); 2010; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Diego da Silva Vargas

Metacognição, Inferência e o Ensino de Leitura; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Alexandre Batista da Silva

ESTRATÉGIAS DE LEITURA: A articulação entre texto e metatexto em aulas de língua portuguesa; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Aline Mendes Amantes

Leitura e percepção do (e)leitor: o texto de campanha de Marcelo Crivella à prefeitura do RJ (2008); 2008; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Marcus Brotto

Progressão referencial em redações escolares; 2008; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Diogo Oliveira Ramires Pinheiro

Aspectos sintáticos e semânticos da construção locativa do portuguÊs: uma abordagem construcional; 2007; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Luciano Carvalho do Nascimento

A materialidade lingüística da construção do ethos - uma perspectiva discursiva e cognitivista; 2006; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Fabiana Esteves Neves

Letramento linguístico acadêmico de estudantes universitários: gerenciamento metalinguístico na leitura e na escrita; 2015; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Patrícia Ferreria Botelho

Metacognição e ensino de leitura; 2011; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Angelina Aparecida de Pina

Por uma nova; 2008; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Ginaldo Barbosa da Silva

O dicionário Aurélio e os aspectos lexicais da lingua portuguesa; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Ana Paula Cardoso Santos

Texto ou "texto": a qualidade do material didático de língua portuguesa; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Tania Ferreira

Coesão e derivação: o encontro que constrói o texto; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Rosângela de Jesus Braga da Silva

Coesão textual em seu enquadramento seqüencial; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Reni Nogueira Vitorino

O uso do verbo "ter" existencial nas construções coloquiais e cultas; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Adélio Claudino da Silva

Abordagem dos nomes substantivos e adjetivos em língua portuguesa; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Francimar Assumpção de Souza

Derivação imprópria: problemas conceituais e de classificação; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Cybelle Borges de Abreu

Leitura e ensino do português; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Camila Carneiro Pessoa

Níveis de leitura e ensino de língua; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Bruno Bastos Gomes da Silva

Metacognição e ensino de leitura; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Diego da Silva Vargas

Explorações metacognitivas no ensino de leltura; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Camila de Faro de Albuquerque

Cognição perspectival e análise de livros didáticos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Igor da Silva Souza

cognição perspectival e ensino de leitura; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Renata Grazielle Martins Napoleão

construções gramaticais do protuguês; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Fernanda Magalhaés Araújo

Avaliando a avaliação: os saberes sócio-cognitivos e o ENEM; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Diogo Oliveira Ramires Pinheiro

Posse e existência na gramática do português; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lúcia Leitão de Almeida

A semântica das construções gramaticais e o presente do indicativo em português; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lucia Leitão de Almeida;

Lilian Vieira Ferrari

A SEMÂNTICA DAS CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS E O TEMPO VERBAL EM PORTUGUÊS; 2002; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Lilian Vieira Ferrari;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GERHARDT, A. F. L. M. . O conhecimento metalinguístico, os enquadramentos da construção dos significados nos textos e o ensino de língua portuguesa. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online) , v. 59, p. 231-254, 2015.

  • GERHARDT, A. F. L. M. ; BOTELHO, P. F. ; AMANTES, A. M. . Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada , v. 15, p. 180-208, 2015.

  • GERHARDT, A. F. L. M. . Comprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola. Educacao e Realidade , v. 39, p. 887-906, 2014.

  • GERHARDT, A. F. L. M. . REPENSANDO O CERTO E O ERRADO - AS BASES EPISTÊMICAS DA SÓCIO-COGNIÇÃO NA ESCOLA. Leitura (UFAL) , v. 42, p. 203-235, 2010.

  • GERHARDT, ANA FLÃVIA LOPES MAGELA . IntegraÃÃo conceptual, formaÃÃo de conceitos e aprendizado. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 15, p. 247-26, 2010.

  • GERHARDT, A. F. L. M. ; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela ; Vargas, Diego da Silva . A pesquisa em cognição e as atividades escolares de leitura. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 49, p. 145-166, 2010.

  • GERHARDT, A. F. L. M. ; Albuquerque ; Silva . A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura e ensino. Ciências & Cognição (UFRJ) , v. 14, p. 74-91, 2009.

  • GERHARDT, A. F. L. M. . Uma visão sócio-cognitiva da avaliação em textos escolares. Educação & Sociedade (Impresso) , v. 27, p. 1181-1204, 2006.

  • GERHARDT, A. F. L. M. . A expressão do tempo verbal em português como um desafio ao. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , Unicamp, v. 1, p. 01-06, 2004.

  • GERHARDT, A. F. L. M. ; Diogo Pinheiro . Gramática e cognição: um estudo das construções possessivas e existenciais no português brasileiro. Revista Portuguesa de Humanidades , Braga, Portugal, v. 8, n.1-2, p. 155-177, 2004.

  • GERHARDT, A. F. L. M. . Teorias e conceitos na lingüística cognitiva: (in)compreensões. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , Campinas, SP, v. 45, n.01, p. 21-32, 2003.

  • GERHARDT, A. F. L. M. . a construção on-line do significado: um estudo de caso. Livro de Resumos e Programação do IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n.1, p. 07-07, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GERHARDT, A. F. L. M. . Revista Linguística. 2010.

GERHARDT, A. F. L. M. . Revista Ciências e Cognição. 2009.

GERHARDT, A. F. L. M. . XV Congresso da ASSEL-Rio. 2009.

GERHARDT, A. F. L. M. ; Vargas, Diego da Silva ; Botelho, P. ; Amantes, A. ; Neves, F. ; LESSA, P. R. A. ; Almeida, M. ; Pessoa, C. ; Pereira, L. ; Dornelas, R. . COGENS - grupo de estudos em cognição e ensino. 2012; Tema: Página de divulgação dos trabalhos do COGENS - grupo de estudos em cognição e ensino.. (Site).

GERHARDT, A. F. L. M. ; Orsini, Mônica ; PEIXOTO, J. . Morfologia e Sintaxe Segundo a NGB. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

UFJF, C. ; GERHARDT, A. F. L. M. . Materiais didáticos - CAED UFJF. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de textos de referência).

GERHARDT, A. F. L. M. ; BOTELHO, P. F. ; Almeida, M. ; NEVES, F. E. ; LESSA, P. R. A. ; VARGAS, D. S. . cognição e ensino de língua. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GERHARDT, A. F. L. M. ; JAGGI, M. ; ABREU, C. B. . Materiais para o curso de Oficina de Língua Portuguesa - CLAC UFRJ. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GERHARDT, A. F. L. M. . Cognição, ensino de leitura e letramento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GERHARDT, A. F. L. M. . Leitura na escola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GERHARDT, A. F. L. M. . Linguagem, cognição e ensino. 2007. (palestra).

GERHARDT, A. F. L. M. . Gagueira, linguagem e cognição. 2007. (palestra).

GERHARDT, A. F. L. M. . Linguagem e cognição. 2005. (palestra).

GERHARDT, A. F. L. M. . Integração conceptual e gagueira. 2005 (palestra) .

GERHARDT, A. F. L. M. . Linguagem e Cognição. 2005 (palestra) .

GERHARDT, A. F. L. M. . Uma visão sócio-cognitiva da leitura. 2004 (minicurso) .

GERHARDT, A. F. L. M. . MOBRAL: antes e depois. 2004 (palestra) .

GERHARDT, A. F. L. M. . Letramento: importância da leitura e da escrita na formação do cidadão. 2003 (palestra) .

GERHARDT, A. F. L. M. . Perspectivas sócio-cognitivas de leitura e escrita. 2002 (palestra) .

GERHARDT, A. F. L. M. . Coerência textual em redações de alunos. 1995 (palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    O letramento linguístico e o ensino do texto: subsídios para a Linguística Aplicada e para a formação de materiais didáticos em língua materna., Descrição: Projeto que toma como norte as bases teóricas, programáticas e procedimentais que sustentam o conceito de letramento linguístico e corolários a ele relacionados (Ravid e Tolchinsky, 2002). Investiga-se o seu potencial propiciador do trabalho em prol da melhoria da qualidade do ensino do português como língua materna no Brasil, através do aperfeiçoamento da condição da pessoa como linguisticamente letrada na sua língua materna. O enquadramento dado ao conceito mantém em vista as formulações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa, entre as quais se destacam: a definição do texto como nível de análise linguística central ao desenvolvimento de pedagogias relacionadas às práticas sociais efetivas com a língua portuguesa; a percepção de um ensino voltado para os usos públicos da linguagem, os quais, no caso deste Projeto, estão atrelados aos modos de construção dos significados linguísticos nas suas diferentes modalidades, e por isso são descritos com o aporte das Ciências Cognitivas; e o caráter central do ensino de leitura e de produção textual como encaminhamento para a concretização dos objetivos dispostos nos PCNs, e do ensino da gramática como meio favorecedor do conhecimento e da auto-suficiência dos alunos no trato com o texto escrito, seja em leitura, seja em produção textual. O Projeto se constitui de três ações básicas de pesquisa: o desenvolvimento e detecção do que configura as competências metacognitivas e metalinguísticas relacionadas à produção e leitura de textos de diferentes gêneros, como parte do processo de construção do letramento linguístico; a investigação da qualidade dos materiais didáticos de ensino e aprendizado do texto em língua portuguesa em função das competências definidas acima; e o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino do texto dentro dos programas de Língua Portuguesa nas séries fundamentais e médias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2011 - Atual

    Processos Cognitivos e Ensino do Português: Atividades Escolares em Questão, Descrição: Projeto de pesquisa voltado para investigações relacionadas ao ensino de língua portuguesa - gramática, leitura e escrita, tendo em conta os pressupostos teóricos dos estudos em cognição e intersubjetividade. O foco de osbervação é a materialidade das produções relacionadas à instituição escolar - livros didáticos, redações, avaliações oficiais - e as diversas atividades a eles relacionadas - incluindo-se aí as produções dos alunos. A avaliação desses dados levará em conta os aspectos cognitivos da construção dos significados, relacionados às disposições gerais da configuração da instituição escolar pública no Brasil, e de como esse cenário está relacionado ao comportamento cognitivo dos alunos, no ambiente de sala de aula tomado como um espaco de intersubjetividade por excelência. Para tanto, outros conceitos importantes estarão na pauta das pesquisas - a normatividade, que diz respeito as regulações externas para o comportamento cognitivo dos alunos e agentes escolares, e a situatividade, que auxilia a compreender alunos e agentes escolares como sujeitos constituídos nos cenários onde agem, se comunicam e produzem significados segundo as condições de possibilidades ali detectadas.Tais investigações produzirão subsídios para a formulação de materiais didáticos que possam auxiliar alunos e professores nos aprendizados relacionados à leitura e à produção de textos escritos, e no desenvolvimento da autonomia dos alunos como usuários da língua portuguesa e de línguas estrangeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt - Coordenador / Paula Regina de Andrade Lessa - Integrante / Camila Carneiro Pessoa - Integrante / Diego da Silva Vargas - Integrante / Patrícia Ferreira Botelho - Integrante / Aline Mendes Amantes - Integrante / Marcus Vinícius Brotto de Oliveira - Integrante / Fabiana Esteves Neves - Integrante / Luciana Faria Pereira - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2006 - 2010

    PROCESSOS COGNITIVOS E LEITURA: ATIVIDADES ESCOLARES EM QUESTÃO, Descrição: Projeto de pesquisa voltado para a investigação das atividades escolares relativamente à sua propriedade de desenvolver nos alunos habilidades cognitivas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt - Coordenador., Número de orientações: 3

  • 2004 - 2008

    POSSE E EXISTÊNCIA NA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO SÓCIO-COGNITIVO, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras. , Av. Bigadeiro Trompovsky, S/N, Ilha do Fundão, 21000000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25989770, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1998 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Docência, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2015

    Ensino, Linguística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do texto e ensino de línguas, Ensino de línguas e racionalidades contemporâneas, Concepções de aprendizado em Linguística Aplicada, Perspectivas descolonialistas em Linguística Aplicada

  • 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2004

    Ensino, Letras (Letras Vernáculas), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura - perspectivas sócio-cognitivas

  • 03/1998

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Variação e mudança lingüística, Técnicas de redação, Estudos em leitura, Semântica, Sintaxe, Morfologia

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, sintaxe do português - período simples

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura - aspectos psicolingüísticos e sócio-cognitivos

  • 03/2003 - 03/2004

    Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenador do setor de Língua Portuguesa - Departamento de Letras Vernáculas.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia do português, Variação e mudança lingüística

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia do português, Variação e mudança lingüística

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia do Português, Variação e mudança lingüística

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia do português, Vriação e mudança lingüística

1996 - 1997

Centro Universitário de Barra Mansa

Vínculo: docência, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/1996 - 12/1997

    Ensino, Ciclo básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1989 - 1997

Universidade de Vassouras

Vínculo: docência - horista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1989 - 12/1997

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística - Teoria e epistemologia, Teorias do Texto, Língua Portuguesa - descrição gramatical