Anelise Silva de Oliveira

Possui Ensino Médio em nível de Magistério (2006), Fui professora contratada das disciplinas de Ciências Biológicas e da natureza no ensino fundamental de séries finais e ensino médio (2009/2014). Possuo Graduação em ciências biológicas (2006 ? 2010), pela Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC. Título do trabalho: levantamento florístico em fragmento de FOM localizado no sítio das araucárias, Monte Alegre dos campos/RS. Orientador: Estelamaris Agostini. Graduação em Fruticultura (2013-2016), pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS. Título do trabalho: Agroindústria de frutas nativas, da região dos campos de cima da serra, e o potencial de inserção dos produtos nos nichos de mercado da cidade de Vacaria-rs. Orientador: Carla Azambuja Centeno Bocchese. Especialização em Agricultura Familiar e Meio Ambiente (2014-2016), pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil. Título do trabalho: Avaliação de atrativos para o monitoramento de Drosophyla suzuki em pomar de pequenos frutos no município de Vacaria-RS. Orientador: Regis Sivori Silva dos Santos. Dos anos de 2014 a 2016 atuou como estagiária no laboratório II de Entomologia de Embrapa Uva e Vinho-Vacaria, onde adquiri conhecimentos com Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos temas: Manejo Integrado de Pragas, Controle Biológico, Manejo de Polinizadores e Bioecologia de insetospraga e no laboratório de Fitopatologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, como estagiária, adquiri conhecimento na área de diagnose de doenças em plantas diversas, micologia e microscopia.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Agricultura Familiar e Meio Ambi

2014 - 2016

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação de atrativos para o monitoramento de Drosophyla suzuki em pomar de pequenos frutos no município de Vacaria-RS
Orientador: Regis Sivori Silva dos Santos

Graduação em Fruticultura

2013 - 2016

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: AGROINDÚSTRIA DE FRUTAS NATIVAS, DA REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA, E O POTENCIAL DE INSERÇÃO DOS PRODUTOS NOS NICHOS DE MERCADO DA CIDADE DE VACARIA-RS
Orientador: Carla Azambuja Centeno Bocchese.

Graduação em ciências biológicas

2006 - 2010

Universidade do Planalto Catarinense
Título: levantamento florístico em fagmento de FOM localizado no sítio das araucárias,Monte Alegre dos campos/RS
Orientador: Estelamaris Agostini

Curso técnico/profissionalizante em Magistério

2003 - 2006

Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2006

Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio

Formação complementar

2014 - 2014

USO DOEXCEL PARA ANÁLISE DE DADOS E GRÁFICOS. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: MEIO AMBIENTE.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: AGRICULTURA FAMILIAR.

Organização de eventos

OLIVEIRA, A. S. ; MICHELOM, N. ; FREITAS, I. B. ; LOBO, A. A. ; LIMA, E. M. ; BOCCHESE, C. A. C. . METODOLOGIAS PARA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2015. (Outro).

OLIVEIRA, A. S. . Curso de Extensão Metodologia para Interdisciplinariedade no Ensino Fundamental e Médio. 2015. (Outro).

OLIVEIRA, A. S. . Metodologias para interdisciplinariedade e técnicas de pesquisa em ciências para o ensino Fundamental e médio. 2014. (Outro).

SANTOS, R. S. S. ; MARCOLIN, A. A. A. ; GIUSTI, N. M. R. ; BOCCHESE, C. A. C. ; MORETTI, C. ; ACCORSI, A. M. B. ; OLIVEIRA, A. S. . METODOLOGIAS PARA INTERDISCIPLINARIDADE E TÉCNICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2014. (Outro).

Participação em eventos

VALORIZAÇÃO E USO DO PINHÃO NA REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA. 2016. (Encontro).

Seminário Integrador da Uergs.Manejo de Resíduos Orgânico para o controle de Drosofila suzukii. 2015. (Seminário).

12º FEIRA DE PEQUENAS FRUTAS ,ARTESANNATO E MEL E 2º FEIRA DE PEQUENAS FRUTAS DO RS. 2014. (Feira).

encontro estadual de educadores que atuam em escolas do campo.encontro estadual de educadores que atuam em escolas do campo. 2013. (Seminário).

mostra estudantil de trabalhos com materiais reciclaveis.mostra estudantil de trabalhos com materiais reciclaveis. 2013. (Seminário).

seminário :formando com vidas para escola sustentáveis.seminário :formando com vidas para escola sustentáveis. 2013. (Seminário).

formação para secretários de escola e supervisores-23ª cre-2012.formação para secretários de escola e supervisores-23ª cre-201. 2012. (Seminário).

sistema estadual de avaliaçâo participativa.sistema estadual de avaliaçâo participativa. 2012. (Seminário).

Seminário Regional de Uso de Tecnologia na Educação.Seminário Regional de Uso de Tecnologia na Educação. 2011. (Seminário).

Educação ambiental:a perda da biodiversidade.Educação ambiental:a perda da biodiversidade. 2010. (Seminário).

Conhecendo o Potencial da criança.Conhecendo o Potencial da criança. 2005. (Seminário).

Orientou

REGIS SIVORI SILVA DOS SANTOS

AVALIAÇÃO DE ATRATIVOS PARA O MONITORAMENTO DE Drosophila suzukii EM POMAR DE PEQUENOS FRUTOS NO MUNICÍPIO DE VACARIA-RS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura Familiar e Meio Ambi) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Anelise Silva de Oliveira;

Carla Azambuja Centeno Bocchese

AGROINDÚSTRIA DE FRUTAS NATIVAS E O POTENCIAL DE INSERÇÃO DOS PRODUTOS NOS NICHOS DE MERCADO DA CIDADE DE VACARIA-RS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fruticultura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Anelise Silva de Oliveira;

ESTELAMARIS AGOSTINI

levantamento florístico em fagmento de FOM localizado no sítio das araucárias,Monte Alegre dos campos/RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Anelise Silva de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS, REGIS SIVORI SILVA ; GOULART, NÉLIDA DE FÁTIMA BORGES ; BIZOTTO, LUCAS DE ALMEIDA ; FURLANI, GABRIEL FEDOZI ; DE OLIVEIRA, ANELISE SILVA . Occurrence and quantification of drosophila suzukii in the urban area of Vacaria, RS. Revista Eletrônica Científica da UERGS , 2017.

  • OLIVEIRA, A. S. ; BIZOTTO, L. A. ; FURLANI, G. F. ; PEGORARO, C. B. ; SANTOS, R. S. S. . Eficiência do atrativo a base de fermento biológico com diferentes tempos de fermentação na captura de Drosophila suzukii. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. S. S. ; FURLANI, G. F. ; BIZOTTO, L. A. ; PEGORARO, C. B. . Captura de Drosophila suzukii em diferentes períodos do dia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. S. S. . AVALIAÇÃO DE ATRATIVOS PARA O MONITORAMENTO DE DROSOPHILA SUZUKII EM POMAR DE PEQUENOS FRUTOS NO MUNICÍPIO DE VACARIA-RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; BOCCHESE, C. A. C. . METODOLOGIAS PARA INTERDISCIPLINARIDADE N ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; MENDES, R. S. ; BOCCHESE, C. A. C. ; AIRES, R. F. ; ANTUNES, L. E. G. . AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE FEIJOEIRO SOB CULTIVO ORGÂNICO EM VACARIA/RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. S. S. . MANEJO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA CONTROLE DE DROSOPHILA SUZUKII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. S. S. ; AMARAL NETO, J. A. B. . PRIMEIRO REGISTRO DE DROSOPHILA SUZUKII (DIPTERA: DRSOPHILIDAE) EM POMAR DE MACIEIRA EM VACARI-RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. . Manejo de resíduos orgânicos para o controle de Drosophila suzukii. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, A. S. . ENCONTRO MACRORREGIONAL RS NA PAZ+ SAÚDE/JUVENTUDE NEGRA: DIALOGANDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E DE ENFRENTAMENTOS ÀS VIOLÊNCIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

OLIVEIRA, A. S. . AGROINDÚSTRIA DE FRUTAS NATIVAS E O POTENCIAL DE INSERÇÃO DOS PRODUTOS NOS NICHOS DE MERCADO DA CIDADE DE VACARIA-RS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Laboratório de Fitopatologia

2014 - 2016

Embrapa Uva e Vinho

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

Outras informações:
Laboratório de Entomologia

2009 - 2014

Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmão Eugênio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2009 - 03/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, CIÊNCIAS (SÉRIES FINAIS), EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, AGROECOLOGIA

2009 - 2009

Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Oliveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 15

Atividades

  • 08/2009 - 11/2009

    Ensino,Disciplinas ministradas, CIÊNCIAS (SÉRIES FINAIS)

2009 - 2010

Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim América

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 3

Atividades

  • 08/2009 - 02/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, CIÊNCIAS (SÉRIES FINAIS)

2011 - 2014

Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2011 - 03/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, CIÊNCIAS E ENSINO RELIGIOSO (SÉRIES FINAIS)

2011 - 2013

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRAIVE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2011 - 03/2013

    Ensino,Disciplinas ministradas, BIOLOGIA

2006 - 2007

Invensys Applicance Controls Ltda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: OPERADOR DE PRODUÇÃO, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATUEI JUNTO A EMPRESA NO SETOR DE PRODUÇÃO (6.301- CAPILARES). A empresa se localiza na Rod Br 116, s/n km 33 km 33 - Vacaria, Rio Grande do Sul - telefone: +55 (54) 32314500.

2008 - 2009

COMERCIAL DE BRINQUEDOS SOL E MIO LTDA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AUXILIAR GERAL, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATUEI NESTE ESTABELECIMENTO INICIALMENTE COM FUNÇÃO DE AUXILIAR GERAL (REPOSITOR DE MERCADORIAS, RECEBIMENTO, CONTAGEM DE ESTOQUE, ORGANIZAÇÃO DE DEPÓSITO, FISCAL, ATENDENTE EM DIVERSOS SETORES), POSTERIOR PASSEI A EXERCER A FUNÇÃO DE CAIXA E RECEBER O VALOR DE QUEBRA DE CAIXA, QUE EQUIVALE A MAIS 10% NO SALÁRIO.