Sergio Luiz Ferreira Gonçalves

Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade, com concentração em Conservação de Recurso Naturais/Economia Ambiental, Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado na área de concentração Economia e Política de Recursos Florestais (UFPR), com especialização em Política Ambiental pelo Fundo Mundial para Natureza WWF / University of New York - SUNY e capacitado em organização e desenvolvimento de redes de serviços tecnológicos pelo Centro tecnológico Settore Legno-Arredo - COSMOB, Itália. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Amazonas, faz parte do conselho do Instituto Amazônia, com experiência em assessorias e consultorias em órgãos de Governo de Estado e de projetos multi-intitucionais e internacionais. Coordenou o Projeto Democracia: uma iniciativa promissora em manejo Florestal na Amazônia (2000-2003), objeto da parceria entre a UFAM, Iniciativa Privada e o ProManejo/KfW. Como Chefe de departamento de assistência técnica e extensão florestal na Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas AFLORAM/SDS (2003-2007) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM/SEPROR (2007-2010), coordenou atividades produtivas sustentáveis e de extensão no interior do Estado do Amazonas voltadas ao manejo sustentável em pequena escala para a produção madeireira, não madeireira. Coordenou a elaboração e implementação de projetos de ATER florestal financiados pelo Ministério do Meio Ambiente/Serviço Florestal Brasileiro-SFB/Programa Nacional de Florestas-PNF, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, Corredores Ecológicos/MMA, Agência de Cooperação Alemã (DED atual GIZ). Foi coordenador do Centro Estadual de Unidades de Conservação CEUC/SDS (2011-2012), priorizando a implementação de atividades para a gestão e geração de renda, com base em cadeias de valor existentes dentro de Unidades de Conservação de uso sustentável. Foi Diretor Técnico do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias em Engenharia - IBAPE/AM. (2015-2016).É membro do Grupo de Pesquisa Economia dos Serviços Ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

2013 - 2017

Universidade Federal do Amazonas
Título: Valoração Florestal em áreas de Concessão Florestal
Orientador: Alexandre Rivas
Coorientador: Neliton Marques. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Mercado Florestal; Economia Ambiental; Valoração Ambiental.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Florestal.

Mestrado em Economia e Política de Recursos Florestais

1995 - 1998

Universidade Federal do Paraná
Título: Análise da Indústria do Segmento Laminados e Compensados do Estado do Amazonas, Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Ricardo Berger
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Política Ambiental

1999 - 1999

University Of New York

Curso técnico/profissionalizante em Engenharia Florestal

1986 - 1991

Universidade Federal do Paraná
Bolsista do(a): Fundação Universidade do Amazonas, FUA, Brasil.

Formação complementar

2010 - 2010

Curso em projetos de redução de emissões por desma. (Carga horária: 24h). , Serviço Florestal Brasileiro (SFB), SFB/MMA, Brasil.

2010 - 2010

Organização e desenvolvimento de redes de serviços. (Carga horária: 40h). , Settore Legno-Arredo - COSMOB, COSMOB, Itália.

2008 - 2008

Curso para perito na metodologia value links. (Carga horária: 40h). , Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial), BIRD, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal/Especialidade: Economia Florestal.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Participação em eventos

III Seminário sobre politica e gestão florestal no Amazonas.Gestão Florestal no Amazonas. 2011. (Seminário).

I seminário de monitoramento ambiental em Unidades de Conservação estaduais do Amazonas. ARPA. Fundação Moore. SDS/CEUC.Estado da Arte do Monitoramento Ambiental em Unidades de Conservação Estaduais. 2011. (Seminário).

Seminário: Experiências institucionais na implementação das câmaras estaduais de compensação ambiental no Brasil.Compensações em Unidades de Conservação. 2011. (Seminário).

Oficina de avaliação e planejamento dos marcos para a valorização dos produtos florestais do estado do Amazonas.valoração de produtos Florestais. 2010. (Oficina).

Simpósio de manejo florestal na Amazônia brasileira e Seminário de comemoração dos 30 anos de pesquisa na Floresta Nacional do Tapajós.Assistência técnica e extensão florestal no Amazonas: O caso do manejo florestal. 2010. (Simpósio).

II Seminário de políticas públicas florestais.Assistência técnica Florestal no Amazonas. 2009. (Seminário).

VII congresso latino americano de direito florestal/ambiental. Curitiba. Política Florestal no Amazonas. 2009. (Congresso).

4° Encontro da Rede temática nacional de produtos e mercados diferenciados da agricultura familiar. CATI/MDA.Produtos Diferenciados no Amazonas: o caso de produtos não madeireiros,. 2008. (Encontro).

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe ? CEPAL..Política de não madeireiros no Amazonas. 2008. (Encontro).

III Conferência estadual das populações tradicionais do estado do Amazonas.Assistência Técnica Florestal no Amazonas.. 2008. (Outra).

Seminário nacional das cadeias de produtos da sociobiodiversidade: agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis.Cadeia de valor para produtos da sóciobiodiversidade no estado do Amazonas. 2008. (Seminário).

VII Simpósio de Engenharia de Produção.Cadeia de valor para produtos da sóciobiodiversidade no estado do Amazonas. 2007. (Simpósio).

Seminário Forestê du Brezil.Política Ambiental no estado do Amazonas - Brasil.. 2005. (Seminário).

Certificação Florestal na Amazônia: avanços e oportunidades.Certificação Florestal na Amazônia: avanços e oportunidades. 2003. (Seminário).

Conferência estadual sobre o meio ambiente.Conferência estadual sobre o meio ambiente. 2003. (Outra).

Orientou

Tulio Carceres Kinphoff

Gerenciamento de Custos: o caso da exploração madeireira; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Eng; Ambiental) - Centro Universitario Luterano do Brasil - CEULM/ULBRA; Orientador: Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves;

Marcel Hummel

Análise de custos em projetos de paisagismo na cidade de Manaus; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves;

Abimael Pereira da Silva

Indicadores do fluxo madeireiro das serrarias de grande porte nos mucipios de Manaus e Humaita - AM; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitario Luterano do Brasil - CEULM/ULBRA; Orientador: Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves;

Joelma Barros

Analise das Empresas certificadas pelo FSC no Amazonas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Centro Universitario Luterano do Brasil - CEULM/ULBRA; Orientador: Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves;

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, S. L. F. ; ANDRADE, F. ; SILVA, P. . Concessões Florestais e Políticas de Geração de Trabalho e Renda em Unidades de Conservação no Estado do Amazonas: uma reflexão a partir da Floresta Estadual do Rio Urubu. DELOS: Desarrollo Local Sostenible , v. 06, p. 1-14, 2013.

  • GONÇALVES, S. L. F. . Indústria e mercado madeireiro no Amazonas: uma breve reflexão.. Revista da Universidade do Amazonas. Série Ciências Agrárias , 2000.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; N, T. A. E. . Projeção do índice fitossociológico. Sociedade brasileira de pesquisadores nikkeis. Scientific Journal, 1997.

  • GONÇALVES, S. L. F. . Diagnose e descrição do setor florestal no Estado do Amazonas. 01. ed. Manaus: EDUA, 2019. v. 01. 308p .

  • GONÇALVES, S. L. F. . Cadeia de valor e aspectos produtivos. Cadeia de valor e aspectos produtivos, Manaus, 10 fev. 2010.

  • GONÇALVES, S. L. F. . Aspectos econômicos da gestão de florestas públicas. Aspectos econômicos da gestão de florestas públicas, Manaus, 10 abr. 2007.

  • GONÇALVES, S. L. F. . A ECONOMIA DA SUSTENTABILIDADE. Diário do Amazonas, Manaus, 07 maio 2006.

  • GONÇALVES, S. L. F. . O ELEMENTO HUMANO NA INDÚSTRIA DE BASE FLORESTAL NO AMAZONAS. Jornal Amazonas Diário do Amazonas, Manaus, 30 abr. 2006.

  • GONÇALVES, S. L. F. . Fundamentos da Valoração de Florestas Públicas. Diário Do Amazonas, Manaus, 16 abr. 2006.

  • GONÇALVES, S. L. F. . SEtor de compensados desponta como opção econômica. A crítica, Folha de economia.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; JANSEN, M. A. ; KINPHOFF, T. C. ; FREITAS, J. V. . Gerenciamento de custos: o caso da exploração madeireira de baixo impacto. In: 8º Congresso Florestal Brasileiro, 2003, São Paulo. Anais do 8º Congresso Florestal Brasileiro. São Paulo: Monferrer Produções, 2003.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; JANSEN, M. A. ; SANTOS, G. R. ; OLIVEIRA, V. S. . O setor madeireiro na mesorregião do alto solimões da Amazônia brasileira. In: 8º Congresso Florestal Brasileiro, 2003, São Paulo. Anais do 8º Congresso Florestal Brasileiro. São Paulo: Monferrer Produçãoes, 2003.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; FREITAS, J. V. ; BARROS, J. ; VALE, P. . Analise do fluxo da produção madeireira das empresas certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC) no Amazonas. In: II Congresso Ibero americano de pesquisa e desenvolvimento de produtos florestais, 2002, Curitiba. Anais do II Congresso Ibero americano de pesquisa e desenvolvimento de produtos florestais, 2002.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; da Silva . Custos e indicadores de desempenho gerencial na indústria madeireira do Amazonas. In: VII Congresso Brasileiro de Custos., 2000, Recife. VII Congresso Brasileiro de Custos., 2000.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; Ramos,M. . Aspectos gerais da cadeia de comercialização de produtos florestais no Estado do Amazonas: o caso de lâminas e compensados. In: 5º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas, Forest?99, 1999, Curitiba - Paraná. 5º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas, Forest?99, 1999.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; da Silva . O segmento de lâminas e compensados no Amazonas: aspectos econômicos e financeiros e ambientais.. In: IV Congresso internacional de compensado e madeira tropical e III Feira de máquinas e produtos do setor madeireiro., 1999, Belém. IV Congresso internacional de compensado e madeira tropical e III Feira de máquinas e produtos do setor madeireiro., 1999.

  • GONÇALVES, S. L. F. . Análise da indústria de segmento laminados e compensados do estado do amazonas. In: mestrado em economia politica e florestal, 1998, curitiba. Dissertação, 1998.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; C, A. A. R. . Produção de lâminas e compensados de madeira no Estado do Amazonas: Um cenário do processo produtivo e tendências para o próximo milênio.. In: XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP e IV Encontro Internacional de Engenharia Industrial, 1998, Rio de Janeiro. XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP e IV Encontro Internacional de Engenharia Industrial, 1998. v. VII.

  • GONÇALVES, S. L. F. . La industria de láminas y compensados de madera en el estado de amazonas: análisis y perspectivas. In: Primeiro Congresso Latino Americano IUFRO - El manejo sustentable de los recursos forestales, desafío del siglo XXI, 1998, Valdivia. Primeiro Congresso Latino Americano IUFRO - El manejo sustentable de los recursos forestales, desafío del siglo XXI, 1998.

  • GONÇALVES, S. L. F. . O elemento humano na indústria madeireira do Estado do Amazonas: uma abordagem da qualidade e produtividade no processo.. In: V Simpósio de Engenharia de Produção, 1998, Baurú. V Simpósio de Engenharia de Produção, 1998.

  • GONÇALVES, S. L. F. . O fator humano na indústria de base florestal no Estado do Amazonas. In: Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - FIEAM, 1998, Manaus. Relatório técnico da FIEAM, 1998.

  • GONÇALVES, S. L. F. . Produção de laminas e compensados de madeira o estado do amazonas: um cenário do processo produtivo produtivo e tendências para o próximo milênio. In: XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998, Niteroi. ENEGEP-98, 1998.

  • C, A. A. R. ; GONÇALVES, S. L. F. . Managament of forest cost based on activities. In: international symposium foirest economics, 1997, Sweden. Sweden -97, 1997. v. 1.

  • N, T. A. E. ; GONÇALVES, S. L. F. . Projeção do índice fitossociológico valor de cobertura para uma floresta nativa de fir-hemlock (japão) através da matriz de transição estocástica. In: Scientific journal, 1997, Curitiba. Scientific journal, 1997. v. 01.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; JANSEN, M. A. ; OLIVEIRA, V. S. . Gestão de recursos florestais no mundo, Brasil e Amazônia. In: VI Congresso Internacional de compensado e madeira tropical, 2003, Belem. Anais do VI Congresso Internacional de compensado e madeira tropical. São Paulo: WR Produções, 2003.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; FREITAS, J. V. ; CRUZ, E. C. . Projeto Democracia: uma iniciativa promissora de manejo florestal sustentavel para a Amazônia. In: III mostra de extensão da Universidade Federal do Amazonas, 2002, Manaus. Anais da III mostra de extensão da Universidade Federal do Amazonas. Manaus: Imprensa Universitaria, 2002.

  • GONÇALVES, S. L. F. ; CAMINO, R. ; CAMINO, T. . Desenvolvimento de metodologia prática de utilização e avaliação da sustentabilidade econîmica, social e ambiental de uma floresta tropical húmida no Estado do Amazonas. In: I Simpósio Íbero Americano de Economia Florestal., 2001, Piracicaba. I Simpósio Íbero Americano de Economia Florestal., 2001.

  • GONÇALVES, S. L. F. . Indicativos financeiros, estruturais e econômicos da indústria madeireira do Amazonas.. In: I Mostra da Produção Técnico-Científica da Universidade do Amazonas., 1999, Manaus. I Mostra da Produção Técnico-Científica da Universidade do Amazonas., 1999.

Outras produções

GONÇALVES, S. L. F. ; PACHECO, N. P. ; BARROS, Q. . Coordenação e execução de projeto multiintitucional / Ministério de Integração Nacional ? MIN e Ministério do meio Ambiente ? MMA-PNF.. 2006.

GONÇALVES, S. L. F. . Elaboração de estudo estratégico de mercado de sementes florestais em 06 Estados da região norte. 2005.

GONÇALVES, S. L. F. . Estudo da Cadeia Produtivo da Madeira do Amazonas: uma breve reflexao. 2001.

GONÇALVES, S. L. F. . Estudo de um sistema de custeio baseado em atividades: O caso da exploracao madeireira. 2002.

GONÇALVES, S. L. F. . Unidades de Conservação na Amazonas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GONÇALVES, S. L. F. . Metodologia valeu Links - Biodiversidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GONÇALVES, S. L. F. ; BARROS, Q. ; PACHECO, N. P. . . Uma iniciativa para a produção florestal não madeireira no Corredor central da Amazônia.. 2009. (Séri Técnica).

GONÇALVES, S. L. F. ; PACHECO, N. P. ; GADELHA, J. . Oportunidades para a produção florestal sustentável nos municípios do corredor central do amazonas.. 2009. (Séri Técnica).

GONÇALVES, S. L. F. . Ministrante do módulo de Gestão de Custos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GONÇALVES, S. L. F. . Ministrante do módulo de Valoração Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Prêmios

2003

Professor homenageado do curso de engenharia ambiental do CEULM, CEULM-ULBRA.

2002

Paraninfo dos formandos da Faculdade de Ciências Agrárias. Curso de Engenharia Florestal., Universidade Federal do Amazonas.

2000

Nome de Turma dos Formandos do Curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agrárias., Universidade Federal do Amazonas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais. , Av. Rodrigo Octávio nº3000, Japiim, 69077000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 6442802, Fax: (092) 6442354, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2003

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: coordenador do Projeto Democracia, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 1999

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Departamento de Ciências Flore, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Ciências Florestais, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 1999

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Reformulação Circular d, Carga horária: 0

1998 - 1998

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador em Concurso de Vestibular/ COMVES, Carga horária: 0

1998 - 1998

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Serviços de Assessoria na área ambiental e m, Carga horária: 0

1998 - 1998

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: sub-chefe, Enquadramento Funcional: sub-chefe do departamento de ciências florest, Carga horária: 0

1998 - 1998

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: participação, Enquadramento Funcional: participante da banca examinadora em concurso, Carga horária: 0

1994 - 1994

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio do Depto de Ciências F, Carga horária: 0

1994 - 1994

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Sub-chefe, Enquadramento Funcional: Sub-chefe dpo Depto. de Ciências Florestais, Carga horária: 0

1993 - 1993

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ativo Permanente do Curso de Engenh, Carga horária: 0

1993 - 1993

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador do VII Encontro de Engenheiros Fl, Carga horária: 0

1993 - 1993

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Participação do I Seminário Estadual de Forta, Carga horária: 0

1992 - 1992

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Pesquisador Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudo sobre Ocupação de áreas de Várzeas do, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1998

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, assessor.

  • 01/1998

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, Coordenador de concurso.

  • 01/1998

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, sub-chefe.

  • 01/1994

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, sub-chefe do depto. de Ciências Florestais.

  • 01/1994

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, coordenador de Estágio.

  • 02/1993

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Florestal; Administração e Planejamento Florestal; Política e Legislação

  • 01/1993

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, Professor Permanente.

  • 06/2000 - 03/2003

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, coordenador do projeto democracia.

  • 01/1999 - 01/2000

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 01/1999

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, Departamento de Ciencias Florestais.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

2007 - 2010

Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Flores

Vínculo: Chefe de Dpto, Enquadramento Funcional: Cargo de confiança, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Chefe de departamento de assistência técnica e extensão florestal. Coordenando 04 gerências: produção madeireira; produção não madeireira; animais silvestre e agroecologia.

2011 - 2012

Centro Estadual de Unidades de Consercação

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Cargo de confiança, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O CEUC esta ligado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SDS.

2003 - 2007

Agência de Florestas e Negócios

Vínculo: Chefe de Dpto, Enquadramento Funcional: Cargo de confiança, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe de departamento de produção madeireira.

Atividades

  • 03/2003

    Direção e administração, .Cargo ou função, Chefe de departamento de produção madeireira.

  • 03/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Agência de Floretas e Negócios.Cargo ou função, Coordenação de atividade e participação em comissões.

2000 - Atual

Centro Universitario Luterano do Brasil - CEULM/ULBRA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor em Pos-Graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor em Pos graduacao nivel especializacao

Atividades

  • 01/2002 - 06/2007

    Ensino, Avaliacao de Impacto Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia Ambiental

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CELUM/ULBRA.Cargo ou função, Assessoria em Planejamento estratégico.

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, CELUM/ULBRA.Linhas de pesquisa