João Carlos Soares Zuin
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara . Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade; pensamento sociológico, teoria social, história das idéias e pensamento social brasileiro.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
1994 - 1998
Universidade Estadual de Campinas
Título: Sobre o neologismo intelectual. Um estudo sobre o papel intelectual desempenhado por Paulo Emílio Salles Gomes na Sociedade Brasileira
Orientador: Walquiria Getrudes Domingues Leão Rego
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: intelectuais e política; intelectuais e cultura; modernidade; empenho político; empenho cultural; democracia. Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Sociologia
1990 - 1994
Universidade Estadual de Campinas
Título: Sérgio Milliet: o paradoxo de um intelectual crítico
Orientador: Walquiria Gertrudes Domingues Leão Rego
, Ano de Obtenção: 1994.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: modernismo; intelectuais e cultura; intelectuais e política; crítica literária; modernidade.Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social no Brasil.
Organização de eventos
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . III Congresso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara / Unesp. 2023. (Congresso).
Participação em eventos
Pint os Science - Brasil 2024.Primo Levi, o papel da ciência na vida do ser humano e na construção da sociedade e da humanidade no século XX. 2024. (Outra).
Aula Inaugural do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina.Narrativas, verdade e ciência: o papel da Universidade na era das crises sociais permanentes.. 2023. (Outra).
III Congresso de Ciências Sociais. Primo Levi, o fascismo e a extrema direita contemporânea. 2023. (Congresso).
III Congresso de Ciências Sociais. Sessão 2: Democracia, punitivismo e reacionarismo. 2023. (Congresso).
I Congresso de Ciências Sociais ? XX Semana de Pós-Graduação e XXI Semana de Graduação em Ciências Sociais:. Seção Conjunta 2 - Teoria e epistemologia das Ciências Sociais. 2021. (Congresso).
19 Congresso Brasileiro de Sociologia. Corpos que ameaçam: raça, gênero e classe no discurso populista da Liga Norte sobre imigração na Itália. 2019. (Congresso).
20 anos depois: a contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad:.Comissão Científica. 2018. (Seminário).
V Simpósio Gênero e Políticas Públicas.Raça e gênero no debate público sobre imigração na Itália. 2018. (Simpósio).
V SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS.Raça e gênero no debate público sobre imigração na Itália. 2018. (Simpósio).
XIX Semana de Ciências Sociais da FCLAr/Unesp.Processos migratórios, xenofobia, ascensão dos movimentos de extrema direita e política internacional. 2018. (Outra).
XVII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Storytelling, cyberpolítica, fake news e ação coletiva: a linguagem como ideologia. 2018. (Encontro).
XXX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. XXX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2018. (Congresso).
XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Avaliador dos trabalhos apresentados na Sessão 10. 2015. (Congresso).
Semana de Ciência e Tenologia - PET Farmácia Unesp.Universidade e desenvolvimento Social. 2014. (Outra).
Seminário Internacional Democracia, Diversidade, Desigualdade.Grupo Temático: Cultura, democracia, diversidade, desigualdade. 2014. (Seminário).
XIII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Coordenação do GT Cultura, Democracia e Pensamento Social. 2014. (Seminário).
XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Avaliador dos Trabalhos dos alunos do Curso de Ciências Sociais. 2014. (Congresso).
Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas. Seminário Temático: Participação em políticas públicas I. 2013. (Congresso).
VII Ciclo de Seminários Educação em Perspectiva.Contribuição da Sociologia e Antropologia para a compreensão do processo educativo. 2013. (Seminário).
XII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais.As Ciências Sociais e os dilemas do Brasil contemporâneo. 2013. (Outra).
XII Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Seção III - Teoria Crítica e estudos marxistas do Grupo de Trabalho Cultura, Democracia e Pensamento Socia. 2013. (Outra).
XVI Feira de profissões da FCLAr - UNESP. O curso de Ciências Sociais. 2013. (Feira).
XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Avaliador do XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2013. (Congresso).
XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Avaliador do XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2013. (Congresso).
I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais.Sociabilidades, identidades e subjetividades. 2012. (Seminário).
Projeto de Extensão Cine-Campus.Violência e racismo na era dos fluxos globais. 2012. (Oficina).
XI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Grupo de Trabalho Cultura, Democracia e Pensamento Social. 2012. (Seminário).
XV Feira de Profissões da UNESP.Sobre o curso de Ciências Sociais. 2012. (Oficina).
XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Avaliador dos trabalhos. 2012. (Congresso).
X Semana de Pós-Graduação em Sociologia.Grupo Temático Estado, Instituições e políticas públicas. 2011. (Encontro).
XV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Política e cultura na globalização: os centros de detenção de imigrantes na Itália. 2011. (Congresso).
IX Semana da Pós-Graduação em Sociologia da Unesp Araraquara.Cultura e Pensamento Social. 2010. (Encontro).
IX Semana de Pós-Graduação em Sociologia da Unesp Araraquara.Intelectuais no Brasil hoje: inserção no social e no político. 2010. (Encontro).
Diálogos com diversas formações nas Ciências Sociais.Diálogos com diversas formações nas Ciências Sociais. 2009. (Outra).
XVIII Semana de Ciências Sociais.Os espaços de exceção no século XX. 2009. (Outra).
I Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais.Sociologia e Literatura. Testemunhos do século XX: a função da narração na obra de Primo Levi e Ítalo Calvino. 2006. (Seminário).
Semana do Calouro.Primo Levi e os campos de concentração. 2005. (Outra).
IV Seminário de Projetos em Ciências Humanas.Introdução ao pensamento de Antonio Banfi: empenho político e cultural. 2004. (Seminário).
Semana de Ciências Sociais UEL.Política como ciência da liberdade: Karl Marx e Heinrich Heine. 2001. (Encontro).
V Congresso Estadual de Sociólogos- PR. Sobre o empenho cultural e político de Paulo Emílio Salles Gomes. 2000. (Congresso).
Congresso de la Asociación Latinoamericana de Sociologia. Sobre o empenho político de Paulo Emílio Salles Gomes. 1999. (Congresso).
Semana de Ciências Sociais UEL.Impasses da Teoria Crítica diante da revolta de Paris em 1968. 1998. (Encontro).
Pensamento político e social no Brasil. Grupo de Teoria Política do IEA/USP, Área de Pensamento Social no Brasil CEB/UNICAMP e do Departamento de Ciência Política da USP.Sérgio Milliet: um organizador da cultura. 1997. (Seminário).
48a. Reunião anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência. Sérgio Milliet: o paradoxo de um intelectual crítico. 1996. (Congresso).
Reunião intermediária da Anpocs.Sobre o empenho político de Paulo Emílio Salles Gomes. 1996. (Encontro).
VIII Congresso Estadual de Sociólogos - SP. Sérgio Milliet: o paradoxo de um intelectual crítico. 1995. (Congresso).
Participação em bancas
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MAIA, A. F.; LAHUERTA, M.. Sobre o fenômeno do populismo digital no Brasil: medo e poder na economia política do tempo presente. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; CAVALCANTE, S. M.; JARDIM, M. A. C.. O culto da performance: as percepções do trabalho contemporâneo e a saúde mental dos trabalhadores na cidade de Araraquara-São Paulo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; CAVALCANTE, S. M.; STRACHMAN, E.. A linguagem econômica do neoliberalismo: o feitiço da austeridade na era global.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SCHENK, L. B. M.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MOREIRA, T. A.. Parques lineares de Votuporanga: abordagens do planejamento urbano e gestão pública na construção de paisagens. Instituto de Arquitetura e Urbanismo. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
ZUIN, J. C. S.; MOREIRA, T. A.; SCHENK, L. B. M.. Parques lineares de Votuporanga: abordagens do planejamento urbano e gestão pública na construção de paisagens. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MAIA, A. F.; JARDIM, M. A. C.. A sociologia das emoções em Eva Illouz: o fenômeno da literatura de autoajuda. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARTELLI, C. G. G.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SOUZA, A. R.. Os desigrejados. Um caso de reconfiguração religiosa entre envangélicos brasileiros no contexto da modernidade radicalizada. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SEGATTO, A. I.; MAIA, A. F.. Frenesi em suspensão: em direção a um modelo crítico a partir da teoria da aceleração social de Hartmut Rosa. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SCHENK, L. B. M.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MOREIRA, T. A.; BARONE, A. C. C.. Formas de ruas: experiências físicas e significados sociais. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; VALLE, M. R.. Debord: crítica e crise da sociedade do espetáculo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.; SOUZA, L. A. F.. A construção e a eficiência da máquina do medo no combate ao terror. 2017.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; ROVAI, M. L.; SANTOS, M.. A guerra global no cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; FONSECA, D. J.; PORTELLA, R.. Opus Dei: um chamamento à santidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; NETTO, M. N.; PAOLIELLO, R. M.. A influência contemporânea do pensamento de Georg Simmel: por uma compreensão do conflito nos processos de individualização na primeira modernidade e suas consequências sócio-culturais na modernidade reflexiva de Ulrich Beck. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARTELLI, C. G. G.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; LOUZADA, R.. Modelos organizacionais e a modernidade radicalizada periférica. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SCHENK, L. B. M.; ORSI, R. A.. O mal-estar na cidade: o sentido da urbanização em bairros periféricos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SCHENK, L. B. M.; ORSI, R. A.. Condomínios residenciais fechados: a urbanização do grupo Encalso Damha em São Carlos - São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; MARTELLI, C. G. G.; POKER, J. G. A. B.. Patologias sociais contemporâneas: os paradoxos da modernidade na sociedade brasileira do século XXI e a luta social contra a figura do diabo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; PAOLIELLO, R. M.; MACHADO, I. J. R.. Sobre a imigração ilegal na Europa e os espaços de exceção: o caso dos centros de internamento para estrangeiros na Espanha. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
REZENDE, M. J.; WIIK, F. B.;ZUIN, J. C. S.. Os projetos de combate à pobreza em parceria com o PNUD: inovações, especifidades e natureza das propostas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; BRUNI, J. C.; AUGUSTO, M. H. O.. Primo Levi e os rumores da memória. Limites e desafios na construção do testemunho. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.
FONSECA, D. J.;ZUIN, J. C. S.; BARIANI JUNIOR, E.. A modernidade e as massas. Uma perspectiva do projeto político nazista através do Mein Kampf de Adolf Hitler. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ASSMANN, S. J.; KRITSCH, R.;ZUIN, J. C. S.. A biopolítica, os espaços de exceção e as tecnologias de segurança. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; PAOLIELLO, R. M.; JARDIM, M. A. C.; SILVA, J. C. B.; BRUNETTA, A. A.. Desumanizações: a proliferação da linguagem da guerra nos jornais e na era global. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; REZENDE, M. J.; FONSECA, D. J.; PAOLIELLO, R. M.; VEDOVATO, L. R.. Imigração Haitiana. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Odontológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; JARDIM, M. A. C.; SEIDL, E.; ALENCAR, G. F.; PAOLIELLO, R. M.. Trabalho religioso, campo religioso e relações de poder nas Assembleias de Deus no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SANTOS, M.; VENTURA, R. W.; PAOLIELLO, R. M.; DIAS, G. T.. Controle fronteiriço, cidadania e direitos humanos em processos migratórios. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; PAOLIELLO, R. M.; MARTELLI, C. G. G.; REZENDE, M. J.; Lanza, F.. Modernidade, religião e globalização no Brasil contemporâneo: da complexa relação entre os efeitos da globalização e da modernização reflexiva sobre o neopentecostalismo brasileiro no século XXI. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; CASTRO, A. L.; GARCIA, J. L. O.; LANDA, M. I.; ANDRADE, T. H. N.. A invenção do indivíduo pós-humano. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SOUZA, L. A. F.; SCHUMACHER, A. A.; VERISSIMO, D. S.; SILVA, F. C.. A construção histórica e social da modernidade e da(s) pós-modernidade(s). 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; FELDMAN, B.; DOMENECH, E.; POVOA NETO, H.; SAFLATE, V. P.. Estado de emergência permanente: racialização, exclusão e detenção de estrangeiros na Itália. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; VECCHIO, A.; PAOLIELLO, R. M.; SANFELICE, J. L.; VALERIO, M. A. G.. Sobre o sentido da história na École des Annales. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; LAHUERTA, M.; VECCHIO, A.; CARVALHO, D. Q.; REZENDE, M. J.. Construção e crise do sentido da atuação dos intelectuais: o aspecto epistemológico e o dilema político. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
STEIN, L. M.;ZUIN, J. C. S.; AYERBE, L. F.. O fim da guerra cultural e o conservadorismo estadunidense. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduçaõ em Sociologia UNESP/FCL/Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LAHUERTA, M.; BASTOS, E.; LIMA, N. T.;ZUIN, J. C. S.; CEPEDA, V. A.. Fernando de Azevedo: dilemas na institucionalização da Sociologia no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CACCIA BAVA JUNIOR, A.; MAGER, M.;ZUIN, J. C. S.; TELLES NUNES, L. N. B.; FERNANDES, A. V. M.. O adolescente em conflito com a lei: política socioeducativa de direitos. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduçaõ em Sociologia UNESP/FCL/Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; COHN, G.; PIERUCCI, A. F. O.; LAHUERTA, M.; NOGUEIRA, M. A.. As idéias "asas espirituais" do interesse. Um estudo da Sociologia Política de Max Weber. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SEGATTO, J. A.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; LAHUERTA, M.. Crise, crítica e modernidade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; FONSECA, D. J.; PAOLIELLO, R. M.. Imigração haitiana no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SOUZA, L. A. F.; GASPARTO, J. W.. A construção histórica da modernidade e da pós-modernidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.. Modernidade, rleigiões e globalização no Brasil contemporâneo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CASTRO, A. L.; GARCIA, J. L. O.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES. A construção do imaginário ciborgue nas revistas Superinteressante e Galileu. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LAHUERTA, M.; CRAVALHO, D. C.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES. Komandowirtschaft: a propriedade privada abolida pela política. Capitalismo de Estado e totalitarismo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
STEIN, L. M.; AYERBE, L. F.;ZUIN, J. C. S.. O fim da Guerra Cultural e o conservadorismo estadunidense: uma leitura sobre a trejetória de ascensões e quedas da direita americana. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; PAOLIELLO, R. M.; ADOUE, S. B.. O sentido da história para a École des Annales. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; VECCHIO, A.; LAHUERTA, M.. O intelectual acadêmico. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MAIA, A. F.; JARDIM, M. A. C.. A sociologia das emoções em Eva Illouz: o fenômeno da literatura de autoajuda. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SEGATTO, A. I.; MAIA, A. F.. Frenesi em suspensão: apontamentos para um modelo crítico a partir da teoria da aceleração social de Hartmut Rosa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.; SOUZA, A. R.. Os desigrejados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SEGATTO, A. I.; GATTI, L. F.. O problema da dialética em Walter Benjamin e Theodor Adorno. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SANTOS, M.. Guerra e Cinema. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.. A construção e a eficiência da máquina do medo no combate ao terror. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; FONSECA, D. J.. Opus Dei: um chamamento à santidade: as eleitas de Deus. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; VALLE, M. R.; COELHO, C. N. P.. Guy Debord. Crítica e crise da sociedade do espetáculo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; CACCIA BAVA JUNIOR, A.; ORSI, R. A.. Luta por reconhecimento. O sentido da urbanização em bairros periféricos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARTELLI, C. G. G.;ZUIN, J. C. S.; MARTINS, F. R.. Modelos Organizacionais e a modernidade radicalizada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; PAOLIELLO, R. M.; NETTO, M. N.. A influência contemporânea do pensamento de Georg Simmel: por uma compreensão do conflito nos processos de individualização na primeira modernidade e suas consequências sócio-culturais na modernidade reflexiva de Ulrich Beck. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SCHENK, L. B. M.; ORSI, R. A.. Condomínios residenciais horizontais fechados: uma análise do projeto de urbanização do grupo Damha em São Carlos - São Paulo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SOUZA, E. M. M.; LAHUERTA, M.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES. Eleições, mídia e memória: uma análise do jornal Folha de São Paulo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; GILENO, C. H.; MARTELLI, C. G. G.. Patologia sociais contemporâneas: os paradoxos da modernidade na sociedade brasileira do século XXI e a luta social contra a figura do diabo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.; PAOLIELLO, R. M.. Sobre a migração ilegal na Europa e os espaços de exceção: o caso dos centros de internamento para estrangeiros na Espanha. 2013.
ZUIN, J. C. S.. Racionalidade comunicativa e modernidade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.
MARTELLI, C. G. G.;ZUIN, J. C. S.. A influência da internet nas ações políticas dos indiíduos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.; PAOLIELLO, R. M.. A aceleração tecnológica e os efeitos sociais, psíquicos e patológicos na juventude: uma análise interdisciplinar entre a sociologia de Hartmut Rosa, a psicologia de Jean Marie Twenge e a neurociência de Manfred Spitzer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SILVA, E. A.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; TEIXEIRA, L. A.. Processos socioeducativos na Fundação CASA de Araraquara: contradições entre o normativo e o vivido. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; DECRESCI, S.. Os discursos de Donald Trump em 2016: o medo por imigrantes usado como instrumento político. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; CASTRO, A. L.; ORSI, R. A.. A MÚSICA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.. O ?condutor da massa? de Gustave Le Bon e a figura do líder no populismo contemporâneo. Uma investigação sociológica comparativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.; VIEIRA, A. M.. A influência crescente dos meios digitais e aparelhos eletrônicos na formação dos indivíduos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SILVA, E. A.; PAOLIELLO, R. M.. A aceleração tecnológica na modernidade tardia: uma análise sociológica comparativa sobre os efeitos sociais, psicológicos e neurológicos diagnosticados pela sociologia de Hartmut Rosa, pela psicologia social de Jean Marie Twenge e pela neurociência de Manfred Spitzer.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; CASTRO, A. L.. Consumo cultural na internet e ativismo nos fandoms. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; LAHUERTA, M.; SNTOS, M.. Reflexões teóricas acerca da obra de John Rawls. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; GILENO, C. H.; JARDIM, M. A. C.. O futebol na sociedade capitalista contemporânea. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; PAOLIELLO, R. M.; LASTORIA, L. A. C. N.. A luta por reconhecimento dos cristãos LGBTs frente ao discurso conservador na Igreja católica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.. O fenômeno evangélico neopentecostal no contexto histórico da nova ordem mundial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SANTOS, M.; LAHUERTA, M.. Reflexões teóricas em John Rawls. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SANTOS, M.. O pecado origina: a má formação da estrutura básica brasileira interpretada segundo a teoria de John Rawls. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GILENO, C. H.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SANTOS, M.. O fenômeno do populismo digital: os novos medos e a massa digital. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; LAHUERTA, M.; IASULAITIS, S.. Eleições presidenciais de 2018 no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; CACCIA-BACA JUNIOR, A.. O mal estar psíquico na sociedade capitalista contemporânea e o problema das gerações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.; JARDIM, M. A. C.. A sociologia das emoções: a contribuição analítica de Eva Illouz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; MARTELLI, C. G. G.; NABUCO, L.. A epidemia de mal-estar e a violência sistêmica do neoliberalismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARIANO, K. L. P.; PAOLIELLO, R. M.. Manifestações estéticas e políticas do partido Alternative für Deustchland (Afd) e do movimento social Patriotische Europäer gegen die Islamisierung Abendlandes (PEGIDA): problemas sociais e políticos do tempo presente na Alemanha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; ORSI, R. A.; GILENO, C. H.. Empreendedorismo social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.. Psicologia do mal-estar: um estudo do eu terapêutico na sociedade digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.. A religião dessacrante no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; PAOLIELLO, R. M.; TEIXEIRA, L. A.. A análise cinematográfica em Siegfried Kracauer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; PAOLIELLO, R. M.; SANTOS, M.. A influência midiática em reportar fluxos migratórios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; PAOLIELLO, R. M.. Psicologia do mal-estar: um estudo do eu terapêutico na sociedade digital a partir da sociologia das emoções. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.. O mercado do amor: as transformações na ecologia da escolha afetiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SEGATTO, A. I.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES. O método crítico do jovem Walter Benjamin. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; JARDIM, M. A. C.. A cidade global na obra de Saskia Sassen. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ORSI, R. A.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES. A interiorização do sistema prisional de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; GILENO, C. H.; PAOLIELLO, R. M.. Experiência do tempo acelerado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SNTOS, M.; PAOLIELLO, R. M.. Religião e modernidade: transformações do campo religioso na sociedade contemporânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.. Somos apenas um número para a empresa em que trabalhamos?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARTELLI, C. G. G.; JARDIM, M. A. C.;ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES. As relações sociais na modernidade radicalizada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; MARTELLI, C. G. G.; ORSI, R. A.. Qualidade de vida em cidades de porte médio do Estado de São Paulo: uma análise através da qualidade ambiental e do lazer urbano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; SANTOS, M.; PAOLIELLO, R. M.. O terrorismo da globalização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; PAOLIELLO, R. M.; ORSI, R. A.. A necessidade da formação da consciência ambiental na sociedade contemporânea: um estudo sobre as relações dialéticas entre o ser humano, a natureza e a cultura na obra de Ítalo Calvino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; ORSI, R. A.; SANTOS FILHO, J. R.. Sobre a inversão do sentido da praça pública na cidade contemporânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; CACCIA-BACA JUNIOR, A.; JARDIM, M. A. C.. Movimento estudantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MARTELLI, C. G. G.; PAOLIELLO, R. M.;ZUIN, J. C. S.. Imigrantes entre muros na escalada do Estado Penal: sobre os centros de detenção na Europa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; VALLE, M. R.; CASTRO, A. L.. A continuidade contemporânea do pensamento de Georg Simmel: a compreensão da dinâmica conflitiva e dos fluxos nos processos de individualização na primeira modernidade e suas consequências socio-culturais na modernidade reflexiva de Ulrich Beck. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PAOLIELLO, R. M.; FONSECA, D. J.;ZUIN, J. C. S.. Sociologia no Ensino Médio, formação de professores e reprodução social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Simis, A.;ZUIN, J. C. S.. Vanguarda Paulista: um paradoxo da indústria cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
VECCHIO, A.; SEGATTO, J. A.;ZUIN, J. C. S.. A criação do pólo de tecnologia de informação do município de Araraquara face a consolidação do mercado global de TICs. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; KRITSCH, R.; NUNES, J. J.. Reflexões sobre o conceito de reificação no interior da teoria crítica frankfurtiana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
VALLE, M. R.;ZUIN, J. C. S.. A relação público/privado na educação superior: da reforma universitária de 1968 ao PROUNI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
STEIN, L. M.; VALLE, M. R.;ZUIN, J. C. S.. Modernidade reflexiva e o mundo do trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PINASSI, M. O.; VALLE, M. R.;ZUIN, J. C. S.. Contribuição para uma nova escrita da História: Daniel Bensaïd na contramão da pós-modernidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Lanza, F.;ZUIN, J. C. S.; de Souza, N. R.. Violência urbana e Cinema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; KRITSCH, R.; ARAUJO, C. R. R.. A especificidade da noção de liberdade na filosofia de Max Stiner. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
KRITSCH, R.; WEBER, J. F.;ZUIN, J. C. S.. Natureza e castigo: o homem e a política na filosofia de Aristóteles e Agostinho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; JEOLAS, L. S.. Dores na alma: etnografia do sofrimento psíquico em segmentos de camadas médias urbanas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; KRITSCH, R.; FERRAZ, F. C. A.. A doutrina do nazismo e sua relação com o neonazismo na Europa contemporânea. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; Rogerio Ivano; Marco Antonio Neves Soares. História do cotidiano: Identidades e assimilação étnica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; Cainelli, Marlene Rosa; Marco Antonio Neves Soares. Uma análise da cultural material. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.. Estado na Filosofia do Direito de Hegel. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; BERTONCELO, E.; REZENDE, M. J.. Banca Examinadora do Concurso Público para contratação de Professor Assitente em RDIDP. 2024. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GILENO, C. H.;ZUIN, J. C. S.. Concurso Público para contratação de Professor Substituto. 2024. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES; HEY, A. P. B.; MARTINS, R. C.. Banca Examinadora de Concurso Público para Contratação Docente em RDIDP Unesp. 2022. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; nenhum. Concurso público para o cargo de Professor Doutor em Sociologia. 2002. Universidade Estadual de Londrina.
ZUIN, J. C. S.; FONSECA, D. J.. Participação no exame de qualificação, nível Mestrado, do aluno Rodrigo da Costa Oliveira. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SEGATTO, J. A.; BARIANI JUNIOR, E.. Qualificação do programa de pós-graduação em Sociologia da UNESP da aluna Livia Moiteiro Caetano. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
VECCHIO, A.;ZUIN, J. C. S.; MARIANO, K. L. P.; FONSECA, D. J.. Processo seletivo do programa de Pós-Graduação em Sociologia da FCLAr. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.. Banca de seleção dos candidatos para o Doutorado em Sociologia 2010-2011. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; SEGATTO, J. A.; VALLE, M. R.. Comissão do processo seltivo do programa de Pós-Graduação em Sociologia para o prêmio CAPES de Teses.. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.; KRITSCH, R.; ASSMANN, S. J.. Qualificação de Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina. 2010. Universidade Estadual de Londrina.
CACCIA BAVA JUNIOR, A.; SEGATTO, J. A.;ZUIN, J. C. S.. Banca de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Mestrado. 2009. Faculdade de Ciências e Letras Unesp Campus de Araraquara. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ZUIN, J. C. S.. Banca de elaboração e correção de provas de proficiência em língua espanhola dos candidatos ao curso de Mestrado em Sociologia da UNESP/ FCL-Araraquara. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Orientou
O pensamento mágico na era do capitalismo globalizado e na epidemia de Covid-19; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
O neoliberalismo e o pensamento conservador na sociedade brasileira do início do século XXI; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
Contribuições de Primo Levi para uma educação científica humanizada; Início: 2024; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;
O fenômeno do encareceramento feminino na sociedade brasileira do início do século XXI; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
O militarismo e a guerra na sociedade capitalista globalziada; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
O fenômeno da detenção das mulheres na sociedade brasileira do início do século XXI; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
A estética social da extrema direita na Itália; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
O fenômeno da irresponsabilidade social na juventude brasileira do início do século XXI; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
O fenômeno da pedofilia da igreja católica; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
O fenômeno do populismo contemporâneo e a questão migratória: o uso das redes sociais por Matteo Salvini (Lega) como tecnologia cultural formadora da figura do migrante na Itália; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
A força das emoções no esvaziamento da democracia: uma investigação da presença da linguagem do ódio na comunidade universitária da Unesp de Araraquara; ; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; UNESP; (Orientador);
Sobre o fenômeno do populismo digital no Brasil: medo e poder na economia política do tempo presente; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O fenômeno do populismo contemporâneo no Brasil; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O culto da performance: as percepções do trabalho contemporâneo e a saúde mental dos trabalhadores na cidade de Araraquara-São Paulo; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A linguagem econômica do neoliberalismo: o feitiço da austeridade na era global; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A sociologia da emoções em Eva Illouz: o fenômeno da literatura de autoajuda; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Frenesi em suspensão: em direção a um modelo crítico a partir da teoria da aceleração social de Hartmut Rosa; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O cinema e a guerra na era global; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre o sentido do terrorismo na era global; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O mal-estar na cidade: o sentido da urbanização em bairros periféricos; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A influência contemporânea do pensamento de Georg Simmel: por uma compreensão do conflito nos processos de individualização na primeria modernidade e suas consequências sócio-culturais na modernidade reflexiva de Ulrich Beck; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Condomínios residenciais fechados: a urbanização do grupo Encalso Damha em São Carlos - São Paulo; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Patologias sociais contemporâneas: os paradoxos da modernidade na sociedade brasileira do século XXI e a luta social contra a figura do diabo; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre a imigração ilegal na Europa e os espaços de exceção: o caso dos centros de internamento para estrangeiros na Espanha; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A modernidade e as massas; Uma perspectiva do projeto político nazista através do Mein Kampf de Adolf Hitler; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - UNESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A linguagem econômica do neoliberalismo: o feitiço da austeridade na era global; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre os Centros de Permanência Temporária na Itália e a construção social da não-pessoa; 2011; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: João Carlos Soares Zuin;
In medio virtus: postulados ideológicos e políticos da Igreja presbeteriana independente do Brasil ao tempo da ditadura de Vargas (1930-1945); 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Desumanizações: a proliferação da linguagem da guerra nos jornais e na era global; 2021; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A imigração haitiana Para o Brasil; 2019; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Modernidade, religião e globalização no Brasil contemporâneo: da complexa relação entre os efeitos da globalização e da modernização reflexiva sobre o neopentecostalismo brasileiro no século XXI; 2018; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Estado de emergência permanente: racialização, exclusão e detenção de estrangeiros na Itália; 2016; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre o sentido da história na École dês Annales; 2014; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Construção e crise do sentido da atuação dos intelectuais: o aspecto epistemológico e o dilema político; 2012; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A INFLUÊNCIA DIGITAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A influência crescente dos meios digitais e aparelhos eletrônicos na formação dos indivíduos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A aceleração tecnológica e os efeitos sociais, psíquicos e patológicos na juventude: uma análise interdisciplinar entre a sociologia de Hartmut Rosa, a psicologia de Jean Marie Twenge e a neurociência de Manfred Spitzer; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A figura do herói e do vilão: o cinema como forma de difusão da política do medo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Os discursos de Donald Trump em 2016: o medo por imigrantes usado como instrumento político; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A aceleração tecnológica na modernidade tardia: uma análise sociológica comparativa sobre os efeitos sociais, psicológicos e neurológicos em Hartmut Rosa, Jean Marie Twenge e Manfred Spitzer; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A MÚSICA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E CULTURAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O ?condutor da massa? de Gustave Le Bon e a figura do líder no populismo contemporâneo; Uma investigação sociológica comparativa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O futebol na sociedade capitalista contemporânea; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A luta por reconhecimento dos cristãos LGBTs frente ao discurso conservador da igreja católica; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O fenômeno evangélico neopentecostal no contexto histórico da nova ordem mundial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O fenômeno do populismo digital: os medos globais e a massa digital no governo de Jair Messias Bolsonaro; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O mal estar na juventude: depressão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A sociologia das emoções: a contribuição analítica de Eva Illouz; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A epidemia de mal-estar e a violência sistêmica do neoliberalismo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As manifestações estéticas e políticas do partido Alternative für Deutschland (AfD) e do movimento social Patriotische Europäer gegen die Islamisierung des Abendlandes (PEGIDA): problemas sociais e políticos do tempo presente na Alemanha; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
MODERNIDADE RADICALIZADA E SOCIEDADE DE RISCOS: INFORMAÇÃO, PRIVACIDADE E CONTROLE; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sociedade do Consumismo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A religião dessacralizada no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O mercado do amor; A sociologia de Eva Illouz; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A análise cinematográfica de Siegfried Kracauer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A influência midiática em reportar fluxos migratórios; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A cidade global na obra de Saskia Sassen; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O mercado do amor: as transformações na ecologia da escolha afetiva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Experiência do tempo acelerado; Temporalidade e subjetividade na modernidade tardia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A inospitabilidade e a patologia no espaço urbano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Os condominios no espaço territorial nas cidades; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Religião e Modernidade: transformações do campo religioso na sociedade contemporânea; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O terrorismo da globalização; Compreendendo a relação e os significados de um cenário que se constrói sobre a base do medo utilizado como ferramenta política de manipulação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre a inversão do sentido da praça pública na cidade contemporânea; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A necessidade da formação da consciência ambiental na sociedade contemporânea: um estudo sobre as relações dialéticas entre o ser humano, a natureza e a cultura na obra de Ítalo Calvino; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Movimento estudantil:: a juventude brasileira em 1968 e em 2008 a partir das ocupações da Universidade de Brasília; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A continuidade contemporânea do pensamento de Georg Simmel: a compreensão da dinâmica conflitiva e dos fluxos nos processos de individualização na primeira modernidade e suas consequências socio-culturais na modernidade reflexiva de Ulrich Beck; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Imigrantes entre muros na escalada do Estado Penal: sobre os centros de detenção na Europa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Reavivamento religioso contemporâneo: a busca por um sentido da religiosidade na modernidade radicalizada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Academia de ginástica: templo de individualização e socialização; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As guerras e a natureza humana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A narrativa de Primo Levi sobre Auschwitz; A permanência e atualidade dos campos de concentração; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Ítalo Calvino; A literatura como uma grande rede capaz de reorientar o homem no mundo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre os Estados Unidos e o 11 de Setembro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O desenvolvimento paradoxal do progresso e a hipertrofia da razão instrumental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A anticivilização: um estudo sobre a barbárie dentro da sociedade capitalista; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
O Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt e a Teoria Crítica da Modernidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre o trágico século XX; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Tragédias e proibições: a dialética das relações internacionais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Contribuições do lúdico na formação do ser social; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A anticivilização: aproximações e distanciamentos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Limites éticos da ciência; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Política, cultura e economia em tempos de globalização; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
A aceleração tecnológica na modernidade tardia: uma análise sociológica comparativa sobre os efeitos sociais, psicológicos e neurológicos diagnosticados pela sociologia de Hartmut Rosa, pela psicologia social de Jean Marie Twenge e pela neurociência de Manfred Spitzer; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Sobre a imigração ilegal na Europa e os espaços de exçeção; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, AREX - SANTANDER; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Insegurança e medo são minhas origens; A formação da consciência contemporânea sobre o espaço de exceção; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As formas e fases da modernidade e o pensamento sociológico contemporâneo; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As formas e fases da modernidade e o pensamento sociológico contemporâneo; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As formas e fases da modernidade e o pensamento sociológico contemporâneo; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As formas e fases da modernidade e o pensamento sociológico contemporâneo; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As formas e fases da modernidade e o pensamento sociológico contemporâneo; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As formas e fases da modernidade e o pensamento sociológico contemporâneo; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Teorias Sociológicas Contemporâneas: Bauman, Beck, Honneth, Sassen; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Teorias Sociológicas Contemporâneas: Bauman, Beck, Honneth, Sassen; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Teorias Sociológicas Contemporâneas: Bauman, Beck, Honneth, Sassen; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Teorias Sociológicas Contemporâneas: Bauman, Beck, Honneth, Sassen; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As vulnerabilidades decorrentes do atual processo de Globalização e a configuração dos fluxos migratórios internacionais no mundo contemporâneo; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, AREX - SANTANDER; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Categorias e problemas sociológicos em Georg Simmel; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Categorias e problemas sociológicos em Georg Simmel; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As categorias sociológicas fundamentais em Marx, Weber e Simmel; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As categorias sociológicas fundamentais em Marx, Weber e Simmel; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
As categorias sociológicas fundamentais em Marx, Weber e Simmel; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Orientador: João Carlos Soares Zuin;
Produções bibliográficas
-
GARCIA, FERNANDA DI FLORA ; ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Corpos que ameaçam, corpos instrumentalizados. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA , v. 25, p. 399-422, 2021.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . A linguagem política na era digital: o populismo de Matteo Salvini na Itália. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 26, p. 146-166, 2021.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Apresentação do Dossiê: Sociologia e literatura nas diversas formas e fases da modernidade. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA , v. 23, p. 189-194, 2018.
-
GARCIA, FERNANDA DI FLORA ; ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Entre a detenção e o acolhimento: as consequências do estado de emergência permanente na Itália. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 22, p. 80-104, 2017.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Movimentos sociais contemporâneos. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA , v. 21, p. 13-20, 2016.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; BIZZIO, M. R. . A apropriação do ideário cidade-jardim nos condomínios residenciais fechados brasileiros. ARQUITEXTOS (SÃO PAULO) , v. 17, p. 198, 2016.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; SILVA, L. B. . O retorno dos muros na era global. REVISTA SEM ASPAS , v. 5, p. 1-22, 2016.
-
ZUIN, J. C. S. . Ulrich Beck: 1944-2015. REDD - REVISTA ESPAÇO DE DIÁLOGO E DESCONEXÃO , v. 8, p. 1-6, 2014.
-
ZUIN, J. C. S. . Um autorretrato de Primo Levi. As raízes literárias da narrativa de Auschwitz. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC - ECONOMIA E POLÍTICA , v. 44, p. 216-242, 2013.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Paulo Emílio Salles Gomes: a compreensão da realidade brasileira através da crítica de cinema. Sociedade e Estado , v. 27, p. 221-244, 2012.
-
ZUIN, J. C. S. . Capitalismo e sistema financeiro: a globalização econômica e a destruição das bases da existência humana.. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (SÃO PAULO) , v. 16, p. 571-574, 2011.
-
ZUIN, J. C. S. . As contradições da globalização: os centros de confinamento para os imigrantes ilegais na Itália. Revista Mediações (UEL) , v. 15, p. 61-77, 2010.
-
ZUIN, J. C. S. . Sobre Primo Levi e os espaços de exceção no século XX. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (SÃO PAULO) , v. 14, p. 397-421, 2009.
-
ZUIN, J. C. S. . Primo Levi: escritor-testemunha de Auschwitz. PERSPECTIVAS: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (UNESP. ARARAQUARA. IMPRESSO) , v. 29, p. 169-189, 2006.
-
ZUIN, J. C. S. . Sessenta anos da libertação de Auschwitz. A narrativa moral e histórica de Primo Levi. BOLETIM - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (UEL) , v. 51, p. 43-80, 2006.
-
ZUIN, J. C. S. . Introdução ao empenho cultural e político de Antonio Banfi. BOLETIM - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (UEL) , v. 48, p. 49-78, 2005.
-
ZUIN, J. C. S. . Remo Bodei. Il dottor Freud e i nervi dell'anima. Cultura Vozes , Petrópolis, v. 97, n.4, p. 95-96, 2003.
-
ZUIN, J. C. S. . Sérgio Milliet e o modernismo paulista. Cultura Vozes , Petrópolis, v. 97, n.3, p. 29-38, 2003.
-
ZUIN, J. C. S. . Sobre o neologismo intelectual. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (SÃO PAULO) , Araraquara, v. 8, n.15, p. 85-101, 2003.
-
ZUIN, J. C. S. . A primeira guerra mundial: Sigmund Freud e a missão dos intelectuais. Locus (UFJF) , Juiz de Fora - MG, v. 7, n.2, p. 151-171, 2002.
-
ZUIN, J. C. S. . Paulo Emílio Salles Gomes e Paris: política e cinema como duas vocações. Revista Novos Rumos , São Paulo, v. 36, p. 52-64, 2002.
-
ZUIN, J. C. S. . Sobre a Teoria Crítica: Jürgen Habermas crítico da Escola de Frankfurt. BOLETIM - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (UEL) , Londrina, v. 1, n.n.40, p. 109-136, 2001.
-
ZUIN, J. C. S. . A crise da modernidade no início do século XX. Estudos de Sociologia (São Paulo) , Araraquara, v. ano 6, n.n. 11, p. 67-90, 2001.
-
ZUIN, J. C. S. . Cultura e política como duas vocações: a geração Clima e Paulo Emílio Salles Gomes. Cultura Vozes , Petrópolis, v. 95, n.n. 5, p. 11-31, 2001.
-
ZUIN, J. C. S. ; ANGELI, J. M. . Domenico Losurdo, Fuga della Storia? Il movimento comunista tra autocritica e autofobia.. Universidade e Sociedade (Brasília) , Brasília, v. 1, n.1, p. 177-182, 2001.
-
ZUIN, J. C. S. . Empenho político e cultural em Paulo Emílio Salles Gomes: 1935-1945. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso) , Curitiba, p. 107-125, 2001.
-
ZUIN, J. C. S. . Sobre a idéia de mundo. Revista Mediações (UEL) , Londrina, v. 3, n.1, p. 38-43, 1998.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; PAOLIELLO, R. M. . Ciências Sociais em Diálogo. 1. ed. Bauru: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022. v. 1. 230p .
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Caleidoscópio Primo Levi. Ensaios sobre um poliédrico quimiscritor. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2021. v. 1. 232p .
-
GARCIA, F. F. ; ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Corpos que ameaçam: raça, gênero e classe no discurso populista da Liga Norte sobre imigração na Itália. In: XIX Congresso Brasileiro de Sociologia, 2019, Florianópolis. file:///C:/Users/User/Downloads/DI%20Flora,%20Zuin.%20SBS2019.pdf, 2019.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; GARCIA, F. F. . Raça e gênero no debate público sobre imigração na Itália. In: V SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2018, Londrina. GT 11 ? GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: AS DESIGUALDADES E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Londrina: UEL, 2018. p. 1-19.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; GARCIA, F. F. . Estado de emergência permanente: racialização, exclusão e detenção de estrangeiros na Itália. In: 40 Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu. 40 Encontro Anual da ANPOCS, 2016.
-
ZUIN, J. C. S. . Política e cultura na globalização: os centros de detenção de imigrantes na Itália. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Mudanças, permanências e desafios sociológicos, 2011.
-
ZUIN, J. C. S. . As contradições da globalização: os centros de confinamento para os imigrantes ilegais na Itália. In: ALAS, 2011, Recife. ALAS - GT 10 - Estudos políticos e Sócio-Jurídicos, 2011.
-
ZUIN, J. C. S. . Sobre o empenho político de Paulo Emílio Salles Gomes. In: Congresso de la Asociación Latinoamericana de Sociología, 1999, Concepción. Resúmenes, 1999. p. 8-8.
-
ZUIN, J. C. S. . Sérgio Milliet: o paradoxo de um intelectual crítico. In: 48a Reunião anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência, 1996, São Paulo. Anais da 48a Reunião da SBPC, 1996.
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Primo Levi: o papel da ciência na vida do ser humano e na construção da sociedade e da humanidade no século XX. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Primo Levi, o fascismo e o populismo contemporâneo na Itália. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . O fenômeno do populismo digital. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . O fenômeno do populismo contemporâneo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZUIN, J. C. S. . Populismo e Pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; GARCIA, F. F. . Corpos que ameaçam: raça, gênero e classe no discurso populista da Liga Norte sobre imigração na Itália. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Espaço social e dimensão temporal na era global: a linguagem populista, xenofóbica e racista nos discursos políticos contemporâneos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; GARCIA, F. F. . Raça e gênero no debate público sobre imigração na Itália. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . O homem copernicano em Auschwitz: a química de Primo Levi no universo concentracionário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GARCIA, F. F. ; ZUIN, J. C. S. . Raça e gênero no debate público sobre imigração na Itália. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Ética: valores e hipocrisia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Debatendo o direito às cidades e a atitude blasé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Espaço e tempo na era global. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES ; GARCIA, F. F. . Estado de emergência permanente: racialização, exclusão e detenção de estrangeiros na Itália. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Desumanização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Apresentação do projeto de pesquisa 'Desumanização: a construção social das figuras da não-pessoa e do inimigo nos espaços concentracionários e de exceção na era global'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ZUIN, J. C. S. . Desumanização: a construção social das figuras da não-pessoa e do inimigo nos espaços concentracionários e de exceção na era global. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, J. C. S. . A erosão dos direitos humanos na era global. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Desumanização e discriminação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Universidade e Desenvolvimento Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . O método científico dos clássicos da Sociologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZUIN, J. C. S. . Política e cultura na globalização: os Centros de Detenção de imigrantes na Itália. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ZUIN, J. C. S. . A crise da modernidade, a literatura e o subdesenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, J. C. S. . Max Weber e o pensamento sociológico: o sentido da ciência e a perspectiva realista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, J. C. S. . Pressupostos teórico-filosóficos em Karl Marx. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, J. C. S. . Direitos Humanos e Estado-Nação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, J. C. S. . Sociologia e Literatura: testemunhos do século XX. Primo Levi e Ítalo Calvino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ZUIN, J. C. S. . Primo Levi e os campos de concentração. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZUIN, J. C. S. . Introdução ao pensamento de Antonio Banfi: empenho político e cultural. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ZUIN, J. C. S. . Diário póstumo de um flexível. Araraquara: REDD ? Revista Espaço de Diálogo e Desconexão - UNESP/Araraquara, 2009. (Tradução/Artigo).
Outras produções
ZUIN, J. C. S. . O Estado nacional-socialista na ótica de Norbert Frei. 2012.
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Primo Levi, o fascismo e a extrema direita contemporânea. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Revista Estudos de Sociologia. 2018. (Parecer).
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Revista Eptic. 2017. (Parecer).
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Congresso de Iniciação Científica. 2017. (Parecer).
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Revista AufKärung.. 2014. (Parecer).
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Revista Semina. Universidade Estadual de Londrina. 2014. (Parecer).
ZUIN, JOÃO CARLOS SOARES . Revista Política & Sociedade. 2014. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Parecer para submissão de artigo para a Revista REDD. 2012. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Parecer sobre o curso de extensão. 2011. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Parecer sobre o Plano de Carreira da Docente Maria Ribeiro do Valle. 2011. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Revista Perspectiva - UNESP. 2011. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Parecer da Comissão de Avaliação Docente (Maria Orlanda Pinassi). 2011. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Temporalidades. 2010. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Revista Mediações. 2010. (Parecer).
ZUIN, J. C. S. . Perspectivas. 2010. (Parecer).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Analogias entre o pesadelo de Primo Levi e o populismo contemporâneo na Itália., Descrição: A investigação sociológica das analogias entre o pesadelo, o temor e o alerta de Primo Levi e o populismo contemporâneo pretende compreender como as lógicas de discriminação, desumanização e violência política em curso nas últimas três décadas e que, ao nosso ver, permitem a edificação de uma nova arquitetura política na sociedade capitalista que gera e se reproduz através de gravíssimas crises sociais: a restrição do que resta dos direitos do welfare state para um conjunto sempre menor de cidadãos e pessoas, a legitimação das políticas de exclusão para um conjunto sempre maior de pessoas e seres humanos, a destruição do que resta da democracia moderna na constituição nacional construída após a tragédia do fascismo e do nazismo, a legitimação de uma democracia bonapartista, plebiscitária e midiática. Construída ao redor da figura do líder do povo e legitimada nos plebiscitos pelas massas de cidadãos espectadores da política, difundida pelas narrativas políticas e midiáticas do discurso do medo, da insegurança, do alarmismo, materializada na opinião pública e no senso comum sempre mais e propensa a voltar-se em direção de uma democracia restrita e particularista, excludente e chauvinista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador / Fernanda de Flora Garcia - Integrante / Letícia Negrão Chamma - Integrante / João Guilherme Damiani - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Larissa Rodrigues Aranda - Integrante / Vitória Grabiela da Silva Rinck - Integrante.
-
2019 - 2022
O fenômeno do populismo digital: a linguagem política de Matteo Salvini e do partido Lega, Descrição: Investigar o fenômeno do populismo contemporâneo através da compreensão de sua manifestação estética e política desenvolvida no ambiente digital do Twitter, Facebook e Instagram. Na era das redes sociais, das plataformas digitais, da massificação dos computadores portáteis e dos smartphones, a forma e o conteúdo das manifestações políticas sofreram profundas transformações: da política dos partidos de massa à centralização e personificação da política na figura do líder, da política enraizada em concepções de mundo à política opinativa e volátil; da lenta construção da hegemonia cultural à hegemonia cultural obtida em tempo acelerado, da política enraizada em grupos e classes socais à política catch-all, da política centrada em comícios e nas casas de cultura à política da propaganda precisa e capilar dos sistemas informáticos (big data, algoritmos, base de dados), da política argumentativa à política emotiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador / Fernanda Di Flora Garcia - Integrante / Letícia Negrão Chamma - Integrante.
-
2016 - 2019
A linguagem populista, xenofóbica e racista nos discursos políticos da Lega Nord na Itália e na Europa, Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é compreender uma grave questão social existente na era global: a força ideológica do discurso político populista, xenófobo e racista presente nos mais diversos países ricos e industrializados do Ocidente, em especial, na Itália. Os dramáticos e inauditos acontecimentos produzidos no curso da mundialização do capital e da globalização econômica e política ? a desregulamentação dos pactos sociais entre capital e trabalho, o deslocamento de diversos tipos de capitais, a desindustrialização de cidades e países, o desemprego massivo da força de trabalho, a desurbanização de cidades e regiões, as migrações massivas, o acirramento das competições, a desnacionalização, o trabalho precário e a vida precária, a deflação salarial, entre outros ? produziram profundas mudanças nos discursos e comportamentos dos atores políticos. As profundas mudanças ocorridas no espaço local e nacional e, sobretudo, a construção social do espaço global, aumentaram a intensidade dos conflitos e das disputas ideológicas pelo domínio da ordenação das bases normativas de sociabilidade e pelo poder de determinação do sentido do tempo histórico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador / Fernanda Di Flora Garcia - Integrante / Letícia Negrão Chamma - Integrante.
-
2013 - 2018
Desumanização: a construção social das figuras da não-pessoa e do inimigo nos espaços concentracionários e de exceção na era global, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender uma grave questão social existente na era global: a discriminação da figura do imigrante ilegal e a construção política dos espaços de detenção, confinamento e expulsão existentes nos principais países ocidentais desenvolvidos e ricos. No final do século XX, após a derrota do comunismo e a vitória planetária do capitalismo, nos principais países desenvolvidos, industrializados e ricos, a figura do imigrante foi submetida a um processo político de profunda transformação valorativa, dentro do qual a conquista histórica da indivisibilidade dos direitos humanos fundamentais e os valores culturais do Ocidente foram sendo progressivamente revistos, restringidos e negados, dentre eles, o direito de migração, de asilo e obtenção de cidadania. Investigar sociologicamente tal processo implica, entre outras possibilidades analíticas, em ordenar dinâmicas culturais e processos políticos ocorridos nas duas últimas décadas, para responder aos seguintes problemas: 1) como é possível a existência dos novos espaços políticos de detenção e confinamento de seres humanos no mesmo século que presenciou a existência do Lager e do Gulag? Como é possível a existência de campos de detenção e confinamento de seres humanos na Itália de Primo Levi, um dos principais narradores dos horrores de Auschwitz e autor de livros que eram obrigatoriamente lidos escolas italianas?; 2) os atuais centros de detenção e confinamentos podem ser identificados como campos de concentração?; 3) a existência dos espaços concentracionários para imigrantes ilegais aponta para qual sentido e significado do atual processo civilizatório? Acreditamos que análise sociológica da construção política dos espaços de desumanização, detenção, confinamento e expulsão dos imigrantes ilegais na Itália e na Europa, permite uma ampliação do sentido dos muitos paradoxos e contradições, impasses e limites da sociedade global.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador / Murilo Canella - Integrante / Fernanda Di Flora Garcia - Integrante / Dayane Caroline da Costa Sousa - Integrante / Cinthia Xavier da Silva - Integrante.
-
2013 - 2016
Espaço urbano e dimensão temporal na era global, Descrição: Objetiva investigar as relações sociais e os conflitos urbanos ocorridos no plano empírico da territorialidade nacional e nas chamadas cidades globais, que geram novas significações culturais e políticas para o processo civilizatório de individualização e a construção das bases normativas de sociabilidade. Pretendemos analisar a força ideológica contida nas notícias acerca dos fluxos globais de imigração, das construções dos muros e dos espaços de segregação em periódicos italianos e espanhóis, dentre eles, jornais de longa duração e aqueles criados recentemente: La Repubblica, Corriere della Sera, La Padania, El País, El Mundo, 20 minutos. A escolha de leitura dos periódicos italianos e espanhóis está baseada no fato de que são países que se encontram no centro de ingresso de imigrantes na Europa, seja por via área, seja por via naval, bem como, seus governos nas últimas três décadas implantaram uma série de medidas políticas penais de controle e repressão à imigração ilegal, construindo espaços de detenção e expulsão de imigrantes, transformando aeroportos em zonas de encarceramento, difundindo políticas públicas populistas e autoritárias, xenófobas e racistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador / Michele Rodrigues Bizzio - Integrante / Marcelo Henrique Martins - Integrante / João Lucas Faco Tziminadis - Integrante / Antonio Carlos de Oliveira Boaretto - Integrante / Maraisa Gardinali - Integrante.
-
2009 - 2012
Sobre os Centros de Permanência Temporária na Itália. Discriminação e construção social da não-pessoa., Descrição: A análise crítica dos Centros de Permanência Temporária (atualmente denominados de Centro de Identificação e Expulsão) permite tanto uma compreensão mais profunda da gravidade dos problemas políticos, sociais e econômicos que geram a exclusão, a discriminação, o xenofobismo e o racismo para com os estrangeiros e os imigrantes ilegais, como também a continua erosão dos direitos humanos fundamentais e do Estado social. Os centros de detenção são espaços políticos onde podemos observar a imensa dificuldade de efetiva existência da diversidade cultural e da real construção dos direitos humanos universais que protejam a vida, a pessoalidade e a dignidade humana. Nestes espaços de exceção podemos, também, ver melhor o resultado da atual política de segurança e controle, que amplamente vitoriosa, afirma a necessidade contínua da edificação de um Estado penal sempre mais rígido e punitivo revela o processo em marcha de contínua erosão dos direitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador / Fernanda de Flora Garcia - Integrante / Valdirene Ferreira Santos - Integrante.
-
2008 - 2011
Direitos Humanos, Estado e Soberania: alguns problemas teóricos e práticos II, Descrição: Examinar as questões e transformações que envolvem a noção de direitos humanos, em especial, pretende-se aprofundar o problema da tensão entre tendências universalistas e manifestações regionais e locais, tanto no que respeita à implementação de direitos humanos universais em contextos particulares, quanto no que se refere à suposta crise dos Estados Nacionais diante do fenômeno global.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Integrante / Raquel Kritsch - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
Sobre o século de Primo Levi. Os campos de concentração e extermínio: origem e atualidade de uma tragédia do século XX., Descrição: Investigar os campos de concentração e extermínio como um paradigma da política no século XX e no início do século XXI. É no campo de concentração, entendido como espaço de exceção, que podemos melhor entender os processos, relações sociais e estruturas de poder desenvolvidas pelos regimes totalitários. Na análise dos campos de concentração, através da junção entre os testemunhos dos sobreviventes (em especial o de Primo Levi) e da vasta literatura contida na sociologia, filosofia, psciologia, antropologia e história, pretendemos estudar e compreender os seguintes fenômenos: a desumanização, a debilidade do indivíduo na sociedade de massa, a identificação com a linguagem política da violência, a instrumentalização da violência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2004 - 2006
Sociologia e Literatura. Testemunhos do século XX: a função da narração na obra de Primo Levi e Italo Calvino., Descrição: Compreender o século XX como sendo a ?era da colonização da consciência? e da barbárie. Para tanto, buscaremos inicialmente, na leitura do testemunho de Primo Levi sobre o Lager, compreender ?o que o homem é capaz de fazer do outro homem? . Importa aqui, estudar a sociedade de massa, o processo de atomização dos indivíduos, o processo de transformação e identificação do eu em um gigantesco ?nós? coordenado e manipulado pelo líder totalitário, o narcisismo de grupo, a vontade latente de dissolução na massa, a pulsão da morte, a construção política do Muçulmano (do homem que se torna não-homem, do morto-vivo), a ?zona cinzenta? (onde o oprimido torna-se opressor e o carniceiro revela-se como vítima). No testemunho e na narração de Primo Levi sobre o Lager queremos entender o processo político de desumanização e destruição do eu na primeira metade do século XX. Na leitura da narrativa de Italo Calvino buscaremos entender o processo de desorientação e perplexidade do homem no interior da cidade moderna. Interessa compreender como Calvino narrou a perda da autonomia do eu, as dificuldades e dilacerações vividas pelos homens na sociedade capitalista, a fragilidade da questão moral, a perda de referências e tradições coletivas, o isolamento e a solidão do homem na cidade, a difícil construção da identidade na sociedade moderna. Importa estudar na narrativa de Calvino a forma como narrou o modo como a sociedade moderna produz frágeis egos, a solidão do indivíduo e sua busca desesperada por segurança coletiva, a fugacidade do otimismo e o peso constritor do desespero social. Interessa, também, compreender a sua concepção de literatura como ?grande rede? capaz de novamente poder orientar o homem no pensamento, para que este possa orientar-se no mundo, como sujeito autônomo, moral e político.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2002 - 2004
Introdução ao pensamento de Antonio Banfi, Descrição: Investigar o sentido da concepção de política e de cultura nas principais obras de Antonio Banfi, onde poderemos vislumbrar tanto a força da penetração de seus argumentos filosóficos e sociológicos, como o seu empenho político e cultural na luta contra a destruição da razão e da democracia nos anos trinta e quarenta, no pós-guerra e durante a guerra-fria. Estimular os alunos de graduação do curso de Ciências Sociais para o estudo da riqueza de idéias contidas no pensamento de Banfi. Buscar-se-á, também, efetuar uma abordagem genética-histórica das principais idéias filosóficas e sociológicas de Banfi acerca do papel e da função do intelectual na sociedade moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2001 - 2003
Cultura e Política como duas vocações: Paulo Emílio Salles Gomes, Descrição: O objetivo deste projeto é o de compreender a formação de uma geração de intelectuais que se reuniam na Revista Clima, durante os anos quarenta, bem como ressaltar a importância do empenho político e cultural desenvolvido por Paulo Emílio Salles Gomes na cidade de São Paulo. Para tanto, busco caracterizar os autores da Revista Clima como uma nova geração de intelectuais críticos que receberam estímulos de um lado do movimento modernista de 1922 e, de outro, das novas técnicas e métodos de conhecimento obtidos nos cursos de Filosofia e Sociologia ministrados pelos professores estrangeiros na Universidade de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
1998 - 2001
Sobre Teoria Crítica: Jürgen Habermas e a Escola de Frankfurt, Descrição: O objetivo é o de compreender tanto a formação do Instituto de Pesquisa Social na Alemanha nos anos vinte, posteriormente chamado de Escola de Frankfurt, quanto estabelecer as linhas de aproximação e distanciamento de Habermas dos teóricos críticos frankfurtianos. Como objeto de análise, busco utilizar uma bibliografia de Habermas pouco utilizada: os seus textos de jornais, escritos após a conclusão de seu doutorado, e contidos posteriormente nos dois ensaios chamados Perfis filosóficos e políticos (especialmente os ensaios dirigidos a Adorno, Horkheimer, Marcuse, Löwenthal, Benjamin e Mitscherlich) Textos filosóficos e contextos históricos (novamente, em especial aqueles voltados para Adorno e Horkheimer), onde o autor analiticamente estabelece a sua participação e distanciamento para com a Teoria Crítica frankfurtiana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
-
2000 - 2003
Sociologia e Psicanálise: Marx e Freud à luz da teoria crítica frankfurtiana, Descrição: O objetivo deste projeto é o de incentivar tanto a leitura de Freud por parte dos alunos do Curso de Ciências Sociais, quanto ensinar o modo como Marcuse, Horkheimer e Adorno fizeram, cada qual a seu modo, uso das intuições e descobertas de Marx e de Freud para compreenderem o sentido da dominação e reprodução da sociedade capitalista tardia (em especial serão analisados os seguintes conceitos: valor de toca, generalização da mercadoria, autoridade, autoritarismo, declínio da família, repressão dos intintos, debilidade do ego, fetichismo da mercadoria, alienação, luta de classes, identificação, projeção, narcisismo de grupo, pulsão da morte, ameaça da castração, nostalgia da horda).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Carlos Soares Zuin - Coordenador.
Prêmios
2013
Professor homenageado na colação de grau dos alunos do curso de Ciências Sociais em 2013, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, campus da UNESP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara. , Rod. Araraquara - Jaú Km1, Bairro dos Machados, 14800901 - Araraquara, SP - Brasil - Caixa-postal: 174, Telefone: (16) 33016219, Ramal: 6380, Fax: (16) 33016267, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2024
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Docente Mentor do Programa de Mentoria Acadêmica da Prograd - Unesp.
-
06/2024
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Docente Mentor do Plano de Mentoria Acadêmica no curso de Ciências Sociais.
-
06/2024
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Membro da Comissão para elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade da FCLAr - câmpus da Unesp..
-
06/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Comissão para a redação do Plano de Desenvolvimento da Unidade - 2024-2028.
-
03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Ciências Sociais.
-
03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
-
03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Engenharia Química.
-
01/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Coordenador do Conselho de Curso de Ciências Sociais.
-
01/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão Permanente de Ensino da FCLAr - Unesp.
-
01/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Linhas de pesquisa
-
01/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Linhas de pesquisa
-
01/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Engenharia Química.
-
08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Ciências Econômicas.
-
03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Linhas de pesquisa
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas e problemas da Sociologia Contemporânea (diurno e noturno)
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Meio Ambiente
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Primo Levi, o fascismo e o populismo no século XXI
-
08/2023 - 08/2023
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina.,Atividade realizada, Aula Inaugural dos cursos de bacharelado e licenciatura do Centro de Letras e Ciências e Humanas da Universidade Estadual de Londrina-Paraná. Palestra proferida "Narrativas, verdade e ciência: o papel da Universidade na era das crises sociais permanente..
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço social e tempo histórico na era global e no pensamento social contemporâneo: a linguagem populista, xenofóbica e racista nos discursos políticos na Europa (
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas e problemas da sociologia contemporânea (matutino e noturno)
-
09/2022 - 12/2022
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia (Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia)
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Meio Ambiente
-
01/2021 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Conselho de Curso de Ciências Sociais.
-
04/2022 - 08/2022
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas e problemas da sociologia contemporânea (diurno e noturno)
-
04/2022 - 08/2022
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Primo Levi: o fascismo e o populismo contemporâneo
-
11/2021 - 03/2022
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matutino e noturno, Sociologia Alemã (matutino e noturno)
-
11/2021 - 03/2022
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O fenômeno do populismo contemporâneo
-
01/2021 - 12/2021
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Membro titular do Conselho de Curso de Ciêcnias Sociais.
-
04/2021 - 09/2021
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas e problemas da sociologia contemporânea I diurno e nortuno
-
04/2021 - 07/2021
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desumanização. A construção social das figuras da não pessoa e do inimigo nos espaços concentracionários e de exceção na era global
-
10/2020 - 02/2021
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX (diurno e noturno)
-
10/2020 - 02/2021
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O Fenômeno do Populismo Contemporâneo
-
02/2018 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Conselho editor da Revista Estudos de Sociologia.
-
03/2017 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Presidente da Comissão da Biblioteca da FCLAr.
-
03/2015 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho do Departamento de Sociologia.
-
03/2020 - 10/2020
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas e problemas do pensamento sociológico contemporâneo I (diurno e noturno)
-
03/2020 - 08/2020
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço social e tempo histórico na era global e no pensamento social contemporâneo: a linguagem populista, xenofóbica e racista nos discursos políticos na Europa
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas e problemas da Sociologia Contemporânea (matutino e noturno)
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O fenômeno do populismo contemporâneo
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço social e tempo histórico na era global e no pensamento social contemporâneo: a linguagem populista, xenofóbica e racista nos discursos políticos na Europa
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Cidade
-
08/2017 - 12/2018
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
08/2017 - 12/2018
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo II
-
08/2017 - 12/2018
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos em Ciências Sociais
-
04/2016 - 12/2018
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Participaçaõ no grupo de pesquisa Educação, Teorias e Lutas Sociais, coordenado por Ana Fernanda Inocente Oliveira da Universidade Federal do Espírito Santo.
-
02/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Ciências Sociais.
-
02/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Ciências Sociais.
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo I - diurno e noturno
-
02/2016 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Curso de Ciências Econômicas.
-
08/2017 - 01/2018
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Tutor de aluno em intercâmbio institucional - exterior:.
-
11/2017 - 11/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Atividade realizada, Membro titular da Comissão responsável pelo processo de seleção de candidatos à bolsa CAPES/CNPq.
-
03/2017 - 08/2017
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo I - diurno e noturno
-
03/2017 - 08/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A linguagem populista, xenofóbica e racista nos discursos políticos contemporâneos
-
03/2017 - 08/2017
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço social e tempo histórico no pensamento sociológico contemporâneo
-
03/2017 - 07/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.,Atividade realizada, Tutor em intercâmbio institucional - exterior: Yago P. da Silva na Universität Duisburg-Essen..
-
08/2016 - 02/2017
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo II - noturno
-
08/2016 - 02/2017
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX
-
08/2013 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Curso de Ciências Sociais.
-
02/2016 - 08/2016
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo I - diurno
-
02/2016 - 08/2016
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo I - noturno
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo II
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço urbano e dimensão temporal na era global
-
03/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro suplente do Comitê de Ética.
-
08/2013 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Ética da FCLAr.
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desumanização. A construção social das figuras da não pessoa e do inimigo nos espaços concentracionários e de exceção na era global
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo I (diurno e noturno)
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX - diurno
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo II - noturno
-
08/2014 - 11/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço urbano e dimensão temporal na teoria social contemporânea
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo I (diurno e noturno)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático:, Seminário Temático: Espaço urbano e dimensão temporal na teoria social contemporânea
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo II
-
03/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Curso de Ciências Sociais.
-
03/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Progressão na Carreira Docente do Departamento de Sociologia.
-
01/2012 - 12/2013
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Sociologia da FCLAr.
-
01/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro da Congregação da FCLAr.
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâeo I - perído diurno e noturno
-
06/2009 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Linhas de pesquisa
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia - Diurno
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Sociológico Contemporâneo II
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia - Noturno
-
03/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação Docente.
-
01/2010 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro (suplente) do Conselho de Curso do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
-
08/2012 - 08/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento sociológico conteporâneo, Teoria sociológica contemporânea
-
05/2012 - 06/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica Contemporânea
-
06/2011 - 12/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
06/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro da Congregação da FCLAr.
-
05/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Comissão de avaliação docente.
-
01/2010 - 12/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Sociologia.
-
01/2010 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Sociologia.
-
08/2011 - 11/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia - Diurno
-
08/2011 - 11/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia - Noturno
-
08/2011 - 11/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX
-
03/2011 - 06/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Conhecimento
-
03/2011 - 06/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Conhecimento
-
03/2011 - 06/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho (disciplina oferecida para o curso de graduação em Administração Pública)
-
08/2010 - 01/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Sociologia.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Conhecimento
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX
-
08/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.,Cargo ou função, Membro da Congregação.
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos em Ciências Sociais
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos em Ciências Sociais
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Alemã na passagem do século XIX
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Brasileira
1998 - 2009
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Ciência Política
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Crítica Frankfurtiana
-
03/2008 - 11/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização
-
03/2008 - 11/2008
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Ciência Política
-
03/2007 - 11/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização
-
03/2007 - 11/2007
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Ciência Política
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho
-
03/2006 - 11/2006
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II. K. Marx e Max Weber
-
03/2006 - 11/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educaçãol e da Industrialização
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Crítica Frankfurtiana
-
03/2005 - 11/2005
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II. K. Marx e M. Weber
-
03/2005 - 11/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II (Karl Marx e Max Weber)
-
03/2004 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Mestrado Em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Intelectuais e Política
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II - Marx e Weber
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e Industrialização
-
03/2003 - 11/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II. K. Marx e M. Weber
-
03/2003 - 08/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Crítica frankfurtiana e psicanálise
-
04/2000 - 02/2003
Direção e administração, Centro de Letras e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Vice-coordenador de Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II - Marx e Weber
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização
-
08/2001 - 04/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Teoria Social II
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II (K. Marx e M. Weber), Sociologia da Educação e da Industrialização
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Mestrado Em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social II
-
03/2000 - 12/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização
-
03/2000 - 11/2000
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia II. Marx e Weber
-
03/1999 - 12/1999
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação e da Industrialização, Sociologia II (K. Marx e M. Weber)
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira, Pesquisa Educacional, Sociologia da Educação e da Industrialização, Sociologia e Ciência Política, Sociologia II (K. Marx e M. Weber)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Carlos Soares Zuin e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?