Maria Tereza Friedrich
Possui graduação em Ciências Habilitação Em Química pela Universidade de Passo Fundo (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atua como avaliadora líder e técnica da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 nas áreas de Alimentos e Bebidas, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Amostragem e Saúde Humana, para ensaios químicos e biológicos Tem experiência em pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Meio Ambiente, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas:resíduos de agrotóxicos, preparo de amostras, método QuEChERS, controle de qualidade de alimentos, cromatografia líquida e gasosa acoplada a espectrometria de massas (LC-MS/MS, CG-MS/MS), sistema de gestão da qualidade e ensaios biológicos. Atua em treinamentos, consultoria e auditoria interna para sistemas da qualidade baseados na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Atua em formação de auditores internos baseado na norma ABNT NBR ISO 19011.
Informações coletadas do Lattes em 26/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de pós-graduação em química - Universidade Federal de Santa Maria
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa Maria
Título: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO MULTIRRESÍDUO PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM TRIGO POR LC-MS/MS E GC-MS/MS
Renato Zanella. Coorientador: Manoel Leonardo Martins. Palavras-chave: Preparo de Amostra; Cromatografia; Incerteza de medições.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: ANÁLISE DE ALIMENTOS.
Mestrado em Química
1997 - 1999
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Desenvolvimento de procedimento para análise por cromatografia gasosa de efluente da produção de trifluralina, Ano de Obtenção: 1999
Ayrton Figueiredo Martins.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cromatografia gasosa; herbicidas; trifliralina; extração em fase sólida.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Garantia da Qualidade em Laboratório de Ensaios.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Desenvolvimento de Procedimento Analítico.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Organização de eventos
BRIÃO, Vandré Barbosa ; COLLA, L. M. ; RODRIGUES, Vera M. ; HENKMAYER, M. ; REINEHR, C. O. ; ELITA, T. ; Gutkoski, L. C. ; FRIEDRICH, M. T. . X Simpósio de Alimentos. 2018. (Outro).
LAUXEN, Ademar A. ; FRIEDRICH, M. T. . IX Semana do Químico. 2010. (Outro).
COLLA, L. M. ; BRIÃO, Vandré Barbosa ; Gutkoski, L. C. ; RODRIGUES, Vera M. ; FRIEDRICH, M. T. . VI Simpósio de Alimentos para a Região Sul. 2009. (Outro).
COLLA, L. M. ; FRIEDRICH, M. T. . VI Simpósio de Alimentos para Região Sul. 2009. (Outro).
FRIEDRICH, M. T. . 14 SBQSUL - "QUÍMICA NA SOCIEDADE: SIGNIFICADOS E IMPLICAÇÕES". 2006. (Outro).
KOETZ, P. R. ; BRIÃO, Vandré Barbosa ; COLLA, L. M. ; Gutkoski, L. C. ; HENKMAYER, M. ; RODRIGUES, Vera M. ; FRIEDRICH, M. T. . IV Simpósio de Alimentos para Região Sul. 2005. (Outro).
GOBBI, Delton Luiz ; ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. . V Semana do Químico. 2005. (Outro).
Gutkoski, L. C. ; FRIEDRICH, M. T. ; RODRIGUES, Vera M. . III Simpósio de Alimentos para a Região Sul. 2003. (Outro).
FRIEDRICH, M. T. . XXIII EDEQ. 2003. (Outro).
FRIEDRICH, M. T. . II Simpósio de Alimetnos para a Região Sul. 2001. (Outro).
FRIEDRICH, M. T. . I encontro de Laboratórios de Ensaios de Alimentos. 2001. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Nacional de Química Analítica.ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM ÁCIDOS GRAXOS DE AMOSTRAS COMERCIAIS DE ÓLEOS COM VALOR NUTRICIONAL. 2016. (Encontro).
IX Simpósio de Alimentos.Resíduos Químicos em Alimentos. 2016. (Simpósio).
SEMINÁRIO DE AVALIADORES DA REDE METROLÓGICA DO RS. 2016. (Seminário).
CROMATOGRAFIA GASOSA ACOPLADA A EXPETROMETRIA DE MASSAS "TANDEM" PARA ANÁLISES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS - TEÓRICO E PRÁTICO. 2015. (Outra).
IX MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO ICEG.DANOS QUE PODEM SER CAUSADOS PELO USO DE AGROTÓXICOS À SAÚDE HUMANA E AO MEIO AMBIENTE. 2015. (Outra).
IX SIMPÓSIO DE ALIMENTOS.Resíduos Químicos em Alimentos. 2015. (Simpósio).
VI ENCONTRO DE PROFESSORES DA UPF. 2015. (Encontro).
V SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS.CONFIRMAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO FARELO DE SOJA. 2015. (Outra).
Dia Mundial da Alimentação. 2014. (Outra).
SEMINÁRIO DE AVALIADORES DA REDE METROLÓGICA DO RS. 2014. (Seminário).
VI ENCONTRO NACIONAL DE ORGANIZMOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE. 2014. (Encontro).
53° Congresso Brasileiro de Química. Avaliação de parâmetros físico-químicos do azeite de oliva. 2013. (Congresso).
CURSO DE PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS. 2013. (Outra).
Planejamento de Experimentos. 2013. (Outra).
VIII Simpósio de Alimentos para a Região Sul.Processo de acreditação de laboratórios de ensaios no Inmetor. 2013. (Simpósio).
VIII Simpósio de Alimentos para Região Sul.Processo de acreditação de Laboratórios de Ensaios no Inmetro. 2013. (Simpósio).
VIII SIMPÓSIO DE ALIMENTOS PARA REGIÃO SUL.SISTEMA DE INDICADORES DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE MELHORIA CONTÍNUA EM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. 2013. (Simpósio).
VIII SIMPÓSIO DE ALIMENTOS PARA REGIÃO SUL.PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ENSAIOS NO INMETRO. 2013. (Simpósio).
VII MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO ICEG.AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS DE FUNGICIDAS EM GRÃOS DE TRIGO DA REGIÃO NORTE E NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL. 2013. (Outra).
V WORKSHOP PARA AVALIADORES E ESPECIALISTAS EM CALIBRAÇÃO E ENSAIOS NA ÁREA QUÍMICA E II W WORKSHOP PAARA AVALIADORES E ESPECIALISTAS EM ENSAIOS NA ÁREA BIOLÓGICAK. 2013. (Outra).
IV WORKSHOP PARA AVALIADORES E ESPECIALISTASEEM CALIBRAÇÃO E ENSAIOS NA ÁREA QUÍMICA E II W WORKSHOP PAARA AVALIADORES E ESPECIALISTAS EM ENSAIOS NA ÁREA BIOLÓGICAK. 2012. (Outra).
VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul.Estudo comparativo das caracterísiticas físico-químicas do requeijão cremoso e requeijão culinário. 2011. (Simpósio).
VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul.Avaliação do teor de álcoois superiores em cachaças comercializadas e, Marau e região. 2011. (Simpósio).
VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul.Importância das análsies físico-químicas na indústria de alimentos. 2011. (Simpósio).
28 Curso para treinamento dos avaliadores de laboratórios. 2010. (Outra).
Curso de Avaliação da Eficácia no Treinamento - Análise da Norma ISO 10015:2001. 2009. (Outra).
Curso de Avaliação da Eficácia no Treinamento - Análise da Norma ISO 10015:2001. 2009. (Outra).
Encontro de Laboratórios da Rede Metrológica RS. 2009. (Outra).
ENLAR - Encontro de Laboratórios da Rede Metrológica. 2009. (Encontro).
I FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DA UPF. 2009. (Outra).
Seminário de Avaliadores - Validação de Métodos. 2009. (Seminário).
VIII SEMANA ACADÊMICA DA FEAR.INTRODUÇÃO A NBR ISO/IEC 17025. 2009. (Outra).
VII Jornada de Oficinas Analíticas. 2009. (Outra).
VII Jornada de Oficinas Analíticas. 2009. (Outra).
VI Simpósio de Alimentos para Região Sul.Avaliação do teor de metanol em cachaças comercializadas em Marau. 2009. (Simpósio).
VI SIMPÓSIO DE ALIMENTOS PARA REGIÃO SUL.AVALIAÇÃO DO TEOR DE METANOL EM CACHAÇAS COMERCIALIZADAS EM MARAU. 2009. (Simpósio).
VI Workshop de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos do Estado do Rio Grande do Sul. 2009. (Outra).
VI Workshop de Analistas de Resíduos de Agrotóxicos do Estado do RS. 2009. (Outra).
II Mostra Interna de Pesquisa e Extensão do Iceg.Avaliação da Qualidade do leite Crú em Função do ìndice de CMP. 2008. (Outra).
Seminário de Atualização de Avaliadores. 2008. (Seminário).
XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CROMATOGRAFIA. VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE CMP EM LEITE CRÚ. 2008. (Congresso).
ATUALIZAÇÃO NA NORMA ISO IEC 17025.REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DOS REQUISITOS DA NORMA NBR ISO IEC 17025. 2007. (Outra).
Curso de Sistema de Indicadores de Desempenho. 2007. (Outra).
CURSO DE SISTEMA DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE LABORATÓRIOS. 2007. (Outra).
IX SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UPF: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2007. (Seminário).
Seminário de Atualização de Avaliadores. 2007. (Outra).
VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE CMP EM LEITE CRU, IN NATURA E CONGELADO EM FUNÇÃO DO ARMAZENAMENTO. 2007. (Simpósio).
I SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM ALIMENTOS.IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DE QUALIDADE EM LABORATÓRIO DE ENSAIOS. 2006. (Seminário).
Seminário de Atualização dos Avaliadores. 2006. (Seminário).
Seminário de Sensibilização de Ensaios de Proficiência no âmbito do Programa Mercosul de Comparações Interlaboratóriais. 2006. (Seminário).
Atualização de avaliadores para Iso 17025:2005. 2005. (Seminário).
Curso de formação de auditores internos. 2005. (Outra).
Curso de Incerteza nas medições. 2005. (Outra).
Encontro Nacional de Analistas de Alimentos. 2005. (Encontro).
I Jornada de Aveia na Alimentação Humana. 2005. (Outra).
Semana do Químico. 2005. (Outra).
Seminário de Atualização de Avaliadores. 2005. (Seminário).
Simpósio de Alimentos para Região Sul.Simpósio de Alimentos para Região Sul. 2005. (Simpósio).
Atualização de professores de química do ensino médio em exercício na região do Planalto - RS.Atualização de professores de química do ensino médio em exercício na região do Planalto - RS. 2004. (Outra).
Atualização de professores de química do ensino médio em exercício na região do Planalto - RS.Atualização de professores de química do ensino médio em exercício na região do Planalto - RS. 2004. (Outra).
Curso de Home-page educacional - básico.Home-page educacional- básico. 2004. (Outra).
II Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente.II Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente. 2004. (Encontro).
I Mostra Interna de Pesquisa.I Mostra Interna de Pesquisa. 2004. (Outra).
Seminário de atualização de avaliadores da Rede Metrológica.Seminário de atualização de avaliadores da Rede Metrológica. 2004. (Seminário).
X congresso Latino-americano de cromatografia. X congresso Latino-americano de cromatografia. 2004. (Congresso).
Curso de Auditoria Interna ISO/IEC 17025.Curso de auditoria interna ISO/IEC 17025. 2003. (Outra).
Curso de Transição para NBR ISO/IEC 17025:2001.Curso de Transição para NBR ISO/IEC 17025:2001. 2003. (Outra).
III Simpósio de Alimentos para Região Sul.III Simpósio de Alimentos para Região Sul. 2003. (Simpósio).
Seminário Anual de Atualização de Avaliadores da Rede Metrológica.Seminário Anual de Atualização de Avaliadores da Rede Metrológica. 2003. (Seminário).
Treinamento do softwareCali LIMS.Treinamento do softwareCali LIMS. 2003. (Outra).
Treinamento Operacional em Cromatografia a Líquido - HPLC.Treinamento Operacional em Cromatografia a Líquido - HPLC. 2003. (Outra).
XXIII Encontro de Debates sobre o ensino de química.XXIII Encontro de Debates sobre o ensino de química. 2003. (Encontro).
Incerteza nas Medições em Avaliações de Laboratórios.Seminário Incerteza nas Medições em Avaliações de Laboratórios. 2002. (Seminário).
Técnicas de análises aplicadas à qualidade dos combustíveis.Técnicas de análises aplicadas à qualidade dos combustíveis. 2002. (Outra).
Curso de Iso Guia 25.Curso de Iso Guia 25. 2001. (Outra).
Curso para Avaliação de Laboratórios.Curso para Avaliação de Laboratórios. 2001. (Outra).
I ELEA.Encontro de Laboratórios de Ensaios em Alimentos. 2001. (Encontro).
Seminário interno da qualidade.Seminário interno da qualidade. 2001. (Seminário).
Simpósio de Aliementos para Região Sul.II Simpósio de Alimentos para a Região Sul - Avanços Tecnológicos. 2001. (Simpósio).
Transição de avaliadores para ISO/IEC/17025.Curso de Transição dos avaliadores para ISO/IEC 17025. 2001. (Outra).
III ELAM.III Encontro de Laboratórios de Análises Ambientais. 2000. (Outra).
Seminário de divulgação de produtos.Seminário de Certificação de Produtos. 2000. (Seminário).
Sistema da Qualidade para laboratório.Curso Sistema da qualidade para laboratório. 2000. (Outra).
Participação em bancas
Gutkoski, L. C.FRIEDRICH, M. T.; HENKMAYER, M.; GUARIENTI, E. M.. Validação de método para determinação de desoxinivalenol e a sua influência na qualidade tecnológica da farinha de trigo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; PRIAMO, WAGNER L.; RODRIGUES, L. B.. Ação antifúngica do extrato de Physalis peruviana frente ao fungo Botrytis cinerea. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.
Gutkoski, L. C.; COLLA, L. M.; MIRANDA, M. Z.;FRIEDRICH, M. T.. Estudo da formação de massa elaborada com farinha de trigo de grão inteiro micronizada e enzima xilanase. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.
LOCATELLI, A.; OLIVEIRA, E. C.; PETRY, C.;FRIEDRICH, M. T.. O ensino do conteúdo de soluções químicas sob a perspectiva da educação no campo com enfoque agroecológico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo.
RODRIGUES, Vera M.; PRIAMO, WAGNER L.; BERTOLIN, T. E.;FRIEDRICH, MARIA T.. Avaliação do potencial antioxidante de extratos encapsulados de mirtilo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.
ADAIME, M. B.;FRIEDRICH, M. T.; ZANELLA, R.. Determinação multiressíduo de agrotóxicos em bebidas à base de soja empregando método QueCheRS e UHPLC-MS/MS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARTINS, A. F.; SIRTORI, C.;FRIEDRICH, M. T.; ALMEIDA, C. A. A.; MELLO, P. A.. Determinação de HPAS em águas superficiais e efluente hospitalar, degradação por processos avançados de oxidação e identificação de subprodutos. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.
SCHEFFER-BASSO, S. M.; KREUTZ, L. C.; TONIAL, F.;FRIEDRICH, M. T.. Atividade biocida e determinação por cromatografia em HPLC de compostos do metabolismo secundário. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
MARTINS, A. F.;FRIEDRICH, M. T.; ADAIME, M. B.; ALMEIDA, C. A. A.; MELLO, P. A.. Antineoplásicos em efluente hospitalar: ocorrência, degradação por processos avançados de oxidação e identificação de metabólitos e subprodutos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.
LAMAS JUNIOR, G. L. C.; VARGAS, L.; TOMM, G. O.;FRIEDRICH, M. T.. PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DA AGRONOMIA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; REINEHR, C. O.. Aplicação de ozônio em queijo ralado para redução do conservador químico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; BOTH, J.. Estudo da formação de massa elaborada com farinha de trigo de grão inteiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; GOBBI, Delton Luiz. VALIDAÇÃO DAS METODOLOGIAS ANALÍTICAS PARA DETERMINAÇÃO DE ÍONS FERRO E MANGANÊS POR ESPECTROFOTOMETRIA UV-VIS EM AMOSTRAS DE ÁGUA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
PAULA, K. B.;FRIEDRICH, M. T.. Validação das metodologias analíticas para determinação de íons ferro e manganês por espectrofotometria UV/VIS em amostras de água. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Validação de metodologias analíticas paara determinação de íns ferro e manganês por espectrofofometria UV/VIS em amostras de água. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; COLLA, L. M.. ANÁLISE SENSORIAL NO CONTROLE DE QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo.
MISTURA, Clóvia M.; PRADO, Edgardo A.;FRIEDRICH, M. T.. Determinação de metodologias de purificação da glicerina residual proveniente da reação de produção de biodiesel. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
MISTURA, Clóvia M.; ORTIZ, J. C.;FRIEDRICH, M. T.. Otimização de estação de tratamento de esgoto ? avaliação dos parâmetros nitrogênio total coliformes fecais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
RODRIGUES, Vera M.; ZOCH, Alana Neto;FRIEDRICH, M. T.. Extração e determinação dos componentes do óleo essencial de candeia (eremanthus erythropappus). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
ORTIZ, J. C.; FAORO, D.;FRIEDRICH, M. T.. Validação e Doseamento do Fármaco Sulfato de Condroitina através das Técnicas de Polarímetria e Espectroscopia no Infravermelho. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
PRADO, Edgardo A.; FAORO, D.;FRIEDRICH, M. T.. Biodiesel: estudo e desenvolvimento de sistemas para filtração e purificação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
PRADO, Edgardo A.; FAORO, D.;FRIEDRICH, M. T.. Otimização dos parâmetros de tratamento para efluentes líquidos gerados nas indústrias de tingimento de ágatas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
RODRIGUES, Vera M.; ZOCH, Alana Neto;FRIEDRICH, M. T.. Extração de óleo essencial da ?erva cheirosa? (Aloysia Virgata). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
ORTIZ, J. C.;FRIEDRICH, M. T.; FAORO, D.. Análise da Composição Química do Cogmelo Agaricus Blazei Murrill Cultivado em Soledade - RS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
ZOCH, Alana Neto; GOBBI, Delton Luiz;FRIEDRICH, M. T.. Perfil Químico e Rendimento do óleo volátil da espécie poerethia latifolia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
MISTURA, Clóvia M.; ORTIZ, J. C.;FRIEDRICH, M. T.. Avaliação da extração com fluido supercrítico para determinação de resíduos de herbicidas em matrizes ambientais: solos por HPLC/UV. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
GOBBI, Delton Luiz;FRIEDRICH, M. T.; SANTOS, A. P. V.. Validação de cobre, manganês e zinco pelo método de voltametria de redissolução anódica. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
ZOCH, Alana Neto;FRIEDRICH, M. T.; RODRIGUES, Vera M.. Avaliação do perfil químico e do rendimento do óleo essencial da espécie Lippia alba. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
PRADO, Edgardo A.;FRIEDRICH, M. T.; FAORO, D.. Análise térmica de biodiesel: comportamentos de diferentes misturas biodiesel/petrodiesel frente à degradação térmica e à adição de antioxidante. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Validação de métodos insolúveis em acetona na lecitina de soja. 2005 - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Métodos de extração, identificação e quantificação de tocoferol em óleo de soja e seus sub-produtos. 2005 - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Isoflavonas em soja e sua funcionalidade. 2005 - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.Gutkoski, L. C.. Caracterização do queijo prato na região de Passo Fundo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; PRADO, Edgardo A.; BRIÃO, Vandré Barbosa. XVII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnilógica em Engenharia e III feira de protótipos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Verificação dos teores nutricionais da erva-moura (Solanum americanum Mill.) em diferentes estágios fenológicos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Tratamento de efluentes do tingimentode ágatas por oxidação química. 2001 - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Estudo da qualidade microscópica da farinha de trigo em função do tempo de prateleira. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; LAUXEN, Ademar A.; PRADO, Edgardo A.; MISTURA, Clóvia M.. Atualização de professores de química em exercício na região do planalto - RS. 2003. Outra participação, Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; HOLBIG, C. A.. Prêmio Jovem Pesquisador MIC. 2010. Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. XX Mostra de Iniciação Científica da UPF. 2010. Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.; MISTURA, Clóvia M.; PRADO, Edgardo A.. Banca Avaliadora de Apresentação de Trabalhos na Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. 2006. Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. XXIII Encontro de Debates sobre o ensino de química. 2003. Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. XVII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e III Feira de Protótipos. 2002. Universidade de Passo Fundo.
FRIEDRICH, M. T.. Estudo da qualidade microscópica da farinha de trigo em função do tempo de prateleira. 2000. Universidade de Passo Fundo.
Orientou
Avaliação da atividade antifúngica do extrato e óleo essencial de Physalis Peruviana nos fungos Botrytis cinerea e Rhizopus stolonifer; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Ação antifúngica de óleos essenciais e extrato hidroalcoólico de Physalis peruviana sobre o fungo Botrytis cinerea; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do potencial antifúngico de nanoemulsão de Physalis peruviana Linnaeus; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da incidência da micotoxina desoxonivalenol em trigo frente a aplicação de fungicida e no desenvolvimento de produtos de panificação; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo,; Coorientador: Maria Tereza Friedrich;
Estudo da formação de massa elaborada com farinha de trigo de grão inteiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo,; Coorientador: Maria Tereza Friedrich;
Influencia do teor de biodiesel na biodegradabilidade do diesel contendo em solos contaminados; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo,; Coorientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do potencial antifúngico do extrato de Physalis; 2018; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo,; Coorientador: Maria Tereza Friedrich;
Desenvolvimento e validação de metodologia de procedimento analítico para determinação de ácidos graxos utilizando GC-MS/MS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Determinação de resíduos de agrotóxicos em água usando SPE E GC-MS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação de diferentes técnicas de preparo de amostras para determinação de fenilalanina em farinha de trigo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Resíduos de agrotóxicos em água de poços artesianos usando SPE e GC-MS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da estabilidade térmica do azeite de oliva em função da acidez; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Estudo comparativo entre as características físico-químicas de Requeijão cremoso e Requeijão Culinário; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Implantação da norma ISO/IEC 17025:2005 em laboratório de ensaios em alimentos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Características físico-químicas e microbiológicas do leite cru adicionado de hidróxido de sódio; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do teor de álcoois superiores em cachaças comercializadas em Marau e região; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Importância das análises físico-químicas/bromatológicas na indústria de alimentos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE CASEINOMACROPEPTÍDEO EM LEITES; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Análise e Controle Químico) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Validação do método insolúveis em acetona; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação de metodologias para a determinação de aflatoxina em milho pipoca; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Alimentos - química, saúde e sociedade; 2004; Monografia - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Álcool no dia-dia; 2004; Monografia - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Implantação da norma ISO/IEC 17025:2005 no laboratório de águas do CEPA-UPF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Validação de método para determinação de Bacillus cereus em matriz farinha de trigo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Implantação de sistemas indicadores de Qualidade nos laboratórios do Cepa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Validação de método para ensaio microbiológico, utilizado na detecção de Listeria monocytogenes; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Validação de procedimento analítico para determinação de umidade em condimentos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da extração de íons nitrato e íons amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
RECUPERAÇÃO DE PRIMERS MARCADOS COM O SISTEMA M13; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da estabilidade térmica do óleo de chía obtido por diferentes procedimentos de extração; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de tetraciclina e ocratetraciclina em leite; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da extração de nitrato e amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de avenantramida em aveia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Aplicação da técnica de eletroforese bidimensional na análise de espigas de trigo inoculadas com Pyricularia grisea; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do teor de metanol em cachaças comercializadas em Marau e região; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação de perdas de compostos de nitrogênio pelo escoamento superficial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da qualidade do leite crú em função do índice de cmp; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do perfil de saponinas por HPLV-UV em Ilex paraguariensis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da perda de compostos voláteis por secagem através da liofilização; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Determinação de conservantes sorbato e benzoato em bebidas não-alcoólicas, por HPLC-UV; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Habilitação Em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avalliação do teor de saponinas em Ilex paraguariensis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do perfil de Saponinas por HPLC e CCD em preparações comerciais contendo Ilex Paraguariensis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE CHIA EM BISCOITOS PELO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE LINHAÇA EM BISCOITOS ATRAVÉS DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ÁCIDOS GRAXOS TRANS EM BISCOITOS INTEGRAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Determinação da degradação dos óleos vegetais de canola e soja submetidos ao processo de fritura por imersão; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Determinação do Pesticida Clorimuron Etílico por LC-MS/MS em Amostras de Água Potável e Superficial; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do perfil químico do extrato de Phisalys peruvianna; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
DESENVOLVIMENTO DE XAMPU E CONDICIONADOR PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: CÃES E GATOS; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
DESENVOLVIMENTO DE BASE GLICERINADA PARA SABONETE; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
CONFIRMAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO FARELO DE SOJA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Implantação de sistemas indicadores de Qualidade no Cepa; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de resíduos de antibióticos em leite; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Sensibilidade de métodos analíticos para detecção de hidróxido de sódio em leite; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
DETERMINAÇÃO DA SENSIBLIDADE DE MÉTODOS UTILIZADOS PARA DETECÇÃO DE FRAUDES EM LEITE; 2018; Orientação de outra natureza; (Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Validação de métodos analíticos para determinação do teor de lactose em achocolatados; 2017; Orientação de outra natureza; (Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Utilização de nanopartículas de ferro zero valente para degradação de agrotóxicos; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Determinação de proteína em farelo de soja; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Confirmação da presença de espécies botânicas no mel; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
ESTUDO DA QUALIDIDADE DO BIODIESEL PRODUZIDO POR DIFERENTES INDÚSTRIAS; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da repetibilidade e reprodutibilidade da metodologia analítica utilizada para determinação de aflatoxinas por CCD; 2009; Orientação de outra natureza; (Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do rendimento e composição química do óleo de alecrim em função do método de secagem empregado para as folhas; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Validação de metodologia para determinação de ácidos orgânicos em solução de solo; 2007; Orientação de outra natureza; (Química Bacharelado) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do óleo de linhaça de diferentes cultivares; 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharias) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Determinação de glicomacropetídeo em leite; 2005; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação da estabilidade de margarina durante a armazenagem em diferentes temperaturas e luminosidade; 2005; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Avaliação do óleo de linhaça de diferentes cultivares; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Maria Tereza Friedrich;
Produções bibliográficas
-
MORETTO, ÂNGELA ; BYRUCHKO, RAFAELLA T. ; MODESTO, ELISA C. ; MOTTA, AMANDA S. ; FRIEDRICH, MARIA T. ; REZZADORI, KATIA . Effect of olive oil replacement on physicochemical, technological, and microbiological properties of buffalo burger modification. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION , v. 00, p. 1-8, 2020.
-
BOTH, JOSEMERE ; ESTERES, VANESSA P. ; SANTETTI, GABRIELA S. ; BRESSIANI, JOSEANE ; ORO, TATIANA ; GÓMEZ, MANUEL ; FRIEDRICH, MARIA TEREZA ; GUTKOSKI, LUIZ C. . Phenolic Compounds and Free Sulfhydryl Groups in Whole Grain Wheat Flour Modified By Xylanase. JOURNAL OF THE SCIENCE OF FOOD AND AGRICULTURE , v. 2019, p. jsfa.9799, 2019.
-
KRELING, N. E. ; ZAPAROLI, M. ; MARGARITES, A. C. ; FRIEDRICH, M. T. ; THOMÉ, A. ; COLLA, L. M. . Extracellular biosurfactants from yeast and soil-biodiesel interactions during bioremediation. International Journal of Environmental Science and Technology , v. 1, p. 1735-2630-14, 2019.
-
BONFADA, E. B. ; HONNEF, D. ; FRIEDRICH, M. T. ; BOLLER, W. ; DEUNER, C. C. . Performance of fungicides on the control of fusarium head blight (Triticum aestivum L.) and deoxynivalenol contamination in wheat grains. SUMMA PHYTOPATHOLOGICA (IMPRESSO) , v. 45, p. 1, 2019.
-
SANDOVAL, A. D. O. ; BRIÃO, Vandré Barbosa ; FERNANDES, V. M. C. ; HEMKEMEIER, A. ; FRIEDRICH, MARIA T. . Storm wate rmanagement by microfiltration and ultrafiltration treatment. JOURNAL OF WATER PROCESS ENGINEERING , v. 30, p. 1, 2019.
-
KIRSTEN, KARINA SCHREINER ; CANOVA, RAÍSSA ; SOVERAL, LUCAS DE FIGUEIREDO ; FRIEDRICH, MARIA TEREZA ; FRANDOLOSO, RAFAEL ; KREUTZ, LUIZ CARLOS . Reduced expression of selective immune-related genes in silver catfish ( Rhamdia quelen ) monocytes exposed to atrazine. Fish & Shellfish Immunology (Print) , v. 64, p. 78-83, 2017.
-
REZZADORI, KATIA ; PENHA, FREDERICO MARQUES ; PRANDO, LIDIA TIGGEMANN ; ZIN, GUILHERME ; FRIEDRICH, MARIA TEREZA ; LUCCIO, MARCO DI ; PETRUS, JOSÉ CARLOS CUNHA . Characterization and performance of reverse osmosis and nanofiltration membranes submitted to subcritical and supercritical CO 2. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS , v. 128, p. 39-46, 2017.
-
BERTOL, CHARISE DALLAZEM ; FRIEDRICH, MARIA TEREZA ; CARLOS, GRACIELA ; FROEHLICH, PEDRO EDUARDO . Analytical Stability-Indicating Methods for Alogliptin in Tablets by LC-CAD and LC-UV. JOURNAL OF AOAC INTERNATIONAL , v. 100, p. 400-405, 2017.
-
GIACOMINI, ANA CRISTINA V. V. ; ABREU, MURILO S. ; ZANANDREA, RODRIGO ; SAIBT, NATÁLIA ; FRIEDRICH, MARIA TEREZA ; KOAKOSKI, GESSI ; GUSSO, DARLAN ; PIATO, ANGELO L. ; BARCELLOS, LEONARDO J. G. . Environmental and Pharmacological Manipulations Blunt the Stress Response of Zebrafish in a Similar Manner. Scientific Reports , v. 6, p. 28986, 2016.
-
FRIEDRICH, MARIA T. ; MARTINS, MANOEL L. ; PRESTES, OSMAR D. ; ZANELLA, RENATO . Use of Factorial Design in the Development of Multiresidue Method for Determination of Pesticide Residues in Wheat by Liquid Chromatography-Tandem Mass Spectrometry. Food Analytical Methods (Print) , v. 8, p. 1-11, 2016.
-
SOARES, JULIANA F. ; ZABOT, GIOVANI L. ; TRES, MARCUS V. ; LUNELLI, FELIPE C. ; RODRIGUES, Vera M. ; FRIEDRICH, MARIA T. ; PAZINATTO, CARLOS A. ; BILIBIO, DENISE ; MAZUTTI, MARCIO A. ; CARNIEL, NAIRA ; PRIAMO, WAGNER L. . Supercritical CO2 extraction of black poplar (Populus nigra L.) extract: Experimental data and fitting of kinetic parameters. The Journal of Supercritical Fluids , v. 117, p. 270-278, 2016.
-
MEZZOMO, NATÁLIA ; TENFEN, LAURA ; FARIAS, MIRELLE SIFRONI ; FRIEDRICH, MARIA TEREZA ; PEDROSA, ROZANGELA CURI ; FERREIRA, SANDRA REGINA SALVADOR . Evidence of anti-obesity and mixed hypolipidemic effects of extracts from pink shrimp (Penaeus brasiliensis and Penaeus paulensis) processing residue. The Journal of Supercritical Fluids , v. 96, p. 252-261, 2015.
-
MEZZOMO, N. ; MILEO, B. R. ; FRIEDRICH, M. T. ; MARTÍNEZ, J. ; FERREIRA, S. R. S. . Supercritical fluid extraction of peach (Prunus persica) almond oil: Process yield and extract composition.. Bioresource Technology , v. 101, p. 5622-5632, 2010.
-
FRIEDRICH, M. T. ; FRANKEN, B. C. R. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; PRESTA, M. A. ; DALL AGNOL, C. . Avaliação da estabilidade do leite in natura e UHT quanto ao índice de CMP. Revista CIATEC-UPF , v. 2, p. 13-20, 2010.
-
Gutkoski, L. C. ; KLEIN, B. ; KASTER, B. ; GOLCALVES, F. T. ; LAMAISON, F. C. ; SPIER, F. ; FRIEDRICH, M. T. . Armazenamento da farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e seu efeito na produção de pão de forma. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 18, p. 93-100, 2007.
-
LAUXEN, Ademar A. ; ZOCH, Alana Neto ; VANIEL, A. P. H. ; LOCATELLI, A. ; MISTURA, Clóvia M. ; ORTIZ, J. C. ; LOURENCO, J. ; TRES, L. ; FRIEDRICH, M. T. . Atividades Experimentais de Química Geral. 3. ed. , 2015. 80p .
-
FRIEDRICH, M. T. ; GOBBI, Delton Luiz . Atividades experimentais de química analítica. 01. ed. Passo Fundo: Editora Berthier, 2011. v. 300. 107p .
-
LAUXEN, Ademar A. ; LINCK, Mara Regina ; ZOCH, Alana Neto ; VANIEL, A. P. H. ; MISTURA, Clóvia M. ; PRADO, Edgardo A. ; ORTIZ, J. C. ; TRES, L. ; SANTIN, J. A. ; SANTOS, A. P. V. ; FRIEDRICH, M. T. . Atividades experimentais de química geral. 02. ed. Passo Fundo: Editora Berthier, 2011. v. 500. 72p .
-
LAUXEN, Ademar A. ; ZOCH, Alana Neto ; VANIEL, A. P. H. ; MISTURA, Clóvia M. ; PRADO, Edgardo A. ; ORTIZ, J. C. ; LINK, M. R. ; SANTIN, J. A. ; FRIEDRICH, M. T. . Atividades experimentais de química geral. 01. ed. Passo Fundo: Gráfica Berthier, 2010. v. 500. 91p .
-
FRIEDRICH, M. T. . Cepa busca habilitação de laboratórios na Anvisa/Reblas. Jornal Diário da Manhã, Passo Fundo, p. 06 - 06, 20 maio 2005.
-
FRIEDRICH, M. T. . Cepa/UPF comemora 20 anos de pesquisa. Diário da Manhã, p. 7 - 7, 20 maio 2005.
-
FRIEDRICH, M. T. . Laboratórios do Cepa revcebem credenciamento da Anvisa/Reblas. Jornal Diário da Manhã, Passo Fundo, p. 10 - 10, 15 jun. 2004.
-
FRIEDRICH, M. T. . Parceria pode viabilizar projetos de pesquisa sobre contaminação dos alimentos. Jornal Diário da Manhã, p. 07 - 07, 22 jan. 2003.
-
FRIEDRICH, M. T. . UPF realiza solenidade que comemora 20 anos do Cepa. O Nacional.
-
FILIPPI, D. ; FLORES, R. B. ; FRIEDRICH, M. T. . Ação antifúngica do extrato de Physalis peruviana frente ao fungo Botrtis cinerea. In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. X Simpósio de Alimentos, 2018.
-
FRIEDRICH, M. T. ; BRAMBILLA, A. . AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DOS ÓLEOS VEGETAIS DE CANOLA E SOJA SUBMETIDOS AO PROCESSO DE FRITURA POR IMERSÃO. In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. X Simpósio de Alimentos, 2018.
-
GAI, D. S. H. ; SILVA, A. C. M. ; CAVALET, L. G. ; ORO, T. ; FRIEDRICH, M. T. ; Gutkoski, L. C. . DETERMINAÇÃO DE DESOXINIVALENOL EM FARINHA DE TRIGO E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE TECNOLÓGICA. In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. X Simpósio de Alimentos, 2018.
-
CANDATEN, S. ; LANGARO, L. ; FRIEDRICH, M. T. . ESTUDO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNA EM FARELO DE SOJA. In: X Simpósio de Alimentos, 2018, Passo Fundo. X Simpósio de Alimentos, 2018.
-
FILIPPI, D. ; FLORES, R. B. ; FRIEDRICH, M. T. . AÇÃO ANTIFÚNGICA DO EXTRATO DE Physalis peruviana Linnaeus FRENTE AO FUNGO Botrytis cinerea. In: X SIMPÓSIO DE ALIMENTOS, 2018, Passo Fundo. X SIMPÓSIO DE ALIMENTOS, 2018.
-
BOMBARDELLI, L. L. ; PAGANINI, T. T. ; ROCHA, H. ; FRIEDRICH, M. T. . Confirmação da presença de espécies botânicas no mel através de HPLC-UV. In: Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado. Congresso Brasileiro de Química, 2017.
-
BRAMBILLA, A. ; FRIEDRICH, M. T. . Determinação da degradação dos óleos vegetais canola e soja por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas. In: Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado. Congresso Brasileiro de Química, 2017.
-
BRAMBILLA, A. ; PAULA, K. B. ; FRIEDRICH, M. T. . Determinação da degradação dos óleos vegetais de canola e soja submetidos ao procedimento de fritura por imersão. In: III Semana do Conhecimento, 2017, Passo Fundo. III Semana do Conhecimento, 2017.
-
FARIAS, L. M. D. A. ; ALMEIDA, V. C. ; FRIEDRICH, M. T. . ESTUDO COM BIODIESEL AVALIAÇÃO ENTRE AMOSTRAS DE USINAS DA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. In: IV Semana do Conhecimento: compartilhando e fortalecendo redes de saberes, 2017, Passo Fundo. IV Semana do Conhecimento: compartilhando e fortalecendo redes de saberes, 2017.
-
PAGANINI, T. T. ; BOMBARDELLI, L. L. ; PAULA, K. B. ; FRIEDRICH, M. T. . IDENTIFICAÇÃO DE FLAVONOIDES COMO MARCADORES BOTÂNICOS EM MEL. In: IV Semana do Conhecimento, 2017, Passo Fundo. IV Semana do Conhecimento, 2017.
-
SANTIN, D. S. ; FRIEDRICH, M. T. . Desenvolvimento de base glicerinada para sabonete. In: IV Semana do Conhecimento, 2017, Passo Fundo. IV Semana do Conhecimento, 2017.
-
COLLA, L. M. ; FAVARETTO, D. C. ; MACHADO, T. S. ; FRIEDRICH, M. T. ; BRIAO, V. B. ; MARGARITES, A. C. F. . BIOAUMENTALÇAI DE EFLUENTES DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS E XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015, FORTALEZA. XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS E XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015.
-
FAVARETTO, D. C. ; MACHADO, T. ; FRIEDRICH, M. T. ; MARGARITES, A. C. F. ; COLLA, L. M. ; BRIAO, V. B. . BIORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES DE POSTOS DE COMBUSTÍVEL POR CONSÓRICIO DE MICROORGANISMOS ENCAPSULADOS. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS E XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015, FORTALEZA. XX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS E XI SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2015.
-
LARDINI, V. ; FRIEDRICH, M. T. . Avaliação de parâmetros físico-químicos do azeite de oliva. In: 53° Congresso Brasileiro de Química, 2013, Rio de Janeiro. 53° Congresso Brasileiro de Química, 2013.
-
LIMA, S. C. R. ; FRIEDRICH, M. T. . Validação de método para ensaio microbiológico utilizado na detecção de Listeria monocytogenes.. In: 6° Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2013, Maceió. 6° Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2013.
-
GAVIAO, J. E. ; FRIEDRICH, M. T. . Implementação De Um Sistema Indicador De Qualidade Nos Laboratórios Do Centro De Pesquisa Em Alimentação. In: 6° Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2013, Maceió. 6° Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2013.
-
SASSO, E. L. ; FRIEDRICH, M. T. . Implantação da norma ISO/IEC 17025:2005 no laboratório de águas do CEPA-UPF. In: 6° Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2013, Maceió. 6° Encontro Nacional de Tecnologia Química, 2013.
-
FRIEDRICH, M. T. ; GAVIAO, J. E. . Sistema de indicadores de desempenho como ferramenta de melhoria em sistema de gestão da qualidade. In: VIII Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2013, PASSO FUNDO. VIII Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2013.
-
DALCHIAVON, R. ; FRIEDRICH, M. T. . Importância das análises físico-químicas na indústria de alimentos. In: VII Simpósio de Alimetnos para a Região Sul, 2011, Passo Fundo. VII Simpósio de Alimetnos para a Região Sul, 2011.
-
CRESTANI, F. ; FRIEDRICH, M. T. . Estudo comparativo das caracterísitcas físico-químicas do requeijão cremoso e requeijão culinário. In: VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011, Passo Fundo. VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011.
-
SEBEN, S. ; FRIEDRICH, M. T. ; DALL AGNOL, C. . Avaliação do teor de álccois superiores em cachaças comercializadas em Marau e região. In: VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011, Passo Fundo. VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2011.
-
MOGNON, C. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; DALL AGNOL, C. ; FRIEDRICH, M. T. . Avaliação do teor de metanol em cachaças comercializadas em Marau. In: VI Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2009, Passo Fundo. VI Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2009.
-
DALL AGNOL, C. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; MOGNON, C. ; FRIEDRICH, M. T. . Validação de metodologia analítica para determinação de aflatoxinas por cromatografia em camada delgada. In: VI Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2009, Passo Fundo. VI Simpósio de Alimentos para a Região Sul, 2009.
-
DallAgnol, A. ; HUPPES, Marilia ; PIANESSO, Tiago ; SOTILE, C. ; FRIEDRICH, M. T. ; ZOCH, Alana Neto . AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DO ÓLEO DE ALECRIM (ROSMARINUS OFFICINALIS L.) EM FUNÇÃO DO MÉTODO DE SECAGEM EMPREGADO PARA AS FOLHAS. In: XXII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e VII Feira de Protótipos, 2007, Passo Fundo. XXII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e VII Feira de Protótipos, 2007.
-
SOTILE, C. ; DallAgnol, A. ; HUPPES, Marilia ; PIANESSO, Tiago ; ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. . COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE SECAGEM, A QUENTE E A FRIO, EMPREGADOS EM FOLHAS DE ALECRIM (ROSMARINUS OFFICINALIS) QUANTO AO TEOR DE UMIDADE FINAL. In: V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007, Passo Fundo. V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007.
-
DallAgnol, A. ; SOTILE, C. ; PIANESSO, Tiago ; ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. . Avaliação do rendimento do óleo de alecrim (Rosmarinus officinalis l.) em função do método de secagem empregado para as folhas. In: XXII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e VII Feira de Protótipos, 2007, Passo Fundo. XXII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e VII Feira de Protótipos, 2009.
-
LOPES, Maximiliano de Souza ; SILVA, C. J. M. ; FRIEDRICH, M. T. . Avaliação de diferentes tipos de extração na composição em ácidos graxos de linhaça. In: V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007, Passo Fundo. V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007.
-
SILVA, C. J. M. ; LOPES, Maximiliano de Souza ; FRIEDRICH, M. T. . Composição em ácidos graxos de variedades de linhaça. In: V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007, Passo Funfo. V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007.
-
SOTILE, C. ; ZOCH, Alana Neto ; PIANESSO, Tiago ; HUPPES, Marilia ; FRIEDRICH, M. T. . Comparação entre dois métodos de secagem, a quente e a frio, empregados em folhas de alecrim (Rosmarinus officinalis) quanto ao teor de umidade final. In: V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007, Passo Fundo. V Simpósio de Alimentos para Região Sul, 2007.
-
Gutkoski, L. C. ; FRIEDRICH, M. T. . Emprego do teste da mancha como indicador da adição de ferro em farinha. In: VI Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. VI Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.
-
FRIEDRICH, M. T. ; ARBOIT, André Luis ; SANTOS, Daiane Kemmerich dos ; ZANETTE, Joana ; MONTANO, Ligia Ribeiro . Avaliação da estabilidade de margarina durante a armazenagem em diferentes temperaturas e luminosisade. In: IV Simpósio de Alimentos para a região Sul, 2005, Passo Fundo, 2005.
-
MARINI, L. ; MEZZOMO, N. ; Gutkoski, L. C. ; ELIAS, M. C. ; FRIEDRICH, M. T. . Avaliação da estabilidade de aveia submetida a secagem intermitente com alta temperatura. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004.
-
FRIEDRICH, M. T. . Monitoramento da rancidez oxidativa de aveia através da quantificação de ácidos graxos insaturados. In: XVIII congresso Brasileiro de ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, Porto Alegre. CBCTA 2002, 2002.
-
FRIEDRICH, M. T. ; SILVEIRA., C. H. ; UCZAY., F. . AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE CHIA E LINHAÇA EM BISCOITOS PELO DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS. In: III Semana do Conhecimento, 2016. III Semana do Conhecimento.
-
FRIEDRICH, M. T. ; ALMEIDA, V. O. . CONTROLE DE CONSUMO E RENDIMENTO DE TINTAS NA PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS. In: III Semana do Conhecimento, 2016, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. III Semana do Conhecimento, 2016.
-
FRIEDRICH, M. T. ; LANGARO, L. ; CANDATEN, S. . ESTUDO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNA EM FARELO DE SOJA. In: III Semana do Conhecimento, 2016, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. III Semana do Conhecimento, 2016.
-
FRIEDRICH, M. T. ; PIRES, N. . Determinação analítica da Desoxinivalenol (DON) em derivados de trigo. In: III Semana do Conhecimento, 2016, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. III Semana do Conhecimento, 2016.
-
SANTIN, D. S. ; FRIEDRICH, M. T. . DESENVOLVIMENTO DE BASE GLICERINADA PARA SABONETE. In: X Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2016, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. X Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2016.
-
LANGARO, L. ; CANDATEN, S. ; FRIEDRICH, M. T. . Avaliação da eficiência da extração de diferentes métodos na determinação de proteína em farelo de soja. In: X Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2016, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Avaliação da eficiência da extração de diferentes métodos na determinação de proteína em farelo de soja, 2016.
-
FRIEDRICH, M. T. ; BANDEIRA, N. M. G. . AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TÉRMICA DO ÓLEO DE CHÍA OBTIDO POR DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE EXTRAÇÃO. In: XXI Mostra de Iniciação Científica, 2011, Passo Fundo. XXI Mostra de Iniciação Científica, 2011.
-
FRIEDRICH, M. T. ; BANDEIRA, N. M. G. . RECUPERAÇÕES DE CONSERVANTES EM MARGARINA APARTIR DE DIFERENTES TIPOS DE FORTIFICAÇÕES. In: XXI Mostra de Iniciação Científica, 2011, Passo Fundo. XXI Mostra de Iniciação Científica, 2011.
-
MEDEIROS, L. A. ; FRIEDRICH, M. T. . Determinação de perdas de compostos nitrogenados pelo escoamento superficial. In: XIX Mostra de Iniciação Científica, 2009, Passo Fundo. XIX Mostra de Iniciação Científica, 2009.
-
DALL AGNOL, C. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel . Avaliação da repetibilidade e reprodutibilidade da metodologia analítica utilizada para determinação de aflatoxinas por CCD. In: XIX Mostra de Iniciação Científica, 2009, Passo Fundo. XIX Mostra de Iniciação Científica, 2009.
-
DALL AGNOL, C. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel . Avaliação da repetibilidade e reprodutibilidade da metodologia analítica utilizada para determinação de aflatoxinas por CCD. In: XIX Mostra de Iniciação Científica ? Pesquisa, Inovação e Tecnologia, 2008, Passo Fundo. Mostra de Iniciação Científica ? Pesquisa, Inovação e Tecnologia, 2008.
-
DALL AGNOL, C. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; FRANKEN, B. C. R. ; MOGNON, C. . Avaliação da qualidade do leite cru em função do índice de CMP. In: XVII Mostra de Iniciação Científica, 2008, Passo Fundo. XVII Mostra de Iniciação Científica, 2008.
-
DallAgnol, A. ; PIANESSO, T. ; SOTILE, C. ; FRIEDRICH, M. T. ; ZOCH, Alana Neto . Avaliação do rendimento do óleo de alecrim (Rosmarinus Oficinlis l.) em função do método de secagem empregado para folhas. In: XVII Mostra de Iniciação Científica, 2007, Passo Fundp. XVII Mostra de Iniciação Científica, 2007.
-
Santos, G. C. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; REGINATTO, Flávio H . Avaliação do perfil de saponinas por HPLC-UV em Ilex Paraguariensis. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006, Passo Fundo. XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006.
-
Faganello, S. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; ZOCH, Alana Neto . Avaliação da perda de compostos voláteis por secagem através da liofilização. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006, Passo Fundo. XVI Mostra de Iniciação Científica, 2006.
-
FRIEDRICH, M. T. ; DREYER, L. O. ; BATISTA, A. ; DRESCH, C. ; CAMARA, S. K. . DETERMINAÇÃO DA PRESENÇA DE GLICOMACROPEPTÍDEOS EM LEITE. In: XV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo. XV Mostra de Iniciação Científica, 2005.
-
BATISTA, Aline Ortiz ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel . Determinação de aditivos em bebidas não alcoólicas. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo, 2005.
-
HUPPES, Marilia ; PIANESSO, Tiago ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; RODRIGUES, Vera M. . Extração e quantificação do tocoferol do destilado desodorizado de óleo de soja. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo, 2005.
-
PIANESSO, Tiago ; HUPPES, Marilia ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; RODRIGUES, Vera M. . Extração e quantificação do tocoferol de óleos vegetais. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo, 2005.
-
PIANESSO, T. ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; RODRIGUES, Vera M. . Padronização de um método para extração do tocoferol dos óleos vegetais. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
DAMO, T. V. ; SCHULZ, J. G. ; FRIEDRICH, M. T. . Caracterização e verificação do índice de maturação do queijp tipo prato comercializado na região de Passo Fundo. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
HUPPES, Marilia ; DIAS, Daiane ; RODRIGUES, Vera M. ; FRIEDRICH, M. T. . Extração do tocoferol dos subprodutos da soja. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
FREITAS, G. ; MISTURA, Clóvia M. ; GOBBI, Delton Luiz ; DIAS, Daiane ; ZOCH, Alana Neto ; ZANELLA, R. ; FRIEDRICH, M. T. ; DIEHL, C. . Validação de metodologia analítica para determinação de resíduos de herbicidas em águas superficiais e subterrâneas por HPLC-UV na bacia hidrográfica do rio Passo Fundo, RS. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
GAIO, Muriel ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane . Teor de cafeína em bebidas de cola e guaraná. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
DIAS, Daiane ; FRIEDRICH, M. T. ; GAIO, Muriel . Comparação de parâmetros físico-químicos de diferentes compostos de erva-mate. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004.
-
GAIO, Muriel ; DIAS, Daiane ; SANTIN, João Anaracy ; FRIEDRICH, M. T. . Efeito do período de armazemento na preservação da composição nutritiva dos grãos de milho. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo, 2004.
-
FRIZZO, I. B. ; VIEIRA, V. F. ; FRIEDRICH, M. T. ; BARCELOS, R. P. ; ROSSATO-GRANDO, L. G. . Development of QuEChERS methodogy for quantification of agrochemical waste in blood through LC-MS. In: 2nd Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2018, Porto Alegre. 2nd Latin American Congress of Clinical and Laboratorial Toxicology, 2018.
-
PIZZOL, G. E. D. ; FRIEDRICH, M. T. ; BARCELOS, R. P. ; ROSSATO-GRANDO, L. G. . Desenvolvimento de método para verificar acumulação de agrotóxicos em corujas. In: IV Fórum REgional de Conservação e Biodiversidade: Desafios e Perceptivas da Sustentabilidade, 2018, Passo Fundo. IV Fórum REgional de Conservação e Biodiversidade: Desafios e Perceptivas da Sustentabilidade, 2018.
-
BOTH, J. ; GULLICH, L. ; ORO, T. ; FRIEDRICH, MARIA T. ; Gutkoski, L. C. . EMPREGO DE ENZIMA XILANASE EM MASSA DE FARINHA DE TRIGO DE GRÃO INTEIRO E SUA INFLUÊNCIA NO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017, Campinas. Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017.
-
BOTH, J. ; ESTERES, V. ; DEVOS, R. ; ORO, T. ; FRIEDRICH, M. T. ; Gutkoski, L. C. . RESÍDUO MINERAL EM GLÚTEN DE FARINHA DE TRIGO DE GRÃO INTEIRO DE DIFERENTES TAMANHOS DE PARTÍCULA. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017, Campinas. Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017.
-
BOTH, J. ; SANTETTI, G. S. ; ORO, T. ; FRIEDRICH, M. T. ; Gutkoski, L. C. . DETERMINAÇÃO DE GRUPAMENTOS SULFIDRILAS LIVRES EM FARINHA DE TRIGO DE GRÃO INTEIRO COM DIFERENTES TAMANHOS DE PARTÍCULA. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017, Campinas. Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017.
-
BOLSONI, S. ; FRIEDRICH, M. T. ; MISTURA, Clóvia M. . Determinação do pesticida metsulfurom-metil por LC-MS/MS em águas do campus I da UPF.. In: XI MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO ICEG, 2017, Passo fundo. XI MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO ICEG, 2017.
-
ZOCH, Alana Neto ; GOIN, D. ; FRIEDRICH, M. T. ; ROSTIROLLA, S. . ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM ÁCIDOS GRAXOS DE AMOSTRAS COMERCIAIS DE ÓLEOS COM VALOR NUTRICIONAL. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianópolis. Encontro Nacional de Química Analítica, 2016.
-
FRIEDRICH, M. T. ; GOIN, D. . AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ÁCIDOS GRAXOS TRANS EM BISCOITOS INTEGRAIS. In: III Semana do Conhecimento, 2016, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. III Semana do Conhecimento, 2016.
-
BOTH, J. ; ORO, T. ; PELC, K. ; Gutkoski, L. C. ; FRIEDRICH, M. T. ; ESTERES, V. . Efecto del tamao de partícula de la harina de trigo integral en las propiedades de pasta de almidón. In: XXVIII Jornadas técnicas de la AETC, 2016, Madri. XXVIII Jornadas técnicas de la AETC, 2016.
-
FRIEDRICH, M. T. . CHEMICAL ANALYSES OF FATTY ACIDS FROM COMMERCIAL OIL SAMPLES WITH NUTRITIONAL VALUES. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE ALIMENTOS, 2015, CAMPINAS. SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE ALIMENTOS, 2015.
-
STRAPAZON, I. ; HARTMANN, V. ; FRIEDRICH, M. T. ; LUFT, N. ; SILVA, K. P. ; Gutkoski, L. C. . Metodologia de determinação de sódio e potássio em pão de forma elaborado com substituto comercial de cloreto de sódio. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE ALIMENTOS, 2015, CAMPINAS. SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE ALIMENTOS, 2015.
-
FRIEDRICH, M. T. ; MODRAK, M. . DANOS QUE PODEM SER CAUSADOS PELO USO DE AGROTÓXICOS À SAÚDE HUMANA E AO MEIO AMBIENTE. In: IX Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2015, Passo Fundo. IX Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2015.
-
FRIEDRICH, M. T. . AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE DO MÉTODO DE DETECÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO EM LEITE CRÚ. In: 11 Slaca, 2015, CAMPINAS. 11 Slaca, 2015.
-
FRIEDRICH, M. T. . Chemical analyses of fatty acids from commercial oil samples with nutritional values. In: 11 Slaca, 2015, CAMPINAS. 11 Slaca, 2015.
-
FRIEDRICH, M. T. ; CANALI, L. P. P. . CONFIRMAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO FARELO DE SOJA. In: VIII Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2014, Passo Fundo. VIII Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2014.
-
FRIEDRICH, M. T. ; FURLANI, F. . AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS DE FUNGICIDAS EM GRÃOS DE TRIGO DA REGIÃO NORTE E NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL. In: VII Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2013, Passo Fundo. VII Mostra de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2013.
-
FRIEDRICH, M. T. ; BANDEIRA, N. M. G. . Avaliação do óleo de chia obtido por diferentes tipos de extração. In: Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2012, Florianópolis. Colacro XIV, 2012.
-
FRIEDRICH, M. T. ; PRESTA, M. A. ; DALL AGNOL, C. ; TEDESCO, C. G. . Avaliação da recuperação de conservantes em margarinas a partir de diferentes tipos de fortificações. In: XVI Encontro Nacional de Química Analítica, 2011, Campos do Jordão. XVI Encontro Nacional de Química Analítica, 2011.
-
FRIEDRICH, M. T. ; PRESTA, M. A. ; DALL AGNOL, C. ; GOETZ, F. . Otimização de metodologia analítica para determinação de avenantramida em aveia por HPLC-UV. In: XVI Encontro Nacional de Química Analítica, 2011, Campos do Jordão. XVI Encontro Nacional de Química Analítica, 2011.
-
DALL AGNOL, C. ; MOGNON, C. ; FRIEDRICH, M. T. ; PRESTA, M. A. . Otimização de metodologia pra determinação de oxitetracilina e tetracilina em leite por HPLC-UV. In: XIII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2010, Campos do Jordão. XIII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2010.
-
MOGNON, C. ; FRIEDRICH, M. T. ; DALL AGNOL, C. ; PRESTA, M. A. . Avaliação do teor de metanol em cachaças comercializadas na região de Marau. In: XIII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2010, Campos do Jordão. XIII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2010.
-
MERIB, J. ; PRESTA, M. A. ; DALL AGNOL, C. ; FRIEDRICH, M. T. . Avaliação de diferentes tipos de extação na determinação da fração lipídica em sementes de linhaça (Linum usitatissimum L.). In: IV Mostra Interna de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2010, Passo Fundo. IV Mostra Interna de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2010.
-
FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; SILVA, C. J. M. ; ZOCH, Alana Neto . Avaliação da composição de ácidos graxos em óleo de linhaça utilizando diferentes tipos de extração. In: XII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2008, Florianópolis. XII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2008.
-
FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; FRANKEN, B. C. R. . Validação de metodologia analítica para determinação do índice de CMP em leite crú. In: XII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2008, Florianópolis. XII Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2008.
-
ROSSI, I. ; SANTOS, T. F. ; GOBBI, Delton Luiz ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel . Aplicação da análise multivariada para o reconhecimento do tipo de óleo vegetal. In: II Mostra Interna de pesquisa e extensão do ICEG, 2008, Passo Fundo. II Mostra Interna de pesquisa e extensão do ICEG, 2008.
-
SANTOS, T. F. ; ROSSI, I. ; GOBBI, Delton Luiz ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel . Aplicação da análise multivariada para detectar fraudes em azeite de oliva. In: II Mostra Interna de pesquisa e extensão do ICEG, 2008, Passo Fundo'. II Mostra Interna de pesquisa e extensão do ICEG, 2008.
-
BOFF, E. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; ZOCH, Alana Neto . Validação de metodologia analítica para análise de áciso orgânicos por cromatografia líquaida de alta eficiência. In: II Mostra Interna de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2008, Passo Fundo. II Mostra Interna de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2008.
-
DallAgnol, A. ; SOTILE, C. ; HUPPES, Marilia ; PIANESSO, T. ; FRIEDRICH, M. T. ; ZOCH, Alana Neto . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO DE ALECRIM (Rosmarinus officinlis L.) EM FUNÇÃO DO MÉTODO DE SECAGEM EMPREGADO. In: VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas. VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007.
-
MEZZOMO, N. ; MILEO, B. R. ; FRIEDRICH, M. T. ; FERREIRA, S. R. S. ; MARTÍNEZ, J. . COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GRAXOS E RENDIMENTO DE EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE AMÊNDOA DE PÊSSEGO. In: VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas. VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007.
-
FRANKEN, B. C. R. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE CMP EM LEITE CRU, IN NATURA E CONGELADO EM FUNÇÃO DO ARMAZENAMENTO. In: VII SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2007, CAMPINAS. VII SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2007.
-
FRANKEN, B. C. R. ; FRIEDRICH, M. T. ; AZEVEDO, Mônia Stremel ; DIERSMANN, T. . Avaliação do índice de CMP em leite UHT em função do tempo de armazenamento. In: XV ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 2007, LONDRINA. XV ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 2007.
-
ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. . COMPARAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DO ÓLEO VOLÁTIL DA ESPÉCIE POERETHIA LATIFOLIA OBTIDO POR HIDRODESTILAÇÃO E EXTRAÇÃO COM FLUIDO SUPERCRÍTICO. In: IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, 2007, FORTALEZA. IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, 2007.
-
ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. . Obtenção do óleo volátil de erva-de-touro com extração fluido supercrítico e hidrodestilação. In: Mostra Interna de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2007, Passo Fundo. Mostra Interna de Pesquisa e Extensão do Iceg, 2007.
-
FRIEDRICH, M. T. ; ZANETTE, Joana ; SANTOS, Daiane Kemmerich dos ; MONTANO, Ligia Ribeiro ; ARBOIT, André Luis . AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE MARGARINAS ARMAZENADAS EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE TEMPERATURA E LUMINOSIDADE. In: Simpósio Latino Americano de Alimentos, 2005, Campinas. Simpósio Latino Americano de Alimentos, 2005.
-
ZOCH, Alana Neto ; NOLLA, Delvino ; FRIEDRICH, M. T. ; FISCHER, Janaína ; MANFRON, Rosicler ; LINCK, Mara Regina ; RODRIGUES, Vera M. ; PIZZOLATO, Tânia Mara . PRODUÇÂO DE BIOMASSA E RENDIMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CARQUEJAS CULTIVADAS EM PASSO FUNDO. In: Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2005, Campinas. Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2005.
-
BONAMIGO, M. ; ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; NOLLA, Delvino ; RODRIGUES, Vera M. ; PIZZOLATO, Tânia Mara . AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DA ERVA-DE-TOURO (Poerethia latifólia Vog) DE PASSO FUNDO. In: Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2005, Campinas. Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2005.
-
FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; GAIO, Muriel . VALIDAÇÃO DE MÉTODO CROMATOGRÁFICO PARA DETERMINAÇÃO DE. In: Simpósio Latino Americano de Alimentos, 2005, Campinas. Simpósio Latino Americano de Alimentos, 2005.
-
Gutkoski, L. C. ; FRIEDRICH, M. T. . Estabilidade no armazenamento e na produção de pão de forma de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. In: VI Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. VI Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.
-
FRIEDRICH, M. T. . Avaliação cromatográfica de saponinas em amostras comerciais de erva-mate. In: XV Mostra de Iniciação científica, 2005, Passo Fundo. XV Mostra de Iniciação científica, 2005.
-
FRIEDRICH, M. T. ; BORDIGNON JÚNIOR, Celso Luiz ; ZOCH, Alana Neto ; REGINATTO, Flávio H ; SCHENKEL, Eloir Paulo . Avaliação do perfil cromatográfico de saponinas por HPLC e CCD em preparações comerciais contendo Ilex paraguariensis. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo, 2005.
-
BORDIGNON JÚNIOR, Celso Luiz ; FRIEDRICH, M. T. ; ZOCH, Alana Neto ; SCHENKEL, Eloir Paulo ; REGINATTO, Flávio H . Avaliação do perfil cromatográfico de saponinas por HPLC e CCD em preparações comerciais contendo Ilex paraguariensis. In: V de la Sociedad Latinoamericana de Fitoquímica Prof. Emer. Patric Moyna e I Congresso de Fitoterápicos del Mercosur, 2005, Montevideo, 2005.
-
PRADO, Edgardo A. ; LAUXEN, Ademar A. ; MISTURA, Clóvia M. ; LINCK, Mara Regina ; FRIEDRICH, M. T. ; ZOCH, Alana Neto . Formação continuada de professores de química no ensino médio - relato de curso de atualização. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004, Goiânia. XII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004.
-
FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; GAIO, Muriel . Perfil cromatográfico de ácidos graxos saturados e trans em manteigas e margarinas. In: X Congresso Latino Americano de Cromatografia, 2004, Campos do Jordão. X Congresso Latino-americano de Cromatografia, 2004.
-
TATSCH, P. O. ; DIAS, Daiane ; FRIEDRICH, M. T. ; NOLLA, Delvino ; RODRIGUES, Vera M. ; MARQUES, M. O. M. . Extratos de manjericão (Ocimum basilicum L) em cultivos convencional e hidropônico. In: XIX Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2004, Curitiba. XIX Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2004.
-
CARAMAO, E. B. ; FREITAS, L. S. ; SOUZA, C. G. ; FRIEDRICH, M. T. . Análise rápida de vitamina E em óleo de semente de uva obtido por diferentes métodos de extração. In: X Congresso Latino-americano de Cromatografia, 2004, Campos do Jordão. X Congresso Latino-americano de Cromatografia, 2004.
-
ZOCH, Alana Neto ; FISCHER, Janaína ; DIAS, Daiane ; NOLLA, Delvino ; LINCK, Mara Regina ; FRIEDRICH, M. T. ; PIZZOLATO, Tânia Mara . Avaliação da composição química do óleo essencial de carquejas submetidas a diferentes condições de cultivo e coletadas em diferentes períodos do ciclo vegetativo.. In: X Congresso Latino-americano de Cromatografia, 2004, Campos do Jordão. X Congresso Latino-americano de Cromatografia, 2004. p. 314-314.
-
GAIO, Muriel ; DIAS, Daiane ; FRIEDRICH, M. T. . Quantificação de gordura saturada e trans em manteigas e margarinas versão normal e light. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e III Feira de Protótipos, 2004, Curitiba, 2004.
-
PRADO, Edgardo A. ; LAUXEN, Ademar A. ; MISTURA, Clóvia M. ; LINCK, Mara Regina ; ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. ; GOBBI, Delton Luiz . Atualização de professores de química no ensino médio - formato de curso na UPF. In: Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza, 2004.
-
Gutkoski, L. C. ; ELIAS, M. C. ; FRIEDRICH, M. T. . Composição de lipídios e a formação de n-hexanal em grãos de aveia submetidos à secagem intermitente com altas temperaturas. In: Simpósio Latino americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas. 5 Simpósio Latino americano de Ciência de Alimentos, 2003.
-
COLET, F. ; FRIEDRICH, M. T. ; RUPOLLO, G. ; Gutkoski, L. C. ; ELIAS, M. C. . Armazenamento hermético e convencional na conservação de grãos de aveia da cultivar UPF 18. In: XIII Mostra de Inciciação Científica, 2003, Passo Fundo. XIII Mostra de Inciciação Científica, 2003.
-
RODRIGUES, Vera M. ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane . Teor de tocoferol em óleos vegetais. In: 5 simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas. 5 simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003.
-
FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; SANTIN, João Anaracy ; PRESTA, M. A. ; GOBBI, Delton Luiz . Avaliação da contaminação de aflatoxinas em produtos para alimentação animal. In: 5 simpósio Latino americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas. 5 simpósio Latino americano de Ciência de Alimentos, 2003.
-
FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; GAIO, Muriel . Confirmação de resíduos de antibióticos em leite utilizando SPE e HPLC-UV. In: 5 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas. 5 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003.
-
MANFRON, Rosicler ; ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. ; RODRIGUES, Vera M. ; DIAS, Daiane ; NOLLA, Delvino ; PIZZOLATO, Tânia Mara ; LINK, M. R. . Efeito do tipo tratamento agronômico adotado na cultivo de camomila (Chamomila recutita L. Rauscher) sobre a produção de biomassa, rendimento de ólo essencial e concentração de alfa-bisabolol. In: II Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2003, Campinas. II Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2003.
-
FISCHER, Janaína ; ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; PIZZOLATO, Tânia Mara ; RODRIGUES, Vera M. . Estudo da variabilidade na composição química do óleo essencial de camomila (Chamomilla recutita L. Rauscher) em função do tipo de cultivo adotado. In: XIII Mostra de Inicicação Cient[ifica, 2003, Passo Fundo. XIII Mostra de Inicicação Científica, 2003.
-
ZOCH, Alana Neto ; FISCHER, Janaína ; FRIEDRICH, M. T. ; DIAS, Daiane ; NOLLA, Delvino ; LINCK, Mara Regina ; PIZZOLATO, Tânia Mara ; RODRIGUES, Vera M. ; MANFRON, Rosicler . Extração e identificação dos componentes químicos do óleo essencial da espécie camomilam(Chamomila recutits l. Rausscher) na região de Passo Fundo - RS. In: XXIII Encontro de Debates sobre o ensino de química, 2003, Passo Fundo. XXIII Encontro de Debates sobre o ensino de química, 2003.
-
Macedo, S. B. ; ZOCH, Alana Neto ; NOLLA, Delvino ; FRIEDRICH, M. T. ; RODRIGUES, Vera M. . Secagem das flores de camomila (Camomila recutita [L.]rauschert) r obtenção do óleo essencial por métodos convencionais de extração. In: II Simpósio Brasileiro de óleos essenciais, 2003, Campinas. II Simpósio Brasileiro de Óeos Essenciais, 2003. v. 1. p. 122-122.
-
ZOCH, Alana Neto ; FRIEDRICH, M. T. ; RODRIGUES, Vera M. . Extração do óleo essencial de camomila (Chamomilla recutita [L.] Rauschert)por hidrodestilação. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e III Feira de Protótipos, 2002, Passo Fundo. Anais Cricte 2002, 2002.
-
JACQUES, R. A. ; BEVENUTTI, E. V. ; PIZZOLATO, Tânia Mara ; FRIEDRICH, M. T. . Retention capacity of silica gel grafted with p-anisidine for phenolic compounds in aqueous solution. In: Congreso Latinoamericano de cromatografia y tecnicas afines, 2000, Buenos Aires. VIII Congreso latinoamericano de cromatografia y tecnicas afines, 2000. p. 265-265.
-
FRIEDRICH, M. T. ; PIZZOLATO, Tânia Mara ; MARTINS, A. F. ; JACQUES, R. A. . Development of analytic procedure for analysis of the effluent fron trifluralin production. In: Congreso Latinoamericano de cromatografia y tecnicas afines, 2000, Buenos Ayres. VIII Congresso Latino Americano de Cromatografia Y Tecnicas Afines, 2000. p. 270-270.
-
FRIEDRICH, M. T. ; PIZZOLATO, Tânia Mara ; MARTINS, A. F. . Estudo da recuperação dos intermediários de sintese da fabricação do herbicida Trifluralina. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 1999, Santa Maria. Encontro Nacional de Química Analítica, 1999. p. CE-52.
-
FRIEDRICH, M. T. ; PIZZOLATO, Tânia Mara ; ZANELLA, R. ; PAVAN, F. . Estudo comparativo de retenção de organohalogenados em sílica gel quimicamente modificada. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 1999, Santa Maria - RS. X Encontro Nacional de Química Analítica, 1999. p. CE-11.
-
FRIEDRICH, M. T. ; VELOSO, C. B. ; DORO, C. T. ; SILVEIRA, A. E. A. . Teor de minerais em misturas de farinha de trigo e aveia em produtos elaborados como trigo e macarrão. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas, 1996.
-
FRIEDRICH, M. T. ; SOARES, L. N. ; ESCOSTRGUI, P. A. V. ; BISSAN, C. A. . Estimativa de H + Al através do índice de SPM em solos do rio Grande do sul e Santa Catarina. In: Mostra de Iniciação Científica, 1995, Passo Fundo. Mostra de Iniciação científica, 1985.
-
FRIEDRICH, M. T. . Uso de MR e MRC: quando é realmente necessário MRC?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FRIEDRICH, M. T. . Quais calibrações são indispensáveis para um laboratório de ensaios?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
FRIEDRICH, M. T. . O papel do auditor em auditorias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FRIEDRICH, M. T. . Garantia de qualidade em laboratórios de ensaios químicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FRIEDRICH, M. T. . Introdução a NBR ISO IEC 17025. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FRIEDRICH, M. T. . Atualização para norma Iso 17025:2005. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FRIEDRICH, M. T. . Implantação da norma Iso 17025 nos laboratórios de ensaios do Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo. 2002. (Relatório de pesquisa).
FRIEDRICH, M. T. . Implantação da norma Iso guia 25 em laboratórios de ensaio. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Ação antifúngica de óleos essenciais e extrato hidroalcoólico de Physalis peruviana sobre o fungo Botrytis cinerea, Descrição: O Botrytis cinerea, mais conhecido como mofo cinzento, é um fungo devastador que atinge mais de 1.000 espécies de plantas, tem distribuição mundial e atualmente encontra-se na posição de ser o maior fitopatógeno em morangos. A alta capacidade deste fungo em adquirir resistência aos fungicidas recomendados tem levado ao estudo e desenvolvimento de novas técnicas de controle fúngico, preferencialmente a partir de matrizes biológicas. Extratos e óleos essenciais de plantas tem sido estudados com a finalidade de desenvolver métodos de biocontrole a fungos e bactérias, onde os metabólitos secundários extraídos são responsáveis pela atividade antifúngica. O fruto de Physalis peruviana Linnaeus é considerado um alimento funcional natural devido aos seus compostos bioativos, como ácidos fenólicos, flavonoides, capacidade antioxidante e sais minerais, além de ter eficiência comprovada no controle do Botrytis cinerea. O presente estudo tem como objetivos extrair o óleo dos frutos de Physalis peruviana Linnaeus utilizando soxhlet, fluido supercrítico e Clevenger, determinar a composição química dos óleos, avaliar a ação antifúngica frente ao fungo Botrytis cinérea in vivo e in vitro dos óleos obtidos por diferentes métodos e produzir um extrato hidroalcoólico a fim de comparar a eficiência da antifúngica em comparação com os óleos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Bianca Helena Kufner Mikolaiczik - Integrante.
-
2017 - 2019
Avaliação do potencial antifúngico de nanoemulsão de Physalis peruviana Linnaeus, Descrição: A crescente demanda dos consumidores por alimentos mais seguros tem resultado em um aumento na busca de substâncias naturais que possam vir a substituir ou reduzir o uso de produtos químicos, bem como, métodos alternativos para controle de doenças pós-colheita ocasionadas por fungos em alimentos. Por muito tempo o uso de fungicidas e outros agrotóxicos foram vistos como a forma mais adequada de controle de patógenos em alimentos tanto na pré como na pós-colheita. Contudo, o uso excessivo e inadequado de fungicidas tem ocasionado prejuízos ao meio ambiente, pela contaminação da água e solo, aumentado o número de microorganismos resistentes e contribuído para alterações do sistema endócrino humano, problemas neurodegenerativos, hepáticos e renais. Extratos obtidos de matrizes vegetais são uma alternativa ao uso de fungicidas sintéticos. Metabólitos secundários como compostos fenólicos e flavonoides, presentes naturalmente em diferentes espécies vegetais, são capazes de desempenhar ação fungicida contra diferentes fungos. Frutos da espécie Physalis peruviana Linnaeus constituem-se como uma importante fonte de compostos bioativos, incluindo compostos fenólicos, flavonoides e carotenoides. Por serem instáveis é necessário utilizar de técnicas adequadas para proteger essas substâncias e aumentar a eficiência dos extratos. Nanoemulsões garantem proteção à essas substâncias, maior eficiência, distribuição uniforme das gotas e estabilidade. Portanto, o objetivo desta pesquisa é produzir nanoemulsões enriquecidas com compostos bioativos de Physalis peruviana Linnaeus e avaliá-las quanto à sua ação fungicida natural frente aos fungos Botrytis cinerea; Rhizopus stolonifer (Ehrenb. Fr.) Vuill e Colletotrichum gloeosporioides.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / PRIAMO, WAGNER L. - Integrante / Débora Filippi - Integrante.
-
2017 - 2018
IMPLANTAÇÃO DE ANÁLISES DE ÁGUA PARA APOIO AO SETOR PRODUTIVO ALIMENTÍCIO, Descrição: Através deste projeto foi aprovada a compra de um cromatógrafo iônico e um espectrofotômetro de absorção atômica com atomizadores forno, chama e gerador de hidretos. Atuei na instalação e implantação das metodologias analíticas para determinação de metais em amostras ambientais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Delton Luiz Gobbi - Integrante / Laura Beatriz Rodrigues - Integrante.
-
2016 - 2018
Avaliação da incidência da micotoxina desoxonivalenol em trigo frente a aplicação de fungicida e no desenvolvimento de produtos de panificação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luiz Carlos Gutkoski - Integrante / Tatiana Oro - Integrante / Daniela Honnef - Integrante.
-
2016 - 2018
Avaliação da presença de espécies botânicas no mel através de cromatografia líquida de alta eficiência, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luana Luviza Bombardelli - Integrante / Thanise Teston Paganini - Integrante.
-
2016 - 2017
ESTUDO COM BIODIESEL: AVALIAÇÃO ENTRE AMOSTRAS DE USINAS DA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luana Meiry Dal Alba de Farias - Integrante / Vitória Cazuni de Almeida - Integrante.
-
2016 - 2017
Determinação do Pesticida Clorimuron Etílico por LC-MS/MS em Amostras de Água Potável e Superficial., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Valéria Favero Marini - Integrante.
-
2016 - 2017
Determinação da degradação dos óleos vegetais de canola e soja submetidos ao processo de fritura por imersão, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / André Branbila - Integrante.
-
2015 - 2017
Estudo da formação de massa elaborada com farinha de trigo de grão inteiro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Carlos Gutkoski em 13/01/2017., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Integrante / Luiz Carlos Gutkoski - Coordenador / Josemere Both - Integrante / Tatiana Oro - Integrante.
-
2013 - 2017
Desenvolvimento e Melhoria da Qualidade do Mel na região da Produção, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Helio Carlos Rocha - Integrante., Financiador(es): Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
Valoração de soro de leite através de processos de filtração por membrana e bioprocessos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Integrante / Vera M. Rodrigues - Integrante / Luiz Carlos Gutkoski - Integrante / Luciane Maria Colla - Integrante / Marcelo Henkmayer - Integrante / Vandré Barbosa Brião - Coordenador / Telma Elita Bertolin - Integrante / Christian Oliveira Reinehr - Integrante / Jeferson Stefanello Piccin - Integrante., Financiador(es): Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2014
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de ácidos graxos utilizando GC-MS/MS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Lilian Regina Barosky Carezia - Integrante.
-
2011 - 2012
Avaliação da estabilidade térmica do óleo de chía obtido por diferentes procedimentos de extração, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador.
-
2011 - 2012
Avaliação da estabilidade térmica do azeite de oliva e outros parâmetros físico-químicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Vanessa Lardini - Integrante.
-
2011 - 2012
Implantação parcial da norma ISO/IEC 17025:2005 em laboratório de ensaios em alimentos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Helen Sara Pereira Spaniol - Integrante.
-
2010 - 2011
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de avenantramida em aveia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2007
Determinação do índice de CMP em leite, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador.
-
2005 - 2006
Avaliação do potencial alelopático de biótipos de canola (Brassica napus L. var. oleifera), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador.
-
2005 - 2006
Determinação da presença de glicomacropeptídeos em leite comercializado em Passo Fundo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador.
-
2005 - 2006
Estabilidade no armazenamento e na produção de pão de forma de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador.
-
2005 - 2006
Desenvolvimento e Validação de metodologia para determinação de resíduos de antibióticos em leite, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2010
Avaliação da extração de nitrato e amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luiz Alberi Medeiros - Integrante.
-
2009 - 2010
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de oxitetraciclina e tetraciclina em leite, Descrição: Os antibióticos são utilizados no tratamento de doenças do gado leiteiro e também são ingeridos junto com suplementos alimentares. A presença de resíduos de antibióticos no leite representa riscos a saúde humana e problemas na indústria pela inibição de fermentos láticos, causando prejuízos econômicos. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCRB) do MAPA estabeleceu um limite de 100 ng/mL para tetraciclina e oxitetraciclina em leite, conforme limites estabelecidos pelo CODEX ALIMENTARIUS. Para a realização das análises de resíduos de antibióticos em leite foi utilizado cromatógrafo líquido com detector ultravioleta a 355 nm. Realizou-se testes com dois tipos de colunas C-8 e C-18 sendo que coluna de C-8 apresentou melhor desempenho. A fase móvel otimizada foi ácido oxálico 0,01M:acetonitrila:metanol (72:8:20, v/v/v) e o fluxo ótimo da fase móvel, que foi obtido através da construção da curva de Van Deemter, foi de 1 mL/min. Para avaliação da recuperação do método, a matriz branca de leite foi fortificada com os padrões de oxitetraciclina e tetraciclina nas concentrações de 50; 100; 500; 1000; 2500; 5000 g/L. O preparo da amostras foi realizado conforme Denobile e Nascimento (2004). Em um tubo de centrífuga foi colocado 1 mL da amostra de leite e após a adição do padrão de tetraciclina e oxitetraciclina, adicionou-se 350 L de solução de ácido tricloroacético a 80% em acetonitrila. Colocou-se as amostras em ultrasom por 10 minutos, depois agitou-se em vortex por 1 minuto e colocou-se em uma centrífuga por 10 minutos. Após, filtrou-se em filtro de 0,45 m e realizou-se a injeção no HPLC-UV. As recuperações obtidas nas extrações variaram entre 85 e 116,3%. O limite de detecção obtido foi de 500 g/L. Foram realizados estudos para diminuir o limite de detecção. Iniciaram-se testes de pré-concentração, utilizando cartuchos de SPE (C-18) que foram condicionados com 10 mL de metanol, 10 mL de água ultrapura e 10 mL de cloreto. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / CARINE DALL AGNOL - Integrante.
-
2010 - 2010
Avaliação da extração de nitrato e amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luiz Alberi Medeiros - Integrante.
-
2009 - 2010
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de oxitetraciclina e tetraciclina em leite, Descrição: Os antibióticos são utilizados no tratamento de doenças do gado leiteiro e também são ingeridos junto com suplementos alimentares. A presença de resíduos de antibióticos no leite representa riscos a saúde humana e problemas na indústria pela inibição de fermentos láticos, causando prejuízos econômicos. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCRB) do MAPA estabeleceu um limite de 100 ng/mL para tetraciclina e oxitetraciclina em leite, conforme limites estabelecidos pelo CODEX ALIMENTARIUS. Para a realização das análises de resíduos de antibióticos em leite foi utilizado cromatógrafo líquido com detector ultravioleta a 355 nm. Realizou-se testes com dois tipos de colunas C-8 e C-18 sendo que coluna de C-8 apresentou melhor desempenho. A fase móvel otimizada foi ácido oxálico 0,01M:acetonitrila:metanol (72:8:20, v/v/v) e o fluxo ótimo da fase móvel, que foi obtido através da construção da curva de Van Deemter, foi de 1 mL/min. Para avaliação da recuperação do método, a matriz branca de leite foi fortificada com os padrões de oxitetraciclina e tetraciclina nas concentrações de 50; 100; 500; 1000; 2500; 5000 g/L. O preparo da amostras foi realizado conforme Denobile e Nascimento (2004). Em um tubo de centrífuga foi colocado 1 mL da amostra de leite e após a adição do padrão de tetraciclina e oxitetraciclina, adicionou-se 350 L de solução de ácido tricloroacético a 80% em acetonitrila. Colocou-se as amostras em ultrasom por 10 minutos, depois agitou-se em vortex por 1 minuto e colocou-se em uma centrífuga por 10 minutos. Após, filtrou-se em filtro de 0,45 m e realizou-se a injeção no HPLC-UV. As recuperações obtidas nas extrações variaram entre 85 e 116,3%. O limite de detecção obtido foi de 500 g/L. Foram realizados estudos para diminuir o limite de detecção. Iniciaram-se testes de pré-concentração, utilizando cartuchos de SPE (C-18) que foram condicionados com 10 mL de metanol, 10 mL de água ultrapura e 10 mL de cloreto. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / CARINE DALL AGNOL - Integrante.
-
2010 - 2010
Avaliação da extração de nitrato e amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luiz Alberi Medeiros - Integrante.
-
2009 - 2010
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de oxitetraciclina e tetraciclina em leite, Descrição: Os antibióticos são utilizados no tratamento de doenças do gado leiteiro e também são ingeridos junto com suplementos alimentares. A presença de resíduos de antibióticos no leite representa riscos a saúde humana e problemas na indústria pela inibição de fermentos láticos, causando prejuízos econômicos. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCRB) do MAPA estabeleceu um limite de 100 ng/mL para tetraciclina e oxitetraciclina em leite, conforme limites estabelecidos pelo CODEX ALIMENTARIUS. Para a realização das análises de resíduos de antibióticos em leite foi utilizado cromatógrafo líquido com detector ultravioleta a 355 nm. Realizou-se testes com dois tipos de colunas C-8 e C-18 sendo que coluna de C-8 apresentou melhor desempenho. A fase móvel otimizada foi ácido oxálico 0,01M:acetonitrila:metanol (72:8:20, v/v/v) e o fluxo ótimo da fase móvel, que foi obtido através da construção da curva de Van Deemter, foi de 1 mL/min. Para avaliação da recuperação do método, a matriz branca de leite foi fortificada com os padrões de oxitetraciclina e tetraciclina nas concentrações de 50; 100; 500; 1000; 2500; 5000 g/L. O preparo da amostras foi realizado conforme Denobile e Nascimento (2004). Em um tubo de centrífuga foi colocado 1 mL da amostra de leite e após a adição do padrão de tetraciclina e oxitetraciclina, adicionou-se 350 L de solução de ácido tricloroacético a 80% em acetonitrila. Colocou-se as amostras em ultrasom por 10 minutos, depois agitou-se em vortex por 1 minuto e colocou-se em uma centrífuga por 10 minutos. Após, filtrou-se em filtro de 0,45 m e realizou-se a injeção no HPLC-UV. As recuperações obtidas nas extrações variaram entre 85 e 116,3%. O limite de detecção obtido foi de 500 g/L. Foram realizados estudos para diminuir o limite de detecção. Iniciaram-se testes de pré-concentração, utilizando cartuchos de SPE (C-18) que foram condicionados com 10 mL de metanol, 10 mL de água ultrapura e 10 mL de cloreto. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / CARINE DALL AGNOL - Integrante.
-
2010 - 2010
Avaliação da extração de nitrato e amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luiz Alberi Medeiros - Integrante.
-
2009 - 2010
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de oxitetraciclina e tetraciclina em leite, Descrição: Os antibióticos são utilizados no tratamento de doenças do gado leiteiro e também são ingeridos junto com suplementos alimentares. A presença de resíduos de antibióticos no leite representa riscos a saúde humana e problemas na indústria pela inibição de fermentos láticos, causando prejuízos econômicos. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCRB) do MAPA estabeleceu um limite de 100 ng/mL para tetraciclina e oxitetraciclina em leite, conforme limites estabelecidos pelo CODEX ALIMENTARIUS. Para a realização das análises de resíduos de antibióticos em leite foi utilizado cromatógrafo líquido com detector ultravioleta a 355 nm. Realizou-se testes com dois tipos de colunas C-8 e C-18 sendo que coluna de C-8 apresentou melhor desempenho. A fase móvel otimizada foi ácido oxálico 0,01M:acetonitrila:metanol (72:8:20, v/v/v) e o fluxo ótimo da fase móvel, que foi obtido através da construção da curva de Van Deemter, foi de 1 mL/min. Para avaliação da recuperação do método, a matriz branca de leite foi fortificada com os padrões de oxitetraciclina e tetraciclina nas concentrações de 50; 100; 500; 1000; 2500; 5000 µg/L. O preparo da amostras foi realizado conforme Denobile e Nascimento (2004). Em um tubo de centrífuga foi colocado 1 mL da amostra de leite e após a adição do padrão de tetraciclina e oxitetraciclina, adicionou-se 350 µL de solução de ácido tricloroacético a 80% em acetonitrila. Colocou-se as amostras em ultrasom por 10 minutos, depois agitou-se em vortex por 1 minuto e colocou-se em uma centrífuga por 10 minutos. Após, filtrou-se em filtro de 0,45 µm e realizou-se a injeção no HPLC-UV. As recuperações obtidas nas extrações variaram entre 85 e 116,3%. O limite de detecção obtido foi de 500 µg/L. Foram realizados estudos para diminuir o limite de detecção. Iniciaram-se testes de pré-concentração, utilizando cartuchos de SPE (C-18) que foram condicionados com 10 mL de metanol, 10 mL de água ultrapura e 10 mL de cloreto. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / CARINE DALL AGNOL - Integrante.
-
2010 - 2010
Avaliação da extração de nitrato e amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luiz Alberi Medeiros - Integrante.
-
2009 - 2010
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de oxitetraciclina e tetraciclina em leite, Descrição: Os antibióticos são utilizados no tratamento de doenças do gado leiteiro e também são ingeridos junto com suplementos alimentares. A presença de resíduos de antibióticos no leite representa riscos a saúde humana e problemas na indústria pela inibição de fermentos láticos, causando prejuízos econômicos. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCRB) do MAPA estabeleceu um limite de 100 ng/mL para tetraciclina e oxitetraciclina em leite, conforme limites estabelecidos pelo CODEX ALIMENTARIUS. Para a realização das análises de resíduos de antibióticos em leite foi utilizado cromatógrafo líquido com detector ultravioleta a 355 nm. Realizou-se testes com dois tipos de colunas C-8 e C-18 sendo que coluna de C-8 apresentou melhor desempenho. A fase móvel otimizada foi ácido oxálico 0,01M:acetonitrila:metanol (72:8:20, v/v/v) e o fluxo ótimo da fase móvel, que foi obtido através da construção da curva de Van Deemter, foi de 1 mL/min. Para avaliação da recuperação do método, a matriz branca de leite foi fortificada com os padrões de oxitetraciclina e tetraciclina nas concentrações de 50; 100; 500; 1000; 2500; 5000 µg/L. O preparo da amostras foi realizado conforme Denobile e Nascimento (2004). Em um tubo de centrífuga foi colocado 1 mL da amostra de leite e após a adição do padrão de tetraciclina e oxitetraciclina, adicionou-se 350 µL de solução de ácido tricloroacético a 80% em acetonitrila. Colocou-se as amostras em ultrasom por 10 minutos, depois agitou-se em vortex por 1 minuto e colocou-se em uma centrífuga por 10 minutos. Após, filtrou-se em filtro de 0,45 µm e realizou-se a injeção no HPLC-UV. As recuperações obtidas nas extrações variaram entre 85 e 116,3%. O limite de detecção obtido foi de 500 µg/L. Foram realizados estudos para diminuir o limite de detecção. Iniciaram-se testes de pré-concentração, utilizando cartuchos de SPE (C-18) que foram condicionados com 10 mL de metanol, 10 mL de água ultrapura e 10 mL de cloreto. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / CARINE DALL AGNOL - Integrante.
-
2010 - 2010
Avaliação da extração de nitrato e amônio utilizando resinas de trocas catiônicas e aniônicas, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / Luiz Alberi Medeiros - Integrante.
-
2009 - 2010
Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de oxitetraciclina e tetraciclina em leite, Descrição: Os antibióticos são utilizados no tratamento de doenças do gado leiteiro e também são ingeridos junto com suplementos alimentares. A presença de resíduos de antibióticos no leite representa riscos a saúde humana e problemas na indústria pela inibição de fermentos láticos, causando prejuízos econômicos. No Brasil, o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCRB) do MAPA estabeleceu um limite de 100 ng/mL para tetraciclina e oxitetraciclina em leite, conforme limites estabelecidos pelo CODEX ALIMENTARIUS. Para a realização das análises de resíduos de antibióticos em leite foi utilizado cromatógrafo líquido com detector ultravioleta a 355 nm. Realizou-se testes com dois tipos de colunas C-8 e C-18 sendo que coluna de C-8 apresentou melhor desempenho. A fase móvel otimizada foi ácido oxálico 0,01M:acetonitrila:metanol (72:8:20, v/v/v) e o fluxo ótimo da fase móvel, que foi obtido através da construção da curva de Van Deemter, foi de 1 mL/min. Para avaliação da recuperação do método, a matriz branca de leite foi fortificada com os padrões de oxitetraciclina e tetraciclina nas concentrações de 50; 100; 500; 1000; 2500; 5000 µg/L. O preparo da amostras foi realizado conforme Denobile e Nascimento (2004). Em um tubo de centrífuga foi colocado 1 mL da amostra de leite e após a adição do padrão de tetraciclina e oxitetraciclina, adicionou-se 350 µL de solução de ácido tricloroacético a 80% em acetonitrila. Colocou-se as amostras em ultrasom por 10 minutos, depois agitou-se em vortex por 1 minuto e colocou-se em uma centrífuga por 10 minutos. Após, filtrou-se em filtro de 0,45 µm e realizou-se a injeção no HPLC-UV. As recuperações obtidas nas extrações variaram entre 85 e 116,3%. O limite de detecção obtido foi de 500 µg/L. Foram realizados estudos para diminuir o limite de detecção. Iniciaram-se testes de pré-concentração, utilizando cartuchos de SPE (C-18) que foram condicionados com 10 mL de metanol, 10 mL de água ultrapura e 10 mL de cloreto. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Tereza Friedrich - Coordenador / CARINE DALL AGNOL - Integrante.
Prêmios
2018
2° Lugar na Área de Ciência de Alimentos (categoria trabalho Científico), X Simpósio de Alimentos.
2016
Professora Amiga da Turma, Universidade de Passo Fundo.
2016
Paraninfa da turma de Química Bacharel, Universidade de Passo Fundo.
2011
Avaliadora para Sistema da Qualidade e Ensaios químicos e físico-químicos. Norma de referência IEC/ISO17025:2005, Rede Metrológica.
2010
Professor Homenageado, Curso de Química - UPF.
2009
Professor Homenagiado, UPF - Curso de Química.
2009
Professora Amiga da Turma, UPF - Curso de Química.
2008
Professor Homenageado, UPF - Curso de Farmácia.
2008
Professor Homenageado, UPF - Curso de Engenharia de Alimentos.
2008
Professor Homenageado, UPF - Curso de Química.
2007
Professor Homenageado, UPF - Curso de Engenharia de Alimentos.
2007
Professor Homenageado, UPF - Curso de Química.
2005
Professor Homenageado, UPF - Curso de Química.
2004
Professor Homenageado, UPF - Curso de Química.
2003
Professor Homenageado, UPF - Curso de Química.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
Rede Metrológica do RsVínculo: Avaliadora, Enquadramento Funcional: Avaliadora técnica
Outras informações:
Avaliadora técnica para os seguintes produtos:
- Alimentos e Bebidas ? Ensaios químicos, biológicos, análise sensorial, microscopia, métodos cromatográficos, espectrométricos, gravimétricos, térmicos e eletroquímicos
- Meio ambiente ? Ensaios químicos, biológicos, métodos cromatográficos, espectrométricos, gravimétricos e eletroquímicos
- Agricultura e Pecuária - Ensaios químicos e biológicos
- Amostragem
- Saúde humana - Ensaios toxicológicos
2005 - 2007
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Conselho Consultivo, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 0
Atividades
-
03/2005 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Conselho Consultivo.
2019 - Atual
Universidade de Passo FundoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professora do Curso de MBA EM CONTROLE DE QUALIDADE E MEIO AMBIENTE: GESTÃO DO LABORATÓRIO E DA INDÚSTRIA da disciplina de FORMAÇÃO DE AUDITORES E AUDITORIA REMOTA, com base na norma ISO 19011
2000 - 2019
Universidade de Passo FundoVínculo: Professor Tempo Inegral, Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuei como professora do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UPF.
Atuei como coorientadora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UPF.
Ministrei as seguintes disciplinas na graduação:
Curso de Química: Química Geral, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa, Química Analítica Instrumental, Tópicos Especiais em Química abordando Sistemas de GEstão da Qualidade, Validação de Métodos Analíticos, Preparo de Amostras
Curso de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química: Química Geral, Química Analítica, Análise Instrumental.
Cursos de Engenharias: Química geral
2006 - 2015
Universidade de Passo FundoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro do Conselho Universitário
1999 - 2006
Universidade de Passo FundoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: ProfessorAdjunto II, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2000
Ensino, Química Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Instrumental, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa, Anállise de Alimentos, Química Analítica II - Curso de Farmácia, Química Analítica - Curso de Engenharia de Alimentos, Química Geral, Higiene e Legislação - Curso de Nutrição, Química Analítica I - Curso de Farmácia
-
07/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Linhas de pesquisa
-
01/2017 - 01/2019
Direção e administração, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
08/2010 - 08/2013
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Gerente da Qualidade - ABNT NBR ISO IEC 17025.
-
03/2006 - 03/2013
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Implantação da norma ISO/IEC 17025 nos laboratórios de prestação de serviço da Universidade de Passo Fundo.
-
07/2006 - 07/2010
Direção e administração, Laboratório de Análises de Sementes - UPF.,Cargo ou função, Gerente de qualidade.
-
07/2006 - 07/2010
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas e Geociências.,Cargo ou função, Diretora do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo.
-
04/2006 - 10/2007
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas e Geociências.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de pós-graduação.
-
08/2005 - 08/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Em Alimentação, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Atividade realizada, Credenciamento ao Mapa do Laboratório de Físico-Química.
-
08/2004 - 08/2006
Ensino, Endodontia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise de alimentos no controle de qualidade, Qualidade em consultórios dentários
-
12/2004 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Em Alimentação, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Atividade realizada, Credenciamento ao Mapa laboratório Cereais.
-
03/2003 - 07/2006
Direção e administração, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
03/2003 - 07/2006
Direção e administração, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Cargo ou função, Gerente de Qualidade do Centro de Pesquisa em Alimentação.
-
02/2000 - 03/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Implantação da norma ISO/IEC17025:2001 nos laboratórios do Cepa.
-
01/2002 - 01/2006
Direção e administração, Laboratório de Cromatografia.,Cargo ou função, Reponsável técnica.
-
08/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Universidade de Passo Fundo.,Serviço realizado, Desenvolvimento e validação de procedimento analítico para determinação de conservantes por HPLC-UV.
-
08/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Desenvolvimento e validação de procedimento analítico para determinação de tocoferol por HPLC-UV.
-
03/2004 - 07/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Desenvolvimento e validação de procedimento analítico para determinação de gordura trans por GC-FID.
-
05/2004 - 06/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Pesquisa Em Alimentação, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Atividade realizada, Habilitação de 5 laboratórios e 56 ensaios à Reblas/Anvisa/MS.
-
02/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Desenvolvimento e validação de procedimento analítico para determinação de colesterol por HPLC-UV.
-
02/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Desenvolvimento e validação de procedimento analítico para determinação de ácidos graxos por GC-FID.
-
02/2002 - 08/2002
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Desenvolvimento e validação de procedimento analítico para determinação de cafeína por HPLC-UV.
-
07/1999 - 03/2002
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Cargo ou função, Responsável técnica.
-
07/1999 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Serviço realizado, Desenvolvimento de procedimentos analíticos.
-
03/2001 - 06/2001
Treinamentos ministrados , Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Departamento de Química.,Treinamentos ministrados, Curso de Atualização em Química
-
08/2000 - 12/2000
Treinamentos ministrados , Centro de Pesquisa Em Alimentação.,Treinamentos ministrados, Curso Básico de Iso Guide 25
2021 - Atual
COORDENAÇÃO GERAL DE ACREDITAÇÃO DO INMETROVínculo: Avaliador Externo, Enquadramento Funcional: Avaliador Líder
2010 - Atual
COORDENAÇÃO GERAL DE ACREDITAÇÃO DO INMETROVínculo: Avaliadora Técnica, Enquadramento Funcional: Avaliadora Técnica
Outras informações:
Avaliadora técnica para os seguintes produtos:
- Alimentos e Bebidas ? Ensaios químicos, biológicos, análise sensorial, microscopia, métodos cromatográficos, espectrométricos, gravimétricos, térmicos e eletroquímicos
- Meio ambiente ? Ensaios químicos, biológicos, métodos cromatográficos, espectrométricos, gravimétricos e eletroquímicos
- Agricultura e Pecuária - Ensaios químicos e biológicos
2010 - Atual
Evidência - Consultoria e AuditoriaVínculo: Consultora/Auditora, Enquadramento Funcional: Diretora
Outras informações:
Atuando em auditoria e consultoria em sistema da qualidade baseado na ISO 17025:2017. Qualificada para auditorias e consultorias em ensaios químicos e biológicos. Atuando em laboratórios de meio ambiente, petróleo e combustíveis, agricultura e pecuária e alimentos e bebidas. Experiência prática em instrumentação analítica envolvendo ICP-OES, Cromatografia gasosa e líquida acoplada a vários detectores e à espectrometria de massas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Tereza Friedrich e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?