Luis Vitor Pires Hilsdorf

Envolvido desde cedo com as ciências naturais e navegação, chegou a cursar Oceanologia na FURG-RS na década de 80, vindo a se formar posteriormente em Gestão Ambiental. Dentre as participações em trabalhos realizados na área de Meio Ambiente, destacam-se: Projeto Executivo para a Montagem do Sistema de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais do Município de São Vicente/SP (2010/2011); Projeto para Otimização dos Canais Navegáveis do Estuário de São Vicente/SP (2010/2011); Programa de Otimização do Uso e Conservação da Água (2010/2011); Plano Diretor para as Obras de Reafeiçoamento das Praias do Gonzaguinha e dos Milionários e Restauração dos Ecossistemas da Baía de São Vicente (2010/2011); Estudo sobre Segurança da Navegação para dar subsídio ao EIA/RIMA referente às obras de expansão do Porto DERSA, em São Sebastião/SP (2005); Projeto de Identificação Ninhais e Avifauna nas Imediações do Rio Saboó, Santos/SP, em área sob jurisdição da CODESP (2005). Em dez/2006 entrou para o quadro da empresa Peritos Associados Techocean Ltda, voltada para peritagem de navios e cargas marítimas. De 2010 a 2011 foi colaborador na empresa Sinergética Estudos e Projetos. Em 2012 retornou à Techocean onde trabalhou até jan/2015. Em fev/2015 passou a exercer o cargo de Fiscal Ambiental na Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Santos.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Gestão Ambiental

2013 - 2014

Centro Universitário Monte Serrat

Graduação em Gestao Ambiental

2003 - 2004

Centro Universitário Monte Serrat

Graduação interrompida em 1982 em Oceanologia

1981 - interrompida

Universidade Federal do Rio Grande
Ano de interrupção: 1982

Formação complementar

2009 - 2009

Curso para Habilitação de Comissário de Avarias. (Carga horária: 162h). , Fundação Escola Nacional de Seguros, FUNENSEG, Brasil.

2008 - 2008

Seguros no Comércio Exterior. (Carga horária: 6h). , Centro de Treinamento Aduaneiras, ADUANEIRAS, Brasil.

2004 - 2004

Atendimento a Acidentes Amb. com Produtos Químicos. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Monte Serrat, UNIMONTE, Brasil.

1999 - 1999

Educação Ambiental e Mata Atlântica. (Carga horária: 24h). , Fundação SOS Pró-Mata Atlântica, SOS MATA, Brasil.

1995 - 1995

Guias e Promotores de Vendas de Turismo. (Carga horária: 15h). , G.N.T. Viagens e Turismo Ltda., GNT, Brasil.

1994 - 1994

Advanced Open-Water Diver. (Carga horária: 15h). , Professional Diving Instructors Corporation, PDIC, Brasil.

1988 - 1989

MS-DOS, Wordstar, Lotus 1-2-3 e dBASE III plus. , Microcamp Edições Culturais Ltda., MICROCAMP, Brasil.

1985 - 1985

Basic de Conversação em Inglês. (Carga horária: 240h). , Carmo Language Center, CARMO, Brasil.

1984 - 1984

Curso Expedito de Mergulhador Autônomo. (Carga horária: 150h). , Centro de Instrução Almirante Atila Monteiro Aché, CIAMA, Brasil.

1982 - 1982

Monitoria em Técnicas de Mergulho Submarino. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

1981 - 1981

Estágio em Técnicas de Mergulho Submarino. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

1980 - 1980

Mestre Amador. , Centro Brasileiro de Náutica, CBN, Brasil.

1979 - 1980

Curso de Oficial da Arma de Infantaria (R/2). , NPOR - 2o. Batalhão de Caçadores, NPOR - 2O. BC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Participação em eventos

Encontro sobre Destinação de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade - SESC Santos. 2011. (Encontro).

I Oficina de Mobilização - Projeto de Gestão Integrada da Orla. 2010. (Oficina).

Projeto Guardiões do Oceano.Estuário de Santos e São Vicente. 2006. (Oficina).

1ª. Reunião do ECOMANAGE - Integrated Ecological Coastal Zone Management System - Universidade Santa Cecilia - UNISANTA. 2005. (Seminário).

II Maratona Ambiental de Ciência e Tecnologia - Unimonte. 2005. (Outra).

Congresso Nacional de Consciência Ambiental - Água!. 2004. (Congresso).

2o Congresso de Logística Portuária e Comércio Exterior - COLPEX - Um Porto Seguro: Este é o Caminho. 2004. (Congresso).

VI FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade. 2004. (Feira).

Atendimento a Acidentes Ambientais com Produtos Químicos - Pró-Reitoria de Extensão Comunitária da UNIMONTE. 2004. (Oficina).

1o Workshop de Integração das Agências de Ecoturismo em Santos.A canoagem como meio de locomoção no ecoturismo. 2002. (Oficina).

2o Workshop de Integração das Agências de Ecoturismo em Santos.A canoagem como meio de locomoção no ecoturismo. 2002. (Oficina).

Ciclo de palestras sobre esportes praticados junto à natureza - Museu de Pesca de Santos.Canoagem, Aventura e Ecologia - Fluindo com a Natureza. 2001. (Outra).

Educação Ambiental e Mata Atlântica - Fundação SOS Mata Atlântica. 1999. (Oficina).

A Regulamentação do Acesso aos Recursos Biológicos ou Bioprospecção - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ? ABES. 1998. (Oficina).

II Congresso Nacional Eco Esporte. Eco Esporte - Canoagem. 1997. (Congresso).

I Congresso de Ecoturismo do Brasil - IEB - Instituto de Ecoturismo do Brasil. 1996. (Congresso).

1o. Encontro de Estudos de Ecoturismo - Prefeitura Municipal de Santos. 1996. (Encontro).

Tópicos sobre a Fisiologia de Peixes - Fundação Projeto Rondon. 1982. (Seminário).

Medicina e Fisiologia do Mergulho - Fundação Projeto Rondon. 1982. (Seminário).

I Encontro Brasileiro de Oceanólogos ? ABO/FURG. 1981. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • HILSDORF, L. V. P. . Manual do Canoista de Fim de Semana. 1. ed. Sao Paulo: CORPS, 2002. v. 1. 160p .

  • HILSDORF, L. V. P. . A importância social da canoagem. A Última Arca de Noé, 01 dez. 2005.

  • HILSDORF, L. V. P. . O Brasil Fluvial, canoagem em águas doces. Internewwws, 03 nov. 1999.

  • HILSDORF, L. V. P. . Saneamento e Balneabilidade das Praias. Portal de Meio Ambiente EcoTerra Brasil.

  • HILSDORF, L. V. P. ; SILVA, R. M. ; SANTOS, T. S. C. . Desenvolvimento urbano no município de Santos e a gestão integrada da água. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA, A. F. ; GOMES, G. S. ; ROCHA, G. ; HILSDORF, L. V. P. ; FREITAS, M. V. ; SIQUEIRA JUNIOR, P. C. ; MAIA, Y. O. T. . Estudo para implantação de usina de reciclagem de cascas de coco verde no município de Santos, SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, A. S. ; SILVA, C. G. ; NESSO, D. C. ; CAMPI, F. T. ; HILSDORF, L. V. P. . Levantamento das condições de armazenamento de água em residências da microárea 5 da Vila Mathias em Santos-SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HILSDORF, L. V. P. ; BARBOSA, A. V. . El Niño e La Niña. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HILSDORF, L. V. P. . Bacia hidrográfica do rio São Francisco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HILSDORF, L. V. P. . Canoagem: origem, evolução e múltiplo uso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

HILSDORF, L. V. P. . A canoagem como esporte alternativo e de baixo impacto ambiental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    POUCÁgua - Programa de Otimização do Uso e Conservação da Água, Descrição: O POUCÁgua é resultado de um inovador processo de eco-engenharia hidráulica de alta eficiência, voltado para o aproveitamento máximo do potencial dos recursos hídricos disponíveis em qualquer tipo de empreendimento, como decorrência da observância de três princípios fundamentais: - Princípio I - Captação mínima da rede pública de água, - Princípio II - Reuso máximo; - Princípio III - Descarte mínimo. O desenvolvimento da proposta individual do POUCÁgua para qualquer empreendimento se dá por meio de quatro fases que contemplam desde a coleta de dados e informações para desenvolvimento da proposta da até a avaliação da eficácia da operação do sistema. Na dependência dos requisitos de qualidade e quantidade de água, das características construtivas das áreas de captação e das condições meteorológicas da região, os usuários de água podem deixar de se tornar consumidores e se transformarem em produtores de água.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luis Vitor Pires Hilsdorf - Integrante / Paulo F. Garreta Harkot - Integrante / Rafael Urbaneja - Coordenador / Luis Ernesto Engelbrecht Zantut - Integrante., Financiador(es): Sinergética Estudos e Projetos Ltda. - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Projeto para Otimização dos Canais Navegáveis do Estuário de São Vicente, Descrição: Objetivo geral: obter, organizar e apresentar as informações capazes de subsidiar a formulação de um sistema hidroviário municipal buscando intensificar a participação de São Vicente no cenário econômico da região metropolitana da baixada santista, de maneira geral, e assegurando maior integração entre os municípios da região estuarina de Santos e São Vicente, de forma específica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luis Vitor Pires Hilsdorf - Integrante / Paulo F. Garreta Harkot - Coordenador., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Vicente - Remuneração.

  • 2010 - 2011

    Projeto Executivo para a Montagem do Sistema de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais do Município de São Vicente, Descrição: Com vistas ao monitoramento da qualidade das águas superficiais para fins de avaliação da eficácia das obras de saneamento, regularização das habitações e controle da poluição das atividades industriais e portuárias da região, foi elaborado o presente projeto que tem por objetivo geral: desenvolver um sistema de monitoramento constituído por uma rede de amostragem automatizada, distribuída pelos principais corpos d águas superficiais do município de São Vicente para, mediante o acompanhamento contínuo e sistemático do comportamento dos principais parâmetros físicos, químicos e biológicos, identificar e fornecer subsídios para o controle dos focos pontuais e difusos de poluição, com vistas à melhoria da qualidade ambiental e dos indicadores de qualidade de vida. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luis Vitor Pires Hilsdorf - Integrante / Paulo F. Garreta Harkot - Coordenador / Daniela Faggiani Dias - Integrante / Danielle Hernandes Coimbra - Integrante / Flávia Renata Ferreira - Integrante / Gerson Fernandino - Integrante / João Felipe Lopez do Aragão - Integrante / Maria Claudia Mibielli Kohler - Integrante / Tales Oliveira - Integrante / Sonia Regina Reimão - Integrante / Marinho da Silva Alves - Integrante / Fabrício Gandini Caldeira - Integrante / Lais de Azevedo Caldeira - Integrante / Luciana Gonçalves Mota - Integrante / Rodrigo Herrera - Integrante / Rolando Ravasini - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Vicente - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Plano Diretor para as Obras de Reafeiçoamento das Praias do Gonzaguinha e dos Milionários e Restauração dos Ecossistemas da Baía de São Vicente, SP, Descrição: Para fins de identificação das linhas de ação a serem desencadeadas para enfrentamento desse sério problema de erosão e gestão costeira, a Prefeitura de São Vicente concebeu o presente trabalho que tem como objetivos gerais: - Identificar as instituições, pesquisadores e potenciais parceiros com perfil adequado à elaboração de propostas de trabalho multi e interdisciplinares para equacionamento da questão; - Estabelecer o estado da arte do conhecimento nas diversas áreas técnicas necessárias à abordagem da questão; - Realizar o planejamento dos escopos e das etapas de trabalho, bem como as estimativas dos custos, para a realização dos trabalhos voltados à contenção dos processos erosivos da região com vistas ao reafeiçoamento e reconstituição das praias daquela região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luis Vitor Pires Hilsdorf - Integrante / Paulo F. Garreta Harkot - Coordenador / Daniela Faggiani Dias - Integrante / Danielle Hernandes Coimbra - Integrante / Flávia Renata Ferreira - Integrante / Gerson Fernandino - Integrante / João Felipe Lopez do Aragão - Integrante / Maria Claudia Mibielli Kohler - Integrante / Tales Oliveira - Integrante / Jamile Youssef Alwan - Integrante / Sonia Regina Reimão - Integrante / Marinho da Silva Alves - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Vicente - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Projeto Lixo Marinho, Descrição: Programa de pesquisas voltado ao desenvolvimento e aplicação de metodologia para caracterização, mensuração, rastreamento e avaliação do impacto ambiental causado pelo lixo no Atlântico Sul Ocidental, especificamente no mar brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luis Vitor Pires Hilsdorf - Integrante / Paulo F. Garreta Harkot - Integrante / Fabiano Prado Barretto - Coordenador.

Prêmios

2005

Prêmio destaque de melhor aluno do Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Gestão Ambiental, recebido da Associação Educacional do Litoral Santista, mantenedora da UNIMONTE.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Peritos Associados Techocean Ltda., Peritos Associados Techocean Ltda.. , Rua do Comércio, 25 - sala 62, Centro, 11010141 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (13) 32199775, Fax: (13) 32197136, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2011

Sinergética Estudos e Projetos Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor ambiental

2009 - Atual

Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2006 - 2010

Peritos Associados Techocean Ltda.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Inspetor de cargas, Carga horária: 40

Outras informações:
Inspeção de cargas marítimas e peritagem naval no Porto de Santos, atuando em nome das principais empresas de navegação junto aos navios, terminais portuários, armazéns alfandegados e nos destinos finais das cargas.

2005 - 2005

Celso Garagnani & Cia.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor

Outras informações:
Realização de estudo sobre "Segurança da Navegação" para dar subsídio ao EIA/RIMA referente às obras de expansão do Porto DERSA, em São Sebastião. Apresentação de diagnóstico envolvendo o plano estrutural, operacional, institucional, legal e normativo, complementado pela análise crítica dos impactos observados e ações mitigatórias.

2005 - 2005

Fundação Victório Lanza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor

Outras informações:
Avaliação de impacto ambiental em manguezal e ninhais adjacentes ao Rio Saboó, Santos, SP, em área sob a jurisdição da CODESP. Apresentação de histórico dos impactos ambientais incidentes sobre a área de estudo; impactos atuais existentes, suas fontes e grau de interferência; ambientes afetados, conflitos de interesses; recomendações para mitigação dos problemas detectados.

2001 - 2003

Hiking Outdoor Adventures Ltda.

Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Gerente

Outras informações:
Comércio de artigos esportivos e prestação de serviços na área de Ecoturismo e Educação Ambiental.

1998 - 2001

Prefeitura Municipal de Santos, PM/Santos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor

Outras informações:
Participação no planejamento e implantação do Programa de Educação Ambiental "Caruara, Santista por Natureza", na área continental do município de Santos e dirigido aos alunos da Rede Pública de Ensino.

1997 - 2001

Acquavias Serviços Ambientais e Esportivos Ltda.

Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor

Outras informações:
Prestação de serviços na área de Ecoturismo e Educação Ambiental.

1989 - 1991

HAW Turismo Ltda.

Vínculo: Sócio-proprietério, Enquadramento Funcional: Gerente

Outras informações:
Gerente de operações, responsável técnico e especializado no segmento de Turismo Náutico e de Mergulho.

1987 - 1989

Scubarent Atividades Subaquáticas - ME

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor

Outras informações:
Consultoria e locação de equipamentos de mergulho.

1982 - 1985

Cruzmar Transportes Marítimos S/A

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Gerente

Outras informações:
Gerente de barco de turismo (hotel flutuante) no litoral de Angra dos Reis - RJ.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR e DEPOSITANTE Disposição introduzida em caiaque 30/03/1995