Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - (2016). Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP - (2006). Especialização em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz (2003). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - (2001). Atuou de 2004 até 2020 como professor de Ensino Superior da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática
2012 - 2016
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Luis Antônio Verney: O Verdadeiro Método de Estudar - Uma Contribuição para o Ensino em Portugal e no Brasil
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio
, Ano de obtenção: 2016.
Mestrado em História da Ciência
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Contribuição de José Sturnino da Costa Pereira Para o Cálculo das Variações, Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Ubiratan D'Ambrósio
Bolsista do(a): secretaria da educação, SEE, Brasil. Palavras-chave: Educação Matemática.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Educação Matemática
2002 - 2003
Faculdades Integradas Oswaldo Cruz
Título: Sistemas de Ensino
Orientador: Sandra Sabbag
Graduação em Engenharia de Produção
2017 - 2022
Universidade Nove de Julho
Título: Estudo sobre Sustentabilidade e Ergonomia do Trabalho na Engenharia de Produção
Graduação em Licenciatura Plena em Matematica
1999 - 2001
Associação Educacional Nove de Julho
Título: Equações Diferenciais Aplicadas ao Modelo de Despoluição de Lagos
Orientador: José Roberto Mendes
Formação complementar
2022 - 2022
Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM). (Carga horária: 40h). , Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, Brasil.
2022 - 2022
Editor Profissional de Periódico Científico. (Carga horária: 80h). , Telúrica Cursos e Consultoria, TELÚRICA, Brasil.
2021 - 2021
IV Encontro Nacional da Cruzeiro do Sul Educacional ? Educação do Século XX. (Carga horária: 60h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Tecnologias Digitais na Educação. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Protocolo de Nuvens, Ciências Atmosféricas e Programa GLOBE. (Carga horária: 12h). , GLOBE Progam Training - Brazil, GLOBE, Brasil.
2020 - 2020
Protocolos de Investigação e Estudos Científicos. (Carga horária: 12h). , GLOBE Progam Training - Brazil, GLOBE, Brasil.
2018 - 2018
Treinamento para uso da Ferramenta Gestão de Aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Docente em Metodologias Ativas na Sala do Futuro. (Carga horária: 16h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação Docente em Metodologias Ativas na Sala do Futuro. (Carga horária: 8h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
Técnicas de Comunicação. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
Criação de Avaliações Eletrônicas. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2013 - 2013
Tempo e Memória na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2011 - 2011
Tópicos Especiais: História da Matemática. (Carga horária: 96h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso de Programa de Formação de Graduados. (Carga horária: 50h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2001 - 2001
Semana da Matemática. , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
1999 - 1999
Semana Cultural do Departamento de Ciências Exatas. (Carga horária: 12h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Participação em eventos
Sustentabilidade e Inovação na Engenharia: Uso de Resíduos para Geração de Energia Térmica.Estudo sobre Sustentabilidade e Ergonomia do Trabalho na Engenharia de Produção. 2022. (Outra).
4.0 e 4.0i - Entendendo a Metodologia Semipresencial.Trilha:4.0 e 4.0i - Entendendo a Metodologia Semipresencial. 2021. (Oficina).
IV Encontro Nacional da Cruzeiro do Sul Educacional.Educação do Século XXI: Novos Paradigmas e Tendências Emergentes. 2021. (Encontro).
Oficina Microsoft Teams: Fundamentos e ferramentas.Oficina Microsoft Teams: Fundamentos e ferramentas. 2021. (Oficina).
Palestra: Socialização de Experiências no Ensino Remoto.Palestra: Socialização de Experiências no Ensino Remoto. 2021. (Simpósio).
XIV EPEM.A Transposição Didática como Transformador e Orientador do Processo de Aprendizagem no Ensino de Matemática na Formação Inicial e Continuada de Professores. 2020. (Encontro).
10° Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. Mediador de trabalhos. 2018. (Congresso).
III ICLOC JOVEM. Mediador de trabalhos. 2017. (Congresso).
II ICLOC JOVEM. Mediador de trabalhos. 2016. (Congresso).
Seminário.Luis Antônio Verney - O Verdadeiro Método de Estudar: Contribuições Para Uma Nova Forma de Ensino no Brasil. 2014. (Seminário).
Atividade Inaugural de Verão do ano de 2013.O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Academia Real Militar do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).
Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Academia Real Militar do Rio de Janeiro: Introdução à Matemática Aplicada Estudada no Brasil. 2013. (Congresso).
Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Um Estudo do Conceito de Qualidade na Produção, sob uma Visão da História e da Educação Matemática. 2013. (Congresso).
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. História do Desenvolvimento da Matemática e Cultura no Brasil Colonial. 2012. (Congresso).
Matemática, Cultura e Tecnologia. 2010. (Outra).
Sábado Dinâmico. 2006. (Outra).
Semana da Matemática. 2001. (Encontro).
Semana Cultural do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
MAGALHÃES, C. M. R.. Alfabetismo Funcional Matemático: A Importância da Escola no Desenvolvimento das Habilidades Apresentadas por Jovens e Adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.
MAGALHÃES, C. M. R.. Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Matemática Experimental no Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho.
Orientou
As Contribuições de Descartes e Fermat à Geometria Analítica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
A Etnomatemática nos diversos contextos culturais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Educação: A Influência do Cotidiano na Educação Matemática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
As Contribuições da China e Índia sobre a Matemática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Problemas na Aprendizagem da Matemática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
A Função dos Polinômios no Cálculo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Um Estudo da Estatística para o Ensino Médio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
A História da Matemática na Grécia e seu Desenvolvimento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Força de Atrito e sua Relação com o princípio da Dinâmica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Historia da Matemática em Portugal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Sistema de Numeração; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Um Breve Relato do Cálculo até Newton e Leibniz; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
A proposta Pedagógica de Malba Tahan; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
R; de Oliveira; Pontes e Viadutos e suas Tecnologias; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
R; Bezerra; Pontes e Viadutos e suas Tecnologias; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Santos; Pontes e Viadutos e suas Tecnologias; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
M; de Oliveira; Pontes e Viadutos e suas Tecnologias; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães;
Produções bibliográficas
-
SILVA, V. C. ; MAGALHÃES, C. M. R. . A Transposição Didática como Transformador e Orientador do Processo de Aprendizagem no Ensino de Matemática na Formação Inicial e Continuada de Professores. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 79759-79769, 2021.
-
ANDRE, C. F. (Org.) ; SILVA, A. C. R. (Org.) ; MAGALHÃES, C. M. R. (Org.) ; SILVA FILHO, J. C. (Org.) ; PAIVA, J. C. (Org.) ; DARTORA, L. P. (Org.) . Engenharias e Gestão de Projetos: Práticas, perspectivas e reflexões. 1. ed. São Paulo - SP: Amazon.com, 2022. v. 1. 215p .
-
MAGALHÃES, C. M. R. . Estudo Sobre o Impacto da Sustentabilidade no Trabalho. In: ANDRÉ, C. F.; SILVA, A. C. R.; MAGALHÃES, C. M. R.; SILVA FILHO, J. C.; PAIVA, J. C.; DARTORA, L. P.. (Org.). Engenharias e Gestão de Projetos: Práticas, perspectivas e reflexões. 1ed.São Paulo - SP: Amazon.com, 2022, v. 1, p. 157-183.
-
SILVA, V. C. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Uma Visão Histórica do Conceito de Qualidade. In: ANDRÉ, C. F.; SILVA, A. C. R.; MAGALHÃES, C. M. R.; SILVA FILHO, J. C.; PAIVA, J. C.; DARTORA, L. P.. (Org.). Engenharias e Gestão de Projetos: Práticas, perspectivas e reflexões. 1ed.São Paulo - SP: Amazon.com, 2022, v. 1, p. 184-213.
-
SILVA, V. C. ; MAGALHÃES, C. M. R. . A Matemática Significativa e a Relação Com a Transposição Didática. In: ANDRÉ, C. F.; SANTOS, D. F.; SILVA FILHO, J. C.; DARTORA, L. P.. (Org.). Educação, Inclusão e Tecnologia: Práticas, perspectivas e reflexões. 3ed.São Paulo - SP: Amazon.com, 2022, v. 1, p. 273-299.
-
MAGALHÃES, C. M. R. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; SILVA, V. C. . Mecanismos da Memória, sob o Ponto de Vista da Educação Matemática. In: BAPTISTA, A. M. H.; ROGGERO, R.. (Org.). Tempo - Memória na Educação. 1ed.São Paulo - SP: Big Time, 2014, v. 1, p. 129-145.
-
SILVA, V. C. ; MAGALHÃES, C. M. R. . A Transposição Didática como Transformador e Orientador do Processo de Aprendizagem no Ensino de Matemática na Formação Inicial e Continuada de Professores. In: XIV EPEM - 2020, 2020, São Paulo. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. São Paulo: SBEM/SP, 2020. p. 1613-1624.
-
MAGALHÃES, C. M. R. ; SILVA, V. C. . O ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ACADEMIA REAL MILITAR DO RIO DE JANEIRO: INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA APLICADA ESTUDADA NO BRASI. In: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéo. Actas del VII Congresso Iberoamericano de Educacón Matemática, 2013. p. 1895-1900.
-
SILVA, V. C. ; MAGALHÃES, C. M. R. . UM ESTUDO DO CONCEITO DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO, SOB UMA VISÃO DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéo. Actas del VII Congresso Iberoamericano de Educacón Matemática, 2013. p. 7418-7425.
-
MAGALHÃES, C. M. R. ; SILVA, V. C. . HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA E CULTURA NO BRASIL COLONIAL. In: SIPEM, 2012, Petrópolis - RJ. ANAIS DO 5º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Braília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012., 2012. v. 01.
-
CURCIO, C. A. F. ; MAGALHÃES, C. M. R. ; SOUZA, J. B. S. . CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE PROJETO INTEGRADOR POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM SÃO PAULO. In: I Congresso Internacional Criatividade e Inovação, 2011, Manaus. I Congresso Internacional Criatividade e Inovação. Manaus, 2011. v. 01. p. 268-281.
-
MAGALHÃES, C. M. R. . Luiz Antônio Verney: O Verdadeiro Método de Estudar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAGALHÃES, C. M. R. . Luiz Antônio Verney - O Verdadeiro Método de Estudar: Contribuições para uma nova forma de ensino no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, V. C. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Um Estudo do Conceito de Qualidade na Produção, sob uma Visão da História e da Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAGALHÃES, C. M. R. ; SILVA, V. C. . O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Academia Real Militar do Rio de Janeiro: Introdução à Matemática Aplicada Estudada no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAGALHÃES, C. M. R. ; SILVA, V. C. . História do Desenvolvimento da Matemática e Cultura no Brasil Colonial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MAGALHÃES, C. M. R. . XV Encontro de Iniciação Científica. 2018.
MAGALHÃES, C. M. R. . XII Seminário Nacional de Pesquisa. 2018.
MAGALHÃES, C. M. R. . XII Seminário Nacional de Pesquisa. 2018.
MAGALHÃES, C. M. R. . Terceira Lei de Newton - Diagramas de corpo livre para corpos em equilíbrio estático. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Sistemas em movimento uniforme - (Equação do M.R.U). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Sistemas em movimento uniformemente variado - (Equações do M.R.U.V). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Plano inclinado sem atrito. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Plano inclinado com atrito. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Trabalho de uma força constante e variável. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Potência. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Energia Cinética - Relação Trabalho e Energia Cinética - Energia Potencial. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Energia Potencial Gravitacional e Elástica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Conservação da energia mecânica - Sistemas conservativos e não conservativos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Conservação da energia mecânica - Sistemas não conservativos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Cinemática Rotacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Dinâmica Rotacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Vetores e suas propriedades. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Resultante de vetores. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Segunda Lei de Newton - Corpo em Equilíbrio Estático. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Terceira Lei de Newton - Ação e reação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
MAGALHÃES, C. M. R. . Leis de Newton - Força e Massa - Forças de Contato. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio - Cinemática e Dinâmica).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. ; LOPES, F. . Eletrização, poder das pontas e linhas de campo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. ; LOPES, F. . Lei de Coulomb Força Elétrica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Conjuntos Numéricos - 01. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Conjuntos Numéricos - 02. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Conjuntos Numéricos - 03. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Operações Matemáticas - 01. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Operações Matemáticas - 02. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Operações Matemáticas - 03. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Operações Matemáticas - 04. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equações Matemáticas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equação Polinomial do Primeiro Grau. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equação Polinomial do Primeiro Grau - Algumas Aplicações 01. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equação Polinomial do Primeiro Grau - Algumas Aplicações 02. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equação Polinomial do Segundo Grau. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equação Polinomial do Segundo Grau - Métodos de Resolução. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equação Polinomial do Segundo Grau - Algumas Aplicações 01. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Equação Polinomial do Segundo Grau - Algumas Aplicações 02. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Relações Matemáticas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Funções - Conceitos Gerais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Função do Primeiro Grau. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Função do Segundo Grau - Aplicações. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Função do Segundo Grau - Gráficos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Grandezas Físicas - Teoria dos Erros. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Instrumentos de medida. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Tratamento estatístico de uma medida Física. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Queda Livre. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Lei de Hooke. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Equilíbrio de um ponto. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Força de Atrito. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Análise Gráfica - anamorfose. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Energia e movimento. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Calibração de um termômetro. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Dilatação térmica de um sólido. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Dilatação térmica de um líquido. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Capacidade térmica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Multímetro e curva característica de um resistor ôhmico. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Associação de Resistores. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
GUEDES, G. H. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Leis de Kirchhoff. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
SILVA, P. L. ; SOARES, A. L. F. ; MAGALHÃES, C. M. R. . Como Organizar um Relatório Científico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Circuitos e Elementos de um Circuito Elétrico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Indução Eletromagnetica - Lei de Faraday. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Lei de Ohm. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Geradores Elétricos de Corrente Alternada. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Decaimento Radioativo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Armazenamento de Informações. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Propriedades Elétricas de Semicondutores e Supercondutores. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Transistores. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Processadores. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Efeito Fotoelétrico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Efeito Compton. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Corpos Celestes I. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Corpos Celestes II. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Corpos Errantes. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Via Láctea. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Galileu e Hubble - Início eEvolução dos Telescópios. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Astrobiologia - Condições para Existência de Vida, Vida em Outros Planetas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Multímetros. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou institucional).
MAGALHÃES, C. M. R. . Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio: Matemática. 2003. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Cruzeiro do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
2022 - 2022
Instituto Acalanto de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 27
2021 - 2021
Instituto Federal de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof Ens Bas Tec Tecnológico-Substituto (CMEB, Carga horária: 40
2020 - 2020
Colégio Ideal (SP)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 17
2004 - 2020
Universidade Nove de JulhoVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 32
Atividades
-
02/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Nove de Julho.,Linhas de pesquisa
2014 - 2014
Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/SingularidVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2002 - 2004
Associação Educacional Nove de JulhoVínculo: Funcionario, Enquadramento Funcional: Técnico Laboratorio de Fisica, Carga horária: 30
2001 - 2011
Secretaria de Estado da Educação de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?