Carla Cristina Klein Cremonese

Graduada no curso de Química Industrial (Bacharelado) da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS. Realização do Trabalho de Conclusão I e II, no curso de Química Industrial, na área de Microbiologia em 2009/1 e 2010, com o título ?Produção e quantificação de 1,3--D-glicano de Aspergillus fumigatus por espectroscopia no Infravermelho e Quimiometria?. Bolsa voluntária PUIC (20 horas/semana) na área de Microbiologia de março a julho de 2010, com o título ?Desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos associados à biossíntese de 1,3-betaglicano?. Graduada no curso de Química Licenciatura na Universidade de Santa Cruz do Sul - RS em 2014/2. Início do curso de Biologia Licenciatura na Universidade de Santa Cruz do Sul - RS em 2019, em fase de conclusão. Mestrado em Tecnologia Ambiental na Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - 2011 a 2013/1. Conclusão de Estágio de Docência em Microbiologia Industrial (2011/2 -60 h e 2012/2 - 60 h) e Tópicos Especiais II (2012/2 - 30 h), no curso de Química Industrial, da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologia Ambiental

2011 - 2013

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: TECNOLOGIAS LIMPAS APLICADAS À OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE Candida spp. POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO,Ano de Obtenção: 2013
Valeriano Antonio Corbellini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2019 - Atual

Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Química Licenciatura

2011 - 2014

Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Química Industrial

2002 - 2010

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: PRODUÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE 1,3--D-GLUCANO DE Aspergillus fumigatus NO INFRAVERMELHO E QUIMIOMETRIA
Orientador: Valeriano Antonio Corbellini

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Colégio Estadual Professor Luiz Dourado

Ensino Fundamental (1º grau)

1990 - 1998

Colégio Estadual Professor Luiz Dourado

Formação complementar

2012 - 2012

Tópicos sobre Ensino Médio Politécnico no RS. (Carga horária: 20h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2012 - 2012

Estágio de Docência em Tópicos Especiais II. (Carga horária: 30h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2012 - 2012

Estágio de Docência em Microbiologia Industrial. (Carga horária: 60h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação para Professores Novos - 2011/02. (Carga horária: 2h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2011 - 2011

Estágio de Docência em Microbiologia Industrial. (Carga horária: 60h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2011 - 2011

Exame de Proficiência em Língua Inglesa. , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2007 - 2007

Português Instrumental. (Carga horária: 45h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2006 - 2006

Programa de Inglês - Pré Intermediário. (Carga horária: 100h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

2006 - 2006

Língua Inglesa para Química Industrial. (Carga horária: 45h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2003 - 2003

Corel Draw 10. (Carga horária: 20h). , Micron Informática Ltda., MI, Brasil.

2001 - 2001

English - Basic Two. (Carga horária: 50h). , Fisk English Courses, FISK, Brasil.

2000 - 2000

English - Basic One. (Carga horária: 50h). , Fisk English Courses, FISK, Brasil.

1998 - 1998

Operador de micro. (Carga horária: 96h). , Ideal Skill Divisão de Cursos e Treinamentos, ISCT, Brasil.

1997 - 1997

Operador de micro. (Carga horária: 25h). , Computec Escola de Informática, CEI, Brasil.

1997 - 1997

Operador de micro. (Carga horária: 25h). , Computec Escola de Informática, CEI, Brasil.

1996 - 1996

Operador de micro. (Carga horária: 48h). , Computec Escola de Informática, CEI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.

Participação em eventos

VI Simpósio de Microbiologia Aplicada e II Encontro Latino-Americano de Microbiologia Aplicada. 2013. (Simpósio).

32 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2012. (Encontro).

32 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Graduandas de Química Licenciatura promovem inclusão de alunos surdos do Ensino Médio em experimentos práticos nos laboratórios de Química da UNISC, RS. 2012. (Encontro).

Curso de Perícia Criminal - Toxicologia Forense. 2012. (Outra).

II Ciclo de Conferências da UNISC - 2012. 2012. (Outra).

II Encontro de Debates sobre as Novas Tecnologias e Ciências Afins. 2012. (Encontro).

III Encontro de Debates sobre as Novas Tecnologias e Ciências Afins. 2012. (Encontro).

III Salão de Ensino e de Extensão da UNISC.O conhecimento químico se transmite pelo próprio fenômeno: Ensino de Química para deficientes auditivos, integração social e aperfeiçoamento metodológico.. 2012. (Seminário).

IV Encontro de Debates sobre as Novas Tecnologias e Ciências Afins. 2012. (Encontro).

Minicurso: Produtos com material reciclado.. 2012. (Outra).

Seminário sobre resíduos plásticos.. 2012. (Seminário).

V Encontro de Debates sobre as Novas Tecnologias e Ciências Afins. 2012. (Encontro).

VI Encontro de Debates sobre as Novas Tecnologias e Ciências Afins. 2012. (Encontro).

VII Encontro de Debates sobre as Novas Tecnologias e Ciências Afins. 2012. (Encontro).

VI Simpósio de Microbiologia Aplicada e II Encontro Latino-Americano de Microbiologia Aplicada.Utilização de modelo quimiométrico para estimar a produção de ácido cétrico a partir de Aspergillus niger em fase sólida. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio de Microbiologia Aplicada e II Encontro Latino-Americano de Microbiologia Aplicada.Aplicação de glicerol na produção de biopolímero PHA por actinomiceto isolado da estação ecológica do Taim, RS, Brasil. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio de Microbiologia Aplicada e II Encontro Latino-Americano de Microbiologia Aplicada.Discriminação de Candida spp. e bactérias patogênicas por associação entre meios diferenciais, FT-IR e quimiometria. 2012. (Simpósio).

Workshop Diagnóstico laboratorial de micoses invasivas.. 2012. (Outra).

XV Semana Acadêmica do Curso de Química. 2012. (Outra).

Curso Básico de Propriedade Intelectual. 2011. (Outra).

Curso de Aproveitamento de Resíduos Agrícolas e Industriais para obtenção de biomassa microbiana. 2011. (Outra).

Curso de Introdução à propriedade intelectual com foco em MPE. 2011. (Outra).

Curso de Transporte de Cargas. 2011. (Outra).

Curso Intermediário de Propriedade Intelectual. 2011. (Outra).

Palestra A importância da Pesquisa e sua aplicação na Sociedade para Inclusão Social. 2011. (Outra).

19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECiMat. Compósito biodegradável à base termoplástico de amido e de biomassa fúngica. 2010. (Congresso).

XIV Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2010. (Outra).

XIII Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2009. (Outra).

Aquecimento global.. 2008. (Outra).

XII Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2008. (Outra).

XI Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2007. (Outra).

Atendimento ao Público.. 2006. (Outra).

XIV Encontro de Química da Região Sul - SBQ Sul. 2006. (Congresso).

X Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2006. (Outra).

XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ. 2006. (Encontro).

Curso de conservação e acondicionamento de alimentos.. 2005. (Oficina).

Curso de Tratamento de Efluentes Industriais. 2005. (Outra).

IX Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2005. (Outra).

XIII Encontro de Química da Região Sul - SBQ Sul. 2005. (Congresso).

VIII Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2004. (Outra).

VII Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2003. (Outra).

VI Semana Acadêmica dos Cursos de Química. 2002. (Outra).

Curso de Qualificação para Inserção no Mercado de Trabalho - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - QualificarRS. 2001. (Oficina).

Programa Mini-Empresa Junior Achievement Rio Grande do Sul.Programa Mini-Empresa Junior Achievement Rio Grande do Sul. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Deise Giane Herdina

MAHLMANN, C. M.; CORBELLINI, V. A.; RODRIGUEZ, A. L.;CREMONESE, C. C. K.. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOPOLÍMERO POR ACTINOMICETO UTILIZANDO FONTE DE CARBONO RENOVÁVEL COM MONITORAMENTO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

CREMONESE, C. C. K.. XII Mostra de Projetos Escolares - A produção do conhecimento nas diferentes áreas. 2012. Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo - Município de Sinimbu.

CREMONESE, C. C. K.. Comissão Avaliadora da 15 EXPOTEC - Exposição de Trabalhos Científicos. 2011. Escola Estadual Técnica São João Batista.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor horista com 120 horas semestrais, atende a disciplina de Química Ambiental para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental.

2014 - 2014

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID Física, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - na EEEM. Estado de Goiás.

2013 - 2013

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Química, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - na EEEM Estado de Goiás - Santa Cruz do Sul.

2013 - 2015

Escola de Ensino Médio Anchieta

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 17

Outras informações:
Regência de classe na disciplina de Química, com 09 horas semanais no Ensino Médio e na disciplina de Física com 01 hora semanal no Ensino Fundamental. Atuava com 07 horas semanais como docente em aulas complementares de Pesquisa, com os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, totalizando 17 horas semanais de regência na escola.

2008 - 2010

Laboratório Reck Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de atendimento., Carga horária: 50

Outras informações:
Atendimento ao Público em Geral; Emissão de Notas Fiscais, controle de caixa, responsável pelo faturamento e sub-responsável pelo setor de pagamentos de funcionários. Auxiliar administrativa.

2006 - 2008

Laboratório Reck Ltda.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de atendimento., Carga horária: 50

Outras informações:
Atendimento ao Público em Geral; Emissão de Notas Fiscais, controle de caixa, responsável pelo faturamento e sub-responsável pelo setor de pagamentos de funcionários. Auxiliar administrativa.

2005 - 2006

Excelsior Alimentos S.A.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Análises físico-químicas de produtos e matérias-primas cárneas.

2004 - 2005

Nalco Brasil Ltda (SP)

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 30

Outras informações:
Análise da água de sistemas de resfriamento e sistemas de pressão (caldeiras) da Unidade da Souza Cruz S.A. de Santa Cruz do Sul. Dosagem de produtos químicos, análise de amostras de água e determinação das próximas concentrações químicas a serem adicionadas. Monitoramento diário dos sistemas. Controle de estoque dos produtos químicos.

2003 - 2004

SULPRINT Embalagens Industriais LTDA.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 50

Outras informações:
Análise dos materiais e produtos; Análise da cor, brilho, transparência das pastas e tintas; Realização de puxada de pastas e tintas, para análise das características óticas; Determinação do teor de sólidos em pastas, vernizes e adesivos; Determinação do ponto de destilação dos solventes; Determinação da gramatura e espessura de amostras de plástico; Identificação do tipo de material das amostras; Emissão de laudo de análise de produtos no recebimento e processo final; Verificação da aderência das tintas no substrato; Cooperar com soluções de problemas; Realização da inspeção e de ensaios finais.

2015 - Atual

Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40