Thais de Cássia Oliveira

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP com a pesquisa intitulada:Educação CTS: uma experiência didática com o tema Substâncias Psicoativas. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade de Franca (Out/2013). Graduada em Farmácia pela Universidade São Francisco - Campinas (Dez/2009). Realizou Iniciação Científica na área de Psicofarmacologia (USF-Campinas) com bolsa FAPESP nos Departamentos de Fisiologia Humana - IB na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2006-2008). Sua Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso é titulada: Análise comparativa em formulações farmacêuticas ilegais de Sildenafil por espectrometria de massas, realizada no Departamento de Espectometria de Massas - IQ - UNICAMP (2009). Iniciou trabalhos no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos - IB -UNICAMP (2009-2010): Atividade Antioxidante de Extratos Aquosos e Etanólicos de Espécies do Gênero Pilocarpus Vahl. Lecionou na Escola de Ensino Integral da SEE-SP e atualmente é Docente da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo nas disciplinas de Ciências Físicas e Biológicas e de escola técnica privada na área da saúde, ministrando a disciplina de Farmacologia.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Ciências e Matemática

2014 - 2016

Instituto Federal de São Paulo
Título: O ensino de química com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade utilizando a temática, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Pedro Miranda Jr

Aperfeiçoamento em Ensino de QUímica - Curso Específico de Formação aos Ingressantes

2016 - 2016

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO
Título: Etapa 2 - Ensino de QUímica - Curso Específico de Formação aos Ingressantes. Ano de finalização: 2016
Orientador: "Paulo Renato Costa Souza"
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

Aperfeiçoamento em Fundamentos Básicos - Curso Específico de Formação aos Ingressantes

2015 - 2015

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO
Título: Fundamentos Básicos da Educação - Curso Específico de Formação aos Ingressantes. Ano de finalização: 2015
Orientador: "Paulo Renato Costa Souza"
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

Aperfeiçoamento em Iniciação Científica

2007 - 2008

Universidade São Francisco
Título: Expressão e localização da proteína FOS em ratos submetidos ao modelo do labirinto em T elevado após tratamento com óleo essencial de laranja. Ano de finalização: 2008
Orientador: Liana Lins Melo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Química

2012 - 2013

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Farmácia

2005 - 2009

Universidade São Francisco
Título: Análise comparativa em formulações farmacêuticas ilegais de sildenafil por especto metria de massas
Orientador: Marcio Cardoso Pinto / Wanderson Romão
Bolsista do(a): Programa universidade para todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2018 -

Farmacologia Aplicada. (Carga horária: 80h). , Portal EaD Plus, EAD PLUS, Brasil.

2018 -

Supervisão e Orientação Educacional. (Carga horária: 360h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2016 - 2016

Metodologia Científica. (Carga horária: 30h). , Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia, APICE, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Currículo e Prática Docente. (Carga horária: 260h). , Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Fazendo o aluno pensar sobre a Química ? visando à aprendizagem.. (Carga horária: 40h). , Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.

2014 - 2015

SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dep. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação de Professores - PEB II. (Carga horária: 24h). , Faculdade Atibaia, FAAT, Brasil.

2010 - 2010

Farmácia Oncológica: Atividades e Perspectivas. (Carga horária: 4h). , XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos, CRF, Brasil.

2010 - 2010

Manejo no Tratamento para Pacientes Hipertensos. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.

2010 - 2010

Interpretação dos Pincípios Legais da RDC 44/09. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.

2010 - 2010

Interpretação dos Pincípios Legais da RDC 44/09. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.

2010 - 2010

Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.

2008 - 2008

BPF/ISO 9001. (Carga horária: 4h). , Grupo EMS Sigma Pharma, EMS, Brasil.

2007 - 2007

Pesquia Clínica no Brasil. (Carga horária: 8h). , XV Congresso Paulista de Farmacêuticos, CRF, Brasil.

2007 - 2007

Tecnologia em plantas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2007 - 2007

Estruturas Secretoras em plantas de interesse farm. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2002 - 2002

Auxiliar de Farmácia. (Carga horária: 40h). , RG Comunicação e Marketing, RG COM E MKT, Brasil.

2002 - 2002

Aplicação de Injeções. (Carga horária: 12h). , RG Comunicação e Marketing, RG COM E MKT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Farmácia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem.

Organização de eventos

OLIVEIRA, T. C. . Festa Junina Medicamentosa. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, T. C. . III JUFarCamp - 3ª Jornada Universitária Farmacêutica - USF Campinas. 2008. (Outro).

OLIVEIRA, T. C. . II JUFarCamp - 2ª Jornada Farmacêutica Universitária - USF Campinas. 2007. (Outro).

OLIVEIRA, T. C. . I JUFARCAMP - 1ªJornada Universitária Farmacêutica - USF Campinas. 2006. (Outro).

Participação em eventos

I FECIBRA - Feria de Ciências da Diretoria de Ensin de Bragança Paulista. FORÇA ALTERNATIVA INVISÍVEL: movimente o carrinho e aprenda brincando.. 2016. (Feira).

V SIACTS - Seminário Ibero-americano CTS.O Tema Sociocientífico ?Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas? e o Seminário como Estratégia de Ensino para uma Educação CTS. 2016. (Seminário).

Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. A educação profissional numa perspectiva CTS: Refrigerantes como tema sócio‐científico no ensino de química.. 2014. (Congresso).

II Congresso Internacional Freemind. 2014. (Congresso).

IV SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Mergulhando na química da água - uma abordagem CTSA. 2014. (Seminário).

VXII ENEQ 2014 - Encontro Nacional do Ensino de Química.O petróleo como tema sócio-‐científico no ensino de química com enfoque CTS. 2014. (Encontro).

XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos. 2010. (Seminário).

XX Congresso Pan-Americano de Farmácia. Avaliação dos Extratos Aquosos e Etanólicos de Pilocarpus microphyllus por Espectrometria de Massas. 2010. (Congresso).

XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Atividade Antioxidante de Extratos Aquosos e Etanólicos de Espécies do Gênero Pilocarpus Vahl (Rutaceae). 2010. (Simpósio).

3º Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas - BrMASS. Comparative Analysis in illegal pharmaceutical formulations of sildenafil by mass spectrometry. 2009. (Congresso).

I Encontro com a comunidade: Mães.Atenção Farmacêutica. 2007. (Oficina).

II Encontro com a Comunidade: Pais.Oficina de Farmácia. 2007. (Oficina).

I Jornada Universitária de Farmácia da UNICAMP. 2007. (Outra).

UNICAMP e 3M Parceria de Sucesso. 2007. (Oficina).

XV Congresso Paulista de Farmacêuticos. 2007. (Congresso).

I Feira de Atenção Farmacêutica-USF Campinas.Atenção Farmacêutica. 2006. (Outra).

XIII Encontro de Iniciação Científica - USF Bragança.Expressão e Localização da proteína FOS em ratos submetidos ao modelo do labirinto em T elevado após tratamento com óleo essencial de laranja. 2006. (Encontro).

XVII JUFAR-Jornada Universitária Farmacêutica-USF Bragança. 2004. (Outra).

1ª Semana Atibaiense de Enfermagem. 2002. (Encontro).

Orientou

César Vinicius Marino Macedo

Geração de Energia através do Biogás produzido pela fermentação anaeróbica de dejetos orgânicos; Início: 2013; Orientação de outra natureza; E; E; Francisco de Aguiar Peçanha; (Orientador);

Pedro Moreira Valentim dos Santos

A Química do Rock and Roll; Início: 2013; Orientação de outra natureza; E; E; Francisco de Aguiar Peçanha; (Orientador);

Kethlin Gabriela Gomes Holanda Leite

A Química do Filme Fotográfico; Início: 2013; Orientação de outra natureza; E; E; Francisco de Aguiar Peçanha; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • De Cássia Oliveira, Thais ; MIRANDA JUNIOR, P. ; MARQUES, A. C. T. L. ; BENEVIDES, R. . A análise de conteúdo como ferramenta para averiguar a aprendizagem de conceitos sociocientíficos trabalhados numa Educação CTS. Enseñanza de las ciencias , v. Num.Extra, p. 4113-4118, 2017.

  • OLIVEIRA, T. C. ; MIRANDA JUNIOR, P. ; MARQUES, A. C. T. L. . O Tema Sociocientífico ?Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas? e o Seminário como Estratégia de Ensino para uma Educação CTS. Revista Indagatio Didactica , v. 8 (1), p. 1627-1643, 2016.

  • OLIVEIRA, T. C. ; Romão, W. . Análise comparativa em formulações farmacêuticas de Sildenafil por espectrometria de massas. In: Terceiro Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas. In: 3º Congresso Brasileiro de Espectometria de Massas, 2009, Campinas. 3º Congresso Brasileiro de Espectometria de Massas. v. v. 3. p. p. 1-1.

  • OLIVEIRA, T. C. . Educação transformando a qualidade do cuidado: diminuindo os erros na área da saúde.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, T. C. . Cancer de Mama: mês do Outubro Rosa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, T. C. . Boas práticas no Ensino de Ciências: uma realidade possível na Escola Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, T. C. . Substâncias Psicoativas: uma experiência didática com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (Mostra de Produto Final). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, T. C. . Dependência Medicamentosa: um panorama nacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, T. C. . EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL NA ÁREA DA SAÚDE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAWAYA, A. C. H. F. ; OLIVEIRA, T. C. ; ANDREAZZA, ; Salvador, M.J. ; Mazzafera, P. . Atividade Antioxidante de Extratos Aquosos e Etanólicos de Espécies do Gênero Pilocarpus Vahl (Rutaceae). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SAWAYA, A. C. H. F. ; OLIVEIRA, T. C. ; Eberlin, M.N. ; Mazzafera, P. . Extratos Aquosos e Etanólicos de Pilocarpus microphyllus por Espectometria de Massas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. C. ; Durello, E.T. ; Pinto, M.C. ; Romão, W. ; Riccio, M.F. ; SAWAYA, A. C. H. F. ; AMARAL, P. H. ; Correa, D.N. ; Sabino, B.D. ; Eberlin, M.N. . Comparative Analysis in illegal pharmaceutical formulations of sildenafil by mass spectrometry. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. C. ; Melo, L.L. . Expressão e Localização da proteína FOS em ratos submetidos ao modelo do labirinto em T elevado após tratamento com óleo essencial de laranja. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

OLIVEIRA, T. C. ; SANCHES, M. M. . Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CRF-SP ; OLIVEIRA, T. C. . X Semana de Atenção Farmacêutica - Qualidade de Vida. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2008

    Expressão e Localização da proteína FOS em ratos submetidos ao modelo do labirinto em T elevado após tratamento com óleo essencial de laranja, Descrição: Análise himunoohistoquímica de cérebros de ratos submetidos ao teste comportamental do labirinto em T elevado, após o tratamento oral com óleo essencial de laranja com intenção de efeito ansiolítico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thais de Cássia Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Prêmios

2006

Discente Homenageada pela Fundação da JUFarCamp, Universidade São Francisco - Campinas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, E.E. José Alvim. , Praça Guilherme Gonçalves s/nº, Centro, 12942480 - Atibaia, SP - Brasil, Telefone: (11) 972087370

Experiência profissional

2017 - Atual

Instituto Vocare de Ensino Ltda

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Farmacologia, Carga horária: 14

Outras informações:
Cursos Técnico de Enfermagem e Cuidador de Idosos

2018 - Atual

Colégio Inspira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora de Química do Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental

2018 - Atual

RC Meta Instituto de Educação Profissional

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Assistência Farmacêutica, Carga horária: 10

Outras informações:
Curso de Farmacista: rotina prática do auxiliar de Farmácia (injetáveis, Pressão arterial; glicemia capilar.

2014 - Atual

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Química, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Efetivo na disciplina de Química

2016 - 2016

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Escola de Ensino Integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de Educação Básica PEB II nas disciplinas de: Química Biologia Orientação de Estudo Mundo do trabalho Projeto de Vida Pré-iniciação científica Práticas de Laboratório

2012 - 2014

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Categoria O, Carga horária: 32

Outras informações:
Ministrando aulas das Disciplinas de Ciências, Biologia e Química.

2017 - 2018

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial das Licenciaturas, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pelos Curso de Graduação em Pedagogia e pela Licenciatura em Matemática; Orientadora dos Projetos Integradores (presencialmente em Unidades de Ensino).

2016 - 2016

Projeto Escola Ensino Integral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - Ciências, Matemática e Química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
E.E. Profª maria Cecília Teixeira Pinto

2014 - 2014

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 8

Outras informações:
Aprovação via processo seletivo - apresentação à banca de professores. Atuação de curta duração para cobrir licença maternidade.

Atividades

  • 04/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2010 - 2011

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Presidente da Comissão Assessora de Farmácia do Conselho Regional de Farmácia - seccional de Campinas

2010 - 2012

Drogaria Maristela LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Farmacêutica Substituta, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 20

2017 - 2017

Associação Alfasol

Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto Oportunidades sem Fronteiras (parceria AlfaSol e Elektro). Eduação profissional para jovens em situação de acolhimento institucional.

2009 - 2009

Universidade São Francisco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade São Francisco

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Universidade São Francisco

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Grupo EMS Sigma Pharma

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Vigilância Sanitária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Worktek Formação Profissional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 10

2008 - 2008

BRANDOLIS FARMACÊUTICA LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Garantia da Qualidade, Carga horária: 40

2009 - 2009

Carvalho e Meneses Manipulação Farmacuetica LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Atendente de Farmácia e Manipulador, Carga horária: 50

2008 - 2008

Drogaria Aline Alana LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Atendente de Farmácia, Carga horária: 40

2003 - 2003

EMEF Célio Corradini

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 25