Deybson Borba de Almeida
Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Bahia (2002), Mestre em Enfermagem, na Linha de organização e avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFBA (2010). Doutor em Enfermagem, na Linha de organização e avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFBA (2017). Pós-doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Concentração: Filosofia, Cuidado em Saúde e Enfermagem, na linha de pesquisa: Políticas, Gestão e Avaliação do Cuidado em Saúde e Enfermagem. Tese indicada pela Universidade Federal da Bahia ao Prêmio Capes -2018. Em 2015, fez estágio doutoral pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atuou nos Cursos de Mestrado e Doutorado da EsenfC. Membro pesquisador da Unidade de Investigação de Ciências da Saúde da Escola de Enfermagem de Coimbra -Portugal. Pesquisador de temáticas vinculadas a História, Enfermagem, Emergência e Saúde. Consultor de periódicos nacionais e internacionais: Interface, Texto e Contexto, Revista Anna Nery e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Editor associado externo da Baiana de Enfermagem. Editor-chefe da Revista Eletrônica (HERE), Membro do Comitê Científico da Revista Cuidarte (Colômbia). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE-UFBA), Grupo de Pesquisa de História, Ética e Legislação da Escola de Enfermagem da USP e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Avaliação e História em Enfermagem (GAHE) da UEFS. Atualmente é Professor Titular, sob regime de Dedicação Exclusiva, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor Permanente, Representante docente da linha de pesquisa Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde (UFBA) e membro da Comissão de Visibilidade do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da UFBA, Professor Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem da UEFS. Professor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Multiprofissional em Urgência e Emergência. Docente colaborador da Universidad Nacional de Trujillo - Peru. Membro do Departamento Científico de História da Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem. Coordenador de projetos de pesquisa da linha de Avaliação da Rede de Urgência e Emergência e sobre a identidade profissional da Enfermeira.
Informações coletadas do Lattes em 15/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2013 - 2017
Universidade Federal da Bahia
Título: Constituição de Enfermeiras Militantes: um estudo histórico e foucaultiano
Orientador: em Escola Superior de Enfermagem de Coimbra ( Paulo Joaquim Pina Queirós)
com , Ano de obtenção: 2017. Gilberto Tadeu Reis da Silva. Coorientador: Genival Fernandes de Freitas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Enfermagem
2008 - 2010
Universidade Federal da Bahia
Título: Avaliação da gestão de uma unidade de Saúde da Família nas dimensões da integralidade
, Ano de Obtenção: 2010.CRISTINA MARIA MEIRA DE MELO.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Especialização em Politica, Gestao, Producao Cultural
2003 - 2004
Universidade Federal da Bahia
Título: Auditoria do SUS no Município de Feira de Santana
Orientador: Lucia Servo Leite
Graduação em Bacharelado em Enfermagem
1996 - 1999
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: O Significado de Ser Enfermeiro
Orientador: Drª Maria Angela Nascimento
Pós-doutorado
2020 - 2021
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2022 - 2022
Curso Ensino de História da Enfermagem: articulações do ensino, pesquisa e. (Carga horária: 30h). , Academia Brasileira de História da Enfermagem, ABRADHENF, Brasil.
2021 - 2021
3ºSimpósio do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem. (Carga horária: 27h). , Academia Brasileira de História da Enfermagem, ABRADENF, Brasil.
2021 - 2021
APHT - Atendimento Pré-hospitalar no trauma. (Carga horária: 8h). , Life Support: treinamentos e simulação, LS, Brasil.
2021 - 2021
Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 8h). , Life Support: treinamentos e simulação, LS, Brasil.
2021 - 2021
Assistência ao parto e ao recém nascido. (Carga horária: 8h). , Life Support: treinamentos e simulação, LS, Brasil.
2019 - 2019
Oficina de Pesquisa Histórica em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2015
CURSO DE INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL. (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2013 - 2013
TREINAMENTO DE EMERG. CARDIOVASCULARES TECA A. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
2013 - 2013
TREINAMENTO DE EMERG. CARDIOVASCULARES TECA B. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
2012 - 2012
PUNÇÃO INTRAÓSSEA. (Carga horária: 2h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2012 - 2012
PRE HOSPITAL TRAUMA LIFE SUPPORT PROVIDER COURSE. (Carga horária: 20h). , NAEMT PRÉ HOSPITAL TRAUMA LIFE SUPPORT, NAEMT, Estados Unidos.
2012 - 2012
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO. (Carga horária: 10h). , UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA, UCS, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO DE TUTORES EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA. (Carga horária: 24h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
2010 - 2010
CURSO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
TREINAMENTO PRÁTICO NAS ÁREAS DE HEMOTERAPIA. (Carga horária: 38h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, HEMOBA, Brasil.
2007 - 2007
DOENÇA FALCIFORME. (Carga horária: 8h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, HEMOBA, Brasil.
2007 - 2007
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2007 - 2007
DIRETRIZES CURRICULARES - PROFISSÕES DE SAÚDE. (Carga horária: 12h). , ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA-BA, EESP, Brasil.
2007 - 2007
PROTOCOLOS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 4h). , I SEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE, SENABS, Brasil.
2006 - 2006
ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM. (Carga horária: 60h). , ATUALIZA, ATUALIZA, Brasil.
2006 - 2006
CAPACITAÇÃO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA TUBERCUL. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2006 - 2006
CURSO ATENÇÃO PROGRAMADA AO DIABETES -SDM. (Carga horária: 16h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.
2005 - 2005
TREINAMENTO INTRODUTÓRIO DE SAÚDE DA FAMILIA. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2004 - 2004
SALA DE VACINA. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2004 - 2004
ATENÇÃO AO PORTADOR DE DISTÚRBIO MENTAL. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2004 - 2004
ATUALIZAÇÃO EM HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES. (Carga horária: 2004h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2004 - 2004
HIPERTENSÃO ARTERIAL - 3º ENCONTRO BAIANO. (Carga horária: 16h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.
2004 - 2004
CURSO DE SAÚDE DO IDOSO. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, SMS, Brasil.
2002 - 2002
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. (Carga horária: 32h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.
2001 - 2001
ATUALIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE FERIDAS. (Carga horária: 20h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SEÇÃO FEIRA DE SANTANA, ABEN, Brasil.
2001 - 2001
TLSN - SUPORTE DE VIDA NO TRAUMA PARA ENFERMEIROS. (Carga horária: 16h). , Hospital Aliança, HOSP. ALIANÇA, Brasil.
2001 - 2001
ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2001 - 2001
CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFAE. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA APLICADO À SAÚDE. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1996 - 1996
CURSO DE COMPUTAÇÃO ADVANCED. (Carga horária: 60h). , Arte Byte Geraes Sistemas, ABG, Brasil.
1996 - 1996
MARKETING. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1996 - 1996
GENÉTICA HUMANA. (Carga horária: 8h). , Instituto Ciência Hoje/SBPC, ICH/SBPC, Brasil.
1991 - 1991
DATILOGRAFIA. (Carga horária: 60h). , Prefeitura Municipal de Feira de Santana, PMFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Saúde coletiva com Área de Concentração em Gestão de Sistema de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Administração em Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Atendimento Pré-Hospitalar em Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Emergências.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS, Descrição: Trata-se de um estudo misto, abrangendo três momentos: um metodológico, um quantitativo e um momento qualitativo, cujo objeto central é a efetividade da Política de Atenção às Urgências no Estado da Bahia (PNAU). Sendo, a efetividade, aqui compreendida como o efeito das ações do campo das políticas, organizações e práticas de saúde implementadas. Tendo como questões norteadoras: É possível, construir e validar uma matriz de indicadores para a avaliação da efetividade da PNAU? Que grau de efetividade podemos conferir às regiões de saúde? Como se processa a efetividade da Política Nacional de Atenção às Urgências na região de melhor resultado? O objetivo geral é avaliar a efetividade da PNAU no estado da Bahia. Já como objetivos específicos: elaborar e validar uma matriz de indicadores para a avaliação da efetividade da PNAU no estado da Bahia; determinar o grau de efetividade da PNAU nas regiões de saúde do estado da Bahia, analisar a região de saúde com melhor desempenho na avaliação da efetividade da PNAU no estado da Bahia. Inicialmente será elaborada e validada uma matriz de indicadores com base nas diretrizes e objetivos dispostos na PNAU (Portaria ministerial de n. 1600/2011); posteriormente, avaliaremos quantitativamente todas as regiões de saúde no Estado da Bahia. Após esse momento de abordagem quantitativa, procederemos uma avaliação qualitativa na região de melhor resultado. Os dados, no primeiro momento, serão analisados através do pacote estatístico SPSS, em um segundo momento pelo método da hermenêutica dialética, utilizando o software n-vivo. Por fim, destaca-se a produção e aplicação de tecnologia para avaliação de políticas públicas de saúde na área de urgência e emergência face o investimento técnico, financeiro e político para implantar essa rede nos últimos anos. Projeto financiado pelo edital de pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / GISELLE ALVES DA SILVA TEIXEIRA - Integrante / GENIVAL FERNANDES DE FREITAS - Integrante / Igor Ferreira Borba de Almeida - Integrante / Gicelio Marques da Silva Júnior - Integrante / Fabrícia Cristiane Santos Leite - Integrante / Laiane Santana - Integrante / BRUNO GOMES PIMENTEL - Integrante / Suzana Barbosa e Barbosa - Integrante / Jules Ramon Brito Teixeira - Integrante / Maria Talita Cruz Silva Oliveira Maia - Integrante / Belardino Souza Pedreira Neto - Integrante / Mariane Teixeira Dantas Farias - Integrante / João Paulo de Almeida Tavares - Integrante / Oscar Javier Vergara Escobar - Integrante / Alacoque Lorenzini Erdmann - Integrante / José Luís Santos Guedes - Integrante.
-
2021 - Atual
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA NA PRODUÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO PARA SEGURANÇA DO PACIENTE, Descrição: Formar mestres para intervenção usando a Sistematização da Assistência de Enfermagem qualificada, promover a ampliação da segurança do cuidado aos usuários, redução da vulnerabilidade de grupos específicos e constituir um observatório de desenvolvimento da SAE em Feira de Santana e microrregião.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Integrante / GENIVAL FERNANDES DE FREITAS - Integrante / Gicelio Marques da Silva Júnior - Integrante / Jocelio Matos Amaral - Integrante / Sinara de Lima Souza - Coordenador.
-
2021 - Atual
Projeto Internacional de História e Epistemologia da Saúde e Enfermagem (PHESE), Descrição: Projeto Internacional de História e Epistemologia da Saúde e Enfermagem (PHESE) na Health Sciences Research Unit: Nursing, viunculado ao grupo de História, Saúde e Género, Espanha, Portugal e Brasil (HISAG-EPB). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Integrante / Gilberto Tadeu Reis da Silva - Integrante / PAULO JOAQUIM PINA QUEIROS - Coordenador / Maria Sagrario Gómez Cantarino - Integrante.
-
2020 - 2023
Avaliação da qualidade do cuidado a pacientes com COVID-19 em hospitais universitários brasileiros, Descrição: No Brasil, os hospitais universitários são centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento a pacientes com COVID-19. Nesses cenários, destaca-se a atuação da enfermagem, pois é a categoria responsável pela maioria dos cuidados recebidos pelos pacientes durante a hospitalização, podendo influenciar diretamente na qualidade assistencial, segurança do paciente/profissional e busca pela excelência dos resultados institucionais. Assim, este estudo tem como objetivo geral avaliar o cuidado de enfermagem a pacientes com COVID-19 em hospitais universitários brasileiros, sob a perspectiva dos profissionais e pacientes. Trata-se de uma proposta multicêntrica nacional, que reúne 10 instituições de ensino federais, sendo duas de cada região do Brasil: (1) Sul: Universidade Federal de Santa Catarina (proponente) e Universidade Federal de Santa Maria; (2) Sudeste: Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro; (3) Nordeste: Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal da Bahia; (4) Norte: Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Amazonas; e, (5) Centro-oeste: Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A metodologia será desenvolvida em três etapas, com distintas estratégias de pesquisa quantitativas e qualitativas, considerando os focos avaliados: (1) Gestão hospitalar, com análise dos planos de contingência para enfrentamento da COVID-19 e entrevistas com gestores hospitalares; (2) Liderança, gestão do cuidado e ambiente de prática profissional, com foco na equipe de enfermagem a partir da aplicação de instrumentos para caracterização pessoal e condições laborais, Avaliação do Produto do Cuidar em Enfermagem (APROCENF) e Practice Environment Scale (PES), além de entrevistas qualitativas; (3) Continuidade do cuidado e experiência do paciente, em que serão aplicados instrumentos aos pacientes recuperados da COVID-19 após a alta hospitalar: Patient Measure of Safety (PMOS), Readiness for Hospital Discharge Scale - Adult Form (RHDS) e Care Transitions Measure - CTM-15. Também serão entrevistados os enfermeiros para descrever as estratégias de enfermeiros para a continuidade dos cuidados de pacientes recuperados da COVID-19 após a alta hospitalar. Em cada etapa, serão utilizadas técnicas específicas de coleta e análise de dados quantitativas e qualitativos, conforme o foco estudado. A partir da pesquisa, pretende-se contribuir com a produção de novos conhecimentos para melhoria do cuidado em saúde/enfermagem no SUS no combate a COVID-19. Além disso, busca-se ampliar a massa crítica em termos de profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores acerca da qualidade do cuidado para lidar com pandemias e de possíveis estratégias para o desenvolvimento de padrões/boas práticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Integrante / Gilberto Tadeu Reis da Silva - Integrante / Giselle Texeira - Integrante / virginia ramos dosa santos souza - Integrante / José Luís Guedes dos Santos - Coordenador.
-
2019 - Atual
Identidade Profissional da Enfermeira: Versões e Interpretações dos Diversos Cenários de Prática, Descrição: Introdução: A identidade de uma profissão é marcada por fatos do passado e do presente, aliado a isso se tem os valores e experiências que os profissionais empregam durante o exercício da profissão. De acordo com Marta et al (2014, p. 77) ?a busca de identidade alimenta-se da procura de reconhecimento onde, no caso das identidades profissionais, os saberes profissionais têm lugar central?. Percebe-se dessa forma que a construção da identidade da enfermeira é algo processual, mais que deve ser encarado por esses profissionais de forma séria, visto que a visibilidade e valorização da enfermagem enquanto profissão dotada de um saber científico depende de uma identidade forte onde os profissionais enfermeiros saibam reconhecer o seu papel nos ambientes em que trabalham. Emergiu a seguinte questão de investigação: Qual (ais) é (são) a (as) identidade (es) profissional (ais) da enfermeira nos diversos cenários de prática? Relevância Social deste estudo consiste na importância que essa temática assume para os profissionais de saúde, em especial, os enfermeiros que atuam nos mais diversos tipos de serviços de saúde não só na assistência direta ao paciente, com também no gerenciamento da unidade e supervisão de outros profissionais. Visto que o reconhecimento sobre sua identidade profissional faz com que a enfermeira tenha uma maior visibilidade em relação às outras profissões e consequentemente seja mais valorizada. Objetivo: analisar a Identidade profissional da Enfermeira nos diversos cenários de prática. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca analisar a Identidade profissional da Enfermeira nos diversos cenários de prática, no município de Feira de Santana. Este tipo de pesquisa trabalha com o universo dos significados, oferecendo ao pesquisador um espaço para a compreensão de como é construída a Identidade profissional da enfermeira nos diversos serviços em que ela atua. A pesquisa utilizará o método de análise da hermenêutica dialética proposta por Minayo. dados serão analisados com a ferramenta de análise qualitativos o software n - vivo 10. Resultados esperados: Espera-se compreender a Identidade profissional da Enfermeira egressa da Universidade Estadual de Feira de Santana; no contexto das urgências e emergências; na atenção básica de saúde e no contexto hospitalar, para que sejam elaboradas estratégias embasadas nessa pesquisa a fim de fazer com que as enfermeiras conheçam sua identidade profissional e que através delas possa buscar uma maior visibilidade da profissão. Palavras-Chave: Enfermagem ; Identidade profissional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Gilberto Tadeu Reis da Silva - Integrante / GENIVAL FERNANDES DE FREITAS - Integrante / QUEIRÓS, PAULO JOAQUIM PINA - Integrante / Shirlene Cerqueira dos Santos - Integrante / Nívia Vanessa Carneiro dos Santos - Integrante / DENISE LIMA DA SILVA BRASILEIRO - Integrante / BRUNO GOMES PIMENTEL - Integrante / Caio Moura dos Santos - Integrante / Lais Fumincelli - Integrante / Tamara da Cruz Piedade Oliveira - Integrante.
-
2014 - 2017
ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DE SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM EM FEIRA DE SANTANA-BA., Descrição: A reflexão sobre a realidade que permeia a prática de enfermagem no país e as experiências vivenciadas durante a orientação de estudos sobre a temática eestressee no processo de supervisão possibilitou a constatação que os enfermeiros são acometidos pela síndrome do eestressee em menor ou maior grau, em tempos e ocasiões diferentes, independentemente da área de atuação. O eestressee é uma síndrome caracterizada por um processo psicofisiológico que permeia e integra a rede de emoções, sensações, comportamentos, considerando a unicidade de corpo, mente e espírito, que acompanha os trabalhadores da área da saúde. A discussão em torno desta síndrome tem sido retomada e ampliada nas últimas décadas nos diversos espaços sociais. Talvez, isto decorra do fato que tal síndrome acomete os profissionais de saúde no desenvolvimento de suas atividades no contexto social onde são executadas. O enfermeiro tem a clareza de que o ambiente de trabalho é potencialmente permeado por imprevistos que se constituem em desafios a serem superados. Na maioria das vezes tem uma carga horária que ultrapassa os limites do humano, esquece a vida lá fora na busca do dever cumprido, para finalmente respirar aliviado. O importante para o enfermeiro, ao desenvolver o processo de trabalho de supervisão no cotidiano das suas atividades, é imprimir, nos espaços micropolíticos, a imagem de qualidade na assistência, a partir de uma metodologia de intervenção em enfermagem, livre de riscos e produtora de satisfação para a equipe. É necessário o entendimento de que o processo de trabalho de supervisão em enfermagem se insere no macro sistema que adere ao modelo de organização fundamentado no Taylorismo. O que, por si só, torna-se agravante, pois esse modelo gera ansiedade, angústia e incertezas. Aliado ao modelo nightingleano, gênese da divisão social e técnica do trabalho do enfermeiro, o Taylorismo traduz o ideal normativo num campo socialmente estruturado. Por outro lado, é imprescindível o reconhecimento de que a enfermagem é uma profissão potencialmente ansiogênica e eestresseante, que expõe o indivíduo a uma desagregação da sua estrutura física e psíquica, aliado ao perfil psicológico dos seus exercentes apto à adesão do modelo de formação nightingleano. O interesse em realizar a presente pesquisa pauta-se nas reflexões que surgiram em decorrência da experiência profissional na área de assistência, de administração, de ensino e de pesquisa e na atuação em órgãos de classe. Independentemente da área de atuação, sempre vivenciei situações de pressões que certamente provocaram respostas fisiológicas e psicológicas. Paralelamente ao meu fazer e agir profissional, sempre busquei qualificação, realizando cursos de especialização, mestrado e doutorado. A vivência e realização destes cursos foram permeadas igualmente por pressões, tal como no exercício profissional. Nesse caminhar na enfermagem, tenho assumido a liderança e a supervisão, no sentido amplo do termo enquanto processo social, que vêm sendo construídas ao longo da minha trajetória. Isso significou um exercício contínuo de relacionamento interpessoal e de tomada de decisões, dentro de ambientes organizacionais cujas estruturas são típicas das escolas científica e clássica da administração. Na prática, tanto de ensino quanto de assistência e de gerência, a supervisão em enfermagem tende a ser função bastante conflituosa, fragmentada e sem sistematização. Esses conflitos sequer são trabalhados teoricamente na academia e no cotidiano de trabalho no contexto das instituições de saúde e de ensino. A ênfase é dada aos aspectos técnicos específicos em detrimento das abordagens e discussões de aspectos subjetivos aí compreendidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Integrante / Maria Lúcia Servo Leite - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2021 - Atual
VALIDAÇÃO DE UMA MATRIZ AVALIATIVA SOBRE O PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Jocelio Matos Amaral - Integrante.
-
2021 - Atual
PRODUÇÃO DE SOFTWARE PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE CUIDADO GUIADO POR UMA TEORIA DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Hudson Soares da Silva - Integrante.
-
2021 - Atual
Avaliação dos registros da equipe de enfermagem no prontuário do paciente, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Integrante / Maria Talita Cruz Silva Oliveira Maia - Coordenador.
-
2018 - 2020
Projeto de intervenção para implantação do processo de enfermagem e sua interface com a identidade profissional, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Leidiane Moreira Alves - Integrante.
-
2018 - 2020
Validação de indicadores para segurança do paciente no transporte intra-hospitalar, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Endric Passos Matos - Integrante.
-
2021 - Atual
PRODUÇÃO DE SOFTWARE PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE CUIDADO GUIADO POR UMA TEORIA DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Hudson Soares da Silva - Integrante.
-
2021 - Atual
Avaliação dos registros da equipe de enfermagem no prontuário do paciente, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Integrante / Maria Talita Cruz Silva Oliveira Maia - Coordenador.
-
2021 - Atual
VALIDAÇÃO DE UMA MATRIZ AVALIATIVA SOBRE O PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Jocelio Matos Amaral - Integrante.
-
2018 - 2020
Projeto de intervenção para implantação do processo de enfermagem e sua interface com a identidade profissional, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Leidiane Moreira Alves - Integrante.
-
2018 - 2020
Validação de indicadores para segurança do paciente no transporte intra-hospitalar, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Deybson Borba de Almeida - Coordenador / Endric Passos Matos - Integrante.
Prêmios
2022
primeiro colocado na modalidade e-pôster na IX Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade., Hospital Geral Clériston Andrade.
2022
PRIMEIRO LUGAR do Prêmio NÚCLEO DE PESQUISA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA (NUPHEBRAS),, Associação Brasileira de Enfermagem.
2021
Prêmio Internacional em História da Enfermagem pela Red Internacional de Historia de Enfermeria, Associacion Nacional de investigadores de historia de la enfermería.
2019
Menção Honrosa na II Mostra de Pesquisa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana, SAMU DE FEIRA DE SANTANA.
2019
Menção Honrosa na I Mostra do Mestrado Profissional em Enfermagem, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2018
Melhor tese de Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFBA no ano de 2010, Programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da UFBA, UFBA-CAPES.
2010
Aprovação no concurso da Secretária de Saúde da Bahia (SeSaB), SeSaB.
2009
Aprovação em 1 Lugar em concurso- Professor Auxiliar, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2007
Certificado de Honra ao Mérito pela Cobertura Vacinal 2007, Unidade de Saúde de Ilha Amarela.
2007
Professor Revelação da Faculdade Vasco da Gama, Estudantes do Curso de Serviço Social.
2006
Aprovação no concurso em 4 lugar, Prefeitura Municipal de Simões Filho.
2005
Os melhores de 2005, Movimento de Defesa do Subúrbio Ferroviário.
2004
Professor Homenageado, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2003
Professor Homenageado, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2002
Professor Homenageado, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2002
PROFESSOR HOMENAGEADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
2002
Aprovação em 14 lugar em concurso Público, Prefeitura Municipal de Salvador.
2000
Aprovação em 1 lugar em concurso -Professor Substituto, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2000
Paranifo da turma 2000.1 da Escola de Auxiliares de Enfermagem Profissional, Estudantes da Escola de Auxiliares de Enfermagem Profissional.
1999
Melhor Trabalho sobre o tema: O Ethos e as Realidades da Enfermagem, Congresso Brasileiro de Enfermagem.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Faculdade Hélio RochaVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor da Pós-Graduação em Saúde nas disciplinas Atendimento em Urgências Clínicas, Intervenções Multidisciplinares, Gestão de Risco.
2012 - 2015
Centro Universitário InternacionalVínculo: PROFESSOR HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO
Outras informações:
Professor dos seguintes cursos de pós-graduação: Urgência Emergência e UTI, Multiprofissional em Nefrologia, Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva, Saúde Coletiva, Saúde Coletiva e Sociedade, Saúde da Família na Atenção Primária. Atuando em diversas disciplinas.
2021 - 2023
Universidad Nacional de TrujilloVínculo: Colaboorador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor do COMPONENTE CURRICULAR: ENFC50 - Tópico especial: Gestão em Saúde e Enfermagem
2020 - Atual
Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONALVínculo: Colaboorador, Enquadramento Funcional: Membro Titular do Departamento Científico His, Carga horária: 2
2020 - 2022
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SEÇÃO FEIRA DE SANTANAVínculo: Membro titular, Enquadramento Funcional: Departamento Científico
Outras informações:
Departamento Científico DE História da Enfermagem na Gestão ABEn 2020-2022
2023 - 2023
Universidad Nacional Mayor de San MarcosVínculo: convidado, Enquadramento Funcional: sem enquadramento, Carga horária: 2
Outras informações:
Seor DoctorDEYBSON BORDA DE ALMEIDADocente la Univeridade Estadual de Feira de Santana, Bahia-BrasilPresente.-Mediante el presente lo saludamos cordialmente, expresando nuestro agradecimiento por haber aceptado participar con nosotros en el desarrollo de una aula para enfermeros estudiantes de doctorado, en la ciudad de LIMA-PERÚ, Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), quienes se encuentran cursando el segundo semestre de su primer ao de estudio.El Doctorado de Enfermería que ofrece la UNMSM, tiene como propósito formar a los estudiantes en investigación cualitativa, contando por supuesto con el apoyo de docentes con experiencia en investigación cualitativa como los brasileros, destacando al Dr. Jose dos Santos y Dra Jussara Martini, docentes de la Universidade Federal de Santa Catalina, Brasil, con quienes fuimos invitados a desarrollar la asignatura de FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DE LA INVESTIGACIÓN EN SALUD Y ENFERMERÍA. En sentido, conocedores de su experiencia y conforme lo aprecia el Dr Santos, lo invitamos a desarrollar el tema de NARRATIVA DE VIDA EN INVESTIGACIONES EN ENFERMERÍA, para este viernes 10 de noviembre del presente, de manera virtual, en el horario de 17:30-19:30 horas (horario de Brasil), concluyendo con un conversatorio con los estudiantes, ávidos de conocer las metodologías cualitativas.Agradeciendo desde ya su amable participación, le remito el enlace del aula: https://meet.google.com/kmw-rvdz-mdo Para el aula, los estudiantes desarrollan unas lectura previas para poder participar del aula de manera provechosa.CordialmenteDra. Kattia Ochoa VigoDocente del Departamento Académico de Ciencias de la SaludUniversidad Nacional de Barranca, BarrancaRegión Lima-Perú(Docente invitada de la UNMSM, Lima-Perú)
2005 - 2005
Centro Universitário da BahiaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2005 - 08/2005
Ensino, BACHARELADO EM ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRIMEIROS SOCORROS
2003 - 2003
EHF - CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOSVínculo: INSTRUTOR EMERGENCISTA, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DA INFRAERO, Carga horária: 20
2009 - 2010
Faculdade Metropolitana de CamaçariVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
PROFESSOR DE METODOLOGIA DA PESQUISA
2007 - 2010
Faculdade Vasco da GamaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2007
Ensino, CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PESQUISA SOCIAL, OFICINA DE PESQUISA APLICADA, FUNDAMENTOS APLICADOS A PESQUISA SOCIAL
2005 - 2008
FACULDADES INTEGRADAS OLGA METTINGVínculo: PROFESSOR HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO, Carga horária: 15
Outras informações:
ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE ESTUDO
ORIENTADOR DAS DISCIPLINAS: POLITICAS DE SAÚDE, PLANEJAMENTO EM SAÚDE, GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE, METODOLOGIA CIENTÍFICA
Atividades
-
06/2005
Ensino, CURSO DE SERVIÇO SOCIAL HOSPITALAR, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, OFICINA MONOGRÁFICA, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SAÚDE, GESTÃO EM SAÚDE, POLÍTICAS DE SAÚDE
2001 - 2003
Hospital Geral Clériston AndradeVínculo: , Enquadramento Funcional: REDA, Carga horária: 40
Outras informações:
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DA EMERGÊNCIA 2002
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRIAGEM DO HOSPITAL 2003
ELABORAÇÃO DO PROJETO UM NOVO OLHAR PARA O CUIDADOR 2003
CONDUÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO DA IMPLEMENTAÇÃO DA SAE 2003
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DA EMERGÊNCIA 2003
ELABORAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS URGÊNCIAS DO HGCA 2003
ELABORAÇÃO DO PLANO DE ALTA EM ENFERMAGEM 2003
Atividades
-
01/2001
Serviços técnicos especializados , Hospital Geral Clériston Andrade.,Serviço realizado, ENFERMEIRO DAS EMERGÊNCIAS.
-
11/2001 - 12/2001
Direção e administração, Hospital Geral Clériston Andrade.,Cargo ou função, Coordenador da Equipe de Enfermagem das Emergências.
2009 - 2013
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e ExtensãoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO
2002 - 2019
Prefeitura Municipal de SalvadorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO INTEGRADO, Carga horária: 30
2006 - 2009
Prefeitura Municipal de Simões FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO DAS EMERGÊNCIAS DO HMEA, Carga horária: 30
Outras informações:
Membro da Comiissão de Controle de Infecção Hospitalar
Membro da Comissão de Sindicância
Organizador da Semana de Enfermagem 2007
ELABORAÇÃO DO MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DA EMERGÊNCIA
ELABORAÇÃO DO PROTOCOLO DE ACIDENTES COM PERFURO-CORTANTE
ATUAÇÃO COMO INSTRUTOR DE CURSOS
ELABORAÇÃO DO PROJETO DO SAMU-192 PARA O MUNICÍPIO DE SIMÕES FILHO
Atividades
-
03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, HOSPITAL MUNICIPAL EDUARDO ALENCAR.,Cargo ou função, COMISSÃO DE SINDICÂNCIA.
-
02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, HOSPITAL MUNICIPAL EDUARDO ALENCAR.,Cargo ou função, COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
-
12/2007 - 02/2008
Direção e administração, HOSPITAL MUNICIPAL EDUARDO ALENCAR.,Cargo ou função, DIRETOR INTERINO DE ENFERMAGEM.
2005 - 2007
real sociedade de beneficencia espanholaVínculo: Carteira Assinada (CLT), Enquadramento Funcional: Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Familia, Carga horária: 40
Outras informações:
IDEALIZADOR DO PROGRAMA DE RÁDIO MAIS SAÚDE -2007
MEMBRO DA COMISSÃO GERENCIAL
COORDENAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA COBERTURA VACINAL
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE GESTÃO
ELABORAÇÃO DO MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DO SERVIÇO DE VACINAÇÃO
REALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE FEIRAS DE SAÚDE
IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DOS CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE
ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ADOLESCER
IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TRIAGEM NEO-NATAL
IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE SALA DE ESPERA
Atividades
-
09/2005 - 11/2007
Serviços técnicos especializados , UNIDADE DE SAÚDE DA FAMILIA DE ILHA AMARELA.,Serviço realizado, ENFERMEIRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
2009 - 2012
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TÉCNICA DA COORDENAÇÃO DE URGÊNCIA, Carga horária: 30
Outras informações:
ATUAÇÃO COMO INSTRUTOR DE CURSOS DE URGÊNCIAS PARA O ESTADO DA BAHIA
CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE QUALIFICAÇÃO EM URGÊNCIAS
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SITUACIONAL DO SAMU-192
PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE TRABALHO: DENGUE, ACCR
ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DA MATRIZ DIAGNÓSTICA DA REDE DE URGÊNCIAS
2008 - 2009
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE ENSINO EESP, Carga horária: 30
Outras informações:
COORDENAÇÃO DE CURSOS E CAPACITAÇÃO EM URGÊNCIAS
CONDUÇÃO DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO EM ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
MEMBRO DO COMITÊ ESTADUAL EM URGÊNCIAS
MEMBRO DA SECRETARIA EXECUTIVA DO COMITÊ ESTADUAL EM URGÊNCIAS
2007 - 2008
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE ENFERMAGEM, Carga horária: 30
2011 - 2013
Secretaria Municipal de Saúde de SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: ENF. DA SUBCOORD. DE ENF. DO SAMU 192, Carga horária: 30
2002 - 2013
Secretaria Municipal de Saúde de SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
2005 - 2007
Secretaria Municipal de Saúde de SalvadorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO DO SAMU 192 INTERVENCIONISTA, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2002
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.,Serviço realizado, ENFERMEIRO DO PRONTO-ATENDIMENTO HÉLIO MACHADO.
-
02/2005 - 08/2005
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.,Cargo ou função, coordenador de Distrito Sanitário.
-
03/2004 - 06/2004
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.,Cargo ou função, Membro da Comissão Gerencial da Unidade de Saúde.
2001 - 2002
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2001
Ensino, CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM-PROFAE, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM CIRÚRGICA, EM EMERGÊNCIAS E PSIQUIÁTRICA
2008 - 2011
SINDICATO DOS ENFERMEIROS DO ESTADO DA BAHIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE PESQUISA E TECNOLOGIA DO SEEB
2007 - 2007
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PRECEPTOR DE ESTÁGIO CURRICULAR, Carga horária: 20
2007 - 2007
Universidade Estadual da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PRECEPTOR DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR, Carga horária: 30
Atividades
-
06/2007 - 12/2007
Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO CURRICULAR
2017 - 2018
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DA ÁREA DE GESTÃO PÚBLICA, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2019
Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Linhas de pesquisa
-
04/2017
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).,Atividade de extensão realizada, Membro do Comitê Interno de Bolsas Extensão.
-
01/2017
Extensão universitária , DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Atividade de extensão realizada, Coordenador da Liga Acadêmica Enfermagem Emergencista.
-
05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho para Planejamento e Implantação do Centro de Especialidades da UEFS.
-
09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, Membro da Área de Gestão Pública do Curso de Enfermagem.
-
06/2018 - 09/2018
Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Linhas de pesquisa
2023 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ministrou aula com o tema "Pesquisa qualitativa" na disciplina Seminário Avançado II (SCP014), neste Mestrado Profissional em Saúde Coletiva,
2021 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
2021 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família do componente Intervenção em Urgência e Emergência
2021 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
membro da comissão responsável pela adequação do regimento interno do curso de mestrado profissional em enfermagem
2021 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato-sensu Residência Multiprofissional em Saúde da Família
2021 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Programa de Residência Multiprofissional em Atenção a Urgência e Emergência
2019 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente mestrado profissional de enfermagem, Carga horária: 6
2023 - 2023
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Componente curricular: SCP014
Outras informações:
Aula com o tema" Pesquisa qualitativa" na disciplina Seminário Avançado II
2018 - 2020
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria da ADUFS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2019
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem
2018 - 2018
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de pesquisa Departamento de Saúde, Carga horária: 6
2018 - 2018
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto Nível A, Carga horária: 40
2018 - 2018
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, no componente: Gestão em Sistemas de Saúde.
2017 - 2018
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistentente nível B, Carga horária: 40
2017 - 2017
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor colaborador no componente Gestão em Sistemas de Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
2016 - 2017
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistentente nível A, Carga horária: 40
2012 - 2013
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORD. DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Carga horária: 40
2011 - 2012
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: VICE-COORDENADOR DA ÁREA DE GESTÃO PÚBLICA, Carga horária: 40
Outras informações:
MEMBRO DA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO
2009 - 2010
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 30
2000 - 2003
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Professor Substítuto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor da Disciplina Gerência em Enfermagem, Professor da Disciplina Administração em Enfermagem, Membro do Núcleo Insterinstituciona de Educação Continuada da UEFS, Membro da Área de Gestão Pública da UEFS, Orientador de Trabalhos Técnicos e de Pesquisa na Área de Saúde, Supervisor da Prática de Enfermagem.
1998 - 1999
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Extensão, Carga horária: 30
Atividades
-
09/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado profissional em Enfermagem.,Cargo ou função, membro da comissão responsável pela adequação do regimento interno do curso de Mestrado Profissional em Enfermagem.
-
07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, Comissão do Processo Seletivo Especial 2021 do MPE pós-doutorado, vagas CAPES/FAPESB EDITAL N 18/2020.
-
06/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de pesquisa.,Cargo ou função, Presidente da Comissão do Processo Eleitoral do Colegiado do Mestrado Profissional em Enfermagem, para o triênio 2021- 2024.
-
09/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado profissional em Enfermagem.,Cargo ou função, Comissão de Seleção 2020.
-
10/2019
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO GESTOR DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO.
-
09/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual de Feira de Santana.,Linhas de pesquisa
-
05/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual de Feira de Santana.,Linhas de pesquisa
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Linhas de pesquisa
-
02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, Comissão de implantação do Centro de Especialidades do Centro Social Urbano (CSU).
-
09/2010
Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Linhas de pesquisa
-
10/2009
Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Linhas de pesquisa
-
12/2021 - 12/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Feira de Santana.,Cargo ou função, Presidente na Banca de Promoção na Carreira da classe de professor auxiliar para professor assistente do professor Sélton Diniz dos Santos.
-
07/2021 - 08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de pesquisa.,Cargo ou função, membro da comissão de seleção para pós-doutorado CAPES/FAPESB EDITAL N 18/2020.
-
09/2018 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, membro da comissão eleitoral do Mestrado Profissional em Enfermagem.
-
11/2017 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, Coordenação da Área de Gestão Pública.
-
05/2018 - 06/2018
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, Presidente da comissão para avaliar denúncia de irregularidade na formação da banca avaliadora do concurso docente para a disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e adolescente. Edital 02/2018.
-
09/2001 - 11/2003
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM, GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE
-
01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE SAÚDE.,Cargo ou função, MENBRO DO NÚCLEO INTERISTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, MENBRO DA ÁREA DE GESTÃO.
2020 - 2021
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
2021 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
"Código/Nome completo do CC(consultar no SIGAA), nome completo da/o docente parceira, formação profissional, IES, cidade/país, período PPGENF0042 - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem e Saúde, Profa. Dra. Kênia Lara da Silva, Enfermeira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/ Brasil, 2023.1PPGENF0042 - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem e Saúde, Prof. Dr. Manuel Carlos Rodrigues Fernandes Chaves, Enfermeiro, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra/ Portugal, 2021.1, 2022.1, 2023.1PPGENF0042 - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem e Saúde, Profa. Dra. Jouhanna do Carmo Menegaz, Enfermeira, Centro de Educação Superior do Oeste da Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó/ Brasil, 2021.1, 2022.1, 2023.1PPGENF0042 - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem e Saúde, Profa. Dra. Juliana Costa Ribeiro Barbosa, Enfermeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus/ Brasil, 2021.1, 2022.1, 2023.1PPGENF0042 - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem e Saúde, Profa. Dra. Rejane Oliveira Alves, Pedagoga, Universidade Federal da Bahia, Salvador/ Brasil, 2021.1, 2022.1, 2023.1PPGENF0042 - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem e Saúde, Profa. Dra. Elaine Andrade Leal Silva, Enfermeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus/ Brasil, 2021.1, 2022.1, 2023.1PPGENF0042 - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem e Saúde, Profa. Dra. Lina Rocío Corredor Parra, Psicologa, Fundación Universitária Juan N. Corpas, Bogotá/ Colombia, 2021.1, 2022.1, 2023.1
2018 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento, Carga horária: 2
Outras informações:
Participei das - Comissão de Processo Seletivo, 2021, 2022, 2023 - Comissão interna de autoavaliação, 2021, 2022, 2023 ;- Comissão de pesquisa e editais, 2021, 2022, 2023 ;- Comissão de visibilidade, 2021, 2022, 2023."
Atividades
-
06/2022
Direção e administração, ESCOLA DE ENFERMAGEM.,Cargo ou função, Membro da Comissão de visibilidade do PPGENF.
-
06/2018
Direção e administração, ESCOLA DE ENFERMAGEM.,Cargo ou função, Representante docente de linha de pesquisa Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde.
2023 - Atual
UNIVERSDAD NACIONAL DE ALTIPLANOVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Deybson Borba de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?