Vinícius Martins Varella
Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em Educação pela UFPE (2017). Mestre em Educação pela UFPE (2013). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela UFF/RJ (2012) e Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho (2008), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Simonsen/RJ (1999), licenciatura em Matemática pela universidade Castelo Branco UCB/RJ (2006). Professor Pesquisador em disciplinas de Licenciatura à Distância em Pedagogia Virtual da UFPB (desde 2010). Professor Formador em Matemática e Linguagem em prefeituras e estados (PNAIC/MEC; SOMA/PB; Pedras de Fogo/PB) (desde 2015). Avaliador de banca de seleção de professores na UNIPÊ (2015-2016). Avaliador de banca de pós-graduação pelo Senac (2016). Pesquisador PROBEX/UFPB, PIVIC/UFPB e Prolicen/UFPB nas áreas de Educação Matemática e Linguagem. Tem experiência na área de Educação, Educação Matemática, Formação Docente, Letramento, Produção Textual e Gêneros discursivos no ensino, Metodologias de ensino e do trabalho científico.Para entrar em contato ligar para (083) 98824-9188 ou pelo e-mail varella.vinicius@gmail.com.
Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2014 - 2017
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Produção Coletiva de Textos na Escola: estratégia didática de ensino-aprendizagem da produção escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
, Ano de obtenção: 2017. Telma Ferraz Leal. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Mestrado em Educação e Linguagem
2011 - 2013
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A construção de autoria em situações de produção coletiva de textos na escola
, Ano de Obtenção: 2013.Telma Ferraz Leal.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD
2009 - 2012
Universidade Federal Fluminense
Título: O olhar do discente sob as ferramentas de avaliação em EaD.
Especialização em Gestão Escolar
2008 - 2008
Universidade Gama Filho
Título: O Gestor Escolar: construção do perfil do gestor para uma escola democrática
Orientador: Elias Alexandre Mestre em Educação - UNB
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática
2004 - 2007
Universidade Castelo Branco
Título: Comparação entre metodologia tradicional e construtivismo na aplicação de conteúdos sobre medidas de comprimento e massa em turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.
Orientador: Sônia
Graduação em Pedagogia
1997 - 1999
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN
Título: Processo de avaliação da prática docente: dificuldades nos cursos de formação docente
Orientador: Rosária Mestre em Educação
Formação complementar
2013 -
Inglês. (Carga horária: 4h). , SENAC PB em João Pessoa, SENAC PB, Brasil.
2013 - 2013
Atualização no uso das ferramentas do Moodle 2.4. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Educação On-line. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação e Saberes Docente.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Estágio Supervisionado em Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Etnomatemática.
Organização de eventos
VARELLA, Vinicius Martins . Seminário Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa.. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Construindo autoria na produção coletiva de textos por meio da argumentação.. 2014. (Congresso).
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. 2014. (Congresso).
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. O desdobramento do gênero segundo Schneuwly e Dolz (2004) durante uma produção coletiva de texto na escola.. 2014. (Congresso).
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).
II Encontro Internacional do GT de Psicolinguística da ANPOLL. 2013. (Congresso).
III Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem - EIAL. 2013. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem - ENAL. 2013. (Congresso).
XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2013. (Congresso).
18º Congresso de Leitura do Brasil. 2012. (Congresso).
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2012. (Outra).
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem ? CEEL.. 2011. (Congresso).
Capacitação para Docente do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.Teoria e prática de ensino: uma abordagem sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. 2009. (Outra).
Capacitação para Orientadores Pedagógicos.Orientador Pedagógico como motivador do processo ensino-aprendizagem.. 2009. (Outra).
Formação Continuada de Docentes do 1º Segmento do Ensino Fundamental.Alfabetização por meio de Textos, Incentivo a Leitura e Planejamento e Avaliação para Diversidade. 2009. (Outra).
Oficinas CDM.Prática de sala de aula para a Educação Infantil. 2009. (Oficina).
Oficinas CDM.Prática de Sala de Aula para o Ensino Fundamental. 2009. (Oficina).
Participação em bancas
VARELLA, Vinicius Martins. O uso das TIC's como ferramentas pedagógicas pelos docentes da educação infantil do campo no município de Duque de Caxias-RJ.. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.
VARELLA, Vinicius Martins. . Educação em Prisões: apontamentos sobre a gestão educacional democrática a partir das práticas no C.E. José Lewgoy.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.
VARELLA, Vinicius Martins; LEAL, Telma Ferraz; CRUZ, M. C. S.. Entremeios: o lidar docente com a heterogeneidade de conhecimentos acerca da produção de textos e da apropriação do SEA no início do Ensino Fundamental.. 2018.
VARELLA, Vinicius Martins. Para uma pedagogia de pesquisa: a utilização das ferramentas de busca na web.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.
VARELLA, Vinicius Martins. O ensino da Literatura Afro-brasileira e Africana e sua contribuição para a erradicação da discriminação racial.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.
VARELLA, Vinicius Martins. O uso da WebQuest como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no estudo de gêneros textuais.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.
VARELLA, Vinicius Martins. Leitura e produção no ciberespaço: diferentes práticas de letramento.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.
VARELLA, Vinicius Martins. O processo de reescritura textual em textos produzidos nos fóruns das disciplinas do CLEaD.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba.
VARELLA, Vinicius Martins. Práticas de letramento matemático e concepções docentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.
VARELLA, Vinicius Martins. O trabalho com os jogos no ensino do sistema de numeração decimal.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
A prática de leitura utilizando um site na internet como "clube de leitura"; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Características do gênero discursivo Fórum Educacional; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
O uso da poesia popular na sala de aula; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A prática virtual de leitura de textos poéticos na produção de sentido crítico; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Criação de um espaço midiático de discussão e produção textual coletiva numa turma do curso de Letras na modalidade a distância; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Comunicação e uso de mídias: componente curricular indispensável no ensino médio; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Utilização da ferramenta Wiki na produção coletiva de textos; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
As estratégias de Educação a Distância e suas contribuições nas práticas de leitura e escrita; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
As tecnologias de informação e as diferentes linguagens no ensino de Geografia; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A contribuição do letramento literário para efetivação do processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola José Carlos da Mota do município de Mundo Novo na Bahia; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Comunicação, letramento e senso crítico; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Tecnologia e educação: mudanças na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa graduados pela Universidade Federal da Paraíba através do Sistema UAB no polo de Jacaraci - Bahia; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Cursos de Letras por meio da EaD: pontos positivos e negativos dos ambientes virtuais de aprendizado; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Fórum: espaço de interação para a construção colaborativa da aprendizagem em EaD; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
O gênero digital Blog: novas práticas de leitura e escrita em sala de aula; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Linguagem, comunicação e interação nos cursos semipresenciais: análise da formação continuada da SEDEC; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Do livro didático a tela do computador: algumas considerações acerca da prática de leitura no ambiente virtual em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Do livro didático a tela do computador: algumas considerações acerca da prática de leitura no ambiente virtual em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
O ensino de literatura infantil e o uso dos recursos audiovisuais na transformação do processo de leitura e escrita; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Desafios da formação em Letras na EaD: o papel do tutor a distância; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Tecnologias educacionais e sala de aula: a pedagogia do século XXI; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A utilização do Blog nas aulas de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental II da E; M; E; F; M; Abdias Aires de Queiroz; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A inclusão das TIC's e de ferramentas virtuais no ensino da Língua Portuguesa; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A inclusão digital no ensino de Língua Portuguesa na EJA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A Educação a Distância (EaD) com foco no letramento digital (formação e capacitação docente): um olhar sobre a Secretaria de Estado de Educação da Paraíba; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Aprendizagem mediada por ferramenta de interação (Diário de Bordo do aluno) na Plataforma MOODLE: uma análise do discurso de alunos em curso de licenciatura em Língua Portuguesa em EaD; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
O uso de Ambientes Virtuais no processo de aprendizagem de Língua Portuguesa em cursos presenciais; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Da tela para o papel: a incorporação dos gêneros discursivos digitais em manuais didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Uma proposta de letramento digital/inclusão digital para professores da Escola Municipal Juvina de Oliveira Monteiro - Soledade/PB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
O uso de recursos tecnológicos, como projetor de slides e o computador em sala de aula do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Municipal Julieta Cardoso David; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
As novas linguagens tecnológicas como instrumentos culturais e modificadores operativos das apropriações de saberes; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Letramento digital e o ensino da gramática como prática inovadora do processo de ensino; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Lápis e papel X teclado e tela: o "x" da questão no processo de leitura e escrita em suportes distintos; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Ingresso de alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Itaporanga nos cursos de Letras ou Letras/Libras em EaD da UFPB; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD (CLEaD)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Avaliação online: minimizando as barreiras da avaliação presencial; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em EaD) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
dos Santos e Silvania da S; Rodrigues Christino; O gênero bilhete que circula na escola: aspectos composicionais e função sociodiscursiva; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A utilização do Wiki como ferramenta colaborativa da Web 2; 0 para aprendizagem de alunos em cursos à distância; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em EaD) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Modelos cognitivos de produção textual de alunos; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Gênero digital Chat: função sociodiscursiva presente nas aulas de produção de texto; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Expressões da internet no texto do aluno: uma reflexão sobre ortografia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Algumas reflexões sobre a aquisição da linguagem para alunos surdos; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Gênero digital Wiki: uma nova proposta de ensino; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Linguagem: Gramática e linguística) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Vinícius Martins Varella;
EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E PROFESSORES DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA PARAÍBA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática (Licenciatura)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática (Licenciatura)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A matemática na prática profissional de feirantes: uma relação necessária; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática (Licenciatura)) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO APP GEOGEBRA E DO SITE KHAN ACADEMY; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NO CICLO I NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Análise comparativa entre as propostas pedagógicas das Licenciaturas em Matemática: um estudo documental sobre as instituições UFCG, UFPB, UFPE e UFRN; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
ENSINO DE POTENCIAÇÃO: UMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Investigando o letramento matemático em uma turma do 4º ano do ensino fundamental; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
A prática de ensino de produção de texto escrito na visão dos discentes do curso de Pedagogia da UFPB; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Jogos e brincadeiras na aula de Matemática de uma professora do 1º ano do ensino fundamental; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Letramento matemático: uma prática possível na educação de jovens e adultos?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
As representações sociais dos licenciandos em Matemática da UFPB acerca do componente curricular Didática; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Vinícius Martins Varella;
Produções bibliográficas
-
VARELLA, Vinicius Martins ; ALVES, Alana Cavalcanti . Discalculia como transtorno de aprendizagem da matemática: discussão necessária na formação docente.. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE , v. 10, p. 541-557, 2022.
-
VARELLA, Vinicius Martins . Gênero digital wiki e a produção coletiva de texto. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE , v. 1, p. 569-573, 2014.
-
VARELLA, Vinicius Martins . Autoria em processo de produção de texto coletivo a partir dos gêneros da ordem do argumentar.. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online) , v. 2, p. 1-9, 2011.
-
Denilson Matos ; Amanda de Souza Brito ; VARELLA, Vinicius Martins ; Jalusa Sarah Ferreira da Silva . LETRAMENTO E TRABALHO: REFLEXÕES LINGUÍSTICAS SOBRE O TURISMO PARAIBANO.. II CNEU , v. 2, p. 1, 2010.
-
VARELLA, Vinicius Martins . Uso de jogos para ensinar matemática: protagonismo dos estudantes de licenciatura em matemática da Universidade Federal da Paraíba .. 1. ed. Santa Maria: Arcos Editores, 2025. v. 1. 104p .
-
VARELLA, Vinicius Martins . Pesquisa em Educação Matemática: o protagonismo dos licenciandos/licenciados em Matemática da UFPB.. 1. ed. João Pessoa: Editora do CCTA/UFPB, 2022. v. 1. 149p .
-
SANTOS, Elzanir dos (Org.) ; VARELLA, Vinicius Martins (Org.) . Formação e Prática Docente: estudos e proposições. 1. ed. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2020. v. 1. 205p .
-
LIRA, Ildo Salvino de ; VARELLA, Vinicius Martins . O jogo como recurso didático na alfabetização e no ensino de matemática: relatos de experiência no Prolicen e Probex da UFPB. In: Isabel Marinho da Costa, Maria da Conceição Gomes de Mi-randa, Quézia Vila Flor Furtado. (Org.). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: Produção de jogos de alfabetização, ortografia e matemática.. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2024, v. 5, p. 34-46.
-
LIMA, Lucineide Ramos de ; GOMES, Thais Fernanda Silva ; VARELLA, Vinicius Martins . OFICINA PARA PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS: O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: Isabel Marinho da Costa, Maria da Conceição Gomes de Mi-randa, Quézia Vila Flor Furtado. (Org.). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: Produção de jogos de alfabetização, ortografia e matemática. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2024, v. 5, p. 102-114.
-
SILVA, Glacyany Geysa da ; LIMA, Eduardo de Souza ; VARELLA, Vinicius Martins . EXPERIMENTANDO RECURSO DIDÁTICO MANIPULATIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO TEXTUAL BOLETO BANCÁRIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: Isabel Marinho da Costa, Maria da Conceição Gomes de Mi-randa, Quézia Vila Flor Furtado. (Org.). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: Produção de jogos de alfabetização, ortografia e matemática. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2024, v. 5, p. 115-128.
-
VARELLA, Henrique Martins ; SOUZA, Erick Igor Mousinho de ; BRASILEIRO, Gabriely da Silva ; VARELLA, Vinicius Martins . OFICINAS DE PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS: O JOGO PARA ENSINAR MATEMÁTICA. In: Isabel Marinho da Costa, Maria da Conceição Gomes de Mi-randa, Quézia Vila Flor Furtado. (Org.). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: Produção de jogos de alfabetização, ortografia e matemática. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2024, v. 5, p. 129-142.
-
SILVA, Maria Gabrielle da ; BARBOSA, Iago Duarte ; VARELLA, Vinicius Martins . O JOGO DA IGUALDADE: RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM COM AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. In: Isabel Marinho da Costa, Maria da Conceição Gomes de Mi-randa, Quézia Vila Flor Furtado. (Org.). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: Produção de jogos de alfabetização, ortografia e matemática. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2024, v. 5, p. 158-171.
-
SILVA, Diana Clemente ; SILVA, Larissa Kelly Pessoa da ; VARELLA, Vinicius Martins . O JOGO DOS PRATOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O LÚDICO NO APRENDIZADO. In: Isabel Marinho da Costa, Maria da Conceição Gomes de Mi-randa, Quézia Vila Flor Furtado. (Org.). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: Produção de jogos de alfabetização, ortografia e matemática. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2024, v. 5, p. 143-157.
-
VARELLA, Vinicius Martins . O uso de jogos para o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental.. In: Varella, Vinicius Martins. (Org.). Pesquisa em educação matemática: o protagonismo dos licenciandos/licenciados em matemática da UFPB.. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA UFPB, 2022, v. 1, p. 8-15.
-
Nascimento, Ismael Santos do ; VARELLA, Vinicius Martins . Aula remota de potenciação: desafios e possibilidades na educação básica.. In: Varella, Vinicius Martins. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: o protagonismo dos licenciandos/licenciados de matemática da UFPB.. 1ed.João Pessoa: CCTA UFPB, 2022, v. 1, p. 53-87.
-
Nascimento, José Alexandre do ; VARELLA, Vinicius Martins . Transformações geométricas: uma abrodagem através do APP GEOGEBRA e do site Khan Academy. In: Varella, Vinicius Martins. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: o protagonismo dos licenciandos/licenciados de matemática da UFPB.. 1ed.João Pessoa: CCTA UFPB, 2022, v. 1, p. 88-122.
-
VARELLA, Vinicius Martins . ANÁLISE DA METODOLOGIA APLICADA POR UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DURANTE AULA REMOTA DE POTENCIAÇÃO. In: Alexandre Martins Joca, Daniel Valério Martins, Elzanir dos Santos.. (Org.). Inferências sobre a (e na) escola.. 1ed.Cajazeiras: Edições AINPGP, 2021, v. 2, p. 165-180.
-
VARELLA, Vinicius Martins . POSSIBILIDADE DE ENSINO HÍBRIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Alexandre Martins Joca, Daniel Valério Martins, Elzanir dos Santos. (Org.). Inferências sobre a (e na) escola.. 1ed.Cajazeiras: Edições AINPGP, 2021, v. 2, p. 181-194.
-
VARELLA, Vinicius Martins . SISTEMATIZANDO O GÊNERO TEXTUAL CALENDÁRIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma proposta interdisciplinar.. In: SANTOS, Elzanir dos; FERREIRA, Vinicius Varella. (Org.). Formação e prática docente: estudos e proposições. 1ed.João Pessoa: CCTA/UFPB, 2020, v. 1, p. 113-130.
-
VARELLA, Vinicius Martins ; LEAL, Telma Ferraz . Produção de Textos na escola: conhecimentos em ação.. In: SILVEIRA, Everaldo [et al.]. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais.. 1ed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2016, v. , p. 195-217.
-
VARELLA, Vinicius Martins . ARGUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA DO ALUNO NO MOMENTO DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA. In: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Márcio Martins Leitão, Paulo Vinicius Ávila Nóbrega, Gitanna Brito Bezerra, Thalita Maria Lucindo Aureliano, Giorvan Ânderson dos Santos Alves (Orgs.). (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: aquisição de gêneros textuais e leitura.. 1ed.João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2016, v. 3, p. 192-208.
-
LEAL, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi ; SANTANA, Joselmo Santos de ; VARELLA, Vinicius Martins . O ensino da produção de textos em documentos curriculares de redes públicas brasileiras.. In: LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia.. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: reflexões sobre o currículo.. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2014, v. 01, p. 51-67.
-
VARELLA, Vinicius Martins . Didática da educação a distância: distância transacional e processos de interação.. In: Denilson Pereira de Matos. (Org.). Linguagem na EaD: Utilização das ferramentas da Web como estratégia de ensino. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2013, v. 1, p. 13-18.
-
VARELLA, Vinicius Martins . As novas tecnologias e a educação a distância: implicações no desenvolvimento social e educacional.. In: Denilson Pereira de Matos. (Org.). Linguagem na EaD: Utilização das ferramentas da Web como estratégia de ensino.. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2013, v. 1, p. 45-48.
-
MOTA, E. C. N. ; VARELLA, Vinicius Martins . MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DO ALUNO E SUA AUTONOMIA.. In: Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca)., 2020, Cajazeiras - PB. Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca)., 2020. v. 1.
-
VARELLA, Vinicius Martins ; SOUZA, Júlia Teixeira . O DESDOBRAMENTO DO GÊNERO SEGUNDO SCHNEUWLY E DOLZ (2004) DURANTE UMA PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO NA ESCOLA.. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - EPENN, 2014, Natal. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. EPENN. Natal: UFRN / Biblioteca Setorial do CCSA, 2014. v. 1. p. 1-14.
-
VARELLA, Vinicius Martins . Construindo autoria na produção coletiva de textos por meio da argumentação.. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - EPENN, 2014, Natal. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. EPENN. Natal: UFRN / Biblioteca Setorial do CCSA, 2014. v. 1. p. 1-15.
-
VARELLA, Vinicius Martins ; MATOS, D. P. . Heterogeneidade Linguística: reflexões sobre questão de Língua Portuguesa na Prova Brasil 2009.. In: I Congreso de la Delegación Argentina de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL) y V Jornadas Internacionales de Filología Hispánica, 2012, La Plata. IIddeennttiiddaaddeess ddiinnáámmiiccaass: vvaarriiaacciióónn yy ccaammbbiioo eenn eell eessppaaññooll ddee AAmméérriicca. La Plata: FaHCE-UNLP, 2012. v. 1. p. 01-18.
-
MATOS, D. P. ; VARELLA, Vinicius Martins ; MONTEMOR, D. P. . Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual.. In: IX ENIL:Encontro Nacional de Interação em linguagens verbal e não-verbal, 2011, JOAO PESSOA -PARAIBA. Argumentação: reflexões para o ensino de produção textual. JOAO PESSOA -PARAÍBA: IDEIA, 2011. p. 1-12.
-
BRITO, A. ; MATOS, D. P. ; VARELLA, Vinicius Martins . Letramento e turismo na Paraíba: gêneros textuais em (re) construção.. In: XIII Encontro de Iniciação a docência, 2010, João Pessoa. XIII Encontro de Iniciação a docência e do XII Encontro de Extensão, 2010. p. 03-12.
-
MATOS, D. P. ; VARELLA, Vinicius Martins . Letramento como processo incluso no programa das disciplinas de licenciatura do curso de letras da UFPB. In: III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita Diversidade e diferença na educação: cultura escrita, letramentos, políticas linguísticas e identidades, 2010, Belo Horizonte. III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita Diversidade e diferença na educação: cultura escrita, letramentos, políticas linguísticas e identidades, 2010. p. 01-09.
-
SANTANA, Cristiane Maria da Silva ; VARELLA, Vinicius Martins . APRENDIZAGEM MEDIADA POR FERRAMENTA DE INTERAÇÃO (DIÁRIO DE BORDO) NA PLATAFORMA MOODLE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE ALUNOS EM CURSO DE LICENCIATURA PORTUGUESA EM EAD. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 32-33.
-
GOMES, Jailson de Lucena ; VARELLA, Vinicius Martins . LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA: NOVAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO SABER. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 60-61.
-
Pereira, Joaquim Alves ; VARELLA, Vinicius Martins . O USO DA LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 62-63.
-
SOUZA, José Wellisten Abreu de ; VARELLA, Vinicius Martins . DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM LETRAS NA EAD: O PAPEL DO TUTOR A DISTÂNCIA. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 70-71.
-
ARAÚJO, Juçara Lídia de ; VARELLA, Vinicius Martins . AS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA. In: I Encontro Nacional LEAD - Linguagem na EAD, 2013, João Pessoa. Língua, Literatura e EaD: Interseções Possíveis.. Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2013. p. 72-73.
-
VARELLA, Vinicius Martins . ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO: REFLEXÕES SOBRE AUTORIA. In: 18º Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas/SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: FE/UNICAMP, 2012. p. 386-387.
-
VARELLA, Vinicius Martins ; MATOS, D. P. . As ferramentas de avaliação em EaD sob a ótica do discente.. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede. Recife: Editora Universitária UFPE, 2012. p. 96-96.
-
VARELLA, Vinicius Martins ; MEDEIROS, Hercílio de . Imagem: obstáculo (ou não) na apreensão do texto virtual por imigrantes e nativos digitais.. In: SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da linguagem., 2012, Recife/PE. SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da linguagem.. Recife: UFRPE, 2012.
-
VARELLA, Vinicius Martins . O Processo de Produção Coletiva de Texto: o professor é mediador, autor ou coautor?. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal/RN. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012. p. 31-31.
-
VARELLA, Vinicius Martins . Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2010, Teresina - PI. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Teresina - PI: GELNE/UFPI, 2010. p. 365-366.
-
VARELLA, Vinicius Martins . Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal., 2010, João Pessoa - PB. IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Cultura.. João Pessoa - PB: Ed. Universitária/UFPB, 2010. p. 70-71.
-
VARELLA, Vinicius Martins . PALESTRA - SABERES NECESSÁRIOS A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA E PENSANDO EM PESQUISA O TCC EM CONSTRUÇÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VARELLA, Vinicius Martins ; MOTA, E. C. N. . MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DO ALUNO E SUA AUTONOMIA.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VARELLA, Vinicius Martins ; LEAL, Telma Ferraz . Mediação docente em produção coletiva de textos: afinal, quem são os autores?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . A construção de autoria em situações de produção coletiva de textos na escola.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO EM EaD: análise a partir da perspectiva do aluno de Licenciatura Plena em Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Argumentação como estratégia discursiva na construção da autoria do aluno no momento de produção coletiva de textos na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VARELLA, Vinicius Martins . A construção da autoria em situações de produção coletiva de textos na escola.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEDEIROS, Hercílio de ; VARELLA, Vinicius Martins . Imagem: obstáculo (ou não) na apreensão do texto virtual por imigrantes e nativos digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VARELLA, Vinicius Martins . O Processo de Produção Coletiva de Texto: o professor é mediador, autor ou coautor?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VARELLA, Vinicius Martins . ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTO: REFLEXÕES SOBRE AUTORIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Autoaprendizagem: como tornar-se um aluno virtual de sucesso.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Utilizando ferramentas da Web 2.0 como metodologia de ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Utilizando ferramentas da Web 2.0 como metodologia de ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Utilizando ferramentas da Web 2.0 como metodologia de ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Denilson Matos ; Amanda de Souza Brito ; VARELLA, Vinicius Martins ; SILVA, C. C. ; Jalusa Sarah Ferreira da Silva . Letramento e trabalho: reflexões linguísticas sobre o turismo paraibano.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Implicações da autoria em processo de produção de texto coletivo nos gêneros da ordem do argumentar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Refletindo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VARELLA, Vinicius Martins . Prefácio. João Pessoa, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MEDEIROS, Hercílio de ; VARELLA, Vinicius Martins . Imagem: obstáculo (ou não) na apreensão do texto virtual por imigrantes e nativos digitais 2012 (Resumos publicados em anais).
Outras produções
VARELLA, Vinicius Martins . DME MOSTRA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
VARELLA, Vinicius Martins ; LEAL, Telma Ferraz ; BRANDAO, A. C. P. ; SANTANA, Joselmo Santos de ; SILVEIRA, R. C. . Relatório de pesquisa: Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil.. 2012. (Relatório de Pesquisa).
VARELLA, Vinicius Martins . Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação. 2007. .
VARELLA, Vinicius Martins . Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2006. .
VARELLA, Vinicius Martins . Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2004. .
VARELLA, Vinicius Martins . Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2002. .
VARELLA, Vinicius Martins . Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2001. .
VARELLA, Vinicius Martins . Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação. 2001. .
VARELLA, Vinicius Martins . Magistério para o município do Rio de Janeiro. 2000. .
VARELLA, Vinicius Martins . Didática, Estrutura e Fundamentos da Educação p/concursos e Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA). 2000. .
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
O uso dos gêneros textuais no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental., Descrição: Analisar sobre o uso dos gêneros textuais para ensinar Matemática. Fazer a articulação entre Linguagem e Matemática de tal modo que leve o aluno a refletir sobre os conteúdos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, facilitando sua aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vinícius Martins Varella - Coordenador / DALIA DE FIGUEIREDO PEREIRA - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina de Alfabetização de Jovens e Adultos no curso de Letras EAD.
2017 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Centro de Educação/Departamento de Metodologia da Educação
Disciplinas Ministradas:
- Ensino de Matemática (Pedagogia)
- Estágio Supervisionado (Licenciatura em Matemática)
2016 - 2017
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutor na disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA I: Projeto de TCC
Orientando Projetos de TCC e Avaliando TCC.
2014 - 2015
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuo como tutor à distância (Bolsista pela CAPES/UAB) no curso de Licenciatura em Letras pela modalidade EaD na disciplina de Introdução a EaD na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
2010 - 2014
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor Pesquisador I pela CAPES/UAB da disciplina Introdução a Educação a Distância do curso de Letras - Habilitação em língua portuguesa da UFPB Virtual.
2012 - 2012
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuação como Tutor da disciplina de Estratégias na EaD para o ensino de Língua com carga horária na especialização CLEaD da UFPB.
2012 - 2012
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Orientação e Avaliação PósCLEaD, Carga horária: 5
Outras informações:
Atuação como Supervisor do Processo de Orientação e Avaliação da Especialização CLEaD da UFPB.
2012 - 2012
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Metodologia da Pesquisa Científica (organização e elaboração do Projeto de Pesquisa no curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem em EaD - CLEaD pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
2012 - 2012
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8
Outras informações:
Orientador de Trabalho de Final de Curso de alunos do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Linguagem em EaD - CLEaD, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
As temáticas orientadas foram referentes a Linguagem e EaD.
2011 - 2011
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrei a disciplina de "História da Educação contemporânea: da ditadura ao multiculturalismo" na especialização CLEaD da UFPB.
2010 - 2010
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Pesquisador (supervisor), Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12
2014 - 2014
SENAC PBVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Orientador de Educação - Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor no curso de Jovem Aprendiz ministrando as disciplinas: 1. Relações Interpessoais; 2. Responsabilidade Social: ética e cidadania; 3. Educação para o Consumo, no período de 03/02/2014 a 03/04/2014.
2013 - 2013
SENAC PBVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Formador em Capacitação de Docentes, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuo como Tutor de curso de Capacitação de Docentes para a Educação Profissional no Senac/PB em curso à distância, onde desenvolvo a Metodologia de desenvolvimento de competências proposto por Küller e Rodrigo, 2012.
2012 - 2012
SENAC PBVínculo: Orientador da Aprendizagem, Enquadramento Funcional: Contratado Temporário, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação como Tutor na Especialização em Educação a Distância no módulo de Tutoria Online.
2007 - 2009
Universidade Castelo BrancoVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como Professor nos cursos de Licenciatura de Pedagogia, Letras, Educação Física e Biologia com disciplinas de Didática; Relações Interpessoais; Conhecimentos da Natureza, do homem e da sociedade; Educação e Cidadania na formação do professor gestor; Também atuei no curso de Bacharelado em Enfermagem com a disciplina Didática.
2007 - 2009
Universidade Castelo BrancoVínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação como Professor nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Ciências da Linguagem e em Educação com ênfase em Educação a Distância. Ministrando as disciplinas de: Prática de Pesquisa; Metodologia e Técnicas de Pesquisa; Planejamento e Avaliação para diversidade; História da Educação contemporânea: da ditadura ao multiculturalismo; PCN como metodologia de ensino de Língua Estrangeira.
2011 - Atual
CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEMVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 0
Outras informações:
Participa como membro do CEEL atuando em projetos, programas, assessorias, congressos na área de Educação e Linguagem.
2011 - 2011
CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEMVínculo: Assessoria Pedagógica, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico para Alfabetização, Carga horária: 8
Outras informações:
Desenvolvi assessoria pedagógica a professores do ciclo de alfabetização e desenvolvi atividades de alfabetização com alunos do 1º ciclo, tais como: alfabetização por meio de jogos; alfabetização por meio de textos. O projeto ocorreu no município de Camaragibe em Pernambuco em duas escolas municipais.
2010 - 2011
Curso Pereira Matos Ltda Me.Vínculo: Contratado efetivo, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei como Assessor Pedagógico nas áreas de Pós-graduação (Ciências da Linguagem e Educação), cursos de extensão, Capacitação Docente e cursos preparatórios.
2009 - 2011
Curso Pereira Matos Ltda Me.Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Formador em Capacitação de Docentes, Carga horária: 10
Outras informações:
Trabalhei como Professor Formador em municípios do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Seropédica e Nova Iguaçu) e no município de João Pessoa na Paraíba ministrando cursos de capacitação para docentes do Ensino Fundamental e Médio.
2003 - 2010
Secretaria Municipal de Educação de Nova IguaçuVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Fui funcionário público concursado pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e atuei em escola pública como Professor Docente no primeiro segmento do Ensino Fundamental, como Orientador Educacional e Orientador Pedagógico e, ainda como Professor Docente na área de Matemática em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental (segunda formação).
2015 - Atual
Centro Universitário de João PessoaVínculo: Avaliador seleção de docente, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço
Outras informações:
Fui selecionado para ser o Pedagogo que avaliaria a parte didático-pedagógica dos professores em processo de seleção para ocupar cargo efetivo como docente da UNIPÊ. Início em 09/2015 até a presente data.
2015 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador Educação do Campo PNAIC/MEC, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuei como Professor Formador na UFPE (Campus Caruaru) na área de Educação do Campo. Vale ressaltar que o corpo de alunos era formado por professores, Coordenadores, Orientadores, Representantes de Secretaria de Educação na área de Educação do Campo.
2017 - 2017
SENAC PB em João PessoaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor II - Gestão, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vinícius Martins Varella e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?