Eulalia Maria Aparecida de Moraes

Graduada em História (1998) e Mestre em Geografia em "Análise Regional" (2001) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em História Social, "Cultura e Poder" (2006) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí - Departamento de História. Membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em História, ProfHistória - Campus de Campo Mourão/ Pr. Professora colaboradora do Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/ Campus de Campo Mourão. Pesquisadora no Laboratório de História, Ciências e Ambiente (LHC) da Universidade Estadual de Maringá/ UEM. Desenvolve pesquisas na área de História do Brasil Colônia orientada por fontes documentais produzidas por cronistas religiosos, relatos ou narrativas de colonizadores, viajantes e/ou naturalistas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Trata-se de estudos da sistemática da natureza brasileira e formação da sociedade em um tempo que esta não era brasil ou brasileira, mas se construía no processo de ocupação colonizadora.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2002 - 2006

Universidade Federal do Paraná
Título: Dos Cometas do nordeste aos Thesouros da Amazônia: os jesuitas João Daniel e José Monteiro da Rocha no contexto das ciências naturais do século XVIII
Prof. Dr. Euclides Marchi. Palavras-chave: Brasil Colônia; história da ciência; Século XVIII; Companhia de Jesus; Jesuítas; naturalistas.

Mestrado em Geografia

1999 - 2001

Universidade Estadual de Maringá
Título: A Viagem Philosophica: O naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira e a paisagem brasileira do século XVIII.,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Prof Dr.Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: história da ciência; Brasil Colônia; Século XVIII; iluminismo português.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.

Graduação em Licenciatura Plena Em História

1995 - 1998

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Ciência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Prática de Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Colonização Ibérica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SILVA, R. T. C. . XVI Seminário de História - De Marx a Thompson: diálogos possíveis.. 2013. (Outro).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . IV Paranavaí Universitária: Mostra de Profissões das IES de Paranavaí.. 2013. .

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; GUIMARÃES, S. C. S. ; ARRUDA, A. . Colóquio Internacional Corpo, Sexualidade e Gênero. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6 SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA. 2020. (Simpósio).

6 SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA.PRÁTICAS MÁGICAS, CURANDEIRISMO E REPRESSÃO RELIGIOSA NA AMÉRICA PORTUGUESA: O ENSINO DE HISTÓRIA E A VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO NO GRÃO-PARÁ (1763-1769). 2020. (Simpósio).

"XXII Seminário de História: O cinema como instrumento didático pedagógico.??O DIABO NA LIVRARIA DO CÔNEGO? DA SÉ DE MARIANA: UM JESUITISMO DA FÉ, DA RAZÃO E DA CIÊNCIA EM FINAL DO SÉCULO XVIII?. 2019. (Seminário).

"XXII Seminário de História: O cinema como instrumento didático pedagógico".?A OFICINA DA CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO E SUA INTEGRAÇÃO NA IMPRENSA RÉGIA: UM ACERVO AFINADO COM O ESPIRITO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII.?. 2019. (Seminário).

XXII Seminário de História: O cinema como instrumento didático pedagógico.?EM SE PLANTANDO TUDO DÁ, ATÉ MESMO TRIGO E VINHO?: UMA DESIGNAÇÃO SÓCIO/ ESPACIAL DA COMIDA NO BRASIL COLONIAL.?. 2019. (Seminário).

Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR.O COTIDIANO DE ESCRAVAS NEGRAS NO BRASIL DO SÉCULO XIX NA OBRA DE JOHAN MORITZ RUGENDAS: O USO DA ICONOGRAFIA COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA -. 2018. (Encontro).

Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR.O COTIDIANO DE ESCRAVAS NEGRAS NO BRASIL DO SÉCULO XIX NA OBRA DE JOHAN MORITZ RUGENDAS: O USO DA ICONOGRAFIA COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO PROFHISTÓRIA UNESPAR & III SEMANA DE HISTÓRIA.O ENSINO DE HISTÓRIA, A LITERATURA COMO FONTE DOCUMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS ?QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA (1955-1960)?. 2018. (Encontro).

IV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O TERRITÓRIO BRASÍLICO EM COLONIZAÇÃO: SUPERSTIÇÃO, BENZIMENTOS E A VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO NO GRÃO-PARÁ (1763-1769).. 2018. (Encontro).

IV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA."SOBRE AS MÁSCARAS E CAMISETAS QUE FAZEM OS GENTIOS JURUPIXUNAS?: MEMÓRIA DA VIAGEM FILOSÓFICA PELAS CAPITANIAS DO GRÃO PARÁ E RIO NEGRO ? SÉCULO XVIII. 2018. (Encontro).

IV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O COTIDIANO DE ESCRAVAS NEGRAS NO BRASIL DO SÉCULO XIX NA OBRA DE JOHAN MORITZ RUGENDAS: O USO DA ICONOGRAFIA COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA.. 2018. (Encontro).

VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR.O COTIDIANO DE ESCRAVAS NEGRAS NO BRASIL DO SÉCULO XIX NA OBRA DE JOHAN MORITZ RUGENDAS: O USO DA ICONOGRAFIA COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA.. 2018. (Encontro).

VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR.O TERRITÓRIO BRASÍLICO EM COLONIZAÇÃO: SUPERSTIÇÃO, BENZIMENTOS E A VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO NO GRÃO-PARÁ (1763-1769).. 2018. (Encontro).

III SEMINÁRIO & V ENCONTRO PIBID UNESPAR - O Pibid e a Profissionalização Docente: avaliando impactos, redefinindo caminhos.Encontro dos Cursos de História e Teatro. 2017. (Seminário).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, XXII SEMANA DE HISTÓRIA,. REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NA OBRA DE J. M. RUGENDAS E NOS GRAFITES CONTEMPORÂNEOS: O USO DAS ICONOGRAFIAS COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA.. 2017. (Congresso).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, XXII SEMANA DE HISTÓRIA- PPGDHI/UEM. REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NA OBRA DE J. M. RUGENDAS E NOS GRAFITES CONTEMPORÂNEOS: O USO DAS ICONOGRAFIAS COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA.. 2017. (Congresso).

II ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.As Madeiras de Lei nas Florestas dos Senhores: A Colonização Portuguesa e os Domínios da Natureza nos Setecentos. 2016. (Encontro).

II ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.COSTUMES RURAIS NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: PAISAGENS, USOS E REFLEXÕES DA CIENTIFICIDADE NOS RELATOS DE VIAGENS DE JOHN MAWE (1807- 1811) AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE (1816 - 1822). 2016. (Encontro).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL NO SÉCULO XIX.As Cousas Notáveis na Natureza Dignas de História: Memória Histórica, Cronológica, Tipográfica e Descritiva da Cidade de Paranaguá por Antonio Vieira dos Santos (1850). 2016. (Seminário).

VI ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC.AS IDEIAS E OS IDEAIS DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: INTELECTUAIS E PENSADORES INFLUENCIADOS OU DISSEMINADORES?. 2016. (Encontro).

VI ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC.A REVOLTA DOS MALÊS (1835): HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2016. (Encontro).

VI ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC.AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS NEGROS BRASILEIROS NO PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANÁLISE DO FILME BESOURO. 2016. (Encontro).

VI ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC.À SOMBRA DA PALMEIRA DO DENDÊ: COLHERES DE PAU, PANELAS DE BARRO E A CULINÁRIA AFRICANA NO BRASIL. 2016. (Encontro).

1 PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL.TRADIÇÕES AFRICANAS FAZENDO A CABEÇA: A CONSCIÊNCIA ESTÉTICA NO "ENSINO DE HISTORIA DA CULTURA AFRODESCENDENTE". 2015. (Seminário).

1 PIBID/ SUL - PARFOR/ SUL - ENLICSUL.CONTOS, CANTOS, CORES E FERRAMENTAS ORIXÁS: ENTRE AS REPRESENTAÇÕES DA DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL E AS "PURIFICAÇÕES RACIAIS". 2015. (Seminário).

1 PIBID/ SUL - PARFOR/ SUL- ENLICSUL.ENTRE A COSMOGONIA AFRICANA E A CRISTIANIZAÇÃO OCIDENTAL: RELIGIOSIDADE AFRODESCENDENTE COMO PARTE DA ESSÊNCIA CULTURAL BRASILEIRA. 2015. (Seminário).

II Seminário - IV Encontro Pibid UNESPAR - Formação de Professores em Movimento: Múltiplos espaços.A ÁFRICA SUBSAARIANA: OS REINADOS DE MALI, AS (A)DIVERSIDADES ÉTNICAS E O ÊXODO NO MEDITERRÂNEO. 2015. (Seminário).

II Seminário - IV Encontro Pibid UNESPAR - Formação de Professores em Movimento: Múltiplos espaços.REFLETINDO ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO NA HISTÓRIA DO TRÁFICO NEGREIRO: DO COMÉRCIO ESCRAVO TRANSATLÂNTICO À CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE. 2015. (Seminário).

II Seminário - IV Encontro Pibid UNESPAR - Formação de Professores em Movimento: Múltiplos espaços.OFICINA DE TURBANTES - Ensino de História da Cultura Africana e Afro-brasileira: Religiosidade, Moda e Atitudes. 2015. (Seminário).

II Seminário - IV Encontro Pibid UNESPAR - Formação de Professores em Movimento: Múltiplos espaços.Membros da Comissão Científica. 2015. (Seminário).

XXIV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EAIC.A ?Terra dos brasis?: A natureza do século XVI apreendida no conjunto simbólico dos pensamentos do jesuíta Fernão Cardim e Pero de Magalhães Gandavo. 2015. (Encontro).

Autores e Idéias - Bate Papo com os autores Luiz Ruffato e Ana Teresa Jardim. 2011. (Encontro).

II Fórum "Cinefafipar".II Fórum "Cinefafipar". 2011. (Oficina).

Plano Nacional de Educação (PNE).Plano Nacional de Educação (PNE). 2011. (Encontro).

3 Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná - Ano da França no Brasil. 2009. (Encontro).

III Congresso Internacional de Saúde. Dos lacraus, bicheiras e carrapatos: o jesuíta João Daniel e a descrição de ectoparasitos na América Portuguesa do século XVIII. 2009. (Congresso).

III Seminário de História.Mesa coordenada de apresentação de TCC. 2009. (Seminário).

III Seminário de História.Coordenação de mesa de comunicação. 2009. (Seminário).

IV Congresso Internacional de História. As sevandijas da Amazônia: o jesuita João Daniel e a descrição de parasitas na América portuguesa do século XVIII.. 2009. (Congresso).

XIX Ciclo de Debates em Ecologia de Água Doce.UM ILUMINISTA NA AMÉRICA PORTUGUESA: AS MEMÓRIAS DO NATURALISTA ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA NO SÉCULO XVIII. 2006. (Outra).

II Seminário Internacional de História. 2005. (Seminário).

XI Fórum de Avaliação do Programa de Licenciaturas Plenas Parceladas e Preparação da IV Etapa Específica do Campus Universitário do Médio Araguaia. 2005. (Encontro).

VII Encontro Regional do Paraná da Associação Nacional de História - ANPUH-PR - 150 aNOanos de Paraná História e Historiografia. 2002. (Encontro).

IX Semana de Geografia: A Produção Geográfica Paranaense". 1999. (Seminário).

VII Semana de Pedagogia. 1999. (Outra).

IV Seminário de Pesquisa em História em comemoração aos 30 anos do curso de História. 1998. (Seminário).

O Ensino de História e a Cidadania no Paraná. 1997. (Outra).

Os Homens sem rosto - o Levante Zapatista no México. 1997. (Outra).

Reflexões sobre Arte, História e Educação. 1997. (Seminário).

Tortura 800 Anos de História. 1997. (Outra).

VI Semana de Pedagogia. 1997. (Encontro).

III Seminários de Pesquisa em História. 1996. (Simpósio).

Aula Inaugural com o historiador Prof. Peter Burke. 1995. (Outra).

Globalização e Economia Mundial. 1995. (Outra).

II Seminários de Pesquisa em História. 1995. (Seminário).

Palestra: Globalização e Economia Mundial. 1995. (Outra).

Palestra: Perspectivas da Nova História - Prof. Peter Burke. 1995. (Outra).

XVIII Simpósio Naciona de História- História e Identidades. 1995. (Simpósio).

XVIII Simpósio Nacional de História: História e identidades. 1995. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cleverson José Catore da Silva

SILVA, R. T. C.; CHAVES, O. R.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE. O CONCEITO DE COMUNISMO E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL ? PROFHISTÓRIA) - UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO.

Aluno: Michele Perciliano

SILVA, R. T. C.; GONÇALVES, J. H. R.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE. NO RITMO E NA RIMA: ABORDAGENS DO HIP HOP E RAP PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL ? PROFHISTÓRIA) - UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO.

Aluno: Rejane Alves Rodrigues Ditz

DITZ, Rejane Alves Rodrigues; CHAVES, O. R.; CEREZER, O. M.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DO CENTRO HISTÓRICO DE CÁCERES/ MT PARA A SALA DE AULA. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Mato Grosso.

Aluno: Carolina Biasi Pina

SILVA, R. T. C.; CHAVES, O. R.;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO DISCURSO ABOLICIONISTA DE ANDRÉ REBOUÇAS (1871 - 1888). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação: Mestrado em Ensino: Formação Interdisciplinar/(P) - UNESPAR - Campus de Paranavaí.

Aluno: Andreia Aparecida dos Santos

MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE; CHAVES, O. R.; SILVA, R. T. C.. O ENSINO DE HISTÓRIA E A LITERATURA COMO FONTE DOCUMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CARO LI A MARIA DE JESUS & O "QUARTO DE DESPEJO" NO BRASIL - (1955-1960). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL ? PROFHISTÓRIA) - UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO.

Aluno: Rejane Alves Rodrigues Ditz

Rejane Alves Rodrigues Ditz; CHAVES, O. R.; CEREZER, O. M.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: DO CENTRO HISTÓRICO DE CÁCERES/MT PARA A SALA DE AULA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História - ProfHistória) - Universidade Estadual do Mato Grosso.

Aluno: Michele Perciliano

MICHELE PERCILIANO; SILVA, R. T. C.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE; GONÇALVES, J. H. R.. NO RITMO E NA RIMA: ABORDAGENS DO HIP HOP E RAP PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL ? PROFHISTÓRIA) - UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO.

Aluno: Carolina Biasi Pina

CAROLINA BIASI PINA; SILVA, R. T. C.; CHAVES, O. R.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE. A EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO DISCURSO ABOLICIONISTA DE ANDRÉ REBOUÇAS (1871 - 1888). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação: Mestrado em Ensino: Formação Interdisciplinar/() - UNESPAR/ FAFIPA - Campus de Paranavaí.

Aluno: Carolina Biasi Pina

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; SILVA, R. T. C.; ALVES NETO, J. A.. André Rebouças e Joaquim Nabuco: Contribuições Abolicionistas para a Educação (1871- 1881). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEICH - Curso de Especialização Interdisciplinar) - UNESPAR - Campus de Paranavaí.

Aluno: Maria Aparecida da Rocha Silva

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ALVES NETO, J. A.; AMBONI, V.. Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal "Pequeno Príncipe": um estudo comparativo da demanda social para a educação do campo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no campo: políticas de inclusão e movimen) - Universidade Estudual do Paraná - campus Paranavaí.

Aluno: Diógenes dos Santos Rodrigues

MORAES, Eulália Maria Aparecida deSANTOS, C. F. M.; CAMPOS, Rafael Dias da Silva. A Chegada do Eucalipto em Rio Claro (SP) e os seus benefícios para a sociedade rioclarense.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História e Humanidades) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Janita da Silva Campos

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ARAÚJO, M. S. S.. Uma leitura sobre o ensino de História: a reforma curricular e a experiencia atual nas escolas públicas em Cáceres - MT.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Célio Marcos Pedraça

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; LEOTTI, O.. Reinventando a hidrovia Paraguai - Paraná. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Aparecido Junior

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A Prática do Ensino de História no ensino fundamental a partir da LDB 9.394/96. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Andriély da Veiga Costa

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A Circulação de informação cinetífica no Segundo Reinado por Antônio Vieira dos Santos.. 2011 - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Mario Celso Duarte da Costa

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A Reforma no ensino e nos livros didáticos de História no período da Ditadura Militar - década de 1970. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Silvana de Morais

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A Importância das irmandades religiosas para as igrejas antigas de Paranaguá: a Igreja e a irmandade de São Benedito.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Eliana do Rocio Santos

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Vila Guarani, um bairro, descobrindo suas raízes e construindo sua identidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Aguinaldo José Alves

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Trabalhadores avulsos do Porto de Paranguá: o antes e o depois da lei de modernização portuária.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Leandro Costa Nunes

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. O Café e a sua influência no desenvolvimento econômico da cidade de Paranguaá durante a década de 1960.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Martins Specht

GONÇALVES, Marcos;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Reflexão sobre o movimento sionista, das origens a consolidação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Silvana do Rosário

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; MARTINS, Cléia C. R.. A ideologia desenvolvimentista nos livros didáticos de História no período da ditadura militar ? década 1970. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: João Pedro Dolinski

GONÇALVES, Marcos;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A presença do estruturalismo e as apropriações Históricas na arqueologia dos saberes de Michel Foucault. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Mariana Silva Souza

GONÇALVES, Marcos;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Aspectos do Totalitarismo na Obra Fílmica ?V? de Vingança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Ivanilda de Carvalho

GONÇALVES, Marcos;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Os Paradigmas da mentalidade feminina no universo colonial brasileiro: um breve estudo da História social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Elaine Alves da Luz

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Sexualidade no processo de colonização da América Portuguesa presentes nas obras Casa Grande e Senzala (1933) e Visão do Paraíso (1955): uma análise historiográfica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Martin Specht

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. O Estado de Israel: reflexões sobre o movimento sionista , das oringens à consolidação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá.

Aluno: Igor David dos Santos

GONÇALVES, Marcos;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. O Cinema visto pela História: O Cangaceiro (1953) de Lima Barreto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Ana Cristina Vieira

GONÇALVES, Marcos;MORAES, Eulália Maria Aparecida de; WISTUBA JR, Florindo. História e Cultura Afro - Brasileira dentro do currículo de Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Rafael José Ramos Silva

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; WISTUBA JR, Florindo; GONÇALVES, Marcos. A "Memória do Pirarucú" do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira da América Portuguesa dos setecentos e io "sistema naturae" (1735) de Carls Von Linné. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: José Mauricio da paz Agostinho Filho

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; WISTUBA JR, Florindo; GONÇALVES, Marcos. O Desenvolvimento intelectual de Curitiba nas últimas décadas do século XIX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: DENISE CONSTANTE DE OLIVIERA

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; WISTUBA JR, Florindo; GONÇALVES, Marcos. A Erva Mate em Morretes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Elaine Alves da Luz

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; WISTUBA JR, Florindo; GONÇALVES, Marcos. Sexualidade no processo de colonização da América Portuguesa presentes nas obras "Casa Grande & Senzala" (1933) e "Visão do Paraíso" (1955): Uma análise historiográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: DEUCLÉSIO ZAMARCHI BRUSTOLIN

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; WISTUBA JR, Florindo; GONÇALVES, Marcos. Divergências historiográficas a respeito da relação entre poder público-prIvado na História do Brasil Colônia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Muriel Xavier

WISTUBA, Florindo;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A História da policia Militar do Paraná e sua participação na Guerra do Contestado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: João Antonio Madeira

WISTUBA JR, Florindo;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. A Viagem de canoa do Pratico Joaquim tigre de Paranaguá ao Rio de Janeiro em 1922 no centenário da independência do Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá.

Aluno: Tatiana Mendes de Oliveira

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ALMEIDA, M. A.. Um análise do livro didático de História sobre a perspectiva da Identidade Indígena. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Francisca Neta Nunes

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ARRUDA, A.. Gangues e armas: Experiências de violência em Cáceres - MT (1995-2000). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Iberê Fernando de Oliveira Martins

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ARRUDA, E. F.. Arqueologia e História indígena: ações educativas na Escola Estadual Rodrigues Fontes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria de Jesus Batalha Corrêa

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ARAÚJO, M. S. S.. Tempos de Memória: versões do acontecimento e do vivido (as experiências do trabalhismo em Cáceres, 1930-1950). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Lucia Nani Scaff

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ARAÚJO, M. S. S.. O Cenário moderno da cidade de Cáceres século XIX a partir das práticas e representações de uma sociedade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Simone Treuherz Wailand

MORAES, Eulália Maria Aparecida de. O cine São Luiz e a sua Relação com a cidade de Cáceres - 1971a 1986. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Lídia Bezerra Rodrigues

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ARRUDA, A.. A Construção do livro didático de História e suas implicações. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Idézia Campos

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ARAÚJO, M. S. S.. Memórias da cidade nas narrativas do progresso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; BORGES, J. N.; MEZOMO, F. A.. Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo da Fafipar. 2014. UNESPAR/ Faculdade de Ciências e Letras de Paranaguá.

SILVA, R. T. C.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE; PIRATELI, M. R.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR. 2018. Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí.

SILVA, R. T. C.;MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE; AMBONI, V.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR. 2018. UNESPAR - Campus de Paranavaí.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro. Elevação de Nível - Professor IES de Renan Bandeirante de Araújo. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

SILVA, R. T. C.; MOLINA, A. A.;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Ascensão de Nível - Professor IES de Roberto Lemes Batista. 2014. UNESPAR/ FAFIPA - Campus de Paranavaí.

SANTOS, R. M.; SILVA, C. F. N. M.;MORAES, Eulália Maria Aparecida de. Banca de Apuração de votos da Eleição dos Coordenadores de curso - Unespar - campus de Paranavaí. 2014. UNESPAR/ FAFIPA - Campus de Paranavaú.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; Odinei Fabiano Ramos; GONÇALVES, Marcos. Teste Seletivo para Professor Substituto - Departamento de História. 2012. UNESPAR/ Faculdade de Ciências e Letras de Paranaguá.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; CHAVES, O. R.; ARAUJO, M. S. S.. Teste Seletivo para Professor Substituto do Ensino Superior Graduação em História. 2005. Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Laura Perenha dos Santos

Periferia, História e Poder: uma proposta de análise de Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1993) de Carolina Maria de Jesus; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM HISTÓRIA PÚBLICA) - UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO; (Orientador);

Andreia Aparecida dos Santos

?Quarto de despejo, diário de uma favelada? ? Carolina Maria de Jesus e a manifestação do discurso feminino na literatura brasileira: possibilidade para o ensino de história; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL ? PROFHISTÓRIA) - UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO; (Orientador);

CAMILA GEISSLER

?A OFICINA DA CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO E SUA INTEGRAÇÃO NA IMPRENSA RÉGIA: UM ACERVO AFINADO COM O ESPIRITO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII; ?; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Graduação em História) - UNESPAR - Campus de Paranavaí; (Orientador);

DENILTON GABRIEL AMBRÓSIO DA ROCHA

?O DIABO NA LIVRARIA DO CÔNEGO? DA SÉ DE MARIANA: UM JESUITISMO DA FÉ, DA RAZÃO E DA CIÊNCIA EM FINAL DO SÉCULO XVIII; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Graduação em História) - UNESPAR - Campus de Paranavaí; (Orientador);

LAURA CÉLIA DA SILVA

Cultura Afro-brasileira no Ensino Fundamental: História, Cultura e Cidadania através do Hip- hop; PDE; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Silvia Lipski Vicentine

História e Cultura Afro-Brasileira E Africana: Práticas de Ensino na Disciplina de História através da Capoeira em Alunos De 8° Série; PDE; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Ednilson Martinez

O Teatro na História: A figura do político Getúlio Vargas na interpretação teatral dos alunos d Colégio Estadual 29 de Abril do Município De Guaratuba; PDE; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Teresinha Lucia Batista da Silva

A História da África e a Cultura Afro brasileira: um novo olhar; PDE; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Norberto Pilon

O Conhecimento da própria História para a construção do sujeito consciente: Uma condição para tornar o ensino da História prático e envolvente na vida dos nossos jovens adolescentes; PDE; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Cliceu Antunes Pereira

NATUREZA E RELIGIOSIDADE NO CONTEXTO DAS CULTURAS NEGRAS E SUA APREENSÃO NOS MEIOS ESCOLARES; PDE; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

LEIA APARECIDA MOLON PIRES

LUGARES DA MEMÓRIA : UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO CRISTÓVÃO COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL; PDE; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

NELSON SCHUSTER

A CENSURA NOS ANOS 1968 A 1978 E O REGIME MILITAR: A PRODUÇÃO CULTURAL DA CIDADE DA LAPA (PR); PDE; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Regina Célia da Silva

VISITANDO O MUSEU PARANAENSE: DEBATE E INTERPRETAÇÃO DA APREENSÃO FOTOGRÁFICA DOS ALUNOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO; PDE; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Sandro Roberto Gonçalves

A NARRATIVA FÍLMICA FICCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA FERRAMENTA DIDÁTICO/PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA PARA O 2 ANO DO ENSINO MÉDIO; PDE; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Herbert Padovani

Retrato de Alexandrina: Um Estudo de Caso para a Reflexão da Miscigenação no Contexto da Cientificidade; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

José Aparecido Junior

HISTÓRIA AMBIENTAL, CURRÍCULO E CINEMA: DISCUSSÕES TEÓRICAS E PESQUISAS EMPÍRICAS VIVIDAS PELO ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Andriély da Veiga Costa

A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO CIENTIFICA NO SEGUNDO REINADO POR ANTONIO VIEIRA DOS SANTOS (1850-1880); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Leidiane Fatima Nóbrega de Araújo

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO/ APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA BÁSICA -; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Teresa Santos da Silva Rocha

Influências da Revolução Farroupilha na Cultura Gaúcha; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fafipar; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Julian Rissardi da Rocha

Homem e Natureza, a Paisagem e a Sociedade do litoral paranaense na primeira metade do século XIX; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Thiago Possiede da Silva

Manifestação do Nacionalismo na Província do Paraná (1850-1880); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Keisy Mara Costa

Sobre a origem e a formação da sociedade brasileira: uma analise historiográfica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

ELAINE ALVES LUZ

A SEXUALIDADE NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA PRESENTE NAS OBRAS CASA GRANDE & SENZALA E VISÃO DO PARAÍSO: UMA ANÁLISE HISTORIOGRAFICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Rafael José Ramos Silva

A ?MEMORIA DO PIRARUCU? DO NATURALISTA ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA NA AMÉRICA PORTUGUESA DOS SETECENTOS E O SISTEMA NATURAE (1735) DE CARLS VON LINNÉ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

DEUCLÉSIO ZAMARCHI BRUSTOLIN

DIVERGÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS A RESPEITO DA RELAÇÃO ENTRE PODER PUBLICO-PRIVADO NA HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Evandro Cardoso do Nascimento

A Classe Trabalhadora e Políticas Varguistas: uma análise do estado novo e suas repercussões em Paranaguá- Pr ? 1930 a 1937; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

ÉRIC AVELIS DE PAULA; VALMIR ROBERTO MARTINS JÚNIOR

Estatuto do idoso: a pertinência de uma discussão política; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em hISTÓRIA) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Manoela de Farias

Fandango x meio ambiente: uma questão de encaixe social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

João Antonio Madeira

A África brasileira e o racismo ao negro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Gilmar O

DA SILVA; RENATA F; DAS NEVES; A influência da Revolução Farroupilha na cultura gaúcha; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Jair Macedo de Teixeira

Herdeiros da tradição jesuítica? Uma análise do ensino de História nas escolas públicas de Cáceres (2004-2005/2); 2005; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Ronaldo Costa

Escola Ciclada: tema de uma análise política na prática do ensino do Brasil/Cáceres; 2004; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Claudiney de Lima Pinto

Livro Didático de História: mais responsabilidades; 2004; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Tânia Marli Brito Silva

História no cinema: o Filme de ficção como recurso didático/pedagógico no ensino médio; ; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Tainá Guanini de Oliveira

O ENSINO DE HISTÓRIA E O CUIDADO RELIGIOSO EM ?VIGIAR E PUNIR?: A VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO NO GRÃO-PARÁ ? (1763-1769); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em PIC - Pesquisa de Iniciação Científica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Mariana Damasceno

?EM SE PLANTANDO TUDO DÁ, ATÉ MESMO TRIGO E VINHO?: UMA DESIGNAÇÃO SÓCIO/ ESPACIAL DA COMIDA NO BRASIL COLONIAL; ?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em História) - UNESPAR - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

CAMILA GEISSLER

A OFICINA DA CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO E SUA INTEGRAÇÃO NA IMPRENSA RÉGIA: UM ACERVO AFINADO COM O ESPIRITO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em História) - UNESPAR - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

DENILTON GABRIEL AMBRÓSIO DA ROCHA

?O DIABO NA LIVRARIA DO CÔNEGO? DA SÉ DE MARIANA: UM JESUITISMO DA FÉ, DA RAZÃO E DA CIÊNCIA EM FINAL DO SÉCULO XVIII; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em História) - UNESPAR - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Ana Paula Souza

O COTIDIANO DE ESCRAVAS NEGRAS NO BRASIL DO SÉCULO XIX NA OBRA DE JOHAN MORITZ RUGENDAS: O USO DA ICONOGRAFIA COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA; ?; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em PIC - Pesquisa de Iniciação Científica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Ana Caroline Zorzanelo da Silva

?SOBRE AS MÁSCARAS E CAMISETAS QUE FAZEM OS GENTIOS JURUPIXUNAS?: MEMÓRIA DA VIAGEM FILOSÓFICA PELAS CAPITANIAS DO GRÃO PARÁ E RIO NEGRO ? SÉCULO XVIII?; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em PIC - Pesquisa de Iniciação Científica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Tainá Guanini de Oliveira

O TERRITÓRIO BRASÍLICO EM COLONIZAÇÃO: SUPERSTIÇÃO, BENZIMENTOS E A VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO NO GRÃO-PARÁ (1763-1769); ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em PIC - Pesquisa de Iniciação Científica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Mariana da Silva Alves

As Madeiras de Lei nas Florestas dos Senhores: A Colonização Portuguesa e os Domínios da Natureza nos Setecentos; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Letícia Mayara Ferreira

Costumes Rurais na Região Sudeste do Brasil: Paisagens, Usos e reflexões da Cientificidade nos Relatos de Viagens de John Mawe (1807- 1811) Auguste de Saint-Hilaire (1816 a 1822); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - Campus de Paranavaí, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Bruna Letícia da Silva Massuia

A ?Terra dos Brasis?: a natureza do século XVI apreendida no conjunto simbólico dos pensamentos do jesuíta Fernão Cardim e de Pero de Magalhães Gandavo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - UNESPAR/ FAFIPA - Campus de Paranavaí, Fafipar; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Religião, cultura e ciências na Idade Moderna: A geografia

Bolsista: Juliana Fonseca da Silva Linhares Bueno (Religião, cultura e ciências na Idade Moderna: A geografia da morte para a cidade de Paranaguá no séc; XIX); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letra de Paranaguá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Andriély da Veiga Costa

A Circulação de informação cientifica no Segundo Reinado por Antonio Vieira dos Santos: ?Fitologia das riquissimas mattas e madeiras preciozas da Flora Brazilliense? no Municipio de Paranaguá (1850); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Andriély da Veiga Costa

Relatos da memória de lugares do Litoral Paranaense no século XIX na obra de Antonio Vieira dos Santos - 1850; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Thiago Ernesto Possiede da Silva

As palavras e as "Cousas Notáveis na natureza de História"; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá, Fafipar; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Thiago Ernesto Possiede da Silva

As Palavras e as COUSAS NOTÁVEIS NA NATUREZA DIGNAS DE HISTÓRIA de Antonio Vieira dos Santos dialogam com Michel de Foucault; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

SOELI ALVES BATISTA DA SILVA

TRAJETÓRIA DA DESIGUALDADE E DA INVISIBILIDADE AFRODESCENDENTE: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESAFIOS DA DESCONSTRUÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL E DO PRECONCEITO NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2017; Orientação de outra natureza - UNESPAR/ FAFIPA - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

SOELI ALVES BATISTA DA SILVA

Trajetória da Desigualdade e da Invisibilidade Afrodescendente: As Políticas Públicas e os desafios da desconstrução da discriminação racial e do preconceito no Ensino de História na Educação Básica; 2016; Orientação de outra natureza; (PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - Campus de Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Marlene Moraes

Sociedade Brasileira e afrodescendência: uma desconstrução da discriminação e preconceito racial no ambiente escolar; 2015; Orientação de outra natureza; (PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estudual do Paraná - campus Paranavaí; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

ANDRÉLY DA VEIGA COSTA; CINTIA MARA DE OLIVEIRA; FÁBIO SOUZA

?CERCADOS PELA SERRA DO MAR: A INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL PARNANGUARA?; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

PRISCILA ONÓRIO FIGUEIRA; ANDRÉ CRISTIANO CARDOSO

?DOS CAÇADORES-COLETADORES DO GUARAGUAÇU À OCUPAÇÃO CONQUISTADORA EUROPÉIA DA MATA ATLANTICA: UMA INTERVENÇÃO NA FLORESTA?; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Fafipar- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Adilson C

PIRES; CAMILA L; CANTUÁRIA; CLAUDIA I; DE OLIVEIR; ?A BAIA DE PARANAGUÁ E A OCUPAÇÃO COLONIZADORA: IMAGENS CONTEMPORANEAS E RELATOS DO PASSADO?; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes de Paranaguá; Orientador: Eulalia Maria Aparecida de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE ; SOUZA, A. P. . Desafios e Conquistas DO Ensino de História para a Educação Básica: a Cultura Afro-Brasileira e a Representação Negra nas Iconografias e Grafites. O Ensino de História da África, da cultura afro-brasileira e indígena: múltiplos olhares , v. 01, p. 03-199, 2018.

  • MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE . A qualidade da terra e a temperança dos ares na América Portuguesa: a nosografia dos trópicos no testemunho de uma visão europeia. REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM , v. 8, p. 177-200, 2017.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de . A construção de uma imagem mais completa de cultura erudita na América Portuguesa nos ?Sistema Físico de outros Tesouros Descobertos? pelos jesuítas José Monteiro da Rocha e João Daniel ? século XVIII. Revista Ateliê de História , v. vol. 04, p. 51- 62-122, 2016.

  • MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE . A construção de uma imagem mais completa de cultura erudita na América Portuguesa nos ?Sistema Físico e outros Tesouros Descobertos? pelos jesuítas José Monteiro da Rocha e João Daniel ? Século XVIII. REVISTA ATELIÊ DE HISTÓRIA , v. 4, p. 51-62, 2016.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; BUENO, Juliana Fonseca da Silva Linhares ; SANTOS, Christian Fausto Moraes dos ; SILVA FILHO, W. B. . Religião, cultura e ciências na Idade Moderna: a geografia da morte para a cidade de Paranaguá no século XIX.. Revista História (Rio de Janeiro) , v. 01, p. 08-39, 2013.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SANTOS, Christian Fausto Moraes dos ; SILVA FILHO, W. B. . Basiliscos que matam com o olhar e cobras que empalam com a cauda: as serpentes não peçonhentas na América portuguesa do século XV. HIb: Revista de Historia Iberoamericana , v. 6, p. 131-148, 2013.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; LINHARES, J. F. S. ; SANTOS, C. F. M. ; SILVA FILHO, W. B. . Religião, cultura e ciências na Idade Moderna: a geografia da morte para a cidade de Paranaguá no século XIX.. Revista História (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 08-39, 2012.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SANTOS, C. F. M. ; CAMPOS, Rafael Dias da Silva . Filosofia Natural Lusa: A Viagem Philosophica e a Política Iluminista na América Portuguesa Setecentista.. Confluenze (Bologna) , v. 4, p. 75-91, 2012.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Viagem Philosofica: a expedição cientifica de Alexandre Rodrigues Ferreira ao Brasil do século XVIII.. Sociedade & Natureza , Uberlândia, 2003.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de . La Distribución de los seres vivos y la historia de la tierra. PAPAVERO, N. et al. Méxic: Fondo de Cultura Económica. 1996 (Resenha). Boletim de Geografia (UEM) , Brasil, v. 01, p. 169-171, 2001.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de . O Pensamento marxista e a cidade. LEFEBVRE, H. Lisboa: Ed. Ulisseia, 1972 (Resenha). Boletim de Geografia , Brasil, v. 01, p. 171-173, 2001.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SANTOS, C. F. M. . Índios débeis, animais degenerados e paisagens pútridas: uma breve história da catalogação, geografia e concepção do novo mundo na obra de autores europeus (do século XVI ao XIX).. Geojandaia (Jandaia do Sul) , v. v.1, p. 69-78, 2001.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de . A Compartimentalização da natureza e a modernidade: a sistemática de Linnaeus.. Geonotas (UEM) , Maringá - Paraná, v. 04, n.04, 2000.

  • MORAES, Eulália Maria Aparecida de . A Viagem Philosophica: O Naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira e a paisagem brasileira do século XVIII. Catálogo de Teses e Dissertações 2001 Universidade Estadual de Maringá Uem 2002 , Maringá - Paraná, v. 01, p. 320-321, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . IX Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná. 2019.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . IX ENCONTRO DE EAIC. 2019.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . V FÓRUM DAS LICENCIATURA: FUNÇÃO/ PAPEL SOCIAL DA ESCOLA. 2018.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . IV ENCONTRO ANUAL EAIC. 2018.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . IV ENCONTRO ANUAL EAIC. 2018.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . IV ENCONTRO ANUAL EAIC. 2018.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . IV ENCONTRO ANUAL EAIC. 2018.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . COMITE ASSESSOR DE CAMPUS ? CAC (2018/20). 2018.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . REVISTA DISCENTE ? PPGH/ UFMG. 2018.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Revista Antítese. 2014.

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Roteiro do Maranhão ao Goyaz pela Capitania do Piauhy: Um projeto racional para o sertão inculto. 2005.

MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE . A PRODUÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS NOS RELATOS DE VIAJANTES ESTRANGEIROS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL. 2019. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SILVA, R. T. C. ; CHAVES, O. R. . I SEMINÁRIO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA ALVES, SOELI ; MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE . A INVISIBILIDADE AFRODESCENDENTE E A DESCONSTRUÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS ?PANOS ADINKRAS? NAS LENTES CONTEMPORÂNEAS. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA,(2015- 2016)).

MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE ; SOUZA, A. P. ; BARBOSA, C. V. P. . DESAFIOS E CONQUISTAS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A REPRESENTAÇÃO NEGRA NAS ICONOGRAFIAS E GRAFITES. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático - pedagógica).

MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE . Entre Territórios Ambientais e o Imaginário Social: Natureza, Clima e Salubridade nos Relatos de Viajantes e Naturalistas.. 2017. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SILVA, R. T. C. . Diversidade e Cultura Afro brasileira. 2016. .

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; MORAES, Marlene . SOCIEDADE BRASILEIRA E AFRO DESCENDÊNCIA: UMA DESCONSTRUÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, (2014-2015)).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; ALVES NETO, J. A. . Dos caçadores coletadores do litoral paranaense à ocupação conquistadora européia da Mata Atlântica: um estudo de paisagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Conflitos raciais e suas especificidades na sociedade brasileira contemporânea. 2014. .

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Ciência Moderna & Ilustração Iluminista. 2014. .

SILVA, L. C. ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: HISTÓRIA, CULTURA E CIDADANIA ATRAVÉS DO HIP-HOP. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA, (2011 - 2012).).

GONCALVES, S. R. ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . A NARRATIVA FILMICA FICCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, (2010 - 2011)).

SILVA, R. C. ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . VISITANDO O MUSEU PARANAENSE: DEBATE E INTERPRETAÇÃO DA APREENSÃO FOTOGRÁFICA DOS ALUNOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, (2010 - 2011).).

PEREIRA, C. A. ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . NATUREZA E RELIGIOSIDADE NO CONTEXTO DAS CULTURAS NEGRAS E SUA APREENSÃO NOS MEIOS ESCOLARES. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, (2010 - 2011).).

SCHUSTER, N. ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . OS REFLEXOS DA CENSURA CULTURAL OCORRIDA DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, (2010 - 2011).).

Martinez, Ednilson ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . O TEATRO NA HISTÓRIA: A FIGURA DO POLÍTICO GETÚLIO VARGAS NA INTERPRETAÇÃO TEATRAL DE ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL 29 DE ABRIL. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção Didático - Pedagógica (2011 - 2012).).

SILVA, T. L. B da ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURA AFRO- BRASILEIRA, AFRODESCENDENTES ?UM NOVO OLHAR'. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção didático- pedagógica ().

PIRES, L. A. M. ; MORAES, Eulália Maria Aparecida de . ?LUGARES DA MEMÓRIA?: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE DO C. E. SÃO CRISTÓVÃO COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, (2010 - 2011).).

MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE . COISAS NOTÁVEIS NA NATUREZA DIGNAS DE HISTÓRIA: ?MEMORIAS, NATUREZA E TERRITÓRIOS NOS RELATOS DE CRONISTAS, VIAJANTES E NATURALISTAS?. 2013. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; JABUR, S. S. . O Bestiário ou a zoologia dos animais imaginários: da antiguidade clássica e medieval à idade moderna.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, EULÁLIA MARIA APARECIDA DE . COUSAS NOTÁVEIS NA NATUREZA DIGNAS DE HISTÓRIA: ?Memoria Chronologica, Topographica e Descriptiva da Çidade de Paranaguá e seu Municipio?. 2010. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Re-Conhecendo o Patrimônio Histórico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; FONSECA, V. L. ; OLIVEIRA, Josilene Aparecida . ?História e Arqueologia: Abordagens teóricas e metodológicas de fontes documentais para projetos de pesquisa?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . ?Construção do pensamento científico e a contribuição histórica?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; MOREIRA, Marcos Domingos de. ; SILVA , Anderson Gomes ; CUSTÓDIO, Gleidson de Olivereira . História Interdisciplinar: diálogos possíveis". 2007. (MESA REDONDA).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Metodologia do Ensino de História II. 2006. .

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Metodologia das Ciências Sociais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Ciências Sociais. 2006. .

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . A Natureza da América Portuguesa no século XVIII: a filosofia iluminista nos relatos do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira. 2006. (PALESTRA).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Didática para o Ensino de História. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Didática Aplicada do Ensino de História. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Didática Aplicada ao Ensino de História. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Literautra e História: diálogos necessários. 2005. (MESA REDONDA).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Prática do Ensino de História: uma análise do livro didático que contempla o período colonial da américa Portuguesa (Séc. XVI-XVIII). 2005. (OFICINA).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . Fala Professor: a História em Prática. 2005. (MESA REDONDA).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . O Ensino de História e o uso de fontes documentais. 2004. (MESA REDONDA).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SANTOS, C. F. M. ; FERREIRA, V. S. . Monstros e Bestas da Terra de Vera Cruz: a pesquisa histórica em biogeografia, alguns métodos de aplicação.. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . A História que o cinema ensina: uma tentativa de análise semiológica de imagens cinematográficas do passado brasileiro.. 1998. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de . As imagens da História: filme de ficção no ensino de segundo grau (960 horas). 1997. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SANTOS, C. F. M. ; GIMENEZ, J. C. . Projeto de extensão concluido: Formação da videoteca do Departamento de História. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de pesquisa concluído).

MORAES, Eulália Maria Aparecida de ; SANTOS, C. F. M. . Metáforas de Maringá. 1999 (Vídeo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A PRODUÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS NOS RELATOS DE VIAJANTES ESTRANGEIROS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL, Descrição: A natureza do Novo Mundo inaugura a Idade Moderna e apresenta seres, fauna, flora e circunstâncias improváveis dentro do contexto geográfico do Velho Mundo colocando em xeque velhos conceitos com os quais se pensava o mundo e que gradativamente serão modificados. As dificuldade de se romper com certos marcos geográficos, realidades biológicas, limites da produtividade e até reações espirituais estão amplamente relatadas nas narrativas de cronistas religiosos, colonizadores, viajantes e naturalistas dos séculos XVI ao XIX. Neste sentido, o cuidado para com as fontes documentais produzidas por esses relatos de viagens é proposta de pesquisa que objetiva dar ampla possibilidades para as experiências educativas e escolares fundamentando-as em uma dilatada temporalidade, em cuja especificidade, no seu conjunto, temos a leitura de uma trajetória descontínua para a História da Educação, nem sempre vanguardista. O que nos permite uma apreensão do lugar que ocupa a educação e as políticas educacionais na nossa sociedade. Independentemente do ensino institucionalizado ou formal a educação está presente em todas as sociedades sendo necessário o entendimento da educação como um amplo processo. É sobremaneira singular o processo de socialização do indivíduo, bem como a forma como se realiza a educação em cada cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Eulalia Maria Aparecida de Moraes - Coordenador / Tainá Guanini de Oliveira, - Integrante / Ana Caroline Zorzanelo - Integrante / Ana Paula SOUZA - Integrante / Andreia Aparecida dos Santos - Integrante / Ana Laura Perenha dos Santos - Integrante / Camila Geissler - Integrante / Denilton Gabriel Ambrosio da Rocha - Integrante / Mariana Damasceno Paula - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 2015 - 2019

    ENTRE TERRITÓRIOS AMBIENTAIS E O IMAGINÁRIO SOCIAL: NATUREZA, CLIMA E SALUBRIDADE NOS RELATOS DE VIAJANTES E NATURALISTAS., Descrição: O período que se convencionou chamar ?Idade Moderna?, por muito tempo assistiu e subsidiou a continuidade do pensamento do homem a partir de si mesmo; um mundo onde todas as espécies emergiram para subordinarem-se a ?ele?. Todavia, a ruptura com a forma tradicional, não significou o fim de um tempo breve. Pensemos na dificuldade de romper-se com certos marcos geográficos, certas realidades biológicas, certos limites da produtividade e até reações espirituais; os ajustes mentais representam prisões de longa duração. Neste sentido a natureza do Novo Mundo apresentou seres, fauna, flora e circunstâncias improváveis dentro do contexto geográfico do Velho Mundo colocando em xeque velhos conceitos com os quais se pensava o mundo e que gradativamente foram modificados. Na esteira do trabalho de pesquisa desenvolvido no mestrado com continuidade no doutorado a proposta de pesquisa TIDE, aqui apresentada, é orientada por fontes documentais produzidas por cronistas religiosos, relatos ou narrativas de colonizadores, viajantes e/ou naturalistas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Trata-se de estudos da sistemática da natureza brasileira e formação da sociedade em um tempo que esta não era brasil ou brasileira, mas se construía no processo de ocupação colonizadora. Palavras- chave: História do Brasil; Territórios Ambientais; Viajantes e Naturalistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Eulalia Maria Aparecida de Moraes - Coordenador / Nathália Merlin Costa Cardoso - Integrante / Lucas Adriano de Souza Brito - Integrante / Karla Cristina Sena De Oliveira - Integrante / Ariane Paulino Rodrigues - Integrante / Paulo Jorge Medeiros - Integrante / Marlene Moraes - Integrante / Luiz Felipe Marques - Integrante / Amanda Fadinho Torres - Integrante / Ana Caroline Zorzanelo da SILVA - Integrante / Anny Caroline de Carvalho Botelho - Integrante / Tiago Ortiz Gomes, - Integrante / Amanda Gonza - Integrante / Gustavo Poldo Souza - Integrante / Bruna Letícia da Silva Massuia - Integrante / Letícia Mayara Ferreira - Integrante / Mariana da Silva Alves - Integrante / Ana Paulo SOUZA - Integrante / Tainá Guanini de OLIVEIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 28

  • 2015 - 2019

    ENTRE TERRITÓRIOS AMBIENTAIS E O IMAGINÁRIO SOCIAL: NATUREZA, CLIMA E SALUBRIDADE NOS RELATOS NOS RELATOS DE VIAJANTES E NATURALISTAS., Descrição: RESUMO DO PROJETO: O período que se convencionou chamar ?Idade Moderna?, por muito tempo assistiu e subsidiou a continuidade do pensamento do homem a partir de si mesmo; um mundo onde todas as espécies emergiram para subordinarem-se a ?ele?. Todavia, a ruptura com a forma tradicional, não significou o fim de um tempo breve. Pensemos na dificuldade de romper-se com certos marcos geográficos, certas realidades biológicas, certos limites da produtividade e até reações espirituais; os ajustes mentais representam prisões de longa duração. Neste sentido a natureza do Novo Mundo apresentou seres, fauna, flora e circunstâncias improváveis dentro do contexto geográfico do Velho Mundo colocando em xeque velhos conceitos com os quais se pensava o mundo e que gradativamente foram modificados. Na esteira do trabalho de pesquisa desenvolvido no mestrado com continuidade no doutorado a proposta de pesquisa TIDE, aqui apresentada, é orientada por fontes documentais produzidas por cronistas religiosos, relatos ou narrativas de colonizadores, viajantes e/ou naturalistas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Trata-se de estudos da sistemática da natureza brasileira e formação da sociedade em um tempo que esta não era brasil ou brasileira, mas se construía no processo de ocupação colonizadora. Palavras- chave: História do Brasil; Territórios Ambientais; Viajantes e Naturalistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Eulalia Maria Aparecida de Moraes - Coordenador / Ana Caroline Zorzanelo da SILVA - Integrante / Ana Paula Souza - Integrante / Letícia Mayara Ferreira - Integrante / Mariana da Silva Alves - Integrante / Tainá Guanini de OLIVEIRA - Integrante.

  • 2013 - 2015

    COISAS NOTÁVEIS NA NATUREZA DIGNAS DE HISTÓRIA: ?MEMORIAS, NATUREZA E TERRITÓRIOS NOS RELATOS DE CRONISTAS, VIAJANTES E NATURALISTAS?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Eulalia Maria Aparecida de Moraes - Coordenador / Bruna Letícia da Silva Massuia - Integrante.

  • 2013 - Atual

    COISAS NOTÁVEIS NA NATUREZA DIGNAS DE HISTÓRIA: ?MEMORIAS, NATUREZA E TERRITÓRIOS NOS RELATOS DE CRONISTAS, VIAJANTES E NATURALISTAS?., Descrição: A visão cuidadosa em relação à natureza está presente na narrativa dos religiosos, viajantes, naturalistas e cronistas, bem como nos conquistadores que a organizaram para melhor utilidade desde século XVI. A natureza desse ?mundus Novus? apresentou seres, fauna, flora e circunstâncias improváveis dentro do contexto geográfico do Velho Mundo colocando em xeque velhos conceitos com os quais se pensava o mundo e que gradativamente foram modificados. Na esteira do trabalho de pesquisa desenvolvido no mestrado com continuidade no doutorado a proposta de pesquisa TIDE, aqui apresentada, é orientada por fontes documentais produzidas por cronistas religiosos, relatos ou narrativas de colonizadores, viajantes e/ou naturalistas dos séculos XVI, XVII, XVIII, em algumas situações, até XIX. Trata-se de estudos da organização e da sistemática da natureza brasileira em um tempo que esta não era brasil ou brasileira, mas construía-se no processo de ocupação colonizadora a América Portuguesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eulalia Maria Aparecida de Moraes - Coordenador / Letícia Mayara Ferreira - Integrante / Mariana da Silva Alves - Integrante / Ana Caroline Zorzanelo - Integrante / Tainá Guanini de OLIVEIRA - Integrante / Ana Paula SOUZA - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2010 - 2012

    COUSAS NOTÁVEIS NA NATUREZA DIGNAS DE HISTÓRIA: ?Memoria Chronologica, Topographica e Descriptiva da Çidade de Paranaguá e seu Municipio?, Descrição: Propomos enquanto objeto de pesquisa é um estudo da organização e da sistemática presente nas descrições e/ou relatos da ?Memoria Histórica, Chronologica, Topográfica e Descriptiva da Cidade de Paranaguá? , de Antonio Vieira dos Santos obra que se caracteriza como inventário documental comentado ? de 1648 a 1711 ? da América Portuguesa, além das descrições acerca da natureza litorânea: flora, fauna e geografia de Paranaguá, bem como de todo o entorno do litoral paranaense, sua população nativa e colonizadora. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eulalia Maria Aparecida de Moraes - Coordenador / Thiago Ernesto Possiede da Silva - Integrante / Andriély da Veiga Costa - Integrante / Juliana Fonseca da Silva Linhares - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí. , Avenida Gabriel Esperidião, Parque Morumbi, 87703000 - Paranavaí, PR - Brasil, Telefone: (44) 34233210

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

UNESPAR - CAMPUS DE PARANAVAÍ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora/ Mestrado em História Pública -

Outras informações:
Professora no Mestrado em História Pública (PPGHP) - Campus de Campo Mourão

2016 - Atual

UNESPAR - CAMPUS DE PARANAVAÍ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Permanente do Mestrado - PROFHISTÓRIA

Outras informações:
Membro Permanente do Mestrado em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) - Campus de Campo Mourão

2012 - Atual

UNESPAR - CAMPUS DE PARANAVAÍ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associado - nível A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2013

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em 2012 transferência para UNESPAR - Campus de Paranavaí

2008 - 2010

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2011

    Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Professora Adjunta.

  • 05/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História e Geografia, Fundamentos Sócio-antropológicos da Educacação

  • 05/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História e Geografia, Supervisão de Estágio I e II, História Contemporânea II, História do Brasil I, II, III, IV

  • 05/2009 - 06/2009

    Extensão universitária , Departamento de História, .,Atividade de extensão realizada, CURSO DE EXTENSÃO "RE - CONHECENDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO".

2008 - 2008

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Básico, Carga horária: 20

2006 - 2008

Faculdades Alvorada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

2003 - 2006

Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2003 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação de Estágio Supervisionado -curso licenciatura plena em História, Prática de Ensino III

  • 02/2003 - 07/2006

    Estágios , Unemat, Coordenação de Estágio Supervisionado.,Estágio realizado, Coordenação de estágio supervisionado em Ensino de História da UNEMAT.

  • 08/2003 - 08/2003

    Treinamentos ministrados , Unemat, Banca de Defesa.,Treinamentos ministrados, Banca de defesa Monográfica

  • 02/2003 - 08/2003

    Treinamentos ministrados , Unemat, Orientação de Monografia.,Treinamentos ministrados, Orientação de Monografia, Banca de Defesa

2003 - 2003

Universidade de Varzea Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 18

Outras informações:
Disciplinas ministradas: 1 - " História e Metodologia do Ensino para Educação Infantil e Séries Iniciais" - 144 horas. 2 - "História do Brasil Contemporâneo" - 72 horas.

Atividades

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia da Modalidade Emergencial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e metodologia do Ensino para educação Infantil e séries iniciais, História do Brasil (Conemporaneo)

2013 - Atual

Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor no Mestrado PROFHISTÓRIA - UNESPAR, Campus de Campo Mourão

2010 - Atual

Universidade Estadual do Paraná - campus de Paranavaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Adjunta do Curso de História Disciplina: História do Brasil Colônia Membro permanente do Mestrado Profissional em História - ProfHistória UNESPAR - Campus de Campo Mourão