Paula Rita Bacellar Gonzaga

Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia, Doutoranda em Psicologia Social na Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada ao Núcleo de Pesquisa Conexões de Saberes. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Psicologia também realizada na UFBA. Tenho trabalhado com as teorias descoloniais, feminismo negro, feminismo descolonial como lentes analíticas para compreender as relações de poder que perpassam o campo dos direitos reprodutivos e direitos sexuais.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Cláudia Andréa Mayorga Borges.

Mestrado em Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo

2014 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: "Eu quero ter esse direito a Escolha": Formações Discursivas e Itinerários Abortivos em Salvador,Ano de Obtenção: 2016
Lina Maria Brandão de Aras.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: aborto; direitos sexuais; direitos reprodutivos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Análise do Discurso.

Graduação em Psicologia

2009 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Gonzaga, P. ; Mayorga, C. ; Gonçalves, L. ; OLIVEIRA, J. ; MOREIRA, M. . I Encontro Nacional de Pesquisa e Ativismo sobre Aborto. 2017. (Outro).

Gonzaga, P. . Quais os desafios da militância e da universidade quando o tema é Descriminalização do Aborto no Brasil?. 2014. (Outro).

Da Mata, V. ; Gonzaga, P. . I Encontro Diálogos em Psicologia e Direitos Humanos e II Curso de Psicologia e Direitos Humanos. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia.?ISSO EU NÃO QUERO PRA MIM?:REFLEXÕES SOBRE MATERNIDADE E AUTONOMIA POR MULHERES QUE INTERROMPERAM GESTAÇÕES. 2018. (Outra).

II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia.ESTERILIZAÇÃO COMPULSÓRIA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO DA PSICOLOGIA. 2018. (Outra).

II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia.SAÚDE REPRODUTIVA E PRÁTICA DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE LITERATURA. 2018. (Outra).

II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia.VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: A PARTIR DE VIVÊNCIAS DE MULHERES DA CIDADE DE ITAMARAJUBAHIA. 2018. (Outra).

Enlaçando Sexualidades.ITINERÁRIOS ABORTIVOS DE MULHERES NEGRAS E PARDAS EM SALVADOR: REFLEXÕES SOBRE MATERNIDADE COMPULSÓRIA E CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO. 2017. (Seminário).

I Encontro Nacional de Pesquisa e Ativismo sobre Aborto.O que cabe a Psicologia no debate sobre aborto? Continuidades e descontinuidades entre úteros, maternidade e mulheres.. 2017. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Saúde - Tecnologia do Cuidado e Humanização da Saúde. A psicóloga e os desafios de uma escuta implicada com as questões de gênero e raça no Sistema Único de Saúde. 2017. (Congresso).

XX Encontro Regional da ABRAPSO Minas - Democracia, Política e Psicologia Social: Rupturas e Consolidações.O pessoal É político: Reflexões sobre a auto-organização de mulheres em itinerários abortivos. 2016. (Encontro).

IV Congreso Internacional del Conocimiento - Ciencias, Tecnologias e culturas. Descriminalizar o aborto para não (re) escravizar as mulheres negras:Uma pauta para o Feminismo Negro Brasileiro. 2015. (Congresso).

IV Congreso Internacional del Conocimiento - Ciencias, Tecnologias e Culturas. Questão de Saúde ou de Polícia? Como os candidatos à Presidência do Brasil se posicionaram sobre a descriminalização do aborto durante as eleições presidenciais de 2014. 2015. (Congresso).

VIII Semana Jurídica - Direito e Religião: Liberdade Religiosa e as relações entre Estado e Religião.Legalização do Aborto. 2015. (Outra).

18° Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e as Relações de Gênero.A atuação de psicólogas na atenção às mulheres que abortaram: um estudo de cunho etnográfico no serviço de aborto legal de Salvador. 2014. (Encontro).

18° Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e as Relações de Gênero.Um assunto de Mulheres: Uma genealogia sobre as práticas de interrupção da gravidez. 2014. (Encontro).

Casamento entre Pessoas do mesmo sexo na França e as Políticas da Nação e da Raça. 2014. (Outra).

Diálogos Transnacionais na Pesquisa Feminista: O lugar do Doutorado Sanduíche. 2014. (Outra).

Feminismo, Homossexualidade e Neoliberalismo: O que tem de errado com os direitos?. 2014. (Seminário).

I Semana de Gênero e Diversidade da UFBA.Precisamos falar sobre aborto? Uma análise sobre o silêncio e o ruído nas eleições presidenciais de 2014. 2014. (Outra).

I Jornada de Gênero e Ciência. 2013. (Encontro).

III Encontro de São Lázaro.Escolha Profissional em Psicologia: Revisão da produção Acadêmica no Brasil. 2012. (Seminário).

III Encontro de São Lázaro.Egressos do Bacharelado Interdisciplinar do Curso de psicologia da Ufba: A análise de trajetórias acadêmicas a partir dos históricos escolares. 2012. (Seminário).

III Encontro de São Lázaro.A Prática das Psicólogas que trabalham em maternidades públicas de Salvador com mulheres que induziram o aborto. 2012. (Seminário).

XXXI Seminário Estudantil de Pesquisa e XIII Seminário de Pesquisa e Pós Graduação.Crianças inseridas em projetos sociais: uma investigação participativa sobre direitos.. 2012. (Seminário).

CONPSI. 2011. (Congresso).

1° Seminário de Estudos Prisionais - Sistema Prisional Brasileiro Diagnósticos e e perspectivas. 2009. (Seminário).

1° Seminário sobre Controle Social, Violências e Mercado de Drogas. 2009. (Seminário).

2ª Jornada de Psicologia Jurídica - Psicologia Jurídica Contemporânea da possibilidade a efetivação. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carolina Januário Silva

Moreira, L.E.; Marinho, M.;GONZAGA, PAULA RITA BACELLAR; Gomes, Marcella Furtado de Magalhães. O indiciamento das mulheres pela prática do abortamento nos tribunais de justiça de São Paulo e Minas Gerais: a (des)continuidade do discurso punitivista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Filipe Moraes Teixeira

Gonzaga, P.; Vieira, A. K.. Gestão Escolar e suas repercussões nas percepções dos profissionais sobre indisciplina e violência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lina Maria Brandão de Aras

ARAS, LINA M. BRANDÃO DE; SOUZA, Angela Maria Freire de Lima e; JESUS, Monica Lima. "Eu quero ter esse direito à escolha": Formações idscursivas e itinerários abortivos em Salvador. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Lina Maria Brandão de Aras

ARAS, LINA M. BRANDÃO DE; SOUZA, Angela Maria Freire de Lima e; JESUS, M. L.. Controle e autonomia: os impactos de discursos de poder em itinerários abortivos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Lisandra Espíndula Moreira

MAYORGA, C.; GOES, E. F.;MOREIRA, L. E.. Oparás, Oniras e Ayabás: descolonizando a maternidade a partir das experiências de mulheres negras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mônica Lima de Jesus

LIMA, M; Souza, AMFL; Aras, Lina. Eu quero ter esse direito à escolha: formações discursivas e itinerários abortivos em Salvador. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

ângela Maria Freire de Lima e Souza

ARAS, L. B.; JESUS, M. L.;LIMA E SOUZA, Â. M. F.. EU QUERO TER ESSE DIREITO À ESCOLHA?: FORMAÇÕES DISCURSIVAS E ITINERÁRIOS ABORTIVOS EM SALVADOR.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdiscipli) - Universidade Federal da Bahia.

Emanuelle Freitas Góes

GOES, E F; MAYORGA, C.; MOREIRA, L.. Oparás, Oniras e Ayabás: Descolonizando a maternidade a partir das experiências de mulheres negras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Carolina Januário Silva

O indiciamento de mulheres pela prática de aborto do Brasil: (des) continuidades do modelo punitivista; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliana Prates Santana

Crianças inseridas em projetos sociais: uma investigação participativa sobre direitos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Juliana Prates Santana;

Lina Maria Brandão de Aras

"Eu quero ter esse direito à escolha": Formações idscursivas e itinerários abortivos em Salvador; 2016; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lina Maria Brandao de Aras;

Claudia Andréa Mayorga Borges

A LUTA PELA DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO NA AMÉRICA LATINA: UM MAPEAMENTO TRANSNACIONAL DA ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA LATINO AMERICANA NO CAMPO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Gonzaga, P. ; Aras, L. . Leis patriarcais e suas inscrições em corpos femininos: A implicação da clandestinidade em itinerários abortivos vividos na capital da Bahía. REVISTA VIA IURIS , v. 22, p. 109-126, 2017.

  • DE CASTRO, RICARDO DIAS ; GONZAGA, PAULA RITA BACELLAR ; LINO, TAYANE ROGERIA ; MAYORGA, CLAUDIA . RAÇA, GÊNERO E CLASSE: NOTAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS DE CLASSE MÉDIA NA UFMG. INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS , v. 6, p. 99-110, 2017.

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . '...A GENTE PRECISA DE CUIDADO ' : A EXECUÇÃO DA NORMA TÉCNICA DE ATENÇÃO HUMANIZADA AO ABORTAMENTO EM ITINERÁRIOS ABORTIVOS DE MULHERES SOTEROPOLITANAS.. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS AMÉRICAS , v. 10, p. 178-204, 2016.

  • Gonzaga, P. ; Aras, L. . O VENTRE NEGRO E O ROUBO DOS DIREITOS REPRODUTIVOS: DA ESCRAVIZAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS À CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO. Caderno Sisterhood , v. 1, p. 110-120, 2016.

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . Mulheres Latino-Americanas e a Luta por Direitos Reprodutivos: o panorama da conjuntura política e legal do aborto nos países da América Latina.. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas , v. 9, p. 51-84, 2015.

  • Moreira, L.E. ; Gonzaga, P. . Maternidade e Aborto: entre vontade e compulsoriedade no campo da reprodução. In: Marcelo Maciel Ramos, Pedro Augusto Gravatá Nicoli, Gabriela Campos Alkmin. (Org.). Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: perspectivas multidisciplinares. 1°ed.Belo Horizonte: Initia Via Editora, 2017, v. 1, p. 237-.

  • Mayorga, C. ; OLIVEIRA, J. ; Gonzaga, P. . ?O pessoal é político?: aborto e ação política. In: Emerson Fernando Rasera; Maristela de Souza Pereira; Dolores Galindo. (Org.). Democracia participativa, estado e laicidade [recurso eletrônico]: psicologia social e enfrentamentos em tempos de exceção. 1°ed.Porto Alegre: Abrapso Editora, 2017, v. , p. 81-100.

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . O silêncio e a escuta: Por uma Psicologia que escute as mulheres que interromperam gestações. In: DENEGA, Alessa; ANDRADE, Darlane Silva Vieira; SANTOS, Helena Miranda dos. (Org.). Gênero e Psicologia: Saberes e Práticas.. 2ed.Salvador: CRP-03, 2017, v. , p. 101-125.

  • Gonzaga, P. ; Aras, L. . Descriminalizar o aborto para não (re) escravizar mulheres negras: Uma pauta para o Feminismo Negro Brasileiro. In: Felipe Asensi; Roseni Pinheiro; Paula Arévalo Mutiz. (Org.). Saúde e Direitos Humanos. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2016, v. 3, p. 399-.

  • Gonzaga, P. . TERRITÓRIOS DE SILÊNCIO: REFLEXÕES SOBRE POTENCIALIDADES E DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO SOBRE ABORTO. In: XVIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) Sobre Mulher e Relações de Gênero - ?Territorialidades: Dimensões de Gênero, Desenvolvimento e Empoderamento das Mulheres?., 2015, Salvador. TERRITÓRIOS DE SILÊNCIO: REFLEXÕES SOBRE POTENCIALIDADES E DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO SOBRE ABORTO, 2015.

  • Gonzaga, P. . RESSIGNIFICAR A MATERNIDADE COMPULSÓRIA E DESCRIMINALIZAR O ABORTO: O QUE A PSICOLOGIA TEM COM ISSO?. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. RESSIGNIFICAR A MATERNIDADE COMPULSÓRIA E DESCRIMINALIZAR O ABORTO: O QUE A PSICOLOGIA TEM COM ISSO?, 2015. v. 1. p. 1-5.

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . Entre silêncios e falas: Formações Discursivas e Itinerários Abortivos em Salvador. In: I Simpósio da Rede de Pesquisa em Narrativas, Gênero e Política, 2016, Belo Horizonte. Anais do I Simpósio da Rede de Pesquisa em Narrativas, Gênero e Política. Colatina: Clock-t Edições e Artes, 2016. v. 1. p. 189-190.

  • Gonzaga, P. ; Mayorga, C. . A luta pela descriminalização do aborto na América Latina: Um Mapeamento Transnacional da Atuação da Psicologia Latino Americana no campo dos direitos sexuais e reprodutivos.. In: I Simpósio da Rede de Pesquisas em Narrativas, Gênero e Política, 2016, Belo Horizonte. Anais do I Simpósio da Rede de Pesquisas em Narrativas, Gênero e Política. Colatina: Clock-T, 2016. v. 1. p. 126-127.

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . Nem a cruz nem a espada: A resistência feminista frente aos retrocessos dos direitos reprodutivos na América Latina. In: XX Encontro Regional da ABRAPSO Minas - Democracia, Política e Psicologia Social: Rupturas e Consolidações, 2016, São João del-Rei. Anais do XX Encontro Regional da ABRAPSO Minas - Democracia, Política e Psicologia Social: Rupturas e Consolidações, 2016.

  • Gonzaga, P. ; OLIVEIRA, J. ; MOREIRA, M. ; Mayorga, C. . O pessoal É político: Reflexões sobre a auto-organização de mulheres em itinerários abortivos. In: XX Encontro Regional da ABRAPSO Minas - Democracia, Política e Psicologia Social: Rupturas e Consolidações, 2016, São João del-Rei. Anais dos Resumos XX Encontro Regional da ABRAPSO Minas - Democracia, Política e Psicologia Social: Rupturas e Consolidações, 2016.

  • Gonzaga, P. . A prática das psicólogas que trabalham em maternidades públicas de Salvador com mulheres que induziram o aborto.. In: III ENCONTRO DE SÃO LÁZARO, 2012, Salvador. A prática das psicólogas que trabalham em maternidades públicas de Salvador com mulheres que induziram o aborto.. Salvador: Quarteto, 2012. v. único. p. 306-307.

  • Lima,M ; Coutinho, D. ; Lima, C. ; Jalil, C. ; Meirelles, L. ; Gonzaga, P. ; Santana, P. ; Camaratta, R. . Egressos do Bacharelado Interdisciplinar no curso de Psicologia na UFBA: Análise de trajetórias acadêmicas através dos históricos escolares. In: III Encontro de São Lázaro, 2012, Salvador. Egressos do Bacharelado Interdisciplinar no curso de Psicologia na UFBA: Análise de trajetórias acadêmicas através dos históricos escolares. Salvador: Quarteto, 2012. v. único. p. 295-296.

  • Jalil, C. ; Gonzaga, P. ; Santana, P. ; Lima,M ; Coutinho, D. . Escolha Profissional em Psicologia:Revisão da Produção Acadêmica no Brasil. In: III Encontro de São Lázaro, 2012, Salvador. Escolha Profissional em Psicologia:Revisão da Produção Acadêmica no Brasil. Salvador: Quarteto, 2012. v. único. p. 150-151.

  • Gonzaga, P. . As mulheres tem direitos? Uma análise da estrutura patriarcal e racista no cotidiano das mulheres negras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gonzaga, P. . Itinerários Abortivos de mulheres negras e pardas em salvador: Reflexões sobre maternidade compulsória e criminalização do aborto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gonzaga, P. ; Aras, L. . 'eu vim aqui fazer uma confissão': As encruzilhadas da pesquisa sobre aborto provocado no contexto de criminalização.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . A quem interessa que o aborto seja crime? As mulheres soteropolitanas e seus itinerários abortivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gonzaga, P. ; Mayorga, C. . Tecnologias de Controle e estratégias de resistência: descortinando as relações de poder estabelecidas em torno da capacidade reprodutiva das mulheres latinoamericanas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gonzaga, P. ; Mayorga, C. . A Luta pela descriminalização do Aborto na América Latina: Um Mapeamento Transnacional da Atuação da Psicologia Latino Americana no Campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . Nem a cruz nem a espada: A resistência feminista frente aos retrocessos dos direitos reprodutivos na América Latina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Gonzaga, P. ; OLIVEIRA, J. ; MOREIRA, M. ; Mayorga, C. . O pessoal É político: Reflexões sobre a auto-organização de mulheres em itinerários abortivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Gonzaga, P. . Aborto e Reflexos Sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . Entre Silêncios e Falas: Formações Discursivas e Itinerários Abortivos em Salvador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Gonzaga, P. . 'Entre As Brumas Do Silêncio: Etnografando A Prática Profissional De Psicologia Com Mulheres Que Abortam'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Gonzaga, P. ; ARAS, L. M. B. . Descriminalizar o aborto para não (re) escravizar as mulheres negras:Uma pauta para o Feminismo Negro Brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gonzaga, P. . Ressignificar a maternidade compulsória e descriminalizar o aborto: o que a Psicologia tem com isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gonzaga, P. . Ressignificar a maternidade compulsória e descriminalizar o aborto: o que a Psicologia tem com isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gonzaga, P. . Legalização do Aborto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gonzaga, P. . Questão de Saúde ou de Polícia? Como os candidatos à Presidência do Brasil se posicionaram sobre a descriminalização do aborto durante as eleições presidenciais de 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gonzaga, P. ; Fernandes, Felipe Bruno Martins . Um assunto de Mulheres: Uma genealogia sobre as práticas de interrupção da gravidez. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gonzaga, P. . A atuação de psicólogas na atenção às mulheres que abortaram: um estudo de cunho etnográfico no serviço de aborto legal de Salvador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gonzaga, P. . A Prática das Psicólogas que trabalham em maternidades públicas de Salvador com mulheres que induziram o aborto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Gonzaga, P. ; SANTANA, J. P. . A concepção de direito de crianças em situação de vulnerabilidade: um estudo com metodologias participativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Jalil, C. ; Gonzaga, P. ; Santana, P. ; Lima,M ; Coutinho, D. . Escolha Profissional em Psicologia: Revisão da produção Acadêmica no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Lima,M ; Coutinho, D. ; Lima, C. ; Jalil, C. ; Meirelles, L. ; Gonzaga, P. ; Santana, P. ; Camaratta, R. . Egressos do Bacharelado Interdisciplinar do Curso de psicologia da Ufba: A análise de trajetórias acadêmicas a partir dos históricos escolares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Gonzaga, P. ; Mayorga, C. . Contribuições do Feminismo Descolonial para uma escuta psicológica na atenção humanizada ao abortamento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Gonzaga, P. ; Mayorga, C. . Contribuições do Feminismo Descolonial para uma escuta psicológica na atenção humanizada ao abortamento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Gonzaga, P. ; Mayorga, C. . ESCUTA E ACOLHIMENTO DE MULHERES QUE INTERROMPERAM GESTAÇÕES: UMA PROPOSTA FEMINISTA E PSICOSSOCIAL DE ESCUTA ESPECIALIZADA EM SITUAÇÃO DE ABORTAMENTO CLANDESTINO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Mapeamento diagnostico dos serviços de saúde reprodutiva em Teixeira de Freitas: um olhar da psicologia a partir das narrativas de usuárias., Descrição: Este projeto de pesquisa visa construir um mapeamento diagnóstico sobre a atenção à saúde reprodutiva no Sistema Único de Saúde da cidade de Teixeira de Freitas através da análise discursiva das narrativas de mulheres usuárias desses serviços. Considerando que tópicos referentes ao campo da reprodução foram largamente encerrados no campo do privado feminino constituindo um tabu para as mulheres, a proposta de acesso a essas informações é de cunho qualitativo centrada na proposta de realização de entrevistas narrativas que possibilitam que as interlocutoras construam um continumm de suas histórias recuperando suas experiências de pré-parto, parto, puerpério, esterilização, interrupção de gravidezes e perdas gestacionais. A partir das análises pretende-se construir um diagnóstico das potencialidades e carências desses serviços no contexto local e construir uma proposta de formação da rede a partir dos aportes teóricos da psicologia social sobre a tessitura que perpassa as relações mulher-reprodução, usuária do serviço-profissional de saúde, acolhimento-negligência. Pretende-se com esse percurso prevenir casos de omissão, negligência, violência obstétrica, alienação corporal da mulher gestante e contribuir para a otimização dos recursos humanos na atenção à saúde reprodutiva para as moradoras de Teixeira de Freitas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Rita Bacellar Gonzaga - Coordenador / Paola Damascena Possari - Integrante / Letícia Ferreira da Silva - Integrante / Lais do Rosário Moradillo Silva - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Trajetórias Acadêmicas e Construção de Significados e Sentidos na Transição dos Bacharelados Interdisciplinares à Formação em Psicologia na Ufba, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paula Rita Bacellar Gonzaga - Integrante / Mônica Lima de Jesus - Coordenador / Cristina Jalil - Integrante / Priscila Santana - Integrante / Denise Coutinho - Integrante / Cássio Lima - Integrante / Fábio Nieto Lopez - Integrante / Caio Rudá de Oliveira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Infância e Direitos: o uso de metodologias participativas em contextos de vulnerabilidade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2011

    PET Saúde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2010

    Pró Saúde, Descrição: Projeto de Pesquisa voltado a análise dos currículos dos cursos de saúde na Universidade Federal da Bahia, visado elaborar uma proposta de direcionamento à saúde pública em atividades práticas e estágios obrigatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Saúde. , Praça Joana Angélica, São José, 45988058 - Teixeira de Freitas, BA - Brasil, Telefone: (073) 32888400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Programa de proteção a criança e adolescente ameaçado de morte

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 30

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Docência, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2015 - 12/2015

      Ensino, Interdisciplinar em Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HAC A 76 - Estudos dos Poderes, HAC A03 - Estudos das Humanidades

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Sul da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação em Saúde, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Estágios.

    • 09/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética e Ética Profissional

    • 08/2018

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Formação em Saúde, Centro de Formação em Saúde.,Atividade realizada, Núcleo Docente de Estruturação do Curso de Psicologia.

    • 05/2018 - 09/2018

      Ensino, Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Subejetividade e Modos de Subjetivação

    • 05/2018 - 09/2018

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Descolonialidade e Psicologia LatinoAmericana

    • 03/2018 - 05/2018

      Ensino, Abi - Licenciaturas Interdisciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Campo da Saúde - Saberes e Práticas

    • 03/2018 - 05/2018

      Ensino, Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e Suas Tecnologias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Violência e Subjetividade