Caroline Sales Arruda

Possui graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (2010). Possui experiência no ensino das disciplinas Administração Rural, Economia Rural, Gestão de Agronegócio, Sistemas Agroindustriais e Pesquisa Operacional. Atualmente é discente, no 9 período no curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas - TO; Foi bolsista no Projeto de Extensão: Intervenção Arquitetônica: um estudo de humanização dos CRA`s - Centro de Referencia de Assistência Social de Palmas. Possui experiência como estagiária de Arquitetura de interiores, no Escritório de Arquitetura Yasmim Macedo, Gratoni Arquittetos e Paulo Costa Arquitetura; possui dominio em Sketchup, Lumion e Layout.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Agronegócio

2008 - 2010

Universidade Federal de Goiás
Título: Indice de Desenvolvimento Sustentável e Agronegócio nos municípios do Estado de Goiás: uma análise multivariada,Ano de Obtenção: 2010
Sônia Milagres Teixeira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Competitividade e Sustentabilidade no Agronegócio.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal.

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2017 - Atual

Centro Universitário Católica do Tocantins

Graduação em Gestão do Agronegocio

2002 - 2006

Universidade Federal de Viçosa
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta, PMSMA, Brasil.

Formação complementar

2008 - 2008

Econometria Aplicada. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia.

Participação em eventos

Curso de Autodesk Revit 2017 40h. 2018. (Outra).

Curso de Trimble Sketchup 2017 16h. 2018. (Outra).

II SAMA - Seminário de Arquitetura Moderna da Amazonia. 2017. (Seminário).

50 Congresso da SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS. 2012. (Congresso).

50 Congresso da SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. ESTRATÉGIA COMPETITIVA NA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR SUSTENTÁVEL. 2012. (Congresso).

Mini curso de Econometria. 2008. (Outra).

V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex. Aplicação de Sistemas de Informação Gerencial em empresas do Agronegócio. 2008. (Congresso).

I Jornada de Extensão Universitária.Agronegócio Familiar - Programa Integrado de Sustentabilidade Econômica e Ambiental na Agricultura Familiar. 2006. (Outra).

I Mostra de Atividades de Extensão do DER.Agronegócio Familiar-Programa Integrado de Sustentabilidade Econômica e Ambiental na Agricultura Familiar. 2006. (Outra).

I Semana Acad~emica do Curso de Gestão do Agronegócio.Agricultura Familiar. 2005. (Outra).

XIV seminario de politica economica -Cooperativismo e Agronegocio. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: James Muller Barris Lima Andrade Castro

CASTRO, James M.B.L.A.; Fabíola Gonçalves;ARRUDA, C. S.. O Perfil do Engenheiro de Produção Empreendedor: um estudo de caso da empresa virtual La Luna Perfumes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira.

Produções bibliográficas

  • Arruda, Caroline Sales ; Teixeira, Sônia Milagres . DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA PRODUÇÃO DE SOJA E SEU IMPACTO SOBRE O TRABALHO NA REGIÃO SUL DE GOIÁS. Pesquisa Agropecuária Tropical (Online) , v. 40, p. 257-265, 2010.

  • ARRUDA, C. S. ; RIBEIRO, T. R. ; Marques dos Anjos, D. . A competitividade da cadeia produtiva de orgânicos para agricultura familiar. Revista de Estudos Sociais (UFMT) , v. 1, p. 116-126, 2008.

  • ARRUDA, C. S. . Incentivo a Agroindustria. Informativo do Agronegocio familiar, São Miguel do Anta/Viçosa mg, p. 1 - 1, 01 set. 2005.

  • ARRUDA, C. S. . Programa de Aquisição de Alimentos: compra da produção do Agricultor Familiar. Jornal do Agronegócio, Viçosa - Minas Gerais, p. 1 - 12, 05 jul. 2004.

  • ARRUDA, C. S. ; TEIXEIRA, S. M. . ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2012, Vitória - ES. 50 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2012. v. 1. p. 1-20.

  • ARRUDA, C. S. ; TEIXEIRA, S. M. . ESTRATÉGIA COMPETITIVA NA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR SUSTENTÁVEL. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2012, Vitória - ES. 50 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2012. p. 1-13.

  • ARRUDA, C. S. . Planejamento estratégico no agronegócio. In: VI congresso de pesquisa, ensino e extensão, 2009, Goiânia. Anais do congresso de pesquisa, ensino e extensão, 2009. v. VI.

  • NASCIEMNTO, F. N. ; ARRUDA, C. S. ; RIBEIRO, T. R. . Aplicação de Sistemas de Informação Gerencial em empresas do agronegócio. In: V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex, 2008, Goiânia. Anais do V congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2008. v. V.

  • ARRUDA, C. S. . Programa Nacional de Fortalecimento para Agricultura Familiar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, C. S. . Agronegócio Familiar - Programa Integrado de Sustentabilidade Econômica e Ambiental na Agricultura Familiar 2006 (Artigo publicado em Internet).

Outras produções

ARRUDA, C. S. . Administração Rural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, C. S. . Administração Rural. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Programa Jovem Aprendiz no meio rural (SENAR)).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Centro Universitário Católica do Tocantins

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 10

2012 - 2012

Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora (horista), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Retorno à cidade, nova contratação por curto período de tempo por motivo de saúde.

2010 - 2011

Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora (horista), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Contratado como Professora nas disciplinas Administração Rural e Agronegócios, Economia Rural e Pesquisa Operacional. Desligamento por motivo de transferência de cidade.

2007 - 2007

Agrenco do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio Comercial, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades relacionadas a comercialização de grãos. Contato direto com produtor rural.

2007 - 2007

Sadia Concordia S/A

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Suprimentos, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades diretamente ligadas ao funcionamento da unidade de produção de Lucas do Rio Verde -MT.Especificamente trabalahva com ordens de compras de bens e serviços.

2005 - 2005

BANCO DO BRASIL

Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: escrituraria, Carga horária: 30

Outras informações:
A atividade desenvolvida neste periodo foi especificamente na Carteira Agricola e era concomitante a outras atividades, aulas e outras atividades relacionadas ao Projeto de Extensão (considerando que esta era uma atividade tambpem relacionada a execução do projeto).

2005 - 2005

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento do projeto chamado "AGROINDUSTRIALIZAÇÃO COMO NOVA ALTERNATIVA DE RENDA E TRABALHO PARA OS PRODUTORES DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO ANTA " que consistia no apoio ao desenvolvimento da agroindustria no município.

2004 - 2005

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Esta atividade refere-se ao desenvovimento e execução do projeto de extensão com titulo "Preparação, cadastramento e acompanhamento de financiamentos para a agricultura familiar (PRONAF) no municipio de Sao Miguel do Anta" e que mais tarde veio a chamar "Agronegócio familiar - Programa Integrado de Sustentabilidade Econômica e Ambiental na Agricultura Familiar".O projeto surgiu da parceria entre Banco do Brasil, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Universidade Federal de Viçosa e Prefeitura Municipal de São Muiguel do Anta - MG.Atuava como canal facilitador para liberação de credito para pequenos produtores e outras atividades relacionadas, acompanhada de assistência técnica e gerencial.Neste projeto comecei como voluntária (10 meses) e mais tarde me tornei bolsista pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta, logo em seguida coordenadora do prjeto.