Irene Dobarrio Machado Ciccarino
Sou consultora, professora e pesquisadora, interessada em estratégia empresarial e mercado de investimento social. Atualmente, faço minhas pesquisas em parceria com o Centro de Pesquisa Aplicada em Gestão e Economia (CARME / ESTG / IPLeiria em Portugal), com o Innovation Research Group (IBMEC-RJ, Brasil) e com o grupo de pesquisa de empreendedorismo imigrante da UFF (Universidade Federeal Fluminense, Brasil). A minha tese de doutoramento foi Criação de valor segundo os modelos de negócio de empreendedorismo social português.
Tenho especialização em Políticas Públicas para Igualdade na América Latina na CLACSO. Sou mestre em Administração com linha de pesquisa em Estratégia, com pesquisa direcionada aos temas gerenciamento de projetos e gestão do Conhecimento no IBMEC-RJ.
Tenho certificação PMP, concedida pelo PMI (Project Management Institute), MBA Executivo em Gestão de Projetos, Universidade Gama Filho. Sou Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Gama Filho e Técnica em Administração de Empresas, pela Fundação Osório.
Realizei pesquisas de políticas públicas no campo da assistência social em projetos como o Minha Casa Minha Vida e nos projetos remanescentes da antiga secretaria municipal de Desenvolvimento Social do Município do Rio de Janeiro.
Fui professora na Graduação de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-FACC) e na Universidade Castelo Branco. Também fui professora no MBA de Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial da Universidade Estácio de Sá, no MBA de Controladoria do IBMEC e em MBAS da UNIGRANRIO. Já lecionei em cursos de Gerenciamento de projetos, Empreendedorismo e Modelo de Negócios (BMG), Gestão de processos, Qualidade e Gestão de mudanças em turmas in company pela minha empresa Desempenho Gestão e Soluções Integradas e no curso de formação em gerenciamento de projetos e preparação para certificação PMP na Dinsmore-Compass. Fui responsável por um projeto educacional que envolveu a aplicação sistematizada de uma metodologia ativa baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em todos os 32 cursos da Universidade de Castelo Branco. Resultado do benchmarking com a Escola de Administração da Normandia, seu objetivo era favorecer o primeiro contato do aluno com a profissão que escolheu, aumentando as chances de emprego no final do curso. Com cunho pedagógico, distinguia-se do estágio. Priorizava o desenvolvimento de soluções criativas e integradas para a solução de problemas pontuais nas empresas parceiras.
Trabalho como consultora há mais de 10 anos. Tenho forte vivência em administração e e experiência na área de estratégia, gerenciamento de projetos, comunicação, gestão do conhecimento e controladoria.
Trabalhei em uma grande diversidade de empresas, com projetos transdisciplinares. Participei de ações de reengenharia, obtenção de certificações como a SA 8000 e prêmio PNQ, implementação de modelo de gestão e mapeamento de processos na Petrobras. Na Transpetro trabalhei no desenvolvimento de uma metodologia de Gestão do Conhecimento voltada para maturidade em gerenciamento de projetos de engenharia (programa Compreender).
No terceiro setor atuei durante 3 anos na CUFA como Gerente de Projetos. Minhas principais realizações foram: Projeto Rebelião Cultural com o F4 (AfroReggae, CUFA, Nós do Morro, Observatório de Favelas) e a produção do Programa Aglomerado em uma parceria da CUFA com a TV-Brasil. Fui coordenadora nos programas Casa Viva e Proximidade no Viva Rio em co-gestão com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro (SMDS). Esses programas se destinavam às pessoas em situação de rua e usuários abusivos de álcool e outras drogas. Fui consultora no Projeto Passo a Passo, uma parceria entre a SMDS, Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude e o BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento, que atuava com adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração de Empresas
2016 - 2020
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Criação de valor segundo os modelos de negócio do empreendedorismo social português
Orientador: em Instituto Politécnico de Leiria ( Susana Cristina Serrano Fernandes Rodrigues)
com .Jorge Ferreira da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Empreendedorismo Social; Investimento social; Estratégia; Empreendedorismo; Economia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégia. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Desenvolvimento Social.
Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Administração
2013 - 2014
IBMEC
Título: Análise da gestão do conhecimento como um fator crítico de sucesso de projetos de acordo com a KBV, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes
Palavras-chave: Administração; Estratégia; Gerenciamento de Projetos; Gestão do Conhecimento; KBV - knowledge-based view; Fatores Críticos de Sucesso.
Especialização em Especialización en políticas públicas para la igualdad
2017 - 2018
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales
Título: O que acontece quando a prática não observa a teoria? Um ensaio sobre a ineficácia da política pública vinculada ao Microempreendedor Individual [MEI]
Bolsista do(a): Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, CLACSO, Brasil.
Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos
2009 - 2010
Universidade Gama Filho
Título: Projeto Agentes da Gente
Orientador: Cezar Merigetti
Aperfeiçoamento em Curso Internacional - América Latina Ciudadanía, Derechos e Igualdad
2017 - 2018
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales
Título: ECONOMIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O CICLO DA REPRODUÇÃO DA POBREZA BRASILEIRO. Ano de finalização: 2018
Aperfeiçoamento em Desigualdades, infancias y juventudes en América Latina y el Caribe
2017 - 2018
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales
Título: Casas Vivas: Um novo olhar sobre um velho tema.. Ano de finalização: 2018
Aperfeiçoamento em La política social universal en la superación de la desigualdad
2017 - 2018
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales
Título: Intervenção empreendedora no Eixo de Geração de Emprego e Renda do programa Minha Casa, Minha Vida.. Ano de finalização: 2018
Orientador: Laura Tavarez Soares
Formação complementar
2015 -
Effective Problem-Solving and Decision-Making. (Carga horária: 8h). , University of California System, UC System, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em Estratégia: O Pensar e Agir em Cenários Complexos. (Carga horária: 36h). , American Academic Center, AAC, Estados Unidos.
2015 - 2015
Essentials of Entrepreneurship: Thinking & Action. (Carga horária: 8h). , University of California System, UC System, Estados Unidos.
2013 - 2013
Weekend Criação de Negócios Inovadores. (Carga horária: 18h). , 99Canvas, 99CANVAS, Brasil.
2012 - 2012
Gestão do Conhecimento. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Primavera Project Planning. (Carga horária: 16h). , Bessa Consultores, BESSA, Brasil.
2010 - 2010
Orçamento Empresarial. (Carga horária: 24h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.
2010 - 2010
Balanced Scorecard - FGV On Line (Gratuito). (Carga horária: 24h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Finanças Corporativas. (Carga horária: 24h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação Econômica de Projetos Sociais. (Carga horária: 60h). , Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: EMPREENDEDORISMO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: INOVAÇÃO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Estratégia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerenciamento de Projetos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do Conhecimento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Participação em eventos
European Academy of Management (EURAM). European Academy of Management (EURAM). 2020. (Congresso).
European Academy of Management (EURAM). Understanding the social entrepreneurship diversity from the characteristics of its initiatives.. 2020. (Congresso).
GBATA 21st Annual International Conference. .Avaliação de artigos submetidos ao congresso.. 2019. (Congresso).
RENT XXXIII - Research in Entrepreneurship and Small Business.. Avaliação de artigos submetidos ao congresso.. 2019. (Congresso).
XXXIII Research in Entrepreneurship and Small Business (RENT). Post crisis outcomes: how social entrepreneurship and social innovation is thriving in Portugal. 2019. (Congresso).
RENT XXXII - Research in Entrepreneurship and Small Business. What is Social Impact? Ways of Social Entrepreneurship Research Field. 2018. (Congresso).
VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018. -. 2018. (Congresso).
Workshop de Projetos Profissionais.Semana Docente - Universidade Castelo Branco. 2018. (Seminário).
XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. Análise de Conteúdo como uma estratégia de consolidação do campo de pesquisa do Empreendedorismo Social. 2018. (Congresso).
XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. Inovação social e processo empreendedor: aplicação de tipologia em start-ups da Yunus Negócios Sociais Brasil. 2018. (Congresso).
SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE CASO HARVARD - Universidade Estácio de Sá. 2017. (Seminário).
VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2017. Um Estudo sobre o Empreendedorismo Incentivado por Políticas Públicas de Assistência Social no Município do Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).
VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2017. .. 2017. (Congresso).
VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2017. Um Estudo sobre o Empreendedorismo Incentivado por Políticas Públicas de Assistência Social no Município do Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).
XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP.QUANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO BENEFICIA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS?. 2017. (Simpósio).
XX SemeAd - Seminários em Administração da Universidade de São.Blockchain como um fator de mudança na competição e no arranjo econômico de oportunidades.. 2017. (Seminário).
XX SemeAd - Seminários em Administração da Universidade de São.O PERFIL EMPREENDEDOR DE MORADORES DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Seminário).
Semana de TI na Estácio de Sá - Praça XI..Palestra sobre Empreendedorismo. 2016. (Seminário).
Casas Vivas: Um novo Olhar sobre um velho tema.Casas Vivas: Um novo Olhar sobre um velho tema. 2015. (Seminário).
Orientou
A rotatividade entre profissionais manicures: um estudo de caso em uma esmalteria no Rio de Janeiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Recursos Humanos) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Irene Dobarrio Machado Ciccarino;
Produções bibliográficas
-
CICCARINO, I. D. M. ; Falcão, Roberto ; Cruz, Eduardo ; BORGES, A. . Ação de Educação Empreendedora no Programa Minha Casa Minha Vida RJ. SUSTAINABLE BUSINESS INTERNATIONAL JOURNAL , v. 81, p. 1-24, 2019.
-
CICCARINO, IRENE D. M. ; MALPELLI, DANIELE C. ; MORAES, ANA BEATRIZ G. DE MELLO ; NASCIMENTO, Estefanie Silva do . Inovação social e processo empreendedor: aplicação de tipologia em start-ups da Yunus Negócios Sociais Brasil. CADERNOS EBAPE.BR (FGV) , v. 17, p. 1031-1047, 2019.
-
CICCARINO, IRENE ; TEIXEIRA, ANA CHRISTINA CELANO ; MORAES, ANA . Um ensaio sobre a ineficácia da política pública vinculada ao Microempreendedor Individual [MEI]. CADERNOS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO , v. 7, p. 1, 2019.
-
CICCARINO, I. D. M. ; BORGES, A. ; VIVEIROS, D. . Um estudo sobre o empreendedorismo incentivado por políticas públicas de assistência social no município do Rio de Janeiro. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo , v. 6, p. 15-29, 2018.
-
Malpelli, Daniele ; CICCARINO, I. D. M. ; MORAES, Ana Beatriz . Um estudo de caso sobre o perfil do empreendedor nos negócios apoiados pela Yunus Negócios Sociais no Brasil. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo , v. 5, p. 84-99-99, 2017.
-
CICCARINO, I. D. M. ; MORAES, Ana Beatriz . Gestão da Produção em Foco. 1. ed. , 2018. v. 12. 252p .
-
ARAUJO, M. (Org.) ; CASTRO, V. M. (Org.) ; CICCARINO, I. D. M. (Org.) ; ATHAYDE, C. (Org.) ; SILVA, E. S. (Org.) ; JUNIOR, J. (Org.) ; FRAGA, G. (Org.) . Rebelião Cultural. 1. ed. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2010. v. 1. 164p .
-
CICCARINO, I. D. M. ; RODRIGUES, S. C. . Social Entrepreneurship: What People Are Looking for When They Talk About It. Handbook of Research on Approaches to Alternative Entrepreneurship Opportunities. 1ed.: IGI Global, 2020, v. , p. 243-266.
-
CICCARINO, I. D. M. ; RODRIGUES, S. C. ; MORAES, ANA BEATRIZ G. DE MELLO . Understanding the social entrepreneurship diversity from the characteristics of its initiatives.. In: European Academy of Management (EURAM), 2020, Dublin. European Academy of Management (EURAM), 2020.
-
CICCARINO, I. D. M. ; RODRIGUES, S. C. ; SILVA, J. F. ; ALMEIDA, F. . Post crisis outcomes: how social entrepreneurship and social innovation is thriving in Portugal. In: XXXIII Research in Entrepreneurship and Small Business (RENT), 2019, Berlim. XXXIII Research in Entrepreneurship and Small Business (RENT), 2019.
-
Faria, Livia Ribeiro Borges de ; CICCARINO, I. D. M. ; MORAES, Ana Beatriz . Empresas inovadoras e fundos de venture capital: o olhar dos investidores. In: X EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2018, São Paulo. Caminhos para o fortalecimento do empreendedorismo, 2018.
-
Falcão, Roberto ; Cruz, Eduardo ; CICCARINO, I. D. M. ; Petri, Fernando . Empreendedores imigrantes dentro ou fora do enclave étnico: um estudo exploratório. In: X EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2018, São Paulo. Caminhos para o fortalecimento do empreendedorismo, 2018.
-
CICCARINO, I. D. M. ; Malpelli, Daniele ; NASCIMENTO, Estefanie Silva do ; MORAES, Ana Beatriz . Inovação social e processo empreendedor: aplicação de tipologia em start-ups da Yunus Negócios Sociais Brasil. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.
-
BARROS, D. S. A. ; CICCARINO, I. D. M. . A Rotatividade entre Manicures: o estudo de caso de uma Esmalteria no Rio de Janeiro. In: IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018, 2018, RIO DE JANEIRO. IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2018, 2018.
-
CICCARINO, I. D. M. ; TEIXEIRA, A. C. C. ; MORAES, Ana Beatriz . O que acontece quando a prática não observa a teoria? Um ensaio sobre a ineficácia da política pública vinculada ao Microempreendedor Individual [MEI]. In: XXI Seminário em Administração - SemeAd 2018, 2018, São Paulo. XXI Seminário em Administração - SemeAd 2018, 2018.
-
CICCARINO, I. D. M. ; SILVA, J. F. . What is Social Impact? Ways of Social Entrepreneurship Research Field. In: RENT XXXII - Research in Entrepreneurship and Small Business, 2018, Toledo. Sustainable entrepreneurship: A win-win strategy for the future, 2018.
-
Malpelli, Daniele ; CICCARINO, I. D. M. ; MORAES, Ana Beatriz . Social Innovation: Key Elements of Yunus Social Business Startups in Brazil. In: RENT XXXII - Research in Entrepreneurship and Small Business, 2018, Toledo. Sustainable entrepreneurship: A win-win strategy for the future, 2018.
-
CICCARINO, I. D. M. ; MACEDO-SOARES, T. D. L. V. A. . Análise de Conteúdo como uma estratégia de consolidação do campo de pesquisa do Empreendedorismo Social. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.
-
CICCARINO, I. D. M. ; BORGES, A. ; VIVEIROS, D. . Um Estudo sobre o Empreendedorismo Incentivado por Políticas Públicas de Assistência Social no Município do Rio de Janeiro. In: VIII Congresso Brasileiro de Administração e Contabilidade - AdCont 2017, 2017, Rio de Janeiro. VIII Congresso Brasileiro de Administração e Contabilidade - AdCont 2017, 2017.
-
CICCARINO, I. D. M. ; BORGES, A. . O Perfil Empreendedor de moradores do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade do Rio de Janeiro. In: XX SemeAd - Seminários em Administração, 2017, São Paulo. XX SemeAd - Seminários em Administração, 2017.
-
Malpelli, Daniele ; CICCARINO, I. D. M. ; MORAES, Ana Beatriz . Um estudo de caso sobre o perfil do empreendedor nos negócios apoiados pela Yunus Negócios Sociais no Brasil.. In: EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. EnANPAD 2017, 2017.
-
CICCARINO, I. D. M. ; Araki, Michael . Blockchain como um fator de mudança na competição e no arranjo econômico de oportunidades.. In: XX SemeAd - Seminários em Administração, 2017, São Paulo. XX SemeAd - Seminários em Administração, 2017.
-
CICCARINO, I. D. M. ; MORAES, Ana Beatriz . Quando o conhecimento beneficia o gerenciamento de projetos?. In: XXIV SIMPEP - Simpósio em Engenharia de Produção, 2017, Bauru. XXIV SIMPEP - Simpósio em Engenharia de Produção, 2017.
-
CICCARINO, I. D. M. ; RIBEIRO, D. . Projeto proximidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CICCARINO, I. D. M. . Um Estudo sobre o Empreendedorismo Incentivado por Políticas Públicas de Assistência Social no Município do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CICCARINO, I. D. M. ; BORGES, A. . Empreendedorismo - Eixo de Geração de emprego e renda do Programa Minha Casa, Minha Vida no município do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Rodrigo Abel ; BORGES, A. ; CICCARINO, I. D. M. ; ROCHA, M. ; PECANHA, A. . Casas Vivas - Um Novo Olhar Sobre Um Velho Tema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ATHAYDE, C. ; CICCARINO, I. D. M. . Cufa 10 Anos - Fazendo do nosso jeito 2011 (E-book).
Outras produções
CICCARINO, I. D. M. ; TERZIAN, F. . Programa Compreender - Transpetro. 2012.
CICCARINO, I. D. M. . DEZempenho. 2013; Tema: Gerenciamento de projetos, gestão estratégica, gestão do conhecimento, empreendedorismo. (Site).
CICCARINO, I. D. M. . Gerenciamento Integral, Filosofia Profissional. 2012; Tema: Gerenciamento de projetos, gestão estratégica, gestão do conhecimento, empreendedorismo. (Blog).
CICCARINO, I. D. M. . Gerenciamento Integral Filosofia Profissional. 2011; Tema: Gerenciamento de projetos, gestão estratégica, gestão do conhecimento. (Blog).
CICCARINO, I. D. M. . Projeto Integral. 2011; Tema: Gerenciamento de projetos, gestão estratégica, gestão do conhecimento, empreendedorismo. (Rede social).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão de projetos PMBOK 5. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CICCARINO, I. D. M. . Fundamentos da Administração. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didádito).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão de Capital Humano. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Cultura e Clima Organizacional. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Empreendedorismo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Competitividade e Modelos de negócio. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidádito).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão da Mudança e Inovação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
CICCARINO, I. D. M. . Organização, Sistemas e Métodos (OSM). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
CICCARINO, I. D. M. . Sociologia Organizacional. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
CICCARINO, I. D. M. . Gerenciamento de Projetos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão estratégica de projetos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão de Capital Humano. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Curso em EAD de Gestão de Projetos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gerenciamento de Projetos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão de Processos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão estratégica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão da Qualidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gerenciamento de Comunicação e Partes Interessadas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gerenciamento de Projetos Complexos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão de PMO, programas e portfólios. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
CICCARINO, I. D. M. . Curso de Empreendedorismo para o eixo de geração de emprego e renda do programa Minha Casa Minha Vida. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OSTERWALDER, A. ; CICCARINO, I. D. M. . CANVAS - Modelo de Negócios Inovadores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CICCARINO, I. D. M. . Gestão do Conhecimento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CICCARINO, I. D. M. . Gerenciamento de Projetos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CICCARINO, I. D. M. . Ciclos de Treinamentos SIGET.net - Transpetro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CICCARINO, I. D. M. . Empreendedorismo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Empreendedorismo Social em Portugal, Descrição: Os empreendedores sociais buscam novas formas de combinar os conceitos: empresa e sociedade (Seelos & Mair, 2005a). Esses conceitos são comuns a uma diversidade de organizações, entretanto, no empreendedorismo social eles se relacionam de maneira diferente. Trata-se da busca por soluções sustentáveis para problemas sociais recorrentes, que não são devidamente endereçados pelas estruturas sociais vigentes (Seelos & Mair, 2006; Mair & Marti, 2009; El Ebrashi, 2013; Stephan et al, 2015). Propõem uma nova maneira de fazer negócios, onde a criação e entrega de valor à sociedade não são efeitos colaterais e sim o principal objetivo da organização (Hossain et al, 2017; Ormiston & Richard, 2011; Yunus, 2010; Austin et al, 2006). Sua própria existência pode ser vista como uma inovação (Seelos & Mair, 2005a; Yunus, 2010). A seleção de Portugal como delimitação deve-se a seu contexto único como uma economia europeia que passou por um período de austeridade e precisou se reinventar para superar uma grave crise. Portugal investiu maciçamente em sua economia social por meio do programa Portugal Inovação Social, uma política pública pioneira no campo do empreendedorismo social apoiada por fundos comunitários (Almeida & Santos, 2017; Sabariego & Matos, 2017; Alcidi, Belke,Giovannini & Gros, 2016; MIES, 2015; AD&C, 2014; ICETA, 2013; CSES, 2013). Apesar da escassez de banco de dados setoriais ou nacionais voltados à economia social (Monzón & Chaves, 2012), Portugal possui relatórios oficiais sobre o tema (MIES, 2015; SEFORIS, 2015; CSES, 2013) e alguns estudos publicados sobre o seu mercado de investimento social (Ciccarino et al, 2019b; Almeida &Santos, 2017; Bernardino & Santos, 2015b). A maior partes dos estudos sobre empreendedorismo social concentra-se em nível organizacional (Lee et al, 2014), ignorando a complexidade das inter-relações entre os agentes no ecossistema (Hoogendoorn, 2016; Lepoutre et al, 2013; Shaw & de Bruin, 2013; Dacin et al, 2010). Algo, particularmente grave ao se tratar de serviços de interesse coletivo, como os de responsabilidade pública (Ciccarino et al, 2018; Salgado, 2012). Esta tese aborda o papel das instituições ao concentrar-se no ecossistema empreendedor português e ao considerar a perspectiva do investidor social. Desse modo, desloca a atenção do nível organizacional para questões mais abrangentes considerando diversos níveis inter-relações (Hoogendoorn, 2016; Lepoutre et al, 2013; Shaw & de Bruin, 2013; Lee et al, 2014; Dacin et al, 2010).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Irene Dobarrio Machado Ciccarino - Integrante / Susana C. Rodrigues - Coordenador.
-
2018 - Atual
Immigrant Entrepreneurship, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Irene Dobarrio Machado Ciccarino - Integrante / Allan Borges - Integrante / Roberto Pessoa de Queiroz Falcão - Integrante / Eduardo Cruz - Coordenador.
-
2013 - 2019
Perfil empreendedor de beneficiários do sistema Assistência Social no município do Rio de Janeiro, Descrição: Estudar o perfil empreendedor de beneficiários do Assistência Social (SUAS) no município do Rio de Janeiro com o intuito de entender melhor o público alvo e auxiliar na proposição de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento socioeconômico a partir do território.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Irene Dobarrio Machado Ciccarino - Coordenador / Allan Borges - Integrante.
-
2013 - 2018
A gestão do conhecimento como um fator crítico de sucesso no gerenciamento projetos, Descrição: O objetivo desse estudo é comparar as teorias sobre estratégias relacionadas à gestão do conhecimento com o ponto de vista convergente advindo da experiência de especialistas na área de gerenciamento de projetos em empresas localizadas no Brasil para identificar em que cenários e de que forma a gestão do conhecimento impacta a percepção de sucesso em projetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Irene Dobarrio Machado Ciccarino - Integrante / Ana Beatriz Moraes - Coordenador.
Prêmios
2020
Concurso de ensayos Desafíos para un modelo de desarrollo soberano e inclusivo en América Latina, CLACSO.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2019
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de administração na FACC - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Atividades
-
07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Projetos
2016 - 2020
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado
Outras informações:
Linha de pesquisa Impactos das decisões estratégicas no desempenho de empresas, indústrias e países. Ênfase em empreendedorismo, inovação e empreendedorismo Social.
Atividades
-
03/2016
Pesquisa e desenvolvimento, IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio.,Linhas de pesquisa
2017 - 2019
Universidade Castelo BrancoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora dos Curso de Administração e Engenharia de Produção
Atividades
-
02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT).,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Administração.
-
07/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Capital Humano
-
07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos, Tópicos Especiais em Gestão Estratégica
2016 - 2019
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora no MBA de Gestão Estratégica no campus Presidente Vargas (Centro I), Rio de Janeiro.
2016 - 2019
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora no Gestão Pública no campus Presidente Vargas (Centro I), Rio de Janeiro.
2015 - 2019
Universidade Estácio de SáVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora no MBA de Gerenciamento de Projetos no campus Presidente Vargas (Centro I), Rio de Janeiro.
Atividades
-
01/2016
Ensino, MBA de Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica
-
01/2015
Ensino, MBA em Gerenciamento de Projetos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gestão da Qualidade, Gerenciamento de Projetos Complexos, Gestão de PMO, Programas e Portfólio, Gestão da comunicação e Partes Interessadas, Gestão de RH
2017 - 2017
Escola de Comando e Estado-Maior da AeronáuticaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora nos MBAs de Gestão de Processos e Gestão estratégica nas disciplinas de introdução a gestão de processos, Transformação de processos, Organizações, Gestão estratégica e Qualidade.
Atividades
-
02/2017 - 05/2017
Ensino, MBA em Gestão de Processos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Operações, funções e arquitetura organizacionais, Gestão da Qualidade, Transformação de Processos
-
02/2017 - 05/2017
Ensino, MBA de Gestão e Planejamento Estratégico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento Estratégico Contemporâneo
2016 - 2016
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da AeronáuticaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de gerenciamento de processos com duração de 30 horas, no curso para formação de oficiais
Atividades
-
11/2016 - 12/2016
Ensino, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAP), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos
2016 - Atual
IBMECVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora da disciplina de Avaliação de Controles Internosno MBA de Controladoria (Controllership).
2016 - Atual
IBMECVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora EAD
Outras informações:
Professora certificada pela própria instituição para tutoria de cursos em EAD.
2014 - Atual
IBMECVínculo: Colaboradora do CEI, Enquadramento Funcional: Centro de Empreendedorismo do IBMEC
2013 - Atual
IBMECVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Área de Administração com linha de pesquisa em Estratégia, com pesquisa direcionada aos temas gerenciamento de projetos e gestão do Conhecimento Estratégia, abordando assuntos como empreendedorismo, inovação e empreendedorismo Social
Atividades
-
01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Pesquisa em Inovação.,Linhas de pesquisa
2019 - 2019
Universidade do Grande RioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
2015 - 2016
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Caminho Melhor Jovem Consultor, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Planejamento e Monitoramento
Outras informações:
Coordenadora de Planejamento e Monitoramento do projeto Passo a Passo Caminho Melhor Jovem Planejamento do projeto, criação dos mecanismos de coleta e análise de dados, criação dos indicadores e das ferramentas lúdico-pedagógicas. Estratégia de atendimento integral aos jovens-adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto na cidade do Rio de Janeiro destinado a ações de participação social, formação para o mundo do trabalho, fruição e direito a cidade.
2014 - 2017
VIVA RIOVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Monitoramento e Controle
Outras informações:
Coordenação das ações de monitoramento e controle dos projetos Casa Viva e Proximidade através da criação de indicadores, monitoramento, pesquisa, documentação, sistematização de dados e produção de relatórios.
2014 - 2014
Secretaria de Assistencia Social Direitos HumanosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria voltada para área de gerenciamento de projetos. Apoio na implantação do Projeto Rio Mova-se, que irá nortear ações de recuperação e inclusão de pessoas com dificuldades motoras, extrapolando a visão cura ou reabilitação de doenças, agregando componentes que favoreçam o aspecto biopsicossocial.
2012 - 2014
Dinsmore AssociatesVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora nos cursos de formação em gerenciamento de projetos e nos cursos preparatórios para a certificação PMP.
Atividades
-
08/2012 - 10/2014
Ensino, Curso Preparatório para Certificação PMP, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de projetos para certificação PMP
2011 - 2014
Petrobrás Transporte - MatrizVínculo: Consultora Tecline, Enquadramento Funcional: Consultora sênior em Gerenciamento de Projeto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Prestação de serviços de consultoria à Transpetro na área de Metodologia de Gestão de Empreendimentos dos serviços de engenharia, trabalhando com foco na Maturidade em gerenciamento de projetos. Responsável pela implementação do Programa Compreender: Empreender Conhecimentos. Um programa de Gestão do Conhecimento alinhado aos conceitos de Maturidade em gerenciamento de projetos de acordo com o Modelo MMGP de darci Prado.
Atividades
-
01/2013 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Petrobrás Transporte - Filial SP, Serviços de Engenharia / Metodologia de Gestão de Empreendimentos.,Linhas de pesquisa
-
11/2011 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Transpetro/PRES/SE/EMP/MGE - Metodologia de Gestão de Empreendimentos.,Linhas de pesquisa
-
11/2011 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Petrobrás Transporte - Filial SP, Serviços de Engenharia / Metodologia de Gestão de Empreendimentos.,Cargo ou função, Consultora sênior.
2009 - 2011
Central Única das FavelasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Elaboração, adequação dos projetos em leis de incentivo. Gerenciamento de partes interessadas, documentação de requisitos, planejamento estratégico, acompanhamento de metas de escopo, cronograma, custos e qualidade, ações de controle e medições de resultados, elaboração de relatórios de desempenho, aprovação de cotações, elaboração de contratos e licitações, orçamentação, cálculo de previsões e índices de Valor Agregado (EVM), avaliação de impacto e processos de finalização e prestação de contas. Gestão de convênios e projetos. - Projeto Rebelião Cultural - Programa AGLOMERADO - RAPensando - UNESCO 2010 - Favela nosso jeito de ver - Livro CUFA 10 anos Coordenação Financeira - Viradão Esportivo 2009 e 2010 - Hutuz 10 anos (Prêmio, Rap Festival, Film Festival) - LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua) 2010 - Maria Maria - CineCufa 2009 e 2010 - Prêmio Anu 2010 Analista de impacto e viabilidade econômica Mapeamento de processos e implementação do novo modelo de gestão
2002 - 2009
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - MatrizVínculo: Terceirizada Adm - Hope RH, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços de controladoria e adm, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Controles internos, contabilidade financeira, alimentação de sistemas de gestão integrada (BDC e SAP/R3), análise e implementação de ações de tratamento de anomalias, formalização de relatórios de gestão, contratações diversas e processos licitatórios. Práticas de técnicas de Gestão por Competências, Mapeamento de Processos e Indicadores de Gestão (Balanced Scorecard) Principais projetos: Ações de Comemoração dos 50 anos da Petrobras, Eventos de F1, Eventos de Relacionamento com clientes, Eventos de Confraternização de Final de Ano, Projeto Gestão sem Lacunas, Programa para Certificação PNQ.
2012 - Atual
DEZempenho Soluções e GestãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Empresária
Outras informações:
A DEZempenho é uma empresa de soluções que vê no desenvolvimento do potencial humano o caminho para a concretização de seus resultados. Somos facilitadores de metas buscando assessorar através de conhecimento, planejamento e ação. 	Atuamos em estreita parceria com nossos clientes procurando entender suas necessidades para oferecer uma solução integrada alinhada com sua realidade. É fundamental que essa solução seja útil e de fato agregue valor, para tanto nos valemos da união de três linhas de pesquisa: o gerenciamento de projetos e a gestão estratégica nos fornecem as ferramentas que serão customizadas para interpretar e atender às necessidades enquanto a gestão do conhecimento orienta nossa atuação viabilizando uma efetiva transferência de conhecimento e a construção de uma compreensão coletiva. Essa abordagem permite que o cliente tenha autonomia sobre a solução gerada.
2016 - 2016
DEZempenho Soluções e GestãoVínculo: Empresária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
30 horas de treinamento de Gerenciamento de Processos na EOAR - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica
2016 - 2016
DEZempenho Soluções e GestãoVínculo: Empresária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18
Outras informações:
ANP Agência Nacional de Petróleo (2016) - Professora de gerenciamento de projetos em treinamento com duração de 18 horas.
2014 - 2015
DEZempenho Soluções e GestãoVínculo: Empresária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações:
Ciclo de desenvolvimento social do Projeto Minha Casa Minha Vida Aulas de BMG Business Model Generation (CANVAS) para fomento de ações empreendedoras de geração de emprego e renda nos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida. O treinamento atendeu a um total 620 participante, foram gerados 493 modelos de negócio. Desses, 44 modelos de negócio foram premiados e receberam uma ajuda de custo para se colocados m prática. 6 meses depois, 59% desses modelos representavam a principal renda dessas famílias.
2013 - 2013
DEZempenho Soluções e GestãoVínculo: Empresária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
80 horas de treinamento em Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos para um grupo de gestores e para formação do EGP - Escritório de gerenciamento de projetos, da SMDES Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Atividades
-
06/2012
Direção e administração, Direção.,Cargo ou função, Administração.
2001 - 2001
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Estagiária técnica em Administração
2019 - Atual
Instituto Politécnico de Leiria, IPLeiriaVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Pesquisadora convidada pelo CARME Centre of Applied Research in Management and Economics da Escola de Gestão e Tecnologia (ESTG). http://carme.ipleiria.pt/
2020 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Avaliadora Sinaes - BASis
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Irene Dobarrio Machado Ciccarino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?