Antonio Alexandre Aparecido da Silva
Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), é Licenciado em Matemática e Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Desde 1986, atua como professor na rede particular de ensino em São Paulo, além de ter lecionado no Ensino Superior e na rede pública do Estado de São Paulo. Também trabalha no desenvolvimento de materiais didáticos e na capacitação de professores. Suas áreas de interesse incluem Educação Financeira, Geometria, resolução de problemas, jogos, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, personalização do ensino e metodologias ativas
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática
2019 - 2023
Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: Possibilidades De Apreensão Mobilizadas Na Manipulação De Figuras Na Resolução De Problemas De Geometria.
Orientador: Ruy Cesar Pietropaolo
Palavras-chave: geometria; Representações figurais; Apreensões de representações figurais; resolução de problemas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação Matemática
2017 - 2019
Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: POSSIBILIDADES DE APREENSÕES IDENTIFICADAS EM REPRESENTAÇÕES FIGURAIS PRESENTES EM PROBLEMAS DE GEOMETRIA
, Ano de Obtenção: 2019.Maria Elisa Esteves Lopes Galvão..Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: geometria; resolução de problemas; Representações figurais; Apreensões de representações figurais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Aperfeiçoamento em Prog. Esp. Form. Pedag. Lic. PLena.
2001 - 2001
Faculdades Osvaldo Cruz
Título: Violência na escola, questão de discriminação. Ano de finalização: 2001
Graduação em Engenharia Química
1992 - 1997
Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Equipamnetos para controle da contaminação do ar
Graduação em Ciências Habilitação em Matemática
1985 - 1988
Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana
Título: Não houve
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em Educação Financeira na Prática Pedagógica dos Professores que Ensinam Matem. (Carga horária: 48h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2018 - 2018
16º Encontro Usp Escola. (Carga horária: 40h). , Instituto de Física USP, IFUSP, Brasil.
2016 - 2016
Mecanismos de apoio ao processo de recuperação da aprendizagem.. (Carga horária: 30h). , Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores., EFAP, Brasil.
2016 - 2016
10º Encontro USP Escola. (Carga horária: 40h). , Instituto de Física USP, IFUSP, Brasil.
2016 - 2016
Introdução aos Direitos Humanos e ECA para Educadores.. (Carga horária: 60h). , Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores., EFAP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Novas tecnologias na aprendizagem: Aspectos Filosóficos.. (Carga horária: 12h). , Instituto PHORTE, IP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Novas tecnologias na aprendizagem: Novas Plataformas. (Carga horária: 12h). , Instituto PHORTE, IP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Novas tecnologias da aprendizagem: Políticas Educacionais.. (Carga horária: 12h). , Instituto PHORTE, IP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Novas tecnologias na aprendizagem: Didática Aplicada.. (Carga horária: 12h). , Instituto PHORTE, IP, Brasil.
2015 - 2015
8º Encontro USP Escola. (Carga horária: 40h). , Instituto de Física USP, IFUSP, Brasil.
2015 - 2015
Oficinas Virtuais Currículo + 2015. (Carga horária: 30h). , Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores., EFAP, Brasil.
2014 - 2014
Inglês online para servidores. (Carga horária: 45h). , Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores., EFAP, Brasil.
2014 - 2014
Melhor Gestão Melhor ensino curso 3. (Carga horária: 80h). , Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores., EFAP, Brasil.
2014 - 2014
6º Encontro USP Escola. (Carga horária: 40h). , Instituto de Física USP, IFUSP, Brasil.
2013 - 2013
MGME 3 - Aprofundamento de conteúdos e Metodologias.. (Carga horária: 80h). , Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores., EFAP, Brasil.
2011 - 2011
Implementação do currículo de matemática: Números, equações algébricas.. (Carga horária: 60h). , Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2011 - 2011
Implementação do currículo de matemática: Geometria.. (Carga horária: 60h). , Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2010 - 2010
Implementação do currículo de matemática: Trigonometria. (Carga horária: 60h). , Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Prog. Esp.l de Formação Pedagógica de Professores. (Carga horária: 660h). , Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Organização de eventos
SILVA, A. A. A. . XII ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
Currículo. 2016. (Encontro).
Formação de professores na atualidade. 2016. (Encontro).
Metodologia de projetos para investigar o conhecimento indisciplinado.. 2016. (Encontro).
Metodologia do uso de casos na formação de professores.. 2016. (Encontro).
Metodologias ativas para uma educação inovadora. 2016. (Encontro).
Oficinas de Co-criação Novo currículo.. 2016. (Encontro).
Práticas Educacionais de alto impacto nas escolas e o papel essencial do professor.. 2016. (Encontro).
VIII - Congresso ICLOC de práticas em sala de aula.. Nossa Bandeira na Medida Certa.. 2016. (Congresso).
17 COLE. A construção do conhecimento Matemático através dos jogos: Xadrez. 2009. (Congresso).
Encontro Paulista de Educação Matemática.A resolução de problemas nas séies iniciais, construindo uma metodologia. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, A. A. A.. Uma Análise sobre as Dificuldades e Estratégias de Aprendizagem em Divisão nos Anos Finais do Ensino Fundamental: 10 anos de estudos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.
SILVA, A. A. A.. Comunidade de Investigação MatemáticaFilosófica: possibilidades transdisciplinares para o Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.
SILVA, A. A. A.. Educação matemática em tempos de pandemia: ensinos remoto e híbrido, uso de tecnologias e impactos sobre aprendizagens. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.
SILVA, A. A. A.. O ensino de Matemática no modelo remoto: a visão de alunos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.
SILVA, A. A. A.. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.
SILVA, A. A. A.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM IDENTIFICADAS NO ENSINO DE DIVISÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo.
Orientou
APLICAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
Recursos didáticos manipulativos e a Matemática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
O ENSINO DE ÁLGEBRA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS MUDANÇAS COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR ACERCA DE SUA IMPORTÂNCIA E UMA POSSÍVEL APLICAÇÃO PRÁTICA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: IMPACTOS NO PRESENTE E FUTURO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
A MATEMÁTICA NO SEXTO ANO: O QUE OS ALUNOS TRAZEM E COMO AVANÇAR?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
Análise do conceito de logaritmo através de uma aplicação prática entre a matemática e a química: pH uma proposta didática; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
LITERACIA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS AÇÕES DO CIDADÃO REFLEXIVO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
A Matematicofobia e a Realidade na Sala de Aula; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação de São Paulo; Orientador: Antonio Alexandre Aparecido da Silva;
Produções bibliográficas
-
APARECIDO DA SILVA, ANTÔNIO ALEXANDRE ; GARCIA SILVA, ANGÉLICA DA FONTOURA ; ESTEVES LOPES GALVÃO, MARIA ELISA . APREENSÕES FIGURAIS MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 8º ANO AO ESTUDAR ÁREA COM MATERIAIS MANIPULATIVOS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 1, p. 2-13, 2024.
-
APARECIDO DA SILVA, ANTÔNIO ALEXANDRE ; GARCIA SILVA, ANGELICA DA FONTOURA ; PIETROPAOLO, RUY CESAR . . REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 9, p. 195-213, 2024.
-
ITACARAMBI, R.R ; SILVA, A. A. A. ; SERAFINI,L. ; KATZ,E. ; ROBERTO, M. S. ; SATO, M. T. S. ; ISHIMOTO, R. . O jogo como recurso pedagógico para trabalhar matemática na escola básica.. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. v. 1. 157p .
-
ITACARAMBI, R.R ; SILVA, A. A. A. ; KATZ,E. ; GONÇALO, M.G. ; ROBERTO, M. S. . Resolução de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. SAO PAULO: Livraria da Física, 2010.
-
SILVA, A. A. A. ; GALVAO, M. E. E. L. . O papel das figuras na resolução de problemas em Geometria.. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII ENEM, 2019.
-
ITACARAMBI, R.R ; SILVA, A. A. A. ; BASILE,M. C. ; GONÇALO, M.G. ; KATZ,E. . A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS,CONSTRUINDO UMA METODOLOGIA. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 2006, São Paulo. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS,CONSTRUINDO UMA METODOLOGIA, 2006.
-
SILVA, A. A. A. ; ROBERTO, M. S. . A construção do conhecimento Matemático através dos jogos: Xadrez. In: Congresso de Leitura do Brasi, 2009, Campinas. Caderno de Resumos e programação do Congresso de Leitura do Brasil, 2009. v. único. p. 173-173.
-
SILVA, A. A. A. ; MORETTI, P. ; SERAFINI,L. ; ROBERTO, M. S. . O JOGO DE XADREZ NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA. In: Encontro nacional d eEducação Matemática, 2007, Belo Horizonte. O JOGO DE XADREZ NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, 2007.
-
SILVA, A. A. A. ; GALVAO, M. E. E. L. . XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. A. A. ; GALVAO, M. E. E. L. . POTENCIALIDADES DE EXPLORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES FIGURAIS PRESENTES EM PROBLEMAS DE GEOMETRIA MEDIADAS POR APREENSÕES. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. A. A. ; GALVAO, M. E. E. L. . UM OLHAR PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA POR MEIO DA MANIPULAÇÃO DE FIGURAS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. A. A. ; GALVAO, M. E. E. L. . O papel das figuras na resolução de problemas em Geometria. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. A. A. . POSSIBILIDADES DE APREENSÕES DE REPRESENTAÇÕES FIGURAIS PRESENTES EM PROBLEMAS DE GEOMETRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. A. A. ; GONCALVES, M. O. . O USO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÂNGULOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. A. A. . Nossa bandeira na medida certa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. A. A. ; ITACARAMBI, R.R ; SATO, M. T. S. . Investigar e aprender geometria com jogos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. A. ; ROBERTO, M. S. . A construção do conhecimento Matemático através dos jogos: Xadrez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SUGUIMOTO, H. H. ; SILVA, A. A. A. . Avaliador Ad hoc do 26° EAC. 2023.
SUGUIMOTO, H. H. ; SILVA, A. A. A. . Avaliadot Ad hoc do 25° EAC. 2022.
SUGUIMOTO, H. H. ; SILVA, A. A. A. . Avaliador Ad hoc do 24° EAC. 2021.
SILVA, A. A. A. . Desenho geométrico - construções elementares.. 2012; Tema: Desenho Geométrico. (Rede social).
SILVA, A. A. A. ; MORETTI, P. ; SERAFINI,L. . Jogos na aula de Matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, A. A. A. . Paralelas e perpendiculares no cotidiano. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Colégio Domus SapientiaeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor aposentado colaborador
1993 - 2024
Colégio Domus SapientiaeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuo como professor de Matemática e coordenador de Área.
2015 - 2021
Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/SingularidVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Alexandre Aparecido da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?