Carlos Alberto Prado Gomes
Psicólogo Social, Educacional e Clínico (Psicoterapeuta). Mestre em Educação pela Universidade da Amazônia - UNAMA (1998). Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia (2004). Especialista em Direitos Humanos e Assistência a Vítimas e Testemunhas pela Escola de Serviço Social da UFRJ (2001). Especialista em Atualização e Desabrigamento e Abrigo pela UNAMA (2005). Especialista em Docência no Ensino Superior pela UNESPa (1991). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1987). Licenciado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1986). Psicólogo do CRAS - Igarapé Mirí-PA. Professor no Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o Estudante com Transtorno do Espectro do Autismo pela UFRA (2018). Professor Titular I na UNAMA (1990 a 2016). Professor do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR - Biologia/UFPA (2010 a 2016). Professor nos Cursos de Pós-Graduação na Faculdade Integrada Ipiranga (2012-2013). Vice-Presidente e Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes do Estado do Pará - CONEM/PA (2007 a 2008). Presidente da Associação de Proteção e Apoio as Famílias Ribeirinhas do Município de Igarapé Miri/PA (2010 a 2018). Contatos: (91) 993690897 - 981862160 ou pelo E-mail: carlospradopsi@yahoo.com.br
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Educação
1996 - 1998
Universidade da Amazônia
Título: A Extensão como Mediação no Processo de Formação do Psicólogo,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Maria do Socorro Santos Aguiar
Palavras-chave: Extensão Universitária; Formação de Psicólogo; Mediação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Especialização em Atualização Desabrigamento Abrigo:proteção/puniç
2004 - 2005
Especialização em Especialização em Direitos Humanos e Assistência a
2000 - 2001
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Organização de eventos
GOMES, C. A. P. ; PRADO, R. R. ; OLIVEIRA, V. R. . Projeto de Extensão: Ação Sócio-Educativa de Promoção em Direitos Humanos e Proteção Ambiental - Tempo de Cuidar e Respeitar para Transformar. 2010. (Outro).
Participação em eventos
I Seminário PARFOR-UFPA. 2011. (Seminário).
II Colóquio: Formação de professores e o compromisso com a prática da inclusão.O quê as instituições de ensino superior estão fazendo para incluir e promover a formação para inclusão. 2010. (Outra).
I Seminario do PARFOR-PA. 2010. (Seminário).
Encontro de Psicologia da FHGV e CRP 10ª região.Encontro de Psicologia da FHGV e CRP 10[ Região: O Papel da psicologia no Brasil. 2003. (Encontro).
Fórum Regional de Ética.Mesa Redonda: Ética e Psicologia: uma perspectiva cidadã. 2003. (Outra).
II Fórum Nacional de Ética.II Fórum Nacional de Ética. 2003. (Outra).
III Ciclo de capacitação para orientadores do pólo Unama de liberdade assistida.III Ciclo de capacitação para orientadores do pólo Unama de liberdade assistida. 2003. (Outra).
II Semana Científica de psicologia da Unama.II Semana Científica da Unama. 2003. (Outra).
Oficina de capacitação.Oficina de Capacitação para Orientadores e Estagiários do pólo Unama de Liberdade Assistida: trabalhando em grupo. 2003. (Oficina).
.Oficina de Capacitação de Operadores das Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto: família, infância e adolescência. 2002. (Oficina).
I Semana Científica de psicologia da Unama: Psicologia: saberes e fazeres.I Semana Científica de Psicologia. 2002. (Outra).
mesa redonda.Mesa Redonda: Políticas Públicas. 2001. (Outra).
Participação em bancas
PRADO, R. R.;GOMES, C. A. P.; MACIEL, A. A. A.. Memórias que marcaram a trajetória de vida de uma docente em formação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
PRADO, R. R.;GOMES, C. A. P.; CARVALHO, C. S.. Saberes e práticas pedagógicas sobre Biodiversidade dos professores da Escola de Araquembaua, Baião/PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
PRADO, R. R.;GOMES, C. A. P.; SILVA, M. S.. O Programa Vox4All mediando a aprendizagem de conteúdos de ciências de uma aluna com paralisia cerebral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
PRADO, R. R.;GOMES, C. A. P.; PIRES, E. P.. Questões do nosso tempo - Por quê falar dessa (des)conhecida (Homo)sexualidade nas aulas de ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
GOMES, C. A. P.; PRADO, R. R.; BELUCIO, L. F.. O. de Brito; José Cledilson, G. daCosta.O Ensino de Ciência na Perspectiva Inclusiva:percepções dos alunos-professores do PARFOR em foco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
OLIVEIRA, V. R.; PINHEIRO, J.C.;GOMES, C. A. P.. Percepção de professores das escolas públicas de Belém do Pará sobre Educação Sexual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
PRADO, R. R.;GOMES, C. A. P.; CARVALHO, C. S.. A Formação de conceitos de higiene e saúde por alunos do sétimo ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
GOMES, C. A. P.; PRADO, R. R.; PINHEIRO, S. C. V.. O Estágio supervisionado mediando às percepções dos alunos-professores do Parfor Biologia sobre a prática docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
GOMES, C. A. P.; PRADO, R. R.; CARVALHO, C. S.. Concepções e Práticas em Educação Ambiental na Escola Ribeirinha da Ilha Saracá - Limoeiro do Ajuru - Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
CABRAL, M. C. R.; PRADO, R. R.;GOMES, C. A. P.. Orientação sexual no contexto escolar - desafios e possibilidades a luz dos parâmetros curriculares nacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
GOMES, C. A. P.; PRADO, R. R.; BELUCIO, L. F.. Produção Acadêmica em Ciências e Biologia, usando o roleplaying game (RPG) como ferramenta pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.
GOMES, C. A. P.. da Costa.O processo Relacional de Grupo: conflito de grupos de estudos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.
GOMES, C. A. P.. A Comunicação Familiar e o Abuso de Álcool. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.
GOMES, C. A. P.. A Mulher em Situação de Violência Doméstica. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.
GOMES, C. A. P.. A Influência dos Desenhos Animados na Agressividade de Crianças de 6 a 8 anos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.
GOMES, C. A. P.. Negrão & Érica B. Umer.Desemprego e Sofrimento Psíquico. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.
GOMES, C. A. P.. Prêmio Monográfico Arthur Ramos-Pluralidade ètnica: Um Desafio à Psicologia Brasileira. 2002. Conselho Federal de Psicologia.
GOMES, C. A. P.. Banca do processo seletivo para monitoria na disciplina Prática Supervisionada em psicologia Social e Comunitária. 2010. Universidade da Amazônia.
Orientou
Horta Escolar: uma estratégia pedagógica para ensinar ciências e conscientizar sobre alimentação saudável; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos Alberto Prado Gomes;
A; CARNEIRO; RAQUEL A; DASILVA; Orientação Sexual no Ensino de Ciência em uma Turma de 8° ano da Escola Dionísio Hage, Capitão Poço-Pa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos Alberto Prado Gomes;
Cardoso; A utilização da Reciclagem como estratégia de Ensino; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos Alberto Prado Gomes;
das Neves e Raimunda J; M; de Oliveira; O Ensino de Ciências como Estratégia aos bons hábitos alimentares dos alunos do terceiro ano da Escola Nilma Assad - Bonito/PA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos Alberto Prado Gomes;
Reserva Extrativista 'Chocoaré-Mato Grosso', Pedrinhas-Santarém Novo?PA: um estudo sobre a preservação dos manguezais e o combate a ilegalidade na extração do caranguejo; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos Alberto Prado Gomes;
O açaí como estratégia metodológica para ensinar conteúdos de ciências para uma turma do terceiro ano do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos Alberto Prado Gomes;
de Paula Matos; Educação Ambiental:desvelando o Projeto Bandeira Verde em Concórdia do Pará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos Alberto Prado Gomes;
Produções bibliográficas
-
GOMES, C. A. P. ; PRADO, R. R. ; BELUCIO, L. F. ; LOPES, D. ; MERCÊS, R.S. . Cartilha Educativa Mediado Ações de Prevenção a AIDS com Usuários Surdos em uma Unidade de Saúde Básica, Belém(Pa). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. A. P. . Formação de Professores - Direitos Humanos e condições laborais na perspectiva inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, C. A. P. . Doença Mental e Direito Penal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultórios Médicos e Psicológicos de Belém. , Rua Domingos Marreiros, entre Tv. Castelo Branco e Tv. 14 de Abril, Umarizal, 66060902 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (091) 981862160, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Consultórios Médicos e Psicológicos de BelémVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicologo, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades na área Clínica - Psicoterapia Individual e Grupal; Orientação e supervisão de Grupo-Operativo; Supervisão de Grupo de Reflexão; Intervenção em Problemas de Álcool e outras Drogas; Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica;
Atendimento na área Clínica com foco no Atendimento Educacional Especializado na área da Educação Especial e Inclusiva-,Avaliação, Orientação e Intervenção Psicológica com alunos que apresentem Transtorno do Espectro Autista; com Dificuldades de Aprendizagem (Comunicação, Leitura, Escrita, Matemática); com Transtornos Funcionais Específicos (Dislexia, TDAH, Discalculia, Gagueira); Aplicação de Teste Vocacional.
Atividades na área Educacional - Atendimento na Área Escolar, com foco no atendimento especializado na Educação Especial e Inclusiva; Avaliação e Intervenção em dificuldades de Aprendizagem; Orientação para produção do TCC, Monografias; e Dissertação; Atendimento Home Care.
Atividades na área Psicologia Social - Assessoria e Consultoria em Atendimento Psicológico com foco na Educação Especial e Inclusiva para Escolas e Organizações nao Governamentais (Ongs), Grupos de Pais de Pessoas com Deficiência, Gestores e Professores que desenvolvem atividades com Pessoas com Deficiência, em especial, com Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com Dislexia e com TDAH.
1990 - 2016
Universidade da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
1-Psicologia Jurídica
2-Psicologia Social-Comunitária
3-Ética Profissional
4-História da Psicologia Educacional e da Aprendizagem Psicologia
5-Psicologia Social I e Psicologia Social II
6-Técnicas de Pesquisa em Psicologia
7-Abordagem Sócio-Histórica do Psiquismo
8-Psicopatologia Geral
9-Técnica de Pesquisa em Psicologia
10-Fundamentos de Psicologia Aplicada ao Serviço Social
11-Psicologia Social e Organizacional
12 - Metodologia de Pesquisa Científica
Atividades
-
06/1990
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Estágio realizado, Supervisor e Orientador de estágios em Psicologia Social e Comunitária: atividades na área jurídica (Liberdade Assistida, Adoção); Movimentos Sociais; Saúde Mental (Violência Infantil, Violência contra a Mulher, Psicopatologia).
-
01/1999 - 12/2001
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador Programa de Segurança Pública e Direitos Humanos.
-
01/1999 - 12/2001
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, tribunal de Justiça: Supervisor de Estágio no Setor de Família.
-
01/1999 - 12/2001
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Adolescentes Infratores: Supervisor de estágio em Liberdade Assistida.
-
06/1993 - 12/1999
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Assessoramento a Diretoria/Grupo de Idosos/Grupo de Mães no Centro Comunitário São Francisco - Pedreira.
-
06/1993 - 12/1999
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador e Supervisor na sala de diagnóstico com alunos repetentes e evasão escolar, atendimento familiar na prefeitura de castanhal.
-
04/1993 - 12/1999
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador e Supervisor do Projeto "Uma Contribuição da Psicologia Social e da Dinâmica de Grupo para a Organização do Movimento Comunitário".
-
04/1993 - 12/1999
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Supervisor de Grupo Operativo (Atendimento Individual e Grupal) na Delegacia de Mulheres.
2010 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor do Programa de Formação Docente - PARFOR;
Professor colaborador no Curso de Ciências Biológicas - ministrando os Módulos Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e Dinâmicas Grupais: estratégias psicopedagogicas para uma intervenção na sala de aula, (2011 - 2012)
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (2012)
2016 - 2016
Centro de Ensino Superior do Estado do ParáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pós - Graduação em Dir, Carga horária: 30
2012 - 2013
Faculdades Integradas IPIRANGAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou aulas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva, em regime modular, Belém -Pará, nas disciplinas: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DEFICIT VISUAL, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DEFICIT FÍSICO, GESTÃO DE SALA DE AULA NA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INCLUSÃO.
2007 - 2009
Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos do Estado do ParáVínculo: Assessor Coordenadoria CENPREM, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
1999 - 2002
Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos HumanosVínculo: Funcionario Publico, Enquadramento Funcional: Coord. Pragrama Proteção a Vítimas Testemunha, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1999 - 12/2002
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do programa de Combate à Violência e Promoção aos Direitos Humanos.
2005 - 2005
Promovendo VidaVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades:
Coordenação e Supervisão:
a) Atendimento e Acompanhamento individual e em Grupo de Crianças/ Adolescentes e seus familiares em situação de Abrigamento e Violência Doméstica;
b)Grupo de Reflexão com os Monitores, Voluntários e Funcionários da Instituição;
2009 - 2009
Fundação Curro VelhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
1985 - 1989
Prefeitura Municipal de BelémVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assessor DAS 20.6 na coord. de ação comunitar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1985 - 01/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Assessor DAS 202.6 na Coordenaçaõ de Ação Comunitária.
2019 - 2019
Universidade Federal Rural da AmazôniaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador 1, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor Formador do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o Estudante com Transtorno do Espectro do Autismo
2019 - Atual
Prefeitura Municipal de Igarapé-MiriVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 30
Outras informações:
Atua como Psicólogo no CRAS Nazaré, atendendo as Famílias em vulnerabilidade sócio-econômica, participantes de programas sociais do governo federal, grupos de mulheres ribeirinhas e grupos de adolescentes ribeirinhos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Alberto Prado Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?