PRISCILA DIAS MENDONÇA
Doutora em Biotecnologia em Saúde (RENORBIO) com ênfase no desenvolvimento e caracterização de biossensores para detecção do vírus Dengue, Zika e Mayaro. Sua pesquisa de doutorado foi baseada no desenvolvimento de testes point-of-care, utilizando materiais biológicos, nanomateriais e polímeros como sistema de reconhecimento. Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco (2014-16), na área de Biotecnologia com ênfase em imunossensores eletroquímicos e ópticos para detecção da proteína NS1 do vírus da dengue. Aluno pesquisador do Grupo de Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Biossensores do Centro de Tecnologia e Geociências/UFPE, de 2015 a 2021. Desenvolvimento de testes diagnósticos rápidos para arbovírus baseados em nanobiossensores. Estudante de Pós-graduação em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (IRAS) (2002- 2023). Bacharel em Biomedicina pela Universidade Integrada de Patos (2008-12), monitora de Biologia Celular nos cursos de Biomedicina., monitora de Biologia Celular nos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física (2008 - 2009), monitora de Parasitologia Básica no curso de Biomedicina (2010) e monitora de Parasitologia Clinica no curso de Biomedicina (2011) pela Universidade Integrada de Patos. Estágio no Laboratório Milton Bezerra de Pernambuco (LACEN), no setor de Virologia Clínica e no Laboratório Escola da Universidade Integrada de Patos em todas as áreas de análises clínicas. Participou do curso de Biossegurança em Saúde Coletiva pelas Faculdades Integradas de Patos, Curso de Extensão Universitária pela Universidade Federal de Pernambuco intitulado em Viabilizando o Diagnóstico Micológico (2013), Monitora Voluntária no Departamento de Micologia Médica da Universidade Federal de Pernambuco (2013). Premiação por melhor apresentador e melhor trabalho no II Simpósio de Infectologia de Pernambuco com o trabalho intitulado: Incidência da Doença de Chagas em áreas rurais do Município de Limoeiro-Pe.
Informações coletadas do Lattes em 19/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação Renorbio - Rede Nordeste de Biotecnologia
2016 - 2021
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Desenvolvimento e caracterização de plataformas sensoras para o diagnóstico das arboviroses emergentes e reermegentes no Brasil (Dengue, Zika, Chinkungunya e Febre do Mayaro)
Rosa Amalia Fireman Dutra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biossensor, antigeno-anticorpo, plataforma; Arbovírus; vírus da dengue; Zika, chinkungunya, Febre mayaro; polímeros condutores.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Biotechnology. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia.
Mestrado em Engenharia Biomédica
2014 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Nano-Hibrido de Carbono Aplicado em Imunossensor para Detecção da Proteina NS1 do vitus da Dengue, Ano de Obtenção: 2016
Rosa Amália Fireman Dutra.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biossensor, antigeno-anticorpo, plataforma.
Especialização em andamento em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)
2022 - Atual
Graduação em BIOMEDICINA
2008 - 2012
Faculdades Integradas de Patos
Título: Potabilidade da água nas unidades de ensino do Município de Teixeira-PB e sua correlação com o surto de Hepatite A em escolares.
Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Gonçalves de Lima-Neto
Formação complementar
2018 - 2018
Biossensores: Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 3h). , Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Ingles. (Carga horária: 90h). , Faculdade Senac, SENAC, Brasil.
2015 - 2015
Estágio Docência. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Ingles. (Carga horária: 90h). , Faculdade Senac, SENAC, Brasil.
2014 - 2014
II Curso de Eletrofisiologia Oleg Krasilnikov. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Tópicos em Biologia Molecular Aplicados ao Diagnós. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Workshop ?Biologia Computacional. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso ?Aquisição, Processamento, Análise e Vis. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2014 - 2014
III Curso de Ciência de Animais de Laboratório. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Workshop ?Biologia Computacional. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2014 - 2014
Tutorial ?Realidade virtual no gerenciamento da do. (Carga horária: 1h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2014 - 2014
Sessão Temática Especial ?Bioimpedância Elétrica. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2014 - 2014
Sessão Temática Especial ?Interfaces Naturais em R. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2014 - 2014
Tutorial ?Histomorphometry of trabecular bone. (Carga horária: 1h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2014 - 2014
Painel Estado Atual e Desafios Futuros. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, SBEB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Viabilizando o Diagnóstico Micológico. (Carga horária: 156h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Estágio extra curricular. (Carga horária: 204h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Estágio. (Carga horária: 500h). , Laboratório Central de Pernambuco Dr Milton Bezerra, LACEN, Brasil.
2011 - 2011
BIOMEDICINA. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2011 - 2011
Biomedicina. (Carga horária: 400h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2011 - 2011
Monitor em Biomedicina. (Carga horária: 100h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2010 - 2011
Iniciação Científica. (Carga horária: 200h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2010 - 2010
BIOMEDICINA. (Carga horária: 400h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2009 - 2009
BIOMEDICINA. (Carga horária: 8h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2009 - 2009
BIOMEDICINA. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2009 - 2009
BIOMEDICINA. (Carga horária: 200h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2008 - 2008
BIOMEDICINA. (Carga horária: 80h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biossensores.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Polímeros, Aplicações.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Imunologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Azul da Prússia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Imunossensores.
Organização de eventos
DUTRA, R. F. ; TRINDADE, E. K. G. ; MENDONÇA, P. D. ; SANTANA, G. M. ; SANTANA, A. K. S. . I Simpósio em Avanços Tecnológicos de Diagnóstico em Saúde. 2018. (Outro).
MENDONÇA, P. D. . III Encontro Paraibano de Biomedicina. 2009. (Congresso).
MENDONÇA, P. D. . II Encontro Paraibano de Biomedicina. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
RENORBIO 2019- II Encontro de Biotecnologia do Nordeste.Desenvolvimento de superfície sensoraaplicada a biossensorespara detecção precoce do Infarto Agudo do Miocárdio. 2019. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Genosensor eletroquímico para a detecção da hepatite c. 2018. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Desenvolvimento de Imunossensor point-of-care para detecção do vírus mayaro. 2018. (Congresso).
I Simpósio em Avanços Tecnológicos em Saúde.Desenvolvimento de nano-híbrido de carbono para a aplicação em Imunossensor eletroquímico para detecção da proteína NS1 da dengue. 2018. (Simpósio).
XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Imunossensor eletroquímico baseado em matriz de nanotubos de carbono alinhados para diagnóstico do vírus da dengue. 2017. (Simpósio).
51º Congresso Brasileiro da Sociedade de Medicina Tropical. ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE EUGENIA UNIFLORA L. ( PITANGA).. 2015. (Congresso).
16th International Biotechnology Symposium and Exhibition Biotechnology for the Development of a Green Economy.ASSESSMENT PROCEDURE SAMPLE MICRO-BIOLOGICAL WATER BIOIMPEDANCE SPECTROSCOPY. 2014. (Simpósio).
4º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica - SIMC.POTABILIDADE DA ÁGUA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA ? PB. UMA INVESTIGAÇÃO MICROBIOLÓGICA. 2014. (Simpósio).
III Encontro Pernambucano de Micologia. 2014. (Encontro).
III Encontro Pernambucano de Micologia. 2014. (Encontro).
II Simpósio Pernambucano de Infectologia.Iincidência da Doença de Chagas em áreas rurais do Município de Limoeiro-PE. 2014. (Simpósio).
II Simpósio Pernambucano de Infectologia.Percepção dos Funcionários e Estratégias de atualização sobre a Prevenção de Infecções em um Laboratório de Análises Clínicas do Sertão Paraibanbo. 2014. (Simpósio).
XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. PROCEDIMENTO DE AFERIÇÃO DE AMOSTRA BIOLÓGICA EM ÁGUA POR ESPECTROSCOPIA DE BIOIMPENDÂNCIA. 2014. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. FERRAMENTA PARA DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE EXTRA-SÍSTOLE VENTRICULAR A PARTIR DE SINAIS ELETROCARDIOGRÁFICOS. 2014. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. PROCEDIMENTO DE AFERIÇÃO DE AMOSTRA BIOLÓGICA EM ÁGUA POR ESPECTROSCOPIA DE BIOIMPENDÂNCIA. 2014. (Congresso).
I Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde. 2013. (Encontro).
Jornada Acadêmica da Pós Graduação em Medicina Tropical. 2013. (Simpósio).
VII Encontro Paraibano de Biomedicina.DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE CERATITE MICÓTICA: UM MÉTODO SIMPLES, RÁPIDO E REPRODUTÍVEL USADO NA ROTINA DO LABORATÓRIO DE MICOLOGIA MÉDICA DA UFPE.. 2013. (Encontro).
VII Encontro Paraibano de Biomedicina.Avalição dos setes pontos. 2013. (Encontro).
IV Encontro Paraibano de Biomedicina. 2011. (Encontro).
A Biomedicina e seu cenário multidisciplinar. 2010. (Simpósio).
Fábrica de Vinho Coroa. 2010. (Outra).
Palestra na Escola Estadual Rio Branco.Educação Nutriconal. 2010. (Outra).
Vigilancia Sanitaria.Alimentos contaminados. 2010. (Outra).
XII Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2010. (Congresso).
II Conferencia Interna das FIP. 2009. (Outra).
III Encontro Paraibano de Biomedicina. 2009. (Encontro).
Perfusão - Circulação Etra Corpórea e Assitencia Cárdio Respiratória. 2009. (Outra).
1ª Conferencia Inerna das FIP. 2008. (Outra).
1ºInternational Workshop on Biotechnology, 3 Alfa Valnatura Meeting e 3 Scientific Journey of LIKA. 2008. (Outra).
II Encontro Paraibano de Biomedicina. 2008. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SANTOS, LORENNA K. B. ; MENDONÇA, PRISCILA D. ; ASSIS, LILIAN K. S. ; PRUDÊNCIO, CARLOS R. ; GUEDES, MARIA IZABEL F. ; MARQUES, ERNESTO T. A. ; DUTRA, ROSA FIREMAN . A Redox-Probe-Free Immunosensor Based on Electrocatalytic Prussian Blue Nanostructured Film One-Step-Prepared for Zika Virus Diagnosis. BIOSENSORS , v. 12, p. 623, 2022.
-
MENDONÇA, PRISCILA D. ; SANTOS, LORENNA K. B. ; FOGUEL, MARCOS V. ; RODRIGUES, MARCO A. B. ; CORDEIRO, MARLI T. ; GONÇALVES, LUÍS M. ; MARQUES, ERNESTO T. A. ; DUTRA, ROSA F. . NS1 glycoprotein detection in serum and urine as an electrochemical screening immunosensor for dengue and Zika virus. ANALYTICAL AND BIOANALYTICAL CHEMISTRY , v. 413, p. 4873-4885, 2021.
-
MENDONÇA, P. D. ; ALMEIDA, M. C. A. L. ; SANTOS, L. K. B. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; RIBEIRO, R. R. ; LIMA NETO, R. G. . Potabilidade da água em instituições de ensino do município de Teixeira ? PB e sua correlação com o surto de hepatite a em escolares. Revista Temas em Saúde , v. 16, p. 239-257, 2016.
-
Ribeiro, Reiga Ramalho ; Mendonça, Priscila Dias . UM NOVO ALGORITMO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL BASEADO EM SIMULATED ANNEALING PARA RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS DE TOMOGRAFIA POR IMPEDÂNCIA ELÉTRICA. A Produção do Conhecimento na Engenharia Biomédica. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 68-78.
-
Reiga R.R. ; BARBOSA, V. A. ; MENDONÇA, P. D. ; SILVA, V. L. B. A. ; SOUZA, R. E. ; SANTOS, W. P. . EVOLUÇÃO DIFERENCIAL HÍBRIDA PARA RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS DE TOMOGRAFIA POR IMPEDÂNCIA ELÉTRICA. In: XXV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2016, Foz de Iguaço. XXV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica ? CBEB 2016, 2016.
-
MENDONÇA, P. D. ; RIBEIRO, R. R. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; DIAS, A. R. ; NASCIMENTO, J. ; SA, S. R. ; RIBEIRO, J. F. F. ; LEITE, D. R. ; LIMA, V. J. B. ; LESSA, P. S. . FERRAMENTA PARA DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE EXTRA-SÍSTOLE VENTRICULAR A PARTIR DE SINAIS ELETROCARDIOGRÁFICOS. In: XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014, Uberlândia - MG. XXIV CBEB - EDIÇÃO 2014: A engenharia biomédica como propulsora do desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde, 2014. p. 001-2948.
-
MENDONÇA, P. D. ; BEZERRA, M. T. ; SANTOS, L. K. B. ; YASSEN, M. Y. ; LIMA NETO, R. G. ; LESSA, P. S. ; NUNES, F. D. . PROCEDIMENTO DE AFERIÇÃO DE AMOSTRA BIOLÓGICA EM ÁGUA POR ESPECTROSCOPIA DE BIOIMPENDÂNCIA. In: XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014, Uberlândia-MG. XXIV CBEB - EDIÇÃO 2014: A engenharia biomédica como propulsora de desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde, 2014. p. 001-2948.
-
MENDONÇA, P. D. ; LORENNA K B SANTOS ; GILVANIA M SANTANA ; RIBEIRO, R. R. ; PAULA A B FERREIRA ; CECÍLIA MACIEL PRADO ; PEGO, P. N. ; SALVATORE Giovanni DE-SIMONE ; DUTRA, R. A. F. . CARACTERIZAÇÃO DE UM IMUNOSSENSOR POINT-OF-CARE PARA DETECÇÃO DA PROTEÍNA DO VÍRUS MAYARO. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018, Búzios-RJ. A medida exata do desenvolvimento tecnológico e da inovação em saúde, 2018.
-
GILVANIA M SANTANA ; MENDONÇA, P. D. ; SILVA, A. K. S. ; JOSEFA ELAINE G SILVA ; BARBARA VIRGINIA M DA SILVA ; LORENNA K B SANTOS ; PAULA A B FERREIRA ; CECÍLIA MACIEL PRADO ; RIBEIRO, R. R. ; DUTRA, R. A. F. . DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA SENSORA ELETROQUÍMICO BASEADA EM FILMES COMPÓSITOS PARA A DETECÇÃO DA HEPATITE C. In: XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018, Búzios-RJ. A medida exata do desenvolvimento tecnológico e da inovação em saúde, 2018.
-
RIBEIRO, R. R. ; MENDONÇA, P. D. ; SANTOS, W. P. ; SOUZA., R. E. . APLICAÇÃO DE ALGORITMOS BIOINSPIRADOS PARA RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS DE TIE. In: XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018, Búzios-RJ. A medida exata do desenvolvimento tecnológico e da inovação em saúde, 2018.
-
RIBEIRO, R. R. ; MENDONÇA, P. D. ; SANTOS, W. P. ; SOUZA., R. E. . RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS DE TIE ATRAVÉS DE ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO POR EMBARALHAMENTO DE SALTO DE SAPOS. In: XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018, Búzios-RJ. A medida exata do desenvolvimento tecnológico e da inovação em saúde, 2018.
-
MENDONÇA, P. D. ; GONCALVES, L. M. ; GILVANIA M SANTANA ; SANTOS, L. K. B. ; GERMINO, J. E. S. ; Dutra R.F. . Desenvolvimento de nano-híbrido de carbono para a aplicação em Imunossensor eletroquímico para detecção da proteína NS1 da dengue? na modalidade. In: I Simpósio em Avanços Tecnológicos de Diagnóstico em Saúde,, 2018, Recife. ANAIS DO 1o SIMPÓSIO EM AVANÇOS TECNOLÓGICOS DE DIAGNÓSTICO EM SAÚDE. Recife, 2018. p. 2-45.
-
MENDONÇA, P. D. ; SANTOS, L. K. B. ; SANTANA, G. M. ; PEGO, P. N. ; DE-SIMONE, S. G. ; Dutra R.F. . DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA SENSORA ELETROQUÍMICA BASEADA EM NANOCOMPÓSITO PB@CNT PARA DETECÇÃO DO PEPTÍDEO DO VÍRUS MAYARO. In: I Simpósio em Avanços Tecnológicos de Diagnóstico em Saúde, 2018, Recife. 1o SIMPÓSIO EM AVANÇOS TECNOLÓGICOS DE DIAGNÓSTICO EM SAÚDE, 2018. p. 2-45.
-
SANTOS, L. K. B. ; MENDONÇA, P. D. ; Reiga R.R. ; LESSA, P. S. . DESENVOLVIMENTO DE PHANTOMS DE MAMA PARA TOMOGRAFIA POR MICRO-ONDAS. In: Encontro Nacional de Emprendendorismo e Inovação em Saúde, 2017, Salvador. ENEIS, 2017.
-
GILVANIA M SANTANA ; CABRAL, D. G. A. ; MENDONÇA, P. D. ; SILVA, A. K. S. ; TRINDADE, E. K. G. ; BARBARA VIRGINIA M DA SILVA ; Dutra R.F. . Genosensor eletroquímico para a detecção da hepatite C baseado em nanocompósito. In: 54º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2018, Recife. MEDTROP 2018, 2018.
-
MENDONÇA, P. D. ; SANTOS, L. K. B. ; CABRAL, D. G. A. ; GILVANIA M SANTANA ; OLIVEIRA, G. M. F. ; PEGO, P. N. ; SALVATORE Giovanni DE-SIMONE ; Dutra R.F. . Desenvolvimento de Imunossensor point-of-care para. In: 54° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2018, Recife. Desenvolvimento de Imunossensor point-of-care para detecção do vírus mayaro, 2018.
-
MENDONÇA, P. D. ; Vaz E.C.R. ; Rodriguez, B.A.G ; Dutra R.F. . Imunossensor eletroquímico baseado em matriz de nanotubos de carbono alinhados para diagnóstico do vírus da dengue - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/sibee/trabalhos/imunossensor-eletroquimico-baseado-em-matriz-de-nanotubos-de-carbono-alinhados-para-diagnostico-do#sthash.uKftzty8.dpuf. In: XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, 2017, Natal -RN. XXI SIBEE, 2017.
-
MENDONÇA, P. D. ; Vaz E.C.R. ; RIBEIRO, R. R. ; Dutra R.F. . Carbon Nanohybrid to Application in Biosensors Platform.. In: XV Brazilian MRS Meeting, 2016, Campinas - SP. SYMPOSIUM R - Surfaces and Interfaces for Medical Applications, Biomaterials and Health, 2016.
-
MENDONÇA, P. D. ; Vaz E.C.R. ; RIBEIRO, R. R. ; Dutra R.F. . Carbon Nanohybrid to Application in Biosensors Platform. In: XV Brazil MRS Meeting, 2016, Campina. XV Brazilian MRS Society Meeting, 2016.
-
MENDONÇA, P. D. ; Vaz E.C.R. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; LEITE, D. R. ; SANTOS, L. K. B. ; Dutra R.F. . Desenvolvimento de um imunossensor para detecção da proteína NS1 do vírus da dengue. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016, Maceio. Arboviroses, 2016.
-
SOARES, E. C. L. ; ARAUJO, J. M. ; MENDONÇA, P. D. ; SILVA, C. E. ; LEITE, D. R. ; MENEZES, C. E. L. ; LIMA NETO, R. G. . ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE EUGENIA UNIFLORA L. ( PITANGA).. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015, Fortaleza. Anais Medtrop 2015, 2015. v. 1. p. 001-100.
-
PORFIRO, A. M. ; MENDONÇA, P. D. ; SILVA, F. S. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; OLIVEIRA, E. P. ; ALMEIDA, M. M. C. ; ARAUJO, E. A. . CITOLÓGICO: O MAL NECESSÁRIO. UM RETRATO DA PREVENÇÃO CONTRA O PAPILOMA VÍUS HUMANO NA CIDADE DE POMBAL-PB.. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015, Fortaleza. Anais Medtrop 2015, 2015. v. 1. p. 001-100.
-
SILVA, F. S. ; MENDONÇA, P. D. ; PORFIRO, A. M. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; OLIVEIRA, E. P. ; FAVRE, T. C. ; AMORIM, M. G. R. . FREQUÊNCIA DE HELMINTOS INTESTINAIS EM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2015, Fortaleza. Anais medtrop 2015, 2015. v. 1. p. 001-100.
-
MENDONÇA, P. D. ; Vaz E.C.R. ; RODRIGGUEZ, B. A. G. ; Dutra R.F. . Imunossensor eletroquímico baseado em matriz de nanotubos de carbono alinhados para diagnóstico do vírus da dengue. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, P. D. ; Vaz E.C.R. ; Reiga R.R. ; Dutra R.F. . Carbon Nanohybrid to Application in Biosensors Platform. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, F. S. ; BARBOSA, R. N. F. ; MENDONÇA, P. D. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; LIMA, V. J. B. . Percepção dos Funcionários e Estratégias de atualização sobre a Prevenção de Infecções em um Laboratório de Análises Clínicas do Sertão Paraibanbo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIBEIRO, J. F. F. ; SILVA, L. C. ; MENDONÇA, P. D. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; LIMA, V. J. B. . Incidência da Doença de Chagas em áreas rurais do Município de Limoeiro-PE.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, P. D. ; ALMEIDA, M. C. A. L. ; OLIVEIRA, A. E. R. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; RIBEIRO, R. R. ; LIMA, V. J. B. ; LIMA NETO, R. G. . POTABILIDADE DA ÁGUA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA ? PB. UMA INVESTIGAÇÃO MICROBIOLÓGICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENDONÇA, P. D. ; BEZERRA, M. T. ; SANTOS, L. K. B. ; OLIVEIRA, G. M. F. ; LIMA NETO, R. G. ; LESSA, P. S. ; YASSEN, M. Y. ; NUNES, F. D. . ASSESSMENT PROCEDURE SAMPLE MICRO-BIOLOGICAL WATER BIOIMPEDANCE SPECTROSCOPY. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, G. M. F. ; LIMA, J. L. C. ; MENDONÇA, P. D. ; OLIVEIRA, A. E. R. ; MACEDO, D. P. C. ; SILVA, C. M. ; LIMA NETO, R. G. ; NEVES, R. P. . PREVÂLENCIA E PATOGENICIDADE NAS CANDIDEMIAS DO NORDESTE DO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DE CANDIDA PARAPSILOSIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, G. M. F. ; LIMA, J. L. C. ; MENDONÇA, P. D. ; OLIVEIRA, A. E. R. ; SA, S. R. ; CARVALHO, A. M. R. ; LIMA NETO, R. G. ; NEVES, R. P. . SÍNTESE E EFEITO ANTIFÚNGICO IN VITRO DE TRIAZÓIS FRENTE ISOLADOS CLÍNICOS DE CANDIDA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDONÇA, P. D. . 1º Simpósio de Saúde do Home. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NEVES, W. W. ; ACIOLE, L. ; LIMA NETO, R. G. ; MENDONÇA, P. D. ; LACERDA FILHO, A. M. . Utilização da Técnica de Inoculação dos Sete Pontos Equidistantes para Isolamento de Fungos Patogênicos no Departamento de Micologia Médica do CCB-UFPE: Uma Abordagem Prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, E. P. ; MENDONÇA, P. D. ; NEVES, W. W. ; LIMA NETO, R. G. ; LEITE, E. C. S. ; LACERDA FILHO, A. M. . Diagnóstico Laboratorial de Ceratite Micótica: Um Método Simples, Rápido e Reprodutível usado na rotina do Laboratório de Micologia Médica da UFPE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2020
Desenvolvimento de testes diagnósticos rápidos para hidronefrose baseados em nanobiossensores, Descrição: Descrição: Processo: 471065/2014-5 Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 36/2014 - Pesquisas sobre Doenças Renais O objetivo maior é desenvolver método diagnóstico rápido para detecção da Cistatina C, um marcador precoce da disfunção renal relacionada com a taxa de filtração glomerular. Os dispositivos point-of-care hoje são reconhecidamente uma tecnologia versátil, prática e econômica possuindo inúmeras vantagens quando comparada a tecnologia dos testes de tira lateral: os resultados são quantitativos, fornecem maior sensibilidade e especificidade diagnóstica, além de serem portáteis. Entretanto, uma das dificuldades encontradas no desenvolvimento de biossensores está em alcançar os limites de detecção desejados que ora são muito baixos, aliada a uma boa reprodutibilidade e baixo custo. Na tentativa de contornar estas dificuldades, o uso de nanomateriais como alótropos de carbono e colóides metálicos têm se mostrado promissores. Como propriedades importantes estes nanomateriais aumentam a relação superfície/volume e comportam maior número de biomoléculas imobilizadas o que levam conseqüentemente a um aumento da sensibilidade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Dias Mendonça - Integrante / Elaine Cavalcanti Rodrigues Vaz - Integrante / Rosa Fireman Dutra - Coordenador / Maria Del Pilar Taboada Sotomayor - Integrante / Maria Goreti Ferreira Sales - Integrante / Felismina T.C.Moreira - Integrante / Helena Gomes - Integrante.
Prêmios
2014
Incidência da Doença de Chagas em áreas rurais do Município de Limoeiro-PE., II Simpósio Pernambucano em Infectologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia. , Avenida da Arquitetura, Cidade Universitária, 50740550 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21267325, Fax: (81) 21268200
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 40
2018 - 2018
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações:
Conhecer tecnologias e equipamentos para obtenção de insumos biológicos e hemoderivados como matéria prima para os equipamentos laboratoriais. Conhecer as principais técnicas, equipamentos e dispositivos empregados na análise laboratorial. Compreender o princípio de obtenção das imagens biomédicas por ultrassom e ressonância magnética.
Ementa:
Os Insumos biológicos: enzimas, anticorpos, proteínas engenheiradas, estrutura, função e aplicações na engenharia biomédica. Técnicas e Equipamentos envolvidos na produção industrial de insumos biológicos (Processos Up-Stream). Engenharia de Fermentadores. Engenharia de Cultivo. Ciclo do Sangue e Produção de Hemocomponentes e Hemoderivados. Princípios dos Equipamentos e Técnicas para Extração, Purificação e Caracterização de Insumos Biotecnológicos (Processos Down-Stream): Eletroforese. Cromatografia.,. Sequenciadores de DNA, Eletroforese Capilar Espectrometria de Massa. Sistemas MaldiTof Espectrofotometria, Analisador Bioquímico, Imunonalisador Enzimatico (ELISA) e por Eletroquimioluminescência (ECLIA). Radioimunoensaio (RIA), Espectroscopia de Luminescência Molecular (Fluorometria), Nefelometria, Turbidimetria, Citometria de Fluxo, Condutometria e Impedância (Analisadores Hematológicos), Testes Imunocromatográficos. Biossensores. Equipamentos de análise por imagem: Ultrassonografia; ultrassonografia Doppler; Ecocardiografia convencional e vascular. Ressonância Magnética Nuclear. Imagens médicas e Aplicações.
2018 - 2018
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuação em Estágio a Docência na Disciplina de Parasitologia (MT-413)
As parasitoses intestinais constituem grave problema de saúde pública em países em desenvolvimento. Associando-se a quadros de diarreia crônica e desnutrição são um dos principais fatores debilitantes da população. A incidência de parasitas intestinais tem relação direta com condições ambientais, higiênicas e sanitárias às quais uma população está submetida. Em crianças das camadas mais carentes da população, as parasitoses intestinais são especialmente graves por causarem déficits orgânicos severos, com consequente o desenvolvimento físico e intelectual, além de mortalidade.
2010 - 2010
Faculdades Integradas de PatosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
2009 - 2009
Faculdades Integradas de PatosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
2008 - 2008
Faculdades Integradas de PatosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 3
2008 - 2010
Colégio Gente InocenteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Bilogia, Carga horária: 15
2022 - Atual
Hospital da Restauração Governador Paulo GuerraVínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Biomédica/Analista Clínico, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de PRISCILA DIAS MENDONÇA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?