Francisco Jose Calazans Falcon

Pós-doutor (1984) e Livre-Docente pela UFF (1976). Possui graduação em História e Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1955). Foi professor da UFRJ, UFF e PUC-RJ. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Salgado de Oliveira. É especialista em História Moderna e Contemporânea com ênfase no Mercantilismo e na Ilustração portuguesa, destacando-se no período Pombalino. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Historiografia brasileira, História da historiografia, História moderna e contemporânea, Historia cultural e História política. Em 2012, os professores doutores Maria Emília Prado e Oswaldo Munteal Filho publicaram pela Revan um livro em nossa homenagem, intitulado: "Francisco Falcon. O ofício de historiador". Teve a participação de 15 professores/autores, que contribuíram com artigos que abordam temáticas variadas no campo da memoria e da história.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Curso Superior de Museus

1952 - 1956

Museu Histórico Nacional

Graduação em História e Geografia

1952 - 1955

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1976

Livre-docência. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Título: , Ano de obtenção: 1976.

1983 - 1984

Pós-Doutorado. , Inst. Sup. de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História e Historiografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

História Social da Cultura - Mestrado 25 anos.História e Memória. 2012. (Seminário).

I Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.A pós-graduação em História e as condições de sua institucionalização. 2012. (Seminário).

XXVI Simpósio Nacional da ANPUH.Memória e História: a fundação da ANPUH. 2011. (Simpósio).

Ciclo de Palestras - MODECON/ABI.A construção histórica da cidadania. 2010. (Outra).

Conversando com sua História, Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon.A trilogia de Pedro Calmon. 2010. (Outra).

Tempus Fugit. Processo, mudança, transformação - o conceito de transição do feudalismo ao capitalismo. 2010. (Congresso).

1759-2009: 250 anos da expulsão dos Jesuítas das Américas.Pombal e a Companhia de Jesus. 2009. (Seminário).

Exposição Comemorativa dos 70 anos do Curso de História da UFRJ.Memória, História, Esquecimento. 2009. (Outra).

Seminário Internacional "Império nos Trópicos".De um Século a Outro: uma nova época ou um novo mundo?. 2009. (Seminário).

1808. A Corte no Brasil. Fontes: História e Historiografia. 2008. (Congresso).

A Família Real na Bahia 1808-2008.A história da História da vinda da Família Real. De Varnhagen a Calmon. 2008. (Seminário).

Brasil em Evidência.Nelson Werneck Sodré: da Nova História à Micro-História. 2008. (Simpósio).

I Seminário Internacional de História da Historiografia Brasileira.Capistrano de Abreu e a historiografia cientificista. 2008. (Seminário).

Outros Combates pela História - Homenagem a Luis Reis Torgal.A História das Ideias na historiografia brasileira recente. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Império nos Trópicos.De um século a Outro, uma nova época ou um novo mundo?. 2008. (Seminário).

V Colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano.A Universidade, entre a Tradição e a Modernidade. 2008. (Outra).

"90 Anos da Revolução Russa"."Revoluções/Revoluções no mundo moderno". 2007. (Seminário).

Conferência no P.P.G. em História das Ciências e da Saúde na/FIOCRUZ."A História entre o moderno e pós-moderno". 2007. (Outra).

Congresso Internacional UFES/Universidade de Paris.Impactos e significados do pombalismo no mundo luso-brasileiro. 2007. (Simpósio).

I Congresso Internacional da UFES/Université de Paria-Est (Marne-La-Vallée). Impactos e significados do pombalismo no mundo luso-brasileiro. 2007. (Congresso).

Seminário Internacional" A Companhia, os Vinho do Alto Douro e o Brasil"." A Cia. Geral da Agricultura das Vinhas do Alto do Douro no contexto das praticas mercantilistas e ilustrada da Época Pombalina". 2006. (Seminário).

I Seminário Internacional de História.I Seminário Internacional de História: Narrativas da Modernidade. 2003. (Seminário).

VI Colóqui Luso-Brasileiro de História da Arte.VI Colóqui Luso-Brasileiro de História da Arte, no MNBA, Rio de Janeiro. 2003. (Outra).

XXII Simpósio Nacional de História.XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Simpósio).

Congresso de História da UFGO. O Historicismo hoje, conferência pronunciada na Universidade Federal de Goiás. 2002. (Congresso).

III Semana de História.III Semana de História da UPIS - Brasília,DF.. 2002. (Outra).

Seminário Instituições e formas políticas.Seminário Instituições e formas políticas. 2002. (Seminário).

X Encontro Regional do ANPUH - RJ.X Encontro Regional do ANPUH: História e Biografia. 2002. (Encontro).

Seminário Internacional 25 anos do 25 de abril: um balanço..Seminário Internacional 25 anos do 25 de abril:um balanço. 1999. (Seminário).

Seminário Internacinal D. Pedro I: estadista de dois mundos..Seminário Internacional D Pedor I: estadista de dois mundos. 1998. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de História Econômica. II Congresso Brasileiro de História Economica. 1996. (Congresso).

I Semana do Curso de Mestrado de História da UERJ.I Semana do Curso de Mestrado de História da UERJ. 1996. (Outra).

VII Encontro Regional da ANPUH.VII Encontro Regional da ANPUH. 1996. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alex Conceição Vasconcelos da Silva

MUNTEAL FILHO, O.;FALCON, F. J. C.. Nelson Werneck Sodré e a crise da Revolução Brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Laurandi Coelho

ARAÚJO, R.B.de;FALCON, F. J. C.. A Escrita da História de João Pedro Ribeiro: a Ilustração portuguesa e a operação historiográfica na passagem do século XVIII para o XIX. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Israel Fernandes Batista

FALCON, F. J. C.; PENNA, L. A.; RODRIGUES, A. E. M.. Joaquim Gonçalves Ledo: outro patriarca da Independência. Antagonismos políticos entre Ledo e Bonifácio. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Carolina Chaves Ferro

FIGUEIREDO, L. R. A.;FALCON, F. J. C.; GUIMARAES, C. G.; NEVES, G. P.. Terremoto em Lisboa, Tremor na Bahia: um protesto contra o Donativo para a reconstrução de Lisboa. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcio Riski

FALCON, F. J. C.; PENNA, L. A.; PRADO, G. L. M.. Realidade Brasileira Contemporânea e Práticas Nepotistas. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Guido Fabiano Pinheiro Queiroz

RODRIGUES, A. E. M.;FALCON, F. J. C.; NOVAIS, F. A.; GUIMARAES, L. M. P.; MESARI, N.. Os Espelhos de Barradas de Carvalho - Crônica política e historiografia de um exilado. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Máira de Souza Nunes

FALCON, F. J. C.. "Os dramas de Paris: Rocambole e a civilização do século XIX". 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Guido Fabiano P

FALCON, F. J. C.. Queiroz. "Os Espelhos De Barradas de Carvalho". 2007. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana dos Santos Ribeiro

FALCON, F. J. C.. Política, retórica e reformas na Confederação do Equador,1817-1824.. 2005. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Klaus Werner Funke

FALCON, F. J. C.. O pombalino religioso na dinâmica estilistica das igrejas cariocas setecentistas.. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Xavier Gomes de Araujo

FALCON, F. J. C.. Liberdade e Servidão no Renascimento. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luisa Rauter Pereira

FALCON, F. J. C.. História, Idéias e Hermenêutica: a propósito de um diálogo. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Diana Berman Correa Pinto

FALCON, F. J. C.. A produção do novo e do velho na historiografia: debates sobre a escravidão brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gisel Porto Sanglard

FALCON, F. J. C.. Nova Friburgo: entre o iluminismo português e a gênese bíblica.. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Marques

FALCON, F. J. C.. José Honório Rogrigues: uma sistemática teórico-metodológica a serviço da História do Brasil.. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Mesquita Pereira

FALCON, F. J. C.. BOLETIM DE HISTÓRIA Uma experiência de vanguarda na Faculdade Nacional de Filosofia - 1958 / 1963. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Puga

FALCON, F. J. C.. DOS ARQUITETOS. Estatuto Profissional, Sistema Institucional e Legitimidade Artística. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Elza Daugenbach Alves

FALCON, F. J. C.. Discurso religioso católico e normatização do comportamento (S. Ludgero - SC, 1900-1930). 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Salete Maria Nascimento Neme

FALCON, F. J. C.. Através das Formas - ocupação humana e modos de vida no Alto Sertão e nos planaltos da Chapada Diamantina, Bahia, entre os séculos XVII e XIX. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Yara di Giorgio

FALCON, F. J. C.. Da casa para a escola: tensões da mulher entre o público e o privado. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marieta Pinheiro de Carvalho

MUNTEAL FILHO, O.;FALCON, F. J. C.; PRADO, M. E. C.; NEVES, L. M. B. P.; MARTINS, P. E. M.; NOVAIS, F. A.. Estado e Administração no Rio de Janeiro Joanino: a Secretaria de Estado dos Negócios do Brasil. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Santiago Silva de Andrade

MUNTEAL FILHO, O.;FALCON, F. J. C.; ARRUDA, J. J.; BARROS, Orlando de; SERRA, C.H.A.. Domus Regis: a Casa Real Portuguesa no Rio de Janeiro (1808-1821). 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Henrique Tuna

PUNTONI, P.;FALCON, F. J. C.; FIGUEIREDO, L. R. A.; KANTOR, I.; NOVAIS, F. A.. Silva Alvarenga: representante das Luzes na América portuguesa. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mauricio Medice Metri

FALCON, F. J. C.. "Poder, Moeda e Riqueza na Europa Medieval". 2007. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - PPGE) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucio Picanco Muruci

RODRIGUES, A. E. M.;FALCON, F. J. C.; Nery,L.M.; Filho, A. A.; Alvarez, J.M.S.. SETH: um capítulo singular na caricatura brasileira.. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rebeca Gontijo teixeira

Gomes, A.M.C;FALCON, F. J. C.. O velho vaqueano: Capistrano, da historiografia ao historiador.. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Ligia Fortes Sanches

FALCON, F. J. C.. Construção de Paulo Santos: a fundação de uma historiografia da arquitetura e do urbanismo no Brasil.. 2005. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Marques

FALCON, F. J. C.. O futuro por herança: história e cultura na proposta reformista de Antônio Sérgio. 2005. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Enrique Raúl Rentería

FALCON, F. J. C.. O Sabor moderno: da Europa ao Rio de Janeiro na República Velha. 2003. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Puga

FALCON, F. J. C.. Peripécias do moderno em Latino América. Diálogos entre Brasil e Argentina: anos 1920-1940. 2003. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia de Paiva

FALCON, F. J. C.. O estado de coisas no Brasil: Três imagens da desordem nos séculos XVI e XVII. 2003. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: André Nunes de Azevedo

FALCON, F. J. C.. Da Monarquia à República: um estudo dos conceitos de Civilização e Progresso na Cidade do Rio de Janeiro entre 1868 e 1906. 2003. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Mesquita Pereira

FALCON, F. J. C.. Descobrimentos de Capistrano. A História do Brasil 'a grandes traços e largas malhas'. 2002. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Amy Caldwell de Faria

FALCON, F. J. C.. Mergulho no Letes: uma re-interpretação política-histórica da Confederação do Equador. 2002. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pedro Marcelo Pasche de Campos

FALCON, F. J. C.. Entre a Cruz e a Espada. As relações entre a Inquisição e o Estado em Portugal na época moderna. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Beatriz Catão Cruz Santos

FALCON, F. J. C.. O Corpo de Deus na América Latina; a festa de Corpus Christi nas cidades da América Portuguesa, no século XVIII. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anita Correia Lima de Almeida

FALCON, F. J. C.. Inconfidência no Império: Goa de 1787 e Rio de Janeiro de 1794. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nelson Pôrto Ribeiro

FALCON, F. J. C.. Espaço e Iconologia na arte de Mestre Valentim.. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Beatriz Heynemann

FALCON, F. J. C.. As culturas do Brasil, História Natural no setecentos luso-brasileiro.. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Carlos Palomanes

FALCON, F. J. C.. A bem da Nação: o sindicalismo corporativo protuguês entre a modernidade e a tradição,1933-1947.. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cléber Martins Lanna Júnior

FALCON, F. J. C.. Duas histórias de regulação do trabalho e do capital: Um estudo comparado da legislaçào do Estado Novo Brasileiro e do Fascismo italiano. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Beatriz Cordeiro Siqueira

FALCON, F. J. C.. A riqueza pelas coisas: A Coleção de Raymundo Ottoni de Castro Maya. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudete Maria Miranda Dias

FALCON, F. J. C.. O outro lado da História: O processo de Independência do Brasil visto pelas lutas do Piauí. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Jorge Siqueira

FALCON, F. J. C.. Entre Orfeu e Xangô. a emergência de uma nova consciência sobre a questão do negro no Brasil (1944-1968). 1998. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Rolo Fachada Levy Cardoso

FALCON, F. J. C.. As Luzes da Educação, fundamentos, Raízes Históricas e Práticas das Aulas Régias no Rio de Janeiro - 1759-1834. 1998. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Alexandre Motta

FALCON, F. J. C.. Esta nova e nunca ouvida história. Escrita e História em Antônio Vieira. 1997. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Evelyn Furquim Werneck Lima

FALCON, F. J. C.. Arquitetura do espetáculo - Teatros e cinemas na formação do espaço público das Praças Tiradentes e Cinelândia. 1997. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisca Lucia Nogueira de Azevedo

FALCON, F. J. C.. Carlota Joaquina, Infanta e Princesa do Brasil (1808 - 1814). 1997. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nireu Oliveira Cavalcanti

FALCON, F. J. C.. A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. As Muralhas, sua gente, os construtores (1710 - 1810). 1997. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nelson Levy

FALCON, F. J. C.. A Sociedade perfeita: um projeto de morte. 1997. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Milton Torres da Silva

FALCON, F. J. C.. A memória Joaquim José Sabino e o discurso político-econômico afim no universo luso-brasileiro. 1997. Tese (Doutorado em História Econômica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Alvarez Maia

FALCON, F. J. C.. A trama das ciências na sociedade liberal: as histórias das ciências, as Ciências e a História.. 1996. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARIA JOSÉ ELIAS

FALCON, F. J. C.. Museu Paulista: Memória e História.. 1996. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marieta Pinheiro de Carvalho

MUNTEAL FILHO, O.;FALCON, F. J. C.; NEVES, L. M. B. P.; PRADO, M. E. C.. Estado, Administração e Sociedade no início do século XIX: a Secretaria de Estado dos Negócios do Brasil. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rebeca Gontijo teixeira

FALCON, F. J. C.. Da Historiografia ao Historiador: Capistrano de Abreu, memória e identidade.1853-1927. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vladimir Gracindo Soares Palmeira

FALCON, F. J. C.. O Leninismo como estratégia de poder e doutrina sobre o Estado. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FALCON, F. J. C.; Penna, A.G.; Azevedo, M. N. S.; Teixeira, F.C.; BARBOSA, M. C.. Professor Titular de História e Teoria da Arte. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FALCON, F. J. C.; LINHARES, Maria Yedda Leite. Concurso público para professor titular de História Econômica da Univesidade de São Paulo. 2005. Universidade de São Paulo.

FALCON, F. J. C.. Concurso Publico para professor titular do Departamento de História da FFLCH da USP. 2007. Universidade de São Paulo.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor adjunto de Teoria e Metodologia da História. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor adjunto de História Moderana e Contemporânea. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FALCON, F. J. C.. Concurso público na área de História Moderna do Departamento de História da Universidade de São Paulo. 2003. Universidade de São Paulo.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor titular do Departamento de História na área de Metodologia e Historiografia da UFMG. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor do departamento de História na área de História Ibérica, FFLCH/USP. 2002. Universidade de São Paulo.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor adjunto na área de História Moderna e Contemporânea, do departamento de História da UFC. 2002. Universidade Federal do Ceará.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor assitente de História Moderna e Contemporânea do departamento de Ciências Humanas da UERJ.. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor do departamento de História na área de História Ibérica da USP. 2001. Universidade de São Paulo.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor titular do departamento de História da FFCH da UFMG na área de Metodologia da História. 1998. Universidade Federal de Minas Gerais.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor assistente do Departamento de História da FFCH da UFBa.. 1997. Universidade Federal da Bahia.

FALCON, F. J. C.. Concurso público para professor assistente na área de Metodologia da História do Departamento de História do IFCS/UFRJ.. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FALCON, F. J. C.. Concurlso público para professor assistente do departamento de História, CCS/PUCRio.. 1997. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Demétrio Alves de Menezes

Marques de Pombal e seu legado politico-administrativo para o desenvolvimento brasileiro; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira; (Orientador);

Antônio Paulo dos Santos Filho

A presença de elementos medievais em escritos da América Portuguesa no século XVIII; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira; (Orientador);

Israel Fernandes Batista

Joaquim Gonçalves Ledo: outro patriarca da Independência; Antagonismos políticos entre Ledo e Bonifácio; 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Márcio Riski

Realidade Brasileira Contemporânea e Práticas Nepotistas; 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Guido Fabiano Pinheiro Queiroz

Os Espelhos de Barradas de Carvalho - Crônica política e historiografia de um exilado; 2008; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Diana Berman Correa Pinto

A produção do velho e do novo na historiografia: debates sobre a escravidão brasileira; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Ana Luiza Marques

José Honório Rodrigues: uma sistemática teórico-metodológica a serviço da História do Brasil; 2000; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Pedro Spinola Pereira Caldas

TEOLOGIA DA HISTÓRIA: O fundamento do historismo em Johann Gottfried Herder; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Carlos de Faria Júnior

Luís dos Santos Vilhena - A Sociedade Colonial na percepção de um Ilustrado; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Fabiano Fernandes

Terras, Poderes e conflitos: o poder senhorial da Ordem do Templo e as vilas de Ega, Soure, Redinha, Pombal e Louriçal (1129-1231); 1999; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Gabriela Rizo

DA SANTIDADE NO BARROCO: O martírio do jesuíta Inácio de Azevedo (1526-1570); 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Luis Correa Lima

Tomás de Mercado Moral e Pensamento Econômico Na Espanha do Século Xvi; 1997; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Nelma Garcia de Medeiros

Cultura Libertina e Cultura Clandestina na Inglaterra (1580-1680); 1995; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Antônio Paulo Froes da Cruz

Por uma intervenção de Deus na História: a leitura de Sabiano de Marselha; 1994; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Oswaldo Munteal Filho

Domenico Vandelli no anfiteatro da natureza: a cultura científica do reformismo ilustrado português na crise do Antigo Sistema Colonial (1779-1808); 1993; Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Maria do Carmo Teixeira Rainho

Representações da Roupa e da Moda no Rio de Janeiro do século XIX; 1992; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

José Luiz Oliveira

A Relação do Poder do Estado com as Escolas de Samba do Rio de Janeiro no período de 1930 a 1985; 1989; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Luiz Vitor Tavares de Azevedo

Carlos Lacerda e o Discurso de Oposição na Tribuna da Imprensa (1953-1955); 1988; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Laurinda de Miranda Barbosa

Educação e Poder: "Quando a Escola era risonha e franca" (no Rio de Janeiro, 1808-1928); 1988; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Heloisa Helena de Jesus Paulo

O D; I; P; e a juventude no Estado Novo (1939/1945); 1986; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Vania Maria Cury

Protencionismo alfandegário e crescimento industrial: o setor têxtil no Brasil de 1890 a 1930; 1985; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Leila Maria Corrêa Capella

As malhas de aço no tecido social: a revista "A Defesa Nacional" e o Serviço Militar obrigatório; 1985; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Marcos Mendonça O' Really

A Ideologia da Corrente Militar "Revolucionária Nacionalista" (1967-19690; 1985; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

André Luiz Vieira Campos

A República do Picapau Amarelo: uma leitura de Monteiro Lobato; 1985; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Claudete Maria Miranda Dias

Movimento Popular e Repressão: a Balaiada no Piauí; 1985; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Humberto Fernandes Machado

Escravos, Senhores e Café: um estudo sobre a crise da cafeicultura no Vale do Paraíba Fluminense 1860-1888; 1983; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Francisco Carlos Texeira da Silva

Camponeses e criadores na formação social da miséria: Porto na folha no sertão de São Francisco (1820-1920); 1981; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Tereza Cristina de Leal Serejo

Coronéis sem patente: a modernização conservadora no sertão pernambucano; 1979; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Ana Luiza Marques

O futuro por herança: História e Cultura na proposta reformista de Antonio Sérgio; 2005; 215 f; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Márcia de Paiva

O Estado de coisas no Brasil; Três imagens da desordem nos séculos XVI e XVII; 2003; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Ana Alice Ferreira

A instrução do povo como missão: O ensino público primário na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1870 e 1922; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Oswaldo Munteal Filho

A Academia das Ciências de Lisboa e Os Caminhos da Ilustração Luso-Brasileira - 1779-1808; 1998; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Maria Aparecida Rezende da Mota

Brasil e Portugal: Imagens da Nação na geração de 70 do século XIX; 1998; 0 f; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Tania Brandão da Silva

Peripécias Modernas: Cia; Maria Della Costa; 1998; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Mariza de Carvalho Soares

Identidade Étnica, Religiosidade e Escravidão; Os pretos minas no Rio de Janeiro (séc; XVIII); 1997; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FALCON, F. J. C. . História e memória: origens e desenvolvimento do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. História da Historiografia , v. 11,abr13, p. 15-32, 2013.

  • FALCON, F. J. C. . O Programa de Pós-Graduação em História Social do IFCS/UFRJ ? um ensaio de história e memória. Topoi (Rio de Janeiro) , v. 13,n.25, p. 6-24, 2012.

  • FALCON, F. J. C. . De um Século a Outro: uma nova época ou um novo mundo?. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 22,n.1, p. 7, 2009.

  • FALCON, F. J. C. . Pombal e a Companhia de Jesus. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , v. 443, p. 11-19, 2009.

  • FALCON, F. J. C. . Governação Pombalina e Luzes nos Trópicos. Entre polêmicas e interpretações: alguns aspectos do período pombalino. Revista de História das Ideias , v. 29, p. 219-226, 2008.

  • FALCON, F. J. C. . Chegada da Corte - 200 anos. Romantismo e Cientificismo. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 21,n.01, p. 11-28, 2008.

  • FALCON, F. J. C. . História e Cidadania. Acervo , v. 21, p. 123-144, 2008.

  • FALCON, F. J. C. . História cultural e história da educação.. Revista Brasileira de Educação , v. 11, p. 328-339, 2006.

  • FALCON, F. J. C. . O império luso-brasileiro e a questão da dependência inglesa - um estudo de caso: a política mercantilista durante a época Pombalina, e a sombra do tratado de Methuen.. Nova Economia (UFMG. Impresso) , Belo Horizonte, v. 15, n.2, p. 11-34, 2005.

  • FALCON, F. J. C. . Utopia e Modernidade. Morus (UNICAMP) , Campinas, v. 2, p. 161-184, 2005.

  • FALCON, F. J. C. . O Brasil de Capistrano de Abreu. Trajetos (UFC) , Fortaleza, v. 3, n.5, p. 65-77, 2004.

  • FALCON, F. J. C. . Estudos Históricos 15 anos!. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro., p. 179-192, 2003.

  • FALCON, F. J. C. . Historicismo: antigas e novas questões.. História Revista (UFG. Impresso) , Goiânia., v. 7, p. 23-54, 2002.

  • FALCON, F. J. C. . O Povo brasileiro. Revista USP , São Paulo, v. 46, p. 30-41, 2000.

  • FALCON, F. J. C. . Teoria e história da historiografia contemporânea: balanços e perspectivas. Brasil Portugal Agenda História Para o Milênio História e Memória Social, São Paulo, v. 1, p. 33-52, 2000.

  • FALCON, F. J. C. . Aspectos interpretativos da História Político-administrativa da América Portuguesa nos séculos XVII-XVIII. rEVISTA pORTUGUESA DE hISTÓRIA, Coimbra, n.XXXIV, p. 633-660, 2000.

  • FALCON, F. J. C. . O último historiador marxista ortodoxo. In memorian de Nelson Werneck Sodré. Ciência Hoje , Rio de Janeiro, v. 24, n.148, p. 76-78, 1999.

  • FALCON, F. J. C. . A História Social do Brasil, de Pedro Calmon. Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Salvador, 1999.

  • FALCON, F. J. C. . Historicismo: A Atualidade de Uma Questão Aparentemente Inatual. Tempo, Niterói, v. 2, n.4, p. 5-26, 1998.

  • FALCON, F. J. C. . História e Cultura Histórica. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n.19, p. 141-151, 1997.

  • FALCON, F. J. C. . A Cultura Renascentista Portuguesa. Semear, Revista Cátedra Pe. Antonio Vieira, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 21-52, 1997.

  • FALCON, F. J. C. . História Cultural dos Antigos Aos Novos Problemas. Arrabaldes Nova Série, Niterói - UFF, v. I, p. 6-21, 1996.

  • FALCON, F. J. C. . A Identidade do Historiador. Estudos Históricos, v. 17, p. 7-31, 1996.

  • FALCON, F. J. C. . As práticas do Reformismo Ilustrado Pombalino no campo jurídico. Biblos , v. 8, p. 73-88, 1996.

  • FALCON, F. J. C. . Apresentação. Estudos Históricos, Rio de Janeiro., v. 17, p. 3-6, 1996.

  • FALCON, F. J. C. . A pós-graduação em História: histórico e perspectivas. Revista Maracanã, Rio de Janeiro, p. 118-133, 1996.

  • FALCON, F. J. C. . O Rio de Janeiro Como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História, Rio de Janeiro, p. 63-76, 1995.

  • FALCON, F. J. C. . O Iluminismo e Os Estrangeirados Em Portugal. Américas, Universidade de São Marcos/ SP, v. 1, p. 31-46, 1995.

  • FALCON, F. J. C. . A Idéia de República No Séc. XVIII e Tiradentes. Tiradentes Hoje, BH - Fundação João Pinheiro, p. 101-138, 1994.

  • FALCON, F. J. C. . Descobrimentos, Mentalidades e Cultura. Anais do V Encontro Regional da ANPUH, Rio de Janeiro, v. 1, p. 2-34, 1994.

  • FALCON, F. J. C. . A Cidade Colonial. Anais do I Colóquio de Est. Hist. Brasil Portugal, Belo Horizonte, p. 89-100, 1994.

  • FALCON, F. J. C. . Historiografia Contemporânea. Revista da Faculdade de Letras, Porto, v. XI, p. 353-375, 1994.

  • FALCON, F. J. C. . Historiografia Portuguesa Contemporanea. ESTUDOS HISTORICOS - 1, Rio de Janeiro, p. 45-68, 1985.

  • FALCON, F. J. C. . A Extincao da Escravatura Em Portugual No Quadro da Politica Economica Pombalina.. ANAIS DO VI SIMPOSIO DA ANPUH, GOIAS, 1971, p. 0-0, 1971.

  • FALCON, F. J. C. ; RODRIGUES, C. . A Época Pombalina no mundo luso-brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2015. v. 01. 532p .

  • FALCON, F. J. C. . Estudos de Teoria da História e Historiografia. Volume I - Teoria da História. 1. ed. São Paulo: HUCITEC, 2011. v. 1. 206p .

  • FALCON, F. J. C. ; RODRIGUES, A. E. M. . A Formação do Mundo Moderno. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. v. 1. 268p .

  • FALCON, F. J. C. . História Cultural - Uma nova visão sobre a sociedade e a cultura. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002. v. 1.

  • FALCON, F. J. C. ; RODRIGUES, A. E. M. . Tempos Modernos. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2000. v. 1. 285p .

  • FALCON, F. J. C. . Mercantilismo e Transição. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. 1. 101p .

  • FALCON, F. J. C. . A Epoca Pombalina, Politica e Economica e Monarquia Ilustrada. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1993. v. 1. 532p .

  • FALCON, F. J. C. . O 'Iluminismo'. 1a.. ed. São Paulo: Ática, 1988. v. 1. 118p .

  • FALCON, F. J. C. . Despotismo Esclarecido. 1a.. ed. São Paulo: Ática, 1987. 110p .

  • FALCON, F. J. C. ; NEVES, M. S. ; RODRIGUES, A. E. M. . A Guarda Nacional No Rio de Janeiro 1831-1918. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Divisão de Intercambios e Edições - PUC/Rio, 1981. v. 1. 502p .

  • FALCON, F. J. C. ; MOURA, G. . Formação do Mundo Contemporaneo. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1975. v. 1. 185p .

  • FALCON, F. J. C. . Historia Contemporânea. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1974. v. 1. 214p .

  • FALCON, F. J. C. . Edward Gibbon (1737-1794). In: PARADA, Maurício. (Org.). Os historiadores clássicos da História. Vol.1: De Heródoto a Humboldt. 1ed.Rio de Janeiro: Puc-Rio/Vozes, 2012, v. 1, p. 243-257.

  • FALCON, F. J. C. . Ciro Flamarion Santana Cardoso - uma memória em vários tempos. Um combatente pela História. Professor Ciro Flamarion Cardoso. 1ed.Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 2012, v. 1, p. 29-42.

  • FALCON, F. J. C. . Presença de Nelson Werneck Socré. In: MARTINS, Paulo Emílio Matos; MUNTEAL FILHO, Oswaldo. (Org.). Brasil em evidência. A utopia do desenvolvimento. 1ed.Rio de Janeiro: Puc-Rio/FGV, 2012, v. 1, p. 390-395.

  • FALCON, F. J. C. . A historiografia fluminense a partir dos anos 1950/1960: algumas direções de pesquisa. In: GLEZER, Raquel. (Org.). Do passado para o futuro. Edição comemorativa dos 50 anos da Anpuh. 1ed.São Paulo: ANPUH, 2011, v. 1, p. 13-68.

  • FALCON, F. J. C. . Capistrano de Abreu e a historiografia cientificista: entre o positivismo e o historicismo. In: BASTOS, Lúcia; GUIMARÃES, Lucia; GONÇALVES, Marcia; GONTIJO, Rebeca. (Org.). Estudos de Historiografia Brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2011, v. 1, p. 1-11.

  • FALCON, F. J. C. . A História das Idéias na historiografia brasileira recente: uma tentativa de balanço. In: RIBEIRO, Maria Manuela Tavares. (Org.). Outros Combates pela História. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010, v. 1, p. 499-508.

  • FALCON, F. J. C. . Fontes, história e historiografia. In: MARTINS, Ismênia; MOTTA, Márcia. (Org.). 1808: a Corte no Brasil. 1ed.Niterói: EDUFF, 2010, v. 1, p. 1-10.

  • FALCON, F. J. C. . Os impérios na época do Imperialismo. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. et alli.. (Org.). Impérios na História. 11ed.Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2009, v. 1, p. 185-203.

  • FALCON, F. J. C. . Os impéros na época do imperialismo. Os Impérios na História. Rio de Janerio: , 2008, v. , p. -.

  • FALCON, F. J. C. ; KANTOR, I. . Geração de 1790. In: Ronaldo Vainfas, Lucia Bastos P. das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino.1808 1821. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva/Prefeitura do Rio de Janeiro, 2008, v. 1, p. 179-183.

  • FALCON, F. J. C. . Fascismo: novas e antigas ideias. In: PARADA, Maurício. (Org.). Fascismo: Conceitos e experiências. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. unico, p. 11-28.

  • FALCON, F. J. C. . Historiografia e ensino de história em tempos de crise. In: MUNTEAL FILHO, Oswaldo. (Org.). Tempo negro, temperatura sufocante. 1ed.Rio de Janeiro: Contraponto, 2008, v. unico, p. 37-61.

  • FALCON, F. J. C. . A Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro no contexto das práticas mercantilistas e ilustradas da Época Pombalina. In: SOUSA, Fernando de. (Org.). A Companhia e as relações econômicas de Portugal com o Brasil, Inglaterra e a Rússia. 1ed.Porto: Afrontamento, 2008, v. 1, p. 39-50.

  • FALCON, F. J. C. ; MOTTA, M. A. . Historiografia portuguesa contemporânea. In: Jurandir Marbela; Carlos Aguirre Rojas. (Org.). Historiografia contemporânea em perspectiva crítica. Bauru, São Paulo: Edusc, 2007, v. , p. 187-257.

  • FALCON, F. J. C. . Historiografia republicana e historiografia da Republica. A Republica no Brasil e em Portugal-1889-1910. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2007, v. , p. 389-409.

  • FALCON, F. J. C. . Ilustração e Revolução em Portugal e na América Portuguesa.. In: Francisco José Calazans Falcon. (Org.). Estudos em homenagem a Luís António de Oliveira Ramos.. 1ed.Porto, Portugual.: Universidade do Porto., 2004, v. , p. 521-526.

  • FALCON, F. J. C. ; MOTTA, M. A. ; MARQUES, A. L. . Historiografia Portuguesa (Contemporânea). In: Juliano Malerba; Carlos Aguirre. (Org.). Historiografia Contemporânea em Perspectiva. : Editora Papirus, 2003, v. , p. -.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. In: MORES, Marcos. (Org.). As transformações dos espaços públicos:imprensa, atores políticos e sociabilidades na cidade Imperial,1820-1840.. Rio de Janeiro: , 2003, v. , p. -.

  • FALCON, F. J. C. . La lucha por el control del Estado: administración y elites coloniales en Portugal y Brasil en el siglo XVIII. Las reformas del despotismo ilustrado y la sociedad colonial. In: Enrique Tendeler (direção); Edição e coordenação do volume). (Org.). Historia General de América Latina. Paris: Ediciones UNESCO / Editorial Trotta, 2002, v. 4, p. 265-283.

  • FALCON, F. J. C. . Teoria e História da Historiografia Contemporânea. In: J. J. Arruda; L. A. da Fonseca. (Org.). Brasil - Portugal: História, agenda para o milênio. São Paulo: EDUSC / FAPESP / ICCTI, 2001, v. 1, p. 583-613.

  • FALCON, F. J. C. . História e Historiografia nos anos 50 e 60 do ponto de vista da Cadeira de História Moderna e Contemporânea da Faculdade Nacional de Filosofia. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). Conceitos sobre História e Educação. Rio de Janeiro: Mauad / FAPERJ, 2001, v. , p. 599-612.

  • FALCON, F. J. C. . Pombal e o Brasil.. In: José Tengarrinha. (Org.). História de Portugal.. 2ed.São Paulo: Edusp/Unesp, 2001, v. , p. 227-244.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. In: LIMA,Luís Corrêa. (Org.). Teologia do Mercado. 1ed.Bauru,São Paulo: Edusp, 2001, v. , p. 7-9.

  • FALCON, F. J. C. . L 'historiographie contemporaine au Brésil. In: Crouzet, François; Rolland, D.. (Org.). Pour l'histoire du Brésil. Melanges offerts à K. de Queirós Mattoso. 1aed.Paris: L'Harmattan, 2000, v. 1, p. 93-108.

  • FALCON, F. J. C. . A constituição do mercado internacional: o capitalismo unifica o mundo. In: REIS, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste.. (Org.). O século XX: o tempo das certezas. 1ed.Rio de Janeiro.: Civilização Brasileira., 2000, v. 1, p. 11-76.

  • FALCON, F. J. C. . História e representação. In: Ciro Flamarion Cardoso e Jurandir Malerba. (Org.). Representações contribuição a um debate transdisciplinar. São Paulo: Papirus, 2000, v. , p. 41-79.

  • FALCON, F. J. C. . Limites coloniais do absolutismo esclarecido - A época pombalina no Brasil. In: Tengarinha, José. (Org.). História de Portugal. 1aed.São Paulo: Editora da Unesp, 2000, v. 1, p. 149-166.

  • FALCON, F. J. C. . A Cadeira de História Moderna e Contemporânea e o ensino e a pesquisa históricas na FNFi-UB. In: Ilmar Rohloff de Mattos. (Org.). Histórias do Ensino da História no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1999, v. 1, p. 111-134.

  • FALCON, F. J. C. . Apresentação. In: PRADO, Maria Emília.. (Org.). O Estado como vocação:idéias e práticas políticas no Brasil oitocentista.. 1ed.Rio de Janeiro: Access, 1999, v. 1, p. 5-8.

  • FALCON, F. J. C. . "Apresentação" de Passados Recompostos - Campos e Canteiros da História. In: Françoise Dosse. (Org.). Passados Recompostos - Campos e canteiros da História. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1998, v. , p. 9-18.

  • FALCON, F. J. C. . A constituição do mercado internacional: O capitalismo unifica o mundo. In: Reis, Daniel Aarão;; Zenha, Celeste; Ferreira, Jorge. (Org.). História Contemporânea: novas abordagens - Parte I - O triunfo do capitalismo. 1aed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998, v. 1, p. 5-76.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. In: Artur César Isaia. (Org.). Catolicismo e Autoritarismo no Rio Grande do Sul.. 1ed.Porto Alegra.: Edipucrs., 1998, v. , p. 13-15.

  • FALCON, F. J. C. . História e Poder. In: Ciro Flamarion Cardoso; Ronaldo Vainfas. (Org.). Domínios da História. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 1997, v. 1, p. 61-90.

  • FALCON, F. J. C. . História das Idéias. In: Ciro Flamarion Cardoso; Ronaldo Vainfas. (Org.). Domínios da História. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 1997, v. 1, p. 91-126.

  • FALCON, F. J. C. . Apresentação do Livro 'Uma Revolução Perdida'. In: Fundação Perseu Abramo. (Org.). Uma Revolução Perdida. 1ed.São Paulo: Perseu Abramo, 1997, v. 1, p. 5-6.

  • FALCON, F. J. C. . Comércio Colonial e Capital Mercantil. In: Fernando Novais. (Org.). História Econômica do Período Colonial. 1ed.São Paulo: HUCITEC / FAPESP, 1996, v. 1, p. 56-87.

  • FALCON, F. J. C. . Descobrimentos e Modernidade Ibérica. In: Anita Novisky. (Org.). Raízes da América Latina. 1ed.São Paulo: Expressão e Cultura / EDUSP, 1996, v. 1, p. 304-378.

  • FALCON, F. J. C. . Utopia e modernidade. In: Ilana Blaj e John M. Monteiro. (Org.). História e Utopia. São Paulo: ANPUH- Associação Nacional de História, 1996, v. , p. 121-145.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. In: ARAÚJO,Ricardo Banzaquen. (Org.). Totalitarismo e Revolução: o integralismo de Plínio Salgado.. 1ed.Rio de Jnaeiro: Zahar., 1987, v. , p. 11-16.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. In: CAMPOS, André Luiz Vieira de.. (Org.). A república do pica-pau amarelo.. São Paulo.: Martins Fontes., 1986, v. , p. XVII-XIX.

  • FALCON, F. J. C. ; MATTOS, I. R. . O Processo de Independencia No Rio de Janeiro. In: Carlos Guilherme Mota. (Org.). 1822 - Dimensões. 1a.ed.São Paulo: Perspectiva, 1978, v. 1, p. 156-203.

  • FALCON, F. J. C. . As origens historicas dos movimentos fascistas. In: Antonio Edmilson Martins Rodrigues. (Org.). AS ORIGENS HISTORICAS DOS MOVIMENTOS FASCISTAS. 1aed.Rio de Janeiro: Eldorado, 1975, v. 1, p. 23-46.

  • FALCON, F. J. C. . ?Governação pombalina e luzes nos trópicos. Entre polêmicas e interpretações?. Revista de História das Idéias, Coimbra, p. 219 - 226, 09 dez. 2008.

  • FALCON, F. J. C. . Um terremoto chamado Pombal. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 76 - 79, 01 nov. 2008.

  • FALCON, F. J. C. . Nova Eonomia. Nova Economia, Belo Horizonte, , v. 15, p. 11 - 34, 01 ago. 2005.

  • FALCON, F. J. C. . A Pós-graduação:problemas e perspectivas.. Maracanan, Rio de Janeiro., , v. 1, p. 118 - 133, 19 set. 2000.

  • FALCON, F. J. C. . Aspectos interpretativos da história político-administrativa da América Portuguesa nos séculos XVII e XVIII.. Revista Portuguesa de História, Coimbra, Portugal., , v. 34, p. 633 - 660, 01 set. 2000.

  • FALCON, F. J. C. . As idéias e noções de moderno e nação nos textos de Capistrano de Abreu: Os ensaios e Estudos.. Acervo, Rio de Janeiro., , v. 12, p. 5 - 26, 01 set. 1999.

  • FALCON, F. J. C. . Entrevista sobre o Século XX. Rumos, Rio de Janeiro, 01 maio 1999.

  • FALCON, F. J. C. . A prática mercantilista em Portugal durante a época Pombalina. Revista do Mestrado de História da Universidade Severino Sombra, Vassouras, p. 5 - 27, 01 jun. 1998.

  • FALCON, F. J. C. . Entrevista para História & Memória. História & Memória, Rio de Janeiro, p. 4 - 7, 02 maio 1998.

  • FALCON, F. J. C. . Apresentação. Estudos Históricos, Rio de Janeiro., , v. 17, p. 3 - 6, 02 set. 1996.

  • FALCON, F. J. C. . As práticas do reformismo ilustrado pombalino no campo jurídico.. Biblos, Rio Grande, , v. 8, p. 73 - 87, 02 set. 1996.

  • FALCON, F. J. C. . A identidade do historiador. Estudos Históricos, , v. 17, p. 7 - 30.

  • FALCON, F. J. C. . História e cultura histórica. Estudos Históricos, , v. 10, p. 141 - 151.

  • FALCON, F. J. C. . O Historicismo - antigas e novas questões. História Revista, Universidade Federal de Goiás, , v. 7, p. 23 - 54.

  • FALCON, F. J. C. . ?Chegada da Corte ? 200 anos. Romantismo e cientificismo.. Revista Acervo (Arquivo Nacional), Rio de Janeiro, p. 11 - 28.

  • FALCON, F. J. C. . Memória e História: a fundação da ANPUH. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2011. v. 1. p. 1-18.

  • FALCON, F. J. C. . A Historia das Idéias na historiografia brasileira recente. In: Anais do Seminário? Outros combates pela Historia?, 2008, Coimbra. Anais do Seminário? Outros combates pela Historia?. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2008. p. 20.

  • FALCON, F. J. C. . A Companhia Geral da Agriculotura das Vinhas do Alto Douro no contexto das práticas mercantilistas e ilustradas da Época Pombalina.. In: A Companhia, os Vinhos do Alto douro e o Brasil., 2006, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Internacional A Companhia, os Vinhos do Alto Douro e o Brasil., 2006.

  • FALCON, F. J. C. . As práticas do historiador.. In: Encontro Troca de Experiências dos Programas de Estágio da UERJ - história, e suas instituições parceiras, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Troca de experiências dos Programas de Estágio da UERJ e suas Instituições Parceiras, 2005.

  • FALCON, F. J. C. . O retorno da História Política. In: I Semana de História Política do Programa de Pós-graduação em História do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • FALCON, F. J. C. . O Iluminismo e o período pombalino. In: VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VI Colóquio Luso-brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: Puc-Rio, 2004. v. 2. p. 207-220.

  • FALCON, F. J. C. . As relações entre Estado, Cultura e Sociedade do ponto de vista da questão do Iberismo. In: Anais do Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no mundo Ibero-americano, 2004, Rio de Janeiro. Anais do Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano. Rio de Janeiro, 2004.

  • FALCON, F. J. C. . História: História Cultural e História da Educação. In: XXVII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação, 2004, Caxambu, 2004.

  • FALCON, F. J. C. . O Império luso-brasileiro e a questão da dependência inglesa: Pombal e a Inglaterra. In: XI Seminário sobre Economia Mineira, 2004, Diamantina. Anais do XI Seminário sobre Economia Mineira, 2004.

  • FALCON, F. J. C. . A Produção Historiográfica de Pedro Calmon. In: Palestra no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, 2002. Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, 2002.

  • FALCON, F. J. C. . Reformas Pombalinas e situação colonial.. In: VII Cursos Internaiconais de Verão de Cascais, 2001, Cascais. Portugal e Brasil: encontros, desencontros, reencontros. Actas dos VII Cursos Internacinais de verão de Cascais., 2000. v. 3. p. 49-67.

  • FALCON, F. J. C. . As reformas ilustradas pombalinas no âmbito da História Política-administrativa do Brasil-Colonial. In: Congresso 'O Marquês de Pombal e a sua época', 1999, Oeiras - Pombal. Atas do Congresso 'O Marquês de Pombal e a sua época', 1999.

  • FALCON, F. J. C. . As Cartas da Bahia - 1768-1769, do Marquês do Lavradio. In: IV Congresso de História da Bahia - A Bahia no Império Português, 1999, Salvador. Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Salvador: IGHB - Fundação Gregório de Matos, 2002. v. 1. p. 989-993.

  • FALCON, F. J. C. . História e Cidadania. In: XIX Simpósio Nacional da ANPUH, 1998, Belo Horizonte. Anais do XIX Simpósio Nacional da ANPUH. São Paulo: ANPUH, 1998. v. 1. p. 27-52.

  • FALCON, F. J. C. . D. Pedro em obra do historiador Pedro Calmon - o Rei Cavaleiro. In: D. Pedro, Imperador do Brasil, Rei de Portugal, do Absolutismo ao Liberalismo, 1998, Porto. D. Pedro, Imperador do Brasil, Rei de Portugal, do Absolutismo ao Liberalismo. Porto: Universidade do Porto, 1998.

  • FALCON, F. J. C. . Utopia e Modernidade. In: XVII Simpósio Nacional da ANPUH, 1997. Anais do XVII Simpósio Nacional da ANPUH. São Paulo. v. 1. p. 139-157.

  • FALCON, F. J. C. . Historiografia Brasileira: Alguns problemas e perspectivas. In: III Colóquio Luso-Brasileiro, 1996, Niterói, 1996. v. 1. p. 231-245.

  • FALCON, F. J. C. . Historigorafia e Memória:as interpretações e as polêmicas sobre o período pombalino.. In: Seminário Internacional Luzes nos Trópicos, 2004, São Paulo, 2004.

  • FALCON, F. J. C. . Comentário ao Texto história da Vida Privada: Dilemas, Paradigmas. In: Museu Paulista Nova Série, 1996. Anais do Museu Paulista Nova Série. São Paulo. v. 4. p. 45-48.

  • FALCON, F. J. C. . Memória e História: a fundação da ANPUH. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. ; PARADA, M.B.A. ; COSTA, M.S.T. ; VIANNA, M.A.G. ; PENNA, L.A. . A construção histórica da cidadania. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FALCON, F. J. C. . A construção histórica da cidadania. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Pombal e a Companhia de Jesus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Memória, História, Esquecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . A história da História da vinda da Família Real. De Varnhagen a Calmon. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Capistrano de Abreu e a historiografia cientificista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FALCON, F. J. C. . Nelson Werneck Sodré: da Nova História à Micro-História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FALCON, F. J. C. . Fontes: História e Historiografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FALCON, F. J. C. . De um século a Outro, uma nova época ou um novo mundo?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FALCON, F. J. C. . A Universidade, entre a Tradição e a Modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FALCON, F. J. C. . As diversas versões historiográficas da Revolução de 1930. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . A História das Ideias na historiografia brasileira recente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FALCON, F. J. C. . Impactos e significados do pombalismo no mundo luso-brasileiro.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FALCON, F. J. C. . Usos e abusos do poder na História.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Relações Culturais Luso-Brasileiras: três momentos decisivos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Reformas pombalinas e situação colonial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Nação brasileira e cultura moderna. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . O Brasil de Capistrano de Abreu. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Perspectivas da história Contemporânea. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FALCON, F. J. C. . Apresentação da edição em CD-Rom do Vocabulário Português e Latino do Pe. Rafael Bluteau. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FALCON, F. J. C. . Da modernidade à contemporaneidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Debatedor na conferência Ritualização da História de Fernando Catroga. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FALCON, F. J. C. . Teoria e historiografia da história contemporânea: balanços e perspectivas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Historiografia brasileira: problemas e perspectivas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FALCON, F. J. C. . Historiadores de Nosso Tempo. São Paulo: Alameda, 2011 (Orelha do livro "Historiadores de nosso tempo").

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FALCON, F. J. C. . Prefácio. Petrópolis, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FALCON, F. J. C. . As transformações dos espaços públicos - Imprensa, atores políticos e sociabilidades na Cidade Imperial (1820 - 1840), 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FALCON, F. J. C. . O Estado como vocação - Idéias e práticas políticas no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FALCON, F. J. C. . Catolicismo e Autoritarismo no Rio Grande do Sul. Porto alegre, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FALCON, F. J. C. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Projeto Temático ?Formação do Estado e da Nação ? Brasil, c.1780-c.1850?, financiado pela FAPESP. 2005.

FALCON, F. J. C. . Responsável pela coleção Os que fizeram história da Editora da Fundação Getúlio Vargas. 2000.

FALCON, F. J. C. . Relatório das Visitas Realizadas Aos Programas de Pós-Graduação Conveniada, da Ulbra. 1997.

FALCON, F. J. C. . Pareceres Como Consultor do Cnpq. 1997.

FALCON, F. J. C. . Pareceres Como Consultor da Capes. 1997.

FALCON, F. J. C. . Pareceres como consultor Fapesp. 1997.

FALCON, F. J. C. . Pareceres Como Consultor da Faperj. 1994.

FALCON, F. J. C. . Assessor Ad-hoc - Faperj. 1993.

FALCON, F. J. C. . Consultoria para regulamentação dos cursos de Pós-Graduação e projeto de estruturação de Curso de Mestrado em História. 1992.

FALCON, F. J. C. . Assessor Ad-hoc - Fapesp. 1987.

FALCON, F. J. C. . Consultor ad-hoc - Cepesi. 1978.

FALCON, F. J. C. . Assessor Ad-hoc - CNPQ. 1974.

FALCON, F. J. C. . Avaliador Externo da Revista de Estudos do Século XX. 2013.

FALCON, F. J. C. . Membro do Conselho Editorial da Revista Maracanan. 2000.

FALCON, F. J. C. . Membro da Comissão - coordenador dos trabalhos - criada pelo Departamento de História do IFCS/UFRJ para proceder a estruturação do Curso de Doutorado em História e a reformulação curricular do Curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em História Social. 1991.

FALCON, F. J. C. . Coordenação dos trabalhos da Comissão incumbida de proceder à criação do Curso de Doutorado e à reestruturação do Curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em História, do Departamento de História do ICHF/UFF. 1982.

FALCON, F. J. C. . Entrevista para o Encontro de Historiadores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FALCON, F. J. C. ; GONCALVES, M. A. ; GONTIJO, R. . Sobre história, historiografia e historiadores: entrevista com Francisco José Calazans Falcon. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FALCON, F. J. C. ; PENNA, L. A. . Coordenador Mesa redonda de lançamento do livro 'Manifestos políticos do Brasil Contemporâneo'. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FALCON, F. J. C. . A história andou para trás. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FALCON, F. J. C. . Parecer no Relatório Científico do CEIS20. 2013. (Parecer).

FALCON, F. J. C. . As reformas políticas e econômicas neoliberais no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. 2011. (Parecer).

FALCON, F. J. C. . Relator do concurso monográfico do Instituto do Rio Branco. 1998 (Parecer) .

FALCON, F. J. C. . Parecerista da CAPES. 1997 (Parecer) .

FALCON, F. J. C. . A crise dos paradigmas e os desafios do século XX. 1997 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . O historicismo no mundo atual. 1997 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . A Pós-Graduação Em História: Histórico e Perspectivas. 1996 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Fiscalismo e Administração Colnial Durante Os Setecentos. 1996 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . História e Violência. 1996 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Historiografia Brasileira: Problemas e Perspectivas. 1996 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Membro da Comissão Organizadora do III Colóquio Luso-brasileiro. 1996 (Organização de evento) .

FALCON, F. J. C. . Concurso Público Para Professor Assistente. 1996 (Membro de Banca Examinadora) .

FALCON, F. J. C. . Elaboração do Projeto de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura do Departamento de História da Puc-Rio. 1996 (Elaboração de Projeto) .

FALCON, F. J. C. . Museu Paulista Memória e História. 1996 (Membro de banca de tese de Doutorado) .

FALCON, F. J. C. . Comissão organizadora do III Colóquio Luso-brasileiro. 1996 (Organização de evento) .

FALCON, F. J. C. . Membro da comissão setorial da área de Ciências Humanas e sociais do PRONEX. 1996 (Elaboração de Projeto) .

FALCON, F. J. C. . 50 Anos do Fim da 2ª Guerra Mundial. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Formação das Nacionalidades Latino-Americanas. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Perspectivas da Historiografia Brasileira. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . A Formação Histórica do Conceito de Nação e Nacionalidade. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Totalitarismo e Democracia. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . A Historiografia Comtemp. e A Identidade do Historiador. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . A História da História do Império. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . A Pós-Graduação Em História: Balanço e Perspectiva. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . O Renascimento Português. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . História Moderna - Política e Economia. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Problemas Teóricos e Atuais da História. 1995 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Acompanhamento e Pareceres Em Relatórios Referentes A Bolsas Ford/Anpocs. 1994 (Parecer) .

FALCON, F. J. C. . Os Luso-Brasileiros. 1994 (Membro de Banca examinadora de Livre Docência) .

FALCON, F. J. C. . Renovatio e Reformatio Na Europa do Sec. Xvi. 1994 (Membro de banca examinadora de dissertação de Mestrado) .

FALCON, F. J. C. . Pedras e Sombras de Villa Rica - Um Estudo Sobre A Monumentalização da Cidade de Ouro Preto. 1994 (Membro de banca examinadora de dissertação de Mestrado) .

FALCON, F. J. C. . Historiografia das Luzes. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . História e Utopia. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Historiografia Brasileira e Portuguesa Na Atualidade. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . A Crise da Modernidade e O Problema da História. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . História Contemporânea: Perspectivas e Dimensões. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . História Cultural e História da Cultura. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . A Era da Revoluções Modernas. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . O Rio de Janeiro Em Sua Historiografia. 1994 (Apresentação de trabalho) .

FALCON, F. J. C. . Coordenador da estruturação do curso de doutorado em História da UFRJ. 1992 (Elaboração de Projeto) .

FALCON, F. J. C. . Consultor do projeto de pós-graduação do curso de Mestrado em História da USS. 1992 (Elaboração de Projeto) .

FALCON, F. J. C. . Coordenação da comissão encarregada da criação do curso de Doutorado e à reestruturação do Mestrado de História UFF. 1982 (Elaboração de Projeto) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Estudo comparativo entre as práticas ilustradas em Portugal e na Espanha na segunda metade do século XVIII, Descrição: Imbuídas no contexto do reformismo ilustrado, as reformas bourbônicas e josefinas apresentam bastantes semelhanças em seus propósitos. A importância do reforço da autoridade do rei pode ser percebida em várias ações realizadas nos dois impérios. De igual maneira, a preocupação com o ultramar, que teve um peso chave nessas reformas, também se torna perceptível. Este projeto tem por objetivo analisar as práticas ilustradas na Ibéria setecentista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Jose Calazans Falcon - Coordenador / Marieta Pinheiro de Carvalho - Integrante / Érica Sarmiento da Silva - Integrante.

  • 2014 - Atual

    A história dos conceitos e sua influência no campo da Teoria e da Historiografia, Descrição: O projeto tem por objetivo trabalhar com a ?historia dos conceitos?, segundo Koselleck, e sua influencia no campo da Teoria da Historia e da Historiografia, a começar pelo conceito de ?Memória?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Jose Calazans Falcon - Coordenador.

  • 2010 - 2015

    A Época Pombalina no mundo luso-brasileiro, Descrição: Publicação de uma coletânea organizada com a professora Claudia Rodrigues, cujo enfoque será apresentar pesquisas acerca da chamada "Época Pombalina - 1750-1777" no mundo luso-brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Jose Calazans Falcon - Coordenador / Claudia Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2015

    J. Capistrano de Abreu e a História da Historiografia Cientificista no Brasil (1870-1930), Descrição: Além da análise de diversos textos de Capistrano, a pesquisa contempla a produção de seus epígonos e a escrita da história em geral, mais ou menos de 1870 a 1927/30.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Jose Calazans Falcon - Coordenador.

  • 2007 - 2015

    A historiografia Brasileira Contemporânea - 1950 ao começo do século XXI, Descrição: Compõe-se de uma série de estudos e ensaios publicados em diversas revistas, ou como capítulos de livros. É um projeto de pesquisa permanente que contempla a história da História, com ênfase no Rio de Janeiro, destacando as características da produção historiográfica - a escrita da historia - mas visando também o contexto ou, o ?lugar? ou ?lugares? dessa produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Jose Calazans Falcon - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Salgado de Oliveira, Pós Graduação e Pesquisa. , Rua Marechal Deodoro, 263 bl.B 3 andar, Centro, 24030060 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21384926, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - Atual

    Universidade Salgado de Oliveira

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2006

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Teoria e Metodologia

    • 08/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação e Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 1987 - 1993

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro para a Área de História

    Atividades

    • 03/1987 - 12/1993

      Extensão universitária , Área de Ciências Humanas, História.,Atividade de extensão realizada, MEMBRO DO CONSELHO SUPERIOR.

  • 1985 - 1995

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor do Comitê de História

    Atividades

    • 03/1991 - 12/1995

      Direção e administração, Ciências Humanas, História.,Cargo ou função, Presidente do Comitê de História.

    • 03/1985 - 12/1989

      Serviços técnicos especializados , Ciências Humanas, História.,Serviço realizado, Consultor para a área de História.

  • 1985 - 1989

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessor da área de História

    Atividades

    • 03/1988 - 12/1989

      Serviços técnicos especializados , Área de Ciências Humanas, História.,Serviço realizado, Assessor da Comissão de Eventos.

    • 03/1987 - 12/1988

      Serviços técnicos especializados , Área de Ciências Humanas, História.,Serviço realizado, Assessor CACS.

    • 03/1985 - 12/1986

      Serviços técnicos especializados , Área de Ciências Humanas, História.,Serviço realizado, Asssessor da CAPH.

  • 1958 - 2004

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 36

    Atividades

    • 08/1997 - 12/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.

    • 05/1997 - 12/2003

      Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura.

    • 03/1988 - 12/2003

      Ensino, História Social da Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, HIS 2001 - História e Historiografia da Cultura I, HIS 2002 - História e Historiografia da Cultura II, HIS 2041- História e Historiografia da Cultura III, HIS 2042- História e Historiografia da Cultura IV, HIS 2005 - História e Cultura no Romantismo, HIS 2030 - Seminários Especiais (Historiografia)

  • 1956 - 1995

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV , aposentado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    À disposição da REitoria da UFF de junho de 1986 a dezembro de 1990, como Pro Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

    Atividades

    • 01/1991 - 06/1995

      Ensino, História e Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História e Historiografia

    • 01/1991 - 06/1995

      Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História, História Social da Cultura, História Social das Idéias

    • 03/1981 - 06/1986

      Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Social da Cultura, História Social das Idéias

    • 03/1956 - 06/1986

      Ensino, História e Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História e Historiografia, História dos Países Ibéricos, História Moderna e Contemporânea

  • 1955 - 1990

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1986 - 12/1990

      Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Cargo ou função, PRO-REITOR DE PESQUISA E POS-GRADUACAO; PC-3..

    • 03/1955 - 12/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.

    • 03/1955 - 12/1990

      Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, ENSINO - GRADUACAO E POS-GRADUACAO, ORIENTACAO.