Elri Bandeira de Sousa

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1984), graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras UFPB (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande, vinculado ao Mestrado Profissional em Letras. É membro efetivo da ALP - Academia de Letras de Pombal/PB. Tem experiência na Área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro moderno e narrativa literária.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras-UFPB

2003 - 2006

UFPB
Título: Fogo Morto: uma tragédia em três atos
, Ano de obtenção: 2006. Arturo Gouveia de Araújo.

Graduação em LETRAS

1997 - 2002

Universidade Federal da Paraíba

Graduação em história

1981 - 1984

Universidade Federal da Paraíba

Formação complementar

2020 - 2020

III Curso de Formação Online Moodle para Docentes da UFCG. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Curso de Compreensão de Textos em Francês. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Curso de Extensão em Versificação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.

Organização de eventos

SOUSA, E. B. . Comissão Científica da III Semana Nacional de Letras da UAL/CFP/UFCG. 2023. (Congresso).

SOUSA, E. B. . I Encontro Nacional do Profletras - I ENAPLE. 2020. (Congresso).

SOUSA, E. B. . II Simpósio Estadual do Mestrado Profissional em Letras - II SEMPLETRAS. 2020. (Congresso).

SOUSA, E. B. . II Semana Nacional de Letras - UAL/CFP/UFCG. 2018. (Congresso).

SOUSA, E. B. . I Semana Nacional de Letras da UAL-CFP-UFCG. 2016. (Congresso).

SOUSA, E. B. . II Seminário de Pesquisa da Especialização em Estudos Literários da UAL/CFP/UFCG. 2013. (Outro).

SOUSA, E. B. . Semana de Letras 2011 da UAL/CFP/UFCG. 2011. (Congresso).

SOUSA, E. B. . II Enclir - Encontro de Literatura Regional da UAL/CFP/UFCG. 2011. (Congresso).

SOUSA, E. B. . I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

IISEMINÁRIO INTERNO DO PROFLETRAS/CFP/UFCG.Comissão Científica. 2024. (Seminário).

III Semana Nacional de Letras da UAL/CFP/UFCG.Homens e animais em cena nas alegorias de Os Saltimbancos, de Chico Buarque de Holanda. 2023. (Encontro).

III Semana Nacional de Letras da UAL/CFP/UFCG.O mural dramático e as anacronias do discurso político em Campeões do Mundo, de Dias Gomes. 2023. (Encontro).

III Semana Nacional de Letras da UAL/CFP/UFCG.Coordenação Grupo de Trabalho - Teatro Brasileiro Moderno. 2023. (Encontro).

Cultura, história e memória nas letras da música popular brasileira: uma proposta interdisciplinar de trabalho em sala de aula. 2018. (Outra).

II Semana Nacional de Letras - UAL/CFP/UFCG.Coordenação de Grupo de Trabalho. 2018. (Encontro).

3º CONALI - Congresso Nacional de Literatura - José Lins e a epopeia rural do Nordeste. Herois e anti-heróis nos romances Pedra Bonita e Cangaceiros, de José Lins do Rego. 2016. (Congresso).

Seminário de Apresentação de linhas de pesquisa do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Estudos Literáriosção.Mito, Ideologia e Forma Literária. 2014. (Seminário).

II Colóquio de Estudos Críticos da Literatura.Mito e ideologia na literatura: aproximação, interseção e diferenças. 2013. (Simpósio).

II Colóquio de Estudos Críticos da Literatura.Coordenador da sessão "Semiose Literária: mito, ideologia e forma".. 2013. (Simpósio).

II Colóquio de Estudos Críticos da Literatura da UERN."O diálogo possível entre história, literatura e ideologia no âmbito da crítica integrativa", na mesa-redonda intitulada "Ideologia, questões de gênero e crítica social em múltiplas feições literárias".. 2013. (Simpósio).

II Seminário de Avaliação do Pibic/Pivic do CFP/UFCG.II Seminário de Avaliação do Pibic/Pivic do CFP/UFCG. 2013. (Seminário).

II Congresso Nacional do Cangaço e III Semana Regional de História do CFP/UFCG. As reações da Igreja romanizada sobre a atuação de beatos e conselheiros. 2011. (Congresso).

Semana de Letras 2011 da UAL/CFP/UFCG.Coordenação da Sessão Estudos Comparativos: cinema, música, literatura, artes visuais. 2011. (Encontro).

Semana de Letras 2011 da UAL/CFP/UFCG.Gregório de Matos: precursor do nacionalismo literário?. 2011. (Encontro).

Semana de Letras 2011 do UAL/CFP/UFCG.Lampião; o épico e o histórico no drama de Rachel de Queiroz. 2011. (Encontro).

Semana de Letras da UAL/CFP/UFCG.Membro da Comissão Julgadora do I Concurso de Contos "Calma, que eu quero contar!". 2011. (Encontro).

Semana de Letras da UAL/CFP/UFCG.Membro da Comissão Científica. 2011. (Encontro).

Seminário de Apresentação das Linhas de Pesquisa da Especialização em Estudos Literários da UAL/CFP/UFCG.Mito na Literatura. 2011. (Seminário).

VII SELIMEL - Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Participação como integrante de Comissão Científica. 2011. (Seminário).

VII SELIMEL - Seminário Nacional sobre o Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Coordenação do GT - O Drama na Sala de Aula. 2011. (Seminário).

VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Coordenação do Simpósio Temático: Romance: Gênero Problemático. 2011. (Simpósio).

VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.O Narrador Romanesco e Suas Múltiplas Opções Tácnicas. 2011. (Simpósio).

I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários da UERN - I CNELL.Aristóteles e a teoria literária: rupturas e permanências (mesa-redonda). 2010. (Encontro).

V Semana de Letrasda UEPB.Narratividade e Identidade no drama e no romance. 2010. (Encontro).

I CECLIT - Colóquio de Estudos Críticos da Literatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.As múltiplas vozes em Fogo Morto e seu diálogo com vozes de outras narrativas do ciclo da cana-de-açúcar. 2009. (Encontro).

I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional.A História e a Sociedade em obras da literatura regional (Mesa-redonda). 2009. (Encontro).

I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional.Diluição e padronização da música regional: herança do Tropicalismo ou imposição da indústria cultural? (Palestra). 2009. (Encontro).

I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional.Coordenador do Grupo Temático "A Relação Literatura, História e Sociedade". 2009. (Encontro).

II FIPED - FÓRUM INTERNACIONAL DE PEGAGOGIA. O MITO TRÁGICO E SUAS NOVAS CONFIGURAÇÕES NO DRAMA CONTEMPORÂNEO. 2009. (Congresso).

III FAÇARTE da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira.A importância da literatura. 2009. (Seminário).

VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG. O Ciclo da Cana-de-açúcar: a mega-narrativa de José Lins do Rego. 2009. (Congresso).

VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG. A perspectiva de Carlos de Melo como um dos narradores da mega-narrativa do ciclo da cana-de-açúcar de José Lins do Rego. 2009. (Congresso).

VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG. Caracterização e evolução de Carlos de Melo, protagonista dos romances Menino de Engenho, Doidinho e Banguê, de José Lins do Rego. 2009. (Congresso).

Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação.Produção de texto: ninguém nasce escritor; torna-se. 2008. (Outra).

I Colóquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura da UFCG. Brasil: paraíso pintado na estética barroca de Rocha Pita. 2008. (Congresso).

I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Os mitos literários e o fazer poético: a mimese como forma de poiese em Os Lusíadas. 2008. (Congresso).

VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros.Mesa-redonda Alteridade, Mito e Ideologia. 2008. (Encontro).

I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem - CONEL.A cegueira de Édipo e a visão de Tirésias no drama de Sófocles.. 2007. (Encontro).

SEMANA DE LETRAS 2007 DO CFP - UFCG.O ciclo da cana-de-aç~ucar, de José Lins do Rego: uma mega-narrativa em nova perspectiva temporal. 2007. (Encontro).

XIII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.O ciclo da cana-de-açúcar, de José Lins do Rego: uma mega-narrativa em nova perspectiva temporal. 2006. (Encontro).

VII CCHLA - Conhecimento em Debate.O pagador de promessas: tragédia nacional-popular. 2005. (Encontro).

VI SEMANA DE LETRAS.Fogo morto: uma tragédia em três atos. 2003. (Encontro).

VI CCHLA - Conhecimento em debate.A construção do trágico em Fogo Morto: a trajetória do mestre José Amaro. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Claudia de Lima Ferreira

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; AGRA, M. L. S.. A poesia da canção: letras de música como fomento ao gênero lírico em sala de aula. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: TALITA LIMA DA SILVA

SOUSA, E. B.; NASCIMENTO, G. P.; FERREIRA, B. P.. Letramento literário no 3º ano do ensino médio: caderno de leitura sobre as representações femininas na peça Macbeth, de Shakespeare. 2025.

Aluno: Auberilândia Maria de Alencar Lima

SANTOS, M. L. D.; DUTRA, W. R.;SOUSA, E. B.. O cordel na sala de aula: uma abordagem didática para a formação de leitores no ensino fundamental II. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alexandra Maria de Andrade

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; ARAUJO, E. A.. Os Círculos de Leitura como Recurso Pedagógico para o estímulo à leitura de clássicos em sala de aula da EJA (8º e 9º anos): propostas de oficinas com romances de formação. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: ANTONIA BESERRA DA SILVA

SOUSA, E. B.; FERREIRA, B. P.; Manoel Freire Rodrigues. Sobrados e Mocambos, de Hermilo Borba Filho: entre o texto e a cena: um narrador sem fronteiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sergifran Gomes Gonçalves

SOUSA, E. B.; FIGUEIREDO, F. O.; QUEIROGA, M. G.. A biblioteca escolar na formação de leitores literários: proposta de caderno de atividades a partir de contos maravilhosos de Marina Colasanti. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Claudia de Lima Ferreira

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; QUEIROGA, M. G.. A poesia da canção: letras de música como fomento ao gênero lírico em sala de aula. 2024.

Aluno: Auberilândia Maria de Alencar Lima

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; SANTOS, M. L. D.. O cordel na sala de aula: uma abordagem didática para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: FRANCISCA ROSIMEIRY GUEDES BELÉM BRAGA

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; SANTOS, M. L. D.. Formação do leitor na perspectiva do letramento literário: as contribuições dos textos de Flávio Morais nos anos finais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Cleide dos Santos Martins

SOUSA, E. B.; FERNANDES, D. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. O ensino de literatura: as potencialidades do minicurso em atividades de leituras aplicáveis aos anos finais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: ELIETE ABRANTE DE ABREU

SOUSA, E. B.; FERNANDES, D. G.; SANTOS, M. L. D.. Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rafael Vale Geroncio Borges de Albuquerque

SOUSA, E. B.; DUNDER, M.; BARBOSA, M. C. T.. A sombra do rei: análise da personagem Xerxes na tragédia Persas de Ésquilo. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sara Juliene Jacinto Trajano

SOUSA, E. B.; ARRAIS, M. N. L.; SILVA, F. V.. Letramento literário e conto popular: uma experiência didática com o clube de leitura no 8º ano do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luciana da Silva

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; MARQUES, M. L. L.. Leitura de fábulas: um caminho para a formação do leitor literário: caderno pedagógico para os anos iniciais do ensino fundamental (5º ano). 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Aparecida de Sousa Cardoso

SOUSA, E. B.; ARRAIS, M. N. L.; SOUSA, S. V.. Cordel e identidade popular: caderno de atividades pedagógicas em leitura para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Antonio Romero Siqueira Dodou

SOUSA, E. B.; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA; PONTES, C. G.. A relação histórico-cultural entre as histórias e memórias do padre Cícero e de Juazeiro do Norte (CE): abordagens didáticas nas aulas de língua portuguesa do Ensino Fundamental II. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco Rivanildo Fernandes de Alencar

SOUSA, E. B.; FERNANDES, D. G.; Daise Lilian Fonseca Dias. A criança negra sob a ótica dos estudos pós-coloniais: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário para o 9º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Valdelânia Rodrigues Dantas

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; SILVA, J. S.. A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental sob as perspectivas do letramento digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Carlos Vieira de Souza

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; SILVA, J. S.. Proposta de material didático para aulas de literatura no ensino fundamental ll: caminhos literários para o ciclo de leitura. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco José Ribeiro

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; SOUSA, S. V.. Viagem a São Saruê, a Idade de Ouro e o Cordel como gênero de iniciação à leitura para uma turma de EJA. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Genecilda Silva Dantas

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; FERNANDES, D. G.. O estudo do mito e da lenda como estratégias para aprimorar o letramento literário no 9º ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: EDUARDA MARIA MOREIRA LOPES LINS

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; COSTA, M. E.. Uma palavra que seja: o riso como escape na tragédia social de Lourdes Ramalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wanilly do Nascimento Félix

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; MARTINS, E. S.. Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Amauri Morais Oliveira

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; QUEIROZ, M. E.. Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mônica Leite da Nóbrega

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; Manoel Freire Rodrigues. Literatura em sala de aula: sequência didática a partir do gênero romance. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Esdras do Nascimento Ribeiro

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; QUEIROGA, M. G.. Os contos dos irmãos Grimm e a ressibnificação do ensino de literatura na turma do 7º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Wagner David Rocha

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Manoel Freire Rodrigues. O letramento literário e a poesia popular: leitura crítica de Patativa do Assaré no 9º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Wilka Morais Feitosa

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; Manoel Freire Rodrigues. A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Daysa Rego de Lima

SOUSA, E. B.; COSTA, M. A.; PONTE, C. A.. Fronteiras, margens, veredas e outros espaços: a representação do espaço em contos de João Guimarães Rosa. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vera Lúcia Santos de Araujo

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; PONTE, C. A.. Escrita da violência: figurações da repressão em Zero, de Ignácio de Loyola Brandão. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCIELLY ALVES PESSOA

SOUSA, E. B.; SCHNEIDER, L.; GUALBERTO, A. C. F.. Amores públicos e vidas privadas: um estudo sobre a mulher no casamento em Fogo Morto e São Bernardo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Francisco Ronaldo da Silva Santos

SOUSA, E. B.; MANGUEIRA, J. V.; COSTA, M. A.. Morte e transformação: a expressão do duplo em protagonistas famininas em contos brasileiros e estadunidenses. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco das Chagas Souza Costa

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Manoel Freire Rodrigues. Monteiro Lobato e o leitor infanto-juvenil: consensos, polêmicas e sugestões. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: SHEILA CRISTINA FERREIRA DE SOUSA

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; ALVES, J. H. P.. Con (Texto) didático: aspectos e reflexões acerca da leitura literária em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Liz Romão de Brito

SOUSA, E. B.; MANGUEIRA, J. V.; MEDEIROS, L. R. C.. Literatura e História na sala de aula: uma parceria para o letramento no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alessandro Alencar de Moura

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; FREITAS, S. R. F.. Leitura literária no ensino fundamental: caminhos para o letramento. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; QUEIROZ, M. E.. Relações entre práticas de oralidade e letramento literário: o leitor no exercício de sua potência. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Cristina Lima Santos

SOUSA, E. B.; Moura da Silva; COSTA, M. A.. A metáfora do olhar na obra 'A legião estrangeira' de Clarice Lispector. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andrew Yan Solano Marinho

SOUSA, E. B.; ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA; FAJARDO, G. A. G.. Do cientista ao ativista: os problemas da ciência do texto e uma solução revolucionária na obra de Terry Eagleton. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Josinaldo Trajano da Costa

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; CARDOSO, S. M.. A voz poética de Patativa do Assaré: retrato conflituoso da identidade nordestina. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Milka Patrícia de Sousa Oliveira

SOUSA, E. B.; José Vilian Mangueira; Manoel Freire Rodrigues. Figurativizações do fracasso em Fogo Morto. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karina Fonsaca

GOUVEIA, Arturo;SOUSA, E. B.; LUNA, SANDRA.; POSSEBON, F.. Fiando o Fado dos Deuses: o humano e o divino em "Zeus Trágico" de Luciano de Samósata. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Joaquim Adelino Dantas de Oliveira

ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA;SOUSA, E. B.; MEDEIROS JUNIOR, A. F.. O império do desentendimento humano: representações da realidade em textos de Dalton Trevisan. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lanaiza do Nascimento Silva Araujo

SOUSA, E. B.. A complexidade do ser fictício: a construção da personagem Marcela no romance A Ostra e o Vento. 2012. Dissertação (Mestrado em Progra de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Julio Neto dos Santos

SANTOS FILHO, I. O.; BARBOSA, M. S. M. F.;SOUSA, E. B.. Renovação do discurso sobre o Nordeste e sobre a identidade nordestina através do sincretismo cultural nas letras das músicas do tropicalismo. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Juliana Ferreira de Paulo

LUNA, SANDRA.;SOUSA, E. B.; Pinheiro Alves. Contorções do Trágico na Peça Dorotéia de Nelson Rodrigues. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Janaina Silva Alves

ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA;SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues. Tradição e modernidade em O arado, de Zila Mamede: a construção da lírica telúrica erguida em novos alicerces. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Harlon Homem de Lacerda Sousa

LUNA, SANDRA.;SOUSA, E. B.; GOUVEIA, Arturo. Tradição e traição no Drama Histórico: Calabar em revista, no teatro de Chico Buarque. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: SEBASTIANA SIQUEIRA E SILVA

LUNA, SANDRA.;SOUSA, E. B.; DANTAS, E. F. M.. O Pagador de Promessas: um drama trágico em tempos modernos. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Sandro dos Santos

LUNA, SANDRA.;SOUSA, E. B.; Luiz Antonio M Magalhaes. Da Hamartia às agruras do destino: o pathos em As Velhas de Lourdes Ramalho. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sara Moreira Gomes

LUNA, SANDRA.; GOUVEIA, Arturo;SOUSA, E. B.. O papel do contexto social na formação do conflito trágico em A morte do Caixeiro-viajante. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Eduarda Moreira Lopes Lins

SOUSA, E. B.; COSTA, M. A.; Moura da Silva; José Vilian Mangueira; Manoel Freire Rodrigues. Entre a Medeia clássica e a Joana moderna: o amor Eros e a trama da vingança feminina no drama. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wescley Rodrigues Dutra

SOUSA, E. B.; SOUZA, G. S.; MORAIS, L. A.; SILVA, L. R.; MENDES, W. V.. Teses e valores constitutivos da imagem pública de Lampião e do Cangaço entre 1876 e 1953. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Célia Maria Silva

SOUSA, E. B.; ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA; Manoel Freire Rodrigues; ARAUJO, R. B.; SANTOS, D.. Peripécias do medo: um estudo de narrativas de Guimarães Rosa. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Cleonildo da Silva Costa

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; COSTA, M. E.; OLIVEIRA, R. S.; SILVA, R. R.. Descompasso de vozes femininas na mega-narrativa de José Lins do Rego. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Netanias Mateus de Souza Castro

SOUSA, E. B.; PONTE, C. A.; COSTA, M. A.; ARAUJO, L. N. S.; Manoel Freire Rodrigues. "Uma grande fazenda": a internalização do latifúndio no romance do sertão de Lins do Rego. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karina Fonsaca

SOUSA, E. B.; LUNA, SANDRA.; POSSEBON, F.; ARAUJO, J. H. T.; FREIRE, J. H. L.. A arquitetura do riso: a poética e a retórica em Momus, de Leon Battista Alberti, com tradução integral do texto latino. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Vilian Mangueira

Nadilza M. de B. Moreira; Vasconcelos e Oliveira; Genilda Azeredo;SOUSA, E. B.; Moura da Silva. Representações do Sujeito Feminino em The Awekenig e Riacho Doce: um estudo comparativo. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Wescley Rodrigues Dutra

SOUSA, E. B.; SOUZA, G. S.; MENDES, W. V.; SILVA, L. R.; MORAIS, L. A.. Teses, valores e hierarquia de valores constitutivos da imagem pública de Lampião e do Cangaço entre 1876 e 1953. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eduarda Maria Moreira Lopes

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; COSTA, M. A.. Entre a Medeia clássica e a Joana moderna: a influência do amor Eros para a trama da vingança feminina no drama. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Cleonildo da Silva Costa

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; COSTA, M. E.. Tradição e modernidade em descompasso de vozes femininas na mega-narrativa de José Lins do Rego. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joaquim Adelino Dantas de Oliveira

SOUSA, E. B.; ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA; MEDEIROS JUNIOR, A. F.. Eu gostava de foder com as bestas no vale das sombras: a questão do subterrâneo na obra de Lourenço Mutarelli. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Vilian Mangueira

Nadilza M. de B. Moreira;SOUSA, E. B.; Genilda Azeredo. Representação do sujeito feminino em The Awakening e Riacho Doce. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: ANTONIA BESERRA DA SILVA

SOUSA, E. B.; Manoel Freire Rodrigues; FERREIRA, B. P.. Sobrados e Mocambos, de Hermilo Borba Filho: entre o texto e a cena, um narrador sem fronteiras. 2023.

Aluno: ELIETE ABRANTE DE ABREU

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; SANTOS, M. L. D.. Leitura literária a partir do conto de fadas: uma proposta de intervenção para as séries finais do ensino fundamental. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Cleide dos Santos Martins

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Literatura na sala de aula: estudo e produção do miniconto no 7º ano do Ensino Fundamental. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco Fabricio de Lacerda Fernandes

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; AGRA, M. L. S.. O outro racial na literatura brasileira: caderno de leitura para o 9º ano do ensino fundamental. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rafael Vale Geroncio Borges de Albuquerque

SOUSA, E. B.; DUNDER, M.; BARBOSA, M. C. T.. A sombra do rei: análise da personagem Xerxes na tragédia Persas de Ésquilo. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sara Juliene Jacinto Trajano

SOUSA, E. B.; ARRAIS, M. N. L.; SILVA, F. V.. Clube de leitura: uma proposta para o 8º ano do Ensino Fundamental. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Aparecida de Sousa Cardoso

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; ARRAIS, M. N. L.. Cordel e identidade popular: um caderno: um caderno de atividades pedagógicas em leitura para o 6º ano do ensino fundamental. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Dalva Patrícia de Alencar

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; FERNANDES, D. G.. Vozes femininas na literatura cearense: caderno de leituras para o 9º ano do ensino fundamental. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Allana Rodrigues Neri Cunha

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; Hérica Paiva Pereira. Sequência didática com literatura de ficção científica: proposta de intervenção para o 9º ano. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luciana da Silva

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; MARQUES, M. L. L.. Leitura de fábulas: um caminho para a formação do leitor literário. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Antonio Romero Siqueira Dodou

SOUSA, E. B.; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA; PONTES, C. G.. O entrecruzamento entre as histórias sobre Padre Cícero e Juazeiro do Norte-CE: da memória popular ao saber escolar. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco José Ribeiro

SOUSA, E. B.; ARRAIS, M. N. L.; SOUSA, S. V.. O cordel como gênero de iniciação ao leitor proficiente em turma do 6º ano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Valdelânia Rodrigues Dantas

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; QUEIROGA, M. G.. Letramento Literário: sugestões metodológicas para leitura do conto no contexto das mídias digitais no 9º ano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco Rivanildo Fernandes de Alencar

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; MEDEIROS, L. R. C.. Letramento literário: um novo olhar para a crônica e novas perspectivas para sua abordagem no 9º ano do ensino fundamental. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Eleazart Ferreira de Lima

SOUSA, E. B.; DANTAS, N. M. R.; BORBA, V. M. L.. Ensino de língua portuguesa e respeito à diversidade: as contribuições da releitura dos contos de fadas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Genecilda Silva Dantas

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; ARRAIS, M. N. L.. O estudo do mito literário como ferramenta para aprimorar a leitura e a escrita no nono ano do ensino fundamental II. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Wanilly do Nascimento Félix

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; FRANCISCO FRANCIMAR DE SOUSA ALVES. Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Carla das Chagas

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; FRANCISCO FRANCIMAR DE SOUSA ALVES. A construção do leitor proficiente através do gótico: sequência didática para o 9º ano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Max Maciel Nascimento de Araújo

SOUSA, E. B.; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA; JOCA, A. M.. Literatura e transversalidade: diversidade sexual e literatura infantojuvenil no ensino fundamental II. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Amauri Morais Oliveira

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Formas simples na sala de aula: leitura do mito, da fábula, da lenda e do conto maravilhoso no 6º e no 7º anos do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisca Faustino da Silva Neto

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção a partir do cordel e do teatro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mônica Leite da Nóbrega

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; Hérica Paiva Pereira. Sequência didática para o 9º ano com o gênero romance. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José Quaresma Parnaíba

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; MEDEIROS, L. R. C.. Pontos e contrapontos entre o poema 'A triste partida' e o romance 'O quinze'. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Élida Maria do Nascimento

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; SANTOS, R. A.. Literatura africana e ensino: proposta de curso de formação para professores da educação básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: FABIANA PEREIRA DE MORAIS

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; Hérica Paiva Pereira. Letramento Literário: perspectivas para o 9º ano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Esdras do Nascimento Ribeiro

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; MEDEIROS, L. R. C.. Letramento literário: uma proposta para o ensino fundamental a partir dos contos dos irmãos Grimm. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Wagner David Rocha

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; MEDEIROS, L. R. C.. O letramento literário e a poesia popular: leitura crítica de Patativa do Assaré em sala de aula. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Kyonara Vieira de Oliveira

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; Hérica Paiva Pereira. Proposta de letramento literário para o 9º ano do ensino fundamental: sequência didática com o gênero romance. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Wilka Morais Feitosa

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Estética da recepção: novo horizonte para a leitura literária no ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alessandro Alencar de Moura

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; Hérica Paiva Pereira. Letramento Literário para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luciana Barreto de Araújo

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Letramento Literário: estratégias de leitura e escrita para o 9º ano. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luciana Martins de Sousa Dantas

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; MEDEIROS, L. R. C.. Análise e propostas sobre a (in) adequação dos livros didáticos de língua portuguesa adotados nas escolas públicas de Jericó-PB à lei 10.639/03. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA. Relações entre práticas de leitura compartilhada e desenvolvimento de habilidades de fala. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: SHEILA CRISTINA FERREIRA DE SOUSA

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. A prática do docente de língua portuguesa: um olhar a partir do uso dos textos literários em sala de aula. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Liz Romão de Brito

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; AMARAL, M. G. B.. Literatura, produção do conhecimento e prazer. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco das Chagas Souza Costa

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Monteiro Lobato e o leitor infanto-juvenil: consensos, polêmicas e sugestões. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Terezinha Luana Lopes Martins

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; BORGES, M. J. S.. A violência e o erotismo em 'Feliz Ano Novo" e "O Cobrador", de Rubem Fonseca. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Emanuella Pereira de Souza

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; MEDEIROS, L. R. C.. A ambição de lady Macbeth: um percurso persuasivo de poder e desequilíbrio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Amauri Morais Oliveira

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; BORGES, M. J. S.. O rapsodo e seus problemas em canções de Geraldo Vandré. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Solange Silva Araújo

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; QUEIROGA, M. G.. A Bela Adormecida e Malévola: uma análise de contos de fadas adaptados para o cinema. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Paula Macário Alves

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; PONTES, C. G.. Perspectivas póscoloniais em O Cortiço. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Paula Martins Dantas

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. "Amor" e "Feliz Aniversário": a simbologia e sua relação co femininas de Clarice Lispectorm as personagens. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Romário Amorim Cavalcante Lima

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Convergências teóricas entre literatura e cinema: a personagem como categoria analítica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Gleydson de Azavedo Virgulino

SOUSA, E. B.; SANTOS, M. L. D.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Homoerotismo e repressão em Navalha na /carne e Amarelo Manga. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Dignamara Pereira de Almeida Sousa

Daise Lilian Fonseca Dias;SOUSA, E. B.; ÍRIS HELENA GUEDES DE VASCONCELOS. A representação da mulher em Orgulho e Preconceito e Senhora. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Iraneide Maria de Melo

Nelson Eliezer Ferreira Junior;SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias. Da violência à justiça: análise dos contos "O cobrador" e "A coleira do cão", de Rubem Fonseca. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Karla Samara Alves dos Santos

QUEIROGA, M. G.;SOUSA, E. B.; ÍRIS HELENA GUEDES DE VASCONCELOS. Do drama local ao riso universal: uma análise de As Velhas, de Lourdes Ramalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Eduarda Maria Moreira Lopes

ÍRIS HELENA GUEDES DE VASCONCELOS;SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias. A construção do trágico em Medéia: uma análise da tradição e transgressão na tragédia grega. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Julio Neto dos Santos

CASTRO, Onireves Monteiro de; ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA;SOUSA, E. B.. Saussure, Chomsky e Benveniste: uma interface do sujeito enunciativo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Wannessa Ferreira Parnaiba

ÍRIS HELENA GUEDES DE VASCONCELOS; Daise Lilian Fonseca Dias;SOUSA, E. B.. Nos augúrios da vida severina, o riso da compadecida: identificação e diferença na obra de dois dramaturgos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José de Arimatéia Tavares

ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA;SOUSA, E. B.; CASTRO, Onireves Monteiro de. Augusta soturnidade:a modernidade na poesia de Augusto dos Anjos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: André de Sousa Martins

SOUSA, E. B.; CAMPOS, D. V. L.; MEDEIROS, L. R. C.. A reconstrução e decomposição da memória na obra Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jorge Wesley Batista Oliveira

SOUSA, E. B.; CAMPOS, D. V. L.; MEDEIROS, L. R. C.. Antígona e Ismene: as diferentes representações da mulher na tragédia de Sófocles. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Saulo da Silva Barbosa

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; SANTOS, M. L. D.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. O insólito no sertão contemporâneo: elementos do realismo maravilhoso em A cabeça do santo, de Socorro Acioli. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Danise Braga da Costa

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; MEDEIROS, L. R. C.. O rapto e a interdição amorosa em O romance do pavão misterioso, de José Camelo de Melo Rezende. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: JURERGEN EHRICH MENDES

SOUSA, E. B.; SANTOS, M. L. D.; PONTES, C. G.. A representação dos excluídos na poesia de Carlos Drummond de Andrade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Cecília Tomaz Amorim

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Temas tabus na literatura infantojuvenil: a violência nos contos de fadas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Camila Cristino de Souza Lino

SOUSA, E. B.; CAMPOS, D. V. L.; SILVA, A. I.. Heitor e o Destino: a trágica jornada do herói épico na Ilíada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ruth Layane Alves de Lima

SOUSA, E. B.; CAMPOS, D. V. L.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Max, o anti-herói de Chico Buarque: uma análise do personagem da Ópera do Malandro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Dedice Cecília de Asevedo Pereira

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; SANTOS, M. L. D.. Esperanças e fracassos dos retirantes em Vidas Secas e Morte e Vida Severina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Fernanda Ferreira da Silva

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; MEDEIROS, L. R. C.. "Está escrito que hei-de ser sempre a mesma eterna isolada?: os reflexos do abandono parental e da criança ferida no Diário do Último Ano, de Florbela Espanca. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luana Gonçalves da Silva

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; RODRIGUES, E. V. C.. Entre libertos e escravizados: a condição do pobre diabo no conto ?Pai contra mãe?, de Machado de Assis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luan Vitor Ferreira de Souza

SOUSA, E. B.; FERNANDES, D. G.; QUEIROGA, M. G.. O sonho americano e a reificação em A Morte de Um Caixeiro Viajante, de Arthur Miller. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Gabriela Almeida Pinheiro

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; SANTOS, M. L. D.. A refiguração do mito de Orfeu em Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes: o amor e a música. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Gladjane Ferreira de Andrade

SOUSA, E. B.; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA; ARRAIS, M. N. L.. Leituras temáticas do cordel Maria Bonita, a mulher cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, aplicáveis aos anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ohannah Galdino de Almeida

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; QUEIROGA, M. G.. A contribuição literária de Clarice Lispector para o jornalismo brasileiro: uma leitura das crônicas "As crianças chatas" e "Daqui a vinte e cinco anos". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Deusilânia da Silva

SOUSA, E. B.; CAMPOS, D. V. L.; SILVA, A. I.. Aspectos da Parábola do Filho Pródigo no romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Giovanna Sampaio Ferreira

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; FIGUEREDO, F. O.. A poesia infantil na formação do leitor literário: proposta de atividades para o 6º ano do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Lucas Rosa da Silva

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; SANTOS, M. L. D.. Zoomorfismo na narrativa naturalista: uma análise de O cortiço, de Aluísio Azevedo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Kelliton dos Santos Ferreira

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. A projeção do mito de Eva sobre a personagem Marta na obra A Confissão de Lúcio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisca Júlia da Silva Soares

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. O Diabo em cena: a presença do fantástico e do maravilhoso no drama Macário, de Álvares de Azevedo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: César de França Batista

SOUSA, E. B.; SOUSA, S. V.; CLAUDINO., N. C. C.. Entre História e Literatura: uma análise historiográfica sobre as representações do patriarcado rural na obra Fogo Morto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Davi Jefferson Araujo da Silva

SOUSA, E. B.; ARRAIS, M. N. L.; SANTOS, W. S.. Manifestação da sombra em O Caso da Foto: uma leitura psicossemiótica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: FRANCISCO PETRÔNIO MENEZES DE SOUSA

SOUSA, E. B.; SANTOS, M. L. D.; LIMA, M. G.. A construção do personagem Odorico Paraguaçu na peça O Bem-Amado: discurso e sátira política. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: RHAUL LEANDRO DA SILVA

SOUSA, E. B.; SANTOS, M. L. D.; SOUSA, S. V.. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: LUCAS RAMALHO DA SILVA

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; SANTOS, M. L. D.. Teofanias e intervenções dos deuses na Ilíada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Juliana Apoliana Tavares Alves

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; ALVES, F. F. S.. O gótico feminino em Frankenstein. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Tairam Carlos Soares da Silva

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Reificação e resistência no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Tacio Lacerda Dantas

SOUSA, E. B.; JOCA, A. M.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Entre morangos e mofos: heteronormatividade nos contos Sargento Garcia, Aqueles dois e Terça-feira gorda. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Deorcindo Gomes Filho

SOUSA, E. B.; SOUZA, S. V.; CLAUDINO., N. C. C.. "Só canta quem é poeta e só cresce quem canta bem": sertão, viola e cantoria pelas ondas da rádio Alto Piranhas em Cajazeiras-PB (2004-2021). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Marlysson Aerton de Oliveira

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA. A trajetória do herói/heroína: uma análise de protagonistas de contos de fadas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Maria Lourenço de Andrade

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; ALVES, F. F. S.. Bagatelas: A subversão feminista da literatura policial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Pedro Gomes Arcela

SOUSA, E. B.; ALVES, F. F. S.; Daise Lilian Fonseca Dias. Otelo: Perspectivas feministas e pós-coloniais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: SANDRIANA LUCENA RIBEIRO

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; ARRAIS, M. N. L.. Patativa do Assaré: uma poética de dicção social em Cante Lá que eu Canto Cá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Cláudia Claudino Duarte

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; QUEIROGA, M. G.. A sina como manifestação do real maravilhoso americano em Cem anos de solidão, de Garcia Márquez. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ingra Clênia dos Santos Mariano

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Perspectiva e poder: o silêncio da voz feminina no romance Fogo Morto, de José Lins do Rego. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Elionaldo Rofino de Sousa

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; MEDEIROS, L. R. C.. A poética do Eu: integração entre forma e conteúdo em sonetos de Augusto dos Anjos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Sizanete da Silva Santos

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; SILVA, A. I.. Vieira entre o religioso e o literário: uma leitura de apreciação crítica do Sermão da Primeira Dominga da Quaresma e do Sermão de Santo Antônio aos Peixes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Érica Nayara da Silva Costa

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; QUEIROGA, M. G.. Perspectivas pós-coloniais em Drácula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mayara Barbosa Alves Pinto

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. As imagens da Personificação do Mal no Canto XXXIV da Divina Comédia e no Conto A Igreja do Diabo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Aparecida Elias Gomes

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. "Chapeuzinho Vermelho" nas telas do cinema: uma análise comparativa do conto de Charles Perrault e da adaptação fílmica "A garota da capa vermelha". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Larissa Lacerda de Sousa

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Processos de outremização expressos no romance "O retrato de Dorian Gray". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Winnie Rodrigues Holanda

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; QUEIROGA, M. G.. Formação de leitores e questões de gênero através dos mangás Shonen e Shoujo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Jocimara Bezerra de Oliveira

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; Hérica Paiva Pereira. A epopeia como gênero épico: uma intervenção para professores do 1º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Iara de Sousa Dias

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; MEDEIROS, L. R. C.. A Fome, Luzia-Homem e O Quinze: diálogos possíveis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Naiara Andrade de Abreu

SOUSA, E. B.; SOUZA, S. V.; BANDEIRA, F. S.. "Cante poeta o que sinto e não posso cantar": a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do Sertão Paraibano (1973-2000). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Aleuda Alves Ferreira

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; QUEIROGA, M. G.. A construção do trágico na peça Antígona, de Sofocles. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria do Socorro Sarmento Luis

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. O trágico na construção do Édipo Rei, de Sófocles. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Natã Yanez de Oliveira Rodrigues Melo

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; MEDEIROS, L. R. C.. Caio Fernando Abreu no entre-lugar das sexualidades: fluidez erótica em "Uma História Confusa". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Damayane de Fátima Gonçalves Alves

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA. De Ésquilo a O'Neill: Análise Comparativa Sobre a Ação da Mulher em Mournine Becomes Elelira e em Oréstia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: ANTONIA BESERRA DA SILVA

SOUSA, E. B.; SANTOS, M. L. D.; MOREIRA NETO, M.. Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta: fé e misticismo de um sertão encantado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Josefa Adailma Soares Leite

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; SANTOS, M. L. D.. Conceição: uma mulher à frente do seu tempo em O Quinze (Rachel de Queiroz). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Thiago Bastos Duarte

SOUSA, E. B.; Daise Lilian Fonseca Dias; ALVES, F. F. S.. A construção do gótico e do símbolo no conto "O poço e o pêndulo", de Edgar Allan Poe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Joely Fernandes de Queiroz

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; QUEIROGA, M. G.. A violência no Terceiro Império d'A Pedra do Reino: uma análise dos procedimentos de adaptação do romance para a microssérie. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Emygdio Floriano Diniz Vieira

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; SANTOS, M. L. D.. Nas cordas de Leandro Gomes de Barros: a astúcia inocente na "Donzela Teodora" e em "O cavalo que defecava dinheiro".. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francesnaldo Sérgio da Silva

SOUSA, E. B.; SILVA, A. I.; QUEIROGA, M. G.. A mulher na obra Lisístrata, de Aristófanes: comédia e carnavalização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Everton Ferreira de Lima

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; SILVA, A. I.. Heroísmo e anti-heroísmo na Ilíada: Térsites contraposto a Ulisses. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rafaela Martins Gabriel

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Perspectiva e personagem: construção de um sádico no conto "A causa secreta", de Machado de Assis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Vanúbia Duarte da Silva

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; SILVA, A. I.. Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a astúcia do roubo do saber e a transferência de poder dos deuses aos homens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ana Jara Alves de Oliveira

SOUSA, E. B.; PONTES, C. G.; ARRAIS, M. N. L.. A representação da mulher brasileira nas letras de músicas: da musa inspiradora à mulher cachorra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Manoel Felipe Gonçalves Leandro

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; COSTA, F. C. S.. A oralidade em Patativa do Assaré: leitura dos poemas "Cante lá, que eu canto cá" e "O inferno, o purgatório e o paraíso". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Edicleide dos Reis Quaresma

SOUSA, E. B.; ARRAIS, M. N. L.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Os arquétipos e o maravilhoso na obra "Juvenal e o Dragão", de Leandro Gomes de Barros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Marciano Dantas da Silva

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. A perda amorosa em Mariana Alcoforado e Camilo Castelo Branco: cartas revisitadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Cássia Regiane de Sousa Fernandes

SOUSA, E. B.; QUEIROGA, M. G.; SILVA, A. I.. A Construção do herói épico na Eneida de Virgílio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alexander Gilson Leal Leite

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. O cangaceiro representado de modo ambivalente na literatura regional do Nordeste. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Hérica Kaline Alves Garrido

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. A mulher em O Primo Basílio: a construção da personagem Luisa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Tânia de Sousa Lins Nascimento

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Atualização ideológica do mito na tragédia Édipo Rei, de Sófocles. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Soares da Cruz

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; PONTES, C. G.. O erotismo na poesia de Carlos Gildemar Pontes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Eliziana dos Santos Bezerra

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Entre buscas e permanências: personagens de O Quinze. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Josefa Fernanda Rodrigues Correia

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; MEDEIROS, L. R. C.. A representação da masculinidade em O Quinze: Chico Bento como tipo regional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Leandro Maciel de Lira

SOUSA, E. B.. O pessimismo schopenhauriano e suas influências na obra de Chico Buarque de Holanda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e Cajazeiras.

SOUSA, E. B.; MEDEIROS, L. R. C.; Nelson Eliezer Ferreira Junior. Processo Seletivo Simplificado Para Contratação de Professor Substituto, Auxiliar, Padrão I, Regime de Trabalho T-40. 2018. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUSA, E. B.; ARRAIS, M. N. L.; SILVA, A. S. M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da disciplina Língua e Literatura Latinas. 2015. Universidade Federal de Campina Grande.

Hérica Paiva Pereira;SOUSA, E. B.; Antônio Luis do Nascimento. Professor Substituto da Disciplina Língua e Literatura Latina. 2013. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUSA, E. B.; NAELZA ARAÚJO WANDERLEY; MARIA EDILEUZA DA COSTA. Concurso Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUSA, E. B.; Nelson Eliezer Ferreira Junior; PONTES, C. G.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da disciplina Teoria da Literatura e Literaturas de Lingua Portuguesa. 2009. Universidade Federal de Campina Grande.

JOSÉ ERASMO DE MORAES; FABIANA RAMOS;SOUSA, E. B.; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Disciplina Língua e Literatura Latina. 2007. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUSA, E. B.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SOUSA, E. B.. Processo Seletivo 2010 do Mestrado em Linguagem e Ensino. 2010. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUSA, E. B.. Processo Seletivo Simplificado para Monitoria 2010 da Unidade Acadêmica de Letras do CFP/UFCG. 2010. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUSA, E. B.. Processo Seletivo Simplificado para Monitoria 2009 da UAL/CFP/UFCG. 2009. Universidade Federal de Campina Grande.

ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA;SOUSA, E. B.; NAELZA ARAÚJO WANDERLEY; ÍRIS HELENA GUEDES DE VASCONCELOS. Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Estudos Literários. 2007. Universidade Federal de Campina Grande.

; ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA; NAELZA ARAÚJO WANDERLEY; JOSÉ WANDERLEY ALVES DE SOUSA;SOUSA, E. B.; FRANCISCA ALVES DA SILVA; MARIA DE FÁTIMA MOREIRA DA SILVA; FRANCISCO FRANCIMAR DE SOUSA ALVES. Processo Seletino Simplificado para Monitoria 2007. 2007. Universidade Federal de Campina Grande.

Orientou

TALITA LIMA DA SILVA

Letramento literário no 3º ano do ensino médio: caderno de leitura sobre as representações femininas na peça Macbeth, de Shakespeare; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Tânia de Sousa Lins Nascimento

O texto teatral na sala de aula: uma proposta de leitura a partir da peça O Judas em Sábado de Aleluia para o 9° ano do Ensino Fundamental; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Auberilândia Maria de Alencar Lima

O cordel na sala de aula: uma abordagem didática para a formação de leitores no ensino fundamental II; 2025; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ana Cleide dos Santos Martins

O ensino de literatura: as potencialidades do minicurso em atividades de leituras aplicáveis aos anos finais do ensino fundamental; 2023; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

David Vinnicius Lira Campos

Os filmes de cangaço de Glauber Rocha, a cultura popular e a indústria cultural; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Elri Bandeira de Sousa;

ELIETE ABRANTE DE ABREU

Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental; 2023; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Maria Aparecida de Sousa Cardoso

Cordel e identidade popular: caderno de atividades pedagógicas em leitura para o 6º ano do Ensino Fundamental; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Francisco Rivanildo Fernandes de Alencar

A criança negra sob a ótica dos estudos pós-coloniais: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário para o 9º ano do ensino fundamental; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Maria Valdelânia Rodrigues Dantas

A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental sob as perspectivas do letramento digital; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Francisco José Ribeiro

Viagem a São Saruê, a idade do ouro e o cordel como gênero de iniciação à leitura para uma turma de EJA; 2020; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Genecilda Silva Dantas

O estudo do mito e da lenda como estratégias para aprimorar o letramento literário no 9º ano do ensino fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Amauri Morais Oliveira

Formas simples na sala de aula: leitura de mitos e fábulas no 6º e 7º anos do ensino fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

José Quaresma Parnaíba

A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Francisca Faustino da Silva Neto

A formação do leitor literário no 9º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura a partir do cordel e do Auto da Compadecida; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Wilka Morais Feitosa

A leitura literária no 9º ano do ensino fundamental à luz da estética da recepção; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Esdras do Nascimento Ribeiro

Os contos dos irmãos Grimm e a ressibnificação do ensino de literatura na turma do 7º ano do ensino fundamental; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Wagner David Rocha

O letramento literário e a poesia popular: leitura crítica de Patativa do Assaré no 9º ano do ensino fundamental; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Liz Romão de Brito

Literatura e História na sala de aula: uma parceria para o letramento no ensino fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

SHEILA CRISTINA FERREIRA DE SOUSA

Con (Texto) didático: aspectos e reflexões acerca da leitura literária em sala de aula; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Francisco das Chagas Souza Costa

Monteiro Lobato e o leitor infanto-juvenil: consensos, polêmicas e sugestões; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Amauri Morais Oliveira

O rapsodo e seus problemas em canções de Geraldo Vandré; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Emanuella Pereira de Souza

A ambição de lady Macbeth: um percurso persuasivo de poder e desequilíbrio; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Terezinha Luana Lopes Martins

A violência e o erotismo em 'Feliz Ano Novo" e "O Cobrador", de Rubem Fonseca; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Anderson Amyel Crispim da Silva

Interferências épicas na tragédia de Sófocles, Édipo Rei, e Arthur Miller, Todos eram meus filhos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Débora Felinto Pereira Moura

O limite da teoria: o conto atípico de Machado de Assis; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Erislândia Rejane de Sá

Da febre perdedeira às agruras do destino: configurações do trágico no Auto da Catingueira, de Elomar Figueira Mello; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Iracema Duarte Filha

A relação ambiente, personagem e raça em O cortiço, de Aluísio Azevedo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Maria Galvani Vieira

Coleta seletiva de lixo; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

André de Sousa Martins

A reconstrução e decomposição da memória na obra Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Jorge Wesley Batista Oliveira

Antígona e Ismene: as diferentes representações da mulher na tragédia de Sófocles; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Saulo da Silva Barbosa

O insólito no sertão contemporâneo: elementos do realismo maravilhoso em A cabeça do santo, de Socorro Acioli; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Danise Braga da Costa

O rapto e a interdição amorosa em O romance do pavão misterioso, de José Camelo de Melo Rezende; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Camila Cristino de Souza Lino

Heitor e o Destino: a trágica jornada do herói épico na Ilíada; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ruth Layane Alves de Lima

Max, o anti-herói de Chico Buarque: uma análise do personagem da Ópera do Malandro; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Luan Vitor Ferreira de Souza

O sonho americano e a reificação em A Morte de Um Caixeiro Viajante, de Arthur Miller; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Francisca Júlia da Silva Soares

O Diabo em cena: a presença do fantástico e do maravilhoso no drama Macário, de Álvares de Azevedo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

RONALDO MORAIS LEITE

A lenda do lobisomem e sua atualização na tradição oral do Cariri cearense; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Lucas Rosa da Silva

Zoomorfismo na narrativa naturalista: uma análise de O cortiço, de Aluísio Azevedo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Deusilânia da Silva

Aspectos da Parábola do Filho Pródigo no romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Josivânia Pereira de Oliveira

O gênero narrativa trágica no livro sagrado: as ações do divino e a condição humana, no Livro de Jó; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Gabriela Almeida Pinheiro

A refiguração do mito de Orfeu em Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes: o amor e a música; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

FRANCISCO PETRÔNIO MENEZES DE SOUSA

A construção do personagem Odorico Paraguaçu na peça O Bem-Amado: discurso e sátira política; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

RHAUL LEANDRO DA SILVA

Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

LUCAS RAMALHO DA SILVA

Teofanias e intervenções dos deuses na Ilíada; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Tairam Carlos Soares da Silva

Reificação e resistência no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

SANDRIANA LUCENA RIBEIRO

Patativa do Assaré: uma poética de dicção social em Cante Lá que eu Canto Cá; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Elionaldo Rofino de Sousa

A poética do Eu: integração entre forma e conteúdo em sonetos de Augusto dos Anjos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ingra Clênia dos Santos Mariano

Perspectiva e poder: o silêncio da voz feminina no romance Fogo Morto, de José Lins do Rego; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ana Cláudia Claudino Duarte

A sina como manifestação do real maravilhoso americano em Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Maria do Socorro Sarmento Luis

O trágico na construção do Édipo Rei, de Sófocles; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Aleuda Alves Ferreira

A construção do trágico na peça Antígona, de Sofocles; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Thiago Bastos Duarte

A construção do gótico e do símbolo no conto "O poço e o pêndulo", de Edgar Allan Poe; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

ANTONIA BESERRA DA SILVA

Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta: fé e misticismo de um sertão encantado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Emygdio Floriano Diniz Vieira

Nas cordas de Leandro Gomes de Barros: a astúcia inocente na "Donzela Teodora" e em "O cavalo que defecava dinheiro"; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Vanúbia Duarte da Silva

Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a astúcia do roubo do saber e a transferência de poder dos deuses aos homens; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Rafaela Martins Gabriel

Perspectiva e personagem: construção de um sádico no conto "A causa secreta", de Machado de Assis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Everton Ferreira de Lima

Heroísmo e anti-heroísmo na Ilíada: Térsites contraposto a Ulisses; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Francesnaldo Sérgio da Silva

A mulher na obra Lisístrata, de Aristófanes: comédia e carnavalização; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Edicleide dos Reis Quaresma

Os arquétipos e o maravilhoso na obra "Juvenal e o Dragão", de Leandro Gomes de Barros; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Manoel Felipe Gonçalves Leandro

A oralidade em Patativa do Assaré: leitura dos poemas "Cante lá, que eu canto cá" e "O inferno, o purgatório e o paraíso"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Cássia Regiane de Sousa Fernandes

A Construção do herói épico na Eneida de Virgílio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Tânia de Sousa Lins Nascimento

Atualização ideológica do mito na tragédia Édipo Rei, de Sófocles; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Anderson Amyel Crispim da Silva

O ciclo da cana-de-açúcar: a mega-narrativa de José Lins do Rego; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Dionísia da Silva Barros

Caracterização e evolução de Carlos de Melo, protagonista dos romances Menino de Engenho, Doidinho e Banguê, de José Lins do Rego; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

JOSÉ KELSON JUSTINO PAULINO

A perspectiva de Carlos de Melo como um dos narradores da mega-narrativa do ciclo da cana-de-açúcar de José Lins do Rego; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

José Leandro da Silva Sousa

Monitoria Literatura Clássica; 2024; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

João Lucas Alves da Silva

Monitoria Teoria da Literatura II - 2024; 1; 2024; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Antônio Raffael de Oliveira Silva

Monitoria Teoria da Literatura II - 2024; 1; 2024; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Camila Cristina de Souza Lina

Monitoria - Letras Língua Portuguesa; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Saulo da Silva Barbosa

Monitoria - Letras Língua Portuguesa; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Gabriela Almeida Pinheiro

Monitoria - Letras Língua Portuguesa (Teoria da Literatura I); 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Camila Cristina de Souza Lino

Monitoria - Letras Língua Portuguesa (Literatura Clássica); 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Gabriela Almeida Pinheiro

Monitoria - Letras Língua Portuguesa (Teoria da Literatura II); 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

JOAO PEDRO FERREIRA PEREIRA

Monitoria - Letras Língua Portuguesa (Teoria da Literatura I); 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Denise Tomaz de Araujo

Orientação de Monitoria - Literatura Clássica; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Kelliton dos Santos Ferreira

Orientação Monitoria - Teoria da Literatura II; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Josivânia Pereira de Oliveira

Orientação Monitoria - Teoria da Literatura II; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Savio Teles Pereira Linhares

Monitoria Teoria da Literatura II - 2023; 2; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

José Leandro da Silva Sousa

Monitoria Teoria da Literatura II - 2023; 2; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Denise Tomaz de Araujo

Monitoria - Literatura Clássica - 2023; 2; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Jorge Luiz Soares Silva

Projeto Saberes Docentes e Formação Profissional; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Luiz Fernando de Alencar Lopes

Projeto Saberes Docentes e Formação Profissional; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

RHAUL LEANDRO DA SILVA

Projeto Saberes Docentes e Formação Profissional; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ana Beatriz da Costa Melo

Projeto Saberes Docentes e Formação Profissional; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Cícera Naelly Vieira de Lima

Projeto Saberes Docentes e Formação Profissional; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Jorge Luiz Soares Silva

Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Luis Fernando de Alencar Lopes

Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

RHAUL LEANDRO DA SILVA

Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ana Beatriz da Costa Melo

Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Cícera Naelly Vieira de Lima

Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Winnie Rodrigues Holanda

Projeto Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Meirilândia de Souza

Projeto Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Janielly Linhares Freitas

Projeto Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ana Cláudia Claudino Duarte

Imagens do cangaceiro e do coronel no cordel e no cinema: heroísmo e ambiguidades; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Filipe Barros da Silva

Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Gilberlania Soares da Silva

Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ana Cláudia Claudino Duarte

; ?Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional?; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Edicleide dos Reis Quaresma

Monitoria da Disciplina Teoria da Literatura II; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Ana Cláudia Claudino Duarte

Monitoria da Disciplina Teoria da Literatura II; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Francisco Edson de Freitas Lopes

Trilhas: autonomia e identidade profissional; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Amauri Morais Oliveira

Trilhas: Identidade e autonomia profissional; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

David Vinnicius Lira Campos

Trilhas: autonomia e identidade e identidade profissional; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Sara Fernandes Martins

Projeto Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Samyra Lara Ferreira de Almeida

Projeto Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional (Monitoria); 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Emanuela Alane de Oliveira Mendes

Projeto Trilhas: Identidade e Autonomia Profissional; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Eduarda Maria Moreira

Projeto Trilhas: abrindo caminhos para a autonomia acadêmica do aluno de Letras do CFP/UFCG; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Dignamara Pereira de Almeida Sousa

Trilhas: abrindo caminhos para a autonomia acadêmica do aluno de Letras do CFP/UFCG; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Udicleide Mangueira Lacerda

Projeto Trilhas: abrindo caminhos para a autonomia acadêmica do aluno de Letras do CFP/UFCG; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Produções bibliográficas

  • SOUSA, E. B. ; RIBEIRO, G. A. ; SILVA, J. P. . Horácio e Ricardo Reis, poetas do vinho e da vida: confrontos e aproximações. Revista de Estudos Decoloniais , v. 2, p. 01-15, 2024.

  • SOUSA, E. B. . O mito literário na sala de aula. REVISTA LINGUAGENS & LETRAMENTOS , v. 4, p. 141-165, 2020.

  • SOUSA, E. B. . Reflexões sobre o ensino de literatura: qual o papel da literatura na sala de aula?. Linguagens & Letramentos , v. 1, p. 1, 2016.

  • SOUSA, E. B. . Autor implícito e narratividade no drama de Ésquilo. Graphos (João Pessoa) , v. 12, p. 31-45, 2010.

  • SOUSA, E. B. . A casa, O sítio, a Cidade: Pombal. Crônica. Memória.. 1. ed. Cajazeiras/PB: Arribaçã, 2024. v. 200. 343p .

  • SOUSA, E. B. . O mito e outras histórias de encantamento na sala de aula. 1. ed. João Pessoa/PB: Ideia Editora, 2022. 214p .

  • SOUSA, E. B. ; CAMPOS, D. V. L. (Org.) . Cinema, música e literatura: reflexões sobre arte contemporânea. 1. ed. João Pessoa: Ideia Editora, 2022. 284p .

  • SOUSA, E. B. . Exercícios em Verso e Prosa. 1. ed. João Pessoa: Ideia Editora, 2021. 73p .

  • SOUSA, E. B. ; Daise Lilian Fonseca Dias (Org.) ; QUEIROGA, M. G. (Org.) . Ensino de Literatura e Outras Artes: propostas para a sala de aula. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 275p .

  • SOUSA, E. B. ; MEDEIROS, L. R. C. (Org.) ; ARAUJO, E. A. (Org.) . Para além dos centenários: história, memória e representações culturais em Pombal (PB). 1. ed. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2021. 229p .

  • SOUSA, E. B. ; CAMPOS, D. V. L. ; OLIVEIRA . Heróis e anti-heróis do sertão de Lins do Rego. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2019. 131p .

  • SOUSA, E. B. ; OLIVEIRA (Org.) ; CAMPOS, D. V. L. (Org.) . Heróis e anti-heróis do sertão de Lins do Rego. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2019. 130p .

  • SOUSA, E. B. . Exercícios em verso e prosa. 1. ed. João Pessoa: Ideia Editora, 2017. v. 200. 73p .

  • SOUSA, E. B. . Artigos sobre mito, literatura e ensino. 01. ed. João Pessoa: Ideia Editora, 2016. v. 300. 118p .

  • SOUSA, E. B. . Engenhos e personagens da Mega-Narrativa de Lins do Rego. 01. ed. Campina Grande: Editora Bagagem, 2011. v. 500. 166p .

  • SOUSA, E. B. . Fogo Morto: uma tragédia em três atos. Campina Grande/PB: Editora da UFCG, 2010. 171p .

  • SOUSA, E. B. . Mito literário e oráculo às avessas: a ilusão das cartas em "A cartomante". In: Arturo Gouveia. (Org.). O espelho sangra em Lucrécia: doze ensaios sobre contos machadianos. 1ed.São Paulo: Editora Calêndula, 2024, v. 01, p. 70-108.

  • SOUSA, E. B. ; CARDOSO, M. A. S. ; FERNANDES, M. J. A. ; CANUTO, Y. A. V. . Mito e poesia no cordel nordestino: encantamento e formação de leitores no ensino fundamental. O mito e outras histórias de encantamento na sala de aula. 1ed.João Pessoa/PB: Ideia Editora, 2022, v. , p. 64-86.

  • SOUSA, E. B. ; HOLANDA, F. J. ; TRAJANO, S. J. J. . Mito e beleza: uma proposta de aplicação didática para o 6º ano do ensino fundamental. O mito e outras histórias de encantamento na sala de aula. 1ed.João Pessoa/PB: Ideia Editora, 2022, v. , p. 154-174.

  • SOUSA, E. B. . O rosário da vida e da morte: metafonímia, alegoria e metáfora na construção de Morte e Vida Severina. Cinema, música e literatura: reflexões sobre arte contemporânea. 1ed.: , 2022, v. , p. 99-121.

  • SOUSA, E. B. ; SILVA, L. R. . De I-Juca-Pirama a Macunaíma: herói e anti-herói na literatura brasileira. 1922-2022: os 100 anos da Semana de Arte Moderna. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2022, v. , p. 85-102.

  • SOUSA, E. B. ; ALENCAR, F. R. F. . Das práticas de leitura ao letramento literário: a (in)visibilidade da criança no LDP à luz do pós-colonialismo. In: Elri Bandeira de Sousa; Daise Lilian Fonseca Dias; Marcílio Garcia de Queiroga. (Org.). Ensino de Literatura e Outras Artes: propostas para a sala de aula. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2021, v. , p. 73-108.

  • SOUSA, E. B. ; DANTAS, M. V. R. . A leitura do conto literário em consonância com o método recepcional e o letramento digital. In: Elri Bandeira de Sousa; Daise Lilian Fonseca Dias; Marcílio Garcia de Queiroga. (Org.). Ensino de Literatura e Outras Artes: propostas para a sala de aula. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2021, v. , p. 129-154.

  • SOUSA, E. B. ; SILVA NETO, F. F. . Leandro Gomes de Barros e Ariano Suassuna na Sala de Aula: uma proposta de leitura intertextual. In: Elri Bandeira de Sousa; Daise Lilian Fonseca Dias; Marcílio Garcia de Queiroga. (Org.). Ensino de Literatura e Outras Artes: propostas para a sala de aula. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2021, v. , p. 197-224.

  • SOUSA, E. B. . Memória e saudade na crônica contemporânea de Pombal/PB. In: Elri Bandeira de Sousa; Lígia Regina Calado de Mede3iros; Edinaura Almeida de Araújo. (Org.). Para além dos centenários: história, memória e representações culturais em Pombal (PB). 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2021, v. , p. 205-224.

  • SOUSA, E. B. ; CAMPOS, D. V. L. . O cordel e a indústria cultural: adaptação e resistência. Das linhas às entrelinhas: múltiplos olhares sobre o literário. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 327-344.

  • SOUSA, E. B. ; CAMPOS, D. V. L. . O cordel e a indústria cultural: adaptação e resistência. Das linhas às entrelinhas: múltiplos olhares sobre o literário. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 327-344.

  • SOUSA, E. B. . Pedra Bonita e Cangaceiros: o narrar mimetiza o conflito épico das ações. Heróis e anti-heróis do sertão de Lins do Rego. 1ed.Curitiba: Appris Editora, 2019, v. , p. 13-36.

  • SOUSA, E. B. . Pedra Bonita e Cangaceiros: o narrar mimetiza o conflito épico das ações. In: Elri Bandeira de Sousa; David Vinnícius Lira Campos; Amauri Morais Oliveira. (Org.). Heróis e anti-heróis do sertão de Lins do Rego. 1Cued.Curitiba: Appris Editora, 2019, v. 1, p. 13-36.

  • SOUSA, E. B. ; ROCHA, W. D. . Letramento literário e poesia popular: leitura crítica de Patativa do Assaré no 9º ano do ensino fundamental. In: Albino Oliveira Nunes; Francisco das Chagas Silva Souza; Verônica Maria de Araújo Pontes. (Org.). Ensino na educação básica. 1ed.Natal: EditoraIFRN, 2017, v. 1, p. 324-348.

  • SOUSA, E. B. ; SILVA, A. I. . Leitura do mito bíblico no romance Caim, de Saramago, como proposta de ensino. In: Elri Bandeira de Sousa. (Org.). Artigos sobre mito, literatura e ensino. 01ed.João Pessoa: Ideia Editora, 2016, v. , p. 11-30.

  • SOUSA, E. B. . A dialética entre mito, ideologia e forma no fazer literário. In: Antônia Marly Moura da Silva; José Vilian Mangueira; Pedro Fernandes de Oliveira Neto. (Org.). A narrativa de ficção: múltiplas feições. 01ed.Curitiba: Appris Editora, 2016, v. , p. 223-241.

  • SOUSA, E. B. . O narrador romanesco e suas múltiplas opções técnicas. In: Lígia Regina Calado de Medeiros; Nelson Ferreira Junior. (Org.). O entre-lugar na narrativa: Teorias e Estudos Interculturais. 1ed.Campina Grande/PB: Editora da Universidade Federal de Campina Grande - EDUFCG, 2016, v. 1, p. 13-32.

  • SOUSA, E. B. ; GABRIEL, R. M. . O conto maravilhoso no ensino fundamental: leitura de O Sargento Verde, de José Lins do Rego. In: Elri Bandeira de Sousa. (Org.). Artigos sobre mito, literatura e ensino. 01ed.João Pessoa: Ideia Editora, 2016, v. , p. 99-118.

  • SOUSA, E. B. . Auto da Catingueira: a narrativa, o drama e a memória popular na sala de aula. In: Jorgevaldo de Sousa Silva; Maria Nazareth de Lima Arrais; Onireves Monteiro de Castro. (Org.). Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental II. 01ed.Campina Grande: EDUFCG, 2015, v. 01, p. 55-68.

  • SOUSA, E. B. . A beata Maria do Egito, de Rachel de Queiroz: a história e o imaginário. In: Viviane Gomes de CEBALLOS; Isamarc Gonçalves LOBO; Rodrigo CEBALLOS, Francisco Firmino SALES NETO. (Org.). Nordestes e Nordestinidades: Histórias, Representações e Religiosidades. 1ed.Cajazeiras/PB: EDUFCG/Gráfica Real, 2013, v. , p. 105-119.

  • SOUSA, E. B. . A Igreja do Diabo: a ironia sorri do pai da retórica. In: Antonia Marly Moura da Silva; Elinês de Albuquerque V. e Oliveira; José Vilian Mangueira. (Org.). De conto em conto: reflexões teóricas e abordagens críticas em torno da narrativa curta. 01ed.Campina Grande/PB.: Bagagem Editora, 2012, v. , p. 07-35.

  • SOUSA, E. B. . Do trágico n'O pagador de promessas. In: Diógenes André Vieira Maciel; Valéria Andrade. (Org.). Por uma militância teatral. 1ed.João Pessoa/PB: Bagagem/Idéia, 2005, v. 1, p. 139-154.

  • SOUSA, E. B. ; ARAUJO, J. R. ; ANDRADE, A. M. ; COSTA, A. P. S. . O miniconto 'Para que ninguém a quisesse', de Marina Colasanti: da análise à proposta de intervenção. In: CONEDU - IX Congresso Nacional de Educação, 2023, João Pessoa/PB. ONEDU - IX Congresso Nacional de Educação. Campina Grande/PB: Realize Eventos Científicos & Editora, 2023.

  • SOUSA, E. B. ; ALENCAR, F. R. F. . A prosa narrativa: um olhar para o texto literário no contexto da sala de aula. In: I Simpósio Estadual do Mestrado Profissional em Letras, 2019, Cajazeiras/PB. Formação do Professor de Língua Portuguesa em época de multiletramentos. João Pessoa/PB: Editora UFPB, 2019. v. 1. p. 274-285.

  • SOUSA, E. B. ; QUARESMA, E. R. . Os arquétipos e o maravilhoso no cordel Juvenal e o Dragão, de Leandro Gomes de Barros. In: I Semana Nacional de Letras UAL-CFP-UFCG, 2017, Cajazeiras/PB. I Semana Nacional de Letras UAL-CFP-UFCG: linguagem e ensino, 2016. p. 436-445.

  • SOUSA, E. B. ; BATISTA, K. F. ; DUARTE, T. B. . As perspectivas e ofantástico no conto 'O gato preto', de Edgar Allan Poe.. In: I ENELF - Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, 2015, Fortaleza. Anais Eletrônicos do I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, 2013.

  • SOUSA, E. B. ; FIGUEIREDO, F. O. . A representação da escravidão no Brasil por Machado de Assis no conto Pai contra mãe. In: VII Semana Nacional de História do CFP/UFCG: memórias e narrativas culturais, 2015, Cajazeiras/PB. VII Semana Nacional de História do CFP/UFCG: memórias e narrativas culturais. Campina Grande/PB: Editora UFCG, 2015. v. 1. p. 100-113.

  • OLIVEIRA ; SOUSA, E. B. . Gregório de Matos: precursor do nacionalismo literário?. In: Semana de Letras da UAL/CFP/UFCG, 2011, Cajazeiras/PB. Anais da ... Semana de Letras, ... ENCLIR, ... Simpósio de Iniciação à Docência de Língua Portuguesa, 2011. p. 122-130.

  • SOUSA, E. B. . As múltiplas vozes em Fogo Morto e seu diálogo com vozes de outras narrativas do ciclo da cana-de-açúcar. In: I CECLIT - Colóquio de Estudos Críticos da Literatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2009, Pau dos Ferros/RN. I CECLIT - Colóquio de Estudos Críticos da Literatura, 2009.

  • Anderson Amyel Crispim da Silva ; SOUSA, E. B. . O ciclo da cana-de-açúcar: a mega-narrativa de José Lins do Rego. In: ENCLIR - I Encontro de Literatura Regional, 2009, Cajazeiras/PB. I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional. MOSSORÓ-RN: QUEIMA-BUCHA, 2009.

  • SOUSA, E. B. . O Mito trágico e suas novas configurações no drama contemporâneo. In: II FIPED - FORUM INTERNACIONAL DE PEGAGOGIA, 2009, CAMPINA GRANDE/PB. II FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2009.

  • SOUSA, E. B. . Calabar: o elogio da traição: a face histórica e a face literária de um mesmo discurso. In: I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional, 2009, Cajazeiras/PB. I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional. Mossoró/RN: Queima-Bucha, 2009.

  • MARTINS, Sara Fernandes ; SOUSA, E. B. . Análise da onisciência seletira no capítulo "Baleia", de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. In: I Encontro de Iniciação à Prática Docente: experiências e práxis no Programa de Monitoria, 2009, Cajazeiras/PB. I Encontro de Iniciação à Prática Docente: experiências e práxis no Programa de Monitoria, 2009.

  • PAULINO, J. K. J. ; SOUSA, E. B. . A perspectiva de Carlos de Melo como um dos narradores da mega-narrativa do ciclo da cana-de-açúcar de José Lins do Rego. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFGC, 2009, CAMPINA GRANDE/PB. VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFGC. CAMPINA GRANDE/PB, 2009.

  • BARROS, D. S. ; SOUSA, E. B. . Caracterização e evolução de Carlos de Melo, protagonista dos romances Menino de Engenho, Doidinho e Banguê, de José Lins do Rego. In: VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFGC, 2009, CAMPINA GRANDE/PB. VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFGC. CAMPINA GRANDE/PB, 2009.

  • SOUSA, E. B. . Produção de texto: ninguém nasce escritor; torna-se. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania, 2008.

  • SOUSA, E. B. . Do mito à literatura: as narrativas orais se transmudam em formas artísticas. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2008. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA.

  • ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA ; SOUSA, E. B. . Brasil: paraíso pintado na estética barroca de Rocha Pita. In: I Colóquio Internacional de História da Universidade Federal de Campina Grande, 2008, Campina Grande-PB.. I Colóquio Internacional de História da UFCG. Campina Grande-PB: Gráfica Universitária UEPB, 2008.

  • SOUSA, E. B. . Iracema: um mito literário gerador de nacionalismo literário. In: VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008, Pau dos Ferros/RN. VI Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2008.

  • SOUSA, E. B. . Os mitos literários e o fazer poético: a mimese como forma de poiese em Os Lusíadas. In: I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008, Mossoró/RN. I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008.

  • SOUSA, E. B. . A cegueira de Édipo e a visão de Tirésias no drama de Sófocles. In: I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem - CONEL, 2007, Natal/RN. I CONEL - I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem. Natal/RN: Artpress Gravadora e Duplicadora, 2007. v. I.

  • SOUSA, E. B. . O mural dramático e as anacronias do discurso político em Campeões do Mundo, de Dias Gomes. In: III SEMANA NACIONAL DE LETRAS, 2025, CAJAZEIRAS/PB. Anais da III Semana Nacional de Letras: Formação de Leitores em Contextos Plurais (UAL/CFP/UFCG). Cajazeiras/PB.

  • SOUSA, E. B. . Homens e animais em cena nas alegorias de Os Saltimbancos, de Chico Buarque de Holanda. In: III SEMANA NACIONAL DE LETRAS - UAL/CFP/UFCG, 2025, Cajazeiras/PB. Anais da IIISemana Nacional de Letras da UAL/CFP/UFCG. Cajazeiras/PB, 2025.

  • SOUSA, E. B. ; ALENCAR, F. R. F. . A prosa narrativa: um olhar para o texto literário no contexto da sala de aula. In: I Simpósio Estadual do Mestrado Profissional em Letras, 2019, Cajazeiras/PB. Formação do Professor de Língua Portuguesa em época de multiletramentos. João Pessoa/PB: Editora UFPB, 2019. v. 1. p. 274-274.

  • SOUSA, E. B. . Herois e anti-heróis nos romances Pedra Bonita e Cangaceiros, de José Lins do Rego. In: 3º CONALI - Congresso Nacional de Literatura - José Lins e a epopeia rural do Nordeste, 2016, João Pessoa. 3º CONALI - Congresso Nacional de Literatura - José Lins e a epopeia rural do Nordeste. Joao Pessoa/PB: Mídia Gráfica e Editora Ltda, 2016. v. 1.

  • SOUSA, E. B. ; DUARTE, T. B. ; BATISTA, K. F. . As perspectivas e ofantástico no conto 'O gato preto', de Edgar Allan Poe.. In: I ENELF - Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, 2015, Fortaleza. Anais Eletrônicos do I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, 2013.

  • SOUSA, E. B. ; FIGUEIREDO, F. O. . A representação da escravidão no Brasil por Machado de Assis no conto Pai contra mãe. In: VII Semana Nacional de História do CFP/UFCG: memórias e narrativas culturais, 2015, Cajazeiras/PB. VII Semana Nacional de História do CFP/UFCG: memórias e narrativas culturais. Campina Grande/PB: Editora UFCG, 2015. v. 1.

  • OLIVEIRA ; SOUSA, E. B. . Gregório de Matos: precursor do nacionalismo literário?. In: Semana de Letras da UAL/CFP/UFCG, 2011, Cajazeiras/PB. Anais da ... Semana de Letras, ... ENCLIR, ... Simpósio de Iniciação à Docência de Língua Portuguesa, 2011.

  • SOUSA, E. B. . O ciclo da cana-de-açúcar, de José Lins do Rego: uma mega-narrativa em nova perspectiva temporal. In: XIII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2009. XIII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UERN, 2009.

  • SOUSA, E. B. . As múltiplas vozes em Fogo Morto e seu diálogo com vozes de outras narrativas do ciclo da cana-de-açúcar. In: I CECLIT - Colóquio de Estudos Críticos da Literatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2009. I CECLIT - Colóquio de Estudos Críticos da Literatura, 2009.

  • SOUSA, E. B. . O Mito trágico e suas novas configurações no drama contemporâneo. In: II FIPED - Fórum Internancional de Pedagogia, 2009, Campina Grande. II FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2009.

  • MARTINS, Sara Fernandes ; SOUSA, E. B. . Análise da Onisciência Seletiva no Capítulo Baleia de Vidas Secas, aplicada à sala de aula. In: I Encontro de Iniciação à Prática Docente: experiências e práxis no Programa de Monitoria, 2009, Cajazeiras/PB. I Encontro de Iniciação à Prática Docente: experiências e práxis no Programa de Monitoria, 2009.

  • Anderson Amyel Crispim da Silva ; SOUSA, E. B. . O Ciclo da cana-de-açúcar: a mega-narrativa de José Lins do Rego. In: I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional, 2009, Cajazeiras/PB. I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional. Mossoró-RN: QUEIMA-BUCHA, 2009.

  • PAULINO, J. K. J. ; SOUSA, E. B. . A perspectiva de Carlos de Melo como um dos narradores da mega-narrativa do ciclo da cana-de-açúcar de José Lins do Rego. In: I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional, 2009, Cajazeiras/PB. I ENCLIR - Encontro de Literatura Regional. Mossoró-RN: QUEIMA-BUCHA, 2009.

  • SOUSA, E. B. . Do mito à literatura: as narrativas orais se transmudam em formas artísticas. In: I Colóquio Internacional de História da UFCG, 2008. I Colóquio Internacional de História da UFCG. Campina Grande-Pb..

  • ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA ; SOUSA, E. B. . Brasil: paraíso pintado na estética barroca de Rocha Pita. In: I Colóquio Internacional de História da UFCG, 2008. I Colóquio Internacional de História.

  • SOUSA, E. B. . A decadência da família patriarcal e a urbanização da sociedade brasileira no drama A Moratória, de Jorge Andrade. In: XIII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2006, Mossoró. XIII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UERN, 2006.

  • SOUSA, E. B. . O pagador de promessas: tragédia nacional-popular. In: VII CCHLA - Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa/PB. Caderno de Resumos. João Pessoa/PB.: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2005. v. I.

  • SOUSA, E. B. . Fogo Morto: uma tragédia em três atos. In: VI Semana de Letras, 2003, João Pessoa/PB. Caderno de Resumos. João Pessoa/PB.: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2003. v. I.

  • SOUSA, E. B. . A construção do trágico em Fogo Morto: a trajetória do mestre José Amaro. In: VI CCHLA - Conhecimento em Debate, 2002. Caderno de Resumos. João Pessoa/PB.: Editora da Universidade Federal da Paraíba. v. I.

  • SOUSA, E. B. . A leitura e a escrita: o prazer do texto e a formação do leitor literário. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . A poesia como visão e expressão do eu no mundo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . As Geografias do espaço vivido e do entre-lugares na perspectiva literária. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . A literatura em crise: o conceito, a crítica e o ensino. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . O mito e a lenda na literatura: atualizações temáticas e novas formas de encantamento. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . José Lins do Rego: o romance e a arte de contar histórias. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . A terra, o homem e a luta no Sertão: ensaios de literatura regional na educação geográfica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Possibilidades de atuação de um Profissional de Letras no mercado de trabalho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Morte e Vida Severina: o rosário da morte e o auto da esperança. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, C. G. ; SOUSA, E. B. . Por que ler literatura? Da cosmogonia à internet. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, C. G. ; SOUSA, E. B. . Retrospectiva dos momentos marcantes de 2020. Cultura, Arte, Literatura, Política. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Linguagem e ideologia: representações possíveis entre língua e literatura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Da ação à metalinguagem: ainda há espaço para o herói no drama?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Metalinguagem e ação: os impasses do drama contemporâneo em Samuel Beckett. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Da ação à metalinguagem: ainda há espaço para o herói no drama?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Literatura e Ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Literatura e Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, E. B. . O cangaço como manifestação da honra, da vingança e da violência nos romances Pedra Bonita e Cangaceiros, de José Lins do Rego. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Literatura e ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . O mito, a história e o imaginário da 'Beata Maria do Egito', de Rachel de Queiroz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . As várias formas de mudar o Brasil: protagonismo e garantia de direitos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . A música e a narrativa popular na sala de aula: uma proposta de leitura do Auto da Catingueira, de Elomar, no ensino básico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Signo e Ideologia em Bakhtin: implicações discursivas para as práticas no ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . A crítica integrativa do texto literário: sugestões para o estudo da literatura no ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . O épico e o trágico em A morte de um caixeiro viajante: rupturas e permanências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Literatura e Ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Vinícius: vida, música e poesia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Vinícius em pauta: 100 anos de música e poesia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. B. . Produção de texto: ninguém nasce escritor; torna-se. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, E. B. . Do mito à literatura: as narrativas orais se transmudam em formas artísticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, E. B. . O oráculo e o pesadelo. São Paulo/SP: Editora Cajuína, 2023 (Conto).

  • SOUSA, E. B. . A Dança dos Poemas. Cachoeira dos Índios, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUSA, E. B. . As múltiplas feições do sertão de Guimarães Rosa. João Pessoa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUSA, E. B. . Crônicas, contos e odes à antiga Pombal. João Pessoa, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

SOUSA, E. B. . Memorial de um Platonista: Eleazar Magalhães Teixeira. 2021.

SOUSA, E. B. ; ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA ; Manoel Freire Rodrigues . Heróis, anti-heróis e impasses da modernização em romances regionalistas brasileiros. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUSA, E. B. ; CAMPOS, D. V. L. . O teatro de Chico Buarque de Holanda. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . O mito literário na sala de aula. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. ; CAMPOS, D. V. L. . O coronel e o cangaço no cordel e no cinema. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . Forma romanesca e matéria épica: cangaço e messianismo no sertão de José Lins do Rego. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . Literatura e Cangaço: justiça, honra, vingança e traição nos romances Pedra Bonita e Cangaceiros, de José Lins do Rego. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . A literatura na sala de aula: estudos sobre mito e forma literária. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . Formas Simples na Sala de Aula: o mito, a fábula, a lenda e o conto maravilhoso: o que são e para que servem?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . Na sala de aula: o diálogo possível entre história, literatura e ideologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . Mito e Sociedade na Literatura. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . O mito na literatura: Gênesis e Apocalipse: mito de fundação e idade de ouro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . O traidor, o malandro e o artista popular no teatro de Chico Buarque de Holanda.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, E. B. . O ciclo da Cana-de-açúcar: uma mega-narrativa de Lins do Rego. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . A mega-narrativa de José Lins do Rego, um estudo de literatura e sociedade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . Pepercussões do mito trágico no drama de Arthur Miller. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, E. B. . O conto atípico de Machado de Assis. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . A Poética de Aristóteles e a tragédia contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . Refazendo o Nordeste: dialogismo e metalinguagem em letras do tropicalismo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, E. B. . A persistência do mito trágico e suas novas definições no drama contemporâneo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, E. B. . A teoria e a crítica na leitura de narrativas literárias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, E. B. . A mitologia grega na literatura ocidental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Mito e sociedade na literatura: o ciclo do misticismo e do cangaço de José Lins do Rego., Descrição: O presente projeto de pesquisa, intitulado Mito e sociedade na literatura: o ciclo do misticismo e do cangaço de José Lins do Rego, tem como objeto de pesquisa a constituição do mito-messianismo e a configuração do herói épico e problemático nos romances Pedra Bonita e Cangaceiros, de José Lins do Rego. O estudo desses elementos faz-se a partir da análise do discurso do narrador e dos personagens, especialmente a onisciência seletiva múltipla e o discurso indireto livre ligados a estes, e as reiterações levadas a efeito por aquele. Os teóricos em que se apoia tal pesquisa são Candido (1998; 2000), Georg Lukács (2000), Northrop Frye (1957), Mircea Eliade (1992), Gerard Genette (1995) e Norman Friedman (2002). Projeto vinculado ao GPLLE - Grupo de Pesquisa em Linguagem, Literatura e Ensino, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elri Bandeira de Sousa - Coordenador / Nelson Eliezer Ferreira Junior - Integrante.

  • 2008 - 2009

    O ciclo da cana-de-açúcar: a mega-narrativa de José Lins do Rego, Descrição: A pesquisa procura comprovar que vários elementos comuns como espaço, narradores, personagens e eventos fazem dos romances do ciclo da cana-de-açúcar, de José Lins do Rego, uma mega-narrativa. Nesta primeira etapa, a pesquisa se limita aos romances Fogo morto, Menino de engenho e Doidinho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elri Bandeira de Sousa - Coordenador / Anderson Amyel Crispim da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    A perspectiva de Carlos de Melo como um dos narradores da mega-narrativa do ciclo da cana-de-açúcar, de José Lins do Rego, Descrição: A presente pesquisa procura mostrar que, embora a voz narrativa dos romances Menino de engenho, Doidinho e Bangüê seja a mesma, muda a perspectiva. O adulto Carlos de Melo cede ao ponto de vista do menino Carlinhos (o próprio Carlos de Melo em Menino de engenho) e do adolescente de Doidinho. Só em Bangüê o tempo da narração coincide com o tempo da narrativa, quando o narrador-protagonista narra eventos que lhe são recentes e sob uma ótica diferente da dos romances anteriores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elri Bandeira de Sousa - Coordenador / José Kelson Justino Paulino - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Caracterização e evolução de Carlos de Melo, protagonista dos romances Menino de engenho, Doidinho e Bangüê, de José Lins do Rego, Descrição: A pesquisa procura identificar os caracteres permanentes (já presentes na primeira narrativa) e os que se acrescentam na evolução do protagonista Carlos de Melo nas narrativas seguintes. Interessa anotar a coerência com que o personagem se constitui e a focalização interna - já que se trata de narrador-protagonista que não só age, mas narra as próprias ações e reflete sobre elas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elri Bandeira de Sousa - Coordenador / Dionísia da Silva Barros - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Campina Grande. , Rua Sérgio Moreira de Figueiredo, sn, Alto das Populares, 58900-000 - Cajazeiras, PB - Brasil, Telefone: (083) 35314300, Fax: (083) 35313046, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - 2006

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Solicitei exoneração em virtude de aprovação em concurso e nomeação como professor de Teoria Literária e Literatura de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores - Cajazeiras/Pb.

2006 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2013

    Ensino, Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Ensino

  • 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Extensão e Pesquisa da UAL/CFP/UFCG.

  • 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Colegiado de Curso da Especialização em Estudos Literários da UAL/CFP/UFCG.

  • 11/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Letras do CFP/UFCG.

  • 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores.,Cargo ou função, Conselheiro Titular na Câmara Superior de Pesquisa e Extensão do Conselho Universitário da UFCG.

  • 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Componente da Comissão Examinadora para a Seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Estudos Literários.

  • 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores.,Cargo ou função, Membro Titular do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) do CFP.

  • 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores.,Cargo ou função, Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CFP/UFCG.

  • 07/2010

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Letras do CFP/UFCG.

  • 04/2010

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Especialização em Estudos Literários.

  • 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão e Pesquisa da UAL/CFP/UFCG.

  • 05/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Comissão de Consulta Eleitoral para as Coordenações da UAL/CFP/UFCG para o biênio maio/2008 a maio/2010.

  • 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Letras.

  • 05/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Geografia.

  • 05/2025 - 07/2025

    Ensino, PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Ensino

  • 03/2024 - 05/2024

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Clássica, Teoria da Literatura II

  • 03/2024 - 04/2024

    Ensino, Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Ensino

  • 08/2023 - 09/2023

    Ensino, Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Ensino

  • 11/2022 - 12/2022

    Ensino, PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Ensino

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Clássica, Teoria da Literatura I, Teoria da Literatura II

  • 10/2015 - 10/2015

    Ensino, PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura do Texto Literário

  • 06/2008 - 02/2013

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Coordenador da Área de Literaturas de Língua Portuguesa.

  • 09/2010 - 12/2012

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Coordenador da Especialização em Estudos Literários da UAL/CFP/UFCG.

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, Literatura Brasileira I

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, Teoria da Literatura I, História das Literaturas

  • 10/2010 - 10/2010

    Ensino, Curso de Especialização em Estudos Literários, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria e Análise do Texto Literário

  • 09/2010 - 09/2010

    Ensino, Curso de Especialização em Estudos Literários, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Natureza e Funções da Literatura

  • 04/2010 - 06/2010

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEL - Tópicos Especiais em Literatura Dramática: o trágico e a tragédia

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, Teoria da Literatura I, Estilística

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, História das Literaturas (Turma 1), História das Literaturas (Turma 2)

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, História das Literaturas (Turma II), História das Literaturas (Turma I)

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Teoria da Literatura II, Literatura Portuguesa III, Estilística

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, Literatura Brasileira I, Literatura Portuguesa III, Estilística

  • 10/2008 - 03/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura brasileira I, Teoria da Literatura II, Literatura Portuguesa III, Estilística

  • 10/2008 - 02/2009

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística, Literatura Portuguesa III, Teoria da Literatura II

  • 05/2008 - 09/2008

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura II, Estilística, História das Literaturas

  • 10/2007 - 04/2008

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa III, História das Literaturas

  • 10/2007 - 11/2007

    Ensino, Curso de Especialização em Estudos Literários, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos e Abordagens do Texto Literário

  • 05/2007 - 09/2007

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Literaturas

  • 05/2007 - 09/2007

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira II

  • 05/2007 - 09/2007

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa III

  • 03/2007 - 07/2007

    Direção e administração, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Assessor de Extensão.

  • 05/2007 - 05/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Simplificado para Monitoria 2007.

  • 01/2007 - 05/2007

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Latina

  • 01/2007 - 05/2007

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Literaturas

  • 01/2007 - 05/2007

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira III

  • 01/2007 - 01/2007

    Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira II

  • 01/2007 - 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Letras/CFP.,Cargo ou função, Membro da Comissão do Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização - em Estudos Literários.

1999 - 2002

Sistema Educacional Albert Einstein LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LITERATURA DO ENSINO FUNDAMENTAL

1988 - 1989

Governo do Estado da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Solicitei exoneração em virtude de possuir vínculo com a Caixa Econômica Federal, o que se configurava, conforme o Setor Jurídico da empresa, como acumulação indevida de cargo público.