Iasmin da Costa Marinho

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada a Faculdade de Educação do Campus de Itapipoca (FACEDI). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Doutorado em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE. Foi professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vinculada ao Departamento de Educação na área de Política e planejamento; Estágio em Espaço Escolar e Não Escolar (2017 - 2023). Foi professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Fortaleza (CE) (2016 - 2017). Foi diretora financeira e pedagógica da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão (ESFAPEGE) em Sobral (CE) (2015 - 2016). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha Estado, Sociedade e Educação. Doutora em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenou o Programa Brasil Alfabetizado no âmbito do município de Mossoró (RN). Foi formadora do eixo de Educação Infantil no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Auxiliou no desenvolvimento de pesquisas e eventos científicos em diversas instituições, quais sejam: Fundação Carlos Chagas (FCC); Fundação Vanzolini (FV); Fundação Victor Civita (FVC) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação comunitária (CENPEC). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES) na UERN. Integra o Núcleo Pedagógico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no âmbito do DGPE - Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais. É coordenadora geral do Programa Integração UECE em parceria com a SME/Fortaleza. Desenvolve pesquisas sobre Administração/Gestão Escolar; Políticas Educacionais, Desigualdades Educacionais e Formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2018 - 2022

Universidade Estadual do Ceará
Título: ESCOLAS SITIADAS: GESTÃO DAS DESIGUALDADES EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS DA CIDADE DE FORTALEZA (CE)
Sofia Lerche Vieira. Coorientador: Eloísa Maia Vidal. Bolsista do(a): Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, FUERN, Brasil.

Mestrado em Educação

2011 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Administração Escolar no Brasil (1935-1968): um campo em construção
Orientador: Romualdo Luiz Portela de Oliveira
, Ano de Obtenção: 2014.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

2007 - 2011

Universidade Estadual do Ceará
Título: Administração e Gestão Escolar: tensões e contradições
Orientador: Profª Drª Sofia Lerche Vieira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Educação online, Ambiente virtual de ensino/aprendizagem (AVEA) Moodle, C. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2020 - 2020

CURSO FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA VIRTUAL. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2020 - 2020

Revista científica: qualificação para novos editores. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2019 - 2019

Formação em EaD para Tutores e Professores Formadores UAB/UECE. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2013 - 2013

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DA EDUCAÇ. (Carga horária: 20h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.

2012 - 2012

Avaliação de políticas e programas educacionais. (Carga horária: 120h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.

2008 - 2010

Técnico de Segurança do Trabalho. (Carga horária: 1800h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desigualdades Escolares.

Organização de eventos

MARINHO, I. C. . Comissão Científica do VII Seminário Nacional do Ensino Médio e V Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade. 2022. (Outro).

MARINHO, I. C. . II Encontro do Projeto de Extensão UERN Vai à Escola - Educação e pobreza: forjando possibilidades e re (existências) no cenário pandêmico. 2021. (Outro).

MARINHO, I. C. . Comitê Científico do livro 'Formação de jovens pesquisadores na educação: práxis e resistências'. 2021. (Outro).

MARINHO, I. C. . Comitê Científico do XI Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae - Regional Nordeste e XI Encontro de Política e Administração da Educação da Anpae - Rio Grande do Norte. 2021. (Outro).

QUEIROS, E. C. M. ; MARINHO, I. C. . I Ciclo Formativo em Literatura e Infância. 2020. (Outro).

MARINHO, I. C. ; MUNIZ, L. B. . LIVE - Homeschooling no Brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização?. 2020. (Outro).

MARINHO, I. C. ; FREITAS, L. C. . LIVE - A Lógica Empresarial na Educação à serviço do retrocesso. 2020. (Outro).

MARINHO, I. C. ; VENCO, S. . LIVE - A precariedade do Trabalho Docente no Brasil. 2020. (Outro).

MARINHO, I. C. . LIVE - A BNCC da Educação Infantil no Brasil: efeitos, críticas e reflexões. 2020. (Outro).

MARINHO, I. C. ; CHAVES, E. R. M. . I Encontro do Projeto de Extensão UERN vai à Escola. 2020. (Outro).

MARINHO, I. C. ; SANTOS, Celiane Oliveira . I Diálogos da Educação Infantil e Infância de Mossoró (RN). 2019. (Outro).

MARINHO, I. C. . III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade e II Seminário Nacional de Avaliação de Cursos de Pedagogia. 2019. (Outro).

MARINHO, I. C. . VI Simpósio de Pós-Graduação em Educação e V Semana de Arte Educação. 2019. (Outro).

MARINHO, I. C. . Palestra Reflexões e experiências sobre os círculos de cultura de Paulo Freire. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Círculo de Estudo e Debate. 2022. (Outra).

VII SEMINÁRIO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (Anpae)/REGIONAL NORTE. 2021. (Seminário).

XI Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae ? Nordeste e o XI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação (ANPAE/RN).GESTÃO DAS DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO EM CENÁRIO PANDÊMICO: RECORTES DAS POLÍTICAS LOCAIS DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE. 2021. (Seminário).

XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, comemorativo dos 60 anos da entidade (1961- 2021). 2021. (Simpósio).

XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estado, Políticas e Gestão da Educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.GESTÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE A POLÍTICA ?MAPA EDUCACIONAL? DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ(RN). 2019. (Simpósio).

X Fórum Internacional de Pedagogia (X FIPED).EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: BREVE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA. 2018. (Outra).

VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional. A relação gestão escolar e desigualdades intraescolares: uma aproximação ao tema. 2015. (Congresso).

57th Annual Conference of the Comparative and International Education Society (CIES).The profile of the school principals in Brazil (1930-1960): revisiting some works" e "The action of the teachers syndicate in the state of Ceará in the strike movement of 2011. 2013. (Outra).

Seminário Acadêmico Internacional: Justiça pela qualidade na Educação ? Educação para a qualidade da Democracia. 2013. (Seminário).

CICLO DE DEBATES ?VINTE E CINCO ANOS DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL? - BLOCO 1. 2012. (Outra).

CICLO DE DEBATES ?VINTE E CINCO ANOS DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL? - BLOCO 2. 2012. (Outra).

GT5 (ANPED) Estado e Políticas Educacionais - RELAÇÕES PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO:. 2012. (Encontro).

Palestra Propriedade Intelectual e Direitos Humanos: o dilema do acesso ao ao conhecimento. 2012. (Outra).

VIII Encontro Regional da ANPAE-Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP.OS PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: REVISAO DE LITERATURA. 2012. (Encontro).

Bons Resultados no Ideb. 2011. (Seminário).

Educação em Angola e Moçambique: Descrição e Desafios. 2011. (Seminário).

I Jornada de Filosofia da Educação da FEUSP. 2011. (Outra).

Paulo Freire 90 anos: Educação como Ato Político, de Produção e de Conhecimento. 2011. (Encontro).

Seminário Internacional Singularidades - Inovação e Qualidade na Formação Inicial de Professores. 2011. (Seminário).

VIII - Semana da Educação - Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo". 2011. (Outra).

V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Bons Resultados no Ideb: superando metas. 2010. (Congresso).

VI Seminário Regional de Política e Administração em Educação do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração em Educação - PB (ANPAE/NE).FORMAÇÃO INICIAL EM DEZ MUNICÍPIOS COM BONS RESULTADOS NO IDEB. 2010. (Seminário).

X Encontro de Pós-graduação e Pesquisa.Vigiar é preciso: a tônica da inspeção do ensino no Ceará na virada do século XIX para o século XX. 2010. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Esino (ENDIPE).GESTÃO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS CEARENSES:UMA CORRIDA POR RESULTADOS NO IDEB?. 2010. (Encontro).

XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa.Bons Resultados no Ideb: estudo exploratório nos municípios de Sobral e São Gonçalo. 2010. (Encontro).

XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa.Formação de professores: diálogo com fontes oficiais. 2010. (Encontro).

19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Gestão e Sucesso Escolar: vozes sobre a direção. 2009. (Encontro).

19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O Ensino Primário e os Professores no Ceará: Império e Primeira República. 2009. (Encontro).

19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

2º Compartilhando. 2009. (Outra).

Fórum Mundial de Educação. 2009. (Outra).

Fórum Social Mundial. 2009. (Outra).

IX Encontro de Iniciaçáo Científica e Tecnológica - IX ENICIT.Ensino Primário e Professores no Ceará: o que as fontes revelam. 2009. (Encontro).

Seminário Leitura e Construção do Conhecimento na Universidade. 2009. (Seminário).

XIV Semana Universitária - Universidade, Estado e Sociedade.Ensino Superior no Ceará da Ditadura Militar. 2009. (Outra).

"Educação de Qualidade: Direito Nosso, Dever do Estado". 2008. (Seminário).

1º Compartilhando - Encontro de Práticas Sócio-Construtivistas. 2008. (Outra).

V Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará - XIII Semana Universitária da UECE.Professores do Ensino Primário no Ceará da Primeira República. 2008. (Outra).

XXVII Encontro de Iniciação Científica.Os Professores do Ensino Primário nos Relatórios Provinciais no Segundo Reinado do Ceará. 2008. (Encontro).

Diretrizes educacionais globais e tendências locais. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: FRANCISCO HÉLIO DE OLIVEIRA RODRIGUES

SOUZA, A. S.; MEDEIROS, A. M. S.; ANDRADE, M. E.; VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.. POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL DE MOSSORÓ/RN: AVALIAÇÃO POLÍTICA DOS INSTRUMENTOS NORMATIVOS E OS RESULTADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros

MEDEIROS, A. M. S.; SOUZA, A. S.; CHAVES, E. R. M.; VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.. GESTÃO ESCOLAR E TERRITÓRIO: REFLEXÕES SOBRE DESIGUALDADE EDUCACIONAL EM ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA (CE). 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maíra Moreira Prudêncio

VIDAL, E. M.; ALVES, F. A. F.;MARINHO, I. C.. Principais estratégias adotadas por gestores escolares de um município cearense em prol dos resultados do SAEB 2019. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Karuline Maria Fernandes de Carvalho

VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.; SILVA, M. A.. Escolas de tempo integral de ensino fundamental da rede municipal de Fortaleza: efeitos educacionais na comunidade escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonio Sérgio Barbosa da Silva

VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.; MEDEIROS, G. K. F.. A Política de Accountability e os impactos do SPAECE na atuação dos professores de 5º e 9º anos das disciplinas não avaliadas no ensino fundamental do município de Canindé, Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Océlio Fernandes Pereira

MARINHO, I. C.VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia. GESTÃO E LIDERANÇA ESCOLAR: RESULTADOS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Veranice Franco Gomes

VIDAL, Eloísa Maia; MEDEIROS, A. M. S.;MARINHO, I. C.. A Gestão Escolar nas escolas de tempo integral e de tempo parcial na rede municipal de Fortaleza: contributos para melhoria dos resultados. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ilma Ribeiro de Lima

VIDAL, Eloísa Maia; SANTOS, J. M. C. T.;MARINHO, I. C.. Trajetória Acadêmica e Profissional: o perfil dos egressos de escolas de tempo integral do município de Fortaleza. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros

MEDEIROS, A. M. S.; SOUZA, A. S.;MARINHO, I. C.; BARBOSA, J. G.; VIDAL, E. M.. GESTÃO ESCOLAR E VULNERABILIDADE SOCIAL. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elainny Patrícia Lima Barros

VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.; MEDEIROS, G. K. F.. Condições de trabalho em escolas de tempo integral de ensino fundamental II em Fortaleza: o que declaram os gestores e professores. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonio Sérgio Barbosa da Silva

VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.; MEDEIROS, G. K. F.. A Política de Accountability e os impactos do SPAECE na atuação dos professores de 5º e 9º anos das disciplinas não avaliadas no ensino fundamental do município de Canindé, Ceará. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fernanda Maciel de Almeida

VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.; MEDEIROS, G. K. F.. Experiência em tempo integral: uma análise sobre os programas de ampliação de jornada escolar no município de Fortaleza. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Karuline Maria Fernandes de Carvalho

VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.; SILVA, M. A.. Escolas de tempo integral de ensino fundamental da rede municipal de Fortaleza: efeitos educacionais na comunidade escolar. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maíra Moreira Prudêncio

VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.; ALVES, F. A. F.. Principais estratégias adotadas por gestores escolares de um município cearense em prol dos resultados do SAEB 2019. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: FRANCISCO HÉLIO DE OLIVEIRA RODRIGUES

SOUZA, A. S.; MEDEIROS, A. M. S.; ANDRADE, M. E.; VIDAL, E. M.;MARINHO, I. C.. LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: ENTRE O POSTO NA LEI E O PRATICADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Karina de Bessa Barros

SILVA, A. B.; MACEDO, S. M. F.;MARINHO, I. C.. OBJETIVO E USO DOS RESULTADOS DO SIMAIS: LIMITAÇÕES, OBSTÁCULOS E DESAFIOS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Políticas e Práticas da Educação Escolar) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Jaqueline de Morais Silva

SANTOS, Celiane Oliveira;MARINHO, I. C.. A LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGO ENTRE AS LINGUAGENS PARA A CONSTRUÇÃO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANA CECILIA MOREIRA GONÇALVES

COSTA, M. Z.;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. Família e escola: uma aproximação necessária. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Cláudia Raquel Alves

COSTA, M. Z.;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. O papel do Coordenador Pedagógico no contexto das avaliações externas do Ensino Médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: FLAVIANA PAIVA LEITE

COSTA, M. Z.;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. Inclusão digital dentro da escola: uma ponte entre o real e o ideal. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisco Jackson Dantas

COSTA, M. Z.;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. O uso das tecnologias na escola: desafios e possibilidades. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisco Petrôniio de Sousa

MELO, Maria Noraelena Rabelo;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. O ensino em tempo integral e sua relação para uma possível melhoria dos índices educacionais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: PAULA PEREIRA ALVES

COSTA, M. Z.;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. O papel do Coordenador Pedagógico: entre a realidade e a prática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: RAFAELA CUNHA DIÓGENES

COSTA, M. Z.;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. Avaliação Escolar: um estudo do processo avaliativo para obtenção de notas da escola de Ensino Médio Profissionalizante de Jaguaribe. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: ROSA MARIA GUEDES DAS NEVES

COSTA, M. Z.;MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.. Formação Continuada na escola e Gestão Educacional: qual é o lugar da Coordenação Pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: ANTÔNIA CLÁUDIA BEZERRA

MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.; COSTA, M. Z.. A coordenação Pedagógica frente ao currículo da escola: um estudo de caso na EMEIEF Fenelon Bezerra. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francirene Alves Lopes

MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.; COSTA, M. Z.. A importância da Gestão Democrátia para o sucesso da instituição escolar: uma revisão de bibliografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lucyana Pessoa de Morais

MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.; COSTA, M. Z.. A contribuição do Conselho Escolar na Gestão Democrática: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Antonieta Cals de Oliveira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Marília Paula Magalhães Guerra

MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.; COSTA, M. Z.. Formação e Construção da identidade dos diretores escolares: uma breve revisão sobre o tema. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: RAQUEL DE LIMA SILVA DIAS

MARINHO, I. C.; LOTFFI, R. C. R.; COSTA, M. Z.. O Planejamento Educacional: um estudo de caso no município de Pereiro-CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Carla Cristiane Pinheiro

LOTFFI, R. C. R.;MARINHO, I. C.; COSTA, M. Z.. Desafios Da Gestão Escolar: Orquestrando As Ações Pedagógicas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Érika Maria Moreira Bessa

LOTFFI, R. C. R.;MARINHO, I. C.; COSTA, M. Z.. A Avaliação Externa no Contexto da Avaliação Interna da EEEP Prof.ª Maria Célia Pinheiro Falcão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisca Lidiane Alves Pinheiro

LOTFFI, R. C. R.;MARINHO, I. C.; COSTA, M. Z.. Avaliação: estudo de caso sobre recuperação paralela. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Kátia Laene Pinheiro

LOTFFI, R. C. R.;MARINHO, I. C.; COSTA, M. Z.. Avaliações Externas: Reflexões sobre o uso dos resultados nas práticas pedagógicas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria José Morais Honório

LOTFFI, R. C. R.;MARINHO, I. C.; COSTA, M. Z.. O Coordenador Pedagógico Frente à Formação Continuada de Professores de Português do Ensino Fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Larissa da Conceição Gomes de Almeida

SILVA, A. B.; OLIVEIRA, M. R. A.;MARINHO, I. C.. Avaliação e responsabilização educacional no município de Tenente Ananias-RN: uma análise do Programa Aluno Nota 10. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssica Monte de Lima Jacôme

SILVA, A. B.; OLIVEIRA, M. R. A.;MARINHO, I. C.. Sentimentos e ações antes e depois da premiação do Programa Aluno Nota 10 sob a perspectiva de professores da rede municipal de Tenente Ananias- RN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Márcia Maria Lira de Mesquita

MEDEIROS, A. M. S.; SOUZA, A. S.;MARINHO, I. C.. GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR: A TOMADA DE DECISÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: JESSICA VANESSA MENEZES FERNANDES DE MEDEIROS

SANTOS, Celiane Oliveira; QUEIROS, E. C. M.;MARINHO, I. C.. A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA CRECHE: O QUÊ? COMO? QUANDO?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carla Katilyanne da Silva Santos

SANTOS, Celiane Oliveira; URBAN, S. P.;MARINHO, I. C.. O TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS NA ÚLTIMA DÉCADA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nayara Camila Silvestre Alves

CHAVES, E. R. M.;MARINHO, I. C.; URBAN, S. P.; LIMA, A. L. B.. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ENQUANTO ALTERNATIVA CONTRAHEGEMÔNICA NO ROL DAS PEDAGOGIAS NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: THAIANE EMÍLIA BARBOSA FERNANDES

QUEIROS, E. C. M.; GADELHA, A. C.;MARINHO, I. C.. A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS (LAPE) NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UERN: APROXIMAÇÕES E PROCESSOS EM CURSO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Carolina Costa Guimarães

OLIVEIRA, M. B.; OLIVEIRA, M. B.;MARINHO, I. C.. INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA PRODUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana Nardine Costa Souza

SILVA, A. B.; SILVA, C. A.;MARINHO, I. C.. A Experiência de Avaliação Institucional do Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Norte. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Érika Letícia de Almeida Silva

MARINHO, I. C.; CHAVES, E. R. M.; BRAGA, F. S.; MEDEIROS, W. N.. ?TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ (RN)?,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Débora Raquel Araújo Silva

MARINHO, I. C.; SOUZA, A. S.; CHAVES, E. R. M.. ?O PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: ESTUDO DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB (2007 - 2017)?,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ariceli Brenda da Silva Dantas

MARINHO, I. C.; SANTOS, Celiane Oliveira; OLIVEIRA, M. B.. ?A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: O CASO DA FE/UERN (MOSSORÓ-RN) ?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marina Alice Gurgel de Lima

BARBOSA, S. M. C.; FREIRE, S. H. S. L. M.;MARINHO, I. C.. A EMANCIPAÇÃO DE GÊNERO E O FEMINISMO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO DISCURSO DE ESTUDANTES DA UERN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aurea Danielly Bezerra da Costa Oliveira

MARINHO, I. C.; FREIRE, S. H. de S. L.; LIMA, N. R.. ?NARRATIVAS DE SI E FORMAÇÃO DOCENTE: VOZES DE PEDAGOGAS MOSSOROENSE?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alana Jéssica Paulino Gomes

SANTOS, Celiane Oliveira;MARINHO, I. C.; QUEIROS, E. C. M.. RETRATOS DA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO AGENTE DE LEITURA EM MOSSORÓ (RN). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: JÚLIA AMÉLIA DE SOUZA SAMPAIO BARROS LEAL DE OLIVEIRA

SANTOS, Celiane Oliveira;MARINHO, I. C.; LIMA, N. R.. O EXERCÍCIO DE SER CRIANÇA NO ASSENTAMENTO OSIEL ALVES: A INFÂNCIA SOB O OLHAR DOS SEM TERRINHAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: TASSIA CAMILA MARTINS CUNHA

MARINHO, I. C.; OLIVEIRA, M. B.; SANTOS, Celiane Oliveira; SOUZA, S. S.. ?MÃES, UNIVERSITÁRIAS E TRABALHADORAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA (FE-UERN)?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carina Beatriz de Oliveira Morais

MARINHO, I. C.; LIMA,Érika Roberta Silva; CHAVES, E. R. M.. ?A EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA E VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN)?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luana Sayuria Feitoza do Vale Bezerra

SOUZA, A. S.; AMORIM, G. C. C.;MARINHO, I. C.. O USO DE PREMIAÇÕES PARA UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MOSSORÓ-RN: UM ESTUDO DO PRÊMIO 14º SALÁRIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria José de Melo Fernandes

OLIVEIRA, M. B.;MARINHO, I. C.; MARINHO, Z.. LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Nº 2717 DE DEZEMBRO DE 2010: PRODUÇÕES E SENTIDOS NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ (RN). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Helena Larissa de Brito Freitas

SANTOS, Celiane Oliveira; QUEIROS, E. C. M.;MARINHO, I. C.. MODELOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: A NATUREZA EM FOCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Barbbára Allicce dos Santos Costa da Silva

SOUZA, A. S.; MATIAS, M. M. C.;MARINHO, I. C.. CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL DE MOSSORÓ-RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ÉRICKA LARISSA PEREIRA FREITAS

MARINHO, I. C.; CHAVES, E. R. M.; SANTOS, Celiane Oliveira. ?ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE NA FE-UERN: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR REGENTE E ESTAGIÁRIO?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Neurenice Samia de Oliveira Silva

CHAVES, E. R. M.;MARINHO, I. C.; LIMA, E. R. S.. O IDEAL INCLUSIVISTA DE EDUCAÇÃO E OS LIMITES NEOLIBERAIS À CONCRETIZAÇÃO DA META DE INCLUSÃO DO PNE 2014-2024. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: DANIELLE CAROLINE DE SOUZA LOURENÇO

SOUZA, A. S.;MARINHO, I. C.; OLIVEIRA, M. B.. A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UERN POR ALUNOS DO SEXO MASCULINO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sabrina Pascale da Silva Soares

SANTOS, Celiane Oliveira;MARINHO, I. C.; CHAVES, E. R. M.. BEBÊS, CRIANÇAS BEM PEQUENAS E LITERATURA: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO NOS ANOS DE 2009 A 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isabele Maria Santos Lima e Silva

CHAVES, E. R. M.;MARINHO, I. C.; LIMA, E. R. S.. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: MAIS UM REFLEXO DA POLÍTICA DO ESTADO AVALIADOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUANA DOS SANTOS LOUREIRO MARTINS

SANTOS, Celiane Oliveira;MARINHO, I. C.; VIEIRA, Antônia Maira Emelly. LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alarice Vanessa Costa de Menezes

MARINHO, I. C.; VIEIRA, Antônia Maira Emelly; SILVA, F. N.. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO BERÇÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MOSSORÓ/RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Norma Duarte da Silva

MARINHO, I. C.; SOARES, F. M. G. C.; ALBUQUERQUE, E. M.. RECURSOS MOBILIZADORES QUE INFLUENCIAM A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Santíssima da Trindade Paiva

MARINHO, I. C.; ALBUQUERQUE, E. M.; SANTOS, Celiane Oliveira. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CRESCHES NO BRASIL ? UMA ANALISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: SUZANA MICHELLE MEDEIROS

MARINHO, I. C.; SANTOS, Celiane Oliveira; SILVA, F. N.. Alfaberização e Letramento nas Políticas de Educação: breve revisão conceitual e documental sobre o tema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Orientou

DANIELA ALVES BRAGA

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SALAS DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO ÉTICO DAS TECNOLOGIAS; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Larissa Raquel da Silva Alves

Gestão da Qualidade Socialmente Referenciada em Fortaleza (CE); Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

JENIFFER FERNANDES TELES

FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES A PARTIR DO PARADIGMA DA SOCIOMATERIALIDADE: REFLEXIVIDADE PRÁTICA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA-FORMAÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPOS SALES/ CE; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

TCHERNO SADO CANTÉ

DESARTICULAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO PÚBLICO NA GUINÉ-BISSAU: IMPACTOS SOCIOEDUCATIVO; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

MARIA VANUSA SOUSA MELO

POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS LOCALIZADAS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE ITATIRA-CE; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Patrícia Félix Duarte

A política de formação docente na rede municipal de educação de Fortaleza (CE) no período de 2017 a 2024; Início: 2024; Tese (Doutorado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

REGINA KELLY DOS SANTOS

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DEBATE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ?INCLUSÃO EM FOCO? DO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL (RN); ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DIÁLOGO ENTRE AS LINGUAGENS PARA A CONSTRUÇÃO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

ANTÔNIA CLÁUDIA BEZERRA

A coordenação Pedagógica frente ao currículo da escola: um estudo de caso na EMEIEF Fenelon Bezerra; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Francirene Alves Lopes

A importância da Gestão Democrátia para o sucesso da instituição escolar: uma revisão de bibliografia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Lucyana Pessoa de Morais

A contribuição do Conselho Escolar na Gestão Democrática: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Antonieta Cals de Oliveira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Marília Paula Magalhães Guerra

Formação e Construção da identidade dos diretores escolares: uma breve revisão sobre o tema; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

RAQUEL DE LIMA SILVA DIAS

O Planejamento Educacional: um estudo de caso no município de Pereiro-CE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica (UAB/UECE)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Alex dos Santos Guimarães

POLICIA MILITAR, CIÊNCIA E PROFISSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS NA POLICIA MILITAR DO CEARÁ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

ANTONIO ALMEIDA FREIRE NETO

POLÍCIA COMUNITÁRIA DO CEARÁ ? IMPLICAÇÕES DE SUA IMPLEMENTAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

ANTONIO RONILSON DA SILVA NASCIMENTO

ABORDAGEM POLICIAL E O COMPORTAMENTO DO ABORDADO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Arthur Felipe Chagas Rubens

A MEDIÇÃO DE CONFLITOS COMO UM INSTRUMENTO DE AUXÍLIO PARA INTERVENÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES NOS CONFLITOS INTERPESSOAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Artur Solano Leite

A GARANTIA DA SEGURANÇA PÚBLICA: PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NO BRASIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Breno Timbó Magalhães Bizarria

O ISOLAMENTO COMO FONTE DE RESSOCIALIZAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Eduardo Ramos

A IMPORTÂNCIA DE UM PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO POLICIAL ESPECIALIZADA PARA PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

José Maria Costa Júnior

AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O USO PROGRESSIVO DA FORÇA COMO FERRAMENTAS PARA A PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA HUMANA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

JOSÉ WELLINGTON SOARES DA COSTA

POLICIAMENTO MOTORIZADO SOB ?DUAS RODAS?: UTILIZAÇÃO DAS MOTOCICLETAS NA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Rommel Arrais Leite

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO JURÍDICO PARA O POLICIAL MILITAR DO CEARÁ NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Virginia Barros da Rocha

POLÍCIA COMUNITÁRIA NO CEARÁ: O PROGRAMA RONDA DO QUARTEIRÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Marcos Francisco de Souza

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Maxmiliano de Souza Medeiros

AS RESTRIÇÕES DE DIREITOS IMPOSTAS AO CIDADÃO MILITAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

ANDRÉ HENRIQUE DE ARAÚJO GAYA

O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLIAS EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL: PROIBIR OU LIBERAR?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

BRUNNO ALÔNSO SOUZA ARAÚJO

DIREITO HUMANO À SAÚDE: LEITURA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL DO DIREITO HUMANO À SAÚDE FRENTE ÀS NEGATIVAS DE ATENDIMENTO POR PARTE DOS PLANOS DE SAÚDE COM ENFASE NOS CASOS DE DOENÇAS PREEXISTENTES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

FELIPE AMORIM MONTE LINHARES

A PRISÃO EM FLAGRANTE, UM PRISMA DA SEGURANÇA PÚBLICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

JEAN DABIN PASSOS BEZERRA GRANJA

ESTRESSE NO TRABALHO DA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

LUIZ LUDUVICO DE ANDRADE NETO

INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA E NOVOS MECANISMOS DE INVESTIGAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Thiago Mário Vieira Sampaio

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER (LEI 11; 340/2006); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

WILLKER PEREIRA LOPES

A PROVA ILÍCITA, MÁCULA AO TRABALHO POLICIAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

AILTON DO NASCIMENTO BARBOSA

AS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS DISCIPLINARES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE APLICADAS AOS MILITARES ESTADUAIS EM FACE DOS DIREITOS PREVISTOS NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Cleiton Silva de Castro

ATUAÇÃO POLICIAL MILITAR, O USO LEGAL DA FORÇA E O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVA INSTITUCIONAL X PERSPECTIVA SOCIAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Felipe Marques Beserra

POLÍCIA JUDICIÁRIA E INVESTIGAÇÃO DIRETA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

JARDEM FÉLIX DE MOURA

O PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE DA PENA NA APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÕES PENAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Mariane Araújo Lima de Almeida

CRIMINOLOGIA E SEGURANÇA PÚBLICA: UM BREVE PARALELO ENTRE AS ESCOLAS CRIMINOLÓGICAS E SUA VISÃO DO PÚBLICO FEMININO CRIMINOSO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

FLÁVIO EDUARDO CAVALCANTE LIMA VERDE JUNIOR

A IMPORTÂNCIA DAS PENAS ALTERNATIVAS NA REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

HILDO PAULO DOS SANTOS FILHO

ASPECTOS LEGAIS DA ABORDAGEM POLICIAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA SEGURANÇA PÚBLICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Gilmar da Silva Pereira

POLÍCIA INTERATIVA: A COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

JOSÉ EVERARDO BEZERRA DE OLIVEIRA JÚNIOR

A DIGNIDADE HUMANA SOB O ENFOQUE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Luziane Pereira Freire

A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PARA A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Bruno Leitão Oliveira

POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL E CEARÁ: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos) - FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Sandra Madeira de Sousa

O papel da Gestão Pedagógica na Elaboração e Implantação de Projetos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Escolar) - Faculdade Latino Americana de Educação; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Maria Gilvania Bezerra Cavalcante

O Projeto Político Pedagógico da Escola como ferramenta de Gestão Democrática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Escolar) - Faculdade Latino Americana de Educação; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Ana Adília Rodrigues

Direito à Educação uma construção Histórica e Política no Brasil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Escolar) - Faculdade Latino Americana de Educação; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Francisca Evelânia Martins Linhares

O Pedagogo e sua influência no desenvolvimento da criança da Educação Infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Escolar) - Faculdade Latino Americana de Educação; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

MARIA DAS DORES DA SILVA

O Trabalho do Professor de Ensino de Jovens e Adultos no 1º e 2º segmentos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Escolar) - Faculdade Latino Americana de Educação; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Willame Anderson Simões Rebouças

ACESSO E PERMANÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAP+ AO ENSINO SUPERIOR: A VOZ DA REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DA UERN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Juana Terumi Herculano Tatsukawa

CRIANÇAS DO ACAMPAMENTO CIRILO DE OLIVEIRA NA LUTA PELA TERRA: (RE) EXISTÊNCIAS POLÍTICAS EM CENÁRIOS DE TIRANIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Thaís Mikaelly da Silva Silveira

O IMPACTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Joseneuma Leite Silvério

DOCUMENTAÇÃO OU AVALIAÇÃO, O QUE SE FAZ NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? PERCEPÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Lídia Maria Cavalcante de Moura

RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RETRATOS/RELATOS EM CONTEXTO PANDÊMICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros

Retratos e perspectivas do Perfil do gestor escolar em contextos de pobreza: olhares que se entrecruzam; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Ana Paula de Freitas

A imagem de avaliação da aprendizagem sob a perspectiva dos discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: retratos em vertigem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Naara Viktória Menezes de Melo

RELAÇÕES ENTRE AS EXPECTATIVAS DOCENTES E AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MOSSORÓ (RN); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Dayse Maria Fernandes Silveira

EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: VOZES DE PAIS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PRIVADA DE MOSSORÓ-RN; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Sara Lins Brito da Silva

PERSPECTIVAS SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO: DESVENDANDO UMA UTOPIA?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

TASSIA CAMILA MARTINS CUNHA

MÃES, UNIVERSITÁRIAS E TRABALHADORAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA FE-UERN; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Débora Raquel Araújo

O PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: ESTUDO DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB (2007 - 2017); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Ariceli Brenda da Silva Dantas

A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: O CASO DA FE/UERN (MOSSORÓ-RN); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Érika Letícia de Almeida Silva

TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ (RN); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Aurea Danielly Bezerra da Costa Oliveira

NARRATIVAS DE SI E FORMAÇÃO DOCENTE: VOZES DE PEDAGOGAS MOSSOROENSE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Carina Beatriz de Oliveira Morais

A EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA E VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Sara Lins Brito da Silva

A Gestão Municipal de Educação em Mossoró (RN): as vozes do poder público; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Jéssica Marina Rodrigues dos Santos

QUALIDADE PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE O MAPA EDUCACIONAL EM UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ (RN); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

ÉRICKA LARISSA PEREIRA FREITAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE NA FE-UERN: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR REGENTE E ESTAGIÁRIO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

RAFAELA GURGEL MENDES

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O ESTUDO TEÓRICO E A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Suzana Michele Medeiros Queiroz

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: BREVE REVISÃO CONCEITUAL E DOCUMENTAL SOBRE O TEMA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Alarice Vanessa Costa de Menezes

AFETIVIDADE NO TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MOSSORÓ-RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Maria Norma Duarte da Silva

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA MOBILIZAÇÃO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA SALEM DUARTE - MOSSORÓ-RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Maria Santíssima da Trindade Paiva

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CRESCHES NO BRASIL ? UMA ANALISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

RAFAELA GURGEL MENDES

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O ESTUDO TEÓRICO E A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Francisco Gileno Ferreira Aguiar Filho

A capacitação profissional como ferramenta competitiva para as organizações; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Izalene dos Santos Dias

A importância da Lideraça como ferramenta de Motivação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Jessica Matos de Freitas Teixeira

O Controle Interno nos Municípios Cearenses: uma análise documental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Joaão Batista Barbosa Vieira

As consequências da falta de motivação no ambiente de trabalho: um estudo de caso em empresa calçadista do município de Itapipoca (CE); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

José Fagner Monteiro da Silva

A importância da Gestão de Pessoas à serviço da motivação e liderança; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Juliani David Pinto Aguiar

A Inteligência Emocional como uma ferramenta empresarial: revisão bibliográfica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Luciano Teixeira Cacau

As Estratégias de Marketing Digital no Comércio Varejista: um estudo de caso na cidade de Amontada (CE); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Marcia Virginia Montenegro Gomes

O Microempreendedor Individual: um estudo de caso no SEBRAE Itapipoca (CE); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Elk Maria Veras de Brito

Clima Organizacional: um estudo de caso na empresa Contas Contabilidade e Assesssoria S/S Ltda; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Fabiano Silva de Souza

Qualidade na prestação de serviço - uma ótima maneira de fidelizar clientes: um estudo de caso realizado em Motel na Cidade de Itapipoca (CE); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Francisca das Chagas Magalhães do Nascimento

A Motivação para o Trabalho: uma estratégia de sucesso no Supermercado São Luiz; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

João Paulo Guimarães Araújo

Quais as estratégias de dibulgação de serviços no tocante ao Marketing de Guerrilha?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

José Diego Fernandes Eufrasio

A Administração Financeira em escolas públicas: um estudo de caso na Escola de Ensino Médio de Irauçuba (CE); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Maria Cleisiane Braga Melo

Gestão do Capital Intelectual como investimento e crescimento contínuo para as Organizações: um estudo de caso na SERVCON de Fortaleza; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Missislandia da Silva Morais

Estratégias de venda para Micro Empreendedor Individual - MEI: como melhorar as vendas, um estudo de caso na Empresa Miss Fashion; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Nancy Gonçalves Gomes Vasconcelos

Marketing Pessoal como estratégia n satisfação dos clientes: caso Empresa CEI Tecidos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Nayane Gonçalves Gomes Vasconcelos

Gestão de Qualidade Total: sobre processos e produtos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Rita Maria de Matos Mesquita

Qualidade no Atendimento ao Público: um estudo de caso na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapajé; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Tatiana Castro de Sousa

Responsabilidade Social e Sustentabilidade: uma ligação possível?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Wanessa Fonteles Pacheco

A influência do Marketing Pessoal no processo seletivo de pessoas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Georgia Dourado Rocha

Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: fundamentos e competências para leitura e escrita no espaço escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Joila Mota da Silva

A importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Raphaella Albuquerque Alves

As dificuldades de aprendizagem da criança em fase de alfabetização; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Nisia Maria Nogueira de Oliveira

A importância do ensino da arte na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Edirlene Barbosa da Silva Almeida

A importância dos jogos educativos para a Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Izabel Melo Soares

A importância da musicalidade na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Mariane Menezes Gaspar Lobo

A importância do ensino da Matemática aliado ao cotidiano do aluno; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Anielda Favila Prata

Conselho Escolar das Escolas Públicas de Ensino Fundamental: instrumento estratégico, participativo e democrático; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Luana de Jesus Santos Lopes

A práxis do pedagogo como coordenador e sua identidade profissional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Luan Henrique Barroso Rocha

A importância da Educação Física nas escolas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Ana Cláudia de Sousa Veras

Ética e Cidadania na Educação: um estudo de contexto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Ana Maria Rocha Siebra

O profissional pedagogo sob a ótica de Paulo Freire; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Francisca Maria Pereira da Silva

O uso dos jogos no ensino da Matemática em séries iniciais do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Andréia Maria Bezerra Mota

A comunidade escolar e o processo inclusivo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Dheysa Paulo Parente

Família e escola: juntos na educação para a cidadania; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Rafaela de Medeiros Freitas

A importância da leitura nos anos iniciais escolares; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Mônica da Cunha de Oliveira

A literatura infantil como norteadora do processo de leitura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Elzenir Favila Prata

A importância do papel da família no contexto escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Deolara de Oliveira Alves

O processo de aprendizagem da leitura e da escrita; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

FRANCISCA JAQUELINE CORDEIRO DA SILVA

A contribuição das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Kivanark Fermon Benevenuto

Hiperatividade na escola: causas e consequências; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Jaqueline Maria da Silva Fermon Benevenuto

Coordenador Pedagógico e seu perfil no contexto escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Alexandre Ferreira de Moura

O uso das TIC's na educação: percepções sobre o trabalho docente nas séries iniciais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Tibério Cézar Silva Ribeiro

A importância da relação família-escola no processo de formação do aluno; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Kurios; Orientador: Iasmin da Costa Marinho;

Produções bibliográficas

  • LIMA, I. R. ; GOMES, V. F. ; ESTRELA, E. N. ; SOUSA, M. A. F. ; MARINHO, I. C. ; SILVA, J. B. ; VIDAL, E. M. . DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E A INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO CEARENSE SOB A PERSPECTIVA DE BOURDIEU. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 3934-3957, 2025.

  • TATSUKAWA, JUANA TERUMI HERCULANO ; MARINHO, IASMIN DA COSTA ; BONFIM, JONATAN HENRIQUE PINHO ; ARAÚJO, HELENA DE LIMA MARINHO RODRIGUES ; SILVA, MANUELLE ARAÚJO DA ; MEDEIROS, ROGER RÔMULO MONTEIRO DE ; SILVA, MIRELLE ARAÚJO DA ; SOUSA JUNIOR, SEBASTIÃO SOARES DE . O MST e a luta pela terra: notas sobre o tema. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e7231, 2025.

  • MATOS, L. C. ; BONFIM, J. H. P. ; MARINHO, I. C. ; SILVA, J. C. G. ; CECCATTO, V. M. ; SOARES, P. M. . A importância do incentivo ao futsal feminino na escola EEEPPaulo VI. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 18, p. 01-13, 2025.

  • MARINHO, IASMIN DA COSTA ; VIEIRA, Sofia Lerche ; VIDAL, ELOISA MAIA . Uma revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolarA review of international literature on educational inequalities and school management. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 25, p. 978-994, 2025.

  • LIMA, EDGAR NOGUEIRA ; MARINHO, IASMIN DA COSTA ; LIMA, ANA IGNEZ BELÉM ; MENDES, SOFIA ABREU . A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EMOCIONAL NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORTALEZA. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR , v. 11, p. 191-206, 2025.

  • DUARTE, PATRÍCIA FÉLIX ; MARINHO, IASMIN DA COSTA . Políticas docentes em Fortaleza: formação continuada e valorização docente. Revista Tópicos Educacionais (online) , v. 31, p. 1-16, 2025.

  • Rebouças, W. A. S. ; MARINHO, I. C. ; ALMEIDA, M. Y. C. . O fenômeno da evasão estudantil no ensino superior. REVISTA CONEXÃO COMCIÊNCIA , v. 1, p. 1-17, 2024.

  • CUNHA, TASSIA CAMILA MARTINS ; MARINHO, IASMIN DA COSTA ; ARAÚJO, HELENA DE LIMA MARINHO RODRIGUES ; DANTAS, Larissa Martins ; DA SILVA, MANUELLE ARAÚJO ; DA SILVA, MIRELLE ARAÚJO ; DE SOUSA JUNIOR, SEBASTIÃO SOARES . Mães, universitárias e trabalhadoras: um estudo de caso no curso de pedagogia (FE-UERN). OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. 3802-3827, 2024.

  • VIDAL, ELOISA MAIA ; SILVA, JOÃO BATISTA DA ; MARINHO, IASMIN DA COSTA ; NOGUEIRA, JAANA FLÁVIA FERNANDES . Avaliações municipais e a relação com o IDEB, segundo o questionário contextual do SAEB 2019. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 20, p. e13559-23, 2024.

  • CARVALHO, W. R. L. ; LIMA, L. M. ; OLIVEIRA, L. X. ; MARINHO, I. C. . Políticas de responsabilização nos sistemas educacionais do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. REVISTA EM ABERTO - INEP , v. 1, p. 95, 2024.

  • TATSUKAWA, JUANA TERUMI HERCULANO ; MARINHO, IASMIN DA COSTA ; BONFIM, JONATAN HENRIQUE PINHO ; DANTAS, Larissa Martins ; ARAÚJO, HELENA DE LIMA MARINHO RODRIGUES ; SILVA, MANUELLE ARAÚJO DA ; SOUSA JUNIOR, SEBASTIÃO SOARES DE . (Re) existência e formação política de crianças do Movimento Sem Terra - MST. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e6316, 2024.

  • ARAÚJO, HELENA DE LIMA MARINHO RODRIGUES ; PRADO, ANTONIA IEDA DE SOUZA ; MARINHO, IASMIN DA COSTA ; DA SILVA, MANUELLE ARAÚJO . Dinâmica de grupo e a sua contribuição para a formação do pedagogo. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 16187-16208, 2023.

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; MARINHO, IASMIN DA COSTA ; VIDAL, ELOISA MAIA . Expedição Escolas do Brasil: primeiras aproximações de uma pesquisa. DIALOGIA , v. 1, p. e20576-20, 2022.

  • LIMA, EDGAR NOGUEIRA ; MARINHO, IASMIN COSTA . Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo , v. 4, p. e47304-e47322, 2022.

  • MARINHO, I. C. ; VIDAL, E. M. ; VIEIRA, Sofia Lerche . A violência nas escolas brasileiras: reflexões a partir dos dados do Saeb 2013 e 2017. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 16, p. 1-22, 2022.

  • MARINHO, I. C. ; COSTA, Anderson G. ; VIDAL, Eloísa Maia . Responsabilização na política educacional do município de Mossoró (RN). REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , p. 1624-1640, 2022.

  • MARINHO, I. C. ; Rebouças, W. A. S. ; CHAVES, E. R. M. . UERN vai à escola: experiência sobre formação e resistência coletiva. REVISTA EXTENDERE , v. 8, p. 137-153, 2022.

  • Rebouças, W. A. S. ; MARINHO, I. C. ; SILVA, Y. R. C. . COMUNIDADE LGBTQIA+ E AS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. DG Revista , v. 1, p. 582-602, 2022.

  • MARINHO, I. C. ; SOUSA, E. J. ; MENDES, C. M. S. ; VIDAL, E. M. ; VIEIRA, Sofia Lerche . Gestão dos recursos financeiros da educação: um estudo em cinco municípios cearenses. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 27, p. 1-22, 2021.

  • MARINHO, IASMIN COSTA ; VIDAL, ELOISA MAIA ; VIEIRA, Sofia Lerche . DIRETORES ESCOLARES DO BRASIL: MUDANÃ?AS NO PERFIL E NA GESTÃ?O PEDAGÃ?GICA NO PERÃ?ODO 2007 - 2017. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 15, p. 823-846, 2020.

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . POLÍTICAS DE BONIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE O PRÊMIO ESCOLA DE QUALIDADE DE MOSSORÓ (RN). Anais V CONEDU , v. 1, p. 1-8, 2018.

  • OLIVEIRA, J. A. S. S. B. L. ; LIMA, M. A. G. ; LUZ, M. V. G. ; MARINHO, I. C. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ?TECENDO SABERES REFLEXIVOS?. Anais V CONEDU , v. 1, p. 9-18, 2018.

  • SOUSA, E. J. ; MARINHO, I. C. . Conselho Escolar e gestão: reflexões sobre o caso da Rede Municipal de Fortaleza (CE). XVIII - ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA , v. 1, p. 1-6, 2018.

  • MARINHO, I. C. ; COSTA, Anderson G. . Gestão Escolar no Brasil: recortes e percursos para reflexão. XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA , v. 1, p. 7-12, 2018.

  • MARINHO, I. C. . ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: ANÁLISE DA OBRA DE ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 45, p. 1, 2017.

  • MARINHO, I. C. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; DANTAS, Larissa Martins . A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BREVE ANÁLISE DAS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE). XVI - ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA , v. 1, p. 1-6, 2016.

  • OLIVEIRA, B. L. ; MARINHO, I. C. . VIOLÊNCIA NA ESCOLA: NOTAS SOBRE O TEMA. XVI - ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA , v. 1, p. 7-12, 2016.

  • MARINHO, I. C. ; SERRA, P. B. . O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE): UMA BREVE ANÁLISE DOCUMENTAL. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 38, p. 1, 2016.

  • MARINHO, I. C. . EDUCAÇÃO, ESCOLA E ADMINISTRAÇÃO EM ANÍSIO TEIXEIRA: ALGUMAS NOTAS. XXIII SIMPOSIO BRASILEIRO / V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO/ I COLÓQUIO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 38, p. 1, 2016.

  • PARENTE, Dheysa Paulo ; MARINHO, I. C. . FAMÍLIA E ESCOLA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Encontro de Iniciação à Pesquisa , v. 1, p. 1, 2015.

  • MARINHO, I. C. . OS PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: REVISÃO DA LITERATURA. XII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE-SP , v. 1, p. 1, 2012.

  • DANTAS, Larissa Martins ; MARINHO, I. C. ; CUNHA, Ediane Faustino . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVAS PERSPECTIVAS EM DEBATE. XVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA , v. 1, p. 1, 2011.

  • MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; MARINHO, I. C. . VIGIAR É PRECISO: A TÔNICA DA INSPEÇÃO DO ENSINO NO CEARÁ VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX. X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA , v. 1, p. 1, 2010.

  • DANTAS, Larissa Martins ; MARINHO, I. C. ; FREITAS, Pâmela Félix ; CARMO, A. L. L. ; CUNHA, Ediane Faustino . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGO COM FONTES OFICIAIS. XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA , v. 1, p. 1, 2010.

  • OLIVEIRA, B. L. ; DANTAS, Larissa Martins ; FREITAS, Pâmela Félix ; CUNHA, Ediane Faustino ; MARINHO, I. C. . BONS RESULTADOS NO IDEB: ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS MUNICÍPIOS DE SOBRAL E SÃO GONÇALO DO AMARANTE. XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA , v. 1, p. 1, 2010.

  • MARINHO, I. C. . Gestão em foco (vol. 2): a gestão da escola no contexto da pandemia. 1. ed. Mossoró (RN): Edições UERN, 2021. v. 2. 57p .

  • VIDAL, Eloísa Maia (Org.) ; VIEIRA, Sofia Lerche (Org.) ; MARINHO, I. C. (Org.) . Política educacional, gestão e aprendizagem: achados de pesquisas. 1. ed. São Paulo (SP): Edições ANPAE, 2021. v. 1. 153p .

  • SILVA, A. E. A. (Org.) ; SILVA, F. S. M. (Org.) ; MARINHO, I. C. (Org.) ; TATSUKAWA, J. T. H. (Org.) ; PEREIRA, P. J. N. C. (Org.) ; SILVA, S. P. F. (Org.) ; OLIVEIRA, Y. S. S. (Org.) . Gestão em foco, vol. 1: mulher, professora, acadêmica e gestora - o olhar feminino na gestão. 1. ed. Mossoró: Eduern, 2021. v. 1. 48p .

  • VIEIRA, Sofia Lerche (Org.) ; MEDEIROS, W. N. (Org.) ; MARINHO, I. C. (Org.) . Expedição Escolas do Brasil. 1. ed. Fortaleza: Eduece, 2021. v. 1. 214p .

  • MARINHO, I. C. ; CHAVES, E. R. M. (Org.) ; COSTA, Anderson G. (Org.) ; MEDEIROS, M. E. de O. (Org.) . Formação de jovens pesquisadores na educação: práxis e resistências. 1. ed. Fortaleza: Ainpgp, 2021. v. 1. 677p .

  • COSTA, A. G. (Org.) ; SILVA, C. I. O. (Org.) ; COSTA, E. A. (Org.) ; CHAVES, E. R. M. (Org.) ; MARINHO, I. C. (Org.) ; LIMA, J. A. (Org.) ; QUEIROZ, L. M. S. (Org.) ; MEDEIROS, M. E. O. B. (Org.) . Anais II Encontro do Projeto de extensão UERN vai à escola - Educação pública e pobreza: forjando possibilidades e (re)existências no cenário pandêmico. 1. ed. Mossoró (RN): EDUERN, 2021. 210p .

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; MARINHO, I. C. ; SILVEIRA, O. M. C. ; GALVAO, W. N. M. ; SANTOS, D. D. . Estudo qualitativo ? gestão eficaz da aprendizagem em 15 municípios brasileiros. In: José Henrique Paim Fernan des, Sofia Lerche Vieira, Jaana Flávia Fernandes Nogueira. (Org.). Municípios eficazes na gestão da aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2024, v. 1, p. 129-295.

  • MARINHO, I. C. ; CHAVES, E. R. M. . FORMAÇÃO DOCENTE, POLÍTICA E CRÍTICA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO UERN VAI À ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: Sandra Maria Gadelha de Carvalho Maria Anezilany Gomes do Nascimento Liliane Viana da Silva. (Org.). O papel da extensão universitária na construção da docência. 1ed.Fortaleza - CE: Editora da UECE - EdUECE, 2024, v. 1, p. 226-245.

  • MARINHO, IASMIN DA COSTA ; Abarca, José Manuel Améstica . PENSANDO AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE DIRETORES NO BRASIL: ORIGEM E PRESSUPOSTOS. In: Francisca Rejane Bezerra Andrade Emanuel Freitas da Silva. (Org.). Políticas públicas e internacionalização do conhecimento. 1ed.Fortaleza-CE: EdUECE, 2024, v. 1, p. 168-193.

  • ANDRADE, F. R. B. ; MARINHO, I. C. . Competências dos Superintendentes e Diretores Escolares. In: Eloisa Maia Vidal e Germânia Kelly Ferreira de Medeiros. (Org.). Educação em Fortaleza: investigando iniciativas de alto impacto. 1ed.Fortaleza-CE: SME, 2024, v. 1, p. 47-70.

  • MARINHO, I. C. ; CUNHA, T. C. M. ; CHAVES, E. R. M. . TRABALHO, GÊNERO E CONDIÇÃO MATERNA NA UNIVERSIDADE: INCLUSÃO OU OPRESSÃO?. In: JÚLIO CÉSAR SUZUKI; RITA DE CÁSSIA MARQUES LIMA DE CASTRO; ALESSANDRA GARCIA SOARES. (Org.). MÃES CIENTISTAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA ACADEMIA. 1ed.São Paulo: FFLCH/USP, 2023, v. 1, p. 152-176.

  • MARINHO, I. C. ; SANTOS, Celiane Oliveira ; FREITAS, A. P. . AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE PRECISAMOS OUVIR AS CRIANÇAS. Educação das infâncias em tempos de esperança: entre telas, desafios e invencionices. 1ed.Natal: UFRN, 2023, v. 1, p. 376-386.

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; MARINHO, I. C. ; GALVAO, W. N. M. . Estudo qualitativo ? gestão eficaz da aprendizagem em quatro estados brasileiros. In: José Henrique Paim Fernandes; Sofia Lerche Vieira; Jaana Flávia Fernandes Nogueira. (Org.). Estados eficazes na gestão da aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: FGV/DGPE, 2023, v. 1, p. 117-200.

  • MARINHO, I. C. ; SOUSA, E. J. ; MENDES, C. M. S. ; VIDAL, E. M. ; VIEIRA, Sofia Lerche . Gestão dos recursos financeiros da educação: um estudo em cinco municípios cearenses. In: Eloísa Maia Vidal e Anderson Gonçalves Costa. (Org.). Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. 1ed.Fortaleza - CE: EdUECE, 2023, v. 1, p. 1-240.

  • MARINHO, I. C. ; MEDEIROS, M. E. O. B. . Gestão escolar em contextos de pobreza: recortes de pesquisa em escolas públicas de Mossoró-RN. In: Allan Solano Souza; Magna França; Maria Edgleuma de Andrade. (Org.). Políticas educacionais: direito à educação, formação docente e gestão escolar. 1ed.Brasília: ANPAE, 2022, v. 1, p. 1-210.

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; MARINHO, I. C. ; GALVAO, W. N. M. . Expedição Escolas do Brasil: Aproximações ao Bioma Mata Atlântica. In: Felipe dos Reis Barroso; Tatiana Maria Ribeiro Silva. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RACIONALIDADE PEDAGÓGICA Uma homenagem ao professor Jacques Therrien. 1ed.: Editora da UECE, 2022, v. , p. 1-373.

  • LIMA, E. N. ; MARINHO, I. C. . Gestão escolar para a aprendizagem: um olhar sobre a liderança relacional. In: Shirley Vieira de Lima; Maria Onete Brandão Araújo; Emani José Guimarães de Carvalho; Fabíola Fernandes de Menezes.. (Org.). Gestão Escolar: desafios e possibilidades. 1ed.São Paulo - SP: Editora Científica Digital, 2021, v. 1, p. 87-97.

  • MARINHO, I. C. ; VIDAL, Eloísa Maia . Apresentação. In: Eloisa Maia Vidal, Sofia Lerche Vieira e Iasmin da Costa Marinho. (Org.). Política educacional, gestão e aprendizagem: achados de pesquisas. 1ed.São Paulo (SP): Edições ANPAE, 2021, v. 1, p. 13-17.

  • VIDAL, Eloísa Maia ; VIEIRA, Sofia Lerche ; MARINHO, I. C. . GESTÃO EDUCACIONAL E RESULTADOS NO IDEB DEZ ANOS DEPOIS. In: Eloisa Maia Vidal, Sofia Lerche Vieira e Iasmin da Costa Marinho. (Org.). Política educacional, gestão e aprendizagem: achados de pesquisas. 1ed.São Paulo (SP): Edições ANPAE, 2021, v. 1, p. 18-29.

  • MEDEIROS, W. N. ; MARINHO, I. C. ; VIDAL, Eloísa Maia ; VIEIRA, Sofia Lerche . JUVENTUDES, TERRITÓRIO E DESIGUALDADE ESCOLAR: POR QUE OS JOVENS FREQUENTAM A ESCOLA?. In: Eloisa Maia Vidal, Sofia Lerche Vieira e Iasmin da Costa Marinho. (Org.). Política educacional, gestão e aprendizagem: achados de pesquisas. 1ed.São Paulo (SP): Edições ANPAE, 2021, v. 1, p. 60-69.

  • MARINHO, I. C. ; CHAVES, E. R. M. ; COSTA, Anderson G. ; MEDEIROS, M. E. de O. . Apresentação. Apresentação. 1ed.: , 2021, v. , p. 13-.

  • MEDEIROS, M. E. de O. ; MARINHO, I. C. . Gestão escolar e pobreza em contexto periférico: um estudo de caso. Formação de jovens pesquisadores na educação: práxis e resistências. 1ed.: , 2021, v. , p. 33-.

  • SILVA, C. I. O. da ; OLIVEIRA, D. I. C. ; MARINHO, I. C. . Educadora de infâncias em formação: Experiências e narrativas do Estágio I da FE/UERN. Formação de jovens pesquisadores na educação: práxis e resistências. 1ed.: , 2021, v. , p. 511-.

  • FREITAS, Ana Paula ; MARINHO, I. C. . Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem os estudantes?. Formação de jovens pesquisadores na educação: práxis e resistências. 1ed.: , 2021, v. , p. 595-.

  • VIDAL, Eloísa Maia ; MARINHO, I. C. ; GALVAO, W. N. M. . Escolas do Bioma Caatinga. In: Sofia Lerche Vieira; Willana Nogueira Medeiros; Iasmin da Costa Marinho. (Org.). Expedição Escolas do Brasil. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 81-101.

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; MARINHO, I. C. ; GALVAO, W. N. M. . Escolas do Bioma Pantanal. In: Sofia Lerche Vieira; Willana Nogueira Medeiro; Iasmin da Costa Marinho. (Org.). Expedição Escolas do Brasil. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 123-141.

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; GALVAO, W. N. M. ; MARINHO, I. C. ; FREIRE, J. C. S. ; ASSUNCAO, M. F. . Escolas do Bioma Amazônia. In: Sofia Lerche Vieira; Willana Nogueira Medeiros; Iasmin da Costa Marinho. (Org.). Expedição Escolas do Brasil. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 103-121.

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; GALVAO, W. N. M. ; MARINHO, I. C. ; CHAPPAZ, R. O. . Escolas do Bioma Mata Atlântica. In: Sofia Lerche Vieira; Willana Nogueira Medeiros; Iasmin da Costa Marinho. (Org.). Expedição Escolas do Brasil. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 143-166.

  • MARINHO, I. C. ; ARAÚJO, C. C. . Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado: uma experiência na educação infantil em escolas do município de Mossoró (RN). In: Karla Cristina Silva Sousa; Maria do Carmo Alves da Cruz; Maria do Socorro Estrela Paixão; Marise Marçalina de Castro Silva; Rosa Raimunda Nonata da Silva Machado.. (Org.). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS DESCOLONIAIS. 1ed.São Luís (MA): ADUFMA, 2019, v. 1, p. 47-60.

  • MARINHO, I. C. ; BARROS, M. M. . A responsabilidade social das universidades públicas: um estudo sobre o pensamento de Anísio Teixeira e Paulo Freire para o ensino superior em prol do desenvolvimento técnico-científico. In: José Luis Simões (ORGANIZADOR); Fábio da Silva Paiva (ORGANIZADOR); Ruy de Deus e Mello Neto (ORGANIZADOR).. (Org.). PESQUISAS EDUCACIONAIS: divulgando o trabalho de jovens pesquisadores ? Educação, juventude e tecnologias.. 1ed.Recife-PE: UFPE, 2018, v. 32, p. 60-111.

  • MARINHO, I. C. . Uso do tempo em sala de aula: estudo dos questionários contextuais do Saeb 2015. In: Eloísa Maia Vidal e Sofia Lerche Vieira. (Org.). Política Educacional, gestão e aprendizagem: estudos e pesquisas 1. 1ed.Fortaleza (CE): , 2017, v. 1, p. 99-114.

  • VIDAL, E. M. ; VIEIRA, Sofia Lerche ; LIMA, A. I. B ; DANTAS, Larissa Martins ; MARINHO, I. C. ; MEDEIROS, W. N. ; MARANHÃO, A. L. ; CARMO, A. D. . A amostra das escolas pesquisadas. In: Sofia Lerche Vieira; Eloísa Maia Vidal. (Org.). Políticas de Ensino Médio no Ceará: escola, juventude e território. 1ed.São Paulo - SP: CENPEC, 2016, v. 1, p. 85-116.

  • MARINHO, I. C. . Educação, Escola e Administração em Anísio Teixeira: algumas notas. In: Lucas Melgaço da Silva; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca; Roberta Lúcia Santos de Oliveira. (Org.). Estudos em educação: formação, gestão e prática docente. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2016, v. 1, p. 219-240.

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins . A relação gestão escolar e desigualdades intraescolares: uma aproximação ao tema. In: Raimundo Hélio Leite, Antônia Bruna da Silva, Filipe de Menezes Jesuino e Wirla Risany Lima Carvalho.. (Org.). Avaliação: veredas e experiências educacionais. 1ed.Fortaleza (CE): Imprece, 2015, v. 1, p. 1808-1830.

  • DANTAS, Larissa Martins ; MARINHO, I. C. . Recortes da trajetória cearense no campo da avaliação educacional: o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). In: Raimundo Hélio Leite, Antônia Bruna da Silva, Filipe de Menezes Jesuino e Wirla Risany Lima Carvalho.. (Org.). Avaliação: veredas e experiências educacionais. 1ed.Fortaleza (CE): Imprece, 2015, v. 1, p. 2264-2280.

  • MARINHO, I. C. . O CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO: ALGUMAS NOTAS SOBRE O TEMA. Jornal do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade Kurios, FAK, 12 out. 2015.

  • VIEIRA, Sofia Lerche ; VIDAL, E. M. ; MARINHO, I. C. ; FREITAS, Pâmela Félix . Pesquisas e Políticas: o que elas indicam para o Brasil. Pesquisas e Políticas: o que elas indicam para o Brasil, São Paulo (SP).

  • VIANA, M. M. S. ; OLIVEIRA, A. J. S. ; SILVA, M. L. H. ; MARINHO, I. C. . GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÕES EXTERNAS: RELAÇÃO E USO DOS RESULTADOS. In: XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024), 2024, Crato - CE. Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024).. Crato - CE: Universidade Regional do Cariri (URCA), 2024. v. 1. p. 1-20.

  • DANTAS, Larissa Martins ; MARINHO, I. C. . REFORMAS EDUCACIONAIS E AVALIAÇÃO: A FORMAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO NO BRASIL. In: XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024)., 2024, Crato - CE. Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024).. Crato - CE: Universidade Regional do Cariri (URCA), 2024. v. 1. p. 1-20.

  • Rebouças, W. A. S. ; SILVA, Y. R. C. ; MARINHO, I. C. . EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XII Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2021. Anais do XII Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2021. p. 1-10.

  • MEDEIROS, M. E. O. B. ; FREITAS, Ana Paula ; MARINHO, I. C. . FORMAS DE ACESSO AO CARGO DO GESTOR ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DEMOCRÁTICO. In: Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca), 2020, Salamanca. Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca), 2020.

  • OLIVEIRA, D. I. C. ; SILVA, C. I. O. ; MARINHO, I. C. . CONSTITUINDO UM EDUCADOR DE INFÂNCIAS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO I NA FE/UERN. In: Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca), 2020. Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca), 2020.

  • MARINHO, I. C. . GESTÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE A POLÍTICA ?MAPA EDUCACIONAL? DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ(RN). In: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba (PR). POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA I - Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019. v. 1. p. 1-10.

  • MENDES, R. G. ; SANTOS, Celiane Oliveira ; MARINHO, I. C. . A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE PENSAM OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL / NATAL-RN, 2018., 2019, Natal (RN). XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL / NATAL-RN, 2018.. Natal (RN): UFRN, 2018. v. 1. p. 1-1364.

  • MARINHO, I. C. ; SILVA, Débora R. A. ; SILVA, E. L. A. ; PEREIRA, P. J. N. . A DESIGUALDADE DAS DISTÂNCIAS: relatos de uma gestora de escola do campo. In: III Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade / II Seminário de Avaliação de cursos de Pedagogia: Base curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola, 2019, Mossoró (RN). Anais do III Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade / II Seminário de Avaliação de cursos de Pedagogia: Base curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola. Mossoró: UERN, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, R. K. ; MARINHO, I. C. . O LUGAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: o caso do município de Serra do Mel (RN). In: III Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade / II Seminário de Avaliação de cursos de Pedagogia, 2019, Mossoró. Anais do III Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade / II Seminário de Avaliação de cursos de Pedagogia: Base curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola. Mossoró (RN): UERN, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • MARINHO, I. C. ; COSTA, Anderson G. . Gestão Escolar no Brasil: recortes e percursos para reflexão. In: XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Fortaleza: UNIFOR, 2018. v. 1. p. 1-6.

  • SOUSA, E. J. ; MARINHO, I. C. . Conselho Escolar e gestão: reflexões sobre o caso da Rede Municipal de Fortaleza (CE). In: XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2018, Fortaleza. XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Fortaleza: UNIFOR, 2018. v. 1. p. 7-12.

  • OLIVEIRA, J. A. S. S. B. L. ; LIMA, M. A. G. ; LUZ, M. V. G. ; MARINHO, I. C. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ?TECENDO SABERES REFLEXIVOS. In: V CONEDU, 2018, Recife-PE. Anais V CONEDU. Recife-PE: Realize, 2018. v. 1. p. 1-6.

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . POLÍTICAS DE BONIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE O PRÊMIO ESCOLA DE QUALIDADE DE MOSSORÓ (RN). In: V CONEDU, 2018, Recife-PE. Anais V CONEDU. Recife-PE: Realize, 2018. v. 1. p. 8-12.

  • FERNANDES, M. J. M. ; DUARTE, L. N. S. ; MORAES, A. B. B. ; MARINHO, I. C. . CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL DE MOSSORÓ (RN). In: X Fórum Internacional de Pedagogia, 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais do X Fórum Internacional de Pedagogia. Natal (RN): CCHLA-UFRN, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • SILVA, Débora R. A. ; SILVA, E. L. A. ; MARINHO, I. C. . EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL:BREVE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA. In: X Fórum Internacional de Pedagogia, 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais do X Fórum Internacional de Pedagogia. Natal (RN): CCHLA-UFRN, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . GESTÃO E QUALIDADE EDUCACIONAL: O CASO DE MOSSORÓ ? RN. In: X Fórum Internacional de Pedagogia, 2018, Pau dos Ferros (RN). ANAIS X FIPED (2018). Natal (RN): CCHLA-UFRN, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • MARINHO, I. C. . Administração Escolar no Brasil: análise da obra de Antônio Carneiro Leão. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa - PB. XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017.

  • MARINHO, I. C. . Educação, Escola e Administração em Anísio Teixeira: algumas notas. In: IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - RN, 2016, Natal - RN. Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Natal - RN: Série Cadernos ANPAE, 2016. v. 38.

  • MARINHO, I. C. ; SERRA, P. B. . O Coordenador Pedagógico na Educação Infantil no município de Fortaleza (CE): uma breve análise documental. In: IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - RN, 2016, Natal - RN. Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Natal - RN: Série Cadernos ANPAE, 2016. v. 38.

  • MARINHO, I. C. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; DANTAS, Larissa Martins . FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BREVE ANÁLISE DAS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE). In: XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2016.

  • OLIVEIRA, B. L. ; MARINHO, I. C. . VIOLÊNCIA NA ESCOLA: NOTAS SOBRE O TEMA. In: XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2016, Fortaleza. XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2016.

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins . A relação gestão escolar e desigualdades intraescolares. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2015, Fortaleza - CE. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza - CE: UFC, 2015.

  • DANTAS, Larissa Martins ; MARINHO, I. C. . Recortes da trajetória cearense no campo da avaliação educacional: o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2015, Fortaleza - CE. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza - CE: UFC, 2015.

  • PARENTE, Dheysa Paulo ; MARINHO, I. C. . FAMÍLIA E ESCOLA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2015, Fortaleza - CE. XXI - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Fortaleza - CE: UNIFOR, 2015.

  • MARINHO, I. C. ; BARROS, M. M. . A Responsabilidade Social das Universidades Públicas: o pensamento de Anísio Teixeira e Paulo Freire. In: 9º Congreso Internacional de Educación Superior: 'Por una universidad socialmente responsable', 2014, Havana - Cuba. Memorias Universidad 2014. Havana, 2014. v. 1. p. 377-386.

  • MARINHO, I. C. ; CARMO, A. L. L. ; FREITAS, Pämela Félix ; LIMA, E. N. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; VIEIRA, Sofia Lerche . Gestão Educacional em Municípios Cearenses: uma corrida por resultados no IDEB?. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educaionais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2010.

  • MARINHO, I. C. ; CARMO, A. L. L. ; FREITAS, Pämela Félix ; LIMA, E. N. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; VIEIRA, Sofia Lerche . Bons Resultados no IDEB: um estudo de caso em Escola de São Gonçalo do Amarante. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educaionais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2010.

  • MARINHO, I. C. ; CARMO, A. L. L. ; LIMA, E. N. ; FREITAS, Pämela Félix ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; VIEIRA, Sofia Lerche . Gestão Escolar e Ensino Médio: um estudo de caso em São Gonçalo do Amarante. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educaionais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2010.

  • MARINHO, I. C. ; ARAUJO, I. S. ; CARMO, A. L. L. ; CUNHA, Ediane Faustino ; DANTAS, Larissa Martins ; EVANGELISTA, Karla Karine Nascimento Fahel ; FREITAS, Pämela Félix ; GONÇALVES, Sun-Eiby Siebra ; LIMA, E. N. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; OLIVEIRA, B. L. ; GRANGEIRO, Manuela F. ; LOPES, Tania Maria R. . Teoria Sociológica de Pierre Bourdie e Formação de Professores: um diálogo preliminar. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educaionais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2010.

  • MARINHO, I. C. ; VIEIRA, Sofia Lerche ; DANTAS, Larissa Martins ; Oliveira . Administração e Gestão Escolar: insumos para o debate. In: VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação, 2010, Belo Horizonte. Qual Conhecimento? Qual Educação?. São João del-Rei: UFSJ, 2010. v. 1.

  • MARINHO, I. C. ; VIEIRA, Sofia Lerche ; NASCIMENTO, M. G. ; CARMO, A. L. L. ; OLIVEIRA, B. L. ; LIMA, E. N. . O Ensino Primário e os Professores no Ceará: Império e Primeira República. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa - PB. 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2009.

  • MARINHO, I. C. ; CARMO, A. L. L. ; LIMA, E. N. ; NASCIMENTO, M. G. ; OLIVEIRA, B. L. ; VIDAL, E. M. . Gestão e Sucesso Escolar: vozes da escola sobre a direção. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa - PB. 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2009.

  • MARINHO, I. C. ; FREITAS, Ana Paula ; COSTA, L. C. de A. . GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA NO BRASIL: PISTAS PARA COMPREENSÃO. In: VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte, 2019, Mossoró (RN). Anais do VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte - Pesquisa em educação: processos criativos em tempo de reinvenção. Mossoró (RN): UERN, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • MARINHO, I. C. ; CUNHA, T. C. M. . MÃES UNIVERSITARIAS E TRABALHADORAS: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA. In: VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte, 2019, Mossoró (RN). Anais do VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte - Pesquisa em educação: processos criativos em tempo de reinvenção. Mossoró (RN): UERN, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins ; VIEIRA, Sofia Lerche . FORMAÇÃO INICIAL EM DEZ MUNICÍPIOS COM BONS RESULTADOS NO IDEB. In: VI Seminário Regional de Política e Administração em Educação do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração em Educação - PB, 2010, João Pessoa - PB. VI Seminário Regional de Política e Administração em Educação do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração em Educação - PB, 2010. v. 1.

  • MARINHO, I. C. . Os Professores do Ensino Primário nos Relatórios Provinciais no Segundo Reinado.. In: XXVII Encontro de Iniciação Científica - UFC, 2008, Fortaleza. XXVII Encontro de Iniciação Científica - UFC, 2008.

  • MARINHO, I. C. . Os Professores do Ensino Primário no Ceará da Primeira República. In: XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade‏, 2008, Fortaleza. XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade‏, 2008.

  • MARINHO, I. C. ; BITTENCOURT, A. C. S. ; OLIVEIRA, L.M.B. . Gestão e Sucesso Escolar: Um Enigma A Decifrar (Morada Nova, Banabuiú, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, PotengiI e Guaramiranga).. In: XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008, Fortaleza. XIII Semana Universitária - Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2008.

  • MARINHO, I. C. . Práticas Pedagógicas para a Equidade no DCRFor: Políticas, Implementações e Impactos na Educação Básica. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . Construindo pontes entre o DCRN, a prática pedagógica e os resultados dos(as) alunos(as). 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . Avaliação e relatórios: a importância do parecer descritivo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. L. A. ; MARINHO, I. C. . O ENTORNO DA ESCOLA IMPORTA? RECORTES DAS PRODUÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO NO BRASIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, D. R. A. ; MARINHO, I. C. . O perfil dos gestores escolares do Rio Grande do Norte: análise dos questionários contextuais do SAEB (2007-2017). 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, A. P. ; MEDEIROS, M. E. O. B. ; MARINHO, I. C. . GESTÃO DAS DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO EM CENÁRIO PANDÊMICO: RECORTES DAS POLÍTICAS LOCAIS DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. A. G. ; CHAVES, E. R. M. ; MARINHO, I. C. . LUGAR DE MULHER: SOCIEDADE, TRABALHO E FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARINHO, I. C. . Avaliação na Educação Infantil no contexto da Pandemia desafios e possibilidades. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . A criança e as suas múltiplas linguagens. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . Experiências de Brinquedotecas Universitárias. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, D. I. C. ; SILVA, C. I. O. da ; MARINHO, I. C. . CONSTITUINDO UM EDUCADOR DE INFÂNCIAS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO I NA FE/UERN. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, M. E. de O. ; FREITAS, Ana Paula ; MARINHO, I. C. . FORMAS DE ACESSO AO CARGO DO GESTOR ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DEMOCRÁTICO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . A qualidade da educação infantil na legislação educacional brasileira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. I. C. ; ROCHA, K. F. ; LUZ, M. V. G. ; MARINHO, I. C. . A relação entre cotidiano escolar e o currículo: um estudo de caso em escola municipal de Mossoró (RN). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, M. J. M. ; DUARTE, L. N. S. ; MORAES, A. B. B. ; MARINHO, I. C. . CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL DE MOSSORÓ (RN). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . GESTÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE A POLÍTICA ?MAPA EDUCACIONAL? DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ(RN). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Natalya M. M. ; MARINHO, I. C. . RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: NOTAS PARA REFLEXÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . POLÍTICAS DE BONIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: RECORTES SOBRE O PRÊMIO ESCOLA DE QUALIDADE DE MOSSORÓ (RN). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. A. S. S. B. L. ; LIMA, M. A. G. ; LUZ, M. V. G. ; MARINHO, I. C. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ?TECENDO SABERES REFLEXIVOS?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, R. G. ; MARINHO, I. C. ; SANTOS, Celiane Oliveira . A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE PENSAM OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . Políticas para a Educação Inclusiva no Brasil: leis, programas e processos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. L. A. ; FERNANDES, M. J. M. ; MARINHO, I. C. . As perspectivas do Estado-Avaliador no Brasil: algumas reflexões da literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Débora R. A. ; SILVA, E. L. A. ; MARINHO, I. C. . Administração Escolar no Brasil: recorte dos estudos críticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . A Política 'Mapa Educacional' de Mossoró (RN): um estudo de caso em Unidade de Educação Infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . Qualidade na Educação Infantil: recortes políticos e documentais sobre o tema. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. M. R. ; MARINHO, I. C. . GESTÃO E QUALIDADE EDUCACIONAL: O CASO DE MOSSORÓ ? RN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, D. R. A. ; SILVA, E. L. A. ; MARINHO, I. C. . EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL: BREVE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, M. J. M. ; DUARTE, L. N. S. ; MORAES, A. B. B. ; MARINHO, I. C. . CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL DE MOSSORÓ (RN). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; OLIVEIRA, B. L. ; SILVA, Priscila Pereira ; SOUSA, Maiara Batista . A POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR E PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: SOBRE FATOS E FEITOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; SOUZA, Emanuelle Monaliza ; ALVES, Tássila Batista . ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E EAD.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; ALVES, Tássila Batista ; SOUZA, Emanuelle Monaliza . TRABALHO E QUESTÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; FERNANDES, M. J. M. ; SILVA, Débora R. A. . A PESQUISA EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECORTE DAS MONOGRAFIAS DA FE-UERN (2006-2016). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARINHO, I. C. ; SERRA, P. B. . O Coordenador Pedagógico na Educação Infantil no município de Fortaleza (CE): uma breve análise documental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . Educação, Escola e Administração em Anísio Teixeira: algumas notas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . Pedagogia: quais as principais funções do profissional pedagogo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . A Educação Infantil e o Lúdico: vivências lúdicas, práticas e reflexões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . A Educação Infantil e o Lúdico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. ; BARROS, M. M. . Freire y Orozco Gómes: perspectivas para la responsabilidad social universitária en Latinoamérica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARINHO, I. C. . A atuação do Professor Pedagogo em espaços não escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins . A relação gestão escolar e desigualdades intraescolares: uma aproximação ao tema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . O Papel do Pedagogo na Gestão: Possibilidades de Mediação do Currículo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, Larissa Martins ; MARINHO, I. C. . Recortes da trajetória cearense no campo da avaliação educacional: o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . The profile of the school principals in Brazil (1930-1960): revisiting some works. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . The action of the teachers syndicate in the state of Ceará in the strike movement of 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. . OS PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: REVISAO DE LITERATURA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins ; CUNHA, Ediane Faustino . Avaliação Sistêmica: os impactos nas escolas cearenses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Pämela Félix ; MARINHO, I. C. . REFLEXOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA RESPONSABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS: O CASO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DO CEARÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARINHO, I. C. ; ARAUJO, I. S. ; CARMO, A. L. L. ; CUNHA, Ediane Faustino ; DANTAS, Larissa Martins ; EVANGELISTA, Karla Karine Nascimento Fahel ; FREITAS, Pämela Félix ; GONÇALVES, Sun-Eiby Siebra ; GRANGEIRO, Manuela F. ; LIMA, E. N. ; LOPES, Tania Maria R. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; OLIVEIRA, B. L. . Teoria Sociológica de Pierre Bourdie e Formação de Professores: um diálogo preliminar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; CARMO, A. L. L. ; FREITAS, Pämela Félix ; LIMA, E. N. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; VIEIRA, Sofia Lerche . Gestão Escolar e Ensino Médio: um estudo de caso em São Gonçalo do Amarante. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; CARMO, A. L. L. ; FREITAS, Pämela Félix ; LIMA, E. N. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; VIEIRA, Sofia Lerche . Gestão Educacional em Municípios Cearenses: uma corrida por resultados no IDEB?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; FREITAS, Pämela Félix ; CARMO, A. L. L. ; LIMA, E. N. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo ; VIEIRA, Sofia Lerche . Bons Resultados no IDEB: um estudo de caso em Escola de São Gonçalo do Amarante. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins ; VIEIRA, Sofia Lerche . FORMAÇÃO INICIAL EM DEZ MUNICÍPIOS COM BONS RESULTADOS NO IDEB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins ; FREITAS, Pämela Félix ; CARMO, A. L. L. ; CUNHA, Ediane Faustino . Formação de professores: diálogo com fontes oficiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins ; FREITAS, Pämela Félix ; OLIVEIRA, B. L. ; CUNHA, Ediane Faustino . Bons Resultados no Ideb: estudo exploratório nos municípios de Sobral e São Gonçalo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins . Bons Resultados no Ideb: superando metas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; VIEIRA, Sofia Lerche ; CUNHA, Ediane Faustino ; DANTAS, Larissa Martins . Bons Resultados no Ideb: estudo exploratório no município de Ipu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; DANTAS, Larissa Martins ; SALES, Nívea da Silva . Psicogênese da Língua Escrita: apontamento a partir da observação de crianças em processo de alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; MORAES, Rosalina Rocha Araújo . Vigiar é preciso: a tônica da inspeção do ensino no Ceará na virada do século XIX para o século XX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; CARMO, A. L. L. ; LIMA, E. N. ; NASCIMENTO, M. G. ; OLIVEIRA, B. L. ; VIDAL, E. M. . Gestão e Sucesso Escolar: vozes da escola sobre a direção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; VIEIRA, Sofia Lerche ; OLIVEIRA, B. L. ; NASCIMENTO, M. G. ; LIMA, E. N. ; CARMO, A. L. L. . O Ensino Primário e os Professores no Ceará: Império e Primeira República. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, I. C. ; VIEIRA, Sofia Lerche ; ARAUJO, I. S. ; DANTAS, Larissa Martins ; FREITAS, Pämela Félix . Ensino Primário e Professores no Ceará: o que as fontes revelam. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; VIEIRA, Sofia Lerche . Ensino Superior no Ceará da Ditadura Militar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; FREITAS, Pämela Félix ; VIEIRA, Sofia Lerche ; ARAUJO, I. S. ; DANTAS, Larissa Martins ; EVANGELISTA, Karla Karine Nascimento Fahel ; CARMO, A. L. L. . Ensino Fundamental e Bons Resultados: uma escola em São Gonçalo do Amarante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; VIDAL, E. M. ; CUNHA, Ediane Faustino ; GONÇALVES, Sun-Eiby Siebra ; DANTAS, Larissa Martins ; FREITAS, Pämela Félix . Ensino Médio e Bons Resultados: uma escola em São Gonçalo do Amarante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; LIMA, Vivian Kelly Pereira ; HAIASHIDA, Keila Andrade ; FREITAS, Pämela Félix . Professores Construtivistas: estudo de caso no município de Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . Professores do Ensino Primário no Ceará da Primeira República. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . Os Professores do Ensino Primário nos Relatórios Provinciais no Segundo Reinado.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. ; BITTENCOURT, A. C. S. ; OLIVEIRA, L.M.B. . Gestão e Sucesso Escolar: Um Enigma a Decifrar (Morada Nova, Banabuiú, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, PotengiI e Guramiranga). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, I. C. . Administração e Gestão Escolar: tensões e contradições 2011 (Monografia).

Outras produções

MARINHO, I. C. . Avaliação do Programa PROARES no Estado do Ceará. 2017.

MARINHO, I. C. . Fortaleza 2013-2024: uma política pela redução das desigualdades e promoção da equidade. 2024.

FREITAS, L. C. ; MARINHO, I. C. . LIVE - A Lógica Empresarial na Educação à serviço do retrocesso. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MUNIZ, L. B. ; MARINHO, I. C. . LIVE - Homeschooling no Brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

VENCO, S. ; MARINHO, I. C. . LIVE - A precariedade do Trabalho Docente no Brasil. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

DIAS, Adelaide Alves ; MARINHO, I. C. . LIVE - A BNCC da Educação Infantil no Brasil: efeitos, críticas e reflexões. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARINHO, I. C. ; DANTAS, S. P. . O profissional de Educação no século XXI. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARINHO, I. C. . Página do Facebook UERN vai à escola. 2020; Tema: Página do Facebook UERN vai à escola. (Rede social).

MARINHO, I. C. . Canal do YouTube UERN vai à escola. 2020; Tema: Canal do YouTube UERN vai à escola. (Rede social).

MARINHO, I. C. ; CHAVES, E. R. M. ; QUEIROS, E. C. M. . Instagram UERN vai á escola. 2018; Tema: Projeto de Extensão UERN vai à escola. (Rede social).

MARINHO, I. C. ; MACHADO, Liliane Campos ; NOGUEIRA, D. X. P. ; OLIVEIRA, A. B. F. . Caderno Introdutório - Documento Curricular Referencial de Fortaleza: incluir, educar e transformar (DCRFor), v. 1 (Caderno Introdutório). 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Curricular).

MARINHO, I. C. . Módulos de Gestão Democrática e Participativa (15h) e Gestão Administrativa/Financeira (15h). 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

VIEIRA, Sofia Lerche ; VIDAL, E. M. ; MARINHO, I. C. ; NOGUEIRA, J. F. F. ; SANTOS, D. D. . Pesquisa municípios eficazes na gestão da aprendizagem: Relatório Final. 2022. (Relatório de pesquisa).

VIEIRA, Sofia Lerche ; NOGUEIRA, J. F. F. ; MARINHO, I. C. ; VIDAL, E. M. ; GALVAO, W. N. M. . PESQUISA ESTADOS EFICAZES NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Relatório 2. 2022. (Relatório de pesquisa).

VIEIRA, Sofia Lerche ; VIDAL, E. M. ; NOGUEIRA, J. F. F. ; MARINHO, I. C. ; GALVAO, W. N. M. . PESQUISA ESTADOS EFICAZES NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Relatório 3. 2022. (Relatório de pesquisa).

VIEIRA, Sofia Lerche ; NOGUEIRA, J. F. F. ; VIDAL, E. M. ; MARINHO, I. C. ; GALVAO, W. N. M. . PESQUISA ESTADOS EFICAZES NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Relatório 1. 2021. (Relatório de pesquisa).

MARINHO, I. C. . Oficina Pedagógica Letramento, numeramento e ludicidade para professores da Educação Infantil. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, I. C. . Oficina 'O Desenho Livre na Educação Infantil: novas perspectivas ao fazer pedagógico'. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, I. C. . ?Curso de Formação para Supervisores Pedagógicos da Educação Infantil?. 2020. .

MARINHO, I. C. . I Formação Pedagógica para Educação Infantil com o título: ?Planejamento e BNCC: práticas e inspirações para sequências didáticas'. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARINHO, I. C. . II Formação Pedagógica para Educação Infantil com o título: ?Documentação pedagógica e produção de relatórios na Educação Infantil?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARINHO, I. C. . Aulões sobre a temática de Política e Legislação Educacional. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, I. C. . I Formação Pedagógica para Educação Infantil com o título: ?Planejamento e BNCC: práticas e inspirações para sequências didáticas'. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARINHO, I. C. . II Formação Pedagógica para Educação Infantil com o título: ?Documentação pedagógica e produção de relatórios na Educação Infantil?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARINHO, I. C. . 'Aulões Preparatórios para Concursos Públicos na Área da Educação'. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, I. C. . Educação Inclusiva: Políticas e Metodologias em Curso. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARINHO, I. C. . Oficina 'Práticas e Saberes compartilhados dos círculos de cultura de Paulo Freire?. 2018. .

MARINHO, I. C. . Oficina 'Jogos e Estratégias para o ensino de Matemática na EJAI?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARINHO, I. C. . Curso de Extensão em Práticas Pedagógicas: Planejamento Educacional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BATISTA, A. A. G. ; RIBEIRO, V. M. ; FREITAS, Pâmela Félix ; MARINHO, I. C. . Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos. 2015. (Relatório de pesquisa).

VIEIRA, Sofia Lerche ; VIDAL, E. M. ; MARINHO, I. C. ; FREITAS, Pâmela Félix . Estudos & Pesquisas: contribuições para políticas educacionais. 2013. (Relatório de pesquisa).

MARINHO, I. C. ; LIMA, Alessio Costa ; PEQUENO, Maria Iaci ; MELO, Maria Noraelena Rabelo . Manual do Aplicador - Ensino Fundamental (SPAECE). 2010. (Manual).

MARINHO, I. C. ; LIMA, Alessio Costa ; PEQUENO, Maria Iaci ; MELO, Maria Noraelena Rabelo . Manual do Aplicador - Ensino Médio (SPAECE). 2010. (Manual).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Complexidades na gestão educacional e escolar das Regiões Metropolitanas do Ceará: trajetórias em avaliação, Descrição: ResumoEste projeto tem como objetivo estudar a gestão educacional e escolar no contexto das avaliações em larga escala nas três regiões metropolitanas do estado do Ceará: Cariri, Fortaleza e Sobral. Os sistemas municipais de ensino percorrem caminhos diversos na execução de políticas públicas educacionais, cada um revestindo-se da complexidade natural de seu território, organização administrativa e contexto socioeconômico. Assim, as complexidades observadas nas redes de ensino são variadas e refletem um modus operandi único, inerente a cada comunidade e população. O estudo se concentra em três dimensões de análise: gestão educacional, gestão escolar e avaliação. Este estudo busca compreender os fatores associados à gestão educacional e escolar nos municípios dessas regiões metropolitanas, considerando a influência das políticas educacionais do Governo do Estado no regime de colaboração. Os problemas de pesquisa incluem: Quais são as principais diferenças nas práticas de gestão educacional entre as três regiões metropolitanas? Como essas práticas de gestão educacional variam entre os diferentes municípios das três regiões? Quais são os desafios enfrentados pelos gestores educacionais em cada uma das regiões metropolitanas? Dentre outros. A pesquisa adota um paradigma interpretativo, utilizando uma abordagem mista que combina dados quantitativos e qualitativos para uma compreensão mais abrangente da realidade dos municípios e escolas investigadas.Palavras-chaves: Gestão Educacional, Gestão Escolar, Avaliações Externas, Regiões Metropolitanas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    Projeto Educação em Fortaleza: investigando iniciativas de alto impacto, Descrição: Avaliar um conjunto de iniciativas educacionais implementadas na rede municipal de ensino, considerando o recorte temporal da década 2013 2023, e identificar impactos na gestão central (Secretaria), intermediária (Distritos de Educação) e escolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Francisca Rejane Bezerra Andrade - Integrante.

  • 2022 - 2023

    GESTÃO DAS DESIGUALDADES EM CONTEXTO PANDÊMICO (2020 2022): PERFIL SOCIOECONÔMICO E ACESSO ÀS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UERN, Descrição: A pandemia do coronavírus apresenta-se enquanto potencial emergente ao aumento das desigualdades em todo o mundo. Em contextos desiguais e injustos de distribuição de renda e garantia de direitos elementares à sobrevivência das pessoas, como o Brasil, aprofunda-se a crise econômica e sanitária, promovendo um cenário de escassez, desemprego, fome e pobreza extrema. Dados da Pnad Contínua do IBGE apontam que a desigualdade de renda do trabalho no Brasil bateu recorde no segundo trimestre de 2020. Essas desigualdades refletem de forma acentuada o desempenho educacional, principalmente dos mais pobres em contexto de ensino remoto. O necessário distanciamento social resultou no fechamento de escolas e universidades. Para possibilitar a continuidade do ano letivo as instituições educativas recorreram ao ensino remoto, o que aprofundou as desigualdades de acesso e permanência dos alunos das universidades públicas. Tendo como ponto de partida as reflexões acerca do aprofundamento das desigualdades sociais e educacionais no contexto pandêmico, alcunhamos o termo da gestão das desigualdades, compreendendo que neste cenário novas demandas surgem na organização dos espaços públicos de ensino (MARINHO, 2022). A pesquisa ora apresentada tem como objetivo analisar o perfil socioeconômico dos estudantes de licenciatura da UERN e o acesso destes às políticas institucionais de gestão das desigualdades em contexto pandêmico. Este projeto visa dar continuidade ao projeto de iniciação científica desenvolvido no âmbito da Faculdade de Educação da UERN em 2021, aprovado em Edital (2020-2021). Situa-se no Paradigma Interpretativo que tem como objetivo exercer maior compreensão, significado e ação, imergindo nos contextos pessoais e sociais dos sujeitos (COUTINHO, 2014). O paradigma interpretativo se baseia em pesquisas como estudos de caso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas para descrever e analisar um objeto. Nesse sentido, a pesquisa ora apresentada recorre a abordagem mista, combinando dados quantitativos e qualitativos para melhor compreensão da realidade do perfil de estudantes observado (CRESWELL, 2010). Nesse sentido, em contexto de agravamento das desigualdades estruturais torna-se necessária a reflexão sobre o terreno onde germinam essas ações políticas de gestão das desigualdades educacionais e os atores desses processos (REIS, 2020), bem como o alcance dessas iniciativas ao público da Universidade pública. Espera-se com esse estudo fomentar as discussões acerca das desigualdades educacionais produzidas em cenário pandêmico, bem como, os limites e possibilidades da construção de uma Universidade com qualidade socialmente referenciada que ultrapasse a fronteira do discurso e se torne prática efetiva na materialidade política de suas ações junto aos estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador.

  • 2022 - 2022

    Crise de Aprendizagem, Pobreza e Pandemia: O Ensino Remoto e O Projeto Oportuno de Privatização da Educação Básica Tutelado Pelo Banco Mundial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador.

  • 2020 - 2023

    Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Willana Nogueira Medeiros - Integrante / MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA BEZERRA MEDEIROS - Integrante / Jaana Flávia Fernandes Nogueira - Integrante.

  • 2020 - 2023

    Estados Eficazes na Gestão da Aprendizagem, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Willana Nogueira Medeiros - Integrante / MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA BEZERRA MEDEIROS - Integrante / Jaana Flávia Fernandes Nogueira - Integrante.

  • 2020 - 2020

    GESTÃO ESCOLAR EM CONTEXTOS DE POBREZA: ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ (RN), Descrição: O projeto de pesquisa ora apresentado tem como objetivo investigar as formas como a gestão lida com as desigualdades intraescolares em cinco escolas municipais de Mossoró (RN), com oferta dos anos finais do ensino fundamental, situadas em bairros de maior segregação sócio espacial da cidade. Tal proposta tem como base quatro categorias norteadoras para análise: Território, Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Desigualdades Intraescolares. Breve levantamento de estudos desenvolvidos sobre o tema em bases bibliográficas como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES, registra a insipiente produção sobre a relação desigualdade intraescolares e gestão, com produção de estudos centrados na região sudeste do país. Esses achados justificam a proposta aqui apresentada, e resgatam a importância da investigação enquanto campo frutífero e inovador ao campo da Gestão e da Política Educacional. A pesquisa terá um caráter misto, contemplando aspectos quantitativos e qualitativos durante o processo (GREENE, Et. al., 1989; MORSE, 1991; CRESWELL, Et. al., 2007; FLICK, 2009; TASHAKKORI, Et. al., 2003). Nesse sentido, pretende-se investigar cinco escolas, localizadas em bairros pobres e vulneráveis de Mossoró (RN). Portanto, o município foi definido com base no IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e o INSE (Índice de Nível Sócio Econômico), para auxiliar a compreensão das disparidades perceptíveis numa mesma região. Tendo como base os dados acima explanados, realizamos o recorte dos territórios a serem analisados, que seriam os bairros Bom Pastor; Santo Antônio; Santa Delmira I; Alto de São Manoel e Barrocas. Dentro desse espectro vamos analisar uma escola municipal que esteja localizada nos bairros elencados pela pesquisa, e que apresente resultados de aprendizagem e taxas de rendimento com maior variação nos anos finais do Ensino Fundamental. Recorre-se, portanto, também às bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para estudos e aproximação dos casos a serem analisados. Os dados obtidos fornecerão pistas para realização da pesquisa qualitativa, inclusive na elaboração dos instrumentos a serem aplicados em campo. Como fio definidor da amostra de escolas, também será levado em conta o número de matrículas e os turnos em que opera. No mesmo sentido, os dados de desempenho acadêmico dos estudantes, também serão levados em consideração na delimitação da amostra, tais como: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dados de proficiência da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática e perfil de gestores e alunos, observados a partir dos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), nos questionários contextuais. Pretende-se com este trabalho trazer contribuições ao campo da Política e Gestão da Educação e da Escola, em âmbito nacional e local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Desigualdades Intraescolares e Gestão: Estudo Comparado Em Escolas Públicas de Mossoró (RN), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador / Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros - Integrante / Cassia Gercina de Sousa Jácome - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Estudo de caso: análise da arquitetura institucional do sistema educacional brasileiro no estado do Espírito Santo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sofia Lerche Vieira em 15/11/2019., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Ana Léa Bastos Lima - Integrante.

  • 2018 - 2022

    DOUTORADO - Escolas sitiadas: gestão das desigualdades em territórios periféricos da cidade de Fortaleza (CE), Descrição: Esta pesquisa parte da tese de que as concepções e práticas dos gestores escolares interferem no tratamento das desigualdades educacionais. Para tanto, teve como objetivo investigar como esses dirigentes lidam com as desigualdades em dois pares de escolas municipais de Fortaleza (CE), com oferta dos anos finais do ensino fundamental, situadas em bairros de alta vulnerabilidade social. Foi realizado um estudo do parque escolar do município, com a triagem de dois pares de escolas localizadas no Grande Bom Jardim e no Grande Pirambu. De modo a compreender o papel dos gestores em contextos de vulnerabilidade e pobreza, realizamos um levantamento bibliográfico acerca das desigualdades educacionais, sendo analisados artigos, livros, relatórios de pesquisa de organismos internacionais e nacionais, teses e dissertações, os quais foram produzidos no período de 2000 a 2021. A produção sobre o tema revelou distintas vertentes no campo teórico para sua compreensão e análise: desigualdade de aprendizagem, desigualdade socioespacial e desigualdade escolar. Essas aproximações resultaram na escolha das seguintes categorias de análise: políticas públicas, território e gestão escolar. Na pesquisa de campo, identificamos que, mesmo em contextos socioespaciais similares, as gestões das quatro instituições investigadas apresentaram concepções e práticas diferenciadas no tratamento das desigualdades. Identificamos: a adoção de perfis rígidos, visando à manutenção da ordem; os investimentos em ações de melhoria dos ambientes escolares e clima organizacional; as estratégias de renovação da imagem da escola; a ampliação das relações de comunicação e confiança com a comunidade. Sobre os desafios da gestão escolar nos anos finais do ensino fundamental, quatro aspectos mais citados merecem destaque: baixa participação da família na escola, indisciplina, absenteísmo docente e questões socioemocionais dos discentes. Quanto às políticas públicas, observamos que a Secretaria Municipal de Educação (SME) possui um sistema robusto de acompanhamento e monitoramento da aprendizagem nas escolas, interligado a várias políticas que são concebidas visando à melhoria dos indicadores e resultados nas avaliações externas. No entanto, para uma parcela de crianças, jovens e adultos do mesmo bairro, essas ações não são acessíveis. Para além dessas constatações, foi possível evidenciar que o território periférico de Fortaleza, compreendido como espaço político e de poder, reveste-se de complexidade hierárquica maior. O poder não está nas mãos da comunidade ou do Estado, mas daqueles que operam o medo. Os conflitos territoriais existentes nas periferias modificam o acesso às oportunidades dos equipamentos públicos a depender de onde os indivíduos moram e das facções que comandam aquele espaço. As principais constatações identificadas pela pesquisa são: 1) A escola importa, principalmente, quando está localizada em territórios pobres e vulneráveis; 2) As concepções dos gestores repercutem no tratamento das desigualdades na escola; 3) A escola não é um campo neutro; e 4) Os conflitos territoriais interferem na vida escolar e demandam novas atribuições ao trabalho dos gestores. Nessa esteira, sendo influenciados pelo contexto socioespacial onde estão localizados, as escolas, os gestores e os professores buscam alternativas para ampliar suas possibilidades de trabalho pedagógico. De um lado, procuram responder às expectativas das políticas educacionais. Por outro lado, almejam ?fazer a diferença? para as comunidades por elas assistidas. Se o desafio da superação das desigualdades está posto para aqueles que formulam e implementam as políticas, cabe ao poder público fortalecer e ampliar o apoio às escolas mais vulneráveis à dominação do poder do medo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    DESIGUALDADES INTRAESCOLARES E GESTÃO: ESTUDO COMPARADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ (RN), Descrição: O projeto de pesquisa ora apresentado tem como objetivo investigar as relações possíveis entre gestão escolar e desigualdades intraescolares, com vistas a observar os mecanismos/estratégias produzidos pela gestão e como eles incidem ou não na desigualdade no interior das escolas públicas de Mossoró (RN). Tal proposta tem como base quatro categorias norteadoras para análise: Território, Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Desigualdades Intraescolares. A categoria território é mote definidor da amostra de escolas. Compreende-se que para observar as desigualdades intraescolares, faz-se necessário investigar escolas situadas em territórios de baixa e alta vulnerabilidade social, o que se encontra melhor explanado na metodologia do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador / DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA - Integrante / Érika Letícia de Almeida Silva - Integrante.

  • 2016 - 2020

    Política educacional e diversidade territorial: expedição escolas do Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sofia Lerche Vieira em 25/04/2019., Descrição: Pretende-se analisar a articulação entre diferentes esferas e etapas da política educacional, focalizando uma amostra de 12 escolas públicas localizadas em diferentes unidades da federação brasileira e tomando por fio condutor a avaliação de larga escala.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Willana Nogueira Medeiros - Integrante / Eloísa Maia Vidal - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Ensino Médio, educação profissional e desigualdades socioespaciais: avanços e desafios, Descrição: A pesquisa busca descrever e analisar as políticas concebidas pelos órgãos centrais de quatro estados brasileiros considerando suas relações com políticas nacionais e estaduais para o Ensino Médio, a fim de compreender como escolas se apropriam dessas políticas e como elas interferem ? se interferem ? na qualidade do processo educativo, tal como medido pelos indicadores educacionais, tal como percebido pelos agentes (gestores públicos, educadores, jovens estudantes), e tal como objetivamente construído por mecanismos escolares (por efeito propriamente da escola, relacionados ao currículo, à formação de professores, ao clima escolar, por exemplo, ou por efeito de processos que reproduzem desigualdades sociais). São analisadas, em cada estado ? Ceará, Pernambuco, Goiás e São Paulo ? seis escolas que, embora localizadas em contextos vulneráveis e concentrem uma matrícula homogênea de jovens de baixo nível socioeconômico, possuem melhores indicadores de qualidade do que escolas em situação similar da região. Os estados foram selecionados pelos investimentos em políticas para o Ensino Médio que os diferenciam em relação a seus pares da mesma região. A realização do projeto inclui pesquisa documental, levantamento e análise de dados secundários e pesquisa empírica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Integrante / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Larissa Martins Dantas - Integrante / Antônio Augusto Gomes Batista - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Currículos para os anos finais do ensino fundamental: Concepções, modos de implantação, usos, Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral oferecer subsídios para a análise de currículos do EF2 e suas reformulações no Brasil, a fim de apreender o modo como os documentos de diferentes redes de ensino se relacionam, constroem a especificidade desse nível de ensino, sua integração com as outras etapas da educação básica, bem como suas relações com os conhecimentos efetivamente ensinados em sala de aula. No quadro desse objeto geral, propõem-se os seguintes objetivos específicos: Descrever e analisar: - Os currículos de EF 2 de uma amostra de municípios e estados brasileiros e - Sua implementação e uso em uma amostra de municípios e estados. - Sistematizar os principais desafios para a elaboração e implementação de currículos de EF 2 no País... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador / Pämela Félix Freitas - Integrante / Antônio Augusto Gomes Batista - Integrante / Vanda Mendes Ribeiro - Integrante / Elba de Sá Barreto - Integrante / Lucíola Licínio Santos - Integrante / Hivy Damasio Araújo Mello - Integrante / Luís Carlos Novaes - Integrante / Maria Helena Bertolini Bezerra - Integrante / Maria José Nóbrega - Integrante / Marieta Gouveia Penna - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Estudos & Pesquisas: contribuições para políticas educacionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Pämela Félix Freitas - Integrante.

  • 2011 - 2014

    MESTRADO - Administração Escolar (1935-1968): um campo em Construção, Descrição: O objetivo dessa dissertação é revisar a produção dos pioneiros da Administração Escolar no Brasil, compreendendo o período de 1935 a 1968. Destacam-se enquanto pioneiros da Administração Escolar no Brasil: Anísio Spínola Teixeira; Antônio Carneiro Leão; José Querino Ribeiro e Lourenço Filho. Esses educadores se enquadram enquanto pioneiros da Administração Escolar brasileira, por serem os primeiros a produzir pesquisas sobre o tema. Suas produções sobre Administração Escolar se situam nos anos 1935 a 1968, quais sejam: Administração pública: administração e desenvolvimento (TEIXEIRA, 1935); Fayolismo na Administração de escolas públicas (RIBEIRO, 1938); Introdução à Administração Escolar (LEÃO, 1939); Ensaio de uma teoria de Administração Escolar (RIBEIRO, 1952); Pequenos Estudos Sobre Grandes Problemas Educacionais (Alguns aspectos do ponto de vista da Administração Escolar) (RIBEIRO, 1952); Racionalização do Sistema Escolar (RIBEIRO, 1954); Administração pública brasileira e a educação (TEIXEIRA, 1956); Que é Administração Escolar? (TEIXEIRA, 1961); Organização e Administração Escolar: curso básico (LOURENÇO FILHO, 1963); Natureza e função da Administração Escolar (TEIXEIRA, 1968). Foi realizado um estudo do contexto em que as obras foram produzidas, recuperando dados importantes para análise das obras. Como recurso metodológico utilizou-se o método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), produzindo categorias de análise, quais sejam: Administração Escolar; Administrador Escolar; Formação dos administradores escolares e Influências do modelo de Administração Escolar. A partir dos dados coletados pelas categorias aplicamos uma segunda análise identificando as metáforas organizacionais presentes nos modelos de Administração Escolar dos pioneiros. Para esta segunda etapa foram utilizadas as metáforas organizacionais propostas por Gareth Morgan (2006) e Jorge Adelino Costa (1996). A revisão possibilitou observar a proposição de um modelo misto de Administração Escolar, centrado nas questões sociológicas e racionais da escola. Observou-se também uma divergência entre os modelos de Administração Escolar propostos pelos pioneiros. Todos apresentam em seus estudos a influência do Movimento da Escola Nova. Anísio Teixeira apresenta um modelo concentrado na metáfora da escola como cultura e democracia, observando a influência da Filosofia Pragmática de John Dewey e das Teorias das Relações Humanas de Elton Mayo. Os demais pioneiros apresentam um modelo também misto, no entanto, abordando de forma mais enfática as questões da administração racional da escola, tendo influência dos estudos de Taylor e Fayol. As metáforas interpretadas para estes pioneiros são da escola como arena política, empresa, burocracia, cultura, democracia e anarquia. A aplicação das metáforas na interpretação dos modelos foi importante na superação da distinção desses estudos somente às influências empresariais que possuem. Observar as metáforas também nos revela as limitações e conseqüências desses modelos para a escola pública do presente. O estudo buscou contribuir para área de Administração e Política Educacional, abordando também sugestões de outros estudos a serem realizados neste campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    GRADUAÇÃO - Administração e Gestão Escolar: tensões e contradições, Descrição: O trabalho ora apresentado é requisito para obtenção do título de graduação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Este trabalho apresenta revisão bibliográfica de cunho histórico sobre o tema Administração e Gestão Escolar: mudanças e continuidades no perfil do gestor, com base na literatura de Anísio Teixeira, Carneiro Leão, Lourenço Filho e Querino Ribeiro, pioneiros da Administração Escolar, e de escritores atuais sobre a Gestão Escolar, a fim de proporcionar um paralelo entre as mudanças e continuidades no perfil do gestor. Nesse contexto busca-se responder a alguns questionamentos: Qual era o perfil do Administrador Escolar? Que mudanças aconteceram entre os tempos de administração e gestão? Qual o perfil do gestor hoje? Utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa elegendo fontes bibliográficas, documentais (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? LDB) e base de dados da Fundação Victor Civita (FVC) no âmbito da Pesquisa Perfil dos Diretores das Escolas da rede pública (2009). Verificou-se que os estudos dos pioneiros da Administração Escolar revelam grande influência da Administração Científica de Taylor e Fayol. No início dos anos 1990, as experiências e mecanismos que assinalavam um rumo de reformas no campo educacional influenciadas por outros setores sociais como a produção, e a economia, foram contribuições importantes na adesão ao termo gestão. Nesse contexto surge a necessidade de que a formação do gestor assuma novos aprimoramentos no campo das habilidades necessárias à direção de escolas. Nesse intuito, observamos os dados da FVC (2009) e buscamos traçar o perfil do gestor hoje. O estudo revela que os diretores parecem mais envolvidos com as questões do dia-a-dia, como: merenda, saída de alunos da classe, acompanhamento do atendimento dos pais, organização e limpeza das classes, recepção de alunos e garantia do material escolar para todos. Aparentam excessiva preocupação com o material escolar, mobiliário e qualidade da merenda escolar (90% da amostra). Reclamam que gastam muito tempo com substituição de professores, questões administrativas, ?tomar conta? de alunos e atender pais. Reconhecem como importantes características do bom gestor, saber ouvir, ser mediador e líder. Atribuem a remuneração à questão mais atrativa para a escolha de se candidatar ou fazer concurso para ser diretor e não se reconhece como responsável pela aprendizagem dos alunos e consequentemente passa sua responsabilidade a outros atores da escola. Parte desses problemas é a inexistência de bases legislativas que direcionem o trabalho do gestor, da formação inicial do professor e das formações continuadas, no entanto, os problemas não cessam aqui, são inesgotáveis os questionamentos sobre o trabalho do diretor.Concluímos que os problemas do passado de fato repercutiram no futuro sem nenhuma solução aparente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Bons Resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos, Descrição: O presente projeto analisa quarenta municípios em três estados federados, Mato Grosso do Sul, Ceará e São Paulo. Tomando-se, para o caso do estado de São Paulo, primeiramente, municípios com mais de cinco mil alunos matriculados no ensino fundamental municipal, os cinco maiores IDEBs de primeira à quarta séria em 2007, e os cinco maiores crescimentos entre 2005 e 2007. E, para os três estados em análise, em municípios com mais de mil alunos na rede municipal, em cada um deles, os cinco maiores IDEBs de 2007 e os cinco maiores crescimentos entre 2005 e 2007. Nessa amostra, o projeto procura: a) identificar o peso de variáveis de contexto na melhoria dos IDEBs dos municípios escolhidos; b) compreender iniciativas de políticas educacionais que tenham evidenciado potencial de melhoria do IDEB no que se refere às variáveis desempenho dos alunos e fluxo do sistema; c) analisar o conjunto de iniciativas identificadas como decisivas para a melhoria do IDEB, buscando apreender características comuns, que possam subsidiar a formulação de políticas para a educação básica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Pämela Félix Freitas - Integrante / Romualdo Portela de Oliveira - Integrante / Sandra Maria Zákia Lian Sousa - Integrante / Ocimar Munhoz Alavarse - Integrante / Dirce Nei Teixeira de Freitas - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Gestão e Sucesso Escolar: um enigma a decifrar, Descrição: O projeto apresentou estudo realizado em escolas públicas brasileiras. Investigou-se inicialmente seis escolas, constatando-se descontinuidades nos indicadores de desempenho e observando-se uma gestão mais apoiada no senso comum que em evidências da literatura sobre o sucesso escolar. A segunda etapa incluiu outras vinte escolas, aplicando-se ainda um check-list junto aos diretores sobre a presença de tais fatores em suas unidades. Percebeu-se uma visão heterogênea nem sempre em sintonia com os indicadores, sendo oportuno melhor trabalhar a temática junto a dirigentes escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Ana Carolina Siqueira Bittencourt - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Ana Lídia Lopes do Carmo - Integrante / Bruno Leitão Oliveira - Integrante / Edgar Nogueira Lima - Integrante / Eloísa Maia Vidal - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2025 - Atual

    Estudos e pesquisas sobre financiamento, ações e programas da educação básica, Descrição: "Estudos e pesquisas sobre financiamento, ações e programas da educação básica.". no âmbito do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - PNPD do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento - PROMOB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Iasmin da Costa Marinho - Coordenador / Paulo Augusto Meyer Mattos Nascimento - Integrante.

Prêmios

2022

Título de Cidadão Mossoroense, Câmara Municipal de Mossoró.

2022

Obteve o 2° lugar, em sua respectiva Unidade Acadêmica (Faculdade de Educação ? Campus Central), na seleção de trabalhos do VIII Salão de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, PROEX UERN.

2016

Aprovada em 2º lugar no Concurso Público para Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), UERN.

2016

Aprovada em 2º lugar no Concurso Público para Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), UFPI.

2015

O trabalho de pesquisa intitulado ? DIREITO À EDUCAÇÃO UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E POLÍTICA NO BRASIL ?, tendo como autora a aluna Ana Adilia Rodrigues e sob orientação da prof.ª Iasmin Costa Marin, Faculdade Luciano Feijão (FLF).

2015

Aprovada em 44º lugar em Concurso Público para Professores da Educação Básica do Município de Fortaleza, PMF.

2014

Aprovada em Concurso para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP.

2011

Aprovada no Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), USP.

2011

Aprovada no Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), UFRN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação. , Fundação Universidade Estadual do Ceará - UECE, Itaperi, 60714903 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (84) 33152203, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

2019 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 68

Outras informações:
Professor formador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos cursos de licenciatura em Física e Educação Física.

2007 - 2011

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2008 - 2008

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2025 - Atual

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Sênior de Dados, Carga horária: 20

2025 - 2025

Coordenação Nacional do Estudo Internacional das Aprendizagens e do Bem-est

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisor(a) do estudo e desenvolveu no período as seguintes tarefas: apoio na seleção de aplicadores de campo, contato com escolas, organização da logística de treinamento e de pesquisadores e de entrada em campo, supervisão e apoio aos pesquisadores de campo

2019 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 20

2017 - 2023

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Concepções e Práticas da Educação Infantil (PARFOR-Mossoró), Estágio Supervisionado I - Educação Infantil, Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação, Fundamentos Sócioeconômicos da Educação, Gestão dos Processos Educativos, Filosofia da Educação (PARFOR-Assú), Ensino de Ciências (PARFOR-Assú)

  • 08/2017

    Direção e administração, Faculdade de Educacao.Cargo ou função, Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Mossoró - RN.

  • 06/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educacao.Linhas de pesquisa

  • 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educacao.Cargo ou função, Membro da Comissão para propor regulamento sobre as modalidades de TCC.

  • 01/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II (Matutino), Estágio Supervisionado II (Noturno)

  • 01/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão dos Processos Educativos, Estágio III

  • 01/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão dos Processos Educativos, Estrutura em Funcionamento da Educação Básica

  • 01/2020

    Ensino,Disciplinas ministradas, Gestão dos Processos Educativos

  • 01/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Histórico ? Filosóficos da Educação, EAI I, Gestão dos Processos Educativos, PPP III (coord.)

  • 01/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio I, SEM I, Gestão dos Processos Educativos, PPP III, Orientação de graduação - 2, Orientação especialização 1

  • 01/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio I, Gestão dos Processos Educativos, PPP III, SEM I, Orientação de graduação - 2

  • 01/2019

    Ensino,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 01/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos históricos filosóficos da educação (Matutino), Fundamentos históricos filosóficos da educação (Noturno), Estudos Acadêmicos Introdutórios I (coord.), Estudos Acadêmicos Introdutórios I (Coord.), Coordenação programa Brasil Alfabetizado, Orientação de graduação - 2, Fund. Sócio-Econômicos da Educação

  • 01/2018

    Ensino,Disciplinas ministradas, Concepções e Práticas de Educação Infantil, Ensino de Ciências

  • 06/2017 - 11/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Concepções e Práticas da Educação Infantil, Didática Geral, Educação à Distância, Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação, Fundamentos Sócio-econômicos da Educação

2016 - 2017

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2016 - 07/2017

    Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Infantil

2016 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do PARFOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.

Atividades

  • 12/2016 - 02/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

2014 - 2015

Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Trabalho de Conclusão de Curso I (Curso de Graduação em Administração) Trabalho de Conclusão de Curso II (Curso de Graduação em Administração) Trabalho de Conclusão de Curso II (Curso de Graduação em Ciências Contábeis)

Atividades

  • 02/2017 - 04/2017

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

2014 - 2017

Faculdade Latino Americana de Educação

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2015 - 02/2016

    Ensino, PEDAGOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aspectos Lúdicos: jogos e artes, Parâmetros Curriculares Educacionais na Educação Básica, Psicologia Aplicada a Educação Especial, Tecnologias e Mídias Educacionais, Trabalho de Conclusão de Curso, Didática Geral, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

2014 - 2015

Faculdade Kurios

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2014 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Ambiental, Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação, História da Educação, Pedagogia Organizcional, Planejamento Educacional, Projeto Político Pedagógico, Sociologia da Educação

2015 - 2017

Faculdade Integrada do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Temporário

Atividades

  • 01/2016

    Ensino, Gestão em Segurança Pública e Direitos Humanos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 09/2016 - 09/2016

    Ensino, EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil nas séries iniciais, Interação, Linguagem e Ludicidade na Infância

  • 06/2016 - 06/2016

    Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 01/2016 - 01/2016

    Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Ética e Responsabilidade Social

2014 - 2014

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária

Vínculo: Pesquisador Contratado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2011 - 2012

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 20

2012 - 2012

Fundação Carlos Chagas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou em colaboração na organização do Ciclo de Debates sobre "25 anos de Avaliação de Sistemas Educacionais no Brasil", tendo exercido tarefas de organização, transcrição e classificação de áudio, edição e correção. Tendo sido agregada ao cargo durantes os Ciclos 1 e 2, com parcial colaboração no Ciclo 3 de Debates, compreendendo o período de 11 meses aproximadamente.

2012 - 2013

Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Produziu relatórios de Pesquisas vinculados ao Projeto Aula Fundação Telefônica (AFT), realizando pesquisas de campo, formação de professores, produção científica e de planos de ação. O trabalho contemplou também a análise de um conjunto de 8 escolas, compreendendo o período de 1 ano.

2011 - 2011

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

2010 - 2011

Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica (CEAD), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desempenha função de Técnica auxiliando a Célula de Avaliação do Desempenho Acadêmico (CEAD) na função de Coordenadora da Região I de Fortaleza do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE) e nas Oficinas de Elaboração de Itens.

2010 - 2010

Colégio Canarinho Sapiens

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio pedagógico de crianças com necessidades especiais. Acompanhava um aluno portador de Síndrome de Down no 6 º ano do Ensino Fundamental. Desenvolvia atividades, planos de aula e estratégias de ensino. Orientava e observava o desenvolvimento do aluno em todos os conteúdos.

2001 - 2001

Projeto Informática

Vínculo: Monitor de sala, Enquadramento Funcional: Estagiário

2009 - 2011

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica vinculada ao Projeto Bons Resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos, sob orientação da Profª Drª Sofia Lerche Vieira

2009 - 2009

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica vinculada ao Projeto Gestão e Sucesso Escolar: um enigma a decifrar, sob orientação da Profª Drª Sofia Lerche Vieira

2010 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnolog

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrou aulas junto ao Curso Técnico de Segurança do Trabalho, na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, tendo orientado 25 alunos na conclusão dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

2008 - 2009

Programa de Iniciação Científica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica vinculada ao Projeto Gestão e Sucesso Escolar: um enigma a decifrar, sob orientação da Profª Drª Sofia Lerche Vieira

2008 - 2008

Programa Voluntário de Iniciação Científica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista vinculada ao Projeto Gestão e Sucesso Escolar: um enigma a decifrar, com orientação da Profª Drª Sofia Lerche Vieira

2013 - 2013

Fundação VIctor Civita

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.