Eduardo Gross

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, RS (1989) e doutorado em Teologia também pela Escola Superior de Teologia (1997), tendo realizado parte dos estudos do doutorado na Lutheran School of Theology at Chicago (EUA) e pesquisa pós-doutoral na Europäische Melanchthon-Akademie Bretten, em 2019-2020, na Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua tese para promoção a professor titular da UFJF foi: Proposta de Edição Crítica e Tradução dos Loci Theologici (Tópicos Teológicos) de Filipe Melanchthon, de 1521. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF desde 1998, tendo sido coordenador do programa entre 2007 e 2010. Desde 2017, é professor permanente também no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFJF. Atua ainda, desde 2014, como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe. Na graduação, ensina primordialmente no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e na graduação em Ciência da Religião da UFJF. Tem experiência nas áreas de Teologia, Ciência da Religião e Filosofia, com ênfase em Religião e Hermenêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da religião, religião e hermenêutica, religião e literatura, religião e cultura.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Teologia

1991 - 1997

Faculdade EST
Título: A concepção de fé de Juan Luis Segundo
Orientador: Walter Altmann
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Religião; Teologia; Hermenêutica; Psicologia da religião; Filosofia da religião; Modernidade e religião. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História das Teologias e Religiões / Especialidade: Teologia da Libertação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemática / Especialidade: Hermenêutica. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Teologia

1984 - 1989

Faculdade EST
Título: A visão de história no apocalipsismo a partir de Daniel 7.1-14
Orientador: Friedrich Erich Dobberahn

Ensino Médio (2º grau)

1981 - 1983

ESCOLA EVANGÉLICA IVOTI

Ensino Fundamental (1º grau)

1977 - 1980

Colégio Diocesano

Ensino Fundamental (1º grau)

1973 - 1976

Colégio Evangélico Ruy Barbosa

Pós-doutorado

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Europäische Melanchthon-Akademie Bretten, EMA, Alemanha. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Religião. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

, Lê Razoavelmente.

Grego

, Lê Razoavelmente.

Hebraico

, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião/Especialidade: Religião e Hermenêutica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemática/Especialidade: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Sistemática/Especialidade: Conceito de Fé.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião/Especialidade: Psicologia da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião/Especialidade: Religião e Literatura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião/Especialidade: Filosofia da Religião.

Participação em eventos

7. Encontro do GT Filosofia da Religião da ANPOF.O processo de mudança na compreensão da liberdade da vontade em Melanchthon. 2022. (Encontro).

9 Congresso da Associação Brasileira de Filosofia da Religião. 2022. (Congresso).

VIII Congresso da ANPTECRE. A visão da massa por Paul Tillich e Juan Luis Segundo. 2021. (Congresso).

I Colóquio Gadamer: 60 anos de Verdade e Método. 2020. (Encontro).

II Jornada Científica Internacional 2020 ? Religião e contemporaneidade: política, ciência e cultura. A epistemologia das ciências da religião: pressupostos, questões e desafios. 2020. (Congresso).

IV. Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura: Teorias da Religião.Modelos estudos sobre religião e literatura. 2018. (Seminário).

XXXIII ENANPOLL. A apreciação da literatura no humanismo teológico de Filipe Melanchthon. 2018. (Congresso).

23. Seminário sobre o pensamento de Paul Tillich.O tema da finitude em Paul Tillich e o filme The Age of Adaline. 2017. (Seminário).

7o. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. A compreensão da Filosofia a partir da Dinânica entre Lei e Evangelh em Filipe Melanchthon. 2017. (Congresso).

De Lutero a Otto.O ideal humanista como base para compreensão da Ciência da Religião: Algumas reflexões relacionadas à obra de Filipe Melanchthon. 2017. (Seminário).

Simpósio Internacional 500 Anos da Reforma Luterana: Heranças e Desafios Controvérsias Edificantes em Temas da Teologia, Filosofia e Sociedade.Solum verbum e os cinco sentidos: estética e os cinco sentidos. 2017. (Simpósio).

VI Congresso da ANPTECRE. Paul Tillich e a Reforma. 2017. (Congresso).

22. Seminário sobre o pensamento de Paul Tillich.A dimensão do sentido em Paul Tillich e o diagnóstico de Thomas Mann a respeito do sentido em A montanha mágica. 2016. (Seminário).

VI Colóquio sobre Religião e Religiosidades.Discussões filosófico-religiosas em A montanha mágica, de Thomas Mann. 2016. (Encontro).

21. Seminário sobre o pensamento de Paul Tillich.A ética do pensamento de Paulo Tillich. 2015. (Seminário).

4. Congreso Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe. Implicações das noções de alteridade e ética em Paul Ricoeur para a religião na América Latina. 2015. (Congresso).

Seminário Fides et Ratio.Debatedor da conferência "Luther?s unsuspected partners from Asia to Latin America: mystery in M. M. Thomas and J. L. Segundo" proferida por Mary Philip (Canadá). 2015. (Seminário).

V Congresso da ANPTECRE. PARTICULARIDADES DO CONCEITO DE AMOR NAS REFLEXÕES ÉTICAS DE TILLICH E RICOEUR. 2015. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. A espiritualidade bíblica e a hermenêutica de Paul Ricoeur. 2015. (Congresso).

XXI Semana de Filosofia da UFJF - Filosofia da Religião: da Espiritualidade ao Terror.A espiritualidade bíblica como elemento presente na hermenêutica de Paul Ricoeur. 2015. (Encontro).

20. Seminário sobre o Pensamento de Paul Tillich. Primórdios da designação da teologia de Paul Tillich como "apologética". 2014. (Congresso).

29. Encontro Nacional da ANPOLL. Religião e literatura como âmbitos da alteridade a partir de Paul Ricoeur. 2014. (Congresso).

II Congresso Internacional da Faculdades EST - Religião, Mídia e Cultura. O CONCEITO SUBSTANTIVO DE RELIGIÃO DISCUTIDO A PARTIR DE DEFINIÇÕES EXEMPLARES. 2014. (Congresso).

XVI Encontro da ANPOF. A perspectiva ética de Ricoeur considerada em relação à vida comunitária religiosa. 2014. (Congresso).

19. Seminário em Diálogo com o Pensamento de Paul Tillich.A fé em Paul Tillich. 2013. (Seminário).

4o. Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião. O conceito de Religião em Paul Tillich e a Ciência da Religião. 2013. (Congresso).

Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe. A Ciência da Religião no Brasil : Teses sobre sua constituição e seus desafios. 2013. (Congresso).

V. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Implicações das Noções de Alteridade e Ética em Paul Ricoeur para a Filosofia da Religião. 2013. (Congresso).

VII CONERE. Os conhecimentos religiosos e não-religiosos na produção do conhecimento científico: Como as ciências da religião lidam com os conhecimentos da área do Ensino Religioso. 2013. (Congresso).

18o. Seminário em Diálogo com o Pensamento de Paul Tillich.TILLICH EM DIÁLOGO COM GADAMER: A HISTÓRIA DA TEOLOGIA E O CARÁTER ESCATOLÓGICO DO CRISTIANISMO. 2012. (Seminário).

XV Encontro da ANPOF.Gadamer e a teologia dos antigos gregos. 2012. (Encontro).

XXVII Encontro Nacional da Anpoll.DEFINIÇÕES DO SAGRADO A PARTIR DE RUDOLF OTTO E MIRCEA ELIADE. 2012. (Encontro).

3o. Congresso Nacional da ANPTECRE. Considerações sobre a perspectiva de Donald Dreisbach sobre a "hermenêutica de Tillich". 2011. (Congresso).

III Colóquio Margens - Estudos interdisciplinares nas fronteiras da literatura e da linguagem.O uso da hermenêutica filosófica na discussão sobre religião e literatura. 2011. (Encontro).

I Semana discente de Ciência da Religião.Problematizações: a interferência do religioso no social. 2011. (Encontro).

IV Congresso da Associação Brasileiroa de Filosofia da Religião. Argumentos sobre a existência de Deus sob uma abordagem existencial. 2011. (Congresso).

XII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).Angústia e esperança - uma interpretação da escatologia manifestada no filme O primeiro dia. 2011. (Simpósio).

II Congreso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas. Reflexões teológico-filosóficas a partir da poesia de Cruz e Souza. 2010. (Congresso).

XXV Encontro Nacional da ANPOLL. Temas religiosos e metafísicos em Últimos Sonetos de Cruz e Sousa. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. O método da correlação enquanto método hermenêutico. 2009. (Congresso).

Congreso Internacional: Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento Hacia el futuro de América Latina y el Caribe.. Literatura ficcional e valores: uma aproximação teológica hermenêutica. 2008. (Congresso).

I Encontro Nacional da ANPTECRE - Associacao Nacional de Pos-Graduacao em Teologia e Ciencias da Religiao. 2008. (Encontro).

Reinauguração da Biblioteca do Seminário Redentorista.A história, a memória e o livro na tradição cristã.. 2008. (Outra).

Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas da UEMG.Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas da UEMG. 2008. (Seminário).

Workshop sobre normalização do trabalho científico. 2008. (Oficina).

XIII Encontro Nacional da ANPOF.Perspectivas hermeneuticas da filosofia da religiao. 2008. (Encontro).

XIV seminario em dialogo com o pensamento de Paul Tillich.Contos de Kafka lidos a partir de Paul Tillich. 2008. (Seminário).

1o. Colóquio Latino-Americano de Literatura e Teologia.A busca do ser e o encontro do nada em "A paixão segundo G.H." de Clarice Lispector. 2007. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Contribuições da questão do tempo em Gadamer para a compreensão religiosa do tempo. 2007. (Congresso).

III Congresso Internacional de Ética e Cidadania. Literatura e ética: Uma aproximação hermenêutica. 2007. (Congresso).

Reunião de coordenadores de pós-graduação em teologia com representante da área da CAPES. 2007. (Outra).

XV Semana de Filosofia & V Semana de Comunicações Filosóficas -.Mini-curso "Gadamer, a linguagem e a religião". 2007. (Outra).

12. Seminário em diálogo com o pensamento de Paul Tillich. 2006. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof. A relação entre mito, razão, religião e ciência exposta a partir de alguns pequenos textos de Gadamer. 2006. (Congresso).

1. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Uma interpretação de A Paixão segundo GH com vistas à discussão sobre o problema da religião na atualidade. 2005. (Congresso).

11. Seminário em diálogo com o pensamento de Paul Tillich.Leitura de. 2005. (Seminário).

10. Seminário em diálogo com o pensamento de Paul Tillich. 2004. (Seminário).

11. Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. O uso de elementos da filosofia de Schelling por Paul Tillich. 2004. (Congresso).

12. Semana de Filosofia da UFJF.A arte em Gadamer e a religião. 2004. (Seminário).

Schelling e sua influencia da filosofia da religiao.Elementos de Schelling no pensamento de Tillich. 2004. (Seminário).

Congresso Schopenhauer. Contraponto entre possibilidades de uma apreciação estética da religião a partir de Schopenhauer e de Gadamer. 2003. (Congresso).

Manifestações religiosas no mundo contemporâneo : Interfaces com a educação. Fé e conhecimento na escola. 2002. (Congresso).

Simpósio sobre Identidade Evangélico-Luterana.Justificação de quem duvida: uma interpretação a partir de Paul Tillich. 2002. (Simpósio).

VII Seminário sobre o pensamento de Paul Tillich.VII Seminário sobre o pensamento de Paul Tillich. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Rubia Campos Guimarães Cruz

GROSS, E.; PIRES, F. P.; SCHAPER, Valério G.. Lei e evangelho: a relação que conduz o pensamento de Filipe Melanchthon. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thales Moreira Maia Silva

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; MARALDI, E. O.. Pluralismo Explanatório e a Ciência Cognitiva da Religião: o Papel da Abordagem Mecanicista Multinível Como Ferramenta Epistemológica no Estudo Interdisciplinar das Crenças e Comportamentos Religiosos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jungley de Oliveira Torres Neto

GROSS, E.; SILVA, L. D.; SANTOS, C. M. S. L.. A hermenêutica filosófica de Gadamer: a virada hermenêutica em direção à ontologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ângelo de almeida Rodrigues

GROSS, E.; ROOS, J.; SILVA, G. F.. O indivíduo kierkegaardiano: itinerário entre angústia, desespero e síntese. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Luiz de Sousa

GROSS, E.; PIRES, F. P.; NASCIMENTO, C. R.. O estatuto de uma hermenêutica filosófica para o enriquecimento de uma hermenêutica bíblica em Paul Ricoeur. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria Conceição Schetino

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; MOURA, L. H.. Caminhos para a Análise Metapsicológica da Commedia de Dante. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcel Henrique Rodrigues

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; GROPPO, L. A.. Arte, símbolo e religião: as influências do esoterismo na gravura Melencolia I de Albrecht Dürer. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aparecida Angélica Pereira de Assis

GROSS, E.; MORAIS, C. C.; OLIVEIRA, W. C.. Ser professora: Vivências e significados nas narrativas de uma docente leiga aposentada. 2017. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Lilian Franciene de Oliveira

GROSS, E.; PIRES, F. P.; SOUZA, V. C.. Metáfora e discurso religioso em Paul Ricoeur. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cleverton Rodrigo Rocha Silva

GROSS, E.; BEZERRA, C. C.; SANTOS, J. M. G.. Heidegger e Hölderlin: Considerações sobre o poético e o sagrado. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Mônica Giraldo Hortegas

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; MELO JUNIOR, W.. O si mesmo, Deus e a anima-mundi: A importância da psicologia da mandala na obra de Carl Gustav Jung. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Cássio Moreira Monteiro

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; FERREIRA, V. P.. A concepção de crença religiosa de Clement rosset. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Claudiano Martins

GROSS, E.; A. E. Huff Jr; GOTO, T. A.. A fé quando as montanhas se movem: a experiência religiosa das vítimas da catástrofe natural na região serrana do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isis Carolina Garcia Bispo

GROSS, E.; SILVA, M.; SOBREIRA, J. C. M.. O mistério de Francisco Pearanda: A magnífica história de um criptojudeu e seu tesouro oculto na Espanha do século XVI. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rafael Fernandes de Melo

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; S. de G. Franco. A recepção dos conceitos de ilusão e sublimação, a partir do diálogo entre Sigmund Freud e Oskar Pfister. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno de Oliveira Silva Portela

GROSS, E.; Sônia Regina Correa Lages; NOÉ, Sidnei V.. A cura d'alma segundo a psicologia de C. G. Jung. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Santos Pinheiro Souza

GROSS, E.; Jonas Roos; SANTOS, J. M. G.. A cristologia de Paul Tillich a partir do encontro do cristianismo com as religiões. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Rezende Meireles

GROSS, E.; Jonas Roos; SANTOS, J. M. G.. A concepção de fé segundo Paul Tillich. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Victor Hugo de Castro Dutra

GROSS, E.; Paula, Adna C. de; PIRES, F. P.. Em face do mal: Uma interpretação do conceito de mal em Paul Ricoeur. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodolfo de Souza Braga

GROSS, E.; PIRES, F. P.; BARREIRA, Marcelo M.. O retorno da religião em Gianni Vattimo. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tércio Eliphas Leite Barbosa

GROSS, E.; Sônia Regina Correa Lages; Miguel Mahfoud. Expressão musical do canto e experiência religiosa do sagrado: Análise fenomenológica das vivências de uso compartilhado dos sons dos devotos de Krishna. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno de Oliveira Portela

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; Sônia Regina Correa Lages. A cura d?alma segundo a psicologia de C. G. Jung. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isabella Guedes Arcuri

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; RIBEIRO, F. A. S.. A sacralidade da arte na estética de Luigi Pareyson. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: José Geraldo Estevam

GROSS, E.; RIBEIRO, F. A. S.; PAIVA, M. A. de. Alteridade e sentido ético da religião na filosofia de Emmanuel Lévinas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Renata Ângelo Pernisa

GROSS, E.; FRAGOZO, Fernando A. S.; ARAUJO, P. A.. A verdade como abertura para o Mistério: Uma leitura heideggeriana de Platão. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elton vinicius Sadao Tada

GROSS, E.; RIBEIRO, C. de O.; NOGUEIRA, P. A. de S.. A coragem de ser de Paul Tillich e a via crucis do corpo de Clarice Lispector. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Fábio Caputo Dalpra

Antônio Henrique Campolina Martins;GROSS, E.; SANTOS, Jorge A. da Silva. O amor de Deus como fundamento do conhecimento nas Confissões de Agostinho. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paula Renata de Campos Alves

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; RIBEIRO, G. M. F.. Logos e Homologein em Heráclito: Linguagem e dimensão de mistério do ser a partir da leitura de Martin Heidegger. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hermenegildo Ferreira Giovannoni

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; DITTRICH, M. G.. A importância do símbolo para a compreensão da religião e da arte segundo Carl Gustav Jung. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernanda de Araújo Melo

GROSS, E.; DREHER, L. H.; BREA, G.. As cifras da transcendência na filosoifa de Karl Jaspers. 2009.

Aluno: Renata Frederico Silva Araújo

GROSS, E.; FRAGOZO, Fernando A. S.; DREHER, L. H.. A experiencia da linguagem e do sagrado no conto A hora e a vez de Augusto Matraga de Guimaraes Rosa sob a ocular de Martin Heidegger. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiano Victor de Oliveira Campos

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; RIBEIRO JUNIOR, Nilo. O redimensionamento etico da questao de Deus em Emmanuel Levinas. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elaine Cristina Reis

Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira; RAMOS, Tânia R. O.;GROSS, E.. O código Da Vinci? Diálogos e ruídos entre Teologia e Literatura. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Humberto Schubert Coelho

DREHER, L. H.;GROSS, E.; Pedro spinola Pereira Caldas. A religião de Goethe. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cláudia Matos Pereira

GROSS, E.; DREHER, L. H.; Ricardo José Corrêa Barbosa. Schiller e a arte: A beleza como elevação do homem rumo ao absoluto. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniel da Silva Toledo

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; Fernando Santoro. A dinâmica do sagrado em um horizonte "pré-metafísico": Heidegger e os pensadores da origem. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Henrique Marques Lott

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; RIBEIRO, F. A. S.. Arte e religião na hermenêutica de Gadamer. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Giuliano Cézar Mattos de Almeida

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; RIBEIRO, F. A. S.. Cristianismo rima com niilismo: Um estudo sobre a questão do niilismo em Nietzsche. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alexandra Iamara de Oliveira Albano

GROSS, E.; José Luiz Cazarotto; NOÉ, Sidnei V.. Religião e psicanálise: o caso da Igreja Universal do Reino de Deus. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Emílio Cunha Amorim

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; RIBEIRO, F. A. S.. O retorno do religioso: Uma leitura do pensamento de Gianni Vattimo. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiana Andréa Tolomelli

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; José Luiz Cazarotto. A religião na vida e na obra de Erich Fromm. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mauro Rocha Baptista

ARAUJO, P. A.; MAGALHÃES, Antônio C. de Melo;GROSS, E.. Franz Kafka e a angústia religiosa do mundo moderno. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Roberto Cardinelli Webler

GROSS, E.; DREHER, L. H.; ARAUJO, P. A.. Vestigios do religioso no conto de Saul Bellow Trocando os Pes pelas Maos. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiane Inácio Ribeiro

GROSS, E.. Um estudo psicanalítico da relação entre a castração e a abstinência dos toxicômanos a partir da religião. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Silvio Lucio Marchiotti Baptista

GROSS, E.; DREHER, L. H.; BINGEMER, M. C. L.. A teologia feminista de Ivone Gebara: A mulher empobrecida, o sagrado e a ecologia. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula Moreira da Silva

GROSS, E.; DIAS, Z. M.; HIGUET, E. A.. Pressupostos e conseqüências do conceito de finitude no pensamento de Paul Tillich. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eliane Machado Correa

GROSS, E.; DIAS, Z. M.; WIRTH, L. E.. Ecos da reforma: Imigração alemã e protestantismo em Juiz de Fora. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno Rezende Palmieri

GROSS, E.; MENDONCA, A. G.; DIAS, Z. M.. A Utopia da Separação Absoluta entre Religião e Estado : Reflexões sobre os Significados Políticos da Religião na Modernidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria dos Reis da Costa

GROSS, E.; DREHER, L. H.; BARCELOS, J. C.. Jesus Cristo sob a Ótica de Saramago : Paródia como Espaço para a Diferença. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Márcio dos Santos Balbino

GROSS, E.; DREHER, L. H.; S. F. Sperber. A Linguagem Poético-Religiosa dos Contos "O recado do morro" e "Cara de Bronze" de Guimarães Rosa. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Toledo França

GROSS, E.; DREHER, L. H.; FERREIRA, A.. Por um aprofundamento do sagrado: O tema do quadripartido em Martin Heidegger. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Rodrigues Alvim da Silva

GROSS, E.; DREHER, L. H.; LEITE, L. B. A.. A tolerância como confluência da racionalidade moderna e da religião cristã no pensamento de John Locke. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Antonio Carlos Ferrarezi

GROSS, E.; DREHER, L. H.; JOSGRILBERG, R. S.. Atos de piedade e atos de misericórdia: uma proposta de equilíbrio. Uma leitura do plano para a vida e missão da Igreja Metodista à luz da Teologia da Libertação. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Kelmer Esteves de Paula

GROSS, E.; OLIVEIRA, V. P.; PEGORARO, O.. A sagração do olhar: A missa televisiva e sua potencialidade simulacional. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Márcio Viana Lima

GROSS, E.; DREHER, L. H.; LEITE, L. B. A.. Contribuição da razão estética para uma hermenêutica da religião em Paul Ricoeur. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Estevão Monteiro Guerra

GROSS, E.; DREHER, L. H.; AGOSTINI, N.. O corpo traído: Negação do feminino, sexismo e repressão sexual no cristianismo antigo e suas repercussões na cultura ocidental contemporânea. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Flávio Augusto Senra Ribeiro

GROSS, E.; DREHER, L. H.; PEGORARO, O.. A crítica ao cristianismo como religião ascética à luz da Genealogia da Moral de Nietzsche. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pablo Fernando Dumer

GROSS, E.; SCHAPER, Valério G.; HIGUET, E. A.; BOBSIN, O.; WACHHOLZ, W.. Epistemologia da Graça: um estudo do pensamento de Paul Tillich e suas contribuições à Teologia Protestante Brasileira. 2021. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST.

Aluno: Marcel Henrique Rodrigues

GROSS, E.; PIRES, F. P.; BAPTISTA, M. R.; BEZERRA, C. C.; SOUZA, H. A. Q.. O hermetismo renascentista e a melancolia: Novos sentidos e significados do humor melancólico nos séculos XV e XVI. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; SOUZA, H. A. Q.; Caldas, C.; SOUZA, V. C.. A Hermenêutica bíblica na Modernidade a partir da contribuição de Erich Auerbach e Paul Ricoeur. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Edson Munck Junior

GROSS, E.; ROOS, J.; FURTADO, F. F. F.; RODRIGUES, L. G.; MAGALHÃES, Antônio C. de Melo. O céu pelo avesso: A religião na poética de Murilo Mendes. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tatiene Ciribelli Santos Almeida

NOÉ, Sidnei V.; Soares, T. C.; PAIVA, B. S. R.; SANTOS, F. S.;GROSS, E.. A espiritualidade como elemento de resiliência psicológica no enfrentamento do luto: uma análise a partir de estudos de casos de pais enlutados. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adna Candido de Paula

DREHER, L. H.;GROSS, E.; COELHO, H. S.; S. F. Sperber; BARREIRA, Marcelo M.. O mal e as entidades ficcionais: uma perspectiva ontológica na compreensão da simbólica do mal. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: René Armand Dentz Júnior

GROSS, E.; KONINGS, J. M. H. J.; RIBEIRO JUNIOR, Nilo; SALLES, W. F.; MORI, G. L.. A Liberdade e o perdão a partir do pensamento de Paul Ricoeur. 2017. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Aluno: Maria Luiza Vianna Pessoa de Mendonça

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; Jonas Roos; JOSGRILBERG, R. S.; DOWELL, J. A. A. A. M.. A história das religiões de Mircea Eliade: Estatuto epistemológico, metodologia e categorias fundamentais. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiano Victor de Oliveira Campos

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; FERREIRA FILHO, P. C.; FERREIRA, A. C.; CARRARA, O. V.. O Ser e o outro do ser: A questão de Deus em Emmanuel Levinas. 2016 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fábio Henrique Pinheiro de Abreu

GROSS, E.; DREHER, L. H.; DIAS, Z. M.; RIBEIRO, C. de O.; IULIANELLI, J. A. S.. Por uma ética da humanização: protestantismo, ecumenismo e o desdobramento de um humanismo teológico na América Latina e no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hermenegildo Ferreira Giovannoni

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; Sônia Regina Correa Lages; DITTRICH, M. G.; R. T. Simanke. Experiência religiosa e construção do Self na psicologia analítica e neurociência cognitiva: Diálogos possíveis a partir de Carl Gustav Jung e Patrick McNamara. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Valdecir Luiz Cordeiro

GROSS, E.; SANTOYO, J. A. R. G.; MURAD, A. T.; RIVAS, E.; SOARES, A. M. L.. A fonte e as margens: Fé e ciência como estrutura da liberdade no pensamento de Juan Luis Segundo. 2015. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Aluno: Felipe Luís Melo de Souza

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; ARAUJO, P. A.; Sônia Regina Correa Lages; MELO JUNIOR, W.. O Livro Vermelho de Jung: as polaridades da psichê e as concepções de Deus. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Frederico Silva Araújo

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; DREHER, L. H.; Luciano Costa Santos; SCHAPER, Valério G.. O bem e o mal na encruzilhada do sertão: o dobrar-se e desdobrar-se da unidade em Grande sertão: veredas. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isabella Guedes Arcuri

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; PIRES, F. P.; BEZERRA, C. C.; M. A. de Paiva. Arte e experiência religiosa em Luigi Pareyson. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Bosco Fernandes

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; NOÉ, Sidnei V.; Caldas, C.; Luciano Costa Santos. Grande Sertão Veredas: elementos do cristianismo na ambiguidade de um discurso. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fábio Caputo Dalpra

GROSS, E.; DREHER, L. H.; Antônio Henrique Campolina Martins; M. N. Dreher; E. R. Westphal. Uma antropologia para Deus: a questão da analogia psicológica no De trinitate de Agostinho. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vicente de Paula Ferreira

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; PIRES, F. P.; BARREIRA, Marcelo M.; Carrara, P. S.. O cristianismo não religioso de Gianni Vattimo. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Humberto Schubert Coelho

GROSS, E.; DREHER, L. H.; Antônio Henrique Campolina Martins; CRUZ, E. R.; MOURA, M. dos S.. Livre-arbítrio e sistema: Conflitos e conciliações em Böhme e Goethe. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eduardo Armaroli Noguchi

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; NOÉ, Sidnei V.; MAGALHÃES, Antônio C. de Melo; CORMIER, H. J.-F.. Revolta, niilismo e religiosidade: A antropologia filosófica de Dostoiévski. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniel S

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; PIRES, F. P.; BEZERRA, C. C.; ALMEIDA, R. M.. Toledo. O fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heidegger. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lúcia Helena Furtado Moura

GROSS, E.; BINGEMER, M. C. L.; MAGALHÃES, Antônio C. de Melo; NOÉ, Sidnei V.; Scher Pereira, Terezinha Maria. Interpretações da multifacetada manifestação religiosa riobaldiana. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Laura Meirelles Beghelli

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; ROOS, J.; PAIVA, M. A. de; GONÇALVES, P. S. L.. Ereignis e Deus último: Uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cleide Maria de Oliveira

Eliana L. M. Yunes Garcia; Helena F. Martins; Lúcia Pedrosa de Pádua; Waldecy Tenório de Lima;GROSS, E.. Por um Deus que seja noite, abismo e deserto: considerações sobre a linguagem apofática. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Cardinelli Webler

GROSS, E.; MAGALHÃES, Antônio C. de Melo; NOÉ, Sidnei V.; PIRES, F. P.; Caldas, C.. O sentimento religioso em algumas obras de Saul Bellow. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mauro Rocha Baptista

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; DREHER, L. H.; MAGALHÃES, Antônio C. de Melo; S. F. Sperber. As múltiplas religiosidades na literautra de Franz Kafka. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcos Antônio de Souza

GROSS, E.; Werner Heidermann; SOETHE, P. A.; CAMORLINGA, R.; RODRIGUES, R. H.; BARBOSA, M. A.. Ideologia, conflito e traduação da Bíblia: Uma avaliação crítica da controvérsia ariana nas traduções do Novo Testamento para o português do Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabio Silva Fontanella

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; DREHER, L. H.; d'AMARAL, Márcio Tavares; FRAGOZO, Fernando A. S.. Ambiguidade da tecnica e disponibilidade para o sagrado no pensamento de Martin Heidegger. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiane Almeida de Azevedo

d'AMARAL, Márcio Tavares; ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; Fernando Santoro; DREHER, L. H.. Experimentando o Sagrado: A religiao grega a partir de Karl Kerenyi. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Maria Zinsly Calmon

GROSS, E.; TEIXEIRA, F. L. C.; BERKENBROCK, V.; LEITE, L. B. A.; PEGORARO, O.. O ato de compreender: uma ontologia do diálogo na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Agostinho Nogueira Baptista

GROSS, E.; TEIXEIRA, F. L. C.; Pedro Assis Ribeiro Oliveira; CALIMAN, C.; LIBANIO, J. B.. Libertação e diálogo: A articulação entre a teologia da libertação e a teologia do pluralismo religioso em Leonardo Boff. 2007. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Douglas Rodrigues daConceição

MAGALHÃES, Antônio C. de Melo; HIGUET, E. A.; Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira; Paulo César Silva de Oliveira;GROSS, E.. Para uma poética da vitalidade: religião e antropologia na escritura machadiana - Uma leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Ednilson Turozi de Oliveira

GROSS, E.; DREHER, L. H.; Antônio Henrique Campolina Martins; Domênico Costella; Scott Randall Paine. A resistência à mística em Emmanuel Lévinas. 2006. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Roberlei Panasiewicz

GROSS, E.; TEIXEIRA, F. L. C.; BERKENBROCK, V.; LIBANIO, J. B.; CALIMAN, C.. A virada hermenêutica da teologia e o pluralismo religioso. 2005. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafael Antônio dos Santos Lotério

GROSS, E.; ROOS, J.; CABRAL, J. S.. Angústia da existência: Clarice Lispector entre o deus do rato e a hora da estrela. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danilo Souza Mendes de Vasconcelos

PIRES, F. P.;GROSS, E.. Entre-lugares: contribuições filosóficas e epistemológicas para o estudo da religião a partir de Mark C. Taylor. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luís Gabriel Provinciatto

ARAUJO, P. A.; PIRES, F. P.;GROSS, EDUARDO. Fenomenologia e teologia de Martin Heidegger: Um horizonte hermenêutico. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek

GROSS, E.; PIRES, F. P.; NOÉ, Sidnei V.. Da interpretação à recepção bíblica na modernidade: Paul Ricoeur e Erick Auerbach em diálogo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcel Henrique Rodrigues

GROSS, E.; PIRES, F. P.; NOÉ, Sidnei V.. A melancolia renascentista: interfaces entre humor melancólico, arte e religião. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maiara Rúbia Miguel

PIRES, F. P.;GROSS, E.; BARSALINI, G.. O ressentimento e o sagrado a partir de Rene Girard. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Debora Vogelsanger Guimarães

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; PIRES, F. P.. Princípios filosóficos para uma religião ativa: proposta interpretativa para a Religião Messiânica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Edson Munck Junior

GROSS, E.; ROOS, J.. As representações do sagrado na poética de Murilo Mendes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Márcio Paes Camacho

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.. Qualificação de doutorado de Carlos Márcio Paes Camacho. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nicoly Castro Rodrigues de Andrade

ROOS, J.; ARAUJO, P. A.;GROSS, E.. As implicações da paixão como elemento para a superação da mediocridade da existência apontada na filosofia da religião de Sören A. Kierkegaard. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adna Candido de Paula

DREHER, L. H.; NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.. O mal: Uma aproximação crítica interdisciplinar entre a filosofia da religião, a filosofia moral e a teoria literária. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tatiane Ciribelli Santos de Almeida

NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.; Soares, T. C.. Qualificação de doutorado de Tatiane Ciribelli Santos de Almeida. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rômulo Gomes de Oliveira

Jonas Roos;GROSS, E.; DREHER, L. H.. Qualificação de doutorado de Rômulo Gomes de Oliveira. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria Luiza Vianna Pessoa Mendon

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; Jonas Roos. Qualificação de doutorado de Maria Luiza Vianna Pessoa Mendonça. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiano Victor de Oliveira Campo

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; Antônio Henrique Campolina Martins. Qualificação de doutorado de Fabiano Victor de Oliveira Campos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vicente de Paula Ferreira

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; PIRES, F. P.. Secularização: Hermenêutica niilista e cristianismo não religioso em Gianni Vattimo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Frederico Silva Araújo

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; ARAUJO, P. A.. Qualificação de doutorado de Renata Frederico Silva Araújo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paula Renata de Campos Alves

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; PIRES, F. P.. Qualificação de doutorado de Paula Renata de Campos Alves. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Bosco Fernandes

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.; NOÉ, Sidnei V.. Qualificação de doutorado de João Bosco Fernandes. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fábio Caputo Dalpra

Antônio Henrique Campolina Martins;GROSS, E.; ARAUJO, P. A.. Qualificação de doutorado de Fábio Caputo Dalpra. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alexandro Ferreira de Souza

NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.; DREHER, L. H.. Qualificação de doutorado de Alexandro Ferreira de Souza. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Laura M

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; PIRES, F. P.. Beghelli. Mistério do Ser e Dimensão Religiosa em Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Humberto Schubert Coelho

DREHER, L. H.;GROSS, E.; RODRIGUEZ, R. V.. Qualificação de doutorado de Humberto Schubert Coelho. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Roberto Cardinelli Webler

GROSS, E.; DREHER, L. H.; ARAUJO, P. A.. Um canal aberto para o transcendente nos romances de Saul Bellow: Ravelstein e O planeta do Sr. Sammler. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mauro Rocha Baptista

GROSS, E.; DREHER, L. H.; ARAUJO, P. A.. Qualificação de doutorado de Mauro Rocha Baptista. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcos Antônio de Souza

Werner Heidermann;GROSS, E.; Heronides Maurilio de Melo Moura; Fábio Luiz Lopes da Silva. A injunção à não contradição: Uma crítica das traduções da Bíblia para o português. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane Almeida de Azevedo

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; d'AMARAL, Márcio Tavares. Experimentando o Sagrado - a religião grega em Karl Kerényi. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabio Silva Fontanella

ARAUJO, P. A.; DREHER, L. H.;GROSS, E.. O desafio da técnica e a espera de novos deuses : A compreensão da ambigüidade do Gestell como via possível para a dimensão religiosa no pensamento de Martin Heidegger. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Agostinho Nogueira Baptita

TEIXEIRA, F. L. C.;GROSS, E.; BERKENBROCK, V.. Qualificacao para doutorado de Paulo Agostinho Nogueira Baptista. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ednilson Turozzi de Oliveira

DREHER, L. H.;GROSS, E.; ARAUJO, P. A.. Qualificação para doutorado de Ednilson Turozzi de Oliveira. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Otto Johann Nep von Baumgartl

DREHER, L. H.;GROSS, E.; ARAUJO, P. A.. Qualificação para doutorado de Otto Johann Nep von Baumgartl. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vinicius Mariano de Carvalho

DREHER, L. H.;GROSS, E.; ARAUJO, P. A.. Qualificação de doutorado de Vinicius Mariano de Carvalho. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Roberlei Panasievicz

TEIXEIRA, F. L. C.;GROSS, E.; BERKENBROCK, V.. Qualificação no doutorado de Roberlei Panasievicz. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Viviane de Souza Rocha

GROSS, EDUARDO; ROOS, J.. AS MARGENS DA ALEGRIA E OS CIMOS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA, UMA ANÁLISE DOS CONTOS SOB A OCULAR DE PAUL TILLICH. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jungley de Oliveira Torres Neto

GROSS, E.; SILVA, L. D.. A hermenêutica filosófica de Gadamer: a virada hermenêutica em direção à ontologia. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ângelo de almeida Rodrigues

GROSS, E.; Jonas Roos. O indivíduo kierkegaardiano: a relação entre desesepero e síntese. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rubia Campos Guimarães Cruz

GROSS, E.; PIRES, F. P.. Lei e evangelho ? a relação que conduz o pensamento de Filipe Melanchthon. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Almir Lima Andrade

GROSS, E.; SANTOS, J. M. G.; CALVANI, C. E. B.. Do êxtase à ética: O movimento profético e suas apropriações pela teologia protestante do início do século XX. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Maria Conceição Schetino

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.. Experiência religiosa, paradoxo e instante na Mímesis da Commédia de Dante. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Luiz de Sousa

GROSS, E.; PIRES, F. P.. O estatuto de uma hermenêutica filosófica e seu enriquecimento para hermenêutica bíblica em Paul Ricoeur. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria das Dores Pinto Krepke

A. E. Huff Jr;GROSS, E.. O Princípio Protestante em Gregório de Matos: na bahia de todos os santos, o boca do inferno é profeta. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Lúcia de Araújo portes

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.. Adélia Prado: um olhar sobre o sagrado no cotidiano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aparecida Angélica Pereira de Assis

OLIVEIRA, W. C.; MORAIS, C. C.;GROSS, E.. Ser Professor: Um estudo de vivências e seus significados na narrativa de uma docente leiga aposentada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Marcel Henrique Rodrigues

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.. Arte, símbolo e religião: as influências do pensamento pagão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lilian Franciene de Oliveira

GROSS, E.; PIRES, F. P.. Metáfora e narrativa em Paul Ricoeur: uma nova retórica a partir de uma hermenêutica do si e da concepção de interpretação como modo de ser no mundo.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ivan Bilheiro Dias Silva

Antônio Henrique Campolina Martins;GROSS, E.. Agostinho e o desafio cético: O enfrentamento filosófico-cristão a partir do Contra Acadêmicos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Douglas Willian Ferreira

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.. O Humanismo do Homem-Deus: O amor e a sacralização do homem na Filosofia Soteriológica de Luc Ferry. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Claudiano Martins

A. E. Huff Jr;GROSS, E.. Senti(r)do(r): a fé quando as montanhas se movem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Cássio Moreira Monteiro

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.. A concepção de crença religiosa em Clement Rosset. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mônica Giraldo Hortegas

ROOS, J.;GROSS, E.. Entre o si-mesmo e Deus: a psicologia da mandala na obra de Carl Gustav Jung. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe Luís Melo de Souza

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; DIAS, Z. M.. O livro vermelho e as obras completas de Jung: visões e interpretações para a psicologia (da religião). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Victor Hugo de Castro Dutra

GROSS, E.; PIRES, F. P.. Em face do mal: Uma avaliação do conceito de mal em Paul Ricoeur. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thiago Santos Pinheiro Souza

Jonas Roos;GROSS, E.. Qualificação de mestrado de Thiago Santos Pinheiro Souza. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Rezende Meireles

Jonas Roos;GROSS, E.. Qualificação de mestrado de Leonardo Rezende Meireles. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bruno de Oliveira Silva Portela

NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.. Qualificação de mestrado de Bruno de Oliveira Silva Portela. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodolfo de Souza Braga

PIRES, F. P.;GROSS, E.. O retorno da religião em Gianni Vattimo. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Ângelo Pernisa

GROSS, E.; ARAUJO, P. A.. A verdade como abertura para o mistério: Uma leitura heideggeriana de Platão. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Isabella Guedes Arcuri

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.. A sacralidade da arte na estética de Luigi Pareyson. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tatiene Ciribelli Santos Almeida

NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.. Os funcionários de Deus - A vocação religiosa a partir da psicologia profunda de Eugen Drewermann. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fábio Caputo Dalpra

Antônio Henrique Campolina Martins;GROSS, E.. O amor a Deus como fundamento do conhecimento nas Confissões de Agostinho. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alexandro Ferreira de Souza

NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.. A narrativa de um malogro: Vivência e linguagem religiosas em 'A Paixão Segundo G.H' de Clarice Lispector e 'O Sagrado de Rudolf Otto. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alexandra Iamara de Oliveira Al

GROSS, E.; DREHER, L. H.. Qualificação para mestrado de Alexandra Iamara de Oliveira Albano. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiane Inácio Ribeiro

GROSS, E.; LOURENCO, L. M.. Qualificação no mestrado de Cristiane Inácio Ribeiro. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Roberto Cardinelli Webler

DREHER, L. H.;GROSS, E.. Qualificação do mestrado de Paulo Roberto Cardinelli Webler. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Crystian Nobuyuki Botelle Takeuchi

GROSS, E.; Sônia Regina Correa Lages. O centro do mundo na perspectiva de Mircea Eliade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vinicius Cota de Oliveira Pifano Neto

GROSS, E.; PIRES, F. P.; NOÉ, Sidnei V.. Pretensão de correção: Direito ligado à moral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Diogo Pereira Soares

R. C. de A. Dutra;GROSS, E.. A sociabilidade contemporânea na utilização das redes sociais: O elo pessoal por meio virtual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: André Chaves Teixeira

GROSS, E.; R. Barboza Fo.. Criatividade relacionada ao futebol brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marissa Sardua de Oliveira

GROSS, E.; PISSOLATO, E. P.. O baile funk: Indumentária, performance e identidade social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Davi Dionyzio

GROSS, E.; PIRES, F. P.; NOÉ, Sidnei V.. A teoria da personalidade de Carl Gustav Jung aplicada a u estudo de caso: Apóstolo Valdomiro santiago. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; PIRES, F. P.. A hermenêutica do símbolo em Paul Ricoeur. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gisele Arruda da Silva

GROSS, E.; PIRES, F. P.; NOÉ, Sidnei V.. O belo, a verdade e a arte a partir de Gadamer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aline Leite Grunewald

GROSS, E.; ROOS, J.; NOÉ, Sidnei V.. Nietzsche: Crítica da "verdade" metafísica e afirmação da vida terrena. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GROSS, E.; NOÉ, Sidnei V.; PIRES, F. P.. A hermenêutica do símbolo em Paul Ricoeur. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernanda Winter

RIBEIRO, M. A. M. B.;GROSS, E.. Desenvolvimento: Refletindo sobre alguns conceitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Géssica de Souza Castadeli

GROSS, E.. Religião e busca pela verdade: Um estudo sobre a "essência do cristianismo" de Feuerbach. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Jehle de Araújo Gouvêa

GROSS, E.; LOUNDO, D.. Religião e busca pela verdade sob a perspectiva indiana dos upanishads. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

GROSS, E.; PAIVA, G. J.; BOBSIN, O.; GERSTENBERGER, E. S.. Memorial descritivo - Sidnei Vilmar Noé. 2022. Universidade Federal de Juiz de Fora.

GROSS, E.; TOSI, G.; CARVALHO FILHO, A. A.; NUNES, A. V.. Memorial descritivo do professor Marcelo Martins Barreira. 2021. Universidade Federal do Espírito Santo.

R. T. Simanke; SAFATLE, V. P.; O PESSOA Jr.; DUNKER, C. I. L.;GROSS, E.. O ?Projeto de uma psicologia? (1895) de Sigmund Freud: Análise e contextualização. Parte I. A teoria geral da mente.. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

GROSS, E.; PORTELLA, R.; SIMOES, M. C. S. R.. Banca de seleção para professor visitante do PPCIR - Departamento de Ciência da Religião. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

GROSS, E.; A. E. Huff Jr; SILVEIRA, E. J. S.. Banca para contratação de professor substituto - UFJF, Ciência da Religião. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

GROSS, E.; KOSLOWSKI, A.; Josadac Bezerra. Concurso Público para Docente em Teologia da Universidade Federal de Sergipe. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

GROSS, E.; Ronaldo Sathler Rosa; José Luiz Cazarotto. Concurso público para professor adjunto do Departamento de Ciência da Religião - disciplina Psicologia da Religião. 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.

GROSS, E.; POSSEBON, F.; NOGUEIRA, P. A. de S.. Premio CAPES 2018 de melhor tese em Ciências da Religião e Teologia. 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

GROSS, E.; DREHER, L. H.; LIMA, M. A. C.. Validação de tese de doutorado de Paulo Afonso de Araújo. 2003. Universidade Federal de Juiz de Fora.

GROSS, E.; DREHER, L. H.; ARAUJO, P. A.. Validação de tese de doutorado de José Mastrangelo. 2003. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Comissão julgadora das bancas

Wanda Deifelt

GROSS, E.;DEIFELT, Wanda; ALTMANN, W.; MUELLER, E. R.; LIBÂNIO, J. B.; HIGUET, E.. A concepção de fé de Juan Luis Segundo. 1997. Tese (Doutorado em Teologia) - Escola Superior de Teologia.

Wanda Deifelt

GROSS, E.;DEIFELT, Wanda; ALTMANN, W.; NORDSTOKKE, K.. A concepção de fé de Juan Luis Segundo. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Teologia) - Escola Superior de Teologia.

Enio Ronald Mueller

GROSS, E.;MUELLER, Enio R.; DEIFELT, W.; ALTMANN, W.; LIBÂNIO, J. B.; HIGUET, E.. A Concepção de Fé em Juan Luis Segundo. 1997. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST.

Walter Altmann

ALTMANN, W.; BRAKEMEIER, G.; MÜLLER, Ê. R.; DREHER, M. N.; HORTAL, J.. A concepção de fé de Juan Luis Segundo. 1997. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST.

Walter Altmann

GROSS, E.;ALTMANN, W.; DEIFELT, W.; NORDSTOKKE, K.. O conceito de fé em Juan Luis Segundo. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Teologia) - Faculdade EST.

Orientou

CHARLES FERREIRA

O problema da fé: uma análise da relação entre Fé e Dúvida na perspectiva de Paul Tillich, e seus reflexos na contemporaneidade; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Viviane da Souza Rocha

Análise de dois contos de Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa sob a ocular de Paul Tillich; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Deborah Vogelsanger Guimarães

PRINCÍPIOS PARA UMA RELIGIÃO ATIVA: ESTUDO HERMENÊUTICO DA RELIGIÃO MESSIÂNICA; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Natanael Gabriel da Silva

Início: 2018; Universidade Federal de Juiz de Fora;

Isadora Cruz Borges

A dimensão prática no humanismo de Melanchthon; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; (Orientador);

Elis Regina de Lima

A dimensão prática no humanismo de Melanchthon; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Voluntário de Iniciação Científica; (Orientador);

Rubia Campos Guimarães Cruz

Lei e evangelho: a relação que conduz o pensamento de Filipe Melanchthon; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Jungley de Oliveira Torres Neto

A hermenêutica filosófica de Gadamer: a virada hermenêutica em direção à ontologia; 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Ângelo de almeida Rodrigues

O indivíduo kierkegaardiano: A relação entre desespero e síntese; 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Thiago Luiz de Sousa

O estatuto de uma hermenêutica filosófica para o enriquecimento de uma hermenêutica bíblica em Paul Ricoeur; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Lilian Franciene de Oliveira

Metáfora e narrativa em Paul Ricoeur: Metáfora e discurso religioso em Paul Ricoeur; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Marcel Henrique Rodrigues

Arte, símbolo e religião: as influências do pensamento pagão na arte renascentista, uma análise da gravura Melancolia I de Dürer; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Leonardo Rezende Meireles

A concepção de fé segundo Paul Tillich; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Victor Hugo de Castro Dutra

Em face do mal: Uma interpretação do conceito de mal em Paul Ricoeur; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Renata Ângelo Pernisa

A verdade como abertura para o Mistério: Uma leitura heideggeriana de Platão; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Renata Frederico Silva Araújo

A experiência da linguagem e do sagrado no conto A hora e a vez de Augusto Matraga de Guimarães Rosa sob a ocular de Martin Heidegger; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Fabiano Victor de Oliveira

Redimensionamento ético da questão de Deus em Emmanuel Lévinas; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Henrique Marques Lott

Arte e religião na hermenêutica de Gadamer; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Cláudia Matos Pereira

Schiller e a arte: A beleza como elevação do homem rumo ao absoluto; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Alexandra Iamara de Oliveira Albano

Religião e Psicanálise: o caso Igreja Universal do Reino de Deus; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gross;

Mauro Rocha Batista

Franz Kafka e a angústia religiosa do mundo moderno; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Fabiana Tolomelli

A religião na vida e na obra de Erich Fromm; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Cristiane Inácio Ribeiro

Um estudo psicanalitico da relacao entre castracao e a abstinencia dos toxicomanos a partir da religiao; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Silvio Lucio Marchiotti Baptista

A teologia feminista de Ivone Gebara: A mulher empobrecida, o sagrado e a ecologia; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Ana Paula Moreira da Silva

O conceito de ser em Paul Tillich; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Maria dos Reis da Costa

Jesus Cristo sob a Ótica de Saramago : Paródia como Espaço para a Diferença; 2002; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Márcio dos Santos Balbino

A Linguagem Poético-Religiosa dos Contos; 2002; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Kelmer Esteves de Paula

A sagração do olhar: A missa televisiva e sua potencialidade simulacional; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek

A Hermenêutica bíblica na Modernidade a partir da contribuição de Erich Auerbach e Paul Ricoeur; 2021; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Marcel Henrique Rodrigues

O hermetismo renascentista e a melancolia: Novos sentidos e significados do humor melancólico nos séculos XV e XVI; 2021; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gross;

Edson Munck Junior

O céu pelo avesso: A religião na poética de Murilo Mendes; 2019; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Fabiano Victor Campos

O Ser e o outro do ser: A questão de Deus em Emanuel Levinas; 2016; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Renata Frederico Silva Araújo

O bem e o mal na encruzilhada do sertão: o dobrar-se e desdobrar-se da unidade em Grande sertão: Veredas; 2014; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo Gross;

João Bosco Fernandes

Grande Sertão Veredas: elementos do cristianismo na ambiguidade de um discurso; 2013; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo Gross;

Eduardo Armaroli Noguchi

Revolta, niilismo e religiosidade: A antropologia filosófica de Dostoiévski; 2012; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Eduardo Gross;

Paulo Cardinelli Webler

O sentimento religioso em algumas obras de Saul Bellow; 2010; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo Gross;

Mauro Rocha Baptista

As múltiplas religiosidades na literatura de Franz Kafka; 2009; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo Gross;

Davison Schaeffer de Oliveira

2017; Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Eduardo Gross;

Fábio Henrique Abreu

2015; Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Eduardo Gross;

Nagib Pereira da Rocha

O sagrado ao rés-do-chão: a experiência religiosa nas crônicas de Clarice Lispector; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Leonardo Rezende Meireles

Fé e razão a partir do pensamento de Paul Tillich; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Rodrigo de Paula Santos

A filosofia da religião em Kant; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Suzana Souza Sampaio

A religião e a filosofia da história de Walter Benjamin; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Alexandro Ferreira de Souza

Análise de Clarice Lispector a partir da fenomenologia de Rudolf Otto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Fábio Caputo Dalpra

O amor em Agostinho; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Juliane de Fátima da Silva

A hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Lademir Renato Petrich

A resignação como processo libertador na filosofia da Schopenhauer; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Denise de Blasio

A reforma religiosa idealizada por Erasmo de Rotterdam; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Henrique Marques Lott

O símbolo e o belo na estética de Gadamer; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Euridina Ramos Vidal

Uma interpretação psicanalítica das lendas sobre São Francisco de Assis; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Luciana Ignachiti Barbosa

Santa Tereza D'Ávila - uma interpretação psicanalítica; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Rafaella Franco Binatto

Implicações para a compreensão da linguagem religiosa do pensamento de Paul Ricoeur; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Alexandra I

de O; Albano; Visão freudiana das relações entre neurose obsessiva e aspectos da religião; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Giovana de Carvalho Castro

Vá com a deusa: O amenizar do fim com Nossa Senhora da Boa Morte; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Fabiana Tolomelli

A precariedade existencial do ser humano em Erich Fromm; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Mauro Rocha Baptista

A angústia Jobiana de Franz Kafka; ; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Rosana Pontes Cognalato

Estudo sobre a dinâmica psíquica de participantes da IURD; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Cristiane Inácio Ribeiro

Terapias religiosas de drogadictos; ; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Maria Cláudia Siqueira Dutra

Um estudo sobre a proposta do padre Rahm para o tratamento de drogadictos; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Ricardo Sabino

A missa católica mensal do hospital psiquiátrico São Marcos: Um estudo de caso; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Flávia Dimas Costa

O desenvolvimento da fé na adolescência; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Lucas Lopes Teofaneto Seabra Eiras

A corporeidade em Santa Terezinha; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Jaqueline Cristina Dias

O candombé em Salvador após a abolição da escravatura (1888-1898); 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Crystian Nobuyuki Botelle Takeuchi

O centro do mundo na perspectiva de Mircea Eliade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Vinicius Cota de Oliveira Pifano Neto

Pretensão de correção: Direito ligado à moral; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A hermenêutica do símbolo em Paul Ricoeur; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Isadora Cruz Borges

O reformador humanista Filipe Melanchthon; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Rubia Campos Guimarães Cruz

O reformador humanista Filipe Melanchthon; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Letícia Ferreira Lamhas

O reformador humanista Filipe Melanchthon; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Rubia Campos Guimarães Cruz

A concepção humanista religiosa de Filipe Melanchthon; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Denise Faria Rodrigues

A concepção humanista religiosa de Filipe Melanchthon; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Paola Roberta Santos de Oliveira

Alteridade: interpretação e ética em Paul Ricoeur no período final de sua reflexão; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Pedro Damasceno Uchoas

Alteridade: interpretação e ética em Paul Ricoeur no período final de sua reflexão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Vinicius Cota de Oliveira Pifano Neto

Alteridade: interpretação e ética em Paul Ricoeur no período final de sua reflexão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Cecília Samel Côrtes Fernandes

Alteridade: interpretação e ética em Paul Ricoeur no período final de sua reflexão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo Gross;

Thiago Luiz de Sousa

Alteridade: interpretação e ética em Paul Ricoeur no período final de sua reflexão; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Alteridade: interpretação e ética em Paul Ricoeur; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Aline Leite Grunewald

Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre filosofia e religião; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Carlos Luiz Tavares Felicissimo da Silva

Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre religião e literatura; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre filosofia e religião; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Rafaela Binatto

Religião e literatura examinadas a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Gross;

Eduardo Nogushi

Religião e literatura examinadas a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Foi orientado por

Walter Altmann

A Concepção de Fé de Juan Luis Segundo; 1997; Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Walter Altmann;

Produções bibliográficas

  • GROSS, E. . Retórica, política e religião. Terceira Margem , v. 25, p. 15-30, 2021.

  • GROSS, E. . A visão da massa por Paul Tillich e Juan Luis Segundo. Correlatio (Online) , v. 20, p. 189-207, 2021.

  • GROSS, E. . A apreciação da literatura no humanismo teológico de Filipe Melanchthon. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 23, p. 95-124, 2020.

  • GROSS, E. . Elementos filosófico-religiosos em torno da compreensão de liberdade em Melanchthon a partir da literatura secundária recente. ESTUDOS DE RELIGIÃO , v. 34, p. 71-100, 2020.

  • GROSS, E. . A dimensão prática no pensamento de Melanchthon. Estudos Teologicos (Online) , v. 60, p. 752-764, 2020.

  • GROSS, EDUARDO . Die Ordnung der Affekte: Frömmigkeit als Erziehungsideal bei Erasmus von Rotterdam und Philipp Melanchthon. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE) , v. 18, p. 420-424, 2020.

  • GROSS, E. . Recensão: CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida; de ALMEIDA, Frederico Soares. Filosofia da Religião: Problemas da Antiguidade aos tempos atuais. São Paulo: Loyoloa, 2020. 226p.. SINTESE (BELO HORIZONTE. 1974) , v. 47, p. 149-153, 2020.

  • GROSS, EDUARDO . A FILOSOFIA TEOLÓGICA DE FILIPE MELANCHTON: ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS, LEGADO E RELEVÂNCIA PARA A FILOSOFIA DA RELIGIÃO. SÍNTESE - REVISTA DE FILOSOFIA , v. 44, p. 481-502, 2018.

  • GROSS, EDUARDO . Phenomenology and Hermeneutics in Brazilian Religious Studies. Open Theology , v. 4, p. 246-257, 2018.

  • GROSS, E. . Contribuição das definições do sagrado de Rudolf Otto e Mircea Eliade para o estudo da literatura. GRAPHOS (JOÃO PESSOA) , v. 19, p. 42-56, 2017.

  • GROSS, EDUARDO . O tema da finitude em Paul Tillich e o filme The Age of Adaline. Correlatio (Online) , v. 16, p. 291-316, 2017.

  • GROSS, E. . A espiritualidade bíblica e a hermenêutica de Paul Ricoeur. Observatório da Religião , v. 2, p. 4-21, 2016.

  • MUNCK JR, E. ; GROSS, E. . ?Poema Dialético? ou um modo de compreensão da condição humana: Aproximações entre Sren Kierkegaard e Murilo Mendes. Terceira Margem , v. 20, p. 98-127, 2016.

  • GROSS, E. . Primórdios da designação da teologia de Paul Tillich como 'apologética'. Correlatio (Online) , v. 13, p. 25-38, 2014.

  • GROSS, E. . Conhecimento sobre religião, Ciência da Religião e Ensino Religioso. Numen , v. 17, p. 119-138, 2014.

  • GROSS, E. . O Processo de Morte na História de José o Carpinteiro. Reflexus , v. 8, p. 129-150, 2014.

  • GROSS, E. . O Conceito de Fé em Paul Tillich. Correlatio (Online) , v. 12, p. 7-26, 2013.

  • GROSS, E. . O conceito de religião em Paul Tillich e a ciência da religião. Correlatio (Online) , v. 12, p. 59-76, 2013.

  • GROSS, E. . A toca de Kafka : literatura para além de método religioso. Numen , v. 16, p. 347-372, 2013.

  • GROSS, E. . Contribuições da questão do tempo em gadamer para a compreensão religiosa do tempo. Sofia , v. 1, p. 39-53, 2012.

  • GROSS, E. . Tillich em diálogo com Gadamer: a história da Teologia e o caráter escatológico do cristianismo. Correlatio (Online) , v. 11, p. 77-94, 2012.

  • GROSS, E. . Considerações sobre a perspectiva de Donald Dreisbach sobre a ?hermenêutica de Tillich". Correlatio (Online) , v. 10, p. 63-77, 2011.

  • GROSS, E. . O caráter hermenêutico da filosofia da religião. PLURA, Revista de Estudos de Religião , v. 1, p. 38-53, 2010.

  • GROSS, E. . Método da correlação e hermenêutica. Correlatio (Online) , v. 8, p. 56, 2009.

  • GROSS, E. . Análise de dois contos de Kafka, Um cruzamento e A preocupação de um pai de família. Correlatio (São Bernardo do Campo) , v. 13, p. Número artigo e, 2008.

  • GROSS, E. . A busca do ser e o encontro do nada em "A paixão segunda G.H." de Clarice Lispector. Numem (UFJF) , v. 11, p. 133-149, 2008.

  • GROSS, E. . Filosofia da religião a partir da hermenêutica de Gadamer. REVER (PUCSP) , v. 3, p. 108-122, 2007.

  • GROSS, E. . Uma Interpretação de 'A Paixão Segundo G.H.' com Vistas à Discussão Sobre o Problema da Religião na Atualidade. Numem (UFJF) , v. 9, p. 75-91, 2006.

  • GROSS, E. . A busca do ser e o encontro do nada em "A paixão segunda G.H." de Clarice Lispector. Margens (ABEP. Online) , São Paulo www.margens.org.br, v. 1, n.2, p. 1, 2005.

  • GROSS, E. . ?A paixão segundo G. H.? de Clarice Lispector em diálogo com o pensamento de Paul Tillich. Correlatio (São Bernardo do Campo) , São Bernardo do Campo, n.8, 2005.

  • GROSS, E. . A arte em Gadamer e a religião. Ética e Filosofia Política , Juiz de Fora - MG, v. 8, n.1, p. 1, 2005.

  • GROSS, E. . Elementos do pensamento de Schelling na obra de Tillich. Numem (UFJF) , Juiz de Fora - MG, v. 7, n.2, p. 78-98, 2004.

  • GROSS, E. . Tillich, leitor de Marx. Correlatio (São Bernardo do Campo) , São Bernardo do Campo, v. 4, 2003.

  • GROSS, E. . O processo de morte na "História de José o Carpinteiro". RTL. Revista Teológica Londrinense , Londrina, v. 4, p. 39-56, 2002.

  • GROSS, E. . O processo de secularização na visão de Juan Luis Segundo. Rhema (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 7, n.24, p. 51-68, 2001.

  • GROSS, E. . A justificação de quem duvida : Um exercício hermenêutico com Paul Tillich. NUMEN (UFJF) , Juiz de Fora, v. 4, n.2, p. 33-56, 2001.

  • GROSS, E. . Hermenêutica e religião a partir de Paul Ricoeur. Numem (UFJF) , Juiz de Fora, v. 2, n.1, p. 33-49, 1999.

  • GROSS, E. . Lutero: A liberdade vivida entre a fé e o amor. Rhema (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, MG, v. 5, n.20, p. 149-165, 1999.

  • GROSS, E. . Religião, ontologia e política no pensamento de Paul Tillich. Estudos de Religiao (IMS) , São Bernardo do Campo, v. 13, n.16, p. 141-159, 1999.

  • GROSS, E. . Religião, ontologia e política na obra inicial de Paul Tillich. Numem (UFJF) , Juiz de Fora, v. 1, n.1, p. 165-187, 1998.

  • Perez, Juliana Pasquarelli (Org.) ; GROSS, EDUARDO (Org.) . Literatura e sagrado: ensaios. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019. v. 1. 186p .

  • MELANCHTHON, F. (Org.) ; GROSS, EDUARDO (Org.) . Loci theologici: Tópicos teológicos, de 1521. 1. ed. São Leopoldo: EST; Sinodal, 2018. v. 1. 477p .

  • ANGELIN, Rosângela (Org.) ; SCHAPER, Valério G. (Org.) ; GROSS, E. (Org.) . Religião, política e democracia na América Latina. 1. ed. São Leopoldo: EST, FuRI, 2016. v. 1. 225p .

  • SCHAPER, Valério G. (Org.) ; WESTHELLE, V. (Org.) ; OLIVEIRA, Kathlen L. de (Org.) ; GROSS, E. (Org.) . Deuses e Ciências na América Latina. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, EST, 2012. v. 1. 392p .

  • OLIVEIRA, Kathlen L. de (Org.) ; REBLIN, I. A. (Org.) ; SCHAPER, Valério G. (Org.) ; GROSS, E. (Org.) ; WESTHELLE, V. (Org.) . Religião, política, poder e cultura na América Latina. 1. ed. São Leopoldo: EST, 2012. v. 1. 563p .

  • GROSS, E. . Manifestações Literárias do Sagrado. 1. ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2002. v. 1. 148p .

  • GROSS, E. . A concepção de fé de Juan Luis Segundo. 1. ed. São Leopoldo: Sinodal, IEPG, 2000. v. 1. 294p .

  • GROSS, E. . Debates sobre a questão do arbítrio em Filipe Melanchthon. In: Vinícius Couto. (Org.). (In)Tolerâncias religiosas nos Países Baixos. Uma história das reformas religiosas ocorridas antes e durante a Era Dourada (1515-1648). 1ed.São Paulo: Reflexão, 2021, v. , p. 129-158.

  • GROSS, E. . Discussões filosófico-religiosas em A Montanha Mágica, de Thomas Mann. In: PEREZ, Juliana Pasquarelli; GROSS, Eduardo. (Org.). Literatura e sagrado: ensaios. 1ed.São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2019, v. 1, p. 13-41.

  • GROSS, E. . Introdução. In: Filipe Melanchthon; Eduardo Gross. (Org.). Loci theologici: Tópicos teológicos, de 1521. 1ed.São Leopoldo: EST; Sinodal, 2018, v. 1, p. 9-28.

  • GROSS, EDUARDO . Considerações sobre a ética no pensamento de Paul Tillich. In: Vitor Chaves de Souza; Elton Sadao Tada. (Org.). Paul Tillich e a linguagem da religião: Homenagem ao prof. Dr. Etienne Alfred Higuet. 1ed.Santo André: Kapenke, 2018, v. 1, p. 111-149.

  • GROSS, E. . O ideal humanista como base para compreensão da Ciência da Religião e reflexões relacionadas à obra de Filipe Melanchthon. In: Joe Marçal G. Santos, Arnaldo Érico Huff Júnior. (Org.). De Lutero a Otto : O protestantismo e a ciência da religião. 1ed.São Cristóvão, SE: Editora da UFS, 2018, v. , p. 55-76.

  • GROSS, E. . Vishwasavum Veshyayum - Fé e Razão: o encontro das duas em Mary Philip. In: Vítor Westhelle; Roberto Zwetsch. (Org.). Fides et Ratio. 1ed.São Leopoldo: Sinodal, 2017, v. 1, p. 210-219.

  • GROSS, E. . As noções de alteridade e ética em Paul Ricoeur em vista da compreensão da religião. In: Rosângela Angelin, Valério Guilherme Schaper, Eduardo Gross (organizadores). (Org.). Religião, política e democracia na América Latina. 1ed.São Leopoldo: EST, FuRI, 2016, v. 1, p. 31-53.

  • GROSS, E. . Modelos hermenêuticos para a percepção do religioso na literatura. In: HUFF, Arnaldo Érico; RODRIGUES, Elisa. (Org.). Experiências e interpretações do sagrado. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2012, v. 9, p. 99-115.

  • GROSS, E. . Reflexões teológico-filosóficas a partir da poesia de Cruz e Sousa. In: Valério Guilherme Schaper; Vítor Westhelle, Kathlen Luana de Oliveira, Eduardo Gross. (Org.). Deuses e Ciências na América Latina. 1ed.São Leopoldo: Oikos, EST, 2012, v. , p. 60-72.

  • GROSS, E. . A Ciência da Religião no Brasil: Teses sobre sua constituição e seus desafios. In: Kathlen Luana de Oliveira; Iuri Andréas Reblin; Valério Schapper; Eduardo Gross; Vitor Westhelle. (Org.). Religião, política, poder e cultura na América Latina. 1ed.São Leopoldo: EST, 2012, v. 1, p. 13-26.

  • GROSS, E. . Temas religiosos e metafísicos em Últimos Sonetos de Cruz e Sousa. In: Suzi Frankl Sperber. (Org.). Presença do sagrado na literatura : Questões teóricas e de hermenêutica. Campinas: UNICAMP, 2011, v. , p. 161-172.

  • GROSS, E. . Literatura ficcional e valores - Uma aproximação teológica hermenêutica. In: Valério Guilherme Schapper; Kathlen Luana de Oliveira; Iuri Andréas Reblin. (Org.). A teologia contemporânea na América Latina e no Caribe. 1ed.São Leopoldo: Oikos; EST, 2008, v. , p. 101-115.

  • GROSS, E. . Tillich, leitor de Marx. In: HIGUET, Etienne Alfred; MARASCHIN, Jaci. (Org.). A forma da religião : Leituras de Paul Tillich no Brasil. 1ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006, v. , p. 55-73.

  • GROSS, E. . Contraponto entre possibilidades de uma apreciacao estetica da religiao a partir de Schopenhauer e de Gadamer. In: Joao Carlos Salles. (Org.). Schopenhauer & o idealismo alemao. Salvador: Quarteto, 2004, v. , p. 59-74.

  • GROSS, E. . Considerações sobre fenomenologia e teoria freudiana nos estudos da religião de Paul Ricoeur. In: Luis Henrique Dreher. (Org.). A essência manifesta. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2003, v. , p. 121-131.

  • GROSS, E. . Escrita e Sacralidade. In: Eduardo Gross. (Org.). Manifestações Literárias do Sagrado. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2002, v. , p. 7-16.

  • GROSS, E. . Considerações sobre a teologia entre os estudos da religião. In: Faustino Luiz Couto Teixeira. (Org.). A(s) ciência(s) da religião no Brasil : Afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2001, v. , p. 323-346.

  • GROSS, E. . Domingo da paixão (ramos) - Mateus 26.57-75.. In: SCHNEIDER, Nélio e WITT, Osmar.. (Org.). Proclamar Libertação. São Leopoldo: Sinodal, IEPG, 1998, v. 24, p. 122-126.

  • GROSS, E. . 5° domingo após epifania - 1 Coríntios 14.12b-20. In: SCHNEIDER, Nélio e WITT, Osmar.. (Org.). Proclamar Libertação. São Leopoldo: Sinodal, IEPG, 1997, v. 23, p. 49-54.

  • GROSS, E. . 2° domingo da quaresma - João 4.5-26 (ou 4.5-42).. In: SCHNEIDER, Nélio e DEIFELT, Wanda.. (Org.). Proclamar Libertação. São Leopoldo: Sinodal, IEPG, 1995, v. 21, p. 86-90.

  • GROSS, E. . Domingo de paixão (ramos) - João 12.12-19. In: STRECK, Edson E. e SCHNEIDER, Nélio.. (Org.). Proclamar Libertação. São Leopoldo: Sinodal, IEPG, 1994, v. XX, p. 110-115.

  • GROSS, E. . Alocução para bênção matrimonial - Cantares 2.2-3; 4.9-11; 4.12-15; 8.6-7.. In: STRECK, Edson Edílio e KILP, Nelson.. (Org.). Proclamar Libertação. São Leopoldo: Sinodal, IEPG, 1993, v. XIX, p. 310-316.

  • GROSS, E. . O pensamento de Menno Simons e sua relevância para a América Latina. In: Luís M. Sander. (Org.). Movimento da reforma e contexto latino-americano. São Leopoldo: IEPG, 1993, v. , p. 22-36.

  • GROSS, E. . 1° domingo após natal - Gálatas 4.4-7.. In: STRECK, Edson Edílio e KILP, Nelson.. (Org.). Proclamar libertação. São Leopoldo: Sinodal, 1992, v. XVIII, p. 38-42.

  • GROSS, EDUARDO . Paul Tillich e a Reforma: O princípio protestante. In: VI Congresso da ANPTECRE, 2017, Goiânia. Religião, migração e mobilidade humana. Goiânia: PUC-GO, 2017. p. 278-285.

  • GROSS, E. . Particularidades do conceito de amor nas reflexões éticas de Tillich e Ricoeur. In: V Congresso da ANPTECRE, 2015, Curitiba. Anais do V Congresso ANPTECRE, v.5, 2015.. Curitiba: PUC-PR, 2015.

  • GROSS, E. . O conceito de religião em Paul Tillich e a ciência da religião. In: IV Congresso Nacional da ANPTECRE, 2013, Recife - PE. Anais do IV Congresso da ANPTECRE ?O futuro das religiões no Brasil?. São Paulo: ANPTECRE, 2013. p. 1147-1169.

  • GROSS, E. . Reflexões teológico-filosóficas a partir da poesia de Cruz e Souza. In: Ciencias tecnologías y culturas. Diálogo entre las disciplinas del conoscimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe., 2010, Santiago de Chile. Deuses e Ciências: A Teologia Contemporânea na América Latina e no Caribe. São Leopoldo, RS: EST, 2010. p. 68-78.

  • GROSS, E. . Considerações hermenêuticas de Tillich sobre a religião bíblica. In: 2 Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião:ANPTECRE, 2009, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional de teologia e Ciências da Religião. Belo Horizonte, 2009.

  • GROSS, E. . Literatura ficcional e valores: uma aproximação teológica hermenêutica. In: Congreso Internacional: Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento Hacia el futuro de América Latina y el Caribe., 2008, Santiago de Chile. Anais da Mesa de Trabalho 25: A Teologia Contemporânea na América Latina e no Caribe. São Leopoldo, RS: EST, 2008. v. 1. p. 80-92.

  • GROSS, E. . A busca do ser e o encontro do nada em "A paixão segundo G.H." de Clarice Lispector. In: Colóquio Latino-Americano de Literatura e Teologia / Coloquio Latinoamericano de Literatura y Teología, 1, 2007, Pedra de Guaratiba. Actas del Primer Coloquio Latinoamericano de Literatura y Teología. Buenos Aires, 2007.

  • GROSS, E. . Literatura e ética: Uma aproximação hermenêutica. In: III Congresso Internacional de Ética e Cidadania, 2007, São Paulo. III Congresso Internacional de Ética e Cidadania. São Paulo: Igrapho, 2007.

  • GROSS, E. . Contribuições da questão do tempo em Gadamer para a compreensão religiosa do tempo. In: 2. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2007, Belo Horizonte. Anais do 2. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2007.

  • GROSS, EDUARDO . A compreensão da Filosofia a partir da Dinânica entre Lei e Evangelh em Filipe Melanchthon. In: 7o. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2017, São Paulo. Religião & inteligência. São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 31-32.

  • GROSS, E. . O conceito substantivo de religião apresentado a partir de exemplificação em exemplos clássicos. In: II Congresso Internacional da Faculdades EST, 2014, São Leopoldo, RS. Caderno de Resumos. São Leopoldo, RS: Faculdades EST, 2014. p. 248-249.

  • GROSS, E. . Implicações das noções de alteridade e ética em Paul Ricoeur para a Filosofia da Religião. In: V. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2013, Vitória. Anais do V. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Vitória: Universidade de Vitória [UFES], 2013. p. 27-28.

  • GROSS, E. . Gadamer e a teologia dos antigos gregos. In: XV Encontro da ANPOF, 2012, Curitiba. Anais de resumos do XV ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF. Curitiba: ANPOF, 2012. v. XV. p. 213-214.

  • GROSS, E. . Definições do sagrado a partir de Rudolf Otto e Mircea Eliade. In: XXVII Encontro Nacional da Anpoll, 2012, Niterói. Caderno de Resumos. Niterói: ANPOLL, 2012. v. XXVII.

  • GROSS, E. . Angústia e esperança - uma interpretação da escatologia manifestada no filme O primeiro dia. In: XII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), 2011, Juiz de Fora. Caderno de resumos do XII Simpósio Nacional da ABHR. Juiz de Fora: Editora Associada Ltda, 2011. v. 12. p. 64-65.

  • GROSS, E. . Considerações sobre a perspectiva de Donald Dreisbach sobre a hermenêutica de Tillich. In: 3o. Congresso Nacional da ANPTECRE, 2011, São Paulo. Anais do 3o. Congresso Nacional da ANPTECRE - Teologia e Ciências da Religião: Interfaces. São Paulo: ANPTECRE, 2011. p. 124-125.

  • GROSS, E. . Argumentos sobre a existência de Deus sob uma abordagem existencial. In: 4o. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2011, Brasília. Caderno de Resumos do 4o. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Brasília: Editora da UnB, 2011. p. 28-28.

  • GROSS, E. . Temas religiosos e metafísicos em Últimos Sonetos de Cruz e Sousa. In: XXV Encontro Nacional da ANPOLL, 2010, Belo Horizonte. Anpoll, Memórias e Perspectivas, Caderno de Resumos, 2010.

  • GROSS, E. . O método da correlação enquanto método hermenêutico. In: Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 3, 2009, Brasília. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 3, Anais. Brasília: UNB, 2009. p. 31-31.

  • GROSS, E. . Considerações hermenêuticas de Tillich sobre a relação entre religião e escrituras. In: 2o. Congresso da ANPTECRE, 2009, Belo Horizonte. Fenomenologia e hermenêutica do religioso. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2009. p. 1-127.

  • GROSS, E. . Perspectivas hermenêuticas da filosofia da religião. In: XIII Encontro Nacional da ANPOF, 2008, Canela, RS. Livro de Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2008. v. 1. p. 199-199.

  • GROSS, E. . Contribuições da questão do tempo em Gadamer para a compreensão religiosa do tempo. In: II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2007, Belo Horizonte. II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião: Caderno de resumos. Belo Horizonte: EMGRAF, 2007. p. 27-28.

  • GROSS, E. . Uma interpretação de "A paixão segundo GH" com vistas à discussão sobre o problema da religião na atualidade. In: 1 Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2005, Brasília. Anais do I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Brasília: Universidade de Brasília, 2005. p. 69-69.

  • GROSS, E. . O uso de elementos da filosofia de Schelling por Paul Tillich. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador, BA. Livro de Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador: ANPOF, Ed. UESC, EDUFBA, 2004. p. 136-136.

  • GROSS, E. . Os Loci Theologici de Filipe Melanchthon e seus impactos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, E. . Die Entwicklung der Idee der Willensfreiheit bei Melanchthon und Ihre Bearbeitung in der neueren Sekundärliteratur. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, EDUARDO . A análise política ampla em escritos de Tillich anteriores ao seu exílio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, EDUARDO . A apreciação da literatura no humanismo teológico de Filipe Melanchthon. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Aula Magna Religião Ética e Política. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, E. . A concepção de adfectus nos Loci Theologici de 1521 de Filipe Melanchthon como contraposição à possibilidade conhecimento filosófico de Deus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Teorias hermenêutico-literárias da religião. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, E. . Fenomenologia e hermenêutica no âmbito da Ciência da Religião no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, E. . O ideal humanista como base para compreensão da Ciência da Religião: Algumas reflexões relacionadas à obra de Filipe Melanchthon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, E. . O ideal humanista como base para compreensão da Ciência da Religião: Algumas reflexões relacionadas à obra de Filipe Melanchthon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . O tema da finitude em Paul Tillich e o filme The Age of Adaline. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Solum verbum e os cinco sentidos: estética e os cinco sentidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . A dimensão do sentido em Paul Tillich e o diagnóstico de Thomas Mann a respeito do sentido em A montanha mágica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Discussões filosófico-religiosas em A montanha mágica, de Thomas Mann.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GROSS, E. . Particularidades do conceito de amor nas reflexões éticas de Tillich e Ricoeur. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . O conceito substantivo de religião apresentado a partir de exemplificação em exemplos clássicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . A perspectiva ética de Ricoeur considerada em relação à vida comunitária religiosa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Religião e literatura como âmbitos da alteridade a partir de Paul Ricoeur. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Os primórdios da designação da teologia de Paul Tillich como 'apologética'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Gadamer e a teologia dos antigos gregos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Definições do sagrado a partir de Rudolf Otto e Mircea Eliade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Angústia e esperança - uma interpretação da escatologia manifestada no filme O primeiro dia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Modelos hermenêuticos para a percepção do religioso na literatura.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, E. . Considerações sobre a perspectiva de Donald Dreisbach sobre a "hermenêutica de Tillich". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . O uso da hermenêutica filosófica na discussão sobre religião e literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Temas religiosos e metafísicos em Últimos Sonetos de Cruz e Sousa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Reflexões teológico-filosóficas a partir da poesia de Cruz e Souza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, E. . Método da correlação e hermenêutica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GROSS, E. . O método da correlação enquanto método hermenêutico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GROSS, E. . Perspectivas hermenêuticas da filosofia da religião. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GROSS, E. . Literatura ficcional e valores: uma aproximação teológica hermenêutica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GROSS, E. . Análise de dois contos de Kafka, Um cruzamento e A preocupação de um pai de família. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GROSS, E. . Contribuições da questão do tempo em Gadamer para a compreensão religiosa do tempo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GROSS, E. . Apreciação estética da religião a partir da hermenêutica de Gadamer. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GROSS, E. . Ações e projetos do PPCIR da UFJF. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSS, EDUARDO . A Casa de Melanchthon em Bretten: Guia breve pelo museu. Bretten: Europäische Melanchthon-Akademie; Melanchthonverein Bretten, 2021. (Tradução/Outra).

  • SOUZA, V. C. ; GROSS, E. . Organização de fascículo de periódico - Dossiê: Existência e Transcendência: releituras da Filosofia da Religião. São Bernardo do Campo: UMESP, 2020 (Editorial).

  • GROSS, E. . Prefácio. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GROSS, E. ; SOUZA, V. C. . Apresentação do dossiê. São Bernardo do Campo, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GROSS, E. . Os pais da Igreja enquanto apologetas da teologia natural e da filosofia da religião na modernidade nascente. São Bernardo do Campo: UMESP, 2020. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . Prefácio. Curitiba, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PEREZ, J. P. ; GROSS, E. . Apresentação. São Paulo, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GROSS, EDUARDO . Editorial. Juiz de Fora: UFJF, 2018 (Editorial).

  • MELANCHTHON, F. ; GROSS, E. . Loci theologici: Tópicos teológicos, de 1521. São Leopoldo: EST; Sinodal, 2018. (Tradução/Livro).

  • GROSS, E. . Apresentação. Curitiba, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GROSS, E. . Introdução. São Leopoldo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • AMMICHT-QUINN, R. ; Synke Tho ; Mirsad Maglajac ; GROSS, E. . Viver na terra de ninguém. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • Mile Babic ; Synke Tho ; Mirsad Maglajac ; GROSS, E. . Identidade individual e coletiva. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • Ugo Vlaisavljevi ; Synke Tho ; Mirsad Maglajac ; GROSS, E. . Identidade étnica e confessional na Bósnia-Herzegovina: Impérios, guerras e estratégias de sobrevivência. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • D?evad Karahasan ; WOLF-GRIEHABER, K. ; GROSS, E. . Identidade, tensão e conflito (Teses para o diálogo). Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • HOD?I ; DRAGUTINOVI ; GROSS, E. . O que significa ser um muçulmano europeu?. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • SUDAR, P. ; GROSS, E. . Fé como capital espiritual - Religião como imperativo moral para a construção da paz. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . ?Tremendum et fascinosum? : Experiencias de jovens genitores como desafio para a teologia, 82. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . Em memória de Otto Hermann Pesch. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . Visita papal ao Sri Lanka e às Filipinas. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • ABAZOVI ; ANTI ; GROSS, E. . Identidade religiosa e polígica na Bósnia-Herzegovina: Sobre causalidades históricas e políticas. Petrópolis: Vozes, 2015. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. ; HEDIGER, M. A. . Manual de Teologia Fundamental: A racionalidade da questão de Deus e da revelação. Petrópolis: Vozes, 2014. (Tradução/Livro).

  • GROSS, E. . Bem. São Paulo: ASTE, 2008 (Verbete em Dicionário).

  • GROSS, E. . Liberalismo. São Paulo: ASTE, 2008 (Verbete em Dicionário).

  • GROSS, E. . Pequena história universal da filosofia - 5a. parte. Petrópolis: Vozes, 2008. (Tradução/Livro).

  • GROSS, E. . Sumários sobre os salmos e razões da tradução. São Leopoldo, Porto Alegre: Sinodal, Concórdia, 2003. (Tradução/Outra).

  • GROSS, E. . Os sete salmos penitenciais. São Leopoldo, Porto Alegre: Sinodal, Concórdia, 2003. (Tradução/Outra).

  • GROSS, E. . Kierkegaard e Lutero. Juiz de Fora: Revista Numen, Editora da UFJF, 2003. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . Kant. Juiz de Fora: Revista Numen, Editora da UFJF, 2003. (Tradução/Outra).

  • GROSS, E. . A ambivalência e o "Deus Abscôndito": Lutero e Kierkegaard. Juiz de Fora: Revista Numen, editora da UFJF, 2003. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . A Igreja como sacramento e as religiões da Terra.. Juiz de Fora: UFJF, NEPREL, 2002. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . Estudos da religião na Europa: Estruturas e projetos. Atlanta: Scholars Press, 2001. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . Refletindo sobre a pluralidade de religiões. Marburg: Marburg Journal of Religion, Maio de 1997; http://www.uni-marburg.de/religionswissenschaft/journal/m, 2001. (Tradução/Artigo).

  • GROSS, E. . O surgimento da hermenêutica. Juiz de Fora: Editora da UFJF - NEPREL, 1999. (Tradução/Artigo).

Outras produções

GROSS, E. . SAGE open. 2020.

GROSS, E. . Parecer para revista Reflexão, Campinas. 2020.

GROSS, E. . Parecer para revista Ipseitas, São Carlos. 2020.

GROSS, E. . Parecer para Revista Brasileira de Filosofia da Religião. 2020.

GROSS, E. . Parecer para Revista Brasileira de Filosofia da Religião. 2020.

GROSS, E. . Parecer para Revista Ekstasis. 2020.

GROSS, EDUARDO . Parecer para revista Interações - PUC-MG. 2018.

GROSS, EDUARDO . Organização de palestra. 2018.

GROSS, EDUARDO . Coordenação ad hoc do GT Literatura e Sagrado no XXXIII ENANPOLL. 2018.

GROSS, EDUARDO . Parecer para revista Open Theology, editora De Gruyter. 2018.

GROSS, E. . Parecer para Revista Horizontes. 2016.

GROSS, E. . Parecer para Revista Dissonância. 2016.

GROSS, E. . Parecer para Revista Religion & Theology - Ed. Brill. 2016.

GROSS, E. . Parecer para Revista Escrita da História. 2016.

GROSS, E. . Parecer para Revista Ciências da Religião - História e Sociedade. 2014.

GROSS, E. . Parecer para Revista Horizontes. 2014.

GROSS, E. . Parecer para Revista Plura. 2014.

GROSS, E. . Parecer sobre artigo para revista FAEEBA. 2013.

GROSS, E. . Parecer para revista Numen. 2013.

GROSS, E. . Parecer Ad Hoc na avaliação de projetos do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade FUMEC. 2010.

GROSS, E. . Parecer Ad Hoc na avaliação de resultados do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade FUMEC. 2010.

GROSS, E. . Projeto de doutorado pleno - outros países, 2011 - CAPES. 2010.

GROSS, E. . Parecer Ad Hoc na avaliação de projetos do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade FUMEC. 2008.

GROSS, E. . Parecer ad hoc para o periódico Psicologia em estudo, de Maringá, PR. 2007.

GROSS, E. ; CARNEIRO, M. ; KRONBAUER, A. ; KREUTZFELD, A. ; ROTTA, A. . Reforma Luterana e o luteranismo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GROSS, E. . Parecer para revista Plura. 2018. (Parecer).

GROSS, EDUARDO ; LOUNDO, D. . Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião - Reforma Protestante: 500 anos. 2017. (Editoração/Periódico).

GROSS, E. . Parecer sobre publicação de artigo. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer sobre publicação de artigo na revista Plura. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Pareceres sobre aceitação de apresentação de trabalhos no Congresso da ABFR. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer para revista Estudos Teológicos - A. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer para revista Estudos Teológicos - B. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer para revista Estudos Teológicos - C. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer sobre projeto apresentado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer para revista Vivência - UFRN. 2017. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer para Revista Brasileira de Filosofia da Religião - A. 2016. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer para Revista Brasileira de Filosofia da Religião - B. 2016. (Parecer).

GROSS, E. . Parecer para revista Numen. 2016. (Parecer).

GROSS, E. . Pesquisa acadêmica e pesquisa da religião. 2008. (Palestra).

GROSS, E. . Gadamer, a linguagem e a religião. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GROSS, E. . Numen: Revista de estudos e pesquisa da religião. 2007. (Editoração/Periódico).

GROSS, E. . Numen: Revista de estudos e pesquisa da religião. 2006. (Editoração/Periódico).

GROSS, E. . Numen: Revista de estudos e pesquisa da religião. 2005. (Editoração/Periódico).

GROSS, E. . Numen: Revista de estudos e pesquisa da religião. 2004. (Editoração/Periódico).

GROSS, E. . Traduções e assessoria de comunicações. 2000 (Assessoria e extensão) .

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    A dimensão prática no humanismo de Melanchthon, Descrição: O projeto analisa o pensamento de Filipe Melanchthon examinando a dimensão prática que o caracteriza enquanto um viés comum ao humanismo do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Gross - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.

  • 2020 - Atual

    O reformador humanista Filipe Melanchthon, Descrição: Projeto de Iniciação Científica na UFJF. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eduardo Gross - Coordenador / Rúbia Campos Guimarães Cruz - Integrante / Letícia Ferreira Lamhas - Integrante / Isadora Cruz Borges - Integrante.

  • 2018 - 2019

    A concepção humanista religiosa de Filipe Melanchthon, Descrição: Projeto de iniciação científica - BIC/UFJF. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Gross - Coordenador / Rúbia Campos Guimarães Cruz - Integrante / Denise Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Fenomenologia e hermenêutica, Descrição: O projeto de pesquisa Fenomenologia e Hermenêutica visa investigar as linhas de continuidade entre a proposta fenomenológica original, surgida a partir de Husserl, e a assim chamada ?virada hermenêutica?. Para a pesquisa de tais linhas de continuidade, evidentemente não são desprezados os elementos que distinguem cada um dos momentos desta tradição filosófica. A pesquisa se desenvolve, assim, partindo do exame de peculiaridades que caracterizam diferentes pensadores desta tradição e tendo como meta encontrar os pontos de contato que os fazem estar em um feixe dialógico comum. Ela busca mostrar que a possibilidade de tal compreensão se funda em certos conceitos fundamentais ? como, por exemplo, o de ?consciência?, ?pessoa?, ?intencionalidade?, ?vontade?, ?redução?, ?intersubjetividade?, ?humanidade?, ?linguagem?, ?universalidade?,?horizonte? e ?crise?. Tais conceitos, por sua vez, são a base para os empreendimentos práticos levados a cabo nas análises desta tradição. Para a execução deste projeto, portanto, além do exame dos fundamentos conceituais, são estudadas e mesmo experimentadas análises fenomenológicas e hermenêuticas práticas, nos diversos âmbitos do mundo da vida em que estas têm sido elaboradas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Eduardo Gross - Integrante / Luis Henrique Dreher - Integrante / Paulo Afonso de Araújo - Coordenador / Nathalie Barbosa de la Cadena - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Alteridade: interpretação e ética em Paul Ricoeur, Descrição: O projeto visa analisar o tema da alteridade na filosofia de Paul Ricoeur. A hipótese é de que o tema da alteridade tratado em Soi-même comme un autre reflete uma preocupação constante da reflexão filosófica de Ricoeur. A formulação ali desenvolvida é rastreada em seu desenvolvimeto no decorrer da trajetória filosófica do seu autor. Assim, o tema da alteridade é estudado em relação à concepção hermenêutica geral de Ricoeur e em relação à questão da ética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eduardo Gross - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre religião e literatura., Descrição: Este projeto busca avaliar a contribuição efetiva e a possível da abordagem hermenêutica, particularmente de Paul Ricoeur, nos estudos sobre a relação entre religião e literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eduardo Gross - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2001 - 2005

    Religião e literatura - interrelação examinada a partir da hermenêutica, Descrição: Estudo da interrelação entre religião e literatura, a partir da estética hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, exemplificado na obra de Clarice Lispector.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Gross - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião. , Campus Universitário, Martelos, 36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32293105, Fax: (32) 32293105, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Faculdades EST

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2008

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2000

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador do curso de Especialização em Ciência da Religião

Atividades

  • 04/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 04/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Filosofia, Hermenêutica Filosófica

  • 08/2016

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e teologia

  • 08/2013

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Interpretação em Ciência da Religião

  • 05/2013

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras de textos clássicos em ciência da religião

  • 08/2012

    Ensino, Bacharelado em Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fenomenologia da Religião

  • 03/2010

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de pesquisa

  • 03/2008

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de doutorado

  • 06/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião.,Linhas de pesquisa

  • 08/2002

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tese de doutorado

  • 03/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.,Atividade realizada, Participação no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciência da Religião - Grupo de pesquisa do CNPq.

  • 03/2000

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dissertação de mestrado

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e literatura

  • 03/2010 - 11/2011

    Ensino, Bacharelado em Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da religião I, Filosofia da Religião II

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Bacharelado em Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da religião I

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de pesquisa I

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica da religião

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de doutorado

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Questões de Hermenêutica e Psicologia da Religião I

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modernidade e religião

  • 01/2007 - 01/2010

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (mestrado e doutorado).

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 03/2004 - 10/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.,Atividade realizada, Editor da revista acadêmica NUMEN: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e hermenêutica

  • 03/2004 - 07/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da religião I

  • 08/1998 - 12/2008

    Ensino, Especialização Em Ciência da Religião, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário monográfico

  • 03/2003 - 07/2008

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de pesquisa em ciência da religião

  • 10/2004 - 10/2007

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião.,Cargo ou função, vice-coordenador do curso de Especialização em Ciência da Religião.

  • 01/2001 - 01/2007

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião.

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fenomenologia da religião

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Especialização Em Ciência da Religião, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fenomenologia da religião

  • 03/2005 - 07/2006

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modernidade e religião

  • 08/1999 - 12/2005

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e hermenêutica

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e literatura

  • 03/1999 - 10/2004

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião.,Cargo ou função, Coordenador de curso de especialização em Ciência da Religião.

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de doutorado

  • 03/1999 - 07/2004

    Ensino, Especialização Em Ciência da Religião, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia da religião

  • 03/1999 - 07/2004

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da religião

  • 08/2000 - 12/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião.,Linhas de pesquisa

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Ciência da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de doutorado

  • 03/2000 - 06/2000

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião.,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão em Ciência da Religião.

2014 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Colaborador por convenio, Enquadramento Funcional: Colaborador por convenio inter-institucional

Outras informações:
A partir de convênio entre o PPCIR e o mestrado em Ciências da Religião da UFS, participo a título de contribuição inter-institucional neste programa da UFS.

Atividades

  • 10/2014

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO DE PESQUISA II