José Milton Barbosa
Possui graduação em Engenharia Militar pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (1971), graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Pesquisador do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado/Banco Mundial/Polonordeste/Seplan-PI (1982-1987); Chefe do escritório da SUDEPE em Parnaíba-PI (1982-1983). Pesquisador do Instituto de Pesca de São Paulo (1987-2000; Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-FMVZ/USP e fundador e docente na área de Aquicultura e Recursos Pesqueiros da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-FZEA/USP (1990-2000). Atuou nos Programas de Pós-Graduação em Zoologia (UFJF) e Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UFRPE) e no Programa de Mestrado em Sanidade Animal (UEMA). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura, Ictiologia Aplicada: Aproveitamento Integral do Pescado. Membro do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências do Mar (PPG-Mar) e Editor da revista Acta Fisheries and Aquaculture. Coordenador de pesquisa do Comitê de Bacias Hidrográficas do Nordeste e Diretor Técnico-científico da Associação Norte Sergipana de Aquicultura. Desenvolve projetos de uso da água e do solo em projetos de Aquicultura e cadastramento e distribuição espacial da carcinicultura em Sergipe. E é Cidadão Sergipano
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)
1994 - 1997
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Variação Intraespecífica no Crescimento de Peixes: Modulação Química e Hábito Social
, Ano de obtenção: 1997. Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato. Palavras-chave: Peixes-Prochilodus lineatus-Fator químico-Crescime.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal / Especialidade: Crescimento Heterogêneo. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia. Setores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Graduação em Engenharia de Pesca
1977 - 1980
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Sobre os Serrasalmideos da Bacia do Parnaíba
Orientador: Dinalva de Souza Guedes
Graduação interrompida em 1978 em Engenharia Cartográfica
1976 - Atual
Universidade Federal de Pernambuco
Ano de interrupção: 1978
Pós-doutorado
2023 - 2024
Pós-Doutorado. , UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA, UFDPar, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.
Formação complementar
2019 - 2019
Sistema Eletrônico de Informação SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
Oficina Estadual Interinstitucional de Capacitação em Gestão de Praias Proj. (Carga horária: 16h). , Escola Superior do Ministério Público da União, ESMPU, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Capacitação de Docentes para compor o Banco de Avaliadores do BASIs. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. (Carga horária: 24h). , Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
2000 - 2000
Oficina Pedagógica Reflexões Sobre a Docência e Pl. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Redação Científica. (Carga horária: 8h). , Centro de Pesquisa e Treinamento Em Aqüicultura, CEPTA, Brasil.
1999 - 1999
Criopreservação de Sêmen e Genética de Peixes. (Carga horária: 16h). , Centro de Pesquisa e Treinamento Em Aqüicultura, CEPTA, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Técnicas Pedagógicas. (Carga horária: 100h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1988 - 1988
Administração de Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 24h). , Instituto de Pesca, IP*, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Estatística Experimental. (Carga horária: 88h). , Centro de Pesquisa e Treinamento Em Aqüicultura, CEPTA, Brasil.
1985 - 1985
Sistemática e Biologia de Peixes. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1984 - 1984
Biologia de Crustáceos. (Carga horária: 88h). , Programa de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Parnaíba, PDRI, Brasil.
1984 - 1984
Cultivo de Camarão Marinho. (Carga horária: 40h). , Food And Agricultural Organization - Agencia Brasil, FAO, Brasil.
1984 - 1984
Biologia Pesqueira. (Carga horária: 40h). , Programa de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Parnaíba, PDRI, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Tecnologia de Pesca. (Carga horária: 44h). , Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER, Brasil.
1980 - 1980
Pequenas Obras de Engenharia Para a Piscicultura. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
1966 - 1966
Criação de Peixes Serrasalmineos Em Gaiolas e Tanq. (Carga horária: 24h). , Centro de Pesquisa e Treinamento Em Aqüicultura, CEPTA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal/Especialidade: Instalações para Produção Animal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecossistemas Aquáticos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.
Organização de eventos
BARBOSA, J. M. . III Semana de Engenharia de Pesca da UFS. 2014. (Outro).
BARBOSA, J. M. . XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 2013. (Congresso).
BARBOSA, J. M. . XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 2009. (Congresso).
BARBOSA, J. M. . Workshop Revista Brasileira de Engenharia de Pesca - REpesca. 2008. (Congresso).
BARBOSA, J. M. . I Semana Nordestina de Engenharia de Pesca. 2008. (Congresso).
BARBOSA, J. M. ; BRUNKEN, H. . Workshop Internacional Atlas de Peixes de Pernambuco. 2007. (Outro).
BARBOSA, J. M. . II Simpósio de Turismo Sertanejo. 2005. (Outro).
Participação em eventos
III Semana de Engenharia de Pesca da UFS.Revista Científicas nas Ciências Agrárias. 2014. (Outra).
II Semana Acadêmica de Ciências Agrárias/CCA/UEMA.Fraudes na Comercialização do Pescado. 2013. (Outra).
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Digestibilidade de nutrientes e energia de resíduos de frutas pela tilápia do nilo (Oreochromis niloticus). 2009. (Congresso).
II Encontro de Coordenadores de graduação e pós-gradução em Ciencias do Mar.Publicações na área de Ciências do Mar. 2009. (Oficina).
II Encontro de Pescadores e Aquicultores do IFPB.Importância do nome dos peixes e a relação com fraude na comenrcialização do pescado. 2009. (Encontro).
Reunião do Subcomitê de Gestão do Uso Sustentável dos Recursos Pesquieiros da Bacia do São Francisco.Reunião ordinária do subcomitê. 2009. (Oficina).
SEER - Sistema Eletronico de Editoração de Revistas. 2009. (Outra).
XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Controle de qualidade do pescado: segurança alimentar, globalização e fraudes. 2009. (Congresso).
Encontro dos Dirigentes da UFRPE. 2008. (Encontro).
ENPAP - Encontro Nacional de Piscicultores de Aguas Públicas. 2008. (Encontro).
III Seminário da Piscicultura Alagoana. 2008. (Seminário).
I Semana Nordestina de Engenharia de Pesca.Apoio à Pesquisa nas Ciências Nordestinas de Engenharia de Pesca. 2008. (Outra).
IV Seminário da Maricultura Alagoana. 2008. (Seminário).
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. ORDEM SYNGNATHIFORMES. 2007. (Congresso).
VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco / VIII Simpósio de Pós-Graduação (SIMPÓS).ETAPAS DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO CAMARÃO CINZA LITOPENAEUS VANNAMEI (BOONE,1931).. 2007. (Simpósio).
VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco / XVII Congresso de Iniciação Científica (CIC). Ordem Tetraodontiformes. 2007. (Congresso).
XI Encontro Nacional de Editores Científicos. 2007. (Encontro).
II Encontro de Pesca e Aquicultura em Olinda. 2006. (Encontro).
VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Composição bromatológica e digestibilidade de ingredientes energéticos para produção de tilápia na Zona da Mata de Pernambuco. 2006. (Congresso).
VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Avaliador da Sessão de Painéis do XIV Congresso de Iniciação Científica e do VII Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação. 2006. (Congresso).
XII Semana do engenheiro de Pesca da UFRPE.Revistas e Publicações das Ciências Agrárias e Engenharia de Pesca. 2006. (Outra).
II Simpósio de Turismo Sertanejo.Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Turístico. 2005. (Simpósio).
VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Estudo Biológico do peixe-jaguar Parachromis managuensis (gunther, 1867) Pisces, Ciclidae: uma espécie introduzida no Brasil.. 2005. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Estrutura populacional e aspectos reprodutivos do cangati Trachelyopterus galeatus (linnaues, 1766) ( Osteivhthyes - Auchenipteridae) no médio São Francisco - BA. 2005. (Congresso).
41a. Reunião da SBZ. 41a. Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2004. (Congresso).
Reunião Anual da SBPC. 56a. Reunião Anual da SBPC. 2004. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Limnologia. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. 2003. (Congresso).
VIII Semana do Engenheiro de Pesca.VIII Semana do Engenheiro de Pesca. 2003. (Seminário).
XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 2003. (Congresso).
II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2002. (Congresso).
I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2002. (Encontro).
XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. XVIII Reunião de CBCTA. 2002. (Congresso).
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. XXXIX Reunião Anual da SBZ. 2002. (Congresso).
IV Simposio y exposicion de la seccion de America Latina y el Caribe de AOAC Internacional.IV Simposio e Exposicion de la Seccion de America Latina y el Caribe de AOAC Internacional. 2001. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2001. (Congresso).
I Encontro Nordestino de Biogeografia.I Encontro Nordestino de Biogeografia. 2000. (Encontro).
VII Semana do Engenheiro de Pesca.VII Semana do Engenheiro de Pesca. 2000. (Seminário).
X Congresso de Iniciação Científica da UFRPE. X Congresso de Iniciação Científica da UFRPE. 2000. (Congresso).
II Mostra dos trabalhos de Aqüicultura.II Mostra de trabalhos das disciplinas das áreas de Aqüicultura. 1999. (Outra).
XVII SZ.XVII Semana de Zootecnia. 1999. (Outra).
XX SZ.XX Semana de Zootecnia. 1998. (Outra).
XXXV SBZ. XXXV Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 1998. (Congresso).
I EPA-FZEA/USP.I Encontro de Pesquisa Agropecuária da FZEA/USP. 1997. (Encontro).
XIII EAAMA.XIII Encontro Anual da Associação Mineira de Aqüicultura. 1997. (Encontro).
XV EAEt.XV Encontro Anual de Etologia. 1997. (Encontro).
7o. Encontro do CBR-1.7o. Encontro do Conselho Regional de Biologia. 1996. (Encontro).
SIC/UFJF.Seminário de Iniciação Científica. 1995. (Seminário).
XI EBI.XI Enconto Brasileiro de Ictiologia. 1995. (Encontro).
XIII EAEt.XIII Encontro Anual de Etologia. 1995. (Encontro).
XVII CBZ. XVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1990. (Congresso).
Larviculture Workshop.Larviculture Workshop. 1989. (Outra).
VI CONBEP. VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 1989. (Congresso).
II CBB. II Congresso Brasileiro de Biometeorologia. 1988. (Congresso).
VI SLAAq e V SIMBRAQ.VI Simpósio Latino Americano e V Simpósio Brasileiro de Aqüicultura. 1988. (Simpósio).
V Combep. V Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 1987. (Congresso).
V SREco.V Seminário Regional de Ecologia. 1986. (Seminário).
II SBCC.II Simpósio Brasileiro sobre Cultivo de Camarão. 1985. (Simpósio).
VI COMBEP. IV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 1985. (Congresso).
III COMBEP. III Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 1983. (Congresso).
2a. FNP.2a. Feira Nacional da Pesca. 1982. (Encontro).
A Enga de Pesca e os Desafiosao Desenvolvimento Pesqueiro.A Engenharia de Pesca e os Desafios ao Desenvolvimento Pesqueiro. 1980. (Seminário).
II Encontro de Zoologia do Nordeste.II Encontro de Zoologia do Nordeste. 1980. (Encontro).
I Enconto de Zoologia do Nordeste.I Encontro de Zoologia do Nordeste. 1979. (Encontro).
I SIMBRAq.I Simpósio Brasileiro de Aqüicultura. 1978. (Simpósio).
SPMDR.Seminário sobre o Papel do Município no Desenvolvimento Rural. 1978. (Seminário).
I EEPAq.I Encontro de Ecologia, Pesca e Aqüicultura. 1977. (Encontro).
IV SRPNE.IV Simpósio de Recursos Pesqueiros do Nordeste. 1977. (Simpósio).
Workshop sobre biopolímeros.Workshop sobre biopolímeros. 1977. (Outra).
Participação em bancas
NEGREIROS, E. B.; ARAÚJO, A. R. R.; RAMALHO, C. W. N.;BARBOSA, J. M.. O Processo de Criação da Reserva Extrativista Marinha do Litoral Sul de Sergipe: embates e limites. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.
BARBOSA, J. M.; Santos, E.C.B.; Teixeira, E.G.. Qualidade de Sardinhas em Conserva Comercializadas em São Luiz estado do Maranhão. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Defesa Sanitária animal) - Universidade Estadual do Maranhão.
CORREIA, Eudes de Souza;BARBOSA, J. M.; e outros. Crescimento e reprodução da matrinchã Brycon amazonicus em tanque no municípios de Paulo Afonso. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; e outros. Qualidade de água em canais de abastecimento com cultivo de Colossoma macropomum (Cuvier, 1816). 2010. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação Nos Trópicos) - Universidade Federal de Alagoas.
LUDKE, M. C. M.BARBOSA, J. M.; e outros. Avaliação de resíduos de frutas em rações para tilápia do Nilo. 2010. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MENDES, P. P.MENDES, E. S.BARBOSA, J. M.; MAIA JUNIOR, W. M.; OLIVEIRA, P. G. V.. Desempenho produtivo do camarão marinho Liutopenaeus vannamei, utilizando tecnicas de povoamento direto e indireto.. 2009. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Lima, P.V.P.S.;BARBOSA, J. M.. Análise-diagnóstico da pesca artesanal no açude Pereira de Miranda, Pentencostes-CE. 2009. Dissertação (Mestrado em PRODEMA) - Universidade Federal do Ceará.
SEVERI, William;BARBOSA, J. M.; CORREIA, Eudes de Souza; MENDES, George Nilson; SANTOS, Athiê Jorge Guerra. Heterogeneidade espacial e dimensionamento da capacidade de suporte do reservatório de Pedra, BA. 2007. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Muedas, W.;BARBOSA, J. M.; Lopes, A.T.L.. Impactos ambientias do extrativismo do sarnambi Anomalocardia brasiliana na Ilha de São Luís, Maranhão. 2007. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Maranhão.
SEVERI, William; CORREIA, Eudes de Souza;BARBOSA, J. M.; MENDES, George Nilson; SANTOS, Athiê Jorge Guerra. Heterogeneidade espacial, características limnológicas e dimensionamento da capacidade suporte de aproveitamento do reservatório de pedra - BA para implatação de piscicultura em tanques-rede. 2007. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra;Soares, M.C.F.; SILVA, T. A. E.;MENDES, P. P.. Avaliação limnológica na área de ação de projeto de piscicultura em Raceways no reservatório Delmiro Gouveia, Paulo Afonso - Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Análise dos impactos antropogênicos da atividade extrativista do "Sarnambi" Anomalocardia brasiliana (GMELIN, 1791) (PAÇO DO LUMIAR) com ênfase na etnoconservação.. 2007. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTOS, Athiê Jorge Guerra; CORREIA, Eudes de Souza;Soares, M.C.F.; CATANHO, M. T. J. A.;BARBOSA, J. M.. Influência do fotoperíodo na ovulação do tambaqui Colossoma macropomum, Cuvier - 1818, quando induzido com LHRH comum (gonadorrelina): referência à variação do hormônio 17ª hidroxiprogesterona plasmático.. 2006. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MENDES, P. P.; GÁLVEZ, A. O.;BARBOSA, J. M.; MENDES, George Nilson; CORREIA, Eudes de Souza. Influência da mudança brusca de pH da água, na sobrevivência de pós-larvas do camarão Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931). 2006. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
GÁLVEZ, A. O.; CORREIA, Eudes de Souza;BARBOSA, J. M.; RABELO, C. B.; TRAVASSOS, Paulo Eurico Pires Ferreira. Substituição parcial da proteína animal pela vegetal, em rações para o camarão marinho Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931). 2006. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra;Soares, M.C.F.; MENDES, George Nilson; CORREIA, Eudes de Souza. Biologia populacional de Rhinelepis aspera Spix & Agassiz, 1829 (Osteichthyes, Loricaridae) no Submédio São Francisco, Petrollina - PE. 2006. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Abundancia, distribuição e caracterização morfológica de larvas Atherinella brasiliensis (Atherinopsidae) no estuário do Rio Jaguaribe, Pernambuco - Brasil.. 2005. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, Athiê Jorge Guerra; CORREIA, Eudes de Souza;BARBOSA, J. M.; MENDES, George Nilson;MENDES, P. P.. Avaliação de sistema intensivo de produção na piscicultura de Acará Disco, Symphysodon spp, com ênfase na larvicultura até quinze dias pós-eclosão. 2005. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; HAZIN, Fabio Hissa Vieira; TRAVASSOS, Paulo Eurico Pires Ferreira; SEVERI, William. Biologia do peixe-rei Elagatis pibinulatus capturada na Zona Econômica Exclusiva do Nordeste do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SEVERI, William; CORREIA, Eudes de Souza; MENDES, George Nilson. Caracterização ambiental e dimensionamento da Reservatório de Sobradinho para implantação de tanques-rede. 2004. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra; CORREIA, Eudes de Souza. Aspectos da biologia reprodutiva e padrões de crescimento em tilápia Oreocrhomis niliticus (L., 1758). 2003. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SEVERI, William; TRAVASSOS, P.; MENDES, George Nilson. Biologia reprodutiva de tubarões do gênero Squalus, capturados na costa Nordestina. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra; MENDES, George Nilson. Influência da cor na sobrevivência de pós-larvas de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818). 2003. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Otimização da produção de pós-larvas do tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1816). 2003. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.MENDES, P. P.; MENDES, George Nilson. Estudo biológico-pesqueiro da manjuba Opisthonema oglinum (Lesueur, 1818) da Região de Itapissuma-PE. 2003. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SOARES, Maria Do Carmo Figueredo; SANTOS, Athiê Jorge Guerra. Criação de matrixã Brycon cephalus (Günther, 1869) em gaiolas flutuantes no Estado do Amazonas. 2003. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PEREIRA, J. A.; MENDES, George Nilson. Cultivo da cioba Lutjanus analis em tanques-redes, utilizando diferentes tipos de alimentos.. 2001. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.MENDES, P. P.. Aqüicultura mundial: enfoque estatístico. 2001 - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; ROSSINI, Antônio Joaquim; COLARES, J. S.. Variabilidade no crescimento de larvas de pacu, Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887): efeito da seleção sobre o crescimento na larvicultura. 2000. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA, J. M.. Efeito de análogos de LHRH em combinação com receptores de dopamina na indução à ovulação do matrixã Brycon cephalus (Günther, 1869).. 2000. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA, J. M.TITTO, Evaldo Antônio Lencioni; COLARES, Sávio. Crescimento heterogêneo em alevinos de curimbatá Prochilodus lineatus (Val. 1847) (Pisces, Prochilodontidae): ação de fatores químicos liberados por interespecíficos.. 1999. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA, J. M.; OLIVEIRA, J. C.; AGOSTO, Marta Tavares D'. Ictiofauna do Ribeirão Santana, município de Rio Preto - Minas Gerais. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
BARBOSA, J. M.; AGOSTO, Marta Tavares D'. Pomacea lineata (Spix, 1827) (Mollusca, Gastropoda, Ampularidae). 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
BARBOSA, J. M.TITTO, Evaldo Antônio Lencioni; ROSSINI, Antônio Joaquim. Efeitos da ingestão de ração com aflatoxina B1 em fígados de Prochilodus lineatus (Val., 1847). 1998. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA, J. M.; SOBRAL, Paulo José Do Amaral; ANTUNES, Sérgio. Caracterização físico-química de proteínas miofibrilares e elaboração de biofilmes. 1998. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA, J. M.. Elaboração e caracterização de almôndegas de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e pirarucu (Arapaima gigas) cultivados: aplicação na merenda escolar. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.
BARBOSA, J. M.. Crescimento heterogêneo em três linhagens de tilápias. 2015. Tese (Doutorado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; INOUE, L. A. K. A.; BRITO, E. N.; ALMEIDA, J. C.; SILVA JUNIOR, J. L.. Piscicultura integrada na Amazônia: favorecimento à produção de perifiton e seus efeitos sobre o crescimento do jaraqui-de-escama-grossa em monocultivo e policultivo com tambaqui. 2015. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros) - Universidade Federal do Amazonas.
LUDKE, M. C. M.BARBOSA, J. M.; RABELO, C. B.;Soares, E.C.. Ingredientes alternativos para tilápia do Nilo. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ARAÚJO, A. R. R.;BARBOSA, J. M.; CARVALHO, M. F.. Caracterização da pesca artesanal na comunidade do Bairro Industrial, Sergipe, Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe.
BARBOSA, J. M.. Reconstrução da estatística pesqueira continental do estado de Sergipe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe.
ARAÚJO, A. R. R.;BARBOSA, J. M.; GONCALVES, F. D. S.. Estrutura populacional e aspectos reprodutivos do aratu, Goniopsis cruentata (LATREILLE, 1803) em Sergipe, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe.
BARBOSA, J. M.. Caracterização Morfométrica e Merística da Pilombeta-pau Anchoviella sp. do Baixo São Francisco, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe.
ARAÚJO, A. R. R.;BARBOSA, J. M.; LOPES, D. F. C.. Estrutura populacional do Goniopsis cruentata (Latreille, 1803) em Sergipe, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe.
BARBOSA, J. M.; ARAÚJO, A. R. R.; CARVALHO, B. L. F.. Cadeia de comercialização de tunídeos no Estado de Sergipe, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe.
SOUZA, M. J. F. T.;BARBOSA, J. M.; BOMFIM, C. N. C.. Análise do conteúdo estomacal de tunídeos na costa de Sergipe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe.
PONZI JR, Manlio;BARBOSA, J. M.; SILVA, E. F. B.. Cultivo de tilápia (Oreochromis niloticus) em tanques-rede no município de Nova Glória - Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; MESQUITA, B. M.. Avaliação de peixe fresco para exportação (durante e após a etapa de recebimento).. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra. Efeito de diferentes dietas na sobrevivência de larvas de tambaqui. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PONZI JR, M.;BARBOSA, J. M.; SILVA, U. L.. Produção de alevinos revertidos de tilápia (oreochromis niloticus) no centro de pesquisa em aquicultura, rodolpho Von Ihering Pentecostes-CE do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.MENDONÇA, Ivo Thadeu L; LINS, A. M. C. A.. Utilização de Aditivos Internacionais no Beneficiamento da Lagosta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, Athiê Jorge Guerra;BARBOSA, J. M.; SANTOS, E. C.. Estudo comparativo da criação comercial de tilápias, Oreochromis niloticus, variedade QAAT1, revertidas e não revertidas, em tanques-rede no reservatório de Moxotó - PE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath; ALMEIDA, A. M. C.. Exportação e Processamento de Peixe Fresco Para o Mecardo Europeu. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.;MENDONÇA, Ivo Thadeu L. Composição de comprimento da produção pesqueira da boca-torta Cetengrulis edentulus (Pices, Engraulidae) na região de Itapessuma, Pernambuco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath. Reprodução induzida, desova e cuidados até a eclosão das larvas de Surubim-Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) na estação de Betume - SE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath; LINS, A. M. C. A.. Controle de qualidade no processamento da cauda da lagosta da Empresa ORPEIXE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.SANTOS, E. C. B.; MESQUITA, B. M.. Exportação e controle da qualidade de peixe congelado na industria ORPEIXE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PONZI JR, M.;BARBOSA, J. M.; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath. Estudo da desova induzida dos peixes trabalhados na Estação de Piscicultura da CODEVASF - Itiúba - AL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; FIGUEIREDO, R. B.. Acompanhamento e Processamento da Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, Linhagem Chitralada, em taques-rede em escala industrial.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Crescimento e sua variabilidade: controle social sobre o efeito da densidade em Tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier,1816) e Tilápia (Oreochromus niloticus, Linnaeus, 1758). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.;Soares, M.C.F.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra. Crescimento heterogêneo em alevinos de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1816) (Pisces, Caraciformes): avaliação de dois mecanismos causais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; BORSTELMANN, M. A.;Soares, M.C.F.. Tolerância a mudança direta de salinidade em juvenis do peixe-jaguar Parachromis managuensis (Güenther, 1867) (Pisces, Cichlidae): efeito da suplementação alimentar de sal comum (NaCl). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MENDES, P. P.BARBOSA, J. M.; LIMA, J. P. V.. Influência da dieta a base de ração e biomassa de artêmia na aclimatação do camarão marinho Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PONZI JR, M.;BARBOSA, J. M.; ARAUJO, O. J.. Descrição do manejo no processo produtivo dos alevinos de tilápia (Oreochromis sp.) para cultivo em gaiolas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MENDES, P. P.BARBOSA, J. M.; SPANGHERO, D. B. N.. Analise estatística de cultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Repruodução induzida em rã touro, Rana catesbeiana Shaw, 1802, com LHRH como (gonadorrelina) de uso veterinário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; LINS, A. M. C. A.. Exportação e controle de qualidade de peixe fresco na Indústria Or Peixe. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MENDES, E. S.BARBOSA, J. M.; SANTOS, E. C. L.. Processo de enlatamento do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone1931). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; LINS, A. M. C. A.. Procedimentos operacionais padronizados aplicados na indústria de pescados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.Soares, M.C.F.; SANTOS, A. R. B.. Etapas de industrrialização do camarão-cinza Litopenaeus vannamei na indústria Netuno Alimentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ANDRADE, C. A. DE;BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra. Cadeia de comercialização do pescado na Região de Itapissuma, PE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; SOUZA, J. C. P.. Linha de processamento/beneficiamento de lagostas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath. Controle de qualidae no beneficiamento de lagosta congelada para exportação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ALBUQUERQUE, Paulo Guilherme de Alencar;BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.. Características da pesca da sardinha-lage (Opisthonema oglinum, Lesueur, 1818) com redinha em Itapissuma-PE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PONZI JR, M.;BARBOSA, J. M.; OLIVEIRA, L. A. A.. Processo produtivo de tambaqui (Colossoma macropomum) mna estação de piscicultura da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo antão - PE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PONZI JR, M.;BARBOSA, J. M.; OLIVEIRA, L. A. A.. Reprodução e manejo de Cyprinus carpio na Escola Agrotécnica Federal de Vitoria de Santo Antão - PE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PONZI JR, M.;BARBOSA, J. M.; SPANGHERO, D. B. N.. Decrição do manejo de policultivo de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) e camarão cinza (Litopenaeus vannamei) em viveiros semi-escavados de água salagada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PONZI JR, M.;BARBOSA, J. M.; SOARES, R. G.. Correlação entre frenquência alimentar e frequência de desovas em Amphiprion ocellaris. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, Athiê Jorge Guerra;BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.. Acompanhamento de todas as fases de reprodução, engorda e comercialização do tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) e xira Prochilodus argenteus (Spix & Agassiz, 1829) na Jundiahy Agropecuária S/A - Popriá - SE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
HAZIN, Fabio Hissa Vieira;BARBOSA, J. M.; LIRA, A. V.. Captura e processamento de atum, um esudo de caso: embarque no Chung Kuo Nº81. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
LUDKE, M. C. M. M.BARBOSA, J. M.. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
LUDKE, M. C. M. M.BARBOSA, J. M.. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
DUTRA JUNIOR, W. M.;BARBOSA, J. M.. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ARAUJO, M. C. L. C.;BARBOSA, J. M.. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ARAUJO, M. C. L. C.;BARBOSA, J. M.. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ARAUJO, M. C. L. C.;BARBOSA, J. M.. Pereira.Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
DUTRA JUNIOR, W. M.;BARBOSA, J. M.. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, Manlio; MAIA, Emmanuel Klein. Fluxograma de Produção da Empresa Atacado do Peixe, Recife-PE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SOARES, Maria Do Carmo Figueredo; ROCHA, Margareth Rolim. Etapas da industrialização do camarão cinza Litopenaeus vannamei. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra; PONZI JR, Manlio. Aspectos da biologia reprodutiva e crescimento da prole F-1 e das proles sucessivas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SEVERI, William; DIER, Ana Carla Asfora El. Caracterização da ictiofauna e análise da estrutura da comunidade de peixes do estuário do Rio Jaguaribe. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; BARROS, José Carlos Nascimento de; ALBUQUERQUE, Paulo Guilherme de Alencar. Aspecto organizacional dos pescadores artesanais da Colônia de Tejucupapo (Z-17). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; BARROS, José Carlos Nascimento de; MELO, Rosa de Lima e Silva. Crescimento de Pomacea bridgesi e Pomacea lineata (Gastropoda, Ampularidae) sob diferentes densidades de estocagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, Manlio; SHINOZAKI, Mário. Benecifiamento e controle de qualidade do camarão cultivado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; BARROS, José Carlos Nascimento de; PONZI JR, Manlio. Taxomomia de moluscos dos recifes interditais do Litoral Sul do Estado de Pernambuco. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, Manlio; PEREIRA, Alitiene Moura Lemos. Efeito da proporção sexual na produção de alevinos de Oreochromis niloticus (Trewavas, 1883). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CORREIA, Eudes de Souza; PONZI JR, Manlio. Produção e manutenção de reprodutores de tilápia chitralada (Oreochrmis niloticus). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; GÁLVEZ, A. O.; ALENCAR, B. S.. Perfil do pescador artesanal estuarino da comunidade Engenho Maranguape, Paulista, PE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.MENDES, P. P.; GÁLVEZ, A. O.. Cultivo de camarão Macrobrahium rosenbergii utilizando-se pós-larvas de diferentes tamanhos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CORREIA, Eudes de Souza; BRITTO, A. C. C.. Atividades realizadas na unidade de captação, processamento e comercialização de pescado na Empresa Saboral. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONZI JR, Manlio; BARROS, L. M.. Aproveitamento pesqueiro dos açudes da bacia do rio Ipanema - Agreste de Pernambuco. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SANTOS, Athiê Jorge Guerra; CORREIA, Eudes de Souza. Processamento de peixe fresco/resfriado destinado a exportação adotado na Empresa Qualimar. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CORREIA, Eudes de Souza; SANTOS, Athiê Jorge Guerra. Passerat de Silans.Transporte de peixes ornamentais marinhos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; LESSA, R. P. T.; ANDRADE, M. F.. Caracterização e análise da captura de saramonete, Pseudopeneus maculatus com utlização de armadilhas na Plataforma Continental de Pernambuco. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CORREIA, Eudes de Souza; GÁLVEZ, A. O.. Transporte de peixes ornamentais dulciaquícolas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CORREIA, Eudes de Souza; PONZI JR, Manlio. Análise de diferentes dietas no crescimento de alevinos do híbrido de curimbatá Prochilodus marggravii x P. cearencis.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; SEVERI, William; LESSA, R. P. T.. Desenvolvimento larval inicial de duas espécies de peixes de água doce das famílias Holostomatidae e Cynodontidae. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; CORREIA, Eudes de Souza; OLIVEIRA, P. N.. Implantação de uma fazenda de camarão Marinho. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.TITTO, Evaldo Antônio Lencioni; FAGUNDES, Antônio Carlos Alves. Crescimento heterogêneo em curimbatã Prochilodus lineatus. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA, J. M.MENDES, P. P.; PEREIRA, Alitiene Moura Lemos. Técnicas de produção de peixes tropicais. 2003. Outra participação, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.BLAZQUEZ, Francisco Javier H; ROSSINI, Antônio Joaquim. Caracterização histológica e histoquímica das lesões neoplásicas induzida pela afratoxina B1 em fígado de Prochilodus lineatus (V. 1847). 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.
BARBOSA, J. M.TITTO, Evaldo Antônio LencioniSILVA, Elyara Maria Pereira da. Crescimento heterogêneo em Prochilodus lineatus (Val., 1847): revisão dos mecanismos causais e influência de fatores químicos interespecíficos. 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.
TEIXEIRA, E. G.;BARBOSA, J. M.; SERRA, D. C.. Professor assistente - edital n. 148/2016. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.
FREIRE, K. M. F.; ARAÚJO, A. R. R.;BARBOSA, J. M.. Professor substituto - edital n. 027/2014. 2014. Universidade Federal de Sergipe.
BARBOSA, J. M.; e outros. Concurso público professor adjunto área de Ciência e Tecnologia do Pescado. 2010. Universidade Federal da Paraíba.
BARBOSA, J. M.. Consurso Público para Seleção de Professores Efetivos da Universidade Federal de Alagoas. 2008. Universidade Federal de Alagoas.
BARBOSA, J. M.. Consurso Público de Prova de Títulos para Docente do Magistério Superior nas Materias Nutrição de Animais Aquáticos, Fundamentos de Aquicultura, Fundamentos de Zootecnia.. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PORTO NETO, F. F.; MEURER, F.. Professor Efetivo para Nutrição de Animais Aquaticos, Fundamentos de Aquicultura, Fundamentos de Zootecnia. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Consurso Publico para Docente Efetivo para Engenharia de Pesca, Microbiologia e Fisiologia e Genetica de anaimais aquaticos. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Prova e Titulos para Professor Efetivo, Dinamica de Populções Pesqueiras e Avaliação de Recursos Pesqueiros. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.; PONTES, C. S.; FREIRE, F. A. M.. Professor efetivo (UFRSA). 2007. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
LUDKE, M. C. M. M.; OLIVEIRA, M. F.;BARBOSA, J. M.; RABELO, C. B.. Professor adjunto - UFRPE. 2006. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
COSTA, F. G. P.; MIRANDA, E. C.;BARBOSA, J. M.; SILVA, L. P. G.; BEELEN, R. N.; COIMBRA, M. R. M.. Professor Adjunto, Nivel I. 2005. Universidade Federal da Paraíba.
BARBOSA, J. M.. Consurso Público Efetivo na Área de Aquicultura. 2005. Universidade Federal da Paraíba.
BARBOSA, J. M.MENDES, P. P.; IVO, T.. Professor Adjunto (Doutor). 2002. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
MENDES, P. P.BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.. Seleção de Bolsa de Monitoria da Disciplina: Metodos Estatisticos Aplicados a Pesca. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARROS, José Carlos Nascimento de;BARBOSA, J. M.; PONZI JR, M.. Seleção de Monitoria da Disciplina Malacologia do Curso de Engenharia de Pesca. 2006. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Membro da Comissão Organizadora da XIX CBCTA. 2004. Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
BARBOSA, J. M.. Consultor da Revista Acta Scientiarum. 2003. Universidade Estadual de Maringá.
BARBOSA, J. M.. Comissão Editorial - Revista da Universidade Federal do Amazonas. 2002. Universidade Federal do Amazonas.
BARBOSA, J. M.. Avaliação de Trabalhos da XXXIX Reunião da SBZ. 2002. Sociedade Brasileira de Zootecnia.
BARBOSA, J. M.. Consultor Ad Hoc da Revista da UEM. 2000. Universidade Estadual de Maringá.
BARBOSA, J. M.. Avaliação do Programa PIBIC/CNPq. 2000. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Comissão de Avaliação de Docentes. 2000. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARBOSA, J. M.. Curso de Pós-graduação em Ciências Biológicas/Comportamento e Ecologia Animal. 1993. Universidade Federal de Juiz de Fora.
Orientou
Crescimento heterogêneo em três linhagens de tilápias; Início: 2011; Tese (Doutorado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; (Orientador);
CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NAS EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS DO LITORAL SERGIPE; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Ecolução da Aquicultura mundial nas últimas décadas/; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Cadastramento de Carcinicultores do Baixo São Francisco; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Dispersão mundial por introdução de Parachromis namaguenses; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Ictiologia; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
Qualidade das Sardinhas Comercializadas na Cidade de São Luís, Estado do Maranhão; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Defesa Sanitária animal) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Reprodução induzida da rã-touro Lithobates catesbeianus (Shaw, 1802), utilizando diferentes tipos e dosagens do hormônio liberador da gonadotropina - gnrh; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Variabilidade de cresciemento de tilápia do Nilo em função da densidade e da suplementação alimentar com vitamina C; 2010; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Milton Barbosa;
Avaliação limnológica na área de ação do projeto de piscicultura em raceways no Recervatório de Delmiro Gouveia, Paulo Afonso, BA; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Biologia populacional de Rhinepis aspera Spiz & Agassiz, 1822 (Osteichthyes, Loricariidae) no submédio São Francisco, Petrolina, PE; 2006; 37 f; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Técnica de enlatamento de tilápia Oreochromis sp; ; 2005; Dissertação (Mestrado em PPG em Recursos Pesqueiros a Aquicultura) - Departamento de Pesca, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Utilização de macroalgas marinhas arribadas em dietas para o camarão Litopennaeus vanamei (Boone, 1931); 2005; Dissertação (Mestrado em PPG em Recursos Pesqueiros a Aquicultura) - Departamento de Pesca, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Otimização da produção de pós-larvas de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818); 2003; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Influência da cor na sobrevivência de pós-larva de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1816); 2003; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Estudo biológico-pesqueiro da manjuba Opisthonema oglinum (Lesueur, 1818) da região de Itapissuma, PE; 2003; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Efeito do LHRH análogo em combinação com um receptor antagonista de dopamina na indução à ovulação do matrinxã Brycon cephalus (Güther, 1869); ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Efeito do tamanho inicial sobre o crescimento em alevinos de pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887); 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: José Milton Barbosa;
Efeito da aflatoxina B1 na carcinogênese em curimbatá Prochilodus lineatus; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Milton Barbosa;
Pomacea lineata (Spix,1927) (Mollusca, Gastropoda, Ampullariidae): efeito do agrupamento sobre o peso; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em Prochilodus lineatus: ação de fatores químicos liberados por interespecíficos; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Milton Barbosa;
Canibalismo em fêmeas de Macrobrachium rosenbergii (Crustacea, Palaemonidae): efeito da amputação de quelas; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: José Milton Barbosa;
Ingredientes alternativos para tilápia do Nilo; 2008; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, ; Coorientador: José Milton Barbosa;
SEGURANÇA DOS TRABALHO NO SETOR DE PESCADO DO MERCADO MUNICIPAL GOVERNADOR ALBANO FRANCO, ARACAJU, ESTADO DE SERGIPE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: José Milton Barbosa;
NOMINATA DE PEIXES DA FAMÍLIA LUTJANIDAE COMERCIALIZADOS COMO ?VERMELHA? EM ARACAJU, SERGIPE, BRASIL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: José Milton Barbosa;
Caracterização Morfométrica e Merística da Pilombeta-pau Anchoviella sp; do Baixo São Francisco, Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: José Milton Barbosa;
A produção de sardinhas e correlação com a pluviosidade no estado de Sergipe, Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: José Milton Barbosa;
Cadeia de comercialização de tunídeos no Estado de Sergipe, Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: José Milton Barbosa;
Inovação tecnológica em obras de mitigação dos efeitos da seca no semiárido nordestino ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: José Milton Barbosa;
Tolerância à salinidade da água do Xiphophorus maculatus; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Avaliação do crescimento de Pterophylum scalare com diferentes dietas alimentares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Efeito da temperatura sobre o metabolismo de carpa-comum Cyprinus carpio L; ,1758; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, CNPq/PIBIC; Orientador: José Milton Barbosa;
Avaliação de peixe fresco para exportação, durante e após a etapa de recebimento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Efeitos de diferentes dietas na sobrevivência de larvas de tambaqui; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Utilização de aditivos na conservação de lagosta; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Processamento e exportação de peixe fresco para o mercado europeu; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Composição em comprimento da boca-torta Cetengraulis edentulus da região de Itapissuma, PE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Reprodução induzida, desova e cuidados até a eclosão das larvas de surubim Pseudoplatystoma corruscans na Estação de Betume, SE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Exportação e controle de qualidade de peixe congelado na Indústria Or Peixe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Controle de qualidade no processamento da cauda da lagosta na Indústria Or Peixe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Acompanhamento e processamento da tilápia-do-nilo Oreochromis niloticus, var; chitralada, em tanques-rede em escala industrial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Aplicação do APPCC no Beneficiamento de Espécies Formadoras de Histamina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento e sua variabilidade: controle social e efeito da densidade em tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier; 1818) e tilápia (Oreochromis niloticus, Linnaeus, 1758); 2006; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em alevinos de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1816) (Pisces, Caraciformes): avaliação de dois mecanismos causais; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca; Orientador: José Milton Barbosa;
Tolerância a mudança direta de salinidade em juvenis do peixe-jaguar Parachromis managuensis (Güenther, 1867) (Pisces, Cichlidae): efeito da suplementação alimentar de sal comum (NaCl); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca; Orientador: José Milton Barbosa;
Exportação e controle de qualidade de peixe fresco na Indústria Or Peixe; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Procedimentos operacionais padronizados aplicados na indústria de pescados; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Etapas de industrrialização do camarão-cinza Litopenaeus vannamei na indústria Netuno Alimentos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Cadeia de comercialização do pescado na Região de Itapissuma, PE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Linha de processamento/beneficiamento de lagostas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Controle de qualidae no beneficiamento de lagosta congelada para exportação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Caracterização morfométrica de Haemulon aurulineatum e Haemulon chysagyreum da região de Itamaracá, PE; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Fluxograma da produção da Empresa Atacado do Peixe, Recife, PE; 2003; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Beneficiamento e controle de qualidade do camarão cultivado; 2003; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Processamento de lagostas Panulirus argus e Panulirus laevicauda destinadas a exportação; 2003; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Aspecto organizacional dos pescadores artesanais da Colônia de Tejucupapo (Z-17); 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Perfil do pescador artesanal estuarino da Comunidade Engenho Maranguape; 2002; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Efeito da proporção sexual sobre a produção de alevinos de Oreochromis nilotius (trewavas, 1983); 2002; 27 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
; Controle de qualidade: aplicação numa indústria de pescado; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Relatório de estágio em unidade de captação, processamento e comercialização de pescado da empresa Saboral Alimentos Ltda; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Aproveitamento pesqueiro e uso múltiplo dos açudes da bacia do rio Ipanema, Agreste de Pernambuco; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Processamento de peixe fresco/resfriado destinado à exportação adotado na Empresa Qualimar, Recife, PE; 2001; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Tranporte de Peixes Ornamentais Marinhos; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Análise de Diferentes Dietas no Crescimento de Híbridos de curimatãs (Prochilodus spp); 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, CNPq/PIBIC; Orientador: José Milton Barbosa;
Transporte de Peixes Vivos; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento Heterogêno: Ação de fatores químicos liberados por diferentes espécies; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Estudo econômico da criação de Macrobrachium rosenbergii; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Técnicas de reprodução de peixes desenvolvidas no CEPTA; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Relação peso-comprimento e análise da fauna acompanhante do Thunnus albacares (Bonnaterre, 1788) capturados no litoral de Sergipe, Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe; Orientador: José Milton Barbosa;
Efeito do sistema heterotrófico no crescimento do matrinxã (Brycon cephalus); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Ictiofauna do Alto Pajeú; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Ambientais) - Hoshschule Bremen; Orientador: José Milton Barbosa;
Estudo biológico do peixe-jaguar Parachomis managuensis (Güenther, 1867) (Pisces, Cichlidae): uma espécie introduzida no Brasil; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca, CNPq/PIBIC; Orientador: José Milton Barbosa;
Morfo-Anatomia e acompanhamento maturacional do híbrido de cerimatãs Prochilodus Spp; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em Comossoma macropomum; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Comportamneto de peixes; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Reversão sexual em tilápias; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Reversão sexula em tilápias; 1999; Iniciação Científica - Universidade de Marília; Orientador: José Milton Barbosa;
Criação e reprodução de tilapias; 1999; Iniciação Científica - Centro Universitário Sagrado Coração; Orientador: José Milton Barbosa;
Reversão sexual em tilápias; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Comportamento de peixes; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Comportamento de peixes; 1999; Iniciação Científica - Universidade de Marília; Orientador: José Milton Barbosa;
Criação de peixes; 1998; Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: José Milton Barbosa;
Reprodução de tilápia-vermelha; 1998; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Reversão sexual em tilapia vermelha; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em Prochilodus lineatus; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Produção de tilapias vermelhas; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo de Peixes; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Reproduão de tilápia vermelha; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Criação de tilápias em tanques-redes; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em peixes; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Reprodução de tilápia Vermelha; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em Prochilodus lineatus; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em Peixes; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em peixes; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em peixes; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Distribuição de peixes em Itaipu; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Oficina Pedagógica Reflexões Sobre a Docência e Pl) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: José Milton Barbosa;
Criação de tilapis vermalhas em tanques-rede; 1995; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Recursos Pesqueiros e Aquicultura) - Faculdade Leme; Orientador: José Milton Barbosa;
Crescimento heterogêneo em peixes; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo; Orientador: José Milton Barbosa;
Monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Monitoria; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pro-reitoria de ensino de graduação, UFRPE; Orientador: José Milton Barbosa;
Monitoria de Ictiologia; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: José Milton Barbosa;
Produções bibliográficas
-
CINTRA, ISRAEL ; MARTINS, DÉBORA ; ALVES-JUNIOR, FLÁVIO ; IESPA, BRUNO ; KLAUTAU, ALEX ; RABELO, JOSÉ MARIA ; SILVA, ELTON ; MIRANDA, WALDER ; MONTEIRO, ANNA ; MIRANDA, NIL ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . Bioinvasão do camarão-arco-íris Mierspenaeopsis sculptilis (Heller, 1862) em pescarias em águas estuarinas da Amazônia, Brasil. ACTAPESCA , v. 13, p. 1-9, 2025.
-
BOTELHO, KEUSILENE BARBOSA ; BRABO, MARCOS FERREIRA ; BRITO, CARLA SUZI FREIRE DE ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; SILVA, JOSENILDO DE SOUSA E . Aquicultura no estado do Piauí: produção e relevância econômica. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e4111, 2024.
-
SILVA, JOSENILDO DE SOUSA E ; CUNHA, ANGÉLICA DE OLIVEIRA PORTELA ; BRITO, CARLA SUZY FREIRE DE ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . Custos de implantação de tanques de recirculação de água para aquicultura. International Journal of Scientific Management and Tourism , v. 10, p. e933-14, 2024.
-
OLIVEIRA-NETO, RAIMUNDO ; SILVA, JOSÉNILDO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . TRATAMENTOS NATURAIS DE LESÕES EM REPRODUTORES DE PEIXES. ACTAPESCA , v. 12, p. 48-53, 2024.
-
SANTOS, FABIANA ; SANTOS, SANDRA ; ARAÚJO, ANA ROSA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . RISCOS ASSOCIADOS Á ATIVIDADE PESQUEIRA NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS, ESTADO DE SERGIPE. ACTAPESCA , v. 12, p. 23-32, 2024.
-
ARAÚJO, ANA ROSA ; ARAGÃO, JOSÉ AUGISTO ; ARAÚJO, MARIA LÚCIA ; SANTOS, SALUSTIANO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . AVALIAÇÃO DA PESCA DE CAMARÕES NO NORDESTE DO BRASIL 2000-2016. ACTAPESCA , v. 12, p. 23-47, 2024.
-
VASCONCELOS, JADSON ; ARAÚJO, ANA ROSA ; SANTANA, FABRICIO ; GONÇALVES, FERNANDA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO PESQUEIRA NO MUNICÍPIO DE BREJO GRANDE, ESTADO DE SERGIPE. ACTAPESCA , v. 12, p. 79-94, 2024.
-
CINTRA, ISRAEL ; MARTINS, DÉBORAH ; ALVES-JUNIOR, FLAVIO ; ARAÚJO, KÁTIA ; KLAUTAU, ALEX ; BARROS, RAFAEL ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . RENDIMENTOS DE CARCAÇA E FILÉS DE PEIXE-LEÃO-VERMELHO Pterois volitans: CONTROLE DA INVASÃO PELO CONSUMO. ACTAPESCA , v. 11, p. 84-89, 2023.
-
RODRIGUES, RENATO ; BRABO, MARCOS ; VIEITAS, CÁSSIA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; SANTANA, JOÃO . ORDENAMENTO DE CURRAIS-DE-PESCA NO LITORAL BRASILEIRO: POSSIBILIDADE OU UTOPIA?. ACTAPESCA , v. 11, p. 90-101, 2023.
-
CINTRA, ISRAEL ; MARTINS, DÉBORAH ; SILVA, KÁTIA ; SOUSA, VICTÓRIA ; KLAUTAU, ALEX ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; ALVES-JUNIOR, FLAVIO . CONFIRMAÇÃO DA OCORRÊNCIA DA Panulirus laevicauda (LATREILLE, 1817) NO GRANDE SISTEMA DE RECIFES DA AMAZÔNIA, AMAPÁ, BRASIL. ACTAPESCA , v. 11, p. 27-32, 2023.
-
CINTRA, ISRAEL ; MARTINS, DÉBORAH ; ALVES-JÚNIOR, FLAVIO ; SILVA, KÁTIA ; KLAUTAU, ALEX ; MUNIZ, MAIRINK ; MARTINSSSSSSS, VICTOR ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . NOVAS OCORRÊNCIAS DE PEIXE-LEÃOPterois volitans (LINNAEUS, 1758) NA PESCADO PARGO Lutjanus purpureus (POEY, 1866) NA COSTA NORTE DO BRASIL/New occurrences of lionfish Pterois volitans(Linnaeus, 1758) on the fisheries of the red snapper Lutjanus purpureus (Poey, 1866) onthe north coast of Brazil. ACTAPESCA , v. 11, p. 1-8, 2023.
-
ARAUJO-JUNIOR, FRANCISCO ; CARVALHO, LEONARDO ; ARAÚJO, ANA ; MARTINS, DÉBORAH ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; TENÓRIOI, GEILSON ; CINTRA, ISRAEL . INFORMAÇÕES PARA AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA DA SAÚDE NUTRICIONAL DOS PESCADORES ARTESANAIS - REVISÃO. ACTAPESCA , v. 11, p. 43-58, 2023.
-
CINTRA, ISRAEL ; MARTINS, DÉBORAH ; ALVES-JUNIOR, FLAVIO ; KLAUTAU, ALEX ; SANTOS, WAGNER ; CHAGAS, RAFAEL ; CANAFÍSTULA, FRANCISCO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . NORTHERNMOST BRAZILIAN RECORD OF LIONFISH Pterois volitans (LINNAEUS, 1758): A WARNING OF BIOINVASION IN FRENCH GUIANA WATERS. ACTAPESCA , v. 11, p. 81-87, 2023.
-
SANTOS, E.L. ; BARBOSA, J.M. ; PORTO-NETO, F.F. ; LUDKE, J.V. ; SILVA, T.J. ; LIMA, M.R. ; Soares, E.C. ; LUDKE, M.C.M.M. . Propolis extract as a feed additive of the Nile tilapia juveniles. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , v. 75, p. 744-752, 2023.
-
CINTRA, ISRAEL ; KLAUTAU, ALEX ; MARTINS, DÉBORAH ; MARCENIUK, ALENXANDRE ; SANTOS, WAGNER ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . FIRST RECORD OF RED LIONFISH Pterois volitans (LINNAEUS, 1758) (SCORPAENIFORMES: SCORPAENIDAE) IN THE GREAT AMAZON REEF SYSTEM, STATE OF PARÁ, BRAZIL. ACTAPESCA , v. 10, p. 74-77, 2022.
-
CINTRA, ISRAEL ; MARTINS, DÉBORAH ; KLATAU, ALEX ; CARVALHO, MARINA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . CRONOLOGIA DA INVASÃO DO PEIXE-LEÃO Pterois spp. NO ATLÂNTICO OCIDENTAL. ACTAPESCA , v. 10, p. 1-11, 2022.
-
BEZERRA-NETO, ELOI ; OLIVEIRA, MARIANA ; MERELES, MARCOS ; SANTOS, JOSÉ ; LONGO, JOSÉ ; ROSA, FABIO ; MILITÃO, JÚLIO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; SOUSA, RANIERE . ATLAS DE OTÓLITOS DE PEIXES CAPTURADOS NA BACIA DO RIO VERDE, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL, BRASIL. ACTAPESCA , v. 10, p. 27-39, 2022.
-
CINTRA, ISRAEL ; MARTINS, DÉBORAH ; ALVES JUNIOR, FLAVIO ; KLAUTAU, ALEX ; SANTOS, WAGNER ; MARCENIUK, ALEXANDRE ; SILVA, KÁTIA ; CARVALHO, MARINA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . DANGER IN SHALLOW WATERS: LIONFISH Pterois volitans (LINNAEUS, 1758) IN AMAZON RIVER PLUME, AMAPÁ, BRAZIL. ACTAPESCA , v. 10, p. 67-73, 2022.
-
SANTOS, RITA ; TELES, ANANDA ; MOTA, LUCAS ; BOSSE, MATEUS ; BARRETO, MICHELLY ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; ARAÚJO, ANA ROSA . ASPECTOS POPULACIONAIS DO ARATU Goniopsis cruentata (LATREILLE, 1803) NOS MANGUEZAIS DO RIO REAL, INDIAROBA, ESTADO DE SERGIPE, BRASIL. ACTAPESCA , v. 10, p. 87-96, 2022.
-
TELES, ANANDA ; SANTOS, RITA DE CASSIA ; MOTA, LUCAS ; BOSSE, MATEUS ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; ARAÚJO, ANA ROSA . CADEIA PRODUTIVA DO -CATADO- DE ARATU Goniopsis cruentata EM COMUNIDADES PESQUEIRAS DO ESTADO DE SERGIPE, BRASIL. ACTAPESCA , v. 40, p. 40-49, 2022.
-
BARBOSA, JOSÉ ; ARAÚJO, ANA ; CASTRO, PAULA ; ZACARDI, DIEGO ; BRABO, MARCOS ; CARVALHO, MARINA ; GARCEZ, RANIERE ; EVANGELISTA-BARRETO, NORMA ; CINTRA, ISRAEL . ACTAPESCA: DEZ ANOS DIVULGANDO AS CIÊNCIAS AQUÁTICAS. ACTAPESCA , v. 10, p. 1-3, 2022.
-
PEREIRA, LEONARDO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; SOUSA, RANIERE . THE AMAZONIAN Arapaima CHANGES ITS STATUS FROM THREATENED SPECIES TO AN INVADER OF EARTH?S FRESHWATER ECOSYSTEMS. ACTAPESCA , v. 10, p. 97-107, 2022.
-
ARAÚJO, ANA ROSA ; SANTOS, PAULO ; OLIVEIRA, INAJARA ; CASTRO, SHEILA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . ESTRUTURA POPULACIONAL DO ARATU Goniopsis cruentata (LATREILLE, 1803) NO ESTUÁRIO DOS RIOS PIAUI/REAL, ESTADO DE SERGIPE, BRASIL. ACTAPESCA , v. 9, p. 7-18, 2021.
-
BERTHO, RAYANE ; ARAÚJO, ANA ROSA ; ARAÚJO, MARIA LÚCIA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . EVOLUÇÃO DOS DESEMBARQUES DE PESCADO EM ARACAJU, SERGIPE, BRASIL. ACTAPESCA , v. 9, p. 39-51, 2021.
-
BRABO, MARCOS ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . OS IMPACTOS DA COVID-19 E DE SEUS DESDOBRAMENTOS NO MERCADO BRASILEIRO DE PESCADO. ACTAPESCA , v. 08, p. 18-20, 2020.
-
BARBOSA, JOSÉ MILTON ; CARVALHO, MARINA ; CINTRA, ISRAEL ; ARAÚJO, ANA . RIO SÃO FRANCISCO: A VOLTA DAS PILOMBETAS. ACTAPESCA , v. 8, p. 21-23, 2020.
-
DOS SANTOS PINTO, JONATHAS RODRIGO ; ARAÚJO, MARIA LÚCIA GÓES ; ROSA, ROBSON ANDRADE ; SANTOS, JADSON PINHEIRO ; ARAÚJO, ANA ROSA DA ROCHA ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . ESPACIALIZAÃ?Ã?O DAS CAPTURAS DE ROBALO (Centropomus spp) ( CENTROPOMIDAE - PERCIFORMES ) NO ESTUÃ?RIO DO RIO SERGIPE. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DO MAR , v. 51, p. 72-83, 2019.
-
Santana, T.C. ; Castro, J.S. ; BARBOSA, J. M. ; TEIXEIRA, E. G. . DOES Notarius bonillai (SILURIFORMES: ARIIDAE) OCCUR IN FRESH AND ESTUARINE WATERS IN ILHA DO MARANHÃO, BRAZIL?. BOLETIM DO LABORATÓRIO DE HIDROBIOLOGIA , v. 29, p. 26-33, 2019.
-
IESPA, BRUNO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; SILVA, KÁTIA ; CINTRA, ISRAEL . PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA: INFORMAÇÕES PARA O DESMAME EM CATIVEIRO. ACTAPESCA , v. 07, p. 51-56, 2019.
-
CORDEIRO, ANA PATRICIA ; KLAUTAU, ALEX ; MARTINS, JERÔNIMO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON ; CINTRA, ISRAEL . VALORAÇÃO AMBIENTAL DA PRAIA DO ATALAIA, SALINÓPOLIS, ESTADO DO PARÁ BRASIL. ACTAPESCA , v. 07, p. 01-07, 2019.
-
CINTRA, ISRAEL ; ARAÚJO, MARIA VERA ; SILVA, KÁTIA ; MARTINS, DÉBORAH ; AVIZ, JANILDO ; BASTOS, MAURÍCIO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . PRODUÇÃO, BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO-DA-AMAZÔNIA A JUSANTE DA USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ, ESTADO DO PARÁ, BRASIL. ACTAPESCA , v. 07, p. 08-19, 2019.
-
BRABO, MARCOS ; BRITO, BÁRBARA ; MAGALHÃES-NETO, SADOC ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . LEGISLAÇÕES ESTADUAIS COM CRITÉRIOS DISTINTOS PARA A PRODUÇÃO DE TILÁPIA NA REGIÃO HIDROGRÁFICA TOCANTINS-ARAGUAIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS EFEITOS PRÁTICOS. ACTAPESCA , v. 07, p. 34-36, 2019.
-
BRABO, MARCOS ; RODRIGUES, RENATO ; CASTRO, DENYS ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . PROJEÇÃO DE CENÁRIOS PARA A PRODUÇÃO DE PESCADO NO ESTADO DO PARÁ E SUAS PERSPECTIVAS MERCADOLÓGICAS. ACTAPESCA , v. 07, p. 37-39, 2019.
-
COSTA, BAUER ; ZACARDI, DIEGO ; BARBOSA, JOSÉ MILTON . COMERCIALIZAÇÃO DE CAMARÕES (DECAPODA, PALEMONIDAE) EM MERCADOS E FEIRAS LIVRES DE SANTARÉM, ESTADO PARÁ, BRASIL. ACTAPESCA , v. 07, p. 40-50, 2019.
-
LUSTOSA NETO, A. D. ; NUNES, M. L. ; MAIA, L. P. ; BARBOSA, J. M. ; LIRA, P. P. ; FURTADO-NETO, M. A. A. . ALMÔNDEGAS DE PIRARUCU E TILÁPIA NILÓTICA: CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO NA MERENDA ESCOLAR. ACTAPESCA , v. 6, p. 1-12, 2018.
-
LUSTOSA-NETO, A. D. ; NUNES, M. L. ; MAIA, L. P. ; BEZERRA, J. H. C. ; BARBOSA, J. M. ; LIRA, P. P. ; FURTADO-NETO, M. A. A. . A INDÚSTRIA DE PRODUTOS DERIVADOS DA PESCA E AQUICULTURA. ACTAPESCA , v. 6, p. 28-48, 2018.
-
BARBOSA, J. M. ; Nunes-Filho, A. ; Ferreira, A.F. ; Silva, A.A. ; Soares, E.C. . EVOLUÇÃO DA ATIVIDADE AGROSSILVIPASTORIL NA REGIÃO DE BREJO GRANDE, ESTADO DE SERGIPE: CARCINICULTURA. Agroforestalis News , v. 3, p. 2018-60, 2018.
-
ARAÚJO, A. R. R. ; SOUZA, J. M. ; LIMA, R. C. D. ; ABREU, E. F. S. ; VIRGENS, F. F. ; BARBOSA, J. M. . Diversidade da fauna aquática do estuário do rio Japaratuba, estado de Sergipe, Brasil. ACTAPESCA , v. 5, p. 33-42, 2017.
-
BARBOSA, J. M. ; SOARES, E. C. S ; CINTRA, I. H. A. ; HERMMAN, M. ; ARAÚJO, A. R. R. . Perfil da ictiofauna da bacia do rio São Francisco. ACTAPESCA , v. 5, p. 70-90, 2017.
-
CINTRA, I. H. A. ; PAIVA, K. S. ; HERMMAN, M. ; BARBOSA, J. M. ; KLAUTAU, A. G. M. ; SILVA, K. C. A. . Carcinofauna acompanhante do camarão-rosa em pescarias industriais na plataforma continental amazônica. ACTAPESCA , v. 5, p. 83-91, 2017.
-
SANTANA, T. C. ; BARBOSA, J. M. ; SILVA, A. L. S. ; TEIXEIRA, E. G. . Ocorrência de duas bocas em Astyanax bimaculatus (Characiformes, Characidae), do açude Pereira de Miranda, Pentecoste, estado do Ceará, Brasil. ACTAPESCA , v. 5, p. 1, 2017.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVA, A. G. G. ; ARAÚJO, A. R. R. ; CARVALHO, M. F. . A new species of Anchoviella Fowler, 1911 (Clupeiformes: Engraulidae) from the mouth of the São Francisco River, Brazil. ACTAPESCA , v. 5, p. 153-159, 2017.
-
Santana, T.C. ; BARBOSA, J. M. ; Silva, A.L.S. ; LINDOSO, A. L. P. ; Sousa, E.S. ; Teixeira, E.G. . First record of Heterotilapia buttikoferi (Hubrecht, 1831).. ACTAPESCA , v. 5, p. vii-ix, 2017.
-
Ferreira, A.F. ; BARBOSA, J. M. ; Santos, A.A. . Identidade e qualidade de sardinhas em conserva comercializadas em Aracaju, estado de Sergipe. ACTAPESCA , v. 5, p. 120-132, 2017.
-
LIMA, A. F. ; BARBOSA, J. M. . Crescimento, sobrevivência e resistência de larvas de tilápia em função da densidade e da suplementação com vitamina C. Archivos de Zootecnia , v. 65, p. 117-121, 2016.
-
CARVALHO, M. F. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. ; SOUZA, J. M. . Cadeia de comercialização de tunídeos no Estado de Sergipe, Brasil. Actapesca , v. 3, p. 1-12, 2015.
-
BARBOSA, J. M. . Fraudação na comercialização do pescado. Actapesca , v. 3, p. 89-99, 2015.
-
Santos, E. L ; BARBOSA, J. M. ; SOARES, E. C. S ; Silva, T. J. . DESEMPENHO DE ALEVINOS DE TILAPIA DO NILO ALIMENTADOS COM FOLHA DE MANDIOCA DESIDRATADA NA DIETA/ Performance of Nile tilapia fingerlings fed cassava leaf. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (ONLINE) , v. 67, p. 104, 2015.
-
DINIZ, T. D. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, E. C. B. . Qualidade de Sardinha em Conserva Comercializadas em São Luís, Estado do Maranhão. Revista SODEBRAS , v. 9, p. 24-28, 2014.
-
CERQUEIRA, M. A. ; BARBOSA, J. M. ; Silva, R. M. . Influência da cor na sobrevivência de pós-larvas de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1816) durante a incubação. Actapesca , v. 2, p. 73-81, 2014.
-
SANTOS, E. C. B. ; BARBOSA, J. M. ; Marina Bezerra Figueiredo ; MENDES, E. S. ; MACIEL, M. I. S. . Obtenção de Produtos Derivado de Pescado, Elaborados a Partir da Utilização de CMS-Carne Mecanicamente Separada. Revista SODEBRAS , v. 8, p. 38-42, 2013.
-
DASMACENO NETA, M. J. B. ; Lima, D.J.V. ; CASTRO, J. D. P. ; TEIXEIRA, E. G. ; BARROSO, R. M. ; BARBOSA, J. M. . Áreas aptas para produção de alevinos de tilápia segundo fatores extremos no Estado do Maranhão. Ciência Animal Brasileira (UFG. Impresso) , v. 2012, p. 675-667, 2012.
-
MELO, M.G.H. ; MOREIRA, R.T. ; DALMÁS, P.S. ; MACIEL, M.I.S. ; BARBOSA, J. M. ; MENDES, E. S. . Viabilidade da utilização da carne mecanicamente separada (CMS) da tilápia do Nilo na elaboração de um produto tipo mortadela. ARS Veterinária (Impresso) , v. 27, p. 1-2, 2011.
-
Ferreira, P.M.F ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, E. L. ; SOUZA, R. N. ; SOUZA, S. R. . Avaliação de consumo de oxigênio da tilápia do Nilo submetida a diferentes estressores. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 6, p. 56-66, 2011.
-
MELO, H.M.G ; MENDES, E. ; BARBOSA, J. M. . FEASIBILITY OF USING MECHANICALLY DEBONED MEAT (MDM) OF NILE TILAPIA TO PRODUCE AN EMULSIFIED TYPE OF SAUSAGE. ARS VETERINÁRIA Jaboticabal , v. 27(1), p. 22-29, 2011.
-
OLIVEIRA, V. S. ; BARBOSA, J. M. . Ocorrência de "spanish flag" Genioplectus hispanicus na costa de Pernambuco. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 5, p. 93-97, 2010.
-
SOUZA, R. N. ; BARBOSA, J. M. ; PESSOA, W. V. N. ; SANTOS, E. L. ; SOUZA, S.R. ; ITANI, A.L. . Cultivo de pós-larva de tambaqui em cinco concentrações do extrato aquoso de amendoeira. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 5, p. 89-99, 2010.
-
SILVA, R. L. DA ; BARBOSA, J. M. . Seaweed meal as a protein source for the white shrimp Litopenaeus vannamei. Journal of Applied Phycology , v. 21, p. 193-197, 2009.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; RABELO, C. B. ; LUDKE, J. V. . Digestibilidade aparente do farelo de coco e resíduo de goiaba pela tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Caatinga (UFERSA. Impresso) , v. 22, p. 175-180, 2009.
-
BARBOSA, J. M. ; Soares, E.C. . Perfil da Ictiofauna da bacia do rio São Francisco: estudo preliminar. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 4, p. 155-172, 2009.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; RAMOS, A. M. P. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; RABELO, C. B. . Digestibilidade de subprodutos da mandioca para a tilápia do Nilo. Agrária (UFPE. Impresso) , v. 4, p. 298-312, 2009.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; RABELLO, R. M. S. ; LUDKE, J. V. ; WINTERLE, W. M. C. ; SILVA, E. G. . Níveis de farelo de coco em rações para alevinos de tilápia do Nilo. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal (UFBA) , v. 10, p. 390-397, 2009.
-
Soares, E.C. ; ANJOS, G.M. ; LINO, J.J.S. ; BARBOSA, J. M. . Estresse no transporte de juvenis de tambaqui e tilápia-do-nilo. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 4, p. 79-88, 2009.
-
FERREIRA, P. M. F. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, E. L. ; LIMA, M. R. ; CABRAL, G.A.L. . Efeito da temperatura sobre a taxa metabólica de carpa-comum (cyprinus carpio Linnaeus, 1758). Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 4, p. 1-10, 2009.
-
BARBOSA, A. C. ; FERREIRA, P. M. F. ; SOUZA, R. N. ; BARBOSA, J. M. . Avaliação da taxa metabólica do tambaqui Colossoma macropomum e da tilápia-do-nilo Oreochromis niloticus. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 4, p. 46-55, 2009.
-
SANTOS, E. L. ; WINTERLE, W. M. C. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. . Digestibilidade de ingredientes alternativos para tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus): revisão. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 3, p. 135-149, 2008.
-
BARBOSA, J. M. ; Ferraz, K.S. . Sistematização de Nomes Vulgares de Peixes Comerciais do Brasil: 1. Espécies Dulciaqüícolas. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 3, p. 64-75, 2008.
-
BARBOSA, J. M. ; Nascimento, C.M. . Sistematização de Nomes Vulgares de Peixes Comerciais do Brasil: 2. Espécies Marinhas. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 3, p. 76-90, 2008.
-
BARBOSA, J. M. ; VOLPATO, G. L. . Chemical Modulacion on the heterogeneous growth in Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1847). Brazilian Journal of Biology , São Carlos, SP, v. 67, p. 147-151, 2007.
-
Soares, M.C.F. ; Sales, L.T. ; BARBOSA, J. M. ; NOGUEIRA, A. J. ; OLIVEIRA, V. S. ; OLIVEIRA, C.F.F. . Associação de Engenheiros de Pesca de Pernambuco: histórico e atuação. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 2, p. 19-26, 2007.
-
BARBOSA, J. M. ; LIMA, H. C. ; SILVA JUNIOR, E. J. ; MOTA, A. D. S. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; SILVA FILHIO, E.J. . Beneficiamento e comercialização do pescado na Região de Itapissuma, Pernambuco. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 2, p. 44-53, 2007.
-
CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, M. . Crescimento e tolerância à salinidade em tambaqui Colossoma macropomum: efeito da utilização de ração suplementada com sal (NaCl).. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 2, p. 37-45, 2007.
-
LEITÃO, S. S. ; BARBOSA, J. M. ; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath . Caracterização dos impactos ambientais na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 2, p. 101-111, 2007.
-
Paiva, G.L.F ; NUNES, M. L. ; LUSTOSA NETO, A. D. ; BARBOSA, J. M. . Ocorrência de mercúrio em camarões em diferentes ambientes aquáticos. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 2, p. 49-56, 2007.
-
BRUGIOLO, Sônia Sin Singer ; BARBOSA, J. M. ; BLAZQUEZ, Francisco Javier H ; NASCIMENTO, P. A. M. . Canibalismo em fêmeas de Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) )(Crustacea, Palemonidae) efeito da retirada das quelas. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias , v. 102, p. 153-157, 2007.
-
BARBOSA, J. M. ; BRUGIOLO, Sônia Sin Singer ; CAROLSFELD, Joachim ; LEITÃO, S. S. . Heterogeneous growth in fingerlings of nile tilapia:effects of density and initial size variability. Brazilian Journal of Biology , São Carlos, SP, v. 66, n.2(a), p. 29-41, 2006.
-
BARBOSA, J. M. ; QUEIROZ, D. M. ; SANTOS, E. C. B. ; MENDES, P. P. ; LEITÃO, S. S. . Avaliação de sardinhas em conserva comercializadas na cidade do Recife. Higiene Alimentar , São Paulo, SP, v. 20, n.138, p. 53-55, 2006.
-
BARBOSA, J. M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; PONZI JR, M. . Comportamento Social e crescimento em alevinos de Parachromis managuensis (Güenther, 1867): uma espécie introduzida no Brasil. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 1, p. 61-72, 2006.
-
Sales, L.T. ; SANTOS-FILHO, L. C. ; BARBOSA, J. M. ; JESUS, R. S. ; Soares, M.C.F. . Histórico da Associação de Engenheiros de Pesca do Amazonas. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 1, p. 23-29, 2006.
-
BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, M. . Arranjos produtivos no sertão nordestino: aqüicultura e pesca. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca , v. 1, p. 30-37, 2006.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVEIRA, Adriana Maria ; GOMIDE, Catarina Abdala . Crescimento heterogêneo de rã-touro-gigante alimentados com diferentes rações. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 40, n.10, p. 1015-1019, 2005.
-
LINO, M. A. S. ; BARBOSA, J. M. . Estudo Biológico-Pesqueiro da Sardinha Bandeira Opisthonema oglinum (Leseur, 1818) da Região de Itapissuma, Pernambuco, Brasil.. Cultura Garança , Recife, v. 11, n.2, p. 57-63, 2005.
-
SANTOS JR, S. ; BARBOSA, J. M. . Efeito do tamanho e da seleção mecânica das larvas de pacu (Piaractus mesopotamicus) na larvicultura.. Boletim Técnico do CEPTA , Pirassununga, v. 13, p. 1-10, 2002.
-
LUSTOSA NETO, A. D. ; BARBOSA, J. M. ; NUNES, M. L. . Tecnologia desenvolvida no Ceará dá novo status ao pescado. Boletim da Funcap, Fortaleza, CE, v. 3, n.1, p. 19-21, 2001.
-
BARBOSA, J. M. ; MARIM, A. A. ; BRUGIOLO, Sônia Sin Singer ; RAMOS, S. M. . Crescimento Heterogêneo de Prochilodus Lineatus: Efeito de fatores químicos liberados por interespecificos. Boletim Do Centro de Pesquisa em Peixes Tropicais, CEPTA, Pirassununga, SP, v. 10, p. 49-57, 2000.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVA, Elyara Maria Pereira da ; CECARELLI, P. S. . Crescimento heterogêneo em Cyprinus carpio (L., 1758): avaliação de mecanismos causais. Boletim Técnico do CEPTA , Pirassununga, SP, v. 8, p. 41-47, 1996.
-
BARBOSA, J. M. ; LIMA, C. G. . Relação comprimento-peso do curimbatá Prochilodus lineatus do rio Mogi-Guaçu, Estado de São Paulo.. Boletim do Instituto de Ciências Biológicas da Ufjf, Juiz de Fora, MG, v. 47, p. 75-83, 1995.
-
CÂMARA, J. J. C. ; RODRIGUES, A. M. ; SANTOS, R. A. ; CAMPOS, E. C. ; BARBOSA, J. M. ; MANDELLI JR, J. . Pesca Seletiva do Tambiú, Astyanax bimaculatus Linaeus, 1758 (Characiformes, Characidae), com a utilização de redes de emalhar, na represa de Ibitinga, Rio Tietê, Estado de São Paulo, Brasil.. Boletim do Instituto de Pesca , São Paulo, SP, v. 18, n.Único, p. 51-60, 1991.
-
BARBOSA, J. M. ; CAROLSFELD, Joachim ; RAMOS, S. M. ; ORMANEZI, R. ; HARVEY, B. . Analysis of protocols for application of an LHRH analog for induce final maturation and ovulation of female pc (Piaractus mesopotamicus) (Holmberg, 1887). Aquaculture , Amsterdam, v. 74, p. 49-55, 1988.
-
BARBOSA, J. M. ; MORAES, M. N. ; FERREIRA, A. E. ; CAMPOS, E. C. . Estrutura populacional da mandiúva Pimelodus macalatus Lacèpede, 1803 (Osteichthyes, Pimelodidae) da represa de Bariri, São Paulo.. Boletim do Instituto de Pesca , São Paulo, SP, v. 15, n.2, p. 123-133, 1988.
-
MORAES, M. N. ; FERREIRA, A. E. ; BARBOSA, J. M. ; RODRIGUES, A. M. . Aspectos da estrutura populacional do peixe-cadela Galeocharax knerii (Steindachner, da Represa de Bariri, Rio Tietê, Estado de São Paulo. Boletim do Instituto de Pesca , São Paulo, SP, v. 5, n.2, p. 179-188, 1988.
-
BARBOSA, J. M. . Espécies do Gênero Colossoma (Pisces, Characidae) Importantes para a Piscicultura em Regiôes Tropicais. Síntese dos Trabalhos Realizados com Espécies do Gênero Colossoma, Pirassununga, SP, p. 1-2, 1986.
-
BARBOSA, J. M. . Sobre a ictiofauna da bacia do Parnaíba.. Boletim do Centro de Ciências da Natureza da Ufpi, Teresina, Pi, v. 2, n.2, p. 78-82, 1980.
-
BARBOSA, J. M. ; NOMURA, H. . Biologia do acará-cascudo Cichlasoma bimaculatum (L., 1758) do riacho Bem Posta (Campo Maior, PI) (Osteichthyes, Cichlidae). Revista Brasileira de Biologia , Rio de Janeiro, v. 40, n.1, p. 159-163, 1980.
-
BARBOSA, J. M. . Ocorrência de peixes da Subfamília Serrasalminae (Osteichthyes, Characidae) no Piauí, Brasil. Revista Nordestina de Biologia , João Pessoa, PB, v. 3, p. 91-100, 1980.
-
BARBOSA, J. M. ; LUSTOSA NETO, A. D. ; CARVALHO, M. F. ; SANTANA, T. C. ; BRABO, M. F. ; ARAÚJO, A. R. R. ; CINTRA, I. H. A. . Guia de pescado do Nordeste Oriental do Brasil. 1. ed. Fortaleza: AEP-CE, 2023. v. Único. 146p .
-
BARBOSA, J. M. ; DEDA, M. S. ; CARVALHO, M. F. ; ARAÚJO, A. R. R. . Catálogo de pescado de Sergipe e adjacências. 1. ed. Aracaju: José Milton Barbosa, 2022. v. Único. 175p .
-
COSTA, H. S. C. ; BARBOSA, J. M. . SINAl AZUL PARA O CRESCIMENTO DE INJUSTIÇAS SOCIOAMBIENTAIS NO PÓS-PANDEMIA. 1. ed. São Paulo: Painel Mar - HOB, 2022. v. Único. 66Gp .
-
Santana, T.C. ; CARVALHO NETA, R. N. F. ; FERNANDES, J. F. F. ; Lobato, R.S. ; Castro, J.S. ; CASTRO, J. J. P. ; BARBOSA, J. M. ; Teixeira, E.G. . An Illustrated Guide to Commercial Teleost Fishes from Upaon-Açu Island, Brazil. 1. ed. São Luiz, MA: Editora UEMA, 2019. v. 1. 116p .
-
ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, J. P. ; CARVALHO, B. L. F. ; GARCIOV-FILHO, E. B. ; DEDA, M. S. ; SILVA, C. O. ; CHAMMAS, M. A. . Boletim Estatístico da Pesca nos litorais de Sergipe e extremo Norte da Bahia 2014. 1. ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2014. 84p .
-
BARBOSA, J. M. . Coletânea de Trabalhos da I Semana Nordestina de Engenharia de Pesca. 1. ed. São Luís, MA: Editora da UEMA, 2008. v. 3. 102p .
-
Seabra, G. F. (Org.) ; BARBOSA, J. M. (Org.) ; NEU, C. (Org.) ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L (Org.) . Anais do Encontro Nacional de Turismo com Base Local, Tomo I: Hospitalidade, Infra-Estrutura e Serviços Turísticos; Turismo no Espaço Rural; Turismo Religioso, Romeiros e Turistas; Ecoturismo e Patrimônio Cultural. 1a.. ed. João Pessoa: X ENTBL, 2007. v. 3. 4864p .
-
SEABRA, G. F. (Org.) ; BARBOSA, J. M. (Org.) . Turismo Sertanejo: Desenvolvimento Local e Integração Regional. João Pessoa: , 2005. 258p .
-
BARBOSA, J. M. . Peixes do Litoral Piauiense (Edição preliminar). Teresina: Associação dos Engenheiros de Pesca do Piauí, 1989. v. 20. 93p .
-
BARBOSA, J. M. . Principais Espécies de Peixes Comerciais do Brasil. In: A. A. Gonçalves (org.). (Org.). Tecnologia do Pescado ? Ciência, Tecnologia, Inovação e Legislação. 2ed.São paulo: Atheneu, 2021, v. 1, p. 601-631.
-
BARBOSA, J. M. ; Soares, E.C. ; DIAS-FILHO, V. A. . ICTIOFAUNA DO BAIXO SÃOFRANCISCO. O baixo São Francisco: características ambientais e sociais. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2020, v. 1, p. 1-45.
-
AZEVEDO, A.E. ; BARBOSA, J. M. ; e outros . Volume IX Florestal/Agrícola/Pesca. In: CONFEA/CREAS. (Org.). História da Engenharia no Brasil. Brasília: CONFEA, 2011, v. 1, p. 15-45.
-
BARBOSA, J. M. . Principais espécies de pescado por Região do Brasil. In: Alex Augusto Gonçalves. (Org.). Tecnologia do Pescado: Ciência, Tecnologia, Inovação e Legislação. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2011, v. 1, p. 0-0.
-
BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, Manlio . Arranjos Produtivos no Sertão Nordestino: Aqüicultura e Pesca. In: Geovanni deFarias Seabra; José Milton Barbosa. (Org.). Turismo Sertanejo. João Pessoa: , 2005, v. , p. 58-64.
-
BARBOSA, J. M. . Espécies do gênero Colossoma (Pisces, Characidae) importantes para a piscicultura em regiões tropicais.. In: CEPTA/CIDA. (Org.). Síntese dos trabalhos realizados com espécies do gênero Colossoma.. Pirassununga, SP: Gráfica do IBAMA, 1986, v. , p. 1-2.
-
BARBOSA, J. M. ; BERNARDINO, G. . A Aqüicultura no Sudeste do Brasil. In: M. Ogawa & J. Koike. (Org.). Manual de Pesca. 1ed.Fortaleza, CE: Associação deos Engenheiros de Pesca do Ceará, 1978, v. I, p. 339-345.
-
BARBOSA, J. M. . A verdade dos peixes. Folha de Pernambuco, Pernambuco, p. sp, 21 fev. 2009.
-
BARBOSA, J. M. . Mostra de aquicultura traz novidades. O Movimento, Pirassunuga, SP, p. A11, 13 nov. 1999.
-
BARBOSA, J. M. . Piscicultura - O desenvolvimento da atividade no país: criação de tilápias em tanques-redes e beneficiamento da carne. Revista Mundo Agrícola, São Paulo, p. 16 - 20, 01 out. 1999.
-
BARBOSA, J. M. . Zootecnia Apresenta projetos de aquicultura. O Movimento, Pirassununga, SP, p. A-9, 28 nov. 1998.
-
BARBOSA, J. M. ; CARRARO, D. T. . Cultivo de Peixes em Tanques-redes. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 5 - 5, 26 maio 1998.
-
BARBOSA, J. M. ; BERNARDINO, G. . Novo produto vai diminuir gastos. Folha de São Paulo, São Paulo, SP, p. 6 - 6, 16 jul. 1997.
-
BARBOSA, J. M. . Piracema & Contratempos. Bíblia do Pescador, São Paulo, SP, p. 120 - 121.
-
BARBOSA, J. M. . Estado terá primeiro atlas de peixes do país. Jornal do Commércio.
-
BARBOSA, J. M. . Pirnahas: pesquisador não concorda com introdução de alevinos. Jornal da Parnaíba, Parnaíba, PI.
-
LINDOSO, A. L. P. ; SANTANA, T. G. ; SOUSA, E. F. ; SILVA, A. L. S. ; BARBOSA, J. M. . Comportamento social da tilápia-do-nilo. In: I Semana Acadêmica de Ciências Agrárias da UEMA, 2012, São Luís, MA. Anais do I SACA/UEMA, 2012. v. 1. p. s/p.
-
Pinto, C.S ; BARBOSA, J. M. ; MARTINS, M. A. S. . Perfil socioeconômico dos consumidores de pescado da cidade de São Luís, Estado do Maranhão. In: I Semana Acadêmica de Ciências Agrárias, 2012, São Luía. Anais da I SACA. são Luís: UEMA, 2012. p. 1-4.
-
SANTOS, E. C. B. ; MENDES, E. S. ; BARBOSA, J. M. ; MELO, H.M.G . Elaboração de embutido de CMS de pescado tipo salsicha para alimentação escolar. In: IV SIMCOPE e Reunião da Rede Pan-Americana, 2010, Santos. Anais do VI Sincope. Santos, SP: Instituto de Pesca. v. 1. p. 1-1.
-
MELO, M.G.H. ; MACIEL, M.I.S. ; BARBOSA, J. M. . Avaliação sensorial de fishburguer de tilápia em escolas da rede pública do Estado de Pernambuco. In: II Simpósio de Ciência e Tecnologia do pescaod, 2010, Aracaju. Anais do II SBCTA. Aracaju: SBCTA, 2010. v. 1. p. 1-4.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; e outros . Efeito do alho em pó (Alium sativum como aduitivo promotor de crescimento sobre o desempenho de tilália do Nilo. In: 46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringa. Anais da RSBZ. Maringá: SBZ, 2009. v. 1. p. 1-3.
-
FERREIRA, P. M. F. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, E. L. . Avaliação do consumo de oxigênio da tilápia-do-nilo submetida a diferentes estressores. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2009, Natal. Anais do XVI CONBEP. Natal: AEP-RN, 2009. p. 1-4.
-
WINTERLE, W. M. C. ; LUDKE, M. C. M. ; Portz, L. ; Oliveira, R.L. ; BARBOSA, J. M. . Composição nutricional e digestibilidade das leveduras de cana-de-açucar residual para tilápia do Nilo. In: V Congresso Nordestino de Produção Animal, 2008, Aracaju. Anais do V CNPA. Aracaju: UFS. p. 1-4.
-
FERREIRA, P. M. F. ; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath ; BARBOSA, J. M. . Ordem Syngnathiformes. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambú. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasi, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu - MG. Caxambú: SBE, 2007. v. Único.
-
MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, M. . Comportamento social e suas relações com o crescimento no peixe-jaguar Paracrhomis managuensis (Güenther, 1867) (Teleostei, Cichlidae). In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza, CE: AEP-CE, 2007. v. 1. p. 1314-1326.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; e outros . Influência da inclusão de farelo de coco na dieta de alevinos de tilápia do Nilo. In: 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal, SP. Anais da RSBZ. Jaboticabal: SBZ, 2007. v. 1. p. 1-3.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; e outros . Desempenho de alevinos de tilápia do Nilo alimentados com diferentes níveis de inclusão de farelo de coco em rações completas. In: 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal, SP. Anais da RSBZ. Jaboticabal: SBZ, 2007. v. 1. p. 1-3.
-
MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, M. . Comportamento social e suas relações com o crescimento no peixe-jaguar Parachromis managuensis (Güenther, 1867). In: XIV Cogresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza: AEP-CE, 2007. v. 1. p. 1314-1326.
-
MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, M. ; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath . Efeito da suplementação de NaCl na dieta sobre a tolerância à salinidade em Parachromis managuensis (Güenther, 1867). In: IV Congresso Iberoamericano Virtual de Acuicultura, 2006, Zaragoza. VI CIVA 2006. Zaragosa, Espanha: Universidade de Zaragoza, 2004. v. 2006. p. 224-232.
-
CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath ; BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L . Crescimento e sua variação: controle social sobre o efeito da densidade em tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1758). In: VI Congresso Iberoamericano Virtual de Acuicultura, 2006, Zaragosa. VI CIVA. Zaragoza: Universidade de Zaragoza, 2006. v. 2006. p. 1-9.
-
RAMOS, A. M. P. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. . Estratégias para o desenvolvimento da piscicultura na Zona da Mata de Pernambuco através do uso da metodologia de avaliação SWOT. In: SEMEX, 2006, RECIFE. Anais do I SEMEX, 2006.
-
MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, M. . Comportamento social e suas relações com o crescimento no peixes-jaguar Parachromis managuensis (Günther, 1867). In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.. Fortaleza: FAEP-BR, 2005. v. XIV. p. 1314-1325.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVEIRA, Adriana Maria ; GOMIDE, Catarina Abdala . Crescimento em girinos de rã-touro Rana catesbeiana: alimentados com diferentes rações experimentais. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zoologia, 2004, Campo Grande, MS. Anais da da 41a. Reunião da SBZ, 2004. v. 1.
-
BARBOSA, J. M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L . Comportamento Social e crescimento em Parachromis managuensis (Günther, 1867) (Pisces Cichlidae): uma espécie introduzida no Brasil.. In: III Congresso Iberoamericano Virtual de Acuicultura, 2004, Zaragosa, Espanha. Anais do III Congresso Iberoamericano de Acuicultura. Zaragosa: III CIVA, 2004. v. 1. p. 375-381.
-
BARBOSA, J. M. ; LEITÃO, S. S. . Parachromis managuensis: um ciclídeo introduzido no Brasil. In: IIV Combep, 2003, Porto Seguro. Anais do VII CONBEP. Porto Seguro: FEPBR, 2003. v. 1. p. 33-34.
-
BARBOSA, J. M. ; QUEIROZ, D. M. ; MENDES, P. P. . Avaliação de Sardinhas em Conservas comercializadas no Recife. In: VII CONBEP, 2003, Porto Seguro. Anais do VII COMBEP. Porto Seguro: FAEPBR, 2003. v. 1. p. 55-56.
-
MOTA, A. D. S. ; BARBOSA, J. M. ; CORDEIRO, D. C. F. ; LEITÃO, S. S. . Estudo Biológico-pesqueiro da pescada Plagioscion squamosissimus (Pisces, Sciaenidae), do reservatório de Sobradinho, BA. In: IX Cong. Bras. de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Anais do IX CBL. Juiz de Fora: SBL, 2003. v. 1. p. s/p-s/p.
-
LIMA, H. C. ; BARBOSA, J. M. ; SILVA JUNIOR, E. J. ; CORDEIRO, D. C. F. ; ALBUQUERQUE, M. S. C. ; LEITÃO, S. S. . Estudo Biológico-pesqueiro da sardinha Triportheus guenteri (Pisces, Characidae), do reservatório de Sobradinho, BA. In: Cong. Bras. de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Anais do IX CBL. Juiz de Fora: SBL, 2003. v. 1.
-
LIMA, H. C. ; BARBOSA, J. M. ; SILVA JUNIOR, E. J. ; CHAGAS, M. G. A. ; CORDEIRO, D. C. F. ; ALBUQUERQUE, M. S. ; LEITÃO, S. S. . Estudo Biológico-pesqueiro do aragu Curimatella lepidura (Pisces, Curimatidade) do reservatório de Sobradinho, BA. In: IX Cong. Bras. de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Anais do CBL. Juiz de Fora: SBL, 2003. v. 1.
-
BARBOSA, J. M. . Estudo Biológico-pesqueiro do sarapó Eigenmannia visrescens (Pisces, Sternopygidae), do reservatório de Sobradinho, BA. In: IX Cong. Bras. de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Anais do IX CBL. Juiz de Fora: SBL, 2003. v. 1.
-
LUSTOSA NETO, A. D. ; BARBOSA, J. M. ; NUNES, M. L. . Caracterização tecnológica da tilápia chitralada visando um aproveitamento integral e de alta rentabilidade. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Porto Alegre: CBCTA.
-
SILVA, R. C. S. E. ; BARBOSA, J. M. ; CORDEIRO, D. C. F. ; FERNANDES, C. A. F. . Estudo biológico e pesqueiro do peixe-cachorro Acestronhynchus britskil (Menezes, 1969) (Pisces, Characidae) do Lago De Sobradinho-Ba.. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife. Resumos da Semana da Engenharia de Pesca, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVA JUNIOR, E. J. ; CORDEIRO, D. C. S. ; ALBUQUERQUE, M. S. . Estudo biológico-pesqueiro da sardinha Tryportheus guentheri (Garman, 1890) (Pisces - Characidae) do reservatório de Sobradinho - ba. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife da Engenharia de Pesca. Anais de Senama, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; MOTA, A. D. S. ; CHAGAS, M. G. A. ; ALBUQUERQUE, M. S. C. . Estudo biológico-pesqueiro da pescada Plagioscion squamosissimus (Pisces, Scianidae) do reservatório de Sobradinho - Ba.. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife. AnaisSemana da Engenharia de Pesca, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVA, J. F. ; ANDRADE, C. D. ; CARNEIRO, P. F. B. . Morfologia e maturação sexual do híbrido de curimbatá Prochilodus marggravii fêmea X Prochilodus lineatus fêmea.. In: XI Simópósio de Iniciação Científica, 2001, Recife, PE. Anais do XI CIS. Recife, PE: UFRPE, 2001. v. XI. p. 305-306.
-
BARBOSA, J. M. ; Lustosa-Neto, A.D. ; NUNES, M.L. ; MATOS, S . Obtenção e caracterização de ensilado de resíduos de Tilápia Chitralada ( Oreochromis sp ), por via Biológica.. In: 4o Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos, 2001, Campinas. Anais do 4o Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos. Campinas: UNICAMP, 2001. v. 1. p. 33-33.
-
NUNES, M. L. ; LUSTOSA-NETO, A. D. ; BARBOSA, J. M. . Adequação da metodologia de avaliação da capacidade de retenção de água de polpa congelada de tilápia submetida a tratamentos com tripolifosfato de sódio. In: IV Simposio y Exposición de la Seccion de America Latina y el Caribe de AOAC International, 2001, Montevideo. Anais do IV Simposio y Exposición de la Seccion de America Latina y el Caribe de AOAC International. Montevideo Uruguai: AOAC, 2001. v. 1. p. 31-41.
-
NUNES, M. L. ; LUSTOSA-NETO, A. D. ; BARBOSA, J. M. . Avaliação da ocorrência de mercúrio em camarões e seus respectivos ambientes aquáticos no estado de Paraíba. In: IV Simposio y Exposición de la Seccion de America Latina y el Caribe de AOAC International, 2001, Montevideo. Anais do IV Simposio y Exposición de la Seccion de America Latina y el Caribe de AOAC International. Montevideo: AOAC, 2001. v. 1. p. 41-51.
-
BARBOSA, J. M. ; BUCATER, L. B. ; LINO, M. A. S. ; TRAVASSOS, P. ; SANTOS, G. P. C. ; TEIXEIRA, T. G. . Catalogo dos Peixes Comerciais de Fernando de Noronha, PE. In: X Congresso de Iniciação Científica, 2000, Recife. Anais do X Congresso de Iniciação Científica. Recife: Gráfica da UFRPE, 2000. v. X. p. 45-46.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVA, J. F. . Morfo-Anatomia e Acompanhamento Maturacional do Híbrido de Curimatãs (Prochilodus marggravii (Walbum, 1792) fêmea X Prochilodus cearensis Steindachner, 1911 macho. In: X Congresso de Iniciação Científica, 2000, Recife. Anais do X Congresso de Iniciação Científica. Recife: Gráfica da UFRPE, 2000. v. X. p. 27-27.
-
BARBOSA, J. M. ; ALBUQUERQUE, Paulo Guilherme de Alencar ; Guedes ; BUCATER, L. B. ; LINO, M. A. S. . Biodiversidade do Pontal do Peba, Alagoas: Ictiofauna. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2000, Recife. Painel, 2000.
-
BARBOSA, J. M. ; PONZI JR, Manlio ; SOUZA, F. M. M. C. . Estudos Ictiofaunaunísticos da Região de Itapissuma. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2000, Recife. Painel, 2000.
-
BARBOSA, J. M. ; BUCATER, L. B. ; LINO, M. A. S. . Influência Antrópica sobre a Ictiofauna: o caso de Itaipu. In: I Encontro Nordestino de Biogeografia, 2000, João Pessoa. Anais do I Encontro Nordestino de Biogeografia. João Pessoa: Depto. de Geociências, CCEN/UFPB, 2000. p. 1-13.
-
BARBOSA, J. M. ; MARIM, A. A. . Acção de factores químicos liberados por interespecíficos sobre crescimento heterogéneo em alevinos de Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1847) (Pisces, Characiformes).. In: VIII Encontro Português de Engenheiros Zootécnicos., 1999, Porto, Portugal. Anais do VIII Encontro Português de Engenheiros Zootécnicos.. Porto, Portugal: Siciedade Portuguesa de Engenheiros Zootécnicos, 1999. v. I. p. 87-91.
-
BARBOSA, J. M. ; FAGUNDES, Antônio Carlos Alves ; GOMES, J. D. F. ; TITTO, Evaldo Antônio Lencioni ; NAKASUKA, C. ; SILVA, R. G. . Efeito de níveis proteícos na dieta sobre o crescimento heterogêneo em suínos mestiços (LLW) submetidos a estresse calórico.. In: II Congresso Brasileiro de Biometereologia, 1998, Goiânia, GO. Anais do II Congresso Brasileiro de Biometereologia. Goiânia, GO: Sociedade Brasileira de Biometereologia, 1998. p. 303-307.
-
ITO, K. ; BARBOSA, J. M. . Crescimento heterogêneo em tainha Mugil platanus: influência de níveis protéicos na ração.. In: VI Congresso Português de Engenheiros Zootécnicos, 1997, Évora, Portugal. Anais do VI Congresso Português de Engenheiros Zootécnicos. Évora, Portugal: Sociedade Portuguesa de Engenheiros Zootécnicos, 1997. v. I. p. 34-37.
-
BARBOSA, J. M. ; BRUGIOLO, Sônia Sin Singer ; NASCIMENTO, P. A. M. . Canibalismo em fêmeas de Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879) em condições de laboratório: efeito da amputação de quelas. In: XV Encontro Anual de Etologia, 1997, São Carlos. Anais do Encontro Anual de Etologia, 1997.
-
BARBOSA, J. M. . Diversidade ictiofaunística da Represa de Jupiá, Rio Paraná, SP/MS. In: 1o. Encontro de Pesquisa Agropecuária da FZEA/USP, 1997, Pirassununga. 1o. Encontro de Pesquisa Agripecuária da FZEA/USP - Resumos, 1997. p. s/n.
-
BARBOSA, J. M. ; GALVÃO, G. G. ; SILVA, Elyara Maria Pereira da ; GOMES, J. D. F. ; CIAMPI, L. C. . Crescimento heterogêneo em Cyprinus carpio (L., 1758): avaliação de dois mecanismos causais.. In: XXXIII Reunião da Sociedade Brasileira de Zoootecnia, 1996, Fortaleza, CE. Anais da XXXIII Reunião da Sociedade Brasileira de Zoootecnia. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Zoootecnia, 1996. v. I. p. 660-662.
-
SILVA, Elyara Maria Pereira da ; FUJINO, R. Y. ; ARAÚJO NETO, J. ; BARBOSA, J. M. . Relações de dominância em exemplares de tilápia-do-Nilo Oreochromis niloticus desprovidas das nadadeiras anal e dorsal (tilápias carecas). In: XIII Encontro de Etologia, 1995, Pirassununga, SP. Anais do XIII Encontro de Etologia. Pirassununga, SP: FZEA/USP.
-
BARBOSA, J. M. . Influência da represa de Itaipu na colonização da bacia do Paraná Superior. In: Seminário Regional de Ecologia, 1994, São Carlos, SP. Anais do Seminário Regional de Ecologia. São Carlos, SP: Editora da UFSCar, 1994. p. 223-236.
-
BARBOSA, J. M. . Influência da Represa de Itaipu na colonização da Bacia do Paraná Superior. In: VI Seminário Regional de Ecologia, 1989, São Carlos. Anais do VI Seminário Regional de Ecologia. São Carlos: UFSCar, 1989. v. I. p. 33-36.
-
BARBOSA, J. M. ; OLIVEIRA, M. R. . Estudo analítico do híbrido do pacu Colossoma mitrei macho (Berg, 1895) X tambaqui Colossoma macropomum fêmea (Cuvier, 1818). In: VI Simpósio Latino-americano de Aquicultura/ V Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, 1988, Florianópolis. Anais do VI Simpósio Latino-americano de Aquicultura/ V Simpósio Brasileiro de Aqüicultura. Florianópolis: Associação Brasileira de Aqüicultura, 1988. p. 353-362.
-
LUSTOSA NETO, A. D. ; BARBOSA, J. M. ; FERREIRA, A. E. C. B. . A pesca no Litoral do Piauí - Evolução. In: IV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca., 1985, Curitiba, PR. Anais do IV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Curitiba, PR: Associação dos Engenheiros de Pesca do Paraná, 1985. v. I. p. 333-350.
-
BARBOSA, J. M. ; SOARES, E. C. S ; ARAÚJO, A. R. R. ; CANUTO, I. . Sumário da Ictiofauna da Bacia do São Francisco. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 1298-1303.
-
SILVA, A. G. G. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BELLINI, A. C. A. . Ictiofauna do Complexo Estuarino Real, Piauí e Fundo, Sergipe, Brasil: Estudo Preliminar. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 1374-1379.
-
DEDA, M. S. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. . Ictiofauna Comercial do Litoral de Sergipe e Norte da Bahia. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 1391-1396.
-
PINTO, J. R. S. ; OLIVEIRA, M. P. ; CANDIDO, A. L. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. . Análise Quali-Quantitativa da Flora Bacteriana Oral do Caranguejo-uçá (Ucides Cordatus) Capturado em Pacatuba, Sergipe, Brasil.. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 2564-2568.
-
OLIVEIRA, M. P. ; LEITE, G. T. ; ARAÚJO, A. R. R. ; CANDIDO, A. L. ; BARBOSA, J. M. . Enterobacteriaceae Multirresistentes Isoladas da Flora Bacteriana Oral de Caranguejos-uçá (Ucides cordatus) Capturados em Pacatuba, Sergipe, Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 963-966.
-
CARVALHO, B. L. F. ; SANTOS, J. P. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. . Utilização de Covo para Peixes no Município de Conde, Bahia. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 2445-2449.
-
ABREU, E. F. S. ; SILVA, A. G. G. ; BELLINI, A. C. A. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. . Caracterização da Pescaria Noturna do Aratu (Goniopsis Cruentata Latreille, 1803), na Comunidade do Pontal, Indiaroba-SE, Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 2554-2557.
-
LEITE, G. T. ; PINTO, J. R. S. ; CANDIDO, A. L. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. . Condições Higiênico-Sanitárias dos Boxes de Comercialização do Pescado nos Principais Mercados Municipais de Aracaju - SE. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 137-141.
-
DANTAS, B. B. ; GARCIOV-FILHO, E. B. ; BARBOSA, J. M. . Fluxo de Comercialização das Espécies Pelágicas Capturadas no Litoral de Sergipe. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 424-428.
-
ROCHA, J. S. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, J. P. . Pesca Estuarina da Sardinha no Estado de Sergipe, Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís. XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 2069-2073.
-
Assis, A.S. ; Silva, M.D. ; BARBOSA, J. M. . Análises microbiológicas de camarão. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, João Pessoa. Anais do SBCTA. João pessoa: SBCTA, 2012.
-
BARBOSA, J. M. ; Nascimento, I.S. . Ictiofauna do Parnaíba. In: II Semana de Engenharia de Pesca da UFPI, 2012, Parnaíba. Anais da IISEP. Parnaíba: UFPI, 2012.
-
COSTA, S.R. ; SANTOS, A.J.G ; CASALI, A. ; BARBOSA, J. M. . Induced breeding of bullfrog Lithobates castebeianus using different types and dosages of gonodotrophin release hormone-GnRH. In: World Aquaculture 2011, 2011, Natal, RN. Anais da World Aquaculture 2011. Natal, RN: WAS, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
SANTOS, E. C. ; MENDES, E. S. ; BARBOSA, J. M. . Establishment and centesimal composition of mechanicaly separated meat tilapia for school lunch. In: World Aquacultura-WAS 2011, 2011, Natal. Anais WAS-2011. Natal: Fenacam, 2011.
-
LIMA, A. F. ; BARBOSA, J. M. ; Silva, A.A. . Toxicity of neem extract for post-larvae tilapia. In: World Aquacultura-WAS 2011, 2011, Natal. WAS 2011. Natal: Fenacam, 2011.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. . Digestibilidade de rações com adição do extrato alcoólico de própolis para tilápia do Nilo. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2011, Maceió. Anais do CBZ. Maceió: UFAL, 2011.
-
ITANI, A.L. ; LIMA, A. F. ; ARAUJO-NETO, E.T. ; BARBOSA, J. M. ; SILVA, S.L . Efeito do sistema heterotrófico no crescimento do tambaqui (Colossoma Macropomum). In: X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2010, Recife, PE. Anais do X JEPEX. Recife: UFRPE. v. 1. p. 1-1.
-
GALVÃO, S.M.R. ; MELO, H.M.G ; BARBOSA, J. M. . Avaliação de nuggets elaborados com carne mecanicamente separada de tilápia do nilo. In: X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2010, Recife, PE. Anais do X JEPEX. Recife: UFRPE, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
MELO, H.M.G ; MACIEL, M.I.S. ; GALVÃO, S.M.R. ; BARBOSA, J. M. ; MENDES, E. S. . Aceitação de emulsão tipo mortadela com carne mecanicamente separada de tilápia do nilo. In: VI Simpósio Ibero-Americano de Análise Sensorial, 2010, São Paulo. Anais do VI Simpósio Ibero-Americano de Análise Sensorial. São Paulo: EMBRAPA, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
MELO, M.G.H. ; DALMÁS, P.S. ; MACIEL, M.I.S. ; GALVÃO, S.M.R. ; BARBOSA, J. M. ; MENDES, E. S. . Consumer acceptability and purchase of fishburger prepared with mechanically recovered meat of tilapia. In: VI Simpósio Ibero-Americano de Análise Sensorial, 2010, São Paulo. Anais do VI Simpósio Ibero-Americano de Análise Sensorial. São Paulo: EMBRAPA, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
MELO, H.M.G ; DALMÁS, P.S. ; MACIEL, M.I.S. ; GALVÃO, S.M.R. ; BARBOSA, J. M. . Sensory analysis (QDA) of fishburger prepared with mechanically recovered meat of tilapia (Oreochromis niloticus).. In: VI Simpósio Ibero-Americano de Análise Sensorial, 2010, São Paulo. Anais do VI Simpósio Ibero-Americano de Análise Sensorial. São Paulo: EMBRAPA, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
GALVÃO, S.M.R. ; MELO, H.M.G ; BARBOSA, J. M. . Avaliação de nuggets elaborados com carne mecanicamente separadas de tilápia do Nilo. In: Reunião Anual da ABEAS, 2010, Recife. Anais da 50. Reunião da ABEAS. Recife: ABEAS, 2010.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. . Índice hepato-somático, de gordura viscero-somática e peso dos órgãos de de tilapia do Nilo alimentadas com alho em pó como aditivo. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife. Anais do IV Aqiabio. Recife: Aquabio, 2010.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. . Morfometria intestinal de alevinos de tilápia do Nilo alimentados com ração com alho em pó como aditivo. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife. Anais do IV Aqiabio. Recife: Aquabio, 2010.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. . Digestibilidade de rações com alho em pó como aditivo para tilápia do Nilo. In: XX Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2010, Palmas. Anais da XX CBZ. Palmas: UFT, 2010.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, J. V. ; BARBOSA, J. M. . Morfometria intestinal de alevinos de tilápia do Nilo alimentados com ração com extrato alcoólico de própolis como aditivo. In: XX Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2010, Palmas. Anais do CBZ. Palmas: UFT, 2010.
-
WINTERLE, W. M. C. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; HOLANDA, M. A. ; FRANÇA, Elton José de ; LIMA, M. R. . Digestibilidade de nutrientes e energia de resíduos de frutas pela tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). In: 46a. Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá. Anais da 46a. RSBZ. Maringá: SBZ, 2009. v. 1. p. 1-3.
-
LIMA, A. F. ; Silva, S.L. ; Araújo-Neto, E.T. ; Silva, A.A. ; PONZI JR, M. ; BARBOSA, J. M. . Efeito de Diferentes dietas no ganho de peso de Betta splendens. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2009, Natal, RN. Anais do XVI CONBEP. Natal: AEP-RN, 2009. v. 1. p. 0-0.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, J. V. ; BARBOSA, J. M. . Índice hepato-somático, digestivo somático, comprimento total, padrão e altura de tilapia do Nilo alimentadas com própolis na ração. In: IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão/VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2009, Recife. Anais da IXJEPEX/VI SNCT, 2009.
-
BARBOSA, J. M. . Sistematização de Nomes Vulgares de Peixes Comerciais do Brasil: 1 Espécies Marinhas. In: I Semana Nordestina de Engenharia de Pesca, 2008, São Luís, MA. Anais daI Semana Nordestina de Engenharia de Pesca. São Luís, MA: Editora da UEMA, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
FERREIRA, P. M. F. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, E. L. . Efeito da temperatura sobre a taxa metabólica de uma espécie gregária carpa-comum( Cyprinus carpio Linnaeus). In: IVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2008, Recife. Anais da VIII JEPEX. recife: UFRPE, 2008.
-
MOTA, L. H. M. ; BARBOSA, J. M. ; FERREIRA, P. M. F. ; SOARES, E. P. ; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath . Ordem Tetraodontiformes. In: VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco / XVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2007, Recife. Anais da VII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE - 2007. Recife: UFRPE, 2007. v. unico.
-
CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath ; BARROS, José Carlos Nascimento de ; BARBOSA, J. M. ; SOARES, E. P. ; FERREIRA, P. M. F. . Etapas da industrialização do camarão cinza Litopenaeus vannamei (Boone,1931).. In: VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco / VIII Simpósio de Pós-Graduação (SIMPÓS), 2007, Recife. Anais VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco 2007,. Recife: UFRPE, 2007. v. ùnico.
-
MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. . Tolerância ao choque da salinidade em juvenis de Parachromis managuensis (Güenther, 1867) (Teleostei, Cichlidae). In: XIV Cogresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza: CREA-CE, 2007. v. 1. p. 1242-123.
-
LIMA, H. C. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. . Estrutura populacional e aspectos reprodutivos do cangati Trachelyopterus galeatus (Linnaus, 1766) no médio São Francisco. In: XIV Cogresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza: AEP-CE, 2007. p. 214-215.
-
SILVA, R. L. DA ; BARBOSA, J. M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L . Analise da digestibilidade aparente de rações experimentais a base de microalgas arribadas como dieta de camarão marinho Litopenaeus vannamei. In: XIV Cogresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza: AEP-CE, 2007. p. 345-346.
-
SILVA, R. L. DA ; BARBOSA, J. M. ; e outros . Analise da hidroestabilidade de rações experimentais a base de macroalgas marinhas. In: XIV Cogresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza: AEP-CE, 2007. p. 347-348.
-
SILVA, R. L. DA ; BARBOSA, J. M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L . Avaliação do crescimento do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) alimentados com dietas a base de macroalgas marinhas arribadas. In: XIV Cogresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza: AEP-CE, 2007. p. 359-360.
-
RAMOS, A. M. P. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; e outros . Coeficiente de digestibilidade aparente de nutrientes e determinação de energia digestível em subprodutos da mandioca para a tilápia do Nilo. In: Zootec, 2006, 2007, Recife, PE. Anais do Zootec. Recife: Zootec, 2006. p. 1-2.
-
RAMOS, A. M. P. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. . Estudo da viabilidade para produção de tilápia por pequenos produtores da Zona da Mata de PE. In: ZOOTEC, 2006, Recife. Anais de ZOOTEC 2006, 2006.
-
TORRES, T.R. ; LUDKE, M. C. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. ; RAMOS, A. M. P. ; FREITAS, C.R.G ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; PAZ, T. A. C. . Valor nutricional da leverdura de cana-de-açucar desidratada para Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). In: ZOOTEC 2006 - 40 anos de ensino em zootecnia no brasil, 2006, Recife. Anais do ZOOTEC 2006, 2006.
-
OLIVEIRA, E. L. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. ; RAMOS, A. M. P. ; TORRES, T.R. ; PAZ, T. A. C. . Digestabilidade e valor nutricional de alimentos energéticos pata Tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus).. In: ZOOTEC 2006 - 40 anos de ensino em zootecnia no Brasil, 2006, Recife. Anais do ZOOTEC 2006, 2006.
-
RAMOS, A. M. P. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; OLIVEIRA, E. L. ; TORRES, T.R. . Coeficiencia e digestibilildade aparente de nutrientes e determinação da energia digestível em subprodutos da mandioca para Tilápia-do-nilo.. In: ZOOTEC 2006, 2006, Olinda. Anais do Zootec 2006, 2006.
-
LIMA, A. F. ; BARBOSA, J. M. ; RAMOS, A. M. P. ; SANTOS, E. L. ; PESSOA, W. V. N. ; SANTOS, P. S. ; SALES JR, C. C. . Avaliação do Crescimento heterogêneo em Tilápia-do-nilo de uma mesma desova. In: IV Congresso Nordestino de Produção Animal, 2006, Petrolina. Anais do IV Congresso Nordestino de Produção Animal, 2006.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. ; RABELO, C. B. ; RAMOS, A. M. P. ; LIMA, A. F. ; PESSOA, W. V. N. ; WINTERLE, W. M. C. ; TORRES, T.R. ; SANTOS, P. S. . Processamento de rações peletizadas artesanalmente para animais aquáticos na UFRPE. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006, Recife. Anais da VI Jornada de Ensino e Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; RABELO, C. B. ; RAMOS, A. M. P. ; WINTERLE, W. M. C. . Digestibilidade do farelo de coco para alevinos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006, Recife. Anais da VI Jornada de Ensino e Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006.
-
TORRES, T.R. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. ; RAMOS, A. M. P. ; LIMA, M. R. ; OLIVEIRA, E. L. ; SANTOS, M. J. B. . Valor nutricional da ferinha de vísceras para Tilápia na Zona da Mata. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006, Recife. Anais da VI Jornada de Ensino e Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006.
-
RAMOS, A. M. P. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. . Estratégias para o desenvolvimento da piscicultura na Zona da Mata de Pernambuco através do uso da metodologia de avaliação "Swot". In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006, Recife. Anais da VI Jornada de Ensino e Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006.
-
RAMOS, A. M. P. ; LUDKE, M. C. M. M. ; LUDKE, J. V. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, E. L. ; LIMA, A. F. . Inventário tecnológico de alguns ingredientes alternativos para Tilápia do Nilo. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006, Recife. Anais da VI Jornada de Ensino e Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006.
-
SANTOS, E. L. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, J. V. ; RAMOS, A. M. P. ; SALES JR, C. C. ; PESSOA, W. V. N. ; LIMA, A. F. ; SILVA, E. G. ; WINTERLE, W. M. C. . Digestibilidade aparente do farelo do resíduo de goiaba para alevinos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). In: IV Congresso Nordestino de Produção Animal, 2006, Recife. Anais do IV Congresso Nordestino de Produção Animal, 2006.
-
RAMOS, A. M. P. ; BARBOSA, J. M. ; LUDKE, M. C. M. M. ; LUDKE, J. V. ; SANTOS, E. L. . Importância dos alimentos alternativos na inclusão de rações para peixes. In: I Semex 2006, 2006, Recife. Anais do I SEMEX 2006, 2006.
-
OLIVEIRA, E. L. ; LUDKE, M. C. M. M. ; BARBOSA, J. M. . Composição bromatológica e digestibilidade de ingredientes energéticos para produção de tilápia na Zona da Mata de Pernambuco. In: VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006, Recife. Anais da VII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE - 2006. Recife: UFRPE, 2006. v. Único.
-
BARBOSA, J. M. . A Engenharia de Pesca no Brasil e sua organização. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2005, Fortaleza, CE. Anais do XIV CONBEP. Fortaleza: AEP-CE, 2005. v. 15. p. 5-6.
-
MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. . Estudo Biológico do peixe-jaguar Parachromis managuensis (Gunther, 1867) Pices, Cichlidae: uma espécie introduzida no Brasil. In: VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2005, Recife. Anais da VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: UFRPE, 2005. v. unico.
-
BARBOSA, J. M. . Aplicação da APPCC em sardinhas em conserva comercializadas na Cidade do Recife - PE. In: 56a. Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá, MT. Anais da 56a. Reunião da SBPC, 2004. v. 1.
-
BRUGIOLO, Sônia Sin Singer ; BARBOSA, J. M. . Artrópodes capturados em armadilhas de solo na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, MG.. In: XXVI Feira de Biologia, 2003, Juiz de Fora. Anas da XXVI Feira de Biologia. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2003. v. 1. p. 0-0.
-
CARVALHO, M. F. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. ; SOUZA, K. L. A. ; OLIVEIRA, I. M. B. . Pesca e comercialização dos tunídeos desembarcados em Pirambu, Sergipe, Brasil. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016, Salvador. Anais CBO 2016, 2016. p. 1075.
-
MELO, H.M.G ; GALVÃO, S.M.R. ; SILVA, J.G. ; BARBOSA, J. M. ; e outros . Sensory properties and consumer acceptance os fishburger prepared with mechanically recovered meat of tilapia (Oreochromis niloticus).. In: A Sense of quality, 2010, Vitoria-Gasteiz, Spain. Anais A Sense of quality. Vitoria-Gasteiz: Alsevier, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
FERREIRA, P. M. F. ; BARBOSA, A. C. ; SOUZA, R. N. ; BARBOSA, J. M. . Comparação do consumo de oxigênio das espécies tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) e tambaqui (Colossoma macropomum), submetidas a confinamento.. In: XVII Semana de Zootecnia, 2009, Recife. Anais da XVII Semana de Zootecnia. Recife, 2009.
-
BARBOSA, J. M. ; Ferraz, K.S. . Sistematização de Nomes Vulgares de Peixes Comerciais do Brasil: 2 Espécies Dulciaquicola. In: I Semana Nordestina de Engenharia de Pesca, 2008, São Luis. Anais da I SENEP. São Luis, 2008.
-
BARBOSA, J. M. ; LIMA, A. L. ; SOARES, E. C. . Peixes da Bacia do São Francisco. In: ENPAP, 2008, Penedo. Anais do ENPAP. Penedo, 2008.
-
BARBOSA, J. M. ; CARVALHO, J. A. ; SOARES, E. C. . Perfil da Ictiofauna do São Francisco. In: ENPAP, 2008, Penedo. Anais do ENPAP. Penedo, 2008.
-
LIMA, H. C. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. . Estrutura populacional e aspectos reprodutivos do Cangati Trachelyopterus galeatus (Linnaeus, 1766) (Osteichthyes - Auchenipteridae) no médio São Francisco - BA. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.. Fortaleza: FAEP-BR, 2005. v. unico.
-
SILVA, R. L. DA ; BARBOSA, J. M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; Paes, T. A. . Análise da digestibilidade aparente de rações experimentais à base de macroalgas arribadas como dieta do camarão marinho Litopeneus vannamei. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.. Fortaleza: FAEP-BR, 2005. v. unico.
-
SILVA, R. L. DA ; BARBOSA, J. M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; Paes, T. A. . Análise da hidroestabilidade de rações experimentais à base de macroalgas marinhas arribadas.. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.. Fortaleza: FAEP-BR, 2005. v. unico.
-
MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; BARBOSA, J. M. . Tolerância ao choque agudo de salinidade em juvenis de Parachromis managuensis (Gunther, 1867) (Teleostei, Cichlidae). In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.. Fortaleza: FAEP-BR, 2005. v. unico.
-
SILVA, R. L. DA ; BARBOSA, J. M. ; MENDONÇA, Ivo Thadeu L ; Paes, T. A. . Avaliação do crescimento do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) alimentados à base de macroalgas marinhas arribadas.. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca.. Fortaleza: FAEP-BR, 2005. v. unico.
-
BARBOSA, J. M. ; LINO, M. A. S. . Estudo biológico-pesqueiro da manjuba Opisthonema oglinum (Leseur, 1818) da Região de Itapissuma, Pernambuco. In: III Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE, 2002, Reife, PE. Anais do III SIMPÓS. Recife: Imprensa Universitaria, UFRPE, 2002. p. 103-103.
-
BARBOSA, J. M. ; LIMA, E. C. ; ALBUQUERQUE, M. S. ; CHAGAS, M. G. A. . Estudo biológico-pesqueiro do aragu Curimatella lepidura. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife. Anais da Senana de Engenharia de Pesca, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; ALBUQUERQUE, M. S. ; CHAGAS, M. G. A. . Estudo biológico-pesqueiro da piaba Astyanax bimaculatus lacustris (Pisces, Characidae) do reservatório de Sobradinho.. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife. Anais Semana da Engenharia de Pesca, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; SEVERI, William ; CORDEIRO, D. C. S. . Perfil da ictiofauna de Sobradinho. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife. Anais da Semana da Engenharia de Pesca, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; SILVA JUNIOR, E. J. ; MOTA, A. D. S. . Estudo biológico-pesqueiro do matrinxã Brycon lundii (Reinhardt, 1874) (Pisces - Characidae) do reservatório de Sobradinho - BA.. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife. Anais Semana da Engenharia de Pesca, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; SEVERI, William . Ictiofauna de Sobradinho: resumo da biologia das principais espécies. In: Semana da Engenharia de Pesca, 2002, Recife. Anais da Semana da Engenharia de Pesca, 2002.
-
BARBOSA, J. M. ; LUSTOSA NETO, A. D. ; CHAGAS, M. G. A. ; LUSTOSA, R. W. . Estudo biológico-pesqueiro da boca-torta Cetengrulis edentulus (Cuvier, 1829) da região de Itapissuma, Pernambuco. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa, PB. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia - Resumos. João Pessoa: Gráfica JB, 2001. v. 1. p. 223-223.
-
BARBOSA, J. M. ; ANDRADE, C. D. ; LUSTOSA NETO, A. D. ; PONZI JR, Manlio . Estudo biológico-pesqueiro da ictiofauna região de Itapissuma: família Clupeidae, Pernambuco. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. VIII CBL - Resumos. João Pessoa, PB: Gráfica JB, 2001. v. 1. p. 225-225.
-
BARBOSA, J. M. ; SOUZA, F. M. M. C. ; SOUZA JR., E. A. ; ALVES, T. F. P. ; LUSTOSA NETO, A. D. . Estudo biológico-pesqueiro da sardinha-cascuda Harengula clupeola (Cuvier, 1829) da região de Itapissuma, Pernambuco. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. VIII CBL - Resumos. João Pessoa: Gráfica JB, 2001. v. 1. p. 226-226.
-
BARBOSA, J. M. ; LINO, M. A. S. ; PONZI JR, Manlio ; LUSTOSA NETO, A. D. . Ictiofauna de Itapissuma: espécies com potencial para a Maricultura. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa, PB. VIII CBL - Resumos. João Pessoa, PB: Gráfica JB, 2001. v. 1. p. 226-226.
-
BARBOSA, J. M. ; LINO, M. A. S. ; PONZI JR, Manlio ; LUSTOSA NETO, A. D. . Ictiofauna de Itapissuma: espécies de pequeno porte que podem servir para alimentação de peixes em Maricultura. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa, PB. VIII CBL - Resumos. João Pessoa, PB: Gráfica JB, 2001. v. 1. p. 227-227.
-
BARBOSA, J. M. ; LINO, M. A. S. . Estudo biológico-pesqueiro da manjuba Opisthonema oglinum (LeSeur, 1818) da região de Itapissuma, Pernambuco. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa, PB. VIII CBL - Resumos. João Pessoa: Gráfica, JB, 2001. v. 1. p. 224-224.
-
BARBOSA, J. M. ; SOUZA, F. M. M. C. ; LUCIO, M. Z. T. P. Q. L. ; LUSTOSA NETO, A. D. . Estudo biológico-pesqueiro da ictiofauna da região de Itapissuma: palmatória Anchovia clupeiodes (Swainson, 1839).. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. VIII CBL - Resumos. João Pessoa, PB: Gráfica JB, 2001. v. 1. p. 224-224.
-
BARBOSA, J. M. ; CHAGAS, M. G. A. ; CARNEIRO, P. F. B. ; LUSTOSA NETO, A. D. ; CAHETE NETO, F. S. . Estudo biológico-pesqueiro do arenque Lycengraulis grossidens Agassiz, 1829 da região de Itapissuma, Pernambuco. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. VIII CBL - Resumos. João Pessoa: Gráfica JB, 2001. v. 1. p. 225-225.
-
YAMAMOTO, J. S. ; BARBOSA, J. M. . Crescimento heterogêneo em Prochilodus lineatus: efeito de fatores químicos liberados por diferentes espécies.. In: Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1999, Piracicaba, SP. Anais do Simpósio de Iniciação Científica da USP. Piracicaba, SP: ESALQ/USP.
-
BARBOSA, J. M. ; GALVÃO, G. G. ; CIAMPI, L. C. . Ictiofauna de Jupiá: alterações na composição à montante e à jusante. In: VII Encontro de Biólogos da CRB-1, 1995, Ribeirão Preto, SP. Anais do VII Encontro de Biólogos da CRB-1. Ribeirão Preto, SP: Conselho Regional de Biologia, CRB-1.
-
GALVÃO, G. G. ; AQUINO, V. M. O. ; BARBOSA, J. M. . Ictiofauna de Jupiá: semelhança entre montante e jusante. In: Seminário de Iniciação Cientifica, Instituto de Ciências Biológicas, UFJF, 1995, Juiz de Fora, MG. Anais do Seminário de Iniciação Cientifica, Instituto de Ciências Biológicas, UFJF. Juiz de Fora, MG: ICB/UFJF, 1995.
-
BARBOSA, J. M. ; AQUINO, V. M. O. ; GALVÃO, G. G. . Ictiofauna de Jupiá: composição à montante e à jusante. In: Seminário de Iniciação Científica. Instituto de Ciências Biológicas, UFJF, 1995, Juiz de Fora, MG. Anais do Seminário de Iniciação Científica. Instituto de Ciências Biológicas, UFJF. Juiz de Fora, MG: ICB/UFJF, 1995.
-
REZENDE, G. J. R. ; RABELLO, R. M. S. ; GALVÃO, G. G. ; BARBOSA, J. M. . Atração entre coespecíficos em Lebistes cf reticulatus (Pisces, Cyprinodontiformes). In: XIII Encontro Anual de Etologia, 1995, Pirassununga, SP. Anais do XIII Encontro Anual de Etologia. Pirassununga, SP: FZEA/USP, 1995.
-
BRUGIOLO, Sônia Sin Singer ; MARQUES, J. A. B. ; BARBOSA, J. M. . Atração entre coespecíficos Macrobrachium rosenbergii (Crustacea, Palaemonidae). In: XIII Encontro de Etologia, 1995, Pirassununga, SP. Anais do XIII Encontro de Etologia. Pirassununga, SP: FZEA/USP, 1995.
-
BARBOSA, J. M. ; LIMA, C. G. . Relação peso-comprimento do curimbatá Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1849) (Osteichthyes, Prochilodontidae) do rio Mogi Guaçu, Estado de São Paulo. In: VIII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, 1994, Piracicaba, SP. VIII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura. Piracicaba, SP: ABRAQ.
-
BARBOSA, J. M. . Fish introduction to brazilian hidrografic basins through fishculture, with emphasis on South-eastern Brazil.. In: Ecological Genetic Implications of Fish Introduction, 1990, Windsor, Canada. Ecological Genetic Implications of Fish Introduction-Abstrats. Windsor, Canada: University of Windsor, 1990.
-
BARBOSA, J. M. ; CAROLSFELD, Joachim ; LIMA, J. A. F. ; CHABALIN, E. . The "Colossomas" a south American option for tropical fishculture: A review. In: World Aquaculture, 1990, Halifax, Canada. World Aquaculture-Abstracts. Halifax, Canada, 1990.
-
BARBOSA, J. M. . A ictiofauna e a pesca no Médio Tietê, São Paulo: Estudo preliminar. In: VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 1989, Teresina, PI. VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Teresina, PI: Assocociação dos Engenheiros de Pesca do Piauí, 1989.
-
BARBOSA, J. M. ; LIMA, J. A. F. ; CECARELLI, P. S. . Implicações Ecológicas da Aqüicultura no Pantanal Mato-Grossense. In: VI Seminário Regional de Ecologia, 1989, São Carlos, SP. Anais do VI Seminário Regional de Ecologia. São Carlos, SP: UFSCar, 1989.
-
BARBOSA, J. M. ; REIS, A. S. . Perspectivas da Piscicultura no Estado do Piauí.. In: IV Simpósio Brasileiro da Aqüicultura, 1986, Cuiabá. Anais do IV Simpósio Brasileiro da Aqüicultura. Cuiabá, MT: ABRAQ, 1986.
-
BARBOSA, J. M. . Semelhança faunística entre as bacias dos rios Moji-Guaçu, São Francisco e Parnaíba. In: V Sem. Reg. de Ecologia, 1986, São Carlos, SP. Anais do V Sem. Reg. de Ecologia. São Carlos, SP: UFCar, 1986.
-
BARBOSA, J. M. . A ictiofauna da Bacia do Parnaíba, Brasil. In: III Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 1983, Manaus, AM. Anais do III Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Manaus, Am: Associação dos Engenheiros de Pescado Amazonas, 1983.
-
BARBOSA, J. M. . Ocorrência de peixes da Subfamília Serrasalminae (Osteichthyes, Characidae), no Piauí, Brasil.. In: II Encontro de Zoologia do Nordeste, 1980, João Pessoa, PB. Anais do II Encontro de Zoologia do Nordeste. João Pessoa.. João Pessoa, PB: Sociedade Nordestina de Zoologia, 1980.
-
BARBOSA, J. M. ; NOMURA, H. . Biologia do acará-cascudo, Cichlasoma bimaculatum L.,1758 (Osteichthyes, Cichlidae) do riacho Bem Posta (Campo Maior, Piauí). In: I Encontro de Zoologia do Nordeste, 1979, Teresina, Pi. Anais doI Encontro de Zoologia do Nordeste. Teresina: UFPI, 1979.
-
CARVALHO, M. F. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. ; SOUZA, K. L. A. ; OLIVEIRA, I. M. B. . Pesca e comercialização dos tunídeos desembarcados em Pirambu, Sergipe, Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. . Perspectivas para novos produtos e mercado da Aquicultura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, J. M. ; SOARES, E. C. S ; ARAÚJO, A. R. R. ; CANUTO, I. . Sumário da Ictiofauna da Bacia do São Francisco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. G. G. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BELLINI, A. C. A. . Ictiofauna do Complexo Estuarino Real, Piauí e Fundo, Sergipe, Brasil: Estudo Preliminar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DEDA, M. S. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. . Ictiofauna Comercial Do Litoral De Sergipe e Norte Da Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINTO, J. R. S. ; OLIVEIRA, M. P. ; CANDIDO, A. L. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. . Análise Quali-Quantitativa da Flora Bacteriana Oral do Caranguejo-Uçá (Ucides Cordatus) Capturado Em Pacatuba, Sergipe, Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, J. S. ; BARBOSA, J. M. . Pesca Estuarina Da Sardinha No Estado De Sergipe, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, B. L. F. ; SANTOS, J. P. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. . Utilização De Covo Para Peixes no Município de Conde, Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. P. ; ARAÚJO, A. R. R. ; CANDIDO, A. L. ; LEITE, G. T. ; BARBOSA, J. M. . Enterobacteriaceae Multirresistentes Isoladas da Flora Bacteriana Oral de Caranguejos Uçá (Ucides Cordatus) Capturados em Pacatuba, Sergipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ABREU, E. F. S. ; SILVA, A. G. G. ; BELLINI, A. C. A. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. . Caracterização da Pescaria Noturna Do Aratu (Goniopsis Cruentata Latreille, 1803), na Comunidade do Pontal, Indiaroba- SE, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, G. T. ; PINTO, J. R. S. ; CANDIDO, A. L. ; ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. . Condições Higiênico-Sanitárias dos Boxes de Comercialização do Pescado nos Principais Mercados Municipais de Aracaju - SE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DANTAS, B. B. ; GARCIOV-FILHO, E. B. ; BARBOSA, J. M. . Fluxo de Comercialização das Espécies Pelágicas Capturadas no Litoral de Sergipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, M. F. ; SOUZA, J. M. ; BARBOSA, J. M. ; ARAÚJO, A. R. R. . Pesca e comercialização de escombrídeos no Estado de Sergipe, Brasil-Estudo Prelimiar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, J. M. ; LIMA, A. L. ; SOARES, E. C. . Peixes da Bacia do São Francisco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. ; CARVALHO, J. A. ; SOARES, E. C. . Perfil da Ictiofauna do São Francisco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. ; NASCIMENTO, C.M. . Sistematização de Nomes Vulgares de Peixes Comerciais do Brasil: 1. Especies Marinhas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, J. M. ; Ferraz, K.S. . Sistematização de Nomes Vulgares de Peixes Comerciais do Brasil: 2 Especies Dulciaquicolas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TORRES-NETO, J.M. ; BARBOSA, J. M. ; CARRARO, Fábia Gabriela Pfulgrath ; e outros . Propagação do surubim-pintado Pseudoplatystoma corruscans. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, J. M. . Peixes de Pequeno Porte e Processo de Salga na Região de Itapissuma. Recife: Depesca, 2001 (Apostila).
-
BARBOSA, J. M. . Espécies de Valor Comercial com Potencial para a Maricultura. Recife: Depesca, 2001 (Apostila).
-
BARBOSA, J. M. . Zoologia Aquática, 1-2001. Recife: Depesca, 2001 (Apostila).
-
BARBOSA, J. M. . Carcinologia 2000 (Apostila).
-
BARBOSA, J. M. . Zoologia Aquática, 2-2000 2000 (Apostila).
-
BARBOSA, J. M. . Variação intraespecífica de crescimento em peixes: modulação química e hábito social. Botucatu, SP: IB/UNESP, 1997 (Tese).
-
SANTOS, R. A. ; BARBOSA, J. M. ; CAMPOS, E. C. ; CÂMARA, J. J. C. . Ocorrência sazonal e fator de constância dequatro espécies de peixes da Subordem Gymnotoidei, na represa de Ibitinga, Estado de São Paulo.. São Paulo, SP: Instituto de Pesca, 1995 (Boletim Técnico).
-
CÂMARA, J. J. C. ; SANTOS, R. A. ; CAMPOS, E. C. ; BARBOSA, J. M. . Pesca de batida um método eficiente para a captura de tilápias preta e do Nilo, Inst. de Pesca, Boletim Técnico, 11, 12p.. São Paulo: Instituto de Pesca, 1988 (Boletim Técnico).
-
BARBOSA, J. M. . Peixes da Subfamília Serrasalminae (Osteichthyes, Characidae) da bacia do Rio Parnaíba, Brasil. Recife, PE: Depto de Pesca, UFRPE, 1980 (Monografia).
Outras produções
BARBOSA, J. M. . Coordenador do Sistema SEER da UFS. 2017.
BARBOSA, J. M. . Parecer para liberação da pesca de cerco nas regiões Sudeste/Sul. 2013.
BARBOSA, J. M. . Legislação do pescado, fraudes e nomenclatura científica e comum. 2012.
BARBOSA, J. M. . Parecer técnico: determinar um nome comercial para o Pangasianodon hypophthalmus no Brasil.. 2011.
BARBOSA, J. M. . Parecer: Avaliação de sardinhas comercializadas com o rótulo das marcas Carrefour e Beira Mar, em Molho de Tomate e em Óleo Comestível. 2011.
BARBOSA, J. M. . Parecer: Sobre a viabilidade da conserva e comercialização no Brasil da ?anchoveta? Engraulis ringens, como sardinha. 2009.
BARBOSA, J. M. . Aquaculture. 2007.
BARBOSA, J. M. . Revista Acta Scientiarum. 2003.
BARBOSA, J. M. . I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2002.
BARBOSA, J. M. . Revista da Universidade Federal do Amazonas. 2002.
BARBOSA, J. M. . Identificação de pescado e fraudes na sua comercialização. 2001.
BARBOSA, J. M. . Consultora "Ad hoc" ao Ministério de Ciência e Tecnologia para análise de projetos de Biologia Pesqueira, financiados pelo G-7. 1999.
BARBOSA, J. M. . Membro da Comissão de Ordenamento Pesqueiro do Estado de São Paulo. 1997.
BARBOSA, J. M. . Membro Grupo de Trabalho para o Ordenamento Pesqueiro da Bacia do Paraná. 1992.
BARBOSA, J. M. . Classificação e Catalogação dos Peixes do Piauí. 1985.
BARBOSA, J. M. . Novo modelo de Tanque Rede. 1999.
BARBOSA, J. M. . Revista Brasileira de Ciências Agrárias. 2009.
BARBOSA, J. M. . Transactions of the American Fisheries Society. 2008.
BARBOSA, J. M. . Avaliador de trabalhos orais. 2002.
BARBOSA, J. M. . Membro da Comissão Científica. 2002.
BARBOSA, J. M. ; SEVERI, William ; BARROS, L. M. ; OLIVEIRA, V. S. . Monitoramento limnológico e da produção pesqueira do Reservatório de Sobradinho. 2002.
BARBOSA, J. M. ; LUSTOSA NETO, A. D. ; NUNES, M. L. . Desenvolvimento de biofilme a partie de proteínas miofibrilares de peixes baixo valor comercial. 2002.
BARBOSA, J. M. ; NUNES, M. L. ; LUSTOSA NETO, A. D. . Desenvolvimento de novas tecnológias de beneficiamento integral de camarão com aproveitamneto de resíduos sob a forma de ´´flavour``. 2002.
BARBOSA, J. M. . Plano Estadual da Pesca do Estado de São Paulo. 1989.
BARBOSA, J. M. ; LUSTOSA NETO, A. D. ; FERREIRA, A. E. C. B. . Proposta de Pesca e Piscicultura do Estado do Piauí para o Projeto Nordeste. 1985.
BARBOSA, J. M. . XX Seminário Nordestina de Pecuária. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BARBOSA, J. M. . Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Pesca. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BARBOSA, J. M. . XIX Congresso Bras de Enga de Pesca. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BARBOSA, J. M. . Atlas da Macrofauna Aquática de Sergipe e Adjacências. 2016. (Site).
BARBOSA, J. M. . Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes. 2013; Tema: Engenharia de Pesca, Aquicultura e Recursos Aquáticos. (Site).
ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. ; CARVALHO, B. L. F. ; SANTOS, J. P. ; DEDA, M. S. . Relatório Final do Projeto de Monitoramento Participativo do Desembarque Pesqueiro - PMPDP. 2015. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, A. R. R. ; BARBOSA, J. M. ; CARVALHO, B. L. F. ; SANTOS, J. P. ; DEDA, M. S. . Relatório Final do Projeto de Monitoramento Participativo do Desembarque Pesqueiro - PMPDP. 2014. (Relatório de pesquisa).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca V.5, N.1. 2010. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca V.4, N.1. 2009. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca V.4, N.2. 2009. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca V.3, N. Especial. 2008. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca V.3, N.1. 2008. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca V.3, N.2. 2008. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, V.2, N. 1. 2007. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasiliera de Engenharia de Pesca, V.2, N.2. 2007. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca V.2, N. Especial. 2007. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. . Atlas de Biodiversidade de Pernambuco. 2007. (Palestra).
BARBOSA, J. M. . Apresentação detalhada do atlas de peixes da Alemanha e Áustria. 2007. (Palestra).
BARBOSA, J. M. ; Barroso, H.G. . Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, V.1, N.1. 2006. (Editoração/Periódico).
BARBOSA, J. M. . Meio ambiente e aqüicultura: métodos de produção e sustentabilidade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Tenologia aplicada ao pesado e suas fraudes. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Identificação de fraudes em conservas de sardinha. 2001. .
BARBOSA, J. M. . Identificação de fraudes em conservas de sardinha. 2001. .
BARBOSA, J. M. . Identificação de fraudes em conservas de sardinhas. 2001. .
BARBOSA, J. M. . Instalações para a aqüicultura. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Instalações para a aquicultura. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Relatório final do Projeto INFRA IV. 2000. (Relatório de pesquisa).
BARBOSA, J. M. . Relatório Final do Projeto 97/10706-3. 1999. (Relatório de pesquisa).
BARBOSA, J. M. . Noções Básicas de Piscicultura. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Ictiologia e Piscicultura. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARBOSA, J. M. . Introdução a Oceanografia Biológica. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Piscicultura. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Construção de viveiros para peixes. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, J. M. . Sistemática de peixes de água doce. 1988. .
BARBOSA, J. M. . Ictiologia. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
ESTRUTURA POPULACIONAL DE ROBALOS Centropomus spp. DESEMBARCADOS EM ARACAJU, SERGIPE, Descrição: O projeto visa realizar estudos referente a biologia pesqueira de Robalo (Centropomus spp.), desembarcados em Aracaju, Sergipe, espécies de importância na pesca do Estado .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / Ana Rosa da Rocha Araújo - Integrante / Matheus Pinto de Oliveira - Integrante / Camila Araújo dos Santos - Integrante.
-
2015 - 2016
Relação peso-comprimento e análise da fauna acompanhante do Thunnus albacares (Bonnaterre, 1788) capturados no litoral de Sergipe, Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / Brenda Barreto Dantas - Integrante.
-
2015 - Atual
Aquicultura e Ecologia Aquática, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elton Lima Santos em 21/08/2017., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Elton Lima Santos - Coordenador.
-
2014 - 2016
Projeto de Monitoramento Participativo do Desembarque Pesqueiro, Descrição: Monitorar os desembarques pesqueiros em 26 portos do litoral de Sergipe e extremo norte da Bahia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Ana Rosa da Rocha Araújo - Coordenador / Leonardo Cruz da Rosa - Integrante / Kátia de Meirelles Felizola Freire - Integrante.
-
2013 - 2013
Levantamento da biodiversidade do estuário do rio Japaratuba, Sergipe, Brasil, Descrição: Conhecer e descrever a fauna aquática existente no estuário do rio Japaratuba. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Ana Rosa da Rocha Araújo - Coordenador / Jaciara Morais de Souza - Integrante / Rita de Cássia Divino Lima - Integrante / Emanuel Felipe Saraiva Abreu - Integrante / Fabiane Ferreira das Virgens Silva - Integrante.
-
2013 - Atual
Cadeia produtiva e rastreabilidade de tunídeos no estado de Sergipe, Brasil, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador.
-
2011 - Atual
Emprego do frio durante o beneficiamento, processamento e armazenamento do camarão cultivado Litopenaeus vannamei, Descrição: Visar avaliar as condições de beneficiamento pelo frio, armazenamento e comercialização do camarão cultivado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / José Marcelino Cavalhro - Integrante / Anamelia Assis - Integrante.
-
2010 - 2012
Desenvolvimento do empanada re-estrutuadode pescado triturado na forma de nugget, amburguer e stick com sabor de camarão., Descrição: Visa desenvolver produtos re-estrututurados a partir do uso de carne triturado de peixes, utilizando flavor com sabor de camarão. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / Elaine Cristina B Santos - Integrante / Hélida M.G. Melo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de matrichã (Brycon sp.) e tambaqui (Colossoma macropomum) em canais de irrigação, gaiolas e tanques race-ways, Descrição: Visa avaliar o desempenho das espécies em sistemas de cultivos utilizando canais de irrigação e tanques race-ways.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador.
-
2009 - Atual
Obtenção de produtos derivados de pescado, elaborados a partir da utilização de CMS - Carne mecanicamente separada, Descrição: Visa buscar novas alternativas para a diversificação tecnológica, através da obtenção de CMS a partir de espécies de baixo valor comercial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - Atual
Avaliação do consumo de oxigênio em três espécies de potencial aquícola (carpa comum, tilápia do Nilo e tambaqui), Descrição: Visa avaliar o consumo de oxigênio da carpa comum, tilápia do Nilo e tambaqui.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - Atual
Avaliação do consumo de oxigênio da tilápia do Nilo submetidas a diferentes estressores, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): CNPq/PIBIC - Bolsa.
-
2008 - Atual
Digestibilidade de residuos de frutas para tilápia do Nilo, Descrição: Visa analisar a digestibilidade na tilápia do Nilo quando alimentadas com rações a base de resíduos de frutas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - Atual
Avaliação do consumo de oxigênio de carpa comum sob diferentes temperaturas, Descrição: Visa avaliar o consumo de oxigênio da carpa comum quando submetida à diferentes temperaturas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
-
2007 - Atual
Avaliação de Promotores de Crescimento para tilápia do Nilo, Descrição: Visa avaliar promotores de crescimento para tilápia do Nilo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
-
2007 - Atual
Efeito da temperatura sobre a taxa metabólica da carpa comum, Descrição: Visa analisar o efeito da temperatura sobre a taxa metabólica da carpa comum.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): CNPq/PIBIC - Auxílio financeiro.
-
2006 - Atual
Digestibilidade de alimentos alternativos de tiápia do Nilo, Descrição: Visa analisar a digestibilidade de alimentos alternativos no cultivo da tilápia do Nilo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2003
Avaliação da atividade pesqueira no Arquipélago de Fernado de Noronha, Descrição: Levantamento das espécies de interesse para a pesca no Arquipélago de Fernando de Noronha, visando a avaliação da atividade pesqueira na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / Paulo Eurico Pires Ferreira Travassos - Integrante., Financiador(es): Adminitração do Território de Fernado de Noronha - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2003
Estudo ictiofaunístico e contexto social da ativiade pesqueira na Região de Itapissuma, PE, Descrição: Avaliação da atividade pesqueira no contexto social e econômico da Região de Itapissuma. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / Flávia Maria Maciel Carneiro de Souza - Integrante / Patricia F. Barbosa Carneiro - Integrante / Marco Gonçalo de Almeida Chagas - Integrante / Mércia Andréa da Silva Lino - Integrante., Financiador(es): Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10
-
2001 - Atual
Avaliação e conservação dos estoques pesqueiros do Litoral Norte de Pernambuco, Descrição: Visa retratar o status da atividade pesqueira e nível de conservação dos estoques do Litoral Norte do Estado de Pernambuco. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / Rosangela Paula Texeira Lessa - Integrante / William Severi - Integrante.
-
2001 - Atual
Monitoramento limnológico e da produção pesqueira do Reservatório de Sobradinho, Descrição: Avaliação de estoques e biologia pesqueira do reservatório de Sobradinho, estudo inserto no projeto geral de monitoramento do reservatório.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Coordenador / William Severi - Integrante / Vanildo de Souza Oliveira - Integrante., Financiador(es): Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
Cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques e viveiros da região do Baixo São Francisco em Alagoas, Descrição: Visa testar o cultivo da tilápia em tanques e viveiros no baixo São Francisco visando avaliar seu desempenho nas condições locais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: José Milton Barbosa - Integrante / Edma Carvalho Miranda - Integrante / Emerson Carlos Soares - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Prêmios
2006
Sócio Benemérito da Engenharia de Pesca, Associação de Engenheiros de Pesca de Pernambuco.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura. , Avenida Marechal Rondon, sem número, Jardim Rosa Elze, Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos São Cristovão, Jardim Rosa Elze, 49100-000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 31947401, URL da Homepage:
Experiência profissional
1973 - 1975
2o. Batalhão de ConstruçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40
1981 - 1987
Governo do Estado do PiauíVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1987 - 07/1991
Direção e administração, Secretaria de Planejamento.,Cargo ou função, Pesquisador Responsável pelo Segmento Adnimistração de Recursos Pesqueiros.
-
07/1981 - 03/1987
Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria de Planejamento, Fundação Cepro.,Linhas de pesquisa
-
02/1982 - 12/1983
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Planejamento, Fundação Cepro.,Serviço realizado, Responsável Técnico pelo Projeto de Pesquisa Biológica, Captura e Processamento de Tubarôes na Litoral do PI/MA.
1987 - 1991
Instituto de PescaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1987 - 07/1991
Pesquisa e desenvolvimento, Divisão de Águas Interiores, Seção de Controle e Orientação da Pesca.,Linhas de pesquisa
1991 - 2000
Universidade de São PauloVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor em Regime de Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1991 - 12/2000
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Piscicultura, Métodos de Produção Aquícola, Zoologia, Ecologia
-
07/1998 - 01/2000
Ensino, Zootecnia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia para Aquicultura Continental
-
01/1998 - 01/2000
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Desenvolvimento de um Modelo de Tanque-rede para Produção de Tilápia Vermelha e Beneficiamento da Carne.
-
07/1991 - 01/2000
Pesquisa e desenvolvimento.,Linhas de pesquisa
1994 - 1998
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0
Atividades
-
12/1994 - 12/1998
Ensino, Ciências Biológicas (Zoologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ictiologia e Piscicultura, Fisioecologia de Artrópodos de Água Doce
-
08/1994 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
2001 - 2002
Industria e Comércio de Alimentos LtdaVínculo: Bolsita do CNPq, Enquadramento Funcional: Especialista Visitante EV-8A, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2001 - 01/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Nutec, Partec.,Linhas de pesquisa
2011 - 2012
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 2
2009 - 2012
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coloborador eventual, Carga horária: 2
2000 - 2011
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2008
Direção e administração, Departamento de Pesca.,Cargo ou função, Coodenador do Curso de Engenharia de Pesca.
-
06/2004
Direção e administração, Departamento de Pesca.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Extensão.
-
03/2004
Ensino, Recursos Pesqueiros e Aquicultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
01/2003
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ictiologia, Zoologia Aquática
-
11/2001
Ensino, Recursos Pesqueiros e Aquicultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Piscicultura Moderna, Ecossistemas Aquáticos
-
06/2000
Ensino, Engenharia de Pesca Em Implantação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecossistemas Aquáticos
-
03/2000
Direção e administração, Departamento de Pesca.,Cargo ou função, Membro de Conselho de Unidade.
-
01/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Pesca.,Linhas de pesquisa
-
01/2000
Extensão universitária , Departamento de Pesca.,Atividade de extensão realizada, Programa de Apoio à pescadores de Itapissuma.
-
08/2003 - 04/2004
Direção e administração, Departamento de Pesca.,Cargo ou função, Diretor de Departamento.
-
08/2002 - 04/2004
Direção e administração, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Membro de Comissão Temporária.
-
07/2000 - 12/2003
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia Aquática
-
02/2000 - 12/2003
Ensino, Recursos Pesqueiros e Aquicultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia para a Aquicultura
-
10/2000 - 08/2003
Direção e administração, Departamento de Pesca.,Cargo ou função, Vice-Diretor.
2011 - 2013
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2017
Extensão universitária , Reitoria.,Atividade de extensão realizada, Representante da UFS na Câmara Setorial de Pesca e Aquicultura, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca do estado de Sergipe-SEAGRI.
-
01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador do Sistema SEER.
-
01/2013
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inspeção e Biossegurança de Produtos Pesqueiros, Tecnologia do Pescado I, Tecnologia do Pescado II, Algas e Plantas Aquáticas, Microbiologia Aquática, Oceanografia Pesqueira
-
01/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura.,Cargo ou função, Chefe do Departamento.
2018 - 2022
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Cedido por portaria Ministeria, Enquadramento Funcional: Avaliador/Comissão de Avaliação, Carga horária: 2
Outras informações:
Avaliador |InstitucionalMembro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Milton Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?